SHARP SELETIVO TUTORIAL PARA GIMP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SHARP SELETIVO TUTORIAL PARA GIMP"

Transcrição

1 SHARP SELETIVO TUTORIAL PARA GIMP Praticamente todo mundo que trabalha com fotografia e programas de edição de imagem, seja o PhotoShop, GIMP ou similares, em algum momento usa a ferramenta unsharp mask para melhorar a definição e o contraste de suas fotos, seja para deixar a imagem mais nítida antes de publicar na web, seja para melhorar um pouco a definição na hora de imprimir a foto. Normalmente, o unsharp mask é aplicado sobre a foto inteira. Este é o processamento default da maioria dos programas de edição, mas nem de longe é a maneira ideal. O PS tem um processo de sharp seletivo, mas segundo o que vejo na WEB pelas pessoas que usam, o resultado ainda assim continua insatisfatório. O ideal de um processo de sharp é, em primeiro lugar, aumentar a definição e contraste apenas do contorno das imagens, não a imagem inteira. Em segundo lugar, o sharp deveria trabalhar apenas com o canal de luz da imagem, e não com as cores em si. Toda a foto, por melhor que seja a câmera, digital ou até mesmo analógica, gera um pouco de ruído. Quando aplicamos o sharp na foto inteira e em todos os canais, o ruído cromático acaba ficando mais definido e contrastado também, o que não é o ideal. O sharp seletivo é particularmente importante em fotos de rosto. Nesse caso, queremos apenas deixar o rosto e seus traços, olhos, cabelo e boca mais nítidos. Não queremos aumentar a nitidez de rugas ou imperfeições de pele. Existem vários métodos para se conseguir este resultado. Todos eles conseguem fazer o sharp de forma seletiva, ao custo da geração de artefatos que, dependendo do nível de sharp, podem acabar se tornando visíveis principalmente em impressões de grande formato. Como no sharp tradicional, somente o teste de visualização nos dirá que nível de parâmetros devemos usar para obter uma imagem mais nítida e aceitável. Como corrigir este problema? A resposta é simples. Primeiro, o que temos que sharpear são apenas os contornos dos objetos, não a imagem toda. Em segundo lugar, se possível, é sharpear apenas a luminosidade da foto, não suas cores diretamente. Isso por si só já evita que o ruído cromático seja potencializado. Este tutorial está baseado no uso do GIMP, um excelente editor de imagens de código livre. Embora não tenha todo o potencial do PS, é muito completo e usa a mesma terminologia. Portanto, este tutorial pode ser facilmente aplicável no PS. Inicialmente, vamos definir a foto que vamos tratar. Esta foto, que chamaremos de foto original, é um crop acentuado de outra foto. Este crop foi feito propositalmente para que o ruído e as imperfeições da foto estejam mais evidentes.

2 Notem que mesmo se tratando de um crop de uma foto bem maior, o assunto está razoavelmente nítido. Nota-se também uma pequena quantidade de ruído no botão circular, comum em câmeras com sensor pequeno. Aplicando-se um unsharp mask default na foto, ela fica assim Na foto sharpeada, podemos notar um grande aumento de nitidez. No entanto, podemos perceber também que o ruído no botão circular e nas laterais do celular ficaram bem mais visíveis. Também a trama do tecido em que o celular está postado ficou muito mais visível. Se a foto fosse de um rosto, as imperfeições também ficariam mais visíveis. Todos os métodos apresentados partem do princípio que é necessário primeiramente selecionar que parte da imagem deve receber o sharp. O primeiro é o mais complexo, onde vamos tratar apenas o canal de luminosidade da foto. Método 1 Tratamento seletivo do canal de Luminosidade Inicialmente, vamos abrir a imagem original. O primeiro passo é decompor a imagem em seus componentes de luminosidade e cor. No Gimp, é através do menu Cores Componentes Decompor. Escolha decompor em componentes LAB e certifique-se que a caixa de verificação Decompor para camadas esteja setada. Feito isso, teremos uma foto semelhante a esta:

3 Essa será nossa foto final, e a chamaremos de foto A. Neste momento, a foto original já não é mais necessária. Feche-a para liberar recursos do computador. Agora duplique a foto A. No Gimp, é <CTRL><D>. A foto resultante será nossa foto de trabalho, vamos chamá-la de foto B. Minimize a foto A, ela não será necessária por um tempo. Tome cuidado efetuar todas as operações citadas adiante na foto B, até que seja definido o contrário. Abra agora no Gimp a tela de camadas e de canais, <CTRL><L> e Janelas Diálogos de Encaixe Canais. O resultado deve ser semelhante a este: A foto B é a que usaremos para criar a máscara que definirá que pontos da foto devem ser sharpeados.

4 Como falamos anteriormente, o sharp tem como base apenas o canal de luminosidade, então apague as camadas a e b na caixa de camadas, deixando apenas a camada L. Para remover, clique com o botão direito sobre a camada e escolha Remover Camada Vamos agora definir as bordas do canal de luminosidade da foto. Clique sobre a camada L e no menu, vá em Filtros Detectar Bordas Bordas. Os parâmetros que eu utilizei estão abaixo: Com isso começamos a preparar a máscara para o sharp. No entanto, ainda existe na imagem pontos que não são desejáveis, porque não fazem parte dos contornos da foto. Entre em Cores Níveis e arraste o ponto relativo aos níveis de preto e branco nos níveis de entrada até que na foto fiquem apenas a definição dos contornos que vc deseja. Feito isso, precisamos expandir essa seleção para que a máscara envolva um pouco mais da foto do que exatamente o contorno. Isso é necessário para que a nitidez apareça. Para isso, vamos em Cores Desfocar Desfocagem Gaussiana. Um valor entre 3 e 10 costuma ser suficiente. Neste caso, utilizei 5. A escolha dos valores é subjetiva, apenas testando bastante conseguiremos os resultados desejados. Feito isso, vamos novamente em Cores Níveis e ajustamos os ponto relativo ao branco e ao preto dos níveis de entrada até que a máscara fique bem clara.

5 Pronto, esta é a nossa máscara para o sharp. Variando-se os valores de bordas e desfocagem podemos conseguir máscaras diferentes de acordo com nossa necessidade. Neste caso, eu não queria que eventuais ruídos e imperfeições nas teclas ou no corpo do celular fossem potencializados. Então esta máscara está boa, serão sharpeados apenas os contornos do celular e os números das teclas. Devemos agora copiar essa foto para a área de transferência, através de <CTRL><A>, <CTRL><C>. Feito isso, e caso não dê nada errado, a foto B não é mais necessária. Minimize-a e maximize a foto final, a foto A. Deveremos ter então na tela o seguinte: Tendo esta foto em mãos, vá para a caixa de canais e crie um novo canal. Deixe a opção de opacidade do canal no valor default, ou seja, 50%.

6 Clique com o mouse em cima do novo canal criado e pressione <CTRL><V> para copiar a máscara que está na área de transferência, criada a partir da foto B. Isso irá criar uma camada colada com a máscara sobre o canal de luminosidade da foto. Ancore a camada colada. Para isto, selecione na caixa de camadas a camada colada, como mostrado acima, e pressione o botão da âncora na parte inferior da caixa. Feito isso, nosso novo canal criado irá conter a nossa máscara. Devemos agora aplicar a máscara no canal de luminosidade. Para isso, na caixa de canais, selecionar canal para seleção, como mostrado abaixo:

7 Como resultado, temos a nossa foto com os contornos definidos pela máscara que criamos. Podemos ver claramente em que pontos da imagem o sharp será aplicado. Caso seja necessário, podemos expandir a seleção por alguns pixels de forma a abranger o contorno e mais alguns pixels adjacentes. Para isso, vá em Seleção Aumentar Seleção e coloque o número de pixels. Normalmente, quando necessário, valores entre 1 e 3 são suficientes. Agora podemos aplicar o unsharp mask da maneira usual. Tenha o cuidado de selecionar o canal L na caixa de camadas, e depois Filtros Realçar Mascara de Desaguçar. Lembramos que, como o sharp não vai ser aplicado na imagem inteira, podemos carregar um pouco nos parâmetros. Neste exemplo, usei raio 2, valor 1.00 (100%), threshold 0. Finalmente, temos que recompor a imagem original. Para isso vá em Cores Componentes Compor e selecione LAB. Será gerada uma nova foto em outra janela.

8 Na comparação : Foto Original Sharp Normal Sharp Seletivo no canal de luminosidade Notem que o ruídos dos botões e das laterais, bem como a trama do tecido, permaneceram iguais à foto original. Apenas o contorno e a parte branca das teclas ficaram mais nítidas e com maior contraste, obedecendo à máscara que criamos antes. Em fotos de rosto, esse método permite melhorar a nitidez da boca, olhos, cabelos e contorno do rosto sem potencializar a nitidez de rugas ou imperfeições de pele. Esse método também pode ser usado decompondo-se a imagem em HSV, ao invés de LAB. Neste caso, descarta-se as camadas H e S e trabalha-se com a camada V (valor). Em alguns casos, as bordas ficam melhor definidas utilizando-se a camada de valor ao invés da camada de luminosidade. A desvantagem deste método é que além de ser um pouco complexo, acaba gerando uma imagem nova, sem informações de EXIF. O método seguinte faz o sharp de todas as camadas, mas também usando uma seleção para delimitar que parte da imagem será sharpeada.

9 Método 2 - Tratamento seletivo de todos os canais Inicialmente, carrega a foto a ser sharpeada. O início do processo é muito parecido, estando com a foto original, vá em Cores Componentes Decompor. Neste exemplo, utilize HSV. Neste modelo, não iremos recompor a imagem e sim trabalhar sobre a original, portanto apenas minimize a original e trabalhe inicialmente na foto decomposta. Apague os canais H e S na caixa de camadas e aplique o mesmo processo mostrado anteriormente, Bordas Níveis Desfocagem Gaussiana Níveis. O resultado deverá ser algo parecido com isto: Podemos notar que a geração da máscara através do canal de Valor é bastante diferente do canal de Luminosidade. Usando LAB, apenas os pontos com diferenças de luminosidade geram bordas. Usando o canal Valor, pontos com diferença de cores geram bordas. Isso pode ser visto no botão de liga/desliga do celular, acima do número 3. Nas máscara gerada com LAB ele praticamente não gerou bordas, em função do baixa diferença de luminosidade entre a cor vermelha e os pixels adjacentes. Neste caso, levando-se em consideração a cor, a borda foi gerada. Feito isso, copie a máscara com <CTRL><A><CTRL><C> e minimize esta janela. Maximize a foto original e na janela de canais, crie um novo canal como descrito antes. Tome o cuidado para neste caso, setar a opacidade preenchimento para 0!! Selecione o canal criado, cole a máscara sobre o fundo, ancore e depois clique em canal para seleção, exatamente como no exemplo anterior. Se for necessário, também amplie a seleção como explicado anteriormente. Daqui para a frente o processo é o mesmo, com a diferença que estamos sharpeando todos os canais da foto original e não apenas o canal de luminosidade. Após terminar o unsharp mask, salve a foto. Uma das vantagem de se utilizar este método é que ele consegue ser mais efetivo em pontos de baixa luminosidade, contorno de cabelos, por exemplo. A aplicação do unsharp mask também é facilitada, já que podemos visualizar na janela de preview exatamente como ficará o resultado final. Outra vantagem é que podemos usar a ferramenta Quick Mask ou outras, para incluir ou retirar áreas da seleção. Também, como não é necessário recompor a imagem, toda a informação EXIF será preservada. A desvantagem é que, se usarmos este método em fotos com algum ruído cromático, este ruído ficará mais acentuado nas áreas sharpeadas, já que os canais de cor também serão sharpeados.

10 No resultado final : Foto original Sharp Normal Sharp Seletivo em todos os canais Neste caso apresentado, o resultado dos dois métodos é bastante semelhante. Isso se deve muito ao fato de que na foto utilizada as áreas a serem sharpeadas apresentavam diferenças de luminosidade e cor. Desta forma, as máscaras geradas foram muito semelhantes. Em outro tipo de foto, as diferenças no resultado podem ser bem acentuadas. Com base nestes dois métodos, pode ser criado um sem número de variações, como usar o método um com decomposição HSV, o método dois com decomposição LAB, criação de uma camada de sobreposição sobre a camada de fundo da imagem original contendo apenas as áreas a serem sharpeadas e mais uma infinidade de variações. O texto deste tutorial foi elaborado por mim baseado em leitura de diversos tutoriais na internet. Espero que seja útil a todos.

Exercício 1: Ajustes rápidos em retrato

Exercício 1: Ajustes rápidos em retrato UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ - UNOCHAPECÓ CURSO SUPERIOR BACHARELADO EM DESIGN DE MODA ILUSTRAÇÃO I PROFESSORA GISELE DOS SANTOS Exercício 1: Ajustes rápidos em retrato Figura 01: Foto

Leia mais

Melhore a nitidez das fotos - parte 1

Melhore a nitidez das fotos - parte 1 Melhore a nitidez das fotos - parte 1 Quando você analisa o resultado final de uma produção, normalmente acha que as fotografias podiam ter mais nitidez, principalmente se elas passaram por um processo

Leia mais

MULTIMÍDIA - GIMP TRABALHANDO COM TEXTOS

MULTIMÍDIA - GIMP TRABALHANDO COM TEXTOS MULTIMÍDIA - GIMP TRABALHANDO COM TEXTOS Utilizando Camadas As camadas representam uma forma efetiva para organização do trabalho. Podemos imaginar as camadas como películas sobrepostas onde podemos desenhar.

Leia mais

Ela funciona de um jeito parecido com as mídia de RSS próprio: o sistema acessa o feed do twitter e exibe, na tela, os últimos tweets.

Ela funciona de um jeito parecido com as mídia de RSS próprio: o sistema acessa o feed do twitter e exibe, na tela, os últimos tweets. Mídia do Twitter Esta mídia serve para mostrar os últimos tweets de uma conta específica. É útil para estabelecimentos que usam com frequência o twitter e que desejam que seus clientes acompanhem isso

Leia mais

Como aplicar batom multicolorido.

Como aplicar batom multicolorido. Como aplicar batom multicolorido. 01. Pressione Ctrl+O e abra uma foto qualquer, para este tutorial iremos usar a imagem abaixo. 02. Pressione Ctrl+U para abrir a caixa de Matiz /saturação e defina os

Leia mais

Tutorial - Vetorizando uma fotografia

Tutorial - Vetorizando uma fotografia Tutorial - Vetorizando uma fotografia Thiago Santos 02-2013 Vetorizando uma fotografia Meu nome é Thiago Santos e vou mostrar a vocês como vetorizar uma fotografia. O processo não é muito complicado, mas

Leia mais

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM ÍNDICE ITEM Página 1. Objetivo... 3 2. Requisitos... 3 3. Diretório do Millennium... 3 4. Procedimento para Transferência de Servidor... 3 4.1 Compartilhamento

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Banner Flutuante. Dreamweaver

Banner Flutuante. Dreamweaver Banner Flutuante Dreamweaver Começamos com um arquivo em branco no Dreamweaver MX. Para que o banner apareça sobre a página, precisamos inserir uma camada a mais no arquivo HTML. Selecione o menu Inserir

Leia mais

BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática

BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática O Paint é o programa de edição de imagens padrão do Windows, ao instalar o sistema o Paint é instalado automaticamente. Provavelmente,

Leia mais

GUIA PRÁTICO PARA EDIÇÃO DE FOTOS E IMAGENS

GUIA PRÁTICO PARA EDIÇÃO DE FOTOS E IMAGENS GUIA PRÁTICO PARA EDIÇÃO DE FOTOS E IMAGENS CRÉDITOS: Márcio Corrente Gonçalves Mônica Norris Ribeiro 1 REDIMENSIONANDO IMAGENS / FOTOS Para uma melhor formatação dos POSTS é necessário padronizar as imagens

Leia mais

Crie um novo documento de mais ou menos 300x300Selecione a ferramenta Elipse tool (elipse U)

Crie um novo documento de mais ou menos 300x300Selecione a ferramenta Elipse tool (elipse U) Animação Crie um novo documento de mais ou menos 300x300Selecione a ferramenta Elipse tool (elipse U) Crie uma bola segurando a tecla SHIFT com uma cor qualquer Duplique essa bola através do menu Editar

Leia mais

Tratamento fotográfico básico

Tratamento fotográfico básico Tratamento fotográfico básico Vamos começar com um trato na luz e na cor na imagem. Algumas imagens, por sub-exposição, principalmente, precisam ter alterados, alguns parâmetros. Nível: O primeiro deles

Leia mais

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - SLIM

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - SLIM GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - SLIM ÍNDICE ITEM Página 1. Objetivo... 3 2. Requisitos... 3 3. Diretório do Slim... 3 4. Procedimento para Transferência de Servidor... 3 4.1 Compartilhamento da

Leia mais

APOSTILA WORD BÁSICO

APOSTILA WORD BÁSICO APOSTILA WORD BÁSICO Apresentação O WORD é um editor de textos, que pertence ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de textos, cartas, memorandos, documentos, mala

Leia mais

Tutorial SGCD. 1. Efetuando Login no Sistema. 2. Criando uma nova página. 3. Editando uma página já existente

Tutorial SGCD. 1. Efetuando Login no Sistema. 2. Criando uma nova página. 3. Editando uma página já existente Tutorial SGCD 1. Efetuando Login no Sistema 2. Criando uma nova página 3. Editando uma página já existente 4. Anexando arquivos em páginas e no menu esquerdo 5. Colocando Imagens em páginas 6. Colocando

Leia mais

Galeria de Fotos MorfeoShow

Galeria de Fotos MorfeoShow Galeria de Fotos MorfeoShow Criar uma galeria nova Vamos a Componetes - MorfeoShow Gerenciar Galerias, aqui vamos começar a criar nossas galerias. Para criar nossa primeira galeria, vamos clicar em NOVO.

Leia mais

PS02_02-08: Exercícios: Photoshop CS3. Objetivo: FERRAMENTAS DE PINTURA. 1) Abra um novo arquivo e altere os valores para a seguinte configuração:

PS02_02-08: Exercícios: Photoshop CS3. Objetivo: FERRAMENTAS DE PINTURA. 1) Abra um novo arquivo e altere os valores para a seguinte configuração: PS02_02-08: Objetivo: FERRAMENTAS DE PINTURA Exercícios: 1) Abra um novo arquivo e altere os valores para a seguinte configuração: 2) Finalize a configuração. A janela da imagem, também chamada de tela

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIFAP MACAPÁ-AP 2013 S U M Á R I O 1 Tela de Login...2 2 Acessando ao submenu cadastro de avaliação

Leia mais

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO 2015 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3 INSTALAÇÃO... 3 4 O QUE MUDOU... 3 5 COMO COMEÇAR... 4 6 FORMULÁRIOS DE CADASTRO... 5 7 CADASTRO DE

Leia mais

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes 1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes Janelas são estruturas do software que guardam todo o conteúdo exibido de um programa, cada vez que um aplicativo é solicitado à janela do sistema

Leia mais

Tutorial do Microsoft Access

Tutorial do Microsoft Access Tutorial do Microsoft Access Para abrir o programa siga os passos a seguir: 1. Menu Iniciar Programas (Todos os programas) Access (Office Microsoft Access). 1 2 Aparecerá uma página cinza. 1. Clique em

Leia mais

Uruaçu - 2009. Professoras Formadoras do NTE Uruaçu

Uruaçu - 2009. Professoras Formadoras do NTE Uruaçu Professoras Formadoras do NTE Uruaçu Uruaçu - 2009 Núcleo de Tecnologia Educacional de Uruaçu Rua Maranhão Quadra 02 Lote 01 Bairro JK Uruaçu Goiás Telefone: (62)3357-4237 - Fax : 3357-4217 E-mail nteuruacu@hotmail.com

Leia mais

COMO UTILIZAR O EDITOR DE TEXTO

COMO UTILIZAR O EDITOR DE TEXTO COMO UTILIZAR O EDITOR DE TEXTO texto. Esse tutorial é um tutorial básico para auxiliar na utilização do editor de A barra de ferramentas do editor é a seguinte: Abaixo será discutido cada item, onde a

Leia mais

Clique no botão novo

Clique no botão novo Tutorial para uso do programa Edilim Criado pela profª Carina Turk de Almeida Correa 1- Abra o programa Edilim. Clique no botão novo, como mostrado abaixo: Clique no botão novo 2- Todos os arquivos a serem

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

Topo para a loja virtual Brasmarket com imagens

Topo para a loja virtual Brasmarket com imagens Topo para a loja virtual Brasmarket com imagens Este tutorial é para orienta-lo na criação do topo da sua loja virtual Brasmarket usando o programa Paintnet que é gratuito e simples de usar Primeiro faça

Leia mais

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL O que é o Windows Movie Maker? É um programa que permite criar nossos próprios filmes com som, músicas, transição e efeito de vídeo.

Leia mais

Manual de Cotizações (esse manual se aplica a partir da versão 2011/0003 do Expert Turismo e Lazer)

Manual de Cotizações (esse manual se aplica a partir da versão 2011/0003 do Expert Turismo e Lazer) Manual de Cotizações (esse manual se aplica a partir da versão 2011/0003 do Expert Turismo e Lazer) Você deve acessar o item Lançamentos na tela de entrada e depois clicar no botão Cotizações. Este programa

Leia mais

Criando Gif no GIMP com várias fotos sobrepostas e lado a lado

Criando Gif no GIMP com várias fotos sobrepostas e lado a lado Criando Gif no GIMP com várias fotos sobrepostas e lado a lado As fotos devem estar redimensionadas do mesmo tamanho (vamos trabalhar com as dimensões 200 x 150 pixels). Para isso antes de iniciar os trabalhos

Leia mais

Tutorial de ilustração animada

Tutorial de ilustração animada Tutorial ilustração animada Esse tutorial tem a finalida mostrar alguns recursos básicos e itens técnicos para os que estão tendo contato pela primeira vez com essa ferramenta. Uma vez se familiarizando,

Leia mais

Sistema de Registro das Atividades do RT - Tutorial de utilização

Sistema de Registro das Atividades do RT - Tutorial de utilização Sistema de Registro das Atividades do RT - Tutorial de utilização Acesso WEB 1. Primeiro acesso Para acessar o sistema, abra seu navegador de internet e vá até o site http://sistemart.crmv pr.org.br. Você

Leia mais

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word Tutorial Gerar arquivo PDF. Com o objetivo de simplificar e diminuir o tamanho de arquivos anexos nos projetos, elaboramos um pequeno tutorial mostrando como gerar um único arquivo no formato pdf contendo

Leia mais

Questão - 01. Essência do Excel 2003...

Questão - 01. Essência do Excel 2003... Valdir Questão - 01 Como deve proceder o usuário do Microsoft para que sejam atualizados os cálculos das funções ou fórmulas utilizadas nas planilhas? a) Pressionar a tecla F9 no teclado b) Pressionar

Leia mais

Oficina de Manipulação e Edição de Fotografia e Imagem Digital GIMP

Oficina de Manipulação e Edição de Fotografia e Imagem Digital GIMP Oficina de Manipulação e Edição de Fotografia e Imagem Digital GIMP O que é o GIMP É um programa de criação e edição de imagens. Foi criado como uma alternativa livre ao Photoshop, ou seja, é um software

Leia mais

TELA PRINCIPAL. Exibe uma lista de configurações de efeitos disponíveis. A visualização pode ser filtrada por: Aplicação, Cliente e Categoria.

TELA PRINCIPAL. Exibe uma lista de configurações de efeitos disponíveis. A visualização pode ser filtrada por: Aplicação, Cliente e Categoria. TELA PRINCIPAL 1 Lista de Efeitos: Exibe uma lista de configurações de efeitos disponíveis. A visualização pode ser filtrada por: Aplicação, Cliente e Categoria. 2 Aplicações: Exibe uma lista de tipos

Leia mais

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Inicialização Tela de Logon Área de Trabalho Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Área de Trabalho Atalhos de Teclados Win + D = Mostrar Área de trabalho Win + M = Minimizar Tudo Win + R

Leia mais

Manual da Administração do site Abrasel 2.0

Manual da Administração do site Abrasel 2.0 Manual da Administração do site Abrasel 2.0 Caro usuário, Você está recebendo o manual que lhe dará acesso ao administrador do site 2.0 onde será possível fazer as seguintes alterações: Inserir notícias

Leia mais

Janelas e seus elementos

Janelas e seus elementos Janelas e seus elementos As janelas são quadros que são exibidos na tela do monitor. Todos os aplicativos estudados nesse curso serão exibidos dentro de janelas. Nelas você poderá abrir, salvar e fechar

Leia mais

TUTORIAL DA FERRAMENTA FOTOR

TUTORIAL DA FERRAMENTA FOTOR TUTORIAL DA FERRAMENTA FOTOR 1- Acesse o site: http://www.fotor.com/pt/ 2- Na primeira página você já escolhe se deseja fazer uma colagem de imagem ou editar uma imagem apenas. Vamos começar por editar

Leia mais

Manual de operação. BS Ponto Versão 5.1

Manual de operação. BS Ponto Versão 5.1 Manual de operação BS Ponto Versão 5.1 conteúdo 1. Instalação do sistema Instalando o BS Ponto Configurando o BS Ponto 2. Cadastrando usuários Cadastro do usuário Master Alterando a senha Master Cadastro

Leia mais

MANUAL BÁSICO DE INSTRUÇÕES PARA USO DA LOUSA DIGITAL DO LMF

MANUAL BÁSICO DE INSTRUÇÕES PARA USO DA LOUSA DIGITAL DO LMF UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LABORATÓRIO MORFOFUNCIONAL MANUAL BÁSICO DE INSTRUÇÕES PARA USO DA LOUSA DIGITAL DO LMF Produzido por: Chirle Ferreira, Demétrio G.

Leia mais

Guia para Escolha de Fotos no PSG Request

Guia para Escolha de Fotos no PSG Request Gui apar aescol hadefot os com opsg Request Manualdousuár i ofi nal DLL System Guia para Escolha de Fotos no PSG Request Como escolher as fotos do CD ou DVD que você recebeu de seu Fotógrafo Suporte Técnico

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

Como fazer uma imagem em 3 cores Atividade Adaptada National School s Observatory

Como fazer uma imagem em 3 cores Atividade Adaptada National School s Observatory Como fazer uma imagem em 3 cores Atividade Adaptada National School s Observatory Faça o download do LTIMAGE, o software que vocês utilizarão para a atividade. http://www.schoolsobservatory.org.uk/obs/software/ltimage

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Dimensionamento de Layout de PCI

Dimensionamento de Layout de PCI Dimensionamento de Layout de PCI Há um método de dimensionamento de layout para impressão bem mais simples do que os mostrados por aí (em que se tem como quesito a aquisição de um programa caro, complexo

Leia mais

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco).

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco). Permissões de compartilhamento e NTFS - Parte 2 Criando e compartilhando uma pasta - Prática Autor: Júlio Battisti - Site: www.juliobattisti.com.br Neste tópico vamos criar e compartilhar uma pasta chamada

Leia mais

Criando Quiz com BrOffice.impress

Criando Quiz com BrOffice.impress Criando Quiz com BrOfficeimpress A ferramenta de apresentação possibilita o desenvolvimento de várias atividades interativas como: Sete erros Quiz (Perguntas/Respostas), Colocar em ordem objetos, alfabeto,

Leia mais

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF TUTORIAL DE DIGITALIZAÇÃO DIRIGIDO AO USO DO PROCESSO ELETRÔNICO Adaptado do tutorial elaborado pelo colega MAICON FALCÃO, operador de computador da subseção judiciária de Rio Grande. Introdução Este tutorial

Leia mais

Trecho retirando do Manual do esocial Versão 1.1

Trecho retirando do Manual do esocial Versão 1.1 Trecho retirando do Manual do esocial Versão 1.1 A rotina de acesso direto ao XML do S-1000, o usuário pode encontrar na opção de cadastro de Empresas do SIP. Sempre que o usuário localizar a figura ao

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior Mozart de Melo Alves Júnior WORD 2000 INTRODUÇÃO: O Word é um processador de texto com recursos de acentuação, formatação de parágrafo, estilo de letras diferentes, criação de tabelas, corretor ortográfico,

Leia mais

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Para Gerar documento em PDF com várias Imagens, temos que seguir dois passos: 1. Inserir Imagens no Word 2. Gerar PDF a partir de documento do Word 1- Inserir

Leia mais

Operações de Caixa. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais

Operações de Caixa. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Operações de Caixa Versão 2.0 Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Sumário Introdução... 3 Suprimento... 3 Sangria... 4 Abertura de Caixa... 6 Fechamento de Caixa...

Leia mais

QualiQuantiSoft Versão 1.3c

QualiQuantiSoft Versão 1.3c QualiQuantiSoft Versão 1.3c Qualiquantisoft v1.3c Pág.: 1/15 Índice Apresentação do programa... 3 Funções operacionais do programa... 3 Itens de menu... 6 Teclas de atalho... 6 Instrumento de Análise de

Leia mais

O Programa. Construir o ambiente. Acesso ao programa

O Programa. Construir o ambiente. Acesso ao programa Manual de Uso 1 O Programa O Tok3D é uma ferramenta para realização de projetos de decoração empregando recursos avançados de modelagem 3D. Desenvolvido na plataforma gráfica Unity um aplicativo baixado

Leia mais

Tutorial Fórmula Mágica 12/12/2008 por Marco Goulart

Tutorial Fórmula Mágica 12/12/2008 por Marco Goulart Este artigo apresenta um tutorial sobre a Magic Formula. Abordaremos a montagem de uma planilha tipo excel com dados do site Fundamentus. Espero com isso solucionar diversas dúvidas que costumo receber

Leia mais

Aula Au 3 la 7 Windows-Internet

Aula Au 3 la 7 Windows-Internet Aula 37 Aula Ferramenta de Captura 2 Você pode usar a Ferramenta de Captura para obter um recorte de qualquer objeto na tela e, em seguida, anotar, salvar ou compartilhar a imagem. 3 Vamos fazer o seguinte:

Leia mais

Exercício 6: Elaboração de croquis rebuscados e adição de fotos no desenho.

Exercício 6: Elaboração de croquis rebuscados e adição de fotos no desenho. UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ - UNOCHAPECÓ CURSO SUPERIOR BACHARELADO EM DESIGN DE MODA ILUSTRAÇÃO I PROFESSORA GISELE DOS SANTOS Exercício 6: Elaboração de croquis rebuscados e adição

Leia mais

Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas:

Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas: Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas: Criando arquivo novo Seleções Cor uniforme Lata de Tinta Criando camadas Janela

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

INFORMAÇÕES IMPORTANTES: LEIA COM ATENÇÃO

INFORMAÇÕES IMPORTANTES: LEIA COM ATENÇÃO 1 de 7 Prezado(a) Candidato(a), INFORMAÇÕES IMPORTANTES: LEIA COM ATENÇÃO Utilize um computador instalado o software Acrobat Reader (www.adobe.com/br/) para ler textos disponibilizados na prova. Lembre-se

Leia mais

O processo termina com o surgimento da última flecha quando aparece uma bolinha azul. Outras bolinhas aparecem aleatoriamente POWER POINT NEW WAY

O processo termina com o surgimento da última flecha quando aparece uma bolinha azul. Outras bolinhas aparecem aleatoriamente POWER POINT NEW WAY 01 Digamos que se queira mostrar as flechas amarelas com movimento, isto é, fazerem elas irem surgindo uma depois da outra e a que a surge fica visível, parada, enquanto que sempre tem uma na frente se

Leia mais

Manual Sistema de Autorização Online GW

Manual Sistema de Autorização Online GW Sistema de Autorização Online GW Sumário Introdução...3 Acesso ao sistema...4 Logar no sistema...4 Autorizando uma nova consulta...5 Autorizando exames e/ou procedimentos...9 Cancelamento de guias autorizadas...15

Leia mais

Adobe Photoshop CS5. Aula 5

Adobe Photoshop CS5. Aula 5 Adobe Photoshop CS5 Aula 5 Tema da aula: Mudando a cor dos olhos Assuntos tratados nesta aula: Criar nova camada Renomear camada Ferramenta Zoom Ferramenta Pincel Definindo Cor do Primeiro Plano Regulagem

Leia mais

TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER*

TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER* TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER* * Microsoft Windows MovieMakeré um programa da Microsoft Corporation. A versão utilizada é a 5.1 que já vem instalada no Microsoft Windows

Leia mais

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS Este tutorial tem como objetivo instruir passo à passo como criar templates de peças, utilizar os novos recursos de cadastro de propriedade de peças e criação de legenda. 1-

Leia mais

Portal da Prefeitura de São Paulo SECOM. MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias

Portal da Prefeitura de São Paulo SECOM. MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias SECOM MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias WARAM 1.5 Ferramenta de atualização do Portal da Prefeitura de São Paulo. Use preferencialmente o navegador Internet Explorer superior ou igual a 7.0. No campo

Leia mais

Passa a passo para construir uma página pessoal - Parte 1

Passa a passo para construir uma página pessoal - Parte 1 Passa a passo para construir uma página pessoal - Parte 1 Quais ferramentas são necessárias? - Editor de texto básico (sem formatações): use o Bloco de Notas (não use o MS Word e WordPad) - Navegador (browser):

Leia mais

Tutorial de animação

Tutorial de animação Tutorial de animação Uma animação nada mais é que uma sequência de imagens estáticas que, quando mostradas rapidamente, dão a ilusão de movimento. Selecionamos um conjunto de dicas para você, professor(a),

Leia mais

Manual do Spectacle. Boudhayan Gupta Boudhayan Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga

Manual do Spectacle. Boudhayan Gupta Boudhayan Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga Boudhayan Gupta Boudhayan Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Iniciando o Spectacle 6 3 Como usar o Spectacle 7 3.1 Capturar uma imagem...................................

Leia mais

Construção do Boxplot utilizando o Excel 2007

Construção do Boxplot utilizando o Excel 2007 1 Construção do Boxplot utilizando o Excel 2007 (1 Passo) Vamos digitar os dados na planilha. Para isso temos três banco de dados (Dados 1, Dados 2 e Dados 3), no qual irão gerar três Boxplot. Figura 1

Leia mais

Configuração de assinatura de e-mail

Configuração de assinatura de e-mail Configuração de assinatura de e-mail Este manual irá lhe auxiliar a configurar a sua assinatura de E-mail no Microsoft Outlook (Desktop) e no Outlook Web App (Webmail). Gerando a sua assinatura de e-mail

Leia mais

&XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO

&XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO Universidade Federal de Viçosa Departamento de Informática &XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO Flaviano Aguiar Liziane Santos Soares Jugurta Lisboa Filho (Orientador) PROJETO UNESC@LA Setembro de

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 1 Sumário 1. Instalando a Chave de Proteção 3 2. Novas características da versão 1.3.8 3 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 4. Executando o PhotoFacil Álbum 9 3.1. Verificação da Chave 9 3.1.1. Erro 0001-7

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

Sistema Click Principais Comandos

Sistema Click Principais Comandos Sistema Click Principais Comandos Sumário Sumário... 1 1. Principais Funções:... 2 2. Inserção de Registro (F6):... 3 3. Pesquisar Registro (F7):... 4 3.1 Pesquisa por letras:... 5 3.2 Pesquisa por números:...

Leia mais

Imagem digital 2. Resolução x dimensão da imagem

Imagem digital 2. Resolução x dimensão da imagem Uma imagem bitmapeada é formada por um conjunto de pixels. gerados no momento da digitalização da imagem (através do scanner ou câmera digital). PRODUÇÃO GRÁFICA 2 Imagem digital 2 Resolução x dimensão

Leia mais

Microsoft Office Excel

Microsoft Office Excel 1 Microsoft Office Excel Introdução ao Excel Um dos programas mais úteis em um escritório é, sem dúvida, o Microsoft Excel. Ele é uma planilha eletrônica que permite tabelar dados, organizar formulários,

Leia mais

Mídia com RSS próprio é aconselhável fazer testes com o feed Feeds com texto de descrição grandes podem gerar um texto com fonte pequena na mídia.

Mídia com RSS próprio é aconselhável fazer testes com o feed Feeds com texto de descrição grandes podem gerar um texto com fonte pequena na mídia. Mídia com RSS próprio A solução ElementarDS oferece mídias jornalísticas prontas, como o ig ou o Terra. Mas pode ser que você queira dar outras notícias. Talvez as manchetes do jornal de sua cidade, ou

Leia mais

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X.

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Para iniciar o sistema dê um duplo clique no ícone, que se encontra na área de trabalho. 1 Login do sistema. Esta é a tela de login

Leia mais

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo.

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. Manual de Instruções ECO Editor de Conteúdo Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. O ECO é um sistema amigável e intui?vo, mas abaixo você pode?rar eventuais dúvidas e aproveitar

Leia mais

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT.

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. PÁGINA: 2 de 21 Nenhuma parte deste documento pode ser utilizado ou reproduzido, em qualquer meio

Leia mais

PASSO A PASSO MOVIE MAKER

PASSO A PASSO MOVIE MAKER PASSO A PASSO MOVIE MAKER Nesta etapa, você deverá apresentar o programa e ajudá-los a montarem o filme. Veja como é fácil. Siga as instruções do passo-a-passo: DICA O que é o Movie Maker? Com o Microsoft

Leia mais

Procedimento para reinstalação dos aplicativos da mesa multi-toque através da imagem do sistema.

Procedimento para reinstalação dos aplicativos da mesa multi-toque através da imagem do sistema. Procedimento para reinstalação dos aplicativos da mesa multi-toque através da imagem do sistema. 1) Materiais a serem utilizados - Para realizar este procedimento deve-se estar de posse dos seguintes itens:

Leia mais

Tutorial contas a pagar

Tutorial contas a pagar Tutorial contas a pagar Conteúdo 1. Cadastro de contas contábeis... 2 2. Cadastro de conta corrente... 4 3. Cadastro de fornecedores... 5 4. Efetuar lançamento de Contas à pagar... 6 5. Pesquisar Lançamento...

Leia mais

3.1) Baixe os arquivos necessários para preparação neste link: http://www.emumaniacos.com.br/gateway/gw_release_1.1a.zip

3.1) Baixe os arquivos necessários para preparação neste link: http://www.emumaniacos.com.br/gateway/gw_release_1.1a.zip Gateway Manual do Usuario 1.1 (25/08/2013) (atualizado com link para download para nova firmware spoof e multi região) Por Cirino Souza Goulart www.playtronics.com.br facebook.com/lojaplaytronics 1) Conteúdo

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

Criar fotos em 3D no Creator

Criar fotos em 3D no Creator Criar fotos em 3D no Creator O aplicativo Criar fotos em 3D da Roxio torna simples produzir fotos em 3D a partir de várias origens, incluindo arquivos 3D MPO de Fujifilm FinePix REAL 3D W1, fotos digitais

Leia mais

COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1. Orientações para produção escolar colaborativa no wiki do Moodle:

COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1. Orientações para produção escolar colaborativa no wiki do Moodle: COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1 Ilse Abegg e Fábio da Purificação de Bastos e-mail: iabegg@mail.ufsm.br O wiki no Moodle é uma ferramenta de atividade que visa produção escolar colaborativa. Isso significa

Leia mais

EXERCÍCIO 02 MANIPULANDO A IMAGEM

EXERCÍCIO 02 MANIPULANDO A IMAGEM UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ - UNOCHAPECÓ CURSO SUPERIOR BACHARELADO EM DESIGN DE MODA ILUSTRAÇÃO I PROFESSORA GISELE DOS SANTOS EXERCÍCIO 02 MANIPULANDO A IMAGEM A manipulação de uma

Leia mais

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1 - Área de trabalho e personalizando o sistema... 3 A área de trabalho... 3 Partes da área de trabalho.... 4 O Menu Iniciar:...

Leia mais

Criando uma mala direta com o Word 2007 em 6 Passos

Criando uma mala direta com o Word 2007 em 6 Passos Criando uma mala direta com o Word 2007 em 6 Passos por Rafael Arcanjo Uma das tarefas mais trabalhosas e, porque não, chatas de se fazer é criar etiquetas manualmente quando você precisa enviar cartas

Leia mais

Caneta Espiã NOVY. Página1. 1 - Introdução:

Caneta Espiã NOVY. Página1. 1 - Introdução: Página1 1 - Introdução: A NOVA CANETA ESPIÃ representa um novo conceito no universo da espionagem. Trazendo um novo design e uma nova tecnologia, a nova caneta oferece a você, um produto elegante, discreto

Leia mais

Guia Rápido do GCC SignPal Aprendice

Guia Rápido do GCC SignPal Aprendice Guia Rápido do GCC SignPal Aprendice Esta é a janela principal do GCC SignPal Aprendice O software se divide basicamente em 3 partes que descrevemos a seguir: 1. Barra de Ferramentas Veja abaixo breve

Leia mais

Passo a passo da instalação do certificado da AC Raiz da Sefaz. Certificado AC Raiz Sefaz AL

Passo a passo da instalação do certificado da AC Raiz da Sefaz. Certificado AC Raiz Sefaz AL Certificação Digital Sefaz Certificação Digital SEFAZ Com o objetivo de tornar mais seguras as aplicações disponíveis na nossa página na Internet, a Secretaria Executiva de Fazenda passará a partir do

Leia mais

TUTORIAL ACID 4.0. Primeiramente você precisa pegar o programa então você tem a seguinte opção:

TUTORIAL ACID 4.0. Primeiramente você precisa pegar o programa então você tem a seguinte opção: TUTORIAL ACID 4.0 Primeiramente você precisa pegar o programa então você tem a seguinte opção: 1- Adquirir o cd de programas em nosso site (www.djsbsb.com) que contém os melhores programas de edição para

Leia mais