PLANEJAMENTO ANUAL 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COMPONENTE CURRICULAR CIÊNCIAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANEJAMENTO ANUAL 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COMPONENTE CURRICULAR CIÊNCIAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS"

Transcrição

1 PLANEJAMENTO ANUAL 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COMPONENTE CURRICULAR CIÊNCIAS CONTEÚDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS A VIDA E O LUGAR DE CADA UM NOS DIVERSOS AMBIENTES DA TERRA Compreender que as plantas são seres vivos: crescem, multiplicamse e morrem; Perceber as plantas do colégio em fotografias e cenários de historia; Cultivar plantas na escola; Incorporar atitude de respeito e proteção à vida das plantas; Valorizar a presença das plantas na vida das pessoas; Relacionar as plantas que nos servem de alimentos e perceber os diversos sabores; Descobrir a diversidade de espécies em horta e jardim; Conhecer os cuidados básicos com alguns animais; Estabelecer algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais. SOCIEDADE E AMBIENTE Tomar consciência de que a sociedade depende do ambiente para a sobrevivência; Compreender que problemas de desmatamento, erosão, lixo, poluição, extinção de espécies não condizem com o desenvolvimento sustentável; Assumir atitudes de responsabilidade ambiental, incutindo hábitos de reciclagem e compostagem (É o conjunto de técnicas aplicadas para controlar a decomposição de materiais orgânicos, com a finalidade de obter, no menor tempo possível um material estável, rico em húmus e nutrientes minerais). Conhecer e nomear as partes do corpo humano. Observar os batimentos cardíacos, temperatura e respiração. CORPO, MENTE E AMBIENTE Avaliar a importância dos sentidos, destacando o sistema nervoso no controle pessoal e na percepção do ambiente. Descrever a estrutura corporal e as vantagens da locomoção humana. Reforçar os cuidados coma a saúde e com o próprio corpo. Compreender que, assumindo a prática de hábitos saudáveis, adquire-se qualidade de vida. Reconhecer a importância do cuidado com o próprio corpo:

2 alimentação, higiene, repouso e atividade física. VIDA DAS PLANTAS EM DIVERSOS AMBIENTE AMBIENTE: - PAISAGENS - ÁGUA -TRANSFORMAÇÃO Analisar a estrutura das plantas (raiz, caule e folhas), sua diversidade e classificação, como elas produzem seu alimento, como crescem e se reproduzem. Perceber a importância dos vegetais para a nossa respiração, alimentação, fabricação de objetos, remédios e tintas. Conhecer algumas plantas medicinais e realizar cardápios de chás com as mesmas. Destacar a importância dos instrumentos de investigação e motivar para a pesquisa e a descoberta. Desenvolver atitudes de valorização e de respeito pelos elementos de diferentes ambientes. Relacionar, em uma paisagem, os seres vivos e não vivos. Valorizar a água como elemento fundamental à manutenção da vida dos seres vivos. Descrever os ambientes naturais transformados. TEMPO, ASTROS E FENÔMENOS DA NATUREZA Estabelecer relações entre os fenômenos da natureza de diferentes regiões (rios, chuvas, secas, enchentes) e as formas de vida dos grupos sociais que ali vivem. Mensurar o tempo: dia, horas, semanas, anos. Sensibilizar para a existência de belezas naturais do espaço, como a lua e as estrelas. Identificar astros que tem luz própria dos que não tem. ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: MINICIDADE, PÁTIO, PARQUINHO, BIBLIOTECA INFANTIL, LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, LABORATÓRIO DE BIOLOGIA, QUADRA ESPORTIVA CAMPO GRAMADO E OUTROS.

3 PLANEJAMENTO ANUAL 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDO LINGUAGEM ORAL DATAS COMEMORATIVAS CARNAVAL, CAMPANHA DA FRATERNIDADE, PÁSCOA, ANIVERSÁRIO DO MARISTA, DIA DAS MÃES, COROAÇÃO DE MARIA, JUNHO COM CHAMPAGNAT, FESTA JUNINA, DIA DOS PAIS, FOLCLORE, DIA DO ESTUDANTE, MÊS DA BÍBLIA, SEMANA DO TRÂNSITO, DIA DAS CRIANÇAS, DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA, FESTA DE ENCERRAMENTO. COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Compreender e utilizar a língua portuguesa como materna, reconhecendo seu papel na estruturação do pensamento e da própria identidade. Reconhecer a função social da escrita; Capacidade de ouvir e comunicar-se; Inferir informações; Produzir textos orais de diferentes gêneros. Reconhecer a função social da escrita; Expressar ideias com clareza, coerência e compreensão; Relacionar o texto lido aos outros textos, orais ou escritos; Capacidade de ouvir e comunicar-se; Ouvir textos orais de diferentes gêneros com compreensão. Expressar ideias com clareza, coerência e compreensão. Interessar-se por ouvir e manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões em situações comunicativas. Localizar informações explicitadas em um texto discutido no grupo. Saber escolher estratégias adequadas a cada situação de comunicação, empregando as linguagens oral, escrita e não verbal de modo pertinente. Utilizar adequadamente e com interesse diversos suportes culturais, reconhecendo neles as distintas formas de utilização das linguagens oral, escrita e não verbal. PROPAGANDA CARTAZES. CARTAZ DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE E OUTROS CARTAZES Localizar informações explícitas em um texto discutido no grupo; Compreender as informações de um cartaz.

4 CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2O12 Educar para a vida em fraternidade, com base na justiça e no amor, exigências centrais do Evangelho. Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja Católica na evangelização e na promoção humana, tendo em vista uma sociedade justa e solidária. ALFABETO NOS DIFERENTES TIPOS DE GRAFIA Reconhecer o alfabeto em diferentes contextos. Identificar consoantes e vogais na ordem alfabética Identificar os diferentes tipos de letra do alfabeto (bastão, script, cursiva maiúscula e minúscula) e reconhecer os diferentes tipos de grafia. Identificar em palavras a representação de unidades sonoras como: - letras que possuem correspondência sonora única (exemplo: p, b, t, d, f, v). - letras com mais de uma correspondência sonora (exemplo: c e g) Compreender a sílaba como unidade fonológica, reconhecendo-as como componentes da palavra. Diferenciar letras de outros sinais gráficos. LISTAS Ouvir leitura feita pela professora. Ler o que foi solicitado. Discutir com o colega para encontrar a palavra, título etc. Escrever listas diversas. Conhecer a função social das listas. PRÁTICAS DE ESCRITA RÓTULOS RECEITAS Organizar listas conforme os campos semânticos: alimentos, frutas, roupas, animais, lista de compras, colegas, etc. Interessar-se por escrever palavras e pequenos textos, ainda que não de forma convencional; Produzir textos escritos de gêneros diversos reconhecendo as funções sociais de cada um; Identificar rótulos Produzir textos de gêneros familiares, transcrevendo, elaborando listas, bilhete etc. Utilizar estratégias de escrita: planejar, redigir rascunhos, cuidar da apresentação, revisar o texto com orientação. Produzir textos escritos de gêneros diversos, reconhecendo as funções sociais de cada um. Identificar uma receita culinária e saber a sua função social. Construir uma receita culinária.

5 JORNAL PROPAGANDA Identificar manchetes, classificados, tiras. DOCUMENTOS INICIAÇÃO DO PROJETO: BAÚ LITERÁRIO Fazer exposição oral adequando o discurso ao conhecimento prévio de quem ouve e a situações formais de comunicação; Apreciar os seus documentos pessoais. Produzir textos escritos de gêneros diversos reconhecendo as funções sociais de cada um. Saber escolher estratégias adequadas a cada situação de comunicação, empregando as linguagens oral, escrita e não verbal, de modo pertinente. MÚSICA Construir ritmos. Capacidade de cooperação e respeito pela diversidade na elaboração coletiva dos textos; Construção gradativa da escrita. QUADRINHA Manipular a língua oral, escrita, iniciando a percepção das menores unidades da língua, os fonemas. POESIA Conhecer versos, linhas e estrofes de uma poesia. Diferenciar palavras, frases, parágrafos e estrofes. Inferir as regras de divisão silábica, considerando a oralidade e o registro escrito, por meio da partição de palavras, com orientação. Compreender a sílaba como unidade fonológica, reconhecendo-a em rimas ou como componente das palavras. BILHETES, AVISOS E RECADOS Compreender a orientação e o alinhamento da escrita, dominando convenções gráficas: espaçamento entre palavras, finalização nas linhas, localização de títulos; GRÁFICO Localizar informações em diferentes tipos de gráficos. Resolver os desafios das informações dos gráficos apoiando-se na leitura individual.

6 PRÁTICA DE LEITURA E LITERATURA Localizar informações explícitas em um texto, sabendo extrair informações e estabelecer relações (fazer inferências). Desenvolver atitudes de escuta atenta de textos. Utilizar o apoio de material gráfico na compreensão de um texto. Reconhecer e compreender diferentes tipos de gêneros textuais de acordo com o seu objetivo e algumas características de sua linguagem. PROJETO: LITERÁRIO PRODUÇÃO DE TEXTOS BAÚ Ler oralmente, com compreensão e fluência diversos tipos de textos com diferentes tipos de letras. Interessar-se em tomar emprestado livros do acervo da sala e da Biblioteca Infantil Champagnat. Buscar e consultar fontes de diferentes tipos. Saber consultar o dicionário. Compreender a orientação e o alinhamento da escrita, dominando convenções gráficas: espaçamento entre as palavras, finalização das linhas, localização de títulos. Produzir textos escritos de gêneros diversos, reconhecendo as funções sociais de cada um. Compreender a diferença entre a escrita alfabética e outros tipos de escrita. Utilizar estratégias de escrita: planejar o texto, redigir rascunhos, cuidar da apresentação, revisar o texto com orientação. Fazer exposição oral e escrita, adequando o discurso ao conhecimento prévio de quem ouve e a situações formais de comunicação. PARLENDA CONTO CLÁSSICO E MODERNO LENDAS Descrever personagens, cenários, objetos. Narrar fatos, respeitando a temporalidade e registrando as relações de causa e efeito. Localizar informações explícitas em um texto, sabendo extrair informações e estabelecer relações (fazer inferências) Ler oralmente, com compreensão e fluência diversos tipos de textos com diferentes tipos de letras. Avaliar a qualidade da produção oral/escrita alheia ou própria, observando a adequação da linguagem a situação comunicativa, o gênero, a coerência, a coesão e a macroestrutura textuais. Reconhecer o folclore como cultura popular.

7 TRAVA-LÍNGUA Identificar repetições e substituições que contribuem para a coerência da fala. LIVRO LITERÁRIO Interessar-se em tomar emprestado livro do acervo da classe e da biblioteca. Reconhecer e compreender diferentes tipos de gêneros textuais de acordo com seu objetivo e algumas características de sua linguagem. Ter contato com diferentes gêneros textuais, explorando suas características e funções sociais. ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: MINICIDADE, PÁTIO, PARQUINHO, BIBLIOTECA INFANTIL, LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, LABORATÓRIO DE BIOLOGIA, QUADRA ESPORTIVA CAMPO GRAMADO E OUTROS.

8 PLANEJAMENTO ANUAL 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDO COMPONENTE CURRICULAR GEOGRAFIA HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ESPAÇO Ter referência espacial em relação ao próprio corpo (frente, atrás, direita, esquerda); Observar paisagens e seus componentes: rios, vegetação, florestas, campos, açudes, praias; Distinguir paisagem natural e paisagem transformada ou modificada; Identificar as diferentes paisagens e nomear as características e condições humanas; Ilustrar diversas paisagens Conhecer os espaços em se locomovem. Saber interpretar as informações sobre esse espaço. Compreender um mapa e uma maquete Construção de maquete Construção da planta de sala de aula. TEMPO Reconhecer características de objetos produzidos em diferentes épocas, por diferentes grupos sociais; Comparar as mudanças ocorridas nas paisagens ao longo do tempo, por meio de fotos, filmes, relatos, reportagens etc. Refletir sobre a conservação do lugar de vivência; Interessar-se pelas paisagens e apreciá-las; Valorizar o trabalho de planejamento e cuidado dos jardins realizado por jardineiros da nossa escola Marista; Ler jornais e localizar as informações sobre a meteorologia. Observar e relacionar diferentes moradias e os materiais utilizados em sua construção, ampliando os conhecimentos em relação ao espaço vivido, a moradia.

9 Localizar informações sobre meteorologia. ESCALA DE REPRESENTAÇÃO Identificar pontos de referência para situar-se e deslocar-se no espaço; Representar e descrever pequenos percursos e trajetos, observando pontos de referência; Ler diversos tipos de gráficos; Elaborar gráfico; Relacionar as características dos espaços da escola; ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: MINICIDADE, PÁTIO, PARQUINHO, BIBLIOTECA INFANTIL, LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, LABORATÓRIO DE BIOLOGIA, QUADRA ESPORTIVA CAMPO GRAMADO E OUTROS.

10 PLANEJAMENTO ANUAL - 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDO COMPONENTE CURRICULAR HISTÓRIA HABILIDADES E COMPETÊNCIAS CIDADANIA IDENTIDADE FAMÍLIA ESCOLA Conhecer sua história como individual inserido em sociedade, em um tempo e um espaço, numa família e em uma escola. Reconhecer-se como membro da família e cidadão do mundo. Conhecer sua nacionalidade e a nacionalidade dos outros colegas. Identificar suas origens e o seu campo familiar; Localizar-se na família, identificando parentesco maternos e paternos; Identificar os papéis dos componentes familiares em cada família; Investigar as diferentes formas de trabalho nas famílias da turma e em outras famílias; Reconhecer-se como integrante de um grupo na escola e na família; Estabelecer relações e vínculos entre eu e o você, nós ; Participar da construção das normas estabelecidas para o grupo; Vivenciar as orientações de boa convivência da escola, observando o ofício de estudante. Perceber o significado da inserção dos diferentes grupos sociais. Compreender como a comunidade formada por indivíduos que são ou se consideram aparentados, unidos por laços naturais por afinidade ou por vontade expressa. (Lei /2006 artigo 5º parágrafo II). Reconhecer o papel dos governantes. Conhecer os direitos e deveres do eleitor. Identificar escolas do passado e do presente. Reconhecer a escola como espaço de aprendizagem e convivência.

11 CULTURA Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes povos, em diferentes espaços e tempos, em suas manifestações artísticas, culturais, sociais e políticas; Fazer comparações, identificando semelhanças e diferenças entre diversas culturas; Estabelecer relações entre o modo de vida e de outros grupos sociais; Estabelecer semelhanças e diferenças nos grupos sociais e culturais de convívio próximo; Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade, reconhecendo-a como direito de todos; Reconhecer as datas comemorativas como expressão da nossa cultura; Pesquisar sobre o modo de vida e das atividades humanas, em diferentes épocas e em diferentes grupos sociais; Conhecer as diferentes fases da vida e a forma de vivenciá-las em diversas culturas; Reconhecer a importância de fontes e documentos históricos para pesquisa e conhecimento da história da humanidade; Saber o que é um museu e como se comportar dentro dele; Identificar a importância da cultura material e imaterial. Realizar pesquisa de diversas manifestações culturais: danças, comidas típicas, brincadeiras, histórias: lendas, contos, fábulas e trovas populares; Conhecer as diferenças culturais étnicas, de idade, religião, costumes, sistemas econômicos bem como sobre as lutas e as conquistas políticas travadas por indivíduos, classes e movimentos sociais. Apreciar as diversas manifestações culturais, como por exemplo, o folclore; Encontrar possíveis semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais, de dimensão cotidiana, existente em seu grupo familiar, escolar e na sua localidade. Conhecer sua nacionalidade e a nacionalidade dos outros colegas, no grupo.

12 CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012 Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja Católica na evangelização e na promoção humana, tendo em vista uma sociedade justa e solidária. ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: MINICIDADE, PÁTIO, PARQUINHO, BIBLIOTECA INFANTIL, LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, LABORATÓRIO DE BIOLOGIA, QUADRA ESPORTIVA CAMPO GRAMADO E OUTROS.

13 PLANEJAMENTO ANUAL 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDO COMPONENTE CURRICULAR MATEMÁTICA HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NÚMEROS E OPERAÇÕES. Pensar quantitativamente, estabelecendo relação entre o número e a quantidade. Reconhecimento dos numerais, das palavras que dão nome aos números. Reconhecer e associar os nomes aos números e às quantidades. Ampliar o campo numérico, estendendo a compreensão e sequência numérica. Fazer escrita numérica por extenso. Reconhecer os números até 50. Identificar números nos diferentes contextos em que se encontram. Traçar corretamente os numerais até 50. Identificar a grandeza de um número pela quantidade de algarismos e suas posições até 50. Valorizar a pesquisa, a investigação e a criatividade no pensamento matemático. Saber discutir situações matemáticas, interagindo com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente na busca de soluções para problemas propostos. Resolver situações-problema de diversos tipos, validando diferentes estratégias e resultados, e revelando iniciativa na demonstração de conceitos e procedimentos matemáticos. Observar critérios que definem uma classificação de números (maior que, menor que, estar entre). Reconhecer símbolos matemáticos de operações simples (+, -, =). Registrar situações problema vivenciadas em jogos ou textos matemáticos. Reconhecer e identificar os números até 100. Nomear e representar as quantidades até 100. Traçar corretamente os numerais até 100. Localizar, discriminar, constatar os números que aparecem no dia-a-dia. Classificar, seriar, ordenar quantidades em jogos e materiais manipulativos, utilizando desenhos ou algarismos. Identificar a grandeza de um número pela quantidade de algarismos e suas posições até 90. Interpretar, analisar, calcular, aplicar relações e apresentar conclusões em situações problemas. Identificar a grandeza de um número pela quantidade e pela posição dos algarismos. Resolver situações-problema utilizando cálculo mental; Fazer escrita numérica por extenso. Ampliar o campo numérico, estendendo a compreensão e sequência numérica. Comunicar-se matematicamente, descrevendo, representando

14 graficamente ou oralmente os resultados de uma situação. Ter confiança na própria capacidade de elaborar estratégias pessoais diante de situações-problema. FIGURAS PLANAS Localizar, nomear e representar as formas geométricas básicas: quadrado, triângulo, círculo, retângulo, identificando as diferentes formas de triângulo. Descrever objetos e formas geométricas contidas no ambiente. CLASSIFICAÇÃO, SERIAÇÃO E ORDENAÇÃO Classificar, seriar, ordenar quantidades em jogos e materiais manipulativos, organizando agrupamentos que facilitem as contagens e comparações entre grandes quantidades. Conhecer e operacionar um ábaco. Reconhecer, nomear e traçar números Classificar, seriar, ordenar quantidades em jogos e materiais manipulativos, organizando agrupamentos que facilitem as contagens e comparações entre grandes quantidades. Registrar o pensamento lógico em situações matemáticas, utilizando registros: pictórios, numéricos ou explicações orais. ESPAÇO E FORMA Interpretar informações sobre posição e deslocamento, em relação ao espaço físico (lateralidade: esquerda / direita, em relação ao próprio corpo). Identificar as relações espaciais quanto ao espaço físico. Descrever objetos e formas geométricas contidas no ambiente. Criar diferentes formas com linhas retas, abertas, curvas, curvas fechadas. Relacionar semelhanças entre os objetos sólidos. Associar objetos do mundo físico a representações de alguns sólidos geométricos simples: cubo, paralelepípedo, esfera, cilindro, cone, pirâmide. Localizar os sólidos geométricos no ambiente, estabelecendo comparações entre sólidos e figuras planas. Comparar e representar objetos percebidos no ambiente, fazendo sua descrição. Dimensionar espaços, percebendo relações de espaço e forma.

15 LOCALIZAÇÃO ESPACIAL GEOMETRIA GRANDEZAS E MEDIDAS Identificar as noções espaciais em relação ao espaço físico tendo como referência o próprio corpo. Localizar, nomear e representar as formas geométricas básicas: quadrado, triângulo, retângulo, círculo, identificando as diferentes formas de triângulo. Dimensionar espaços, percebendo, percebendo relações de espaço e forma. Descrever objetos de acordo com suas medidas. Estabelecer relações entre as medidas de tempo/espaço: mês, ano, dia da semana. Reconhecer semelhanças e diferenças agrupando os elementos semelhantes Formar agrupamentos obedecendo a um determinado critério. Reconhecer o calendário como uma forma de medir o tempo. Reconhecer o relógio como um instrumento usado para medir o tempo. Horas exatas. Fazer estimativas em relação à medida de capacidade. Experimentos. Resolver situações problema envolvendo sistema monetário. Comparar e classificar comprimentos dos objetos. Reconhecer cédulas e moedas que circulam no Brasil. Resolver situação problema utilizando o cálculo mental. Compreender as estruturas de comprimento. Comparar grandezas de mesma natureza por meio de estratégias pessoais e uso de instrumentos de medidas conhecidos. MEDIDAS DE MASSA (PESO) Descrever e comparar os objetos, de acordo com sua propriedade de medida. Medida de massa. (Leve- pesado) Comparar os objetos, de acordo com suas propriedades e medidas. TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO Identificar informações apresentadas em gráficos de coluna. Interpretar listas, tabelas simples, de dupla entrada e gráficos para comunicar informações obtidas; Utilizar de estimativas para avaliar a adequação de um resultado; Diferenciar números de numerais. Ler e interpretar dados em gráficos tabelas e textos. Identificar informações apresentadas em tabelas, gráficos e textos. Ler e interpretar, analisar, descrever e justificar os dados e informações matemáticas de situações problemas apresentadas. LIVRO LITERÁRIO: A ECONOMIA DE MARIA TELMA Conhecer e fazer estimativa de economia.

16 GUIMARÃES CASTRO ANDRADE. ED. DO BRASIL ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: MINICIDADE, PÁTIO, PARQUINHO, BIBLIOTECA INFANTIL, LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, LABORATÓRIO DE BIOLOGIA, QUADRA ESPORTIVA CAMPO GRAMADO E OUTROS.

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; INFANTIL II OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com a confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações:

Leia mais

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; INFANTIL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com a confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações:

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL V

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL V CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL V OBJETIVOS GERAIS. Desenvolvimento da autoestima; Reconhecimento e descoberta do próprio corpo; Desenvolvimento

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL 2014 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV OBJETIVOS GERAIS Construção da autoimagem e do desenvolvimento da autoestima; Reconhecimento e descoberta do

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 2º ANO. Português

ENSINO FUNDAMENTAL MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 2º ANO. Português ENSINO FUNDAMENTAL Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737 www.ciman.com.br MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 2º ANO ESCUTA/ LEITURA/ PRODUÇÃO DE TEXTO ORAL E ESCRITO Textos narrativos Contos de

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV OBJETIVOS GERAIS Construção da autoimagem e do desenvolvimento da autoestima; Reconhecimento e descoberta do

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III OBJETIVOS GERAIS Construção da autoimagem e desenvolvimento da autoestima; Reconhecimento e descoberta do próprio

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III OBJETIVOS GERAIS Construção da auto-imagem e desenvolvimento da auto-estima; Reconhecimento e descoberta do

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV DISCIPLINA : LÍNGUA PORTUGUESA OBJETIVOS GERAIS Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2011. Educação Infantil III

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2011. Educação Infantil III Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2011 Educação Infantil III Área de conhecimento: Linguagem Série: Infantil III Educação Infantil Competências Habilidades a serem desenvolvidas Eixo/Conteúdos

Leia mais

MARCOS DE APRENDIZAGEM EDUCAÇÃO INFANTIL 4 e 5 Anos

MARCOS DE APRENDIZAGEM EDUCAÇÃO INFANTIL 4 e 5 Anos Prefeitura Municipal do Salvador Secretaria Municipal da Educação e Cultura SMEC Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico CENAP MARCOS DE APRENDIZAGEM EDUCAÇÃO INFANTIL 4 e 5 Anos COMPETÊNCIA CONTEÚDO

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III DISCIPLINA : LÍNGUA PORTUGUESA OBJETIVOS GERAIS Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2º ANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL COMPONENTE CURRICULAR LETRAMENTO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

PLANEJAMENTO ANUAL 2º ANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL COMPONENTE CURRICULAR LETRAMENTO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS COMPONENTE CURRICULAR LETRAMENTO LINGUAGEM ORAL Participar das interações cotidianas, em sala de aula, escutando com atenção e compreensão. Responder, com coerência, às questões propostas pelos educadores.

Leia mais

INFORMATIVO 2015 III UNIDADE 3 ano LÍNGUA PORTUGUESA

INFORMATIVO 2015 III UNIDADE 3 ano LÍNGUA PORTUGUESA INFORMATIVO 2015 III UNIDADE 3 ano Com o objetivo de promover avanços no desenvolvimento dos educandos, tendo em vista a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL CURRÍCULO DE LINGUAGEM

EDUCAÇÃO INFANTIL CURRÍCULO DE LINGUAGEM EDUCAÇÃO INFANTIL CURRÍCULO DE LINGUAGEM COMUNICAÇÃO FASE I FASE II ORALIDADE Transmitir recados simples. Formar frases com seqüência. Argumentar para resolver conflitos. Verbalizar suas necessidades e

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES Disciplina: Linguagem. Períodos: Infantil 4 1º, 2º, 3º. Conteúdo

DIRETRIZES CURRICULARES Disciplina: Linguagem. Períodos: Infantil 4 1º, 2º, 3º. Conteúdo Linguagem Letras do alfabeto Nome próprio, nome da escola, histórias Nome das profissões, histórias, músicas Histórias, nome das plantas Histórias em quadrinho, brincadeiras, nome dos brinquedos Nome dos

Leia mais

PLANEJAMENTO DO TRIMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL III

PLANEJAMENTO DO TRIMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL III 1ª ETAPA COMPONENTE CURRICULAR - BRINCAR Objetos e Significados na brincadeira Participar das brincadeiras exploradas. Utilizar os brinquedos de maneira cuidadosa. Participar de jogos com ou sem a intervenção

Leia mais

PLANO DE TRABALHO - 2014

PLANO DE TRABALHO - 2014 Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Eloisa Pereira Alves da Silva Oralidade PLANO DE TRABALHO - 2014 Participar de situações que envolvam usos da linguagem oral no cotidiano escolar, respeitando

Leia mais

PLANO DE CURSO-2º ANO. SÉRIES INICIAIS ANO/2012 PLANO DE ESTUDO 2º ANO

PLANO DE CURSO-2º ANO. SÉRIES INICIAIS ANO/2012 PLANO DE ESTUDO 2º ANO PLANO DE CURSO-2º ANO. SÉRIES INICIAIS ANO/2012 PLANO DE ESTUDO 2º ANO AREA DE CONHECIMENTO: PORTUGUÊS OBJETIVOS: Possibilitar ao educando, por meio de observação de analise, a sistematização de determinados

Leia mais

Conteúdo Programático INFANTIL IV

Conteúdo Programático INFANTIL IV Conteúdo Programático INFANTIL IV 1 TRIMESTRE LINGUAGEM POEMA TEXTO NARRATIVO CARTAZ VOGAIS A, E e I. LETRA DE MÚSICA RÓTULO VOGAIS Oe U HISTÓRIA EM QUADRINHOS / CARTUM ENCONTROS VOCÁLICOS ADIVINHAS DE

Leia mais

Colégio Nossa Senhora da Soledade C O N T E Ú D O S. Eu vim para servir (cf.mc10,45) Grupo 3 EDUCAÇÃO INFANTIL

Colégio Nossa Senhora da Soledade C O N T E Ú D O S. Eu vim para servir (cf.mc10,45) Grupo 3 EDUCAÇÃO INFANTIL Colégio Nossa Senhora da Soledade C O N T E Ú D O S Eu vim para servir (cf.mc10,45) Grupo 3 EDUCAÇÃO INFANTIL Prezado(a) aluno(a): Novo ano, novas expectativas, novos desejos, novos anseios e um novo caminho

Leia mais

VISÃO: ser referência na comunidade na área de educação Infantil

VISÃO: ser referência na comunidade na área de educação Infantil VISÃO: ser referência na comunidade na área de educação Infantil NOSSA MISSÃO: Por meio da educação formar cidadãos felizes, independentes, éticos e solidários VALORES: Respeito, honestidade, boa moral

Leia mais

Instituto Adventista de Ensino do Nordeste

Instituto Adventista de Ensino do Nordeste Instituto Adventista de Ensino do Nordeste Educação Infantil e Ensino Fundamental I Roteiro de Estudos 1º ANO Profª. Dalete Teixeira DISCIPLINA CONTEÚDOS PREVISTOS PROJETOS PREVISTOS PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

Leia mais

Colégio Nossa Senhora da Soledade C O N T E Ú D O S. Eu vim para servir (cf.mc10,45) Grupo 5 EDUCAÇÃO INFANTIL

Colégio Nossa Senhora da Soledade C O N T E Ú D O S. Eu vim para servir (cf.mc10,45) Grupo 5 EDUCAÇÃO INFANTIL Colégio Nossa Senhora da Soledade C O N T E Ú D O S Eu vim para servir (cf.mc10,45) Grupo 5 EDUCAÇÃO INFANTIL Prezado(a) aluno(a): Novo ano, novas expectativas, novos desejos, novos anseios e um novo caminho

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE

PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE DISCIPLINA CONTEÚDO HABILIDADES/COMPETÊNCIAS PORTUGUÊS - Construção da identidade social e do grupo; Linguagem oral Linguagem oral Desenvolver a coordenação visomotora, a criatividade

Leia mais

Plano de Estudo 3ª Etapa

Plano de Estudo 3ª Etapa Plano de Estudo 3ª Etapa NÍVEL DE ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL I ANO: 1º Srs. Pais, SAÚDE E PAZ! Esse plano de estudo tem como finalidade levá-los a conhecer melhor a proposta desenvolvida no 1º ano. Nele

Leia mais

CURRÍCULO 1º ANO do ENSINO UNDAMENTAL LINGUAGEM

CURRÍCULO 1º ANO do ENSINO UNDAMENTAL LINGUAGEM CURRÍCULO do ENSINO UNDAMENTAL LINGUAGEM ORALIDADE Formar frases com seqüência e sentido. Relacionar palavras que iniciam com vogais. Associar primeira letra/som em palavras iniciadas por vogal. Falar

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 2º BIMESTRE 2015 2º ANO. Mário Quintana. Senhores Pais e/ou Responsáveis,

ENSINO FUNDAMENTAL MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 2º BIMESTRE 2015 2º ANO. Mário Quintana. Senhores Pais e/ou Responsáveis, ENSINO FUNDAMENTAL Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737 www.ciman.com.br MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 2º BIMESTRE 2015 2º ANO... dar, a todos, o mesmo ponto de partida. Quanto ao ponto de chegada, isso

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 1º ANO EDUCAÇÃO INFANTIL COMPONENTE CURRICULAR LETRAMENTO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

PLANEJAMENTO ANUAL 1º ANO EDUCAÇÃO INFANTIL COMPONENTE CURRICULAR LETRAMENTO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS PLANEJAMENTO ANUAL 1º ANO EDUCAÇÃO INFANTIL COMPONENTE CURRICULAR LETRAMENTO LINGUAGEM ORAL Usar a língua falada em diferentes situações cotidianas; Saber ouvir com atenção e esperar sua vez de falar;

Leia mais

CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE COLÉGIO CENECISTA PADRE MANOEL GOMEZ GONZALEZ Rua Oliveira Lima, 462 - Nonoai-RS Fone: (0xx54) 3362-1300

CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE COLÉGIO CENECISTA PADRE MANOEL GOMEZ GONZALEZ Rua Oliveira Lima, 462 - Nonoai-RS Fone: (0xx54) 3362-1300 CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE COLÉGIO CENECISTA PADRE MANOEL GOMEZ GONZALEZ Rua Oliveira Lima, 462 - Nonoai-RS Fone: (0xx54) 3362-1300 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO. 1. Dados de identificação PLANO

Leia mais

Pré-Escola 4 e 5 anos

Pré-Escola 4 e 5 anos PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR Secretaria Municipal da Educação e Cultura SMEC DIÁRIO DE CLASSE Educação Infantil Pré-Escola 4 e 5 anos DIÁRIO DE CLASSE ESCOLA: CRE: ATO DE CRIAÇÃO DIÁRIO OFICIAL / /

Leia mais

OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. A prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:

OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. A prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades: OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL V - 2012 A prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2011 INFANTIL IV EDUCAÇÃO INFANTIL

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2011 INFANTIL IV EDUCAÇÃO INFANTIL Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2011 INFANTIL IV EDUCAÇÃO INFANTIL Disciplina: NATUREZA e SOCIEDADE Ano: INFANTIL IV Educação Infantil Competências Habilidades a serem desenvolvidas Eixo/Conteúdos

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 1º PERÍODO/2015 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL LÍNGUA PORTUGUESA (Unidade 1) Gêneros Cantiga popular Texto informativo Relato pessoal Letra de canção Conto de fadas Conto maravilhoso

Leia mais

Área de Formação Pessoal e Social

Área de Formação Pessoal e Social Área de Formação Pessoal e Social Identidade/ Auto-estima Independência/ Autonomia Convivência democrática/ Cidadania Brincar com o outro (s); Ouvir os outros; Saber identificar-se a si e o outro; Esperar

Leia mais

Planejamento. Educação infantil Ciranda Nível 3. Unidade 1: Cirandando

Planejamento. Educação infantil Ciranda Nível 3. Unidade 1: Cirandando Linguagem oral e escrita Planejamento Educação infantil Ciranda Nível 3 Unidade 1: Cirandando Formas textuais Conhecer diferentes tipos de textos. Conhecer um texto instrucional e sua função social. Priorizar

Leia mais

MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 2º BIMESTRE 1º ANO

MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 2º BIMESTRE 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737 www.ciman.com.br MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 2º BIMESTRE 1º ANO Formação Pessoal e Social Identidade e Autonomia Posturas de Estudante Conteúdos

Leia mais

1 o Período Educação Infantil

1 o Período Educação Infantil 1 o Período Educação Infantil Eixo temático: O tema Imaginação visa a estimular as distintas áreas de desenvolvimento integral das crianças, bem como favorecer o crescimento de suas habilidades e competências.

Leia mais

Colégio Nossa Senhora da Soledade C O N T E Ú D O S. Eu vim para servir (cf.mc10,45) Grupo 2 EDUCAÇÃO INFANTIL

Colégio Nossa Senhora da Soledade C O N T E Ú D O S. Eu vim para servir (cf.mc10,45) Grupo 2 EDUCAÇÃO INFANTIL Colégio Nossa Senhora da Soledade C O N T E Ú D O S Eu vim para servir (cf.mc10,45) Grupo 2 EDUCAÇÃO INFANTIL Prezado(a) aluno(a): Novo ano, novas expectativas, novos desejos, novos anseios e um novo caminho

Leia mais

Maternal 3 anos Educação Infantil

Maternal 3 anos Educação Infantil Maternal 3 anos Educação Infantil Eixo temático: Tema: Joca e suas aventuras As crianças, nesta fase, caracterizam-se pelo movimento e pela ação. Agem ativamente em seu entorno, acompanhando seus movimentos

Leia mais

MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com a confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;

Leia mais

MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA

MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA ESCOLA ESTADUAL ALMIRANTE TOYODA-2014 PROJETO IDENTIDADE MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA TURMA: 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (AZALÉIA E ACÁCIA) PROFESSORAS: GENISMEYRE E LUCILEILA Projeto Identidade Público

Leia mais

Conteúdo Programático 1º ano Ensino Fundamental I

Conteúdo Programático 1º ano Ensino Fundamental I Conteúdo Programático 1º ano Ensino Fundamental I LÍNGUA PORTUGUESA Nome Vogais Encontro vocálico/ Sons nasais Consoante T Gêneros textuais:parlenda;trava língua;poema;história em quadrinhos;piada;lista

Leia mais

CONTEÚDOS AVALIATIVOS VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) Período: 15 a 19 de Abril

CONTEÚDOS AVALIATIVOS VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) Período: 15 a 19 de Abril 1º ANO A SÉRIES / TURMAS COMPONENTES CURRICULARES Ponto e Linha Tipos de linha Formas Geométricas Destino do Lixo Água Utilidades Poluição Habilidades motoras Costumes religiosos Objetos religiosos da

Leia mais

Estudos da Natureza na Educação Infantil

Estudos da Natureza na Educação Infantil Estudos da Natureza na Educação Infantil Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (RCNEI) parte 3 Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2015

Leia mais

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PORTUGUESA DE LÍNGUA. Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) MARÇO

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PORTUGUESA DE LÍNGUA. Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) MARÇO EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA MARÇO 2013 Expectativas de Aprendizagem de Língua Portuguesa dos anos iniciais do Ensino Fundamental 1º ao 5º ano Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º

Leia mais

INFORMATIVO 2015 GRUPO

INFORMATIVO 2015 GRUPO INFORMATIVO 2015 GRUPO 5 Considerar a criança como sujeito é levar em conta, nas relações que com ela estabelecemos, que ela tem desejos, ideias, opiniões, capacidade de decidir, de criar, e de inventar,

Leia mais

Conteúdo Programático

Conteúdo Programático Conteúdo Programático 1º TRIMESTRE Alfabetização Vogais maiúsculas e minúsculas e encontros vocálicos Consoantes M,C,T,L,V,R,S e sílabas Ciências Árvore Genealógica Temperaturas Planeta Terra Estações

Leia mais

2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS Professoras regentes: Ana Paula, Kellen, Maristela e Waléria

2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS Professoras regentes: Ana Paula, Kellen, Maristela e Waléria COLÉGIO NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO IRMÃS DOMINICANAS Curitiba, 15 de março de 2012. Senhores pais ou responsáveis, Enviamos-lhes o cronograma do que vai ser trabalhado nesta 1ª Etapa no 2º ano. O cronograma

Leia mais

NOME DO PROJETO PROJETO MERGULHANDO NA LEITURA 2013 PÚBLICO ALVO Educação Infantil e Ensino Fundamental I

NOME DO PROJETO PROJETO MERGULHANDO NA LEITURA 2013 PÚBLICO ALVO Educação Infantil e Ensino Fundamental I NOME DO PROJETO PROJETO MERGULHANDO NA LEITURA 2013 PÚBLICO ALVO Educação Infantil e Ensino Fundamental I OBJETIVOS GERAIS: Promover o hábito da leitura entre os alunos; Proporcionar ao aluno o prazer

Leia mais

DEPARTAMENTO DO PRÉ-ESCOLAR Planificação Anual Ano Letivo de 2014/2015. Área da Formação Pessoal e Social

DEPARTAMENTO DO PRÉ-ESCOLAR Planificação Anual Ano Letivo de 2014/2015. Área da Formação Pessoal e Social Área da Formação Pessoal e Social a-identidade / autoestima b-independência/ autonomia a- Noção de pertença a diferentes grupos(família, escola, comunidade entre outros). a- Expressão de emoções e sentimentos

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA: Sequência Didática Poesia: O Pato.

RELATO DE EXPERIÊNCIA: Sequência Didática Poesia: O Pato. PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA RELATO DE EXPERIÊNCIA: Sequência Didática Poesia: O Pato. Professoras: Maria Cristina Santos de Campos e Silvana Bento de Melo Couto. Escola: E. M. José

Leia mais

Conteúdo Programático INFANTIL I

Conteúdo Programático INFANTIL I Conteúdo Programático INFANTIL I Composição oral Identificação Cor: vermelha Forma: círculo Posições: Dentro e fora Natureza e Sociedade Carnaval Páscoa Dia do Índio Estação do Ano: Outono Experiências

Leia mais

Avaliação diagnóstica da alfabetização 1 AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA

Avaliação diagnóstica da alfabetização 1 AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA Avaliação diagnóstica da alfabetização 1 http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/proletr/fasciculo_port.pdf Antônio Augusto Gomes Batista Ceris S. Ribas Silva Maria das Graças de Castro Bregunci Maria

Leia mais

Competência Conteúdo Habilidade Eixo - Lingua (gem) comunicando

Competência Conteúdo Habilidade Eixo - Lingua (gem) comunicando PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR Secretaria Municipal da Educação e Cultura SMEC Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico CENAP Marcos de Aprendizagem Ciclo de Aprendizagem I 1º Ano de Escolarização

Leia mais

Profa. Ma. Adriana Rosa

Profa. Ma. Adriana Rosa Unidade III ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Profa. Ma. Adriana Rosa Aula anterior O fim das cartilhas em sala de aula; Comunicação e linguagem; Sondagem da escrita infantil; Ao desenhar, a criança escreve;

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL IV - 2012 OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL IV - 2012 OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL IV - 2012 OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Os PCNs indicam como objetivos da Educação Infantil que os alunos sejam capazes de: Expressar, manifestar

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 1º PERÍODO/2015 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 1º PERÍODO/2015 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 1º PERÍODO/2015 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL LÍNGUA PORTUGUESA (Unidade 1) Gêneros Poema Crônica Descrição História em quadrinhos Conto de fadas Conto maravilhoso Fábula Leitura

Leia mais

Língua Portuguesa. Expectativas de aprendizagem. Expressar oralmente seus desejos, sentimentos, idéias e pensamentos.

Língua Portuguesa. Expectativas de aprendizagem. Expressar oralmente seus desejos, sentimentos, idéias e pensamentos. Língua Portuguesa As crianças do 1º ano têm o direito de aprender e desenvolver competências em comunicação oral, em ler e escrever de acordo com suas hipóteses. Para isto é necessário que a escola de

Leia mais

RELAÇÃO DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ENSINO FUNDAMENTAL 1º ANO DISCIPLINAS 1º BIMESTRE 2º BIMESTRE

RELAÇÃO DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ENSINO FUNDAMENTAL 1º ANO DISCIPLINAS 1º BIMESTRE 2º BIMESTRE RELAÇÃO DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ENSINO FUNDAMENTAL 1º ANO DISCIPLINAS 1º BIMESTRE 2º BIMESTRE MATEMÁTICA Comparação de tamanho: (maior / menor / mesmo tamanho) Noções de posição: (frente / atrás / entre

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV DISCIPLINA : MUNDO SOCIAL OBJETIVOS GERAIS Demonstrar interesse e curiosidade pelo mundo social e natural, formulando

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio ETEC PROFª NAIR LUCCAS RIBEIRO Código: 156 Município: TEODORO SAMPAIO Área de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Componente

Leia mais

PLANEJAMENTO TURMA 3º ano DISCIPLINA CONTEÚDOS Vol. 1 e 2 Língua Portuguesa

PLANEJAMENTO TURMA 3º ano DISCIPLINA CONTEÚDOS Vol. 1 e 2 Língua Portuguesa COLÉGIO SANTA TERESINHA - CAMPO BOM Fone 3597-1215 Rua Santo Inácio de Loiola, 196 Centro Campo Bom RS. PLANEJAMENTO TURMA 3º ano DISCIPLINA CONTEÚDOS Vol. 1 e 2 Língua Portuguesa Gêneros textuais: Poemas,

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 4º ANO. Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737. Língua Portuguesa

ENSINO FUNDAMENTAL MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 4º ANO. Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737. Língua Portuguesa ENSINO FUNDAMENTAL Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737 www.ciman.com.br MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 4º ANO CPG Língua Portuguesa Leitura e interpretação de textos (características e função

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA 1º PERÍODO

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA 1º PERÍODO 1º PERÍODO Prezados pais, Encaminhamos a Programação da 3ª Etapa de 2015, material que serve de apoio para o acompanhamento das habilidades que serão desenvolvidas. Lembramos que este planejamento é flexível

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE

PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE Disciplina Eixos temáticos (conteúdos) Habilidades prioritárias a serem desenvolvidas pelo educando. Matemática Natureza e Arte Ampliação do vocabulário; Coordenação motora; Linguagem

Leia mais

HABILIDADES. Compreender que cada pessoa é única e especial. Valorizar a identidade de cada um. Descobrir e conhecer a sua história de vida.

HABILIDADES. Compreender que cada pessoa é única e especial. Valorizar a identidade de cada um. Descobrir e conhecer a sua história de vida. Disciplina: História Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL - 2012 Série: 2º ano Turma: 21, 22, 23 e 24 CONTEÚDOS HABILIDADES AVALIAÇÕES Unidade 1 Cada um tem um jeito de ser. Descobrindo a minha história. Eu

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL 1 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR REGISTO DE OBSERVAÇÃO / AVALIAÇÃO Nome Data de Nascimento / / Jardim de Infância de Educadora de Infância AVALIAÇÃO

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2010. Infantil II Segmento I

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2010. Infantil II Segmento I Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2010 Infantil II Segmento I PLANO DE CURSO 2009 INFANTIL II Disciplina: ARTES Série: INFANTIL II Segmento: I COMPETÊNCIAS HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS -

Leia mais

METAS DE APRENDIZAGEM (5 anos)

METAS DE APRENDIZAGEM (5 anos) METAS DE APRENDIZAGEM (5 anos) 1. CONHECIMENTO DO MUNDO Conhecer diferentes termos espaciais (em pé, deitado, em cima, em baixo, à frente, atrás, dentro, fora ) Descrever itinerários diários (exemplos:

Leia mais

Planejamento Anual. 1º Ano. Ensino Fundamental

Planejamento Anual. 1º Ano. Ensino Fundamental Planejamento Anual 1º Ano Ensino Fundamental Língua Portuguesa 2 Objetivos: 1. Utilizar as mais diferentes linguagens para comunicar-se e expressar suas ideias; 2. Adquirir o hábito de ouvir, falar e organizar

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL MATERNAL II COMPONENTE CURRICULAR BRINCAR HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

PLANEJAMENTO ANUAL MATERNAL II COMPONENTE CURRICULAR BRINCAR HABILIDADES E COMPETÊNCIAS COMPONENTE CURRICULAR LETRAMENTO LINGUAGEM ORAL Ouvir com atenção. Compreender o sentido da mensagem que ouve. Elaborar e responder perguntas. Utilizar ao falar, um vocabulário variado e adequado ao contexto.

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA. Sequência Didática II Brincadeira Amarelinha

RELATO DE EXPERIÊNCIA. Sequência Didática II Brincadeira Amarelinha ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ EVARISTO COSTA RELATO DE EXPERIÊNCIA Sequência Didática II Brincadeira Amarelinha Professoras: Maria Cristina Santos de Campos. Silvana Bento de Melo Couto. Público Alvo: 3ª Fase

Leia mais

INFORMATIVO 2015 GRUPO 4

INFORMATIVO 2015 GRUPO 4 INFORMATIVO 2015 GRUPO 4 Considerar a criança como sujeito é levar em conta, nas relações que com ela estabelecemos, que ela tem desejos, ideias, opiniões, capacidade de decidir, de criar, e de inventar,

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4 EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4 1º VOLUME ARTES VISUAIS O FAZER ARTÍSTICO Criação de desenhos, pinturas e colagens, com base em seu próprio repertório. Exploração das possibilidades oferecidas por diferentes

Leia mais

Questão 21 ANULADA PADRÃO DE CORREÇÃO LINGUA PORTUGUESA

Questão 21 ANULADA PADRÃO DE CORREÇÃO LINGUA PORTUGUESA Questão 21 ANULADA PADRÃO DE CORREÇÃO LINGUA PORTUGUESA QUESTÃO 01 HABILIDADE: Escrever texto, com correspondência sonora; Escrever texto, a partir do tema proposto. 1. Escreve textos, sem erros ortográficos,

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL LINGUAGEM ORAL E ESCRITA. Premissas básicas:

EDUCAÇÃO INFANTIL LINGUAGEM ORAL E ESCRITA. Premissas básicas: EDUCAÇÃO INFANTIL A Educação Infantil, enquanto segmento de ensino que propicia um maior contato formal da criança com o mundo que a cerca, deve favorecer a socialização da criança, permitir a interação

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL 1 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR REGISTO DE OBSERVAÇÃO / AVALIAÇÃO Nome Data de Nascimento / / Jardim de Infância de Educadora de Infância AVALIAÇÃO

Leia mais

Matrizes Curriculares

Matrizes Curriculares Matrizes Curriculares municipais para a educação básica 9 anos Ciências Naturais e Sociais Sumário Concepção 1 Berçário/Infantil I/Infantil II Infantil III/Infantil IV 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DEPARTAMENTO DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DEPARTAMENTO DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DEPARTAMENTO DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR 2014/2015 A avaliação é um elemento integrante e regulador da prática educativa. Na educação pré-escolar assume uma dimensão marcadamente formativa,

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS 1º ANO C e D 1º SEMESTRE/2012 PROFESSORAS: JULIANA E MARCELA

REUNIÃO DE PAIS 1º ANO C e D 1º SEMESTRE/2012 PROFESSORAS: JULIANA E MARCELA REUNIÃO DE PAIS 1º ANO C e D 1º SEMESTRE/2012 PROFESSORAS: JULIANA E MARCELA PROPÓSITOS DA REUNIÃO Apresentar o trabalho que será realizado no decorrer do ano letivo, em cada área do conhecimento. Compartilhar

Leia mais

Content Area: Língua Portuguesa Grade 1 Quarter I

Content Area: Língua Portuguesa Grade 1 Quarter I Content Area: Língua Portuguesa Grade 1 Quarter I 1- Produção de escrita 1.1- Escrita livre 1.2 - Listas (animais, brinquedos, alimentos, etc); 1.3 - Narrações sequenciadas com apoio de ilustrações; 1.4

Leia mais

Plano de Estudo 3ª Etapa

Plano de Estudo 3ª Etapa Plano de Estudo 3ª Etapa NÍVEL DE ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL I ANO: 4º Querido (a) aluno(a), SAÚDE E PAZ! Esse plano de estudo tem como finalidade ajudá-lo (a) a se organizar melhor em seu hábito de estudo

Leia mais

INFORMATIVO 2015 II UNIDADE 3 ano LÍNGUA PORTUGUESA

INFORMATIVO 2015 II UNIDADE 3 ano LÍNGUA PORTUGUESA INFORMATIVO 2015 II UNIDADE 3 ano Com o objetivo de promover avanços no desenvolvimento dos educandos, tendo em vista a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores

Leia mais

Conteúdo Programático 2015 2 ano

Conteúdo Programático 2015 2 ano Conteúdo Programático 2015 2 ano Língua Portuguesa: Alfabeto Vogais e consoantes Ordem alfabética Sílabas e números de sílabas Encontro Vocálico História em quadrinho Jogral Pontuação e expressividade

Leia mais

Matriz de avaliação 3º Ano

Matriz de avaliação 3º Ano PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE AVALIAÇÃOE ESTATÍSTICA Matriz de avaliação 3º Ano MATEMÁTICA LÍNGUA PORTUGUESA CIÊNCIAS DA NATUREZA EIXOS COMPETÊNCIAS HABILIDADES

Leia mais

Plano de Trabalho Docente - 2014. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente - 2014. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2014 Ensino Médio Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Área de Conhecimento: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Componente Curricular: Artes Série:

Leia mais

ANEXO VIII PREGÃO PRESENCIAL Nº. 001/15 COTAÇÃO ESTIMADA

ANEXO VIII PREGÃO PRESENCIAL Nº. 001/15 COTAÇÃO ESTIMADA ANEXO VIII PREGÃO PRESENCIAL Nº. 001/15 COTAÇÃO ESTIMADA 1. DO OBJETO Constitui-se como objeto da Ata de Registro de Preço a aquisição de materiais didáticos e paradidáticos em tecnologia educacional para

Leia mais

Planejamento Anual. Pré-Escola I. Educação Infantil. Prof.ª Rosilene

Planejamento Anual. Pré-Escola I. Educação Infantil. Prof.ª Rosilene Planejamento Anual Pré-Escola I Educação Infantil Prof.ª Rosilene A CRIANÇA DE 4 ANOS O desenvolvimento de uma criança não ocorre de forma linear. As mudanças ocorrem de forma gradual e estão relacionadas

Leia mais

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL 1988 CONSTITUIÇÃO FEDERAL ANTECEDENTES Art. 210. Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum

Leia mais

Todas as atividades que seu(sua) filho(a) realiza na escola, em todas as áreas de conhecimento, estão relacionadas aos objetivos de aprendizagem.

Todas as atividades que seu(sua) filho(a) realiza na escola, em todas as áreas de conhecimento, estão relacionadas aos objetivos de aprendizagem. Brasília, 24 de fevereiro de 2014. Senhores Pais e/ou Responsáveis, Neste documento, listamos os conteúdos e objetivos referentes às aprendizagens pretendidas para os alunos do Maternal II, durante o 1º

Leia mais

PROJETO RECICLAGEM. 1. Tema: Reciclar é bom, Reutilizar é melhor e Reduzir é melhor ainda. Área de abrangência: 2. Duração: 01 /03 a 31/03

PROJETO RECICLAGEM. 1. Tema: Reciclar é bom, Reutilizar é melhor e Reduzir é melhor ainda. Área de abrangência: 2. Duração: 01 /03 a 31/03 PROJETO RECICLAGEM 1. Tema: Reciclar é bom, Reutilizar é melhor e Reduzir é melhor ainda. Área de abrangência: (x) Movimento (x) Musicalização (x) Artes Visuais (x) Linguagem Oral e Escrita (x) Natureza

Leia mais

PLANIFICAÇÃO CURRICULAR 1º CICLO - 1º ano de escolaridade

PLANIFICAÇÃO CURRICULAR 1º CICLO - 1º ano de escolaridade AGRUPAMENTO ESCOLAS LUÍS ANTÓNIO VERNEY 171396 PLANIFICAÇÃO CURRICULAR 1º CICLO - 1º ano de escolaridade INTRODUÇÃO Este documento tem como finalidade fixar as referências para o desenvolvimento curricular,

Leia mais

COLÉGIO MILLENNIUM CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES I AVALIAÇÃO FUNDAMENTAL MENOR 3º ANO B (2ª SÉRIE) MATEMÁTICA PORTUGUÊS

COLÉGIO MILLENNIUM CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES I AVALIAÇÃO FUNDAMENTAL MENOR 3º ANO B (2ª SÉRIE) MATEMÁTICA PORTUGUÊS Comunicado nº 006 /2011. I AVALIAÇÃO FUNDAMENTAL MENOR 3º ANO B (2ª SÉRIE) / RELIGIÃO / - Interpretação de Textos - Ortografia: H / LH, NH e CH / RR e SS - Adjetivo; - Gênero do substantivo: Masculino

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ABEL SALAZAR 2015-2016

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ABEL SALAZAR 2015-2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ABEL SALAZAR 2015-2016 1º CICLO - 1º ANO DE ESCOLARIDADE PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO MENSAL DE JANEIRO DOMÍNIOS METAS/OBJETIVOS OPERACIONALIZAÇÃO (DESCRITORES) MATERIAIS/RECURSOS MODALIDADES

Leia mais

Marilia Leite Conceição

Marilia Leite Conceição Marilia Leite Conceição Introdução Presença dos conhecimentos sobre natureza e sociedade na Educação Infantil: idéias e práticas correntes A criança, a natureza e a sociedade Objetivos Crianças de zero

Leia mais

EDUCAÇÃO MUSICAL MATERNAL II

EDUCAÇÃO MUSICAL MATERNAL II EDUCAÇÃO MUSICAL MATERNAL II Músicas infantis. Danças, músicas e personagens folclóricos. Conhecer textos e melodias folclóricos; Entoar músicas do folclore brasileiro; Dançar músicas folclóricas; Imitar

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ EVARISTO COSTA RELATO DE EXPERIÊNCIA. Autora: Bia Villela. Professoras: Maria Cristina Santos de Campos. Período: Três semanas.

ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ EVARISTO COSTA RELATO DE EXPERIÊNCIA. Autora: Bia Villela. Professoras: Maria Cristina Santos de Campos. Período: Três semanas. ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ EVARISTO COSTA RELATO DE EXPERIÊNCIA Sequência Didática I Era uma vez um gato xadrez... Autora: Bia Villela. Professoras: Maria Cristina Santos de Campos. Silvana Bento de Melo Couto.

Leia mais

O mundo da gente. Educação Infantil 1 (3 ou 4 anos) Organização da coleção, conteúdos e sugestões de atividades complementares

O mundo da gente. Educação Infantil 1 (3 ou 4 anos) Organização da coleção, conteúdos e sugestões de atividades complementares O mundo da gente Educação Infantil 1 (3 ou 4 anos) Organização da coleção, conteúdos e sugestões de atividades complementares Célia Cúnico Sandra Korso Kutzke 1 SUMÁRIO 1. Organização da coleção... 3 2.

Leia mais

Unidade II ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. Profa. Ma. Adriana Rosa

Unidade II ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. Profa. Ma. Adriana Rosa Unidade II ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Profa. Ma. Adriana Rosa Ementa Propostas para aquisição da língua escrita. Oralidade e comunicação. A escola e o desenvolvimento da linguagem. O ensino da escrita.

Leia mais