PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA BASSANO/RS CONCURSO PÚBLICO 01/2015 JUSTIFICATIVAS PARA MANUTENÇÃO OU ALTERAÇÃO DE GABARITOS PRELIMINARES

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA BASSANO/RS CONCURSO PÚBLICO 01/2015 JUSTIFICATIVAS PARA MANUTENÇÃO OU ALTERAÇÃO DE GABARITOS PRELIMINARES"

Transcrição

1 PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA BASSANO/RS CONCURSO PÚBLICO 01/2015 JUSTIFICATIVAS PARA MANUTENÇÃO OU ALTERAÇÃO DE GABARITOS PRELIMINARES De acordo com o Edital de Abertura nº 01/2014 que rege este Concurso Público, argumentações inconsistentes, extemporâneas, que estiverem fora das especificações estabelecidas para a interposição, que contiverem questionamentos de natureza administrativa (por exemplo, relacionados às normas previamente estipuladas em Edital) não obterão resposta da banca avaliadora e, por isso, não terão respostas publicadas na Internet. Não serão computadas as questões não assinaladas na grade de respostas, nem as que contiverem mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível. NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO QUESTÃO 02 ANULADA. Tendo em vista a impossibilidade de haver uma resposta correta à questão. MATÉRIA: LEGISLAÇÃO QUESTÃO 38 MANTIDA alternativa 'B'. A questão foi elaborada com base no capítulo II dos direitos sociais - título II - dos direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal, divulgado através do Anexo IX - programa e referências bibliografias do presente certame. Ponderamos que a inversão da grafia do artigo 7º pelo 5º não prejudica em nada a interpretação por parte dos candidatos, uma vez que o enunciado da questão solicitava apenas o preenchimento de uma lacuna que corresponde ao limite etário de cinco anos, em que é assegurada a assistência gratuita aos filhos e dependentes dos trabalhadores urbanos e rurais em creches e pré-escolas. Portanto, mantida a alternativa B como resposta certa, segundo a Constituição Federal.

2 MATÉRIA: MATEMÁTICA CARGO(S): AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE ESF CAROLINA BODANESE MICRO ÁREA 01, AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE ESF CAROLINA BODANESE MICRO ÁREA 02, AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE ESF CAROLINA BODANESE MICRO ÁREA 03, AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE ESF CAROLINA BODANESE MICRO ÁREA 04, AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE ESF CAROLINA BODANESE MICRO ÁREA 05, AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE ESF CAROLINA BODANESE MICRO ÁREA 06, AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE ESF CAROLINA BODANESE MICRO ÁREA 07, AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE ESF CRISTO REDENTOR MICRO ÁREA 01, AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE ESF CRISTO REDENTOR MICRO ÁREA 02, AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE ESF CRISTO REDENTOR MICRO ÁREA 03, AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE ESF CRISTO REDENTOR MICRO ÁREA 04, AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE ESF CRISTO REDENTOR MICRO ÁREA 05, AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE ESF CRISTO REDENTOR MICRO ÁREA 06, AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE ESF CRISTO REDENTOR MICRO ÁREA 07, AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE ESF CRISTO REDENTOR MICRO ÁREA 08, AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE ESF CRISTO REDENTOR MICRO ÁREA 09, AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE ESF VINTE E TRÊS DE MAIO CENTRAL QUESTÃO 22 MANTIDA alternativa 'B'. O candidato não solicitou alteração de gabarito ou anulação da questão. QUESTÃO 16 MANTIDA alternativa 'C'. Conforme quadro da questão: a + b = 13 b + c = 17 c + c = 12, então 2c = 12 e c = 6 Como c = 6, temos: b + c = 17 b + 6 = 17 b = 17-6 = 11. NÍVEL MÉDIO ESPECIAIS, MONITOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, SECRETÁRIO DE ESCOLA QUESTÃO 02 MATIDA ALTERNATIVA C. A questão solicitava o preenchimento de lacunas, considerando a necessidade do uso da crase. Em todas as lacunas, observa-se a ocorrência das condições para o uso da crase: a palavra regente exige o uso da preposição e a palavra regina permite o uso do artigo feminino. Quanto ao fato de A questão 2 ter a resposta na Questão 6, item III, deve-se observar que não ocorre o mesmo contexto que se tem no texto. Item III - A qualidade à que se refere o interlocutor na linha 19 está relacionada a dois aspectos: à poluição dos rios e à falta de tratamento. Aqui a crase que antecede os termos poluição e falta ocorre por exigência do vocábulo relacionada. Texto: Fiquei estarrecido com poluição de rios e falta de tratamento. Era questão de tempo. Nesse fragmento do texto, que compõe a questão 2, não ocorre termo que exija o uso da preposição a, havendo, portanto, apenas a necessidade de uso do artigo feminino. MATÉRIA: INFORMÁTICA ESPECIAIS, MONITOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, SECRETÁRIO DE ESCOLA QUESTÃO 24 MANTIDA alternativa 'C'. A pergunta está de acordo com a prática e a ajuda do programa. Fica mantido o gabarito preliminar. QUESTÃO 26 MANTIDA alternativa 'B'. A questão está de acordo com a prática usual do programa em questão.

3 MATÉRIA: LEGISLAÇÃO ESPECIAIS, MONITOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, SECRETÁRIO DE ESCOLA QUESTÃO 16 MANTIDA alternativa 'A'. O recurso não foi apresentado conforme as disposições do subitem do Edital do presente concurso público. Indeferido. Mantida como resposta certa a alternativa A, segundo o Art. 2º da Lei Municipal nº 2.192/2009, que foi divulgada como programa e bibliografia do certame. MATÉRIA: CONHECIMENTO ESPECÍFICO CARGO(S): PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL QUESTÃO 34 MANTIDA alternativa 'E'. De acordo com o Referencial Curricular Nacional, na página 91, volume três, "Ao final do seu primeiro ano de vida a criança é capaz de ocasionalmente manter ritmos regulares e produzir seus primeiros traços gráficos considerados muito mais como movimentos do que representações. É conhecida muito mais como fase dos rabiscos garatujas." O questionamento refere-se ao nome citado da fase. Continuando a bibliografia correta, pois foi retirado, do livro citado, os quais englobam vários autores, sendo organizado pelo Ministério da Educação e do Desporto. MATÉRIA: LEGISLAÇÃO/ ESTRUTURA/ FUNCIONAMENTO CARGO(S): PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL QUESTÃO 12 MANTIDA alternativa 'B'. A referida questão tem seu conteúdo embasado no Artigo 3º, da Lei 9394/96, que estabelece como princípios do ensino: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância; V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; VII - valorização do profissional da educação escolar; VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino; IX - garantia de padrão de qualidade; X - valorização da experiência extraescolar; XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. XII - consideração com a diversidade étnico-racial. Assim, estão corretas as assertivas III e IV. Resposta correta, letra B. QUESTÃO 18 MANTIDA alternativa 'D'. O conteúdo da referida questão está baseado no Artigo 13 da Lei Municipal 1781/2006, que estabelece: "Fica prejudicada a avaliação por merecimento, acarretando a interrupção da contagem do tempo de exercício para fins de promoção, durante o interstício, sempre que o profissional da educação: I - somar duas penalidades de advertência; II - sofrer pena de suspensão disciplinar, mesmo que convertida em multa; III - completar três faltas injustificadas ao serviço; IV - somar dez (10) atrasos de comparecimento ao serviço e/ou saídas antes do horário marcado para término da jornada." Portanto, está correta a alternativa D.

4 MATÉRIA: MATEMÁTICA CARGO(S): ASSISTENTE LEGISLATIVO, AUXILIAR DE BIBLIOTECA, MONITOR DE ALUNOS ESPECIAIS, MONITOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, SECRETÁRIO DE ESCOLA QUESTÃO 32 ALTERA GABARITO DE ALTERNATIVA 'C' PARA ALTERNATIVA 'B'. A alternativa I é FALSA. Tomando a = 4 e b = 2, temos que ( -1)/4 > (-1)/2. A alternativa II é VERDADEIRA. A alternativa III é falsa, pois se tomarmos como a = 1 e b = -3, por exemplo, teremos que a² = 1 e b² = 9, tornando FALSA a alternativa. Assim, concluímos que apenas a alternativa II é verdadeira, tornando a letra B como gabarito correto. QUESTÃO 33 MANTIDA alternativa 'C'. Como = 310, significa que 90 pessoas não gostam de nenhum tipo desses gêneros de filmes, totalizando os 400 entrevistados, conforme enunciado do problema. Assim: I. Verdadeira II. Verdadeira III. Falsa, pois exatamente 5% das pessoas gostam apenas de ficção científica. Portanto, a alternativa C é a correta. Recurso indeferido. QUESTÃO 37 ANULADA. Decorrente de um erro de digitação nas alternativas, a questão deverá ser anulada. NÍVEL SUPERIOR CARGO(S): CONTADOR, ENGENHEIRO CIVIL, FISCAL DE OBRAS E POSTURA, MÉDICO CLÍNICO GERAL, MÉDICO PEDIATRA, PROFESSOR DE ARTES, PROFESSOR DE CIÊNCIAS, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, PROFESSOR DE GEOGRAFIA, PROFESSOR DE HISTÓRIA, PROFESSOR DE INGLÊS, PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA, PROFESSOR DE MATEMÁTICA QUESTÃO 03 MANTIDA alternativa E. Quanto à assertiva II, mantém-se a afirmação quanto à incorreção, visto que, ao proceder-se à troca de tem relação por é associável, faz-se necessária a inserção da preposição a, conforme preconiza Celso Pedro Luft, em Dicionário prático de Regência Nominal, obra indicada como bibliografia desse processo seletivo. Quanto à supressão do adjunto adverbial Em vários simbolismos, essa provocaria alteração semântica no período em que está inserido, visto que insere uma informação relevante ao fragmento. MATÉRIA: INFORMÁTICA CARGO(S): CONTADOR, ENGENHEIRO CIVIL, FISCAL DE OBRAS E POSTURA, MÉDICO CLÍNICO GERAL, MÉDICO PEDIATRA QUESTÃO 20 MANTIDA alternativa 'A'. A questão informa páginas ímpares do intervalo de páginas de 2 a 6, com número de cópias 2, é igual a 4 páginas. MATÉRIA: CONHECIMENTO ESPECÍFICO CARGO(S): CONTADOR QUESTÃO 40 MANTIDA alternativa 'D'. O que vale na questão discutida é onde está inserida esta competência e como o próprio candidato afirma que ela é aprovada na Resolução e a consolidação aparece na resolução 1.282, logo a resposta está correta e o recurso indeferido.

5 CARGO(S): PROFESSOR DE MATEMÁTICA QUESTÃO 35 ANULADA. A alternativa correta não está presente entre as opções. A resposta correta é 24 vezes pi centímetros cúbicos. Portanto a questão será anulada.

PROGRAMA AGENTES LOCAIS DE INOVAÇÃO ALI

PROGRAMA AGENTES LOCAIS DE INOVAÇÃO ALI JUSTIFICATIVAS PARA MANUTENÇÃO OU PARA ALTERAÇÃO DE GABARITOS PRELIMINARES De acordo com o Edital para Seleção de Bolsistas e Orientadores para a Operacionalização do Programa AGENTES LOCAIS DE INOVAÇÃO

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DOS CARGOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAXIAS DO SUL

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DOS CARGOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAXIAS DO SUL JUSTIFICATIVAS PARA MANUTENÇÃO/PARA ALTERAÇÃO DE GABARITOS PRELIMINARES De acordo com o Edital N 01/2010, que rege este Concurso Público, argumentações inconsistentes, extemporâneas, que estiverem fora

Leia mais

MUNICÍPIO DE URUGUAIANA

MUNICÍPIO DE URUGUAIANA MUNICÍPIO DE URUGUAIANA CONCURSO PÚBLICO PARA O QUADRO DO MAGISTÉRIO E GRUPO DE PESSOAL POR ESCOLA DO MUNICIPIO DE URUGUAIANA EDITAL DE CONCURSO Nº ED 007/2013 JUSTIFICATIVAS PARA MANUTENÇÃO OU PARA ALTERAÇÃO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAUS SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GABARITO DEFINITIVO.

PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAUS SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GABARITO DEFINITIVO. CARGO 01: PROFESSOR ESPECIALIDADE: EDUCAÇÃO INFANTIL Gabarito A C C B A B C A B D B C D D C Gabarito B C B B C D C B B C B D C D D CARGO 02: PROFESSOR ESPECIALIDADE: 1º AO 5º ANO Gabarito A C C D B A B

Leia mais

LEI N. 1397/2013, de 03 de dezembro de 2013.

LEI N. 1397/2013, de 03 de dezembro de 2013. LEI N. 1397/2013, de 03 de dezembro de 2013. REESTRUTURA O SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO, O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FAZENDA VILANOVA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. PEDRO ANTONIO DORNELLES, PREFEITO

Leia mais

COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE GOIÂNIA

COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE GOIÂNIA COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE GOIÂNIA EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS TREINAMENTO AVANCADO EM CARDIOLOGIA EDITAL N o 02/2012 CONCURSO 2013 Atenção: Recomenda-se a leitura

Leia mais

Da Natureza, Personalidade Jurídica e Identificação. Art. 1º O Colégio da Polícia Militar do Estado de Goiás, neste Regimento

Da Natureza, Personalidade Jurídica e Identificação. Art. 1º O Colégio da Polícia Militar do Estado de Goiás, neste Regimento SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR UNIDADE POLIVALENTE GABRIEL ISSA REGIMENTO INTERNO TÍTULO I Das Disposições Preliminares

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE CARLOS BARBOSA/RS

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE CARLOS BARBOSA/RS CONCURSO PÚBLICO E PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EDITAL DE CONCURSO Nº 007/2015 REALIZAÇÃO: OBJETIVA CONCURSOS LTDA. O Secretário Municipal da Administração, no uso de suas atribuições

Leia mais

10 9 1 Nível Fundamental Incompleto. 40h 788,00 50,00. 5 4 1 Nível Fundamental Incompleto. 40h 788,00 50,00

10 9 1 Nível Fundamental Incompleto. 40h 788,00 50,00. 5 4 1 Nível Fundamental Incompleto. 40h 788,00 50,00 DISTRIBUIÇÃO DAS : Total das vagas oferecidas no Concurso Público. : Vagas de ampla concorrência. PD: Vaga destinada à pessoa com deficiência (subitem 3.2 do Edital). 1 2 3 4 5 6 Auxiliar de Serviços da

Leia mais

Disciplina Estrutura e Funcionamento da. Licenciatura em Química Professor: Weslei Cândido

Disciplina Estrutura e Funcionamento da. Licenciatura em Química Professor: Weslei Cândido Disciplina Estrutura e Funcionamento da Educação básicab Licenciatura em Química Professor: Weslei Cândido Ementa da Disciplina Os caminhos da educação brasileira. A estrutura e organização do ensino no

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº 574/2004. 14-04-2004. JOSÉ ALVORI DA SILVA KUHN PREFEITO MUNICIPAL DE MORMAÇO, Estado do Rio Grande do Sul.

LEI MUNICIPAL Nº 574/2004. 14-04-2004. JOSÉ ALVORI DA SILVA KUHN PREFEITO MUNICIPAL DE MORMAÇO, Estado do Rio Grande do Sul. LEI MUNICIPAL Nº 574/2004. 14-04-2004 CRIA O SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE MORMAÇO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. JOSÉ ALVORI DA SILVA KUHN PREFEITO MUNICIPAL DE MORMAÇO, Estado do Rio Grande do Sul. FAÇO

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DOS ESTADOS DE RONDÔNIA E ACRE -CRF-RO/AC

CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DOS ESTADOS DE RONDÔNIA E ACRE -CRF-RO/AC Edital nº02/2008 DO PROCESSO SELETIVO 02/2008 CRF/RO-AC DE 07 DE NOVEMBRO DE 2008 ABERTURA. A Presidente do Conselho Regional de Farmácia dos Estados de Rondônia e Acre, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

SC Cursos e Treinamentos Ltda. - ME

SC Cursos e Treinamentos Ltda. - ME 1 CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2012 PROMOVIDO PELA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE HERVAL D OESTE SC. RECURSOS INTERPOSTOS EM FACE DE QUESTÃO DA PROVA OBJETIVA E DO RESPECTIVO GABARITO PRELIMINAR. Os recursos em

Leia mais

ANEXO II Conteúdo Programático da Prova

ANEXO II Conteúdo Programático da Prova ANEXO II Conteúdo Programático da Prova CONHECIMENTOS GERAIS: ATUALIDADES Assuntos de interesse geral nas esferas: Municipal, Estadual e Nacional, Internacional, amplamente veiculados na imprensa escrita

Leia mais

Instituto Ortopédico de Goiânia.

Instituto Ortopédico de Goiânia. INSTITUTO ORTOPÉDICO DE GOIÂNIA EDITAL DE SELEÇÃO / 2012. 1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1. O Instituto Ortopédico de Goiânia, por meio da Comissão de Residência Médica COREME, de conformidade com as disposições

Leia mais

EDITAL n.º 004 de 28/10/2014 ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

EDITAL n.º 004 de 28/10/2014 ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO EDITAL n.º 004 de 28/10/2014 ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO A Escola Técnica Estadual Polivalente de Americana, atendendo o disposto no 3.º do Artigo 62 do Regimento Comum das Escolas Técnicas

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE SÃO PAULO DAS MISSÕES

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE SÃO PAULO DAS MISSÕES EDITAL Nº 001/2015 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS NA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO DAS MISSÕES A CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO DAS MISSÕES - RS, torna pública a abertura

Leia mais

4. DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAR DO PROCESSO SELETIVO

4. DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAR DO PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 001/2011 Dispõe sobre o processo seletivo para ingresso no Curso Pré-vestibular ofertado pelo Município de Juazeiro/BA, através da Secretaria de Educação e Esporte. O Secretário Municipal de

Leia mais

GICO. ciência de governar. Ele prevê e dád

GICO. ciência de governar. Ele prevê e dád 1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO GICO 1.1 É a própria pria organização do trabalho pedagógico gico escolar como um todo, em suas especificidades, níveis n e modalidades. 1.2 É Político por que diz respeito

Leia mais

EDITAL Nº 01/13: Capítulo II - Das etapas dos processos seletivos.

EDITAL Nº 01/13: Capítulo II - Das etapas dos processos seletivos. Página 1 EDITAL Nº 01/13: O 1º Registro de Imóveis de Joinville, representado pela Coordenadora do III Concurso Acadêmico Nota Dez Natacha Micaela Dias, e pela titular Bianca Castellar de Faria, no uso

Leia mais

Retificação do Edital nº. 48 - A/2014. Processo Seletivo Simplificado

Retificação do Edital nº. 48 - A/2014. Processo Seletivo Simplificado PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRACAIA Paço Municipal DR. CÉLIO GAYER Estado de São Paulo Av. Dr. Cândido Rodrigues, 120 tel. 4036-7221 CGC. 45.279.627/0001-61 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACAIA

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PARA MONITOR BOLSISTA

EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PARA MONITOR BOLSISTA EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PARA MONITOR BOLSISTA O Curso Sapientia, em conformidade com suas disposições estatutárias, torna pública a realização de Processo Seletivo de monitores para os

Leia mais

FUNDAMENTOS LEGAIS, PRINCÍPIOS E ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

FUNDAMENTOS LEGAIS, PRINCÍPIOS E ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL FUNDAMENTOS LEGAIS, PRINCÍPIOS E ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL I - Fundamentos legais A Constituição de 1988, inciso IV do artigo 208, afirma: O dever do Estado com a educação será efetivado

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI E D I T A L DE ABERTURA CPD Nº 025 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO, DE 22

Leia mais

Questões fundamentadas Lei 9.394/96 - LDB

Questões fundamentadas Lei 9.394/96 - LDB Para adquirir apostila digital de 500 Questões Fundamentadas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Lei 9.394/96 (LDB) acesse o site: www.odiferencialconcursos.com.br OBS.: ESSA APOSTILA DIGITAL SERÁ

Leia mais

Etec de São Sebastião 188 SECRETARIA ACADÊMICA

Etec de São Sebastião 188 SECRETARIA ACADÊMICA EDITAL n.º 002, de 04 de Novembro de 2014. A Escola Técnica Estadual de São Sebastião, município de São Sebastião, atendendo o disposto no 3.º do Artigo 62 do Regimento Comum das Escolas Técnicas Estaduais

Leia mais

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso de forma fundamentada:

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso de forma fundamentada: Belo Horizonte, 12 de junho de 2013. À Comissão Especial de Concurso Público da Prefeitura Municipal de Botumirim NESTA DO RECURSO Ref.: Recurso Administrativo contra o Resultado Prefeitura Municipal Botumirim.

Leia mais

SELEÇÃO DA REVISÃO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO PRÉ - VESTIBULAR MEDENSINA UNCISAL 2013

SELEÇÃO DA REVISÃO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO PRÉ - VESTIBULAR MEDENSINA UNCISAL 2013 SELEÇÃO DA REVISÃO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO PRÉ - VESTIBULAR MEDENSINA 2013 O Programa de Extensão MedEnsina, por meio da Pró-Reitoria de Extensão PROEX, abre inscrições para a seleção de 50 alunos, que

Leia mais

EDITAL FMJ- 032/2011, de 21/6/2011 ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO CONCURSO VESTIBULAR DE 2012 MEDICINA

EDITAL FMJ- 032/2011, de 21/6/2011 ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO CONCURSO VESTIBULAR DE 2012 MEDICINA EDITAL FMJ- 032/2011, de 21/6/2011 ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO CONCURSO VESTIBULAR DE 2012 MEDICINA O Prof. Dr. ITIBAGI ROCHA MACHADO, Diretor da Faculdade de Medicina de Jundiaí, autarquia municipal de

Leia mais

DISCIPLINA: ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES (AAC)

DISCIPLINA: ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES (AAC) Escola de Enfermagem Wenceslau Braz DISCIPLINA: ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES (AAC) INTRODUÇÃO O Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz (EEWB) da cidade

Leia mais

Constituição Federal

Constituição Federal Constituição Federal CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1 CONSTITUIÇÃO FEDERAL DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL - 1988 COM A INCORPORAÇÃO DA EMENDA 14 Capítulo III Da Educação, da Cultura e do Desporto Seção I Da Educação

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUAZEIRO BAHIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESPORTES EDITAL Nº 002/2013

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUAZEIRO BAHIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESPORTES EDITAL Nº 002/2013 PREFEITURA MUNICIPAL DE JUAZEIRO BAHIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESPORTES EDITAL Nº 002/2013 Dispõe sobre o processo seletivo para ingresso no Curso Pré-vestibular ofertado pelo Município de Juazeiro/BA,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE URUGUAIANA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SEMED CONCURSO PÚBLICO

PREFEITURA MUNICIPAL DE URUGUAIANA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SEMED CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE URUGUAIANA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SEMED CONCURSO PÚBLICO JUSTIFICATIVAS PARA MANUTENÇÃO OU ALTERAÇÃO DE GABARITOS PRELIMINARES De acordo

Leia mais

Santa Rosa ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Prefeitura Municipal de Santa Rosa EDITAL Nº. 01/2015 PROCESSO SELETIVO PARA VAGAS DE ESTÁGIO Nº.

Santa Rosa ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Prefeitura Municipal de Santa Rosa EDITAL Nº. 01/2015 PROCESSO SELETIVO PARA VAGAS DE ESTÁGIO Nº. EDITAL Nº. 01/2015 PROCESSO SELETIVO PARA VAGAS DE ESTÁGIO Nº. 01/2015 Edital de Processo Seletivo Público para preenchimento de vagas de estágio obrigatório. O PREFEITO MUNICIPAL DE SANTA ROSA, Estado

Leia mais

EDITAL nº 04, de 10 de novembro de 2015

EDITAL nº 04, de 10 de novembro de 2015 EDITAL nº 04, de 10 de novembro de 2015 A Escola Técnica Estadual PARQUE DA JUVENTUDE, município de São Paulo, atendendo o disposto no 3º do Artigo 62 do Regimento Comum das Escolas Técnicas Estaduais

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul NÚMERO DA VAGA: 22 venho por meio deste pedir a anulação

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA ASSISTENTE DE SEÇÂO DE PESSOAL SORRI-BAURU - Fevereiro/2014

EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA ASSISTENTE DE SEÇÂO DE PESSOAL SORRI-BAURU - Fevereiro/2014 EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA ASSISTENTE DE SEÇÂO DE PESSOAL SORRI-BAURU - Fevereiro/2014 A SORRI BAURU, por meio de sua Diretoria Executiva convoca os interessados a participar do processo seletivo para

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CAMPUS ARAPIRACA POLO PALMEIRA DOS ÍNDIOS PROGRAMA CONEXÕES DE SABERES. Edital nº 001/2010 Polo Palmeira dos Índios

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CAMPUS ARAPIRACA POLO PALMEIRA DOS ÍNDIOS PROGRAMA CONEXÕES DE SABERES. Edital nº 001/2010 Polo Palmeira dos Índios PROGRAMA CONEXÕES DE SABERES Edital nº 001/2010 Polo Palmeira dos Índios O Coordenador do Curso Pré-vestibular Comunitário, vinculado à Pró- Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Alagoas, do

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA SUBDIVISÃO DE ADMISSÃO E DE SELEÇÃO

COMANDO DA AERONÁUTICA ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA SUBDIVISÃO DE ADMISSÃO E DE SELEÇÃO DISCIPLINA: CONHECIMENTOS DE Questão : 84 99 89 A questão 84 do código 04, que corresponde à questão 99 do código 23 e à questão 89 do código 62 Nº de Inscrição: 4030527 4140066 4110035 4030366 Assinale

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO ESCOLA MUNICIPAL DE TEMPO INTEGRAL CAROLINE CAMPELO CRUZ DA SILVA

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO ESCOLA MUNICIPAL DE TEMPO INTEGRAL CAROLINE CAMPELO CRUZ DA SILVA 1. DO OBJETO: PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO ESCOLA MUNICIPAL DE TEMPO INTEGRAL CAROLINE CAMPELO CRUZ DA SILVA EDITAL DE SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE PROFISSIONAIS A Secretaria

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO GRANDE Secretaria Municipal de Educação Estado do Rio Grande do Sul Concurso Público Nº 02/2014

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO GRANDE Secretaria Municipal de Educação Estado do Rio Grande do Sul Concurso Público Nº 02/2014 PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO GRANDE Secretaria Municipal de Educação Estado do Rio Grande do Sul Concurso Público Nº 02/2014 JUSTIFICATIVAS PARA MANUTENÇÃO OU ALTERAÇÃO DE GABARITOS PRELIMINARES De acordo

Leia mais

EDITAL PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ALUNOS A PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM MEDICINA FETAL

EDITAL PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ALUNOS A PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM MEDICINA FETAL EDITAL PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ALUNOS A PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM MEDICINA FETAL 2014 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. CARACTERÍSTICAS GERAIS DO CURSO... 3 3. PRÉ-REQUISITOS... 4 4. INSCRIÇÃO... 4 5.

Leia mais

FACULDADE DE CAMPINA GRANDE DO SUL Credenciada pela Portaria MEC nº 381/2001, de 05/03/2001 D.O.U. 06/03/2001

FACULDADE DE CAMPINA GRANDE DO SUL Credenciada pela Portaria MEC nº 381/2001, de 05/03/2001 D.O.U. 06/03/2001 FACULDADE DE CAMPINA GRANDE DO SUL Credenciada pela Portaria MEC nº 381/2001, de 05/03/2001 D.O.U. 06/03/2001 RESOLUÇÃO Nº.06/2008 Dispõe sobre a Normatização do Programa. de Cursos de Pós-Graduação Lato

Leia mais

1 - DAS INSCRIÇÕES. 1.4 Portadores de necessidades especiais:

1 - DAS INSCRIÇÕES. 1.4 Portadores de necessidades especiais: 1 - DAS INSCRIÇÕES Cursos de Arquitetura e Urbanismo noturno, Administração noturno, Administração vespertino, Biomedicina noturno, Ciências Biológicas Bacharelado noturno, Ciências Biológicas Licenciatura

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL 002/2008 - COPERVES (Íntegra)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL 002/2008 - COPERVES (Íntegra) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL 002/2008 - COPERVES (Íntegra) A Universidade Federal de Santa Maria () torna público que, no período de 16 de

Leia mais

Avenida Jorge Lacerda 1.017 Centro 88.443-000 Vidal Ramos SC CNPJ/MF nº. 08.662.246/0001-30

Avenida Jorge Lacerda 1.017 Centro 88.443-000 Vidal Ramos SC CNPJ/MF nº. 08.662.246/0001-30 Resposta ao recurso interposto contra a Questão 03, da Prova de PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, do Processo Seletivo, Edital Nº. 018/2014, do Município de Apiúna SC. (Primeira Opção) 03 Assinale o período

Leia mais

PROVA SIMULADA SOBRE A LEI DE DIRETRIZES E BÁSICAS DA EDUCAÇÃO NACIONAL LDBEN

PROVA SIMULADA SOBRE A LEI DE DIRETRIZES E BÁSICAS DA EDUCAÇÃO NACIONAL LDBEN PROVA SIMULADA SOBRE A LEI DE DIRETRIZES E BÁSICAS DA EDUCAÇÃO NACIONAL LDBEN 1. A Lei de Diretrizes e Bases, Lei nº. 9394/96, em seu artigo 3º enfatiza os princípios norteadores do ensino no Brasil. Analise-os:

Leia mais

GABARITOS PRELIMINARES

GABARITOS PRELIMINARES PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE RIO NEGRINHO ESTADO DE SANTA CATARINA CONCURSO PÚBLICO GABARITOS PRELIMINARES A Comissão Especial do Concurso Público da Prefeitura do Município de Rio Negrinho, estado de Santa

Leia mais

EDITAL SMEE/DAA Nº 47, DE 10 DE OUTUBRO DE 2013

EDITAL SMEE/DAA Nº 47, DE 10 DE OUTUBRO DE 2013 EDITAL SMEE/DAA Nº 47, DE 10 DE OUTUBRO DE 2013 DURVAL ORLATO, Secretário de Educação e Esportes da Prefeitura do Município de Jundiaí. Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, ------------------------------------------

Leia mais

Classes multisseriadas e nucleação das escolas: um olhar sobre a realidade da Educação do Campo

Classes multisseriadas e nucleação das escolas: um olhar sobre a realidade da Educação do Campo Classes multisseriadas e nucleação das escolas: um olhar sobre a realidade da Educação do Campo Segundo Fagundes & Martini (2003) as décadas de 1980 e 1990 foram marcadas por um intenso êxodo rural, provocado

Leia mais

EDITAL PARA INGRESSO E BOLSAS INTEGRAIS E PARCIAIS DE ESTUDO PARA O ENSINO MÉDIO DO ANO LETIVO DE 2015.

EDITAL PARA INGRESSO E BOLSAS INTEGRAIS E PARCIAIS DE ESTUDO PARA O ENSINO MÉDIO DO ANO LETIVO DE 2015. EDITAL PARA INGRESSO E BOLSAS INTEGRAIS E PARCIAIS DE ESTUDO PARA O ENSINO MÉDIO DO ANO LETIVO DE 2015. A Direção do COLÉGIO SOPHOS torna público o presente Edital, através de seu site oficial e em mural

Leia mais

EDITAL Nº 01/2009 1 DO OBJETO

EDITAL Nº 01/2009 1 DO OBJETO GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDENCIA REGIONAL DE EDUCAÇAO VILA VELHA Centro Estadual de Educação Técnica Vasco Coutinho EDITAL Nº 01/2009 Processo Seletivo

Leia mais

Prefeitura Municipal de Senhora de Oliveira MG Concurso Público nº 01/2014 ERRATA 01

Prefeitura Municipal de Senhora de Oliveira MG Concurso Público nº 01/2014 ERRATA 01 Prefeitura de Senhora de Oliveira MG Concurso Público nº 01/2014 ERRATA 01 A Prefeitura de Senhora de Oliveira MG comunica aos interessados que incluiu Prova de Títulos para os cargos de nível de escolaridade

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 4/2013-EBSERH/HU - UFS PARECERES DOS RECURSOS DEFERIDOS ÁREA ADMINISTRATIVA

CONCURSO PÚBLICO 4/2013-EBSERH/HU - UFS PARECERES DOS RECURSOS DEFERIDOS ÁREA ADMINISTRATIVA O Instituto AOCP, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICO os pareceres dos recursos deferidos, de acordo com o subitem 11.16 do Edital de Abertura nº 04/2013 da EBSERH/HU UFS, interpostos contra

Leia mais

RESPOSTAS AOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA E GABARITO PRELIMINAR

RESPOSTAS AOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA E GABARITO PRELIMINAR A AOCP Assessoria em Organização de Concursos Públicos Ltda., no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICO os pareceres dos recursos deferidos, de acordo com o subitem 15.16 do Edital de Abertura nº

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO GUARULHOS SUL

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO GUARULHOS SUL DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO GUARULHOS SUL Edital de Abertura de Inscrição Processo Seletivo Simplificado Regional para contratação de Agente de Organização Escolar/2015 A Comissão Especial de Contratação

Leia mais

Programa de Treinamento Médico em Oftalmologia - DayHORC

Programa de Treinamento Médico em Oftalmologia - DayHORC PROCESSO SELETIVO 2015 Programa de Treinamento Médico em Oftalmologia - DayHORC O DayHORC, através de sua Comissão do Programa de Treinamento Médico em Oftalmologia (CPTMO/DayHORC), no uso de suas atribuições,

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DA UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE PALMEIRAS DE GOIÁS

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DA UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE PALMEIRAS DE GOIÁS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Unidade Universitária de Palmeiras de Goiás Rua S-7, s/ nº _ Setor Sul_ Palmeiras de Goiás-GO Fone/ Fax: (64) 3571-1198 (64) 3571-1173 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Leia mais

SELEÇÃO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO PRÉ - VESTIBULAR MEDENSINA UNCISAL 2014 EDITAL Nº. 001/2014 UNCISAL (RETIFICADO)

SELEÇÃO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO PRÉ - VESTIBULAR MEDENSINA UNCISAL 2014 EDITAL Nº. 001/2014 UNCISAL (RETIFICADO) SELEÇÃO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO PRÉ - VESTIBULAR MEDENSINA 2014 EDITAL Nº. 001/2014 (RETIFICADO) O Programa de Extensão MedEnsina, por meio da Pró-Reitoria de Extensão PROEX, abre inscrições para a seleção

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDITAL 05/2014

PROCESSO SELETIVO EDITAL 05/2014 PROCESSO SELETIVO EDITAL 05/2014 CARGO E UNIDADES: Professor de Educação Infantil e Fundamental (MACAÍBA) Atenção: NÃO ABRA este caderno antes do início da prova. Tempo total para resolução desta prova:

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES DO CURSO DE AGRONOMIA

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES DO CURSO DE AGRONOMIA Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Diretoria de Ensino Curso de Agronomia - Câmpus Sertão

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE LINHARES SECRETARIA DE EDUCAÇÃO EDITAL Nº 011/2014

PREFEITURA MUNICIPAL DE LINHARES SECRETARIA DE EDUCAÇÃO EDITAL Nº 011/2014 PREFEITURA MUNICIPAL DE LINHARES SECRETARIA DE EDUCAÇÃO EDITAL Nº 011/2014 Processo de seleção e admissão de professores e pedagogos em regime de designação temporária, para o exercício da função de regência

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL Nº 10 /2015

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL Nº 10 /2015 EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA OS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO EM HISTÓRIA DA ÁFRICA E RELIGIÃO E RELIGIOSIDADE AFRO-BRASILEIRA, NA MODALIDADE PRESENCIAL. A Universidade

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 2013

CONCURSO PÚBLICO 2013 Prefeitura Municipal MARIZÓPOLIS CONCURSO PÚBLICO 2013 GABARITOS PRELIMINARES A Comissão Especial de Concurso Público da Prefeitura Municipal de Marizópolis, no uso de suas atribuições legais, torna público

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE GEOGRAFIAA DISTÂNCIA CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE GEOGRAFIAA DISTÂNCIA CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE GEOGRAFIAA DISTÂNCIA CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS Art. 1º - Este Regulamento visa normatizar as Atividades Complementares do Curso de Pedagogia.

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL Nº 001/2015

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL Nº 001/2015 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL Nº 001/2015 CONVÊNIO Nº: 812779/2014 - SDH/PR PROCESSO LICITATÓRIO Nº: 004/2015 OBJETO: Contratação de 01(um)apoio administrativo A Associação Fábrica Cultural, entidade

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO (VESTIBULAR) 2016.1 FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO (VESTIBULAR) 2016.1 FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO (VESTIBULAR) 2016.1 FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL A FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL FADIRE faz saber aos interessados que no período

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ALÉM PARAÍBA Credenciada pelo Decreto Federal nº 78709, de 10/11/1976, DOU DE 11/11/1976

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ALÉM PARAÍBA Credenciada pelo Decreto Federal nº 78709, de 10/11/1976, DOU DE 11/11/1976 FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ALÉM PARAÍBA Credenciada pelo Decreto Federal nº 78709, de 10/11/1976, DOU DE 11/11/1976 EDITAL 2011 PROCESSO SELETIVO ISECC 2011 2º SEMESTRE 2 O Presidente da Fundação Educacional

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL E MEIO AMBIENTE - UNIARA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL E MEIO AMBIENTE - UNIARA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL E MEIO AMBIENTE - UNIARA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: DINÂMICA REGIONAL E ALTERNATIVAS DE SUSTENTABILIDADE. CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO DO PROGRAMA

Leia mais

FACULDADE INTEGRADA DE ENSINO SUPERIOR DE COLINAS DO TOCANTINS FIESC

FACULDADE INTEGRADA DE ENSINO SUPERIOR DE COLINAS DO TOCANTINS FIESC FACULDADE INTEGRADA DE ENSINO SUPERIOR DE COLINAS DO TOCANTINS FIESC EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA A SEGUNDA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - 2011/01 A Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas do

Leia mais

DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS PROCESSO DE PROMOÇÃO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA PROVA

DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS PROCESSO DE PROMOÇÃO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA PROVA DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS PROCESSO DE PROMOÇÃO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA PROVA O Diretor do Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Educação, nos termos da Lei Complementar

Leia mais

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA Cachoeira, março de 2011 REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º

Leia mais

EDITAL N.º 01/08/2015 CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS DO QUADRO DE PESSOAL DA PREFEITURA DE BATAGUASSU

EDITAL N.º 01/08/2015 CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS DO QUADRO DE PESSOAL DA PREFEITURA DE BATAGUASSU EDITAL N.º 01/08/2015 CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS DO QUADRO DE PESSOAL DA PREFEITURA DE BATAGUASSU O PREFEITO MUNICIPAL DE BATAGUASSU, Estado de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições,

Leia mais

REGULAMENTO DE TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DE TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DE TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Título I DA CONSTITUIÇÃO, FINALIDADE E OBJETIVO Art. 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso constitui-se em disciplina constante das últimas séries do

Leia mais

ASSISTENTE REGULADOR QUESTÃO 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 B E A C E B D C A E C A C D A B D E B E

ASSISTENTE REGULADOR QUESTÃO 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 B E A C E B D C A E C A C D A B D E B E PREFEITURA MUNICIPAL DE BOMBINHAS ESTADO DE SANTA CATARINA G A B A R I T O S O F I C I A I S P R E L I M I N A R E S R E F. E D I T A L C O N C U R S O P Ú B L I C O 0 0 1 / 2 0 0 9 AGENTE ADMINISTRATIVO

Leia mais

EDITAL N.º 44/2014 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO

EDITAL N.º 44/2014 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO EDITAL N.º 44/24 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, considerando o Decreto nº 7.485,

Leia mais

EDITAL DO CONCURSO PARA TREINAMENTO EM CIRURGIA GERAL DO COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES HOSPITAL ISRAELITA ALBERT SABIN

EDITAL DO CONCURSO PARA TREINAMENTO EM CIRURGIA GERAL DO COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES HOSPITAL ISRAELITA ALBERT SABIN EDITAL DO CONCURSO PARA TREINAMENTO EM CIRURGIA GERAL DO COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES HOSPITAL ISRAELITA ALBERT SABIN 2016 Inscrições: 29 de dezembro de 2015 a 27 de Janeiro de 2016 Informações: Secretária

Leia mais

CAPÍTULO I: DA NATUREZA E FINALIDADE

CAPÍTULO I: DA NATUREZA E FINALIDADE REGULAMENTO DOS NÚLCLEOS DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS (NEABIs) DO IFRS Aprovado pelo Conselho Superior do IFRS, conforme Resolução nº 021, de 25 de fevereiro de 2014. CAPÍTULO I: DA NATUREZA

Leia mais

EDITAL Nº 001/2016 EXAME DE SELEÇÃO 2016 ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

EDITAL Nº 001/2016 EXAME DE SELEÇÃO 2016 ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS DEPARTAMENTO REGIONAL DE ALAGOAS ESCOLA SESI DE EDUCAÇÃO BÁSICA INDUSTRIAL ABELARDO LOPES Parecer nº 247/2014 CEB/AL, Resolução nº 38/2014 CEE/AL, Portaria de Reconhecimento nº 866/2015 SEE/ALRua General

Leia mais

Nota introdutória DATADADIVULGAÇÃO:19DEMARÇODE2015 PRAZOPARARECURSOS:23DEMARÇODE

Nota introdutória DATADADIVULGAÇÃO:19DEMARÇODE2015 PRAZOPARARECURSOS:23DEMARÇODE GABARITO DAS PROVASOBJETIVASAPLICADASEM08e15DEOBJETIVAS APLICADAS EM e DEMARÇODE2015 Nota introdutória DATADADIVULGAÇÃO:19DEMARÇODE2015 PRAZOPARARECURSOS:23DEMARÇODE ARÇO 2015. Os recursos serãoaceitosnaformadoart.27doeditaldeabertura

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESINA PMT SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS SEMA

PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESINA PMT SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS SEMA 0 PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESINA PMT SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS SEMA EDITAL DE SELEÇÃO PARA BOLSAS DO PROGRAMA SERVIDOR UNIVERSITÁRIO 2011 A Secretaria Municipal de Administração

Leia mais

FERNANDO ANTÔNIO DA CÂMARA FREIRE Pedro Almeida Duarte. Regimento Interno do Coral Canto do Povo. Capítulo I Das Finalidades

FERNANDO ANTÔNIO DA CÂMARA FREIRE Pedro Almeida Duarte. Regimento Interno do Coral Canto do Povo. Capítulo I Das Finalidades Decreto nº 16.212, de 23 de julho de 2002. Aprova o Regimento Interno do Coral Canto do Povo. O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso das atribuição que lhe são conferidas pelo artigo 64,

Leia mais

Curso de Engenharia de Computação Regulamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso

Curso de Engenharia de Computação Regulamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso 1 Centro Universitário de Araraquara UNIARA Departamento de Ciências da Administração e Tecnologia Curso de Engenharia de Computação Regulamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso Capítulo I Das disposições

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 158/2013

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 158/2013 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 158/2013 Dispõe sobre as normas e fixa o calendário e o número de vagas do Processo Seletivo/2014 para o Curso de Medicina da Universidade de Taubaté. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DO MESTRADO E DOUTORADO EM DIREITO - TURMA 2016

EDITAL DE SELEÇÃO DO MESTRADO E DOUTORADO EM DIREITO - TURMA 2016 EDITAL DE SELEÇÃO DO MESTRADO E DOUTORADO EM DIREITO - TURMA 2016 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul comunica a abertura do processo

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE IMBÉ/RS SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2014

PREFEITURA MUNICIPAL DE IMBÉ/RS SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2014 PREFEITURA MUNICIPAL DE IMBÉ/RS SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2014 JUSTIFICATIVAS PARA MANUTENÇÃO OU ALTERAÇÃO DE GABARITOS PRELIMINARES De acordo com o Edital de Abertura nº 01/2014

Leia mais

n. Cópia digitalizada de comprovante de endereço (Ex: Conta de água, luz, telefone);

n. Cópia digitalizada de comprovante de endereço (Ex: Conta de água, luz, telefone); Faça o check-in de sua documentação antes de encaminhar sua inscrição, lembre-se que a capa do anteprojeto não pode estar no mesmo arquivo deste sendo isto motivo de eliminação e que os demais itens (letras)

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA ASSISTENTE SOCIAL ESF - BAURU - Outubro 2013

EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA ASSISTENTE SOCIAL ESF - BAURU - Outubro 2013 EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA ASSISTENTE SOCIAL ESF - BAURU - Outubro 2013 A SORRI BAURU, por meio de sua Diretoria Executiva convoca os interessados a participar do processo seletivo para a contratação

Leia mais

FUNDAÇÃO DE SAÚDE PÚBLICA DE NOVO HAMBURGO

FUNDAÇÃO DE SAÚDE PÚBLICA DE NOVO HAMBURGO FUNDAÇÃO DE SAÚDE PÚBLICA DE NOVO HAMBURGO Programa de Residência Médica em Clínica Médica Programa de Residência Médica em Medicina Intensiva Programa de Residência Médica em Neonatologia Processo Seletivo

Leia mais

UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ EDITAL PRG Nº 011/2011 CONCURSO PÚBLICO SIMPLIFICADO DE PROVAS E TÍTULOS PARA ADMISSÃO DE DOCENTE EM CARÁTER TEMPORÁRIO.

UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ EDITAL PRG Nº 011/2011 CONCURSO PÚBLICO SIMPLIFICADO DE PROVAS E TÍTULOS PARA ADMISSÃO DE DOCENTE EM CARÁTER TEMPORÁRIO. UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ EDITAL PRG Nº 011/2011 CONCURSO PÚBLICO SIMPLIFICADO DE PROVAS E TÍTULOS PARA ADMISSÃO DE DOCENTE EM CARÁTER TEMPORÁRIO. A Professora Doutora Ana Julia Urias dos Santos Araújo,

Leia mais

3.1. O processo de seleção será regido por este edital e executado pela Coordenação do Programa de Mestrado Profissional em Ciências do Ambiente.

3.1. O processo de seleção será regido por este edital e executado pela Coordenação do Programa de Mestrado Profissional em Ciências do Ambiente. A Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Veiga de Almeida, no uso de suas atribuições estatuárias e regimentais, e devidamente autorizada pelo Conselho Universitário, faz saber,

Leia mais

ÁREA: INSCRIÇÃO. 1.a) 3,0 4.a) 0,6 1.b) 2,5 4.b) 0,4 1.c) 2,0 4.c) 0,3 1.d) 1,5 4.d) 0,6 1.e) 1,0 4.e) 0,4

ÁREA: INSCRIÇÃO. 1.a) 3,0 4.a) 0,6 1.b) 2,5 4.b) 0,4 1.c) 2,0 4.c) 0,3 1.d) 1,5 4.d) 0,6 1.e) 1,0 4.e) 0,4 COMPROVANTES ENTREGUES: 1. aqui os itens que você julga ter pontuado. No ato da entrega cada comprovante recebido será checado pelo funcionário responsável pela recepção. 2. O numero da pagina em que esta

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 42/2014 PROFESSORES ACT

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 42/2014 PROFESSORES ACT EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 42/2014 PROFESSORES ACT Terezinha Fávaro da Silveira, Secretária Municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais e considerando o artigo 36 da Lei Municipal N. º

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUELUZ

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUELUZ PREFEITURA MUNICIPAL DE QUELUZ Ladeira Laurindo José da Silva, 40 Queluz/SP CEP: 12.800-000 Tel.: (12) 3147.1405 / 3147.1396 Processo Seletivo Simplificado Edital nº 02/2013 Processo seletivo para preenchimento,

Leia mais

1) SISTEMA DE AVALIAÇÃO

1) SISTEMA DE AVALIAÇÃO 1 2 Sumário 1) SISTEMA DE AVALIAÇÃO...4 1.1) PAA Projeto de Auxílio Aprendizagem...4 2) PROVAS E TRABALHOS...5 2.1) Provas Atrasadas...5 Como proceder:...5 2.2) Provas de Recuperação...5 2.3) Trabalhos...5

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE ESTUDANTES CANDIDATOS/AS DO INFANTIL II AO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - PROCESSO DE ADMISSÃO PARA 2014

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE ESTUDANTES CANDIDATOS/AS DO INFANTIL II AO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - PROCESSO DE ADMISSÃO PARA 2014 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE ESTUDANTES CANDIDATOS/AS DO INFANTIL II AO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - PROCESSO DE ADMISSÃO PARA 2014 O Diretor Geral do Colégio Diocesano Infantil, no uso de suas atribuições

Leia mais

EDITAL N 08/2014. I Das disposições gerais:

EDITAL N 08/2014. I Das disposições gerais: EDITAL N 08/2014. O Centro Universitário Euro-Americano - UNIEURO torna público o presente edital para atender a Portaria MEC/SERES n.º 336 de 28 de maio de 2014, publicada no Diário Oficial da União,

Leia mais

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA PÓS-GRADUAÇÃO DA CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DOS PRINCÍPIOS

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA PÓS-GRADUAÇÃO DA CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DOS PRINCÍPIOS POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA PÓS-GRADUAÇÃO DA CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DOS PRINCÍPIOS Art. 1. A Política de Assistência Estudantil da Pós-Graduação da UFGD é um arcabouço de princípios e diretrizes

Leia mais

Edital nº 001/15 Processo Seletivo 2015/1

Edital nº 001/15 Processo Seletivo 2015/1 Vestibular Edital nº 001/15 Processo Seletivo 2015/1 Comissão do Processo Seletivo - CoProS A Diretora Geral da Faculdade Integrada de Goiás FIG, com base em dispositivos constantes em seu Regimento, de

Leia mais

Professora Verônica Ferreira PROVA CESGRANRIO 2012 CAIXA ECONÔMICA FEDERAL TÉCNICO BANCÁRIO

Professora Verônica Ferreira PROVA CESGRANRIO 2012 CAIXA ECONÔMICA FEDERAL TÉCNICO BANCÁRIO Professora Verônica Ferreira PROVA CESGRANRIO 2012 CAIXA ECONÔMICA FEDERAL TÉCNICO BANCÁRIO 1 Q236899 Prova: CESGRANRIO - 2012 - Caixa - Técnico Bancário Disciplina: Português Assuntos: 6. Interpretação

Leia mais