Gerenciamento de Grupos e Usuários no Linux

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gerenciamento de Grupos e Usuários no Linux"

Transcrição

1 Gerenciamento de Grupos e Usuários no Linux Material desenvolvido por Rafael Fernando Diorio Última revisão em 04/08/2013

2 Tópicos Introdução Arquivos de grupos e usuários Gerenciamento de grupos Gerenciamento de usuários Comandos úteis

3 Introdução Assim como em outros SOs, o método de autenticação mais utilizado no Linux está associado a logins e senhas de acesso... Logins tipicamente referenciados a nomes de usuário e comumente organizados em grupos departamentais. Obs.: A conta destinada ao administrador Linux é a root. Internamente, essas contas de usuário e de grupo são vistas a partir de seus identificadores, denominados, respectivamente, UID e GID... Quanto menor o UID, mais direitos o usuário possui; A conta root possui UID igual a zero. Nesse contexto, o sistema fornece uma série de ferramentas destinadas ao gerenciamento de usuários e grupos no Linux.

4 Arquivos de grupos e usuários Todos os usuários e grupos do sistema possuem informações armazenadas em arquivos específicos... Os arquivos que armazenam as informações de contas de grupo são: /etc/group (cadastro de grupos do sistema) E, /etc/gshadow (senhas dos grupos do sistema) De modo similar, os arquivos que armazenam as informações de contas de usuário são: /etc/passwd (cadastro de usuários do sistema) E, /etc/shadow (senhas dos usuários do sistema)

5 Arquivos de usuários e grupos (cont.) Esse recurso de separar o cadastro do usuário/grupo do arquivo que armazena sua respectiva senha é denominado senhas shadow... Utilizado para aprimorar a segurança do sistema: Arquivos /etc/passwd e /etc/group podem ser lidos por todos; Arquivos /etc/shadow e /etc/gshadow podem ser lidos somente pelo root. Obs.: A utilização desse recurso ( senhas shadow ) é padrão nos Linux atuais. Se aplicável, pode-se habilitar ou desabilitar esse recurso através dos comandos pwconv/grpconv e pwunconv/ grpunconv, respectivamente.

6 Arquivos de usuários e grupos (cont.) Quanto a sintaxe do arquivo de cadastro de grupos ( /etc/group ), temos: grupo : password : GID : membros adicionais Ex. 1: root:x:0: Ex. 2: grp_informatica:x:500:rafael.diorio,joselito.diorio Observações: Todo grupo possui um nome ( grupo ) e um identificador no sistema ( GID ); Se existente, sua senha é armazenada em /etc/gshadow e seus membros adicionais listados ao final de sua definição; Todo usuário pertence a um grupo primário do sistema.

7 Arquivos de usuários e grupos (cont.) Quanto a sintaxe do arquivo de cadastro de usuários ( /etc/passwd ), temos: login : password : UID : GID : comentário : home : shell Ex. 1: root:x:0:0:root:/root:/bin/bash Ex. 2: diorio:x:501:501:rafael F. Diorio:/home/diorio:/bin/bash Observações: Quanto menor o UID, mais privilégios o usuário possui; O GID refere-se ao grupo primário do usuário; Sem o recurso de senhas shadow, a senha do usuário seria armazenada (criptografada) no lugar do valor x ; Se o x for removido, o usuário loga sem senha.

8 Gerenciamento de grupos O modo mais comum para gerenciar grupos no Linux é através dos seguintes comandos: Comando groupadd : para adicionar grupos no sistema; Comando groupdel : para remover grupos do sistema; Comando groupmod : para modificar contas de grupos; E, comando gpasswd : para gerenciar os arquivos /etc/group e, quando aplicável, /etc/gshadow. Outra possibilidade é através da edição manual dos arquivos que armazenam as informações dos grupos do sistema... Arquivo /etc/group ; E, arquivo /etc/gshadow.

9 Gerenciamento de grupos: Adição, remoção e alteração A adição de grupos no Linux é comumente realizada através do comando groupadd... Ex.: groupadd grp_informatica Quanto à sua remoção, os grupos do Linux são comumente removidos através do comando groupdel... Ex.: groupdel grp_informatica Para modificações nas contas de grupo, utiliza-se o comando groupmod... Ex.: groupmod informatica -n grp_informatica Obs.: O comando acima renomeia o grupo informatica para grp_informatica.

10 Gerenciamento de grupos: Senhas O comando utilizado para definir senhas aos grupos do sistema é o gpasswd... Ex.: gpasswd grp_informatica Quando presente, a senha do grupo é solicitada quando um usuário necessitar fazer parte, temporariamente, desse grupo com senha... Ex.: newgrp grp_informatica ou sg grp_informatica. Obs.: Para tal, o pacote shadow-utils deve estar instalado e atualizado no sistema. Vale ressaltar que essa alteração de grupo é temporária e só vale para a sessão atual do usuário.

11 Gerenciamento de usuários O modo mais comum para gerenciar usuários Linux é através dos seguintes comandos: Comando useradd : para adicionar usuários no sistema; Comando passwd : para definir ou alterar senhas de usuários; Comando usermod : para modificar contas de usuários; E, comando userdel : para remover usuários do sistema. Outra possibilidade é através da edição manual dos arquivos que armazenam as informações das contas de usuário no sistema... /etc/passwd ; E, /etc/shadow (além dos arquivos de grupos do sistema).

12 Gerenciamento de usuários: Adição Um dos comandos mais utilizados para adicionar novos usuários ao sistema é o useradd... Ex. 1: useradd joselito.diorio Ex. 2: useradd -m -g grp_informatica -c Rafael Fernando Diorio rafael.diorio Obs.: Quanto aos parâmetros acima: -m : para criar o diretório pessoal do novo usuário; -g : para definir o grupo primário do novo usuário E, -c : para especificar um comentário (nesse exemplo, o nome) para o novo usuário; Para outros parâmetros, vide man useradd.

13 Gerenciamento de usuários: Adição (cont.) Se desejável, pode-se customizar os padrões de criação de novos usuários através dos seguintes arquivos do sistema: Arquivo /etc/default/useradd : permite definir configurações de padrões para o comando useradd ; E, arquivo /etc/login.defs : permite definir configurações de padrões de login e senha para os novos usuários. Para definir o conteúdo do diretório pessoal dos novos usuários, pode-se customizar o diretório /etc/skel... Esse diretório representa o diretório template para os diretórios pessoais dos novos usuários.

14 Gerenciamento de usuários: Adição (cont.) useradd /etc/passwd /etc/shadow /etc/group Usuário Linux /etc/default/useradd /etc/login.defs /etc/skel/ Visão geral: Arquivos e diretório consultados pelo comando useradd.

15 Gerenciamento de usuários: Senhas As senhas dos usuários do sistema são gerenciadas, principalmente, através do comando passwd... Ex. 1: passwd rafael.diorio Ex. 2: passwd -x 30 -w 10 rafael.diorio Obs.: Quanto aos parâmetros acima: -d : para remover a senha do usuário; -x dias : para definir intervalos de expiração de senhas; E, -w dias : para exibir alertas de expiração de senhas; Para outros parâmetros, vide man passwd.

16 Gerenciamento de usuários: Senhas (cont.) Para alterar informações de validade de senhas de usuários também pode-se utilizar o comando chage... Ex. 1: chage -l rafael.diorio Ex. 2: chage -M 30 -W 10 rafael.diorio Obs.: Quanto aos parâmetros acima: -l : para exibir informações de senha; -M dias : para definir intervalos de validade da senha; -E data : para expirar senha em data (YYYY-MM-DD); Para outros parâmetros, vide man chage.

17 Gerenciamento de usuários: Alteração Para alterar informações de contas de usuário, pode-se utilizar o comando usermod... Ex. 1: usermod -G grp_comercial,grp_financeiro rafael.diorio Ex. 2: usermod -L rafael.diorio Ex. 3: usermod -e rafael.diorio Obs.: Quanto aos parâmetros acima: -G : para adicionar o usuário a outros grupos do sistema; -L : para bloquear a conta do usuário (utilize -U para desbloquear a conta em questão) -e : para expirar conta do usuário numa data específica (YYYY-MM-DD). Para outros parâmetros, vide man usermod.

18 Gerenciamento de usuários: Remoção Para remover as contas de usuários do sistema, pode-se utilizar o comando userdel... Ex. 1: userdel rafael.diorio Ex. 2: userdel -r joselito.diorio Quanto ao parâmetro -r (acima), ele é utilizado para remover o diretório pessoal do usuário quando sua conta é excluída do sistema.

19 Gerenciamento de usuários: Notificação Pode-se enviar mensagens aos usuários (conectados) no sistema através do comando wall... Ex.: wall Aviso: Manutenção do sistema às 14:00hs. Obs.: Com exceção as mensagens enviadas pelo root, podese desabilitar seu recebimento através do comando mesg n. mesg y ativa o recebimento de mensagens e mesg exibe o valor ( y ou n ) de mesg. Para enviar uma mensagem para um usuário específico pode-se utilizar o comando write <usuário> <terminal>... Ex: write rafael.diorio tty2 <ENTER> Seu acesso está sendo monitorado. <CTRL+C>

20 Gerenciamento de usuários: Notificação (cont.) Outra notificação bastante comum é a exibição de mensagens após o login do usuário no sistema... Essas mensagens podem ser inseridas no arquivo /etc/motd... Ex.: Aviso: Todos os acessos no sistema estão sendo auditados. Para exibir mensagens antes do login dos usuários, pode-se utilizar os arquivos /etc/issue (acesso local) e /etc/issue.net (acesso remoto): Ex.: Linux Authentication Server by Rafael Fernando Diorio Obs.: Para acessos SSH, deve-se alterar a entrada #Banner none do arquivo /etc/ssh/sshd_config para Banner /etc/issue.net e reiniciar o serviço sshd.

21 Comandos úteis Alguns comandos úteis no gerenciamento de grupos e usuários do sistema são: id : exibe UID e GID do usuário, bem como demais grupos que o usuário faz parte (se aplicável); groups : exibe os grupos que o usuário faz parte; finger : exibe diversas informações sobre o usuário, destacando login, shell, home, comentário e último acesso; chfn : altera informações de contas de usuário (informações exibidas pelo comando finger ); chsh : altera o shell do usuário; su - : substitui usuário corrente por outro usuário (quando especificado) ou por root ;

22 Comandos úteis (cont.) Alguns comandos úteis no gerenciamento de grupos e usuários do sistema são (cont.): who : exibe os usuários atualmente logados no sistema; w : exibe os usuários atualmente logados no sistema, bem como o que estão fazendo; last : exibe os últimos logins (com shutdowns ) efetuados no sistema; vipw e vigr : editores de texto (tipicamente utilizando vi ) para a edição dos arquivos passwd e group de modo seguro (com lock para outras edições simultâneas); pwck e grpck : ferramentas para verificar a integridade dos arquivos de usuário ( passwd ) e grupos ( group ) do sistema.

23 Dúvidas e/ou sugestões? Participe... questione... sugira... pratique... Aprimore seus conhecimentos e ajude a melhorar as nossas aulas! :-)

24 Referências [1] CentOS Project em [2] CentOS Documentation disponível em [3] Guia Foca/GNU Linux em [4] Livro "Dominando Linux: Red Hat e Fedora" dos autores Bill Ball e Hoyt Duff. Editora Pearson ; [5] Red Hat Enterprise Linux em [6] Red Hat Enterprise Linux Documentation disponível em

Gerenciamento de usuários e grupos

Gerenciamento de usuários e grupos Gerenciamento de usuários e grupos Todo sistema de gerência de usuário possui um id registrado no sistema. Com as informações de registro o Linux pode gerenciar o acesso aos usuários e as suas permissões

Leia mais

Gerenciar usuário, contas de grupo e sistema de arquivos

Gerenciar usuário, contas de grupo e sistema de arquivos Gerenciar usuário, contas de grupo e sistema de arquivos - 2 Sumário Capítulo 1 Gerenciar usuário, contas de grupo e sistema...3 1.1. Objetivos... 3 1.2. Mãos a obra...4 Capítulo 2 Gerenciando... 14 2.1.

Leia mais

Sistemas Operacionais de Redes. Aula: Gerenciamento de usuários e grupos Professor: Jefferson Silva

Sistemas Operacionais de Redes. Aula: Gerenciamento de usuários e grupos Professor: Jefferson Silva Sistemas Operacionais de Redes Aula: Gerenciamento de usuários e grupos Professor: Jefferson Silva Agenda Entender o que são usuários e grupos Conhecer os arquivos onde essas informações ficam salvas Utilizar

Leia mais

Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas Operacionais

Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas Operacionais Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas Operacionais Linux: Adicionando Usuários Fabricio Breve Introdução Administradores precisam ter um entendimento completo de como funcionam contas Linux Contas

Leia mais

Introdução a Sistemas Abertos

Introdução a Sistemas Abertos Introdução a Sistemas Abertos Manipulação de usuários filipe.raulino@ifrn.edu.br Introdução Em ambientes onde diversas pessoas utilizam o computador ou recursos de rede, é fundamental que existam restrições

Leia mais

Sistemas Operacionais. Usuários e Grupos

Sistemas Operacionais. Usuários e Grupos Sistemas Operacionais Usuários e Grupos Introdução O Linux foi desenvolvido desde o começo para trabalhar em rede. Por isso, ele possui suporte a usuários e grupos, que garantem uma organização e segurança

Leia mais

Fundamentos e Prática em Informática LINUX Gerenciamento de Usuários e Grupos

Fundamentos e Prática em Informática LINUX Gerenciamento de Usuários e Grupos Fundamentos e Prática em Informática LINUX Gerenciamento de Usuários e Grupos lara.popov@ifsc.edu.br Gerenciamento Como qualquer sistema operacional multitarefa e multiusuário, o administrador do sistema

Leia mais

LISTA DE COMANDOS DO LINUX 1

LISTA DE COMANDOS DO LINUX 1 LISTA DE COMANDOS DO LINUX 1 Comandos para manipulação de diretório 1. ls Lista os arquivos de um diretório. 2. cd Entra em um diretório. Você precisa ter a permissão de execução para entrar no diretório.

Leia mais

Curso de extensão em Administração de Sistemas GNU/Linux Rogerio Bastos

Curso de extensão em Administração de Sistemas GNU/Linux Rogerio Bastos Curso de extensão em Administração de Sistemas GNU/Linux Rogerio Bastos Gestores da Rede Acadêmica de Computação Departamento de Ciência da Computação Universidade Federal da Bahia 2012.1 Gerenciamento

Leia mais

Trivia. /etc/passwd. /etc/passwd. /etc/group. /etc/passwd. Exemplo: Gestão de Utilizadores em Linux

Trivia. /etc/passwd. /etc/passwd. /etc/group. /etc/passwd. Exemplo: Gestão de Utilizadores em Linux Trivia Qual foi o 1º sistema de ficheiros implementado no kernel Linux? O programa swapon cria novas partições de swap. Sim/Não? Como podemos saber quais os sistemas de ficheiros montados? Gestão de Utilizadores

Leia mais

Linux : Administração de Usuários e Grupos

Linux : Administração de Usuários e Grupos Linux : Administração de Usuários e Grupos Fundamento para entender e operar o sistema. Rotina de administrador de sistema. Permite o gerenciamento de sistemas Unix-like e não somente sistemas Linux. Depende

Leia mais

Fuctura Tecnologia Rua Nicarágua, 159 Espinheiro (81) 3221.9116 / 3088.0992 www.fuctura.com.br

Fuctura Tecnologia Rua Nicarágua, 159 Espinheiro (81) 3221.9116 / 3088.0992 www.fuctura.com.br Topic 105: Kernel 1.105.1 Gerenciando módulos do Kernel Descrição: Um administrador deve ter a habilidade de gerenciar e obter informações de módulos do Kernel. /lib/modules/kernel-version/modules.dep

Leia mais

Conteúdo 1 Comandos Básicos. Questão 1: Que comando permite encerrar o sistema definitivamente?

Conteúdo 1 Comandos Básicos. Questão 1: Que comando permite encerrar o sistema definitivamente? Conteúdo 1 Comandos Básicos Questão 1: Que comando permite encerrar o sistema definitivamente? a) shutdawn b) shutdown t now c) shutdown r now d) shutdwon h now e) shutdown h now Questão 2: Que comando

Leia mais

Admistração de Redes de Computadores (ARC)

Admistração de Redes de Computadores (ARC) Admistração de Redes de Computadores (ARC) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Campus São José Prof. Glauco Cardozo glauco.cardozo@ifsc.edu.br Um usuário Linux é uma

Leia mais

Aula 4 Comandos Básicos Linux. Prof.: Roberto Franciscatto

Aula 4 Comandos Básicos Linux. Prof.: Roberto Franciscatto Sistemas Operacionais Aula 4 Comandos Básicos Linux Prof.: Roberto Franciscatto Prompt Ao iniciar o GNU/Linux, a primeira tarefa a ser executada é o login no sistema, o qual deve ser feito respondendo

Leia mais

Administração de Sistemas Livres

Administração de Sistemas Livres Administração de Sistemas Livres Introdução a Comandos GNU/Linux Prof. Lais Farias Alves Comandos GNU/Linux O Linux (na verdade, GNU/Linux), assim como qualquer sistema operacional moderno, é perfeitamente

Leia mais

MÓDULO 01 INTRODUÇÃO AO LINUX

MÓDULO 01 INTRODUÇÃO AO LINUX MÓDULO 01 INTRODUÇÃO AO LINUX TÓPICO 21 TÓPICO 22 TÓPICO 23 COMANDOS GERAIS ARQUIVOS E DIRETÓRIOS USUÁRIOS TÓPICO 21 COMANDOS GERAIS man date df -h arch clear logout echo login sudo TEORIA O comando man

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SUMÁRIO

MANUAL DO USUÁRIO SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Home -------------------------------------------------------------------------------------------------------- 7 2. Cadastros -------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Prof. André Yoshimi Kusumoto andre_unip@kusumoto.com.br Apresentação Carga horária: 2 horas-aula/semana 2/11 Objetivos Possibilitar ao aluno: Entendimento

Leia mais

Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas Operacionais

Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas Operacionais Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas Operacionais Poderes da Conta Root Fabricio Breve Introdução Todo processo e arquivo em um sistema Linux pertence a uma conta de usuário em particular Os

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais

Administração de Sistemas Operacionais Administração de Sistemas Operacionais Administração de Usuários e Arquivos Alex Furtunato CEFET/RN alex@cefetrn.br http://www.cefetrn.br/~alex Sumário Introdução Arquivos de configuração Comandos de administração

Leia mais

Introdução ao Linux. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais Campus Pouso Alegre

Introdução ao Linux. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais Campus Pouso Alegre Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais Campus Pouso Alegre Introdução ao Linux Comandos Ubuntu/Linux Michelle Nery Agenda Comandos do Sistema Comandos para Processos

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Shell Gustavo Reis gustavo.reis@ifsudestemg.edu.br 1 Interpretador de comandos Interpreta as instruções enviadas pelo usuário e seus programas ao sistema operacional (kernel) Executa

Leia mais

Manual do Monitor Telecentro. Centro de Computação Científica e Software Livre - C3SL

Manual do Monitor Telecentro. Centro de Computação Científica e Software Livre - C3SL Manual do Monitor Telecentro Centro de Computação Científica e Software Livre - C3SL Sumário 0.1 Como acessar a interface de Gerenciamento?........................ 2 0.2 Ativação............................................

Leia mais

ENDEREÇOS DE REDE PRIVADOS. 10.0.0.0 até 10.255.255.255 172.16.0.0 até 172.31.255.255 192.168.0.0 até 192.168.255.255. Kernel

ENDEREÇOS DE REDE PRIVADOS. 10.0.0.0 até 10.255.255.255 172.16.0.0 até 172.31.255.255 192.168.0.0 até 192.168.255.255. Kernel ENDEREÇOS DE REDE PRIVADOS Foram reservados intervalos de endereços IP para serem utilizados exclusivamente em redes privadas, como é o caso das redes locais e Intranets. Esses endereços não devem ser

Leia mais

Protocolos Telnet e SSH. Professor Leonardo Larback

Protocolos Telnet e SSH. Professor Leonardo Larback Protocolos Telnet e SSH Professor Leonardo Larback Protocolo Telnet O modelo de referência TCP/IP inclui um protocolo simples de terminal remoto: Telnet. O telnet é tanto um programa quanto um protocolo,

Leia mais

Introdução a Sistemas Abertos. Manipulação de Usuários e Permissões

Introdução a Sistemas Abertos. Manipulação de Usuários e Permissões Introdução a Sistemas Abertos Manipulação de Usuários e Permissões Conteúdo Programático! Criação de Contas! Comando de Criação! Arquivos afetados! Comando de troca de senha! Criação de Grupos! Permissões!

Leia mais

Configuração do Linux Educacional 5 para melhor uso do MonitorINFO-V4

Configuração do Linux Educacional 5 para melhor uso do MonitorINFO-V4 Configuração do Linux Educacional 5 para melhor uso do MonitorINFO-V4 Primeiro fazemos o login com o usuário admin para ter acesso total ao sistema Usuário: admin Senha: admin Estando no sistema com administrador

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais Não-Proprietários II

Administração de Sistemas Operacionais Não-Proprietários II Faculdade Senac Porto Alegre - FSPOA Administração de Sistemas Operacionais Não-Proprietários II UC: Administração de Redes Aula 01 1/15 Faculdade Senac Porto Alegre - FSPOA Revisão 2/15 Linux e Distribuições

Leia mais

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MANUAL

Leia mais

Partição Partição primária: Partição estendida: Discos básicos e dinâmicos

Partição Partição primária: Partição estendida: Discos básicos e dinâmicos Partição Parte de um disco físico que funciona como se fosse um disco fisicamente separado. Depois de criar uma partição, você deve formatá-la e atribuir-lhe uma letra de unidade antes de armazenar dados

Leia mais

Conecta S_Line. 2.2 Downloads Para instalar o Conecta S_Line, basta acessar www.sline.com.br/downloads.aspx

Conecta S_Line. 2.2 Downloads Para instalar o Conecta S_Line, basta acessar www.sline.com.br/downloads.aspx 1 Introdução O Conecta S_Line permite que o laboratório envie à Central S_Line os resultados de exames gerados pelo Sistema de Informação Laboratorial (LIS) em forma de arquivos digitais. Todo o processo

Leia mais

GUIA RÁPIDO SISTEMA ANTIFURTO THEFT DETERRENT

GUIA RÁPIDO SISTEMA ANTIFURTO THEFT DETERRENT GUIA RÁPIDO SISTEMA ANTIFURTO THEFT DETERRENT SUMÁRIO Prefácio... 1 A quem se destina... 1 Nomenclatura utilizada neste documento... 1 Tela de login... 2 Tela Inicial... 4 Gestão de Dispositivo Acompanhar

Leia mais

Para testar se as variáveis foram carregadas, utilize o comando #export

Para testar se as variáveis foram carregadas, utilize o comando #export Configurando Proxy Debian Abra o arquivo /etc/profile: #nano /etc/profile No final do arquivo, adicione as seguintes linhas: export http_proxy=http://172.16.3.1:3128 export https_proxy=http://172.16.3.1:3128

Leia mais

II Torneio de Programação em LabVIEW

II Torneio de Programação em LabVIEW Desenvolvimento da Aplicação II Torneio de Programação em LabVIEW Seção I: Requisitos Gerais A aplicação submetida deverá atender, pelo menos, às exigências de funcionamento descritas na Seção II deste

Leia mais

Guia do Usuário Administrativo Bomgar 10.2 Enterprise

Guia do Usuário Administrativo Bomgar 10.2 Enterprise Guia do Usuário Administrativo Bomgar 10.2 Enterprise Índice Introdução 2 Interface administrativa 2 Status 2 Minha conta 3 Opções 3 Equipes de suporte 4 Jumpoint 5 Jump Clients 6 Bomgar Button 6 Mensagens

Leia mais

Instalação de sistemas GNU/Linux em Servidores

Instalação de sistemas GNU/Linux em Servidores Instalação de sistemas GNU/Linux em Servidores Introdução O objetivo deste documento é mostrar a instalação e configuração de um servidor com o sistema operacional GNU/Linux, podendo ser utilizado como

Leia mais

SOFTWARE LIVRE. Distribuições Live CD. Kernel. Distribuição Linux

SOFTWARE LIVRE. Distribuições Live CD. Kernel. Distribuição Linux SOFTWARE LIVRE A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito. A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades. Acesso ao código-fonte é um pré-requisito

Leia mais

Manual de Administração

Manual de Administração Manual de Administração Produto: NDDigital n-access Versão: 4.2 Versão do Doc.: 1.1 Autor: Lucas Santini Data: 27/04/2011 Aplica-se à: NDDigital n-billing Detalhamento de Alteração do Documento Alterado

Leia mais

Aula 27 - Agendamento de Tarefas (CRONTAB)

Aula 27 - Agendamento de Tarefas (CRONTAB) Aula 27 - Agendamento de Tarefas (CRONTAB) Juliana Camilo Inácio Instituto Federal de Santa Catarina Campus São José juliana.camilo@ifsc.edu.br 14 de Outubro de 2013 Juliana (IFSC) Aula 27 - Agendamento

Leia mais

Guia rápido do usuário. Cliente de Web

Guia rápido do usuário. Cliente de Web Guia rápido do usuário Cliente de Web Sumário O que é o cnccloud?... 3 Como obter acesso ao cnccloud?... 3 Acessando sua conta do cnccloud via Web... 4 Funcionalidades do cnccloud... 4 Configurações de

Leia mais

Manual de Instalação. SafeNet Authentication Client 8.2 SP1. (Para MAC OS 10.7)

Manual de Instalação. SafeNet Authentication Client 8.2 SP1. (Para MAC OS 10.7) SafeNet Authentication Client 8.2 SP1 (Para MAC OS 10.7) 2/28 Sumário 1 Introdução... 3 2 Pré-Requisitos Para Instalação... 3 3 Ambientes Homologados... 4 4 Tokens Homologados... 4 5 Instruções de Instalação...

Leia mais

Instalação do serviço de FTP com o Proftpd

Instalação do serviço de FTP com o Proftpd Tutorial - Proftpd Instalação do serviço de FTP com o Proftpd O Proftpd é um dos mais utilizados servidores de FTP da plataforma Linux. Sua instalação é rápida e fácil. Para instalar o pacote, digite o

Leia mais

Após salvar, execute o comando testparm e ele deverá exibir a mensagem Server role: ROLE_DOMAIN_PDC".

Após salvar, execute o comando testparm e ele deverá exibir a mensagem Server role: ROLE_DOMAIN_PDC. Samba como Servidor de Domínio Ubuntu Server 14.04 1. Passo - Instalação do pacote: #apt-get install samba 2. Passo - Edição do smb.conf Após instalar o samba delete o arquivo padrão smb.conf. #rm /etc/samba/smb.conf

Leia mais

Comandos Básicos no Linux

Comandos Básicos no Linux Comandos Básicos no Linux Material desenvolvido por Rafael Fernando Diorio Última revisão em 04/08/2013 www.diorio.com.br rafael@diorio.com.br Tópicos Primeiros comandos Metacaracteres Paginação e filtros

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Sistema Operacional Linux > Configuração de Redes www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Introdução O Linux foi criado por Linus Torvalds em 1991, na época em

Leia mais

Acesso Re sso R moto

Acesso Re sso R moto Acesso Remoto Introdução Em um ambiente de rede, é sempre importante salientar o uso de ferramentas que possam facilitar procedimentos de manutenção, gerenciamento e execução de procedimentos em uma determinada

Leia mais

Obs: É necessário utilizar um computador com sistema operacional Windows 7.

Obs: É necessário utilizar um computador com sistema operacional Windows 7. Instalando os Pré-Requisitos Os arquivos dos 'Pré-Requisitos' estão localizados na pasta Pré-Requisitos do CD HyTracks que você recebeu. Os arquivos também podem ser encontrados no servidor. (www.hytracks.com.br/pre-requisitos.zip).

Leia mais

Manual de Configuração do Alferes 7

Manual de Configuração do Alferes 7 DIRETORIA DE TECNOLOGIA E SISTEMAS CENTRO DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS Manual de Configuração do Alferes 7 1 Sumário 1. Configurando o Alferes 7.0 na Rede...3 2. Senha de Root.... 4 3. Configurando o Alferes

Leia mais

Tópicos Especiais em Informática

Tópicos Especiais em Informática Tópicos Especiais em Informática FTP Prof. Ms.-Eng. Igor Sousa Faculdade Lourenço Filho 3 de novembro de 2014 igorvolt@gmail.com (FLF) Tópicos Especiais em Informática 3 de novembro de 2014 1 / 18 Introdução

Leia mais

ÍNDICE. 1. Introdução...2. 2. O que é o Sistema Mo Porã...2. 3. Como acessar o Site Mo Porã...3. 4. Cadastro do Sistema Mo Porã...

ÍNDICE. 1. Introdução...2. 2. O que é o Sistema Mo Porã...2. 3. Como acessar o Site Mo Porã...3. 4. Cadastro do Sistema Mo Porã... ÍNDICE 1. Introdução...2 2. O que é o Sistema Mo Porã...2 3. Como acessar o Site Mo Porã...3 4. Cadastro do Sistema Mo Porã...4 5. Navegando no Site Mo Porã...6 5. 1 Manual de ajuda do sistema Mo Porã...7

Leia mais

Sistemas Operacionais Aula 01

Sistemas Operacionais Aula 01 1 Defina Hardware e Software. 2 O que é Software Livre? 3 O que é Sistema Operacional? Dê Exemplos. 4 O que são Distribuições Linux? Dê exemplos. Aula 01 5 Onde podemos conseguir uma cópia do Linux Ubuntu?

Leia mais

Sistema Operacional Unidade 13 Servidor Samba. QI ESCOLAS E FACULDADES Curso Técnico em Informática

Sistema Operacional Unidade 13 Servidor Samba. QI ESCOLAS E FACULDADES Curso Técnico em Informática Sistema Operacional Unidade 13 Servidor Samba Curso Técnico em Informática SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 INSTALANDO O SAMBA... 3 Verificando a versão... 3 Criando uma cópia do servidor samba original... 3 COMPARTILHAMENTOS

Leia mais

Gerenciamento do Processo de Inicialização do Linux

Gerenciamento do Processo de Inicialização do Linux Gerenciamento do Processo de Inicialização do Linux Material desenvolvido por Rafael Fernando Diorio Última revisão em 04/08/2013 www.diorio.com.br rafael@diorio.com.br Tópicos Inicialização do sistema

Leia mais

Módulos...2 Shell...3

Módulos...2 Shell...3 Cesar Kállas cesarkallas@gmx.net Curso GNU/Linux Realização CAECOMP Puc Campinas 2004 Capítulo 2 O Kernel...2 Módulos...2 Shell...3 Scripts...3 Bourne Shell sh...3 Bourne-Again Shell bash...3 Korn Shell

Leia mais

MODEM USB 3G+ WM31. Manual do Usuário

MODEM USB 3G+ WM31. Manual do Usuário MODEM USB 3G+ WM31 Manual do Usuário 2 Tabela de Conteúdo 1 Introdução... 3 2. Instalação... 5 3. Descrição da interface do cliente... 6 4. Conexão... 10 5.SMS... 11 6.Contatos... 14 7.Estatística... 18

Leia mais

Manual do Aplicativo - Rastreamento Veicular

Manual do Aplicativo - Rastreamento Veicular Manual do Aplicativo - Rastreamento Veicular Sumário Apresentação... 2 Instalação do Aplicativo... 2 Localizando o aplicativo no smartphone... 5 Inserindo o link da aplicação... 6 Acessando o sistema...

Leia mais

Tópicos. Atualizações e segurança do sistema. Manutenção Preventiva e Corretiva de Software (utilizando o MS Windows XP)

Tópicos. Atualizações e segurança do sistema. Manutenção Preventiva e Corretiva de Software (utilizando o MS Windows XP) teste 1 Manutenção Preventiva e Corretiva de Software (utilizando o MS Windows XP) Rafael Fernando Diorio www.diorio.com.br Tópicos - Atualizações e segurança do sistema - Gerenciamento do computador -

Leia mais

Instituto Federal de Santa Catarina - São José ARC - Administração de Redes de Computadores

Instituto Federal de Santa Catarina - São José ARC - Administração de Redes de Computadores Instituto Federal de Santa Catarina - São José Área de Telecomunicações ARC - Administração de Redes de Computadores Professor Arliones Hoeller - Semestre 2013-2 1 Avaliação 2-25/11/2013 Nome completo:

Leia mais

SUMÁRIO. Sistemas Operacional. Lista de Produtos. Guia de Prático de Utilização. Descrição das funções do Gerenciador (Botões)

SUMÁRIO. Sistemas Operacional. Lista de Produtos. Guia de Prático de Utilização. Descrição das funções do Gerenciador (Botões) SUMÁRIO Sistemas Operacional Windows...2 Linux...7 Mac OS X...11 Lista de Produtos SafeNet etoken Pro 32k SafeNet etoken Pro 64k SafeNet etoken Pro 72k SafeNet etoken Pro 510x SafeNet ikey 4000 Guia de

Leia mais

OpenSSH WWW.LINUXCLASS.COM.BR

OpenSSH WWW.LINUXCLASS.COM.BR OpenSSH WWW.LINUXCLASS.COM.BR OpenSSH: Introdução: O projeto OpenSSH veio para substituir antigos métodos inseguros de comunicação e autenticação, podemos dizer que o OpenSSH é um substituto direto do

Leia mais

Projeto e Instalação de Servidores Servidores Linux Aula 7 Samba, SSH e Backup

Projeto e Instalação de Servidores Servidores Linux Aula 7 Samba, SSH e Backup Projeto e Instalação de Servidores Servidores Linux Aula 7 Samba, SSH e Prof.: Roberto Franciscatto Samba Samba Samba Samba Servidor de compartilhamento de arquivos e recursos de rede É compatível com

Leia mais

Sistema de Atendimento v1.3 Manual de Instalação v1.0

Sistema de Atendimento v1.3 Manual de Instalação v1.0 Sistema de Atendimento v1.3 Manual de Instalação v1.0 Brasília, 29 de junho de 2010 Sumário Licença deste Documento...3 Introdução ao Sistema de Atendimento...4 Características e módulos...4 Arquitetura...5

Leia mais

2013 GVDASA Sistemas Administração dos Portais

2013 GVDASA Sistemas Administração dos Portais 2013 GVDASA Sistemas Administração dos Portais 2013 GVDASA Sistemas Administração dos Portais AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a

Leia mais

Guia de Referências do Linux

Guia de Referências do Linux Guia de Referências do Linux A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z A adduser - cria um novo usuário. alias - permite nomear um conjunto de comandos, a ser executado pelo sistema, por um único

Leia mais

Passos básicos para utilização de Nota Fiscal Eletrônica (NF-E)

Passos básicos para utilização de Nota Fiscal Eletrônica (NF-E) Conteúdo Solicitação de Autorização...2 Numeração da NF-E...3 Emissão de NF-E...3 Pesquisa de NF-E emitida...5 Cancelamento de NF-E emitida...5 Carta de Correção...6 Envio de Arquivo de RPS...6 Número

Leia mais

Manual Comunica S_Line

Manual Comunica S_Line 1 Introdução O permite a comunicação de Arquivos padrão texto entre diferentes pontos, com segurança (dados criptografados e com autenticação) e rastreabilidade, isto é, um CLIENTE pode receber e enviar

Leia mais

Manual de Instalação e Configuração do Sistema Cali LAB View

Manual de Instalação e Configuração do Sistema Cali LAB View Manual de Instalação e Configuração do Sistema Cali LAB View www.cali.com.br - Manual de Instalação e Configuração do Sistema Cali LAB View - Página 1 de 29 Índice INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO (FIREBIRD E

Leia mais

Sistema Operacional Unidade 12 Comandos de Rede e Acesso Remoto

Sistema Operacional Unidade 12 Comandos de Rede e Acesso Remoto Sistema Operacional Unidade 12 Comandos de Rede e Acesso Remoto Curso Técnico em Informática SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 Protocolo de rede... 3 Protocolo TCP/IP... 3 Máscara de sub-rede... 3 Hostname... 3

Leia mais

INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial

INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial 2 1. O Sistema PrinterTux O Printertux é um sistema para gerenciamento e controle de impressões. O Produto consiste em uma interface web onde o administrador efetua o cadastro

Leia mais

Nota de Aplicação. Utilizando os recursos de segurança dos controladores HI. HI Tecnologia. Documento de acesso público

Nota de Aplicação. Utilizando os recursos de segurança dos controladores HI. HI Tecnologia. Documento de acesso público Nota de Aplicação Utilizando os recursos de segurança dos controladores HI HI Tecnologia Documento de acesso público ENA.00050 Versão 1.01 outubro-2013 HI Tecnologia Utilizando os recursos de segurança

Leia mais

ConfigServer Firewall Instalando e Configurando Básico

ConfigServer Firewall Instalando e Configurando Básico ConfigServer Firewall Instalando e Configurando Básico ConfigServer Firewall CSF ou ConfigServer Firewall é um firewall dinâmico na inspeção de pacotes (SPI), detecção de Intrusão/Login e Segurança em

Leia mais

Guia de administração. BlackBerry Professional Software para Microsoft Exchange. Versão: 4.1 Service pack: 4B

Guia de administração. BlackBerry Professional Software para Microsoft Exchange. Versão: 4.1 Service pack: 4B BlackBerry Professional Software para Microsoft Exchange Versão: 4.1 Service pack: 4B SWD-313211-0911044452-012 Conteúdo 1 Gerenciando contas de usuários... 7 Adicionar uma conta de usuário... 7 Adicionar

Leia mais

Configurando DDNS no Stand Alone

Configurando DDNS no Stand Alone Configurando DDNS no Stand Alone Abra o seu navegador de internet e acesse o endereço http://www.advr.com.tw(ou, http://59.124.143.151 ). Clique em Register para efetuar o cadastro de um novo grupo.(foto

Leia mais

Cenários do CEL. Acessar ao sistema

Cenários do CEL. Acessar ao sistema Cenários do CEL Acessar ao sistema Permitir que o usuário acesse ao Sistema de Léxicos e Cenários nas seguintes condições: logando-se, quando já estiver cadastrado; ou incluindo usuário independente, quando

Leia mais

Configurando NFS + NIS Ubuntu Linux

Configurando NFS + NIS Ubuntu Linux Configurando NFS + NIS Ubuntu Linux Introdução Este tutorial tem por objetivo ensinar a configurar o NFS + NIS no Ubuntu de forma rápida e simples, mas sem deixar de transmitir os conceitos necessários

Leia mais

Manual. ID REP Config Versão 1.0

Manual. ID REP Config Versão 1.0 Manual ID REP Config Versão 1.0 Sumário 1. Introdução... 3 2. Pré-Requisitos... 3 3. Instalação do ID REP Config... 4 4. Visão Geral do Programa... 8 4.1. Tela Principal... 8 4.2. Tela de Pesquisa... 12

Leia mais

Configuração de um servidor FTP. Campus Cachoeiro Curso Técnico em Informática

Configuração de um servidor FTP. Campus Cachoeiro Curso Técnico em Informática Configuração de um servidor FTP Campus Cachoeiro Curso Técnico em Informática FTP: o protocolo de transferência de arquivos transferir arquivo de/para hospedeiro remoto modelo cliente/servidor cliente:

Leia mais

Manual de Instalação do Curso Informática Instrumental

Manual de Instalação do Curso Informática Instrumental Manual de Instalação do Curso Informática Instrumental As informações contidas no presente documento foram elaboradas pela International Syst. Qualquer dúvida a respeito de seu uso ou relativa a informações

Leia mais

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos Ltda. Rua Irmão Pedro 709 Vila Rosa Canoas RS Fone: (51) 3462.8700 Fax: (51) 3477.4441 Características do Software Urano Integra 2.2 Data: 12/05/2014

Leia mais

1 Instalação de Pacotes RPM no Metasys...2. 2 Contato...10

1 Instalação de Pacotes RPM no Metasys...2. 2 Contato...10 Sumário 1 Instalação de Pacotes RPM no Metasys...2 1.1 Compatibilidade...2 1.2 Instalação...2 1.2.1 Verificando a localização do arquivo...2 1.2.2 Movendo o arquivo...3 1.2.3 Instalando o pacote...4 1.3

Leia mais

Instalação do Sistema. Treinamento OTRS Help Desk

Instalação do Sistema. Treinamento OTRS Help Desk Instalação do Sistema Treinamento OTRS Help Desk Sumário Instalação... 3 Recomendações...3 Requisitos de Instalação...5 Preparando a Instalação no CentOS 6.5 (64 bits)...5 Preparando a Instalação no Ubuntu

Leia mais

Satélite. Manual de instalação e configuração. CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br

Satélite. Manual de instalação e configuração. CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br Satélite Manual de instalação e configuração CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br Índice Índice 1.Informações gerais 1.1.Sobre este manual 1.2.Visão geral do sistema 1.3.História

Leia mais

Mensagens De Erro. Versão: 1.0

Mensagens De Erro. Versão: 1.0 Mensagens De Erro Versão: 1.0 Tabela de Mensagens - EAGarçom MENSAGENS Possíveis Causas Possíveis Soluções Não foi possível atualizar. Dispositivo não conectado." - Erro no banco de dados do servidor;

Leia mais

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede AULA 03. Prof. Gabriel Silva

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede AULA 03. Prof. Gabriel Silva FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede AULA 03 Prof. Gabriel Silva Temas da Aula de Hoje: Servidores Linux. Conceitos Básicos do Linux. Instalando Servidor Linux.

Leia mais

Henry Equipamentos Eletrônicos e Sistemas Ltda.

Henry Equipamentos Eletrônicos e Sistemas Ltda. Manual do equipamento Henry Equipamentos Eletrônicos e Sistemas Ltda. +55 41 3661-0100 Rua Rio Piquiri, 400 - Jardim Weissópolis - Pinhais/PR - Brasil CEP: 83322-010 CNPJ: 01.245.055/0001-24 Inscrição

Leia mais

Roteiro 3: Sistemas Linux arquivos e diretórios

Roteiro 3: Sistemas Linux arquivos e diretórios Roteiro 3: Sistemas Linux arquivos e diretórios Objetivos Detalhar conceitos sobre o sistema operacional Linux; Operar comandos básicos de sistemas Linux em modo Texto; Realizar a manutenção de arquivos

Leia mais

GNU/Linux Debian Servidor DNS

GNU/Linux Debian Servidor DNS GNU/Linux Debian Servidor DNS Neste tutorial, será apresentado a configuração do serviço de rede DNS (Domain Name System) utilizando o sistema operacional GNU/Linux, distribuição Debian 7.5. Antes de começamos

Leia mais

Roteiro Prático para a Migração dos Servidores Turing e Godel

Roteiro Prático para a Migração dos Servidores Turing e Godel Roteiro Prático para a Migração dos Servidores Turing e Godel Alfenas, Abril de 2010. Rodrigo Martins Pagliares Última atualização: 27/05/2010 Conteúdo 1. Introdução... 3 2. Instalação do Debian Lenny

Leia mais

FTP Protocolo de Transferência de Arquivos

FTP Protocolo de Transferência de Arquivos FTP Protocolo de Transferência de Arquivos IFSC UNIDADE DE SÃO JOSÉ CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE DE TELECOMUNICAÇÕES! Prof. Tomás Grimm FTP - Protocolo O protocolo FTP é o serviço padrão da Internet para

Leia mais

Sistema Operacional Unidade 5 - Iniciando o modo texto. QI ESCOLAS E FACULDADES Curso Técnico em Informática

Sistema Operacional Unidade 5 - Iniciando o modo texto. QI ESCOLAS E FACULDADES Curso Técnico em Informática Sistema Operacional Unidade 5 - Iniciando o modo texto Curso Técnico em Informática SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 OPERANDO EM MODO TEXTO... 3 Abrindo o terminal... 3 Sobre o aplicativo Terminal... 3 AS CORES

Leia mais

Manual de Instalação e Operação RECIP

Manual de Instalação e Operação RECIP Manual de Instalação e Operação RECIP AMNNIPC012.00 05/09 Índice 1. RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES...1 2. DESCRIÇÃO DO PRODUTO...1 3. INSTALAÇÃO...1 4. CONFIGURAÇÃO O RECIP...3 4.1 JANELA PRINCIPAL...3 4.2

Leia mais

Habilitar conectividade para o armazenamento 3PAR:

Habilitar conectividade para o armazenamento 3PAR: Habilitar conectividade para o armazenamento 3PAR: Benefícios do Call Home: Periodicamente, o processador de serviço transfere informações de diagnóstico, por exemplo, de eventos e integridade do sistema

Leia mais

EN3611 Segurança de Redes Prof. João Henrique Kleinschmidt Prática 2 Certificados digitais Permissões Comandos Password cracker

EN3611 Segurança de Redes Prof. João Henrique Kleinschmidt Prática 2 Certificados digitais Permissões Comandos Password cracker EN3611 Segurança de Redes Prof. João Henrique Kleinschmidt Prática 2 Certificados digitais Permissões Comandos Password cracker Entregar um relatório respondendo as questões propostas e principais observações

Leia mais

Alfamídia Linux: Administração de Redes em ambiente Linux I

Alfamídia Linux: Administração de Redes em ambiente Linux I Alfamídia Linux: Administração de Redes em ambiente Linux I UNIDADE 1 - CONCEITOS BÁSICOS DE REDES... 3 1.1 TCP/IP - O INÍCIO... 3 1.2 ENTENDENDO O IP... 3 1.3 ENTENDENDO O GATEWAY DE REDE... 5 1.4 O SERVIDOR

Leia mais

Informática. Aula 04/12. Prof. Márcio Hollweg. www.conquistadeconcurso.com.br. Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM.

Informática. Aula 04/12. Prof. Márcio Hollweg. www.conquistadeconcurso.com.br. Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM. Informática Aula 04/12 Prof. Márcio Hollweg UMA PARCERIA Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM.BR Visite a loja virtual www.conquistadeconcurso.com.br MATERIAL DIDÁTICO EXCLUSIVO

Leia mais

CA Nimsoft Monitor. Guia do Probe Monitoramento de resposta do servidor LDAP. ldap_response série 1.3

CA Nimsoft Monitor. Guia do Probe Monitoramento de resposta do servidor LDAP. ldap_response série 1.3 CA Nimsoft Monitor Guia do Probe Monitoramento de resposta do servidor LDAP ldap_response série 1.3 Aviso de copyright do CA Nimsoft Monitor Este sistema de ajuda online (o Sistema ) destina-se somente

Leia mais