GAMETOGÊNESES & SISTEMAS REPRODUTORES HUMANOS PROF. CARLOS FREDERICO
|
|
- Leonor Klettenberg Amaral
- 5 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 GAMETOGÊNESES & SISTEMAS REPRODUTORES HUMANOS PROF. CARLOS FREDERICO
2 GAMETOGÊNESES
3 O processo de formação de gametas, na maioria dos animais, se dád através s da meiose e recebe a denominação de gametogênese.. Na espécie humana, a gametogênese masculina se chama espermatogênese e a feminina, ovulogênese. Os dois processos apresentam etapas comuns: multiplicação (proliferação), crescimento e maturação (meiose). No homem, háh uma fase de especialização a espermiogênese. Embora haja semelhanças as entre os processos, háh diferenças bem marcantes entre eles:
4 1) No homem, a espermatogênese se inicia ainda na infância, intensifica-se se com a entrada na puberdade e se estende praticamente por toda a vida, embora se torne menos intensa em idades mais avançadas; adas; na mulher, a formação dos gametas acontece apenas durante a vida intra- uterina (embrionária). ria). 2) O processo feminino é sincronizado ao longo do tempo; o masculino é dessincronizado. 3) A fase de crescimento apresenta durações distintas nos dois processos. 4) Há diferenças na quantidade e qualidade das células formadas ao final dos processos.
5
6 ESPERMATOGÊNESE Local de ocorrência: Testículos (nas paredes dos túbulos seminíferos feros). As células c germinativas primordiais (2n) dividem-se por mitoses desde a infância, intensificando-se se com o início da puberdade, originando as espermatogônias (2n). Cada espermatogônia passa por uma curta fase de crescimento (praticamente inexistente), originando os espermatócitos primários rios (2n).
7 Cada espermatócito I realiza a primeira divisão meiótica, dando origem aos espermatócitos secundários (n). Cada espermatócito II realiza a segunda divisão meiótica, dando origem às espermátides (n). As espermátides sofrem um processo de especialização final denominado espermiogênese, formando os espermatozoides (n).
8
9 ESPERMIOGÊNESE EM DETALHES 1) A maior parte do citoplasma é eliminada e fagocitada por células localizadas ao redor dos túbulos t seminíferos as células de Sertoli.. O produto desta digestão será transferido às s espermatogônias como alimento. 2) O núcleo n originalmente grande e vesiculoso sofre forte compactação. 3) O complexo golgiense se organiza na região sobre a cabeça em formação, formando o acrossomo preenchido por enzimas (hialuronidase( hialuronidase, acrosina e neuraminidase), que dissolverão as barreiras protetoras do ovócito II (gameta ), possibilitando a fecundação. 4) As mitocôndrias se organizam na região mediana o futuro colo ou pescoço. o. 5) Os centríolos formam o flagelo.
10
11 OVULOGÊNESE Local de ocorrência: Ovários (Folículos Ovarianos). As células c germinativas primordiais (2n) começam a se dividir por intensas mitoses por volta do 1º 1 mês pós s concepção (m.p.c.), assim permanecendo até por volta do 4º 4 m.p.c., originando as ovogônias (2n). As ovogônias, entre o 4º 4 e o 7º 7 meses pós p concepção, iniciam uma fase real de crescimento, caracterizada pela síntese s e acúmulo de material de reserva (vitelo( vitelo), denominado lecitogênese,, dando origem aos ovócitos primários rios (2n).
12 Cada ovócito I, por volta do 7º 7 m.p.c., inicia a primeira divisão meiótica, induzida pelo FSH materno, mas como sua secreção está inibida pelos altos níveis n de estrogênio e de progesterona, acontece muito lentamente, sendo interrompida ainda em prófase I com o parto, num período denominado dictióteno teno (soma das quatro primeiras fases da prófase I). Ao nascer, a mulher tem cerca de folículos em cada ovário, e não produzirá mais nenhum. Mais da metade degenerará ainda antes da puberdade. Durante toda a infância e até a puberdade, os folículos ovarianos mantêm os ovócitos citos I estacionados.
13 Ao atingir a puberdade, a cada mês (ciclo), um folículo amadurece, completando a meiose I e formando duas células c distintas: uma maior e fértil f ovócito secundário (n) e outra menor e estéril 1º glóbulo polar (polócito I n). A meiose será novamente interrompida, agora na segunda divisão, em metáfase II. O ovócito II (o verdadeiro gameta ) ) será eliminado do ovário e capturado para o interior da tuba uterina. Se a mulher tiver relações sexuais neste período e for fecundada, a meiose II se completa, formando quatro células: c um óvulo (fértil) e três glóbulos polares II (estéreis). Caso não ocorra a fecundação, as células c degeneram entre 48 e 72 horas.
14 Esquema que representa um ovócito II humano, sendo fecundado por um espermatozoide, fato que dispara a complementação da 2ª 2 divisão meiótica, até então estacionada em metáfase II.
15 Esquema que representa o gameta feminino logo após s a fecundação a meiose encerrou-se e, em breve, os núcleos n do óvulo (pronúcleo ) ) e do espermatozoide (pronúcleo ) ) se unirão, originando o zigoto.
16 EM RESUMO Na espermatogênese,, para cada espermatócito I que inicia a meiose, formam-se quatro espermatozoides (viáveis). veis). Na ovulogênese,, cada ovócito I que inicia a meiose, caso a complete, dará origem a um óvulo e três polócitos (estéreis).
17 OS SISTEMAS REPRODUTORES HUMANOS
18 Até a sétima s semana de vida intra-uterina, a estrutura genital humana ainda é indiferenciada. A produção de testosterona pelos testículos embrionários rios induz a diferenciação da genitália em masculina (esquerda). Na ausência deste hormônio, a genitália se desenvolve em feminina (direita). Note a correspondência de origem entre os lábios l vaginais e a bolsa escrotal, bem como entre o pênis e o clitóris.
19 SISTEMA REPRODUTOR
20
21 SISTEMA REPRODUTOR
22
23 O CICLO MENSTRUAL Designa as alterações fisiológicas que ocorrem nas mulheres férteis. f É regulado pelo sistema endócrino, e tem como finalidade a reprodução sexual e fecundação. Em média, m tem duração de 28 dias. É dividido em quatro fases: menstruação ão, fase proliferativa, fase secretora e fase isquêmica,, e se inicia no primeiro dia de uma menstruação, que dura, em média, m de três a cinco dias. A primeira menstruação da mulher é designada por menarca e ocorre frequentemente por volta dos 12 ou 13 anos. O fim da fase reprodutiva da mulher designa-se se menopausa e ocorre normalmente entre os 45 e 55 anos de idade.
24 Após s o término t do período menstrual, os folículos ovarianos passam a ser estimulados por níveis n crescentes de hormônio folículo ovariano hipofisário (FSH). Em resposta, os folículos iniciam o processo de maturação e, num mecanismo de feedback positivo, passam a secretar quantidades crescentes de estrogênio (E),( que estimulam o espessamento do endométrio. Esta é a fase proliferativa (ou pré ovulatória), tendo duração aproximada de nove dias. Devido à alta concentração plasmática de E,, o FSH tem sua secreção inibida por feedback negativo. A hipófise, então, passa a secretar quantidades crescentes de hormônio luteinizante (LH), que determina o final da maturação folicular e a ruptura do folículo maduro. Tal fenômeno é denominado ovulação ão,, e o ovócito II liberado é capturado pelas fímbrias da tuba uterina e direcionado para seu interior.
25 O folículo rompido, ainda estimulado pelo LH se transforma em corpo lúteol (ou amarelo), que passa, por feedback positivo, a secretar grandes quantidades de progesterona (P)( ) e de mais E.. Esta é a fase secretora (ou pós p s ovulatória), que dura, em média, treze dias. P e E estimulam a hipertrofia do endométrio e preparam o útero para a potencial implantação de um embrião (nidação gravidez). Caso a nidação não ocorra em até duas semanas, as altas concentrações plasmáticas de P e E inibem, por feedback negativo, a secreção hipofisária de LH. Sem este, o corpo lúteo l involui, causando quedas abruptas nos níveis n de P e E.. Esta é a fase isquêmica, que dura, em geral um ou dois dias e indica o momento de iniciar a descamação uterina. Inicia-se um novo período menstrual, encerrando um ciclo e dando início a um novo.
26
O que é gametogênese?
O que é gametogênese? É o processo pelo qual os gametas são produzidos nos organismos dotados de reprodução sexuada. Nos animais, a gametogênese acontece nas gônadas, órgãos que também produzem os hormônios
Reprodução humana. Aula 01. Sistema genital masculino Sistema genital feminino Gametogênese. Espermatogênese Ovogênese UNIDADE 3 ESPÉCIE HUMANA
Reprodução humana UNIDADE 3 ESPÉCIE HUMANA Sistema genital masculino Sistema genital feminino Gametogênese CAPÍTULO 11 Espermatogênese Ovogênese Aula 01 1. SISTEMA GENITAL MASCULINO ÓRGÃOS DO SISTEMA GENITAL
HORMÔNIOS SEXUAIS SISTEMA ENDÓCRINO FISIOLOGIA HUMANA
HORMÔNIOS SEXUAIS SISTEMA ENDÓCRINO FISIOLOGIA HUMANA GLÂNDULAS SEXUAIS GÔNADAS MASCULINAS = TESTÍCULOS GÔNADAS FEMININAS = OVÁRIOS PRODUZEM GAMETAS E HORMÔNIOS SEXUAIS CONTROLE HORMONAL DO SISTEMA TESTÍCULOS
Mas por que só pode entrar um espermatozóide no óvulo???
Mas por que só pode entrar um espermatozóide no óvulo??? Lembre-se que os seres humanos só podem ter 46 cromossomos, sendo um par sexual, por exemplo: se dois espermatozóides com cromossomo sexual X e
BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 42 APARELHO REPRODUTOR FEMININO
BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 42 APARELHO REPRODUTOR FEMININO Fixação 1) (UERJ) O gráfico abaixo ilustra um padrão de níveis plasmáticos de vários hormônios durante o ciclo menstrual da mulher. a) Estabeleça
Professor Fernando Stuchi
REPRODUÇÃO Aulas 2 a 5 1º Bimestre Professor Fernando Stuchi Seres Vivos Segundo a Teoria Celular, todos os seres vivos (animais e vegetais) são constituídos por células (exceção dos vírus que não possuem
APARELHO REPRODUTOR MASCULINO. É constituído pelos testículos, dutos genitais, glândulas acessórias e pênis.
REPRODUÇÃO HUMANA APARELHO REPRODUTOR MASCULINO É constituído pelos testículos, dutos genitais, glândulas acessórias e pênis. TESTÍCULO O testículo produz espermatozóides e hormônio masculino e localiza-se
ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA REPRODUTOR FEMININO. Curso Inicial & Integração Novos Representantes
ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA REPRODUTOR FEMININO Curso Inicial & Integração Novos Representantes 1 SISTEMA REPRODUTOR FEMININO O conjunto de órgãos do sistema reprodutor feminino tem como função principal
GAMETOGÊNESE. especializadas chamadas de GAMETAS. As células responsáveis pela formação desses gametas são chamadas de GÔNIAS
Embriologia GAMETOGÊNESE É o processo de formação e desenvolvimento de células especializadas chamadas de GAMETAS As células responsáveis pela formação desses gametas são chamadas de GÔNIAS Espermatogônias
Outubro 2013 VERSÂO 1. 1. Observe a figura a lado que representa o sistema reprodutor masculino.
BIOLOGIA 1 12º A Outubro 2013 VERSÂO 1 1. Observe a figura a lado que representa o sistema reprodutor masculino. Figura 1 1.1. Complete a legenda da figura 1. 1.2. Identifique a estrutura onde ocorre a
Ciclo Sexual ou Estral dos Animais Domésticos Prof. Dr. Wellerson Rodrigo Scarano Departamento de Morfologia Instituto de Biociências de Botucatu
Controle Hormonal da Gametogênese Feminina Ciclo Sexual ou Estral dos Animais Domésticos Prof. Dr. Wellerson Rodrigo Scarano Departamento de Morfologia Instituto de Biociências de Botucatu Ovários Formato
Biologia 12ºA Outubro 2013
Biologia 12ºA Outubro 2013 1 VERSÂO 2 1. Observe a figura a lado que representa o sistema reprodutor masculino. Figura 1 1.1. Complete a legenda da figura. 1.2. Identifique a estrutura onde ocorre a maturação
Classificação: valores
ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO 1º Teste Sumativo DISCIPLINA DE BIOLOGIA 12ºano Turma A TEMA : Reprodução Humana 20 de Outubro de 2011 90 minutos Nome: Nº Classificação: valores A professora:
Quais hormônios regulam a ovogênese?
Controle Endócrino da Ovogênese Ciclo Sexual Feminino Prof. Dr. Wellerson Rodrigo Scarano Departamento de Morfologia 1 Quais hormônios regulam a ovogênese? 2 1 CONTROLE HORMONAL DA OVOGÊNESE A ovogênese
Exercícios de Biologia Divisões Celulares - Gametogênese
Exercícios de Biologia Divisões Celulares - Gametogênese Esta lista foi feita para complementar as vídeo-aulas sobre Divisões Celulares disponibilizadas em Parceria com O Kuadro www.okuadro.com TEXTO PARA
28/04/2010. Espermatozóides são formados e lançados no espaço do tubos. Tubos Seminíferos. Epidídimo. Testículo Células em divisão (mitose x meiose)
GAMETOGÊNESE - -OVOGÊNESE gustavosimas@gmail.com Tubos Seminíferos Espermatozóides são formados e lançados no espaço do tubos Epidídimo Testículo Células em divisão (mitose x meiose) 1 EPIDÍDIMO (armazena
Transmissão da Vida... Fisiologia do aparelho reprodutor Ciclos Sexuais Gravidez e Parto
Transmissão da Vida... Fisiologia do aparelho reprodutor Ciclos Sexuais Gravidez e Parto Transmissão da Vida... - Morfologia do Aparelho Reprodutor Feminino Útero Trompa de Falópio Colo do útero Vagina
EMBRIOLOGIA HUMANA. -Disciplina: Genética e Embriologia. -Profª: Ana Cristina Confortin -2014/1
EMBRIOLOGIA HUMANA -Disciplina: Genética e Embriologia -Profª: Ana Cristina Confortin -2014/1 ÚTERO * Compreender a estrutura do tero é base para compreensão dos ciclos reprodutivos e da implantação do
BIOLOGIA. Moléculas, Células e Tecidos Gametogênese. Prof. Daniele Duó
BIOLOGIA Moléculas, Células e Tecidos https://www.qconcursos.com Prof. Daniele Duó - A reprodução sexuada começa com a formação dos gametas, denominado gametogênese. espermatogênese ovulogênese ou ovogênese
FISIOLOGIA DO SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
1 UNIVERSIDADE DE CUIABÁ Atividade Presencial: estudo através de Textos e Questionários realizado em sala de aula SOBRE A FISIOLOGIA DO SISTEMA REPRODUTOR FEMININO CADA ESTUDANTE DEVERÁ IMPRIMIR E LEVAR
GAMETOGÊNESE MASCULINA: ESPERMATOGÊNESE ESPERMATOGÊNESE
GAMETOGÊNESE MASCULINA: ESPERMATOGÊNESE Prof. Dr. Wellerson Rodrigo Scarano 1 ESPERMATOGÊNESE Definição Processo pelo qual se formam os gametas masculinos, os espermatozóides, a partir de células germinativas
SISTEMA REPRODUTOR. Sistema reprodutor feminino
SISTEMA REPRODUTOR A reprodução é de importância tremenda para os seres vivos, pois é por meio dela que os organismos transmitem suas características hereditariamente e garantem a sobrevivência de suas
REPRODUÇÃO HUMANA. Profª Fernanda Biazin
REPRODUÇÃO HUMANA Profª Fernanda Biazin Puberdade: período de transição do desenvolvimento humano, correspondente à passagem da fase da infância para adolescência. Alterações morfológicas e fisiológicas
(www.gineco.com.br) Com relação às alterações hormonais que ocorrem no ciclo menstrual, é correto afirmar que
01 - (Unicastelo SP) O gráfico representa os níveis de concentração dos diferentes hormônios femininos, no organismo, durante o ciclo menstrual. (www.gineco.com.br) Com relação às alterações hormonais
Reprodução. Biologia Ambiental Professora: Keffn Arantes
Reprodução Biologia Ambiental Professora: Keffn Arantes GAMETAS E FECUNDAÇÃO NOS ANIMAIS *MEIOSE-significa diminuição. *Seres humanos têm 46 cromossomos nas células corporais. *Gametas apresentam
Bem Explicado - Centro de Explicações Lda. C.N. 9º Ano Reprodução humana
Bem Explicado - Centro de Explicações Lda. C.N. 9º Ano Reprodução humana Nome: Data: / / 1. Os sistemas reprodutores masculino e feminino são diferentes apesar de serem constituídos por estruturas com
Isabel Dias CEI Biologia 12
Ciclo biológico do Homem A espécie humana reproduz-se sexuadamente com participação de indivíduos de sexo diferente. A recombinação genética assegura descendência com grande variabilidade. O ciclo de vida
e) O indivíduo X é o esporófito proveniente da multiplicação celular mitótica.
Aula n ọ 05 01. A meiose é um processo de divisão celular que ocorre na natureza e que visa à produção de esporos ou gametas. Esta divisão celular produz células-filhas com a metade dos cromossomos da
BIOLOGIA 12ºano Parte I Reprodução Humana. A estrutura anatómica reprodutiva do homem
BIOLOGIA 12ºano Parte I Reprodução Humana Mitose / Meiose Mitose Processo que decorre na divisão do núcleo das células eucarióticas, pelo que se formam núcleos com o mesmo número de cromossomas do núcleo
GAMETOGÊNESE ESPERMATOGÊNESE OVOLUGÊNESE
BIOLOGIA FRENTE A SÉRIE: 9º ANO GAMETOGÊNESE ESPERMATOGÊNESE OVOLUGÊNESE Profª. LUCIANA ARAUJO MEIOSE E GAMETAS É por meio da divisão meiótica que as células da linhagem germinativa fabricam os gametas,
Gametogênese e Aberrações cromossômicas. Profº MSc. Leandro Felício
Gametogênese e Aberrações cromossômicas Profº MSc. Leandro Felício Gametogênese (espermatogênese) EPIDÍDIMO (armazena espermatozóides ) (em corte transversal) Ampliação de um TESTÍCULO Túbulo seminífero
Fisiologia Endócrina do Sistema Reprodutivo
Fisiologia Endócrina do Sistema Reprodutivo Profa. Letícia Lotufo Função Reprodutiva: Diferenciação sexual Função Testicular Função Ovariana Antes e durante a gravidez 1 Diferenciação sexual Sexo Genético
Sistema genital feminino pudendo feminino lábios maiores lábios menores clitóris vestíbulo vaginal clitóris uretra
Sistema Reprodutor 1. Sistema genital feminino a) Órgãos - Clítoris - Vagina - Útero - Tubas uterinas - Ovários b) Hormônios sexuais femininos c) Controle hormonal do ciclo menstrual d) Fecundação O sistema
SISTEMA REPRODUTOR FEMININO. Professor: João Paulo
SISTEMA REPRODUTOR FEMININO Professor: João Paulo SISTEMA REPRODUTOR FEMININO É constituído por: uma vulva (genitália externa), uma vagina, um útero, duas tubas uterinas (ovidutos ou trompas de Falópio),
Ciclo Menstrual. Ciclo Menstrual. Ciclo ovariano. Ciclo ovariano 17/08/2014. (primeira menstruação) (ausência de menstruação por 1 ano)
CICLO MENSTRUAL Ciclo Menstrual A maioria das mulheres passará por 300 a 400 ciclos menstruais durante sua vida Os ciclos variam entre 21 a 36 dias, em média 28 dias O sangramento dura de 3 a 8 dias A
GAMETOGÊNESE E INTERAÇÃO HORMONAL: ESPERMATOGÊNESE E OVOGÊNESE
GAMETOGÊNESE E INTERAÇÃO HORMONAL: ESPERMATOGÊNESE E OVOGÊNESE Professora: Valeska Silva Lucena valeskasl@hotmail.com OBJETIVOS Conhecer o que é gametogênese; Reconhecer a importância da gametogênese e
FECUNDAÇÃO FECUNDAÇÃO OU FERTILIZAÇÃO
FECUNDAÇÃO Prof. Dr. Wellerson Rodrigo Scarano Departamento de Morfologia 1 FECUNDAÇÃO OU FERTILIZAÇÃO Processo pelo qual o gameta masculino (espermatozóide) se une ao gameta feminino (ovócito) para formar
CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA REPRODUÇÃO HUMANA PROF. ESP. DOUGLAS G. PEREIRA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA PROF. ESP. DOUGLAS G. PEREIRA PARACATU/MG 2018 O INÍCIO DA REPRODUÇÃO HUMANA União dos gametas masculino e feminino. Formação do zigoto. Constituição genética diploide
Testículos Epidídimos URI Campus de Santo Ângelo Curso de Psicologia - Anatomofisiologia Prof. Claudio Alfredo Konrat. Prof. Claudio A.
Aparelho Reprodutor Masculino Sistema Reprodutor Testículos Epidídimos URI Campus de Santo Ângelo Curso de Psicologia - Anatomofisiologia Prof. Claudio Alfredo Konrat Canais Deferentes Vesículas Seminais
Biologia 12ºAno. Autor: Francisco Cubal. Unidade da Reprodução Humana até Anexos Embrionários
Biologia 12ºAno Autor: Francisco Cubal Unidade da Reprodução Humana até Anexos Embrionários 1. Aparelho Reprodutor Masculino Aparelho Reprodutor Masculino Órgãos Externos Órgãos Internos Escroto (Envolve
GAMETOGÊNESE. Processo de formação e desenvolvimento das células germinativas especializadas OS GAMETAS.
GAMETOGÊNESE 1 GAMETOGÊNESE Processo de formação e desenvolvimento das células germinativas especializadas OS GAMETAS. Gameta masculino Espermatozóide. Gameta feminino Ovócito. Os gametas possuem metade
Exercícios de Reprodução Comparada
Exercícios de Reprodução Comparada Material de apoio do Extensivo 1. (PUC) Os seres vivos podem reproduzir-se sexuada ou assexuadamente. Sobre este assunto, destaque a afirmativa correta: a) A reprodução
Universidade Estadual de Maringá Disciplina de Embriologia Material organizado e elaborado pela professora LUZMARINA HERNANDES GAMETOGÊNESE
Universidade Estadual de Maringá Disciplina de Embriologia Material organizado e elaborado pela professora LUZMARINA HERNANDES GAMETOGÊNESE Os gametas são os veículos de transferência dos genes para as
REPRODUÇÃO HUMANA. Lásaro Henrique
REPRODUÇÃO HUMANA Lásaro Henrique GAMETOGÊNESE Processo de formação de gametas. Pode ser: Espermatogênese Ovulogênese ESPERMATOGÊNESE Ocorre nos tubos seminíferos,das paredes para a luz de cada tubo. ETAPAS
Gametogênese (espermatogênese)
Gametogênese (espermatogênese) Células germinativas (2n) Epidídimo (armazena espermatozóides) Período germinativo Período de crescimento Mitose 2n Mitoses Crescimento sem divisão celular 2n 2n 2n Túbulo
OVÁRIOS. Fonte de gametas e hormônios
OVÁRIOS Fonte de gametas e hormônios OVOGÊNESE No feto células germinativas multiplicamse ovogônias Cresce meiose I para na prófase I ovócito I nascimento milhares de ovócitos primários. Ovócito primário
BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Gametogênese Parte 2. Professor: Alex Santos
BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos Parte 2 Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem: Parte 2 Ovocitogênese: I A Ovocitogênese; II Quadro comparativo de gametogêneses; I Ovocitogênese: 1.1 Visão geral:
HISTOLOGIA. Folículos ovarianos
HISTOLOGIA No ovário identificamos duas porções distintas: a medula do ovário, que é constituída por tecido conjuntivo frouxo, rico em vasos sangüíneos, célula hilares (intersticiais), e a córtex do ovário,
7ª série / 8º ano 2º bimestre U. E. 10
7ª série / 8º ano 2º bimestre U. E. 10 Tipos de reprodução Reprodução é a capacidade que os seres vivos têm de gerar descendentes da mesma espécie. A união dos gametas é chamada fecundação, ou fertilização,
CIÊNCIAS DA NATUREZA REVISÃO 1 REVISÃO 2 INTERATIVIDADE SISTEMA SOLAR
SISTEMA SOLAR 2 Aula de Revisão 1 Planeta terra Somos todos habitantes do planeta Terra. É nosso dever mantê-lo habitável. 3 Planeta Terra habitável 4 Planeta Terra não habitável 5 Dicas para cuidar melhor
SISTEMA GENITAL MASCULINO. Testículos
SISTEMA GENITAL MASCULINO Testículos - São as gônadas ou glândulas sexuais masculinas. Estes encontram-se alojados numa bolsa de pele, o escroto (saco escrotal); - Na fase embrionária estão dentro da cavidade
Bom trabalho! FICHA DE TRABALHO BIOLOGIA 12ºANO. Grupo I ESCOLA SECUNDÁRIA DOM MANUEL MARTINS 2007/08. Tigres vs. Alunos (Descubra as diferenças!
ESCOLA SECUNDÁRIA DOM MANUEL MARTINS 2007/08 BIOLOGIA 12ºANO FICHA DE TRABALHO Bom trabalho! Tigres vs. Alunos (Descubra as diferenças! ) Grupo I Nos estudos efectuados nos últimos anos verificou-se a
Minha filha está ficando uma moça!
Minha filha está ficando uma moça! A UU L AL A O que faz as meninas se transformarem em mulheres? O que acontece com seu corpo? Em geral, todos nós, homens e mulheres, somos capazes de lembrar muito bem
SISTEMAS ENDÓCRINO E REPRODUTOR
SISTEMAS ENDÓCRINO E REPRODUTOR Jatin Das Funções Reprodutivas e Hormônios Sexuais Masculinos A funções sexuais masculinas podem ser divididas em 3 subníveis principais: a espermatogênese, a realização
Embriologia humana: primeira semana de desenvolvimento embrionário
Embriologia humana: primeira semana de desenvolvimento embrionário Prof. Dr. Daniel F. P. Vasconcelos (Professor Adjunto de Histologia e Embriologia Colegiado de Biomedicina Campus de Parnaíba - UFPI )
Unidade 1 - REPRODUÇÃO E MANIPULAÇÃO DA FERTILIDADE
Que modificações ocorrem no organismo feminino após a nidação? A nidação e as primeiras fases de gestação encontram-se sob estreito controlo hormonal. A hormona hcg estimula o corpo lúteo a produzir hormonas,
Capacidade que os seres vivos possuem de produzir descendentes;
Reprodução Humana Reprodução Capacidade que os seres vivos possuem de produzir descendentes; Ocorre a reprodução sexuada. Na mulher os órgãos sexuais são os ovários, que produzem os óvulos; no homem, são
ENCCEJA RESUMO. Reprodução e contracepção. Natureza 1
Reprodução e contracepção RESUMO A reprodução é uma característica dos organismos vivos, que produzem descendentes que contenham os seus genes, fazendo-os semelhantes para perpetuar a vida. Reproduzir
Sistema reprodutor masculino
Sistema reprodutor masculino O sistema reprodutor masculino é composto por: Testículos Vias espermáticas Glândulas anexas Pênis Saco escrotal Assim como o pênis está localizado externamente ao corpo,
Histologia e Embriologia do Sistema Genital Feminino
Universidade Federal do Pampa Campus Uruguaiana - Curso de Medicina Veterinária Disciplina de Histologia e Embriologia Animal II Histologia e Embriologia do Sistema Genital Feminino Daniela dos Santos
Conteúdo: - Puberdade e adolescência: A maturidade sexual - Os sistemas genitais masculinos e femininos - O que é menstruação CIÊNCIAS DA NATUREZA
CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Conteúdo: - Puberdade e adolescência: A maturidade sexual - Os sistemas genitais masculinos e femininos - O que é menstruação 2 CONTEÚDO E HABILIDADES
BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 39 GAMETOGÊNESE
BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 39 GAMETOGÊNESE Espermatogônia (diploide) primeira divisão Espermatócito primário (diploide) Espermatócito secundario segunda divisão Espermátides (haploides) Espermatozoides
Embriologia: É a parte da Biologia que estuda as transformações que se tem no embrião, desde a formação da célula-ovo até o nascimento.
Embriologia Embriologia: É a parte da Biologia que estuda as transformações que se tem no embrião, desde a formação da célula-ovo até o nascimento. Fecundação Mitoses sucessivas; Crescimento celular: Zigoto:
Ciências Naturais 9º ano Teste de Avaliação
Escola Básica e Secundária Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Ciências Naturais 9º ano Teste de Avaliação 09 de maio 2016 Sistema Reprodutor NOME: Nº TURMA: Classificação: % Leia com atenção
SAÚDE DA MULHER FACULDADE PITÁGORAS BETIM PROFª DANIELE REZENDE FISIOLOGIA DO SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
SAÚDE DA MULHER FACULDADE PITÁGORAS BETIM PROFª DANIELE REZENDE FISIOLOGIA DO SISTEMA REPRODUTOR FEMININO SISTEMA REPRODUTOR FEMININO As estruturas reprodutivas femininas externas e internas desenvolvem-se
O sistema reprodutor feminino. Os ovários e os órgãos acessórios. Aula N50
O sistema reprodutor feminino. Os ovários e os órgãos acessórios. Aula N50 Sistema reprodutor feminino Ovários = produz óvulos Tubas uterinas = transportam e protegem os óvulos Útero = prove meio adequado
A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o S é r g i o V. N. G a i a E S C O L A S E C U N D Á R I A / 3 A N T Ó N I O S É R G I O
A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o S é r g i o V. N. G a i a E S C O L A S E C U N D Á R I A / 3 A N T Ó N I O S É R G I O BIOLOGIA Módulo 1 12º CTec CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE
Sistemas Humanos. Sistema Genital Compreende o conjunto de órgãos com função reprodutora, sendo diferente entre homens e mulheres.
Sistemas Humanos Prof. Leonardo F. Stahnke Sistema Compreende o conjunto de órgãos com função reprodutora, sendo diferente entre homens e mulheres. Hipófise 1 Além da produção de testosterona e androgênio
28/10/2016. Módulo: Embriologia OS GAMETAS. Formação e desenvolvimento de células germinativas especializadas
Faculdade Maurício de Nassau Disciplina Citologia e Embriologia Cursos: Farmácia e Biomedicina Módulo: Embriologia Profª Drª Danielle Ribeiro dannyrrc_bio08@yahoo.com.br Aracaju/2016.2 1 2 GAMETOGÊNESE
Biologia - 12º Ano Teste de Avaliação
Escola Secundária Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Biologia - 12º Ano Teste de Avaliação 1. A figura 1 representa um corte de diferentes estruturas do sistema reprodutor masculino. 1.1. Faça
TD DE CIÊNCIAS 8ª. série PROFa. Marjory Tôrres. INTRODUÇÃO À GENÉTICA Os princípios básicos da Hereditariedade
TD DE CIÊNCIAS 8ª. série PROFa. Marjory Tôrres INTRODUÇÃO À GENÉTICA Os princípios básicos da Hereditariedade Todas as pessoas são diferentes, cada um é único, apresentam características que são próprias
CICLO OVARIANO. Estas alterações estão sob influencia dos hormônios gonadotrópicos da hipófise anterior.
CICLO OVARIANO Formado por várias alterações em um ovário, os quais se repetem a intervalos mensais Estas alterações estão sob influencia dos hormônios gonadotrópicos da hipófise anterior. Principais fases
ZOOLOGIA E HISTOLOGIA ANIMAL
ZOOLOGIA E HISTOLOGIA ANIMAL Sistema Endócrino Prof. Fernando Stuchi Introdução à Endocrinologia As múltiplas atividades das células, tecidos e órgãos do corpo são coordenadas pelo inter-relacionamento
Fecundação, desenvolvimento embrionário e gestação. Isabel Dias CEI Biologia 12
Fecundação, desenvolvimento embrionário e gestação Formação de um novo ser encontro do oócito II com espermatozóides Fecundação formação de um ovo desenvolvimento contínuo e dinâmico, com a duração em
Crescimento CINEANTROPOMETRIA. Elementos do Crescimento. Desenvolvimento
Crescimento CINEANTROPOMETRIA CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO Prof. Paulo Sergio Chagas Gomes, Ph.D. O ser humano gasta em torno de 30% da sua vida crescendo Dificuldades em analisar o crescimento dificuldade
LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS
LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS P1-4º BIMESTRE 8º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Identificar as principais mudanças pelas quais o indivíduo passa
Ano Lectivo 2009/2010
Ano Lectivo 2009/2010 Feito por: Carlos Grilo Caracteres sexuais primários e secundários.3 Sistema reprodutor masculino.4 Sistema reprodutor feminino.5 Ciclo ovário.5 Ciclo uterino.7 Fecundação 9 Caracteres
Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Biologia - 12º ano - Teste de Avaliação Novembro 2018 Unidade 1: Reprodução humana
Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Biologia - 12º ano - Teste de Avaliação Novembro 2018 Unidade 1: Reprodução humana Leia atentamente os textos e as questões que se seguem e indique
Biologia 12º ano Reprodução e manipulação da fertilidade
Escola Básica e Secundária Prof. Reynaldo dos Santos Biologia 12º ano Reprodução e manipulação da fertilidade Teste de Avaliação Leia atentamente os textos das perguntas, observe as imagens e responda
GENÉTICA APLICADA AO MELHORAMENTO ANIMAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE AGRONOMIA ELISEU MACIEL DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA MELHORAMENTO ANIMAL GENÉTICA APLICADA AO MELHORAMENTO ANIMAL 1. DIVISÃO DO MATERIAL
Excreção. Manutenção do equilíbrio de sal, água e remoção de excretas nitrogenadas.
Fisiologia Animal Excreção Manutenção do equilíbrio de sal, água e remoção de excretas nitrogenadas. Sistema urinario Reabsorção de açucar, Glicose, sais, água. Regula volume sangue ADH: produzido pela
Gametogênese Ovogênese. Prof a. Marta G. Amaral, Dra. Embriologia molecular
Gametogênese Ovogênese Prof a. Marta G. Amaral, Dra. Embriologia molecular Cél germinativa primordial (CGP) CGP Oogônias Inicia antes do nascimento Depois entra em repouso Na puberdade termina a diferenciação
PUBERDADE. Fase fisiológica com duração de 2 a 5 anos, durante a qual ocorre a maturação sexual
Puberdade PUBERDADE Transição entre a infância e a vida adulta Transformações físicas e psíquicas complexas Fase fisiológica com duração de 2 a 5 anos, durante a qual ocorre a maturação sexual Desenvolvimento
Atividades de Gametogênese
DISCIPLINA: Biologia I DATA: 03/08/2017 Atividades de Gametogênese 1. (Ufrgs 2017) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes à gametogênese em humanos. ( ) Em homens e em
BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 37 REPRODUTOR MASCULINO
BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 37 REPRODUTOR MASCULINO Bexiga urinária Vesícula seminal Canal deferente Osso Púbis Pênis Uretra Corpos cavernosos Glande peniana Prepúcio Escroto Testículo Glândula bulbouretal
Posso fazer a barba?
A UU L AL A Posso fazer a barba? Você estudou na Aula 6 as transformações que acontecem durante a puberdade feminina. Agora chegou a hora de falarmos da puberdade masculina. Para os meninos, a puberdade
DA MULHER Manual prático para viver com saúde os melhores anos da vida
Dr. JOSÉ BENTO Médico ginecologista e obstetra A MELHOR IDADE DA MULHER Manual prático para viver com saúde os melhores anos da vida Sumário Apresentação... 7 Introdução... 11 Capítulo 1 Um corpo de mudanças...
N1001 ATENÇÃO, ALUNO! Agora, você vai responder a questões de Biologia.
N1001 ATENÇÃO, ALUNO! Agora, você vai responder a questões de Biologia. Questão 01 B100010RJ Observe o esquema abaixo. 46 23 46 23 46 23 23 Disponível em: . Acesso
Gametogênese Prof. Dr. Philip Wolff Prof. Dr. Renato M. Salgado
Prof. Dr. Philip Wolff Prof. Dr. Renato M. Salgado A gametogênese é o processo de produção dos gametas, as células reprodutoras. Esta produção ocorre nas gônadas e seu principal evento é a meiose, responsável
Resumo Aula 5- Estrutura e Função dos Sistemas Endócrino e Reprodutor. Funções corporais são reguladas por dois sistemas principais: Sistema Nervoso
Curso - Psicologia Disciplina: Bases Biológicas do Comportamento Resumo Aula 5- Estrutura e Função dos Sistemas Endócrino e Reprodutor Sistema Endócrino Funções corporais são reguladas por dois sistemas
BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 43 MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 43 MÉTODOS CONTRACEPTIVOS Como pode cair no enem? (UFC) A pílula do dia seguinte é composta de hormônios, os mesmos da pílula anticoncepcional comum, só que em doses mais elevadas.
CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS DO SISTEMA REPRODUTOR ESTUDO DIRIGIDO 3
CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS DO SISTEMA REPRODUTOR ESTUDO DIRIGIDO 3 1. (Unir-RO) Sobre a reprodução humana, todos os itens abaixo estão corretos, exceto: a) A fecundação ocorre no útero. b) A espermatogênese
REPRODUÇÃO HUMANA: FECUNDAÇÃO
Autores: Priscila Mayumi Kashiwabara Ana Beatriz Vitiritti Débora Frigi Rodrigues Dimitson Ferreira de Oliveira Elisama Silva de Oliveira Márcio Moreno REPRODUÇÃO HUMANA: FECUNDAÇÃO Contexto: Esta aula