Aluno (a) Serie. Exercícios

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aluno (a) Serie. Exercícios"

Transcrição

1 Aluno (a) Serie 1) Associe as colunas: Níveis de organização I. Ecossistema II. Habiat III. População IV. Comunidade Exercícios ( )O lago de Brasília com todos os seus seres vivos e o meio físico. ( )O conjunto de todos os seres vivos de uma mato do região amazônica. ( )Os sapos da espécie Buffus marinus vivendo numa lagoa. ( )O conjunto de espécies do cerrado em íntimo associação com o meio. 2) Sobre os conceitos de Ecologia, marque o(s) alternativa(s) incorreta(s). 01. O conjunto de camarões do mesma espécie é uma comunidade. 02. Biocenose + biótipo é igual a biosfera. 04. Nicho ecológico é o local físico da espécie. 08. Habitat é o modo de vida de uma espécie. 16: Bioma é o mesmo que biótopo. Soma 3) Associe as colunas: I. População II. Comunidade III. Biosfera IV. Ecossistema ( ) Ambiente habitado pelos seres vivos. ( ) Populações existentes num a determinado área. ( ) Grupo de indivíduos de uma certo espécie ocupando determinado área. ( ) Comunidade associada às condições físicos e químicos de um a região geográfico. 4) Para responder à questão, observe o desenho. São bióticos: a) l b) c) d) e)

2 5) Leia as afirmações abaixo sobre ecossistema, assinale a(s) correta (s) e dê o valor total. 01. Num mesmo hábitat podemos encontrar seres com nichos ecológicos diferentes. 02. Biótopo não é o mesmo que hábitat. 04. Biótopo é o mesmo que comunidade. 08. A principal característica de um ecossistema é sua grande expansão. 16. O conjunto de populações diferentes numa mesma área alimentar é chamado de biocenose. Soma 6) Sobre conceitos ecológicos, assinale o que for correto. 01. Biocenose é o conjunto das diversas espécies que habitam uma mesma região. 02. Biótopo é o conjunto de componentes físicos e químicos do ambiente onde vive uma comunidade biológica. 04. Ecossistema é o conjunto formado pela comunidade dos seres vivos e os fatores abióticos, em interação. 08. Nicho ecológico é o conjunto de relações e atividades próprias de uma espécie. 16. Hábitat é o local onde vive determinada espécie. Soma 7) Fluxo de energia é a quantidade de energia transferida pelos níveis tróficos, numa cadeia alimentar. Com relação, a esse fluxo, é correto afirmar que: 01. é unidirecional e sua fonte primária de energia é o sol. 02. a quantidade de matéria orgânica total produzida pelas plantas fotossintetizantes chama - se produtividade primária bruta. 04. a direção cor reta numa cadeia alimentar é: produtor, consumidor primário (herbívoro), consumi dor secundário (carnívoro) e consumidor terciário (carnívoro exclusivo), no que se refere à produção de matéria orgânica 08. dentro de uma cadeia alimentar, os produtores representam o nível trófico onde existe energia em maior quantidade. 16. não é unidirecional, pois o último nível trófico, representado por decompositores, realiza a decomposição da matéria orgânica, fixando energia útil no solo. 32. a quantidade de energia transferida decresce dos produtores para os consumidores. Soma 8) O estudo dos níveis tróficos dentro de um ecossistema permite afirmar que uma das alternativas abaixo está incorreto. Identifique-o. a) A luz solar é fonte primária de energia. b) O primeiro nível trófico é geralmente ocupado pelos organismos fotossintetizantes. c) Os organismos fotossintetizantes são denominados produtores. d) O segundo nível trófico é ocupado pelos herbívoros.

3 e) Os herbívoros são denominados consumidores secundários. 9) lbama recebe alerta sobre o risco de um desastre ecológico em áreas de queimada. Empregados da fazenda Felicidade, em M ato Grosso, observam gado morto pelo incêndio que destrói pastagem e matas no estado e não para de avançar.(o GLOBO, 30 ago ) No trecho acima, podemos encontrar um consumidor primário da cadeia alimentar de pastagem. E seu representante é: a) o gado b) a mala c) o capim d) o homem 10) Gramíneas que continham altas taxas de inseticidas organoclorados (DDT) participaram da seguinte cadeia alimentar: Gramíneas coelhos raposas onças. Após a análise desta cadeia, podemos concluir que a maior quantidade de energia radiante fixada pelas gramíneas e a maior concentração de DDT serão encontradas nos níveis tróficos representados, respectivamente, por: a) coelhos e raposas. b) raposas e onças. c) onças, somente. d) coelhos e onças. e) coelhos, somente. 12) No Pantanal, plantas aquáticas servem de ali mento para lambaris, pacus e capivaras. Nesse ambiente, piranhas alimentam-se de lambaris e pacus. Já as ariranhas sobrevivem, alimentando-se de pacus e piranhas. Na teia alimentar descrita no trecho acima, os organismos que ocupam dois níveis tróficos são: a) pacus. b) capivaras. c) piranhas. d) ariranhas. 13) Considere as descrições a seguir: I. Conjunto de todos os organismos de um ecossistema com o mesmo tipo de nutrição. II. Conjunto das várias cadeias alimentares de um ecossistema. III. Sequência linear de seres vivos cm que um serve de alimento para o outro. Indique a alternativa que corresponde corretamente às descrições I, II e III respectivamente. a) Teia alimentar, cadeia alimentar e nível trófico. b) Nível trófico, cadeia alimentar e teia alimentar. c) Teia alimentar, nível trófico e cadeia alimentar. d) Nível trófico, teia alimentar e cadeia alimentar. 14) Em uma determinada comunidade, notam-se relações diretas de alimentação entre os organismos, conforme o diagrama ao lado:

4 Considerando-se as inter-relações indicadas pelas setas, os algarismos I, II, III e IV indicam, respectivamente a) decompositor, consumidor primário, consumidor secundário e decompositor. b) decompositor, produtor, consumidor primário e consumidor secundário. c) consumidor terciário, consumidor secundário, consumidor primário e produtor. d) produtor, consumidor primário, consumidor secundário e decompositor. 15) Considere um ecossistema representado por um campo. Nesse ecossistema existem plantas, como o capim; gafanhotos que se alimentam do capim e pássaros que se alimentam dos gafanhotos. No solo existem bactérias e fungos, que utilizam como alimento o capim e gafanhotos e pássaros mortos. É correto afirmar sobre esse ecossistema que: a) o capim pertence ao nível trófico dos consumidores primários. b) os gafanhotos devem ser mais abundantes do que os pássaros. c) os pássaros devem ser mais abundantes do que os gafanhotos. d) os fungo e as bactérias representam o produto res. e) os vegetais representam a base da cadeia alimentar, pois, ao respirarem, absorvem gás carbônico e liberam oxigênio. 16) Sobre a transferência de matéria nos ecossistemas, leia as.afirmativas abaixo, marque a(s} correta{s} e dê o valor total. 01. O fluxo de energia de um ser para outro, na cadeia alimentar, aumenta a cada nível trófico. 02. Os vegetais constituem o início da cadeia alimentar, porque são os menores seres do conjunto. 04. A real situação energética de um ecossistema é melhor representada pela sequência pluridirecional, chamada teia alimentar. 08. Numa floresta, a biomassa é maior no nível do produtor. 16. Um grande número de pequenos animais serve de alimento para um pequeno número de grandes animais. 32. Cada espécie, em seu habitat, ocupa um nicho ecológico definido. Soma: 17)Com relação ao fluxo de matéria e energia num ecos sistema, assinale a(s) afirmação{ões} correta(s) e dê o valor total: 01. Os produtores encontram-se no início da cadeia alimentar. 02. A substância mineral retirada do ambiente físico passa de indivíduo a indivíduo e retorna, pela ação dos decompositores, ao local de origem. 04. Chama-se pirâmide de números, em uma determinada área, a relação entre o número de animais com o meio:

5 08, Enquanto na cadeia alimentar os produtores ocorrem em maior número, na teia alimentar dá-se o contrário. 16. Um animal que come insetos comporta-se como carnívoro. Soma 18) A alternativa falsa, em relação à pirâmide de energia mostrada abaixo, é: a) A pirâmide de energia ilustra o processo de degradação de energia ao longo da cadeia alimentar. b) O vértice da pirâmide voltado para cima justifica o fluxo decrescente de energia ao longo da cadeia alimentar. c) O comprimento do retângulo indica o conteúdo energético presente em cada elo da cadeia. d) A pirâmide de energia expressa a quantidade de energia acumula, da em cada nível da cadeia alimentar. e) Quanto mais distante do produtor estiver determinado nível trófico o, maior será a quantidade de energia útil recebida. 19)Considere o texto abaixo. Em experimentos com rotos verificou-se que, quando os gaiolas de criação se tornam superpovoados, mesmo que haja alimento em abundância, o taxo de natalidade pode cair o zero: os filhotes morrem no interior do corpo do mãe. O fator que limita o crescimento das populações dos ratos em estudo é: a) o densidade populacional. b) a ausência de parasitas e predadores. c) o suprimento alimentar. d) o confinamento. e) o competição interespecífico 20) Os seres vivos realizam diversas relações entre seres da mesma espécie e de espécies diferentes. Sobre as relações harmônicas, assinale o que for correto e dê o valor total. 01. As colônias só ocorrem em organismos unicelulares. 02. Para que ocorra uma sociedade, é necessário uma divisão de tarefas entre seres da mesma espécie. 04. A protocooperação é uma relação obrigatória entre os seres que a realizam. 08. Foresia é a fixação de um vegetal sobre outro maior. 16. Mutualismo é uma relação obrigatória entre seres de espécies diferentes. Soma 21)Em relação ao potencial biótico, pode-se afirmar que corresponde ao(à): a) início da colonização de um ambiente por uma população.

6 b) número de indivíduos que entram em uma população. c) número de indivíduos que saem de uma população. d) união anatômica entre indivíduos da mesma espécie. e) capacidade de uma população aumentar o número de indivíduos em condições ideais. 22) A respeito das relações harmônicas, marque a proposição correta. a) Sociedades são sempre isomorfas. b) Colônias são sempre hetero1ípicas. c) Mutualismo é uma relação obrigatória. d) Reuniões são relações obrigatórias. e) Protocooperação é uma relação entre seres da mesma espécie. 23) Indique a(s) alternativa(s) correta(s), relativo(s) à classificação das relações ecológicas. 01. O mutualismo é um tipo de relação harmônico interespecífica. 02. O comensalismo é um tipo de relação desarmônico intra-específica. 04. O inquilinismo é um tipo de relação harmônico interespecífica. 08. As colônias são.um tipo de relação hormônico intra-específica. 16. O parasitismo é um tipo de relação harmônica 32. O predatismo é um tipo de relação desarmônica interespecífica. Soma 24)Sobre as relações desarmônicas, assinale o que for correta e dê o valor total. 01. Só ocorrem relações desarmônicas entre vegetais. 02. Um animal herbívoro é um predador de vegetais. 04. O piolho é um animal ectoparasita. 08. O canibalismo é um fator de regulação interna de uma população. 16. No parasitismo, o hospedeiro sempre morre por ação do parasita. 32. A competição só ocorre entre seres da mesma espécie. Soma 25) O mimetismo é uma adaptação que torna possível alguns animais copiarem outros através da mudança de coloração, de forma e, de uma certa maneira, de comportamento. Sobre o mimetismo e suas consequências, assinale a(s) alternativa(s) correto (s) e dê o valor total. 01. É uma relação intra-específica harmônico. 02. Só ocorre em ambientes terrestres. 04. Há favorecimento para uma espécie, e, para a outra, não existe prejuízo.

7 08. É um tipo de relação interespecífica que pode favorecer o predatismo. 16. Não favorece a defesa dos animais. Soma 26) O tipo de adaptação em que um ser vivo revelo forma e cor de maneira que consiga imitar um outro com fim de sobreviver denomina-se: a) mutualismo. b) potencial biótico. c) mimetismo. d) resistência ambiental. e) comensalismo. 27) Pode-se encontrar dificuldades em localizar um bicho pau em meio a uma ramagem de galhos secos.é que esse inseto está naturalmente protegido por: a) camuflagem. b) fuligem. c) competição intra-específica. d) competição interespeífica. e) epifitismo. 28) A respeito das relações desarmônicas interespecíficas, marque o afirmação correta. a) O mutualismo é um claro exemplo dessas relações. b) O predatismo ocorre entre seres de espécies diferentes. c) No parasitismo, o hospedeiro é sempre beneficiado. d) No canibalismo, os indivíduos mais fortes ou maiores são beneficiados. e) O esclavismo ocorre entre seres de espécies idênticas. 29) A expressão equilíbrio populacional significa que, na natureza, há: a) um dinamismo devido a constantes alterações no tamanho dos populações. b) equivalência entre os consumidores dos vários níveis ecológicos. c) igualdade entre os taxas de natalidade e de mortalidade. d) constância no número de indivíduos que constituem as populações. e) igualdade entre o número de produtores e o de consumidores primários. 30) A relação existente entre os cupins e os flagelados que ha biíam seu tubo digestivo é chama- da de: a) sociedade. b) comensalismo.

8 c) parasitismo. d) inquilinismo. e) mutualismo. 31) O Pagurus bernhardus é um crustáceo de abdome longo e mole e, por essa razão, muito perseguido pelos peixes. Para se defender, ele penetra em conchas de moluscos mortos, sobre as quais deposita as actínias (Cnidários),que produzem substâncias urticantes e, por isso, mantêm os peixes a distância, sem causar nenhum dano ao crustáceo. Por outro lado, o caranguejo se locomove e a actínia se beneficia com isto, pois, sendo um animal fixo, teria que viver sempre à espera do alimento, sem condição de procurá-lo. Essa elação denominase: a) comensalismo. b) inquilinismo. c) mutualismo. d) amensalismo. e) protocooperação. 32) A respeito das relações entre os seres vivos, pode-se afirmar corretamente que: 01. o predatísmo e o parasitismo são similiares em termos de regulação da densidade populacional. 02. a ação dos insetos que procuram o néctar das flores e; como consequência, contribuem para o polinização das plantas é um exemplo de protocooperação. 04. as bromélias e orquídeas que vivem sobre troncos de árvores, a fim de obterem luz suficiente, constituem exemplo de inquilinismo. 08. protozoários que vivem no intestino dos cupins digerindo a celulose da madeiro ingerido por esses insetos constituem um exemplo de inquilinismo. 16. a associação entre leguminosos e bactérias fixadoras de nitrogênio é um exemplo de mutualismo. Soma 33)Com relação aos diferentes tipos de interação dos seres vivos, assinale as alternativos em que os seres vivos exemplificam o interação enfocado. 01. predatismo - gavião e roedor 02. comensalismo - hiena e leão 04. mutualismo - caranguejo eremita e anêmona do mor 08. amensalismo - algas e fungos 16. parasitismo - rêmoras e tubarão Soma

9 34) Considerando-se um ambiente onde as muitas espécies presentes têm hábitos alimentares próprios para cada uma delas e variados quando comparados entre as espécies, pode-se dizer que nesse meio haverá: a) muita competição devido à pequena sobreposição dos nichos ecológicos. b) muita competição por causa da grande sobreposição dos nichos ecológicos. c) pouca competição em decorrência da pequena sobreposição dos nichos ecológicos. d) pouca competição devido à grande sobreposição dos nichos ecológicos. e) uma situação diferente das explicadas nas alternativas anteriores. 38) A alelobiose estuda as relações entre os seres vivos. Citamos abaixo dois exemplos de relações. I. Aves, como os tuins e os araçaris, são incapazes de abrir ocos em árvores, por isso fazem ninhos em ocos abertos pelos pica-paus. II. Diversas espécies de ácaros são transportados por outros organismos de maior porte. As afirmações I e II são, respectivamente: a) competição e mutualismo. b) comensalismo e inquilinismo. c) foresia e parasitismo. d) competição e foresia. e) predatismo e mutualismo. 39) As orquídeas, que produzem flores tão apreciadas, são: a) hemiparasitas. b) heteroautótrofas. c) parasitas obrigatórias. d) mesótrofas. e) epífitas. 40) A rêmora ou peixe-piolho vive frequentemente presa ao tubarão, do qual aproveita os restos de alimento. Essa relação, na qual o tubarão não é afetado, é um exemplo de: a) parasitismo. b) predatismo. c) mutualismo. d) comensalismo. e) saprofitismo. 41) Marque a alternativo que apresenta somente fatores abióticos. a) Tempestade e fotossíntese

10 b) Luminosidade e respiração c) Quíescência e estivação d) Pressão e luminosidade e) Temperatura e hibernação 42)Todos sabem que o cavalo tem transpiração abundante; que o cão toma fôlego quando cansado, pendendo a língua para fora da boca; que o porco deito no lama e depois se seca ao ar. Esses mecanismos: o) diminuem a temperatura do animal. b) destinam-se o produzir mais energia. c) melhoram a respiração do animal. d) favorecem a excreção do animal. e) N.d.a. 43) São fatores abióticos a) luz e temperatura. b) temperatura e bactérias. c) animais e plantas. d) vírus e bactérias. e) luz e plantas. 44) Assinale a alternativa que cita o animal homeotermo. a) Sapo b) Rã c) Cobra d) Ave e) Lagarto 45) A comunidade clímax constitui a etapa final de uma sucessão ecológica. Considera-se que a comunidade chegou ao clímax quando a) as teias alimentares, menos complexas, são substituídas por cadeias alimentares. b) a produção primária bruta é igual ao consumo. c) cessam a competição interespecífica e a competição intraespecífica. d) a produção primária líquida é alta. e) a biomassa vegetal iguala-se à biomassa dos consumidores

11 46) As queimadas, comuns na estação seca em diversas regiões brasileiras, podem provocar a destruição da vegetação natural. Após a ocorrência de queimadas em uma floresta, é CORRETO afirmar que: a) com o passar do tempo, ocorrerá sucessão primária. b) após o estabelecimento dos líquens, ocorrerá a instalação de novas espécies. c) a comunidade clímax será a primeira a se restabelecer. d) somente após o retorno dos animais é que as plantas voltarão a se instalar na área queimada. e) a colonização por espécies pioneiras facilitará o estabelecimento de outras espécies. 47) Vários eventos caracterizam a evolução de uma comunidade biológica durante uma sucessão ecológica. Assinale a alternativa que contém o conjunto correto desses eventos. a) Modificações no microclima de uma comunidade em sucessão causam diminuição da diversidade biológica e aumento da biomassa. b) O aumento da diversidade biológica de uma comunidade em sucessão leva ao aumento da biomassa e, à medida que as novas comunidades se sucedem, ocorrem modificações no microclima. c) O aumento da biomassa da comunidade em sucessão leva ao aumento da diversidade biológica e à estabilização do microclima. d) O aumento da diversidade biológica causa modificações no microclima de uma comunidade em sucessão, o que determina a diminuição da sua biomassa. e) A estabilização do microclima e da biomassa determina o aumento da diversidade biológica de uma comunidade em sucessão. 48) Considere as seguintes afirmações sobre sucessão ecológica. I - Quando uma comunidade atinge o estágio clímax, a teia alimentar torna-se mais complexa. II - A composição das espécies tende a permanecer constante ao longo da sucessão. III - Os diferentes organismos dos estágios serais ocasionam modificações nas condições ambientais locais. Quais estão corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas I e III. d) Apenas II e III. e) I, II e III. 49) A sucessão ecológica pode ser primária ou secundária. Sobre a sucessão primária, assinale a afirmativa correta. a) Tem início em áreas antes desabitadas, como as dunas.

12 b) Ocorre após a derrubada de florestas. c) As mudanças no ambiente são muito rápidas. d) Os organismos já encontram condições favoráveis para seu estabelecimento. e) Os organismos não modificam o ambiente. 50) O que acontece quando uma comunidade se torna estável, atingindo o estágio clímax? a) Aumenta o número de mutações que podem ocorrer nas espécies. b) Diminui a transmissão dos caracteres adquiridos entre as espécies. c) Aumentam os efeitos causados pela seleção natural nas espécies. d) Diminuem as modificações evolutivas nas diferentes espécies. e) Aumenta a variabilidade genética das espécies. 51) Assinale a alternativa que aponta corretamente os indícios de que a sucessão ecológica chegou a um estágio de "clímax": a) Cessam completamente as mudanças na biomassa. A riqueza de espécies atinge um patamar e permanece constante por centenas de milhares de anos. b) As proporções da abundância total representadas por cada espécie assumem um valor fixo e cessam as mudanças em tempo geológico. c) As mudanças em todas as propriedades básicas do ecossistema cessam completamente. d) Passa a ser impossível detectar mudanças, por exemplo, na composição de espécies, após poucos anos. e) As únicas mudanças que continuam são a especiação e a evolução. 52) NAVIO É PREPARADO PARA VIRAR RECIFE ARTIFICIAL O projeto prevê que, com o tempo, a fauna marinha se prolifere em torno do casco. ("O Globo", 07/10/2003) Os organismos marinhos são classificados em três comunidades, de acordo com o tipo de relação que mantém com o habitat que ocupam, sendo chamados de organismos planctônicos, bentônicos e nectônicos. O papel desempenhado por uma dessas comunidades marinhas na ocupação do casco do navio está adequadamente descrita em: a) o bentos inicia a sucessão ecológica b) o nécton cobre a estrutura externa c) o plâncton oxida a estrutura metálica d) o nécton fixa-se em microhabitats internos 53) (UFPR/2003) Um dos principais temas discutidos em conferências e seminários mundiais sobre Meio Ambiente é a destruição da biodiversidade do nosso planeta. Sobre este tema, é INCORRETO afirmar:

13 a) Ao longo do processo de sucessão ecológica, observa-se uma diminuição progressiva na diversidade de espécies e na biomassa total. b) O desmatamento das florestas tropicais causa não somente a destruição desse ecossistema, também causa grande perda da biodiversidade do planeta. c) A criação de áreas protegidas como parques e reservas é uma das medidas a serem tomadas para salvaguardar a biodiversidade. d) Além da riqueza de espécies ser fonte potencial de produtos que podem ajudar a espécie humana, a diversidade é importante também para garantir a estabilidade do planeta. e) Projetos de reflorestamento com poucas espécies de árvores são inúteis para a recomposição do equilíbrio original do meio ambiente. 54) No início de um processo de sucessão em uma rocha nua, é fundamental o papel de organismos que produzem ácidos e que, gradualmente, abrem fendas nas superfícies das rochas. Por acúmulo de poeiras carregadas pelos ventos, forma-se, então, solo simples, que favorecerá a colonização por outros seres vivos. Os organismos que favorecem a abertura das fendas são: a) algas verdes. b) capins. c) líquens. d) musgos. e) samambaias 55) Considere os processos abaixo. I. Respiração II. Decomposição III. Fotossíntese IV. Combustão Enriquecem a atmosfera com dióxido de carbono apenas: a) I e II. b) I, II e III. c) I, II e IV. d) I, III e IV. e) II, III e IV. 56) Na natureza, há um constante ciclo de elementos e compostos químicos que passam dos seres vivos ao ambiente e deste aos seres vivos. Com relação ao cálcio e o seu ciclo, é correto afirmar que: 01. nos seres vivos, o cálcio se apresenta, principalmente, na forma de carbonatos e fosfatos. 02. com a morte dos animais que possuem esse elemento em sua constituição, e com a decomposição das estruturas dos mesmos, os sais de cálcio se dissolvem na água e no solo. 04. os sais de cálcio são encontrados na organização do corpo de esponjas e corais. 08. o cálcio integra as conchas de moluscos e os esqueletos de vertebrados.

14 16. ele é um elemento químico importante na constituição das moléculas orgânicas, como as proteínas e os lipídeos. Soma 57) A questão da utilização da soja transgênica no Brasil constitui um debate polêmico. Dentre os argumentos contrários à sua utilização, destaca-se a possibilidade de se utilizar na sua cultura maiores quantidades de herbicidas, o que poderia ser danoso ao meio ambiente e às bactérias que vivem em nódulos de suas raízes. A importância destas bactérias nesta cultura é grande pois elas: a) utilizam o nitrogênio do ar para a síntese de aminoácidos. b) transformam o nitrogênio do ar em nitratos. c) são capazes de converter o nitrogênio do ar em proteínas e amido. d) são importantes na fixação do enxofre. e) assimilam o fósforo do solo tornando-o disponível para planta. 58) Considerando os biociclos, assinale a(s) afirmação(ões) verdadeira(s). 01. O maior de todos é o talassociclo. 02. O fitoplâncton no limnociclo está representado pelos microcrustáceos. 04. A zona límnica representa as águas de alto mar. 08. Os seres bentônicos vivem no meio da massa líquida nadando livremente. 16. A fotossíntese no limnociclo é realizada pelo zooplâncton. Soma 59) No zona eufótica dos oceanos e dos lagos: a) há penetração de luz e grande quantidade de fitoplâncton. b) há peneiração de luz apenas em sua parte superior, e nas lagoas essa região não apresenta fitoplâncton. c) o zooplâncton é o principal responsável pelo fotossíntese, pois aproveita melhor o intensidade de luz elevada que existe nessa região. d) diferem entre si, pois nos logos não há plâncton, organismos característicos dos oceanos. e) há abundância de animais nectônicos e escassez de animais planctônicos. 60) Entre os biomas abaixo, assinale qual deles é encontrado em abundância no região Sul. a) tundra b) floresta temperado c) taiga d) campos e) desertos

15 61) As plantas mais abundantes são árvores. Altas, só se ramificam perto do topo, de modo que a fronde é elevada e densa. As folhas das árvores são igualmente amplas, espessas e de cor verde-escura com superfícies ventrais brilhantes. As raízes são superficiais e os troncos costumam ser encorpados perto da base, de modo que forneçam fixação ampla e firme. Há numerosas trepadeiras lenhosas, cipós dependurados das árvores como cabos e epífitas. O texto acima descreve o seguinte bioma: a) savana tropical. b) floresta tropical. c) cerrado. d) caatinga. e) tundra. 62) Entre os diversos formações vegetais brasileiros, o que apresento o mais alta frequência de gimnosperma é conhecida como: a) mala pluvial de coníferas. b) campos cerrados. c) floresta pereniforme de encosta. d) mata de araucárias. e) mota amazônico. 63) Região brasileiro de campos alagados que se estende ao Paraguai e à Bolívia: quando os cheios terminam apresentam campos férteis. A região descrito é: a) mata atlântica. b) hiléia amazônica. c) campos de cerrado. d) mato de araucária. e)pantanal. 64) A alternativa verdadeira que apresenta vegetação não-típico do Brasil é: a) floresta tropical. b) tundra. c) campos. d) litorâneo. e) cerrados. 65) Nessa região encontramos a vegetação decídua como, por exemplo, o castanheira e o nogueira. Estamos falando do: a) tundra. b) floresta temperada.

16 c) floresta tropical. d) taiga. e) mata de coníferas. 66) O Brasil possui uma enorme extensão territorial, com grandes variações climáticos, e uma amplo diversidade de tipos de solo. Em função dessas características, há um a evidente diversidade de biomas, definidos sobretudo pelo tipo de cobertura vegetal. Com relação à distribuição dessa cobertura vegetal no Brasil, assinale a(s} proposição{ões} correta(s). 01. A Floresta Amazônica tem uma grande extensão e se espalha pela regiões Norte, Centro-Oeste e parte da região Sudeste. 02. Tanto o pampa como a Mata de Araucárias são formações vegetais exclusivas da região Sul. 04. Originalmente, a Mata Atlântica era uma formação vegetal que se estendia, pela região costeira, do Rio Grande do Norte até o Sul do Brasil. 08. A zona de Cocais se distribui, principalmente, na costa nordestina. 16. Os manguezais preenchem uma faixa larga e descontínua, paralela ao litoral do país. 32. Enquanto o cerrado se espalha, principalmente, pela região central do país, a distribuição do pantanal se restringe à região Centro-Oeste brasileira. 64. A caatinga é uma formação exclusiva do Brasil central. Soma 67) Sobre as principais regiões fitogeográficas do Brasil, é correto afirmar: 01. São muito características no sul do Brasil a vegetação do tipo Tundra e a do tipo Taiga. A primeira é vegetação herbácea, com abundância de líquens e musgos; a segunda caracterizase como uma formação florestal com predomínio de coníferas. 2. As duas principais áreas florestadas do país são de nominadas Floresta Amazônica e Floresta Atlântica. Ambas apresentam alta diversidade, tanto de espécies vegetais quanto animais. 04. A Floresta com Araucária é uma formação artificial, já que o seu principal elemento, a Araucaria angustifolia, é uma espécie introduzida pelo homem. 08. Os Campos Cerrados e os Pampas são formações vegetais onde há predomínio de plantas lenhosas, com caules tortuosos, de cascas espessas. 16. O Manguezal é vegetação que se desenvolve em regiões onde os rios encontram-se com o mar. Caracteriza-se pelas plantas adaptadas a uma condição de excesso de água. 32. A Caatinga é um tipo de vegetação que ocorre em regiões onde as chuvas são irregulares e as secas prolongadas. Caracteriza-se pela presença de cactáceas e de árvores e arbustos que perdem as folhas durante os períodos de seca. Soma 68) Em relação à distribuição da vegetação no Estado de Santa Catarina, é correto afirmar:

17 01. Os campos concentram-se principalmente na região do planalto. 02.A mata Atlântica está presente nas planícies e serras da costa catarinense, com ambientes marcados intensamente pela influência oceânica. 04. Na microrregião de Chapecó encontramos a maior concentração de restingas. 08. Nas regiões litorâneas, onde ocorre o contato entre os ambientes salinos e lodosos, encontramos os manguezais. 16. A mata Atlântica, predominante no Meio-Oeste está desaparecendo diante da expansão da fronteira agrícola e da exploração madeireira. 32. Apesar de possuir hoje a maior área de floresta nativa da região Sul, Santa Catarina está com seu patrimônio vegetal natural em adiantado estado de extermínio. 69) Entre os componentes do ar atmosférico, podemos citar o dióxido de carbono, cuja concentração é naturalmente baixo (0,03%), e o gás oxigênio, de concentração abundante (0,21%). A manutenção dos níveis desses gases é feita através da relação ser vivo-ambiente: a composição atmosférica permanece estável devido, basicamente, à interação entre os fenômenos biológicos: a) respiração - alimentação. b) alimentação - excreção. c) transpiração - excreção. d) respiração - fotossíntese. alimentação fotossíntese 70) A camada de ozônio atua como protetor dos perigosos raios ultravioleta do Sol. Um buraco nessa camada sobre o Antártida ameaço o vida no planeta. Paro a saúde humana, um o dos consequências da exposição direta à radiação ultravioleta é o aumento do número de casos de: a) infarto. b) carcinoma. c) cirrose. d) aneurisma cerebral. e) desidratação. 71) Sobre a poluição, seus efeitos e suas relações, a alternativa falsa é: a) Alterações dos ecossistemas podem levar a graves desequilíbrios no ambiente. b) Na inversão térmica os níveis de poluição se tornam altíssimos. c) A matéria orgânico, lançada em grande quantidade nas águas, permite a proliferação exagerada de microorganismos que promovem a diminuição dos níveis de oxigênio dissolvido. d) As condições climáticas de uma região não interferem nos níveis de poluição. e) Os principais poluentes do ar atmosférico são: monóxido de carbono, óxidos de enxofre, hidrocarbonetos e a matéria particulado em suspensão.

18 72) O derramamento de petróleo na Baia de Guanabara foi um dos desastres ecológicos mais devastadores do litoral brasileiro. Sobre esse tipo de acidente ecológico, é incorreto afirmar: a) Apenas seres fotossintetizantes aquáticos são afetados pela mancha de óleo flutuante. b) Aves que caçam peixes ficam com suas penas impregnadas de óleo e podem morrer em decorrência disso. c) A camada de óleo impede a penetração dos raios solares no água, dificultando a fotossíntese. d) Por causo das marés e correntezas, o poluição pode ir além dos limites onde ocorreu o derramamento. e) Animais terrestres que vivem dos organismos aquáticos também são afetados e intoxicados pelo óleo. 73) O desastre ecológico, em março de 2003, provocado pelo indústria Cataguazes de Papel, nos rios Pombas e Paraíba do Sul, vem sendo considerado o maior no Brasil. A poluição hídrica é uma preocupante realidade em diferentes pontos do planeta. Sobre essa forma de poluição, é incorreto afirmar que: a) nas regiões brasileiras de grande concentração populacional e industrial, além de toda a poluição, a demanda por água é cada vez maior, foto que tem levado a frequentes racionamentos desse recurso tão fundamental. b) o Brasil dispõe de um avançado arcabouço jurídico-legal e de uma sociedade que começa a se conscientizar sobre a questão ambiental, faltando, porém, medidas urgentes para a implementação da legislação. c) a água é um recurso indispensável à vida e à grande maioria das atividades econômicas, razão pela qual é pertinente a preocupação com o uso racional, o controle e a proteção aos recursos hídricos. d) o chamado Velho Mundo - Europa, África e Ásia - é a único região em que a oferta de. água é maior do que as necessidades de sua população e onde ainda não há comprometimento de qualidade desse recurso renovável. e) Água para as pessoas, água para a vida foi um relatório preparado para nortear as discussões do 3º Fórum Mundial da Água, acontecido em Kioto, no Japão, em março de 2003, que mostrou a inércia dos governantes e o despreparo para o enfrentamento dessa questão. 74) Nos últimos dois anos, a inverno na região Sul do Brasil foi excepcionalmente chuvoso, provocando grandes inundações no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Precipitações pluviométricas muito intensas, concentradas em poucas semanas, provocaram o transbordamento de vários rios e causaram grandes prejuízos econômicos e sociais. Um dos fatores que está associado a essas inundações é o desmatamento. Pode-se afirmar corretamente que: 01. a água das chuvas; quando cai numa reg1ao florestada, é em parte absorvida pelo tapete de detritos vegetais e em parte se infiltra no solo e no subsolo. 02. ao infiltrar-se no solo, a água da chuva é, em grande parte, absorvida pelas plantas, que posteriormente a devolvem à atmosfera sob forma de evapotranspiração pelas folhas. 04. numa área desmatada, as chuvas provocam a erosão e o empobrecimento do solo e a infiltração acelerada das águas no subsolo.

19 08. a presença de bosques, nas cabeceiras dos rios e de matas ribeirinhas ao longo dos vales, atenua os efeitos do transbordamento dos cursos fluviais. Soma 75) O comportamento humano, com relação ao ambiente que o cerca, em geral é moldado por influências sociológicas, econômicas, políticas e culturais, que nem sempre são favoráveis à manutenção dos ecossistemas naturais. O fenômeno da poluição é de ampla ocorrência na sociedade moderna. A respeito da poluição, podemos considerar correta(s) a(s) seguinte (s) afirmativa(s}: 01. A poluição é uma alteração indesejável nas características físicas, químicas ou biológicas do ar, solo e água, que acarretará prejuízos à vida humana ou às demais espécies. 02. Poluentes biodegradáveis, como os esgotos domésticos, podem ser tratados por sistemas sanitários, cuidadosos, tais como usinas de tratamento. 04. Os poluentes não biodegradáveis incluem melais como o mercúrio, latas de aço e alumínio e produtos químicos orgânicos "como o DDT. 08. Substâncias radioativas, tais como o estrôncio 90 e o césio 137, subprodutos das reações de fissão nuclear, são especialmente prejudiciais porque se acumulam em organismos vivos sucessivos ao longo das cadeias alimentares. Soma 76) Um dos perigos da utilização de inseticidas clorados é que eles são muito estáveis e permanecem longo tempo nos ecossistemas. Em vista disto, dada a cadeia alimentar: capim - inseto - pássaro - cobra - gavião, é de se-esperar que a maior concentração de DDT por quilo de organismos seja encontrada em: a) cobra. b) gavião. e) pássaro. d) inseto. e) capim

Ecologia Conceitos Básicos e Relações Ecológicas

Ecologia Conceitos Básicos e Relações Ecológicas Ecologia Conceitos Básicos e Relações Ecológicas MOUZER COSTA O que é Ecologia? É a parte da Biologia que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente. Conceitos Básicos Espécie População

Leia mais

Biologia LIVRO 3 Unidade 3 Avaliação capítulos 12, 13, 14, 15 e 16 Ecologia

Biologia LIVRO 3 Unidade 3 Avaliação capítulos 12, 13, 14, 15 e 16 Ecologia 1. Durante uma aula de campo, a professora informou que naquela área existiam diversas espécies de formigas, seres que estabelecem uma relação intraespecífica harmônica conhecida como sociedade. Informou

Leia mais

5ª SÉRIE/6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL UM MUNDO MELHOR PARA TODOS

5ª SÉRIE/6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL UM MUNDO MELHOR PARA TODOS 5ª SÉRIE/6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL UM MUNDO MELHOR PARA TODOS Auno(a) N 0 6º Ano Turma: Data: / / 2013 Disciplina: Ciências UNIDADE I Professora Martha Pitanga ATIVIDADE 01 CIÊNCIAS REVISÃO GERAL De

Leia mais

Ecologia: interações ecológicas

Ecologia: interações ecológicas FACULDADES OSWALDO CRUZ Curso: Engenharia Ambiental Disciplina: Microbiologia Aplicada Prof a MsC. Vanessa Garcia Aula 12 (2º semestre): Ecologia: interações ecológicas Objetivos: analisar os principais

Leia mais

Conceitos Ecológicos. Prof. Dr. Mauro Parolin

Conceitos Ecológicos. Prof. Dr. Mauro Parolin Conceitos Ecológicos Prof. Dr. Mauro Parolin Hábitat [1] ou habitat (do latim, ele habita) é um conceito usado em ecologia que inclui o espaço físico e os fatores abióticos que condicionam um ecossistema

Leia mais

Ecologia. 1) Níveis de organização da vida

Ecologia. 1) Níveis de organização da vida Introdução A ciência que estuda como os seres vivos se relacionam entre si e com o ambiente em que vivem e quais as conseqüências dessas relações é a Ecologia (oikos = casa e, por extensão, ambiente; logos

Leia mais

1. O conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que vive numa mesma área geográfica constitui:

1. O conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que vive numa mesma área geográfica constitui: COLÉGIO JOÃO PAULO I ENSINO MÉDIO 2009 ECOLOGIA PROF. XANDI 1. O conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que vive numa mesma área geográfica constitui: a) população b) comunidade c) ecossistema d)

Leia mais

Introdução à Ecologia Prof. Fernando Belan

Introdução à Ecologia Prof. Fernando Belan Introdução à Ecologia Prof. Fernando Belan Ecologia (oikos = casa; logos = ciência) Estuda as relações entre os seres vivos, e o ambiente em que vivem; Multidisciplinar A Ecologia é complexa, e envolve:

Leia mais

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 20 ECOLOGIA

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 20 ECOLOGIA BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 20 ECOLOGIA Como pode cair no enem (ENEM) Várias estratégias estão sendo consideradas para a recuperação da diversidade biológica de um ambiente degradado, dentre elas, a criação

Leia mais

BIOLOGIA ECOLOGIA - CONCEITOS ECOLÓGICOS

BIOLOGIA ECOLOGIA - CONCEITOS ECOLÓGICOS BIOLOGIA Prof. Fred ECOLOGIA - CONCEITOS ECOLÓGICOS Ecologia: definição e importância Ecologia é o estudo das relações entre os seres vivos e entre estes e o ambiente em que vivem. Envolve aspectos do

Leia mais

ECOLOGIA GERAL FLUXO DE ENERGIA E MATÉRIA ATRAVÉS DE ECOSSISTEMAS

ECOLOGIA GERAL FLUXO DE ENERGIA E MATÉRIA ATRAVÉS DE ECOSSISTEMAS ECOLOGIA GERAL Aula 05 Aula de hoje: FLUXO DE ENERGIA E MATÉRIA ATRAVÉS DE ECOSSISTEMAS Sabemos que todos os organismos necessitam de energia para se manterem vivos, crescerem, se reproduzirem e, no caso

Leia mais

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS CICLOS BIOGEOQUÍMICOS O fluxo de energia em um ecossistema é unidirecional e necessita de uma constante renovação de energia, que é garantida pelo Sol. Com a matéria inorgânica que participa dos ecossistemas

Leia mais

ATIVIDADE INTERAÇÕES DA VIDA. CAPÍTULOS 1, 2, 3 e 4

ATIVIDADE INTERAÇÕES DA VIDA. CAPÍTULOS 1, 2, 3 e 4 ATIVIDADE INTERAÇÕES DA VIDA CAPÍTULOS 1, 2, 3 e 4 Questão 1) Abaixo representa uma experiência com crisântemo, em que a planta foi iluminada, conforme mostra o esquema. Com base no esquema e seus conhecimentos,

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO 1ª VP4 de Ciências 6ª SÉRIE 1ª ETAPA. Professora: Alexsandra Ribeiro

EXERCÍCIOS DE REVISÃO 1ª VP4 de Ciências 6ª SÉRIE 1ª ETAPA. Professora: Alexsandra Ribeiro CONTEÚDO: CAP. 1, 2 e 3 EXERCÍCIOS DE REVISÃO 1ª VP4 de Ciências 6ª SÉRIE 1ª ETAPA Professora: Alexsandra Ribeiro 1. O esquema abaixo nos mostra como a vida está organizada no planeta. A complexidade da

Leia mais

Classificação dos processos sucessionais

Classificação dos processos sucessionais SUCESSÃO ECOLÓGICA A SUCESSÃO ECOLÓGICA PODE SER DEFINIDA COMO UM GRADUAL PROCESSO NO QUAL AS COMUNIDADE VÃO SE ALTERANDO ATÉ SE ESTABELECER UM EQUILÍBRIO. AS FASES DISTINTAS DA SUCESSÃO ECOLÓGICA SÃO:

Leia mais

3. Ler atentamente as 3 afirmativas relativas às relações entre os seres vivos,

3. Ler atentamente as 3 afirmativas relativas às relações entre os seres vivos, ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO BIOLOGIA 1º ANO / 3ª etapa Professor: Warley Ferreira 1. Uma população de parasitas e seus hospedeiros estão em interação. Eliminando-se os parasitas, espera-se que a população

Leia mais

Cap. 26 De norte a sul, de leste a oeste: os biomas brasileiros. Sistema de Ensino CNEC Equipe de Biologia. Bioma

Cap. 26 De norte a sul, de leste a oeste: os biomas brasileiros. Sistema de Ensino CNEC Equipe de Biologia. Bioma Cap. 26 De norte a sul, de leste a oeste: os biomas brasileiros Sistema de Ensino CNEC Equipe de Biologia Bioma Conjunto de vida, vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação, condições

Leia mais

Ciências Naturais 6º ano Lígia Palácio

Ciências Naturais 6º ano Lígia Palácio Relações Ecológicas Tema: Ecologia Ciências Naturais 6º ano Lígia Palácio 1) Introdução A interação dos diversos organismos que constituem uma comunidade biológica são genericamente denominadas relações

Leia mais

Matéria e Energia no Ecossistema

Matéria e Energia no Ecossistema Matéria e Energia no Ecossistema Qualquer unidade que inclua a totalidade dos organismos (comunidade) de uma área determinada, interagindo com o ambiente físico, formando uma corrente de energia que conduza

Leia mais

BIOVESTIBA.NET BIOLOGIA VIRTUAL Profº Fernando Teixeira UFRGS. ECOLOGIA Conceitos e Sucessão Ecológica

BIOVESTIBA.NET BIOLOGIA VIRTUAL Profº Fernando Teixeira UFRGS. ECOLOGIA Conceitos e Sucessão Ecológica UFRGS ECOLOGIA Conceitos e Sucessão Ecológica 1. (Ufrgs 2014) Considere as seguintes afirmações sobre conceitos utilizados em ecologia. I. Nicho ecológico é a posição biológica ou funcional que um ecossistema

Leia mais

Nosso Território: Ecossistemas

Nosso Território: Ecossistemas Nosso Território: Ecossistemas - O Brasil no Mundo - Divisão Territorial - Relevo e Clima - Fauna e Flora - Ecossistemas - Recursos Minerais Um ecossistema é um conjunto de regiões com características

Leia mais

Pirâmides de números

Pirâmides de números Fluxo de energia Pirâmides de números COBRA (1) RATO (15) MILHO (100) PROTOZOÁRIOS CUPIM (100) (1) ÁRVORE (1000) ARANHAS (100) MOSCAS (300) (1) BANANA NAO HA PADRAO UNICO!!! - Massa de matéria orgânica

Leia mais

DIVERSIDADE DE CLIMAS = DIVERSIDADE DE VEGETAÇÕES

DIVERSIDADE DE CLIMAS = DIVERSIDADE DE VEGETAÇÕES FORMAÇÕES VEGETAIS - Os elementos da natureza mantém estreita relação entre si. - A essa relação, entendida como a combinação e coexistência de seres vivos (bióticos) e não vivos (abióticos) dá-se o nome

Leia mais

AS FORMAÇÕES VEGETAIS DO GLOBO E DO BRASIL

AS FORMAÇÕES VEGETAIS DO GLOBO E DO BRASIL AS FORMAÇÕES VEGETAIS DO GLOBO E DO BRASIL AS FORMAÇÕES VEGETAIS DO GLOBO Formações vegetais do globo AS FORMAÇÕES VEGETAIS DO GLOBO As Grandes Formações Vegetais da Superfície da Terra Tundra Vegetação

Leia mais

Biologia Fascículo 10 André Eterovic

Biologia Fascículo 10 André Eterovic Biologia Fascículo 10 André Eterovic Índice Ecologia Conceitos Ecológicos...1 Cadeias Alimentares...2 Relações Simbióticas...4 Exercícios...6 Gabarito...8 Ecologia Conceitos Ecológicos Ecologia: definição

Leia mais

A Ecologia e sua Importância. Componentes Estruturais. Estudo das Relações dos Seres Vivos entre si e com o meio onde vivem

A Ecologia e sua Importância. Componentes Estruturais. Estudo das Relações dos Seres Vivos entre si e com o meio onde vivem Link para acessar o conteúdo, calendário, notas, etc. www.e-conhecimento.com.br Ensino Médio Primeiros Anos Ecologia oikos casa ; logos - estudo A Ecologia e sua Importância Estudo das Relações dos Seres

Leia mais

Matéria: Biologia Assunto: Relações Ecológicas Prof. Enrico Blota

Matéria: Biologia Assunto: Relações Ecológicas Prof. Enrico Blota Matéria: Biologia Assunto: Relações Ecológicas Prof. Enrico Blota Biologia Ecologia Relações ecológicas Representam as interações entre os seres vivos em um determinado ecossistema. Podem ser divididas

Leia mais

Maxillaria silvana Campacci

Maxillaria silvana Campacci Ecologia Aula 1 Habitat É o lugar que reúne as melhores condições de vida para uma espécie. Temperatura, quantidade de água, intensidade da luz solar e tipo de solo determinam se o habitat é adequado ao

Leia mais

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO Estrada da Água Branca, 2551 Realengo RJ Tel: (21) 3462-7520 www.colegiomr.com.br PROFESSOR ALUNO ANA CAROLINA DISCIPLINA GEOGRAFIA A TURMA SIMULADO: P3 501 Questão

Leia mais

Específicas. I. Harmônicas. II. Desarmônicas. I. Harmônicas 1) SOCIEDADE. Estas relações podem ser

Específicas. I. Harmônicas. II. Desarmônicas. I. Harmônicas 1) SOCIEDADE. Estas relações podem ser Relações Ecológicas Os seres vivos mantém constantes relações entre si, exercendo influências recíprocas em suas populações. INTRA ou INTERESPECÍFICAS Estas relações podem ser HARMÔNICAS OU DESARMÔNICAS

Leia mais

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 CAP. 02 O território brasileiro e suas regiões.( 7º ano) *Brasil é dividido em 26 estados e um Distrito Federal (DF), organizados em regiões. * As divisões

Leia mais

CAPÍTULO 02 A TEIA ALIMENTAR

CAPÍTULO 02 A TEIA ALIMENTAR CAPÍTULO 02 A TEIA ALIMENTAR Cadeia alimentar: é uma seqüência de seres vivos relacionando-se dentro de um ecossistema, onde um ser serve de alimento para outro ser. Exemplo: Capim capivara onça bactéria

Leia mais

Climas e Formações Vegetais no Mundo. Capítulo 8

Climas e Formações Vegetais no Mundo. Capítulo 8 Climas e Formações Vegetais no Mundo Capítulo 8 Formações Vegetais Desenvolvem-se de acordo com o tipo de clima, relevo, e solo do local onde se situam.de todos estes, o clima é o que mais se destaca.

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 1G

CADERNO DE EXERCÍCIOS 1G CADERNO DE EXERCÍCIOS 1G Ensino Fundamental Ciências da Natureza Questão Conteúdo Habilidade da Matriz da EJA/FB 1 Movimentos dos continentes H7 2 Origem dos seres vivos na Terra H17 3 Relações ecológicas

Leia mais

PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2015/2016 Docentes: João Mendes, Madalena Serra e Vanda Messenário

PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2015/2016 Docentes: João Mendes, Madalena Serra e Vanda Messenário PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2015/2016 Docentes: João Mendes, Madalena Serra e Vanda Messenário 1 Metras Curriculares Estratégias Tempo Avaliação TERRA UM PLANETA COM VIDA Sistema Terra: da

Leia mais

E C O L O G I A. Incluindo todos os organismos e todos os processos funcionais que a tornam habitável

E C O L O G I A. Incluindo todos os organismos e todos os processos funcionais que a tornam habitável E C O L O G I A Deriva do grego oikos, com sentido de casa e logos com sentido de estudo Portanto, trata-se do estudo do ambiente da casa Incluindo todos os organismos e todos os processos funcionais que

Leia mais

Níveis de Organização

Níveis de Organização Níveis de Organização Indivíduo Átomos Moléculas Células Tecidos Órgãos Sistemas capazes de se cruzarem entre si, originando indivíduos férteis. Ex: Cachorro População: grupo de indivíduos da mesma espécie

Leia mais

B I O G E O G R A F I A

B I O G E O G R A F I A B I O G E O G R A F I A A Distribuição Geográfica das Espécies 2011 Aula 1 Objetivos Discutir os principais conceitos de biogeografia e conhecer seus campos de estudos. Compreender a influência de fatores

Leia mais

Prof. MSc. Leandro Felício

Prof. MSc. Leandro Felício Prof. MSc. Leandro Felício Ecossistema: Sistema integrado e auto funcionante que consiste em interações dos elementos bióticos e abióticos e cujas dimensões podem variar consideravelmente. Bioma: Conjunto

Leia mais

A diversidade de vida no planeta. Que animais selvagens você conhece? Em que ambiente natural e continente você acha que eles tem origem?

A diversidade de vida no planeta. Que animais selvagens você conhece? Em que ambiente natural e continente você acha que eles tem origem? A diversidade de vida no planeta Que animais selvagens você conhece? Em que ambiente natural e continente você acha que eles tem origem? Domínios naturais terrestres São extensas áreas geográficas com

Leia mais

FLUXO DE ENERGIA E CICLOS DE MATÉRIA

FLUXO DE ENERGIA E CICLOS DE MATÉRIA FLUXO DE ENERGIA E CICLOS DE MATÉRIA Todos os organismos necessitam de energia para realizar as suas funções vitais. A energia necessária para a vida na Terra provém praticamente toda do sol. Contudo,

Leia mais

Ecologia: definição. OIKOS Casa LOGOS Estudo. Ciência que estuda as relações entre os seres vivos e desses com o ambiente.

Ecologia: definição. OIKOS Casa LOGOS Estudo. Ciência que estuda as relações entre os seres vivos e desses com o ambiente. Profª Kamylla Ecologia: definição OIKOS Casa LOGOS Estudo Ciência que estuda as relações entre os seres vivos e desses com o ambiente. Componentes do Ecossistema Substâncias Abióticas; Componentes Bióticos:

Leia mais

FRENTE 01 - MODULO 11 ESTUDO DA POPULAÇÕES

FRENTE 01 - MODULO 11 ESTUDO DA POPULAÇÕES FRENTE 01 - MODULO 11 ESTUDO DA POPULAÇÕES FLUTUAÇÕES E OSCILAÇÕES FLUTUAÇÕES SÃO VARIAÇÕES GRANDES NO TAMANHO DA POPULAÇÃO. OSCILAÇÕES SÃO PEQUENAS VARIAÇÕES DO TAMANHO DE UMA POPULAÇÃO FATORES DEPENDENTES

Leia mais

Aula 14 Distribuição dos Ecossistemas Brasileiros Floresta Amazônica Mais exuberante região Norte e parte do Centro Oeste; Solo pobre em nutrientes; Cobertura densa ameniza o impacto da água da chuva;

Leia mais

A interdependência entre os elementos na BIOSFERA.

A interdependência entre os elementos na BIOSFERA. A interdependência entre os elementos na BIOSFERA. A biosfera contém inúmeros ecossistemas (conjunto formado pelos animais e vegetais em harmonia com os outros elementos naturais). Biomas: conjuntos dinâmicos

Leia mais

Unidade 8. Ciclos Biogeoquímicos e Interferências Humanas

Unidade 8. Ciclos Biogeoquímicos e Interferências Humanas Unidade 8 Ciclos Biogeoquímicos e Interferências Humanas Ciclos Biogeoquímicos Os elementos químicos constituem todas as substâncias encontradas em nosso planeta. Existem mais de 100 elementos químicos,

Leia mais

Fitogeografia do Brasil.

Fitogeografia do Brasil. Fitogeografia do Brasil. Profº Me. Fernando Belan Alexander Fleming Introdução Devido as grandes dimensões territoriais, estabelecemse muitas formações vegetais características de alguma região do Brasil.

Leia mais

ECOLOGIA SERES VIVOS AMBIENTE. estuda as relações entre

ECOLOGIA SERES VIVOS AMBIENTE. estuda as relações entre ECOLOGIA SERES VIVOS estuda as relações entre AMBIENTE Níveis de Organização Molécula Célula Tecido Órgão Sistema Espécie População Comunidade Ecossistema Biosfera Níveis de Organização Espécie Grupo de

Leia mais

B I O G E O G R A F I A

B I O G E O G R A F I A B I O G E O G R A F I A BIOMAS BRASILEIROS 2011 Aula VII BRASIL E VARIABILIDADE FITOGEOGRÁFICA O Brasil possui um território de dimensões continentais com uma área de 8.547.403 quilômetros quadrados. 4.320

Leia mais

Relações ecológicas. Professora: Reisila Migliorini Mendes - Biologia 1ª série - Ensino Médio

Relações ecológicas. Professora: Reisila Migliorini Mendes - Biologia 1ª série - Ensino Médio Relações ecológicas Professora: Reisila Migliorini Mendes - Biologia 1ª série - Ensino Médio Classificação Intraespecífica: entre indivíduos da mesma espécie. Interespecífica: entre indivíduos de espécies

Leia mais

Cerrado e caatinga. Compare estas duas fotos:

Cerrado e caatinga. Compare estas duas fotos: A UU L AL A Cerrado e caatinga Compare estas duas fotos: cerrado caatinga Observando as duas figuras, a característica que mais nos chama a atenção é que os dois ambientes parecem muito secos. Nesta aula,

Leia mais

23/8/2011 CADEIAS ALIMENTARES CADEIA ALIMENTAR OU CADEIA TRÓFICA PRODUTORES. Ecossitemas e Saúde Ambiental ::Profª MSC. Dulce Amélia Santos 1

23/8/2011 CADEIAS ALIMENTARES CADEIA ALIMENTAR OU CADEIA TRÓFICA PRODUTORES. Ecossitemas e Saúde Ambiental ::Profª MSC. Dulce Amélia Santos 1 CADIAS ALIMNTARS ngenharia Civil Disciplina cossistemas e Saúde Ambiental Aula - Cadeias Alimentares - Fluxo De nergia Profª Msc.. Dulce Amélia Santos As espécies que vivem em um mesmo ambiente estão ligadas

Leia mais

Ciclos Biogeoquímicos

Ciclos Biogeoquímicos Os organismos retiram constantemente da natureza os elementos químicos de que necessitam, mas esses elementos sempre retornam ao ambiente. O processo contínuo de retirada e de devolução de elementos químicos

Leia mais

Ecologia Geral (ECG33AM) Curso de Graduação em Engenharia Ambiental UTFPR Francisco Beltrão

Ecologia Geral (ECG33AM) Curso de Graduação em Engenharia Ambiental UTFPR Francisco Beltrão Ecologia Geral (ECG33AM) Curso de Graduação em Engenharia Ambiental UTFPR Francisco Beltrão Antes de continuarmos... ainda algumas orientações! Orientações gerais (muito importantes) 1) O prazo máximo

Leia mais

RELAÇÕES HARMÔNICAS (interações positivas) COLÔNIAS INTRA - ESPECÍFICAS SOCIEDADES

RELAÇÕES HARMÔNICAS (interações positivas) COLÔNIAS INTRA - ESPECÍFICAS SOCIEDADES RELAÇÕES HARMÔNICAS (interações positivas) COLÔNIAS INTRA - ESPECÍFICAS SOCIEDADES SOCIEDADES Diferem das colônias basicamente pela independência física exibida por seus integrantes. Também caracterizam-se

Leia mais

FERNANDA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO

FERNANDA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO Aluno (a): Disciplina GEOGRAFIA Curso Professor ENSINO MÉDIO FERNANDA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO Série 1ª SÉRIE Número: 1 - Conteúdo: Domínios morfoclimáticos - estudar as interrelações

Leia mais

Unidade I Geografia física mundial e do Brasil.

Unidade I Geografia física mundial e do Brasil. Unidade I Geografia física mundial e do Brasil. 2 2.2 Conteúdo: Os Grandes Biomas no Brasil. 3 2.2 Habilidade: Comparar as formações vegetais existentes no Brasil e seus diferentes biomas. 4 Biomas da

Leia mais

Aula 11 Cadeia alimentar

Aula 11 Cadeia alimentar Aula 11 Cadeia alimentar A biosfera, parte do planeta onde vivem os seres vivos, é formado por ecossistemas. O ecossistema é constituído por comunidade (parte biótica) e os fatores físicos e químicos do

Leia mais

TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRNTE 8 A - aula 25. Profº André Tomasini

TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRNTE 8 A - aula 25. Profº André Tomasini TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRNTE 8 A - aula 25 Profº André Tomasini Localizado na Região Centro-Oeste. Campos inundados na estação das chuvas (verão) áreas de florestas equatorial e tropical. Nas áreas mais

Leia mais

Emissões Atmosféricas e Mudanças Climáticas

Emissões Atmosféricas e Mudanças Climáticas CONCURSO PETROBRAS TÉCNICO(A) AMBIENTAL JÚNIOR Emissões Atmosféricas e Mudanças Climáticas Questões Resolvidas QUESTÕES RETIRADAS DE PROVAS DA BANCA CESGRANRIO DRAFT Produzido por Exatas Concursos www.exatas.com.br

Leia mais

Capítulo 07. Distribuição dos Ecossistemas

Capítulo 07. Distribuição dos Ecossistemas Capítulo 07 Distribuição dos Ecossistemas A terra possui regiões que apresentam características próprias, onde cada uma desenvolve sua flora e fauna típica, sejam elas aquáticas ou terrestres, vindo a

Leia mais

Biomas Brasileiros I. Floresta Amazônica Caatinga Cerrado. Mata Atlântica Pantanal Campos Sulinos ou Pampas Gaúchos

Biomas Brasileiros I. Floresta Amazônica Caatinga Cerrado. Mata Atlântica Pantanal Campos Sulinos ou Pampas Gaúchos Biomas Brasileiros I Floresta Amazônica Caatinga Cerrado Mata Atlântica Pantanal Campos Sulinos ou Pampas Gaúchos Floresta Amazônica Localizada na região norte e parte das regiões centro-oeste e nordeste;

Leia mais

EXERCÍCIOS ON LINE 6 ANO - 1 TRIMESTRE

EXERCÍCIOS ON LINE 6 ANO - 1 TRIMESTRE EXERCÍCIOS ON LINE 6 ANO - 1 TRIMESTRE 1- Leia o texto e responda as questões Todos os animais, independentemente do seu estilo de vida, servem como fonte de alimento para outros seres vivos. Eles estão

Leia mais

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 29 FITOGEOGRAFIA DO BRASIL

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 29 FITOGEOGRAFIA DO BRASIL BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 29 FITOGEOGRAFIA DO BRASIL Fixação 1) (ENEM) A ocupação predatória associada à expansão da fronteira agropecuária e acelerada pelo plantio da soja tem deflagrado, com a perda

Leia mais

Matéria e energia nos ecossistemas

Matéria e energia nos ecossistemas Aula de hoje Matéria e energia nos ecossistemas Matéria e energia nos ecossistemas A forma e funcionamento dos organismos vivos evoluiu parcialmente il em respostas às condições prevalecentes no mundo

Leia mais

A BIOSFERA DO BRASIL (I) AULAS 34 E 35

A BIOSFERA DO BRASIL (I) AULAS 34 E 35 A BIOSFERA DO BRASIL (I) AULAS 34 E 35 OS BIOMAS DO BRASIL: (Aziz Ab Saber) O que se leva em consideração nesses domínios morfoclimáticos? Clima. Relevo. Solo. Vegetação. Vida. História da Terra e da ocupação

Leia mais

Até quando uma população pode crescer?

Até quando uma população pode crescer? A U A UL LA Até quando uma população pode crescer? Seu José é dono de um sítio. Cultiva milho em suas terras, além de frutas e legumes que servem para a subsistência da família. Certa vez, a colheita do

Leia mais

INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS DO AMBIENTE PARA ENGENHARIA

INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS DO AMBIENTE PARA ENGENHARIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ÁREA DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS DO AMBIENTE PARA ENGENHARIA Selma Maria

Leia mais

www.tiberioge.tibe o.c rioge om.br o.c A Ge G og o r g afi f a Le L va v da d a Sério

www.tiberioge.tibe o.c rioge om.br o.c A Ge G og o r g afi f a Le L va v da d a Sério 1 FLORESTA AMAZÔNICA 2 Características Localiza-se: Região Norte; parte do norte do Mato Grosso e Goiás; e parte oeste do Maranhão; O maior bioma brasileiro ocupa, praticamente, um terço da área do País.

Leia mais

Figura 1. Habitats e nichos ecológicos diversos. Fonte: UAN, 2014.

Figura 1. Habitats e nichos ecológicos diversos. Fonte: UAN, 2014. Ecologia de Comunidades e Ecossistemas Habitat e nicho ecológico Para entendermos o funcionamento da vida dos seres vivos em comunidade (dentro de um ecossistema) se faz necessário abordarmos dois conceitos

Leia mais

Comer o milho ou a galinha que comeu o milho?

Comer o milho ou a galinha que comeu o milho? Comer o milho ou a galinha que comeu o milho? A UU L AL A Na Aula 29 usamos como exemplo o galinheiro de um fazendeiro. Para alimentar as galinhas, o fazendeiro planta ou compra milho. As galinhas, aproveitando

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES CIÊNCIAS

CADERNO DE ATIVIDADES CIÊNCIAS COLÉGIO ARNALDO 2015 CADERNO DE ATIVIDADES CIÊNCIAS Aluno (a): 4º ano: Turma: Professor (a): Valor: 20 pontos Este trabalho deverá ser entregue IMPRETERIVELMENTE no dia da prova. Conteúdo de Recuperação

Leia mais

BIOLOGIA NO ENEM: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

BIOLOGIA NO ENEM: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BIOLOGIA NO ENEM: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO O ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, em sua versão 2012, apresentará uma redação e 180 questões objetivas, divididas nas quatro áreas do conhecimento: - Ciências

Leia mais

BIOMA: deriva do grego bio vida e ama grupo, ou conjunto.

BIOMA: deriva do grego bio vida e ama grupo, ou conjunto. BIOMAS BRASILEIROS BIOMA: deriva do grego bio vida e ama grupo, ou conjunto. Bioma é uma área do espaço geográfico, com dimensões até superiores a um milhão de quilômetros quadrados, representada por

Leia mais

Ecossistemas e Saúde Ambiental :: Prof.ª MSC. Dulce Amélia Santos

Ecossistemas e Saúde Ambiental :: Prof.ª MSC. Dulce Amélia Santos Engenharia Civil Disciplina Ecossistemas e Saúde Ambiental Relações Ecológicas Duas Aula- Relações Ecológicas Profª Msc. Dulce Amélia Santos PODEMOS CLASSIFICAR AS RELAÇÕES ECOLÓGICAS EM RELAÇÕES INTRA-ESPECÍFICAS

Leia mais

Entre os seres vivos de um ecossistema, há um inter relacionamento dinâmico e equilibrado, que permite a troca de matéria e de energia.

Entre os seres vivos de um ecossistema, há um inter relacionamento dinâmico e equilibrado, que permite a troca de matéria e de energia. Cadeia alimentar A biosfera, parte do planeta onde vivem os seres vivos, é formado por ecossistemas. O ecossistema é constituído por comunidades (parte biótica) e os fatores físicos e químicos do meio

Leia mais

Os seres vivos e o ambiente

Os seres vivos e o ambiente Nas teias alimentares, certos organismos podem ser, ao mesmo tempo, consumidores primários, secundários, etc., dependendo da cadeia alimentar que for selecionada. A eliminação de alguns organismos de uma

Leia mais

Prova bimestral 5 o ANO 1 o BIMESTRE

Prova bimestral 5 o ANO 1 o BIMESTRE Prova bimestral 5 o ANO 1 o BIMESTRE GEOGRAFIA Escola: Nome: Data: / / Turma: Leia: O planeta Terra foi formado há mais de 4 bilhões de anos após uma grande explosão. Na atmosfera havia muita água, gases

Leia mais

CORPO DE BOMBEIRO MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II

CORPO DE BOMBEIRO MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II CORPO DE BOMBEIRO MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II Questão 01 - O esquema a seguir representa, de forma simplificada,

Leia mais

Terminologia Vegetal Aciculifoliadas folhas em forma de agulha; Latifoliadas folhas largas e grandes; Perenes nunca perdem as folhas por completo; Caducas (decíduas) perdem as folhas antes de secas ou

Leia mais

Ecossistema. Conjunto formado por todos os fatores bióticos: Plantas, animais e bactérias Abióticos: Água, Sol, solo, gelo, vento

Ecossistema. Conjunto formado por todos os fatores bióticos: Plantas, animais e bactérias Abióticos: Água, Sol, solo, gelo, vento Ecossistema Conjunto formado por todos os fatores bióticos: Plantas, animais e bactérias Abióticos: Água, Sol, solo, gelo, vento Bioma e ecossistema Um ecossistema só é considerado bioma se suas dimensões

Leia mais

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 25 O PANTANAL, A MATA DE ARAUCÁRIAS E AS PRADARIAS

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 25 O PANTANAL, A MATA DE ARAUCÁRIAS E AS PRADARIAS GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 25 O PANTANAL, A MATA DE ARAUCÁRIAS E AS PRADARIAS Como pode cair no enem? (FUVEST) Estas fotos retratam alguns dos tipos de formação vegetal nativa encontrados no território

Leia mais

Terminologia Vegetal

Terminologia Vegetal Terminologia Vegetal Aciculifoliadas folhas em forma de agulha; Latifoliadas folhas largas e grandes; Perenes nunca perdem as folhas por completo; Caducas (decíduas) perdem as folhas antes de secas ou

Leia mais

PROF. JEFERSON CARDOSO DE SOUZA

PROF. JEFERSON CARDOSO DE SOUZA PROF. JEFERSON CARDOSO DE SOUZA UFRGS 2012 São fatores limitantes dos biomas: Umidade: ausência ou excesso; Solo: tipo de nutrientes e tempo de intemperismo; Temperatura: Amplitude Térmica; Luz solar:

Leia mais

Quiz 6 a Série. 1. Um cientista estudou o conteúdo do estômago de um animal e descobriu que nele só havia plantas. Este animal deve ser um:

Quiz 6 a Série. 1. Um cientista estudou o conteúdo do estômago de um animal e descobriu que nele só havia plantas. Este animal deve ser um: Quiz 6 a Série Professora: Alexsandra Ribeiro Instruções: Olá queridos alunos e alunas! O quiz é mais uma ferramenta que nos possibilita saber se realmente você está entendendo o conteúdo abordado em sala

Leia mais

Ciências Naturais. Fluxo de Energia nos Ecossistemas teste de verificação da aprendizagem

Ciências Naturais. Fluxo de Energia nos Ecossistemas teste de verificação da aprendizagem Ciências Naturais 8º ano Fluxo de Energia nos Ecossistemas teste de verificação da aprendizagem 1 O que representa a imagem seguinte? A. Uma sucessão ecológica. B. Uma teia aliemntar. C. Uma pirâmide ecológica.

Leia mais

PROBLEMAS AMBIENTAIS INVERSÃO TÉRMICA INVERSÃO TÉRMICA 14/02/2014. Distribuição aproximada dos principais poluentes do ar de uma cidade (SP)

PROBLEMAS AMBIENTAIS INVERSÃO TÉRMICA INVERSÃO TÉRMICA 14/02/2014. Distribuição aproximada dos principais poluentes do ar de uma cidade (SP) PROBLEMAS AMBIENTAIS Distribuição aproximada dos principais poluentes do ar de uma cidade (SP) Liga-se com a hemoglobina impedindo o O2 de ser conduzido INVERSÃO TÉRMICA *Inversão térmica é um fenômeno

Leia mais

Exercício de Biologia - 3ª série

Exercício de Biologia - 3ª série Exercício de Biologia - 3ª série 1- A poluição atmosférica de Cubatão continua provocando efeitos negativos na vegetação da Serra do Mar, mesmo após a instalação de filtros nas indústrias na década de

Leia mais

Relações Ecológicas. Essa interação entre os seres vivos é chamada de relação ecológica.

Relações Ecológicas. Essa interação entre os seres vivos é chamada de relação ecológica. Relações Ecológicas Relações Ecológicas Os seres vivos de diferentes espécies, além de interagirem com o meio abiótico em que vivem, também se interagem com os outros seres vivos presentes num mesmo local.

Leia mais

B I O G E O G R A F I A

B I O G E O G R A F I A B I O G E O G R A F I A BIOMAS DO MUNDO SAVANAS E DESERTOS 2011 Aula VI AS PRINCIPAIS FORMAÇÕES VEGETAIS DO PLANETA SAVANAS As savanas podem ser encontradas na África, América do Sul e Austrália sendo

Leia mais

COLÉGIO SÃO JOSÉ 3º ANO- ENSINO MÉDIO BIOLOGIA PROFESSORA VANESCA 2015

COLÉGIO SÃO JOSÉ 3º ANO- ENSINO MÉDIO BIOLOGIA PROFESSORA VANESCA 2015 COLÉGIO SÃO JOSÉ 3º ANO- ENSINO MÉDIO BIOLOGIA PROFESSORA VANESCA 2015 ECOLOGIA Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema. O termo ECOLOGIA foi empregado pela 1ª vez por E. Haeckel,

Leia mais

Interações entre os seres vivos

Interações entre os seres vivos Relações Ecológicas Interações entre os seres vivos I. CLASSIFICAÇÃO:. Quanto as espécies participantes: - Intra-espec específicas ou Homotípicas picas: : mesma espécie cie. - Interespecíficas ou Heterotípicas

Leia mais

FORMAÇÃO VEGETAL BRASILEIRA. DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS Aziz Ab`Saber. Ipê Amarelo

FORMAÇÃO VEGETAL BRASILEIRA. DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS Aziz Ab`Saber. Ipê Amarelo FORMAÇÃO VEGETAL BRASILEIRA DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS Aziz Ab`Saber Ipê Amarelo Fatores que influenciam na distribuição das formações vegetais: Clima 1. Temperatura; 2. Umidade; 3. Massas de ar; 4. Incidência

Leia mais

Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II Ensino Fundamental II Valor da prova: 2.0 Nota: Data: / /2015 Professora: Angela Disciplina: Geografia Nome: n o : Ano: 9º 3º bimestre Trabalho de Recuperação de Geografia Orientações: - Leia atentamente

Leia mais

QUÍMICA QUESTÃO 41 QUESTÃO 42

QUÍMICA QUESTÃO 41 QUESTÃO 42 Processo Seletivo/UNIFAL- janeiro 2008-1ª Prova Comum TIPO 1 QUÍMICA QUESTÃO 41 Diferentes modelos foram propostos ao longo da história para explicar o mundo invisível da matéria. A respeito desses modelos

Leia mais

Grandes Problemas Ambientais

Grandes Problemas Ambientais Grandes Problemas Ambientais O aumento do efeito de estufa; O aquecimento global; A Antárctica; A desflorestação; A Amazónia; A destruição da camada de ozono; As chuvas ácidas; O clima urbano; Os resíduos

Leia mais

Resumo de SAÚDE AMBIENTAL E ECOLOGIA. Parte 01. Nome: Curso:

Resumo de SAÚDE AMBIENTAL E ECOLOGIA. Parte 01. Nome: Curso: Resumo de SAÚDE AMBIENTAL E ECOLOGIA Parte 01 Nome: Curso: Data: / / 1 - Introdução Diversas são as definições que podem ser atribuídas à Ecologia. Segundo diversos autores, Ecologia é: a) O estudo das

Leia mais

A Vida no Solo. A vegetação de um local é determinada pelo solo e o clima presentes naquele local;

A Vida no Solo. A vegetação de um local é determinada pelo solo e o clima presentes naquele local; A Vida no Solo A Vida no Solo A vegetação de um local é determinada pelo solo e o clima presentes naquele local; O solo é constituído por alguns componentes: os minerais, o húmus, o ar, a água e os seres

Leia mais