Guia Rápido de Utilização do Localizador Foraminal Eletrônico Romiapex D-30

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Guia Rápido de Utilização do Localizador Foraminal Eletrônico Romiapex D-30"

Transcrição

1 Guia Rápido de Utilização do Localizador Foraminal Eletrônico Romiapex D-30

2 Figura 1. Aparelho Localizador Foraminal Eletrônico Romiapex D-30 (Romidan/Romibrás). O Romiapex D-30 (Figura 1) apresenta uma interface gráfica simples e interativa. A leitura eletrônica da posição da saída do forame é traduzida pela representação da aproximação do instrumento ao limite apical de forma fácil, com círculos que se fecham em forma de alvo, e representação numérica em milímetros aquém da saída foraminal. De operação bastante simples, traz algumas diferenças de configuração, entre as quais: Recarregador de bateria (Figura 2). Recomenda-se, na primeira carga, 24 horas de permanência. Enquanto o equipamento está sendo recarregado, o aparelho permanece desligado. Na tela aparecem informações referentes à carga (Figura 4).

3 Figura 2. Recarregador do Romiapex D-30. Interface gráfica diferenciada e interativa. Sistema de reconhecimento no visor das conexões em posição e circuito fechado. Dois tipos de conector da lima, o convencional e outro do tipo Y stick. Seqüência operatória Ao adquirir o equipamento, verifique a posição do receptáculo na lateral esquerda (Figura 3). Inserir o conector do cabo carregador no receptáculo. Verificar a voltagem (127 ou 220V). Deixar carregando por um período de 12 horas (primeira carga). O equipamento permanece desligado e um sinal de carga aparece na tela (Figura 4). O sinal de carga em andamento é representado por uma animação de barras horizontais se completando no ícone da bateria, à esquerda abaixo na tela. As letras CH aparecem no centro do círculo da tela, e no painel frontal abaixo, um led vermelho aparece ligado (Figura 4). Ao término da recarga, é emitido um bip duplo uma única vez e aparecem as letras FL intermitentes no centro do círculo central. É importante salientar que o mesmo receptáculo para o cabo do recarregador servirá para o cabo de medição.

4 Figura 3. Acima: lateral do equipamento com os receptáculos, sendo à esquerda, porta USB, e à direita, receptáculo para inserção dos cabos do recarregador e cabo de medição. Abaixo: conector do cabo de recarga em posição. Figura 4. Tela do Romiapex D-30 mostrando a recarga. O led vermelho ligado significa carga em andamento. Terminada a recarga, aparecerão as letras FL no centro do círculo na tela, substituindo as letras CH que aparecem durante a recarga.

5 É importante destacar que este equipamento não funciona conectado ao carregador. Este é um procedimento de segurança, pois as normas internacionais de segurança em saúde impedem que aparelhos conectados à corrente contínua (110 ou 220V) sejam utilizados diretamente no paciente. Após a abertura coronária e isolamento absoluto do campo operatório, a câmara pulpar deve ser lavada cuidadosamente com solução de Milton. Ligar o aparelho premendo o botão laranja (Figura 5), antes de instalar os eletrodos no intermediário do instrumento e comissura labial do paciente. Ajustar o volume da campainha apertando o botão azul, no painel frontal do equipamento. Figura 5. Visão frontal do painel do Romiapex D-30, mostrando as teclas de operação. Anteriormente à colocação do instrumento no interior do canal, verificar se o dente, após o acesso, está bem isolado e se restaurações metálicas não estão projetadas sobre as entradas dos canais. As restaurações metálicas desviam o circuito, diminuindo a impedância, provocando leitura falso positivo. O Romiapex D-30 identifica duas situações de erro de conexão. A primeira, se o cabo está conectado apropriadamente (Figura 6). Caso não esteja conectado, o ícone correspondente à conexão com o aparelho aparece intermitente (Figura 6). A segunda situação se refere ao fechamento do circuito para a realização da medição. Caso não exista fechamento de circuito, ou seja, a conexão do instrumento ou do lábio do paciente apresentar-se deficiente, o ícone referente a um instrumento dentro do canal, no canto superior esquerdo do visor, aparece intermitente (Figura 7). No caso de estar adequadamente instalado, a imagem permanece constante na tela.

6 Figura 6. Ícones gráficos da tela do Romiapex D-30. À esquerda, carga da bateria; no centro, conexão do cabo; à direita, volume. Figura 7. Visor do Romiapex D-30, mostrando, no canto superior esquerdo, ícone correspondente às conexões em posição. Caso a conexão não esteja apropriada, a representação do instrumento aparecerá intermitente. A carga da bateria deve estar completa. Equipamentos de precisão como localizadores foraminais eletrônicos não funcionam corretamente em presença de carga parcial. Verificar o ícone da carga da bateria (Figura 8). Se for o caso, recarregar para executar as medições.

7 Figura 8. Ícones gráficos da tela do Romiapex D-30. À esquerda, carga da bateria; no centro, a conexão do cabo; à direita, volume. biopulpectomia: uma pulpectomia parcial deve ser realizada anteriormente à medição, a fim de possibilitar a execução da mensuração eletrônica. Esta pulpectomia parcial deve limitar-se aproximadamente a 5mm aquém do comprimento radiográfico do dente, estabelecido pela medição da imagem do dente na radiografia inicial. Caso ocorra hemorragia, a mesma não pode exceder ao limite da(s) entrada(s) do(s) canal(is). Em casos extremos, uma mecha de algodão pode ser colocada no interior da câmara pulpar, evitando que o sangramento dificulte a leitura. O instrumento pode ser inserido ao lado da mecha de algodão. necrose: a solução de Milton irá provocar uma limpeza inicial dos restos necróticos do interior da câmara pulpar. Após a fase inicial de instrumentação progressiva, limitada apicalmente a um ponto 5mm aquém do ápice radiográfico, medido na radiografia préoperatória, um instrumento de calibre compatível ao diâmetro anatômico (Tabelas 1 e 2) deve ser inserido de forma suave, com leve pressão apical. Este instrumento estará ligado ao conector da lima do aparelho. O material irrigador deverá estar ausente da câmara pulpar, limitando-se à(s) embocadura(s) do(s) canal(is). Optando-se pela técnica de instrumentação progressiva no sentido coroa-ápice ( Crown-down ou Ampliação Reversa), os instrumentos mais calibrosos poderão ser utilizados até um limite 5mm anterior à medição inicial, feita a partir da radiografia pré-operatória. Neste momento, acopla-se o conector da lima ao instrumento e executa-se a leitura. É importante que os canais estejam com solução irrigadora, sem que a câmara pulpar contenha excesso da mesma. O instrumento endodôntico escolhido para a odontometria eletrônica deve ser 5mm maior do que o comprimento provisório de trabalho, medido na radiografia de exame. Isto se deve ao fato da necessidade de um espaço livre para a colocação do conector da lima e cursor de borracha no intermediário do instrumento. Inserir o instrumento no interior do canal radicular suavemente, certificando-se que o mesmo toca as paredes do canal radicular. Instrumentos muito finos poderão dar resultado falso positivo. Deve-se, portanto, utilizar instrumentos de diâmetro próximo ao diâmetro anatômico (Tabelas 1 e 2). Instrumentos mais finos (06) dificultam leituras apropriadas. Ao ser inserido o instrumento no interior do canal, o circuito elétrico é fechado e inicia-se a mensuração. Um alerta sonoro em forma de dois bips indica o início da medição. A leitura será identificada na tela quando o instrumento estiver na altura dos terços médio e apical. Ao movimentar o instrumento em direção apical, o progresso do instrumento aparece na representação gráfica do canal (Figura 9).

8 Figura 9. Visor do Romiapex D-30, mostrando a representação de um alvo parcialmente preenchido, sinalizando a aproximação do instrumento ao terço apical. Continuar introduzindo apicalmente a lima girando-a suavemente no sentido horário. À medida que o instrumento se aproxima do ápice, a representação gráfica do alvo (seis círculos) será completamente preenchida (Figura 10). Esta movimentação terá a exata velocidade da penetração do instrumento no interior do canal, rumo ao ápice radicular. Figura 10. Visor do Romiapex D-30 mostrando a aproximação ao terço apical.

9 Prosseguir com o instrumento em direção apical. Neste momento deverá surgir uma marcação numérica no centro da tela, e um bip intermitente será acionado (Figura 11). Introduza o instrumento até a marcação correspondente à saída foraminal (0,0, Figura 12). Com este procedimento, o bip continua intermitente, porém seu volume aumenta gradativamente. Ao chegar no ponto 0,0, o bip torna-se contínuo. Neste momento, duas opções podem ser realizadas: 1. recuar o instrumento até a marcação 1,0 (Figura 13); 2. baixar o cursor nesta posição, medir na régua o valor encontrado e descontar um milímetro para o valor do comprimento de trabalho. Figura 11. Posição equivalente 2mm aquém do forame apical. Sinal sonoro intermitente. Figura 12. Visor do Romiapex D-30, mostrando a posição equivalente à saída foraminal. Sinal sonoro contínuo.

10 Figura 13. Visor do Romiapex D-30, mostrando a posição equivalente à constrição apical. Se o operador voltar a deslocar o instrumento apicalmente, as marcações caminham até o ponto 0,0, referente ao ponto equivalente à saída do forame apical. A partir daí, insistindo no deslocamento, aparecerão as letras FO, relativas a uma posição além do forame apical (Figura 14). O sinal sonoro será intermitente e rápido. Este procedimento é de especial valia nos casos de debridamento ou patência do forame apical. O aparelho desliga-se automaticamente após um minuto sem uso.

11 Figura 14. Visor do Romiapex D-30, mostrando a posição em um ponto além da saída foraminal. Sinal sonoro intermitente e rápido. Figura 15. Resumo das telas apresentadas pelo Romiapex D-30 durante a medição eletrônica. A seqüência numerada refere-se em ordem crescente à aproximação do instrumento, desde o início do terço apical (1) até além da saída foraminal (8). Parecer clínico O Romiapex D-30 apresenta leituras precisas e confiáveis, sendo a marcação original 1,0 (um) correspondente ao limite apical ideal de instrumentação. Outro dado relevante é a facilidade de leitura apresentada pelo esquema interativo de visualização da progressão do instrumento até a saída foraminal. Destaca-se, ainda, o conector acessório em forma de Y (Figura 16), que facilita a

12 comprovação da posição do instrumento durante a instrumentação, bastando o toque do eletrodo no intermediário do instrumento. Figura 16. Conector acessório Y stick. Cuidados Especiais Durante a Execução da Técnica Eletrônica Alguns fatores devem ser observados durante a medição eletrônica, independente do modelo utilizado: 1. Treinamento. Antes de qualquer intervenção no paciente, é importante treinar medições eletrônicas in vitro, após estudar características do método, e, em especial do aparelho escolhido. Para este treinamento, podem-se utilizar dispositivos especiais, a saber: Preencher um pote de vidro com terra vegetal (adquirida em floriculturas). Antes da realização das medições esta terra deve ser umedecida com solução de Milton (Figura 17 e 18).

13 Figura 17. Modelo experimental para realizar in vitro medições eletrônicas. Com o dente inserido em frasco de vidro contendo terra vegetal. Figura 18. Conjunto preparado para o treinamento da medição eletrônica. Outra opção é a utilização de uma morsa de metal apoiada sobre uma base de madeira. O dente é fixado na morsa com uma gaze enrolada em volta da raiz. É muito importante que a gaze umedecida esteja em contato com toda extensão da raiz, inclusive o ápice radicular. O

14 conector do lábio é preso junto a raiz e a gaze, devendo ser a gaze umedecida com solução de Milton. A coroa deverá ficar livre da gaze (Figura 19). Figura 19. Modelo experimental para realizar in vitro medições eletrônicas. Com uso de uma morsa. 2. Radiografia pré-operatória. Obter uma radiografia inicial confiável, preferentemente pela técnica do paralelismo. Fazer um processamento radiográfico cuidadoso, analisando esta radiografia em negatoscópio sem fuga de luz, auxiliado por uma lupa e régua milimetrada metálica chata. O comprimento de trabalho provisório, medido a partir de uma criteriosa radiografia inicial, difere normalmente de 0 a 15% 135 da medida do comprimento de trabalho definitivo (Quadro 1). Distorções radiográficas em dentes unirradiculados (medidas positivas) Incisivo central superior 2,94mm Incisivo lateral superior 1,00mm Canino superior 2,81mm Incisivos inferiores 1,92mm Canino inferior 1,64mm Distorções radiográficas em dentes multirradiculados (medidas positivas) Pré-molar superior V 1,60mm Pré-molar superior P 2,49mm Molar superior P 3,51mm Molar superior MV 0,18mm Molar superior DV 0,39mm Molar inferior M 1,63mm Molar inferior D 1,62mm Quadro 1. Medidas encontradas além do comprimento real de dentes quando da análise de radiografia de boa qualidade (MILANO e SILVA).

15 3. Remoção do tecido pulpar Nos casos de polpa com vitalidade, deve-se realizar uma pulpectomia parcial removendo, no mínimo, dois terços do volume de tecido pulpar. Clinicamente nota-se que, nos casos de polpa irreversivelmente inflamada, a colocação do instrumento no terço cervical pode indicar uma medição, pelo aparelho, como estando no ponto próximo à constrição apical. Ao remover parcialmente o tecido, irrigando-se abundantemente e aspirando o excesso de líquido irrigador, a medição tende a voltar ao normal. 4. Calibre do instrumento O instrumento utilizado para a medição deve ser compatível com o diâmetro anatômico do canal (Tabelas 1 e 2). Instrumentos mais calibrosos não alcançarão o terço apical e os finos oferecem dificuldade de posicionamento apical e leitura, dado à falta de controle de penetração do mesmo. WU et al.. realizaram medidas do elemento dos canais em nível apical, cujos resultados estão nas tabelas 1 e 2. Distância do forame apical Incisivo Central Incisivo lateral Diâmetro vestibulo-palatino Diâmetro mesiodistal 1mm 2mm 5mm 1mm 2mm 5mm 0,34 0,47 0,76 0,30 0,36 0,54 0,45 0,60 0,77 0,33 0,33 0,47 Canino 0,31 0,58 0,63 0,29 0,44 0,50 Pré-molar V 0,30 0,40 0,35 0,23 0,31 0,31 Pré-molar P 0,23 0,37 0,42 0,17 0,26 0,33 Molar MV 0,19 0,37 0,46 0,13 0,27 0,32 Molar MP 0,19 0,31 0,38 0,16 0,16 0,16 Molar DV 0,22 0,33 0,49 0,17 0,25 0,31 Molar P 0,29 0,40 0,55 0,33 0,40 0,74 Tabela 1. Médias (em mm) do diâmetro vestibulo-palatino e mesiodistal dos canais radiculares de dentes superiores a 1, 2 e 5mm aquém do forame apical.

16 Distância do forame apical Diâmetro vestíbulo-lingual Diâmetro mesiodistal 1mm 2mm 5mm 1mm 2mm 5mm Incisivos 0,37 0,52 0,81 0,25 0,25 0,29 Canino 0,47 0,45 0,74 0,36 0,36 0,57 Pré-molar 0,35 0,40 0,76 0,28 0,32 0,49 Molar MV 0,40 0,42 0,64 0,21 0,26 0,32 Molar ML 0,38 0,44 0,61 0,28 0,24 0,35 Molar D 0,46 0,50 1,07 0,35 0,34 0,59 Tabela 2. Médias (em mm) do diâmetro vestíbulo-lingual e mesiodistal dos canais radiculares de dentes inferiores a 1, 2 e 5mm aquém do forame apical. 5. Sequência técnica Obedecer a seqüência técnica de cada aparelho. Ainda que o cirurgião-dentista, particularmente o endodontista, deva ser responsavelmente criativo, nossa experiência com o ensino da odontometria eletrônica mostra que a maioria das falhas de medição é oriunda da incorreta observação das fases operatórias. Os dados das tabelas 1 e 2 indicam qual será, aproximadamente, o diâmetro anatômico dos dentes a serem mensurados e, por conseguinte, qual instrumento de eleição para execução do procedimento. Interessante destacar que, na maioria dos casos, os diâmetros mesiodistal e vestíbulo-lingual (ou palatino, nos superiores) não coincidem, indicando que estes segmentos possuem canal oval, e não circular. Este detalhe mostra que nem sempre o instrumento de medição consegue tocar todas as paredes do canal radicular. Muitos autores demonstraram que a medição do diâmetro anatômico, pela técnica do primeiro instrumento adaptado no limite apical, pode incorrer em leituras errôneas do diâmetro apical. Na maioria das vezes, parte do instrumento inserido adapta-se em um ponto distante da constrição, referindo um ajuste apical inexistente, elemento que o operador não percebe por impossibilidade de visualização interna. Muitas vezes a ponta do instrumento encontra-se solta na luz do canal e, devido à conicidade do instrumento, um segmento mais calibroso deste encontra-se ajustado. A solução para identificar clinicamente o diâmetro anatômico é a realização da técnica progressiva de instrumentação ( Crow-down ). Desta maneira, eliminam-se as interferências relativas ao trajeto dos terços cervical, médio e início do apical, facilitando o ajuste da ponta do instrumento no leito anatômico do canal radicular. Baseado nos valores das Tabelas 1 e 2 e realizada a técnica progressiva, o operador estará habilitado a realizar este importante passo operatório, auxiliado pela odontometria eletrônica. 6. Solução irrigadora O nível da solução irrigadora não pode exceder as entradas dos canais. Os canais devem apresentarse úmidos para medição, utilizando preferentemente solução de Milton.

17 7. Oscilação das medidas no visor Se as marcações digitais começarem a oscilar para a mais ou menos, deve-se: Remover o instrumento do canal, irrigar e aspirar o excesso de irrigante e reiniciar o procedimento. Verificar a presença de contato entre a lima e restaurações metálicas. Fazer um teste preliminar tocando os eletrodos. Verificar principalmente, a presença de excesso de tecido pulpar. Verificar a carga da bateria. 8. Radiografia de aferição Um dos detalhes mais polêmicos sobre odontometria eletrônica diz respeito à necessidade de execução de uma radiografia comprobatória finalizando verificar a precisão do método. Nesse particular, entendemos que haja um erro de objetivo, não de procedimento. O procedimento, tomada radiográfica após odontometria eletrônica, pode ser executado, desde que sua finalidade básica não seja confirmar a precisão do limite apical estabelecido pela leitura eletrônica. Vários autores mostraram que a técnica radiográfica exibe limitações maiores ou menores, na dependência da morfologia radicular do dente a ser examinado, posição no arco dental, estruturas anatômicas gerando sobreposição de imagens, reabsorção apical, além das dificuldades inerentes ao próprio processo de obtenção de radiografia. Cabe sinalizar que o procedimento de tomada radiográfica, após odontometria eletrônica, deva ser executado cumprindo a função de reconhecimento do trajeto do canal (ou canais), uma vez que a imagem do instrumento inserido no leito do canal facilita a identificação de detalhes consoantes ao ângulo e raio de curvaturas, comprimento do arco, sinuosidades, bifurcações, dilacerações, espessura de dentina e, ainda, a relação ponta do instrumento e vértice radiográfico apical. A radiografia, neste caso, cumpre a função de revelar detalhes adicionais à radiografia inicial, facilitando a identificação de situações que ocasionarão procedimentos técnicos diferentes, baseados nos dados aferidos pela análise da radiografia obtida com o(s) instrumento(s) inserido(s). Ressalta-se, ainda, que este passo operatório mostra-se valioso no sentido da auto-avaliação do aprendizado técnico necessário ao operador iniciante, dando condições para que se eleve o grau de confiabilidade da técnica eletrônica de odontometria. 9. Manutenção do equipamento Alguns detalhes são importantes para manter seu equipamento em funcionamento perfeito: Não deixe de usar o aparelho por muito tempo. Aparelhos eletrônicos, quando muito tempo parados, podem apresentar micro-rachaduras em suas placas de circuito integrado 131. Como os demais equipamentos odontológicos, procure manter o localizador sempre no mesmo lugar, reservando um espaço especial e ergonômico para sua utilização. No caso de utilizá-lo em mais de um local de trabalho, recorra à embalagem original para transporte. Proteja seu equipamento com um filme plástico. Guarde o cabo do equipamento preferencialmente estirado (p.e. sobre a bancada de armários). Nunca dobre o cabo em ângulo.

18 Para evitar quedas da bancada ou da mesa clínica, recorra a uma base feita de borracha obtida em casas especializadas. O ambiente onde o aparelho está localizado segue a mesma orientação de equipamentos eletrônicos: seco e ventilado, longe de fontes de calor. Um dado importante: não mantenha o equipamento ao lado de motores elétricos. Estes, quando acionados, podem gerar interferências. Limpar o equipamento apenas com pano seco (parece evidente, mas houve caso de equipamento com a tela fosca, fruto da limpeza com palha de aço). Leia também: Odontometria. Fundamentos e Técnicas. Ramos, C.A.S.; Bramante, C.M. Editora Santos, 2005.

Capítulo 5 Técnicas de odontometria

Capítulo 5 Técnicas de odontometria Capítulo 5 Técnicas de odontometria O analfabeto do século 21 não será aquele que não consegue ler ou escrever, mas aquele que não puder aprender, desaprender e, no fim, aprender de novo. Alvin Toffler

Leia mais

1.3 Conectando a rede de alimentação das válvulas solenóides

1.3 Conectando a rede de alimentação das válvulas solenóides 1.3 Conectando a rede de alimentação das válvulas solenóides CONTROLE DE FLUSHING AUTOMÁTICO LCF 12 Modo Periódico e Horário www.lubing.com.br (19) 3583-6929 DESCALVADO SP 1. Instalação O equipamento deve

Leia mais

INFORMATIVO DE PRODUTO

INFORMATIVO DE PRODUTO Temporizador Automático / Relógio Programador de Horário Para Acionamento Automático de Sirenes e Outros Equipamentos Código: AFKITPROG 2 O REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO REP O Relógio Acionador Automático

Leia mais

ANATOMIA INTERNA DENTAL

ANATOMIA INTERNA DENTAL ANATOMIA INTERNA DENTAL Cavidade Pulpar: Espaço no interior dos dentes onde se aloja a polpa. Esta cavidade reproduz a morfologia externa do dente,podendo se distinguir duas porções: uma coronária e outra

Leia mais

Procedimento para reinstalação dos aplicativos da mesa multi-toque através da imagem do sistema.

Procedimento para reinstalação dos aplicativos da mesa multi-toque através da imagem do sistema. Procedimento para reinstalação dos aplicativos da mesa multi-toque através da imagem do sistema. 1) Materiais a serem utilizados - Para realizar este procedimento deve-se estar de posse dos seguintes itens:

Leia mais

Introdução e identificação dos aparelhos... 2. Posicionamento e instalação do produto...3. Controle operacional...4. Dados técnicos e dimensões...

Introdução e identificação dos aparelhos... 2. Posicionamento e instalação do produto...3. Controle operacional...4. Dados técnicos e dimensões... Introdução e identificação dos aparelhos... 2 Posicionamento e instalação do produto...3 Controle operacional...4 Dados técnicos e dimensões...5 Certificado de garantia...6 ÍNDICE INTRODUÇÃO Os termostatos

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Calibrador Eletrônico de Pneus Arfox Júnior. Rev.0

MANUAL DO USUÁRIO. Calibrador Eletrônico de Pneus Arfox Júnior. Rev.0 MANUAL DO USUÁRIO RUA DO POMAR, 95/97 - VILA DAS MERCÊS 04162-080 SÃO PAULO - SP FONE/FAX: (011) 2165-1221 Site: www.control-liq.com.br - e-mail: atendimento@control-liq.com.br Calibrador Eletrônico de

Leia mais

Balanças C&F Pesadoras

Balanças C&F Pesadoras Balanças C&F Pesadoras Manual de Instruções Balanças Pesadoras 2 Introdução Os modelos de balanças desenvolvidas pela C&F reúnem o que há de mais atual em tecnologia de balanças eletrônicas. Este desenvolvimento

Leia mais

MAN 006A-08-12 Uso do Alicate Amperímetro

MAN 006A-08-12 Uso do Alicate Amperímetro MAN 006A-08-12 Uso do Alicate Amperímetro Geração: equipe técnica Metalfrio. Revisão: Alexandre Mendes, Fernando Madalena, Gustavo Brotones e Rafael Atílio. http://treinamento.metalfrio.com.br treinamento@metalfrio.com.br

Leia mais

Sagômetro Digital. Manual de Instalação e Operação

Sagômetro Digital. Manual de Instalação e Operação Manual de Instalação e Operação MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO APRESENTAÇÃO: Esse instrumento foi especialmente desenvolvido para realizar medições de Ságitas em Blocos Oftálmicos onde através de software

Leia mais

O kit da discadora MED CALL contém: 1 discadora 1 controle remoto 1 adaptador bivolt 1 antena 1 cabo para linha telefônica 1 chave de fenda

O kit da discadora MED CALL contém: 1 discadora 1 controle remoto 1 adaptador bivolt 1 antena 1 cabo para linha telefônica 1 chave de fenda Introdução A discadora MED CALL tem diversas aplicações, como emergências médicas, coação em caso de assalto, crianças sozinhas em casa, ou qualquer outra aplicação que necessite de uma discagem automática

Leia mais

RELÓGIO FILMADORA SPORT Manual de Uso

RELÓGIO FILMADORA SPORT Manual de Uso RELÓGIO FILMADORA SPORT Manual de Uso 1. Conhecendo o produto 1: Ajuste hora relogio 2: Microfone 3: Camera 4: Botão para Video 5: Entrada USB 6: Botão para Foto e Audio 7: Luz indicadora de função 2.

Leia mais

Manual de Usuário. (Y-200, Y-300, Y-400, Y-500, Y-550, Y- 600, Y-700, Y-850, Y-1200, Y-1500 e Y- 2000)

Manual de Usuário. (Y-200, Y-300, Y-400, Y-500, Y-550, Y- 600, Y-700, Y-850, Y-1200, Y-1500 e Y- 2000) AUTOMATIZADORES PARA PORTAS DE ENROLAR IMPORTAÇÃO E SUPORTE TÉCNICO NA INSTALAÇÃO Manual de Usuário (Y-200, Y-300, Y-400, Y-500, Y-550, Y- 600, Y-700, Y-850, Y-1200, Y-1500 e Y- 2000) SAC: 55 + 11 3088

Leia mais

Surg Light. Manual do Usuário

Surg Light. Manual do Usuário Surg Light Manual do Usuário FINALIDADE O Surg Light é um equipamento utilizado como fonte de luz, nas especialidades médicas (otorrinolaringologia, dermatologia), odontológicas (cirurgias bucomaxilo facial,

Leia mais

2-Instalação da cuba. 1-Apresentação. Cuba de Ionização Abraçadeira s. Cano. Mangote

2-Instalação da cuba. 1-Apresentação. Cuba de Ionização Abraçadeira s. Cano. Mangote Manual de Instalação Índice 1- Apresentação 2- Instalação da cuba. 3- Instalação do painel de controle 4- Ligação elétrica 5- Dispositivo de segurança 6- Características do Purilaqua 7- Tempo de filtragem

Leia mais

MANUAL DO CONSUMIDOR VENTILADOR DE TETO

MANUAL DO CONSUMIDOR VENTILADOR DE TETO VENTILADOR DE TETO MODELOS: AIRES, LUMIAR FÊNIX, FÊNIX CONTR PETIT Obrigado por adquirir o VENTISOL. Antes de utilizar o seu produto leia atentamente este manual de instruções. Após a leitura guarde-o

Leia mais

T-530. Características. Características técnicas TELE ALARME MICROPROCESSADO. Aplicação

T-530. Características. Características técnicas TELE ALARME MICROPROCESSADO. Aplicação 12 T-530 TELE ALARME MICROPROCESSADO Aplicação Equipamento desenvolvido a fim de realizar automaticamente discagens telefônicas para aviso de alarme. Podendo ser implementado praticamente à todos os sistema

Leia mais

Aspectos de interesse à endodontia

Aspectos de interesse à endodontia SISTEMA DE CANAIS RADICULARES Anatomia das cavidades pulpares Aspectos de interesse à endodontia CAVIDADE PULPAR CAVIDADE PULPAR CAVIDADE ANATÔMICA CONTIDA NO INTERIOR DO DENTE, CIRCUNDADA POR DENTINA,

Leia mais

SPOT RGB MANUAL DE OPERAÇÃO

SPOT RGB MANUAL DE OPERAÇÃO SPOT RGB MANUAL DE OPERAÇÃO INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA Este equipamento foi desenvolvido para uso interno. Mantenha-o protegido contra umidade, respingos ou excesso de poeira e calor. Para prevenir fogo ou

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE INSTALAÇÃO AIKO 82D HSDPA USB MODEM

GUIA RÁPIDO DE INSTALAÇÃO AIKO 82D HSDPA USB MODEM GUIA RÁPIDO DE INSTALAÇÃO AIKO 82D HSDPA USB MODEM 1 0 0 9 5 7 5 2 5 5 0 COD.: 906.000.201.515 c a p a g u i a 8 2 D s e g u n d a - f e i r a, 1 8 d e f e v e r e i r o d e 2 0 0 8 1 6 : 4 4 : 3 5 Introdução

Leia mais

Manual de Instruções e Lista de Peças. Máquina de Corte Circular de Tecido 950C

Manual de Instruções e Lista de Peças. Máquina de Corte Circular de Tecido 950C Manual de Instruções e Lista de Peças Máquina de Corte Circular de Tecido 950C 104A 104B Singer é uma marca registrada da The Singer Company Limited ou suas afiliadas. 2009 Copyright The Singer Company

Leia mais

Sumário ORIENTAÇÃO TÉCNICA - DISTRIBUIÇÃO OTD 035.04.03 REDE MULTIPLEXADA BT - CONSTRUÇÃO

Sumário ORIENTAÇÃO TÉCNICA - DISTRIBUIÇÃO OTD 035.04.03 REDE MULTIPLEXADA BT - CONSTRUÇÃO Sumário 1. Objetivo 2. Âmbito de Aplicação 3. Documentos de Referência 4. Condições Gerais 5. Requisitos Ambientais 6. Lançamento de Condutores 7. Fixação Definitiva do Condutor 8. Identificação de Fases

Leia mais

Obs.: O processo irá se repetir enquanto durar o disparo do alarme.

Obs.: O processo irá se repetir enquanto durar o disparo do alarme. pág. 9 DISCADOR T-430 Aplicação: Equipamento desenvolvido a fim de realizar automaticamente discagens telefônicas para aviso de alarme. Podendo ser implementado praticamente à todos os sistema de alarme.

Leia mais

Manual de Instalação... 2 RECURSOS DESTE RELÓGIO... 3 1 - REGISTRANDO O ACESSO... 4 1.1 Acesso através de cartão de código de barras:...

Manual de Instalação... 2 RECURSOS DESTE RELÓGIO... 3 1 - REGISTRANDO O ACESSO... 4 1.1 Acesso através de cartão de código de barras:... 0 Conteúdo Manual de Instalação... 2 RECURSOS DESTE RELÓGIO... 3 1 - REGISTRANDO O ACESSO... 4 1.1 Acesso através de cartão de código de barras:... 4 1.2 Acesso através do teclado (digitando a matrícula):...

Leia mais

1 Alteração das imagens do aparelho Kaue 11-08-2011 2 Alteração na capacidade do reservat rio, de 1600ml para 1400ml Kaue 20-09-2011

1 Alteração das imagens do aparelho Kaue 11-08-2011 2 Alteração na capacidade do reservat rio, de 1600ml para 1400ml Kaue 20-09-2011 1 Alteração das imagens do aparelho Kaue 11-08-2011 2 Alteração na capacidade do reservat rio, de 1600ml para 1400ml Kaue 20-09-2011 07/11 719-09-05 775788 REV.2 Vapor Tapete Clean 719-09-05 2 Parabéns

Leia mais

GUIA RÁPIDO Monitor Cardíaco NEXCOR Modelo NX3L

GUIA RÁPIDO Monitor Cardíaco NEXCOR Modelo NX3L GUIA RÁPIDO Monitor Cardíaco NEXCOR Modelo NX3L Lista de símbolos... 02 Precauções... 03 Restrições... 04 Possíveis problemas de funcionamento e soluções... 06 Bateria... 07 Indicação de carga de bateria...

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO. Dome fixo AXIS T90C10 IR-LED. Dome fixo AXIS T90C20 IR-LED PORTUGUÊS

GUIA DO USUÁRIO. Dome fixo AXIS T90C10 IR-LED. Dome fixo AXIS T90C20 IR-LED PORTUGUÊS GUIA DO USUÁRIO Dome fixo AXIS T90C10 IR-LED Dome fixo AXIS T90C20 IR-LED PORTUGUÊS Medidas de segurança Leia com atenção este guia de instalação até o final antes de instalar o produto. Guarde o guia

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO FECHADURA ELETRÔNICA COM VISOR BASIC PLUS

MANUAL DO USUÁRIO FECHADURA ELETRÔNICA COM VISOR BASIC PLUS 1 / 11 MANUAL DO USUÁRIO FECHADURA ELETRÔNICA COM VISOR 2 / 11 ÍNDICE 1 IDENTIFICAÇÃO... 3 2 INSTALAÇÃO... 3 2.1 Conteúdo... 3 2.2 Desembalagem... 4 2.3 Instruções de Instalação... 4 2.3.1 Fixação do teclado

Leia mais

CARACTERÍSTICAS E MODOS DE FUNCIONAMENTO MODOS DE OPERAÇÃO DOS BOTÕES PROTEÇÃO ANTIESMAGAMENTO MODO FAIL

CARACTERÍSTICAS E MODOS DE FUNCIONAMENTO MODOS DE OPERAÇÃO DOS BOTÕES PROTEÇÃO ANTIESMAGAMENTO MODO FAIL CARACTERÍSTICAS E MODOS DE FUNCIONAMENTO Os módulos da linha TOTALSAFE PRO foram desenvolvidos para agregar além de conforto, segurança total na automação dos vidros elétricos. Essa linha de produtos oferece

Leia mais

INFORMATIVO DE PRODUTO

INFORMATIVO DE PRODUTO Sensor / Detector de Chama Convencional Tipo Ultravioleta Código: AFC9104. O detector de chama AFC9104 é um equipamento que deve ser instalado no teto ou na parede das edificações e tem como função enviar

Leia mais

MANUAL DO CONSUMIDOR VENTILADOR DE TETO

MANUAL DO CONSUMIDOR VENTILADOR DE TETO VENTILADOR DE TETO MODELOS: WIND MDF/PLAST. WIND LIGHT MDF/PLAST. COMERCIAL Obrigado por adquirir o VENTISOL. Antes de utilizar o seu produto leia atentamente este manual de instruções. Após a leitura

Leia mais

INFORMATIVO DE PRODUTO

INFORMATIVO DE PRODUTO Mini Sirene Eletrônica Audiovisual Um Toque Iluminação a LED - Para Pequenas e Médias Áreas - Código: AFMSF A sirene audiovisual de alarme código AFMSF é um equipamento que deve ser instalado no teto ou

Leia mais

3 Manual de Instruções

3 Manual de Instruções 3 Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de mais um produto de nossa linha. Para garantir o melhor desempenho de seu produto, o usuário deve ler atentamente as instruções a seguir. Recomenda-se

Leia mais

* Acesso à programação protegido por senha; * Alimentação: 90 a 240Vca (Fonte chaveada).

* Acesso à programação protegido por senha; * Alimentação: 90 a 240Vca (Fonte chaveada). PROGRAMADOR HORÁRIO MANUAL DE INSTRUÇÕES MTZ622R - 90~240VCA - P504 VERSÃO.0 ABRIL/202 * Acesso à programação protegido por senha; * Alimentação: 90 a 240Vca (Fonte chaveada). 3.2 DIMENSÕES PLACA IHM:

Leia mais

Placa Acessório Modem Impacta

Placa Acessório Modem Impacta manual do usuário Placa Acessório Modem Impacta Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. A Placa Modem é um acessório que poderá ser utilizado em todas as centrais

Leia mais

Guia do Usuário. Medidor de umidade sem pino. Modelo MO257

Guia do Usuário. Medidor de umidade sem pino. Modelo MO257 Guia do Usuário Medidor de umidade sem pino Modelo MO257 Introdução Parabéns por ter adquirido o medidor de umidade sem pino Extech MO257. O sensor de umidade sem pino monitora a umidade na madeira e outros

Leia mais

Manual do instalador Box Input Rev. 0.01.000. Figura 01 Apresentação do Box Input.

Manual do instalador Box Input Rev. 0.01.000. Figura 01 Apresentação do Box Input. Pág. 1/10 Apresentação Equipamento para detecção de acionamentos e monitoração de sensores. Comunicação com outros dispositivos por rede CAN. Possui seis entradas digitais optoacopladas com indicação de

Leia mais

Leitor MaxProx-Lista-PC

Leitor MaxProx-Lista-PC Leitor MaxProx-Lista-PC O leitor de cartões de proximidade MaxProx-Lista-PC é destinado aos Integradores de Controle de Acesso. Ele foi especialmente projetado para controle de acesso, para ser usado Stand

Leia mais

BOMBA DE VÁCUO MANUAL DE OPERAÇÃO MODELOS. VP-50D (1,8cfm) VP-140D ( 5cfm) VP-200D (7cfm) VP-340D (12cfm) I COMPONENTES

BOMBA DE VÁCUO MANUAL DE OPERAÇÃO MODELOS. VP-50D (1,8cfm) VP-140D ( 5cfm) VP-200D (7cfm) VP-340D (12cfm) I COMPONENTES BOMBA DE VÁCUO MANUAL DE OPERAÇÃO MODELOS VP-50D (1,8cfm) VP-140D ( 5cfm) VP-200D (7cfm) VP-340D (12cfm) I COMPONENTES II -MANUAL DE OPERAÇÃO 1 Leia atentamente antes de utilizar a bomba de Vácuo Todos

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO CENTRAL MC 4D

MANUAL DO USUÁRIO CENTRAL MC 4D 12 Manual do Usuário Intrusos podem entrar em zonas sem proteção, ou ter sofisticação para isolar um sensor ou desconectar dispositivos de aviso de alarme; Central, detectores, sensores só funcionam quando

Leia mais

REQUISITOS E CONSIDERAÇÕES GERAIS REF. NBR 13434 DA ABNT

REQUISITOS E CONSIDERAÇÕES GERAIS REF. NBR 13434 DA ABNT ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA JUNTO A DGST REQUISITOS E CONSIDERAÇÕES GERAIS REF. NBR 13434 DA ABNT ANÁLISE E VISTORIA DOS SISTEMAS DE SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA Objetivo

Leia mais

Manual do instalador Box Output AC Rev. 0.01.000. Figura 01 Apresentação do Box Output AC.

Manual do instalador Box Output AC Rev. 0.01.000. Figura 01 Apresentação do Box Output AC. Pág. 1/10 Apresentação Equipamento para acionamento de cargas em corrente alternada 110/220V. Comunicação com outros dispositivos por rede CAN. 6 entradas digitais para acionamento local ou remoto. 6 entradas/saídas

Leia mais

www.sulton.com.br 1. Apresentação do Tele Alarme Tom e Pulso

www.sulton.com.br 1. Apresentação do Tele Alarme Tom e Pulso 1. Apresentação do Tele Alarme Tom e Pulso Equipamento desenvolvido a fim de realizar automaticamente discagens telefônicas para aviso de alarme. Podendo ser implementado praticamente à todos os sistema

Leia mais

Manual Técnico. Gabinete 45 CMPC. para notebooks educacionais

Manual Técnico. Gabinete 45 CMPC. para notebooks educacionais Manual Técnico Gabinete 45 CMPC para notebooks educacionais 01 Sobre o produto Armazenamento transporte e carga: - 45 Notebooks Educacionais + Notebook do professor Segurança: - Totalmente fabricado em

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO. Termômetro para Alimentos Digital Modelo TM55. Introdução. Características

GUIA DO USUÁRIO. Termômetro para Alimentos Digital Modelo TM55. Introdução. Características GUIA DO USUÁRIO Termômetro para Alimentos Digital Modelo TM55 Introdução Obrigada por escolher o Modelo TM55 da Extech Instruments. O TM55 é certificado NFS para a medição da temperatura de líquidos, massas

Leia mais

Cortinas de Ar Série BZCAF G1

Cortinas de Ar Série BZCAF G1 www.brize.com.br Versão 04.0. Cortinas de Ar Série BZCAF G SUMÁRIO DADOS TÉCNICOS BZCAF 09C 7V G BZCAF C 7V G BZCAF 5C 7V G COMPRIMENTO (mm) 900 00 500 POTÊNCIA (W) 85/80 50/45 5/90 TENSÃO (V) 7 7 7 CORRENTE

Leia mais

INFORMATIVO DE PRODUTO

INFORMATIVO DE PRODUTO Detector / Sensor de Fumaça Autônomo Rede AC e Bateria - Com Saída Rele NA/NF - Código: AFDFAR. O detector de Fumaça código AFDFAR é um equipamento que deve ser instalado no teto ou na parede das edificações

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO TETROS MOTO V2. N de Homologação: 1702-09-2791. Versão 1.00

MANUAL DE INSTALAÇÃO TETROS MOTO V2. N de Homologação: 1702-09-2791. Versão 1.00 MANUAL DE INSTALAÇÃO TETROS MOTO V2 N de Homologação: 1702-09-2791 Versão 1.00 Manual de Instalação TETROS MOTO V2 2 Índice 1. Introdução... 3 2. Especificações técnicas... 3 3. Conhecendo o equipamento...

Leia mais

5 Montagem Circuítos

5 Montagem Circuítos Montagem 5 Circuítos Ambiente de trabalho: Para trabalhar com montagem eletrônica e reparação de equipamentos o técnico precisa de algumas ferramentas, são elas: 1 - Ferro de solda: O ferro de solda consiste

Leia mais

Manual do usuário Vídeo Porteiro Sem Fio VPV-800

Manual do usuário Vídeo Porteiro Sem Fio VPV-800 Manual do usuário Vídeo Porteiro Sem Fio VPV-800 Atenção: Antes de operar o equipamento, leia o manual do usuário, qualquer dano causado decorrente de utilização errônea do mesmo implicará na perda imediata

Leia mais

Manual de utilização do módulo NSE METH-8RL/Exp

Manual de utilização do módulo NSE METH-8RL/Exp INSTALAÇÃO 1 - Baixe o arquivo Software Configurador Ethernet disponível para download em www.nse.com.br/downloads-manuais e descompacte-o em qualquer pasta de sua preferência. 2 - Conecte a fonte 12Vcc/1A

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO. COMPOSIÇÃO DO TRANSMISSOR (Figura 1) DIVISÃO DESTE MANUAL. Este manual está dividido em duas partes:

MANUAL DE OPERAÇÃO. COMPOSIÇÃO DO TRANSMISSOR (Figura 1) DIVISÃO DESTE MANUAL. Este manual está dividido em duas partes: MANUAL DE OPERAÇÃO INTRODUÇÃO: O FLASH PRESENÇA MOTO foi desenvolvido especialmente para a utilização em Motos, porque o mercado necessita de um aparelho versátil, de pequenas dimensões e completo, que

Leia mais

Quem analisa bons negócios, escolhe Heliar.

Quem analisa bons negócios, escolhe Heliar. Equipamentos de PrecisAo Heliar Quem analisa bons negócios, escolhe Heliar. Importancia do diagnostico preventivo Seguranca e tranquilidade ao seu cliente Como qualquer peça do veículo, a bateria também

Leia mais

DD60. Bateria Digital. Manual do proprietário

DD60. Bateria Digital. Manual do proprietário DD60 Bateria Digital Manual do proprietário 1 Informações para sua segurança CUIDADO As funções normais deste produto podem ser perturbadas por interferência de fortes Campos Magnéticos. Caso isto ocorra,

Leia mais

Manual do Painel Aceno Digital A3000/A6000. www.acenodigital.com.br. Rua Porto Alegre, 212 Jd. Agari 43 3027-2255 Cep: 86.

Manual do Painel Aceno Digital A3000/A6000. www.acenodigital.com.br. Rua Porto Alegre, 212 Jd. Agari 43 3027-2255 Cep: 86. Manual do Painel Aceno Digital A3000/A6000 Manual do Painel Aceno Digital A3000/A6000 Este manual apresenta o funcionamento e os procedimentos de configuração e instalação dos painéis Aceno Digital, modelos

Leia mais

Central de Alarme de Oito Zonas

Central de Alarme de Oito Zonas Central de Alarme de Oito Zonas R02 ÍNDICE CARACTERÍSTICAS GERAIS:... 3 CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS:... 3 CONHECENDO A CENTRAL:... 4 COMO A CENTRAL FUNCIONA:... 4 COMO APAGAR A MEMÓRIA DA CENTRAL:... 4 COMO

Leia mais

Comutador USB KVM Comutador USB KVM com áudio, 2 portas Comutador USB KVM com áudio, 4 portas Manual

Comutador USB KVM Comutador USB KVM com áudio, 2 portas Comutador USB KVM com áudio, 4 portas Manual Comutador USB KVM Comutador USB KVM com áudio, 2 portas Comutador USB KVM com áudio, 4 portas Manual DS-11403 (2 portas) DS-12402 (4 portas) NOTA Este equipamento foi testado e está em conformidade com

Leia mais

ST 160 ST 160 0 # Manual de Referência e Instalação

ST 160 ST 160 0 # Manual de Referência e Instalação ST 160 ST 160 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 # Manual de Referência e Instalação Descrições 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 # 3 2 Número Descrição 1 Indicador de modo 2 Antena 3 Matriz do Teclado 4 Parafuso Especificações

Leia mais

Guia de consulta rápida

Guia de consulta rápida Guia de consulta rápida DigiFlash Smart Trigger 1 2 3 4 5 17 Smart Trigger 6 7 8 9 16 15 14 13 12 11 10 O DigiFlash Smart Trigger é um dispositivo para disparar flashes a partir de um evento externo. Pode

Leia mais

Viggia Manual de instruções

Viggia Manual de instruções Viggia Manual de instruções INDICE 1. INTRODUÇÃO...1 1.1. O QUE É O VIGGIA?...1 1.2. QUAIS AS APLICAÇÕES DO LEITOR VIGGIA?...2 2. KIT VIGGIA...3 3. CONFIGURAÇÃO DO LEITOR VIGGIA...4 3.1. TOP RONDA...4

Leia mais

INFORMATIVO DE PRODUTO

INFORMATIVO DE PRODUTO Sensor / Detector de Fumaça Óptico Endereçável 04 Níveis de Detecção Com Módulo Isolador - Código: AFS130IS. (Uso Conjunto às Centrais de Alarme da Série IRIS). O detector de fumaça código AFS130IS é um

Leia mais

F-L2000 SÉRIE DE AÇO INOXIDÁVEL SISTEMA DE CONTROLE DE ACESSO POR PROXIMIDADE MANUAL DE INSTALAÇÃO

F-L2000 SÉRIE DE AÇO INOXIDÁVEL SISTEMA DE CONTROLE DE ACESSO POR PROXIMIDADE MANUAL DE INSTALAÇÃO F-L2000 SÉRIE DE AÇO INOXIDÁVEL SISTEMA DE CONTROLE DE ACESSO POR PROXIMIDADE MANUAL DE INSTALAÇÃO CONTEÚDO Característica Especiais...1 Painel Frontal e Tipos de Cartão...2 Procedimentos de Instalação...3

Leia mais

E- Sempre desconecte o equipamento da energia antes de realizar quando troca de filtro ou manutenção.

E- Sempre desconecte o equipamento da energia antes de realizar quando troca de filtro ou manutenção. Manual dei ns t r uç õe s As pi r adori Vac www. odont omega. c om. br 1. Produto Parabéns. Você acaba de adquirir um equipamento com garantia de qualidade e durabilidade. Por favor, siga as orientações

Leia mais

MANUAL TÉCNICO JIRAU PASSANTE ELÉTRICO

MANUAL TÉCNICO JIRAU PASSANTE ELÉTRICO MANUAL TÉCNICO SUMÁRIO Introdução 03 Descrição da plataforma 04 Instruções de montagem 08 Informações de segurança 12 INTRODUÇÃO O ANDAIME SUSPENSO ELÉTRICO JIRAU é recomendado para trabalhos em altura

Leia mais

Centronic MemoControl MC441-II

Centronic MemoControl MC441-II Centronic MemoControl MC441-II pt Instruções de montagem e utilização do emissor portátil com função de memória Informações importantes para: o instalador / o electricista especializado / o utilizador

Leia mais

04/2014. Mod: MICRON-48/B. Production code: UPD80 Black

04/2014. Mod: MICRON-48/B. Production code: UPD80 Black 04/2014 Mod: MICRON-48/B Production code: UPD80 Black Model: UPD60-UPD80 Manual de instrucción PT 280-120424 1 PT Instruções importantes de segurança 1. Para se obter uma utilização plena desta arca vertical,

Leia mais

CARACTERÍSTICAS E MODOS DE FUNCIONAMENTO MODOS DE OPERAÇÃO DOS BOTÕES PROTEÇÃO ANTIESMAGAMENTO ALÍVIO DE PRESSÃO INTERNA

CARACTERÍSTICAS E MODOS DE FUNCIONAMENTO MODOS DE OPERAÇÃO DOS BOTÕES PROTEÇÃO ANTIESMAGAMENTO ALÍVIO DE PRESSÃO INTERNA CARACTERÍSTICAS E MODOS DE FUNCIONAMENTO Os módulos da linha TOTALSAFE PRO foram desenvolvidos para agregar além de conforto, segurança total na automação dos vidros elétricos. Essa linha de produtos oferece

Leia mais

v1.3 Guia rápido para sala virtual Para palestrantes e convidados NEaD - Núcleo de Educação a Distância da Unesp Núcleo de Educação a Distância

v1.3 Guia rápido para sala virtual Para palestrantes e convidados NEaD - Núcleo de Educação a Distância da Unesp Núcleo de Educação a Distância NEaD - Núcleo de Educação a Distância da Unesp Guia rápido para sala virtual Para palestrantes e convidados Núcleo de Educação a Distância nead@unesp.br v1.3 Sumário Revisões... 3 I - Sala Virtual-Preparação

Leia mais

1 - AUTOMATIZADOR: Utilizado exclusivamente em portas de enrolar de aço. Existem diversas capacidades e tamanhos. Verifique sempre o peso e o tamanho

1 - AUTOMATIZADOR: Utilizado exclusivamente em portas de enrolar de aço. Existem diversas capacidades e tamanhos. Verifique sempre o peso e o tamanho 1 ME-01 REV00 13 3 1 2 14 9 10 12 4 5 6 7 11 8 1 - AUTOMATIZADOR: Utilizado exclusivamente em portas de enrolar de aço. Existem diversas capacidades e tamanhos. Verifique sempre o peso e o tamanho da porta

Leia mais

Manual de utilização do módulo NSE METH 3E4RL

Manual de utilização do módulo NSE METH 3E4RL INSTALAÇÃO 1 - Baixe o arquivo Software Configurador Ethernet disponível para download em www.nse.com.br/downloads-manuais e descompacte-o em qualquer pasta de sua preferência. 2 - Conecte a fonte 12Vcc/1A

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Modelo: VPJ5.6C V Í DEO PORTEIRO COLORIDO COM CONTROLE DE ACESSO. Especificações sujeitas à mudanças sem aviso prévio

MANUAL DO USUÁRIO. Modelo: VPJ5.6C V Í DEO PORTEIRO COLORIDO COM CONTROLE DE ACESSO. Especificações sujeitas à mudanças sem aviso prévio V Í DEO PORTEIRO COLORIDO COM CONTROLE DE ACESSO Parabéns por adquirir um produto com a qualidade COP! Para mais informações sobre nossa empresa e produtos, Visite o site: www.copbr.com.br Especificações

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA UTILIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DO DESTILADOR DE ÁGUA

PROCEDIMENTOS PARA UTILIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DO DESTILADOR DE ÁGUA PROCEDIMENTOS PARA UTILIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DO DESTILADOR DE ÁGUA Daniele de Almeida Miranda, Gilvan Takeshi Yogui Para fins de referência, este documento pode ser citado como: Miranda, D.A.; Yogui, G.T.

Leia mais

Passo 3: Posicionando a Câmera na Prova Didática Teórica ou na Prova de Defesa da Produção Intelectual

Passo 3: Posicionando a Câmera na Prova Didática Teórica ou na Prova de Defesa da Produção Intelectual Este manual descreve um procedimento para o registro de Concursos Públicos por meio de áudio e vídeo utilizando-se recursos tecnológicos básicos i. A gravação segue o disposto na Resolução 020/09 da UFSM

Leia mais

1 Introdução. 2 REDES sem fio de comunicações

1 Introdução. 2 REDES sem fio de comunicações 1 Introdução Neste manual serão apresentados os procedimentos de instalação e configuração do sistema de detecção e prevenção de incêndio GALBA V251, além de dicas que certamente agilizarão os trabalhos

Leia mais

Catálogo Técnico 2013

Catálogo Técnico 2013 Catálogo Técnico 203 Tudo o que se espera em material elétrico Identificação Esquema de ligação Interruptor imples - 0A/250V~ 2 FAE Permite comandar uma o u m a i s l â m p a d a s exclusivamente de um

Leia mais

Fechadura de códigos por Impressão Digital. Manual de instalação e utilização

Fechadura de códigos por Impressão Digital. Manual de instalação e utilização Fechadura de códigos por Impressão Digital Manual de instalação e utilização CARACTERÍSTICAS SUMÁRIO CARACTERÍSTICAS ---------------------------------------------------------------------- P2 COMPONENTES,

Leia mais

Manual de instruções RECICLADOR AUTOMOTIVO RECIGASES. Desenvolvido por:

Manual de instruções RECICLADOR AUTOMOTIVO RECIGASES. Desenvolvido por: Manual de instruções RECICLADOR AUTOMOTIVO RECIGASES Desenvolvido por: Índice 1. INTRODUÇÃO... 3 2. FUNÇÕES BÁSICAS... 4 3. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS... 5 4. CONDIÇÕES DE SEGURANÇA... 7 5. COMPONENTES

Leia mais

FineNess Cachos PRO. Manual de Uso

FineNess Cachos PRO. Manual de Uso Manual de Uso IMPORTANTE, POR FAVOR, LEIA ESTAS INFORMAÇÕES E INSTRUÇÕES ANTES DE USAR O DUTO Antes de começar a utilizar o novo Fineness Cachos, por favor, leia atentamente as instruções. 1. Certifique-se

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES RELÓGIO ESPIÃO

MANUAL DE INSTRUÇÕES RELÓGIO ESPIÃO MANUAL DE INSTRUÇÕES RELÓGIO ESPIÃO Antes de manusear leia atentamente todas as instruções deste manual: Este aparelho é constituído de mecanismos internos muito sensíveis e delicados, sendo que os mesmos

Leia mais

Módulo Rastreador Veicular Manual de Instalação

Módulo Rastreador Veicular Manual de Instalação Módulo Rastreador Veicular Manual de Instalação Última atualização: Maio de 2010 www.trackmaker.com ÍNDICE 1 - Instalação 1.1 - Detalhes do Módulo... 3 Descrição dos Pinos... 3,4 1.2 - Instalando o Chip

Leia mais

Hera Indústria de Equipamentos Eletrônicos LTDA. Manual de Instalação e Operação. Discadora por Celular HERA HR2048.

Hera Indústria de Equipamentos Eletrônicos LTDA. Manual de Instalação e Operação. Discadora por Celular HERA HR2048. Discadora por Celular HERA HR2048 Manual do Usuário Índice: Paginas: 1. Introdução 03 1.1 Visão Geral 03 2. Características 04 3. Funcionamento 04, 05 e 06 3.1 Mensagens 06 e 07 4. Instalação da Discadora

Leia mais

ENERGIA DA BATERIA & GERENCIAMENTO DA ENERGIA

ENERGIA DA BATERIA & GERENCIAMENTO DA ENERGIA C A P Í T U L O T R Ê S ENERGIA DA BATERIA & GERENCIAMENTO DA ENERGIA Neste capítulo, você aprenderá os fundamentos do gerenciamento de energia e como usá-los para adquirir uma vida média da bateria mais

Leia mais

www.philco.com.br SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO Manual de Instruções

www.philco.com.br SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO Manual de Instruções 11/12 917-09-05 781120 REV0 www.philco.com.br 0800 645 8300 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de um produto de nossa linha. Para garantir o melhor desempenho

Leia mais

Manual. do POS. O novo POS é de fácil uso e aplicação. Conheça suas funções e características

Manual. do POS. O novo POS é de fácil uso e aplicação. Conheça suas funções e características Manual do POS O novo POS é de fácil uso e aplicação. Conheça suas funções e características Sumário 4 5 6 7 funções básicas funções operacionais c o n s u l t a m é d i c a execução sp/sadt 9 10 c a n

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Central de Detecção e Alarme Contra Incêndio V260 Imagem Central V260 36 Laços Manual de Instalação Leia atentamente o manual antes do manuseio do equipamento ÍNDICE 1 COMANDOS E SINALIZAÇÕES DA CENTRAL

Leia mais

INFORMATIVO DE PRODUTO

INFORMATIVO DE PRODUTO Central de Iluminação de Emergência 12 V(cc), 20 A, com Capacidade de 240 W. Código AFB240 A central de iluminação de emergência é alimentada pela rede elétrica predial (110 ou 220 volts) e também possui

Leia mais

PT-700. Manual de Instruções

PT-700. Manual de Instruções PT-700 Manual de Instruções Parabéns!!! Você acaba de adquirir um produto para a sua segurança e conforto com a ótima qualidade Protection. O Alarme para Piscina Protection, PT-700, foi desenvolvido para

Leia mais

Tecnologia em encadernações. www.lassane.com.br

Tecnologia em encadernações. www.lassane.com.br Tecnologia em encadernações www.lassane.com.br Encadernação com Wire-o Anel INÍCIO DA OPERAÇÃO A encadernação com Wire-o - ou duplo anel - proporciona um acabamento superior, além de facilitar o manuseio

Leia mais

BLOCKGAS. Sistema de Monitoração e Alarme de vazamento de gás SB330. Este módulo é parte integrante do sistema de detecção de gás SB330.

BLOCKGAS. Sistema de Monitoração e Alarme de vazamento de gás SB330. Este módulo é parte integrante do sistema de detecção de gás SB330. Este módulo é parte integrante do sistema de detecção de gás. É composto por um circuito inteligente (microcontrolado) que recebe o sinal gerado por um sensor eletrônico de gás, processa sua calibração

Leia mais

MANUAL DO PROPRIETÁRIO BATEDEIRA PLANETÁRIA MODELO BTS 18 BATEDEIRA PLANETÁRIA MODELO BTS - 36

MANUAL DO PROPRIETÁRIO BATEDEIRA PLANETÁRIA MODELO BTS 18 BATEDEIRA PLANETÁRIA MODELO BTS - 36 MANUAL DO PROPRIETÁRIO BATEDEIRA PLANETÁRIA MODELO BTS 18 BATEDEIRA PLANETÁRIA MODELO BTS - 36 IMAGEM ILUSTRATIVA Página 1 ÍNDICE 1- APRESENTAÇÃO. 2- CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS. 3- INSTALAÇÃO E INSTRUÇÕES.

Leia mais

3B SCIENTIFIC FÍSICA. Conjunto de aparelhos Audição Espacial 1018551. Instruções de uso. 3. Dados técnicos Dimensões

3B SCIENTIFIC FÍSICA. Conjunto de aparelhos Audição Espacial 1018551. Instruções de uso. 3. Dados técnicos Dimensões 3B SCIENTIFIC FÍSICA Conjunto de aparelhos Audição Espacial 1018551 Instruções de uso 03/15 TL/UD 1 mangueira 1 m mangueira 0,5 m (2) 2 sonda estetoscópica 3 mangueira do estetoscópio 4 estetoscópio com

Leia mais

Cotagens especiais. Você já aprendeu a interpretar cotas básicas

Cotagens especiais. Você já aprendeu a interpretar cotas básicas A UU L AL A Cotagens especiais Você já aprendeu a interpretar cotas básicas e cotas de alguns tipos de elementos em desenhos técnicos de modelos variados. Mas, há alguns casos especiais de cotagem que

Leia mais

Acesse: http://fuvestibular.com.br/

Acesse: http://fuvestibular.com.br/ Esse torno só dá furo! Na aula sobre furação, você aprendeu que os materiais são furados com o uso de furadeiras e brocas. Isso é produtivo e se aplica a peças planas. Quando é preciso furar peças cilíndricas,

Leia mais

INFORMATIVO DE PRODUTO

INFORMATIVO DE PRODUTO Sensor / Detector de Fumaça Óptico Convencional + Módulo Endereçável Código: AFDFE. (Ideal Para Utilizar em Conjunto com a Central de Alarme de Incêndio AFSLIM). O detector de fumaça código AFDFE é um

Leia mais

Transmissor EXT-240 de áudio e vídeo sem fio

Transmissor EXT-240 de áudio e vídeo sem fio Transmissor de áudio e vídeo sem fio Manual de operação Índice I. Introdução... 1 II. Informações de segurança... 1 III. Especificações... 1 IV. Instruções de instalação... 2 1. Opções de posicionamento...

Leia mais

Monitor de Rede Elétrica Som Maior Pro. Manual do Usuário Versão 3.9f

Monitor de Rede Elétrica Som Maior Pro. Manual do Usuário Versão 3.9f Monitor de Rede Elétrica Som Maior Pro Manual do Usuário Versão 3.9f 2 ÍNDICE PÁG. 1 APRESENTAÇÃO...03 2 DESCRIÇÃO DO EQUIPAMENTO...04 2.1 ROTINA INICIAL DE AVALIAÇÃO DA REDE ELÉTRICA...04 2.2 TROCA DE

Leia mais

CURSO OPERACIONAL TOPOLOGIA SISTEMA SIGMA 485-E

CURSO OPERACIONAL TOPOLOGIA SISTEMA SIGMA 485-E SIGMA Sistema Integrado de Combate a Incêndio CURSO OPERACIONAL TOPOLOGIA SISTEMA SIGMA 485-E CABO BLINDADO (SHIELD) 4 VIAS 2X2,50 MM + 2X0,75 MM IHM Possibilidade de até 95 loops. LOOP LOOP LOOP CABO

Leia mais

CAFETEIRA INOX 30 TEMP

CAFETEIRA INOX 30 TEMP CAFETEIRA INOX 30 TEMP Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de mais um produto de nossa linha. Para garantir o melhor desempenho de seu produto, o usuário deve ler atentamente as instruções

Leia mais

Attack 1.35. Software de controle e Monitoração de amplificadores

Attack 1.35. Software de controle e Monitoração de amplificadores Attack 1.35 Software de controle e Monitoração de amplificadores 1 Índice 1 Hardware necessário:... 3 1.1 Requisitos do computador:... 3 1.2 Cabos e conectores:... 3 1.3 Adaptadores RS-232 USB:... 4 1.4

Leia mais