DISCURSO REPORTADO EM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS INVENTADAS : FORMAS DE REPRESENTAÇÃO INICIAIS NA APROPRIAÇÃO DE UM GÊNERO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DISCURSO REPORTADO EM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS INVENTADAS : FORMAS DE REPRESENTAÇÃO INICIAIS NA APROPRIAÇÃO DE UM GÊNERO"

Transcrição

1 DISCURSO REPORTADO EM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS INVENTADAS : FORMAS DE REPRESENTAÇÃO INICIAIS NA APROPRIAÇÃO DE UM GÊNERO Kall Anne Sheyla Amorim Braga (UFAL-PPGE/ET&C-CAPES) kallanneamorim@gmail.com Eduardo Calil (UFAL-PPGE-PPGLL/ET&C-CNPq) eduardocalil@hotmail.com RESUMO: As histórias em quadrinhos têm sido utilizadas como objeto de aprendizagem envolvendo diferentes eixos de ensino. Contudo, poucos estudos existem sobre o modo como os alunos se apropriam de um de seus elementos principais, a saber, o discurso reportado, mais especificamente, o discurso direto que caracteriza a fala dos personagens representados pela imagem. Essa é nossa questão de base que está sendo investigada a partir de uma metodologia específica (CALIL, 2008), quando propomos a alunos de um 2º ano do Ensino Fundamental, organizados em díades, a invenção do texto que deveria acompanhar uma história em quadrinhos da Turma da Mônica. Nesse trabalho, pretendemos descrever, com o apoio do programa ELAN, as diferenças entre o que uma díade conversa sobre a imagem e o que efetivamente escreve, destacando o modo como o discurso reportado é representado. Nossos resultados preliminares indicam que, ao contrário da suposta transparência e evidência que possa ter o uso do discurso direto, os alunos constroem enunciados cuja estrutura descreve a imagem referida, sem observarem nem sua relação sequencial, nem o caráter falado dos textos dos quadrinhos. Palavras-chave: Processo de escritura em ato. Histórias em quadrinhos. Discurso Reportado. 1 Introdução As histórias em quadrinhos (HQ) têm sido utilizadas por livros didáticos 1 e programas de formação continuada de professores 2 como objeto de aprendizagem envolvendo os diferentes eixos de ensino: leitura, produção textual, oralidade e conhecimento linguístico. Contudo, como os alunos se apropriam de um de seus elementos principais, a saber, o discurso reportado (DR), mais especificamente, o discurso direto (DD) que caracteriza a fala dos personagens representados pela imagem? 1 Conferir estudos incipientes de Santos (2007) e Ferreira (2007) que analisaram a presença e o uso que se faz deste gênero nas seis coleções de livros didáticos de língua portuguesa mais utilizados por professores da rede municipal de ensino da cidade de Maceió. 2 A este respeito, ver Braga e Pacheco (2009) que analisaram o tratamento didático atribuído às HQ por recentes e oficiais programas de formação continuada de professores.

2 2 Poucos estudos existem sobre esta questão a qual procuraremos tecer um primeiro movimento neste trabalho 3 que possui por objetivo descrever diferenças entre o que uma díade conversa sobre a imagem e o que efetivamente escreve, destacando o modo como o DR é representado. Entretanto, como ter acesso a estas diferenças se o ato de escrever é geralmente solitário e silencioso? Para isso será utilizada uma metodologia específica (CALIL, 2008), quando propomos a alunos de um 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Maceió, organizados em díades, a invenção do texto que deveria acompanhar uma HQ da Turma da Mônica (TM). Solicitação que desencadeou resultados preliminares que suspendem claridades que poderiam ser atribuídas ao uso do DD: os alunos constroem enunciados cuja estrutura descreve a imagem referida, sem observarem nem sua relação sequencial, nem o caráter falado dos textos dos quadrinhos. O presente artigo encontra-se dividido em três partes: breve histórico da incorporação das HQ nas instituições escolares; caracterização das HQ, sobretudo, configuração do DR neste gênero; descrição das diferenças entre o que duas alunas, ao produzirem um único texto, conversam e o que efetivamente escrevem. 2 Breve histórico da incorporação das HQ nas instituições escolares À parte discordâncias sobre quem produziu a primeira HQ 4, grande parte daqueles que se dedicam a estudar este gênero consideram as pinturas rupestres como seu marco inicial. Escrita simbólica, desenvolvimento do alfabético fonético, aparecimento da imprensa, evolução das indústrias tipográficas e surgimento de grandes cadeias jornalísticas, eis alguns dos acontecimentos que possibilitam a criação das HQ como meio de comunicação de massa que encontrou nos Estados Unidos da América (EUA) um ambiente propício para seu florescimento ao final do século XIX. 3 Corpus retirado do dossiê DUE pertencente ao acervo Práticas de Textualização na Escola, que reúne todo o material genético produzido a partir do desenvolvimento do projeto didático Gibi na Sala no segundo semestre de 2008 em uma escola pública (municipal) da cidade de Maceió. 4 Há quem diga que a primeira HQ foi criada por um ítalo-brasileiro. [...] Já os estadunidenses garantem que o pioneiro é deles. [...] No entanto, se voltarmos os olhos para o Oriente, descobriremos que, no Japão, já se faziam quadrinhos séculos antes de brasileiros e estadunidenses nem sequer pensarem neles. (CARVALHO, 2006, p ).

3 3 Quadrinhos que surgiram nas páginas dominicais dos jornais estadunidenses, passaram a ter, em momentos posteriores, publicações diárias na forma de tiras e que através dos syndicates foram disseminadas em escala mundial. Ao final da década de 1920, simultaneamente ao surgimento das histórias de aventuras, proveio a tendência naturalista que ampliou o impacto das HQ junto ao público em consequência da real representação de pessoas e objetos. Aliado a estas inovações, somou-se o aparecimento dos gibis no Brasil novo veículo que ampliou tanto o consumo quanto a popularidade das HQ. Chegada a Segunda Guerra Mundial, este gênero tornou-se ainda mais popular com o engajamento de seus heróis no conflito bélico e, ao seu final, novas temáticas lhes foram incorporadas, tais como as histórias de terror e suspense detentoras de traços realistas a ponto de terem contribuído para a instauração de preocupações em estratos sociais norte-americanos, referentes a sua influência sobre os leitores infantis. O pós-guerra e início do período conhecido por Guerra Fria foi ainda mais propício à acentuação da desconfiança para com os quadrinhos principalmente a partir das contribuições de Fredric Wertham, psiquiatra alemão arraigado nos EUA que tentava comprovar a incidência de anomalias comportamentais proporcionadas pela leitura das HQ a partir de atendimentos a jovens americanos problemáticos. Artigos publicados em jornais e revistas, palestras ministradas em escolas, participação em programas radiofônicos e televisivos foram algumas das medidas desempenhadas por Wertham que após o lançamento de seu livro Seduction of the Innocent marcou negativamente as HQ durante as décadas seguintes não só nos EUA, mas em grande parte do mundo, notadamente por terem resultado na [ ] criação de uma espécie de código de condutas (o famoso Comics Code Authority) para os quadrinhos, que acabou tendo três versões: uma em 1954, [...]; uma em 1971 que era a de 54, revisada e a última em 1989, mais adequada aos novos tempos, e que vale até hoje. (RITTES, 2006, p. 50). Expliquemos o surgimento das três versões. Reunidos na Association of Comics Magazine, editores norte-americanos elaboram um Comics Code Authority objetivando converter a situação negativa circundante das HQ, iniciativa insuficiente para a diminuição do teor negativo que as rodeava e que foi precedida por uma elaboração mais detalhada, concretizava-se a segunda versão. A respeito da última variante a que Rittes (2006) faz alusão, Carvalho (2006, p. 38) destaca:

4 4 Atualmente, ao que se saiba, não existe nenhum código ou lei específica que limite o conteúdo das histórias em quadrinhos [...]. Os gibis, no entanto, têm de trazer indicações sobre as faixas etárias para a leitura e os autores estão sujeitos a punições caso desrespeitem leis em vigor (com uma história que incite o racismo, por exemplo). A partir desta iniciativa de reverter à condição em que se encontravam as HQ, todas as revistas publicadas em solo americano passaram a ser publicadas com um selo, que garantia a qualidade do conteúdo de suas histórias. Como conseqüência, as histórias passaram a ser pasteurizadas, levando à produção de roteiros e desenhos medíocres (MENDONÇA, 2006, p. 28) e a ausência de discussões sobre o valor estético e pedagógico das HQ nos meios intelectuais. Ressalta Barbosa et al. (2006, p. 21) a evolução dos tempos funcionou favoravelmente à linguagem das HQs, evidenciando seus benefícios para o ensino e garantindo sua presença no ambiente escolar formal. Neste sentido, nas últimas décadas do século XX, com o desenvolvimento das ciências comunicativas e dos estudos culturais, os meios de comunicação passaram a ser analisados em sua especificidade e se procurou compreender qual a influência destes junto à sociedade. Quais impactos sofreram as HQ? Aceitas, a princípio, como elemento de destaque no sistema comunicativo e forma de manifestação artística com características próprias, as HQ aproximaram-se das práticas pedagógicas em virtude da inexistência de fatos consistentes que justificassem os perigos que poderiam causar em seus leitores. Impulso inicial que resultou na publicação de HQ de caráter educacional, religioso e de fundo moral na década de A percepção dos benefícios pedagógicos dos quadrinhos não ficou restrita a autores e editores, tendo sua linguagem aplicada como apoio técnico à utilização de equipamentos, treinamento de pessoal em atividades especializadas, domínio de técnicas de higiene ou, a exemplo da Segunda Guerra, para a elaboração de manuais de treinamento e entretenimento de soldados. Durante a década de 1970, o sistema educacional europeu passa a utilizá-las como apoio a temas escolares de forma lúdica, ação que ajudou a firmar perante o público o entendimento de que as histórias em quadrinhos podiam ser utilizadas para a transmissão de conteúdos escolares, com resultados bastante satisfatórios (BARBOSA et al., 2004, p. 19). No entanto, uma ressalva é realizada:

5 5 Essas obras eram publicadas visando a atingir o grande público, demonstrando a possibilidade de utilizar a linguagem dos quadrinhos com objetivos mais amplos que o simples entretenimento; mas a grande maioria delas, com certeza, não buscava, especificamente, o seu aproveitamento no ambiente escolar ou seja, não podiam ser incluídas naquela categoria de publicações conhecida como didáticas. (BARBOSA et al., 2004, p. 20). Após a avaliação do Ministério da Educação, em meados dos anos de 1990, as HQ passaram a ser utilizadas com maior frequência por autores de livros didáticos, podendo hoje ser encontradas não apenas nestes, mas em programas de formação continuada de professores. 3 Caracterização das HQ Desenhos circunscritos a quadros, balões, onomatopeias, personagens publicados de forma regular e metáforas visuais são algumas das características que definem as HQ, gênero textual constituído, com frequência, por uma articulação entre linguagem visual e verbal. Elemento básico das HQ, a linguagem imagética se apresenta como uma sequência de quadros inter-relacionada a enquadramentos, planos, ângulos de visão, formato dos quadrinhos, montagem de tiras e páginas, gesticulação e criação de personagens, bem como a utilização de figuras cinéticas, ideogramas e metáforas visuais (BARBOSA et al., 2006, p. 34). Já a linguagem verbal vai aparecer, principalmente, para expressar a fala ou o pensamento dos personagens, a voz do narrador nos recordatórios e os sons envolvidos nas narrativas por meio das onomatopeias. Embora a riqueza de recursos utilizados nas HQ ultrapasse em muito esta breve descrição, estes aspectos apontam a complexidade deste gênero que estaria relacionada à constante interação entre linguagens verbal e não-verbal que possibilitam tanto o entendimento desta narrativa quanto a construção do DD. Discurso que se configura como o esquema (CUNHA, 2005) do DR mais presente nas HQ e que conforme Houaiss (2001) seria a reprodução inalterada da fala do personagem, em vez de o narrador falar por ele, caracterizando-se pela presença dos verbos dicendi, que podem vir no princípio, no meio ou no fim do enunciado reproduzido, ou de recursos gráficos, como dois-pontos, aspas, travessão. Reprodução inalterada que, de acordo com Maingueneau (2002), seria inexistente. Em seus termos,

6 6 [...] O DD caracteriza-se com efeito pelo fato de supostamente indicar as próprias palavras do enunciador citado: diz-se que ele faz menção de tais palavras. De toda maneira, [...] por mais que seja fiel, o discurso direto é sempre apenas um fragmento de texto submetido ao enunciador do discurso citante, que dispõe de múltiplos meios para lhe dar um enfoque pessoal. (MAINGUENEAU, 2002, p. 141, grifos do autor). Suposta indicação das palavras do enunciador citado que não caracteriza o DD nas HQ. Nesta, o DD se apresenta como uma ocorrência de fala efetiva (MAINGUENEAU, 2002, p. 141) não se caracterizando pela estrutura gramatical sujeito na 3ª pessoa do singular + verbo dicendi + fala do personagem. Deste modo, tornar-se evidente que nas HQ o DD não se configura como a reprodução da fala do personagem (HOUAISS, 2001), mas se constitui, pode-se assim dizer, na própria fala ou pensamento do personagem delimitado, geralmente, pelo balão e intrinsecamente relacionado aos aspectos verbais e não-verbais. Balão que a partir de sua existência e posição no quadrinho indica não só a ordem de enunciação entre os personagens, mas informa que um personagem está falando na primeira pessoa (BARBOSA et al., 2004, p. 56). 4 O DR em uma história inventada Nas HQs, a fala e/ou pensamento dos personagens são constituídos na relação que se estabelece entre imagens e texto. Contudo, como os alunos se apropriam deste DR, especificamente do DD, característico deste gênero? Questionamento ao qual buscaremos tecer as primeiras reflexões neste trabalho sob a forma de descrição das diferenças entre o que uma díade conversa durante a combinação do texto que deveria acompanhar as imagens de uma HQ da TM e o que efetivamente escreve. Mas, qual relação haveria entre investigar como os alunos se apropriam do DR e a descrição de diferenças entre o que se fala e/ou (não) se escreve? Grosso modo, podemos dizer que poderá contribuir tanto para se pensar se há, de fato, transparência no uso do DD quanto para refletir/problematizar a complexidade das HQ e do ato de escrever. A partir destas considerações passemos ao texto produzido por AB e MC (8 anos) no dia 08 de outubro de 2008, precisamente para a transcrição tal qual o texto das alunas (diplomática) do manuscrito desta produção escolar.

7 7 O CEBOLINHA TRAPALHADO 1º Q 5 ELE VAI PEGA O BALDE DE TINTA 2º Q ELE VAI CONMEÇAR A PINTA A PAREDE 3º Q ELE TA TERMINANDO DE PINTA A PAREDE 4º Q A MÔNICA ESTA MANDANDO O CEBOLINHA PARA 5º Q A MÔNICA BATEU A CABEÇA NA PAREDE 6º Q E CAIU NO CHAU 7º Q ELA PEGOU A TINTA PARA PINTA A PAREDE 8º Q A MÔNICA ESTA TERMINDO DE PINTA A PAREDE 9º Q ELA TERMINOU DE PINTA A PAREDE 10º Q O CEBOLINHA FICOU SORRINDO DA MÔNICA 11º Q E O CEBOLINHA BATEU A CABEÇA NA PAREDE Quadro1: Produção textual O Cebolinha Trapalhado Fonte: Pesquisa Direta (2008) Observando rapidamente esta transcrição tornam-se visíveis erros de grafia, ausência de DD, poucas rasuras, regularidade nas estruturas frasais (sujeito, verbo e complemento), recorrência da palavra parede. Realizemos, neste sentido, duas pontuações: primeira, aparentemente as alunas estão descrevendo as imagens dos quadrinhos que compõem a HQ disponibilizada, logo a relação estabelecida entre imagem e texto é mantida, certo? Pergunta ao qual se faz imperativa a necessidade de apresentar o manuscrito da produção. 5 Quadrinho.

8 8 Figura 1: Manuscrito escolar O Cebolinha Trapalhado Fonte: Pesquisa Direta (2008) Com manuscrito disponibilizado perguntamos mais uma vez: a articulação entre imagens e o texto é mantida pelas alunas? Dos aspectos relativos a esta articulação um chama atenção de modo particular, qual seja, o último quadrinho. AB e MC escrevem E O CEBOLINHA BATEU A CABEÇA NA PAREDE (AB; MC, Pesquisa Direta, 2008), por que a relação imagem e texto é suspensa? Exposta a primeira pontuação e seus desdobramentos, segue a segunda (e seus desdobramentos): como analisar um DR que não se apresenta nesse manuscrito escolar? O fato do gênero HQ se constituir numa estrutura narrativa dialogal não facilitaria a emergência do DD nos textos estudantis? Laçando mão destas inquietações, passemos a análise do processo de produção deste manuscrito na busca por pistas que nos ajudem a compreender tanto a ausência de DD quanto o apagamento da relação entre imagem e texto no último quadrinho. Pertencente ao acervo Práticas de Textualização na Escola, que reúne manuscritos escolares e filmagens, o corpus utilizado neste trabalho é proveniente do desenvolvimento do projeto didático Gibi na Sala em que se adotou como procedimento metodológico (CALIL, 2008) a organização de díades estudantis que combinam e escrever um único texto. Processo interacional que além de filmado, procurando-se registrar tanto o que se conversa quanto o que se escreve, é transcrito com o apoio do programa Eudico Linguistic Annotator (ELAN) que permiti associar,

9 9 sincronizar e cronometrar a conversa dos alunos, o que foi escrito e todos os elementos visuais (movimento de corpo, expressões faciais, gestos, olhares, etc.) enquadrados pela filmadora. Recuperemos fragmentos do percurso deste processo. MC FALA E aqui? A Mônica foi atrás dele... E aqui bate. 1 TC 6 00:21: :21: AB FALA Aí aqui... 2 TC 00:22: :22: :22: :22: :22: :22: MC FALA Aqui... na parede. Isso num é porta. 3 TC AB FALA 4 TC 00:22: :22: :22: :22: :22: :22: É 00:22: :22: Os fragmentos acima além de serem os primeiros momentos da combinação da história (referindo-se aos quadrinhos acima), evidenciam a primeira vez em que parede foi enunciada. Parede em que não se é possível atravessar, embora o Cebolinha tenha conseguido no quadrinho anterior! As alunas continuam. MC FALA E aqui... Aí ele ele olha o o ba o Cebolinha aparece na na porta e fica sorrindo 5 TC 00:23: :23: :23: :23: :23: :23: :23: :23: AB FALA 6 TC na parede 00:23: :23: Tempo cronometrado (momento em que a enunciação foi realizada).

10 10 A fala de MC no 2TC e no 3TC afeta diretamente AB que retifica MC quando esta fala que o Cebolinha aparece na porta (10º quadrinho) e fica SORRINDO DA MÔNICA (MC, Pesquisa Direta, 2008). Porta?! Parede, diz AB. Como Cebolinha poderia aparecer na parede, ou melhor, como poderia aparecer dentro de uma parede? Não há estranhamento por parte de AB e MC. MC FALA E aqui Dexa eu ver. 7 TC 00:23: :23: :23: :23: MC FALA Ele bate a cabeça aqui. Bate 8 TC 00:23: :23: :23: :23: AB FALA Bate a cabeça aqui, bate a cabeça aqui e cai. 9 TC 00:23: :23: Aqui 00:23: :23: MC FALA Oxi e a caneta pra nóis escrever? 10 TC 00:23: :23: Não há como passarmos por paredes no mundo real e MC deixa manifesta esta impossibilidade ao dizer que Mônica passou por uma porta e não por uma parede. Ato enunciativo que ao remeter a um mundo real provoca rupturas na articulação entre imagens e o texto, sobretudo neste último quadrinho. Passada a combinação da história, as alunas passam a escrevê-la no manuscrito. Todavia, anteriormente, estas retornam aos quadrinhos. Neste retorno, AB FALA Aqui a Mônica gritando pra ele não ir. Isso aqui é uma parede. 11 TC 00:24: :24: :24: :24: :24: :24: MC FALA Aí não vá, Cebolinha. 12 TC AB FALA 13 TC 00:24: :24: :24: :24: Pode dar a caneta agora? 00:24: :24:33.900

11 11 Haveria relação entre parede e a emergência do único DD desta história? Por que há um intervalo de 7 segundo, precisamente , entre as falas de AB e MC? O que o tempo poderia revelar? Alguns poderiam argumentar que se trata de pouco tempo, observemos, então, essa passagem na página do próprio ELAN. Fala de AB Fala de MC Intervalo de tempo Além do intervalo de tempo, o que a elevação da mão de MC indiciaria? Estaria ela avisando ao Cebolinha que se trata de uma parede e não de uma porta? Resta ainda um último quadrinho. MC FALA 14 TC E aqui? 00:25: :25: AB FALA Aqui o Cebolinha tá mangando dela. Aqui o Cebolinha vai (...) 15 TC 00:25: :25: :25: :25: MC FALA bater a cabeça no balde e cair. Terminamos Tio! 16 TC 00:25: :25: :25: :25: :25: :26: Apesar desta ultima combinação é registrado E O CEBOLINHA BATEU A CABEÇA NA PAREDE (AB; MC, Pesquisa Direta, 2008), por quê? Complexo é o processo de escritura, não há transparência, sendo necessária a continuidade de

12 12 investigações a ela referentes, nomeadamente, do modo como os alunos se apropriam do DR, sobretudo do DD que caracteriza a fala dos personagens representados pela imagem. 5 Algumas considerações [...] Sua configuração culturalmente estável e sua articulação com os elementos composicionais, temáticos e de estilo dão ao gênero um duplo caráter: tanto funciona como baliza para se constituir a unidade do texto através de formas textuais cristalizadas socialmente, quanto abre para a singularidade própria ao processo enunciativo, permitindo se pensar aí uma dimensão, senão autoral, pelo menos, subjetiva e única. Esses dois pontos indicam que a noção de gênero está marcada pela tensão entre o uso social e a subjetividade daquele que produz os enunciados concretos. De um lado, as estabilizações sócio-históricas dos gêneros e tipos de texto, de outro, o processo enunciativo marcado pelo aqui e agora de todo ato de enunciação. (CALIL, 2007, p. 1). O Cebolinha Trapalhado é o título da história criada por AB e MC. História em que Cebolinha pega tinta, começa e termina de pintar a parede. Mônica entra em cena mandando o Cebolinha pára. Até o momento não há problemas para AB e MC, a relação imagem e texto é mantida. Alunas que escrevem ELE TA TERMINANDO DE PINTA A PAREDE (AB; MC, Pesquisa Direta, 2008), terminando de pintar o quê? Diríamos, a partir das imagens da HQ, uma porta na parede pela qual irá fugir de Mônica que, ao contrário dele, não consegue passar pela porta e cai no chão. Mônica, por sua vez, também pinta (n)a parede e sai. Conhecido por seus planos infalíveis, Cebolinha aparece na porta/parede e rir de Mônica por ele, supostamente, ter se dado bem, o que raramente acontece nas HQ da TM. Mônica, no entanto, havia pintado uma bola acima da porta pintada por Cebolinha que cai na cabeça deste, convergindo num final esperado para estas histórias. Todavia, as alunas escrevem, após diferentes combinações, que Cebolinha bate a cabeça na parede. Como Cebolinha poderia bater a cabeça na parede se ele estaria dentro dela? Linhas cinéticas e metáforas visuais nos permitem inferir que a bola cai em sua cabeça. Por que as alunas não conseguem ver o que se passa, especificamente, neste último quadrinho? Seria decorrente da dificuldade do estabelecimento da relação textoimagem, não o acreditamos, em quadrinhos anteriores esta relação foi estabelecida.

13 13 Frequentes são os conflitos entre Mônica e Cebolinha, mas, desta vez, estes personagens da TM convidam AB e MC para o complexo funcionamento da linguagem e do interdiscurso que as atravessa. E ao lado delas nos convida a adentrar na complexidade das HQ, da escrita, da subjetividade. AB e MC conseguem passar por esta parede? Compreendem a vingança de Mônica? Assim como Mônica, elas não conseguem passar pela porta e a apagam da história, de sua escrita final. Mas, como há histórias da TM que possuem finais imprevisíveis, a porta que as alunas tenham fechar, permanece entreaberta, seja através da fala de MC de que Cebolinha aparece na porta para mangar de Mônica (parede de AB), seja pela falta de articulação entre o texto das alunas e as imagens, ou ainda pela maior incidência da palavra parede como forma de contenção de sentido, do apagamento da porta. Insuspeitados são os percursos da criação do DD de uma HQ e nestes caminhos não há transparências. Afirmações que quando transpostas para o corpus analisado de forma incipiente neste trabalho mostram reformulações, rasuras e a quase total ausência de DD e este no único momento em que emergiu possibilitou que Mônica passasse daquela que bate em Cebolinha, para aquela que visa protegê-lo. O que este único DD poderia estar indiciando nesta produção? Por que há um deslocamento de Mônica/personagem para ocupar o lugar de MC/aluna? Na busca por respostas, continuemos nosso percurso sob a égide da constante e difícil tentativa de atravessar a parede. Referências BARBOSA, Alexandre et al. In: VERGUEIRO, Waldomiro; RAMA, Angela (Orgs.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, (Coleção Como usar na sala de aula). BRAGA, Kall Anne Sheyla Amorim; PACHECO, Kathianna Maria Gouveia. Histórias em quadrinhos: tratamento didático atribuído por programas de formação continuada de professores f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, CALIL, Eduardo. História e poema inventados: modalizações que marcam suas diferenças. In: 4º SIGET Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2007, Tubarão (SC). Anais do 4º SIGET, Tubarão: UNISINOS, 2007, p

14 14 CALIL, Eduardo. Escutar o invisível: escritura & poesia na sala de aula. São Paulo: Editora UNESP; Rio de Janeiro: FUNARTE, CARVALHO, Djota. A educação está no gibi. São Paulo: Papirus, CUNHA, Dóris de Arruda C. da. Atividades sobre os usos ou exercícios gramaticais? Uma análise do discurso reportado. In: DIONISIO, Angela Paiva; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.) O livro didático de Português: múltiplos olhares. 3.ed. Rio de Janeiro: Lucerna, FERREIRA, Aline da Silva. As histórias em quadrinhos e as propostas de produção de texto em livros didáticos de português da 2ª série do Ensino Fundamental Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, HOUAISS, Antônio. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. São Paulo: Editora Objetiva, MAINGUENEAU, Dominique. Polifonia, discurso direto. In:. Análise de textos de comunicação. Tradução: Cecília P. de Sousa-e-Silva, Décio Rocha. São Paulo: Cortez, 2002, p MENDONÇA, João Marcos Pereira. O ensino de arte e a produção de histórias em quadrinhos no Ensino Fundamental f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes, Belo Horizonte. RITTES, André. As histórias em quadrinhos na escola: a percepção de professores de ensino fundamental sobre o uso pedagógico dos quadrinhos f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Católica de Santos, São Paulo. SANTOS, Janayna Paula Lima de Souza. Livro didático de português e histórias em quadrinhos: análise das questões de interpretação de textos em livros didáticos de português de 2ª série do Ensino Fundamental Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2007.

Apresentação. Práticas Pedagógicas Língua Portuguesa. Situação 4 HQ. Recomendada para 7a/8a ou EM. Tempo previsto: 4 aulas

Apresentação. Práticas Pedagógicas Língua Portuguesa. Situação 4 HQ. Recomendada para 7a/8a ou EM. Tempo previsto: 4 aulas Práticas Pedagógicas Língua Portuguesa Situação 4 HQ Recomendada para 7a/8a ou EM Tempo previsto: 4 aulas Elaboração: Equipe Técnica da CENP Apresentação Histórias em quadrinhos (HQ), mangás e tirinhas

Leia mais

Novas possibilidades de leituras na escola

Novas possibilidades de leituras na escola Novas possibilidades de leituras na escola Mariana Fernandes Valadão (UERJ/EDU/CNPq) Verônica da Rocha Vieira (UERJ/EDU/CNPq) Eixo 1: Leitura é problema de quem? Resumo A nossa pesquisa pretende discutir

Leia mais

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Maria Ignez de Souza Vieira Diniz ignez@mathema.com.br Cristiane Akemi Ishihara crisakemi@mathema.com.br Cristiane Henriques Rodrigues Chica crischica@mathema.com.br

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID Michele Dalzotto Garcia Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro- Oeste/Irati bolsista do PIBID CAPES Rejane Klein Docente do

Leia mais

- Ler com ritmo, fluência e entonação adequada ao gênero estudado em sala de aula, compreendendo as idéias contidas no texto.

- Ler com ritmo, fluência e entonação adequada ao gênero estudado em sala de aula, compreendendo as idéias contidas no texto. PLANO DE LÍNGUA PORTUGUESA ELABORAÇÃO: JOSIANE DE LIMA GÊNERO: História em quadrinho PERÍDO APROXIMADAMENTE: 5º Ano CONTEÚDOS OBJETIVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - Ritmo, fluência e entonação na leitura;

Leia mais

A ABORDAGEM DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA. Palavras-chave: Ensino de química; histórias em quadrinhos; livro didático.

A ABORDAGEM DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA. Palavras-chave: Ensino de química; histórias em quadrinhos; livro didático. A ABORDAGEM DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA Fabricio Santos Almeida 1 Márcia Cristiane Eloi Silva Ataide 2 1 Licenciando em Química, Universidade Federal do Piauí - UFPI. 2 Professora

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado da Educação Superintendência Regional de Ensino de Carangola Diretoria Educacional

SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado da Educação Superintendência Regional de Ensino de Carangola Diretoria Educacional SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado da Educação Superintendência Regional de Ensino de Carangola Diretoria Educacional Sequencia Didática destinada aos Anos Finais do Ensino

Leia mais

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS A língua é um sistema que se estrutura no uso e para o uso, escrito e falado, sempre contextualizado. (Autor desconhecido)

Leia mais

A LEITURA NA VOZ DO PROFESSOR: O MOVIMENTO DOS SENTIDOS

A LEITURA NA VOZ DO PROFESSOR: O MOVIMENTO DOS SENTIDOS A LEITURA NA VOZ DO PROFESSOR: O MOVIMENTO DOS SENTIDOS Victória Junqueira Franco do Amaral -FFCLRP-USP Soraya Maria Romano Pacífico - FFCLRP-USP Para nosso trabalho foram coletadas 8 redações produzidas

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS RESUMO Juliana Candido QUEROZ (Bolsista) 1 ; Natália SILVA (Bolsista) 2, Leila BRUNO (Supervisora) 3 ; Sinval Martins S. FILHO (Coordenador)

Leia mais

PROJETO PIBID JOGO DO LUDO. Palavras chave: Jogo do Ludo. Educação Infantil. Matemática na Educação Infantil.

PROJETO PIBID JOGO DO LUDO. Palavras chave: Jogo do Ludo. Educação Infantil. Matemática na Educação Infantil. PROJETO PIBID JOGO DO LUDO Ana Paula do Valle 1 Kamylla Canalli 2 Lucilene Paixão 3 Neila Tonin Agranionih 4 Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento da sequência didática Jogo

Leia mais

Sequências Didáticas para o ensino de Língua Portuguesa: objetos de aprendizagem na criação de tirinhas

Sequências Didáticas para o ensino de Língua Portuguesa: objetos de aprendizagem na criação de tirinhas Sequências Didáticas para o ensino de Língua Portuguesa: objetos de aprendizagem na criação de tirinhas Manoela Afonso UNESP - Campus Bauru-SP manoela_afonso@hotmail.com Comunicação Oral Pesquisa Concluída

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO PARANÁ GOVERNO DO ESTADO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SEED DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS - DPPE PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL PDE Anexo I Professor PDE FORMULÁRIO DE ACOMPANHAMENTO

Leia mais

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG).

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG). ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO FÍSICA PRESENTES EM UMA INSTITUIÇÃO FILÁNTROPICA E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE GOIÂNIA/GO CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de

Leia mais

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO)

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Parte: 1 Prof. Cristóvão Cunha Objetivos de aprendizagem

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES DO ENSINO REGULAR

ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES DO ENSINO REGULAR ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES DO ENSINO REGULAR INTRODUÇÃO Raquel de Oliveira Nascimento Susana Gakyia Caliatto Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS). E-mail: raquel.libras@hotmail.com

Leia mais

FACULDADE EÇA DE QUEIRÓS

FACULDADE EÇA DE QUEIRÓS FACULDADE EÇA DE QUEIRÓS GISELE CRISTINA DE SANTANA FERREIRA PEREIRA JÉSSICA PALOMA RATIS CORREIA NOBRE PEDAGOGIA: PROJETO MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA JANDIRA - 2012 FACULDADE EÇA DE QUEIRÓS GISELE CRISTINA

Leia mais

REPRESENTAÇÕES DE AFETIVIDADE DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Deise Vera Ritter 1 ; Sônia Fernandes 2

REPRESENTAÇÕES DE AFETIVIDADE DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Deise Vera Ritter 1 ; Sônia Fernandes 2 REPRESENTAÇÕES DE AFETIVIDADE DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL Deise Vera Ritter 1 ; Sônia Fernandes 2 RESUMO Este texto apresenta uma pesquisa em andamento que busca identificar as representações

Leia mais

VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA, ORALIDADE E LETRAMENTO EM UMA TURMA DE PRÉ-ESCOLAR (CRECHE), EM TERESINA.

VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA, ORALIDADE E LETRAMENTO EM UMA TURMA DE PRÉ-ESCOLAR (CRECHE), EM TERESINA. VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA, ORALIDADE E LETRAMENTO EM UMA TURMA DE PRÉ-ESCOLAR (CRECHE), EM TERESINA. Maria de Fátima Silva Araújo (bolsista do PIBIC/ UFPI), Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa (Orientadora,

Leia mais

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Introdução USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Paula Priscila Gomes do Nascimento Pina EEEFM José Soares de Carvalho EEEFM Agenor Clemente dos Santos paulapgnascimento@yahoo.com.br

Leia mais

A LEITURA EM QUADRINHOS NA ESCOLA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS. Material elaborado por Aline Oliveira, Eliana Oiko e Ghisene Gonçalves

A LEITURA EM QUADRINHOS NA ESCOLA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS. Material elaborado por Aline Oliveira, Eliana Oiko e Ghisene Gonçalves A LEITURA EM QUADRINHOS NA ESCOLA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS Material elaborado por Aline Oliveira, Eliana Oiko e Ghisene Gonçalves DOAÇÃO DE LIVROS À: BIBLIOTECA PÚBLICA (APROX. 150 LIVROS) UNIDADES

Leia mais

Histórias em Quadrinhos

Histórias em Quadrinhos Histórias em Quadrinhos Apresentação baseada no texto Profa. Denise Castilhos Profa. Marilene Garcia Histórias em quadrinhos: imaginação traduzida visualmente para encantar e apaixonar gerações As HQ começaram

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Regina Luzia Corio de Buriasco * UEL reginaburiasco@sercomtel.com.br Magna Natália Marin Pires* UEL magna@onda.com.br Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino*

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

AS TIRAS DA MAFALDA: CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA NA LINGUAGEM DE QUADRINHOS

AS TIRAS DA MAFALDA: CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA NA LINGUAGEM DE QUADRINHOS AS TIRAS DA MAFALDA: CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA NA LINGUAGEM DE QUADRINHOS Anderson Iury Nunes BARROS andersoniury@yahoo.com.br Instituto de Estudos Sócio-Ambientais IESA/UFG Bolsista Prolicen Camila Porto

Leia mais

ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59. Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br. Apresentação

ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59. Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br. Apresentação ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59 Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br Graduada em pedagogia e fonoaudiologia, Pós-graduada em linguagem, Professora da Creche-Escola

Leia mais

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Celso João Ferretti: o processo de desintegração da educação atingiu em menor escala as escolas técnicas.

Leia mais

Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC

Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC Sugerimos, para elaborar a monografia de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), que o aluno leia atentamente essas instruções. Fundamentalmente,

Leia mais

QUEM LÊ ALFA É O CARA: AS RELAÇÕES ARGUMENTATIVAS ESTABELECIDAS ENTRE ENUNCIADOR E ENUNCIATÁRIO

QUEM LÊ ALFA É O CARA: AS RELAÇÕES ARGUMENTATIVAS ESTABELECIDAS ENTRE ENUNCIADOR E ENUNCIATÁRIO QUEM LÊ ALFA É O CARA: AS RELAÇÕES ARGUMENTATIVAS ESTABELECIDAS ENTRE ENUNCIADOR E ENUNCIATÁRIO Ana Karla Pereira de MIRANDA Universidade Federal do Mato Grosso do Sul PPGMEL ak_miranda@hotmail.com Resumo:

Leia mais

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS Flávio Pereira DINIZ (FCS UFG / diniz.fp@gmail.com) 1 Dijaci David de OLIVEIRA (FCS UFG / dijaci@gmail.com) 2 Palavras-chave: extensão universitária;

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ATRELADOS A EPISÓDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA RESUMO

CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ATRELADOS A EPISÓDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA RESUMO XXII Semana de Educação da Universidade Estadual do Ceará 31 de agosto a 04 de setembro de 2015 CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ATRELADOS A EPISÓDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA Laura Andrade Santiago

Leia mais

OS DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES

OS DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES OS DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES Gisllayne Rufino Souza* UFPB gisllayne.souza@gmail.com Profa. Dra. Marlene Helena de Oliveira França UFPB/Centro de Educação/Núcleo de Cidadania e Direitos

Leia mais

alemão; espanhol; francês; inglês Dezembro de 2013

alemão; espanhol; francês; inglês Dezembro de 2013 Informação-Exame Final Nacional Línguas estrangeiras alemão; espanhol; francês; inglês Dezembro de 2013 Provas 501; 547; 517; 550 2014 11.º Ano de Escolaridade O presente documento divulga informação relativa

Leia mais

Alfabetizar e promover o ensino da linguagem oral e escrita por meio de textos.

Alfabetizar e promover o ensino da linguagem oral e escrita por meio de textos. Alfabetizar e promover o ensino da linguagem oral e escrita por meio de textos. Daiane Pacheco-USC pedagogia - daiaspacheco@gmail.com; Carla Viviana-USC pedagogia- vivianamaximino@hotmail.com; Kelly Rios-USC

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgou nesta terça-feira os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos,

Leia mais

Aula 1: Demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras

Aula 1: Demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras Aula 1: Demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras Nesta aula trataremos de demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras. Vamos começar a aula retomando questões

Leia mais

III SEMINÁRIO EM PROL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Desafios Educacionais

III SEMINÁRIO EM PROL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Desafios Educacionais III SEMINÁRIO EM PROL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Desafios Educacionais TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS SURDOS: AS MARCAS DA INTERLÍNGUA MARTINS, Tânia Aparecida 1 PINHEIRO, Valdenir de Souza 2 NOME DO GT: Educação

Leia mais

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA APRESENTAÇÃO Toda proposta educacional cujo eixo do trabalho pedagógico seja a qualidade da formação a ser oferecida aos estudantes

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA: A PERCEPÇÃO DE LUZ E SOMBRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Palavras-chave: Conhecimentos físicos. Luz e sombra. Educação Infantil.

RELATO DE EXPERIÊNCIA: A PERCEPÇÃO DE LUZ E SOMBRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Palavras-chave: Conhecimentos físicos. Luz e sombra. Educação Infantil. RELATO DE EXPERIÊNCIA: A PERCEPÇÃO DE LUZ E SOMBRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Resumo Camille Cistina Witsmiszyn de Souza 1 Dulce Stela Schramme 2 Neila Tonin Agranionih 3 Lucilene Paixão 4 Percepção de luz e

Leia mais

O E-TEXTO E A CRIAÇÃO DE NOVAS MODALIDADES EXPRESSIVAS. Palavras-chave: texto, e-mail, linguagem, oralidade, escrita.

O E-TEXTO E A CRIAÇÃO DE NOVAS MODALIDADES EXPRESSIVAS. Palavras-chave: texto, e-mail, linguagem, oralidade, escrita. Revista Eletrônica Novo Enfoque, ano 2013, v. 17, n. 17, p. 191 195 O E-TEXTO E A CRIAÇÃO DE NOVAS MODALIDADES EXPRESSIVAS MARQUES, Fernanda Vieira ANDRADE, Antonio Carlos Siqueira de Palavras-chave: texto,

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III DISCIPLINA : LÍNGUA PORTUGUESA OBJETIVOS GERAIS Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer

Leia mais

O que caracteriza a sequência textual descritiva é a presença de um processo de adjetivação e crescente caracterização física e psicológica de Howard.

O que caracteriza a sequência textual descritiva é a presença de um processo de adjetivação e crescente caracterização física e psicológica de Howard. 1) Gabarito oficial definitivo - Questão 1 Sequências textuais narrativas: - No tempo de Jack, o Estripador, uma época difícil para Londres, também vivia na capital britânica um afável estenógrafo chamado

Leia mais

Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra

Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra Anne Caroline Paim Baldoni Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,

Leia mais

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO.

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014 Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. RESUMO Adriana Vieira de Lima Colégio Marista Arquidiocesano

Leia mais

OLIVEIRA, Luciano Amaral. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: 184 Parábola Editorial, 2010.

OLIVEIRA, Luciano Amaral. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: 184 Parábola Editorial, 2010. Resenha OLIVEIRA, Luciano Amaral. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: 184 Parábola Editorial, 2010. Leticia Macedo Kaeser * leletrasufjf@gmail.com * Aluna

Leia mais

POR VITOR SOUZA CONTEÚDO ORIGINAL DE: WWW.CACHORROSURTADO.BLOGSPOT.COM

POR VITOR SOUZA CONTEÚDO ORIGINAL DE: WWW.CACHORROSURTADO.BLOGSPOT.COM POR VITOR SOUZA CONTEÚDO ORIGINAL DE: WWW.CACHORROSURTADO.BLOGSPOT.COM COPYLEFT 2010 O QUE SÃO? É UMA FORMA DE ARTE QUE CONJUGA TEXTO E IMAGENS COM O OBJETIVO DE NARRAR HISTÓRIAS DOS MAIS VARIADOS GÊNEROS

Leia mais

Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola

Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola Brincar é fonte de lazer, mas é, simultaneamente, fonte de conhecimento; é esta dupla natureza que nos leva a considerar o brincar

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e Tecnologias para a Educação Básica Coordenação Geral de Materiais Didáticos PARA NÃO ESQUECER:

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL CURRÍCULO DE LINGUAGEM

EDUCAÇÃO INFANTIL CURRÍCULO DE LINGUAGEM EDUCAÇÃO INFANTIL CURRÍCULO DE LINGUAGEM COMUNICAÇÃO FASE I FASE II ORALIDADE Transmitir recados simples. Formar frases com seqüência. Argumentar para resolver conflitos. Verbalizar suas necessidades e

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL Prof. Dr. José Alberto Carvalho dos Santos Claro Mestrado em Gestão de Negócios Universidade

Leia mais

UM PRODUTO EDUCATIVO PARA FAZER EDUCAÇÃO AMBIENTAL

UM PRODUTO EDUCATIVO PARA FAZER EDUCAÇÃO AMBIENTAL UM PRODUTO EDUCATIVO PARA FAZER EDUCAÇÃO AMBIENTAL Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo [...] devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas

Leia mais

Movimento da Lua. Atividade de Aprendizagem 22. Eixo(s) temático(s) Terra e Universo. Tema. Sistema Solar

Movimento da Lua. Atividade de Aprendizagem 22. Eixo(s) temático(s) Terra e Universo. Tema. Sistema Solar Movimento da Lua Eixo(s) temático(s) Terra e Universo Tema Sistema Solar Conteúdos Movimentos da Terra e da Lua / movimento aparente dos corpos celestes / referencial Usos / objetivos Ampliação e avaliação

Leia mais

GT Psicologia da Educação Trabalho encomendado. A pesquisa e o tema da subjetividade em educação

GT Psicologia da Educação Trabalho encomendado. A pesquisa e o tema da subjetividade em educação GT Psicologia da Educação Trabalho encomendado A pesquisa e o tema da subjetividade em educação Fernando Luis González Rey 1 A subjetividade representa um macroconceito orientado à compreensão da psique

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA. Antonio Joaquim Severino 1. Um projeto de bem elaborado desempenha várias funções:

PROJETO DE PESQUISA. Antonio Joaquim Severino 1. Um projeto de bem elaborado desempenha várias funções: PROJETO DE PESQUISA Antonio Joaquim Severino 1 Um projeto de bem elaborado desempenha várias funções: 1. Define e planeja para o próprio orientando o caminho a ser seguido no desenvolvimento do trabalho

Leia mais

JUSTIFICATIVA DA INICIATIVA

JUSTIFICATIVA DA INICIATIVA JUSTIFICATIVA DA INICIATIVA A relevância do projeto: O negro em destaque: As representações do negro na literatura brasileira se dá a partir das análises e percepções realizadas pelo coletivo cultural,

Leia mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL FALANDO SOBRE... HISTÓRIA DO BRASIL EM AULA MINISTRADA EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

CONSIDERAÇÕES SOBRE USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL FALANDO SOBRE... HISTÓRIA DO BRASIL EM AULA MINISTRADA EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA CONSIDERAÇÕES SOBRE USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL FALANDO SOBRE... HISTÓRIA DO BRASIL EM AULA MINISTRADA EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA Dorisvaldo Rodrigues da Silva drsilva@unioeste.br Vera Lúcia Ruiz Rodrigues

Leia mais

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador 1. Introdução O Programa Mais Educação e o Programa Ensino Médio Inovador são estratégias do Ministério da Educação

Leia mais

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas.

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SANTOS, Silvana Salviano silvanasalviano@hotmail.com UNEMAT Campus de Juara JESUS, Lori Hack de lorihj@hotmail.com UNEMAT

Leia mais

Palavras-chave: Educação Matemática; Avaliação; Formação de professores; Pró- Matemática.

Palavras-chave: Educação Matemática; Avaliação; Formação de professores; Pró- Matemática. PRÓ-MATEMÁTICA 2012: UM EPISÓDIO DE AVALIAÇÃO Edilaine Regina dos Santos 1 Universidade Estadual de Londrina edilaine.santos@yahoo.com.br Rodrigo Camarinho de Oliveira 2 Universidade Estadual de Londrina

Leia mais

5. A pesquisa. 5.1. Sujeitos

5. A pesquisa. 5.1. Sujeitos 65 5. A pesquisa As dificuldades envolvidas na conciliação da maternidade com a vida profissional têm levado muitas mulheres a abandonar até mesmo carreiras bem-sucedidas, frutos de anos de dedicação e

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA Telma Aparecida de Souza Gracias Faculdade de Tecnologia Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP telmag@ft.unicamp.br

Leia mais

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA Rogério Santos Grisante 1 ; Ozilia Geraldini Burgo 2 RESUMO: A prática da expressão corporal na disciplina de Artes Visuais no Ensino Fundamental II pode servir

Leia mais

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID BARROS, Raquel Pirangi. SANTOS, Ana Maria Felipe. SOUZA, Edilene Marinho de. MATA, Luana da Mata.. VALE, Elisabete Carlos do.

Leia mais

PROVA BIMESTRAL Língua portuguesa

PROVA BIMESTRAL Língua portuguesa 6 o ano 1 o bimestre PROVA BIMESTRAL Língua portuguesa Escola: Nome: Turma: n o : Leia com atenção o texto a seguir, para responder às questões de 1 a 4. Lisboa: aventuras tomei um expresso cheguei de

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PORTUGUESA DE LÍNGUA. Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) MARÇO

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PORTUGUESA DE LÍNGUA. Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) MARÇO EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA MARÇO 2013 Expectativas de Aprendizagem de Língua Portuguesa dos anos iniciais do Ensino Fundamental 1º ao 5º ano Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º

Leia mais

como a arte pode mudar a vida?

como a arte pode mudar a vida? como a arte pode mudar a vida? LONGE DAQUI, AQUI MESMO 1 / 2 Longe daqui, aqui mesmo 1 Em um caderno, crie um diário para você. Pode usar a escrita, desenhos, recortes de revista ou jornais e qualquer

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO-GERAL DO CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA ORIENTAÇÕES PARA

Leia mais

Vivência em Quadrinhos Artigo Inscrito no grupo Comunicação e Novas Mídias *

Vivência em Quadrinhos Artigo Inscrito no grupo Comunicação e Novas Mídias * Vivência em Quadrinhos Artigo Inscrito no grupo Comunicação e Novas Mídias * Alberto Ricardo Pessoa Mestre em Artes Visuais UNESP SP Professor do Depto. Comunicação e Artes da Universidade Presbiteriana

Leia mais

A PROPOSTA DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DOS PCN E SUA TRANSPOSIÇÃO ENTRE OS PROFESSORES DE INGLÊS DE ARAPIRACA

A PROPOSTA DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DOS PCN E SUA TRANSPOSIÇÃO ENTRE OS PROFESSORES DE INGLÊS DE ARAPIRACA Revista Eletrônica de Educação de Alagoas - REDUC ISSN 2317-1170 V. 01, N. 02 (2013) A PROPOSTA DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DOS PCN E SUA TRANSPOSIÇÃO ENTRE OS PROFESSORES DE INGLÊS DE ARAPIRACA Patrícia

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS Letícia Luana Claudino da Silva Discente de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande. Bolsista do Programa de Saúde. PET/Redes

Leia mais

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO MESTRADO SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO Justificativa A equipe do mestrado em Direito do UniCEUB articula-se com a graduação, notadamente, no âmbito dos cursos de

Leia mais

Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA)

Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA) Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA) Considerações sobre o Programa de Filosofia do Ensino Médio Regular

Leia mais

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 94 6. CONSIDERAÇÕES FINAIS Na análise da fatura, consideramos fundamental ter em conta os vários aspectos que circundam e compõem uma obra. Atentar a fatores como escolha do material, poética, linguagem

Leia mais

ALUNOS DO 7º ANO CONSTRUINDO GRÁFICOS E TABELAS

ALUNOS DO 7º ANO CONSTRUINDO GRÁFICOS E TABELAS ALUNOS DO 7º ANO CONSTRUINDO GRÁFICOS E TABELAS Introdução Paulo Marcos Ribeiro pmribeirogen2@hotmail.com Betânia Evangelista mbevangelista@hotmail.com Fabíola Santos M. de A. Oliveira fabiprestativa@hotmail.com

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE. Número de aulas semanais 4ª 2. Apresentação da Disciplina

METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE. Número de aulas semanais 4ª 2. Apresentação da Disciplina METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE Série Número de aulas semanais 4ª 2 Apresentação da Disciplina Considerando a necessidade de repensar o ensino da arte, faz-se necessário refletir sobre este ensino em sua

Leia mais

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Marília Darc Cardoso Cabral e Silva 1 Tatiane Pereira da Silva 2 RESUMO Sendo a arte uma forma do ser humano expressar seus sentimentos,

Leia mais

(Prof. José de Anchieta de Oliveira Bentes) 3.

(Prof. José de Anchieta de Oliveira Bentes) 3. TRADUÇÃO E INTÉRPRETAÇÃO DE LIBRAS EM PROCESSOS SELETIVOS: O CASO DA UEPA. 1 ANDRÉ LUIZ SILVA DANTAS 2 Resumo: A proposta deste artigo é, de maneira inicial e exploratória, discutir como a tradução/interpretação

Leia mais

QUADRINHOS, UMA JANELA PARA AVENTURAS!!!

QUADRINHOS, UMA JANELA PARA AVENTURAS!!! OFICINA Nº: 01 (PARTE 1) QUADRINHOS, UMA JANELA PARA AVENTURAS!!! ÁREA: Língua Portuguesa FAIXA ETÁRIA: 08 a 12 anos. CARGA HORÁRIA: 03 horas. OBJETIVO: Conhecer a estrutura de histórias em quadrinhos.

Leia mais

Gabarito de Inglês. Question 6. Question 1. Question 7. Question 2. Question 8. Question 3. Question 9. Question 4. Question 10.

Gabarito de Inglês. Question 6. Question 1. Question 7. Question 2. Question 8. Question 3. Question 9. Question 4. Question 10. Question 1 Question Question LETRA: E Fácil Question 4 LETRA: A Fácil Question 5 Gabarito de Inglês Question 6 LETRA: D Difícil Question 7 LETRA: A Média Question 8 LETRA: C Difícil Question 9 Question

Leia mais

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA Marcos Leomar Calson Mestrando em Educação em Ciências e Matemática, PUCRS Helena Noronha Cury Doutora em Educação

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

O USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS: E as suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Down

O USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS: E as suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Down O USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS: E as suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Down Ana Paula de Oliveira Schmädecke 1 Andreia dos Santos Dias 2 Resumo: Este trabalho

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

4 Segmentação. 4.1. Algoritmo proposto

4 Segmentação. 4.1. Algoritmo proposto 4 Segmentação Este capítulo apresenta primeiramente o algoritmo proposto para a segmentação do áudio em detalhes. Em seguida, são analisadas as inovações apresentadas. É importante mencionar que as mudanças

Leia mais

REGULAMENTO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES Curso de Letras Tradutor e Intérprete Bacharelado Currículo: LTI 00001

REGULAMENTO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES Curso de Letras Tradutor e Intérprete Bacharelado Currículo: LTI 00001 REGULAMENTO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES Fundamentação Legal PARECER CNE/CES 492/2001 APROVADO em 03/04/2001 e HOMOLOGADO, com despacho do Ministro em 4/7/2001 e publicação no Diário Oficial da União

Leia mais

Shusterman insere cultura pop na academia

Shusterman insere cultura pop na academia São Paulo, quinta, 21 de maio de 1998 Shusterman insere cultura pop na academia PATRICIA DECIA da Reportagem Local O filósofo americano leva a cultura pop à academia. Em "Vivendo a Arte - O Pensamento

Leia mais

1 EDUCAÇÃO INFANTIL LINGUAGEM A GALINHA RUIVA. Guia Didático do Objeto Educacional Digital

1 EDUCAÇÃO INFANTIL LINGUAGEM A GALINHA RUIVA. Guia Didático do Objeto Educacional Digital Guia Didático do Objeto Educacional Digital LINGUAGEM 1 EDUCAÇÃO INFANTIL A GALINHA RUIVA Este Objeto Educacional Digital (OED) está relacionado ao tema da Unidade 3 do Livro do Aluno. LINGUAGEM A GALINHA

Leia mais

1 ROTEIRO PARA PROJETO DE PESQUISA

1 ROTEIRO PARA PROJETO DE PESQUISA Roteiro para projeto de pesquisa Gildenir Carolino Santos, 2005. 1 ROTEIRO PARA PROJETO DE PESQUISA Antes de passar para a construção ou montagem de um projeto de pesquisa, é importante saber que esse

Leia mais

Mostra de Projetos 2011 MUSEU VIRTUAL DE IMAGEM E HISTÓRIA

Mostra de Projetos 2011 MUSEU VIRTUAL DE IMAGEM E HISTÓRIA Mostra de Projetos 2011 MUSEU VIRTUAL DE IMAGEM E HISTÓRIA Mostra Local de: Londrina. Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: (Campo não preenchido).

Leia mais

Leitura e Literatura

Leitura e Literatura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICAB Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e de Tecnologias para Educação BásicaB Leitura e Literatura Dia e Semana Nacional da Leitura

Leia mais

Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia

Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia Hulda Gomides OLIVEIRA. Elza Kioko Nakayama Nenoki do COUTO. Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Letras. huldinha_net@hotmail.com

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

Índice. Prefácio...9. Palavras Prévias...13

Índice. Prefácio...9. Palavras Prévias...13 7 Índice Prefácio...9 Palavras Prévias...13 Procurando os braços perdidos da Vénus de Milo...17 1. Introdução...17 2. Definindo a questão...18 3. A relação filosofia pedagogia...20 3. 1. Dimensão filosófica

Leia mais