Avaliação do risco ergonômico do trabalhador da construção civil durante a tarefa de uso da betoneira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Avaliação do risco ergonômico do trabalhador da construção civil durante a tarefa de uso da betoneira"

Transcrição

1 Avaliação do risco ergonômico do trabalhador da construção civil durante a tarefa de uso da betoneira Alex Balardin Ussan Engenheiro Civil, Pós-Graduando em Engenharia de Segurança do Trabalho Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS Porto Alegre RS aussan@gmail.com Paulo Roberto Cidade Moura Mestre em Engenharia de Produção, Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS Porto Alegre RS cidade@sobane.org RESUMO Este artigo tem como objetivo avaliar e expor o risco ergonômico de trabalhadores da construção civil que operam máquinas tipo betoneira em canteiros de obras de diversas empresas de Porto Alegre. Foram utilizados questionários com os trabalhadores, fotos, filmagens e RULA para a caracterização do risco postural durante a realização das atividades. PALAVRAS CHAVE: Risco Ergonômico, Carga de Trabalho, Construção Civil, RULA, Ergonomia. ABSTRACT This article aims to assess and explain the risk of ergonomic construction workers who operate machines type mixer at construction sites of various companies in Porto Alegre. Questionnaires were used with workers, photos, footage and RULA for characterizing risk posture while performing activities. KEYWORDS: Ergonomic Risk, Workload, Construction, RULA, Ergonomics.

2 1. INTRODUÇÃO O termo ergonomia deriva das palavras gregas ergon (trabalho) e nomos (leis, regras). É a ciência da utilização das forças e das capacidades humanas. Estas definições explicam exatamente o ambiente da construção civil: trabalho e regras. A indústria da construção civil está associada a trabalhos árduos, executados por pessoas de baixa escolaridade, treinamentos precários, baixa remuneração pelos serviços prestados, pela própria baixa estima dos trabalhadores em ser reconhecidos pela sociedade como artistas e não como peões de obra. Atrelada a todas estas situações, o estudo ergonômico das atividades se torna extremamente necessário para a minimização dos riscos laborais e manutenção da integridade física e mental dos trabalhadores. Nos sistemas de produção em ritmo acelerado e repetitivo, o quadro de acidentes do trabalho e doenças profissionais é grave, como consequência de um passivo social proveniente de perdas humanas vinculadas ao processo produtivo, sendo a classe da construção civil uma das mais problemáticas na questão de segurança do trabalhador. Vale ressaltar, que muito vem sendo realizada para melhorar o ambiente de trabalho na construção civil onde a Segurança e Saúde do Trabalho está cada vez mais presente nos canteiros de obras. A operação de uso da betoneira é repetitiva, causa um grande desgaste ao operador, pois ele passa sua jornada de trabalho erguendo sacos de cimento, se deslocando e abastecendo a betoneira. É o mesmo passo a passo todos os dias. E o que é a betoneira? Betoneira é uma máquina que prepara o betão¹ e/ou concreto ou mistura as argamassas. Este artigo tem como objetivo levantar dados, através de pesquisa de campo, de questionário e aplicação da ferramenta RULA, para analisar a atividade do Operador de betoneira, e observar os aspectos relacionados ao trabalho que interferem na saúde, conforto e satisfação do trabalhador, propondo soluções futuras para amenizar as cargas de trabalho sofridas por ele. 1. Betão (Portugal): Mistura de água, cimento, areia e pedra britada, em proporções prefixadas, que forma uma massa compacta e endurece ou ganha pega com o tempo. Concreto aparente é aquele que não recebe revestimentos. Concreto armado: na sua massa dispõem-se armaduras de aço chamados de vergalhões para aumentar a resistência. Concreto ciclópico tem pedras aparentes e de volume avantajado e de formas irregulares. Concreto celular é uma variável que substitui a pedra britada por microcélulas de ar obtidas por uma betonagem adequada, conferindo-lhe grande leveza e a aparência de espuma, servindo para enchimentos.

3 2. REFERÊNCIAS TEÓRICAS São frequentes os serviços que exigem dos trabalhadores o levantamento e transporte manual de pesos. Pode ocorrer, no entanto, que em consequência de desconhecimento ou negligência dos procedimentos corretos a serem adotados, os trabalhadores sejam surpreendidos por dores lombares, entorses, deslocamento de disco e hérnias. Antes de qualquer ação para levantar e transportar manualmente um peso devese verificar O tamanho, a forma e o volume da carga (para estudar a maneira mais segura de levantá-la), o peso da carga (para verificar se não ultrapassa sua capacidade individual de levantamento de peso), a existência de pontas ou rebarbas (para não se acidentar), a necessidade de utilizar EPI (como luvas, máscaras, aventais, sapatos de segurança com biqueiras de aço), o caminho a ser percorrido, observando se o mesmo está desimpedido, limpo, não escorregadio, e a distância a ser transportada. Segundo CORDEIRO (2000), dentre as vertentes da ergonomia, três se destacam: 1ª Concepção (preventiva): atua no projeto do futuro posto de trabalho. 2ª Correção: atua em um posto pré-existente. 3ª Conscientização: que valida à intervenção ergonômica conscientizando o trabalhador, ensinando-o a como se portar e/ou melhor utilizar dos processos de adaptações ergonômicas. Conceitos em evolução sobre ergonomia: JASTRZEBOWAKI, W. (1957) A Ergonomia como uma ciência do trabalho requer que entendamos a atividade humana em termos de esforço, pensamento, relacionamento e dedicação. MURREL, K. F. (1965) A Ergonomia pode ser definida como um estudo científico das relações entre o homem e o seu ambiente de trabalho.

4 3. O TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL Segundo RIBEIRO (2004) Um dos problemas que ocorrem entre trabalhadores da construção civil é o fato dos mesmos subestimarem os riscos existentes no ambiente de trabalho, fato esse que ocasiona uma necessidade de treinamentos e conscientização quanto aos riscos existentes em cada situação de trabalho bem como a forma correta de prevenção de acidentes de trabalho. Quando um trabalho é realizado de maneira inadequada, pouco programada, sabe-se que esta afeta diretamente a saúde do trabalhador, através de diversas patologias músculo esquelética. No artigo realizado no XIII Simpósio de Engenharia de Produção, SIMPEP, (2006) os autores citam: A oferta de mão de obra para a construção civil é abundante, pois normalmente não requer grau de escolaridade. Os trabalhadores que não conseguem se adaptar a este modelo de produção, são substituídos.sabendo deste fato, os obreiros acabam realizando as tarefas ordenadas sem grandes questionamentos ou solicitações. Eles sofrem a pressão constante do desemprego, da substituição rápida, sem garantias, e acabam por aceitar esta forma de realização do trabalho. A citação anterior não faz mais parte da realidade da construção civil brasileira. Hoje em dia, certas atividades tal como operador de elevador, exige que o trabalhador seja alfabetizado e com o ensino fundamental completo. Quanto à pressão em ser demitido, pelo menos aqui no Rio Grande do Sul a realidade é outra. O mercado da construção civil está à procura de trabalhadores, falta mão de obra. Então se o trabalhador não estiver satisfeito com as condições oferecidas pelo seu empregador, basta ele atravessar a rua e entrar no primeiro canteiro de obra e se oferecer para o trabalho que terá um novo contrato. Se o trabalhador valorizar o seu passe exigindo melhores condições de trabalho, aqueles empreiteiros ou chefes piratas irão sumir do mercado, mantendo somente em concorrências empresas idôneas que se interessam pelo bem estar de seu trabalhador e que se preocupam com a Segurança e Saúde no Trabalho (SST).

5 4. ANÁLISE DA PESQUISA 4.1 O MÉTODO RULA O método RULA (Rapid Upper-Limb Assessment) é uma ferramenta que permite uma avaliação rápida da sobrecarga biomecânica dos membros superiores e inferiores, pescoço e tronco em uma tarefa ocupacional. Este método é basicamente elaborado em três etapas. 1ª Seleção da postura ou posturas para avaliação; 2ª As posturas são pontuadas usando uma planilha de pontos, diagramas de partes do corpo e tabelas. 3ª essas pontuações são convertidas em uma de quatro medidas propostas. Com a finalidade de aplicar o método de forma rápida, o corpo é segmentado em partes que formam os grupos A e B. No A, estão inclusos os braços, antebraços e pulsos. No B estão pescoço, tronco e pernas. A avaliação de risco é realizada a partir da observação sistemática dos ciclos de trabalho pontuando as posturas, frequência e força dentro de uma escala que varia de 1 (um), valor mínimo e 9 (nove) máximo. Esta pontuação é fundamentada na literatura especializada em biomecânica ocupacional. FIGURA 1: Análise dos braços FIGURA 2: Análise dos antebraços

6 FIGURA 3: Análise dos punhos FIGURA 4: Análise do pescoço FIGURA 5: Análise do tronco Neste artigo será aplicada RULA (Apêndice A) nas figuras a seguir, registradas em canteiro de obra, que retratam o abastecimento de uma betoneira.

7 FIGURA 6: Operador erguendo saco de cimento de 50kg. FIGURA 7: Operador se deslocando com o saco de cimento

8 FIGURA 8: Operador abastecendo a betoneira 4.2 QUESTIONÁRIO Para a elaboração do questionário (Apêndice B) foi levado em conta o dia a dia dos trabalhadores, a análise dos postos de trabalhos em diversas obras, podendo assim definir as perguntas a serem feitas. Este estudo de campo foi realizado com 15 (quinze) trabalhadores da construção civil de Porto Alegre. O questionário destaca a idade do trabalhador, o tempo de atividade como operador de betoneira, dados ocupacionais, saúde ocupacional e condições ambientais. Inicialmente, foram analisados aspectos gerais referentes à atividade de trabalho. O questionário foi respondido de forma espontânea. Os canteiros de obra visitados são todos de grande porte, do tipo multifamiliar. As respostas serão apresentadas em forma de gráficos comentados.

9 5. O AMBIENTE LABORAL 5.1 POSTOS DE TRABALHO Os questionários foram aplicados em quinze canteiros de obras de Porto Alegre, onde todas as edificações eram multifamiliares, sendo gerenciadas por empresas de expressão no mercado da construção civil do Rio Grande do Sul. O posto de trabalho para operar betoneira normalmente é nas extremidades do terreno, para evitar serem obstáculos para as demais atividades. Mas esta não é fixa. Ao longo da obra, este posto pode mudar de lugar diversas vezes. Na grande maioria das vezes, o posto de trabalho é composto por uma betoneira, pilhas de sacos de cimento de 50kg, uma baia com areia (média e/ou grossa) e outra baia com brita. A betoneira deve estar locada sob um telhado ou um anteparo para intempéries, situação esta que não ocorre em nossa análise como demonstra a figura 9. FIGURA 9: Posto de trabalho

10 O Operador deve estar com todos os EPIs necessários para atividade - calçado de segurança, óculos de segurança, máscara, protetor auricular, luvas, capacete, avental outra situação difícil de acontecer, pois nenhum dos trabalhadores entrevistados estava com os equipamentos necessários. O Operador fica em constante contato com poeiras, ruídos e vibrações. 5.2 A ATIVIDADE DO OPERADOR DE BETONEIRA Uma betoneira ou misturador de concreto é o equipamento utilizado para mistura de materiais, na qual se adicionam cargas de pedra, areia, cimento e água, na proporção devida, de acordo com a finalidade da mistura. O Operador da betoneira deve adicionar todos estes agregados para formar o concreto. Não existem regras gerais para a ordem de colocação dos materiais na betoneira, por isso depende das propriedades dos componentes e da betoneira. Geralmente, colocase antes uma pequena quantidade, seguida de todos os materiais sólidos, de preferência colocados uniforme e continuamente. Se possível, a maior parte da água seria introduzida simultaneamente, adicionando-se o restante após a colocação de todos os sólidos. Para a colocação dos componentes em betoneira, também deve ser obedecida uma ordem, que é: 1 - Agregado graúdo; 2 Parte da água; 3 Agregado miúdo; Estes componentes retiram a argamassa aderida 4 - Cimento; 5- Restante da água

11 6. RESULTADOS E ANÁLISES 6.1 QUESTIONÁRIOS (GRÁFICOS) Abaixo se encontram os resultados obtidos através dos questionários. Idade dos Trabalhadores Entre 18 e 25 anos Entre 26 e 30 anos Entre 31 e 35 anos Entre 36 e 40 anos Entre 41 e 45 anos Entre 46 e 50 anos Entre 51 e 55 anos Entre 56 e 60 anos Este gráfico demonstra que nesta atividade podemos encontrar as mais diversas idades. O mais jovem entrevistado tem 19 anos e o mais velho tem 56 anos. Tempo de serviço Entre 2 meses e 6 meses Entre 6 meses e 1 ano Entre 2 e 10 anos Entre 11 e 20 anosentre 21 e 30 anos Muitos dos jovens entrevistados estavam com meses nesta atividade. Sendo este o seu primeiro emprego com carteira assinada.

12 15 Tem treinamento de segurança? De 1 (ruim) a 10 (ótimo), como foi? Sim Não Nota 7 Nota 8 Nota 10 Apesar das condições dos trabalhadores com a falta de uso de EPI, a grande maioria recebeu treinamento de segurança para operar a betoneira. E as avaliações destes treinamentos foram muito boas, obtendo nove notas Início: 06h - Final: 17h Qual a sua jornada de trabalho? Início: 07h - Final: 16h e 30 min. Início: 07h - Final: 17h Início: 07h e 30min. -Final 16h e 30 min. Início: 08h - Final: 17h A grande maioria dos trabalhadores entrevistados tem uma jornada diária de 8 horas e 8 horas e meia. Iniciando os serviços às 7h da manhã, parando às 12h e retornando às 13h até às 16h e 30 min.

13 Tem intervalo de manhã? Quanto Tempo? Sim Não 10 minutos 15 minutos Muitos canteiros de obra não estão fazendo intervalo durante o turno da manhã. Quando o trabalhador chega ao serviço, ele recebe um café da manhã, cedido pela construtora. Tem intervalo de tarde? Quanto Tempo? Sim Não 10 minutos 15 minutos Já na parte da tarde, a grande maioria realiza intervalo, variando de 10 a 15 minutos.

14 Sim Tem ajudante? Não Muitos operadores de betoneira trabalham sozinhos. Eles é que abastecem a betoneira, cuidam do ponto da argamassa e/ou concreto. O ajudante entra na etapa de levar o carrinho de mão, ou a cuba, até o local onde a massa será aplicada Exerce outra função além de operador de betoneira? Sim Não Pedreiro Operador de elevador Operador de maceira Boa parte dos trabalhadores respondeu que exercem outra atividade além de operador de betoneira. Este tipo de situação deve ser controlada, pois dependendo da atividade que este desenvolve, pode caracterizar desvio de função.

15 Sente desconforto no corpo? A maioria dos trabalhadores garantiu não sentir desconfortos ou dores durante a atividade, após a atividade ou em seus períodos de descanso. 4 Para os que responderam que sim anteriormente, qual parte incomoda? Coluna Inferior Braços Os trabalhadores que responderam sentir desconforto indicaram a parte inferior da coluna como sendo a região mais afetada.

16 15 Já pediu que fosse realizada alguma melhoria em seu posto de trabalho? Sim Não Grande parte dos trabalhadores não pede que melhorias sejam feitas em seus postos de trabalho. O máximo que eles solicitam é uma cobertura para proteger das intempéries. Você gosta do que faz? Não, mas preciso Gosto muito. De posse deste gráfico percebe-se que esta atividade não é do agrado de todos que nela trabalham. Muitos relataram ser uma atividade extremamente desgastante.

17 6. 2 ANÁLISE RULA FIGURA 6: Operador erguendo saco de cimento de 50kg. Avaliação final da imagem: ÍNDICE DE GRAVIDADE - RESULTADO TABELA A 1 VERIFICAÇÃO 2 VERIFICAÇÃO 3 AÇÃO DE LONGO PRAZO 4 AÇÃO DE LONGO PRAZO 5 AÇÃO DE MÉDIO PRAZO 6 AÇÃO DE MÉDIO PRAZO 7 AÇÃO DE CURTO PRAZO 8 AÇÃO DE CURTO PRAZO 9 AÇÃO IMEDIATA

18 ÍNDICE DE GRAVIDADE - RESULTADO TABELA B 1 VERIFICAÇÃO 2 VERIFICAÇÃO 3 AÇÃO DE LONGO PRAZO 4 AÇÃO DE LONGO PRAZO 5 AÇÃO DE MÉDIO PRAZO 6 AÇÃO DE MÉDIO PRAZO 7 AÇÃO DE CURTO PRAZO 8 AÇÃO DE CURTO PRAZO 9 AÇÃO IMEDIATA ÍNDICE DE GRAVIDADE - RESULTADO FINAL 1 VERIFICAÇÃO 2 AÇÃO DE LONGO PRAZO 3 AÇÃO DE LONGO PRAZO 4 AÇÃO DE MÉDIO PRAZO 5 AÇÃO DE MÉDIO PRAZO 6 AÇÃO DE CURTO PRAZO 7 AÇÃO IMEDIATA Os valores do grupo A, indicam uma Ação de Médio Prazo para melhorias serem feitas, já a análise do grupo B, indica uma Ação Imediata de índice 9, no que se refere a pescoço, tronco e pernas. Realizando o somatório dos grupos A e B, define-se uma Ação Imediata de correção ergonômica nesta atividade. Esta etapa da atividade, que consiste em levantar um saco de cimento de 50kg, é a principal e mais importante para receber atenção. Através de estudos ergonômicos definiu-se a capacidade individual para levantamento de peso. Para trabalhadores da construção civil brasileira os parâmetros são: HOMENS: entre 18 anos e 35 anos = 40 kg. MULHERES: entre 18 anos e 35 anos = 20 kg.

19 FIGURA 7: Operador se deslocando com o saco de cimento Avaliação final da imagem: ÍNDICE DE GRAVIDADE - RESULTADO TABELA A 1 VERIFICAÇÃO 2 VERIFICAÇÃO 3 AÇÃO DE LONGO PRAZO 4 AÇÃO DE LONGO PRAZO 5 AÇÃO DE MÉDIO PRAZO 6 AÇÃO DE MÉDIO PRAZO 7 AÇÃO DE CURTO PRAZO 8 AÇÃO DE CURTO PRAZO 9 AÇÃO IMEDIATA

20 ÍNDICE DE GRAVIDADE - RESULTADO TABELA B 1 VERIFICAÇÃO 2 VERIFICAÇÃO 3 AÇÃO DE LONGO PRAZO 4 AÇÃO DE LONGO PRAZO 5 AÇÃO DE MÉDIO PRAZO 6 AÇÃO DE MÉDIO PRAZO 7 AÇÃO DE CURTO PRAZO 8 AÇÃO DE CURTO PRAZO 9 AÇÃO IMEDIATA ÍNDICE DE GRAVIDADE - RESULTADO FINAL 1 VERIFICAÇÃO 2 AÇÃO DE LONGO PRAZO 3 AÇÃO DE LONGO PRAZO 4 AÇÃO DE MÉDIO PRAZO 5 AÇÃO DE MÉDIO PRAZO 6 AÇÃO DE CURTO PRAZO 7 AÇÃO IMEDIATA Mesmo que os resultados da Tabela A e Tabela B (referentes a 2 etapa do serviço) determinem ação de médio prazo, o conjunto da situação de deslocamento com o saco de cimento de 50 kg, torna a situação grave e deve receber uma ação imediata de correção da atividade.

21 FIGURA 8: Operador abastecendo a betoneira Avaliação final da imagem: ÍNDICE DE GRAVIDADE - RESULTADO TABELA A 1 VERIFICAÇÃO 2 VERIFICAÇÃO 3 AÇÃO DE LONGO PRAZO 4 AÇÃO DE LONGO PRAZO 5 AÇÃO DE MÉDIO PRAZO 6 AÇÃO DE MÉDIO PRAZO 7 AÇÃO DE CURTO PRAZO 8 AÇÃO DE CURTO PRAZO 9 AÇÃO IMEDIATA

22 ÍNDICE DE GRAVIDADE - RESULTADO TABELA B 1 VERIFICAÇÃO 2 VERIFICAÇÃO 3 AÇÃO DE LONGO PRAZO 4 AÇÃO DE LONGO PRAZO 5 AÇÃO DE MÉDIO PRAZO 6 AÇÃO DE MÉDIO PRAZO 7 AÇÃO DE CURTO PRAZO 8 AÇÃO DE CURTO PRAZO 9 AÇÃO IMEDIATA ÍNDICE DE GRAVIDADE - RESULTADO FINAL 1 VERIFICAÇÃO 2 AÇÃO DE LONGO PRAZO 3 AÇÃO DE LONGO PRAZO 4 AÇÃO DE MÉDIO PRAZO 5 AÇÃO DE MÉDIO PRAZO 6 AÇÃO DE CURTO PRAZO 7 AÇÃO IMEDIATA Já a terceira etapa da atividade, que é de abastecimento, esta não precisa de uma ação imediata, mas não por isso se torna menos importante a atenção que deve ser dada. O somatório das 3 etapas da atividade sugere uma ação imediata de correção do posto de trabalho e de como a atividade deve ser realizada.

23 7. CONCLUSÃO Analisando os gráficos do questionário, e baseado nas conversas com os trabalhadores, pode-se entender que a atividade de Operador de betoneira não é agressiva ao corpo do trabalhador, pois estes em sua grande maioria responderam não sentirem desconfortos ou dores no corpo. Os trabalhadores que reclamaram sentir desconfortos, todos tem menos de 30 anos e estão a menos de 6 meses exercendo esta atividade. Já o pessoal de mais idade, com mais tempo nesta função, ou seja, anos exercendo esta atividade, garantiram não sentir dores, sendo que alguns comentaram já estarem calejados e não sentem nada. No entanto analisando as imagens do processo, observando a postura do trabalhador, a carga e a repetitividade da atividade e aplicando RULA, indica que esta atividade de Operador de betoneira tem um índice de gravidade em grau 7 em todas as posturas analisadas e que conforme o plano de ação da ferramenta indica ações imediatas a serem tomadas. A betoneira já vem recebendo melhorias em função da NR12, que protege o trabalhador contra os ruídos e evita esmagamentos e cortes protegendo as partes móveis do equipamento. Como a NR17 não é clara com relação ao peso máximo que um trabalhador pode levantar e só indica que Não deverá ser exigido nem admitido o transporte manual de cargas, por um trabalhador cujo peso seja suscetível de comprometer sua saúde ou sua segurança, sugere-se que esta atividade seja exercida por mais de um trabalhador, estabelecendo um sistema de rodízio entre funcionários para que não haja sobrecarga somente sobre um operador e que se estabeleça um tempo mínimo de intervalo entre cada preparação de concreto e/ou argamassa. No que diz respeito aos sacos de cimento, estes poderiam ser armazenadas no posto de trabalho sobre plataformas ou bancadas evitando assim com que o trabalhador se curve demasiadamente para erguer o peso. Os fabricantes de cimento deveriam pesquisar sobre quem utiliza a sua mercadoria, e pensar em novas embalagens para este produto, onde não comprometesse tanto a ergonomia de seu usuário. Pode-se também criar dispositivos de abastecimento mecânicos para as betoneiras, evitando assim que o trabalhador erguesse muito peso.

24 Porém como todas estas sugestões são de médio à longo prazo para serem desenvolvidas e o estudo realizado neste artigo indica Ações Imediatas, os empresários do setor devem investir em medidas preventivas e de correção da postura do trabalhador, evitando assim lesões graves no futuro. Um Plano de Ação deve ser desenvolvido nas empresas e aplicado no formato de treinamento para os trabalhadores, para que os mesmos aprendam a executar suas atividades com posturas adequadas. Este artigo procura mostrar a importância em melhorar o trabalho da construção civil no que se refere à ergonomia, e que deveria ser levada mais a sério, se tornando uma preocupação em grau máximo em fóruns dos sindicatos dos trabalhadores e sindicatos patronais, como exemplo, STICC e Sinduscon-RS, respectivamente.

25 APÊNDICE A AVALIAÇÃO DA IMAGEM 1:

26 Braço Antebraço Punho Giro de Punho Tabela A Repetição/estatico Carga Resultado A PEGAR O CIMENTO

27 Pescoço Tronco Pernas Tabela B Repetição/estatico Carga Resultado B PEGAR O CIMENTO A B

28 APÊNDICE A AVALIAÇÃO DA IMAGEM 2:

29 Braço Antebraço Punho Giro de Punho Tabela A Repetição/estatico Carga Resultado A DESLOCANDO O SACO DE CIMENTO

30 Pescoço Tronco Pernas Tabela B Repetição/estatico Carga Resultado B DESLOCANDO O SACO DE CIMENTO A B

31 APÊNDICE A AVALIAÇÃO DA IMAGEM 3:

32 Braço Antebraço Punho Giro de Punho Tabela A Repetição/estatico Carga Resultado A ABASTECENDO A BETONEIRA

33 Pescoço Tronco Pernas Tabela B Repetição/estatico Carga Resultado B ABASTACENDO A BETONEIRA A B

34 QUESTIONÁRIO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO NOME: IDADE: DATA: EMPRESA: 1. A QUANTO TEMPO TRABALHA COM BETONEIRA? 2. TEM TREINAMENTO DE OPERAÇÃO E DE SEGURANÇA? O TREINAMENTO FOI DE 1-10 (1RUIM ; 10 ÓTIMO) 3. DURANTE O DIA, QUANTO TEMPO PERMANCE OPERANDO A BETONEIRA? 4. DURANTE QUANTO TEMPO OPERA PELA MANHÃ? 5. QUANTO TEMPO DE DESCANÇO NO TURNO DA MANHÃ? 6. DURANTE QUANTO TEMPO OPERA PELA TARDE? 7. QUANTO TEMPO DE DESCANÇO NO TURNO DA TARDE? 8. TEM AJUDANTE? 9. FAZ OUTROS TRABALHOS DURANTE A JORNADA DE TRABALHO? 10. QUAIS? 11. SENTE DESCONFORTO NO CORPO? (1 NÃO SINTO / 9 MUITO DESCONFORTO / 10 DOR) CABEÇA PESCOÇO OMBROS BRAÇOS PUNHOS MÃOS COLUNA SUPERIOR COLUNA INFERIOR PERNAS PÉS 12. SE VOCÊ SENTE DOR, ELA É: DURANTE O TRABALHO APÓS O TRABALHO (EM CASA) NO TRABALHO E EM CASA 13. A DOR PERSISTE DIARIAMENTE INCLUSIVE FINAL DE SEMANA? 14. JÁ PEDIU QUE FOSSE FEITA ALGUMA ALTERAÇÃO NO SEU POSTO DE TRABALHO? QUAL? 15. FOI ATENDIDO? 16. VOCÊ GOSTA DO QUE FAZ? (1 NÃO, MAS NECESSITO / 10 GOSTO MUITO)

35 REFERÊNCIAS ZIMMERMANN, Tamara Wiltgen. Ergonomia Carga de Trabalho na Construção Civil. PAVANI, Ronildo Aparecido (2006). A avaliação dos riscos ergonômicos como ferramenta gerencial em saúde ocupacional. Bauru, SP, Brasil SAAD, Viviane Leão (2006). Avaliação do risco ergonômico do trabalhador da construção civil durante a tarefa do levantamento de paredes. Bauru, SP, Brasil CORDEIRO, E. (2000). O com comportamento ansiógeno no tratamento do LER / DORT. Dissertação de Mestrado, Fisioterapia Universidade Estadual de Goiás, Anápolis. AMARAL, Fernando Gonçalves. Programa de Pós-Graduação UFRGS, Apresentação em meio eletrônico. Porto Alegre, RS MENEGOTTI, Fabricante. Manual de operação betoneira 400l

Ergonomia Corpo com Saúde e Harmonia

Ergonomia Corpo com Saúde e Harmonia Ergonomia Corpo com Saúde e Harmonia Dr. Leandro Gomes Pistori Fisioterapeuta CREFITO-3 / 47741-F Fone: (16) 3371-4121 Dr. Paulo Fernando C. Rossi Fisioterapeuta CREFITO-3 / 65294 F Fone: (16) 3307-6555

Leia mais

SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO. Prevenção das Lesões por Esforços Repetitivos L E R

SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO. Prevenção das Lesões por Esforços Repetitivos L E R SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO Prevenção das Lesões por Esforços Repetitivos L E R O QUE SÃO AS LESÕES POR ESFORÇOS REPETITIVOS LER são doenças do trabalho provocadas pelo uso inadequado e excessivo do

Leia mais

ESCOLIOSE Lombar: Sintomas e dores nas costas

ESCOLIOSE Lombar: Sintomas e dores nas costas ESCOLIOSE Lombar: Sintomas e dores nas costas O que é escoliose? É um desvio látero-lateral que acomete acoluna vertebral. Esta, quando olhada de frente, possui aparência reta em pessoas saudáveis. Ao

Leia mais

Adaptação do trabalho às pessoas.

Adaptação do trabalho às pessoas. NR- 17 Estabelece parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho

Leia mais

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO FALANDO SOBRE NEXO EPIDEMIOLOGICO Um dos objetivos do CPNEWS é tratar de assuntos da área de Segurança e Medicina do Trabalho de forma simples de tal forma que seja possível a qualquer pessoa compreender

Leia mais

LER/DORT. www.cpsol.com.br

LER/DORT. www.cpsol.com.br LER/DORT Prevenção através s da ergonomia DEFINIÇÃO LER: Lesões por Esforços Repetitivos; DORT: Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho; São doenças provocadas pelo uso inadequado e excessivo

Leia mais

A importância da Ergonomia Voltada aos servidores Públicos

A importância da Ergonomia Voltada aos servidores Públicos A importância da Ergonomia Voltada aos servidores Públicos Fisioterapeuta: Adriana Lopes de Oliveira CREFITO 3281-LTT-F GO Ergonomia ERGONOMIA - palavra de origem grega, onde: ERGO = trabalho e NOMOS

Leia mais

NR 4. SESMT Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Portaria 3.214 de 08 de junho de 1978

NR 4. SESMT Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Portaria 3.214 de 08 de junho de 1978 NR 4 SESMT Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho Portaria 3.214 de 08 de junho de 1978 A Norma Regulamentadora 4, cujo título é Serviços Especializados em Engenharia

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

Pesquisa sobre inclusão das pessoas com deficiência nos canteiros de obras realizada entre as empresas que aderiram ao acordo tripartite

Pesquisa sobre inclusão das pessoas com deficiência nos canteiros de obras realizada entre as empresas que aderiram ao acordo tripartite Pesquisa sobre inclusão das pessoas com deficiência nos canteiros de obras realizada entre as empresas que aderiram ao acordo tripartite 15 empresas aderiram ao atual acordo 1 empresa participa do grupo,

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

Aplicação das ferramentas da Ergonomia no setor de atendimento de uma agência bancária

Aplicação das ferramentas da Ergonomia no setor de atendimento de uma agência bancária Aplicação das ferramentas da Ergonomia no setor de atendimento de uma agência bancária Fádua Maria do Amaral SAMPAIO 1 ; Fernando Salomé JORGE 1 ; Wemerton Luís EVANGELISTA 2 1 Estudante de Engenharia

Leia mais

TEMA NR 4 - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO

TEMA NR 4 - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO TEMA NR 4 - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO 4.1. Empresas privadas e públicas, órgãos públicos, que possuam empregados regidos pela CLT, manterão, obrigatoriamente,

Leia mais

Ergonomia é o estudo do. relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento e ambiente, e. particularmente a aplicação dos

Ergonomia é o estudo do. relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento e ambiente, e. particularmente a aplicação dos ERGONOMIA ERGONOMIA relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento e ambiente, e conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas surgidos deste relacionamento. Em

Leia mais

Concreto de Cimento Portland

Concreto de Cimento Portland Definição: é o material resultante da mistura, em determinadas proporções, de um aglomerante - cimento Portland - com um agregado miúdo - geralmente areia lavada -, um agregado graúdo - geralmente brita

Leia mais

ACIDENTES DE TRABALHO PREVINA-SE

ACIDENTES DE TRABALHO PREVINA-SE ACIDENTES DE TRABALHO PREVINA-SE NÚMEROS ALARMANTES São 160 milhões de trabalhadores no mundo. Não essa não é uma estatística sobre um mega evento comemorativo ou o número de vagas disponíveis no Mercado

Leia mais

Norma Regulamentadora NR 17

Norma Regulamentadora NR 17 Norma Regulamentadora NR 17 17.1. Esta Norma Regulamentadora visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo

Leia mais

FICHA TÉCNICA - MASSA LEVE -

FICHA TÉCNICA - MASSA LEVE - FICHA TÉCNICA - MASSA LEVE - Massa Leve é um aditivo capaz de produzir concreto poroso de baixa massa especifica aparente, com ótima estabilidade, isto é, com reduzida queda de volume na aplicação. Características

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

http://www.wikiconsultoria.com.br/100-motivos-implantar-crm/

http://www.wikiconsultoria.com.br/100-motivos-implantar-crm/ Continuando a série 100 motivo para implantar um CRM, veremos agora motivos referentes a BackOffice de CRM. Se você não tem a primeira parte da nossa apresentação, com os primeiros 15 motivos para implantar

Leia mais

Título: Modelo Bioergonomia na Unidade de Correção Postural (Total Care - AMIL)

Título: Modelo Bioergonomia na Unidade de Correção Postural (Total Care - AMIL) Projeto: Unidade de Correção Postural AMIL Título: Modelo Bioergonomia na Unidade de Correção Postural (Total Care - AMIL) Autores: LACOMBE,Patricia, FURLAN, Valter, SONSIN, Katia. Instituição: Instituto

Leia mais

Ano 3 / N 16. 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas.

Ano 3 / N 16. 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas. Ano 3 / N 16 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas. Artigo MÃO DE OBRA: HÁ COMO MELHORAR? Uma das principais reclamações dos lojistas, é a qualidade da mão de obra,

Leia mais

COMO ATUALIZAR AUTOMATICAMENTE PLANILHAS EM EXCEL OBTENDO INFORMAÇÕES ON-LINE VIA INTERNET

COMO ATUALIZAR AUTOMATICAMENTE PLANILHAS EM EXCEL OBTENDO INFORMAÇÕES ON-LINE VIA INTERNET COMO ATUALIZAR AUTOMATICAMENTE PLANILHAS EM EXCEL OBTENDO INFORMAÇÕES ON-LINE VIA INTERNET! Como atualizar dados de planilhas automaticamente via Internet?! Que tipo de dados podem ser atualizados?! Quais

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

CURSO ONLINE NR-7 PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL (PCMSO)

CURSO ONLINE NR-7 PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL (PCMSO) CURSO ONLINE NR-7 PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL (PCMSO) NR-7 PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL (PCMSO) Descrição: 01) O que é uma "NR"? 02) De que trata a Lei n. 6.514?

Leia mais

Introdução. 1. Introdução

Introdução. 1. Introdução Introdução 1. Introdução Se você quer se atualizar sobre tecnologias para gestão de trade marketing, baixou o material certo. Este é o segundo ebook da série que o PDV Ativo, em parceria com o Agile Promoter,

Leia mais

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009 Gestão da Qualidade Políticas Manutenção (corretiva, preventiva, preditiva). Elementos chaves da Qualidade Total satisfação do cliente Priorizar a qualidade Melhoria contínua Participação e comprometimento

Leia mais

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Sumário 1. Acesso ao sistema... 3 2. Funcionalidades do sistema... 5 3. Como tratar manifestações... 14 3.1 Detalhar...

Leia mais

Implantação do Padrão TISS

Implantação do Padrão TISS Implantação do Padrão TISS Como avalia o impacto da TISS no setor de atendimento de seu laboratório? Como avalia o impacto da TISS no setor de faturamento de seu laboratório? Após a TISS, o número de colaboradores

Leia mais

PERFIL DO PROCURADOR DO ESTADO DE PERNAMBUCO

PERFIL DO PROCURADOR DO ESTADO DE PERNAMBUCO PROCURADORIA GERAL 8% 8% 8% CORREGEDORIA SECRETARIA GERAL 4% CENTRO DE ESTUDOS 12% PROCURADORIA DE APOIO PROCURADORIA CONSULTIVA 23% PROCURADORIA CONTENCIOSO 37% PROCURADORIA DA FAZENDA PROCURADORIA REGIONAL

Leia mais

Antropometria. A antropometria estuda as dimensões físicas e proporções do corpo humano.

Antropometria. A antropometria estuda as dimensões físicas e proporções do corpo humano. Antropometria A antropometria estuda as dimensões físicas e proporções do corpo humano.. O conhecimento dessas medidas e como saber usá-las é muito importante na determinação dos diversos aspectos relacionados

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

GUIA DE MUSCULAÇÃO PARA INICIANTES

GUIA DE MUSCULAÇÃO PARA INICIANTES GUIA DE MUSCULAÇÃO PARA INICIANTES O QUE É MUSCULAÇÃO? A musculação é um exercício de contra-resistência utilizado para o desenvolvimento dos músculos esqueléticos. A partir de aparelhos, halteres, barras,

Leia mais

O IMPACTO DO PROGRAMA DE GINÁSTICA LABORAL NO AUMENTO DA FLEXIBILIDADE

O IMPACTO DO PROGRAMA DE GINÁSTICA LABORAL NO AUMENTO DA FLEXIBILIDADE O IMPACTO DO PROGRAMA DE GINÁSTICA LABORAL NO AUMENTO DA FLEXIBILIDADE UM ESTUDO QUANTO À APLICABILLIDADE DO PROGRAMA PARA COLETORES DE LIXO DO MUNICÍPIO DE NITERÓI ALESSANDRA ABREU LOUBACK, RAFAEL GRIFFO

Leia mais

A Durabilidade das Estruturas de Concreto e o Cimento Egydio Hervé Neto 1

A Durabilidade das Estruturas de Concreto e o Cimento Egydio Hervé Neto 1 A Durabilidade das Estruturas de Concreto e o Cimento Egydio Hervé Neto 1 Num passado recente nossas estruturas correntes usavam concretos com resistências da ordem de 135, 150, no máximo 180 kgf/cm2.

Leia mais

VAZAMENTOS E INFILTRAÇÕES

VAZAMENTOS E INFILTRAÇÕES VAZAMENTOS E INFILTRAÇÕES Um dos maiores inimigos das estruturas, tanto de concreto, aço ou madeira é a umidade, ela age no local por anos silenciosamente e quando damos conta lá está um enorme prejuízo

Leia mais

ED 2180/14. 15 maio 2014 Original: espanhol. Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café

ED 2180/14. 15 maio 2014 Original: espanhol. Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café ED 2180/14 15 maio 2014 Original: espanhol P Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café 1. O Diretor Executivo apresenta seus cumprimentos e, em nome da Colômbia, encaminha aos Membros

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Qualidade de vida laboral

Qualidade de vida laboral Qualidade de vida laboral Qualidade de vida laboral INTRODUÇÃO: Prevenir doenças ocupacionais (DORT Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho / LER Lesões por Esforços Repetitivos) decorrentes

Leia mais

Orientação a Objetos

Orientação a Objetos 1. Domínio e Aplicação Orientação a Objetos Um domínio é composto pelas entidades, informações e processos relacionados a um determinado contexto. Uma aplicação pode ser desenvolvida para automatizar ou

Leia mais

Movimento da Lua. Atividade de Aprendizagem 22. Eixo(s) temático(s) Terra e Universo. Tema. Sistema Solar

Movimento da Lua. Atividade de Aprendizagem 22. Eixo(s) temático(s) Terra e Universo. Tema. Sistema Solar Movimento da Lua Eixo(s) temático(s) Terra e Universo Tema Sistema Solar Conteúdos Movimentos da Terra e da Lua / movimento aparente dos corpos celestes / referencial Usos / objetivos Ampliação e avaliação

Leia mais

Uma empresa é viável quando tem clientes em quantidade e com poder de compra suficiente para realizar vendas que cubram as despesas, gerando lucro.

Uma empresa é viável quando tem clientes em quantidade e com poder de compra suficiente para realizar vendas que cubram as despesas, gerando lucro. Página 1 de 9 2. Análise de Mercado 2.1 Estudo dos Clientes O que é e como fazer? Esta é uma das etapas mais importantes da elaboração do seu plano. Afinal, sem clientes não há negócios. Os clientes não

Leia mais

5. Limitações: A argamassa Matrix Assentamento Estrutural não deve ser utilizada para assentamento de blocos silicocalcário;

5. Limitações: A argamassa Matrix Assentamento Estrutural não deve ser utilizada para assentamento de blocos silicocalcário; A argamassa Matrix Assentamento Estrutural é uma mistura homogênea de cimento Portland, agregados minerais com granulometria controlada e aditivos químicos. 3. Indicação: Excelente para assentamento de

Leia mais

Somos credenciados pelo MEC para os cursos de pós-graduação a distância. E somos registrados no CREA de Campos do Goytacazes-RJ. Estamos totalmente

Somos credenciados pelo MEC para os cursos de pós-graduação a distância. E somos registrados no CREA de Campos do Goytacazes-RJ. Estamos totalmente Somos credenciados pelo MEC para os cursos de pós-graduação a distância. E somos registrados no CREA de Campos do Goytacazes-RJ. Estamos totalmente legalizados perante os dois órgãos. Depois que o aluno

Leia mais

AS VARIAÇÕES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS APLICADOS NAS SESSÕES DE GINÁSTICA LABORAL

AS VARIAÇÕES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS APLICADOS NAS SESSÕES DE GINÁSTICA LABORAL AS VARIAÇÕES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS APLICADOS NAS SESSÕES DE GINÁSTICA LABORAL Junior, A. C. de J. Sebastião, J. S. Pimentel, E. S. Moreira, R. S. T.. RESUMO A área da ginástica laboral vem crescendo bastante

Leia mais

DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO EM PROFISSIONAIS DA LIMPEZA

DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO EM PROFISSIONAIS DA LIMPEZA DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO EM PROFISSIONAIS DA LIMPEZA ROSEMARA SANTOS DENIZ AMARILLA (1), BRUNO BORSATTO (2), RODRIGO EDUARDO CATAI (3) (1) Mestrado em Engenharia Civil / UTFPR

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

Podemos encontrar uma figura interessante no PMBOK (Capítulo 7) sobre a necessidade de organizarmos o fluxo de caixa em um projeto.

Podemos encontrar uma figura interessante no PMBOK (Capítulo 7) sobre a necessidade de organizarmos o fluxo de caixa em um projeto. Discussão sobre Nivelamento Baseado em Fluxo de Caixa. Item aberto na lista E-Plan Podemos encontrar uma figura interessante no PMBOK (Capítulo 7) sobre a necessidade de organizarmos o fluxo de caixa em

Leia mais

Cuidados com o corpo

Cuidados com o corpo Cuidados com o corpo Sophia Mind A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência de mercado. Cem por cento

Leia mais

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE Pág.: 1 de 6 1. OBJETIVO Realizar o gerenciamento dos projetos desde o seu planejamento, desenvolvimento, recebimento, análise crítica, controle e distribuição nas obras. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA Manual

Leia mais

Ergonomização na construção civil: constrangimentos posturais e problemas na segurança do trabalho

Ergonomização na construção civil: constrangimentos posturais e problemas na segurança do trabalho 1 1. INTRODUÇÃO Ergonomização na construção civil: constrangimentos posturais e problemas na segurança do trabalho A construção civil é um dos campos de trabalho mais delicados da sociedade, em virtude

Leia mais

HRC Regras de Valorização. 12.1.x. abril de 2015. Versão: 2.0

HRC Regras de Valorização. 12.1.x. abril de 2015. Versão: 2.0 HRC Regras de Valorização 12.1.x abril de 2015 Versão: 2.0 1 Sumário 1 Parametrização e valorização de movimentos a partir da versão 11.5.5... 3 2 Cadastro de nova regra de valorização... 3 3 Manutenção

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

Iniciantes Home Broker

Iniciantes Home Broker Iniciantes Home Broker Para permitir que cada vez mais pessoas possam participar do mercado acionário e, ao mesmo tempo, tornar ainda mais ágil e simples a atividade de compra e venda de ações, foi criado

Leia mais

Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras

Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras 2012 2 Sumário Apresentação... 3 A Pesquisa Perfil dos Empreendedores Sul Mineiros Sexo. 4 Estado Civil.. 5 Faixa Etária.. 6 Perfil

Leia mais

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO DESENVOLVENDO UM PROJETO 1. Pense em um tema de seu interesse ou um problema que você gostaria de resolver. 2. Obtenha um caderno

Leia mais

EVOLUÇÃO DA MANUTENÇÃO

EVOLUÇÃO DA MANUTENÇÃO EVOLUÇÃO DA MANUTENÇÃO 1.1. INTRODUÇÃO Nos últimos 20 anos a atividade de manutenção tem passado por mais mudanças do que qualquer outra. Estas alterações são conseqüências de: a) aumento, bastante rápido,

Leia mais

Análise postural dos operadores de uma fábrica de tijolos: aplicação do Método de NIOSH

Análise postural dos operadores de uma fábrica de tijolos: aplicação do Método de NIOSH Análise postural dos operadores de uma fábrica de tijolos: aplicação do Método de NIOSH Caroline PASSOS 1 ; Débora RODRIGUES 2 ; Rafaela LEITE 3 ; Wemerton EVANGELISTA 4. 1 Estudante de Engenharia de Produção.

Leia mais

Insígnia Mundial do Meio Ambiente IMMA

Insígnia Mundial do Meio Ambiente IMMA Ficha técnica no. 2.1 Atividade Principal 2.1 SENTINDO A NATUREZA Objetivo da 2 Os escoteiros estão trabalhando por um mundo onde o habitat natural seja suficiente para suportar as espécies nativas. Objetivos

Leia mais

MANUAL RASTREAMENTO 2013

MANUAL RASTREAMENTO 2013 MANUAL RASTREAMENTO 2013 Visão Geral O menu geral é o principal módulo do sistema. Através do visão geral é possível acessar as seguintes rotinas do sistema: Sumário, localização, trajetos, últimos registros.

Leia mais

A Prevenção de Doenças Ocupacionais na Gestão de Qualidade Empresarial

A Prevenção de Doenças Ocupacionais na Gestão de Qualidade Empresarial A Prevenção de Doenças Ocupacionais na Gestão de Qualidade Empresarial 2 Alessandra Maróstica de Freitas A Prevenção de Doenças Ocupacionais na Gestão de Qualidade Empresarial ALESSANDRA MARÓSTICA DE FREITAS

Leia mais

CARTILHA DE ERGONOMIA NA CONSTRUÇÃO CIVIL NR-17

CARTILHA DE ERGONOMIA NA CONSTRUÇÃO CIVIL NR-17 CARTILHA DE ERGONOMIA NA CONSTRUÇÃO CIVIL NR-17 Comissão: Alynne Obermüller Carolina Amaral Gabriela Silva Mariana Ribeiro Colaboração: Teresa Mate Ergonomia na prática: CARPINTEIRO 4 SUMÁRIO Apresentação...

Leia mais

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa XXXVI CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA DO TRABALHO. Clique para editar os estilos do texto

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa XXXVI CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA DO TRABALHO. Clique para editar os estilos do texto Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa Clique para editar os estilos do texto de São Paulo XXXVI CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA DO TRABALHO 2015 1 Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa

Leia mais

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética Uma Publicação Grupo IPub Guia redes sociais para clínica de estética Guia de redes sociais para clínica de estética Conteúdo 1. Introdução 2. A força das redes sociais para clínica de estética 3. As redes

Leia mais

Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais DOSAGEM DO CONCRETO EHD 804 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO. Profa.

Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais DOSAGEM DO CONCRETO EHD 804 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO. Profa. Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais DOSAGEM DO CONCRETO EHD 804 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO Profa. Nívea Pons Dosar um concreto é compor os materiais constituintes em proporções convenientemente

Leia mais

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS MODELO PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS NOME DA EMPRESA PERÍODO Dia / Mês / Ano a Dia / Mês / Ano 1 SUMÁRIO 3 IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA 4 4 OBJETIVO GERAL CONDIÇÕES PRELIMINARES 5 DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Faculdade de Tecnologia e Ciências Curso de Engenharia Civil Materiais de Construção Civil II. Dosagem de concreto. Prof.ª: Rebeca Bastos Silva

Faculdade de Tecnologia e Ciências Curso de Engenharia Civil Materiais de Construção Civil II. Dosagem de concreto. Prof.ª: Rebeca Bastos Silva Faculdade de Tecnologia e Ciências Curso de Engenharia Civil Materiais de Construção Civil II Dosagem de concreto Prof.ª: Rebeca Bastos Silva Histórico - Egípcios e os etruscos empregava argamassa na construção

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

Como consolidar dados nas planilhas utilizando o comando CONSOLIDAR do Excel

Como consolidar dados nas planilhas utilizando o comando CONSOLIDAR do Excel Como consolidar dados nas planilhas utilizando o comando CONSOLIDAR do Excel! Como utilizar o comando Consolidar do Excel?! Quais são os diferenciais em relação ao cálculo aritmético normal?! Quais são

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

A relação trabalho, fábricas, máquinas, homens e(m) movimento há alguns

A relação trabalho, fábricas, máquinas, homens e(m) movimento há alguns TÍTULO:PROMOVENDO E RECUPERANDO A SAÚDE DO TRABALHADOR NA EMPRESA: GINÁSTICA LABORAL E CORREÇÃO FUNCIONAL NA ELECTROLUX DO BRASIL. AUTORES: DUARTE, A. C. G. O.; OLIVEIRA, S. B.; ARRUDA, E. A. B.; VENÂNCIO,

Leia mais

engenharia de embalagens UMA ABORDAGEM TÉCNICA DO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE EMBALAGEM Maria Aparecida Carvalho Novatec

engenharia de embalagens UMA ABORDAGEM TÉCNICA DO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE EMBALAGEM Maria Aparecida Carvalho Novatec engenharia de embalagens UMA ABORDAGEM TÉCNICA DO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE EMBALAGEM Maria Aparecida Carvalho Novatec capítulo 1 Que é isso, companheiro? Sabíamos que você iria se interessar pelo

Leia mais

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1 - Área de trabalho e personalizando o sistema... 3 A área de trabalho... 3 Partes da área de trabalho.... 4 O Menu Iniciar:...

Leia mais

SESMT - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO

SESMT - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO SESMT - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO Aline Barbosa Pinheiro Prof. Andréia Alexandre Hertzberg Centro Universitário Leonardo da Vinci UNIASSELVI Graduação Tecnológica

Leia mais

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Sumário Objetivos do Blog... 2 Log-in... 3 Esqueci minha senha... 4 Utilizando o Blog... 5 Encontrando seu Blog... 5 Conhecendo o

Leia mais

Aplicação da equação do NIOSH para uma análise ergonômica em um mercado hortifruti.

Aplicação da equação do NIOSH para uma análise ergonômica em um mercado hortifruti. Aplicação da equação do NIOSH para uma análise ergonômica em um mercado hortifruti. Luciana MENDONÇA 1 ; Marislaine COSTA 1 ; Poliane LOPES 1 ; Valdevan MORAIS 1 ; Wemerton LUIS 2. 1 Estudante de Engenharia

Leia mais

Exportação e Importação de Orçamentos

Exportação e Importação de Orçamentos Exportação e Importação de Orçamentos Copyright 2013 By Softplan. Rod. José Carlos Daux, km 1, Nº 10 Centro de Tecnologia Ilhasoft - ParqTec Alfa João Paulo Florianópolis SC CEP 88030-000 Telefone: (48)

Leia mais

COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO

COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO ALAVANQUE SUA EMPRESA EM TEMPOS DE INCERTEZA 2015 tem se mostrado um ano de grandes desafios. Sua empresa está passando por este período com resultados inferiores aos planejados?

Leia mais

PLANEJAMENTO DA MANUFATURA

PLANEJAMENTO DA MANUFATURA 58 FUNDIÇÃO e SERVIÇOS NOV. 2012 PLANEJAMENTO DA MANUFATURA Otimizando o planejamento de fundidos em uma linha de montagem de motores (II) O texto dá continuidade à análise do uso da simulação na otimização

Leia mais

Coluna no lugar certo Fisioterapeutas utilizam método que reduz dores nas costas em poucas sessões e induz paciente a fazer exercícios em casa

Coluna no lugar certo Fisioterapeutas utilizam método que reduz dores nas costas em poucas sessões e induz paciente a fazer exercícios em casa Atualizado aos domingos ESTADO DE MINAS Coluna no lugar certo Fisioterapeutas utilizam método que reduz dores nas costas em poucas sessões e induz paciente a fazer exercícios em casa Ellen Cristie Dores

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS PLANOS DE CONTINGÊNCIAS ARAÚJO GOMES Capitão SC PMSC ARAÚJO GOMES defesacivilgomes@yahoo.com.br PLANO DE CONTINGÊNCIA O planejamento para emergências é complexo por suas características intrínsecas. Como

Leia mais

Cinco em cada dez empreendedores de serviços abriram a própria empresa sem qualquer experiência, mostra SPC Brasil

Cinco em cada dez empreendedores de serviços abriram a própria empresa sem qualquer experiência, mostra SPC Brasil Cinco em cada dez empreendedores de serviços abriram a própria empresa sem qualquer experiência, mostra SPC Brasil Levantamento realizado em todas as capitais revela que os empreendedores do setor de serviços

Leia mais

Introdução a listas - Windows SharePoint Services - Microsoft Office Online

Introdução a listas - Windows SharePoint Services - Microsoft Office Online Page 1 of 5 Windows SharePoint Services Introdução a listas Ocultar tudo Uma lista é um conjunto de informações que você compartilha com membros da equipe. Por exemplo, você pode criar uma folha de inscrição

Leia mais

2 Diagrama de Caso de Uso

2 Diagrama de Caso de Uso Unified Modeling Language (UML) Universidade Federal do Maranhão UFMA Pós Graduação de Engenharia de Eletricidade Grupo de Computação Assunto: Diagrama de Caso de Uso (Use Case) Autoria:Aristófanes Corrêa

Leia mais

PROVA ESPECÍFICA Cargo 22

PROVA ESPECÍFICA Cargo 22 13 PROVA ESPECÍFICA Cargo 22 QUESTÃO 31 Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, obedecendo ao Quadro II da NR- 4, subitem 4.4, com redação dada pela Portaria nº

Leia mais

ANÁLISE ERGONÔMICA POSTURAL DO POSTO DE TRABALHO DO SERVENTE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

ANÁLISE ERGONÔMICA POSTURAL DO POSTO DE TRABALHO DO SERVENTE NA CONSTRUÇÃO CIVIL ISSN 1984-9354 ANÁLISE ERGONÔMICA POSTURAL DO POSTO DE TRABALHO DO SERVENTE NA CONSTRUÇÃO CIVIL Fernando Onuka (UTFPR) Daniel da Fonseca Arantes (UTFPR) Fernando Cunha De Andrade (UTFPR) Rodrigo Eduardo

Leia mais

O EMPREGO DOMÉSTICO. Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Região Metropolitana de São Paulo. Abril 2007

O EMPREGO DOMÉSTICO. Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Região Metropolitana de São Paulo. Abril 2007 O EMPREGO DOMÉSTICO Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Abril 2007 Perfil de um emprego que responde por 17,7% do total da ocupação feminina e tem 95,9% de seus postos de trabalho

Leia mais

FMEA - Análise do Tipo e Efeito de Falha. José Carlos de Toledo Daniel Capaldo Amaral GEPEQ Grupo de Estudos e Pesquisa em Qualidade DEP - UFSCar

FMEA - Análise do Tipo e Efeito de Falha. José Carlos de Toledo Daniel Capaldo Amaral GEPEQ Grupo de Estudos e Pesquisa em Qualidade DEP - UFSCar FMEA - Análise do Tipo e Efeito de Falha José Carlos de Toledo Daniel Capaldo Amaral GEPEQ Grupo de Estudos e Pesquisa em Qualidade DEP - UFSCar FMEA - Análise do Tipo e Efeito de Falha 1 1 Introdução

Leia mais

Um produto para jogar um conteúdo matemático e estudar um jogo social

Um produto para jogar um conteúdo matemático e estudar um jogo social Um produto para jogar um conteúdo matemático e estudar um jogo social 1 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 OBJETIVOS... 4 3 DESENVOLVIMENTO... 5 4 CONCLUSÃO... 11 5 REFERÊNCIA... 11 TABELA DE FIGURAS Figura

Leia mais

O sistema de gerenciamento de risco é composto pelas etapas de identificação e avaliação de controle dos riscos, descritas a seguir.

O sistema de gerenciamento de risco é composto pelas etapas de identificação e avaliação de controle dos riscos, descritas a seguir. 2.6.16 - Este programa contém as principais ações que têm sido tomadas para prevenir os danos à saúde e integridade física dos trabalhadores e da população da região, os prejuízos materiais e possíveis

Leia mais

CARTILHA DE AUTOCUIDADO DE COLUNA

CARTILHA DE AUTOCUIDADO DE COLUNA CARTILHA DE AUTOCUIDADO DE COLUNA APRENDA A CUIDAR DA SUA COLUNA Elaboração: Júlia Catarina Sebba Rios Pesquisa: Efeitos de um programa educacional de autocuidado de coluna em idosos ati vos e sedentários

Leia mais

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Indicadores CNI RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Previdência 20 Maioria dos brasileiros apoia mudanças na previdência Sete em cada dez brasileiros reconhecem que o sistema previdenciário brasileiro apresenta

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA

CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA 1 CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA Quando nos tornamos mãe, sem dúvida nenhuma é a melhor coisa desse mundo. Nossos filhos nascem, curtimos muito eles, nos dedicamos exclusivamente e chega uma hora que

Leia mais

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS E GESTÃO AMBIENTAL NO CANTEIRO DE OBRAS

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS E GESTÃO AMBIENTAL NO CANTEIRO DE OBRAS GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS E GESTÃO AMBIENTAL NO CANTEIRO DE OBRAS Conheça os personagens: Qualimestre: Ele está atento a tudo, sempre disposto a ensinar. Cuida do Canteiro de obras como fosse sua casa.

Leia mais