MARKETING DIRETO. impresso

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MARKETING DIRETO. impresso"

Transcrição

1 MARKETING DIRETO Apropriado para públicos-alvos de qualquer tamanho, permite uma comunicação extremamente personalizada e pode ganhar grandes benefícios por meio da impressão digital OUT NOV 2009 CRIANDO E EDITANDO UM SYMBOL através do Illustrator O MERCADO DA EMBALAGEM: os padrões gráficos numa embalagem moldam a personalidade dos produtos e criam diferenciais competitivos SETORES DA PRODUÇÃO MIDIOGRAF: profissionalismo do acabamento à distribuição impresso FECHAMENTO AUTORIZADO. PODE SER ABERTO PELA ECT.

2 Editorial profissionalização, especializações e profissionalismo Existe uma imensa oferta de cursos de pós-graduação, de todos os tipos para todos os interesses e bolsos. Vemos crescer uma nova demanda: inúmeros estudantes têm iniciado cursos de especialização em renomadas universidades antes mesmo de concluírem sua graduação. Contudo, será que essa questão não merece especial atenção quando é considerada a inexperiência dos alunos para lidarem com um estudo aprofundado, que requer bagagem profissional, isto é, anos de mercado? Tratamos do tema nesta edição. No mercado, algumas regras são incontestáveis: serviço de padrão é bem feito tecnicamente e entregue no tempo combinado. De que serviria uma belíssima maladireta, com excelente impressão, se o corte estivesse com um pequeno desvio ou se fosse entregue ao cliente dois dias após o lançamento da campanha? Marcos e Lincoln contam como é feito aqui, na Midiograf. Os recursos da impressão digital trazem grandes benefícios para as ações de marketing direto. É a personalização da comunicação, que valoriza a criatividade e apresenta um dos mais interessantes custos-benefícios do mercado. A tecnologia offset digital da Midiograf facilita a rotina dos clientes. Para atender a indústria de produtos de consumo e as redes de varejo que têm apostado fortemente no mercado de produtos fracionados, o setor de embalagem se reinventa. As indústrias gráficas se preparam cada vez mais para atender o mercado, no qual as variações de layout e formato das embalagens crescem diariamente. Conheça as boas opções da Midiograf. Seguem, nas próximas páginas, as novidades desta edição. dicas&truques GETULINO PACHECO Ilustrador da revista Desktop Publishing e Photo Pro illustrator CS4 trabalhando com Symbols no illustrator Um Symbol é um desenho que pode ser utilizado várias vezes em um mesmo documento. Por exemplo, se você criar um símbolo de uma folha, então você pode adicionar Instâncias do símbolo várias vezes ao seu trabalho artístico sem precisar copiar e colar várias vezes tornando o arquivo complexo. Cada símbolo Instância está associada ao símbolo no painel Symbols ou a um símbolo da biblioteca. Usando a paleta symbols poupa-se tempo e ainda pode reduzir o tamanho do documento. Não deixe de ler! Um grande abraço! Expediente Midionews é uma publicação bimestral da Midiograf Gráfica e Editora L O N D R I N A, PR > Rua das Indústrias, 327 (43) M A R I N G Á, PR > Av. Euclides da Cunha, 405 A (44) C U R I T I B A, PR > Rua XV de Novembro, 1794 (41) Coordenação Geral: Sucesso Comunicação em Multimeios Av. Paraná, 71 Sala 201 (43) Londrina PR Jornalista responsável: Maria Aparecida Miranda (MTB 2007) Projeto Gráfico e Diagramação: Z11 Comunicação Av. Maringá, 725 6º andar (43) Impresso em papel reciclado, 120g/m2 Tiragem desta edição: 5000 exemplares Distribuição dirigida e gratuita Sugestões: Paleta Symbols: arraste o objeto para torná-lo um símbolo.

3 Aplicando um symbol Para criar um Symbol basta arrastar para dentro do painel Symbols, ilustrações, imagens, fontes sem se preocupar com qualquer tipo de restrição. O painel Symbols aceita qualquer tipo de arte, tanto ilustrações ou imagens que tenham ou não efeitos complexos produzidos por filtros. Uma vez criado o novo Symbol é só selecioná-lo no painel e aplicá-lo com a ferramenta Sprayer localizado na caixa de ferramentas do Illustrator. Ao clicar com a ferramenta sobre o documento uma sequência de cópias começa a ser espalhada dentro de um boxe que aumenta gradativamente conforme a quantidade de objetos inseridos dentro dele, que só é interrompida quando se solta o botão do clique. Dando dois cliques sobre o ícone da ferramenta Sprayer são habilitados os ajustes da ferramenta onde se pode aumentar o tamanho do diâmetro do Sprayer assim também como a intensidade do aplicador entre outros recursos disponíveis no painel. Além do Sprayer mais sete ferramentas compõe a edição do Symbols. Vamos ver o que faz cada uma delas: Sprayer: aplica os Symbols, Spinner: rotação, Shifter: altera a posição de elementos individualmente, Stainer: sobrepõe gradualmente as cores, Scruncher: espaça de forma proporcional e controlada os objetos, Screener: aplica transparências, Sizer: altera as dimensões, Styler: determina um outro estilo sobreposto. Clique sobre o ícone do Symbols para entrar no modo de edição. Clique em New Symbol após ter feito as alterações para sair do modo edição. Editando um symbol Todas as cópias ou instâncias aplicadas pelo Symbols tem como origem o Symbol (exemplo da arte que está no painel). Para editar um Symbol após aplicado, é necessário dar duplo-clique sobre o ícone dele no painel ou no menu do popup do painel acione Edit Symbols. As demais instâncias da aplicação irão ficar ocultas e uma barra cinza irá surgir no topo de seu documento. Neste momento você pode alterar a arte como desejar, por exemplo rotacionar, trocar a cor ou até mesmo substituí-la por outra, bastando para isso deletá-la e colocar outro item em seu lugar. Para confirmar as alterações clique sobre a palavra New Symbols localizada ao lado esquerdo da barra cinza que surgiu no topo de seu documento. O Symbols da paleta irá modificar e as cópias das instâncias aplicadas tornarão a aparecer também com as mesmas alterações. No entanto, se você quiser modificar os componentes individuais de um Symbol exemplo, você primeiro deve expandí-la. A expansão quebra a ligação entre o Symbols e o Símbols instância e converte o exemplo para um objeto. Salvando uma nova biblioteca de symbols Adicione os símbolos que deseja na biblioteca de símbolos do painel e apague todos os outros símbolos que você não desejar. Escolha Salve Symbols Library no menu pop-up do painel. Sua nova biblioteca será salva automaticamente no diretório de Symbols do Illustrator. Para abri-la escolha Open Symbol Library e ele aparecerá no Symbol Library submenu com as outras bibliotecas. Midionews set out

4 ENTREVISTA: Renato Sneider Marketing direto e impressão digital: a personalização na comunicação estudos realizados pela DMA (Direct Marketing Association) confirmam que uma mala-direta personalizada pode trazer em média 400% mais resultado que uma maladireta sem personalização. Isso tanto para pequenos como para grandes públicos, afirma Renato Sneider, pós-graduado em marketing direto e e-marketing pelo Institute of Direct Marketing em Londres Reino Unido. Administrador de empresas, Sneider atualmente é Diretor Executivo da Direto Targeted Marketing (www. diretomarketing.com.br), empresa especializada em serviços de CRM, Comunicação Dirigida e Web. Atende ou já atendeu empresas como HSBC, Fundação Getúlio Vargas, GVT, Banco Real, New Holland, CASE IH, Folha de Londrina, Portal de Notícias Bonde, Hospitalar, Datasul, Pado, Tigre Tubos e Conexões e Hydronorth, entre outras. Seguem algumas perguntas respondidas pelo especialista ao Midionews sobre temas primordiais na importante questão da personalização da comunicação, em que os recursos da impressão digital trazem grandes benefícios para as ações de marketing direto.

5 Diretor Executivo da Direto Targeted Marketing, empresa especializada em serviços de CRM, Comunicação Dirigida e Web. Pós graduado em Marketing e membro do Institute of Direct Marketing Londres Reino Unido. Como muitas ações de marketing direto passam pela impressão, e a impressão digital traz consigo inúmeras possibilidades de pensar e de criar uma campanha, dentro da sua experiência, em quanto a impressão digital otimizou o custo-benefício de uma ação de marketing direto e em quais situações? A impressão digital traz grandes benefícios para as ações de marketing direto, pois permite a você entregar uma comunicação extremamente personalizada, mesclando não só as mensagens individuais como também imagens, trazendo resultados muito mais criativos e expressivos para sua ação. Com o avanço da tecnologia, existem hoje máquinas de impressões digitais que rodam alta tiragem de materiais com custos muito próximos aos das impressões offset. A primeira ideia que se tem de marketing direto como ferramenta é que ele é apropriado para públicos-alvos menores. Isso é verdadeiro? Não. O marketing direto pode ser apropriado para públicos-alvos de qualquer tamanho. Veja o exemplo dos bancos e das empresas de cartão de crédito que possuem milhares ou mesmo milhões de pessoas em suas bases e ainda assim conseguem fazer marketing direto a partir de uma segmentação de dados transacionais ou pessoais. Hoje em dia, com as tecnologias de database marketing e CRM (Customer Relationship Management), aliadas às ferramentas de comunicação digital ou impressa, é possível se chegar a qualquer público com uma comunicação relevante, seja ele de massa ou nicho. Ações de marketing direto dirigidas para grandes públicos e públicos menores alcançam os mesmos resultados? Os resultados podem ser exatamente os mesmos. Se a base de dados do seu cliente estiver corretamente calibrada, com informações transacionais e pessoais, e se a comunicação tiver relevância para o público-alvo, podem ser obtidos resultados surpreendentes. Temos casos, com baixíssimo investimento na ação, em que o cliente teve um retorno maior que 1500% de vendas. Qual o ponto de partida para uma ação de marketing direto? Quais passos não podem ser esquecidos para uma realização segura? Um dos maiores cuidados que se deve ter é com a questão do tratamento de dados. Devese considerar que geralmente o investimento para se fazer uma ação com uso de mala-direta, dependendo da quantidade enviada, nem sempre é tão baixo. Se você não tiver seus dados devidamente tratados, incorrerá em grande risco de haver enorme desperdício de peças que não chegarão às pessoas desejadas. Imagine uma empresa com mais de nomes em seu banco de dados, e 20% desses dados duplicados ou com informações imprecisas de endereçamento. O prejuízo dessa ação poderá ser significativo. Outro cuidado está na própria mensagem. Um CRM ou database marketing permite a você fazer uma bela segmentação, tornando sua ação muito mais assertiva. Analisar, por exemplo, quem são os clientes que interagem mais com sua empresa ou marca, ou quais clientes apresentam maior ou menor potencial de compras irá fazer toda a diferença no resultado da sua ação. No caso de materiais impressos, como, por exemplo, a mala-direta, é importante fazer uma boa revisão no material gráfico, tanto na questão da qualidade quanto no seu manuseio. Como muitas vezes aplicamos dados variáveis nas malas-diretas, é importante que o seu manuseio seja minucioso para que não haja desencontro de informações. Além disso, é fundamental que as malas-diretas estejam devidamente adequadas às normas dos Correios. Com tantas formas de contato direto, o cliente em potencial acaba (todos sabemos) recebendo uma série delas que nem abre. Como conseguir a atenção do cliente em potencial? Existem alguns pontos que devemos observar com atenção. Hoje em dia, as pessoas são bombardeadas por mensagens sem pertinência. Para chamar a atenção do público, é necessário, em primeiro lugar, relevância e, preferivelmente, personalização na comunicação. Precisamos fazer a pessoa sentir que aquela mensagem foi pensada exclusivamente para ela, e precisamos comunicar mensagens voltadas às suas necessidades e aos seus interesses. Outro ponto chave está na própria ferramenta de comunicação que será utilizada para atingir essa pessoa. Por exemplo, saber se o cliente em potencial tem maior propensão de abrir um ou uma mala-direta. Nesse caso, a comunicação deve ser direcionada por meio da ferramenta de comunicação mais apropriada. Não menos importante ainda é o fator criativo. Com o volume de informações que as pessoas recebem hoje em dia, a comunicação deve surpreender os olhos de quem a recebe. Então o fator criativo tem também um papel decisivo para chamar a atenção do cliente potencial. Para chamar a atenção é necessário relevância e personalização. O cliente, de forma geral, sabe o que é e tem conhecimento das vantagens do marketing direto? Grande parte dos clientes conhece o marketing direto. Todavia, nem todos estão preparados para aproveitar os benefícios que ele pode proporcionar. Como parte dos clientes não utilizam metodologias ou ferramental de CRM, suas bases de dados não são tão qualificadas para realizar ações com uma comunicação sofisticada e personalizada. O marketing direto é ainda uma modalidade que precisa ser disseminada no mercado. Suas vantagens são inúmeras, começando com a questão da mensurabilidade, ou seja, é possível que o empresário saiba exatamente o retorno das suas ações de marketing direto. Onde pode emperrar uma proposta de ação que envolve o marketing direto? Quais são as principais dificuldades, se é que elas existem? A maior dificuldade está na falta de informação. A informação é a gasolina para o marketing direto. Sem ela, o motor não funciona. Outra dificuldade está nas pessoas da área de vendas. As pessoas que dependem de vendedores nem sempre os treinam para que tragam as informações dos seus clientes, as verdadeiras oportunidades de negócios dentro de um sistema. Com a falta desses inputs é difícil serem alcançados bons outputs, e as ações de marketing direto podem não apresentar a relevância esperada e não alcançar bom resultado. 2 3 Midionews Set Out

6 8 destaquesdomês profissionalismo do acabamento à distribuição no mercado, algumas regras são incontestáveis: serviço de padrão é bem feito tecnicamente e no tempo combinado. de que serviria uma belíssima mala-direta, com excelente impressão se o corte estivesse com um pequeno desvio ou fosse entregue ao cliente dois dias após o lançamento da campanha? marcos e lincoln conhecem e aprovam essa regra geral do mercado. Aliás, não só conhecem e aprovam como comprovam e a vivenciam, religiosamente, no dia a dia da midiograf. Na Logística > Marcos Roberto Barbosa a distribuição passa por aqui Marcos Roberto Barbosa está há três anos na empresa. Começou como motorista, passou a ajudar também no setor de Logística no turno da noite e foi promovido, com a saída do antigo encarregado, como responsável pela Logística da Midiograf. Fui aprendendo e gostando. A distribuição de toda a produção da gráfica passa por aqui, e isso exige organização e muita atenção, conta, satisfeito com o que faz. Marcos organiza a programação de saídas e de entregas. O que chega aqui já está agendado para sair e chegar ao destino no tempo certo e combinado. Tudo aqui é urgente, não há como esperar: despachamos impressos para o Brasil todo, lidamos com fornecedores, transportadoras e distribuidoras; conferimos os conhecimentos e temos que dar os retornos. Marcos conhece a importância do setor que coordena e sabe da responsabilidade de ter sete colegas sob sua orientação. Aqui, ninguém pode errar. Tenho a função de orientar a minha equipe. Somos a outra ponta do atendimento, também uma espécie de cartão de visitas da Midiograf. Gosto muito do ambiente em que trabalho, de fazer o que faço, de saber da importância da minha função para a empresa, finaliza. No corte e vinco > Lincoln Marques Amâncio CRESCIMENTO PROFISSIONAL E TRABALHO BEM FEITO 2 3 Lincoln Marques Amâncio tem 21 anos, cinco de empresa e muitos planos para o futuro. Começou trabalhar aos 16 anos no acabamento manual da Midiograf e, dois anos e meio depois, já estava no corte e vinco. Adoro fazer o que faço aqui. A gráfica foi o meu primeiro emprego, tudo o que sei fui aprendendo aqui e valorizo muito o que faço, conta, orgulhoso. Lincoln permanece atento, no corte e vinco, e conta, animado, sobre os planos que tem para os próximos anos. Começou arquitetura, mas resolveu dar um tempo no curso, comprou um terreno e está construindo sua casa. Pretendo me casar daqui a dois anos. Vou continuar firme, aqui. A gráfica tem muitos setores, e tenho muito que aprender aqui ainda. Pretendo continuar fazendo bem feita a minha parte nesta empresa, que cresce muito, a cada dia Midionews set out 2009

7 EMBALAGEM Sedução embalagem e V ocê já viu estas cenas, tenho certeza: no supermer- produto. A embalagem faz a propaganda e agrega maior cado, uma criança implorando à mãe pelo macar- valor ao produto, faz muitas vezes o consumidor comprar rãozinho da Turma da Mônica ou pelo xampu do o produto somente pela aparência da embalagem e por Bob Esponja. Ou ainda alguém escolhendo o amaciante algum utilitário agregado a ela. O produto não pode ser com um ursinho fofo no pacote em vez do outro com a planejado separado da embalagem, que, por sua vez, não simples logomarca impressa. Coloridas, com design dife- deve ser definida apenas com base em engenharia, marke- renciado ou famosos personagens estampados, mais que ting, comunicação, legislação e economia. Além de evitar abrigar produtos, as embalagens hoje são verdadeiras es- falhas elementares, o planejamento permite à empresa tratégias de marketing para atrair e fidelizar o consumidor. beneficiar-se de fatores que levam à redução de custos, Se as campanhas publicitárias atraem os consumidores até como a adequação da embalagem para diminuir o valor de os pontos de venda, são as embalagens dos produtos que, tarifas de frete, seguro, além do dimensionamento apro- muitas vezes, determinam escolhas na hora da compra. priado para o manuseio, a movimentação e o transporte. A importância da embalagem pode ser comparada à da A tendência é os produtos com bom design de embalagem roupa para as pessoas. Reflete quem você é. Assim, a em- serem vistos como mais fáceis de comercializar, o que aca- balagem esconde e revela o produto, numa dualidade que ba facilitando a entrada de tais produtos no mercado. transcende a questão da compra, explica o publicitário Eduardo Odécio, da Síntese Comunicação e Marketing. Um dos maiores especialistas em design de embalagem do Brasil, Fábio Mestriner, presidente da ABRE Asso- Os padrões gráficos numa embalagem moldam a ciação Brasileira de Embalagens, afirma que não é preciso personalidade dos produtos, principalmente daqueles de dizer o quanto a embalagem é importante para as empresas distribuição em massa, exibidos em prateleiras, os quais que atuam no segmento de consumo. As embalagens são frequentemente enviam mais mensagens que algumas grandes diferenciais competitivos, afinal, grandes empresas exposições publicitárias. Essa é uma razão pela qual é podem usar a embalagem na comunicação e na mídia para importante dar especial atenção à embalagem como ao apoiar seus produtos na competição de mercado.

8 Gestãoempresarial W M Palestrante e consultor empresarial OS ESPECIALISTAS PRECOCES segundo o consultor de empresas Wellington moreira, os profissionais estão buscando especialização sem possuírem um olhar generalista que lhes garantirá boas decisões para a carreira I números estudantes têm iniciado cursos de especia- que se conservam focados apenas na grife que o certificado mandas necessárias para suas áreas específicas de trabalho, lização em renomadas universidades antes mesmo final confere ao estudante. no presente e futuro próximos. Caso contrário, serão apenas de concluírem sua graduação, mas vários deles es- Entretanto, será que o diploma continua garantindo ouvintes nos bancos escolares, quando seu papel deveria ser tão frustrados com aquilo que os professores abor- alta empregabilidade? Em alguns casos, sim, na grande maio- o de partilha do conhecimento obtido nos cargos exercidos. dam em sala e com a aplicabilidade desses conteúdos num ria, não. O acesso a um MBA, por exemplo, já não é exclusi- É fundamental especializar-se, ainda mais porque encontrare- curso prazo. Contudo, será que o problema é o formato dos vidade de poucos e, segundo a lei da oferta e procura, fazer mos cada vez mais pessoas com portfólio semelhante. Toda- programas oferecidos ou a inexperiência dos alunos para um curso que muitos também realizam trata-se de um inves- via, em primeiro lugar, cuide dos fundamentos, como numa escolinha de futebol em que o bom treinador não se satisfaz lidar com um estudo aprofundado e que requer bagagem profissional, isto é, anos de mercado? Esse é apenas um dos problemas que a ditadura da pós-graduação precoce é assim que eu costumo chamar está provocando em muitos profissionais desavisados. Antes mesmo de ofertarem suas competências às organizações, bastante gente tem preferido ir para a sala de aula aprender conceitos que seriam muito melhor aproveitados se fossem praticados no próprio cotidiano de trabalho. Seu amigo pode fazer um Será que o diploma continua garantindo alta empregabilidade? quando percebe que um garoto demonstra ser habilidoso ao driblar, mas apresenta dificuldades em desarme de jogadas, cabeceios ou chutes de longa distância. Ele trabalha esses gaps de desempenho o quanto antes a fim de corrigi-los. Nas organizações, os fundamentos que garantem uma boa performance estão diretamente relacionados à experiência prática. É por esse motivo que os estágios e outros trabalhos não remunerados ajudam tanto no início da carreira quando promovem o amadurecimento da formação teórica por meio curso de aperfeiçoamento pomposo e destacado, mas você não precisa seguir exatamente os passos dele, ainda mais timento duvidoso, a não ser que tal formação seja requisito do exercício dos conhecimentos obtidos. Aqueles que fizeram se os objetivos de carreira forem diferentes. O mesmo vale mínimo para um cargo ou determinada profissão. Isto é: os um treinamento de Excel e não praticaram as fórmulas logo para as pessoas que, por não quererem ficar para traz das importantes cursos que poucos fazem é que o diferenciarão nas primeiras semanas, certamente, sabem do que estou fa- demais, se inscrevem em programas só porque todo mundo no mercado de trabalho, mas ninguém ou quase ninguém lando. A especialização precisa acontecer no momento em da empresa está fazendo uma pós-graduação. Nesses dois quer contar isso a você. que você já detiver um olhar global sobre a área genérica em casos, a consequência geralmente tem sido a mesma: frus- Profissionais de 22 ou 23 anos podem e devem ingres- que atua, pois assim fica fácil avaliar o caminho a ser trilhado tração, por causa do tempo e do dinheiro jogado fora. É cla- sar num curso de especialização, mas desde que já estejam com base em seus valores, suas motivações e competências, ro que há aqueles pouco preocupados com o aprendizado e atuando no mercado há algum tempo e percebendo as de- bem como nas oportunidades que o mercado oferece. remetente: midiograf gráfica e editora Rua das Indústrias, 327, Cidadela CEP Londrina, PR T Uso exclusivo do Correio: Ausente Não existe o nº. indicado Falecido Desconhecido Recusado Não Procurado Mudou-se Endereço Insuficiente Data de Reintegração Rubrica do Carteiro Outros (especificar)

Microsoft Office Excel

Microsoft Office Excel 1 Microsoft Office Excel Introdução ao Excel Um dos programas mais úteis em um escritório é, sem dúvida, o Microsoft Excel. Ele é uma planilha eletrônica que permite tabelar dados, organizar formulários,

Leia mais

Apresentação. Estamos à disposição para quaisquer dúvidas e sugestões! Atenciosamente, Equipe do Portal UNESC

Apresentação. Estamos à disposição para quaisquer dúvidas e sugestões! Atenciosamente, Equipe do Portal UNESC Sumário Apresentação... 1 1. Orientações Iniciais... 2 2. Recursos... 4 2.1 Rótulos... 4 2.2 Página de Texto Simples... 8 2.3 Página de Texto Formatado... 12 2.4 Site... 16 2.5 Arquivo... 21 2.6 Pasta

Leia mais

Universidade de São Paulo Centro de Informática de Ribeirão Preto TUTORIAL HOTMAIL

Universidade de São Paulo Centro de Informática de Ribeirão Preto TUTORIAL HOTMAIL Universidade de São Paulo Centro de Informática de Ribeirão Preto TUTORIAL HOTMAIL Tutorial Hotmail Sobre o MSN Hotmail Acessando o Hotmail Como criar uma conta Efetuando o login Verificar mensagens Redigir

Leia mais

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB CNS LEARNING MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB Versão Online 13 Índice ÍNDICE... 1 VISÃO GERAL... 2 CONCEITO E APRESENTAÇÃO VISUAL... 2 PRINCIPAIS MÓDULOS... 3 ESTRUTURAÇÃO... 3 CURSOS... 4 TURMAS... 4

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO

MARKETING DE RELACIONAMENTO MARKETING DE RELACIONAMENTO 1 O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica

Leia mais

Clique no menu Cadastrar para exibir as opções e clique na opção Arquivo. (Figura 1.1)

Clique no menu Cadastrar para exibir as opções e clique na opção Arquivo. (Figura 1.1) 1 - Manual de Utilização do Portal 1.1 - Cadastros de Arquivos O cadastro de arquivos serve para você enviar um arquivo para o banco de arquivos do Portal, ficando disponível para associá-lo a um conteúdo

Leia mais

Você Gostaria Que Eu Lhe Desse Um Plano, Para ATRAIR 3 Ou 4 Vezes Mais Clientes Para O Seu Negócio, De Graça?

Você Gostaria Que Eu Lhe Desse Um Plano, Para ATRAIR 3 Ou 4 Vezes Mais Clientes Para O Seu Negócio, De Graça? Você Gostaria Que Eu Lhe Desse Um Plano, Para ATRAIR 3 Ou 4 Vezes Mais Clientes Para O Seu Negócio, De Graça? Caro amigo (a) Se sua empresa está sofrendo com a falta de clientes dispostos a comprar os

Leia mais

Prática 3 Princípios da Animação

Prática 3 Princípios da Animação Prática 3 Princípios da Animação As animações em um site são bem discutidas quanto ao seu uso, pois, qualquer coisa que se movimenta na visão periférica ocupa lugar na consciência. Isso faz com que o usuário

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS GIZ/PROGRAD. Tutorial UFMG Virtual Os primeiros passos do docente

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS GIZ/PROGRAD. Tutorial UFMG Virtual Os primeiros passos do docente UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS GIZ/PROGRAD Tutorial UFMG Virtual Os primeiros passos do docente Nereu Agnelo Cavalheiro contato@nereujr.com Tutorial UFMG Virtual Primeiros passos do docente Este

Leia mais

VAMOS DAR INICIO A MAIS UMA AULA DO CURSO DE PROPAGANDA E MARKETING- 4 MÓDULO COMO GANHAR DINHEIRO COM MALA DIRETA

VAMOS DAR INICIO A MAIS UMA AULA DO CURSO DE PROPAGANDA E MARKETING- 4 MÓDULO COMO GANHAR DINHEIRO COM MALA DIRETA VAMOS DAR INICIO A MAIS UMA AULA DO CURSO DE PROPAGANDA E MARKETING- 4 MÓDULO COMO GANHAR DINHEIRO COM MALA DIRETA 4 E ÚLTIMO MÓDULO: Como Ganhar dinheiro com Mala Direta APRESENTAÇÃO PESSOAL Edileuza

Leia mais

Facebook Analytics: Como mensurar e otimizar a presença da sua empresa no Facebook

Facebook Analytics: Como mensurar e otimizar a presença da sua empresa no Facebook Marketing Digital de resultado para Médias e Pequenas Empresas Facebook Analytics: Como mensurar e otimizar a presença da sua empresa no Facebook Ferramentas e experimentos para conseguir melhores resultados

Leia mais

Agora sua máquina da Cielo passa os cartões Diners Club. Informativo. Ou seja, o seu ponto de venda acaba de ganhar vários pontos com os clientes.

Agora sua máquina da Cielo passa os cartões Diners Club. Informativo. Ou seja, o seu ponto de venda acaba de ganhar vários pontos com os clientes. A número 1 em vendas. NADA SUPERA ESSA MÁQUINA. Informativo EDIÇÃO 2 TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CIELO PARA O SEU NEGÓCIO. Palavra do presidente Prezado cliente, A Cielo atua no cenário multibandeira

Leia mais

Integração com a Mídia Social

Integração com a Mídia Social Guia rápido sobre... Integração com a Mídia Social Neste guia... Vamos mostrar como integrar seu marketing com as mídias sociais para você tirar o maior proveito de todo esse burburinho online! Nós ajudamos

Leia mais

Manual de Apoio ao Treinamento. Expresso

Manual de Apoio ao Treinamento. Expresso Manual de Apoio ao Treinamento Expresso 1 EXPRESSO MAIL É dividido em algumas partes principais como: Caixa de Entrada: local onde ficam as mensagens recebidas. O número em vermelho entre parênteses refere-se

Leia mais

Montar planilhas de uma forma organizada e clara.

Montar planilhas de uma forma organizada e clara. 1 Treinamento do Office 2007 EXCEL Objetivos Após concluir este curso você poderá: Montar planilhas de uma forma organizada e clara. Layout da planilha Inserir gráficos Realizar operações matemáticas 2

Leia mais

Indice. 02- Inserindo seus dados pessoais e redes sociais 1. 3.1- Categorias de produtos 2. 3.2- Variações de produtos 2. 05- Banners de topo 5

Indice. 02- Inserindo seus dados pessoais e redes sociais 1. 3.1- Categorias de produtos 2. 3.2- Variações de produtos 2. 05- Banners de topo 5 Indice 01- Alterando o visual da loja 1 02- Inserindo seus dados pessoais e redes sociais 1 03- Produtos 2 3.1- Categorias de produtos 2 3.2- Variações de produtos 2 3.3- Inserindo Produtos 3 3.4- Produtos

Leia mais

Manual de Utilização do Zimbra

Manual de Utilização do Zimbra Manual de Utilização do Zimbra Compatível com os principais navegadores web (Firefox, Chrome e Internet Explorer) o Zimbra Webmail é uma suíte completa de ferramentas para gerir e-mails, calendário, tarefas

Leia mais

Corel Draw 12. Enviado por: Jair Marcolino Felix. Rua Dr. Osvaldo Assunção nº 72 Tucano BA Próximo a Escola de Artes e Ofícios (antigo CESG)

Corel Draw 12. Enviado por: Jair Marcolino Felix. Rua Dr. Osvaldo Assunção nº 72 Tucano BA Próximo a Escola de Artes e Ofícios (antigo CESG) Corel Draw 12 Enviado por: Jair Marcolino Felix Corel Draw 12 O Corel Draw é um programa de design gráfico pertencente à Corel.O Corel Draw é um aplicativo de ilustração e layout de página que possibilita

Leia mais

Thaísa Fortuni. 15 dicas de Mídias Sociais para Moda. Copyright 2015 - Todos os direitos reservados

Thaísa Fortuni. 15 dicas de Mídias Sociais para Moda. Copyright 2015 - Todos os direitos reservados Thaísa Fortuni Thaísa Fortuni 15 dicas de Mídias Sociais para Moda Copyright 2015 - Todos os direitos reservados Sobre Thaísa Fortuni Publicitária por formação, escritora e empreendora digital. Trabalha

Leia mais

CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3

CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3 CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3 Este tutorial não tem como finalidade esgotar todas as funcionalidades do Ambiente, ele aborda de forma prática

Leia mais

Manual do Sistema "Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro" Editorial Brazil Informatica I Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Conteúdo Part I Introdução

Leia mais

Manual do KNotes. Fabian Dal Santo Greg M. Holmes Revisão: Lauri Watts Tradução: Marcus Gama

Manual do KNotes. Fabian Dal Santo Greg M. Holmes Revisão: Lauri Watts Tradução: Marcus Gama Fabian Dal Santo Greg M. Holmes Revisão: Lauri Watts Tradução: Marcus Gama 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Usando o KNotes 6 3 Configuração 9 3.1 Configurando as Opções Padrão do KNotes.......................

Leia mais

MANUAL PARA USO DO SISTEMA GCO Gerenciador Clínico Odontológico

MANUAL PARA USO DO SISTEMA GCO Gerenciador Clínico Odontológico MANUAL PARA USO DO SISTEMA GCO Gerenciador Clínico Odontológico O GCO é um sistema de controle de clínicas odontológicas, onde dentistas terão acesso a agendas, fichas de pacientes, controle de estoque,

Leia mais

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word 1 Iniciando o Word 2010 O Word é um editor de texto que utilizado para criar, formatar e imprimir texto utilizado para criar, formatar e imprimir textos. Devido a grande quantidade de recursos disponíveis

Leia mais

Módulo 4 CRM. [ Customer Relationship Management ]

Módulo 4 CRM. [ Customer Relationship Management ] Módulo 4 CRM [ Customer Relationship Management ] Sumário Introdução pág. 01 1. Definição 2. Por que usar o CRM?? 3. Cadastro pág. 02 pág. 02 pág. 02 4. Tipos de CRM CRM pág. 04 4.1 Operacional: Criação

Leia mais

Manual do Usuário. Minha Biblioteca

Manual do Usuário. Minha Biblioteca Manual do Usuário Minha Biblioteca Sumário Acesso a Minha Biblioteca... 3 Tela Principal... 3 Para que serve o ícone Minha Biblioteca?... 3 O que você encontra no campo Pesquisar?... 4 Quando utilizar

Leia mais

Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação

Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação 1 - Como posso inserir mais de um fundo em uma apresentação? 2 - Como uso o slide de uma apresentação em outra apresentação? 3 - Quando recorto um documento

Leia mais

A confluência dos vídeos e a Internet

A confluência dos vídeos e a Internet WHITEPAPER A confluência dos vídeos e a Internet Por que sua empresa deveria investir em vídeos em 2013 e como a Construção Civil pode utilizar os vídeos como diferencial competitivo. 1 Saiba como os vídeos

Leia mais

Criar Mensagens de Auto-Resposta

Criar Mensagens de Auto-Resposta Guia rápido sobre... Criar Mensagens de Auto-Resposta Neste guia... Aprenda a configurar suas auto-respostas para que funcionem em piloto automático. Deixe o GetResponse enviar suas campanhas, mensagens

Leia mais

GERENCIADOR ELETRÔNICO

GERENCIADOR ELETRÔNICO MANUAL DO USUÁRIO GERENCIADOR ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS Sumário Menu Arquivos Empresas Usuárias... 04 Ativar Empresas... 04 Cadastro (Assunto/Documento)... 05 Sair... 07 Menu Digitalização Normal... 08

Leia mais

www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1

www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1 www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1 Remarketing é um recurso utilizado para direcionar anúncios personalizados para as pessoas que visitaram uma determinada página do seu site ou clicaram

Leia mais

Como fazer marketing de relacionamento

Como fazer marketing de relacionamento Como fazer marketing de relacionamento O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma

Leia mais

MINI-CURSO MÉTRICAS DO EMAIL MARKETING

MINI-CURSO MÉTRICAS DO EMAIL MARKETING MINI-CURSO MÉTRICAS DO EMAIL MARKETING O que é Email Marketing afinal? E-mail marketing é a utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto, respeitando normas e procedimentos pré-definidos(boas

Leia mais

porque evoluir é preciso

porque evoluir é preciso porque evoluir é preciso Evoluindo empreendedores Básico Dispara até 12.000 e-mail mensais Para até 2.000 contatos gratuitamente Revisão 0 out/2014 Matéria Prima Google Chrome Lista de e-mail s Logomarca

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Excel 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Adicionar comandos à Barra de Ferramentas

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3. A série... 3

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3. A série... 3 WORD 2007 E 2010 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3 A série... 3 01 CAPTURAS DE TELA WORD 2010... 3 02 IMAGENS 2007/2010... 5 03 NOTAS DE RODAPÉ... 13 04 NUMERAÇÃO DE PÁGINAS... 15 05 CONTAR PALAVRAS...

Leia mais

Portal Contador Parceiro

Portal Contador Parceiro Portal Contador Parceiro Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa 1. Portal Contador Parceiro... 03 2. Acesso ao Portal... 04 3. Profissionais...11 4. Restrito...16 4.1 Perfil... 18 4.2 Artigos...

Leia mais

Guia definitivo da pesquisa de mercado online

Guia definitivo da pesquisa de mercado online Guia definitivo da pesquisa de mercado online Noções básicas de pesquisa de mercado e um guia para usar o Opinion Box Índice Introdução 3 1. O que é pesquisa de mercado 4 2. Como fazer uma pesquisa de

Leia mais

Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas:

Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas: Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas: Criando arquivo novo Seleções Cor uniforme Lata de Tinta Criando camadas Janela

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

SISTEMA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS SISTEMA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS MANUAL DE PROCEDIMENTOS V PORTAL WEB Revisão: 07 Versão: 7.9.109 JM Soft Informática Março, 2015 SUMÁRIO 1 AVALIAÇÕES... 9 2 PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL...

Leia mais

inux Sistemas Ltda. MANUAL DO USUÁRIO www.inux.com.br

inux Sistemas Ltda. MANUAL DO USUÁRIO www.inux.com.br 2013 inux Sistemas Ltda. s MANUAL DO USUÁRIO www.inux.com.br Sumário 1 Introdução... 2 2 Visão Geral do Sistema... 2 3 Tela de Configuração... 3 4 Tela de Mensagens... 5 5 Tela de Importação... 8 6 Tela

Leia mais

Cursos Online. Universidade do Corretor Alta Performance em Vendas de Alto Valor. Guia de Boas Vindas Primeiros passos. www.andrevinicius.

Cursos Online. Universidade do Corretor Alta Performance em Vendas de Alto Valor. Guia de Boas Vindas Primeiros passos. www.andrevinicius. Cursos Online Universidade do Corretor Alta Performance em Vendas de Alto Valor Guia de Boas Vindas Primeiros passos www.andrevinicius.com/ead Universidade do Corretor Olá! Tudo bem? É com imenso prazer

Leia mais

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela Aula 01 - Formatações prontas e Sumário Formatar como Tabela Formatar como Tabela (cont.) Alterando as formatações aplicadas e adicionando novos itens Removendo a formatação de tabela aplicada Formatação

Leia mais

Guia Prático do Usuário Sistema e-commerce e Portal

Guia Prático do Usuário Sistema e-commerce e Portal Guia Prático do Usuário Sistema e-commerce e Portal 29/11/2012 Índice ÍNDICE... 2 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. O QUE É E-COMMERCE?... 4 3. LOJA FOCCO... 4 4. COMPRA... 13 5. E-MAILS DE CONFIRMAÇÃO... 14 6.

Leia mais

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Requisitos para usar o Office 365: Ter instalado pelo menos a versão 7 do Internet Explorer, Mozilla Firefox 15, Google Chrome 21 ou Safari no Mac. O que é

Leia mais

Mídia Brasil Online Manual do Usuário

Mídia Brasil Online Manual do Usuário 1) Menu Principal O Menu Principal se estende no topo da tela do MBO, apresentando as seguintes opções: Clicar sobre cada uma dessas opções permite o acesso às diferentes seções do site. 2) Funções do

Leia mais

MBA em Marketing Estratégico

MBA em Marketing Estratégico MBA em Marketing Estratégico Início em 28 de setembro de 2015 Aulas as segundas e quartas, das 19h às 22h Valor do curso: R$ 21.600,00 À vista com desconto: R$ 20.520,00 Consultar planos de parcelamento.

Leia mais

NAVEGANDO NA INTERNET

NAVEGANDO NA INTERNET UNIDADE 2 NAVEGANDO NA INTERNET OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM Ao finalizar esta Unidade você deverá ser capaz de: Definir a forma de utilizar um software de navegação; Debater os conteúdos disponibilizados

Leia mais

Atividade - Sequência Conrado Adolpho

Atividade - Sequência Conrado Adolpho Atividade - Sequência Conrado Adolpho Agora, eu quero lhe apresentar os 6 e-mails do conrado adolpho para vender o 8ps. Quero que você leia está sequência com muita atenção e, depois, responda às provocações

Leia mais

Orientações para Professores. Prezado professor,

Orientações para Professores. Prezado professor, Orientações para Professores Prezado professor, No ano em que a Oficina do texto comemora 10 anos, todos os olhares se voltam para um país em especial: a África do Sul sede da Copa do Mundo de Futebol.

Leia mais

1. NOÇÕES BÁSICAS... 1.1. Iniciando o Excel... 1.1.1. Abrindo o Excel... 1.1.2. Encerrando o Excel... 1.2. A tela do Excel 7.0... 1.2.1.

1. NOÇÕES BÁSICAS... 1.1. Iniciando o Excel... 1.1.1. Abrindo o Excel... 1.1.2. Encerrando o Excel... 1.2. A tela do Excel 7.0... 1.2.1. 1. NOÇÕES BÁSICAS... 1.1. Iniciando o Excel... 1.1.1. Abrindo o Excel... 1.1.2. Encerrando o Excel... 1.2. A tela do Excel 7.0... 1.2.1. Partes da tela do Excel... Barra de fórmulas... Barra de status...

Leia mais

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET www.concursosecursos.com.br INFORMÁTICA AULA 11

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET www.concursosecursos.com.br INFORMÁTICA AULA 11 INFORMÁTICA AULA 11 INTERNET (CONTINUAÇÃO) Outlook EXPRESS A janela principal do Outlook Express pode ser divida basicamente em: Área de Comando (superior) - Contém a barra de botões e a barra de menus.

Leia mais

Estratégias de Comunicação para Micro e Pequenas Empresas

Estratégias de Comunicação para Micro e Pequenas Empresas Estratégias de Comunicação para Micro e Pequenas Empresas SEGMENTOS DE ATUAÇÃO Encomendas Mensagens Financeiro Digital Logística Integrada Conveniência Marketing Direto Serviços Internacionais SEGMENTOS

Leia mais

MÓDULO - I Manual Prático Microsoft Excel 2007

MÓDULO - I Manual Prático Microsoft Excel 2007 MÓDULO - I Manual Prático Microsoft Excel 2007 MÓDULO - I APRESENTAÇÃO... 1 AMBIENTE DE TRABALHO... 2 A folha de cálculo... 2 O ambiente de trabalho do Excel... 3 Faixas de Opções do Excel... 4 - Guia

Leia mais

Como Ganhar R$ 625,00 por Mês com Hotmart

Como Ganhar R$ 625,00 por Mês com Hotmart Como Ganhar R$ 625,00 por Mês com Hotmart Ah algum tempo venho estudando e me dedicando a atividade de blogueiros famosos no cenário internacional como Darren Rowse, Silvio Fortunato, Pat Flynn, entre

Leia mais

AULA 3 FERRAMENTAS E APLICATIVOS DE NAVEGAÇÃO, DE CORREIO ELETRÔNICO, DE GRUPOS DE DISCUSSÃO, DE BUSCA E PESQUISA (PARTE II)

AULA 3 FERRAMENTAS E APLICATIVOS DE NAVEGAÇÃO, DE CORREIO ELETRÔNICO, DE GRUPOS DE DISCUSSÃO, DE BUSCA E PESQUISA (PARTE II) AULA 3 FERRAMENTAS E APLICATIVOS DE NAVEGAÇÃO, DE CORREIO ELETRÔNICO, DE GRUPOS DE DISCUSSÃO, DE BUSCA E PESQUISA (PARTE II) A seguir vamos ao estudo das ferramentas e aplicativos para utilização do correio

Leia mais

Tutorial Colocar Frete no Template Mercado Livre

Tutorial Colocar Frete no Template Mercado Livre Tutorial Colocar Frete no Template Mercado Livre 1 Configurar seu template Incluindo seu CEP no simulador Link para cadastrar seus produtos no calculador de frete: http://frete-facil.com/ Para personalizar

Leia mais

seu próprio marketing Vinícius Matos ensina como divulgar o trabalho de fotografia de casamento usando meios simples e baratos

seu próprio marketing Vinícius Matos ensina como divulgar o trabalho de fotografia de casamento usando meios simples e baratos Técnica&Prática Fotografia Social Saiba como fazer o seu próprio marketing Vinícius Matos ensina como divulgar o trabalho de fotografia de casamento usando meios simples e baratos Por Livia Capeli (texto)

Leia mais

Processamento Eletrônico de Documentos / NT Editora. -- Brasília: 2013. 128p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm.

Processamento Eletrônico de Documentos / NT Editora. -- Brasília: 2013. 128p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm. Autor Ismael Souza Araujo Pós-graduado em Gerência de Projetos PMBOK UNICESP, Graduado em Tecnologia em Segurança da Informação UNICESP. Professor de concurso da área de informática e consultor em EAD.

Leia mais

BEM VINDOS AO DHL WEB SHIPPING GUIA DE USO

BEM VINDOS AO DHL WEB SHIPPING GUIA DE USO Envio de Remessas Online BEM VINDOS AO DHL WEB SHIPPING GUIA DE USO webshipping.dhl.com ACESSE O DHL WEB SHIPPING DE QUALQUER LUGAR DO MUNDO. Ideal para qualquer empresa com acesso à internet, o DHL Web

Leia mais

Publisher. Publisher. versão 2012.2

Publisher. Publisher. versão 2012.2 versão 2012.2 Publisher Publisher Para diagramar, vamos utilizar o Publisher, do pacote de programas Microsoft Office. As instruções valem para as versões 2003, 2007 e 2010 do pacote. Vamos aprender através

Leia mais

O que é o Microsoft Office?

O que é o Microsoft Office? Aula 1 O que é o Microsoft Office? O Microsoft Office é um pacote de programas para escritório que faz parte de um único DVD. Você aprenderá neste curso a trabalhar com os programas mais famosos do pacote

Leia mais

Continuação. 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART

Continuação. 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART Continuação 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART a) Vá para o primeiro slide da apresentação salva no item 31. b) Na guia PÁGINA INICIAL, clique no botão LAYOUT e selecione (clique) na opção TÍTULO

Leia mais

Manual do Anunciante

Manual do Anunciante Manual do Anunciante 1 - Compra de Pacotes Bit Turs Abaixo será listado passo a passo o processo de como será executada a compra de moedas Bit Turs para que você possa anunciar seus produtos em nosso portal.

Leia mais

INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA. Guia rápido

INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA. Guia rápido INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA Guia rápido A PLATAFORMA MOODLE Moodle (Modular Object Oriented Distance LEarning) é um Sistema para Gerenciamento de Cursos (SGC). Trata-se de um programa para computador

Leia mais

PEDIDO Manual OPERACIONAL

PEDIDO Manual OPERACIONAL SISTEMA DE GESTÃO HDIAS HAMILTON DIAS (31) 8829.9195 8540.8872 www.hdias.com.br hamilton-dias@ig.com.br PEDIDO Manual OPERACIONAL Pagina 2 de 34 ÍNDICE Pedido... 4 Como Acessar... 4 Como Localizar Pedido...

Leia mais

Publisher. Publisher. versão 2012.2

Publisher. Publisher. versão 2012.2 versão 2012.2 Publisher Publisher Para diagramar, vamos utilizar o Publisher, do pacote de programas Microsoft Office. As instruções valem para as versões 2003, 2007 e 2010 do pacote. Vamos aprender através

Leia mais

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar as características da interface do gerenciador de arquivos Konqueror. Através dele realizaremos as principais operações com arquivos

Leia mais

Manual Simulador de Loja

Manual Simulador de Loja Manual Simulador de Loja Índice Início Menu Loja Modelo Loja Modelo Menu Criar Minha Loja Criar Minha Loja Abrir Projeto Salvo Teste Seu Conhecimento 0 04 05 08 09 8 9 0 Início 5 4 Figura 00. Tela inicial.

Leia mais

CHECKLIST: PASSO A PASSO PARA PROMOVER LANDING PAGES E ATRAIR LEADS

CHECKLIST: PASSO A PASSO PARA PROMOVER LANDING PAGES E ATRAIR LEADS CHECKLIST: PASSO A PASSO PARA PROMOVER LANDING PAGES E ATRAIR LEADS Elaborar uma oferta e criar uma Landing Page para converter os visitantes do site em Leads é estratégia fundamental nas ações de marketing

Leia mais

Este documento consiste em 25 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Março de 2010.

Este documento consiste em 25 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Março de 2010. Manual do Usuário Este documento consiste em 25 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Março de 2010. Impresso no Brasil. Sujeito a alterações técnicas. A reprodução deste documento,

Leia mais

13. COMPRE NA BAIXA, VENDA NA ALTA

13. COMPRE NA BAIXA, VENDA NA ALTA ENSINO MÉDIO 13. COMPRE NA BAIXA, VENDA NA ALTA Gestão de uma carteira de investimentos Áreas: M, LP SOFTWARES NECESSÁRIOS: MICROSOFT WORD 2000 MICROSOFT EXCEL 2000 MICROSOFT POWERPOINT 2000 SOFTWARE OPCIONAL:

Leia mais

Manual Carteiro Virtual

Manual Carteiro Virtual Manual Carteiro Virtual CONFIGURAÇÕES INICIAIS Introdução...3 Como acessar o Carteiro Virtual...4 Personalizando seus dados de acesso...6 LISTAS DE CONTATOS Criando Lista de Contatos...8 Inserindo contatos

Leia mais

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007 WORD 2007 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa

Leia mais

Prontuários eletrônicos práticos, com recursos textuais e de multimídia

Prontuários eletrônicos práticos, com recursos textuais e de multimídia Centralx Clinic O ciclo de trabalho completo em um só sistema. Para ambientes de alta produtividade, do agendamento à consulta, do faturamento ao rateio entre prestadores de serviço, o Centralx Clinic

Leia mais

Blog Agência Clinks Relatórios

Blog Agência Clinks Relatórios Blog Agência Clinks Relatórios Copyright 2014 by Clinks Agência Certificada Google AdWords - E-book Blog Agência Clinks Relatórios. All Rights Reserved. Sumário COMO CRIAR E PROGRAMAR RELATÓRIOS DE LINKS

Leia mais

MANUAL ESCOLA FLEX. Revisado em 09/07/2008. Sistema Flex www.sistemaflex.com

MANUAL ESCOLA FLEX. Revisado em 09/07/2008. Sistema Flex www.sistemaflex.com MANUAL ESCOLA FLEX Revisado em 09/07/2008 Sistema Flex www.sistemaflex.com Índice Manual Escola Flex Índice... 2 Tela de Abertura (Splash Screen)... 3 Login... 4 Seleção de Empresas... 5 Tela Principal...

Leia mais

COMO REDUZIR O CUSTO NA COMUNICAÇÃO USANDO A INTERNET

COMO REDUZIR O CUSTO NA COMUNICAÇÃO USANDO A INTERNET COMO REDUZIR O CUSTO NA COMUNICAÇÃO USANDO A INTERNET Ao mesmo tempo em que hoje se tornou mais fácil falar a longa distância, pela multiplicidade de opções e operadoras de telefonia, também surgem as

Leia mais

Diveo Exchange OWA 2007

Diveo Exchange OWA 2007 Diveo Exchange OWA 2007 Manual do Usuário v.1.0 Autor: Cícero Renato G. Souza Revisão: Antonio Carlos de Jesus Sistemas & IT Introdução... 4 Introdução ao Outlook Web Access 2007... 4 Quais são as funcionalidades

Leia mais

mvbuilder - Manual do Usuário

mvbuilder - Manual do Usuário mvbuilder - Manual do Usuário mvbuilder Editor de mapas para o meavox Parte integrante da Suite meavox de comunicação alternativa. Manual do Usuário do mvbuilder Autor: Gustavo Furtado Versão deste documento:

Leia mais

O Komunik é uma ferramenta de comunicação interna que permite a interação completa entre todos os setores de uma empresa.

O Komunik é uma ferramenta de comunicação interna que permite a interação completa entre todos os setores de uma empresa. ORG 13.8 KOMUNIK O QUE É Manual Estoque - Versão 4.55.001-2ª Edição - 2012 O Komunik é uma ferramenta de comunicação interna que permite a interação completa entre todos os setores de uma empresa. PRA

Leia mais

Moodle FTEC Versão 2.0 Manual do Usuário Acesse a área de LOGIN do site da FTEC www.ftec.com.br

Moodle FTEC Versão 2.0 Manual do Usuário Acesse a área de LOGIN do site da FTEC www.ftec.com.br Moodle FTEC Versão 2.0 Manual do Usuário Acesse a área de LOGIN do site da FTEC www.ftec.com.br Índice Como acessar o Moodle Editando seu PERFIL Editando o curso / disciplina no Moodle Incluindo Recursos

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Quebra cabeça com Recorte Para a produção deste

Leia mais

TUTORIAL DO USUÁRIO CRM SOLUTION EM 05/02/2011

TUTORIAL DO USUÁRIO CRM SOLUTION EM 05/02/2011 TUTORIAL DO USUÁRIO CRM SOLUTION EM 05/02/2011 Manual de operação revisão 20110205 Pagina 1/18 Login no Sistema Para poder utilizar o sistema. 1 - Receba com o gestor do sistema o endereço na WEB no qual

Leia mais

Professor On-line. Em construção versão: 16/01/2015. Elaboração SED/DITI/GETIG

Professor On-line. Em construção versão: 16/01/2015. Elaboração SED/DITI/GETIG Professor On-line Em construção versão: 16/01/2015 Tela inicial de acesso Nº do IP do equipamento que está acessando o sistema 2 Login Matrícula no formato NNNNNN-D-VV (número, dígito, vínculo) Obs: independente

Leia mais

ESTOQUE E PRODUTO Manual BÁSICO

ESTOQUE E PRODUTO Manual BÁSICO SISTEMA DE GESTÃO HDIAS HAMILTON DIAS (31) 8829.9195 8540.8872 www.hdias.com.br hamilton-dias@ig.com.br ESTOQUE E PRODUTO Manual BÁSICO Pagina 2 de 13 ÍNDICE Local... 3... 3... 3 Unidade... 4... 4... 4

Leia mais

Bleez Agência Digital... 3. Quem sou eu... 4. Introdução... 5. Quanto o ecommerce cresceu no Brasil... 7. Quem está comprando no ecommerce...

Bleez Agência Digital... 3. Quem sou eu... 4. Introdução... 5. Quanto o ecommerce cresceu no Brasil... 7. Quem está comprando no ecommerce... Sumário Bleez Agência Digital... 3 Quem sou eu... 4 Introdução... 5 Quanto o ecommerce cresceu no Brasil... 7 Quem está comprando no ecommerce... 10 Por que os brasileiros estão comprando mais... 12 O

Leia mais

Como Ganhar Dinheiro Com Adsense: Um MEGA guia Passo a Passo

Como Ganhar Dinheiro Com Adsense: Um MEGA guia Passo a Passo Como Ganhar Dinheiro Com Adsense: Um MEGA guia Passo a Passo Se você quer aprender a como ganhar dinheiro com o Google Adsense, nesse guia super completo você encontrará passo a passo o que você precisa

Leia mais

Guia para os novos Gerentes

Guia para os novos Gerentes Guia para os novos Gerentes Registar 1 Aqui está possível escolher o nome de Gerente, a senha, o idioma preferido e o servidor onde será criada a sua equipa. Os servidores funcionam em fusos horários diferentes.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS ESPECIALIZAÇÃO EM ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS. Prof. M.Sc.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS ESPECIALIZAÇÃO EM ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS. Prof. M.Sc. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS ESPECIALIZAÇÃO EM ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS Microsoft Office PowerPoint 2007 Prof. M.Sc. Fábio Hipólito Julho / 2009 Visite o site:

Leia mais

Power Point. Autor: Paula Pedone

Power Point. Autor: Paula Pedone Power Point Autor: Paula Pedone INTRODUÇÃO O POWER POINT é um editor de apresentações, pertencente ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de apresentações através da

Leia mais

Índice 1. PORTAL DE VENDAS... 3 2. INTEGRAÇÃO PORTAL DE VENDAS X FOX... 4 3. CADASTRO DE VENDEDORES/SUPERVISORES... 5 4. CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA...

Índice 1. PORTAL DE VENDAS... 3 2. INTEGRAÇÃO PORTAL DE VENDAS X FOX... 4 3. CADASTRO DE VENDEDORES/SUPERVISORES... 5 4. CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA... Portal de Vendas Índice 1. PORTAL DE VENDAS... 3 2. INTEGRAÇÃO PORTAL DE VENDAS X FOX... 4 3. CADASTRO DE VENDEDORES/SUPERVISORES... 5 1.1. Guia Portal de Vendas... 7 4. CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA... 8 5.

Leia mais

Oficina de Software Livre.

Oficina de Software Livre. Professor: Igor Patrick Silva Contato: (38)88037610 E-Mail: igorsilva88037610@hotmail.com 1 Índice CAP. 1 O computador e seus componentes 2 CAP. 2 O que é software livre e o que é software proprietário

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

Manual da Ferramenta Construtor de Página Programa de Formação Continuada 2012

Manual da Ferramenta Construtor de Página Programa de Formação Continuada 2012 Manual da Ferramenta Construtor de Página Programa de Formação Continuada 2012 1º Semestre/2012 Joice Lopes Leite e Ana Paula Daikubara 1 Índice Criando um site...03 Configurações gerais...04 Visual e

Leia mais

Manual do Instar Mail Sumário

Manual do Instar Mail Sumário Manual do Instar Mail Sumário 1 - Apresentação do sistema... 2 2 - Menu cliente... 2 3 - Menu Importação... 5 4 - Menu Campanhas... 9 5 - Menu banco de arquivos... 16 6 - Menu agendamento... 16 7 - Menu

Leia mais

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente.

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. .a agência A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. Nosso compromisso é auxiliar empresas e organizações

Leia mais

O Cliente ao alcance do mouse!

O Cliente ao alcance do mouse! Capítulo 11 e-crc uma importante ferramenta de marketing A minha vivência, como consultor, pôs a descoberto duas das grandes dores de cabeça dos empresários a prospecção e comunicação com clientes. Todos,

Leia mais

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO.

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO. SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ... 2 DICAS PEDAGÓGICAS:... 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO... 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD... 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO... 3 PASSO 3 INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO... 4 CRIANDO NOVAS

Leia mais

Indice. 01- Alterando o visual da loja 1. 02- Inserindo seus dados pessoais e redes sociais 1. 03- Produtos 2. 3.1- Categorias de produtos 2

Indice. 01- Alterando o visual da loja 1. 02- Inserindo seus dados pessoais e redes sociais 1. 03- Produtos 2. 3.1- Categorias de produtos 2 Indice 01- Alterando o visual da loja 1 02- Inserindo seus dados pessoais e redes sociais 1 03- Produtos 2 3.1- Categorias de produtos 2 3.2- Variações de produtos 2 3.3- Inserindo Produtos 3 3.4- Produtos

Leia mais