Introdução ao BrOffice Calc

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Introdução ao BrOffice Calc"

Transcrição

1 Introdução ao BrOffice Calc O BrOffice Calc é a planilha de cálculos do BrOffice.org. Este aplicativo possibilita abrir documentos emitidos por outros aplicativos, criar relatórios, planilhas de contas, cálculos, gráficos, entre outras coisas. É muito utilizado nos dias atuais, pois é um aplicativo que pode ser utilizado por todos os funcionários de uma empresa, independente do setor de trabalho. Um funcionario do estoque de uma loja, por exemplo, pode perfeitamente utilizar o BrOffice Calc para controlar a entrada e saída dos produtos em estoque. Até mesmo dentro de nossas casas podemos tirar proveito dos recursos do BrOffice Calc, sendo possível controlar nossas despesas do dia-a-dia, elaborando um orçamento doméstico ou até um simples controle de conta corrente. Conceitos Básicos sobre o BrOffice Calc Faltou a lição 7 Dentro do Calc utilizamos arquivos chamados de Pasta de trabalho, cujo conteúdo é um conjunto de planilhas identificadas por guias. Observe as três guias existentes no canto inferior esquerdo da tela do Calc. Para selecionar uma célula no Calc, basta posicionar o cursor do mouse sobre a célula desejada e dar um clique.

2 Outra maneira de selecionar uma célula é utilizando as setas de direção do teclado. Para facilitar, podemos utilizar a Barra de Fórmulas e digitar o endereço da célula que será selecionada. Dê um clique na Caixa de nome, localizada na Barra de Fórmulas, e digite o endereço BV180 e, em seguida, pressione a tecla [ENTER].

3 Observe que enquanto você digita o texto, a Barra de Fórmulas vai exibindo o conteúdo da célula A1. Logo em seguida, pressione a tecla [ENTER] para confirmar a entrada de dados. Para editar uma célula pressione a tecla [F2]. Observe que após pressionar a tecla [F2], o cursor de edição aparecerá dentro da célula ativa e na Barra de Status será exibida uma mensagem INSER indicando que o Calc está em estado de edição. Não esqueça de que a Barra de Status está localizada na parte inferior da tela. Existem situações em que o conteúdo de uma célula pode estar incorreto e queremos apagálo. Neste caso, temos que selecionar a célula desejada e pressionar a tecla [DELETE] para excluir o conteúdo da célula ativa. É importante lembrar que para este tipo de exclusão o Calc não pode estar em modo de edição, isto é, o cursor de edição não deve estar dentro da célula ativa. Além de utilizar a tecla [F2] para edição das células, pode-se também ativar o cursor de edição clicando duas vezes com o mouse sobre a célula desejada. Quando uma nova planilha é iniciada no Calc todas as colunas possuem a mesma largura. Uma célula no Calc pode conter 3 tipos de dados: numéricos, alfanuméricos ou fórmulas. Os dados numéricos são alinhados (por padrão) à direita e podem exceder o tamanho horizontal da célula, e serão vistos na planilha, desde que as células vizinhas à direita não estejam em uso. Caso as células vizinhas à direita estejam preenchidas, os dados numéricos nunca podem exceder o tamanho da célula, sob pena de se visualizar algo como # # # # #. Os valores alfanuméricos são alinhados (por padrão) à esquerda e podem exceder o tamanho horizontal da célula, e serão vistos por completo na planilha, desde que as células vizinhas à direita não estejam em uso. Posicione o cursor do mouse entre as colunas A e B. Observe que o mouse fica em forma de uma cruz com duas setas laterais, em seguida, dê um duplo clique com o mouse para que a coluna se auto-ajuste de acordo com o tamanho do texto inserido.

4 Outra maneira para alterar a largura da coluna é posicionando o cursor do mouse entre as colunas A e B para que o ponteiro do mouse fique na forma de uma cruz com duas setas laterais. Mantendo o botão do mouse pressionado, arraste-o para a esquerda até que a coluna A fique com a seguinte aparência: Enquanto a largura da coluna é alterada, a medida dela aparece logo acima do ponteiro do mouse. Para salvar a planilha, clique no menu Arquivo e escolha a opção Salvar. Na caixa de diálogo Salvar como, no campo Nome do arquivo temos que informar o nome da pasta de trabalho. Dê um clique no botão drop-down da caixa Salvar em e em seguida, localize a Sua Pasta.

5 Depois de informar o nome do arquivo e o local de gravação, clique no botão Salvar que fica no canto inferior direito da janela Salvar como. Agora que nossa planilha está salva, podemos fechá-la. Para isso, utilize o botão Fechar janela, localizado no canto superior direito da tela do Calc. Esta opção fechará somente o arquivo de trabalho orçamento, o programa Calc permanecerá aberto. O ato de abrir ou carregar um arquivo é uma operação muito comum. Geralmente quando abrimos um arquivo é para podermos realizar alterações no mesmo ou somente visualizar e imprimir as informações armazenadas. Para abrir o arquivo de trabalho no Calc, é de suma importância ter conhecimento do local da gravação da mesma. Agora clique no menu Arquivo e escolha a opção Abrir.

6 Selecione a pasta onde o arquivo foi salvo. Com a sua pasta aberta, clique sobre o nome do arquivo para selecioná-lo. Depois de selecionar o arquivo desejado, clique no botão Abrir, localizado no canto inferior direito da caixa de diálogo. Inserindo Fórmulas Inserimos na planilha de orçamento os tipos de dados alfanuméricos e numéricos, agora vamos inserir fórmulas. O uso de uma fórmula pode ajudá-lo a analisar os dados de uma planilha. Com uma fórmula, você pode efetuar operações, como adição, multiplicação e comparação, em valores da planilha. Use uma fórmula quando quiser incluir valores calculados em uma planilha. Um detalhe importante é que ao criar uma fórmula ela deve ser iniciada pelo sinal de "=". Isto deve ser feito para que o Calc reconheça que está sendo digitada uma fórmula, e não um texto comum. Os sinais matemáticos que utilizaremos em nossas fórmulas são os mesmos que usamos em uma calculadora. Porém, alguns foram adaptados ao teclado por não estarem disponíveis.

7 Os níveis de prioridade de cálculo são os seguintes: 1 - Exponenciação e Radiciação (vice-versa). 2 - Multiplicação e Divisão (vice-versa). 3 - Adição e Subtração (vice-versa). Quando se quiser achar a raiz quadrada de 9, por exemplo, basta usar a fórmula: =9^(1/2). Os cálculos são executados de acordo com os níveis de prioridade, podendo ser utilizados parênteses "( )" para definir uma nova prioridade de cálculo. Exemplo: "3*5+2 = > 15+2=17" é diferente de "3*( ) = > 3*7=21". Primeiramente vamos identificar quais as células que armazenam os valores e quais vamos utilizar para fazer o cálculo. Iremos inserir uma fórmula que irá calcular o total dos rendimentos. Neste caso, os valores do Salário (1200), Outras Receitas (0), serão somadas. Estes valores se encontram nas células B4 e B5, respectivamente. Não podemos esquecer que toda e qualquer fórmula inserida no Calc deverá ser iniciada pelo sinal de igual "=". Após pressionar o [ENTER], observe que o valor da soma dos dois valores aparece na célula B6.

8 Existe outra maneira de fazer isso que é copiando a fórmula para as outras células. É um processo mais rápido, além de que evitaria o risco de digitação errada da fórmula. Ao copiar as fórmulas, o próprio Calc faz o ajuste necessário das mesmas. Se estivermos copiando uma linha para baixo, todas as linhas que aparecerem na fórmula também serão ajustadas, o mesmo ocorre para colunas. Vamos então copiar a fórmula para as outras células. Selecione a célula B6, na qual está armazenada a fórmula para calcular o total. Com a célula B6 selecionada, posicione o cursor do mouse sobre o canto inferior direito da célula. Observe que o cursor fica em forma de uma pequena cruz negra. Clique com o botão do mouse e mantendo-o pressionado, arraste-o para direita até chegar ao último mês do orçamento. Em seguida, solte o botão do mouse para que o Calc realize os cálculos. Clique na célula abaixo da coluna dos números a serem somados, pois nessa célula que será inserido o total das despesas. Clique agora no botão Soma. Observe que o Calc identifica a faixa de valores mais próxima e automaticamente escreve a função Soma( ) com a faixa de células a ser somada.

9 A ferramenta Soma simplesmente colocou uma fórmula que você poderia ter digitado, e o símbolo "=" deve aparecer em todas as fórmulas. A palavra SOMA é uma função que soma o conteúdo de um intervalo de células, definindo entre parênteses (B9:B18), indicando a célula inicial e a célula final entre o sinal ":". Vamos utilizar a operação de subtração para calcular o saldo do orçamento pessoal. O cálculo do saldo se dá à partir da diferença entre o total das receitas e o total das despesas. A célula B21 será utilizada para armazenar a fórmula que irá calcular o valor do saldo. Selecione a célula B21 e digite a fórmula a seguir, seguida da tecla [Enter]. = B6 - B19 Utilize o recurso de cópia para copiar a fórmula para as outras células.

10 Vamos fazer o cálculo, digite na célula B23: = B21 Célula C23: = B23 + C21 Célula D23: = C23 + D21 Observe que o saldo no mês de "Março" foi negativo, ou seja, os gastos foram maiores que o valor recebido. Porém no mês anterior havia sobrado dinheiro, o qual foi utilizado nesse mês. O cálculo é sempre saldo acumulado mais saldo do mês atual. Só no primeiro mês que não tinha valor acumulado, então foi digitado somente o valor do saldo do mês. Formatando os dados da planilha No Calc existem vários recursos que podem alterar a aparência da planilha, como por exemplo, alterar a cor do fundo das células, o estilo da fonte, o formato dos números, entre outros. Para aplicar todas essas formatações, é necessário que as células que sofrerão as alterações, estejam selecionadas. Um conjunto de células pode ser selecionado através do mouse ou do

11 teclado. Antes de começarmos a formatar os dados na planilha, vamos praticar a seleção das células. Utilizando o mouse: Primeiro você deve posicionar o cursor na primeira célula a ser selecionada, em seguida, pressionar o botão do mouse e manter pressionado enquanto arrasta até a última célula a ser selecionada. Para exemplificar vamos selecionar o intervalo da célula E9 até a célula H16. Primeiro posicione o cursor do mouse sobre a célula E9, clique e mantenha pressionado o botão do mouse, agora arraste o cursor para a direita até a coluna H. Ainda com o botão pressionado, desça com o cursor até chegar na célula H16 e solte o botão do mouse. Observe que a área selecionada ficou em destaque. Para retirar a seleção das células, basta selecionar uma outra célula, ou seja, basta pressionar o botão do mouse sobre uma outra célula. Assim como o mouse, também podemos utilizar o teclado para selecionar um conjunto de células. Isso é possível fazendo-se uso da tecla [Shift]. Supondo que fôssemos selecionar o mesmo intervalo visto na página anterior (E9:H16), basta posicionarmos o cursor na célula E9, e com a tecla [Shift] pressionada, utilizamos as setas de direção (seta para direita e seta para baixo), do teclado até selecionar a célula H16. Além da tecla [Shift], podemos utilizar a tecla [Ctrl] para selecionarmos várias células aleatoriamente. Você já deve ter observado que o formato para mostrar os números de nossa planilha não é utilizado. Normalmente, quando utilizamos números que estão representando dinheiro, temos outra forma de apresentar esses valores. O Calc permite mostrar os números de vários formatos diferentes, em nosso caso vamos utilizar o formato Moeda. Esse formato é usado para valores monetários em geral e exibe o símbolo da moeda padrão com os números. Você pode especificar o número de casas decimais a serem usadas, se deseja usar um separador de milhar e como deseja exibir números negativos. Clique no menu Formatar e escolha a opção Células. Logo após, será aberta a caixa de diálogo Formatar Células com os formatos de número e a descrição dos mesmos.

12 Com o intervalo de células selecionado, clique no botão Formato numérico: Moeda. Como um editor de textos, o Calc também é capaz de alterar a aparência dos textos inseridos em uma planilha através de ferramentas para formatação do estilo de fonte, tamanho da fonte, negrito, itálico, sublinhado, entre outros. Estes recursos são utilizados geralmente para melhorar a estética de uma planilha, fazendo com que alguns textos fiquem mais destacados em relação aos demais. Dê um clique no botão drop-down da caixa Tamanho da fonte, localizado na Barra de Formatação.

13 Vamos alterar o estilo da fonte. Clique no botão drop-down da caixa Nome da fonte, localizado na Barra de Formatação. Selecione o intervalo de células e clique no botão Negrito na barra de formatação. Além de alterar o tamanho e estilo da fonte para destacar um determinado texto, o Calc permite também atribuir diferentes cores para os textos armazenados nas células de uma planilha. Com a célula A6 selecionada, dê um clique no botão drop-down da opção Cor da fonte.

14 O alinhamento dos textos no Calc é bem semelhante à de um editor de textos. Contudo, na maioria das vezes, os alinhamentos de textos se dão a partir de uma ou várias células e não a partir de uma linha, o que geralmente ocorre em um editor de textos. Selecione o intervalo de células. Depois, dê um clique no botão Centralizar horizontalmente, para que o texto fique no centro da coluna. Vimos que é possível centralizar o conteúdo de uma célula dentro de uma coluna. Vamos ver agora como centralizar um texto em relação à várias colunas. Vamos então utilizar o recurso de centralizar um texto mesclando (agrupando) algumas células para melhorar a estética da nossa planilha. Observe que agora todo aquele intervalo selecionado anteriormente, transformou-se em uma única célula. Clique agora no botão Centralizar horizontalmente para centralizar o texto nas células mescladas.

15 Você dever ter notado que o Calc separa as células através de uma borda de cor cinza. Esta borda é apenas uma visualização na tela para auxiliar na identificação de uma célula. Portanto, se fôssemos imprimir uma planilha, somente o conteúdo das células seriam impressos na folha. Com o intervalo de células selecionado, clique no botão drop-down da opção Bordas. Para destacar uma parte da planilha podemos alterar a cor de fundo das células. Este recurso além de deixar a planilha mais atraente, melhora a organização dos dados resultando em uma melhor visualização. Clique no botão drop-down da opção Cor do plano de fundo. Para exibir os dados na planilha de forma ideal, talvez seja necessário reposicionar o texto em uma célula. Além de alterar o alinhamento do contéudo da célula, pode-se exibir os dados em um ângulo diferente girando-os. Girar os dados será especialmente útil quando os títulos de coluna forem maiores que os dados contidos nas colunas. Em vez de criar desnecessariamente colunas largas ou rótulos abreviados, podemos girar o título da coluna. Vamos agora alterar a orientação do texto. Clique no menu Formatar escolha a opção Células. Na caixa de diálogo Formatar Células clique na guia Alinhamento.

16 Criando um novo arquivo de trabalho Em uma planilha, pode-se especificar uma largura de coluna de 0 (zero) a 255. Esse valor representa o número de caracteres que podem ser exibidos em uma célula formatada com a fonte padrão. A largura padrão da coluna é de 8,43 caracteres. Se a largura da coluna for definida como 0, ela ficará oculta. É possível especificar a altura da linha de 0 (zero) a 409. Esse valor representa a medida da

17 altura em pontos (1 ponto é igual a aproximadamente 1/72 polegada). A altura padrão da linha é de 12,75 pontos. Se a altura da linha for definida como 0, ela ficará oculta. Posicione o mouse sobre o cabeçalho da coluna C, em seguida aparecerá uma seta de seleção para indicar que um clique seleciona a coluna. Então dê um clique e mantendo o mouse pressionado, arraste-o até a coluna D para que as duas colunas sejam selecionadas. Após a seleção, clique no menu Formatar, escolha a opção Colunas e por último clique em Largura ideal... Inserindo e Excluindo Linhas na Planilha Existem situações em que é necessária a inserção de uma linha dentro da planilha. No Calc é possível inserir ou excluir células, linhas e colunas. Vamos supor que ao digitar as informações desta planilha, não foi lembrado que no dia 29/10/2010 realizou-se um saque de R$ 50,00 no caixa eletrônico do banco. Portanto, devemos inserir uma linha entre as linhas 7 e 8 para podermos lançar este movimento. As linhas 7 e 8 correspondem a data do dia 28/10/2010 e 30/10/2010, respectivamente. Selecione qualquer célula da linha "8". Em seguida, clique no menu Inserir e escolha a opção Linhas. Após a inserção da nova linha, a linha 8 foi deslocada para baixo passando a ser a linha 9, a linha 9 passou a ser a linha 10 e assim, sucessivamente. Além de inserir, o Calc também permite a exclusão de uma ou várias linhas de uma planilha. Para conhecermos como funciona a exclusão de linhas no Calc, vamos supor a seguinte situação. Imagine que o Aluguel que corresponde ao movimento do dia 01/11/2010 foi pago adiantado no mês anterior. Portanto, teremos que excluir este movimento que está na linha 10, caso contrário o valor do saldo ficará incorreto. Selecione qualquer célula da linha 10, em seguida clique no menu Editar e escolha a opção Excluir células. Aparece a caixa de diálogo Excluir células, como vamos excluir a linha inteira clique na opção Excluir linha(s) inteira(s) e clique em Ok para confirmar.

18 Copiando e Movendo Células na Planilha Antes de montarmos uma planilha é recomendado um planejamento de como será a planilha, desta forma evitaremos de mexer em sua estrutura. Mas, muitas vezes ocorre a necessidade de mudarmos a posição do contéudo de uma célula ou, até mesmo, ganhar tempo copiando uma determinada faixa de texto para outro local. Bem, seja qual for o objetivo, o Calc oferece algumas formas de cópia e movimentação do conteúdo das células. Vamos fazer um teste. Imagine que os movimentos realizados nos dias 29/10/2010 e 30/10/2010 repetiram-se com os mesmos valores nos dias 17/11/2010 e 18/11/2010, respectivamente. Portanto, vamos reproduzir as informações destes movimentos para não ser necessário digitar novamente os textos e valores. Selecione o intervalo de células que deseja copiar. Com o intervalo de células selecionado, dê um clique no botão Copiar, localizado na barra de ferramentas padrão. Após copiarmos as células desejadas, deveremos colá-las no local de destino.

19 No dia 17/11/2010, antes do movimento do saque, foi feito um depósito no valor de R$ 100,00 e deverá ser incluído na planilha. Para resolver esse problema, vamos mover os dados das células para liberar espaço para a inclusão do novo movimento. Primeiro devemos selecionar as células que queremos mover. Em seguida clique no botão Cortar na barra de ferramentas. Observe que os dados que foram cortados desaparecem da planilha, ficando na área de transferência do Windows esperando para serem colados em uma nova célula. Selecione a célula para onde você deseja mover e clique no botão Colar. Algumas células são exibidas com os símbolos "####". Quando a largura das colunas é menor que os valores digitados, o Calc exibe estes símbolos ####, isso significa que os números continuam lá, mas não cabem no espaço determinado.

20 Quando isso acontecer aumente o tamanho da coluna para visualizar os números da sua planilha. No Calc pode-se classificar dados por texto ( A a Z ou Z a A), números (dos menores para os maiores ou dos maiores para os menores), datas e horas (da mais antiga para a mais nova e da mais nova para a mais antiga) em uma ou mais colunas. A maioria das operações de classificação é identificada por coluna, mas você também poderá identificar por linhas. Então vamos classificar em ordem crescente os movimentos da planilha para que fiquem em ordem de data. Com o intervalo de células selecionado. Clique no botão Classificar em ordem crescente da barra de ferramentas padrão. Com base nos conhecimentos adquiridos até o momento no curso, formate o restante da planilha para que ela fique semelhante a figura abaixo. Vinculando Dados entre as Planilhas Como já foi dito, o Calc trabalha com arquivos chamados de planilhas de trabalho os quais podem possuir uma ou mais planilhas.

21 Observe que as planilhas são identificadas por guias localizadas na parte inferior da tela do Calc. Vamos visualizar a Planilha2, para isso clique na guia correspondente. Agora vamos excluir a Planilha3, para isso clique com o botão direito do mouse na guia Planilha3 e, em seguida, clique na opção Excluir planilha. Para inserir uma nova planilha ao final das planilhas existentes, clique no espaço em branco na guia de planilhas logo após a Planilha2. Aparece caixa de diálogo Inserir Planilha. Deixe as opções conforme figura abaixo, e clique em Ok para confirmar.

22 Como já sabemos como alternar entre as guias de planilha, vamos aprender a renomeá-las. No Calc podemos trabalhar com mais de uma planilha dentro de um único arquivo. Mas imagine que dentro de um arquivo tenhamos 20 planilhas. Ficaria difícil identificar cada uma delas, levando-se em conta que o Calc padroniza os nomes das guias (Planilha1, Planilha2, Planilha3, etc). Então vamos nomear as guias deste arquivo para que sejam facilmente identificadas. Dê um duplo clique na guia Planilha1. Note que aparece a caixa de diálogo Renomear planilha, digite a palavra orçamento e pressione a tecla [Enter] para confirmar. Planilhas renomeadas. Agora vamos criar a nova planilha no arquivo, na guia acumulado. Esta nova planilha vai ser um resumo da planilha orçamento, vai calcular a soma do saldo de cada mês. Para trazer as informações da planilha orçamento para a planilha acumulado. Vamos vincular (ligar) os dados entre as planilhas. Vamos utilizar a planilha acumulado para elaborar e controlar o saldo acumulado dos meses. Portanto, selecione-a e insira as informações de acordo com a imagem a seguir e faça as formatações necessárias.

23 Agora clique na guia de planilha orçamento para ativá-la, que servirá de origem de dados para a nova planilha. Selecione a célula que contém o saldo do orçamento de janeiro (B21). Em seguida, clique no botão Copiar na barra de ferramentas. Com o saldo copiado vá até a planilha acumulado e selecione a célula C5. No menu Editar clique na opção Colar especial. Surgirá a caixa de diálogo Colar especial, marque a caixa de seleção Vincular e clique em Ok para confirmar. Observe que o valor do saldo do mês de Janeiro surgiu na planilha acumulado. Note também que na barra de fórmulas mostra uma fórmula, indicando que o valor está vinculado à célula B21 da planilha orçamento.

24 Com este procedimento qualquer alteração no valor da célula B21 da planilha orçamento, automaticamente será alterado o valor da célula C5 da planilha acumulado, a qual contém o vínculo com a célula B21 da planilha orçamento. A fórmula que aparece na barra de fórmulas (=$orçamento.$b$21) descreve o nome da planilha ($orçamento), depois o sinal (.) "ponto" separando o nome da planilha e o argumento e, como argumento, temos a referência $B$21. Quando fazemos referência a uma célula colocando o símbolo de cifrão ($) antes da coluna (B) e linha (21), estamos fazendo uma referência absoluta, ou seja, se copiarmos essa fórmula, esses dados não serão atualizados. Nessa fórmula o cifrão tem a função de travar a coluna e linha para não sofrer alterações. Para que uma planilha fique com uma aparência mais atraente, vamos utilizar um recurso muito interessante: a inserção de imagens. Um exemplo de uma situação onde podemos utilizar esse recurso é quando uma determinada empresa resolve utilizar seu logotipo nas planilhas de orçamento emitidas aos seus clientes. Clique no menu Inserir, escolha Figura e dê um clique em De um arquivo. Surgirá a caixa de diálogo Inserir imagem.

25 Ao redor da imagem existem pequenos quadrados. Estes quadrados são utilizados para aumentar ou diminuir o tamanho da imagem. Vamos diminuir um pouco a imagem. Caso a imagem não esteja selecionada, selecione-a. Para diminuir o tamanho da imagem posicione o ponteiro do mouse sobre o ponto do canto inferior direito da imagem. O ponteiro ficará em forma de uma seta com duas pontas. Clique e mantenha o botão do mouse pressionado. Logo em seguida, arraste o mouse em direção ao interior da figura, fazendo um movimento diagonal. Quando você seleciona a imagem, aparece a barra de ferramentas Figura. Congelando e Dividindo uma Planilha Se você trabalha com uma planilha grande demais, às vezes não é possível visualizar títulos e colunas. Neste caso, você pode congelar os títulos das linhas e das colunas de forma que fiquem sempre visíveis.

26 Suponha que precisássemos visualizar a célula A5 e ao mesmo tempo a célula A72, com certeza seria impossível trabalhar com estas duas células em uma mesma tela. Para solucionar este tipo de problema o Calc permite-nos utilizar o recurso Congelar. Ao congelar, são selecionadas linhas ou colunas específicas que permanecem visíveis durante a rolagem da planilha. Selecione uma célula da planilha e, logo em seguida, vá até o menu Janela e escolha a opção Congelar. Observe que surgiu uma linha indicando que a parte da planilha acima da linha 6 está congelada. Tente rolar as linhas da planilha. Observe que a parte de cima está congelada. Este recurso é muito útil quando o arquivo possui muitos lançamentos. Desta forma, os cabeçalhos das colunas ficam fixos, enquanto os movimentos são visualizados. Agora descongele os painéis. Clique no menu Janela e desmarque a opção Congelar. Além do recurso de Congelar painéis, para visualizarmos simultaneamente partes da planilha que estão distantes entre si, podemos utilizar o recurso de dividir a planilha em partes as quais possuem as Barras de Rolagem Vertical e Horizontal. Ao dividir painéis, você cria áreas separadas da planilha e pode rolar a planilha dentro de uma delas, enquanto as linhas e colunas da outra área permanecem visíveis. Então vamos dividir a janela desta planilha em duas partes. Selecione a célula A6 e, logo em seguida, clique no menu Janela e escolha a opção Dividir. Como o cursor estava posicionado do lado esquerdo da planilha antes de acionar o comando, a

27 divisão foi feita na horizontal e ficou exatamente entre as linhas 5 e 6. Observe que abaixo da linha 5 surgiu uma divisão separando a planilha em duas partes. No lado direito da planilha apareceram duas barras de rolagem que possibilitam movimentar entre as linhas livre e independentemente. Já na horizontal, continua existindo uma única barra de rolagem, pois as duas partes da planilha estão vinculadas na horizontal. Verticalmente as duas partes da planilha movimentam-se de forma independente. Porém, se utilizarmos a barra de rolagem Horizontal as partes da planilha movimentar-se-ão simultaneamente. Para remover a divisão, selecione o menu Janela e desmarque a opção Dividir. Trabalhando com Arquivos de Texto Um bom sistema ou software lê arquivos de texto, pois é o formato mais simples e comum de trocar dados entre aplicativos. Não importa a linguagem utilizada para desenvolvimento nem o tipo de sistema: Folha de pagamento, Contabilidade, Contas a pagar/receber, entre outros. Se os sistemas convertem arquivos para.txt, a troca de dados estará salva. No Calc é possível salvar planilhas no formato texto (.txt) sem perda dos dados, desde que você preste atenção nos parâmetros informados durante a conversão. Com o arquivo aberto, clique no menu Arquivo e escolha a opção Salvar como. No campo Salvar como tipo, escolha a opção Texto CSV (.csv).

28 Após clicar em Salvar, é exibida uma caixa de diálogo do Calc. Clique em Manter o formato atual. Uma segunda caixa de diálogo Exportar arquivos de texto é exibida, clique em Ok. Aparece mais uma caixa de diálogo de aviso informando que somente a planilha ativa foi salva. Caso houvesse alguma outra planilha no arquivo ela também precisaria ser exportada. Clique em OK. Ao salvar a planilha como arquivo de texto, toda a formatação (fonte, estilo, cor do preenchimento, imagens, sons, etc) e elementos gráficos serão perdidos. Vamos abrir agora o editor de textos Bloco de Notas para abrir o arquivo de texto que acabamos de criar. Para abrir o Bloco de Notas, clique no botão Iniciar, escolha a opção Todos os programas, em seguida, posicione o mouse sobre o grupo Acessórios e para finalizar, clique em Bloco de Notas.

29 No Bloco de Notas, clique no menu Arquivo e escolha a opção Abrir. Abrirá a caixa de diálogo Abrir. Em Examinar escolha a Sua Pasta. Em Arquivos do Tipo selecione Todos os arquivos. Em seguida selecione o arquivo.csv que é o arquivo exportado para o formato de texto. Clique em Abrir. Observe o arquivo e veja que apenas o resultado da fórmula foi salvo. Os dados do arquivo perderam todas as formatações. Agora vamos ver como importar o arquivo de texto no Calc. Clique no botão Abrir da barra de ferramentas. Na caixa Abrir, em Arquivos do Tipo, selecione a opção Texto CSV (*.csv; *.txt; *.xls). Abra Sua Pasta e dê um clique sobre o arquivo para abrí-lo. Logo em seguida, o Calc iniciará o Assistente de importação de texto. Mantenha as opções conforme figura abaixo e clique em Ok. Após a importação os dados aparecem na planilha. Funções Fórmulas são equações que executam cálculos considerando-se valores da planilha. Uma fórmula inicia-se com um sinal de igual (=). Uma fórmula pode conter: funções, referências, operadores e constantes.

30 A fórmula se caracteriza pela seguinte estrutura: 1 - Funções: a função PI( ) retorna o valor de pi: Referências: A2 retorna o valor na célula A Constantes: números ou valores de texto inseridos diretamente em uma fórmula, como por exemplo, o número Operadores: o operador ^ (acento circunflexo) eleva um número a uma potência e o operador * (asterisco) multiplica. Funções são fórmulas predefinidas que efetuam cálculos usando valores específicos, denominados Argumentos, em uma determinada ordem ou estrutura. Estas podem ser utilizadas para executar cálculos simples ou complexos. Existem funções para os cálculos matemáticos, financeiros e estatísticos. Por exemplo, na função: =SOMA(A1:A10), significa que a função SOMA, somará os valores do intervalo A1 até A10, sem você precisar informar célula por célula. A função se caracteriza pela seguinte estrutura: 1 - Estrutura: a estrutura de uma função inicia-se por uma sinal de (=), seguido do nome da função, um parêntese aberto, os argumentos da função separados por ponto e vírgula e um parêntese de fechamento. 2 - Nome da função: para obter uma lista das funções disponíveis, clique em uma célula e pressione a tecla [Ctrl + F2]. 3 - Argumentos: os argumentos podem ser números, textos, valores lógicos, como verdadeiro ou falso, matrizes, referências de células, fórmulas ou outras funções. Vamos conhecer algumas destas funções. Hoje: retorna a data atual do sistema.

31 Sintaxe: =Hoje( ) Esta função não possui argumento. Agora: retorna a data e hora atual do sistema. Sintaxe: =Agora( ) Não possui argumento. Dia: retorna apenas o dia de uma data especificada. Sintaxe: =Dia(argumento) Argumento: data Mes: retorna o mês de uma data especificada. Sintaxe: =Mes(argumento) Argumento: data Ano: retorna o ano de uma data especificada. Sintaxe: =Ano(argumento) Argumento:

32 data Hora: retorna a hora de um horário especificado. Sintaxe: =Hora(argumento) Argumento: hora Minuto: retorna o minuto de um horário especificado. Sintaxe: =Minuto(argumento) Argumento: hora Segundo: retorna os segundos de um horário especificado. Sintaxe: =Segundo(argumento) Argumento: hora Dias360: retorna o número de dias com base em um ano de 360 dias (doze meses de 30 dias). A aplicação desta fórmula é muito simples, porém associada a outras funções pode ser muito útil na realização de cálculos que envolvam datas, juro comercial (utiliza o ano de 360 dias e o mês de 30 dias), etc.

33 Sintaxe: =Dias360(data_inicial;data_final) Vimos alguns exemplos de funções simples. Mas suponha que você não se recorde do nome da função ou como declarar seus argumentos. O que fazer? O Calc nos disponibiliza todas as funções através da caixa de diálogo Inserir função. Para acessar a caixa de diálogo Inserir função. No menu Inserir clique sobre a opção Função ou pressione as teclas [Ctrl + F2]. Cada função está dividida em categorias para facilitar sua localização. Utilizando os recursos aprendidos durante o curso e dicas, deixe sua planilha como mostra a imagem a seguir.

34 O arquivo que acabamos de criar é um boletim escolar e terá o objetivo de mostrar o quadro de avaliação do aluno, mostrando se ele estará aprovado ou reprovado na respectiva matéria. Vamos iniciar os cálculos da planilha. Faremos o cálculo do total de pontos por matéria, que será encontrado com a soma dos pontos de cada matéria, sendo todos os meses de março a novembro. Utilizaremos a função SOMA(Num1;Num2;Num...), a qual retorna a soma de todos os números na lista de argumentos. Essa função já foi utilizada em exercícios anteriores. Na célula B18, digite: =SOMA(B9:B16). O próximo passo será encontrar a média de pontos de cada matéria, para isso dividimos o total de pontos por matéria pela quantidade de meses. Utilizaremos a função Média(Num1;Num2;...). A média é calculada através da soma de um grupo de números e da divisão pela quantidade desses números. Digite a fórmula =MÉDIA(B9:B16). Através da função SE, iremos analisar a situação do aluno. Somente é aprovado o aluno que obtiver a média maior ou igual a 7, caso contrário, estará de exame. A função SE retorna um valor se uma condição que foi especificada avaliar como verdadeiro e outro valor se for avaliado como falso. Usa-se para efetuar testes condicionais com valores e fórmulas.

35 Sintaxe: SE(Teste;Valor_então;Valor_senão) Teste: é qualquer valor ou expressão que possa ser avaliado como verdadeiro ou falso. Valor_então: é o valor retornado se o teste lógico for verdadeiro. Valor_senão: é o valor retornado se teste lógico for falso. Selecione a célula B22 e na barra de fórmulas clique no botão Assistente de funções. Em Categorias escolha Lógicas e, em Função, escolha a função SE. Em seguida clique no botão Próximo. Após o clique no botão próximo, devemos digitar os argumentos da função. No campo Teste digite B20>=7. Em Valor_então digite a palavra "Aprovado" e em Valor_senão, digite "Exame". Depois clique no botão Ok. Além da formatação utilizada nos exercícios anteriores, o Calc disponibiliza da Formatação condicional, ou seja, trata-se de um formato como cor, estilo da fonte, borda ou

36 preenchimento da célula, que o Calc aplica automaticamente às células, se uma condição especificada for verdadeira. Clique no menu Formatar e escolha a opção Formatação condicional. Aparece a caixa de diálogo Formatação condicional. Altere as configurações da 1ª Condição conforme figura abaixo. Clique agora no botão Novo estilo. Na guia Efeitos de fonte escolha a Cor da fonte. Na guia Plano e fundo escolha a Cor e clique em OK. Uma das grandes características do Calc é permitir a construção de planilhas que têm capacidade de tomar decisões dentro de parâmetros preestabelecidos, tornando uma planilha "inteligente" através do uso das funções =SE e =PROCV. Insira os dados na planilha (Planilha1) deixando-a como mostrado na imagem a seguir. Agora insira os dados na Planilha2.

37 Só faltam os dados na Planilha3.

38 Começaremos pela porcentagem de comissão do funcionário. Vamos efetuar o cálculo da porcentagem de comissão de cada vendedor com base no valor vendido.

39 Na planilha Comissão definimos uma tabela de valores que servirá para pesquisar as porcentagens de comissão a serem pagas de acordo com os valores vendidos. Como precisaremos pesquisar valores em outra planilha de trabalho, utilizaremos a função PROCV, que efetua pesquisas de valores em tabelas verticais. Sua sintaxe é a seguinte: PROCV(Critério de pesquisa; matriz; Índice; ordem de classificação) Critério de pesquisa: é o valor a ser localizado na primeira coluna da matriz. Este valor pode ser um valor, uma referência ou um intervalo. Matriz: é a tabela de informações onde os dados são procurados. Índice: é o número da coluna em matriz, a partir do qual o valor correspondente deve ser retornado. Um índice de 1 retornará o valor na "primeira coluna" em matriz, 2 retornará o valor na "segunda coluna" em matriz e assim sucessivamente. Ordem de classificação: é o valor lógico que especifica se você quer que PROCV encontre a correspondência exata ou uma correspondência aproximada. Para calcular a comissão do vendedor, na célula E6 digite: =C6*D6. Depois copie a fórmula para as demais células.

40 Uma das características mais importantes é o fato de um programa de planilha eletrônica poder tomar algumas decisões sobre uma determinada condição ou situação. Nessa planilha temos a coluna Bônus, que deverá exibir uma das seguintes mensagens: "resultado do cálculo do bônus" ou "R$ 0,00, dependendo das vendas efetuadas por um vendedor em relação à previsão de vendas. Para que o vendedor possa ganhar um bônus extra de 12% a mais sobre o valor vendido eletem que vender acima de R$ 1.800,00 e o valor total das vendas do mês tem que ser superior a R$ ,00. Em nosso caso, vai existir uma situação onde estarão sendo analisadas mais de uma condição. Para tanto, será abordada a utilização da função SE juntamente com a função E. Função E retorna verdadeiro se todos os argumentos forem verdadeiros; retorna falso se um ou mais argumentos forem falsos. Sintaxe: E(Valor lógico 1; Valor lógico 2;...) Valor lógico 1; Valor lógico 2;...: são de 1 a 255 condições que você deseja testar e que podem ser verdadeiro ou falso. Antes de calcular o bônus precisamos saber o total das vendas. Utilize o botão Soma para saber o total do valor vendido. Vamos fazer o cálculo do bônus. =SE(E(C6>$B$3;$C$23>15000);C6*12%;"R$ 0,00") Quando o argumento da função SE for verdadeiro será retornado caracteres de texto, os quais devem ser colocados entre aspas duplas para que o Calc o reconheça. Poderíamos ter colocado o valor 0 (zero) como retorno da condição falsa, mas colocamos dessa maneira na fórmula porque depois no cálculo da função Média precisaremos calcular a média somente das células que contenha os valores dos bônus.

41 Utilize as funções: Média para calcular a célula C24, Mínimo para calcular a célula C25 e Máximo para calcular a célula C26. Todas as funções utilizam como referência o intervalo C6:C21. Ative a guia Folha para terminarmos os cálculos que estão faltando. Vamos começar pela comissão do vendedor. O Cálculo já foi feito, basta apenas buscarmos os valores na planilha Vendas. Selecione a célula E4 e na barra de fórmulas clique no botão Assistente de funções. Agora vamos buscar o valor do Bônus na planilha Vendas. Vamos utilizar a mesma função do valor da Comissão. A única alteração será na caixa Índice que iremos digitar o número 6. Somam-se o Salário base + Comissão + Bônus para encontrar o valor do Salário Bruto. O desconto do INSS é o produto entre o salário bruto e a alíquota. A alíquota é determinada por três faixas de valores. Como cada faixa é determinada por uma condição podemos usar a função SE. Uma vez que esta função tem apenas duas saídas. Para obter os três resultados possíveis, serão necessárias duas funções SE aninhadas. Então vamos criar três faixas da função SE e depois fazemos a junção das mesmas.

42 Primeira faixa: caso o salário bruto seja menor ou igual a R$868,29, a alíquota será de 8%. SE(G4<=868,29;8%; Segunda faixa: o salário bruto que não se enquadrar na condição anterior deve ser testado. Inclui-se, então, uma nova função SE: caso o salário bruto seja menor ou igual a R$1.447,14, a alíquota será de 9%. SE(G4<=868,29;8%;SE(G4<=1447,14;9%; Terceira faixa: o salário bruto que não se enquadrar nas condições anteriores terá alíquota de 11%: SE(G4<=868,29;8%;SE(G4<=1447,14;9%;11%)) Montamos a função para calcular alíquota. Agora vamos multiplicar o valor do salário bruto pela função que calcula a alíquota. As alíquotas e faixa salarial citadas nesta planilha são exemplos, os valores e porcentagem são atualizados constantemente. Para calcular o valor referente às faltas do funcionário. Será dividido o Salário Base por 30 (total de dias no mês) para encontrar o valor recebido por dia, em seguida, é multiplicado esse resultado pela quantidade de dias em que o funcionário faltou. Para completar o cálculo da nossa planilha, só falta calcular o Salário Líquido, o qual será igual ao Salário Bruto menos o valor de desconto do INSS e o valor das Faltas do funcionário. Caso queira visualizar a Média dos salários, sem efetuar nenhum cálculo. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre a Barra de Status e no menu que aparece, selecione a opção Média.

43 Existe uma variedade de funções financeiras disponíveis no Calc. Veremos algumas delas. Portanto a primeira célula da planilha a ser calculada é a correspondente ao número de pagamentos, a qual vai informar quantos pagamentos mensais você vai fazer no período indicado. A fórmula vai calcular o número de períodos, em anos, multiplicado por "12" (quantidade de meses no ano). Vamos calcular os juros acumulados, o qual corresponde ao montante acumulado no período menos o valor investido. Montante é o valor investido mais os juros.

44 A fórmula correspondente ao total acumulado menos o total investido. Agora vamos calcular o total investido, o qual será a soma de todos os pagamentos mensais. Então, a fórmula vai calcular o valor mensal multiplicado pelo número de pagamentos. Para o total acumulado, vamos utilizar a função VP (Valor Presente), a qual retorna o valor presente de um investimento. O valor presente é o valor total correspondente ao valor atual de uma série de pagamentos futuros. Por exemplo, quando você toma emprestado uma quantia de dinheiro, a quantia do empréstimo é o valor presente para o concessor do empréstimo. Sintaxe da função: VP( Taxa; NPER; Pgto; VF; Tipo ) Taxa: é a taxa de juros por período. NPER: é o número total de períodos de pagamento em uma anuidade. Pgto: é o pagamento feito em cada período e não pode mudar durante a vigência da anuidade. Geralmente, pgto contém o capital e os juros e nenhuma outra taxa ou tarifa. Se pgto for omitido, você deverá incluir o argumento vf. VF: é o valor futuro, ou seja, o saldo que você deseja obter depois do último pagamento. Se VF for omitido, será considerado 0 (zero) e você deverá incluir o argumento pgto. Tipo: é o número 0 (fim do período) ou 1 (início do período) e indica as datas de vencimento dos pagamentos. A função VP deve ser usada na forma negativa, ou seja, deve ser precedida de um sinal menos. A taxa de juros também deve ser precedida de um sinal menos.

45 Falta fazermos um pequeno ajuste na fórmula. Então vamos alterá-la. Selecione a célula D15 e depois dê um clique dentro da Barra de fórmulas. Inclua um sinal de menos antes de VP e outro antes da taxa de juros (D6). Depois clique no botão Aceitar. Vamos criar uma planilha para calcular juros de financiamentos. Criamos células na planilha para a entrada do valor à vista, do valor da entrada, do número de parcelas e da taxa de juros. Vamos definir o financiamento dessa planilha. Os quatro primeiros valores, citados anteriormente, são digitados pelo usuário. Portanto a primeira célula da planilha a ser calculada é a correspondente ao valor das parcelas. Utilizaremos para o cálculo a função PGTO, a qual retorna o pagamento periódico de uma anuidade de acordo com pagamentos constantes e com uma taxa de juros constante. Sintaxe: PGTO(Taxa;NPER;VP;VF;Tipo)

46 Taxa: é a taxa de juros por período. NPER: é o número total de pagamentos pelo empréstimo. VP: é o valor presente, ou seja, o valor total presente de uma série de pagamentos futuros. VF: é o valor futuro, ou seja, o saldo que você deseja obter depois do último pagamento. Se VF for omitido, será considerado 0 (zero). Tipo: é o número 0 ou 1 e indica as datas de vencimento. Então selecione a célula C10 e insira a função PGTO. Agora vamos calcular o total financiado que corresponde ao número de parcelas multiplicado pelo valor da parcela. Vamos calcular também o total da compra que é a soma da entrada com o

47 total financiado. Na célula C13 digite: =C7*C10 e na célula C14 digite: =C6+C13. Podemos aperfeiçoar nossa planilha. Que tal se o usuário só puder digitar nas células em que precisa informar valores? Para isso, vamos proteger algumas partes da planilha para que o usuário não possa alterá-la. No menu Formatar, escolha a opção Células. Será aberta a caixa de diálogo Formatar células. Ative a guia Proteção de célula, marque as caixas de seleção Protegida e Ocultar fórmula e clique no botão Ok. A opção Protegida tem a função de bloquear a célula contra alterações e a opção Ocultar fórmula tem a função de ocultar (esconder) a fórmula na planilha. Agora vamos selecionar as células que ficarão desbloqueadas. São quatro células desbloqueadas (valor à vista, valor da entrada, número de parcelas e Taxa de Juros) Abra novamente a caixa de diálogo Formatar células. Selecione a guia Proteção de célula, desmarque a opção Protegida e clique no botão OK. Bloquear células e ocultar fórmulas não tem nenhum efeito se a planilha não estiver protegida. Então vamos protegê-la. Para proteger a planilha, no menu Ferramentas, clique Proteger documento e escolha a opção Planilha. Na caixa de diálogo Proteger planilha, no campo Senha, deixe-o em branco. Vamos configurar a senha em branco, pois se digitarmos algo e esquecermos não conseguiremos desbloquear a planilha. A senha é opcional. Contudo, se você não fornecer uma senha, qualquer usuário poderá desproteger a planilha e alterar os elementos protegidos. Quando for montar alguma planilha e protegê-la, certifique-se de escolher uma senha da qual consiga lembrar já que, caso perca a senha, você não poderá acessar os elementos protegidos na planilha.

48 Após proteger a planilha, você não consegue digitar nela, a não ser nas células em que deixou desbloqueada. Não consegue também visualizar as fórmulas nas células em que foram digitadas. Crie un Novo arquivo e digite os dados a seguir. Classificação e Filtro de Dados Os vendedores Cláudia, Wagner e Camila pertencem as seguintes regiões: Sul, Sudeste e Norte, respectivamente. Para facilitar e limitar as entradas de dados do intervalo de células B4:B13, vamos criar uma lista suspensa de entradas válidas para essa coluna que é compilada a partir de células do intervalo A18:A20 da pasta de trabalho. Selecione o intervalo de células para criar uma lista suspensa nesse intervalo, clique no menu Dados e escolha Validade. Clique na guia Critérios. Na caixa Permitir, escolha a opção Lista. Em seguida, clique na caixa Entradas e digite: Sul, Sudeste e Norte. Certifique-se de que a caixa de seleção Mostrar lista de seleção esteja marcada. Depois clique no botão OK. Observe que ao criar uma lista suspensa para uma célula, ao selecioná-la é exibida uma seta (drop-down).

49 Para calcularmos o valor total do pedido, vamos atribuir nomes para as células utilizadas na fórmula. Um nome definido para um intervalo de células facilita a compreensão do objetivo da fórmula. Por exemplo, a fórmula =Soma(Salários) é mais fácil de identificar do que =Soma(F6:F15). Os nomes dados aos intervalos estarão disponíveis em qualquer planilha da pasta de trabalho. Suponha que o nome TotalVendas refira-se ao intervalo D7:D16, na primeira planilha de um arquivo de trabalho. Você poderá utilizar o nome TotalVendas em qualquer outra planilha do mesmo arquivo de trabalho, para referir-se ao intervalo D7:D16, da primeira planilha. Os nomes também podem ser utilizados para representar fórmulas ou valores que não se alteram (constantes), como foi utilizado no exercício anterior. Lembre-se que o nome Juros representa o valor da taxa de juros (3%) a ser aplicado às transações de financiamentos. Selecione o intervalo. Em seguida, clique no menu Dados e escolha Definir intervalo. Regras para criação ou edição de nome para o intervalo de células: Tamanho do nome: Um nome pode ter até 255 caracteres. Mas quanto menor, melhor sua identificação. Caracteres válidos: O primeiro caracter de um nome deve ser uma letra, um caracter sublinhado (_), ou uma barra invertida (\). Os caracteres restantes no nome podem ser letras, números, pontos e caracteres sublinhados. Referências de células não permitidas: Os nomes não podem ser iguais a uma referência de

50 célula, por exemplo: Z$100 ou R1C1. Espaços não são válidos: Use o caracter sublinhado (_) e ponto (.) como separadores de palavra, pois espaços não são permitidos, por exemplo, Imposto_Vendas ou Primeiro.Trimestre. Diferenciação entre maiúsculas e minúsculas: Os nomes podem conter letras maiúsculas e minúsculas. O Calc não faz distinção entre caracteres maiúsculos e minúsculos em nomes. A caixa de diálogo definir o intervalo do banco de dados é usada para trabalhar com todos os nomes definidos no arquivo de trabalho. Você também pode adicionar novos nomes, como alterar ou excluir os existentes. Vamos aprender a classificar os dados de uma planilha. A classificação de dados é uma parte importante da análise de dados. Talvez você queira colocar uma lista de nomes em ordem alfabética. A classificação de dados ajuda a visualizar e a compreender os dados de modo mais rápido e melhor, organiza e localiza dados desejados. Para que os dados possam ser classificados, é necessário que a planilha tenha sido desenvolvida na forma de um banco de dados, no qual o rótulo (título) de cada coluna representa um campo e as informações dispostas, linhas

51 representam os registros. A planilha controle foi desenvolvida dessa maneira exatamente para podermos utilizar o método de classificação de dados. Para a classificação simples de uma lista de dados pode-se utilizar os botões de classificação, localizados na barra de ferramentas padrão e no menu Dados, Classificar e Filtro. Barra de Ferramentas padrão. Na planilha controle não vamos utilizar os botões citados anteriormente, pois faremos uma classificação com vários critérios. Suponha que precisamos realizar a classificação dos dados da planilha por região, e dentro da região, pela data de entrega dos pedidos. Para classificar a planilha, primeiro devemos selecionar a faixa de dados a ser classificada, pois se não selecionarmos, somente será classificada a coluna onde estiver posicionado o cursor do mouse no Calc. Selecione o intervalo. em seguida clique no menu Dados e escolha Classificar.

A Estação da Evolução

A Estação da Evolução Microsoft Excel 2010, o que é isto? Micorsoft Excel é um programa do tipo planilha eletrônica. As planilhas eletrônicas são utilizadas pelas empresas pra a construção e controle onde a função principal

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Mic crosoft Excel 201 0 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Interface... 4 Guias de Planilha... 5 Movimentação na planilha... 6 Entrada de textos e números... 7 Congelando painéis... 8 Comentários nas Células...

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior 2000 Mozart de Melo Alves Júnior INTRODUÇÃO O Excel 7.0 é um aplicativo de planilha desenvolvido para ser usado dentro do ambiente Windows. As planilhas criadas a partir desta ferramenta poderão ser impressas,

Leia mais

Noções Básicas de Excel página 1 de 19

Noções Básicas de Excel página 1 de 19 Noções Básicas de Excel página 1 de 19 Conhecendo a tela do Excel. A BARRA DE FÓRMULAS exibe o conteúdo de cada célula (local) da planilha. Nela podemos inserir e alterar nomes, datas, fórmulas, funções.

Leia mais

Treinamento em BrOffice.org Calc

Treinamento em BrOffice.org Calc Treinamento em BrOffice.org Calc 1 Índice I. INTRODUÇÃO...3 II. NÚMEROS, TEXTOS, FÓRMULAS E DATAS...4 III. MENUS BÁSICOS...5 1. Arquivo...5 2. Editar...5 3. Formatar...5 IV. FÓRMULAS...8 V. REFERÊNCIAS

Leia mais

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007 WORD 2007 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa

Leia mais

Práticas Empresariais em Excel. Professor: Pádua

Práticas Empresariais em Excel. Professor: Pádua Práticas Empresariais em Excel Professor: Pádua SUMÁRIO 1 FÓRMULAS... 4 2 FUNÇÕES... 5 2.1 Data e hora... 5 2.1.1 Hoje... 5 2.1.2 Dia, Mês e... 5 2.1.3 Agora... 5 2.1.4 Hora, Minuto e Segundo... 5 2.2

Leia mais

Professor: Macêdo Firmino Informática para Administração Introdução ao Excel

Professor: Macêdo Firmino Informática para Administração Introdução ao Excel Professor: Macêdo Firmino Informática para Administração Introdução ao Excel Excel é um programa de planilhas do sistema Microsoft Office. Você pode usar o Excel para criar e formatar pastas de trabalho

Leia mais

Microsoft Excel 2003

Microsoft Excel 2003 Associação Educacional Dom Bosco Faculdades de Engenharia de Resende Microsoft Excel 2003 Professores: Eduardo Arbex Mônica Mara Tathiana da Silva Resende 2010 INICIANDO O EXCEL Para abrir o programa Excel,

Leia mais

&XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO

&XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO Universidade Federal de Viçosa Departamento de Informática &XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO Flaviano Aguiar Liziane Santos Soares Jugurta Lisboa Filho (Orientador) PROJETO UNESC@LA Setembro de

Leia mais

O Excel é um programa de computador desenvolvido para gerenciar dados na forma de planilhas.

O Excel é um programa de computador desenvolvido para gerenciar dados na forma de planilhas. O que é o Excel? O Excel é um programa de computador desenvolvido para gerenciar dados na forma de planilhas. Ele possibilita ao usuário desenvolver planilhas que efetuem cálculos, dos mais simples aos

Leia mais

MICROSOFT EXCEL AVANÇADO

MICROSOFT EXCEL AVANÇADO MICROSOFT EXCEL AVANÇADO SE Retorna um valor se teste_lógico avaliar como VERDADEIRO e um outro valor se for avaliado como FALSO. Use SE para conduzir testes condicionais sobre valores e fórmulas e para

Leia mais

Prática 1 - Microsoft Excel

Prática 1 - Microsoft Excel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, Campus Sousa Disciplina: Informática Básica Prática 1 - Microsoft Excel Assunto: Tópicos abordados: Prática Utilização dos recursos

Leia mais

Microsoft Excel 2007

Microsoft Excel 2007 Microsoft Excel 2007 O Microsoft Excel é um aplicativo para a construção e edição de planilhas eletrônicas, que permite o trabalho com: formulários, tabelas, gráficos e outros. 2.1 CONCEITOS INICIAIS:

Leia mais

Neste método o cálculo é efetuado de maneira exponencial, ou seja, juros são computados sobre os juros anteriormente calculados.

Neste método o cálculo é efetuado de maneira exponencial, ou seja, juros são computados sobre os juros anteriormente calculados. Microsoft Excel Aula 4 Objetivos Trabalhar no Excel com cálculos de juros simples e compostos Trabalhar com as funções financeiras VF e PGTO do Excel Trabalhar com a ferramenta Atingir Meta Apresentar

Leia mais

APOSTILA DE EXCEL 2007

APOSTILA DE EXCEL 2007 APOSTILA DE EXCEL 2007 1. Introdução Quando você cria uma planilha nova, a tela do computador é dividida em linhas e colunas, formando uma grade. A interseção de uma linha e de uma coluna é chamada de

Leia mais

Planilhas Eletrônicas

Planilhas Eletrônicas Planilhas Eletrônicas APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice AULA 1... 3 Apresentação do BrOffice Calc... 3 Tela Inicial... 4 Teclas e Atalhos de movimentação... 6

Leia mais

Excel Planilhas Eletrônicas

Excel Planilhas Eletrônicas Excel Planilhas Eletrônicas Capitulo 1 O Excel é um programa de cálculos muito utilizado em empresas para controle administrativo, será utilizado também por pessoas que gostam de organizar suas contas

Leia mais

Montar planilhas de uma forma organizada e clara.

Montar planilhas de uma forma organizada e clara. 1 Treinamento do Office 2007 EXCEL Objetivos Após concluir este curso você poderá: Montar planilhas de uma forma organizada e clara. Layout da planilha Inserir gráficos Realizar operações matemáticas 2

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas 1 de 5 21-08-2011 22:15 Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas Adição de Colunas com Valores Calculados: Vamos, inicialmente, relembrar, rapidamente alguns conceitos básicos sobre Consultas

Leia mais

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 LEIAME Nenhuma informação da APOSTILA - MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do autor. MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 Efetue cálculos, analise

Leia mais

Tutorial do Iniciante. Excel Básico 2010

Tutorial do Iniciante. Excel Básico 2010 Tutorial do Iniciante Excel Básico 2010 O QUE HÁ DE NOVO O Microsoft Excel 2010 é um programa de edição de planilhas eletrônicas muito usado no mercado de trabalho para realizar diversas funções como;

Leia mais

Planilha Eletrônica Excel

Planilha Eletrônica Excel COLÉGIO LA SALLE CANOAS Técnico em Informática Planilha Eletrônica Excel Excel Prof. Valter N. Silva Colégio La Salle Canoas Página 2 1. NOÇÕES BÁSICAS O Microsoft Excel 7.0 é um programa de planilha eletrônica,

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado.

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. , ()! $ Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. Uma estratégia muito utilizada para organizar visualmente informações numéricas

Leia mais

Como já foi dito anteriormente o Excel possui recursos que permitem alterar a aparência de nossas planilhas.

Como já foi dito anteriormente o Excel possui recursos que permitem alterar a aparência de nossas planilhas. Formatação de Células Como já foi dito anteriormente o Excel possui recursos que permitem alterar a aparência de nossas planilhas. O recurso de formatação de células é um recurso muito utilizado. Ele permite

Leia mais

Questão - 01. Essência do Excel 2003...

Questão - 01. Essência do Excel 2003... Valdir Questão - 01 Como deve proceder o usuário do Microsoft para que sejam atualizados os cálculos das funções ou fórmulas utilizadas nas planilhas? a) Pressionar a tecla F9 no teclado b) Pressionar

Leia mais

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email]

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL COTAÇAO WEB [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Materiais Autor: Equipe

Leia mais

Banco de Dados BrOffice Base

Banco de Dados BrOffice Base Banco de Dados BrOffice Base Autor: Alessandro da Silva Almeida Disponível em: www.apostilando.com 27/02/2011 CURSO TÉCNICO EM SERVIÇO PÚBLICO Apostila de Informática Aplicada - Unidade VI Índice Apresentação...

Leia mais

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1 WORD Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 WORD Mala direta Cartas Modelo Mesclar Etiquetas de endereçamento Formulários Barra

Leia mais

Fórmulas e Funções 7

Fórmulas e Funções 7 Fórmulas e Funções 7 7.9. Visualização automática do resultado Para visualizar rapidamente o resultado das funções mais simples média, soma, contar, mínimo e máximo: 1. Menu de contexto sobre a barra de

Leia mais

Instruções para a atividade

Instruções para a atividade 1/13 Instruções para a atividade 1. Orientações gerais. Leia atentamente: a. Esta é uma atividade contínua, baseada nos recursos do MS Excel. Foi idealizada para que a ferramenta em questão possa ter seus

Leia mais

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa)

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa) SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 Vendas... 3 1.1

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

2. ENTRADA DE DADOS 2.1. TEXTOS

2. ENTRADA DE DADOS 2.1. TEXTOS 2. ENTRADA DE DADOS Os dados digitados em uma célula são divididos em duas categorias principais: constantes ou fórmulas. Um valor constante é um dado digitado diretamente na célula e que não é alterado.

Leia mais

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela Aula 01 - Formatações prontas e Sumário Formatar como Tabela Formatar como Tabela (cont.) Alterando as formatações aplicadas e adicionando novos itens Removendo a formatação de tabela aplicada Formatação

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

Excel para concursos Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas

Excel para concursos Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas Excel para concursos Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas São as principais fórmulas do Excel: Soma; Multiplicação; Mínimo; Máximo; condição SE; Média; PROCV. Porém,

Leia mais

Escola Info Jardins. Microsoft Excel Aula 1

Escola Info Jardins. Microsoft Excel Aula 1 Microsoft Excel Aula 1 O que é o Microsoft Excel? Excel é um programa de planilhas do sistema Microsoft Office. Você pode usar o Excel para criar e formatar pastas de trabalho (um conjunto de planilhas).

Leia mais

Editor de Textos Word 2003 (extensão doc) Word 2007/2010 (extensão docx)

Editor de Textos Word 2003 (extensão doc) Word 2007/2010 (extensão docx) Editor de Textos Word 2003 (extensão doc) Word 2007/2010 (extensão docx) Inserção Caso o usuário deseje inserir palavras num texto previamente produzido, basta clicar com o mouse no ponto desejado e, simplesmente,

Leia mais

ÍNDICE... 3 INTRODUÇÃO... 4. A série... 4

ÍNDICE... 3 INTRODUÇÃO... 4. A série... 4 EXCEL 2007 e 2010 2 ÍNDICE ÍNDICE... 3 INTRODUÇÃO... 4 A série... 4 01 LISTA COM VALIDAÇÃO... 5 02 FUNÇÕES FINANCEIRAS... 7 03 FUNÇÃO DE BANCO DE DADOS... 12 04 RÓTULOS... 15 05 TABELA DINÂMICA... 18 06

Leia mais

1. FUNÇÕES NO EXCEL 2007

1. FUNÇÕES NO EXCEL 2007 1. FUNÇÕES NO EXCEL 2007 Funções são fórmulas predefinidas que efetuam cálculos usando valores específicos, denominados argumentos, em uma determinada ordem ou estrutura. As funções podem ser usadas para

Leia mais

Caixa de Nome Barra de Fórmulas. Célula Ativa Cabeçalho Coluna Cabeçalho Linha

Caixa de Nome Barra de Fórmulas. Célula Ativa Cabeçalho Coluna Cabeçalho Linha O software Microsoft Excel97 é uma planilha de cálculos bastante aprimorada no que diz respeito a elaborar documentos fáceis de entendimento e formatação altamente sofisticada. Inicialmente vamos aprender

Leia mais

Excel MATERIAL COMPLEMENTAR 1º ANO TECNOLOGIAS APLICADAS AOS NEGÓCIOS

Excel MATERIAL COMPLEMENTAR 1º ANO TECNOLOGIAS APLICADAS AOS NEGÓCIOS TECNOLOGIAS APLICADAS AOS NEGÓCIOS MATERIAL COMPLEMENTAR 1º ANO PROFESSOR: JOÃO SOBRENOME Excel 2015 Este material complementar apresenta a descrição de alguns recursos e comandos relacionados à elaboração

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

Planilha Eletrônica. = Usado para iniciar fórmulas e funções. @ Somente no MS Excel permite iniciar funções. ^ Usado para expoente e raiz

Planilha Eletrônica. = Usado para iniciar fórmulas e funções. @ Somente no MS Excel permite iniciar funções. ^ Usado para expoente e raiz Planilha Eletrônica Planilha eletrônica é uma folha organizada em tabela na qual é realizado cálculos matemáticos, podendo ser simples ou complexos. A planilha eletrônica do Microsoft Office 2003 é um

Leia mais

Associação Educacional Dom Bosco Curso de Engenharia 1º ano

Associação Educacional Dom Bosco Curso de Engenharia 1º ano Formatação condicional utilizando o valor da célula O que é? Algumas vezes é preciso destacar os valores, ou seja, como colocar em vermelho ou entre parênteses, os negativos, e de outra cor os positivos,

Leia mais

Operações de Caixa. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais

Operações de Caixa. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Operações de Caixa Versão 2.0 Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Sumário Introdução... 3 Suprimento... 3 Sangria... 4 Abertura de Caixa... 6 Fechamento de Caixa...

Leia mais

Tutorial contas a pagar

Tutorial contas a pagar Tutorial contas a pagar Conteúdo 1. Cadastro de contas contábeis... 2 2. Cadastro de conta corrente... 4 3. Cadastro de fornecedores... 5 4. Efetuar lançamento de Contas à pagar... 6 5. Pesquisar Lançamento...

Leia mais

Treinamento Sistema Condominium Módulo III

Treinamento Sistema Condominium Módulo III Financeiro (Lançamentos Despesas e Saldos) Nesse módulo iremos apresentar os principais recursos da área contábil do sistema. Contábil> Lançamentos Nessa tela é possível lançar as despesas dos condomínios,

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Material desenvolvido por Melissa Lima da Fonseca. melissa.mlf@gmail.com.br - (031) 9401-4041. www.melissalima.com.br Página 1

Material desenvolvido por Melissa Lima da Fonseca. melissa.mlf@gmail.com.br - (031) 9401-4041. www.melissalima.com.br Página 1 EXCEL BÁSICO Material desenvolvido por Melissa Lima da Fonseca melissa.mlf@gmail.com.br - (031) 9401-4041 www.melissalima.com.br Página 1 Índice Introdução ao Excel... 3 Conceitos Básicos do Excel... 6

Leia mais

Microsoft Office Excel 2007

Microsoft Office Excel 2007 1 Microsoft Office Excel 2007 O Excel é um programa dedicado a criação de planilhas de cálculos, além de fornecer gráficos, função de banco de dados e outros. 1. Layout do Excel 2007 O Microsoft Excel

Leia mais

UNESP Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Farmacêuticas

UNESP Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Farmacêuticas CURSO DE EXCEL - 1 - ÍNDICE PLANILHAS, COLUNAS, LINHAS E CÉLULAS....3 PLANILHAS...3 COLUNAS...3 LINHAS...4 PREENCHIMENTO AUTOMÁTICO...5 REFERÊNCIAS RELATIVAS...6 REFERÊNCIAS ABSOLUTAS...7 FORMATAÇÃO DE

Leia mais

EXCEL 2003. Excel 2003 SUMÁRIO

EXCEL 2003. Excel 2003 SUMÁRIO EXCEL 2003 SUMÁRIO INICIANDO O EXCEL... 2 CONHECENDO AS BARRAS DO EXCEL... 4 OS COMPONETES DO EXCEL 2003... 7 ENTENDENDO FUNÇÕES... 8 BOLETIM ESCOLAR... 16 QUADRO DE RENDIMENTO DO ALUNO... 17 CHAMADA ESCOLAR...

Leia mais

Probabilidade e Estatística I Antonio Roque Aula 8. Introdução ao Excel

Probabilidade e Estatística I Antonio Roque Aula 8. Introdução ao Excel Introdução ao Excel Esta introdução visa apresentar apenas os elementos básicos do Microsoft Excel para que você possa refazer os exemplos dados em aula e fazer os projetos computacionais solicitados ao

Leia mais

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo Pós-Graduação em Gestão de Negócios CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD EMENTA

Leia mais

Material de Apoio. SEB - Contas a Pagar. Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com

Material de Apoio. SEB - Contas a Pagar. Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com Material de Apoio SEB - Contas a Pagar Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com Conteúdo CONFIGURAÇÃO... 3 Cadastro de Fornecedores... 3 Métodos de Pagamento...

Leia mais

COMO OTIMIZAR A SUA PLANILHA ATRAVÉS DA GRAVAÇÃO DE UMA MACRO EM EXCEL

COMO OTIMIZAR A SUA PLANILHA ATRAVÉS DA GRAVAÇÃO DE UMA MACRO EM EXCEL COMO OTIMIZAR A SUA PLANILHA ATRAVÉS DA GRAVAÇÃO DE UMA MACRO EM EXCEL! Como otimizar e agilizar os procedimentos operacionais em suas planilhas?! Como gravar uma seqüência lógica de procedimentos operacionais

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint Serviço Técnico de Informática Curso Básico de PowerPoint Instrutor: Tiago Souza e Silva de Moura Maio/2005 O Microsoft PowerPoint No Microsoft PowerPoint, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo

Leia mais

Carrera Pessoal 2015. Guia de uso

Carrera Pessoal 2015. Guia de uso Carrera Pessoal 2015 Guia de uso Bem vindo ao Carrera Pessoal 2015, o gerenciador financeiro ideal. Utilizando o Carrera Pessoal você poderá administrar com facilidade as suas finanças e/ou da sua família.

Leia mais

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Criando Mapas no Excel. 2.2 Utilizando o Mapa

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Criando Mapas no Excel. 2.2 Utilizando o Mapa PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO Aprender a utilizar mapas, colocar filtros em tabelas e a criar tabelas e gráficos dinâmicos no MS-Excel. Esse roteiro foi escrito inicialmente para o Excel

Leia mais

Informática Básica Módulo: Planilha Eletrônica Excel. Exercícios

Informática Básica Módulo: Planilha Eletrônica Excel. Exercícios Informática Básica Módulo: Planilha Eletrônica Excel Exercícios Sumário INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA... 1 MÓDULO: PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL... 1 1 EXERCÍCIO 01 - BAZAR... 4 2 EXERCÍCIO 02 CONTROLE DE ESTOQUE...

Leia mais

FICHA ORIENTADA Nº1. Barra de fórmulas. Área de trabalho T E C N O L O G I A S D E I N F O R M A Ç Ã O E C O M U N I C A Ç Ã O

FICHA ORIENTADA Nº1. Barra de fórmulas. Área de trabalho T E C N O L O G I A S D E I N F O R M A Ç Ã O E C O M U N I C A Ç Ã O T E C N O L O G I A S D E I N F O R M A Ç Ã O E C O M U N I C A Ç Ã O FICHA ORIENTADA Nº1 INTRODUÇÃO À FOLHA DE CÁLCULO CRIAÇÃO DE UMA FOLHA DE CÁLCULO O Microsoft Excel é um programa que faz parte das

Leia mais

Microsoft Word INTRODUÇÃO

Microsoft Word INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,

Leia mais

Informática para concursos 1

Informática para concursos 1 Informática para concursos 1 BrOffice.org Calc Conhecimentos gerais (teoria) Arquivo: Pasta de Trabalho (arquivo de planilhas) Extensão: ods (podemos salvar como pdf, xls e etc) Planilhas: 3 (padrão) Uma

Leia mais

Usando o Excel ESTATÍSTICA. A Janela do Excel 2007. Barra de título. Barra de menus. Barra de ferramentas padrão e de formatação.

Usando o Excel ESTATÍSTICA. A Janela do Excel 2007. Barra de título. Barra de menus. Barra de ferramentas padrão e de formatação. Barra de deslocamento ESTATÍSTICA Barra de menus Barra de título Barra de ferramentas padrão e de formatação Barra de fórmulas Conjuntos e Células (Intervalos) Área de trabalho Separador de folhas Barra

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

16. O PRIMEIRO CARRO. O custo real de um carro financiado. Guia do Professor

16. O PRIMEIRO CARRO. O custo real de um carro financiado. Guia do Professor ENSINO MÉDIO 16. O PRIMEIRO CARRO O custo real de um carro financiado SOFTWARES NECESSÁRIOS: MICROSOFT EXCEL 2000 SOFTWARE OPCIONAL: INTERNET EXPLORER Guia do Professor RESUMO Esta atividade vai ensinar

Leia mais

Introdução Excel 2013 software

Introdução Excel 2013 software Introdução O Excel 2013 é um software (programa) capaz de elaborar planilhas de cálculos com fórmulas complexas, bem como representar as informações inseridas através de gráficos, proporcionando uma visão

Leia mais

Manual de Cobrança. Código Nome De Até 1 Jose da Silva a Jz 2 Ana Maria k Pz 3 Marcelo q zz

Manual de Cobrança. Código Nome De Até 1 Jose da Silva a Jz 2 Ana Maria k Pz 3 Marcelo q zz Manual de Cobrança Cadastrando um Funcionário Entre no programa e no menu principal entre na opção: Cadastros / Cadastros de Funcionários e Acionador. Será apresentada a tela abaixo: Nesta tela deverão

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC SUMÁRIO 1 - Tela de Login...03 2 - Caixa de Entrada...04 3 - Escrever Mensagem...06 4 - Preferências...07 4.1 - Configurações Gerais...07 4.2 - Trocar Senha...07 4.3

Leia mais

4 RECURSOS AUTOMATIZADOS DO EXCEL

4 RECURSOS AUTOMATIZADOS DO EXCEL 4 RECURSOS AUTOMATIZADOS DO EXCEL 4.1 Auto Preenchimento O Excel possui um recurso de grande ajuda para quem necessita digitar uma seqüência de células cujo conteúdo é seqüencial. Esse recurso, chamado

Leia mais

Usando o Excel ESTATÍSTICA. Funções

Usando o Excel ESTATÍSTICA. Funções Funções Podemos usar no Excel fórmulas ou funções. Anteriormente já vimos algumas fórmulas. Vamos agora ver o exemplo de algumas funções que podem ser úteis para o trabalho de Excel. Para começar podemos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIFAP MACAPÁ-AP 2013 S U M Á R I O 1 Tela de Login...2 2 Acessando ao submenu cadastro de avaliação

Leia mais

indicadas por letras e 65.536 linhas, indicadas por números. Para selecionar uma planilha para uso, devemos utilizar a guia de planilhas:

indicadas por letras e 65.536 linhas, indicadas por números. Para selecionar uma planilha para uso, devemos utilizar a guia de planilhas: Pasta de trabalho: Planilha: É um arquivo do Calc. Pode conter várias planilhas. Ao criar uma nova Pasta de trabalho, automaticamente 3 planilhas em branco são inseridas na Pasta. Uma planilha contém 256

Leia mais

Passo a Passo do Cadastro Produtos no SIGLA Digital

Passo a Passo do Cadastro Produtos no SIGLA Digital Página 1 de 15 Passo a Passo do Cadastro Produtos no SIGLA Digital O cadastro de produtos permite organizar as informações relativas a produtos e serviços, como grupo, marca, peso, unidades e outros, que

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 06

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 06 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 06 IMPRIMINDO PLANILHAS E GRÁFICOS Até este ponto, você viu como introduzir dados e criar formulas, formatar texto e criar gráficos. Agora você vai apresentar os dados ou

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Tutorial Plone 4 Manutenção de Sites Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Sumário Introdução 1 Como fazer a autenticação do usuário 1.1 Através do

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 02

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 02 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 02 Escrevendo Fórmulas Você pode executar cálculos com seus dados usando fórmulas, que são formatadas por operadores de dados e quase sempre por funções. Você vai aprender

Leia mais

MATERIAL EXTRA DE EXCEL - FÓRMULAS Prof William Zacariotto

MATERIAL EXTRA DE EXCEL - FÓRMULAS Prof William Zacariotto 1. SINAIS DE OPERAÇÕES 2. SINAIS PARA CONDIÇÃO SINAL FUNÇÃO SINAL FUNÇÃO + SOMAR > MAIOR QUE - SUBTRAÇÃO < MENOR QUE * MULTIPLICAÇÃO DIFERENTE QUE / DIVISÃO >= MAIOR E IGUAL A % PORCENTAGEM

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

APOSTILA WORD BÁSICO

APOSTILA WORD BÁSICO APOSTILA WORD BÁSICO Apresentação O WORD é um editor de textos, que pertence ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de textos, cartas, memorandos, documentos, mala

Leia mais

Treinamento Módulo Contas a Pagar

Treinamento Módulo Contas a Pagar Contas a Pagar Todas as telas de cadastro também são telas de consultas futuras, portanto sempre que alterar alguma informação clique em Gravar ou pressione F2. Teclas de atalho: Tecla F2 Gravar Tecla

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

Treinamento em BrOffice.org Writer

Treinamento em BrOffice.org Writer Treinamento em BrOffice.org Writer 1 Índice I. INTRODUÇÃO...3 II. BARRA DE FERRAMENTAS...3 III. CONFIGURAR PÁGINA...4 1. Tamanho, Margens e Orientação...5 2. Cabeçalhos...6 3. Rodapés...6 4. Numerando

Leia mais

Agendamento de Produtos de Uso Contínuo

Agendamento de Produtos de Uso Contínuo Agendamento de Produtos de Uso Contínuo Os usuários do Call Center do ASAsys agora podem agendar ligações para os clientes de produtos de uso contínuo para oferecer o produto do cliente antes que ele acabe.

Leia mais

Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010

Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010 Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Abrindo o Excel; 2. Conhecendo a Tela do Excel. 3. Inserindo

Leia mais

Cálculo de Juros Simples e Composto no Excel - Parte 1

Cálculo de Juros Simples e Composto no Excel - Parte 1 Cálculo de Juros Simples e Composto no Excel - Parte 1 Grau de Dificuldade: 5 Olá turma... Nos próximos artigos, estarei exemplificando diversas maneiras para trabalhar com Juros Simples e Composto no

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

SuperStore Sistema para Automação de Óticas

SuperStore Sistema para Automação de Óticas SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Administrador) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 ACESSANDO O SISTEMA PELA

Leia mais

Aula 02 Excel 2010. Operações Básicas

Aula 02 Excel 2010. Operações Básicas Aula 02 Excel 2010 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Operações básicas; 2. Utilizando Funções; 3. Funções Lógicas; 4. Gráficos no Excel;

Leia mais