Coleções Biológicas e Coleções de DNA e sua Aplicação ao Estudo da Biodiversidade. Paulo Andreas Buckup 1. buckup@acd.ufrj.br.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Coleções Biológicas e Coleções de DNA e sua Aplicação ao Estudo da Biodiversidade. Paulo Andreas Buckup 1. E-mail: buckup@acd.ufrj.br."

Transcrição

1 III SIMPÓSIO SOBRE A BIODIVERSIDADE DA MATA ATLÂNTICA Coleções Biológicas e Coleções de DNA e sua Aplicação ao Estudo da Biodiversidade Paulo Andreas Buckup 1 1 Dept. de Vertebrados, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro. buckup@acd.ufrj.br Introdução Um pressuposto básico para os programas de conservação da biodiversidade é o conhecimento daquilo que se deseja conservar. O conceito de biodiversidade envolve vários aspectos da diversidade natural, que abrangem desde a variabilidade genética de micro-organismos invisíveis a observação direta até serviços ambientais de grande valor econômico e social, tais como a disponibilidade de mananciais de água para consumo humano e geração de energia. Em todos estes aspectos, no entanto, existe um importante foco na identificação das espécies biológicas como unidades básicas da manutenção da diversidade e serviços associados. Infelizmente, no entanto, a maioria das espécies ainda não é descrita ou não pode ser facilmente identificada devido à falta de conhecimento sobre seus limites morfológicos e geográficos. Neste contexto, a preservação de exemplares e amostras de DNA em grandes coleções biológicas é fundamental para a identificação das espécies e, consequentemente, para o conjunto de esforços destinados a conservação da biodiversidade. Mesmo quando incluídas no interior de áreas protegidas, a valorização das espécies protegidas é dependente da sua representação nas coleções científicas que permitem e validam sua identificação. A disseminação de técnicas moleculares tem modificado a forma como a biodiversidade é acessada (Fouquet et al. 2007; Vieites et al. 2009), assim como a discussão acerca do limite entre as espécies (James 1999; Köhler et al. 2005). A delimitação de espécies é fundamental em estudos de sistemática, evolução, biogeografia, ecologia e conservação (Wilson 2004). Dados moleculares têm se mostrado promissores no refinamento da prática taxonômica de grupos complexos e têm contribuído para estudos que integram diferentes conjuntos de dados e métodos para lidar com a delimitação de espécies (e.g. Page et al. 2005). O uso de marcadores moleculares é recomendado especialmente em estudos de relações de parentesco de grupos que divergiram recentemente, visto que, frequentemente, para estes grupos, pode haver escassez de caracteres morfológicos informativos a serem analisados (Meyer 1997; Avise 2004).

2 34 BUCKUP: COLEÇÕES BIOLÓGICAS E COLEÇÕES DE DNA. No contexto das técnicas moleculares úteis para a identificação de espécies, destaca-se o uso de sequências DNA. Estas sequências podem ser usadas para eficientemente identificar espécies de forma análoga ao uso de códigos de barra na identificação de mercadorias em lojas e depósitos de material. O chamado DNA barcode é um fragmento do gene mitocondrial Citocromo c Oxidase I (COI), denominado região de Folmer, com aproximadamente 650 pares de bases (pb) (Ivanova et al., 2007), que tem grande variabilidade entre espécies de vertebrados, mas é relativamente conservado dentro de cada espécie (Hebert et al., 2003). Por causa desta característica este fragmento foi escolhido como marcador genético no sistema mundial de bioidentificação de animais conhecido como International Barcode of Life (IBOL; Este marcador genético está sendo amplamente usado por pesquisadores dos mais variados grupos de animais, existindo protocolos e iniciadores (primers) bem estabelecidos e grande quantidade de resultados já disponíveis através do Sistema de Dados do Código de Barras da Vida (Becker et al., 2011; BOLDSYSTEMS, No Brasil esta iniciativa é representada pela Rede Brasileira de Identificação Molecular da Biodiversidade ( A grande ampliação do uso de metodologias moleculares no estudo da biodiversidade criou novos desafios e demandas para as coleções biológicas. Estas novas demandas envolvem tanto a agregação de novas metodologias de custódia de material biológico associadas à manutenção do material testemunho (vouchers) utilizado na validação de dados moleculares, como a organização de novos tipos de coleções, como é o caso das coleções de tecidos e coleções de extratos de DNA destinadas a prover o material necessário para os procedimentos de geração de sequências propriamente ditos. Algumas das soluções possíveis para estes novos desafios são apresentadas e discutidas a seguir. Novas técnicas de fixação e preservação de exemplares. Tradicionalmente os métodos de fixação de tecidos e preparação de exemplares destinados a incorporação em coleções científicas valoriza a preservação, a longo prazo, das características de interesse para estudos morfológicos. Infelizmente, no entanto, a maioria destes métodos é destrutiva ou inadequada para a conservação das moléculas de DNA. Assim, por exemplo, a maioria dos exemplares de vertebrados são fixados em solução de formalina 10% ou taxidermizados através de uso de métodos e substâncias extremamente nocivos para a preservação de DNA. Este problema pode ser contornado através de duas alternativas distintas para fixação de tecidos no momento da coleta: (1) a coleta de alíquotas de tecidos a serem

3 III SIMPÓSIO SOBRE A BIODIVERSIDADE DA MATA ATLÂNTICA congeladas e/ou fixadas no campo separadamente dos exemplares a serem incorporados como material testemunho nas coleções científicas, e (2) a fixação e conservação de exemplares inteiros em líquidos conservadores (e.g., etanol anidro) apropriados para a preservação das moléculas de DNA, para posterior remoção de alíquotas de tecido. No primeiro caso, é necessário estabelecer protocolos e sistemas de rotulagem que permitam assegurar o vínculo entre as amostras de tecidos e o material que será incorporado à coleção de material testemunho. No segundo caso é preciso lidar com a preservação de exemplares e líquidos e recipientes não convencionais. Nos dois casos, no entanto, é necessário manter a correlação entre os exemplares preservados de forma tradicional e os materiais preservados para estudos moleculares. Frequentemente, os dois tipos de materiais são coletados num único evento de coleta e precisam coexistir fisicamente na mesma coleção científica. O uso de mais de um método de preservação é necessário para permitir a realização de estudos de morfologia baseados em exemplares fixados de forma tradicional e sua associação com os exemplares destinados a estudos moleculares. Estes últimos podem ter suas características morfológicas e de coloração severamente prejudicas, por exemplo, pela desidratação e solubilização de compostos causada pelo uso de etanol anidro. Necessidade de rotulagem individual. Um dos pressupostos básicos para a geração e uso de códigos de barra moleculares é a necessidade de existir uma relação unívoca entre a sequência de DNA marcador e a identidade da espécie que ela representa. A integridade desta relação somente pode ser garantida e verificada se o exemplar usado para gerar a sequência identificadora for individualmente rotulado. Um dos principais motivos para o uso de marcadores moleculares é justamente a dificuldade de se produzir identificações inequívocas com base em estudos morfológicos. Mesmo entre os grupos de vertebrados existe um grande número de espécies crípticas e que simplesmente são podem ser adequadamente identificadas por falta de conhecimento morfológico. Em algumas áreas da Amazônia, por exemplo, o número de espécies de peixes que não podem ser identificadas pode chegar a 30 ou 35 % dos morfótipos presentes numa única localidade. O número de espécies não identificáveis ou sujeitas a erros de identificação pode ser muito maior entre os grupos de invertebrados e pode chegar abranger a imensa maioria em alguns casos. Neste contexto é comum a ocorrência de lotes mistos, isto é, grupos de exemplares que, inadvertidamente, incluem mais de uma espécie.

4 36 BUCKUP: COLEÇÕES BIOLÓGICAS E COLEÇÕES DE DNA. Nestes casos é absolutamente imperativo que as sequências de DNA possam ser associadas ao exemplar exato que foi utilizado para a obtenção do tecido que lhe deu origem. A associação entre sequências identificadoras de DNA e exemplares testemunho é facilmente estabelecida em coleções que tradicionalmente envolvem a catalogação de indivíduos, como é o caso das coleções de mamíferos. Em coleções que tradicionalmente envolvem a catalogação de exemplares em lotes de representantes de uma única espécie, como é o caso das coleções ictiológicas, no entanto, é necessário estabelecer mecanismos que permitam associar as amostras de tecidos aos indivíduos. Isto é necessário porque é muito comum perceber-se, seja através dos resultados moleculares, seja através do reexame morfológico, que os lotes de indivíduos incluem mais de uma espécie. Para evitar os problemas associados à existência de lotes mistos, recomenda-se a adoção de sistemas de catalogação de tecidos baseados na numeração de indivíduos. Estes sistemas são facilmente implantados em coleções de tecidos (e extratos de DNA) que geralmente são mantidas em criotubos individualmente ordenados, porém representam um desafio significativo para o controle dos exemplares testemunho mantidos fisicamente em lotes. No caso do material testemunho, cria-se uma intersecção e certo grau de duplicidade nos sistemas de catalogação. Felizmente estas dificuldades podem ser contornadas através da adoção de sistemas de sinalização, da adoção de planilhas de triagem e custódia, e protocolos bem estruturados de processamento de material. Rotulagem de material testemunho. A rotulagem de indivíduos é tradicionalmente encarada como uma dificuldade para coleções científicas organizadas em lotes. A catalogação de indivíduos no mesmo sistema adotado para lotes de múltiplos indivíduos é possível porém geralmente inviável diante dos custos de manutenção de potes, rótulos e espaço físico separados para cada indivíduo. A solução mais adequada nestes casos é afixar números correspondentes às amostras da coleção tecidos nos indivíduos propriamente ditos. Esta técnica é amplamente difundida em laboratórios de citogenética, onde rótulos de tecido, de plástico ou papel vegetal resistente são afixados aos exemplares dissecados por meio de linha de boa qualidade. Este tipo de rótulo pode ser usado em exemplares de maior porte, porém é difícil de prender a exemplares de pequeno porte e pode causar danos físicos ao exemplar. Para exemplares pequenos é possível isolar os indivíduos e seus rótulos em criotubos ou tubos de centrifugação. Também é possível imprimir rótulos de pequeno tamanho e inseri-los em cavidades dos indivíduos (e.g., fenda opercular em peixes, cavidade oral em outros vertebrados). Esta última opção é vantajosa

5 III SIMPÓSIO SOBRE A BIODIVERSIDADE DA MATA ATLÂNTICA no caso de material preservado em etanol absoluto, pois, neste caso, os exemplares ficam mais rígidos, o que ajuda a impedir que a etiqueta se desloque acidentalmente. Sinalização de material. Convivência de material fixado com diferentes objetivos numa mesma coleção científica exige cuidados especiais para evitar danos aos tecidos causados pelo contato com substâncias que degradam o DNA. Material destinado a estudos de DNA precisa ser mantido em freezers e, sobretudo, livre de contato com contaminantes que possam destruir o material genético. Esta necessidade é conflitante com a necessidade de manipulação dos exemplares para fins de identificação, catalogação, etiquetagem, etc. Frequentemente o material é manipulado por especialistas visitantes e estudantes que podem não ter familiaridade com os métodos de preservação de DNA. Nestas condições é conveniente usar sistemas de sinalização que permitam facilmente distinguir o material fixado para estudos morfológicos do material fixado para estudos de biodiversdiade molecular. Uma experiência bem sucedida foi adotada na Coleção Ictiológica do Museu Nacional através do uso de fitas coloridas amarradas no gargalo dos potes da coleção, de forma similar a sinalização amplamente utilizada em museus para indicar exemplares de tipos primários e secundários que necessitam de cuidados especiais. No caso da Coleção Ictiológica do Museu Nacional utilizam-se fitas amarelas para indicar lotes de exemplares destinados à remoção de tecidos e fitas verdes para indicar material fixado em etanol anidro que do qual já foi removida uma amostra de tecido. Estes exemplares são mantidos desta forma para distingui-los do material fixado em formalina e mantidos em etanol 70% e podem, eventualmente, ser usados para obter tecido adicional em caso de perda das amostras já extraídas. Uma vez que a identificação de espécies geralmente somente pode ser confirmada em laboratório, é comum dispor-se de mais exemplares fixados em etanol anidro do que a quantidade necessária para inclusão imediata na coleção de tecidos. Nestes casos, os potes são sinalizados com fitas roxas e representam amostras potencialmente incorporáveis na coleção de tecidos. A durabilidade do DNA em exemplares mantidos em temperatura ambiente é limitada, porém sua preservação em etanol representa um potencial de uso de pelo menos um ano, ou mesmo muitos anos no caso de uso de técnicas aprimoradas de recuperação de DNA antigo. No caso da Coleção Ictiológica do Museu Nacional os lotes destinados a estudos moleculares e morfológicos são provisoriamente mantidos lado-a-lado com elásticos de borracha, podendo eventualmente ser reunidos num mesmo pote de vidro como forma de economizar espaço físico.

6 38 BUCKUP: COLEÇÕES BIOLÓGICAS E COLEÇÕES DE DNA. Protocolos de triagem e custódia de material. A necessidade de associar amostras de tecidos com o material testemunho exige cuidados especiais, que normalmente não são necessários em coleções dedicadas exclusivamente a estudos de diversidade morfológica. Baseado em nossa experiência na curadoria de grandes coleções científicas, que envolvem múltiplos projetos e interesses, recomendamos a adoção dos seguintes protocolos mínimos. 1. Adoção de um sistema de numeração de eventos de coleta ( números de campo ou field numbers ) que permita identificar de forma inequívoca qualquer evento de coleta de material biológico. Um exemplo de sistema de numeração de campo bem sucedido é método de Codificação de Números de Campo constante na Norma Técnica para Informatização de Coleções Ictiológicas adotada pela Comissão de Informática da Sociedade Brasileira de Ictiologia ( Um sistema deste tipo evita a ocorrência de duplicidade de números usados por diferentes pesquisadores ou por erro de controle em numerações sequenciadas. 2. O uso de fichas de campo padronizadas que devem necessariamente ser preenchidas no momento da coleta. Além dos dados de procedência usuais (localidade, data, nomes dos coletores, georeferenciamento obtido por GPS, etc.) esta ficha deve conter as anotações relativas à identificação das amostras de tecidos dissecados no momento da coleta. Estas fichas devem ser arquivadas nas instituições responsáveis pela curadoria das amostras e, em nenhuma hiótde devem ser tratadas como registros pessoais, sob pena de se perder o vínculo entre as amostras e os dados de campo, e, consequentemente, a validade das sequências identificadoras eventualmente obtidas nos estudos moleculares. 3. O uso de fichas de triagem de material coletado que permitam associar as amostras com códigos identificadores independentes da identificação taxonômica, que frequentemente é subjetiva e sujeita a alterações. Estes códigos identificadores podem ser facilmente gerados através da combinação do código do evento de coleta com um número sequencial correspondente ao morfótipo reconhecido no momento da triagem do material recebido do campo. A principal vantagem deste sistema é a rotulagem de amostras de forma independente da identificação das espécies. Este número permite assegurar a coneção lógica entre amostras de tecidos e material testemunho mesmo nos

7 III SIMPÓSIO SOBRE A BIODIVERSIDADE DA MATA ATLÂNTICA casos em que o material ainda não foi identificado ou nos casos em que a identificação taxonômica é alterada posteriormente por um especialista. Este sistema de numeração de lotes também permite associar as amostras fixadas para estudos morfológicos com as amostras fixadas para estudos moleculares. Um modelo de planilha de triagem é apresentado na Figura 1. Este tipo de planilha também é muito conveniente na medida que facilita e torna mais eficiente a catalogação do material na coleção científica, mantendo organizados os vínculos entre amostras e destas com os dados de campo. Figura 1. Modelo de planilha de triagem de material ictiológico em uso no Museu Nacional. A planilha vincula os diferentes tipos de amostras aos dados de localidade associados a um Número de Campo. Cada lote de exemplares de mesma espécie é identificado pela combinação do número de campo com um número sequencial (SEQ). As quantidades de exemplares destinados a estudos morfológicos e molecualres são registrados nas colunas Formol e Etoh. A existência de alíquotas de tecido obtidas em campo a partir de exemplares destinados a estudos morfológicos é registrada na coluna Tec.. No momento da catalogação do material testemunho, os números de registro na Coleção Ictiológica são anotados na coluna MNRJ. A existência de informações sobre a existência de exemplares inteiros ou de tecidos nas colunas Etoh e Tec. remetem à Planilha de Pré-processamento de Material Genético (Fig. 2). No caso de coleções biológicas em que o material é organizado em lotes de indivíduos, é necessário utilizar uma planilha adicional em que são registrados os dados pertinentes às amostras de tecidos. Este tipo de planilha permite registrar os dados relativos às amostras de tecidos destinadas a estudos moleculares (tipo de tecido preservado, identificação taxonômica, tipo de líquido preservativo, etc.), e deve permitir, sobretudo, o estabelecimento dos vínculos entre os dados da ficha de campo, os dados de catálogo do material testemunho, e a relação entre os códigos de identificação das amostras no campo e no laboratório e os números de registro na coleção de tecidos. Esta planilha também é

8 40 BUCKUP: COLEÇÕES BIOLÓGICAS E COLEÇÕES DE DNA. usada diretamente na catalogação do material na base de dados institucional da coleção de tecidos. A Figura 2 apresenta um exemplo de planilha de preparação de dados de amostras de tecidos em uso no Museu Nacional. Figura 2. Modelo de Planilha de Pré-processamento de Material Genético em uso na Coleção Ictiológica do Museu Nacional. A combinação do Número de Campo com -> combinação do número de campo (anotado no campo superior) com o número do lote (coluna 1) permite vincular as amostras de tecido ao lote que contém o exemplar testemunho. As colunas 7 e 8 são usadas para registras os números de catálogo, respectivamente, da Coleção de Tecidos de Peixes e da Coleção Ictiológica. Informatização de dados. No final do Século 20 o uso de bases de dados eletrônicos para o armazenamento das informações sobre o material registrado em coleções biológicas tornou-se amplamente difundido, existindo atualmente muitos sistemas de gerenciamento de dados de coleções. A integração de coleções tradicionais com coleções de tecidos e a geração de sequências identificadoras, no entanto, representa desafios adicionais que nem sempre são adequadamente atendidos através dos sistemas tradicionais de curadoria de coleções. A triagem, organização processamento do material destinado a estudos moleculares pode se desenvolver em ritmos e formas diferentes daqueles adotados para o processamento tradicional. Além disto, o registro e catalogação de diferentes tipos de materiais pode envolver coleções e software distintos, especialmente nos casos em o registro do material para estudo morfológico é realizado em lotes, o que é incompatível com tratamento das amostras para estudo molecular que são tratadas de forma individualizada. Por fim, a disponibilização dos resultados nas bases de dados internacionais como GeneBank e o BoldSystems, exige o registro e controle de

9 III SIMPÓSIO SOBRE A BIODIVERSIDADE DA MATA ATLÂNTICA informações inerentes ao processamento laboratorial das amostras, tais como as informações sobre os primers utilizados e segmentos de gene amplificados. Estas informações são produzidas nos laboratórios moleculares independentemente da curadoria das coleções tradicionais. Atualmente, a disseminação de múltiplos marcadores genéticos em estudos de biodiversidade torna cada vez mais frequente a manutenção de coleções de extratos de DNA genômicos que são repetidamente utilizados. Em alguns caso é necessário identificar separadamente o produto de diferentes procedimentos de extração de DNA genômico. Assim pode ser conveniente o estabelecimento de uma coleção de extratos com um sistema de numeração próprio do laboratório, independente dos sistemas de curadoria das coleções de origem dos tecidos. A integração de todas estas etapas pode ser demasiadamente complexa para ser feita através de uma base de dados centralizada, e envolve questões de segurança de dados que requerem acesso diferenciado entre diferentes usuários das coleções. A possibilidade de estabelecimento de redes colaborativas através de redes locais de computadores ou mesmo da Internet (através de métodos de computação em nuvem) permite particionar o acesso às bases de dados entre as diferentes etapas da cadeia de custódia de amostras (Figura 3). Assim as bases de dados de catalogação de material testemunho e de amostras de tecidos podem ser mantidas por técnicos e administradores de coleção. As planilhas de controle de processamento de tecidos podem ser mantidas de forma independente na nuvem computacional pelos técnicos responsáveis pela dissecção de tecidos e organização física das amostras, sem necessidade acesso às bases de dados mais críticas. Da mesma forma, os dados relativos aos extratos de DNA podem ser mantidos de forma independente pelos técnicos do laboratório molecular, os dados sobre as reações de amplificação de PCR e sequenciamento dos produtos destas reações podem ser administrados pelo pessoal envolvido na produção das sequências identificadoras propriamente ditas. Por sua vez, a integração de diferentes conjuntos de dados pode ser feita através de sistemas de base de dados relacionais, os quais permitem vincular diferentes tabelas (no sentido computacional do termo) de forma proporcionar uma visão integrada das informações de todos os processos que interligam a coleta do material biológico à efetiva produção, publicação e uso das sequências identificadoras DNA.

10 42 BUCKUP: COLEÇÕES BIOLÓGICAS E COLEÇÕES DE DNA. Figura 3. Diagrama esquemático ilustrando a integração de diferentes coleções científicas, processos e bases de dados envolvendo a geração de sequências identificadoras de DNA (DNA barcodes) de vertebrados no Museu Nacional. A integração dos dados dos diferentes tipos de amostras e processos naturalmente somente é possível quando são adotados sistemas de registro de informação e protocolos de custódia que assegurem o uso de números de registros padronizados em todas as etapas da geração das sequências identificadoras. Conclusão A utilização de sequências identificadoras de DNA tem se mostrado uma eficiente ferramenta em estudos sobre biodiversidade. Destacam-se como exemplos bem sucedidos os estudos de ictiofaunas de bacias inteiras (Pereira et al., 2011; Carvalho et al., 2011). A eficiência do uso de DNA barcode na identificação de espécies de peixes pode chegar a 99,2%, mesmo em áreas megadiversas com a Região Neotropical (Pereira et al., 2013). A validade do uso das sequências identificadoras, no entanto, é fundamentalmente dependente da sua correta associação com os exemplares testemunhos utilizados para sua geração. O depósito do material testemunho em coleções científicas e a adoção de novos métodos de curadoria visando assegurar a perenidade e disponibilidade da associação entre as amostras, as bases de dados de coleções científicas e as sequências moleculares impõem-se com novas demandas a serem enfrentadas pelos curadores de coleções

11 III SIMPÓSIO SOBRE A BIODIVERSIDADE DA MATA ATLÂNTICA biológicas. Os aspectos de organização física e informacional discutidos acima devem ser considerados no atendimento destas novas demandas. Agradecimentos As atividades de pesquisa do autor são apoiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq (proc /2013-6, /2010-5, /2010-0, /2012-2) e Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ (Proc /2012). O autor agradece a hospitalidade da Associação de Amigos do Museu de Biologia Mello Leitão SAMBIO, e de Luisa M. Sarmento Soares e Ronaldo F. Martins-Pinheiro em Santa Teresa. Marcelo Weksler, Daniel F. Almeida e William Bryann Jennings contribuíram significativamente para a organização do Laboratório de Pesquisa em Biodiversidade Molecular do Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, cujo funcionamento serviu de base para as ideias aqui apresentadas. Literatura citada Avise, J. C Molecular Markers, Natural History, and Evolution. 2. ed. Sinauer Associates, Massachusetts. 684p. Becker, S.; Hanner, R.; Steinke, D Five years of FISH-BOL: Brief status report. Mitochondrial DNA 22(S1): 3-9. Carvalho, D.C.; Oliveira, D.A.; Pompeu, P.S.; Leal, C.G.; Oliveira, C.; Hanner, R Deep barcode divergence in Brazilian freshwater fishes: the case of the São Francisco River basin. Mitochondrial DNA 22(S1): Fouquet, A. ; Gilles, A.; Vences, M. ; Marty, C. ; Blanc, M. ; Gemmell, N.J Underestimation of Species Richness in Neotropical Frogs Revealed by mtdna Analyses PLoS One 2:e1109. Hebert, P.D.N.; Cywinska, A.; Ball, S.L.; DeWaard, J.R Biological identifications through DNA barcodes. Proceedings of the Royal Society of London Series B- Biological Sciences 270: Ivanova, N. V.; Zemlak, T.S.; Hanner, R.H.; Hebert, P.D.N Universal primer cocktails for fish DNA barcoding. Mol. Ecol. Notes 7:

12 44 BUCKUP: COLEÇÕES BIOLÓGICAS E COLEÇÕES DE DNA. James, H Why are there so many new amphibian species when amphibians are declining? Trends in Ecology and Evolution 14: 7 8. Köhler, J., D.R. Vieites, R.M. Bonett, F.H. García & F. Glaw New amphibians and global conservation: A boost in species discoveries in a highly endangered vertebrate group. BioScience 55: Meyer, D Análise filogenética de seqüências de ADN. p In: D. S. Amorim. Elementos básicos de sistemática filogenética. 2. Ed. Holos Editora e Sociedade Brasileira de Entomologia, Ribeirão Preto. Page, T. J.; Choy, S.C.; Hughes, J.M The taxonomic feedback loop: symbiosis of morphology and molecules. Biological Letters. 2005: Pereira, L.H.G.; Maia, G.A.M.G. ; Hanner, R.; Foresti, F.; Oliveira, C DNA barcodes discriminate freshwater fishes from the Paraíba do Sul River Basin, São Paulo, Brazil. Mitochondrial DNA 22(S1): Pereira, L.H.; Hanner, R.; Foresti, F.; Oliveira, C Can DNA barcoding accurately discriminate megadiverse Neotropical freshwater fish fauna? BMC Genet. 14:20. Vieites, D.R.; Wollenberg, K.C.; Andreone, F.; Kohler, J.; Glaw, F.; Vences, M Vast underestimation of Madagascar's biodiversity evidenced by an integrative amphibian inventory. Proc. Nat. Acad. Science 106: Wilson, E.O Taxonomy as a fundamental discipline. Philos. Trans. Royal Soc. 359: 739.

DNA barcoding é um método que utiliza um trecho do DNA de cerca de 650 nucleotídeos como marcador para caracterizar espécies. Trata-se de uma sequência extremamente curta em relação à totalidade do genoma,

Leia mais

O Código de Barras da Vida baseado no DNA Barcoding of Life : Considerações e Perspectivas

O Código de Barras da Vida baseado no DNA Barcoding of Life : Considerações e Perspectivas Centro de Gestão e Estudos Estratégicos Ciência, Tecnologia e Inovação O Código de Barras da Vida baseado no DNA Barcoding of Life : Considerações e Perspectivas Ana Maria Lima de Azeredo 2 O Código de

Leia mais

Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso

Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso Considerando que a informação arquivística, produzida, recebida, utilizada e conservada em sistemas informatizados,

Leia mais

FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO. PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO <NOME DO TRABALHO> <Nome do Aluno> <Nome do Orientador>

FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO. PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO <NOME DO TRABALHO> <Nome do Aluno> <Nome do Orientador> FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a ser desenvolvido

Leia mais

Extensão do Sistema de Metadados para Recursos Naturais

Extensão do Sistema de Metadados para Recursos Naturais Extensão do Sistema de Metadados para Recursos Naturais Andreia Fernandes da Silva (IBGE/DI/COBAD) Celso José Monteiro Filho (IBGE/DGC/CREN) Hesley da Silva Py (IBGE/DI/COBAD) Resumo Tendo em vista a grande

Leia mais

Microsoft Access XP Módulo Um

Microsoft Access XP Módulo Um Microsoft Access XP Módulo Um Neste primeiro módulo de aula do curso completo de Access XP vamos nos dedicar ao estudo de alguns termos relacionados com banco de dados e as principais novidades do novo

Leia mais

Conceitos de Banco de Dados

Conceitos de Banco de Dados Conceitos de Banco de Dados Autor: Luiz Antonio Junior 1 INTRODUÇÃO Objetivos Introduzir conceitos básicos de Modelo de dados Introduzir conceitos básicos de Banco de dados Capacitar o aluno a construir

Leia mais

PROIMRAD X.01: NOVO CÓDIGO PARA GERENCIAMENTO DE REJEITOS RADIOATIVOS

PROIMRAD X.01: NOVO CÓDIGO PARA GERENCIAMENTO DE REJEITOS RADIOATIVOS PROIMRAD X.01: NOVO CÓDIGO PARA GERENCIAMENTO DE REJEITOS RADIOATIVOS Alexandre França Velo 1*, Joel Mesa Hormaza 1, Gilberto Ribeiro Furlan 2, Walter Siqueira Paes 2 1* Departamento de Física e Biofísica

Leia mais

1) MANUAL DO INTEGRADOR Este documento, destinado aos instaladores do sistema, com informações de configuração.

1) MANUAL DO INTEGRADOR Este documento, destinado aos instaladores do sistema, com informações de configuração. O software de tarifação é uma solução destinada a rateio de custos de insumos em sistemas prediais, tais como shopping centers. O manual do sistema é dividido em dois volumes: 1) MANUAL DO INTEGRADOR Este

Leia mais

Wilson Moraes Góes. Novatec

Wilson Moraes Góes. Novatec Wilson Moraes Góes Novatec Copyright 2014 Novatec Editora Ltda. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. É proibida a reprodução desta obra, mesmo parcial, por qualquer processo,

Leia mais

Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web

Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web Resumo. Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web Autor: Danilo Humberto Dias Santos Orientador: Walteno Martins Parreira Júnior Bacharelado em Engenharia da Computação

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1 MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento Toledo PR Página 1 INDICE 1. O QUE É O SORE...3 2. COMO ACESSAR O SORE... 4 2.1. Obtendo um Usuário e Senha... 4 2.2. Acessando o SORE pelo

Leia mais

Engenharia de Software III

Engenharia de Software III Engenharia de Software III Casos de uso http://dl.dropbox.com/u/3025380/es3/aula6.pdf (flavio.ceci@unisul.br) 09/09/2010 O que são casos de uso? Um caso de uso procura documentar as ações necessárias,

Leia mais

Pag: 1/20. SGI Manual. Controle de Padrões

Pag: 1/20. SGI Manual. Controle de Padrões Pag: 1/20 SGI Manual Controle de Padrões Pag: 2/20 Sumário 1 Introdução...3 2 Cadastros Básicos...5 2.1 Grandezas...5 2.2 Instrumentos (Classificação de Padrões)...6 3 Padrões...9 3.1 Padrão Interno...9

Leia mais

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

)HUUDPHQWDV &RPSXWDFLRQDLV SDUD 6LPXODomR

)HUUDPHQWDV &RPSXWDFLRQDLV SDUD 6LPXODomR 6LPXODomR GH6LVWHPDV )HUUDPHQWDV &RPSXWDFLRQDLV SDUD 6LPXODomR #5,6. Simulador voltado para análise de risco financeiro 3RQWRV IRUWHV Fácil de usar. Funciona integrado a ferramentas já bastante conhecidas,

Leia mais

UNIDADE 4. Introdução à Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas

UNIDADE 4. Introdução à Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas UNIDADE 4. Introdução à Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas 4.1 Motivação Sistemas de Informação são usados em diversos níveis dentro de uma organização, apoiando a tomada de decisão; Precisam estar

Leia mais

STATGEN Plataforma web para análise de dados genéticos.

STATGEN Plataforma web para análise de dados genéticos. STATGEN Plataforma web para análise de dados genéticos. Diogo Gonçalves Neder 1 1 Introdução O melhoramento de plantas visa principalmente identificar combinações genotípicas com performance superior quando

Leia mais

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração Durante o processo de desenvolvimento de um software, é produzida uma grande quantidade de itens de informação que podem ser alterados durante o processo Para que

Leia mais

Critérios para certificação de Sites SciELO: critérios, política e procedimentos para a classificação e certificação dos sites da Rede SciELO

Critérios para certificação de Sites SciELO: critérios, política e procedimentos para a classificação e certificação dos sites da Rede SciELO Critérios para certificação de Sites SciELO: critérios, política e procedimentos para a classificação e certificação dos sites da Rede SciELO Versão Março 2008 1 Introdução Este documento tem por objetivo

Leia mais

Manual de digitação de contas Portal AFPERGS

Manual de digitação de contas Portal AFPERGS Manual de digitação de contas Portal AFPERGS 1 Sumário Acesso à função digitação de contas... 3 O que é a Função digitação de contas (DC)... 4 Como proceder na função digitação de conta médica (DC)...

Leia mais

Certificado Digital. Manual do Usuário

Certificado Digital. Manual do Usuário Certificado Digital Manual do Usuário Índice Importante... 03 O que é um Certificado Digital?... 04 Instalação do Certificado... 05 Revogação do Certificado... 07 Senhas do Certificado... 08 Renovação

Leia mais

EMPRESA DE SANEAMENTO DE MATO GROSSO DO SUL S.A. SUMÁRIO. Acessar o sistema MICROSIGA... 3. Elaborar Solicitação de Compra... 5

EMPRESA DE SANEAMENTO DE MATO GROSSO DO SUL S.A. SUMÁRIO. Acessar o sistema MICROSIGA... 3. Elaborar Solicitação de Compra... 5 Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul S.A. SANESUL MANUAL OPERACIONAL COMPRAS Gerência de Suprimentos SUP/GESU SUMÁRIO Acessar o sistema MICROSIGA... 3 Elaborar Solicitação de Compra... 5 Gerar Relatório

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados 1. Introdução O governo é um dos maiores detentores de recursos da informação. Consequentemente, tem sido o responsável por assegurar que tais recursos estejam agregando valor para os cidadãos, as empresas,

Leia mais

Figura 1 - Arquitetura multi-camadas do SIE

Figura 1 - Arquitetura multi-camadas do SIE Um estudo sobre os aspectos de desenvolvimento e distribuição do SIE Fernando Pires Barbosa¹, Equipe Técnica do SIE¹ ¹Centro de Processamento de Dados, Universidade Federal de Santa Maria fernando.barbosa@cpd.ufsm.br

Leia mais

Balanço Energético Nacional 2012. Manual do Sistema de Coleta de Dados para o BEN 2012

Balanço Energético Nacional 2012. Manual do Sistema de Coleta de Dados para o BEN 2012 Balanço Energético Nacional 2012 Manual do Sistema de Coleta de Dados para o BEN 2012 Fevereiro de 2012 Apresentação O Balanço Energético Nacional BEN é o documento tradicional do setor energético brasileiro,

Leia mais

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004 Sistemas de Gestão O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 Material especialmente preparado para os Associados ao QSP. QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004

Leia mais

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação?

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação? O que é a norma ISO? Em linhas gerais, a norma ISO é o conjunto de cinco normas internacionais que traz para a empresa orientação no desenvolvimento e implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Leia mais

Este documento tem o objetivo de esclarecer alguns procedimentos e definir parâmetros para facilitar o processo.

Este documento tem o objetivo de esclarecer alguns procedimentos e definir parâmetros para facilitar o processo. Prezado Curador, Em dezembro de 2010 o INCT-HVFF (INCT-Herbário Virtual da Flora e dos Fungos) teve um projeto aprovado junto ao CNPq, no âmbito do programa Reflora, cujo objetivo é aumentar a base informacional

Leia mais

Mesa Redonda Novas agendas de atuação e os perfis profissionais em bibliotecas universitárias

Mesa Redonda Novas agendas de atuação e os perfis profissionais em bibliotecas universitárias Mesa Redonda Novas agendas de atuação e os perfis profissionais em bibliotecas universitárias Profa. Dra. Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares Coordenadora-Geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos

Leia mais

Termo de Uso A AGENDA SUSTENTABILIDADE única e exclusiva proprietária do domínio www.agenda SUSTENTABILIDADE.com.br, doravante denominado AGENDA SUSTENTABILIDADE, estabelece o presente TERMO DE USO para

Leia mais

GERENCIAMENTO DE MODIFICAÇÕES

GERENCIAMENTO DE MODIFICAÇÕES GERENCIAMENTO DE MODIFICAÇÕES 1. OBJETIVO O Gerenciamento de Modificações consiste em prover um procedimento ordenado e sistemático de análise dos possíveis riscos introduzidos por modificações, de identificação

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MANUAL

Leia mais

SISTEMA INFORMATIZADO PARA GERENCIAMENTO DA PRODUÇÃO E QUALIDADE DA MADEIRA EM SERRARIAS

SISTEMA INFORMATIZADO PARA GERENCIAMENTO DA PRODUÇÃO E QUALIDADE DA MADEIRA EM SERRARIAS RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO FINAL (Observação: as informações prestadas neste relatório poderão, no todo ou em parte, ser publicadas pela FAPESC.) Chamada Pública Universal 03/2006 1.1. N do Contrato:

Leia mais

PLANEJAMENTO DA MANUFATURA

PLANEJAMENTO DA MANUFATURA 58 FUNDIÇÃO e SERVIÇOS NOV. 2012 PLANEJAMENTO DA MANUFATURA Otimizando o planejamento de fundidos em uma linha de montagem de motores (II) O texto dá continuidade à análise do uso da simulação na otimização

Leia mais

Prof. Marcelo Machado Cunha www.marcelomachado.com mcelobr@yahoo.com.br

Prof. Marcelo Machado Cunha www.marcelomachado.com mcelobr@yahoo.com.br Prof. Marcelo Machado Cunha www.marcelomachado.com mcelobr@yahoo.com.br Ementa Introdução a Banco de Dados (Conceito, propriedades), Arquivos de dados x Bancos de dados, Profissionais de Banco de dados,

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO A COMUNICAÇÃO NA INTERNET PROTOCOLO TCP/IP Para tentar facilitar o entendimento de como se dá a comunicação na Internet, vamos começar contando uma história para fazer uma analogia. Era uma vez, um estrangeiro

Leia mais

Universidade Paulista

Universidade Paulista Universidade Paulista Ciência da Computação Sistemas de Informação Gestão da Qualidade Principais pontos da NBR ISO/IEC 12207 - Tecnologia da Informação Processos de ciclo de vida de software Sergio Petersen

Leia mais

04/08/2012 MODELAGEM DE DADOS. PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS. Aula 2. Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc.

04/08/2012 MODELAGEM DE DADOS. PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS. Aula 2. Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc. MODELAGEM DE DADOS PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS Aula 2 Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc. @ribeirord 1 Objetivos: Revisão sobre Banco de Dados e SGBDs Aprender as principais

Leia mais

MANUAL DE DEFINIÇÕES VERSÃO 3.4 DE PADRÕES E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA UTILIZAÇÃO DO PROTOCOLO DE TRANSAÇÕES UNIMED E CARTÃO MAGNÉTICO

MANUAL DE DEFINIÇÕES VERSÃO 3.4 DE PADRÕES E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA UTILIZAÇÃO DO PROTOCOLO DE TRANSAÇÕES UNIMED E CARTÃO MAGNÉTICO Sistema UNIMED MANUAL DE DEFINIÇÕES VERSÃO 3.4 DE PADRÕES E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA UTILIZAÇÃO DO PROTOCOLO DE TRANSAÇÕES UNIMED E CARTÃO MAGNÉTICO Manual de Definições de Padrões e Especificações

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação QP Informe Reservado Nº 70 Maio/2007 Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação Tradução para o português especialmente preparada para os Associados ao QP. Este guindance paper

Leia mais

Consolidar os bancos de tumores existentes e apoiar o desenvolvimento de outros bancos de tumores em rede;

Consolidar os bancos de tumores existentes e apoiar o desenvolvimento de outros bancos de tumores em rede; Rede Nacional de Bancos de Tumores O Programa Nacional das Doenças Oncológicas da Direção Geral da Saúde tem como uma das suas prioridades a criação duma Rede Nacional de Bancos de Tumores (RNBT). Um banco

Leia mais

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. Reserva Extrativista Chico Mendes

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. Reserva Extrativista Chico Mendes MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE Reserva Extrativista Chico Mendes Termo de Referência 2013.0729.00042-4 1 - Identificação Contratação de Serviço Pessoa

Leia mais

O propósito deste trabalho foi o de apresentar os programas de. catalogação cooperativa, centralizada e catalogação-na-publicação, os quais,

O propósito deste trabalho foi o de apresentar os programas de. catalogação cooperativa, centralizada e catalogação-na-publicação, os quais, 138 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS O propósito deste trabalho foi o de apresentar os programas de catalogação cooperativa, centralizada e catalogação-na-publicação, os quais, são sistemas de alimentação de catálogos

Leia mais

ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1

ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1 ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1 É na Operação de Serviço que se coordena e realiza as atividades e processos necessários para fornecer e gerenciar serviços em níveis acordados com o usuário e clientes

Leia mais

Governança Corporativa. A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial.

Governança Corporativa. A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial. Governança Corporativa A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial. A virtualização dos negócios tem impactado diretamente a condição de fazer negócio, conferindo

Leia mais

Vice-Presidência de Engenharia e Meio Ambiente Instrução de trabalho de Meio Ambiente

Vice-Presidência de Engenharia e Meio Ambiente Instrução de trabalho de Meio Ambiente Histórico de Alterações Nº de Revisão Data de Revisão Alteração Efetuada 1-Foi alterado o texto do item 2, onde foram suprimidas as referências anteriores e referenciada a PGR-4.3.2 e ao IPHAN. 2-No item

Leia mais

O consumidor deve estar atento às informações do rótulo?

O consumidor deve estar atento às informações do rótulo? Os consumidores têm o direito de conhecer as características e a composição nutricional dos alimentos que adquirem. A legislação nacional estabelece algumas normas para registro dessas informações na rotulagem

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE SEGUROS UNIMED

POLÍTICA DE PRIVACIDADE SEGUROS UNIMED POLÍTICA DE PRIVACIDADE SEGUROS UNIMED Este documento, denominado Política de Privacidade, tem por finalidade estabelecer as regras sobre a obtenção, uso e armazenamento dos dados e informações coletados

Leia mais

Instalações Máquinas Equipamentos Pessoal de produção

Instalações Máquinas Equipamentos Pessoal de produção Fascículo 6 Arranjo físico e fluxo O arranjo físico (em inglês layout) de uma operação produtiva preocupa-se com o posicionamento dos recursos de transformação. Isto é, definir onde colocar: Instalações

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS MPR/SIA-014-R01 DIMENSIONAMENTO DE RECUROS HUMANOS NA SIA

MANUAL DE PROCEDIMENTOS MPR/SIA-014-R01 DIMENSIONAMENTO DE RECUROS HUMANOS NA SIA MANUAL DE PROCEDIMENTOS MPR/SIA-014-R01 DIMENSIONAMENTO DE RECUROS HUMANOS NA SIA 10/2015 PÁGINA INTENCIONALMENTE EM BRANCO 2 09 de outubro de 2015. Aprovado, Leandro Costa Pereira Crispim de Sousa Fabio

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE INTERFACE WEB MULTIUSUÁRIO PARA SISTEMA DE GERAÇÃO AUTOMÁTICA DE QUADROS DE HORÁRIOS ESCOLARES. Trabalho de Graduação

DESENVOLVIMENTO DE INTERFACE WEB MULTIUSUÁRIO PARA SISTEMA DE GERAÇÃO AUTOMÁTICA DE QUADROS DE HORÁRIOS ESCOLARES. Trabalho de Graduação DESENVOLVIMENTO DE INTERFACE WEB MULTIUSUÁRIO PARA SISTEMA DE GERAÇÃO AUTOMÁTICA DE QUADROS DE HORÁRIOS ESCOLARES Trabalho de Graduação Orientando: Vinicius Stein Dani vsdani@inf.ufsm.br Orientadora: Giliane

Leia mais

Banco de Dados Aula 1 Introdução a Banco de Dados Introdução Sistema Gerenciador de Banco de Dados

Banco de Dados Aula 1 Introdução a Banco de Dados Introdução Sistema Gerenciador de Banco de Dados Banco de Dados Aula 1 Introdução a Banco de Dados Introdução Um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) é constituído por um conjunto de dados associados a um conjunto de programas para acesso a esses

Leia mais

UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA

UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA GERENCIAMENTO DE REDES Segurança Lógica e Física de Redes 2 Semestre de 2012 SEGURANÇA FÍSICA Introdução Recomendações para o controle do acesso físico Política de segurança

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

Cooperação científica e técnica e o mecanismo de intermediação de informações

Cooperação científica e técnica e o mecanismo de intermediação de informações Página 144 VIII/11. Cooperação científica e técnica e o mecanismo de intermediação de informações A Conferência das Partes, Informando-se sobre o relatório do Secretário Executivo sobre as atividades do

Leia mais

Iniciantes Home Broker

Iniciantes Home Broker Iniciantes Home Broker Para permitir que cada vez mais pessoas possam participar do mercado acionário e, ao mesmo tempo, tornar ainda mais ágil e simples a atividade de compra e venda de ações, foi criado

Leia mais

Normalização do sistema de bloqueio conforme a NR 10

Normalização do sistema de bloqueio conforme a NR 10 Normalização do sistema de bloqueio conforme a NR 10 Robson Guilherme Ferreira (II) Jackson Duarte Coelho (III) Julio César Agrícola Costa da Silveira (I) Resumo O trabalho a ser apresentado tem como objetivo

Leia mais

III CONCURSO FOTOGRÁFICO DO IV SIMPÓSIO SOBRE A BIODIVERSIDADE DA MATA ATLÂNTICA: INMA Desafios e perspectivas para a Conservação da Mata Atlântica

III CONCURSO FOTOGRÁFICO DO IV SIMPÓSIO SOBRE A BIODIVERSIDADE DA MATA ATLÂNTICA: INMA Desafios e perspectivas para a Conservação da Mata Atlântica III CONCURSO FOTOGRÁFICO DO IV SIMPÓSIO SOBRE A BIODIVERSIDADE DA MATA ATLÂNTICA: INMA Desafios e perspectivas para a Conservação da Mata Atlântica Como participar 1. O III Concurso Fotográfico do IV SIMBIOMA

Leia mais

Especificação do 3º Trabalho

Especificação do 3º Trabalho Especificação do 3º Trabalho I. Introdução O objetivo deste trabalho é abordar a prática da programação orientada a objetos usando a linguagem Java envolvendo os conceitos de classe, objeto, associação,

Leia mais

Ambiente de Pagamentos

Ambiente de Pagamentos GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA COORDENADORIA DA ADMINISTRAÇÃOTRIBUTÁRIA DIRETORIA DE INFORMAÇÕES Ambiente de Pagamentos Manual do Contribuinte Versão 26/09/2011 Índice Analítico 1.

Leia mais

Conceitos ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Comunicação; Formas de escritas; Processo de contagem primitivo;

Conceitos ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Comunicação; Formas de escritas; Processo de contagem primitivo; Conceitos Comunicação; Formas de escritas; Bacharel Rosélio Marcos Santana Processo de contagem primitivo; roseliomarcos@yahoo.com.br Inicio do primitivo processamento de dados do homem. ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE NA LINGUAGEM R PARA CÁLCULO DE TAMANHOS DE AMOSTRAS NA ÁREA DE SAÚDE

DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE NA LINGUAGEM R PARA CÁLCULO DE TAMANHOS DE AMOSTRAS NA ÁREA DE SAÚDE DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE NA LINGUAGEM R PARA CÁLCULO DE TAMANHOS DE AMOSTRAS NA ÁREA DE SAÚDE Mariane Alves Gomes da Silva Eliana Zandonade 1. INTRODUÇÃO Um aspecto fundamental de um levantamento

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA O PREENCHIMENTO DO SISTEMA DE CÁLCULO NA WEB

ORIENTAÇÃO PARA O PREENCHIMENTO DO SISTEMA DE CÁLCULO NA WEB ORIENTAÇÃO PARA O PREENCHIMENTO DO SISTEMA DE CÁLCULO NA WEB 1. O sistema é online, ou seja, não necessita de programas de planilha eletrônica para funcionar. O usuário acessa o programa, digita os dados

Leia mais

Exemplos de políticas de compra responsável para produtos florestais. Exemplo 1

Exemplos de políticas de compra responsável para produtos florestais. Exemplo 1 Exemplos de políticas de compra responsável para produtos florestais Exemplo 1 Política de compra responsável produtos florestais Esta organização tem compromisso com a compra responsável de produtos florestais.

Leia mais

ISO 9001:2008. Alterações e Adições da nova versão

ISO 9001:2008. Alterações e Adições da nova versão ISO 9001:2008 Alterações e Adições da nova versão Notas sobe esta apresentação Esta apresentação contém as principais alterações e adições promovidas pela edição 2008 da norma de sistema de gestão mais

Leia mais

2 Diagrama de Caso de Uso

2 Diagrama de Caso de Uso Unified Modeling Language (UML) Universidade Federal do Maranhão UFMA Pós Graduação de Engenharia de Eletricidade Grupo de Computação Assunto: Diagrama de Caso de Uso (Use Case) Autoria:Aristófanes Corrêa

Leia mais

Módulo 4: Gerenciamento de Dados

Módulo 4: Gerenciamento de Dados Módulo 4: Gerenciamento de Dados 1 1. CONCEITOS Os dados são um recurso organizacional decisivo que precisa ser administrado como outros importantes ativos das empresas. A maioria das organizações não

Leia mais

AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE

AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE 4.1 - Tabela de Temporalidade Como é cediço todos os arquivos possuem um ciclo vital, composto pelas fases corrente, intermediária e permanente. Mas como saber quando

Leia mais

O manipulador de alimentos tem que conferir todas as informações do rótulo?

O manipulador de alimentos tem que conferir todas as informações do rótulo? Os consumidores têm o direito de conhecer as características e a composição nutricional dos alimentos que adquirem. A legislação nacional estabelece algumas normas para registro dessas informações na rotulagem

Leia mais

SISTEMA DE SERVIÇOS DE INFRA-ESTRUTURA DA UFRGS

SISTEMA DE SERVIÇOS DE INFRA-ESTRUTURA DA UFRGS SISTEMA DE SERVIÇOS DE INFRA-ESTRUTURA DA UFRGS Instituição: UFRGS Autores: Ricardo Vieira, José Luis Machado e Álvaro Juscelino Lanner Área: Sistema de Informações Introdução. O trabalho aqui proposto

Leia mais

Módulo de Usuário 04 Orientações para o Uso 05 Acessando as Salas 06 Dentro do Ambiente das Salas 08 (1) Outros Usuários 09 (2) Seus Dados 09 (3)

Módulo de Usuário 04 Orientações para o Uso 05 Acessando as Salas 06 Dentro do Ambiente das Salas 08 (1) Outros Usuários 09 (2) Seus Dados 09 (3) O recurso das Salas Virtuais é parte da estratégia adotada pelo Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental para estimular e fortalecer a participação de grupos, coletivos e colegiados no processo

Leia mais

desenvolvimento de SI

desenvolvimento de SI Desenvolvimento Sistemas Informação (O Brian, 2004; Ed. Saraiva) Prof. José Alexandre C. Alves (MSc) Entenr o Problema ou Oportunida Empresarial Desenvolver uma Solução do Sistema Informação Implantar

Leia mais

Editor de Questões E24H

Editor de Questões E24H Editor de Questões E24H Conteúdo: Apresentação O que é o Editor de Questões Objetivos Potencialidades Vantagens adicionais Visualização no site (Quem acessa o Editor de Questões) (não Para quem o Editor

Leia mais

GUIA DE CURSO. Tecnologia em Sistemas de Informação. Tecnologia em Desenvolvimento Web. Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

GUIA DE CURSO. Tecnologia em Sistemas de Informação. Tecnologia em Desenvolvimento Web. Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas PIM PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO COM O MERCADO GUIA DE CURSO Tecnologia em Sistemas de Informação Tecnologia em Desenvolvimento Web Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Tecnologia em Sistemas

Leia mais

APLICATIVO MOBILE CATÁLOGO DE PÁSSAROS - PLATAFORMA ANDROID/MYSQL/WEBSERVICE

APLICATIVO MOBILE CATÁLOGO DE PÁSSAROS - PLATAFORMA ANDROID/MYSQL/WEBSERVICE APLICATIVO MOBILE CATÁLOGO DE PÁSSAROS - PLATAFORMA ANDROID/MYSQL/WEBSERVICE MARCOS LEÃO 1, DAVID PRATA 2 1 Aluno do Curso de Ciência da Computação; Campus de Palmas; e-mail: leão@uft.edu.br PIBIC/UFT

Leia mais

ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET

ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET AULA 02 ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET JAMES A. O BRIEN CAPÍTULO 01 continuação Páginas 03 à 25 1 COMPONENTES DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO Especialistas

Leia mais

Desenvolvimento de software potencializa gestão de processos e gera economia estimada em R$ 80 milhões para Embasa

Desenvolvimento de software potencializa gestão de processos e gera economia estimada em R$ 80 milhões para Embasa Desenvolvimento de software potencializa gestão de processos e gera economia estimada em R$ 80 milhões para Embasa Perfil A Embasa é uma sociedade de economia mista de capital autorizado, pessoa jurídica

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DO CAP FIADOR I INFORMAÇÕES INICIAIS. SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: Brasilcap Capitalização S.A. CNPJ: 15.138.043/0001-05 II GLOSSÁRIO

CONDIÇÕES GERAIS DO CAP FIADOR I INFORMAÇÕES INICIAIS. SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: Brasilcap Capitalização S.A. CNPJ: 15.138.043/0001-05 II GLOSSÁRIO CONDIÇÕES GERAIS DO CAP FIADOR I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: Brasilcap Capitalização S.A. CNPJ: 15.138.043/0001-05 CAP FIADOR MODALIDADE: Tradicional PROCESSO SUSEP Nº: 15414.005233/2011-75

Leia mais

DATA WAREHOUSE. Introdução

DATA WAREHOUSE. Introdução DATA WAREHOUSE Introdução O grande crescimento do ambiente de negócios, médias e grandes empresas armazenam também um alto volume de informações, onde que juntamente com a tecnologia da informação, a correta

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão (POP) Núcleo de Segurança do Paciente - COSEP - NUVISAH Título: Práticas seguras de distribuição de medicamentos.

Procedimento Operacional Padrão (POP) Núcleo de Segurança do Paciente - COSEP - NUVISAH Título: Práticas seguras de distribuição de medicamentos. Procedimento Operacional Padrão (POP) Núcleo de Segurança do Paciente - COSEP - NUVISAH Título: Práticas seguras de distribuição de medicamentos. POP nº 06 - NUVISAH/HU Versão: 01 Próxima revisão: 30/07/2016

Leia mais

TRANSIÇÃO DAS CERTIFICAÇÕES DOS SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL, PARA AS VERSÕES 2015 DAS NORMAS.

TRANSIÇÃO DAS CERTIFICAÇÕES DOS SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL, PARA AS VERSÕES 2015 DAS NORMAS. TRANSIÇÃO DAS CERTIFICAÇÕES DOS SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL, PARA AS VERSÕES 2015 DAS NORMAS. As novas versões das normas ABNT NBR ISO 9001 e ABNT NBR ISO 14001 foram

Leia mais

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS POLÍTICA DE INVESTIMENTOS Segurança nos investimentos Gestão dos recursos financeiros Equilíbrio dos planos a escolha ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 A POLÍTICA DE INVESTIMENTOS...4 SEGMENTOS DE APLICAÇÃO...7 CONTROLE

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais