Gerenciamento de Grupos e Usuários no Linux

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gerenciamento de Grupos e Usuários no Linux"

Transcrição

1 Gerenciamento de Grupos e Usuários no Linux Material desenvolvido por Rafael Fernando Diorio Última revisão em 04/08/ rafael@diorio.com.br

2 Tópicos Introdução Arquivos de grupos e usuários Gerenciamento de grupos Gerenciamento de usuários Comandos úteis

3 Introdução Assim como em outros SOs, o método de autenticação mais utilizado no Linux está associado a logins e senhas de acesso... Logins tipicamente referenciados a nomes de usuário e comumente organizados em grupos departamentais. Obs.: A conta destinada ao administrador Linux é a root. Internamente, essas contas de usuário e de grupo são vistas a partir de seus identificadores, denominados, respectivamente, UID e GID... Quanto menor o UID, mais direitos o usuário possui; A conta root possui UID igual a zero. Nesse contexto, o sistema fornece uma série de ferramentas destinadas ao gerenciamento de usuários e grupos no Linux.

4 Arquivos de grupos e usuários Todos os usuários e grupos do sistema possuem informações armazenadas em arquivos específicos... Os arquivos que armazenam as informações de contas de grupo são: /etc/group (cadastro de grupos do sistema) E, /etc/gshadow (senhas dos grupos do sistema) De modo similar, os arquivos que armazenam as informações de contas de usuário são: /etc/passwd (cadastro de usuários do sistema) E, /etc/shadow (senhas dos usuários do sistema)

5 Arquivos de usuários e grupos (cont.) Esse recurso de separar o cadastro do usuário/grupo do arquivo que armazena sua respectiva senha é denominado senhas shadow... Utilizado para aprimorar a segurança do sistema: Arquivos /etc/passwd e /etc/group podem ser lidos por todos; Arquivos /etc/shadow e /etc/gshadow podem ser lidos somente pelo root. Obs.: A utilização desse recurso ( senhas shadow ) é padrão nos Linux atuais. Se aplicável, pode-se habilitar ou desabilitar esse recurso através dos comandos pwconv/grpconv e pwunconv/ grpunconv, respectivamente.

6 Arquivos de usuários e grupos (cont.) Quanto a sintaxe do arquivo de cadastro de grupos ( /etc/group ), temos: grupo : password : GID : membros adicionais Ex. 1: root:x:0: Ex. 2: grp_informatica:x:500:rafael.diorio,joselito.diorio Observações: Todo grupo possui um nome ( grupo ) e um identificador no sistema ( GID ); Se existente, sua senha é armazenada em /etc/gshadow e seus membros adicionais listados ao final de sua definição; Todo usuário pertence a um grupo primário do sistema.

7 Arquivos de usuários e grupos (cont.) Quanto a sintaxe do arquivo de cadastro de usuários ( /etc/passwd ), temos: login : password : UID : GID : comentário : home : shell Ex. 1: root:x:0:0:root:/root:/bin/bash Ex. 2: diorio:x:501:501:rafael F. Diorio:/home/diorio:/bin/bash Observações: Quanto menor o UID, mais privilégios o usuário possui; O GID refere-se ao grupo primário do usuário; Sem o recurso de senhas shadow, a senha do usuário seria armazenada (criptografada) no lugar do valor x ; Se o x for removido, o usuário loga sem senha.

8 Gerenciamento de grupos O modo mais comum para gerenciar grupos no Linux é através dos seguintes comandos: Comando groupadd : para adicionar grupos no sistema; Comando groupdel : para remover grupos do sistema; Comando groupmod : para modificar contas de grupos; E, comando gpasswd : para gerenciar os arquivos /etc/group e, quando aplicável, /etc/gshadow. Outra possibilidade é através da edição manual dos arquivos que armazenam as informações dos grupos do sistema... Arquivo /etc/group ; E, arquivo /etc/gshadow.

9 Gerenciamento de grupos: Adição, remoção e alteração A adição de grupos no Linux é comumente realizada através do comando groupadd... Ex.: groupadd grp_informatica Quanto à sua remoção, os grupos do Linux são comumente removidos através do comando groupdel... Ex.: groupdel grp_informatica Para modificações nas contas de grupo, utiliza-se o comando groupmod... Ex.: groupmod informatica -n grp_informatica Obs.: O comando acima renomeia o grupo informatica para grp_informatica.

10 Gerenciamento de grupos: Senhas O comando utilizado para definir senhas aos grupos do sistema é o gpasswd... Ex.: gpasswd grp_informatica Quando presente, a senha do grupo é solicitada quando um usuário necessitar fazer parte, temporariamente, desse grupo com senha... Ex.: newgrp grp_informatica ou sg grp_informatica. Obs.: Para tal, o pacote shadow-utils deve estar instalado e atualizado no sistema. Vale ressaltar que essa alteração de grupo é temporária e só vale para a sessão atual do usuário.

11 Gerenciamento de usuários O modo mais comum para gerenciar usuários Linux é através dos seguintes comandos: Comando useradd : para adicionar usuários no sistema; Comando passwd : para definir ou alterar senhas de usuários; Comando usermod : para modificar contas de usuários; E, comando userdel : para remover usuários do sistema. Outra possibilidade é através da edição manual dos arquivos que armazenam as informações das contas de usuário no sistema... /etc/passwd ; E, /etc/shadow (além dos arquivos de grupos do sistema).

12 Gerenciamento de usuários: Adição Um dos comandos mais utilizados para adicionar novos usuários ao sistema é o useradd... Ex. 1: useradd joselito.diorio Ex. 2: useradd -m -g grp_informatica -c Rafael Fernando Diorio rafael.diorio Obs.: Quanto aos parâmetros acima: -m : para criar o diretório pessoal do novo usuário; -g : para definir o grupo primário do novo usuário E, -c : para especificar um comentário (nesse exemplo, o nome) para o novo usuário; Para outros parâmetros, vide man useradd.

13 Gerenciamento de usuários: Adição (cont.) Se desejável, pode-se customizar os padrões de criação de novos usuários através dos seguintes arquivos do sistema: Arquivo /etc/default/useradd : permite definir configurações de padrões para o comando useradd ; E, arquivo /etc/login.defs : permite definir configurações de padrões de login e senha para os novos usuários. Para definir o conteúdo do diretório pessoal dos novos usuários, pode-se customizar o diretório /etc/skel... Esse diretório representa o diretório template para os diretórios pessoais dos novos usuários.

14 Gerenciamento de usuários: Adição (cont.) useradd /etc/passwd /etc/shadow /etc/group Usuário Linux /etc/default/useradd /etc/login.defs /etc/skel/ Visão geral: Arquivos e diretório consultados pelo comando useradd.

15 Gerenciamento de usuários: Senhas As senhas dos usuários do sistema são gerenciadas, principalmente, através do comando passwd... Ex. 1: passwd rafael.diorio Ex. 2: passwd -x 30 -w 10 rafael.diorio Obs.: Quanto aos parâmetros acima: -d : para remover a senha do usuário; -x dias : para definir intervalos de expiração de senhas; E, -w dias : para exibir alertas de expiração de senhas; Para outros parâmetros, vide man passwd.

16 Gerenciamento de usuários: Senhas (cont.) Para alterar informações de validade de senhas de usuários também pode-se utilizar o comando chage... Ex. 1: chage -l rafael.diorio Ex. 2: chage -M 30 -W 10 rafael.diorio Obs.: Quanto aos parâmetros acima: -l : para exibir informações de senha; -M dias : para definir intervalos de validade da senha; -E data : para expirar senha em data (YYYY-MM-DD); Para outros parâmetros, vide man chage.

17 Gerenciamento de usuários: Alteração Para alterar informações de contas de usuário, pode-se utilizar o comando usermod... Ex. 1: usermod -G grp_comercial,grp_financeiro rafael.diorio Ex. 2: usermod -L rafael.diorio Ex. 3: usermod -e rafael.diorio Obs.: Quanto aos parâmetros acima: -G : para adicionar o usuário a outros grupos do sistema; -L : para bloquear a conta do usuário (utilize -U para desbloquear a conta em questão) -e : para expirar conta do usuário numa data específica (YYYY-MM-DD). Para outros parâmetros, vide man usermod.

18 Gerenciamento de usuários: Remoção Para remover as contas de usuários do sistema, pode-se utilizar o comando userdel... Ex. 1: userdel rafael.diorio Ex. 2: userdel -r joselito.diorio Quanto ao parâmetro -r (acima), ele é utilizado para remover o diretório pessoal do usuário quando sua conta é excluída do sistema.

19 Gerenciamento de usuários: Notificação Pode-se enviar mensagens aos usuários (conectados) no sistema através do comando wall... Ex.: wall Aviso: Manutenção do sistema às 14:00hs. Obs.: Com exceção as mensagens enviadas pelo root, podese desabilitar seu recebimento através do comando mesg n. mesg y ativa o recebimento de mensagens e mesg exibe o valor ( y ou n ) de mesg. Para enviar uma mensagem para um usuário específico pode-se utilizar o comando write <usuário> <terminal>... Ex: write rafael.diorio tty2 <ENTER> Seu acesso está sendo monitorado. <CTRL+C>

20 Gerenciamento de usuários: Notificação (cont.) Outra notificação bastante comum é a exibição de mensagens após o login do usuário no sistema... Essas mensagens podem ser inseridas no arquivo /etc/motd... Ex.: Aviso: Todos os acessos no sistema estão sendo auditados. Para exibir mensagens antes do login dos usuários, pode-se utilizar os arquivos /etc/issue (acesso local) e /etc/issue.net (acesso remoto): Ex.: Linux Authentication Server by Rafael Fernando Diorio Obs.: Para acessos SSH, deve-se alterar a entrada #Banner none do arquivo /etc/ssh/sshd_config para Banner /etc/issue.net e reiniciar o serviço sshd.

21 Comandos úteis Alguns comandos úteis no gerenciamento de grupos e usuários do sistema são: id : exibe UID e GID do usuário, bem como demais grupos que o usuário faz parte (se aplicável); groups : exibe os grupos que o usuário faz parte; finger : exibe diversas informações sobre o usuário, destacando login, shell, home, comentário e último acesso; chfn : altera informações de contas de usuário (informações exibidas pelo comando finger ); chsh : altera o shell do usuário; su - : substitui usuário corrente por outro usuário (quando especificado) ou por root ;

22 Comandos úteis (cont.) Alguns comandos úteis no gerenciamento de grupos e usuários do sistema são (cont.): who : exibe os usuários atualmente logados no sistema; w : exibe os usuários atualmente logados no sistema, bem como o que estão fazendo; last : exibe os últimos logins (com shutdowns ) efetuados no sistema; vipw e vigr : editores de texto (tipicamente utilizando vi ) para a edição dos arquivos passwd e group de modo seguro (com lock para outras edições simultâneas); pwck e grpck : ferramentas para verificar a integridade dos arquivos de usuário ( passwd ) e grupos ( group ) do sistema.

23 Dúvidas e/ou sugestões? Participe... questione... sugira... pratique... Aprimore seus conhecimentos e ajude a melhorar as nossas aulas! :-)

24 Referências [1] CentOS Project em [2] CentOS Documentation disponível em [3] Guia Foca/GNU Linux em [4] Livro "Dominando Linux: Red Hat e Fedora" dos autores Bill Ball e Hoyt Duff. Editora Pearson ; [5] Red Hat Enterprise Linux em [6] Red Hat Enterprise Linux Documentation disponível em

Gerenciamento de usuários e grupos

Gerenciamento de usuários e grupos Gerenciamento de usuários e grupos Todo sistema de gerência de usuário possui um id registrado no sistema. Com as informações de registro o Linux pode gerenciar o acesso aos usuários e as suas permissões

Leia mais

Gerenciar usuário, contas de grupo e sistema de arquivos

Gerenciar usuário, contas de grupo e sistema de arquivos Gerenciar usuário, contas de grupo e sistema de arquivos - 2 Sumário Capítulo 1 Gerenciar usuário, contas de grupo e sistema...3 1.1. Objetivos... 3 1.2. Mãos a obra...4 Capítulo 2 Gerenciando... 14 2.1.

Leia mais

Sistemas Operacionais de Redes. Aula: Gerenciamento de usuários e grupos Professor: Jefferson Silva

Sistemas Operacionais de Redes. Aula: Gerenciamento de usuários e grupos Professor: Jefferson Silva Sistemas Operacionais de Redes Aula: Gerenciamento de usuários e grupos Professor: Jefferson Silva Agenda Entender o que são usuários e grupos Conhecer os arquivos onde essas informações ficam salvas Utilizar

Leia mais

Administração de sistemas Linux. Gerenciamento de grupos e usuários

Administração de sistemas Linux. Gerenciamento de grupos e usuários Administração de sistemas Linux Gerenciamento de grupos e usuários Usuário Login: o nome do usuário. Cada nome deve ser único; Password: A senha de acesso ao sistema; UID: User Identification - É o número

Leia mais

Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas Operacionais

Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas Operacionais Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas Operacionais Linux: Adicionando Usuários Fabricio Breve Introdução Administradores precisam ter um entendimento completo de como funcionam contas Linux Contas

Leia mais

Introdução a Sistemas Abertos

Introdução a Sistemas Abertos Introdução a Sistemas Abertos Manipulação de usuários filipe.raulino@ifrn.edu.br Introdução Em ambientes onde diversas pessoas utilizam o computador ou recursos de rede, é fundamental que existam restrições

Leia mais

Fundamentos e Prática em Informática LINUX Gerenciamento de Usuários e Grupos

Fundamentos e Prática em Informática LINUX Gerenciamento de Usuários e Grupos Fundamentos e Prática em Informática LINUX Gerenciamento de Usuários e Grupos lara.popov@ifsc.edu.br Gerenciamento Como qualquer sistema operacional multitarefa e multiusuário, o administrador do sistema

Leia mais

Sistemas Operacionais. Usuários e Grupos

Sistemas Operacionais. Usuários e Grupos Sistemas Operacionais Usuários e Grupos Introdução O Linux foi desenvolvido desde o começo para trabalhar em rede. Por isso, ele possui suporte a usuários e grupos, que garantem uma organização e segurança

Leia mais

Trivia. /etc/passwd. /etc/passwd. /etc/group. /etc/passwd. Exemplo: Gestão de Utilizadores em Linux

Trivia. /etc/passwd. /etc/passwd. /etc/group. /etc/passwd. Exemplo: Gestão de Utilizadores em Linux Trivia Qual foi o 1º sistema de ficheiros implementado no kernel Linux? O programa swapon cria novas partições de swap. Sim/Não? Como podemos saber quais os sistemas de ficheiros montados? Gestão de Utilizadores

Leia mais

LISTA DE COMANDOS DO LINUX 1

LISTA DE COMANDOS DO LINUX 1 LISTA DE COMANDOS DO LINUX 1 Comandos para manipulação de diretório 1. ls Lista os arquivos de um diretório. 2. cd Entra em um diretório. Você precisa ter a permissão de execução para entrar no diretório.

Leia mais

Comandos. Sistema Operacional GNU/Linux. Para Manipulação de Contas

Comandos. Sistema Operacional GNU/Linux. Para Manipulação de Contas Comandos Para Manipulação de Contas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Agosto / 2017 1/23 Comando adduser Adiciona um usuário ou grupo no

Leia mais

Administração de Sistemas Livres

Administração de Sistemas Livres Administração de Sistemas Livres Introdução a Comandos GNU/Linux Prof. Lais Farias Alves Comandos GNU/Linux O Linux (na verdade, GNU/Linux), assim como qualquer sistema operacional moderno, é perfeitamente

Leia mais

PROJETO INTERDISCIPLINAR I

PROJETO INTERDISCIPLINAR I PROJETO INTERDISCIPLINAR I Linux e LPI www.lpi.org João Bosco Teixeira Junior boscojr@gmail.com Certificação LPIC-1 Prova 102 105 Shell, Scripting, e Gerenciamento de Dados 106 Interface com usuário e

Leia mais

Curso de extensão em Administração de Sistemas GNU/Linux Rogerio Bastos

Curso de extensão em Administração de Sistemas GNU/Linux Rogerio Bastos Curso de extensão em Administração de Sistemas GNU/Linux Rogerio Bastos Gestores da Rede Acadêmica de Computação Departamento de Ciência da Computação Universidade Federal da Bahia 2012.1 Gerenciamento

Leia mais

Tecnologias e Sistemas de Informação. Software Livre. SL: Gerenciamento e Configurações 2 Semestre de Prof. Marcelo Z.

Tecnologias e Sistemas de Informação. Software Livre. SL: Gerenciamento e Configurações 2 Semestre de Prof. Marcelo Z. Tecnologias e Sistemas de Informação Software Livre SL: Gerenciamento e Configurações 2 Semestre de 2010 Prof. Marcelo Z. do Nascimento Roteiro Gerenciamento de Grupos e Usuários Comandos para gerenciamento

Leia mais

Manual do usuário. v1.0

Manual do usuário. v1.0 Manual do usuário v1.0 1 Iniciando com o Vivo Gestão 1. como fazer login a. 1º acesso b. como recuperar a senha c. escolher uma conta ou grupo (hierarquia de contas) 2. como consultar... de uma linha a.

Leia mais

Conteúdo 1 Comandos Básicos. Questão 1: Que comando permite encerrar o sistema definitivamente?

Conteúdo 1 Comandos Básicos. Questão 1: Que comando permite encerrar o sistema definitivamente? Conteúdo 1 Comandos Básicos Questão 1: Que comando permite encerrar o sistema definitivamente? a) shutdawn b) shutdown t now c) shutdown r now d) shutdwon h now e) shutdown h now Questão 2: Que comando

Leia mais

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MANUAL

Leia mais

Fuctura Tecnologia Rua Nicarágua, 159 Espinheiro (81) 3221.9116 / 3088.0992 www.fuctura.com.br

Fuctura Tecnologia Rua Nicarágua, 159 Espinheiro (81) 3221.9116 / 3088.0992 www.fuctura.com.br Topic 105: Kernel 1.105.1 Gerenciando módulos do Kernel Descrição: Um administrador deve ter a habilidade de gerenciar e obter informações de módulos do Kernel. /lib/modules/kernel-version/modules.dep

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SUMÁRIO

MANUAL DO USUÁRIO SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Home -------------------------------------------------------------------------------------------------------- 7 2. Cadastros -------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Obs: É necessário utilizar um computador com sistema operacional Windows 7.

Obs: É necessário utilizar um computador com sistema operacional Windows 7. Instalando os Pré-Requisitos Os arquivos dos 'Pré-Requisitos' estão localizados na pasta Pré-Requisitos do CD HyTracks que você recebeu. Os arquivos também podem ser encontrados no servidor. (www.hytracks.com.br/pre-requisitos.zip).

Leia mais

Linux : Administração de Usuários e Grupos

Linux : Administração de Usuários e Grupos Linux : Administração de Usuários e Grupos Fundamento para entender e operar o sistema. Rotina de administrador de sistema. Permite o gerenciamento de sistemas Unix-like e não somente sistemas Linux. Depende

Leia mais

Aula 4 Comandos Básicos Linux. Prof.: Roberto Franciscatto

Aula 4 Comandos Básicos Linux. Prof.: Roberto Franciscatto Sistemas Operacionais Aula 4 Comandos Básicos Linux Prof.: Roberto Franciscatto Prompt Ao iniciar o GNU/Linux, a primeira tarefa a ser executada é o login no sistema, o qual deve ser feito respondendo

Leia mais

Informações de usuários armazenadas no sistema

Informações de usuários armazenadas no sistema Usuários e Grupos 1. Introdução; 2. Como as informações de usuário são armazenadas no sistema; 3. Manipulando contas de usuários; 4. Manipulando grupos. Introdução O linux possui suporte a usuários e grupos,

Leia mais

Aula 27 - Agendamento de Tarefas (CRONTAB)

Aula 27 - Agendamento de Tarefas (CRONTAB) Aula 27 - Agendamento de Tarefas (CRONTAB) Juliana Camilo Inácio Instituto Federal de Santa Catarina Campus São José juliana.camilo@ifsc.edu.br 14 de Outubro de 2013 Juliana (IFSC) Aula 27 - Agendamento

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

Rossano Pablo Pinto -

Rossano Pablo Pinto - Uma breve introdução à gerência de contas de usuário em sistemas GNU/Linux (aka crash course on Linux User Account Management :)) Prof. Rossano Pablo Pinto 04/2017 - v0.6 (em construção) Agenda Introdução

Leia mais

Manual de Administração

Manual de Administração Manual de Administração Produto: NDDigital n-access Versão: 4.2 Versão do Doc.: 1.1 Autor: Lucas Santini Data: 27/04/2011 Aplica-se à: NDDigital n-billing Detalhamento de Alteração do Documento Alterado

Leia mais

Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas Operacionais

Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas Operacionais Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas Operacionais Poderes da Conta Root Fabricio Breve Introdução Todo processo e arquivo em um sistema Linux pertence a uma conta de usuário em particular Os

Leia mais

TUTORIAL Última atualização: 23/03/2015

TUTORIAL Última atualização: 23/03/2015 TUTORIAL Última atualização: 23/03/2015 Índice Acesso à Intranet... 1 Alterando foto e senha... 2 A Área de Trabalho da Intranet... 3 Alterando a Área de Trabalho... 4 Tipos de Usuários... 5 Cadastrando

Leia mais

Administração de sistemas Linux. Gerenciamento de usuários

Administração de sistemas Linux. Gerenciamento de usuários Administração de sistemas Linux Gerenciamento de usuários Devemos definir quais usuários poderão se utilizar dos recursos do sistema operacional, fazendo a gerência do que poderá ser utilizado de que forma

Leia mais

ENDEREÇOS DE REDE PRIVADOS. 10.0.0.0 até 10.255.255.255 172.16.0.0 até 172.31.255.255 192.168.0.0 até 192.168.255.255. Kernel

ENDEREÇOS DE REDE PRIVADOS. 10.0.0.0 até 10.255.255.255 172.16.0.0 até 172.31.255.255 192.168.0.0 até 192.168.255.255. Kernel ENDEREÇOS DE REDE PRIVADOS Foram reservados intervalos de endereços IP para serem utilizados exclusivamente em redes privadas, como é o caso das redes locais e Intranets. Esses endereços não devem ser

Leia mais

Manual Comunica S_Line

Manual Comunica S_Line 1 Introdução O permite a comunicação de Arquivos padrão texto entre diferentes pontos, com segurança (dados criptografados e com autenticação) e rastreabilidade, isto é, um CLIENTE pode receber e enviar

Leia mais

Configuração do Linux Educacional 5 para melhor uso do MonitorINFO-V4

Configuração do Linux Educacional 5 para melhor uso do MonitorINFO-V4 Configuração do Linux Educacional 5 para melhor uso do MonitorINFO-V4 Primeiro fazemos o login com o usuário admin para ter acesso total ao sistema Usuário: admin Senha: admin Estando no sistema com administrador

Leia mais

Cenários do CEL. Acessar ao sistema

Cenários do CEL. Acessar ao sistema Cenários do CEL Acessar ao sistema Permitir que o usuário acesse ao Sistema de Léxicos e Cenários nas seguintes condições: logando-se, quando já estiver cadastrado; ou incluindo usuário independente, quando

Leia mais

ÍNDICE. 1. Introdução...2. 2. O que é o Sistema Mo Porã...2. 3. Como acessar o Site Mo Porã...3. 4. Cadastro do Sistema Mo Porã...

ÍNDICE. 1. Introdução...2. 2. O que é o Sistema Mo Porã...2. 3. Como acessar o Site Mo Porã...3. 4. Cadastro do Sistema Mo Porã... ÍNDICE 1. Introdução...2 2. O que é o Sistema Mo Porã...2 3. Como acessar o Site Mo Porã...3 4. Cadastro do Sistema Mo Porã...4 5. Navegando no Site Mo Porã...6 5. 1 Manual de ajuda do sistema Mo Porã...7

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

TRBOnet MDC Console. Manual de Operação

TRBOnet MDC Console. Manual de Operação TRBOnet MDC Console Manual de Operação Versão 1.8 ÍNDICE NEOCOM Ltd 1. VISÃO GERAL DA CONSOLE...3 2. TELA DE RÁDIO...4 2.1 COMANDOS AVANÇADOS...5 2.2 BARRA DE FERRAMENTAS...5 3. TELA DE LOCALIZAÇÃO GPS...6

Leia mais

Para testar se as variáveis foram carregadas, utilize o comando #export

Para testar se as variáveis foram carregadas, utilize o comando #export Configurando Proxy Debian Abra o arquivo /etc/profile: #nano /etc/profile No final do arquivo, adicione as seguintes linhas: export http_proxy=http://172.16.3.1:3128 export https_proxy=http://172.16.3.1:3128

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais. Prof.: Marlon Marcon

Administração de Sistemas Operacionais. Prof.: Marlon Marcon Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon Gerenciamento de Usuários Aula 11 O que é uma conta Quando um computador é usado por muitas pessoas, é necessário diferencias os usuários, para,

Leia mais

Tópicos. Atualizações e segurança do sistema. Manutenção Preventiva e Corretiva de Software (utilizando o MS Windows XP)

Tópicos. Atualizações e segurança do sistema. Manutenção Preventiva e Corretiva de Software (utilizando o MS Windows XP) teste 1 Manutenção Preventiva e Corretiva de Software (utilizando o MS Windows XP) Rafael Fernando Diorio www.diorio.com.br Tópicos - Atualizações e segurança do sistema - Gerenciamento do computador -

Leia mais

Em 2012, a Prosoft planejou o lançamento da Versão 5 dos seus produtos.

Em 2012, a Prosoft planejou o lançamento da Versão 5 dos seus produtos. VERSÃO 5 Outubro/2012 Release Notes Não deixe de atualizar o seu sistema Planejamos a entrega ao longo do exercício de 2012 com mais de 140 melhorias. Mais segurança, agilidade e facilidade de uso, atendendo

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

Sistema Operacional Unidade 13 Servidor Samba. QI ESCOLAS E FACULDADES Curso Técnico em Informática

Sistema Operacional Unidade 13 Servidor Samba. QI ESCOLAS E FACULDADES Curso Técnico em Informática Sistema Operacional Unidade 13 Servidor Samba Curso Técnico em Informática SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 INSTALANDO O SAMBA... 3 Verificando a versão... 3 Criando uma cópia do servidor samba original... 3 COMPARTILHAMENTOS

Leia mais

Manual do Monitor Telecentro. Centro de Computação Científica e Software Livre - C3SL

Manual do Monitor Telecentro. Centro de Computação Científica e Software Livre - C3SL Manual do Monitor Telecentro Centro de Computação Científica e Software Livre - C3SL Sumário 0.1 Como acessar a interface de Gerenciamento?........................ 2 0.2 Ativação............................................

Leia mais

Manual de Administração

Manual de Administração Gerência de Informática Repositório de Documentos do GHC Manual de Administração Versão 1.1 Novembro de 2015 Repositório de Documentos do GHC Manual de Administração Índice 1 Acesso ao Sistema...3 2 Adicionar

Leia mais

Tópicos Especiais em Informática

Tópicos Especiais em Informática Tópicos Especiais em Informática FTP Prof. Ms.-Eng. Igor Sousa Faculdade Lourenço Filho 3 de novembro de 2014 igorvolt@gmail.com (FLF) Tópicos Especiais em Informática 3 de novembro de 2014 1 / 18 Introdução

Leia mais

Manual de Versionamento

Manual de Versionamento Manual de Versionamento Versão 19.04/1.6.46 Sumário 1. Novidades... 3 1.1. Carência para aluguel... 3 1.2. Nova funcionalidade para lançamentos de parcelas já pagas de IPTU... 6 1.3. Configuração para

Leia mais

Rossano Pablo Pinto -

Rossano Pablo Pinto - Uma breve introdução à gerência de contas de usuário em sistemas GNU/Linux (aka crash course on Linux User Account Management :)) Prof. Rossano Pablo Pinto 03/2019 - v0.7 (em construção) Agenda Introdução

Leia mais

PAINEL GERENCIADOR DE E-MAILS

PAINEL GERENCIADOR DE E-MAILS Este manual foi criado com o objetivo de facilitar o gerenciamento de suas contas de e-mail. Com ele, o administrador poderá criar e excluir e-mails, alterar senha, configurar redirecionamento de contas,

Leia mais

Admistração de Redes de Computadores (ARC)

Admistração de Redes de Computadores (ARC) Admistração de Redes de Computadores (ARC) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Campus São José Prof. Glauco Cardozo glauco.cardozo@ifsc.edu.br Um usuário Linux é uma

Leia mais

1 Instalação de Pacotes RPM no Metasys...2. 2 Contato...10

1 Instalação de Pacotes RPM no Metasys...2. 2 Contato...10 Sumário 1 Instalação de Pacotes RPM no Metasys...2 1.1 Compatibilidade...2 1.2 Instalação...2 1.2.1 Verificando a localização do arquivo...2 1.2.2 Movendo o arquivo...3 1.2.3 Instalando o pacote...4 1.3

Leia mais

Acesso Re sso R moto

Acesso Re sso R moto Acesso Remoto Introdução Em um ambiente de rede, é sempre importante salientar o uso de ferramentas que possam facilitar procedimentos de manutenção, gerenciamento e execução de procedimentos em uma determinada

Leia mais

PROVA DE NOÇÕES DE MICROINFORMÁTICA

PROVA DE NOÇÕES DE MICROINFORMÁTICA 18 PROVA DE NOÇÕES DE MICROINFORMÁTICA AS QUESTÕES DE 41 A 60 CONSIDERAM O ESQUEMA PADRÃO DE CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL MICROSOFT WINDOWS ME E DAS FERRAMENTAS MICROSOFT WINDOWS EXPLORER, MICRO-

Leia mais

Sistemas Operacionais Aula 01

Sistemas Operacionais Aula 01 1 Defina Hardware e Software. 2 O que é Software Livre? 3 O que é Sistema Operacional? Dê Exemplos. 4 O que são Distribuições Linux? Dê exemplos. Aula 01 5 Onde podemos conseguir uma cópia do Linux Ubuntu?

Leia mais

GUIA RÁPIDO SISTEMA ANTIFURTO THEFT DETERRENT

GUIA RÁPIDO SISTEMA ANTIFURTO THEFT DETERRENT GUIA RÁPIDO SISTEMA ANTIFURTO THEFT DETERRENT SUMÁRIO Prefácio... 1 A quem se destina... 1 Nomenclatura utilizada neste documento... 1 Tela de login... 2 Tela Inicial... 4 Gestão de Dispositivo Acompanhar

Leia mais

Manual TDMax Web Commerce VERSÃO: 0.2

Manual TDMax Web Commerce VERSÃO: 0.2 Manual TDMax Web Commerce VERSÃO: 0.2 Sumário Visão geral Bilhetagem Eletrônica... 3 1. TDMax Web Commerce... 4 1.1 Requisitos e orientações gerais... 4 2. Acesso... 5 2.1 Interface inicial (Ambiente de

Leia mais

Protocolos Telnet e SSH. Professor Leonardo Larback

Protocolos Telnet e SSH. Professor Leonardo Larback Protocolos Telnet e SSH Professor Leonardo Larback Protocolo Telnet O modelo de referência TCP/IP inclui um protocolo simples de terminal remoto: Telnet. O telnet é tanto um programa quanto um protocolo,

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1 MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento Toledo PR Página 1 INDICE 1. O QUE É O SORE...3 2. COMO ACESSAR O SORE... 4 2.1. Obtendo um Usuário e Senha... 4 2.2. Acessando o SORE pelo

Leia mais

A CMNet disponibilizou no dia 24 de junho para download no Mensageiro a nova versão do Padrão dos Sistemas CMNet.

A CMNet disponibilizou no dia 24 de junho para download no Mensageiro a nova versão do Padrão dos Sistemas CMNet. Prezado Cliente, A CMNet disponibilizou no dia 24 de junho para download no Mensageiro a nova versão do Padrão dos Sistemas CMNet. No Padrão 9 você encontrará novas funcionalidades, além de alterações

Leia mais

Esta melhoria depende de execução do update de base updtmk58 e atualização do TOTVS CTI LINK conforme Procedimentos para Implementação.

Esta melhoria depende de execução do update de base updtmk58 e atualização do TOTVS CTI LINK conforme Procedimentos para Implementação. Senha do Agente no Listener de Ligações CTI Produto : Microsiga Protheus Call Center Versão 10 Chamado : TEENH8 Data da publicação : 02/03/12 País(es) : Todos Banco(s) de Dados : Todos Esta melhoria depende

Leia mais

SIMULADO Windows 7 Parte V

SIMULADO Windows 7 Parte V SIMULADO Windows 7 Parte V 1. O espaço reservado para a Lixeira do Windows pode ser aumentado ou diminuído clicando: a) Duplamente no ícone lixeira e selecionando Editar propriedades b) Duplamente no ícone

Leia mais

Manual de Administração

Manual de Administração Manual de Administração Produto: n-mf Lexmark Versão: 4.0.3 Versão do Doc.: 1.0 Autor: Bruno Nercolini Ceron Data: 22/11/2010 Aplica-se à: Clientes e Revendas Alterado por: Release Note: Detalhamento de

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013

Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013 Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013 Sumário 1. Ambiente Group Shopping... 3 2. Alteração na Tela de Contratos e Controle de Edições... 7 3. Propagação de Contratos... 10 4. Configuração de Impressora

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Prof. André Yoshimi Kusumoto andre_unip@kusumoto.com.br Apresentação Carga horária: 2 horas-aula/semana 2/11 Objetivos Possibilitar ao aluno: Entendimento

Leia mais

Manual de Instalação e Operação RECIP

Manual de Instalação e Operação RECIP Manual de Instalação e Operação RECIP AMNNIPC012.00 05/09 Índice 1. RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES...1 2. DESCRIÇÃO DO PRODUTO...1 3. INSTALAÇÃO...1 4. CONFIGURAÇÃO O RECIP...3 4.1 JANELA PRINCIPAL...3 4.2

Leia mais

Instalação do serviço de FTP com o Proftpd

Instalação do serviço de FTP com o Proftpd Tutorial - Proftpd Instalação do serviço de FTP com o Proftpd O Proftpd é um dos mais utilizados servidores de FTP da plataforma Linux. Sua instalação é rápida e fácil. Para instalar o pacote, digite o

Leia mais

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes 1. É possível excluir um processo que já foi enviado? Só será possível excluir o processo se o mesmo ainda não tiver sido recebido.

Leia mais

Documentação. Programa de Evolução Contínua Versão 1.72

Documentação. Programa de Evolução Contínua Versão 1.72 Documentação Programa de Evolução Contínua Versão 1.72 Sumário Resumo das Novidades... 3 Configuração das Novidades... 5 Exibição de variações nas listagens... 5 Novo Sistema de Lista de Desejos... 7 Resumo

Leia mais

Omega Tecnologia Manual Omega Hosting

Omega Tecnologia Manual Omega Hosting Omega Tecnologia Manual Omega Hosting 1 2 Índice Sobre o Omega Hosting... 3 1 Primeiro Acesso... 4 2 Tela Inicial...5 2.1 Área de menu... 5 2.2 Área de navegação... 7 3 Itens do painel de Controle... 8

Leia mais

Conecta S_Line. 2.2 Downloads Para instalar o Conecta S_Line, basta acessar www.sline.com.br/downloads.aspx

Conecta S_Line. 2.2 Downloads Para instalar o Conecta S_Line, basta acessar www.sline.com.br/downloads.aspx 1 Introdução O Conecta S_Line permite que o laboratório envie à Central S_Line os resultados de exames gerados pelo Sistema de Informação Laboratorial (LIS) em forma de arquivos digitais. Todo o processo

Leia mais

Configuração de um servidor FTP. Campus Cachoeiro Curso Técnico em Informática

Configuração de um servidor FTP. Campus Cachoeiro Curso Técnico em Informática Configuração de um servidor FTP Campus Cachoeiro Curso Técnico em Informática FTP: o protocolo de transferência de arquivos transferir arquivo de/para hospedeiro remoto modelo cliente/servidor cliente:

Leia mais

Instalação rápida do Expresso

Instalação rápida do Expresso Instalação rápida do Expresso 1. Considerações 2. Requisitos básicos para instalação 3. Instalação 4. Configurando o Setup do Expresso 5. Cadastrando usuários 6. Primeiro Acesso no Expresso 7. Desinstalação

Leia mais

Sistema Operacional Unidade 12 Comandos de Rede e Acesso Remoto

Sistema Operacional Unidade 12 Comandos de Rede e Acesso Remoto Sistema Operacional Unidade 12 Comandos de Rede e Acesso Remoto Curso Técnico em Informática SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 Protocolo de rede... 3 Protocolo TCP/IP... 3 Máscara de sub-rede... 3 Hostname... 3

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

ICO60801 Introdução à Computação. Aula 18. Usuários e Grupos. Professores: Maria Claudia Castro / Bruno Fontana Semestre letivo:

ICO60801 Introdução à Computação. Aula 18. Usuários e Grupos. Professores: Maria Claudia Castro / Bruno Fontana Semestre letivo: ICO60801 Introdução à Computação Aula 18 Usuários e Grupos Professores: Maria Claudia Castro / Bruno Fontana Semestre letivo: 2014-1 De usuário a administrador Administrador de SO linux É responsável por

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc

Procedimentos para Instalação do Sisloc Procedimentos para Instalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 3. Instalação da base de dados Sisloc... 16 Passo a passo... 16 4. Instalação

Leia mais

O Sistema foi inteiramente desenvolvido em PHP+Javascript com banco de dados em MySQL.

O Sistema foi inteiramente desenvolvido em PHP+Javascript com banco de dados em MySQL. Nome do Software: Gerenciador de Projetos Versão do Software: Gerenciador de Projetos 1.0.0 1. Visão Geral Este Manual de Utilização do Programa Gerenciador de Projetos via Web, tem por finalidade facilitar

Leia mais

Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0. www.sms.agenciaglobo.net

Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0. www.sms.agenciaglobo.net Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0 www.sms.agenciaglobo.net 1 ACESSO O SISTEMA 1.1 - Para acessar o sistema de envio entre no site http://sms.agenciaglobo.net/

Leia mais

Prof. Sandro Wambier

Prof. Sandro Wambier Prof. Sandro Wambier Sistemas Linux. Cada usuário do sistema possui sua conta. O usuário possui uma senha de acesso ao sistema que poderá ou não expirar. Cada usuário pertence a um ou mais grupos. Cada

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Agendar uma tarefa Você deve estar com logon de administrador para executar essas etapas. Se não tiver efetuado logon como administrador, você só poderá alterar as configurações

Leia mais

Personalizações do mysuite

Personalizações do mysuite Personalizações do mysuite 1. mysuite... 2 2. Customização de campos... 3 3. Importação de dados... 3 4. Integração de sistemas... 3 5. Personalização do Atendimento Online... 4 5.1. Imagens de online

Leia mais

Guia operação site www.atu.com.br

Guia operação site www.atu.com.br Guia operação site www.atu.com.br OBS: as telas no site bem como no sistema de gestão poderão sofrer alguma alteração, com base nos exemplos ilustrativos deste manual. 1. Objetivo Este guia tem como objetivo

Leia mais

Manual de utilização do sistema OTRS (Atendimento) Cliente Externo

Manual de utilização do sistema OTRS (Atendimento) Cliente Externo Manual de utilização do sistema OTRS (Atendimento) Cliente Externo 1 LISTA DE ILUSTRAÇÕES FIGURA 1 - TELA DE LOGIN... 5 FIGURA 2 - TELA INICIAL... 6 FIGURA 3 PREFERÊNCIAS DO USUÁRIO... 6 FIGURA 4 NOVO

Leia mais

SAD Gestor Gerenciador de Backup

SAD Gestor Gerenciador de Backup SAD Gestor Gerenciador de Backup treinamento@worksoft.inf.br SAD Gestor Gerenciador de Backup SAD Gerenciador de Backup Esse aplicativo foi desenvolvido para realizar cópias compactadas de bancos de dados

Leia mais

Central Cliente Questor (CCQ) UTILIZANDO A CCQ - CENTRAL CLIENTE QUESTOR

Central Cliente Questor (CCQ) UTILIZANDO A CCQ - CENTRAL CLIENTE QUESTOR Central Cliente Questor (CCQ) O que é a Central Cliente Questor? Já é de seu conhecimento que os Usuários do sistema Questor contam com uma grande ferramenta de capacitação e treinamento no pós-venda.

Leia mais

V 1.0 LINAEDUCA - GUIA DE USO

V 1.0 LINAEDUCA - GUIA DE USO V 1.0 LINAEDUCA - GUIA DE USO ARGO Internet ARGO.com.br 2013 Sumário 1. Instalação... 2 1.1 Windows... 2 2 Guia de Uso... 5 2.1 Inicialização... 5 2.1.1 Modo Casa... 5 2.1.2 Modo escola... 6 2.2 Cadastro

Leia mais

Guia do Usuário. Versão 1.01.0.2. 2011. Desenvolvido por ofcdesk, llc. Todos os direitos reservados.

Guia do Usuário. Versão 1.01.0.2. 2011. Desenvolvido por ofcdesk, llc. Todos os direitos reservados. Guia do Usuário Versão 1.01.0.2 2011. Desenvolvido por ofcdesk, llc. Todos os direitos reservados. Índice Introdução... Propósito Abrangência Termos e definições Referências Visão geral... 3 3 content

Leia mais

Licenciamento por volume da Adobe

Licenciamento por volume da Adobe Licenciamento por volume da Adobe Admin Console para clientes do VIP Guia do usuário do Value Incentive Plan (VIP) Versão 2.5 November 21, 2013 Sumário O que é o Admin Console para clientes do VIP?...

Leia mais

Seu manual do usuário SONY ERICSSON K550I http://pt.yourpdfguides.com/dref/449983

Seu manual do usuário SONY ERICSSON K550I http://pt.yourpdfguides.com/dref/449983 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para SONY ERICSSON K550I. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual

Leia mais

BEM VINDO (A) À ACTVS SOFTWARE E APOIO A GESTÃO

BEM VINDO (A) À ACTVS SOFTWARE E APOIO A GESTÃO 1 BEM VINDO (A) À ACTVS SOFTWARE E APOIO A GESTÃO Este guia foi desenvolvido com a finalidade de explicar de forma simples e dinâmica os procedimentos básicos de utilização de nossa rede e seus recursos.

Leia mais

OpenSSH WWW.LINUXCLASS.COM.BR

OpenSSH WWW.LINUXCLASS.COM.BR OpenSSH WWW.LINUXCLASS.COM.BR OpenSSH: Introdução: O projeto OpenSSH veio para substituir antigos métodos inseguros de comunicação e autenticação, podemos dizer que o OpenSSH é um substituto direto do

Leia mais

Manual de Administração

Manual de Administração Manual de Administração Produto: n-server Versão: 4.9 Versão do Doc.: 1.0 Autor: Glauber Luiz Dias Barbara Data: 22/07/2011 Aplica-se à: Clientes e Revendas Alterado por: Release Note: Detalhamento de

Leia mais

Sistema Operacional Unidade 8.2 Instalação de aplicativos. QI ESCOLAS E FACULDADES Curso Técnico em Informática

Sistema Operacional Unidade 8.2 Instalação de aplicativos. QI ESCOLAS E FACULDADES Curso Técnico em Informática Sistema Operacional Unidade 8.2 Instalação de aplicativos Curso Técnico em Informática SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 GERENCIAMENTO DE PACOTES DEBIAN... 3 #apt-get... 3 #apt-get update... 3 #apt-get upgrade...

Leia mais

Nota de Aplicação. Utilizando os recursos de segurança dos controladores HI. HI Tecnologia. Documento de acesso público

Nota de Aplicação. Utilizando os recursos de segurança dos controladores HI. HI Tecnologia. Documento de acesso público Nota de Aplicação Utilizando os recursos de segurança dos controladores HI HI Tecnologia Documento de acesso público ENA.00050 Versão 1.01 outubro-2013 HI Tecnologia Utilizando os recursos de segurança

Leia mais

Manual de Administração

Manual de Administração Manual de Administração Produto: n-host Versão do produto: 4.1 Autor: Aline Della Justina Versão do documento: 1 Versão do template: Data: 30/07/01 Documento destinado a: Parceiros NDDigital, técnicos

Leia mais

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT.

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. PÁGINA: 2 de 21 Nenhuma parte deste documento pode ser utilizado ou reproduzido, em qualquer meio

Leia mais