2. Atuar nas diversas modalidades da atividade fotográfica. 3. Estabelecer pautas e temas para a produção de ensaios/ projetos.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2. Atuar nas diversas modalidades da atividade fotográfica. 3. Estabelecer pautas e temas para a produção de ensaios/ projetos."

Transcrição

1 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Prática Fotográfica III Módulo: 3ª Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas 1. Identificar as fases de elaboração do projeto fotográfico 1. Elaborar projetos para a produção para a produção de ensaios. de ensaios fotográficos. 2. Identificar as práticas profissionais comuns da área fotográfica atualmente. 3. Analisar as imagens produzidas confrontando-as com os objetivos do autor/ fotógrafo. 4. Interpretar pauta/ briefing para a produção fotográfica. 5. Elaborar produção fotográfica a partir de pauta/ briefing. 6. Identificar princípios de edição do material fotográfico. 2. Atuar nas diversas modalidades da atividade fotográfica. 3. Estabelecer pautas e temas para a produção de ensaios/ projetos. 4. Estabelecer cronograma de trabalho para a produção dos ensaios. 5. Produzir ensaios fotográficos. 6. Elencar modelos para a produção fotográfica. 7. Editar material imagético para livros, exposições, apresentações, etc. 1.Modalidades da atividade fotográfica: Fotografia publicitária; Fotografia de moda; Fotografia autoral; 2.Planejamento e Fluxo de Trabalho. Elaboração: Pauta / briefing; Elaboração da criação; Levantamento de elementos chave da linguagem fotográfica; Seleção de modelos; Produção fotográfica; Locações de ambientes Internos e externos; Pesquisa de fornecedores; Levantamento de materiais e equipamentos necessários; Escolha do suporte material para

2 estágios para a construção do discurso imagético. 8. Demonstrar criatividade e conhecimento técnico para solucionar problemas ligados a produção fotográfica. de maneira adequada Procurar espaços ou locações para fotografar Vistoriar a infraestrutura da locação para a produção de imagens Realizar produções fotográficas Coordenar equipes de trabalho Escolher equipamentos em função de intenções e circunstâncias. 3.Captação de Imagens. Prática fotográfica avançada: Iluminação e abordagens de imagens para publicidade e propaganda. Iluminação e abordagens de imagens para moda. Processos de criação para fotografia autoral. Desenvolvimento de ensaios/projetos. 4. Pós-Produção. Finalização das imagens: Escolha do suporte material para apresentação da imagem fotográfica; Análise e confrontação de imagens; Apresentação do ensaios/projetos fotográficos: Formatação; Princípios de edição; Edição para diferentes suportes (exposições, livros, material promocional, etc.); Portifólio em diferentes suportes (impresso e digital); 5. Discurso fotográfico. 6. A Fotografia em Outras Mídias: Cinema, Vídeo, Instalação, etc.

3 III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: Prática Fotográfica III Módulo: 3ª Habilidade Bases Tecnológicas Procedimentos Didáticos Cronograma / Dia e Mês * * Semana de recepção dos alunos. 02/08/2013

4 1. Elaborar projetos para a produção de ensaios fotográficos. 2. Atuar nas diversas modalidades da atividade fotográfica. 3. Estabelecer pautas e temas para a produção de ensaios/ projetos. 4. Estabelecer cronograma de trabalho para a produção dos ensaios. 6. Elencar modelos para a produção fotográfica Procurar espaços ou locações para fotografar Vistoriar a infraestrutura da locação para a produção de imagens Realizar produções fotográficas Coordenar equipes de trabalho Escolher equipamentos em função de intenções e circunstâncias 1.Modalidades da atividade fotográfica: Fotografia publicitária; Fotografia de moda; Fotografia autoral; 2.Planejamento e Fluxo de Trabalho. Elaboração: Pauta / briefing; Elaboração da criação; Levantamento de elementos chave da linguagem fotográfica; Seleção de modelos; Produção fotográfica; Locações de ambientes Internos e externos; Pesquisa de fornecedores; Levantamento de materiais e equipamentos necessários; Escolha do suporte material para capturar a imagem fotográfica; Cronogramas de trabalho; Apresentação das atividades a serem desenvolvidas no semestre: Elaboração, captação, pós-produção e discurso fotográfico. 09/08/2013

5 1. Elaborar projetos para a produção de ensaios fotográficos. 2. Atuar nas diversas modalidades da atividade fotográfica. 3. Estabelecer pautas e temas para a produção de ensaios/ projetos. 4. Estabelecer cronograma de trabalho para a produção dos ensaios. 5. Produzir ensaios fotográficos. 6. Elencar modelos para a produção fotográfica. 7. Editar material imagético para livros, exposições, apresentações, etc. 1.Modalidades da atividade fotográfica: Fotografia publicitária; Fotografia de moda; Fotografia autoral; 2.Planejamento e Fluxo de Trabalho. Elaboração: Pauta / briefing; Elaboração da criação; Levantamento de elementos chave da linguagem fotográfica; Seleção de modelos; Produção fotográfica; Locações de ambientes Internos e externos; Pesquisa de fornecedores; Levantamento de materiais e equipamentos necessários; Escolha do suporte material para capturar a imagem fotográfica; Cronogramas de trabalho; Comparar trabalhos fotográficos em três seguimentos da fotografia: Fotografia de moda, fotografia publicitária e fotografia autoral. Annie Leibovitz Sarah Moon Irving Penn Luiz Gonzalez Palma Campanha Publicitária da Natura 16/08/ Montar exposições Apresentar o material fotográfico de maneira adequada Procurar espaços ou locações para fotografar.

6 1. Elaborar projetos para a produção de ensaios fotográficos. 2. Atuar nas diversas modalidades da atividade fotográfica. 3. Estabelecer pautas e temas para a produção de ensaios/ projetos. 4. Estabelecer cronograma de trabalho para a produção dos ensaios. 5. Produzir ensaios fotográficos. 6. Elencar modelos para a produção fotográfica. 2.Planejamento e Fluxo de Trabalho. Elaboração: Pauta / briefing; Elaboração da criação; Levantamento de elementos chave da linguagem fotográfica; Seleção de modelos; Produção fotográfica; Locações de ambientes Internos e externos; Pesquisa de fornecedores; Levantamento de materiais e equipamentos necessários; Escolha do suporte material para capturar a imagem fotográfica; Cronogramas de trabalho; Retrato fotográfico. Segmentos da fotografia: Fotografia comercial e fotografia autoral. 16/08/ Editar material imagético para livros, exposições, apresentações, etc. 8. Montar exposições Apresentar o material fotográfico de maneira adequada Procurar espaços ou locações para fotografar.

7 1. Elaborar projetos para a produção de ensaios fotográficos. 2. Atuar nas diversas modalidades da atividade fotográfica. 3. Estabelecer pautas e temas para a produção de ensaios/ projetos. 4. Estabelecer cronograma de trabalho para a produção dos ensaios. 5. Produzir ensaios fotográficos. 6. Elencar modelos para a produção fotográfica. 7. Editar material imagético para livros, exposições, apresentações, etc. 3.Captação de Imagens. Prática fotográfica avançada: Processos de criação para fotografia autoral. Desenvolvimento de ensaios/projetos. Retrato fotográfico. Segmentos da fotografia: Fotografia comercial e fotografia autoral. Desenvolvimento do trabalho. 23/08/ /08/ Montar exposições Apresentar o material fotográfico de maneira adequada Procurar espaços ou locações para fotografar.

8 1. Elaborar projetos para a produção de ensaios fotográficos. 2. Atuar nas diversas modalidades da atividade fotográfica. 3. Estabelecer pautas e temas para a produção de ensaios/ projetos. 4. Estabelecer cronograma de trabalho para a produção dos ensaios. 5. Produzir ensaios fotográficos. 6. Elencar modelos para a produção fotográfica. 7. Editar material imagético para livros, exposições, apresentações, etc. Finalização das imagens: Escolha do suporte material para apresentação da imagem fotográfica; Análise e confrontação de imagens; Apresentação do ensaios/projetos fotográficos: Formatação; Princípios de edição; Edição para diferentes suportes (exposições, livros, material promocional, etc.); Portifólio em diferentes suportes (impresso e digital); Apresentar diversos formatos para apresentação de trabalhos fotográficos. Edição, tratamento e finalização do trabalho fotográfico. 30/08/ Montar exposições Apresentar o material fotográfico de maneira adequada Procurar espaços ou locações para fotografar.

9 1. Elaborar projetos para a produção de ensaios fotográficos. 2. Atuar nas diversas modalidades da atividade fotográfica. 3. Estabelecer pautas e temas para a produção de ensaios/ projetos. 4. Estabelecer cronograma de trabalho para a produção dos ensaios. 5. Produzir ensaios fotográficos. 6. Elencar modelos para a produção fotográfica. 7. Editar material imagético para livros, exposições, apresentações, etc. Finalização das imagens: Escolha do suporte material para apresentação da imagem fotográfica; Análise e confrontação de imagens; Apresentação do ensaios/projetos fotográficos: Formatação; Princípios de edição; Edição para diferentes suportes (exposições, livros, material promocional, etc.); Portifólio em diferentes suportes (impresso e digital); Apresentar diversos formatos para apresentação de trabalhos fotográficos. Edição, tratamento e finalização do trabalho fotográfico. 30/08/ /09/ Montar exposições Apresentar o material fotográfico de maneira adequada Procurar espaços ou locações para fotografar.

10 . Atuar nas diversas modalidades da atividade fotográfica 5. Discurso fotográfico. Visita técnica (Lugar a confirmar) 13/09/2013

11 1. Elaborar projetos para a produção de ensaios fotográficos. 2. Atuar nas diversas modalidades da atividade fotográfica. 3. Estabelecer pautas e temas para a produção de ensaios/ projetos. 4. Estabelecer cronograma de trabalho para a produção dos ensaios. 5. Produzir ensaios fotográficos. Apresentação ensaios/projetos fotográficos do 1º Avaliação: Apresentação dos trabalhos de retratos desenvolvidos. 27/09/ Elencar modelos para a produção fotográfica. 7. Editar material imagético para livros, exposições, apresentações, etc. 8. Montar exposições Apresentar o material fotográfico de maneira adequada Procurar espaços ou locações para fotografar.

12 1. Elaborar projetos para a produção de ensaios fotográficos. 2. Atuar nas diversas modalidades da atividade fotográfica. 3. Estabelecer pautas e temas para a produção de ensaios/ projetos. 4. Estabelecer cronograma de trabalho para a produção dos ensaios. 5. Produzir ensaios fotográficos. 6. Elencar modelos para a produção fotográfica. 7. Editar material imagético para livros, exposições, apresentações, etc. 2.Planejamento e Fluxo de Trabalho. Elaboração: Pauta / briefing; Elaboração da criação; Levantamento de elementos chave da linguagem fotográfica; Seleção de modelos; Produção fotográfica; Locações de ambientes Internos e externos; Pesquisa de fornecedores; Levantamento de materiais e equipamentos necessários; Escolha do suporte material para capturar a imagem fotográfica; Cronogramas de trabalho; Comparar trabalhos fotográficos em três seguimentos da fotografia: Fotografia de moda, fotografia publicitária. 1- Esquema básico de trabalho sobre fotografia publicitária e moda. 27/09/ Montar exposições Apresentar o material fotográfico de maneira adequada Procurar espaços ou locações para fotografar.

13 1. Elaborar projetos para a produção de ensaios fotográficos. 2. Atuar nas diversas modalidades da atividade fotográfica. 3. Estabelecer pautas e temas para a produção de ensaios/ projetos. 4. Estabelecer cronograma de trabalho para a produção dos ensaios. 5. Produzir ensaios fotográficos. 6. Elencar modelos para a produção fotográfica. 3.Captação de Imagens. Prática fotográfica avançada: Iluminação e abordagens de imagens para publicidade e propaganda. Iluminação e abordagens de imagens para moda. Comparar trabalhos fotográficos em três seguimentos da fotografia: Fotografia de moda, fotografia publicitária. Prática em fotografia de moda e fotografia publicitária. 04/10/ /10/ Editar material imagético para livros, exposições, apresentações, etc. 8. Montar exposições Apresentar o material fotográfico de maneira adequada Procurar espaços ou locações para fotografar.

14 1. Elaborar projetos para a produção de ensaios fotográficos. 2. Atuar nas diversas modalidades da atividade fotográfica. 3. Estabelecer pautas e temas para a produção de ensaios/ projetos. 4. Estabelecer cronograma de trabalho para a produção dos ensaios. 5. Produzir ensaios fotográficos. 6. Elencar modelos para a produção fotográfica. 7. Editar material imagético para livros, exposições, apresentações, etc. Finalização das imagens: Escolha do suporte material para apresentação da imagem fotográfica; Análise e confrontação de imagens; Apresentação do ensaios/projetos fotográficos: Formatação; Princípios de edição; Edição para diferentes suportes (exposições, livros, material promocional, etc.); Portifólio em diferentes suportes (impresso e digital); Apresentar diversos formatos para apresentação de trabalhos fotográficos de moda e publicidade para finalização dos trabalhos. Edição, tratamento e finalização do trabalho fotográfico. 18/10/ Montar exposições Apresentar o material fotográfico de maneira adequada Procurar espaços ou locações para fotografar.

15 1. Elaborar projetos para a produção de ensaios fotográficos. 2. Atuar nas diversas modalidades da atividade fotográfica. 3. Estabelecer pautas e temas para a produção de ensaios/ projetos. 4. Estabelecer cronograma de trabalho para a produção dos ensaios. 5. Produzir ensaios fotográficos. Apresentação ensaios/projetos fotográficos do 2º Avaliação: Apresentação dos trabalhos desenvolvidos. 25/10/ Elencar modelos para a produção fotográfica. 7. Editar material imagético para livros, exposições, apresentações, etc. 8. Montar exposições Apresentar o material fotográfico de maneira adequada Procurar espaços ou locações para fotografar.

16 1. Elaborar projetos para a produção de ensaios fotográficos. 2. Atuar nas diversas modalidades da atividade fotográfica. 3. Estabelecer pautas e temas para a produção de ensaios/ projetos. 4. Estabelecer cronograma de trabalho para a produção dos ensaios. 5. Produzir ensaios fotográficos. 6. Elencar modelos para a produção fotográfica. 5. Discurso fotográfico. 6. A Fotografia em Outras Mídias: Cinema, Vídeo, Instalação, etc. Apresentação de trabalhos experimentais com fotografia. 25/10/ Editar material imagético para livros, exposições, apresentações, etc. 8. Montar exposições Apresentar o material fotográfico de maneira adequada Procurar espaços ou locações para fotografar.

17 . Atuar nas diversas modalidades da atividade fotográfica. Atuar nas diversas modalidades da atividade fotográfica 5. Discurso fotográfico. 5. Discurso fotográfico. Visita técnica (Lugar a confirmar) 01/11/2013 Visita técnica (Lugar a confirmar) 08/11/2013

18 1. Elaborar projetos para a produção de ensaios fotográficos. 2. Atuar nas diversas modalidades da atividade fotográfica. 3. Estabelecer pautas e temas para a produção de ensaios/ projetos. 4. Estabelecer cronograma de trabalho para a produção dos ensaios. 5. Produzir ensaios fotográficos. 6. Elencar modelos para a produção fotográfica. 3.Captação de Imagens. Prática fotográfica avançada: Processos de criação para fotografia autoral. Desenvolvimento de ensaios/projetos. 5. Discurso fotográfico. 6. A Fotografia em Outras Mídias: Cinema, Vídeo, Instalação, etc. Desenvolvimento de trabalho experimental com fotografia. 22/11/ Editar material imagético para livros, exposições, apresentações, etc. 8. Montar exposições Apresentar o material fotográfico de maneira adequada Procurar espaços ou locações para fotografar.

19 1. Elaborar projetos para a produção de ensaios fotográficos. 2. Atuar nas diversas modalidades da atividade fotográfica. 3. Estabelecer pautas e temas para a produção de ensaios/ projetos. 4. Estabelecer cronograma de trabalho para a produção dos ensaios. 5. Produzir ensaios fotográficos. 6. Elencar modelos para a produção fotográfica. 5. Discurso fotográfico. 6. A Fotografia em Outras Mídias: Cinema, Vídeo, Instalação, etc. 3º Avaliação. Apresentação do trabalho desenvolvido. 29/11/ Editar material imagético para livros, exposições, apresentações, etc. 8. Montar exposições Apresentar o material fotográfico de maneira adequada Procurar espaços ou locações para fotografar.

20 * * * * * * Apresentação do trabalho Interdisciplinar. Apresentação de TCC. Recuperação. 02/12/2013 a 06/12/ /12/2013 a 11/12/ /12/2013 a 17/12/2013 IV Procedimentos de Avaliação Componente Curricular: Prática Fotográfica III Módulo: 3ª Competência (por extenso) Indicadores de Domínio Instrumentos de Avaliação Participação e execução do trabalho fotográfico Critérios de Desempenho Construção do trabalho Evidências de Desempenho Apresentação do trabalho fotográfico desenvolvido

21 Apresentar ensaios fotográficos. As fotografias apresentadas deverão relacionar os seguintes itens: Elaboração, captação, pós-produção e discurso fotográfico. Desenvolver ensaios / projeto fotográfico que passe por: 1. Elaboração conceitual e préprodução. 2. Captação das imagens utilizando técnicas para criar uma linguagem e discurso visual. 3. Finalizar a produção fotográfica. 4. Relacionar o conceito do trabalho desenvolvido com todas as etapas anteriores. proposto. 1º Avaliação 27/09/2013 Apresentação dos trabalhos de retratos desenvolvidos. 2ºAvaliação 25/10/2013 Apresentação do trabalho Moda/ publicidade desenvolvido 3ª Avaliação 29/11/2013 Apresentação do trabalho experimental desenvolvido. fotográfico. Observar se os alunos desenvolveram as competências e participaram das etapas: Elaboração, captação e pós-produção. no semestre.

22 V Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) Livros: GARRIDO, Luiz. Retratos Técnica, Composição e Direção. Luiz Garrido; Brasil: iphoto Editora, HICKS, Roger and SCHULTS, Frances. Roger Hicks and Frances Schults; Portraits: A Guide to Professional Lighting Techniques England: Rotovision, MOURA, Edgar. 50 anos luz: câmera e ação. 2. ed. São Paulo: Senac, 2001 MUSA, João Luiz & PEREIRA, Raul Garcez, Interpretação da Luz. SP: Olhar Impresso, 1ª Edição, PRÄKEL, David. Iluminação / David Präkel; Tradução Técnica: Rodolpho Pajuaba Porto Alegre: Bookman, 2010.Anos TRIGO, Thales. Equipamento Fotográfico: Teoria e Prática / Thales Trigo 3º Ed. Rev. E Ampl. São Paulo: Editora Senac, Filmes: Documentário: A vida através das Lentes, sobre a fotógrafa Annie Leibovitz. VI Estratégias de Recuperação Contínua e Paralela (para alunos com baixo rendimento/dificuldades de aprendizagem) Os alunos serão observados e se for necessário farão o exercício proposto novamente. O aluno que apresentar dificuldades de aprendizado terá uma orientação paralela. VII Identificação: Nome do professor: Elaine Cristina Galdino da Silva Assinatura: Data: VIII Parecer do Coordenador de Área: Nome do coordenador(a): Assinatura: Data:

23 Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC: Escola Técnica de Carapicuíba Código: 0144 Município: Carapicuíba Eixo Tecnológico: Produção Cultural e Design Qualificação: Técnico em Processos Fotográficos Módulo: 3ª Componente Curricular: Gerenciamento de Acervos Fotográficos C.H. Semanal: 2,5 Professor: Elaine Cristina Galdino da Silva I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. Manipular acervos fotográficos digitais e convencionais. Digitalizar originais convencionais. Documentar e catalogar a imagem fotográfica. Gerenciar acervos fotográficos. Produzir documentação referente à imagem. Contextualizar a imagem fotográfica. Arquivar os documentos fotográficos. Catalogar documentos fotográficos.

24 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Gerenciamento de Acervos Fotográficos Módulo: 3ª Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas 1.Gerenciar acervos fotográficos nos seus diversos estágios, visando a conservação e o acesso da imagens numéricas. 2.Interpretar os conceitos e os respectivos termos pertinentes da atividade do gerenciamento de acervos fotográficos. 3.Interpretar a realidade museológica relativa aos acervos fotográficos. 1.Aplicar termos pertinentes a área de gerenciamento de acervos fotográficos. 2.Aplicar princípios de conservação em situação de acervo físico e em montagem de exposição fotográfica. 3.Manipular acervos fotográficos. 4.Formação e indexação de arquivos digitais. 5.Utilizar "Adobe Bridge" para gerenciar acervos fotográficos digitais. 6.Produzir documentação referente à imagem. 7.Catalogar documentos fotográficos. 8.Arquivar imagens numéricas. 1.Conceito de acervo fotográfico: produção pessoal, acervo institucional (museu, institutos culturais, agência de publicidade, estudos fotográficos, etc). 2.Acervo Físico e acervo de imagens numéricas (captadas por câmeras digitais, escaneadas ou construções virtuais)... 3.Transposições de suporte: "do físico para o digital. 4.Preservação, conservação e (identificação do processo fotográfico, sua composição e suas dinâmicas de deterioração). 5.Princípios de conservação de acervos físicos e digitais.

25 6.Organização e acesso aos arquivos (catalogação e indexação: software "Adobe Brigde" (palavras chave, filtros de busca, metadados, etc.) 7.Backup de imagens.

26 III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: Gerenciamento de Acervos Fotográficos Módulo: 3ª Habilidade Bases Tecnológicas Procedimentos Didáticos Cronograma / Dia e Mês - Aplicar termos pertinentes a área de gerenciamento de acervos fotográficos. - Conceito de acervo fotográfico: produção pessoal, acervo institucional (museu, institutos culturais, agência de publicidade, estudos fotográficos, etc). Conceito de arquivo e acervo fotográfico e mapeamento de diversas instituições. Interpretar os conceitos e os respectivos termos pertinentes da atividade de gerenciamento de acervos fotográficos. Pensar a fotografia através de um olhar crítico e técnico. 05/08/ Aplicar termos pertinentes a área de gerenciamento de acervos fotográficos. - Conceito de acervo fotográfico: produção pessoal, acervo institucional (museu, institutos culturais, agência de publicidade, estudos fotográficos, etc). Pesquisa dos alunos sobre coleções de fotografia em instituições públicas ou privadas. 1ª Avaliação. Apresentação individual da pesquisa desenvolvida pelos alunos. Discussão das coleções de fotografia encontradas nas instituições pesquisadas. Seguindo as seguintes orientações: Quem produziu as imagens? Qual o público que frequenta e pesquisa a instituição? 12/08/ /08/2013

27 - Aplicar termos pertinentes a área de gerenciamento de acervos fotográficos. - Conceito de acervo fotográfico: produção pessoal, acervo institucional (museu, institutos culturais, agência de publicidade, estudos fotográficos, etc). Curadoria de um projeto em acervos fotográficos. Ações de curadoria nas coleções de fotografia: Conceito, metodologia e prática. 26/08/ Aplicar termos pertinentes a área de gerenciamento de acervos fotográficos. - Aplicar termos pertinentes a área de gerenciamento de acervos fotográficos. - Aplicar princípios de conservação em situação de acervo físico e em montagem de exposição fotográfica. - Manipular acervos fotográficos. - Conceito de acervo fotográfico: produção pessoal, acervo institucional (museu, institutos culturais, agência de publicidade, estudos fotográficos, etc). - Acervo Físico e acervo de imagens numéricas (captadas por câmeras digitais, escaneadas ou construções virtuais)... - Preservação, conservação e (identificação do processo fotográfico, sua composição e suas dinâmicas de deterioração). 2ª Exercício Prático de Avaliação. Exercício de curadoria e ações nas coleções de fotografia. A proposta oferecida aos alunos é que a partir de uma coleção de fotografias eles possam listar ações importantes de curadoria dentro de um acervo. OBS: A coleção de fotografia será trazida pela professora. Materiais constituintes da fotografia: procedimentos e processos fotoquímicos do século XlX e século XX. História das técnicas fotográficas. Identificação de processos fotográficos. 02/09/ /09/ /09/2013

28 - Aplicar termos pertinentes a área de gerenciamento de acervos fotográficos. - Aplicar princípios de conservação em situação de acervo físico e em montagem de exposição fotográfica. - Manipular acervos fotográficos. - Acervo Físico e acervo de imagens numéricas (captadas por câmeras digitais, escaneadas ou construções virtuais)... - Preservação, conservação e (identificação do processo fotográfico, sua composição e suas dinâmicas de deterioração). 3ª Exercício Prático de Avaliação. Identificação de materiais fotográficos. A partir de um conjunto de fotografias os alunos deverão identificar os processos fotográficos. OBS: O conjunto de fotografias será trazido pela professora. 30/09/ Aplicar termos pertinentes a área de gerenciamento de acervos fotográficos. - Aplicar princípios de conservação em situação de acervo físico e em montagem de exposição fotográfica. - Manipular acervos fotográficos. - Produzir documentação referente à imagem. - Acervo Físico e acervo de imagens numéricas (captadas por câmeras digitais, escaneadas ou construções virtuais)... - Preservação, conservação e (identificação do processo fotográfico, sua composição e suas dinâmicas de deterioração). - Princípios de conservação de acervos físicos e digitais. (conservação do suporte fotográfico, embalagens, acondicionamento, etc.) Introdução à conservação de fotografias. Leitura de texto: Boletim da ABRACOR sobre Terminologia para definir a conservação do patrimônio cultural tangível. Discussão do texto. Definições dos termos: conservação, conservação preventiva, conservação curativa e restauro. 07/10/2013

29 - Aplicar termos pertinentes a área de gerenciamento de acervos fotográficos. - Aplicar princípios de conservação em situação de acervo físico e em montagem de exposição fotográfica. - Manipular acervos fotográficos. - Produzir documentação referente à imagem. - Acervo Físico e acervo de imagens numéricas (captadas por câmeras digitais, escaneadas ou construções virtuais)... - Preservação, conservação e (identificação do processo fotográfico, sua composição e suas dinâmicas de deterioração). - Princípios de conservação de acervos físicos e digitais. (conservação do suporte fotográfico, embalagens, acondicionamento, etc.) Introdução teórica para prática de procedimentos de conservação. Identificação de processos fotográficos e suas deteriorações. Ficha de conservação fotográfica. Ficha de diagnóstico. 21/10/2013

30 - Aplicar termos pertinentes a área de gerenciamento de acervos fotográficos. - Aplicar princípios de conservação em situação de acervo físico e em montagem de exposição fotográfica. - Manipular acervos fotográficos. - Produzir documentação referente à imagem. - Acervo Físico e acervo de imagens numéricas (captadas por câmeras digitais, escaneadas ou construções virtuais)... - Preservação, conservação e (identificação do processo fotográfico, sua composição e suas dinâmicas de deterioração). - Princípios de conservação de acervos físicos e digitais. (conservação do suporte fotográfico, embalagens, acondicionamento, etc.) 4ª Exercício Prático de Avaliação. Preencher a ficha de conservação fotográfica. Preencher a ficha de diagnóstico. OBS: O conjunto de fotografias será trazido pelos alunos. 04/11/2013

31 - Aplicar termos pertinentes a área de gerenciamento de acervos fotográficos. - Aplicar princípios de conservação em situação de acervo físico e em montagem de exposição fotográfica. - Manipular acervos fotográficos. - Formação e indexação de arquivos digitais. - Utilizar "Adobe Bridge" para gerenciar acervos fotográficos digitais. - Produzir documentação referente à imagem. - Catalogar documentos fotográficos. - Arquivar imagens numéricas. - Acervo Físico e acervo de imagens numéricas (captadas por câmeras digitais, escaneadas ou construções virtuais)... - Transposições de suporte: "do físico para o digital. - Princípios de conservação de acervos físicos e digitais. (conservação do suporte fotográfico, embalagens, acondicionamento, etc.) - Organização e acesso aos arquivos (catalogação e indexação: software "Adobe Brigde" (palavras chave, filtros de busca, metadados, etc.) - Backup de imagens. Organização documental. Inventário. Guia geral. Levantamento de dados de cada documento: Histórico, proveniência, identificação mínima do conteúdo e suas datas. Digitalização da imagem. Catalogação e indexação: Palavras chave, filtros de busca, metadados, etc. 11/11/2013

32 - Aplicar termos pertinentes a área de gerenciamento de acervos fotográficos. - Aplicar princípios de conservação em situação de acervo físico e em montagem de exposição fotográfica. - Manipular acervos fotográficos. - Formação e indexação de arquivos digitais. - Utilizar "Adobe Bridge" para gerenciar acervos fotográficos digitais. - Produzir documentação referente à imagem. - Catalogar documentos fotográficos. - Arquivar imagens numéricas. - Acervo Físico e acervo de imagens numéricas (captadas por câmeras digitais, escaneadas ou construções virtuais)... - Transposições de suporte: "do físico para o digital. - Princípios de conservação de acervos físicos e digitais. (conservação do suporte fotográfico, embalagens, acondicionamento, etc.) - Organização e acesso aos arquivos (catalogação e indexação: software "Adobe Brigde" (palavras chave, filtros de busca, metadados, etc.) - Backup de imagens. 5ª Exercício Prático de Avaliação 1ª Etapa: Inventário. Guia geral. Levantamento de dados de cada documento: Histórico, proveniência, identificação mínima do conteúdo e suas datas. 2ª Etapa: Digitalização das imagens. 3ª Etapa: Catalogação e indexação: Palavras chave, filtros de busca, metadados, etc. OBS: Os alunos farão o exercício a partir do conjunto de fotografias trazidas por eles. 18/11/2013

33 - Aplicar termos pertinentes a área de gerenciamento de acervos fotográficos. - Aplicar princípios de conservação em situação de acervo físico e em montagem de exposição fotográfica. - Manipular acervos fotográficos. - Formação e indexação de arquivos digitais. - Utilizar "Adobe Bridge" para gerenciar acervos fotográficos digitais. - Produzir documentação referente à imagem. - Catalogar documentos fotográficos. - Arquivar imagens numéricas. - Acervo Físico e acervo de imagens numéricas (captadas por câmeras digitais, escaneadas ou construções virtuais)... - Transposições de suporte: "do físico para o digital. - Princípios de conservação de acervos físicos e digitais. (conservação do suporte fotográfico, embalagens, acondicionamento, etc.) - Organização e acesso aos arquivos (catalogação e indexação: software "Adobe Brigde" (palavras chave, filtros de busca, metadados, etc.) - Backup de imagens. 5ª Exercício Prático de Avaliação. Apresentação de todas as etapas. 1ª Etapa: Inventário. Guia geral. Levantamento de dados de cada documento: Histórico, proveniência, identificação mínima do conteúdo e suas datas. 2ª Etapa: Digitalização das imagens. 3ª Etapa: Catalogação e indexação: Software utilizado para aula "Adobe Brigde". Palavras chave, filtros de busca, metadados, etc. OBS: Os alunos farão o exercício a partir do conjunto de fotografias trazidas por eles. 25/11/2013 * * Apresentação do trabalho Interdisciplinar. 02/12/2013 a 06/12/2013

34 * * Apresentação de TCC. * * Recuperação. 09/12/2013 a 11/12/ /12/2013 a 17/12/2013 IV Procedimentos de Avaliação Componente Curricular: Gerenciamento de Acervos Fotográficos Módulo: 3ª Competência (por extenso) 1.Gerenciar acervos fotográficos nos seus diversos estágios, visando a conservação e o acesso da imagens numéricas. 2.Interpretar os conceitos e os respectivos termos pertinentes da atividade do gerenciamento de acervos fotográficos. 3.Interpretar a realidade Indicadores de Domínio Pensar a fotografia através de um olhar crítico e técnico. Manipular de maneira adequada os acervos fotográficos. Entender os princípios de conservação e suas aplicações nas fotografias. Ter conhecimento para identificar os processos fotográficos. Ter conhecimento para organização documental de Instrumentos de Avaliação Participação e execução do exercício de gerenciamento de acervos fotográficos proposto. 1ª Avaliação 12/08/2013 E 19/08/2013 Apresentação individual da pesquisa desenvolvida pelos alunos. Discussão das coleções de fotografia encontradas nas instituições pesquisadas. Seguindo as seguintes orientações: Quem produziu as Critérios de Desempenho Clareza, coesão, domínio técnico, pensamento crítico, capacidade de resolver problemas e criar soluções. Evidências de Desempenho Apresentar conhecimentos para conservação de fotografias em acervos fotográficos de diferentes instituições: identificação de processos fotográficos, organização documental e digitalização de imagens.

35 museológica relativa aos acervos fotográficos. acervos fotográficos. Ter conhecimento para digitalização de acervos. imagens? Qual o público que frequenta e pesquisa a instituição? 2ª Exercício Prático de Avaliação. 02/09/2013 Exercício de curadoria e ações nas coleções de fotografia. A proposta oferecida aos alunos é que a partir de uma coleção de fotografias eles possam listar ações importantes de curadoria dentro de um acervo. OBS: A coleção de fotografia será trazida pela professora. 3ª Exercício Prático de Avaliação. 30/09/2013 Identificação de materiais fotográficos. A partir de um conjunto de fotografias os alunos deverão identificar os processos fotográficos.

36 OBS: O conjunto de fotografias será trazido pela professora. 4ª Exercício Prático de Avaliação. 04/11/2013 Preencher a ficha de conservação fotográfica. Preencher a ficha de diagnóstico. OBS: O conjunto de fotografias será trazido pelos alunos. 5ª Exercício Prático de Avaliação. Apresentação de todas as etapas. 25/11/2013 1ª Etapa: Inventário. Guia geral. Levantamento de dados de cada documento: Histórico, proveniência, identificação mínima do conteúdo e suas datas. 2ª Etapa: Digitalização das imagens.

37 3ª Etapa: Catalogação e indexação: Palavras chave, filtros de busca, metadados, etc. OBS: Os alunos farão o exercício a partir do conjunto de fotografias trazidas por eles.

38 V Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) FILIPPI, Patrícia; LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Vânia C tratar coleções de fotografia, 2ª edição. São Paulo: Imprensa Oficial do Es Estado, FUNARTE. Arquivo fotográfico:estudo preliminar. Rio de Janeiro: F Proposta para uma política nacional de fotografia. Rio de Janeiro: Cadernos técnicos de conservação fotográfica. Rio de Janeiro: Funarte (n. 1 a 4). Cadernos Técnicos De Conservação Fotográfica 2. Diretrizes Para Fotografias Nora KennedY. Preservação De Fotografia Na Era El Mustardo. Reprodução Fotográfica E Preservação Francisco Mo Preservação De Fotografias: Métodos Básicos Para Salvaguardar Suas Mustardo E Nora Kennedy. Cadernos Técnicos De Conservação Fotográfica 3. Uma Nov Conservação-Restauração De Fotografias Anne Cartier-Bresson. Fotografia Cadernos Técnicos De Conservação Fotográfica 4. Armazenamento Materiais Fotográficos Klaus B. Hendrik. PAVÃO, Luis. Conservação de coleções de fotografia. Lisboa: Dinaliv Boletim da ABRACOR sobre Terminologia para definir a conservaç cultural tangível. VI Estratégias de Recuperação Contínua e Paralela (para alunos c rendimento/dificuldades de aprendizagem) Os alunos serão observados durante todos os exercícios de avaliação e dificuldades no aprendizado o aluno terá uma nova proposta de exercício. VII Identificação: Nome do professor:

39 Assinatura: Data: VIII Parecer do Coordenador de Área: Nome do coordenador(a): Assinatura: Data:

40 PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2013 ENSINO TÉCNICO Escola Técnica de Carapicuíba Código: 0144 Município: Carapicuíba Eixo Tecnológico: Produção Cultural e Design Habilitação Profissional: Técnico em Processos Fotográfico Qualificação Profissional: Técnico em processos Fotográficos Módulo: III Componente Curricular: Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso Carga Horária Semanal: 2,5 HA Professor: Camila Calabrez ATRIBUIÇÕES E ATIVIDADES Atribuições e atividades relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular 1. Articular o conhecimento científico e tecnológico numa perspectiva interdisciplinar. 2.Definir fases de execução de projetos com base na natureza e na complexidade das atividades. 3.Correlacionar recursos necessários e plano de produção. 4.Identificar fontes de recursos necessários para o desenvolvimento de projetos. 5.Analisar e acompanhar o desenvolvimento do cronograma físico-financeiro. 6.Avaliar de forma quantitativa e qualitativa o desenvolvimento de projetos. 7.Analisar metodologias de gestão da qualidade no contexto profissional. COMPETÊNCIAS HABILIDADES BASES TECNOLÓGICAS 1. Articular o conhecimento científico e tecnológico numa perspectiva interdisciplinar. 2.Definir fases de execução de projetos com base na natureza e na complexidade das atividades. 3.Correlacionar recursos necessários e plano de produção. 4.Identificar fontes de recursos necessários para o desenvolvimento de projetos. 5.Analisar e acompanhar o desenvolvimento do cronograma 1.Consultar catálogos e manuais de fabricantes e de fornecedores de serviços técnicos. 2.Classificar os recursos necessários para o desenvolvimento do projeto. 3.Utilizar de modo racional os recursos destinados ao projeto. 4.Redigir relatórios sobre o desenvolvimento do projeto. 5.Construir gráficos, planilhas, 1.Referencial teórico: pesquisa ecompilação de dados, produçõescientíficas etc. 2.Construção de conceitos relativos ao tema do trabalho: definições, terminologia, simbologia etc. 3.Definição dos procedimentos metodológicos - Cronograma de atividades - Fluxograma do processo 4.Dimensionamento dos recursos necessários

41 físico-financeiro. 6.Avaliar de forma quantitativa e qualitativa o desenvolvimento de projetos. 7.Analisar metodologias de gestão da qualidade no contexto profissional. cronogramas e fluxogramas 6.Comunicar idéias de forma clara e objetiva por meio de textos e explanações orais. 7.Organizar as informações, os textos e os dados, conforme formatação definida. 5.Identificação das fontes de recursos 6.Elaboração dos dados de pesquisa: seleção, codificação e tabulação 7.Análise dos dados: interpretação, explicação e especificação 8.Técnicas para elaboração de relatórios, gráficos, histogramas 9.Sistemas de gerenciamento de projeto 10.Formatação de trabalhos PLANO DE AULA Tema / Base Tecnológica / Conteúdo: Bloco 1 Aprofundamento do Projeto ( fortalecimentos conteúdos, justificativas, e direcionamentos) - Objetivos- redação e discussão da argumentação -Justificativa Redação e discussão da argumentação. - Cronograma das atividades. Agendamentos e confirmação das datas de produção. - Resumo do projeto. Número de aulas para o desenvolvimento do tema: 20HÁ Data prevista: 25/07 a 27/9 Competências a serem desenvolvidas: 1. Articular o conhecimento científico e tecnológico numa perspectiva interdisciplinar. 2.Definir fases de execução de projetos com base na natureza e na complexidade das atividades. 3.Correlacionar recursos necessários e plano de produção. 4.Identificar fontes de recursos necessários para o desenvolvimento de projetos. 5.Analisar e acompanhar o desenvolvimento do cronograma físico-financeiro. 6.Aaliar de forma quantitativa e qualitativa o desenvolvimento de projetos. 7.Analisar metodologias de gestão da qualidade no contexto profissional. Habilidades a serem desenvolvidas: 1.Consultar catálogos e manuais de fabricantes e de fornecedores de serviços técnicos. 2.Classificar os recursos necessários para o desenvolvimento do projeto. 3.Utilizar de modo racional os recursos destinados ao projeto. 4.Redigir relatórios sobre o desenvolvimento do projeto. 5.Construir gráficos, planilhas, cronogramas e fluxogramas 6.Comunicar idéias de forma clara e objetiva por meio de textos e explanações orais. 7.Organizar as informações, os textos e os dados, conforme formatação definida. Atitudes e Valores a serem desenvolvidos: - Criatividade - Organização - Capacidade de planejamento - Espírito de equipe - Autonomia - Capacidade de pesquisa - Expansão de repertório - Precisão de análise - Perspicácia

42 - Boa comunicação - Enfrentamento de problemas de comunicação - Censo crítico - Superação - Censo crítico - Superação - Reflexão Procedimentos didáticos a serem utilizados: Exposição Teórica com recursos audiovisuais Pesquisa e levantamento de referencias Orientação pessoal Discussões sobre o tema Cronograma: Semana 01 Apresentação do Componente Semana 02 Apresentação de Pré-Projetos Semana 03 Revisão de Pré-Projetos Semana 04 Montagem de EAP Estrutura Analítica de Projeto Semana 05 Tendências de Consumo Núcleos Geracionais Semana 06 Montagem de Plano de projeto Definição de Estratégias macro do projeto Elaboração do Briefing Semana 07 Listagem de Peças Pontuação das Peças Divisão de Tarefas Estimativa de Tempo Semana 08 Semana de Animação Semana 09 9 áreas de conhecimento Escopo, Tempo, Custo, Aquisições, RH, comunicação, integração, Qualidade, Riscos Semana 10 Finalização e Entrega de Plano de Projeto Material de Apoio: Bibliografia Básica

43 ECO, Humberto. Como se faz uma tese. Coleção estudos. Editora Perspectyiva. São Paulo JAMES A. Folts. Manual de fotografia.são Paulo EditoraThonson learning LETOURNEAU, Jacolyn.Ferramentas para o pesquisador iniciante. Editora WMF. São Paulo ZAMBONI, Silvio. Pesquisa em Artes, A. Um Paralelo entre Arte e Ciência. Editora: Autorres Associados. São Paulo. SALLES, Cecilia, Redes de criação: construção da obra de arte. Vinhedo: Ed. Horizonte, Avaliação: Instrumento de avaliação: Entrega do resumo do projeto, em Word. Revisão e discussão em sala. Proposta: Respondendo as questões direcionadoras criadas inicialmente pelo aluno e incentivando a reflexão sobre projeto. Fortalecer escrevendo o resumo do trabalho respondendo e discutindo em sala as questões apresentadas em sala. Neste resumo estará contidas todas os aspectos principais do projeto. Como o objetivo, a justificativa, e a metodologia do desenvolvimento do trabalho técnico e conceitual. Proporcional a cada integrante em desenvolvimento capacidade através da discussão em sala características de cada projeto desenvolvido nas diferentes abordagens (fotografia de moda,fotografia de arte, fotografia de publicidade, fotografia de evento social e fotojornalismo), discutir e apresentar soluções das questões estruturais de projetos de ordens diferentes que direcionam o projeto. Etapas: Aprofundar nas questões: O que é? Porque? Para que? Como? E Quando? Assim fortalecer as características do projeto. Critérios de avaliação: Entrega do resumo ( mínimo 5 linhas e no Maximo 20), apresentar critérios essenciais do projeto. Estar presente nesse resumo toda a essência do projeto para o fortalecimento das atividades em desenvolvimento para estruturar objetividade na produção. Evidências de desempenho: - Conter clareza das intenções me desenvolvimento. - Objetividade nas palavras chaves usadas -Coerência com a área que esta envolvida o trabalho. Recuperação paralela para alunos de rendimento insatisfatório: - Entrega do resumo com argumentações esclarecendo as etapas de construção do trabalho. PLANO DE AULA Tema / Base Tecnológica / Conteúdo: Bloco 2 - Produção ( produto e relatórios) - redação dos conteúdos levantados em pesquisa - Captação das imagens - analise do material coletado Número de aulas para o desenvolvimento do tema: 20 HA

44 - edição e direcionamentos para expor - planejamento da expografia Data prevista: 30/09 a 22/10 Competências a serem desenvolvidas: 1. Articular o conhecimento científico e tecnológico numa perspectiva interdisciplinar. 2.Definir fases de execução de projetos com base na natureza e na complexidade das atividades. 3.Correlacionar recursos necessários e plano de produção. 4.Identificar fontes de recursos necessários para o desenvolvimento de projetos. 5.Analisar e acompanhar o desenvolvimento do cronograma físico-financeiro. 6.Avaliar de forma quantitativa e qualitativa o desenvolvimento de projetos. 7.Analisar metodologias de gestão da qualidade no contexto profissiona. Habilidades a serem desenvolvidas: 1.Consultar catálogos e manuais de fabricantes e de fornecedores de serviços técnicos. 2.Classificar os recursos necessários para o desenvolvimento do projeto. 3.Utilizar de modo racional os recursos destinados ao projeto. 4.Redigir relatórios sobre o desenvolvimento do projeto. 5.Construir gráficos, planilhas, cronogramas e fluxogramas 6.Comunicar idéias de forma clara e objetiva por meio de textos e explanações orais. 7.Organizar as informações, os textos e os dados, conforme formatação definida. Atitudes e Valores a serem desenvolvidos: - Criatividade - Organização - Capacidade de planejamento - Espírito de equipe - Autonomia - Capacidade de pesquisa - Expansão de repertório - Precisão de análise - Perspicácia - Boa comunicação - Enfrentamento de problemas de comunicação - Censo crítico - Superação - Censo crítico - Superação - Reflexão Procedimentos didáticos a serem utilizados: Exposição Teórica com recursos audiovisuais Pesquisa e levantamento de referencias Orientação pessoal Discussões sobre o tema Cronograma: Semana 11 Produção Semana 12 DIA Não Letivo Semana 13 Produção Semana 14 Produção

45 Semana 15 Produção Semanas 16 Produção Semanas 17 Produção Semanas 18 Pré-Bancas Material de Apoio: Bibliografia Básica ECO, Humberto. Como se faz uma tese. Coleção estudos. Editora Perspectyiva. São Paulo JAMES A. Folts. Manual de fotografia.são Paulo EditoraThonson learning LETOURNEAU, Jacolyn.Ferramentas para o pesquisador iniciante. Editora WMF. São Paulo ZAMBONI, Silvio. Pesquisa em Artes, A. Um Paralelo entre Arte e Ciência. Editora: Autorres Associados. São Paulo. SALLES, Cecilia, Redes de criação: construção da obra de arte. Vinhedo: Ed. Horizonte, Avaliação: Instrumento de avaliação: Proposta: 1) Entrega do material captado e impresso para elaboração da expografia. 2) Esquema do relatório escrito, tópicos e esquemas d eprocesso detrabalho. Critérios de avaliação: - estar de acordo na imagem conteúdos apresentados no projeto - estar de acordo com a argumentação do projeto - cumprimento das etapas elaboradas pelo próprio grupo. Evidências de desempenho: -Cumprir com prazos - estar de acordo com os conceitos elegido pelo grupo para o projeto - qualidade técnica Recuperação paralela para alunos de rendimento insatisfatório: -1) Entrega do material captado e impresso para elaboração da expografia. 2) Esquema do relatório escrito, tópicos e esquemas deprocesso de trabalho. Tema / Base Tecnológica / Conteúdo: Bloco 3 Apresentações e expografia - finalização relatório PLANO DE AULA Número de aulas para o desenvolvimento do tema:

46 - edição e impressão do material - revisão do relatório - revisão do material a ser exposto ( detalhes de qualidade técnica) - Montagem - planejamento da apresentação final. 10 HA Data prevista: 25/10 a 17/12 Competências a serem desenvolvidas: 1. Articular o conhecimento científico e tecnológico numa perspectiva interdisciplinar. 2.Definir fases de execução de projetos com base na natureza e na complexidade das atividades. 3.Correlacionar recursos necessários e plano de produção. 4.Identificar fontes de recursos necessários para o desenvolvimento de projetos. 5.Analisar e acompanhar o desenvolvimento do cronograma físico-financeiro. 6.Avaliar de forma quantitativa e qualitativa o desenvolvimento de projetos. 7.Analisar metodologias de gestão da qualidade no contexto profissiona. Habilidades a serem desenvolvidas: 1.Consultar catálogos e manuais de fabricantes e de fornecedores de serviços técnicos. 2.Classificar os recursos necessários para o desenvolvimento do projeto. 3.Utilizar de modo racional os recursos destinados ao projeto. 4.Redigir relatórios sobre o desenvolvimento do projeto. 5.Construir gráficos, planilhas, cronogramas e fluxogramas 6.Comunicar idéias de forma clara e objetiva por meio de textos e explanações orais. 7.Organizar as informações, os textos e os dados, conforme formatação definida. Atitudes e Valores a serem desenvolvidos: - Criatividade - Organização - Capacidade de planejamento - Espírito de equipe - Autonomia - Capacidade de pesquisa - Expansão de repertório - Precisão de análise - Perspicácia - Boa comunicação - Enfrentamento de problemas de comunicação - Censo crítico - Superação - Censo crítico - Superação - Reflexão Procedimentos didáticos a serem utilizados: Exposição Teórica com recursos audiovisuais Pesquisa e levantamento de referencias Orientação pessoal Discussões sobre o tema Cronograma: Semana 19 Produção Refinamento Conceitual Produção Relatório Semana 20

47 Produção Produção Relatório Entrega do Relatório Final Semana 21 Apresentação do TCC Semana 22 Semana de Recuperação Material de Apoio: Bibliografia Básica ECO, Humberto. Como se faz uma tese. Coleção estudos. Editora Perspectyiva. São Paulo JAMES A. Folts. Manual de fotografia.são Paulo EditoraThonson learning LETOURNEAU, Jacolyn.Ferramentas para o pesquisador iniciante. Editora WMF. São Paulo ZAMBONI, Silvio. Pesquisa em Artes, A. Um Paralelo entre Arte e Ciência. Editora: Autorres Associados. São Paulo. SALLES, Cecilia, Redes de criação: construção da obra de arte. Vinhedo: Ed. Horizonte, Avaliação: Instrumento de avaliação: Proposta: 1) Apresentação final e exposição do trabalho. 2) Entrega do relatório final Critérios de avaliação: Instrumentos de Avaliação: Apresentação Final de projeto Critério de Avaliação 01: Quantitativo (PESO 3) Evidências de desempenho: Frequência, assiduidade e pontualidade. Critério de Avaliação 02: Quantitativo (PESO 1) Evidências de desempenho: Atendimento do roteiro solicitado. Cumprimento de todos os pré- requisitos necessários para a escolha do tema, de acordo com o discutido em sala, além de cumprimento de prazos e tempo de apresentação. Viabilidade de execução do projeto. Critério de Avaliação 03:CheckList de Itens (PESO 2) Evidências de desempenho: Lista de peças solicitadas entregues no prazo. Critério de Avaliação 04: Reflexivo e planejamento (PESO 3)

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO EXTENSÃO E. E. INDIA VANUÍRE Código: 9136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Dr. Francisco Nogueira de Lima Código: 059 Município: Casa Branca Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança Habilitação Profissional: Técnica de Nível

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO EXTENSÃO E. E. INDIA VANUÍRE Código: 9136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Tecnologia da Informação Habilitação Profissional: Habilitação Profissional Técnica

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: Técnico em Informática

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: Técnico em Informática Administração Central Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: Assistente Técnico em Mecânica

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: Assistente Técnico em Mecânica Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Código : 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnico em Mecânica Qualificação:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã (SP) Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Qualificação Técnica de Nível Médio

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: DR. JÚLIO CARDOSO Código: 78 Município: Franca - SP Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnico em Eletrônica

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Habilitação Profissional

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec:Paulino Botelho Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: AMBIENTE E SAÚDE Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ENFERMAGEM Qualificação:TÉCNICO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico MMO tecnologia para a saúde Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec: ETEC PAULINO BOTELHO - Extensão E.E. Arlindo Bittencourt Código: 091.07 Município: São Carlos/SP Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Código: 91 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática para Internet

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Habilitação Profissional

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: TÉCNICO EM PROGRAMAÇÃO DE

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Habilitação Profissional: TÉCNICO EM PROGRAMAÇÃO DE

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2010. Professor(es): Edevandro Nucci de Oliveira

Plano de Trabalho Docente 2010. Professor(es): Edevandro Nucci de Oliveira Plano de Trabalho Docente 2010 ETEC Rodrigues de Abreu Ensino Técnico Código: 135 Município: Bauru Eixo Tecnológico: Gestão e Comércio Habilitação Profissional: Técnico em Logística Qualificação: Módulo:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: TÉCNICO EM PROGRAMAÇÃO DE JOGOS

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Qualificação: sem certificação técnica

Plano de Trabalho Docente 2013. Qualificação: sem certificação técnica Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO E.E.ESTERINA PLACCO Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Técnica de Nível

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnico em Mecânica

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Administração Qualificação:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico. Componente Curricular: Desenvolvimento do TCC na Enfermagem

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico. Componente Curricular: Desenvolvimento do TCC na Enfermagem Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança. Habilitação Profissional: TÉCNICO DE ENFERMAGEM Qualificação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Professor Massuyuki Kawano Extensão E.E India Vanuire Código: 9136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional:

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091.6 Município: São Carlos EE: Prof. Arlindo Bittencourt Eixo Tecnológico: Gestão e

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça EE: Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente - 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Plano de Trabalho Docente - 2015 ETEC MONSENHOR ANTÔNIO MAGLIANO Código: 088 Município: GARÇA EE: Controle e Processos Industriais Eixo Tecnológico: INDÚSTRIA

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de

Leia mais

Etec Paulino Botelho Rua Marechal Deodoro 3183 Vila Nery São Carlos SP (16) 3371 1027 -www.etepb.com.br. Plano de Trabalho Docente 2ºsem / 2015

Etec Paulino Botelho Rua Marechal Deodoro 3183 Vila Nery São Carlos SP (16) 3371 1027 -www.etepb.com.br. Plano de Trabalho Docente 2ºsem / 2015 Plano de Trabalho Docente 2ºsem / 2015 Ensino Técnico Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio ETEC: PROFª NAIR LUCCAS RIBEIRO Código: 156 Município: TEODORO SAMPAIO Área de conhecimento: Ciências da Natureza Componente Curricular: FÍSICA

Leia mais

MILENE AMORIM DE MATOS

MILENE AMORIM DE MATOS Plano de Trabalho Docente 2010 ETEC DE SUZANO Ensino Técnico Código: 190 Município: SUZANO Área Profissional: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICO EM SECRETARIADO Qualificação: RECEPCIONISTA

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico 1º semestre

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico 1º semestre Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico 1º semestre ETEC Dr. Júlio Cardoso Código: 078 Município: Franca/SP Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Componente Curricular: Desenvolvimento e Design de Websites I

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Componente Curricular: Desenvolvimento e Design de Websites I Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico de Informática para Internet

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Programação de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015

Plano de Trabalho Docente 2015 Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: GARÇA / SP Eixo tecnológico: Industria Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em

Leia mais

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Plano de Trabalho Docente 2015

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Plano de Trabalho Docente 2015 Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos SP Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Recursos Humanos Qualificação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO/EXTENSÃO EE ARLINDO BITTENCOURT Código: 91 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec:Paulino Botelho/ Professor E.E. Arlindo Bittencourt (extensão) Código: 092-2 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática para

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Etec Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Descentralizada E.E. Arlindo Bittencourt Código: 091-2 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão em Negócios Habilitação Profissional:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 04 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho EE Esterina Placo (Extensão) Código: 09.0 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Eixo Tecnológico: Gestão de Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Administração

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: GARÇA Área Profissional: INDÚSTRIA Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM MECÂNICA

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: TÉCNICO EM PROGRAMAÇÃO DE

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: INFORMÁTICA E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Técnico em Informática Qualificação:

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Técnico Código: 0262 ETECANHANQUERA Município:Santana de Parnaíba Área de Conhecimento: Proteção e Prevenção Componente Curricular: AR Análise de Risco

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Habilitação Profissional: Nível Médio de Técnico em Administração

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Habilitação Profissional: Nível Médio de Técnico em Administração Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Nível Médio de Técnico em Administração

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Professor GILBERTO MARTIN

Plano de Trabalho Docente 2013. Professor GILBERTO MARTIN 1 Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Dr. Francisco Nogueira de Lima Código:059 Município:CASA BRANCA - SP Área Profissional: SAÚDE, AMBIENTE E SEGURANÇA Habilitação Profissional: TÉCNICO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec:PAULINO BOTELHO Código: 091 Município:São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnico em Mecatrônica

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO. Professor: Julio Natal Marini

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO. Professor: Julio Natal Marini Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Nível Médio de Técnico em Administração

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos - SP Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática Qualificação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2011. Qualificação: Auxiliar de informática para internet Módulo: 1º

Plano de Trabalho Docente 2011. Qualificação: Auxiliar de informática para internet Módulo: 1º Plano de Trabalho Docente 2011 Ensino Técnico ETEC Santa Isabel Código: 219 Município: Santa Isabel Área Profissional: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em informática para internet

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Indústria Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico de Técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2012

Plano de Trabalho Docente 2012 Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: GARÇA / SP Eixo tecnológico: Industria Habilitação Profissional: INSTALAÇÕES ELETRICAS E REDES Qualificação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec ETEC PAULINO BOTELHO / E.E. ESTERINA PLACCO (EXTENSAO) Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2012

Plano de Trabalho Docente 2012 Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: GARÇA / SP Eixo tecnológico: Gestão Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM MARKETING Qualificação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014

Plano de Trabalho Docente 2014 Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC Profª Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Administração

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015

Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 Etec ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: São José do Rio Pardo Código: 150 Município: São José do Rio Pardo Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Administração Qualificação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Etec Ensino Técnico ETEC RODRIGUES DE ABREU - EXTENSÃO AGUDOS Código: 135.01 D Município: AGUDOS Eixo Tecnológico: CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS Componente Curricular:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico. Qualificação: Auxiliar de Informática. Professora: Fabiana Marcasso

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico. Qualificação: Auxiliar de Informática. Professora: Fabiana Marcasso Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos-SP Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática Qualificação:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: Auxiliar de Informática

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: Auxiliar de Informática Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos - SP Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática Qualificação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Etec Dr. José Luiz Viana Coutinho Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Escola Técnica Estadual Dr. José Luiz Viana Coutinho Código: 073 Município: Jales - SP Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ/SP Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Assistente

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: Município: GARÇA Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014

Plano de Trabalho Docente 2014 Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC Profª Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Eixo Tecnológico: Gestão e Negócio Habilitação Profissional: Técnico em Administração

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos EE: Arlindo Bittencourt Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico de Informática para

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico. Habilitação Profissional: Nível Médio de Técnico em Administração

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico. Habilitação Profissional: Nível Médio de Técnico em Administração Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETECPAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Nível Médio de Técnico em Administração

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos EE: Arlindo Bittencourt Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec:PAULINO BOTELHO Código: 091.01 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO

Leia mais

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Plano de Trabalho Docente 2015

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Plano de Trabalho Docente 2015 Plano de Trabalho Docente 20 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO Código: 09 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática para Internet

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente - 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Plano de Trabalho Docente - 2015 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município:Garça Área de conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGOCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 201 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos EE: Etec Paulino Botelho Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013 Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Professor Massuyuki Kawano Extensão E.E Índia Vanuíre Código: 9136 Município: Tupã (SP) Área profissional: Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO / E.E. ESTERINA PLACCO (EXTENSAO)

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO / E.E. ESTERINA PLACCO (EXTENSAO) Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO / E.E. ESTERINA PLACCO (EXTENSAO) Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec:PAULINO BOTELHO Código: 091 Município:São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnico em Mecatrônica

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO / E.E. ESTERINA PLACCO (EXTENSAO) Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Nível

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM INFORMÁTICA EtecMONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: GARÇA EE: Eixo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2010. ETEC Rodrigues de Abreu Extensão EE Ernesto Monte. Qualificação: Sem certificação

Plano de Trabalho Docente 2010. ETEC Rodrigues de Abreu Extensão EE Ernesto Monte. Qualificação: Sem certificação Plano de Trabalho Docente 010 Ensino Técnico ETEC Rodrigues de Abreu Extensão EE Ernesto Monte Código: 135 Município: Bauru/SP Área Profissional: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico Jurídico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Qualificação: Assistente de Logística

Plano de Trabalho Docente 2014. Qualificação: Assistente de Logística Plano de Trabalho Docente 2014 ETEC Paulino Botelho (Extensão Esterina Placco) Ensino Técnico Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Plano de Trabalho Docente 2015 ETEC PAULINO BOTELHO / E.E. ESTERINA PLACCO (EXTENSÃO)

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Plano de Trabalho Docente 2015 ETEC PAULINO BOTELHO / E.E. ESTERINA PLACCO (EXTENSÃO) Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO / E.E. ESTERINA PLACCO (EXTENSÃO) Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: TÉCNICO EM MECATRÔNICA

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2013

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos EE: Arlindo Bittencourt Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC de Nova Odessa Código: 234 Município: Nova Odessa Eixo Tecnológico: Segurança no Trabalho Habilitação Profissional: Técnico em Segurança do Trabalho Qualificação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 0 Ensino Técnico Etec: Paulino Botelho Código: 09 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Programação de Jogos Digitais

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município:São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnico em Mecatrônica

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2012. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2012. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça/SP Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança. Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: AMBIENTE, SAÚDE e SEGURANÇA Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015

Plano de Trabalho Docente 2015 Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: GARÇA / SP Eixo tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente - 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Plano de Trabalho Docente - 2015 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça - SP Eixo Tecnológico: Controle e Processo Industrial Habilitação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec de São José do Rio Pardo Código: 150 Município: São José do Rio Pardo Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça / SP EE: Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais