Ferramentas de Mobilização Comunitária

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ferramentas de Mobilização Comunitária"

Transcrição

1 Ferramentas de Mobilização Comunitária Prefeitura Municipal de Curitiba Instituto Municipal de Administração Pública IMAP Área: Gestão de Desenvolvimento Social 1

2 2

3 Luciano Ducci Prefeito Municipal Carlos Homero Giacomini Presidente Maria do Carmo A. de Oliveira Superintendente Elaine Rossi Ribeiro Diretora da EAP Elaboração: Lycia Tramujas Vasconcellos Neumann 3

4 4

5 Desenvolvimento Comunitário baseado em Talentos e Recursos Locais - Ferramentas de Mobilização Comunitária Lycia Tramujas Vasconcellos Neumann Abril 2010 Objetivos Compartilhar conhecimentos sobre a abordagem do - Desenvolvimento Comunitário baseado em Talentos e Recursos Locais, seus princípios, ferramentas e algumas histórias de sucesso. Trocar experiências e aprendizados no trabalho com comunidades. Dar base norteadora para as s de Territórios e Comunidades: priorização, mapeamentos e Fortalecimento das Potencialidades Comunitárias Locais.

6 Agenda Parte I: Desenvolvendo um novo olhar sobre a comunidade Parte II: A abordagem Parte III: Aprendendo com histórias verdadeiras Reflexão Se nós damos um peixe a um homem, isto vai satisfazer sua fome por um dia. Mas nós teremos que continuar lhe dando peixes para que sobreviva. Então nós o ensinamos a pescar. Isto resolverá seu problema até que alguém despeje lixo tóxico no rio. E aí? Ele precisa ser preparado para controlar, de forma sustentável, todos os fatores que afetam sua capacidade de pescar. (Filosofia de trabalho da Fundação para o Desenvolvimento Comunitário do Quênia)

7 Níveis de Desenvolvimento Macro: alcance ou impacto global Meso: de influência nacional, e no caso brasileiro também o nível regional Micro: subdivide-se em dois níveis - desenvolvimento local e desenvolvimento comunitário Conceito de Comunidade Comunidade significa um grupo de pessoas que compartilham de uma característica comum, uma comum unidade, que as aproxima e pela qual são identificadas. Esta comum unidade é, na maioria das vezes, a região onde moram, mas também pode ser os interesses e causas que defendem, suas características, origens, cultura, crenças e interesses partilhados

8 Novo conceito Comunidade é um grupo de pessoas determinadas a trabalharem juntas para o bem comum. (Instituto de Políticas Sociais Caledon - Canadá) O que é Desenvolvimento Comunitário É o conjunto de práticas criadas com o objetivo de fortalecer e tornar mais efetiva a vida em comunidade, melhorando as condições locais, principalmente para aqueles que se encontram em situações de desvantagem social (Fundação de Desenvolvimento Comunitário da Inglaterra)

9 Mudança de Olhar deficiências e necessidades talentos e recursos Toda comunidade é um copo meio cheio, meio vazio. O olhar determina o movimento. Se o copo é vazio, procura-se enchê-lo. Se dá para ver água no copo, busca-se completá-lo. Evolução Histórica dos Investimentos Sociais : faça desenvolvimento para o povo : faça desenvolvimento pelo povo : faça desenvolvimento através das pessoas : faça desenvolvimento com as pessoas a partir de 1990 : promova as pessoas para o desenvolvimento O objetivo passa a ser em desenvolver a capacidade local para o auto-desenvolvimento. Pela primeira vez, as pessoas estão sendo vistas como o foco primário e protagonistas do processo de desenvolvimento (adaptado de Booy e Sena)

10 As tendências do Investimento Social na promoção do desenvolvimento FATOR Estratégia básica Investimento Técnicos e profissionais Comunidades Intervenções DE Apoio a instituições de caridade Apoiar pessoas individualmente Facilitadores na transferência de recursos Separadas do processo de desenvolvimento Específica, tangível, técnica PARA Construção da capacidade comunitária Apoiar pessoas como parte de sua comunidade Facilitadores no desenvolvimento comunitário Protagonistas do seu desenvolvimento Holística, articulada (Booy e Sena) Fortalecendo o senso de comunidade Ao contrário de programas de desenvolvimento que se limitam a oferecer dinheiro, serviços e outros bens materiais para as comunidades carentes, o objetivo principal destas iniciativas é reduzir o sentimento de dependência das mesmas, substituindo-o por autoconfiança, autonomia e responsabilidade.

11 Fortalecendo o senso de comunidade A metodologia adotada preconiza: vizinhos apoiando uns aos outros e trabalhando juntos em tarefas concretas; tarefas planejadas a partir de um auto-reconhecimento dos talentos, recursos individuais e coletivos disponíveis; processo que ajuda a criar e fortalecer o capital humano, familiar e social, provendo nova base para um futuro mais promissor e de maior inclusão social Áreas de Desenvolvimento Economia Meio- Ambiente Sociedade Economia Sociedade Meio Ambiente (Sustainable Measures)

12 Capitais diferentes tipos Capital Construído Capital Humano é o que você sabe Capital Social é quem você conhece Capital Humano e Social (Michael Woolcock) Capital Natural Capital Social múltiplas relações sociais relação familiar João relação comercial Pedro relação social relação comunidade religiosa 8

13 Capital Social múltiplas relações sociais B C A D E Capital Social diferentes tipos de Conexão: acontece no relacionamento das pessoas com suas próprias famílias e com indivíduos ou grupos com interesses comuns ou moradores da mesma comunidade. de Ponte: esta relação social acontece com pessoas de grupos diferentes, como por exemplo, em raça, geração, gênero, região ou preferência política. Este tipo de capital social é formado quando as pessoas ultrapassam as fronteiras geográficas, sociais e culturais. de Ligação: aproxima pessoas de diferentes faixas sociais. Através dessas relações, indivíduos obtêm acesso a recursos e conhecimentos que, normalmente, não teriam.

14 Reflexão Onde você vive e quem você conhece o capital social com o qual você pode contar ajuda a definir quem você é e qual o seu destino. Robert Putnam De Clientes para Cidadãos Clientes são aqueles que dependem dos outros para viver e que, enxergando apenas seus defeitos, esperam também que os outros também vejam suas deficiências e os ajudem, atendendo às suas necessidades. Cidadãos, ao contrário, são aqueles que vêem seus problemas e dificuldades, mas que também percebem suas qualidades, capacidades e potencial para mudar a realidade. Eles acreditam no poder coletivo e buscam parceiros com quem possam construir um futuro melhor.

15 Reflexão Bons clientes são péssimos cidadãos. Bons cidadãos constróem comunidades fortes. Osborne e Gaebler De Máquinas de Refrigerante... De um lado estão as instituições públicas e privadas que desenvolvem projetos e programas sociais baseados nas deficiências e necessidades das comunidades e dos beneficiários das ações. Atuando como meros provedores de serviços, as instituições são como máquinas de refrigerante : ao terem seus botões acionados, ofertam produtos e serviços baseados em modelos padrão e desenvolvidos para consertar pessoas e suas realidades.

16 ... a Construtores de Celeiros De outro lado, estão as instituições que, em vez de simplesmente proverem serviços, atuam como construtores de celeiros. Promovem o engajamento dos cidadãos no desenvolvimento de projetos e programas, faz endo com que estes se tornem coresponsáveis pela busca de alternativas para sua promoção social e econômica. Quando se deparam com um novo problema, esses cidadãos não perguntam O que o governo ou as ONGs farão por nós?, mas, sim, concentram-se em definir O que nós vamos fazer, juntos, para resolver esta questão? Comunidade e Instituição Comunidade e Instituição tem diferentes características, portanto diferentes contribuições Natureza das Comunidades? Natureza das Instituições

17 A relação instituição - cliente Sistema Uma forma tradicional de promover o desenvolvimento social é através de instituições e seus sistemas, que têm nas comunidades seus clientes, consumidores e beneficiários. Características das instituições: Poucos têm o controle sobre muitos = hierarquia; Capacidade de produzir em larga escala produtos e serviços; Sua sobrevivência depende da existência de clientes. Cliente/ consumidor Limitações: Dependência que pode criar nos beneficiários; Dificuldade de produzir soluções individualizadas. (John McKnight) A natureza das comunidades A natureza das comunidades e de suas associações é baseada em processos de decisão de consenso e não de controle. Nas comunidades, as pessoas votam com os seus pés. Se não gostam e não acreditam no projeto ou iniciativa, elas se retiram. Não será o dinheiro ou a hierarquia que as irá segurar, mas o relacionamento entre seus membros e uma causa em comum.

18 Um novo modelo de relação: comunidades associações instituições Investimentos sociais, quando canalizados apenas para instituições ou indivíduos, ignoram o potencial das comunidades e sua capacidade de associação em torno de questões locais. O modelo proposto por McKnight coloca as pessoas e suas famílias no centro do desenvolvimento, apoiadas por associações formais e informais da comunidade, e em uma relação mais firme com as instituições sociais e seus sistemas de programas e serviços. Construção da Capacidade Comunitária elementos principais Senso de Comunidade: representado pelo grau de conectividade entre seus membros e pelo reconhecimento de que compartilham as mesmas circustâncias de vida. Nível de Comprometimento dos Integrantes: quando indivíduos, grupos ou organizações locais assumem a responsabilidade pelo o que acontece na sua comunidade e investem tempo, energia e outros recursos para promover o bemestar. Mecanismos de Solução de Problemas: através dos quais o comprometimento pode ser traduzido em ação. Acesso a Recursos: econômicos, humanos, físicos e políticos sejam eles internos ou externos à comunidade.

19 Construção da Capacidade Comunitária resultados mais comuns relações mais fortes, que resultam em pessoas mais saudáveis, famílias mais seguras e solidárias, e comunidades mais receptivas; crescente número de oportunidades para ações comunitárias; moradores compartilhando idéias com mais facilidade durante o processo de planejamento e execução das ações de transformação; maior habilidade na definição e alcance de objetivos comuns; maior intuição e sensibilidade para decidir o que e quando fazer, mas também quando desistir; líderes mais competentes e comprometidos; maior habilidade para lidar com as pressões, o desapontamento e as frustrações, assim como suas conseqüências para o orgulho e o bem-estar comunitário. Dinâmica: Construindo seu perfil Este é um exercício individual, e deverá ser mantida a anonimidade no material apresentado. Em uma folha de papel elabore uma lista com seus defeitos e problemas. Pense em tudo aquilo no que você não é bom e naquilo que te incomoda em você mesmo. No verso da folha anote seus talentos, dons e habilidades pessoais, e aspectos positivos de sua vida.

20 Reflexão Comunidades saudáveis são basicamente lugares em que as capacidades de seus moradores são identificadas, valorizadas e usadas. Kretzmann e McKnight Asset Based Community Development Desenvolvimento Comunitário baseado em Ativos Desenvolvimento Comunitário baseado em Talentos e Recursos Locais

21 Um pouco de história Década de 60: criado o Institute for Urban Affairs (Instituto para Assuntos Urbanos), na Northwestern University, em Chicago com a missão de compreender melhor como promover as reformas que a sociedade americana desejava e,assim, melhorar o seu bem-estar social. foco inicial: reforma institucional (melhores hospitais, escolas, sistemas judiciários, governos, etc. 4 principais determinantes de saúde: comportamento individual, as relações sociais, o ambiente físico e o status econômico. a escola não era a principal fonte de conhecimento e de valores, as instituições de assistência social não eram as principais fontes de bemestar, nem o sistema de justiça era o principal determinante de segurança. Um pouco de história Pesquisa do Kretzmann e McKnight: Conclusão: para alcançar impacto social, não bastava apenas redirecionar o foco dos investimentos para comunidades. Era necessário, também, que os investimentos em desenvolvimento comunitário fossem baseados nos talentos e recursos locais. Círculo vicioso: quando instituições promovem investimentos sociais baseados apenas nas necessidades, elas incentivam que os líderes comunitários reforcem cada vez mais as deficiências individuais e coletivas de sua comunidade, procurando, assim, obter maior apoio financeiro e técnico das instituições. Quanto maior a lista de problemas, mais recursos eles obterão. E quanto mais recursos obtiverem, mais respeitados serão em suas comunidades, o criando uma dependência crônica de investidores externos.

22 o norteando os Investimentos Sociais desemprego Problemas Estruturais Problemas Sociais Problemas Pessoais migração Mapa das Deficiências e Necessidades de uma Comunidade tráfico de drogas alcoolismo e drogadição vandalismo famílias desestruturadas crimes saúde mental moradores de rua analfabetismo o norteando os Investimentos Sociais O caminho que leva à identificação um problema não é necessariamente o mesmo que leva à sua solução. Falar dos problemas comunitários revela uma meia verdade sobre a situação local. Para desenvolver uma comunidade, é preciso também conhecer o outro lado: o que existe de bom.

23 Reflexão Nós somos sensibilizados por aquilo que não temos, mas devemos fazer com aquilo que temos. Moses Coady o norteando os Investimentos Sociais Mapa dos Talentos e Recursos de uma Comunidade empresas Instituições Locais Associações de Cidadãos bibliotecas Talentos Individuais habilidades artísticas voluntariado espírito de liderança escolas igrejas grupos culturais clubes parques hospitais universidades

24 Os Pilares do Protagonismo comunitário os moradores de uma comunidade devem ser os principais agentes das mudanças e transformações, atuando a partir do florescer de suas habilidades e de sua capacidade de se organizar e fortalecer as relações locais. Os Pilares do Protagonismo comunitário Foco nos talentos e recursos locais comunidades em desvantagem social devem ser encorajadas a usar os talentos e recursos de que dispõem (sua criatividade, iniciativa, conhecimento, voluntariado, capacidade de organização, e as instituições que lá atuam) para gerar soluções locais, atendendo às necessidades de seus moradores e criando oportunidades locais de desenvolvimento.

25 Os Pilares do Protagonismo comunitário Foco nos talentos e recursos locais Parcerias pessoais e institucionais moradores e instituições devem ser parceiros na elaboração e na implantação de estratégias para o desenvolvimento local. Além disso, as relações da comunidade com investidores e apoiadores externos devem ser também de parceria e não de dependência. Mapeando e Mobilizando os Talentos e Recursos da Comunidade Princípio geral: Só sabemos o que está faltando a partir do momento que sabemos o que temos.

26 Mapeando e Mobilizando os Talentos e Recursos da Comunidade 4 tipos de Mapeamento: de talentos individuais de associações e dos grupos comunitários de instituições da economia local Mapeando e Mobilizando os Talentos Individuais de uma Comunidade Quando uma pessoa conhece e tem reconhecida sua capacidade, ela passa a se sentir valorizada, mais viva e conectada com o mundo ao seu redor. Conseqüentemente, passa a se doar mais à sua comunidade, tornando-a um ambiente melhor para se viver.

27 Reflexão O sucesso na transformação de comunidades depende de duas coisas: construir a crença nas capacidades das pessoas locais, e mobilizar estas capacidades para produzir impacto concreto. Kretzmann e McKnight Mapeando e Mobilizando os Talentos Individuais de uma Comunidade Em vez de perguntar aos moradores o que lhes falta? e o que gostariam que fosse diferente em suas vidas?, devemos perguntar quais são as habilidades e talentos que possuem e poderiam compartilhar? As perguntas feitas no mapeamento buscam levar os moradores a refletir sobre o que há de melhor neles e em suas experiências passadas, ajudando-os a repensar de forma mais positiva sobre a sua realidade e o seu potencial.

28 Mapeando e Mobilizando os Talentos Individuais de uma Comunidade Dentre as capacidades individuais identificadas com o mapeamento, a maior parte encaixa-se nas seguintes categorias: Conhecimentos e qualificação profissional; Habilidades, dons e talentos; Interesses; Experiências passadas e seus aprendizados. Ao planejar a execução de um mapeamento de talentos locais, o grupo coordenador deve definir claramente duas coisas: o propósito do mapeamento e a metodologia a ser utilizada. Mapeando e Mobilizando os Talentos Individuais de uma Comunidade Para aumentar o poder transformador deste instrumento, é importante que o mapeamento seja realizado por pessoas que moram na comunidade, pois, já no processo de levantamento das informações sobre os talentos locais, novos relacionamentos tendem a surgir e fortalecer o capital social comunitário.

29 Dicas para aumentar a eficácia do Mapeamento de Talentos Individuais 1. Treine e capacite pessoas da própria comunidade. 2. Procure descobrir dons e habilidades em todos os participantes. 3. Esforçe-se para não tentar consertar as pessoas e suas vidas. 4. Procure construir relações entre pessoas de gerações diferentes. 5. Tenha claro os objetivos do trabalho. 6. Divirtam-se e celebrem juntos cada vitória. 7. Lembre-se de que o objetivo do mapeamento não é a construção de um banco de dados. 8. Faça um número gerenciável de questionários. 9. Vença a tentação de colocar todas as perguntas que gostaria no questionário. Mapeando e Mobilizando os Talentos Individuais de uma Comunidade Quanto menos uma comunidade sabe sobre si própria e sobre a capacidade de seus moradores, mais facilmente ela cai no padrão de se enxergar e a seus moradores apenas pela perspectiva das necessidades. Kretzmann e McKnight

30 Mapeando e Mobilizando os Talentos e Recursos da Comunidade 4 tipos de Mapeamento: de talentos individuais de associações e dos grupos comunitários de instituições da economia local Mapeando e Mobilizando as Associações e Grupos Comunitários Uma associação é a reunião de pessoas que, de forma voluntária, decidem unir seus esforços em torno de objetivos e causas comuns. As associações podem ter estruturas e propósitos muito diversos, mas todas têm seu êxito baseado no comprometimento dos participantes com o alcance dos objetivos acordados.

31 Mapeando e Mobilizando as Associações e Grupos Comunitários Por sua capacidade de engajar pessoas e mobilizá-las em torno dos objetivos do trabalho, as associações são instrumentos fundamentais no desenvolvimento de comunidades, fortalecendo o capital social e a capacidade dos moradores de, juntos, construírem planos e ações. Mapeando e Mobilizando as Associações e Grupos Comunitários Os grupos e associações comunitárias, para fazerem parte deste mapeamento, devem atender a pelo menos três critérios: ter o trabalho principal do grupo desenvolvido pelos próprios moradores; ter na comunidade o foco principal de suas atividades; ter apenas membros que atuam de forma voluntária, sejam eles eleitos, escolhidos ou auto-indicados.

32 Mapeando e Mobilizando os Talentos e Recursos da Comunidade 4 tipos de Mapeamento: de talentos individuais de associações e dos grupos comunitários de instituições da economia local Mapeando e Mobilizando as Instituições Locais Existem normalmente nas comunidades três tipos de instituições que atuam servindo os moradores com produtos e serviços: instituições públicas com fins públicos as instituições governamentais, escolas e universidades públicas, postos de saúde, creches, bibliotecas, corpo de bombeiros, etc.; instituições privadas com fins públicos as organizações não governamentais e sem fins lucrativos, creches comunitárias, universidades particulares com fins filantrópicos, etc.; instituições privadas com fins privados indústrias, empresas e o comércio local.

33 Mapeando e Mobilizando as Instituições Locais Com o mapeamento dessas instituições, busca-se identificar quem trabalha na região e de que forma, para se tentar fortalecer a articulação entre as instituições e as conexões entre elas e a comunidade. Identificar as instituições que existem na comunidade é a parte mais fácil do mapeamento. Porém o mapeamento das instituições deve ir além e analisar, também, quais os recursos de que cada instituição dispõe e que seriam úteis no projeto de desenvolvimento comunitário. Como apresentar os resultados do mapeamento de Instituições Locais Diversas formas podem ser adotadas para sintetizar e compartilhar com a comunidade os resultados do mapeamento: um mapa com as delimitações da comunidade e a marcação de todas as instituições que atuam nela; uma lista das instituições por tipo de ação, localização geográfica e/ou público-alvo; gráficos com o número de instituições por tipo e/ou público-alvo; tabela ou gráfico com os recursos já disponibilizados por estas instituições para a comunidade e os recursos que potencialmente poderiam vir a ser disponibilizados.

34 O grande desafio: conectar as instituições aos esforços da comunidade Apesar de existirem em quase todas as comunidades instituições que atendem a seus moradores, pouca ou nenhuma conexão existe entre o trabalho delas e as iniciativas de desenvolvimento promovidas pela comunidade. Razões para esta falta de conexão: instituições tem as diretrizes de suas ações definidas por atores que estão fora da comunidade a maioria dos funcionários das instituições não mora na comunidade que atende as diferentes lógicas de trabalho das instituições e das comunidades Passos para mobilizar as Instituições que atuam na comunidade 1. Reconhecer as instituições como um conjunto de recursos para o desenvolvimento comunitário e construir canais de comunicação entre elas e a comunidade. 2. Mapear potenciais parceiros para as instituições nas tarefas de desenvolvimento comunitário. Exemplos de parceiros: moradores, grupos e associações comunitários e outras instituições públicas ou privadas que atuam na região. 3. Construir relações concretas e produtivas entre as instituições e o maior número de pessoas e grupos da comunidade. 4. Fomentar as conexões dessas instituições locais com outros atores de fora da comunidade de modo a ampliar o poder de ação da instituição e os recursos trazidos para a comunidade.

35 A diferença entre os atores Investidores sociais precisam entender a diferença entre estes atores e o que eles podem fazer para a melhoria da comunidade: Moradores são pessoas com talentos e boas idéias, independente de seu nível sócio-econômico. Eles não são apenas clientes de programas sociais com deficiências e problemas. Identificar e mobilizar os dons, conhecimentos e habilidades dos moradores ajuda a desenvolver a capacidade comunitária de resolver problemas e de buscar alternativas para seu desenvolvimento social e econômico. A diferença entre os atores Associações comunitárias, formais ou informais, assim como as redes de desenvolvimento social, são formadas por pessoas que se organizam ao redor de valores comuns, problemas sociais compartilhados, proximidade física, movimentos sociais, ou tarefas específicas. Cada instituição traz diferentes recursos e conhecimentos técnicos que se tornam ainda mais efetivos na promoção social e econômica quando utilizados de forma a apoiar iniciativas de construção comunitária dos moradores e suas associações

36 Mapeando e Mobilizando os Talentos e Recursos da Comunidade 4 tipos de Mapeamento: de talentos individuais de associações e dos grupos comunitários de instituições da economia local Mapeando e Mobilizando a Economia Local A economia local é aquela na qual o dinheiro da comunidade circula. A economia local é formada pelos negócios locais, onde os moradores trabalham, são os proprietários, fazem compras e/ou fazem investimentos.

37 Como o Dinheiro Circula na Comunidade Mapeando e Mobilizando a Economia Local Não existe comunidade que não tenha gastos ou potencial de consumo, ainda que seja baixo e voltado para itens básicos. O mapeamento dos gastos da comunidade pode fornecer idéias para atividades econômicas ainda inexploradas localmente e que podem ser viabilizadas por moradores com o apoio de empresários locais.

38 Mapeando os Negócios da Comunidade De maneira geral, o mapeamento envolve a coleta de informações sobre o grau de conexão e participação dos negócios na comunidade em quatro categorias: a contratação de moradores locais; a compra de produtos e serviços gerados localmente; o envolvimento em iniciativas comunitárias; o investimento local. Mobilizando as Capacidades dos Negócios Locais A partir das informações coletadas com o mapeamento, é possível: conhecer a capacidade local de geração de empregos; analisar a localização e distribuição dos negócios na comunidade; compreender os pontos fortes e fracos na oferta local de produtos e serviços; identificar potenciais oportunidades de desenvolvimento de negócios.

39 Mapeando e Mobilizando a Economia Local Uma economia local saudável é importante porque o dinheiro circula e recircula e os benefícios produzidos por este dinheiro são mantidos na comunidade, fazendo com que os moradores obtenham vantagens e tornando possível o crescimento econômico local. Kretzmann, McKnight e Puntenney Estudo de Caso: Pastoral da Criança Formando Comunidades Saudáveis para o Desenvolvimento Infantil A Pastoral da Criança mobiliza, atualmente, mais de 233 mil voluntários, dos quais mais de 127 mil são líderes comunitários, que acompanham mensalmente mais de 1 milhão e 200 mil famílias para reduzir a mortalidade infantil e promover o desenvolvimento de crianças menores de seis anos, que vivem em bolsões de pobreza e miséria de todo o país. (dados de 2009)

40 Pastoral da Criança O início de tudo O trabalho teve início no município de Florestópolis, norte do Estado do Paraná, em setembro de 1983 A mortalidade infantil era de 127 crianças por mil nascidas vivas No primeiro ano a mortalidade infantil caiu 50% Pastoral da Criança Principais Agentes Líder Comunitário: residente na própria comunidade que acompanha de 10 a 15 famílias vizinhas com crianças menores de 6 anos e gestantes. FAMÍLIA COMUNIDADE

41 Pastoral da Criança Três Momentos de Integração Visita Domiciliar visitas mensais a cada família realizadas pelas líderes comunitárias. Dia da Celebração da Vida encontro mensal da comunidade para pesar as suas crianças. Reuniões e Capacitações reuniões mensais das líderes em suas comunidades para avaliar o trabalho, e capacitações /reciclagens freqüentes para aperfeiçoamento do trabalho. Pastoral da Criança Ações Básicas de Saúde e Educação Apoio a Gestantes Incentivo ao Aleitamento Materno Vigilância Nutricional Alimentação Enriquecida Controle da Diarréia Controle de Doenças Respiratórias Remédios Caseiros Orientação para Gestantes e Mães vacinarem seus filhos Educação Essencial Prevenção de Acidentes Domésticos Prevenção da Violência Familiar contra a Criança no Ambiente Doméstico, entre outras.

42 Pastoral da Criança Resultados SITUAÇÃO DE ABRANGÊNCIA - 4º trimestre/2009 Comunidades acompanhadas Municípios Líderes Comunitários atuantes Famílias acompanhadas - média mensal Gestantes acompanhadas - média mensal Crianças de 0 a 6 anos acompanhadas - média mensal Fonte: Sistema de Informação da Pastoral da Criança CNBB. Pastoral da Criança Resultados Quadro Comparativo entre os Indicadores da Pastoral da Criança e Indicadores Nacionais Taxa de Mortalidade Infantil Índice Nacional 29,6 (por mil nascidos vivos) Índice da Pastoral da Criança 9,4 (por mil nascidos vivos na Pastoral da Criança) Fonte: IBGE Censo Sistema de Informação da Pastoral da Criança CNBB. FABS Folhas de acompanhamento das ações básicas de saúde, educação e nutrição na comunidade, digitadas até 24/03/2010.

43 Pastoral da Criança Lições Aprendidas 1. Quanto mais simples as pessoas, mais concretas devem ser as ações; 2. São os primeiros resultados que motivam a caminhada; 3. O ideal é começar com algumas ações e, então, evoluir à medida que os primeiros resultados forem surgindo; Pastoral da Criança Lições Aprendidas 4. As pessoas tendem a se mobilizar mais pelas necessidades sentidas; para ações que dêem resposta ao dilema que estão vivendo no momento; 5. Ninguém se entrega de corpo e alma a um trabalho social sem antes compreender o papel que irá desempenhar e o seu valor;

44 Pastoral da Criança Lições Aprendidas 6. Quando as comunidades têm papel ativo nas iniciativas de promoção social, elas compartilham o senso de responsabilidade pelas ações e por seus resultados; 7. Criar laços entre as pessoas, fomentando o capital social, envolvê-las num movimento coletivo em torno de causas comuns, estimular momentos de partilha e reflexão para criar referências, promove a reconstituição do tecido social, base para um desenvolvimento de forma sustentável; Pastoral da Criança Lições Aprendidas 8. Ao replicar experiências bem-sucedidas, o mais importante é buscar compreender os princípios que fundamentam o trabalho, dando oportunidade para que as pessoas recriem sua prática com a identidade do local onde vivem; 9. Quando os moradores têm acesso a informações claras sobre o que acontece na sua comunidade, sentem-se muito mais capazes de agir, mobilizar parceiros e focar seus esforços naquilo que é importante para o seu desenvolvimento;

45 Pastoral da Criança Lições Aprendidas Em seus mais de vinte anos de trabalho, a Pastoral da Criança percebeu que, ao mobilizar e capacitar pessoas para fazerem a diferença na sua própria comunidade, provoca três importantes mudanças pessoais e comunitárias: eleva a auto-estima daqueles há muito tempo à margem da sociedade; cria um novo senso de pertencer; traz informações e reforça referências de padrões mais saudáveis de vida. Estudo de Caso: Modelo Colaborativo Experiência de desenvolvimento social que tem seus alicerces baseados na parceria entre governos, iniciativa privada e sociedade civil. Iniciativa que teve início em 1999, envolvendo a comunidade local, a Prefeitura Municipal, o GETS Grupo de Estudos do Terceiro Setor e a United Way of Canada, com apoio da CIDA - Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional.

46 Modelo Colaborativo: Princípios e Valores Comunidade somos todos nós: governo, iniciativa privada e sociedade civil organizada ou não. A comunidade deve ser protagonista de seu próprio desenvolvimento. A comunidade possui valores individuais e coletivos, base do processo de colaboração. A colaboração acontece entre as diferentes pessoas a partir de uma rede de relações, que busca valorizar toda forma de contribuição, através de habilidades e experiências pessoais, dos recursos e das potencialidades existentes na comunidade, etc Este trabalho tem como foco a pessoa. Portanto, todo esforço deve se reportar constantemente a esta premissa maior, para que não corramos o risco de supervalorizar outros aspectos que não dizem respeito ao ser humano. Modelo Colaborativo: Princípios e Valores Toda pessoa é portadora de conhecimentos que advêm de sua experiência de vida. Essa experiência pode se traduzir em potencial a serviço de ações comunitárias O processo colaborativo é uma metodologia eficaz na solução de problemas porque mobiliza lideranças comunitárias, mobiliza recursos dispersos em várias organizações e cria sinergia no planejamento e execução das ações O trabalho do Modelo Colaborativo é um processo e não um projeto A colaboração se desenvolve melhor no âmbito de uma organização que tenha a intenção de fazê-la. (Prefeitura Municipal de Curitiba)

47 Depois Antes Passos para a construção do Modelo Colaborativo 1. Reunir as pessoas É o momento em que vamos chamar as pessoas para refletir sobre os problemas existentes, buscar soluções e planejar as ações. 2. Confirmar a visão É a partir do sonho de cada um que podemos definir um sonho comum a todos. É a visão de cada um que se junta com a visão de todos para se tornar a visão do grupo. 3. Conquistar a confiança Na conquista dessa confiança, as pessoas envolvidas no processo de sensibilização e multiplicação da proposta do trabalho colaborativo devem realmente acreditar nos princípios que pregam, em si mesmas e no potencial de transformação que cada um tem junto à comunidade.

48 Passos para a construção do Modelo Colaborativo 4. Apoiar os integrantes Para manter as pessoas envolvidas e interessadas no trabalho, elas precisam ser apoiadas. Para isso é importante: cuidar da infraestrutura, celebrar os sucessos e garantir processos participativos. 5. Solucionar conflitos Cada pessoa traz consigo uma história de vida, com princípios, valores, crenças e cultura. É nisto que está a riqueza de cada um e do grupo. Mas é em função destas diferenças que também podem surgir os conflitos. 6. Organizar a colaboração Significa permitir que os integrantes saibam o que cada pessoa e organização fazem, confirmando os papéis de cada um no grupo. Isso permite que a comunidade mantenha o foco na visão, mobiliza os recursos dispersos, integra ações potencializando resultados e torna claro para cada indivíduo e organização representada qual é a sua função. Passos para a construção do Modelo Colaborativo 7. Criar um plano de ação O plano de ação é a nossa missão, é o que precisamos fazer para que nossa visão, nosso sonho, se realize. Nele devem estar bem claros os resultados que desejamos alcançar em cada ação planejada. 8. Avaliação participativa A avaliação contínua do trabalho proporciona momentos de reflexão e de retomada da caminhada, que são sinônimos de avanço e crescimento. A importância da avaliação está no fato de que ela nos ajuda a reconhecer as mudanças ocorridas no desenvolvimento do trabalho: nas pessoas, no ambiente e na comunidade.

49 Mais Informações? - Repensando o Investimento Social: a importância do protagonismo comunitário, Global Editora - Desenvolvimento Comunitário baseado em Talentos e Recursos Locais, Global Editora - - Modelo Colaborativo: experiência e aprendizados do desenvolvimento comunitário em Curitiba (disponível na internet) LYCIA TRAMUJAS VASCONCELLOS NEUMANN SPECTO INSTITUTO PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL E HUMANO Contato: (41) lycianeumann@gmail.com

IV Encontro Gaúcho do Terceiro Setor: Desenvolvimento Comunitário

IV Encontro Gaúcho do Terceiro Setor: Desenvolvimento Comunitário IV Encontro Gaúcho do Terceiro Setor: Desenvolvimento Comunitário Novo Hamburgo 23.setembro,2010 Níveis de Desenvolvimento Macro: alcance ou impacto global Meso: de influência nacional, e no caso brasileiro

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES

Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES O Ateliê de Idéias é uma organização social, sem fins lucrativos, fundada em 2003, que tem como missão desenvolver

Leia mais

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Abril/2014 Porto Velho/Rondônia Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Terceiro Setor É uma terminologia sociológica que

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Universidade Federal da Bahia Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Reunião de 18 de junho de 2010 Resumo

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar.

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. GRUPOS são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. QUANTOS ADOLESCENTES A SUA CLASSE TEM? Pequenos (de 6 a 10 pessoas) Médios ( de 11 pessoa a 25 pessoas) Grandes ( acima

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs?

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? QUATRO BARRAS 09/07/2007 Horário: das 13h às 17h30 Local: Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? Grupo 01:

Leia mais

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO?

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? Apresentação Ir para a escola, passar um tempo com a família e amigos, acompanhar as últimas novidades do mundo virtual, fazer um curso de inglês e praticar um esporte são

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

Hiperconexão. Micro-Revoluções. Não-dualismo

Hiperconexão. Micro-Revoluções. Não-dualismo ESTUDO SONHO BRASILEIRO APRESENTA 3 DRIVERS DE COMO JOVENS ESTÃO PENSANDO E AGINDO DE FORMA DIFERENTE E EMERGENTE: A HIPERCONEXÃO, O NÃO-DUALISMO E AS MICRO-REVOLUÇÕES. -- Hiperconexão 85% dos jovens brasileiros

Leia mais

Ambientes Não Formais de Aprendizagem

Ambientes Não Formais de Aprendizagem Ambientes Não Formais de Aprendizagem Os Ambientes formais de aprendizagem desenvolvem-se em espaços próprios (escolas) com conteúdos e avaliação previamente determinados; Os Ambientes não formais de aprendizagem

Leia mais

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY Instrumental e modular, o Ferramentas de Gestão é uma oportunidade de aperfeiçoamento para quem busca conteúdo de qualidade ao gerenciar ações sociais de empresas

Leia mais

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é:

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: a capacidade individual ou social para manter uma orientação constante, imutável, qualquer que seja a complexidade de uma situação

Leia mais

Nº 3 - Nov/14 TRABALHO COMUNITÁRIO

Nº 3 - Nov/14 TRABALHO COMUNITÁRIO ! Nº 3 - Nov/14 o ã ç n e t a A T S PRE TRABALHO COMUNITÁRIO Apresentação Esta nova edição da Coleção Presta Atenção! apresenta pontos importantes para a implantação de projetos e programas de base comunitária.

Leia mais

ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LECTIVO 2011 / 2012 TIC@CIDADANIA. Proposta de planos anuais. 1.º Ciclo do Ensino Básico

ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LECTIVO 2011 / 2012 TIC@CIDADANIA. Proposta de planos anuais. 1.º Ciclo do Ensino Básico ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LECTIVO 2011 / 2012 TIC@CIDADANIA Proposta de planos anuais 1.º Ciclo do Ensino Básico Introdução O objetivo principal deste projeto é promover e estimular

Leia mais

Relatório de Sustentabilidade 2014

Relatório de Sustentabilidade 2014 1 Relatório de Sustentabilidade 2014 2 Linha do Tempo TAM VIAGENS 3 Política de Sustentabilidade A TAM Viagens uma Operadora de Turismo preocupada com a sustentabilidade, visa fortalecer o mercado e prover

Leia mais

Como motivar Millennials. Gerencie seus benefícios! Faça um teste em convenia.com.br/free

Como motivar Millennials. Gerencie seus benefícios! Faça um teste em convenia.com.br/free Como motivar Millennials Gerencie seus benefícios! Faça um teste em convenia.com.br/free O que esperar deste ebook Maneiras práticas para motivar seus funcionários da geração Millennials a. O que é a geração

Leia mais

Pesquisa Etnográfica

Pesquisa Etnográfica Pesquisa Etnográfica Pesquisa etnográfica Frequentemente, as fontes de dados têm dificuldade em dar informações realmente significativas sobre a vida das pessoas. A pesquisa etnográfica é um processo pelo

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

Construção de redes sociais e humanas: um novo desafio. Sonia Aparecida Cabestré Regina Celia Baptista Belluzzo

Construção de redes sociais e humanas: um novo desafio. Sonia Aparecida Cabestré Regina Celia Baptista Belluzzo Construção de redes sociais e humanas: um novo desafio. Sonia Aparecida Cabestré Regina Celia Baptista Belluzzo Um pouco de história... Características Sociedade Agrícola Agricultura, Caça TERRA Sociedade

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS PADRÕES RECENTES

DISTRIBUIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS PADRÕES RECENTES DISTRIBUIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS PADRÕES RECENTES Barbara Christine Nentwig Silva Professora do Programa de Pós Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social /

Leia mais

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Somos especializados na identificação e facilitação de soluções na medida em que você e sua empresa necessitam para o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

Uma iniciativa que pretende RECONHECER AS BOAS PRÁTICAS em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável.

Uma iniciativa que pretende RECONHECER AS BOAS PRÁTICAS em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável. GREEN PROJECT AWARDS BRASIL Uma iniciativa que pretende RECONHECER AS BOAS PRÁTICAS em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável. CANDIDATURAS 201 INSCRIÇÕES NO PRIMEIRO ANO INSCRIÇÕES FEITAS

Leia mais

NOVA ATITUDE SOCIAL PARA A SUSTENTAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO

NOVA ATITUDE SOCIAL PARA A SUSTENTAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO Maio 2005 NOVA ATITUDE SOCIAL PARA A SUSTENTAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO Uma empresa cidadã tem direitos e deveres, assim como qualquer indivíduo. Trata-se de uma consciência crítica que nasce a partir do respeito

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Promoção da Saúde e do Desenvolvimento Integral das Gestantes e das Crianças que mais necessitam

Mostra de Projetos 2011. Promoção da Saúde e do Desenvolvimento Integral das Gestantes e das Crianças que mais necessitam Mostra de Projetos 2011 Promoção da Saúde e do Desenvolvimento Integral das Gestantes e das Crianças que mais necessitam Mostra Local de: Piraquara Categoria do projeto: I - Projetos em implantação, com

Leia mais

4. Tendências em Gestão de Pessoas

4. Tendências em Gestão de Pessoas 4. Tendências em Gestão de Pessoas Em 2012, Gerenciar Talentos continuará sendo uma das prioridades da maioria das empresas. Mudanças nas estratégias, necessidades de novas competências, pressões nos custos

Leia mais

Gestão e Sustentabilidade das Organizações da Sociedade Civil. Alfredo dos Santos Junior Instituto GESC

Gestão e Sustentabilidade das Organizações da Sociedade Civil. Alfredo dos Santos Junior Instituto GESC Gestão e Sustentabilidade das Organizações da Sociedade Civil Alfredo dos Santos Junior Instituto GESC QUEM SOMOS? INSTITUTO GESC - IGESC Fundação da AMBA, pelos alunos do primeiro curso de MBA. Serviços

Leia mais

GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS

GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS Um projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades integradas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites

Leia mais

Comunidades de prática

Comunidades de prática Comunidades de prática Objetivos (Henrique Bizzarria para o site Ebah) Comunidades de praticas! O que são?! Para que servem?! Porquê falar delas? Comunidades de prática! O termo "comunidade de prática"

Leia mais

Carta de Projetos SÃO PAULO 2016

Carta de Projetos SÃO PAULO 2016 Carta de Projetos SÃO PAULO 2016 1. Parcerias Institucionais Se sua empresa acredita que pode ser agente ativa de uma transformação social, envolvendo moradores de comunidades precárias em todo o Brasil,

Leia mais

GESTÃO, SINERGIA E ATUAÇÃO EM REDE. Prof. Peter Bent Hansen PPGAd / PUCRS

GESTÃO, SINERGIA E ATUAÇÃO EM REDE. Prof. Peter Bent Hansen PPGAd / PUCRS GESTÃO, SINERGIA E ATUAÇÃO EM REDE Prof. Peter Bent Hansen PPGAd / PUCRS Agenda da Conferência O que são redes? O que são redes interorganizacionais? Breve histórico das redes interorganizacionais Tipos

Leia mais

visitas às instituições sociais. Os colaboradores voluntários também foram consultados, por meio da aplicação de um questionário.

visitas às instituições sociais. Os colaboradores voluntários também foram consultados, por meio da aplicação de um questionário. 1. Apresentação O Voluntariado Empresarial é um dos canais de relacionamento de uma empresa com a comunidade que, por meio da atitude solidária e proativa de empresários e colaboradores, gera benefícios

Leia mais

QUANDO TODO MUNDO JOGA JUNTO, TODO MUNDO GANHA!

QUANDO TODO MUNDO JOGA JUNTO, TODO MUNDO GANHA! QUANDO TODO MUNDO JOGA JUNTO, TODO MUNDO GANHA! NOSSA VISÃO Um mundo mais justo, onde todas as crianças e todos os adolescentes brincam, praticam esportes e se divertem de forma segura e inclusiva. NOSSO

Leia mais

CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL

CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL ÍNDICE 1. Introdução... 2. Definição do programa de gestão de saúde populacional... 3. Princípios do programa... 4. Recursos do programa... 5. Estrutura

Leia mais

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Conteúdo

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Conteúdo Conteúdo O Instituto Ethos Organização sem fins lucrativos fundada em 1998 por um grupo de empresários, que tem a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

Plataforma dos Centros Urbanos

Plataforma dos Centros Urbanos Plataforma dos Centros Urbanos O que é a Plataforma dos Centros Urbanos? É uma iniciativa nacional de articulação, fortalecimento e desenvolvimento de políticas públicas, programas e ações voltados para

Leia mais

Sumário 1. CARO EDUCADOR ORIENTADOR 3 PARCEIROS VOLUNTÁRIOS 3. TRIBOS NAS TRILHAS DA CIDADANIA 4

Sumário 1. CARO EDUCADOR ORIENTADOR 3 PARCEIROS VOLUNTÁRIOS 3. TRIBOS NAS TRILHAS DA CIDADANIA 4 Guia do Educador CARO EDUCADOR ORIENTADOR Sumário 1. CARO EDUCADOR ORIENTADOR 3 2. PARCEIROS VOLUNTÁRIOS 3 3. TRIBOS NAS TRILHAS DA CIDADANIA 4 Objetivo GERAL 5 METODOLOGIA 5 A QUEM SE DESTINA? 6 O QUE

Leia mais

Toyota Way. FDEABrandão. (Fonte de Força Competitiva da Toyota) Antes de você dizer que não consegue fazer alguma coisa, experimente!

Toyota Way. FDEABrandão. (Fonte de Força Competitiva da Toyota) Antes de você dizer que não consegue fazer alguma coisa, experimente! (Fonte de Força Competitiva da Toyota) Antes de você dizer que não consegue fazer alguma coisa, experimente! Sakichi Toyoda - Fundador do grupo TOYOTA. (Fonte de Força Competitiva da Toyota) O é um Ideal,

Leia mais

Elaboração de Projetos FECOP 2014. Everton Cabral Maciel everton.maciel@seplag.ce.gov.br

Elaboração de Projetos FECOP 2014. Everton Cabral Maciel everton.maciel@seplag.ce.gov.br Elaboração de Projetos FECOP 2014 Everton Cabral Maciel everton.maciel@seplag.ce.gov.br O que vamos fazer? Pensar em Projetos Organizar o pensamento Conectar com a realidade e a legislação Estruturar projeto

Leia mais

educacaobarra@yahoo.com.br CEP: 18.325-000 BARRA DO CHAPÉU - SP

educacaobarra@yahoo.com.br CEP: 18.325-000 BARRA DO CHAPÉU - SP Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte Rua Prof. Paulo Francisco de Assis 82 Centro Fone e Fax (15) 3554-1290 E-mail educacaobarra@yahoo.com.br CEP: 18.325-000 BARRA DO CHAPÉU - SP I As ações

Leia mais

INSTITUCIÓN: Programa Primeira Infância Melhor. Departamento de Ações em Saúde Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul

INSTITUCIÓN: Programa Primeira Infância Melhor. Departamento de Ações em Saúde Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul EXPERIENCIA PRESENTADA EN FORMATO PÓSTER: Primeira Infância Melhor Fazendo Arte: Relato de experiência da Política Pública do Estado do Rio Grande do Sul/ Brasil na formação lúdica de visitadores domiciliares

Leia mais

Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem

Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem www.bettercotton.org Orientação Text to go here O documento Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem da BCI proporciona uma estrutura para medir as mudanças

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

MUDANÇA E OPORTUNIDADES

MUDANÇA E OPORTUNIDADES CRISES: GESTÃO DA MUDANÇA E OPORTUNIDADES PARCEIROS DO BEM: O VALOR DO VOLUNTARIADO LEI DE GERSON O IMPORTANTE PAPEL DE CADA UM DE NÓSN Nossa Responsabilidade Nosso Legado Nossa Liderança NOSSA RESPONSABILIDADE

Leia mais

PROGRAMA ULBRASOL. Palavras-chave: assistência social, extensão, trabalho comunitário.

PROGRAMA ULBRASOL. Palavras-chave: assistência social, extensão, trabalho comunitário. PROGRAMA ULBRASOL Irmo Wagner RESUMO Com a intenção e o propósito de cada vez mais fomentar e solidificar a inserção da Universidade na Comunidade em que encontra-se inserida, aprimorando a construção

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA

PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA PROPOSTA DE AÇÃO Criar um fórum permanente onde representantes dos vários segmentos do poder público e da sociedade civil atuem juntos em busca de uma educação

Leia mais

Gestão de Programas Estruturadores

Gestão de Programas Estruturadores Gestão de Programas Estruturadores Fevereiro/2014 DEFINIÇÕES Rede de Desenvolvimento Integrado Arranjos que estimulam e proporcionam um comportamento (em rede) cooperativo entre agentes governamentais

Leia mais

1.3. Planejamento: concepções

1.3. Planejamento: concepções 1.3. Planejamento: concepções Marcelo Soares Pereira da Silva - UFU O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência

Leia mais

Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza

Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza OConselho da Comunidade Solidária foi criado em 1995 com base na constatação de que a sociedade civil contemporânea se apresenta como parceira indispensável

Leia mais

Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br

Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br NO CAMPO: UMA FAMÍLIA DE SOLUÇÕES EDUCACIONAIS PARA PRODUTORES RURAIS. TODA MINHA FAMÍLIA VIVE DA PRODUÇÃO RURAL. E MAIS DE CINCO MILHÕES

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Organizando Voluntariado na Escola Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Objetivos 1 Entender a importância de fazer um planejamento. 2 Aprender como planejar o projeto de voluntariado. 3 Conhecer ferramentas

Leia mais

Planejamento estratégico 2016-2019

Planejamento estratégico 2016-2019 Planejamento estratégico 2016-2019 Fortalecer as instituições e a qualidade dos serviços públicos para fortalecer a democracia e a competitividade. www.agendapublica.org.br 2 GOVERNANÇA PARA UM FUTURO

Leia mais

COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM

COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM Faz aquilo em que acreditas e acredita naquilo que fazes. Tudo o resto é perda de energia e de tempo. Nisargadatta Atualmente um dos desafios mais importantes que se

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, GERAÇÃO DE EMPREGO E INCLUSÃO SOCIAL. XII Seminario del CILEA Bolívia 23 a 25/06/2006

DESENVOLVIMENTO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, GERAÇÃO DE EMPREGO E INCLUSÃO SOCIAL. XII Seminario del CILEA Bolívia 23 a 25/06/2006 DESENVOLVIMENTO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, GERAÇÃO DE EMPREGO E INCLUSÃO SOCIAL. XII Seminario del CILEA Bolívia 23 a 25/06/2006 Conteúdo 1. O Sistema SEBRAE; 2. Brasil Caracterização da MPE; 3. MPE

Leia mais

Secretaria de Coordenação Política e Governança Local

Secretaria de Coordenação Política e Governança Local Governança Solidária Local O exemplo de Porto Alegre Secretaria de Coordenação Política e Governança Local Porto Alegre / RS / Brasil Brasília 2.027 Km Buenos Aires 1.063 Km Montevidéu 890 Km Assunção

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

CARTA DA TERRA PARA CRIANÇAS

CARTA DA TERRA PARA CRIANÇAS 1 CARTA DA TERRA A Carta da Terra é uma declaração de princípios fundamentais para a construção de uma sociedade que seja justa, sustentável e pacífica. Ela diz o que devemos fazer para cuidar do mundo:

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey

O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey Executivos em todos os níveis consideram que a sustentabilidade tem um papel comercial importante. Porém, quando se trata

Leia mais

CVSP E VOLUNTARIADO NA CIDADE DE SÃO PAULO. Aniversário de 18 anos do CVSP e você faz parte dessa história. Comemore este dia conosco!

CVSP E VOLUNTARIADO NA CIDADE DE SÃO PAULO. Aniversário de 18 anos do CVSP e você faz parte dessa história. Comemore este dia conosco! CVSP E VOLUNTARIADO NA CIDADE DE SÃO PAULO Aniversário de 18 anos do CVSP e você faz parte dessa história. Comemore este dia conosco! FUNDAÇÃO DO CVSP O CVSP foi criado em 6 de maio de 1997, por um grupo

Leia mais

PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA. Responsabilidade Social não é apenas adotar um sorriso.

PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA. Responsabilidade Social não é apenas adotar um sorriso. PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA 1. Introdução Responsabilidade Social não é apenas adotar um sorriso. Não é trabalhar uma única vez em algum projeto social e ficar

Leia mais

INTRODUÇÃO A ÃO O EMPREENDE

INTRODUÇÃO A ÃO O EMPREENDE INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO Prof. Marcos Moreira Conceito O empreendedorismo se constitui em um conjunto de comportamentos e de hábitos que podem ser adquiridos, praticados e reforçados nos indivíduos,

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Cozinha Escola Borda Viva

Mostra de Projetos 2011. Cozinha Escola Borda Viva Mostra de Projetos 2011 Cozinha Escola Borda Viva Mostra Local de: São José dos Pinhais Categoria do projeto: I - Projetos em implantação, com resultados parciais Nome da Instituição/Empresa: Associação

Leia mais

O desenvolvimento do Terceiro Setor e a profissionalização

O desenvolvimento do Terceiro Setor e a profissionalização O desenvolvimento do Terceiro Setor e a profissionalização Cristiane dos Santos Schleiniger * Lise Mari Nitsche Ortiz * O Terceiro Setor é o setor da sociedade que emprega aproximadamente 1 milhão de pessoas.

Leia mais

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING 1. Estabelecer a constância de propósitos para a melhoria dos bens e serviços A alta administração deve demonstrar constantemente seu comprometimento com os objetivos

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira.

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira. Dados da empresa PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado Razão Social: Capacita Empreendimentos Educacionais Nome Fantasia: SOS Educação Profissional

Leia mais

Com-Vida. Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida

Com-Vida. Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Com-Vida Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Com-Vida Comissao de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Depois de realizar a Conferência... Realizada a Conferência em sua Escola ou Comunidade, é

Leia mais

Apoio às políticas públicas já existentes;

Apoio às políticas públicas já existentes; Uma voz complementa a outra, um sorriso cativa o próximo e é nesse pensamento que o Instituto Mundo Melhor, organização sem fins lucrativos liderada pelo Grupo MM Mercadomóveis, trabalha com projetos sociais

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Proteção Infanto-Juvenil no campo: uma Colheita para o Futuro

Proteção Infanto-Juvenil no campo: uma Colheita para o Futuro Proteção Infanto-Juvenil no campo: uma Colheita para o Futuro A Campanha Nacional pela Proteção Infanto-Juvenil no campo: uma colheita para o futuro, é uma ação estratégica do Movimento Sindical de Trabalhadores

Leia mais

A contribuição da comunicação interna na construção e

A contribuição da comunicação interna na construção e A contribuição da comunicação interna na construção e fortalecimento da imagem corporativa O QUE É IMAGEM CORPORATIVA? Para fazer uma comunicação interna que fortaleça a Imagem Corporativa é preciso entender

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Chile. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Chile. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Chile Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios A Lei nº 20.416 estabelece regras especiais para as Empresas de Menor Tamanho (EMT).

Leia mais

Projeto Cultura Empreendedora

Projeto Cultura Empreendedora Estimular o empreendedorismo em todos os níveis de ensino Projeto Apresentação A geração de empregos no Brasil, principalmente nas regiões mais carentes, depende do Setor Público, sendo as prefeituras

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Construindo a Sociedade que Queremos

Mostra de Projetos 2011. Construindo a Sociedade que Queremos Mostra de Projetos 2011 Construindo a Sociedade que Queremos Mostra Local de: Piraquara Categoria do projeto: I - Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Associação

Leia mais

Panorama da avaliação de programas e projetos sociais no Brasil. Martina Rillo Otero

Panorama da avaliação de programas e projetos sociais no Brasil. Martina Rillo Otero Panorama da avaliação de programas e projetos sociais no Brasil Martina Rillo Otero 1 Sumário Objetivos da pesquisa Metodologia Quem foram as organizações que responderam à pesquisa? O que elas pensam

Leia mais

introdução Trecho final da Carta da Terra 1. O projeto contou com a colaboração da Rede Nossa São Paulo e Instituto de Fomento à Tecnologia do

introdução Trecho final da Carta da Terra 1. O projeto contou com a colaboração da Rede Nossa São Paulo e Instituto de Fomento à Tecnologia do sumário Introdução 9 Educação e sustentabilidade 12 Afinal, o que é sustentabilidade? 13 Práticas educativas 28 Conexões culturais e saberes populares 36 Almanaque 39 Diálogos com o território 42 Conhecimentos

Leia mais

Redes sociais no Terceiro Setor

Redes sociais no Terceiro Setor Redes sociais no Terceiro Setor Prof. Reginaldo Braga Lucas 2º semestre de 2010 Constituição de redes organizacionais Transformações organizacionais Desenvolvimento das organizações articuladas em redes

Leia mais

Por uma educação de qualidade para crianças e adolescentes

Por uma educação de qualidade para crianças e adolescentes Por uma educação de qualidade para crianças e adolescentes O que é o Instituto C&A? Organização sem fins lucrativos que investe em educação Foi criada pelos acionistas da C&A em 1991 Missão Promover a

Leia mais

ANALISE AS RESPOSTAS DA PESQUISA COMPARTILHE OS RESULTADOS COM OS SÓCIOS DO SEU CLUBE E OUTROS COMPANHEIROS LEÕES

ANALISE AS RESPOSTAS DA PESQUISA COMPARTILHE OS RESULTADOS COM OS SÓCIOS DO SEU CLUBE E OUTROS COMPANHEIROS LEÕES Serviços Leonísticos para Crianças Avaliação das necessidades da comunidade Os dados estatísticos atuais revelam que milhões de crianças em todas as partes do mundo sofrem de pobreza, doenças, deficiências

Leia mais

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia.

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. Rio Grande do Sul Brasil PESSOAS E EQUIPES Equipes que

Leia mais

O que os seus funcionários realmente valorizam? (PMEs) Gerencie seus benefícios! Faça um teste em convenia.com.br

O que os seus funcionários realmente valorizam? (PMEs) Gerencie seus benefícios! Faça um teste em convenia.com.br O que os seus funcionários realmente valorizam? (PMEs) Gerencie seus benefícios! Faça um teste em convenia.com.br O que esperar deste ebook Para ser valorizado, é preciso valorizar Pesquisa feita pela

Leia mais

PISAC: um modelo de aceleração de inovações na CPIC. Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído

PISAC: um modelo de aceleração de inovações na CPIC. Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído PISAC: um modelo de aceleração de inovações na CPIC Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído Contexto do SC no Brasil O setor da construção no Brasil é cheio de paradoxos. De um lado,

Leia mais

NOSSO OLHAR QUEM SOMOS NOSSA ATUAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NOSSA ABORDAGEM APRESENTAÇÃO CLIENTES E PARCEIROS

NOSSO OLHAR QUEM SOMOS NOSSA ATUAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NOSSA ABORDAGEM APRESENTAÇÃO CLIENTES E PARCEIROS QUEM SOMOS NOSSO OLHAR NOSSA ATUAÇÃO NOSSA ABORDAGEM RESULTADOS OBTIDOS CLIENTES E PARCEIROS APRESENTAÇÃO QUEM SOMOS O trabalho daassssssso consiste em atuar no desenvolvimento de grupos e indivíduos,

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 2 Liderança e Comunidade

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 2 Liderança e Comunidade Organizando Voluntariado na Escola Aula 2 Liderança e Comunidade Objetivos 1 Entender o que é liderança. 2 Conhecer quais as características de um líder. 3 Compreender os conceitos de comunidade. 4 Aprender

Leia mais

Filosofia Elos transformando comunidades Isoladas em comunidades empreendedoras ABES SP 29/09/2015

Filosofia Elos transformando comunidades Isoladas em comunidades empreendedoras ABES SP 29/09/2015 Filosofia Elos transformando comunidades Isoladas em comunidades empreendedoras ABES SP 29/09/2015 ETAPAS MOBILIZAÇÃO + IMPULSO Realização Guerreiros Sem Armas 2014 AÇÃO + FORMAÇÃO Desenvolvimento do

Leia mais

na sala de aula e na vida

na sala de aula e na vida na sala de aula e na vida Dez dos pais que favorecem o sucesso dos filhos na sala de aula e na vida 2 2012, Fundação Otacílio Coser COSTA, Antonio Carlos Gomes da BASILE, Odelis PAIS, ESCOLA E FILHOS,

Leia mais

MOC 10. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DE ATIVIDADES - COMUNIDADE NOSSA SENHORA APARECIDA

MOC 10. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DE ATIVIDADES - COMUNIDADE NOSSA SENHORA APARECIDA 10. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DE ATIVIDADES - COMUNIDADE NOSSA SENHORA APARECIDA EIXO Macroação ATIVIDADES Compor a equipe técnica com experiências no trabalho de desenvolvimento de comunidade. Identificar

Leia mais

O modelo de balanced scorecard

O modelo de balanced scorecard O modelo de balanced scorecard Existe um modelo chamado balanced scorecard que pode ser útil para medir o grau de cumprimento da nossa missão. Trata-se de um conjunto de medidas quantificáveis, cuidadosamente

Leia mais

Vigilância Alimentar Nutricional. Colocar aqui a página inicial do curso. Curso de. Vigilância. Alimentar. Nutricional

Vigilância Alimentar Nutricional. Colocar aqui a página inicial do curso. Curso de. Vigilância. Alimentar. Nutricional Colocar aqui a página inicial do curso Curso de Vigilância Alimentar Nutricional FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz Educação a Distância Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição Ministério

Leia mais