RECICLAGEM DE EMBALAGENS UMA QUESTÃO AMBIENTAL. Resumo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RECICLAGEM DE EMBALAGENS UMA QUESTÃO AMBIENTAL. Resumo"

Transcrição

1 RECICLAGEM DE EMBALAGENS UMA QUESTÃO AMBIENTAL EDCARLOS DO NASCIMENTO Prof. do IESRV - Instituto de Ensino Superior de Rio Verde - Faculdades Objetivo. edc_nascimento@hotmail.com RENAN BILLA Prof. Titular da FEMEC - Faculdade de Engenharia Mecânica, UFU. rbilla@mecanica.ufu.br Resumo O objetivo deste estudo é compreendermos a questão da reciclagem de embalagens de agrotóxicos como uma necessidade premente para a sociedade brasileira. Com este intuito, identificaremos o que tem sido feito a respeito, o impacto ambiental de procedimentos inadequados no manuseio das embalagens e possíveis soluções que venham a ser adotadas como forma de minimizar o problema. O descarte inadequado de embalagens de agrotóxicos, pode levar a contaminação do solo e a ocupação de áreas agricultáveis, à contaminação de nascentes de rios e lençóis freáticos que podem causar às gerações futuras danos irreparáveis. O setor agropecuário é um dos mais importantes da nossa economia, não apenas do ponto de vista das exportações, mas também da produção para o mercado interno de um país com proporções continentais, cuja produção agrícola vem crescendo expressivamente nos últimos anos. E para sustentar a produtividade necessária ao crescimento do setor, são utilizados agroquímicos e esta atividade é responsável pela enorme quantidade de embalagens rígidas e flexíveis que acondicionam estes produtos. Na realização deste estudo, percebemos a necessidade de uma atuação mais intensa dos órgãos fiscalizadores e um maior comprometimento dos agricultores, principalmente os pequenos e médios quanto aos procedimentos adequados de manipulação, armazenamento e encaminhamento das embalagens às unidades de recebimento. Palavras chave: Reciclagem, agroquímicos, preservação ambiental, destino final de embalagens, agricultura. 1. INTRODUÇÃO Há alguns anos, temos percebido a crescente preocupação dos governos de vários países em relação ao meio ambiente, a preservação da natureza e a exploração sustentável das riquezas naturais. Entretanto, nosso país por muitos anos sofreu o descaso de autoridades e setores da iniciativa privada. É bem verdade que foram tomadas algumas iniciativas no sentido de solucionar o problema, mas percebemos que a questão é demasiada importante e demanda esforços ainda mais contundentes, de forma a engajar toda sociedade na solução do problema. O surgimento de ONG's (Organizações Não Governamentais) para defesa da natureza, constitui fator importante, quanto ao esforço que deve ser empreendido no sentido da disseminação da cultura de valorização da natureza. Acreditamos que os benefícios para toda população, advindos de uma cultura onde a natureza é respeitada são significativos e a convivência equilibrada entre homem e a natureza na busca da

2 exploração sustentável dos recursos naturais e de novas tecnologias de produção menos agressivas ao meio ambiente, são condições relevantes para a existência humana e diminui o risco para saúde das pessoas e de contaminação para o meio ambiente. A destinação final das embalagens vazias de agrotóxicos é um procedimento complexo, que requer a participação efetiva de todos os envolvidos desde a fabricação e monitoramento das atividades relacionadas com o manuseio, transporte, armazenamento e processamento dessas embalagens. Mesmo assim, acreditamos que mediante o engajamento efetivo de todas os envolvidos no processo, possamos alcançar a adequação necessária à nova legislação existente. 2. A PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA BRASILEIRA E O CONSUMO DE EMBALAGENS O setor agropecuário brasileiro é um dos mais importantes e competitivos da economia, tendo alcançado um crescimento expressivo, no período de 89/90, da ordem de 30,7% conforme tabela 1: Tabela 1. Índices de Produção Física na Agropecuária Brasileira Período 1989 / 1999 (1989=100) (*) ANOS TOTAL VEGETAL ANIMAL POPULAÇÃO * Fonte: IBGE/Safras e Mercados/Agroanalysis - Set.00 Esta atividade utiliza grande quantidade de agrotóxicos com o objetivo de aumentar a sua produtividade e como conseqüência do significativo aumento da produção física na agropecuária brasileira, percebemos o aumento proporcional na produção de embalagens rígidas e flexíveis para as empresas produtoras de agroquímicos. Na safra de 87/88 as embalagens de vidro e de metal correspondiam a 74,8% das embalagens que acondicionavam produtos líquidos, enquanto 25,2% eram de embalagens plásticas. Percebemos uma inversão nestes percentuais, na safra de 95/96 quando o percentual de embalagens plásticas utilizadas para acondicionar produtos líquidos correspondiam a 88,5% do total de embalagens enquanto as de vidro e metálicas eram apenas 11,5%. Este aumento se deu principalmente após a publicação da Lei de 11/07/89 e do decreto de 11/01/90, pois foi estabelecido que a utilização de embalagens de vidro só seria permitido caso não houvesse outra alternativa técnico viável. Em 97/98 a participação das embalagens plásticas para acondicionamento de produtos líquidos subiu para 96,3% do total e em 1999 ocorre um aumento de 20,2% em relação à quantidade de embalagens plásticas de 97/98 o que corresponde a unidades de embalagens plásticas comercializadas no Brasil para defensivos agrícolas em 99/00. A tabela 2 nos mostra as quantidades de embalagens de defensivos agrícolas comercializadas no Brasil em Em 2002, no período de Março a Julho, segundo dados do INPEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), a retirada de embalagens vazias que envolveu os Estados de: MT, MS, PR. BA, SP, MG, RS, GO, PE e SC, corresponde a Kg que representa, apenas 8,01% do total em Kgs comercializados no Brasil em 1999.

3 Tabela 2 - Levantamento de embalagens de defensivos agrícolas comercializadas no Brasil ANO BASE TIPOS DE EMBALAGENS UNIDADES PESO (KG) PLÁSTICAS PEAD PET COEX TOTAL METÁLICAS TOTAL FLEXÍVEIS SACOS PLÁSTICOS SACOS DE PAPEL SACOS ALUMINIZADOS TOTAL CARTUCHOS DE CARTOLINA CAIXAS COLETIVAS DE PAPELÃO CAIXAS COLETIVAS DE PLÁSTICO TOTAL TOTAL GERAL Fontes: ANDEF - AENDA - SINDAG 3. O QUE ESTÁ SENDO FEITO QUANTO AO DESCARTE DAS EMBALAGENS? A questão da proteção ao meio ambiente, traduz-se numa preocupação mundial. A água é um bem finito e o Brasil possui a maior reserva de água potável do planeta, isto faz de nós brasileiros, guardiães desta preciosidade e desperta-nos para a grande responsabilidade que temos nas mãos. Há alguns anos, o que víamos era o profundo descaso para com a natureza. Será que mudou alguma coisa? No setor agropecuário, um dos mais importantes da nossa economia, víamos o descarte inadequado das embalagens de agroquímicos no campo, na beira dos rios, córregos e nascentes e até mesmo em aterros impróprios que contaminavam os lençóis freáticos. Hoje, constatamos um avanço significativo no Brasil quanto ao uso, descarte e destino final das embalagens de agroquímicos com a aprovação da Lei 7802 de 11 de julho de 1989, regulamentada pelo decreto de 04 de janeiro de 2002, que faculta ao usuário de agrotóxicos a devolução de embalagens vazias a qualquer unidade de recebimento (figura 1) ou centro de recolhimento licenciado por órgão ambiental competente e credenciado por estabelecimento comercial. As unidades de recebimento de embalagens estão presentes nos Estados: BA (2), ES (1), GO (4), MA (1), MT (7), MS (7), MG (7), PR(14), PE (2), RS (2), SC (2) e SP (12). Estes, são responsáveis pelo recebimento das embalagens, encaminhando-as posteriormente às unidades recicladoras. A unidade de recebimento de Rio Verde/GO, recebe em média, 40 t /mês e ainda, está aquém do que realmente deveria estar recebendo. O percentual de embalagens vazias retiradas no Estado de Goiás, representa 3% do total comercializado no Estado em 1999, segundo dados da ANDEF (Associação Nacional de Defesa Vegetal) e ainda existe grande resistência, principalmente por parte dos pequenos e médios produtores rurais em não entregar suas embalagens vazias aos postos de recebimento, preferem mantê-la em sua propriedade, armazenadas em locais inadequados e ou abandonadas no campo, oferecendo risco de contaminação. Segundo a unidade de recebimento de Rio Verde, ainda existem muitas embalagens estocadas no Campo.

4 Percebemos então, que há necessidade de uma fiscalização mais intensa por parte dos órgãos responsáveis para que se cumpra as determinações previstas na Lei 7802, tornando mais eficiente o sistema proposto. Figura 1. Unidade de recebimento 3.1. Projetos de destino final de embalagens Projeto Guariba - São Paulo: Este projeto que teve início em 1993, é o que representou maior esforço conjunto já realizado no Brasil com o intento de centralizar e dar destinação adequada às embalagens vazias de produtos fitossanitários. Trata-se de um programa pioneiro no Brasil e na América Latina. O projeto é composto de: Unidades de recebimento de embalagens, unidades de beneficiamento do plástico (figura 2) (DINOPLAST) e estação de tratamento de efluentes, cujos níveis de resíduos são monitorados pela CETESB. Figura 2. Unidade de beneficiamento do plástico Projeto Terra Limpa (PR) - Teve início em 1995 por iniciativa do governo do Estado. Foram implantadas unidades de recebimento distribuídas nas principais regiões agrícolas do Estado. Estas unidades encaminham as embalagens de metal para siderurgia Rio Grandense S/A e as embalagens de vidro, após moagem são encaminhadas à Cia Industrial de São Paulo e Rio-CISPER.

5 4. ALTERNATIVAS PARA O DESTINO FINAL DAS EMBALAGENS DE FITOSSANITÁRIOS 4.1. Incineração A incineração é um processo bastante usado nas grandes metrópoles com o objetivo de destruir resíduos sólidos e líquidos industriais e hospitalares. Os resíduos são incinerados em instalações apropriadas capazes de promover a combustão completa e controlada, de modo a assegurar a total transformação do material e dos resíduos em cinzas inertes e em gases de natureza conhecida e ambientalmente aceitáveis. Apesar de ser uma alternativa técnica e ambientalmente viável para a eliminação de embalagens contaminadas, apresenta limitações de ordem econômica, pelos elevados custos do processo e do transporte, já que a maioria dos incineradores existentes no Brasil estão instalados em São Paulo ou proximidades e as embalagens dispersas por todo o país. Além disso, existem legislações estaduais que nem sempre permitem a movimentação de lixo tóxico de um Estado para outro. Existem no mercado modelos de incineradores compactos para resíduos industriais e de saúde, que operam com baixa capacidade e que apresentam custos menores do que os incineradores convencionais. Estes equipamentos podem ser uma alternativa a nível regional, nas regiões mais distantes das áreas industriais do País Co-processamento em fornos de clinquer (queima com recuperação de energia) A prática do co-processamento consiste na utilização de matéria prima ou sucata combustível com alto poder calorífico para produção de clínquer, utilizado na fabricação do cimento, com aproveitamento da energia calorífica gerada e dos resíduos de incineração incorporados ao clínquer. A queima destes resíduos sólidos para recuperação de energia é controlada com o objetivo de não gerar emissões prejudiciais. Os plásticos são ótimos combustíveis, possuindo praticamente o mesmo poder calorífico do óleo combustível, de outros derivados de petróleo ou do gás natural. Para as embalagens plásticas de produtos fitossanitários o co-processamento em fornos de cimento é plenamente compatível com a política mundial de conservação dos recursos ambientais e energéticos, apresentando-se como uma das opções mais seguras para destruição térmica e inertização dos resíduos. Segundo a EPA8 (Environmental Protection Agency-Agência de Proteção Ambiental, norteamericana), citado pela Ambiência - Engenharia de Recursos Ambientais Ltda., o co-processamento é uma das tecnologias disponíveis mais viáveis para o gerenciamento de resíduos energéticos, além de contribuir para a economia de recursos naturais. No Brasil, há uma enorme quantidade de fornos de cimento espalhados pelo país que podem ser aproveitados para eliminar as embalagens "descontaminadas" de produtos fitossanitários. Outra vantagem, diz respeito aos resíduos da combustão ou cinzas, que são totalmente incorporadas à matriz do clínquer, promovendo a imobilização de eventuais metais pesados e, desta forma, a eliminação da necessidade de descartá-los em aterros industriais. Segundo a Ambiência, a eficiência de destruição em forno de cimento normalmente excede às de um incinerador convencional, tornando-o mais eficiente, capaz de destruir 99,9999% dos contaminantes, além do menor custo operacional. Embora apresente uma série de vantagens, esta alternativa não é auto-sustentável, exigindo permanente dispêndio de recursos por parte dos envolvidos no co-processamento, devido ao custo da movimentação das embalagens Queima a céu aberto A queima de embalagens adequadamente lavadas de produtos fitossanitários deve ser vista como uma alternativa com muitas restrições. Só poderá ser realizada com autorização dos órgãos ambientais competentes e com a recomendação do fabricante do produto, quando não houver uma outra alternativa disponível de menor impacto ambiental.

6 As embalagens não contaminadas, como cartuchos de cartolina, caixas coletivas de papelão e fibrolatas podem ser queimadas em fornalhas de agro-indústrias rurais, principalmente quando não houver uma outra opção ambientalmente mais correta Enterro na propriedade Embora esta alternativa seja trabalhosa e apresente uma série de adversidades, é a recomendação que consta atualmente nos rótulos e bulas dos produtos fitossanitários. Atualmente, o IBAMA não está recomendando o enterro na propriedade. No Estado do Paraná, por exemplo, a SUDERHSA (Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) tem orientado os produtores rurais a realizar a tríplice lavagem, inutilizar as embalagens e armazena-las em local seguro até que sejam levadas a um ponto de recebimento para o destino final adequado. A construção de fosso para enterro de embalagens não-contaminadas poderá ser uma alternativa para embalagens biodegradáveis, como as de cartolina, de papelão, de metais oxidáveis e de madeira, desde que autorizada pelos órgãos ambientais estaduais competentes. Materiais com longa sobrevida, como as embalagens plásticas e de vidro, não são indicados para enterro, devido ser impraticável para grandes quantidades de embalagens nas propriedades, a ocupação de áreas agricultáveis, o risco de contaminação do lençol freático quando utilizadas embalagens contaminadas e a operação trabalhosa e de custo significativo Aterro sanitário licenciado Esta alternativa apresenta praticamente as mesmas características citadas no item anterior. Diferencia-se, no entanto, por tratar-se de uma operação normalmente realizada de forma mais técnica e planejada, onde os riscos são controláveis, todavia, acaba concentrando o problema em uma área restrita Reciclagem controlada As matérias-primas normalmente utilizadas nas embalagens que acondicionam produtos fitossanitários são potencialmente recicláveis. Todavia, deve-se considerar que o contato do produto tóxico com a embalagem torna necessário um estudo mais detalhado para cada caso, considerandose as etapas de lavagem e redução de resíduos, preparação e destinação do artefato reciclado final. Dentre os materiais utilizados na confecção de embalagens, o plástico apresenta maiores limitações, pois a temperatura necessária para fusão é baixa (aproximadamente 150 a 170ºC), insuficiente para desativar as moléculas dos princípios ativos e dos componentes da formulação que são absorvidos pelas paredes da embalagem. Por esta razão, o plástico reciclado não poderá ser utilizado para fabricação de produtos que possam expor a saúde das pessoas e de animais a riscos de contaminação, como embalagens para alimentos, brinquedos, utensílios domésticos, etc. A reciclagem controlada é uma das alternativas mais viáveis para o destino final de embalagens de produtos fitossanitários, pois possui a característica de ser uma opção lucrativa para o reciclador Embalagens de metal As embalagens de metal são facilmente recicladas pois podem ser encaminhadas para pontos de coleta, prensadas e encaminhadas para siderúrgicas como sucata metálica. No Brasil, há um número significativo de siderúrgicas espalhadas pelo país e que compram a sucata mista metálica a preços que normalmente variam entre trinta e cinqüenta reais a tonelada. A sucata metálica é utilizada como matéria prima nos fornos para fabricação de tarugos de aço. Estes tarugos podem originar produtos como os vergalhões utilizados em construção civil. Os fornos das siderúrgicas trabalham a temperatura de acima de 1600ºC e asseguram a total degradação de moléculas dos princípios ativos e ingredientes inertes das formulações de produtos fitossanitários.

7 Embalagens de vidro As embalagens de vidro adequadamente lavadas podem, de uma forma geral, ser facilmente recicladas. Para tanto, basta moê-las ou triturá-las os vasilhames e transportá-las às unidades recicladoras, onde serão aquecidas e fundidas à temperatura acima de 1.300ºC, suficiente para degradar moléculas de produtos fitossanitários. Os cuidados básicos antes do envio para a reciclagem são: - Separação dos vidros por cor (âmbar, verde e branco); - Cuidado para evitar mistura com impurezas como areia, pedra e terra Embalagens de papelão, cartolina e de papel Embalagens de papelão, cartolina ou material semelhante usadas para acondicionar outras embalagens (Ex: caixas coletivas) podem ser incineradas em fornalhas de agro-indústrias rurais. As embalagens de papel, contaminadas, devem ser incineradas em incineradores industriais Embalagens plásticas rígidas As embalagens plásticas rígidas acondicionam o maior volume e peso de produtos fitossanitários atualmente comercializados. Após a entrada em vigor da Lei dos agrotóxicos e do Decreto regulamentador, o percentual de embalagens plásticas rígidas vem aumentando significativamente no Brasil. Basicamente, a reciclagem mecânica é a forma como a indústria converte os resíduos plásticos em grânulos, que são transformados em diversos produtos de uso prolongado e que não exija uma nova reciclagem ou descarte a curto ou médio prazo, como conduítes para fios de eletricidades, tubulações de esgoto, mourões de cerca, postes de iluminação, placas de sinalização, pallets, etc. 5. O PROCESSO DA RECICLAGEM DE EMBALAGENS RÍGIDAS DE AGROTÓXICOS Este processo inicia-se quando os usuários imediatamente após o esvaziamento da embalagem, procedem a tríplice lavagem ou lavagem sob pressão, para evitar que o produto resseque no interior da embalagem. Segundo análises de resíduos realizadas pelo Prof. Casadei de Baptista (ESALQ/USP) - Piracicaba/SP, comprovam que os níveis de resíduos encontrados na 4ª água de lavagem de embalagens de produtos fitossanitários estão dentro dos parâmetros aceitos internacionalmente, sempre abaixo de 100 ppm. As embalagens podem ser armazenadas na propriedade em local adequado por um prazo máximo de 1 ano, contado da data da compra do produto. Neste período, o agricultor deverá encaminhar estas embalagens aos estabelecimentos comerciais onde adquiriram o produto ou às unidades de recebimento mediante documentação, para serem separadas por tipo de material, prensadas, enfardadas ou moídas e encaminhadas às unidades recicladoras para serem transformadadas em matéria prima destinada à fabricação de conduites e canos de esgoto. 6. CONCLUSÃO O que percebemos é que está havendo um esforço do poder público e de organismos da sociedade na tentativa de solucionar a questão do descarte das embalagens vazias de produtos fitossanitários e destacamos a contribuição do INPEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) que tem se empenhado na solução do problema. Entretanto, não podemos deixar de mencionar a necessidade de se intensificar a fiscalização por parte dos órgãos competentes e ampla divulgação dos procedimentos adequados do descarte de embalagens de produtos fitossanitários (Tríplice lavagem, armazenamento adequado e encaminhamento às unidades de recebimento), para que se alcance um engajamento maior dos usuários destes produtos. Com o intuito de colaborar nesta questão da reciclagem de embalagens como forma de reduzir o impacto sobre o meio ambiente, propomos algumas medidas que certamente contribuirão de forma

8 significativa para a redução do impacto negativo sobre o meio ambiente que hoje, ainda constatamos, apesar dos esforços até o momento empreendidos: - Criação de embalagens biodegradáveis; - Aumento da quantidade de produtos fabricados a partir da matéria prima obtida com a reciclagem das embalagens de produtos fitossanitários; - Desenvolvimento de novas tecnologias ligadas ao controle biológico de pragas; - Intensificar a fiscalização por parte dos órgãos competentes para que a Lei 7802 seja integralmente cumprida. 7. AGRADECIMENTOS Agradeço a minha querida esposa Adriane pela compreensão e sacrifício dos finais de semana e pela ajuda nas pesquisas deste artigo. Agradeço ainda a Luiz Antônio Menezes pelo apoio e incentivo. 8. REFERÊNCIAS Ambiência - Engenharia de Recursos Ambientais Ltda. Plano Básico para co-processamento em fornos de cimento, ANDEF - Associação Nacional de Defesa Vegetal - Destinação final de Embalagens Vazias de Agrotóxicos - Araújo, R. M., Destino Final de Embalagens de Produtos Fitossanitários - INPEV - Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias - Lei 7802 de 11/07/89 RECYCLING OF PACKINGS: AN ENVIRONMENTAL MATTER First author: EDCARLOS DO NASCIMENTO Prof. Instituto de Ensino Superior de Rio Verde Faculdade Objetivo. edc_nascimento@hotmail.com Second author: RENAN BILLA Prof. Titular da FEMEC Faculdade de Engenharia Mecânica, UFU. rbilla@mecanica.ufu.br Abstract The aim of this study is to make us better understand the matter of recycling of agrochemical packings as an urgent need for the Brazilian society. With this objective, we will identify what has been done about it, the handling of the packings and possible solutions which might be taken as a means to minimize the problem. The inadequate discard of agrochemical packings, can lead to a contamination of the soil and the occupation of agricultural areas, the contamination of river streams and ground waters which can cause future generations irreparable demage. The agricultural sector is one of the most important of our economy, not only as far as export is concerned, but also of the production for the internal market of a country with continental proportions, whose agricultural production has been growing significantly over the last few years. And to keep up with the necessary productivity for the growth of this sector, agrochemicals are used and this activity is responsible for the huge amount of rigid and flexible packings which hold these products.

9 In the fulfillment of this study, we realized the need of a more intensive action from the inspection agencies and a bigger commitment from the farmers, mainly the small and medium ones, to the adequate proceedings for handling, storage and sending of the packings to the receiving units. Keywords: Recycling; agrochemicals; environmental preservation; final destination of packings; agriculture.

DESTINO FINAL AMBIENTALMENTE CORRETO DAS EMBALAGENS VAZIAS DE AGROTÓXICOS

DESTINO FINAL AMBIENTALMENTE CORRETO DAS EMBALAGENS VAZIAS DE AGROTÓXICOS 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 DESTINO FINAL AMBIENTALMENTE CORRETO DAS EMBALAGENS VAZIAS DE AGROTÓXICOS Raquel Ströher 1, Ana Paula Ströher 2, João Walker Damasceno 3 RESUMO: No Brasil,

Leia mais

O processo de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas

O processo de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas O processo de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas O inpev - Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias - é uma entidade sem fins lucrativos que representa a indústria

Leia mais

Logística Reversa: destinação dos resíduos de poliestireno expandido (isopor ) pós-consumo de uma indústria i catarinense

Logística Reversa: destinação dos resíduos de poliestireno expandido (isopor ) pós-consumo de uma indústria i catarinense Logística Reversa: destinação dos resíduos de poliestireno expandido 1. Introdução Objetivo da pesquisa: analisar a possibilidade de uma destinação dos resíduos de poliestireno expandido (EPS), utilizados

Leia mais

Do lixo ao valor. O caminho da Logística Reversa

Do lixo ao valor. O caminho da Logística Reversa Do lixo ao valor O caminho da Logística Reversa O problema do lixo A sociedade, hoje, vive com um grande desafio: o lixo. Calcula-se que, por dia, no Brasil, são gerados 1 Kg de resíduos por habitante.

Leia mais

DESTINAÇÃO E DISPOSIÇÃO FINAL AMBIENTALMENTE ADEQUADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS INDUSTRIAIS

DESTINAÇÃO E DISPOSIÇÃO FINAL AMBIENTALMENTE ADEQUADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS INDUSTRIAIS DESTINAÇÃO E DISPOSIÇÃO FINAL AMBIENTALMENTE ADEQUADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS INDUSTRIAIS Alternativas tecnológicas disponíveis. Variações de custo e de segurança das operações. Copyright Ecovalor Consultoria

Leia mais

Geração de Energia a partir do lixo urbano. Uma iniciativa iluminada da Plastivida.

Geração de Energia a partir do lixo urbano. Uma iniciativa iluminada da Plastivida. Geração de Energia a partir do lixo urbano. Uma iniciativa iluminada da Plastivida. Plástico é Energia Esta cidade que você está vendo aí de cima tem uma população aproximada de 70.000 mil habitantes e

Leia mais

"PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL"

PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL Reciclagem e Valorizaçã ção o de Resíduos Sólidos S - Meio Ambiente UNIVERSIDADE DE SÃO S O PAULO "PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL" Associação sem fins lucrativos, o CEMPRE se dedica à promoção

Leia mais

ENSINO DE QUÍMICA: VIVÊNCIA DOCENTE E ESTUDO DA RECICLAGEM COMO TEMA TRANSVERSAL

ENSINO DE QUÍMICA: VIVÊNCIA DOCENTE E ESTUDO DA RECICLAGEM COMO TEMA TRANSVERSAL ENSINO DE QUÍMICA: VIVÊNCIA DOCENTE E ESTUDO DA RECICLAGEM COMO TEMA TRANSVERSAL MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte. Universidade Federal de Campina Grande. E-mail: Ana.duartemendonca@gmail.com RESUMO

Leia mais

Para se implantar totalmente um processo verde precisamos de produtos químicos verdes, e que tenham sustentabilidade, temas já discutidos

Para se implantar totalmente um processo verde precisamos de produtos químicos verdes, e que tenham sustentabilidade, temas já discutidos PROCESSOS VERDES Para se implantar totalmente um processo verde precisamos de produtos químicos verdes, e que tenham sustentabilidade, temas já discutidos anteriormente, mas podemos iniciar o processo

Leia mais

Soluções em Gestão Ambiental

Soluções em Gestão Ambiental Soluções em Gestão Ambiental QUEM SOMOS A Silcon Ambiental Empresa de engenharia ambiental, especializada em serviços e soluções para o gerenciamento, tratamento e destinação final de resíduos e na produção

Leia mais

o ojet Pr a Consciênci 1 Resíduos

o ojet Pr a Consciênci 1 Resíduos Projeto Consciência Resíduos 1 Qual é a diferença entre resíduo e lixo? 2 Qual é a diferença entre resíduo e lixo? Resíduo pode ser considerado qualquer material que sobra após uma ação ou processo produtivo.

Leia mais

ESTRATÉGIAS E DESAFIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

ESTRATÉGIAS E DESAFIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS ESTRATÉGIAS E DESAFIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS Geraldo Antônio Reichert Coordenador da Câmara Temática de Resíduos Sólidos ABES Associação Brasileira de Engenharia Sanitária

Leia mais

Visão Sustentável sobre o Desenvolvimento de Embalagens

Visão Sustentável sobre o Desenvolvimento de Embalagens Fórum Varejo Sustentável Alternativas de Embalagens no Varejo Visão Sustentável sobre o Desenvolvimento de Embalagens Eloísa E. C. Garcia CETEA / ITAL VISÃO DE SUSTENTABILIDADE Consumo Sustentável é saber

Leia mais

PRÊMIO ESTANDE SUSTENTÁVEL ABF EXPO 2014

PRÊMIO ESTANDE SUSTENTÁVEL ABF EXPO 2014 PRÊMIO ESTANDE SUSTENTÁVEL ABF EXPO 2014 1. APRESENTAÇÃO Com o intuito de disseminar práticas de responsabilidade socioambiental entre as empresas do sistema de franchising, a Associação Brasileira de

Leia mais

Alternativas tecnológicas disponíveis. Variações de custo e de segurança das operações.

Alternativas tecnológicas disponíveis. Variações de custo e de segurança das operações. DESTINAÇÃO E DISPOSIÇÃO FINAL AMBIENTALMENTE ADEQUADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS INDUSTRIAIS Alternativas tecnológicas disponíveis. Variações de custo e de segurança das operações. INTRODUÇÃO SUSTENTABILIDADE,

Leia mais

Saiba como lavar e devolver suas embalagens vazias de agrotóxicos

Saiba como lavar e devolver suas embalagens vazias de agrotóxicos Saiba como lavar e devolver suas embalagens vazias de agrotóxicos Por que lavar e devolver? As embalagens vazias de agrotóxicos devem ser lavadas e devolvidas em cumprimento à Lei Federal no. 9974/00.

Leia mais

Guia de sustentabilidade para plásticos

Guia de sustentabilidade para plásticos Guia de sustentabilidade para plásticos Maio 2014 1 2 3 4 5 6 7 8 Introdução... 4 Contextualização dos plásticos... 6 Composição dos móveis e utensílios de plásticos...7 Requerimentos para materiais que

Leia mais

SUSTENTABILIDADE EM CONDOMINIOS

SUSTENTABILIDADE EM CONDOMINIOS EM CONDOMINIOS Miguel Tadeu Campos Morata Engenheiro Químico Pós Graduado em Gestão Ambiental Considerações Iniciais Meta - A sobrevivência e perpetuação do seres humanos no Planeta. Para garantir a sobrevivência

Leia mais

Curso sobre a Gestão de resíduos sólidos urbanos

Curso sobre a Gestão de resíduos sólidos urbanos Curso sobre a Gestão de resíduos sólidos urbanos Consideram-se resíduos sólidos como sendo rejeitos resultantes das diversas atividades humanas. Podem ser de diversas origens: industrial, doméstica, hospitalar,

Leia mais

Segurança, Meio Ambiente e Saúde QHSE

Segurança, Meio Ambiente e Saúde QHSE Segurança, Meio Ambiente e Saúde QHSE Preservação e Conservação A preservação é o esforço para proteger um ecossistema e evitar que ele seja modificado. Depende também da presença e ação do homem sobre

Leia mais

SOLUÇÕES SÓCIO AMBIENTAIS TRATAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

SOLUÇÕES SÓCIO AMBIENTAIS TRATAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS SOLUÇÕES SÓCIO AMBIENTAIS TRATAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS AGENDA GESTÃO INTEGRAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS (RSU) CARACTERÍSTICAS DA SOLUÇÃO EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL COM SOLUÇÃO INTEGRADA BENEFÍCIOS

Leia mais

PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL SEBRAE - SP

PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL SEBRAE - SP PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL SEBRAE - SP DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações satisfazerem suas próprias

Leia mais

RESOLUÇÃO SEMA Nº 028/2010

RESOLUÇÃO SEMA Nº 028/2010 RESOLUÇÃO SEMA Nº 028/2010 Dispõe sobre a coleta, armazenamento e destinação de embalagens plásticas de óleo lubrificante pós-consumo no Estado do Paraná. O SECRETÁRIO DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS

Leia mais

PRÊMIO STAND SUSTENTÁVEL ABF FRANCHISING EXPO 2012

PRÊMIO STAND SUSTENTÁVEL ABF FRANCHISING EXPO 2012 PRÊMIO STAND SUSTENTÁVEL ABF FRANCHISING EXPO 2012 1. APRESENTAÇÃO Com o objetivo de disseminar práticas de responsabilidade socioambiental entre as empresas do sistema de franchising, a Associação Brasileira

Leia mais

Ideal Qualificação Profissional

Ideal Qualificação Profissional 2 0 1 1 Finalista Estadual - SP Categoria Serviços de Educação 2 0 1 2 Vencedora Estadual - SP Categoria Serviços de Educação 2 0 1 2 Finalista Nacional Categoria Serviços de Educação Apresentação O desenvolvimento

Leia mais

Projeto de Incentivo à Reciclagem

Projeto de Incentivo à Reciclagem Projeto de Incentivo à Reciclagem Boas Práticas em Meio Ambiente Apresentação: O objetivo do seguinte projeto tem a finalidade de auxiliar a implementação da Coleta Seletiva e posteriormente envio para

Leia mais

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem 1) COMO FUNCIONA? O PROBLEMA OU SITUAÇÃO ANTERIOR Anteriormente, todos os resíduos recicláveis ou não (com exceção do papelão), ou seja, papel, plásticos, vidros,

Leia mais

Sistema de Gestão Ambiental. Seis Sigma. Eco Six Sigma

Sistema de Gestão Ambiental. Seis Sigma. Eco Six Sigma Eco Six Sigma Nos dias de hoje, em que os requisitos de compra dos consumidores vão além do preço do produto, conquistar os consumidores torna-se um grande desafio. Características como a qualidade da

Leia mais

DECRETO Nº 4.074, DE 04 DE JANEIRO DE 2002:

DECRETO Nº 4.074, DE 04 DE JANEIRO DE 2002: Circular nº 006/2.002 São Paulo, 09 de Janeiro de 2.002 DECRETO Nº 4.074, DE 04 DE JANEIRO DE 2002: REGULAMENTA A LEI Nº 7.802, DE 11 DE JULHO DE 1989, QUE DISPÕE SOBRE A PESQUISA, A EXPERIMENTAÇÃO, A

Leia mais

ALTERNATIVAS DE DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS. Apresentação: Ana Rosa Freneda Data: 17/10/2014

ALTERNATIVAS DE DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS. Apresentação: Ana Rosa Freneda Data: 17/10/2014 ALTERNATIVAS DE DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS Apresentação: Ana Rosa Freneda Data: 17/10/2014 3 Elos Soluções Ambientais Alternativa para otimizar a destinação de resíduos: Crescente necessidade das

Leia mais

Estudo de Caso: Aplicação de Produção Mais Limpa no Processo de Embalagem de Soquetes de Luminárias

Estudo de Caso: Aplicação de Produção Mais Limpa no Processo de Embalagem de Soquetes de Luminárias Estudo de Caso: Aplicação de Produção Mais Limpa no Processo de Embalagem de Soquetes de Luminárias BENVENUTI, T. a*, MAFFESSONI, D. b, TONIN, B. P. b a. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto

Leia mais

O Manejo de Residuos, a Gestão Ambiental e a Sustentabilidade

O Manejo de Residuos, a Gestão Ambiental e a Sustentabilidade O Manejo de Residuos, a Gestão Ambiental e a Sustentabilidade Profa. Dra. Anelise Leal Vieira Cubas Unisul Universidade do Sul de Santa Catarina Unisul Virtual RESÍDUOS Resíduo: Qualquer material ou substância

Leia mais

VAMOS FAZER MENOS LIXO: REDUÇÃO REUTILIZAÇÃO REDUÇÃO, REUTILIZAÇÃO E RECICLAGEM

VAMOS FAZER MENOS LIXO: REDUÇÃO REUTILIZAÇÃO REDUÇÃO, REUTILIZAÇÃO E RECICLAGEM 1 VAMOS FAZER MENOS LIXO: REDUÇÃO, REUTILIZAÇÃO E RECICLAGEM POLÍTICA DOS 3 R S: consiste na aplicação dos seguintes princípios, por ordem de prioridade: REDUÇÃO da quantidade de resíduos produzidos e

Leia mais

PROJETO DE REDUÇÃO DOS RESÍDUOS INFECTANTES NAS UTI S DO HOSPITAL ESTADUAL DE DIADEMA

PROJETO DE REDUÇÃO DOS RESÍDUOS INFECTANTES NAS UTI S DO HOSPITAL ESTADUAL DE DIADEMA Hospital Estadual Diadema Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2013 PROJETO DE REDUÇÃO DOS RESÍDUOS INFECTANTES NAS UTI S DO HOSPITAL ESTADUAL DE DIADEMA Hospital Estadual de Diadema Responsáveis: João Paulo

Leia mais

COLETA SELETIVA VIDRO

COLETA SELETIVA VIDRO PROJETO COLETA SELETIVA VIDRO Florianópolis, 29 de abril de 2013 Assessoria Técnica - ASTE Departamento Técnico DPTE 2 1. CONTEXTUALIZAÇÃO As obrigações impostas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA Resolução nº 307, de 5 de Julho de 2002. Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil, disciplinando as ações

Leia mais

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO Aula 8 a A Engenharia e o Meio Ambiente Parte I Edgar Aberto de Brito PRIMEIRA PARTE As questões ambientais e os problemas para a engenharia. ENGENHARIA

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2008

PROJETO DE LEI Nº, DE 2008 PROJETO DE LEI Nº, DE 2008 (Do Sr. Lelo Coimbra) Institui o Programa Nacional de Geração de Energia Elétrica a partir do Lixo (Progel) e dá outras providências. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º Fica

Leia mais

"PANORAMA DA COLETA SELETIVA E RECICLAGEM NO BRASIL"

PANORAMA DA COLETA SELETIVA E RECICLAGEM NO BRASIL "PANORAMA DA COLETA SELETIVA E RECICLAGEM NO BRASIL" Associação sem fins lucrativos, fundado em 1992, o CEMPRE se dedica à promoção da reciclagem dentro do conceito de gerenciamento integrado do lixo.

Leia mais

Viver Confortável, Morar Sustentável

Viver Confortável, Morar Sustentável Viver Confortável, Morar Sustentável A Verde Lar foi criada em Março de 2009, dando início a uma jornada com o compromisso e ética das questões ambientais no mercado habitacional oferecendo soluções para

Leia mais

Resoluções RESOLUÇÃO Nº 9, DE 31 DE AGOSTO DE 1993

Resoluções RESOLUÇÃO Nº 9, DE 31 DE AGOSTO DE 1993 Resoluções RESOLUÇÃO Nº 9, DE 31 DE AGOSTO DE 1993 Resolução CONAMA Nº 009/1993 - "Estabelece definições e torna obrigatório o recolhimento e destinação adequada de todo o óleo lubrificante usado ou contaminado".

Leia mais

Compromisso com o Mundo Sustentável

Compromisso com o Mundo Sustentável Compromisso com o Mundo Sustentável Está em nossa Visão Ser um empresa global e sustentável até 2012. Para nossa empresa ser sustentável, é fundamental a busca de resultados financeiros e o comprometimento

Leia mais

Já foi o tempo em que podíamos considerar de lixo os resíduos sólidos urbanos

Já foi o tempo em que podíamos considerar de lixo os resíduos sólidos urbanos RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Já foi o tempo em que podíamos considerar de lixo os resíduos sólidos urbanos pois, com as palavras do Aurélio, lixo são coisas inservíveis, o que indica a sua inexistência, uma

Leia mais

Desenvolvimento dos projetos de ações ambientais pelos alunos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UNIPAC Bom Despacho

Desenvolvimento dos projetos de ações ambientais pelos alunos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UNIPAC Bom Despacho Desenvolvimento dos projetos de ações ambientais pelos alunos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UNIPAC Bom Despacho Engenharia Ambiental e Sanitária Coordenador do Curso: Prof. Marcelo Drummond

Leia mais

As Diretrizes de Sustentabilidade a serem seguidas na elaboração dos projetos dos sistemas de abastecimento de água são:

As Diretrizes de Sustentabilidade a serem seguidas na elaboração dos projetos dos sistemas de abastecimento de água são: OBJETIVO A SANEPAR busca prestar serviços de Saneamento Ambiental de forma sustentável, a fim de contribuir com a melhoria da qualidade de vida. Portanto evidencia-se a necessidade de considerar o conceito

Leia mais

Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura. António Lopes Dias Director-Geral Sigeru, Lda.

Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura. António Lopes Dias Director-Geral Sigeru, Lda. Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura António Lopes Dias Director-Geral Sigeru, Lda. Sumário O que é o VALORFITO Como funciona Situação actual Evolução e desafios para o futuro

Leia mais

Tratamento e Inertização das Areias de Fundição TECNOLOGIA LIMPA E DIMINUIÇÃO CONTINUA NA GERAÇÃO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS

Tratamento e Inertização das Areias de Fundição TECNOLOGIA LIMPA E DIMINUIÇÃO CONTINUA NA GERAÇÃO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS TECNOLOGIA LIMPA E DIMINUIÇÃO CONTINUA NA GERAÇÃO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS Quem nunca ouviu falar de uma mesa de fórmica? Quase todos nós já tivemos uma ou conhecemos alguém que a possua. Só que, na verdade,

Leia mais

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras 1. DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, das áreas onde atuamos e

Leia mais

9 entidades + de 100 empresas fabricantes ASSOCIADAS DISTRIBUIDORES E COOPERATIVAS SEGMENTOS DO AGRONEGÓCIO PRODUTORES RURAIS FABRICANTES

9 entidades + de 100 empresas fabricantes ASSOCIADAS DISTRIBUIDORES E COOPERATIVAS SEGMENTOS DO AGRONEGÓCIO PRODUTORES RURAIS FABRICANTES SISTEMA CAMPO LIMPO L O G I S T I C A BRASIL POSSUI 1,7 MILHÕES DE KM DE RODOVIAS 12% PAVIMENTADAS (90% PISTAS SIMPLES) 62% APRESENTAM ALGUM TIPO DE PROBLEMA RESPONDE POR 61% DE TODO TRAFEGO DE MERCADORIAS

Leia mais

Relatório Técnico FCTY-RTC-RSO-005-05-14. Referência: Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil. Fevereiro/2014.

Relatório Técnico FCTY-RTC-RSO-005-05-14. Referência: Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil. Fevereiro/2014. Relatório Técnico FCTY-RTC-RSO-005-05-14 Referência: Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil. Fevereiro/2014. At.: Gerência de Sustentabilidade FCTY Fevereiro de 2014 1 APRESENTAÇÃO...

Leia mais

Convenção de Condomínio para prédios verdes

Convenção de Condomínio para prédios verdes Convenção de Condomínio para prédios verdes Por Mariana Borges Altmayer A tendência mundial da sustentabilidade na construção civil tem levado cada vez mais as empresas deste mercado a desenvolver empreendimentos

Leia mais

O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa.

O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa. O que é o Aquecimento Global? O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa. O efeito estufa é um fenômeno natural e consiste na retenção de calor irradiado pela

Leia mais

M ERCADO DE C A R. de captação de investimentos para os países em desenvolvimento.

M ERCADO DE C A R. de captação de investimentos para os países em desenvolvimento. MERCADO DE CARBONO M ERCADO DE C A R O mercado de carbono representa uma alternativa para os países que têm a obrigação de reduzir suas emissões de gases causadores do efeito estufa e uma oportunidade

Leia mais

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE PALMAS DIRETORIA DE CONTROLE AMBIENTAL GERÊNCIA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE PALMAS DIRETORIA DE CONTROLE AMBIENTAL GERÊNCIA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL TERMO DE REFÊRENCIA PARA ELABORACÃO DE PROJETO AMBIENTAL DE DEDETIZADORAS, LIMPA FOSSA E EMPRESAS QUE PRESTA SERVIÇO DE LIMPEZA. Este Termo de Referência visa orientar na elaboração de PROJETO AMBIENTAL

Leia mais

Reciclagem Energética. Alternativa para destinação de Resíduos Sólidos Urbanos

Reciclagem Energética. Alternativa para destinação de Resíduos Sólidos Urbanos Reciclagem Energética Alternativa para destinação de Resíduos Sólidos Urbanos Claudio Marcondes Engenheiro de Materiais com especialização em Polímeros pela Universidade Federal de São Carlos. Pós graduado

Leia mais

São mais de 80 os serviços que garantem o correcto acondicionamento e encaminhamento do papel/cartão para os respectivos pontos de recolha.

São mais de 80 os serviços que garantem o correcto acondicionamento e encaminhamento do papel/cartão para os respectivos pontos de recolha. A Câmara Municipal procura ser um exemplo de bom desempenho ambiental. A gestão ambiental da autarquia promove, através de um conjunto de projectos, a reciclagem junto dos munícipes e dos seus trabalhadores.

Leia mais

Posição da indústria química brasileira em relação ao tema de mudança climática

Posição da indústria química brasileira em relação ao tema de mudança climática Posição da indústria química brasileira em relação ao tema de mudança climática A Abiquim e suas ações de mitigação das mudanças climáticas As empresas químicas associadas à Abiquim, que representam cerca

Leia mais

Agricultura fortalecida: futuro sustentável do planeta.

Agricultura fortalecida: futuro sustentável do planeta. ANDEF Sustentabilidade Agricultura fortalecida: futuro sustentável do planeta. Na visão da ANDEF e suas indústrias associadas, a capacidade humana de inovar e desenvolver tecnologias é condição essencial

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE PROCESSAMENTO DE EMBALAGENS VAZIAS

INSTITUTO NACIONAL DE PROCESSAMENTO DE EMBALAGENS VAZIAS SISTEMA CAMPO LIMPO INSTITUTO NACIONAL DE PROCESSAMENTO DE EMBALAGENS VAZIAS LEI 9.974/00 Criada em dezembro de 2001, o inpev é uma entidade sem fins lucrativos com sede em São Paulo Promove a correta

Leia mais

Projeto Piloto Gerenciamento de Resíduos Sólidos ( Sairé)

Projeto Piloto Gerenciamento de Resíduos Sólidos ( Sairé) Projeto Piloto Gerenciamento de Resíduos Sólidos ( Sairé) Objetivo do Projeto: Promover o correto gerenciamento integrado dos resíduos sólidos urbanos nas Cidades de pequeno e médio porte. ( população

Leia mais

Logística Reversa. Guia rápido

Logística Reversa. Guia rápido Logística Reversa Guia rápido 1 Apresentação Em 2010 foi sancionada pelo Governo Federal, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, na qual, dentre outros temas, constam exigências às empresas quanto à

Leia mais

Disciplina: Tratamento de Resíduos Sólidos e Efluentes Gasosos. 6 Armazenamento e Coleta. Professor: Sandro Donnini Mancini. Sorocaba, Março de 2015

Disciplina: Tratamento de Resíduos Sólidos e Efluentes Gasosos. 6 Armazenamento e Coleta. Professor: Sandro Donnini Mancini. Sorocaba, Março de 2015 Campus Experimental de Sorocaba Disciplina: Tratamento de Resíduos Sólidos e Efluentes Gasosos Graduação em Engenharia Ambiental 6 Armazenamento e Coleta Professor: Sandro Donnini Mancini Sorocaba, Março

Leia mais

LICENÇA DE OPERAÇÃO Regularização

LICENÇA DE OPERAÇÃO Regularização LO N : 0001/2013. A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, criada pela Lei Municipal n 368 de 20/05/77, no uso das atribuições que lhe confere a Lei n 6.938, de 31/08/81, que dispõe sobre

Leia mais

Indicadores Ambientais

Indicadores Ambientais Encontro no IBAMA/DF 2006 Indicadores Ambientais Indicadores Ambientais Marcos Maia Porto Gerente de Meio Ambiente Encontro no IBAMA/DF 2006 Indicadores Ambientais Estudo realizado pelo SEBRAE no final

Leia mais

REVISÃO 2º BIMESTRE LIXO E SEU DESTINO

REVISÃO 2º BIMESTRE LIXO E SEU DESTINO REVISÃO 2º BIMESTRE LIXO E SEU DESTINO 1) Analise as alternativas sobre aspectos relacionados ao lixo e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. ( ) O lixo é caracterizado como tudo aquilo

Leia mais

Gestão dos Resíduos em Florianópolis - COMCAP. Florianópolis, 03 setembro de 2011

Gestão dos Resíduos em Florianópolis - COMCAP. Florianópolis, 03 setembro de 2011 Gestão dos Resíduos em Florianópolis - COMCAP Florianópolis, 03 setembro de 2011 Missão Prestar serviços públicos p de saneamento ambiental com eficiência, qualidade e responsabilidade social. COMCAP

Leia mais

Sistema de Gestão Ambiental

Sistema de Gestão Ambiental Objetivos da Aula Sistema de Gestão Ambiental 1. Sistemas de gestão ambiental em pequenas empresas Universidade Federal do Espírito Santo UFES Centro Tecnológico Curso de Especialização em Gestão Ambiental

Leia mais

A QUESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NA ALEMANHA, NA FRANÇA, NA ESPANHA E NO CANADÁ

A QUESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NA ALEMANHA, NA FRANÇA, NA ESPANHA E NO CANADÁ A QUESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NA ALEMANHA, NA FRANÇA, NA ESPANHA E NO CANADÁ Ilídia da A. G. Martins Juras Consultora Legislativa da Área XI Meio Ambiente e Direito Ambiental, Organização Territorial,

Leia mais

Prof. Paulo Medeiros

Prof. Paulo Medeiros Prof. Paulo Medeiros Em 2010 entrou em vigor no Brasil a lei dos Resíduos Sólidos. Seu objetivo principal é diminuir a destinação incorreta de resíduos ao meio ambiente. Ela define que todas as indústrias,

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 4.194, DE 2012 (Do Sr. Onyx Lorenzoni)

PROJETO DE LEI N.º 4.194, DE 2012 (Do Sr. Onyx Lorenzoni) CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 4.194, DE 2012 (Do Sr. Onyx Lorenzoni) Dispõe sobre obrigatoriedade da fabricação, distribuição e utilização de sacolas plásticas fabricadas em material degradável

Leia mais

SUSTENTABILIDADE 2014

SUSTENTABILIDADE 2014 SUSTENTABILIDADE 2014 Rutivo de no CONSTRUIR, PLANTAR E TRANSFORMAR Nosso objetivo vai além de ser responsável pelo processo construtivo de nossas obras, procuramos estimular e disseminar o conceito de

Leia mais

Secretaria Municipal de meio Ambiente

Secretaria Municipal de meio Ambiente PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL O presente Programa é um instrumento que visa à minimização de resíduos sólidos, tendo como escopo para tanto a educação ambiental voltada

Leia mais

RESPOSTA TÉCNICA. Preciso de informações sobre reciclagem de thinner, fabricante de máquinas para reciclagem e viabilidade.

RESPOSTA TÉCNICA. Preciso de informações sobre reciclagem de thinner, fabricante de máquinas para reciclagem e viabilidade. RESPOSTA TÉCNICA Título Reciclagem de Thinner Resumo Informações de como é feita a reciclagem de solventes orgânicos como o thinner, fornecedores de equipamentos para reciclagem dos mesmos e viabilidade

Leia mais

Conteúdo Específico do curso de Gestão Ambiental

Conteúdo Específico do curso de Gestão Ambiental Conteúdo Específico do curso de Gestão Ambiental 1.CURSOS COM ÊNFASE EM : Gestão Ambiental de Empresas 2. CONCEPÇÃO DOS CURSOS: O Brasil possui a maior reserva ecológica do planeta sendo o número um em

Leia mais

Elaborado pelos alunos do 8º A da Escola Secundária Infante D. Henrique:

Elaborado pelos alunos do 8º A da Escola Secundária Infante D. Henrique: Elaborado pelos alunos do 8º A da Escola Secundária Infante D. Henrique: - Joana Moreira Lima nº16 - José Fernando nº17 - Sandra oliveira nº23 O carvão, o petróleo e o gás natural são combustíveis fósseis.

Leia mais

MÓDULO I: Universalização da coleta seletiva

MÓDULO I: Universalização da coleta seletiva PROJETO LIXO LIMPO: MÓDULO I MÓDULO I: Universalização da coleta seletiva VANTAGENS PARA TODA A COMUNIDADE O primeiro módulo visa a Universalização da Coleta Seletiva, promove a consciência ambiental e

Leia mais

PROJETO AMIGOS DO PLANETA. Autor. Rose Mariah de Souza Ferreira. Gestora Ambiental

PROJETO AMIGOS DO PLANETA. Autor. Rose Mariah de Souza Ferreira. Gestora Ambiental PROJETO AMIGOS DO PLANETA Autor Rose Mariah de Souza Ferreira Gestora Ambiental Gravataí, março de 2011. Introdução Pensar em tornar o ambiente em que se vive sustentável, é direcionar ações capazes de

Leia mais

CAVACO S. www.cavacos.com RESPEITANDO A NATUREZA. Combustível de Biomassa

CAVACO S. www.cavacos.com RESPEITANDO A NATUREZA. Combustível de Biomassa CAVACO S Combustível de Biomassa RESPEITANDO A NATUREZA www.cavacos.com EM 2014 OS NOSSOS SONHOS SÃO AINDA MAIORES. APRESENTAMOS AOS NOSSOS CLIENTES E PARCEIROS UMA NOVA CAVACO S, MUITO MAIS MODERNA, COM

Leia mais

Textos de apoio. Ciências. Ensino Fundamental I

Textos de apoio. Ciências. Ensino Fundamental I Textos de apoio Ciências Ensino Fundamental I 1 Latas de aço O mercado para reciclagem No Brasil, assim como no resto do mundo, o mercado de sucata de aço é bastante sólido, pois as indústrias siderúrgicas

Leia mais

Bem vindos! Marcos Vilela de Moura Leite. UNOPAR Ituiutaba MG

Bem vindos! Marcos Vilela de Moura Leite. UNOPAR Ituiutaba MG Bem vindos! Marcos Vilela de Moura Leite UNOPAR Ituiutaba MG RESOLUÇÃO CONAMA 334 / 2003 Art. 2º Para efeito desta Resolução serão adotadas as seguintes definições: POSTO: unidade que se destina ao recebimento,

Leia mais

feema - Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente Curso de Legislação e Normas para o Licenciamento Ambiental Junho de 2002

feema - Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente Curso de Legislação e Normas para o Licenciamento Ambiental Junho de 2002 Página 1 feema - Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente Curso de Legislação e Normas para o Licenciamento Ambiental Junho de 2002 DZ 056 - Diretriz para Realização de Auditoria Ambiental capa

Leia mais

LINEAMENTOS PARA MELHORAR A GESTÃO DAS ÁGUAS RESIDUAIS DOMÉSTICAS E FAZER MAIS SUSTENTÁVEL A PROTEÇÃO DA SAÚDE

LINEAMENTOS PARA MELHORAR A GESTÃO DAS ÁGUAS RESIDUAIS DOMÉSTICAS E FAZER MAIS SUSTENTÁVEL A PROTEÇÃO DA SAÚDE Primeiro lineamento geral: O TRATAMENTO E USO ADEQUADOS DAS ÁGUAS RESIDUAIS DOMÉSTICAS CONTRIBUEM A PROTEGER A QUALIDADE DOS CORPOS DE ÁGUA E DEVERIAM SER PARTE DE UMA GESTÃO MAIS EFICIENTE DOS RECURSOS

Leia mais

PROJETO CAVALO DE LATA CICLO PALESTRAS ABRALATAS 2013 BELO HORIZONTE MG

PROJETO CAVALO DE LATA CICLO PALESTRAS ABRALATAS 2013 BELO HORIZONTE MG PROJETO CAVALO DE LATA CICLO PALESTRAS ABRALATAS 2013 BELO HORIZONTE MG O QUE É O CAVALO DE LATA? O Cavalo de Lata é um sonho antigo, que depois de muitas pesquisas e conversas informais, se torna cada

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 307, DE 5 DE JULHO DE 2002 Publicada no DOU nº 136, de 17/07/2002, págs. 95-96

RESOLUÇÃO N o 307, DE 5 DE JULHO DE 2002 Publicada no DOU nº 136, de 17/07/2002, págs. 95-96 RESOLUÇÃO N o 307, DE 5 DE JULHO DE 2002 Publicada no DOU nº 136, de 17/07/2002, págs. 95-96 Correlações: Alterada pela Resolução nº 448/12 (altera os artigos 2º, 4º, 5º, 6º, 8º, 9º, 10 e 11 e revoga os

Leia mais

CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL CDES GT MATRIZ ENERGÉTICA PARA O DESENVOLVIMENTO COM EQUIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL CDES GT MATRIZ ENERGÉTICA PARA O DESENVOLVIMENTO COM EQUIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL CDES GT MATRIZ ENERGÉTICA PARA O DESENVOLVIMENTO COM EQUIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL COLÓQUIO EMPREGOS VERDES E CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS 20.08.2009

Leia mais

"Água e os Desafios do. Setor Produtivo" EMPRESAS QUE DÃO ATENÇÃO AO VERDE DIFICILMENTE ENTRAM NO VERMELHO.

Água e os Desafios do. Setor Produtivo EMPRESAS QUE DÃO ATENÇÃO AO VERDE DIFICILMENTE ENTRAM NO VERMELHO. "Água e os Desafios do Setor Produtivo" EMPRESAS QUE DÃO ATENÇÃO AO VERDE DIFICILMENTE ENTRAM NO VERMELHO. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O PAPEL DE CADA UM É o desenvolvimento que atende às necessidades

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 307, DE 5 DE JULHO DE 2002 (DOU de 17/07/2002)

RESOLUÇÃO Nº 307, DE 5 DE JULHO DE 2002 (DOU de 17/07/2002) RESOLUÇÃO Nº 307, DE 5 DE JULHO DE 2002 (DOU de 17/07/2002) Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. Correlações: Alterada pela Resolução nº 469/15

Leia mais

O quadro abaixo mostra que a disposição dos resíduos em aterros é aquela que traz menos benefícios ambientais

O quadro abaixo mostra que a disposição dos resíduos em aterros é aquela que traz menos benefícios ambientais VANTAGES PROJETO PEGASUS E RECICLAGEM ENERGÉTICA O problema do lixo é extremamente grave em nosso país. Estimativas baseadas nos dados do IBGE mostram que no País são geradas diariamente cerca de 140 mil

Leia mais

TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto e as Resoluções Nº 91/93, 151/96 e 21/01 do Grupo Mercado Comum.

TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto e as Resoluções Nº 91/93, 151/96 e 21/01 do Grupo Mercado Comum. MERCOSUL/GMC/RES. Nº 30/02 CRITÉRIOS PARA A GESTÃO SANITÁRIA DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM PORTOS, AEROPORTOS, TERMINAIS INTERNACIONAIS DE CARGA E PASSAGEIROS E PONTOS DE FRONTEIRA NO MERCOSUL TENDO EM VISTA:

Leia mais

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA Política Nacional de Resíduos Sólidos Instituída pela Lei 12.305/2010 e regulamentada pelo Decreto 7.404/2010, após 21 anos de tramitação no Congresso nacional Tem interação

Leia mais

REUTILIZAÇÃO 100% Engenheiro Químico Celso Luís Quaglia Giampá

REUTILIZAÇÃO 100% Engenheiro Químico Celso Luís Quaglia Giampá REUTILIZAÇÃO 100% Engenheiro Químico Celso Luís Quaglia Giampá PROJETO FÊNIX IMPLANTANDO SOLUÇÃO GERENCIAMENTO DOS RSU EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTINUADA NA POPULAÇÃO COLETA SELETIVA PARA RESÍDUOS SECOS E ÚMIDOS

Leia mais

COMUNICATION ON PROGRESS 2013-2014

COMUNICATION ON PROGRESS 2013-2014 DECLARAÇÃO DE APOIO CONTÍNUO PELO CHEFE EXECUTIVO A RRV Engenharia confirma o apoio contínuo aos Dez Princípios do Pacto Global, relacionados aos Direitos Humanos, Direitos do Trabalho, Proteção do Meio

Leia mais

CUIDAR DA TERRA ALIMENTAR A SAÚDE CULTIVAR O FUTURO

CUIDAR DA TERRA ALIMENTAR A SAÚDE CULTIVAR O FUTURO CUIDAR DA TERRA ALIMENTAR A SAÚDE CULTIVAR O FUTURO Por que é importante dar preferência aos produtos orgânicos? Os sistemas de produção orgânica se baseiam em princípios da agroecologia e, portanto, buscam

Leia mais

MÁQUINAS TÉRMICAS AT-101

MÁQUINAS TÉRMICAS AT-101 Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira MÁQUINAS TÉRMICAS AT-101 M.Sc. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br INTRODUÇÃO: Uma das formas mais empregadas para produção

Leia mais

RESÍDUOS COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SÓCIO-AMBIENTAL

RESÍDUOS COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SÓCIO-AMBIENTAL RESÍDUOS COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SÓCIO-AMBIENTAL SOUZA,I.C. ;BUFAIÇAL,D.S.S;SANTOS,M.D.;ARANTES,S.S.;XAVIER,L.;FERREIRA,G.K.S; OLIVEIRA,B.A.;PAGOTTO,W.W.B.S.;SILVA,R.P.;SANTOS.L.G.;SANTOS.F.F.S.;FRANCO,R.

Leia mais

Levantamento Sócioambiental do Município de Vera Cruz do. Loana B. dos Santos, Daniela Mondardo, Luciane Luvizon, Patrícia P.

Levantamento Sócioambiental do Município de Vera Cruz do. Loana B. dos Santos, Daniela Mondardo, Luciane Luvizon, Patrícia P. Levantamento Sócioambiental do Município de Vera Cruz do Oeste PR Loana B. dos Santos, Daniela Mondardo, Luciane Luvizon, Patrícia P. Bellon, Cristiane C. Meinerz, Paulo S. R. Oliveira INTRODUÇÃO Nestes

Leia mais

Política Nacional de Resíduos Sólidos e Logística Reversa

Política Nacional de Resíduos Sólidos e Logística Reversa Política Nacional de Resíduos Sólidos e Logística Reversa Cristina R. Wolter Sabino de Freitas Departamento Ambiental O mundo será obrigado a se desenvolver de forma sustentável, ou seja, que preserve

Leia mais

Autoclavagem. Microondas. Manejo de Resíduos Sólidos e de Serviços de Saúde Tratamento preliminar e destinação

Autoclavagem. Microondas. Manejo de Resíduos Sólidos e de Serviços de Saúde Tratamento preliminar e destinação USP Incineração Manejo de Resíduos Sólidos e de Serviços de Saúde Profa. Dra. Vera Letticie de Azevedo Ruiz 2014 1 Deve seguir a Resolução CONAMA nº 316 de 2002 Processo cuja operação seja realizada acima

Leia mais

GESTÃO E GERENCIAMENTO AMBIENTAL ESTRATÉGIAS DE GESTÃO AMBIENTAL

GESTÃO E GERENCIAMENTO AMBIENTAL ESTRATÉGIAS DE GESTÃO AMBIENTAL GESTÃO E GERENCIAMENTO AMBIENTAL GESTÃO AMBIENTAL: Planejamento. GERENCIAMENTO AMBIENTAL: Execução e Controle. GESTÃO ETAPAS: 1. Definição dos Objetivos do Planejamento = metas. 2. Inventário/ Banco de

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Página: 1 de 5 FISPQ Nº: 037 Data da última revisão: 26/10/2010 Nome do Produto: Betugrout 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Betugrout Código do Produto: 026050025. Nome da Empresa:

Leia mais