PREGÃO ELETRÔNICO PE 43/13 ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PREGÃO ELETRÔNICO PE 43/13 ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA"

Transcrição

1 PREGÃO ELETRÔNICO PE 43/13 ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA 1. Objeto: o objeto da licitação é a contratação de empresa para execução/desenvolvimento, hospedagem e manutenção do website da Sulgás, conforme detalhamento constante do Anexo I Termo de Referência deste Edital. 2. Premissas: 2.1. Execução/Desenvolvimento do novo Website Os seguintes serviços são considerados parte da etapa de Execução/Desenvolvimento do projeto: Arquitetura da Informação: estudo e aplicação dos conceitos de navegação e usabilidade propostos nas demais páginas do site, conforme Manual de Interface (ANEXO A). Design de Interfaces: estudo e aplicação do conceito visual proposto nos demais layouts, de acordo com Manual de Identidade Visual Digital (ANEXO B). Geração de Conteúdo: captação, seleção e organização de material para o lançamento do novo website, junto à Sulgás. Entende-se por lançamento a data em que o novo website será publicado na internet em substituição ao atual. Este item compreende: redação de textos em português; criação, produção e/ou aquisição de ícones; criação, produção e/ou aquisição de infográficos; pesquisa e aquisição de imagens; tratamento de imagens; orientação para otimização de arquivos para a web (exemplo: tamanhos máximos de imagens, arquivos PDF, entre outros).

2 Cadastro de Conteúdo: cadastro integral de todo o conteúdo (textos, imagens, áudios, vídeos, arquivos) no Gerenciador de Conteúdo, para o lançamento do novo website. Entende-se por lançamento a data em que o novo website será publicado na internet em substituição ao atual. Treinamento: uma sessão presencial, na sede da Sulgás em Porto Alegre/RS e fornecimento de Manual de Uso do Gerenciador de Conteúdo (formato PDF), para a equipe designada pela Sulgás a operar as atualizações futuras de conteúdo. Este Manual deverá conter também o Mapa de Governança de Conteúdo, com as definições de grupos de permissão e perfis para a gestão compartilhada via Gerenciador de Conteúdo. Garantia: a etapa de Execução/Desenvolvimento do projeto deverá contar com Garantia de 60 dias após o lançamento a público do novo website ou de cada novo módulo. A Garantia contempla correções de eventuais falhas de funcionamento em módulos desenvolvidos e implementados pela empresa desenvolvedora, comprovadamente provocadas por incorreções em etapas sob a responsabilidade da empresa desenvolvedora, sejam elas de conteúdo, arquitetura da informação, design, codificação, programação, banco de dados, integração a sistemas legados ou implementação. A responsabilidade da empresa desenvolvedora se limitará à correção da falha de funcionamento, de forma definitiva, no menor prazo que lhe for possível, até o limite de 72h úteis após a Sulgás ter registrado a falha junto à Contratada Hospedagem Os seguintes serviços são considerados parte da etapa de Hospedagem: Infraestrutura: definição de especificações técnicas e plano de hospedagem a ser contratado para o novo website; responsabilidade sobre controle e entrega do serviço do provedor de hospedagem; gestão de contrato e interações com o provedor para situações de qualquer natureza.

3 Segurança da Informação: garantia, através de recursos técnicos adequados, que o novo website seja seguro e imune a invasões e ataques de hackers. Realização de backup, conforme especificações do item 4.5 do Anexo I Termo de Referência Manutenção Evolutiva e Corretiva Os seguintes serviços são considerados parte da etapa de Manutenção Evolutiva e Corretiva do projeto, com estimativa de até 150 horas: Mapeamento de novos requisitos e novas demandas para atualização do website. Arquitetura da informação, design, codificação, programação, banco de dados, integração a sistemas legados, para novas áreas do site. Geração, curadoria e cadastro de conteúdo, nos casos em que a Sulgás não realizar estas atividades internamente. Atualizações necessárias para manter o website seguro e operacional. Suporte técnico não coberto pela Garantia, por telefone ou . Treinamentos adicionais. Emissão de Relatório Mensal com consumo de horas. OBS: A utilização das horas estimadas constituirá mera expectativa em favor da empresa licitante vencedora, posto que dependerá da necessidade de serviços, não estando a Sulgás obrigada a realizá-la em sua totalidade e não cabendo à empresa licitante vencedora pleitear qualquer tipo de reparação.

4 3. Estrutura de Informações: 3.1. Mapa do Site

5 3.2. Descritivo Funcional Neste documento estão descritas algumas das seções do novo website, complementando as especificações que constam nos documentos de projeto anexos Itens Globais Busca: o website deverá utilizar um mecanismo de busca capaz de indexar todo o conteúdo de texto inserido via Gerenciador de Conteúdo, inclusive nos documentos anexados, e retornar resultados rapidamente para o usuário. Rodapé: deverá refletir dinamicamente as atualizações na estrutura de links do site Página Inicial Seção principal, com conteúdo parcialmente alimentado via Gerenciador de Conteúdo. Devem ser gerenciáveis, dentro das regras definidas na interface: Vitrine principal e seus conteúdos (texto, imagem, links). Textos, imagens, links e ordenamento de destaques institucionais. Textos, imagens, links e ordenamento de Notícias. Textos, links e ordenamento das obras em andamento. Textos, links e ordenamento dos itens do Canal do Fornecedor. Textos, links e ordenamento dos itens de Serviços ao Cliente Industrial Conteúdo Institucional: seção institucional com subseções, com conteúdo alimentado via Gerenciador de Conteúdo. Possui box de Perguntas Frequentes, com no máximo 6 (seis) perguntas pré-selecionadas via gerenciador de conteúdo. Devem ser gerenciáveis, dentro das regras definidas na interface: Textos, imagens, arquivos e links do conteúdo principal.

6 Textos, imagens, arquivos e links para conteúdos relacionados Simulador O simulador deverá seguir as regras de negócio definidas pela Sulgás, apresentar uma interface amigável e as funções Enviar por ou Imprimir (consultar Protótipo Funcional). As principais variáveis de cálculo, a serem definidas no início da etapa de Execução, deverão ser atualizáveis via Gerenciador de Conteúdo Comercial Conteúdo Institucional: seção institucional com subseções, com conteúdo alimentado via Gerenciador de Conteúdo. Possui box de Perguntas Frequentes, com no máximo 6 (seis) perguntas pré-selecionadas via gerenciador de conteúdo. Devem ser gerenciáveis, dentro das regras definidas na interface: Textos, imagens, arquivos e links do conteúdo principal. Textos, imagens, arquivos e links para conteúdos relacionados Simulador O simulador deverá seguir as regras de negócio definidas pela Sulgás, apresentar uma interface amigável e as funções Enviar por ou Imprimir (consultar Protótipo Funcional). As principais variáveis de cálculo, a serem definidas no início da etapa de Execução, deverão ser atualizáveis via Gerenciador de Conteúdo Residencial Conteúdo Institucional: seção institucional com subseções, com conteúdo alimentado via Gerenciador de Conteúdo. Possui box de Perguntas Frequentes, com no máximo 6 (seis) perguntas pré-selecionadas via gerenciador de conteúdo. Devem ser gerenciáveis, dentro das regras definidas na interface:

7 Textos, imagens, arquivos e links do conteúdo principal. Textos, imagens, arquivos e links para conteúdos relacionados Simulador O simulador deverá seguir as regras de negócio definidas pela Sulgás, apresentar uma interface amigável e as funções Enviar por ou Imprimir (consultar Protótipo Funcional). As principais variáveis de cálculo, a serem definidas no início da etapa de Execução, deverão ser atualizáveis via Gerenciador de Conteúdo Veicular Conteúdo Institucional: Seção institucional com subseções, com conteúdo alimentado via Gerenciador de Conteúdo. Possui box de Perguntas Frequentes, com no máximo 6 (seis) perguntas pré-selecionadas via gerenciador de conteúdo. Devem ser gerenciáveis, dentro das regras definidas na interface: Textos, imagens, arquivos e links do conteúdo principal. Textos, imagens, arquivos e links para conteúdos relacionados Simulador O simulador deverá seguir as regras de negócio definidas pela Sulgás, apresentar uma interface amigável e as funções Enviar por ou Imprimir (consultar Protótipo Funcional). As principais variáveis de cálculo, a serem definidas no início da etapa de Execução, deverão ser atualizáveis via Gerenciador de Conteúdo A Sulgás Conteúdo Institucional: seção institucional com subseções, com conteúdo alimentado via Gerenciador de Conteúdo. Possui box de conteúdos relacionados. Devem ser gerenciáveis, dentro das regras definidas na interface:

8 Textos, imagens, arquivos e links do conteúdo principal. Textos, imagens, arquivos e links para conteúdos relacionados Acionistas - Área Restrita: seção que será acessada através de login e senha para que os acionistas possam fazer download de atas e outros documentos. O Gerenciador de Conteúdo deverá permitir a disponibilização destes arquivos para determinados usuários, além da criação de logins e senhas específicos para cada um Redes de Distribuição Conteúdo Institucional: seção institucional com subseções, com conteúdo alimentado via Gerenciador de Conteúdo. Possui box de Perguntas Frequentes, com no máximo 6 (seis) perguntas pré-selecionadas via gerenciador de conteúdo. Devem ser gerenciáveis, dentro das regras definidas na interface: Textos, imagens, arquivos e links do conteúdo principal. Textos, imagens, arquivos e links para conteúdos relacionados Mapas: esta subseção deve buscar e exibir informações geradas e atualizadas pelo sistema de mapas atualmente adotado pela Sulgás, que já é integrado com a API do Google Maps, dentro das regras definidas na interface. Os conteúdos relacionados, que não são integrados ao sistema existente, devem ser gerenciáveis, dentro das regras definidas na interface: Textos, imagens e links para conteúdos relacionados (consultar Protótipo Funcional) Responsabilidade Social Seção institucional com subseções, com conteúdo alimentado via Gerenciador de Conteúdo. Possui box de conteúdos relacionados que deverá exibir

9 as notícias mais recentes específicas da categoria definida. Devem ser gerenciáveis, dentro das regras definidas na interface: Textos, imagens, arquivos e links do conteúdo principal. Textos, imagens, arquivos e links para conteúdos relacionados Segurança Seção institucional com subseções, com conteúdo alimentado via Gerenciador de Conteúdo. Possui box de Perguntas Frequentes, com no máximo 6 (seis) perguntas pré-selecionadas via gerenciador de conteúdo. Devem ser gerenciáveis, dentro das regras definidas na interface: Textos, imagens, arquivos e links do conteúdo principal. Textos, imagens, arquivos e links para conteúdos relacionados Gás Natural Seção institucional com subseções, com conteúdo alimentado via Gerenciador de Conteúdo. Possui box de Perguntas Frequentes, com no máximo 6 (seis) perguntas pré-selecionadas via gerenciador de conteúdo. Devem ser gerenciáveis, dentro das regras definidas na interface: Textos, imagens, arquivos e links do conteúdo principal. Textos, imagens, arquivos e links para conteúdos relacionados Soluções Seção institucional com subseções, com conteúdo alimentado via Gerenciador de Conteúdo. Possui box de Perguntas Frequentes, com no máximo 6 (seis) perguntas pré-selecionadas via gerenciador de conteúdo. Devem ser gerenciáveis, dentro das regras definidas na interface: Textos, imagens, arquivos e links do conteúdo principal. Textos, imagens, arquivos e links para conteúdos relacionados.

10 Sala de Imprensa Seção institucional com subseções, com conteúdo alimentado via Gerenciador de Conteúdo. Possui box de conteúdos relacionados. Devem ser gerenciáveis, dentro das regras definidas na interface: Textos, imagens, arquivos e links do conteúdo principal. Textos, imagens, arquivos e links para conteúdos relacionados Canal do Fornecedor Conteúdo Institucional: seção institucional com subseções, com conteúdo alimentado via Gerenciador de Conteúdo. Possui box de Perguntas Frequentes, com no máximo 6 (seis) perguntas pré-selecionadas via gerenciador de conteúdo. Devem ser gerenciáveis, dentro das regras definidas na interface: Textos, imagens, arquivos e links do conteúdo principal. Textos, imagens, arquivos e links para conteúdos relacionados Central de Atendimento Conteúdo Institucional: seção institucional com subseções, com conteúdo alimentado via Gerenciador de Conteúdo. Possui box com todas as Perguntas Frequentes disponíveis, categorizadas por áreas previamente definidas no gerenciador. Devem ser gerenciáveis, dentro das regras definidas na interface: Textos, imagens, arquivos e links do conteúdo principal. Textos, imagens, arquivos e links para conteúdos relacionados Fale Conosco: formulário para envio de mensagem, com integração ao sistema de workflow da Sulgás via Web Service. Os campos, validações, destinatários, bem como regras e demais informações serão definidas no início da etapa de Execução junto à Sulgás.

11 Trabalhe Conosco Conteúdo Institucional: seção institucional com subseções, com conteúdo alimentado via Gerenciador de Conteúdo. Possui box de Perguntas Frequentes, com no máximo 6 (seis) perguntas pré-selecionadas via gerenciador de conteúdo. Devem ser gerenciáveis, dentro das regras definidas na interface: Textos, imagens, arquivos e links do conteúdo principal. Textos, imagens, arquivos e links para conteúdos relacionados Acesso à Informação Transparência para Todos Conteúdo Institucional: seção institucional com subseções, com conteúdo alimentado via Gerenciador de Conteúdo. Possui box de Perguntas Frequentes, com no máximo 6 (seis) perguntas pré-selecionadas via gerenciador de conteúdo. Devem ser gerenciáveis, dentro das regras definidas na interface: Textos, imagens, arquivos e links do conteúdo principal. Textos, imagens, arquivos e links para conteúdos relacionados Arquivos: Esta área deverá exibir arquivos disponibilizados pelo departamento financeiro da Sulgás, atendendo à legislação sobre transparência e lei de acesso à informação. A solução de atualização destas informações, bem como formato e tamanho máximo (em Kb) dos arquivos, será definida no início da etapa de Execução junto à Sulgás, podendo ocorrer através de rotina desenvolvida para ler periodicamente os arquivos de uma pasta específica ou envio de arquivos via Gerenciador de Conteúdo. 4. Especificações Técnicas: 4.1. CMS Content Management System O CMS adotado neste projeto deve: Ser uma solução de mercado, ou seja, não desenvolvida, proprietária ou licenciada pela empresa que produzirá o novo website da Sulgás.

12 Ser uma solução open-source e, portanto, sem custo de propriedade e de aquisição para uso comercial da Sulgás, seja na modalidade taxa única de aquisição ou mensal. Permitir a criação de novas páginas a partir de um modelo padrão. Ter seu código-fonte integralmente cedido à Sulgás. Todo o material criado, produzido e desenvolvido será de propriedade da Sulgás Gestão compartilhada de conteúdo O CMS adotado deverá ter grupos de usuários de administração com diferentes níveis de acesso ao gerenciador de conteúdo. Grupos a administração do Gerenciador será definida através de grupos de permissão, dentro destes grupos serão criados perfis de usuário. Perfil Redator é o usuário que poderá inserir/editar/excluir conteúdos nas áreas abrangidas pelo seu grupo de permissões. Ele não pode publicar conteúdo sem autorização do Editor. Perfil Editor é o usuário que terá permissão de mediar os conteúdos cadastrados pelo redator ou inserir os seus próprios. Ele é quem autoriza a publicação do conteúdo e pode inserir/editar/ativar/publicar/ocultar/excluir conteúdos sem interferência do Redator. O Editor poderá cadastrar novos usuários como Redatores. Perfil Administrador é o usuário que vai criar os níveis de permissão tanto do Editor quanto do Redator. Este usuário é que irá criar os grupos e também definir com quais áreas do Website cada usuário poderá interagir Rastreabilidade O CMS deve manter um LOG com as seguintes informações: Usuário/data/hora de criação do registro.

13 Usuário/data/hora da alteração mais recente do registro. Usuário/data/hora do Editor que aprovou a publicação do conteúdo. Histórico de alterações em registros com controle de versão e possibilidade de restauração de versões antigas do registro Web Analytics Monitoramento de Estatísticas Deve ser utilizado o sistema online e gratuito de geração de estatísticas Google Analytics em todas as páginas do Website SEO Search Engine Optimization Devem ser obedecidas as diretrizes de melhores práticas recomendadas pelo principal buscador do mercado, o Google, resumidas abaixo No domínio Hospedagem do site: Hospedar em servidor com tempo de carregamento que não prejudique o funcionamento do site. Estabilidade do servidor: preferencialmente hospedar em servidor dedicado e com sistema de backup automático e espelhado. Arquitetura e Segurança: Estruturar o conjunto de páginas e pastas respeitando e obedecendo a nomenclatura dos títulos e estrutura do mapa do site. Verificar links internos quebrados, retirar ou consertar links para arquivos e imagens não encontradas. Checar por brechas de segurança que podem ser exploradas em caso de invasão de terceiros, ex: SQL Injection.

14 Robots.txt: Configuração de quais diretórios podem ou não ser lidos, se necessário. Acrescentar no topo das páginas o <meta name="robots" content="all"> Sitemap.XML: Criação de menu XML em: Listagem de todas as URLs existentes no website. Página de 404: Configurar para que erros de links inexistentes redirecionem para uma página de erro 404: Na página Título: Configurar todas as páginas com a tag Title como segue: <title>sulgás [título da página que estou no momento]</title> Verificar se existem páginas sem títulos, títulos duplicados ou muito longos. Meta Description: Configurar corretamente a tag Description, como segue: <meta name="description" content="[texto explicativo sobre a SULGÁS, de, no máximo, 150 caracteres]">

15 Semântica: Obedecer à semântica correta no conteúdo das páginas, utilizando uma hierarquia clara de tags, exemplo: <h1>título da página</h1> <h2>subtítulo 1 </h2> <h2>subtítulo 2 </h2> <h3>destaque 1</h3> <h3>destaque 2</h3> <p>texto da página</p> <h2>subtítulo 3</h2> Conteúdo: Verificar se no site há ocorrências de textos ou conteúdos duplicados. Cada conteúdo deve ser único. Imagens: Em todas as imagens de conteúdo (ex: notícias, serviços) deve constar um texto alternativo ou complementar na tag Alt. As imagens devem ter URLs amigáveis, com palavras descritivas da imagem: ex: O tamanho dos arquivos em Kb deve ser proporcional às dimensões que as imagens irão aparecer. Recomenda-se redimensionar as imagens antes do cadastramento. Cada imagem deve obedecer ao contexto do conteúdo onde está inserida. URL: URLs completamente amigáveis, obedecendo à estrutura do site, exemplo de correspondência:

16 Breadcrumb: Gás Natural > Modalidades de Transporte > GNC > Clientes Title da página: SULGÁS Clientes URL da página: Infraestrutura As especificações completas de infraestrutura, incluindo itens como estimativas para consumo mensal de banda, volume de dados trafegados e espaço em disco, deverão ser definidas em conjunto com a equipe de Tecnologia da Informação da Sulgás, a partir das diretrizes abaixo Banco de Dados A empresa responsável pela hospedagem do banco de dados será responsável também por manter a estrutura sempre atualizada com as versões mais recentes e seguras das plataformas utilizadas, cabendo à Contratada garantir e fiscalizar a realização desse serviço Servidor Web - Aplicação A empresa responsável pela hospedagem do servidor de aplicação será responsável também por manter a estrutura sempre atualizada com as versões mais recentes e seguras das plataformas utilizadas, cabendo à Contratada garantir e fiscalizar a realização desse serviço CMS A empresa responsável pela hospedagem do CMS será responsável também por manter a estrutura sempre atualizada com as versões mais recentes e

17 seguras das plataformas utilizadas, cabendo à Contratada garantir e fiscalizar a realização desse serviço Backup Deverão ser realizadas cópias de segurança diárias, contemplando todo o conteúdo do banco de dados e do website (textos, imagens, arquivos e páginas), bem como quaisquer arquivos de configuração alterados durante o uso normal do sistema e que sejam essenciais para sua recuperação ao estado em que se encontrava no momento da cópia. As cópias de segurança visam permitir, em caso de falhas do equipamento servidor ou do disco que armazene os dados ativos, a rápida recuperação de todas as informações com, no máximo, um dia de defasagem em relação ao momento em que ocorrer a falha. As cópias de segurança poderão, a critério da Contratada, ser mantidas em disco, fitas magnéticas, mídias ópticas ou ainda em outros dispositivos de armazenamento. Em nenhuma hipótese as cópias de segurança poderão ser armazenadas no mesmo servidor que contenha o website ativo. A realização das cópias de segurança deverá ter o menor efeito possível na disponibilidade dos serviços, utilizando-se recursos do tipo backup a quente sempre que possível Central de Chamados Para viabilizar a garantia dos serviços e a solicitação dos serviços de manutenção, a Contratada deverá disponibilizar central de atendimento para a abertura de chamados pela Contratante, com as seguintes características: Serviço telefônico no Brasil com ligação gratuita ou ligação local em Porto Alegre (RS), que deverá estar disponível nos dias úteis (segunda a sexta feira,

18 exceto feriados nacionais e locais), no mínimo das 8h às 18h, durante toda a vigência do contrato A Contratada deverá disponibilizar sistema eletrônico específico, acessível por meio de site na web, para o registro e acompanhamento dos chamados A Contratada terá o prazo de 1 (um) dia útil para apresentar resposta a abertura do chamado, indicando a quantidade de horas de manutenção necessárias para a resolução do chamado. Para cálculo dos prazos de solução dos chamados serão considerados úteis os dias e as horas em que a central de atendimento deve estar disponível para prestar atendimento, conforme especificado no item No momento de abertura de chamado, deverá ser fornecido à Contratante um número único de identificação do chamado Todos os chamados devem ser registrados em sistema da Contratada, o qual deverá armazenar, pelo menos: número identificador do chamado, data e hora de abertura, nome do solicitante, nome do atendente, tipo do chamado (garantia ou solicitação de serviço de manutenção), descrição da ocorrência ou da solicitação, data e hora de fechamento do chamado, atividades realizadas e resolução aplicada Especificações Adicionais Navegadores Compatíveis (Desktops/Laptops/Mobile): a serem definidos no início da Execução, juntamente com a Sulgás. Deverá ser adotada uma solução cross-browser. O novo website da Sulgás deverá ser compatível com dispositivos móveis sem, contudo, apresentar uma versão dedicada para tablets e smartphones. Resolução de Vídeo Compatível: mínimo 1024x768 pixels. Idioma: Português.

19 Sulgás. Todo o material criado, produzido e desenvolvido será de propriedade da 5. Arquitetura de Informação 5.1. Protótipo Funcional O Protótipo Funcional do novo Website da Sulgás é composto dos principais wireframes do projeto, escolhidos na etapa de Mapeamento de Requisitos. Wireframes são guias visuais básicos utilizados em design de interface para definir a estrutura de um website, o zoneamento informacional das interfaces e os relacionamentos entre suas páginas. Os demais wireframes deverão ser definidos e entregues pela empresa que realizará a execução do projeto. Endereço para acesso online do Protótipo Funcional: Manual de Interface Os padrões adotados para a localização dos elementos e comportamentos de interface constam no Manual de Interface (ANEXO A). 6. Identidade Visual 6.1. Protótipo Gráfico O Protótipo Gráfico do novo website da Sulgás é composto pela interface da Página Inicial e de mais duas páginas, que contêm a identidade visual a ser adotada no projeto. As demais interfaces deverão ser desenhadas e entregues pela empresa que realizará a execução do projeto seguindo este padrão de identidade visual fornecido. Endereço e senha para acesso online ao Protótipo Gráfico:

20 Login: sulgas Senha: aldsul 6.2. Manual de Identidade Visual Digital Os padrões adotados para tipografia, cores, espaçamentos e composição gráfica constam no Manual de Identidade Visual Digital (ANEXO B). 7. Critério de Confidencialidade: Todos os dados, informações, opiniões e documentos levantados ou produzidos durante o processo de desenvolvimento e implementação dos serviços contratados, independentemente de seu formato, serão considerados bens patrimoniais da Sulgás, não podendo ser utilizados para outros fins que não os estritamente necessários para a consecução dos serviços contratados de acordo com este Termo de Referência, sendo vetado o seu uso e armazenamento fora da Sulgás em qualquer meio e formato, durante ou após o recebimento final dos serviços. 8. Qualificação técnica A LICITANTE deverá apresentar atestado(s) de capacidade técnica, emitidos por empresas ou instituições, públicas ou privadas, escolhidas a critério da licitante, datados e assinados por representante competente para tanto, declarando que a proponente está executando ou já executou serviços similares de construção e manutenção de Website, atendendo satisfatoriamente tanto em prazo quanto em qualidade. Cada atestado deverá contemplar, no mínimo, 600 (seiscentas) horas de construção, 240 (duzentos e quarenta) horas de manutenção, em plataforma Linux, tecnologia PHP com banco de dados MySQL ou PostgreSQL ou em plataforma Windows, tecnologia ASP.NET com banco de dados Microsoft SQL ou Oracle.

21 9. Prazos para início e conclusão dos serviços 9.1. Execução/Desenvolvimento do website: o website deverá estar concluído em até 90 (noventa) dias após o recebimento da autorização de serviços A conclusão do website será registrada formalmente de modo a marcar o início dos serviços de hospedagem e manutenção Hospedagem: a hospedagem terá início a partir do momento que o website estiver concluído e perdurará até o final do prazo de vigência contratual Manutenção: a manutenção terá início a partir do momento que o website estiver concluído e perdurará até o final do prazo de vigência contratual. Porto Alegre, 19 de setembro de Janine Toma Ponte Gerente Executiva de Marketing e Comunicação

22 PREGÃO ELETRÔNICO PE 43/13 ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO A MANUAL DE INTERFACE 1. ESTRUTURA GERAL

23 1.1. Página Principal

24 1.2. Páginas de Seção

25

26 2. COMPORTAMENTO MENU DE SEÇÃO Quando os itens do menu de seção ultrapassarem a extensão da tela, deve abrir em mais uma linha, através de um botão Mais. Após aberto o menu, o botão deverá ficar com o label Menos para o seu fechamento.

27 PREGÃO ELETRÔNICO PE 43/13 ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO B MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 1. FONTES 1.1. PT SANS CAPTION - REGULAR Escolhida por ser uma fonte moderna, sem serifa, e por conseguir demonstrar o profissionalismo e comprometimento da Sulgás, a PT Sans Caption foi desenvolvida por Alexandra Korolkova, Olga Umpeleva and Vladimir Yefimov em 2009, de forma gratuita e distribuída através do Google Fonts. Esta fonte será utilizada para títulos, subtítulos, menus e textos que requerem atenção, sendo aplicada através do API Google Fonts ARIAL - REGULAR Para que todo o texto do site possa ser lido sem dificuldade em qualquer plataforma, foi escolhida uma das fontes mais utilizadas e universais: a Arial. Simples, sem serifa e de fácil leitura, a fonte será encontrada no conteúdo do site, seja ele direto ou indireto (como textos secundários) HOME

28 A interface inicial do website é composta por diversos tipos e tamanhos de fontes, obedecendo a hierarquia da informação (navegação primária, secundária, destaque de conteúdo e conteúdo).

29

30 1.4. INTERNA PADRÃO - INSTITUCIONAL Internamente, o website se comportará mais sóbrio, com menor número de variações de fontes, padronizando a interface para eventuais expansões.

31 1.5. INTERNA PADRÃO - ÁREAS DE ATUAÇÃO Seguindo o padrão interno do website, as páginas das Áreas de Atuação foram desenvolvidas para serem facilmente replicadas, dando a possibilidade de ganharem gráficos e imagens ilustrativas em meio ao conteúdo.

32 2. CORES 2.1. ÁREAS DO WEBSITE Cada área possui sua cor. Esta cor será utilizada na identificação da seção em diversos momentos do site, incluindo nas páginas internas, onde cada uma ganhará identidade própria.

33 2.2. INTERNA PADRÃO - INSTITUCIONAL Cada página interna do website terá a sua identidade. A identidade será definida pelas cores aplicadas no submenu (abaixo da cartola), título principal e grafismos no conteúdo. Menu superior, menus de áreas de atuação, conteúdo lateral direito e rodapé ficarão com a cor institucional, independente da área visitada.

34 2.3. INTERNA PADRÃO - ÁREAS DE ATUAÇÃO Nas áreas de atuação da Sulgás, a diferenciação de cor será maior do que nas seções institucionais. Cada área possui sua cor e seus grafismos.

CEP 2 100 99010-640 0 (XX) 54 3316 4500 0 (XX)

CEP 2 100 99010-640 0 (XX) 54 3316 4500 0 (XX) ANEXO 2 INFORMAÇÕES GERAIS VISTORIA 1. É obrigatória a visita ao hospital, para que a empresa faça uma vistoria prévia das condições, instalações, capacidade dos equipamentos, migração do software e da

Leia mais

Índice. Atualizado em: 01/04/2015 Página: 1

Índice. Atualizado em: 01/04/2015 Página: 1 MANUAL DO USUÁRIO Índice 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema... 4 2.1. Instalação... 4 2.1.1. Servidor - Computador Principal... 4 2.1.2. Estação - Computador na Rede... 6 2.1.3. Estação - Mapeamento

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL CRIAÇÃO DE SITE GERENCIÁVEL PROPOSTA_1408_0401_(FLAMEL_FACTORY) Página 1 de 10 PROPOSTA COMERCIAL CRIAÇÃO DE SITE GERENCIÁVEL

PROPOSTA COMERCIAL CRIAÇÃO DE SITE GERENCIÁVEL PROPOSTA_1408_0401_(FLAMEL_FACTORY) Página 1 de 10 PROPOSTA COMERCIAL CRIAÇÃO DE SITE GERENCIÁVEL Página 1 de 10 Santo André, 04 de Agosto de 2014. À Flamel Factory A/c.: Sra. Lucenir Ramos de Andrade Hott PROPOSTA COMERCIAL SOBRE A PROPOSTA A proposta desenvolvida pela World Online tem como objetivo

Leia mais

Proposta Concessionária Terra Nova Land Rover

Proposta Concessionária Terra Nova Land Rover SATIS 2011 Proposta Concessionária Terra Nova Land Rover 21/03/2011 A SATIS Índice 1 A Satis 1 A Proposta 1 Serviços 2 Mapa do Site 2 SEO 3 Sistema de gerenciamento de conteudo 4 Cronograma e Prazos 5

Leia mais

Anote aqui as informações necessárias:

Anote aqui as informações necessárias: banco de mídias Anote aqui as informações necessárias: URL E-mail Senha Sumário Instruções de uso Cadastro Login Página principal Abrir arquivos Área de trabalho Refine sua pesquisa Menu superior Fazer

Leia mais

CONVITE Nº 01/2012 ANEXO I - DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS

CONVITE Nº 01/2012 ANEXO I - DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS CONVITE Nº 01/2012 ANEXO I - DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS OBJETIVO E ESCOPO 1. Informações Gerais 1.1 Objetivo geral do trabalho: desenvolvimento de novo site institucional para o Senac (www.senac.br), nas versões

Leia mais

Manual do Aplicativo - Rastreamento Veicular

Manual do Aplicativo - Rastreamento Veicular Manual do Aplicativo - Rastreamento Veicular Sumário Apresentação... 2 Instalação do Aplicativo... 2 Localizando o aplicativo no smartphone... 5 Inserindo o link da aplicação... 6 Acessando o sistema...

Leia mais

ANEXO 11. - Conteúdos em formato de texto puro e listas; - Conteúdos em formato de texto puro e conteúdo categorizado;

ANEXO 11. - Conteúdos em formato de texto puro e listas; - Conteúdos em formato de texto puro e conteúdo categorizado; ANEXO 11 O CMS PROCERGS Para o desenvolvimento de sites, objeto deste edital, a empresa contratada obrigatoriamente utilizará uma ferramenta CMS (Content Management Systems ou Sistema de Gestão de Conteúdo)

Leia mais

Proposta Web Site Institucional Porto Feliz, 3 de setembro de 2014.

Proposta Web Site Institucional Porto Feliz, 3 de setembro de 2014. Proposta Web Site Institucional Porto Feliz, 3 de setembro de 2014. 1. Apresentação 2. Projeto Atuando em análise e desenvolvimento de plataformas para negócios digitais a 8 anos estamos sempre buscando

Leia mais

Projeto Intranet Institucional Project Charter. IIPC Tecnologia da Informação Versão 1.5 Outubro de 2011

Projeto Intranet Institucional Project Charter. IIPC Tecnologia da Informação Versão 1.5 Outubro de 2011 Projeto Intranet Institucional Project Charter Versão 1.5 Outubro de 1. Objetivo O Projeto Intranet do tem como objetivo a implementação de uma ferramenta de trabalho para o Voluntariado do (Sede Mundial

Leia mais

PLANO DO PROJETO. TÍTULO: Novos sites Grupo Promon e Promon Engenharia. GERENTE DO PROJETO: Ricardo Mantovani

PLANO DO PROJETO. TÍTULO: Novos sites Grupo Promon e Promon Engenharia. GERENTE DO PROJETO: Ricardo Mantovani PLANO DO PROJETO TÍTULO: GERENTE DO PROJETO: Ricardo Mantovani HISTÓRICO DE MODIFICAÇÕES Revisão Data Descrição das alterações Autor/Editor i V1R0 23/01/2012 Versão inicial RESPONSÁVEL PELO DOCUMENTO Nome

Leia mais

PROPOSTA DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE WEBSITE

PROPOSTA DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE WEBSITE PROPOSTA DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE WEBSITE Através do presente documento, a agência ACNBRASIL tem como objetivo apresentar uma proposta de criação e desenvolvimento de Website para COOPERATIVA DE

Leia mais

Manual Do Usuário ClinicaBR

Manual Do Usuário ClinicaBR Manual Do Usuário ClinicaBR SUMÁRIO 1 Introdução... 01 2 ClinicaBR... 01 3 Como se cadastrar... 01 4 Versão experimental... 02 5 Requisitos mínimos p/ utilização... 03 6 Perfis de acesso... 03 6.1 Usuário

Leia mais

Centro de Agricultura Alternativa CAA Manual do Usuário do Portal Ypadê Balaio Digital Tecnologia em Gestão Ltda ME. Manual do Usuário Portal Ypadê

Centro de Agricultura Alternativa CAA Manual do Usuário do Portal Ypadê Balaio Digital Tecnologia em Gestão Ltda ME. Manual do Usuário Portal Ypadê Centro de Agricultura Alternativa CAA Manual do Usuário Portal Ypadê Montes Claros, 16 de Julho de 2011 Revisão 3 Sumário 1. Apresentação do portal e escopo deste documento... 2 2. Acessando o Portal Ypadê...

Leia mais

URL amigável e otimização mínima para os mecanismos de busca. O sistema é integrado ao Google Analytics para auxiliar a medição do número de acessos.

URL amigável e otimização mínima para os mecanismos de busca. O sistema é integrado ao Google Analytics para auxiliar a medição do número de acessos. 1 - A AGÊNCIA Fundada em 1999, a Link e Cérebro é uma empresa 100% nacional sediada em São Paulo SP. Nossa missão é aproximar nossos clientes do seu público alvo através da internet. O corpo técnico conta

Leia mais

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MANUAL

Leia mais

Proposta Revista MARES DE MINAS

Proposta Revista MARES DE MINAS SATIS 2011 Proposta Revista MARES DE MINAS 21/03/2011 A SATIS Índice 1 A Satis 1 A Proposta 1 Serviços 2 Mapa do Site 2 SEO 3 Sistema de gerenciamento de conteudo 4 Cronograma e Prazos 5 Investimento 6

Leia mais

ESTRUTURA PARA PORTAIS ELETRÔNICOS MUNICIPAIS

ESTRUTURA PARA PORTAIS ELETRÔNICOS MUNICIPAIS ESTRUTURA PARA PORTAIS ELETRÔNICOS MUNICIPAIS 1. Apresentação Os sites e sistemas web desenvolvidos pela Dynamika apresentam um conjunto de critérios de desenvolvimento que visam entregar o projeto de

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS EXTRAJUDICIAL SIG-EX

SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS EXTRAJUDICIAL SIG-EX SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS EXTRAJUDICIAL SIG-EX Atualizado em 27.05.2011 MANUAL DO USUÁRIO 1. Apresentação 1.1. Acessando o Sistema 1.2. Tela Principal 2. Página Principal SUMÁRIO 3. Módulo Corregedoria

Leia mais

Usuários. Manual. Pergamum

Usuários. Manual. Pergamum Usuários Manual Pergamum Sumário 1 APRESENTAÇÃO... 1-2 2 CADASTRANDO UM NOVO USUÁRIO/OPERADOR... 2-1 3 UTILIZANDO O MÓDULO DE USUÁRIOS... 3-2 3.1 CONFIGURAÇÃO DE GUIAS NO EXPLORER... 3-3 4 CADASTRO...

Leia mais

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Atualizado em 24/08/2011 No final de 2007, o Serviço Técnico de Informática da UNESP Marília, disponibilizou para a comunidade acadêmica e administrativa o Sistema

Leia mais

GerNFe 1.0 Sistema de Gerenciador de Notas Fiscais Eletrônicas

GerNFe 1.0 Sistema de Gerenciador de Notas Fiscais Eletrônicas GerNFe 1.0 Manual do usuário Página 1/13 GerNFe 1.0 Sistema de Gerenciador de Notas Fiscais Eletrônicas O programa GerNFe 1.0 tem como objetivo armazenar em local seguro e de maneira prática para pesquisa,

Leia mais

Identidade Digital Padrão de Governo

Identidade Digital Padrão de Governo Identidade Digital Padrão de Governo Participantes do Projeto Presidência da República Secretaria de Comunicação SECOM Diretoria de Tecnologia DITEC Ministério do Planejamento Secretaria de Logística e

Leia mais

- Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus.

- Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus. - Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus. Ou digite www.simpo.com.br/protocolo/login.php, para ir diretamente

Leia mais

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br 1 - SOBRE O SGR Este manual irá lhe ajudar a entender o funcionamento do SGR (Sistema de Gerenciamento Remoto) permitindo assim que você possa atualizar

Leia mais

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT.

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. PÁGINA: 2 de 21 Nenhuma parte deste documento pode ser utilizado ou reproduzido, em qualquer meio

Leia mais

SisLegis Sistema de Cadastro e Controle de Leis

SisLegis Sistema de Cadastro e Controle de Leis Sistema de Cadastro e Controle de Leis Desenvolvido por Fábrica de Software Coordenação de Tecnologia da Informação Pág 1/22 Módulo: 1 Responsável: Desenvolvimento Ti Data: 01/11/2012 Versão: 1.0 Empresa:

Leia mais

Manual de Navegação Básica. Siga Relacionamento Sou Abrasel - Site

Manual de Navegação Básica. Siga Relacionamento Sou Abrasel - Site Manual de Navegação Básica Siga Relacionamento Sou Abrasel - Site 1 Conteúdo Iniciando a implantação:... 3 para o treinamento no encontro de executivos... 3 Siga Relacionamento... 4 O que é Unidade de

Leia mais

GLADIADOR INTERNET CONTROLADA v.1.2.3.9

GLADIADOR INTERNET CONTROLADA v.1.2.3.9 GLADIADOR INTERNET CONTROLADA v.1.2.3.9 Pela grande necessidade de controlar a internet de diversos clientes, a NSC Soluções em Informática desenvolveu um novo produto capaz de gerenciar todos os recursos

Leia mais

SGCD 2.2. Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.2. Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Atualizado em 13/AGO/2012 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico No final de 2007, o Serviço Técnico de Informática da UNESP Marília, disponibilizou para a comunidade acadêmica e administrativa o Sistema

Leia mais

MANUAL. Recurso QChat

MANUAL. Recurso QChat MANUAL Recurso QChat Publicação: Dezembro / 2011 Versão oficial Qualitor Advanced: 6.50.00 Versão oficial Qualitor Start: 1.00.06 Revisão: 02 Cópia oficial Sumário Recurso Chat do Qualitor NOVIDADES DA

Leia mais

BVS Site. Aplicativo para geração de portais BVS. Cláudia Guzzo Patrícia Gaião

BVS Site. Aplicativo para geração de portais BVS. Cláudia Guzzo Patrícia Gaião BVS Site Aplicativo para geração de portais BVS Cláudia Guzzo Patrícia Gaião Gerência de Produção de Fontes de Informação / Projetos e Instâncias da BVS BIREME/OPAS/OMS Biblioteca Virtual em Saúde (BVS)

Leia mais

Produto IV: ATU SAAP. Manual de Referência

Produto IV: ATU SAAP. Manual de Referência Produto IV: ATU SAAP Manual de Referência Pablo Nogueira Oliveira Termo de Referência nº 129275 Contrato Número 2008/000988 Brasília, 30 de outubro de 2008 1 Sistema de Apoio à Ativideade Parlamentar SAAP

Leia mais

SOBRE A TOOLSYSTEMS. ToolSystems Sistemas Fone: (47) 3381-3344

SOBRE A TOOLSYSTEMS. ToolSystems Sistemas Fone: (47) 3381-3344 SOBRE A TOOLSYSTEMS Com mais de 10 anos no mercado, a ToolSystems sistemas se dedica a entender as novas tecnologias para garantir a seus clientes as melhores e mais atuais soluções para Internet. Ao longo

Leia mais

IREasy Manual do Usuário Versão do manual - 0.0.9

IREasy Manual do Usuário Versão do manual - 0.0.9 OBJETIVOS DO PROGRAMA DE COMPUTADOR IREasy Permitir a apuração do Imposto de Renda dos resultados das operações em bolsa de valores (mercado à vista, a termo e futuros). REQUISITOS MÍNIMOS DO COMPUTADOR

Leia mais

ROTEIRO DE IMPLANTAÇÃO

ROTEIRO DE IMPLANTAÇÃO Implantação Framework Essential ROTEIRO DE IMPLANTAÇÃO Detalhes Imprescindíveis nessa Implantação: Importação Após criar as planilhas seguir a ordem de importação abaixo: 1) Departamentos; 2) Produtos;

Leia mais

Prezado Senhor, Em prosseguimento aos nossos entendimentos, estamos formalizando a nossa proposta para desenvolvimento do site da Digivox.

Prezado Senhor, Em prosseguimento aos nossos entendimentos, estamos formalizando a nossa proposta para desenvolvimento do site da Digivox. João Pessoa, 18 de Agosto de 2015. Prezado Senhor, Em prosseguimento aos nossos entendimentos, estamos formalizando a nossa proposta para desenvolvimento do site da Digivox. 1. Projeto Desenvolvimento

Leia mais

1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2.

1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2. 1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2. Editando um Artigo 4.3. Excluindo um Artigo 4.4. Publicar

Leia mais

APRESENTAÇÃO. (63) 3225.6565 103 Norte, Avenida JK, Lote 147 Ed. Plaza Center, 1 Andar, Sala 05 Palmas/TO

APRESENTAÇÃO. (63) 3225.6565 103 Norte, Avenida JK, Lote 147 Ed. Plaza Center, 1 Andar, Sala 05 Palmas/TO APRESENTAÇÃO (63) 3225.6565 103 Norte, Avenida JK, Lote 147 Ed. Plaza Center, 1 Andar, Sala 05 Palmas/TO 1 A ArtemSite A ArtemSite é uma agência digital especializada em serviços para internet, com o foco

Leia mais

Fox Gerenciador de Sistemas

Fox Gerenciador de Sistemas Fox Gerenciador de Sistemas Índice 1. FOX GERENCIADOR DE SISTEMAS... 4 2. ACESSO AO SISTEMA... 5 3. TELA PRINCIPAL... 6 4. MENU SISTEMAS... 7 5. MENU SERVIÇOS... 8 5.1. Ativação Fox... 8 5.2. Atualização

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA SACI LIVRE SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE CONTEÚDO INSTITUCIONAL

Leia mais

Desenvolvimento de Sistema WEB com orçamento ajustável

Desenvolvimento de Sistema WEB com orçamento ajustável PROPOSTA DE PROJETO Desenvolvimento de Sistema WEB com orçamento ajustável Etapas / Atividades Desenvolvimento de Site (CMS) Hospedagem de Sistema e Suporte Técnico Gerenciamento do Sistema (opcional)

Leia mais

Projeto Pé na Dança. www.penadanca.com. Bruno Barros Comunicador Visual. bruno@brunobarros.com www.brunobarros.com 21 2704 3991 / 9605 0589

Projeto Pé na Dança. www.penadanca.com. Bruno Barros Comunicador Visual. bruno@brunobarros.com www.brunobarros.com 21 2704 3991 / 9605 0589 Projeto Pé na Dança www.penadanca.com 1 Sumário I. Esta proposta... 3 II. Metodologia de trabalho... 5 III. Investimento... 6 IV. Cronograma... 6 V. Termos e Condições... 7 VI. Manutenção do site... 7

Leia mais

Manual Laboratório. ICS Sistemas de Gestão em Saúde ICS 01/01/2014

Manual Laboratório. ICS Sistemas de Gestão em Saúde ICS 01/01/2014 2014 Manual Laboratório ICS Sistemas de Gestão em Saúde ICS 01/01/2014 Sumário Acesso ao Sistema... 2 Menu Cadastros... 4 Cadastro de usuários... 4 Inclusão de Novo Usuário... 5 Alteração de usuários...

Leia mais

Proposta de Reformulação do Site do Conselho de Transparência da Administração Pública

Proposta de Reformulação do Site do Conselho de Transparência da Administração Pública Proposta de Reformulação do Site do Conselho de Transparência da Administração Pública Análise e propostas realizadas, levando-se em conta: arquitetura da informação, layout, navegabilidade e estruturação

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NTIC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO Versão 1.0 2014 NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NTIC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE

Leia mais

Plano de Gerência de Configuração

Plano de Gerência de Configuração Plano de Gerência de Configuração Objetivo do Documento Introdução A aplicação deste plano garante a integridade de códigos-fonte e demais produtos dos sistemas do, permitindo o acompanhamento destes itens

Leia mais

1. Objetivo do Projeto

1. Objetivo do Projeto PROPOSTA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS VISNET - INTERNET E COMUNICAÇÃO Desenvolvimento de Site para CDL 1. Objetivo do Projeto O CDL Online é o mais novo sistema interativo especialmente projetado para criar

Leia mais

PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO

PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO Por que desenvolver com a 4plus? Há mais de 10 anos no mercado a 4plus desenvolve soluções em internet para diversas empresas, desenvolvemos sites dinâmicos, e-comerce, whmcs,

Leia mais

Presskit Guia Rápido. Release 2.0. Presskit

Presskit Guia Rápido. Release 2.0. Presskit Presskit Guia Rápido Release 2.0 Presskit 06/07/2009 Sumário 1 Login 2 Login e Senha...................................... 2 Esqueci minha senha.................................. 2 Fale Com o Suporte...................................

Leia mais

Introdução a listas - Windows SharePoint Services - Microsoft Office Online

Introdução a listas - Windows SharePoint Services - Microsoft Office Online Page 1 of 5 Windows SharePoint Services Introdução a listas Ocultar tudo Uma lista é um conjunto de informações que você compartilha com membros da equipe. Por exemplo, você pode criar uma folha de inscrição

Leia mais

Checklist para ações de email marketing

Checklist para ações de email marketing Checklist para ações de email marketing Publicado em: 15/01/2008 Planejamento Quais os objetivos da campanha (atrair mais visitantes ao site, aumentar as vendas de produtos, conquistar a fidelidade dos

Leia mais

Proposta Web Site Institucional Porto Feliz, 28 de maio de 2015.

Proposta Web Site Institucional Porto Feliz, 28 de maio de 2015. Proposta Web Site Institucional Porto Feliz, 28 de maio de 2015. 1. Apresentação 2. Projeto Atuando em análise e desenvolvimento de plataformas para negócios digitais a 8 anos estamos sempre buscando solucionar

Leia mais

Proposta. Soluções Comunicação Digital

Proposta. Soluções Comunicação Digital Proposta Soluções Comunicação Digital Fevereiro 2013 Proposta Proposta para fornecimento de soluções digitais para comunicação, gestão do conhecimento e aprendizagem para o CBVE. Portal Institucional Plataforma

Leia mais

1. Planos. 1.1. Standard

1. Planos. 1.1. Standard ITB Webdesigner 1. Planos... 2 1.1. Standard... 2 1.2. Plus... 4 1.3. Premium... 5 2. Termos de uso... 7 2.1. Objetivos... 7 2.2. Direitos autorais e marcas... 7 2.3. Hospedagem... 8 2.4. Suporte e manutenção...

Leia mais

apresentação iagente shop

apresentação iagente shop apresentação iagente shop Rua Sport Clube São José, 54 506. Porto Alegre Rio Grande do Sul CEP: 91030-510 Fone: (51) 3398.7638 e-mail: www.iagenteshop.com.br www.iagente.com.br Data: 01 de Abril de 2009

Leia mais

Manual Easy Chat Data de atualização: 20/12/2010 16:09 Versão atualizada do manual disponível na área de download do software.

Manual Easy Chat Data de atualização: 20/12/2010 16:09 Versão atualizada do manual disponível na área de download do software. 1 - Sumário 1 - Sumário... 2 2 O Easy Chat... 3 3 Conceitos... 3 3.1 Perfil... 3 3.2 Categoria... 4 3.3 Ícone Específico... 4 3.4 Janela Específica... 4 3.5 Ícone Geral... 4 3.6 Janela Geral... 4 4 Instalação...

Leia mais

Manual do Usuário Características e recursos básicos Enterprise Resource Planning

Manual do Usuário Características e recursos básicos Enterprise Resource Planning Manual do Usuário Características e recursos básicos Enterprise Resource Planning www.pwi.com.br 1 Volpe Enterprise Resource Planning Este manual não pode, em parte ou no seu todo, ser copiado, fotocopiado,

Leia mais

Malote Digital. Manual do usuário

Malote Digital. Manual do usuário Malote Digital Manual do usuário Brasília, Novembro de 2014 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 03/10/2011 1.4.1 Elaboração do Documento Rodrigo Antunes 01/07/2013 1.8.0.0 Atualização do Documento

Leia mais

Administração pela Web Para MDaemon 6.0

Administração pela Web Para MDaemon 6.0 Administração pela Web Para MDaemon 6.0 Alt-N Technologies, Ltd 1179 Corporate Drive West, #103 Arlington, TX 76006 Tel: (817) 652-0204 2002 Alt-N Technologies. Todos os Direitos Reservados. Os nomes de

Leia mais

[SITE FÁCIL CDL MANUAL DO USUÁRIO]

[SITE FÁCIL CDL MANUAL DO USUÁRIO] Câmara de Dirigentes Lojistas [SITE FÁCIL CDL MANUAL DO USUÁRIO] Sumário 1. Controle de versão... 3 2. Objetivo... 4 3. Site fácil... 4 4. Acessando o sistema de gestão de conteúdo (SGC)... 5 5. Páginas

Leia mais

Personalização da Loja: Personalizamos a sua loja com base na identidade visual da empresa, logomarca, personalização de botões e cores.

Personalização da Loja: Personalizamos a sua loja com base na identidade visual da empresa, logomarca, personalização de botões e cores. Curitiba, 03 de Dezembro de 2014. CLIENTE: Vidri FONE: 3272-9598 RESPONSÁVEL: Luciano Plataforma e-commerce Ideal Loja Apresentação: A Plataforma e-commerce Ideal Loja, é uma plataforma própria em uso

Leia mais

Elaborado por Marcos Matos Revisado por C. Douglas de Souza e Carina Gonçalves Aprovado por Paulo Bernardi

Elaborado por Marcos Matos Revisado por C. Douglas de Souza e Carina Gonçalves Aprovado por Paulo Bernardi Elaborado por Marcos Matos Revisado por C. Douglas de Souza e Carina Gonçalves Aprovado por Paulo Bernardi Sumário INTRODUÇÃO... 3 1.1. SOBRE O GUIA... 3 2. PRÉ-REQUISITO... 3 2.1. PREMISSAS DE FUNCIONAMENTO...

Leia mais

Portal RH WEB Versão 3.6.6 - Full

Portal RH WEB Versão 3.6.6 - Full Portal RH WEB Versão 3.6.6 - Full = z A principal característica do portal RH é permitir a descentralização das informações dos colaboradores, possibilitando que o gestor de área se transforme também num

Leia mais

Edital Nº 01/2008 Seleção de empresa para a criação do layout do novo site da Feevale

Edital Nº 01/2008 Seleção de empresa para a criação do layout do novo site da Feevale Edital Nº 01/2008 Seleção de empresa para a criação do layout do novo site da Feevale A Associação Pró Ensino Superior em Novo Hamburgo ASPEUR, mantenedora do Centro Universitário Feevale, com sede na

Leia mais

MANUAL CONSIGFÁCIL Acesso: Servidor

MANUAL CONSIGFÁCIL Acesso: Servidor Sistema de Gestão e Controle de Consignações On-Line - CONSIGFÁCIL MANUAL CONSIGFÁCIL Acesso: Servidor V.4.2 (Agosto/2014) 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 1. ACESSANDO O CONSIGFÁCIL... 4 1.1. NAVEGADOR... 4

Leia mais

ANEXO II - TERMO DE REFERÊNICA EDITAL Nº 05373/2009

ANEXO II - TERMO DE REFERÊNICA EDITAL Nº 05373/2009 ANEXO II - TERMO DE REFERÊNICA EDITAL Nº 05373/2009 OBJETO: Contratação de serviços de desenvolvimento de software para criar o Website da Sudam, utilizando a linguagem de programação PHP, com o Banco

Leia mais

Especificações Técnicas

Especificações Técnicas 1. INTRODUÇÃO 1.1. Este documento tem por objetivo orientar a utilização dos recursos tecnológicos para o desenvolvimento dos cursos que serão disponibilizados via intranet ou internet no portal da Universidade

Leia mais

MANUAL JOOMLA 2.5 PORTAL INTERNET. Ministério do Esporte

MANUAL JOOMLA 2.5 PORTAL INTERNET. Ministério do Esporte MANUAL JOOMLA 2.5 PORTAL INTERNET Ministério do Esporte SUMÁRIO 1.0 - Módulo Administração... 1 2.0 Banner randômico... 2 2.1 Adicionar novo slide... 2 2.2 Excluir slide... 6 3.0 Artigos... 7 3.1 Adicionar

Leia mais

Apresentação. E-commerce de Sucesso. da plataforma para o seu. www.brasilnaweb.com.br 4003-3312 atendimento@brasilnaweb.com.br

Apresentação. E-commerce de Sucesso. da plataforma para o seu. www.brasilnaweb.com.br 4003-3312 atendimento@brasilnaweb.com.br Apresentação da plataforma para o seu E-commerce de Sucesso www.brasilnaweb.com.br 4003-3312 atendimento@brasilnaweb.com.br Assuntos nessa apresentação: - A loja virtual (acesso dos seus clientes para

Leia mais

PROJETO TESTES ONLINE CEVIU

PROJETO TESTES ONLINE CEVIU Belo Horizonte, 20 de Maio de 2009 PROJETO TESTES ONLINE CEVIU Especificação de Requisitos Documento de Especificação de Requisitos Projeto Testes Online Portal Ceviu DHW Soluções Web 1 ÍNDICE 1. Apresentação...

Leia mais

1 Sumário... 2. 2 O Easy Chat... 3. 3 Conceitos... 3. 3.1 Perfil... 3. 3.2 Categoria... 3. 4 Instalação... 5. 5 O Aplicativo... 7 5.1 HTML...

1 Sumário... 2. 2 O Easy Chat... 3. 3 Conceitos... 3. 3.1 Perfil... 3. 3.2 Categoria... 3. 4 Instalação... 5. 5 O Aplicativo... 7 5.1 HTML... 1 Sumário 1 Sumário... 2 2 O Easy Chat... 3 3 Conceitos... 3 3.1 Perfil... 3 3.2 Categoria... 3 3.3 Ícone Específico... 4 3.4 Janela Específica... 4 3.5 Ícone Geral... 4 3.6 Janela Geral... 4 4 Instalação...

Leia mais

PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO

PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO Por que desenvolver com a 4plus? Há mais de 10 anos no mercado a 4plus desenvolve soluções em internet para diversas empresas, desenvolvemos sites dinâmicos, e-comerce, whmcs,

Leia mais

1998-2015 Domínio Sistemas Ltda. Todos os direitos reservados.

1998-2015 Domínio Sistemas Ltda. Todos os direitos reservados. Versão 8.1A-13 Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda. Nesse caso, somente a Domínio Sistemas

Leia mais

EDITAL DO PREGÃO PRESENCIAL Nº. 002/2008

EDITAL DO PREGÃO PRESENCIAL Nº. 002/2008 EDITAL DO PREGÃO PRESENCIAL Nº. 002/2008 ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO: 1.1 - O presente Termo de Referência tem por objeto a contratação de empresa especializada em: a) desenvolvimento de software

Leia mais

FileMaker Pro 12. Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o

FileMaker Pro 12. Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 12 Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 12 2007 2012 FileMaker Inc. Todos os direitos reservados. FileMaker Inc. 5201 Patrick Henry Drive Santa Clara,

Leia mais

S E O. Apresentando. Otimização de Sites

S E O. Apresentando. Otimização de Sites S E O Apresentando Otimização de Sites O que é SEO? É um conjunto de técnicas e práticas que visa o melhor posicionamento do site em mecanismos de busca, como: Bing, Google, Yahoo entre outros. O termo

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

Mídia Brasil Online Manual do Usuário

Mídia Brasil Online Manual do Usuário 1) Menu Principal O Menu Principal se estende no topo da tela do MBO, apresentando as seguintes opções: Clicar sobre cada uma dessas opções permite o acesso às diferentes seções do site. 2) Funções do

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA

MINISTÉRIO DA FAZENDA MINISTÉRIO DA FAZENDA Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional PGFN Departamento de Gestão Corporativa - DGC Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação - CTI CATÁLOGO DE SERVIÇOS DE TECNOLOGIA Infraestrutura

Leia mais

Cetac - Centro de Ensino e Treinamento em Anatomia e Cirurgia Veterinária Manual Técnico do Sistema Administrativo do site Cetacvet.com.

Cetac - Centro de Ensino e Treinamento em Anatomia e Cirurgia Veterinária Manual Técnico do Sistema Administrativo do site Cetacvet.com. Manual Técnico do Sistema Administrativo do site Cetacvet.com.br SÃO PAULO - SP SUMÁRIO Introdução... 3 Autenticação no sistema administrativo... 4 Apresentação do sistema administrativo... 5 Gerenciamento

Leia mais

NOVO COMPONENTE ASSINADOR ESEC

NOVO COMPONENTE ASSINADOR ESEC NOTAS FISCAIS DE SERVIÇO ELETRÔNICAS PREFEITURA DE JUIZ DE FORA COMPLEMENTO AO SUPORTE A ATENDIMENTO NÍVEL 1 1.0 Autor: Juiz de Fora, Fevereiro 2015. PÁGINA 1 DE 38 SUMÁRIO 1REQUISITOS MÍNIMOS CONFIGURAÇÕES

Leia mais

Inicialização Rápida do Novell Vibe Mobile

Inicialização Rápida do Novell Vibe Mobile Inicialização Rápida do Novell Vibe Mobile Março de 2015 Introdução O acesso móvel ao site do Novell Vibe pode ser desativado por seu administrador do Vibe. Se não conseguir acessar a interface móvel do

Leia mais

1998-2011 Domínio Sistemas Ltda. Todos os direitos reservados.

1998-2011 Domínio Sistemas Ltda. Todos os direitos reservados. Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda. Nesse caso, somente a Domínio Sistemas poderá ter

Leia mais

Tutorial. O Trade e a Nota Fiscal Eletrônica

Tutorial. O Trade e a Nota Fiscal Eletrônica Tutorial O Trade e a Nota Fiscal Eletrônica Este tutorial explica como configurar o Trade Solution e realizar as principais atividades relacionadas à emissão e ao gerenciamento das Notas Fiscais Eletrônicas

Leia mais

Ano III - Número 16. Versão 4.6.4

Ano III - Número 16. Versão 4.6.4 Versão 4.6.4 Sexta-feira, 08 de fevereiro de 2008 ÍNDICE 3 4 EDITORIAL NOVAS FUNCIONALIDADES 4 12 13 14 15 16 Novo Cronograma 4 5 5 6 7 8 8 9 9 10 10 Edição Rápida do Cronograma Recurso de Arrastar e Soltar

Leia mais

Manual de Instruções. Programa para Baixar Arquivos XML XML CONQUER

Manual de Instruções. Programa para Baixar Arquivos XML XML CONQUER 1 Manual de Instruções Programa para Baixar Arquivos XML XML CONQUER Sumário Apresentação:... 2 Exigência para funcionalidade do software:... 3 Instalação:... 4 Utilização... 5 Menu NFE/CTE XML... 7 XML

Leia mais

SISTEMA PARA PORTAL DE NOTÍCIAS: Jornais, Revistas, Televisão etc

SISTEMA PARA PORTAL DE NOTÍCIAS: Jornais, Revistas, Televisão etc SISTEMA PARA PORTAL DE NOTÍCIAS: Jornais, Revistas, Televisão etc Técnica SEO: Search engine Optimization "INDEXADOR" Web Software para Grandes Portais (Gera todo o conteúdo SEO - Otimizado nas buscas)

Leia mais

Volpe Enterprise Resource Planning

Volpe Enterprise Resource Planning Volpe Enterprise Resource Planning Este manual não pode, em parte ou no seu todo, ser copiado, fotocopiado, reproduzido, traduzido ou reduzido a qualquer mídia eletrônica ou máquina de leitura, sem a expressa

Leia mais

Pedro F. Carvalho Analista de Sistemas/Gerente de Projetos contato@pedrofcarvalho.com.br OCP Oracle 10g ITIL FoundationV3 PROJETO DE WEB SITE

Pedro F. Carvalho Analista de Sistemas/Gerente de Projetos contato@pedrofcarvalho.com.br OCP Oracle 10g ITIL FoundationV3 PROJETO DE WEB SITE PROJETO DE WEB SITE EAP Estrutura Analitica de Projeto Preparação Estudar as particularidades do serviço e do cliente; Observar projetos semelhantes (Beanchmark); Definir metas e estratégias; Elaborar

Leia mais

Manual do Usuário Layout Novo CMS WordPress Versão atual: 3.5.1

Manual do Usuário Layout Novo CMS WordPress Versão atual: 3.5.1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA UFJF Secretaria de Sistemas de Informação SSI Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional CGCO Equipe de Desenvolvimento de Sites Manual do Usuário Layout Novo

Leia mais

Manual de Utilização Moodle

Manual de Utilização Moodle Manual de Utilização Moodle Perfil Professor Apresentação Esse manual, baseado na documentação oficial do Moodle foi elaborado pela Coordenação de Tecnologia de Informação CTI do câmpus e tem como objetivo

Leia mais

O SITE DA MINHA EMPRESA por Ivan F. Cesar

O SITE DA MINHA EMPRESA por Ivan F. Cesar O SITE DA MINHA EMPRESA por Ivan F. Cesar Muitos empresários e profissionais liberais gostariam de estar na Internet, mas, na maioria dos casos, não sabem muito bem por que e nem mesmo sabem a diferença

Leia mais

PROJETO BÁSICO A) ORGÃO INTERESSADO E LOCALIZAÇÃO

PROJETO BÁSICO A) ORGÃO INTERESSADO E LOCALIZAÇÃO LICITAÇÃO PARA A CONTRATAÇÃO DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CRIAÇÃO E GESTÃO MANUTENSIVA, POR PRAZO DETERMINADO, DE DOIS PORTAIS VOLTADOS PARA PROFISSIONAIS DA NUTRIÇÃO INSCRITOS NO CRN3 E PÚBLICO GERAL,

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Compra Direta - Guia do Fornecedor PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Página As informações contidas neste documento, incluindo quaisquer URLs e outras possíveis referências a web sites, estão sujeitas

Leia mais

ADOBE FLASH PLAYER 10.3 Gerenciador de configurações locais

ADOBE FLASH PLAYER 10.3 Gerenciador de configurações locais ADOBE FLASH PLAYER 10.3 Gerenciador de configurações locais PRERELEASE 03/07/2011 Avisos legais Avisos legais Para consultar avisos legais, acesse o site http://help.adobe.com/pt_br/legalnotices/index.html.

Leia mais

Desenvolvendo Websites com PHP

Desenvolvendo Websites com PHP Desenvolvendo Websites com PHP Aprenda a criar Websites dinâmicos e interativos com PHP e bancos de dados Juliano Niederauer 19 Capítulo 1 O que é o PHP? O PHP é uma das linguagens mais utilizadas na Web.

Leia mais