SUGESTÃO DE REGIMENTO INTERNO 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SUGESTÃO DE REGIMENTO INTERNO 1"

Transcrição

1 SUGESTÃO DE REGIMENTO INTERNO I. DOS OBJETIVOS (Nome e Endereço da Instituição) DEPARTAMENTO DE ORIENTAÇÃO MEDIÚNICA REGIMENTO INTERNO ART. 1º. - O DOM, neste Regimento, é o Departamento de Orientação Mediúnica do/a (nome da instituição), responsável pela coordenação, direção e execução das atividades mediúnicas a serem desenvolvidas pela Instituição, de conformidade com os Artigos do Estatuto vigente. ART. 2º. - Promover a formação do corpo mediúnico da Instituição com base em O Livro dos Médiuns de Allan Kardec e obras subsidiárias, visando fornecer orientação segura e esclarecedora para a prática mediúnica. ART. 3º. - Realizar, em caráter privativo, Reuniões de Estudo da Mediunidade e de Educação de Médiuns objetivando a formação de médiuns dentro dos princípios do autoconhecimento de suas potencialidades latentes e/ou orientando o disciplinamento dessas possibilidades. ART. 4º. - Realizar, em caráter privativo, Reuniões de Irradiação Espiritual em benefício das pessoas que buscam assistência espiritual, de uma forma geral. ART. 5º. - Realizar, em caráter privativo, Reuniões de Desobsessão, visando auxiliar a desencarnados e encarnados em processo de reajuste e a defesa do Centro Espírita, contra as investidas de espíritos. (caso a instituição realize esta atividade) II. DA FORMAÇÃO ART. 6º. - O DOM será composto preferencialmente por 2 (dois) Dirigentes, sendo um Dirigente e um Dirigente Substituto, podendo esta subgerência ser ampliada por questões de diversidade de reuniões em funcionamento. Além destes, haverá tantos colaboradores quantos se fizerem necessários ao bom desempenho da tarefa. Sugestão de Regimento Interno 1 Sugestão formulada pela equipe DOM/FEEES e que deve ser adequada à realidade e necessidade da Instituição.

2 Página 02 ART. 7º. - Compete à Diretoria Executiva da Instituição a indicação do Dirigente e Dirigente Substituto do DOM, levando-se em conta a experiência dos indicados no que tange à organização, tempo e vivência na seara mediúnica, condições para os encargos que a tarefa exige. III. DAS ATRIBUIÇÕES ART. 8º. - Compete ao Dirigente do Departamento de Orientação Mediúnica cumprir e fazer cumprir as disposições deste Regimento Interno, atendendo às finalidades do Departamento, levando ao conhecimento da Diretoria todos os fatos que promovam alterações e mudanças procedimentais ou regimentais para a devida homologação, se necessário. ART. 9º - Elaborar relatórios das atividades do Departamento, de preferência anualmente, enviando à Diretoria Executiva para conhecimento e medidas cabíveis. ART Promover reuniões quadrimestrais com todos os médiuns envolvidos no Departamento, denominada Reunião de Avaliação, para análise das atividades e um melhor entrosamento entre os integrantes do grupo mediúnico, buscando solução para os diversos assuntos atinentes a sua área de atuação. IV. DAS ATIVIDADES ART As reuniões mediúnicas possuem caráter privativo, sendo vedada a presença de pessoas não autorizadas e/ou despreparadas para assisti-las. ART As reuniões mediúnicas do/a (nome da Instituição) ocorrerão em sua sede, em dia e horários previamente definidos. ART Após a entrada na sala da reunião mediúnica, os participantes deverão buscar postura mental e espiritual condizente com o trabalho a que se propõem, participar e colaborar como elementos efetivos e integrantes do processo.

3 Sugestão de Regimento Interno Página 03 ART A direção da reunião poderá ser alternada entre o Dirigente e o Substituto, difundindo-se com esta sistemática o espírito de equipe, junto aos participantes, além de propiciar a capacitação e preparação de participantes para o exercício da função diretiva. ART O Dirigente, em consonância com o ART. 10 deste Regimento, deverá apresentar, na reunião de avaliação, o relatório de presença dos participantes. ART A capacitação dos médiuns dar-se-á em reuniões específicas de Estudo da Mediunidade e Educação dos Médiuns, devendo o candidato atender aos quesitos de estudo, interesse, frequência, disciplina e a necessidade de estar presente às Reuniões Doutrinárias e/ou de Estudo da Casa. ART O acesso de novos participantes às reuniões mediúnicas somente ocorrerá para frequentadores e sócios que tiverem realizado a capacitação conforme estabelece o artigo 16 deste Regimento e apresentarem perfil para o trabalho mediúnico, após obterem a competente aprovação do Dirigente do Departamento Mediúnico, devendo o novo participante aceitar as normas e disposições em vigor. ART Em se tratando de visitante que desejar conhecer as reuniões mediúnicas por um curto período, caberá ao Dirigente do Departamento, em conjunto com o Dirigente da Reunião, a tomada de decisão. ART Será automaticamente desligado da reunião mediúnica, qualquer participante que se ausentar por 3 (três) vezes consecutivas sem justificativa. Tendo ou não justificado sua ausência, o participante retornará as atividades após um período de readaptação (frequência a reuniões doutrinárias, participação em grupos de estudos ou retomada em outra atividade na Instituição, etc.), compatível com o tempo e as razões do afastamento. ART Recomenda-se aos participantes regime alimentar compatível com suas possibilidades no dia da reunião, dando-se preferência a uma alimentação leve e de fácil digestão, evitando-se os excessos de todos os gêneros. PARÁGRAFO ÚNICO Para um melhor desempenho das tarefas mediúnicas devem os participantes abster-se do uso de álcool, fumo e outras substâncias tóxicas prejudiciais ao organismo e ao desempenho das tarefas mediúnicas.

4 Sugestão de Regimento Interno Página 04 ART Caberá ao participante que estiver fazendo uso de medicamento psicotrópico ou assemelhado, comunicar ao Dirigente da reunião para a devida avaliação. ART Será permitida a ocorrência de 2 (duas) e, no máximo, 3 (três) manifestações psicofônicas simultâneas, conforme o planejamento da reunião, salvo situações excepcionais. ART Toda e qualquer orientação mediúnica de caráter geral ou especial emanada da Espiritualidade, será analisada pelos Dirigentes do Departamento de Orientação Mediúnica e o Dirigente da Reunião Mediúnica, sem que se tomem decisões de acatamento imediato. ART Todos os participantes das atividades mediúnicas deverão respeitar as disposições deste Regimento Interno, que foi aprovado em reunião da Diretoria Executiva do dia.../.../...

5 SUGESTÃO DE NORMAS DE FUNCIONAMENTO DE REUNIÕES MEDIÚNICAS (Nome e Endereço da Instituição) DEPARTAMENTO DE ORIENTAÇÃO MEDIÚNICA NORMAS DE FUNCIONAMENTO DE REUNIÕES MEDIÚNICAS O Departamento de Orientação Mediúnica do/a ( nome da instituição), atendendo ao ART. 1º. de seu Regimento Interno, será responsável pela coordenação, direção e execução das atividades mediúnicas normatizadas a seguir. I. REUNIÃO DE ESTUDO DA MEDIUNIDADE E DE EDUCAÇÃO DE MÉDIUNS 1.1 Reunião privativa destinada ao estudo da mediunidade e educação de médiuns. Objetiva proporcionar o necessário conhecimento aos portadores de faculdades mediúnicas para seu exercício, em perfeita consonância com os princípios da Doutrina Espírita. 1.2 Constituição Coordenador Geral; Coordenador Adjunto; Monitores; Pessoal de apoio: doutrinário, pedagógico, de secretaria, de biblioteca, etc. 1.3 Atribuições do Coordenador Geral Desenvolver o plano de trabalho elaborado e aprovado; Comparecer às atividades com assiduidade e pontualidade; Identificar nos componentes do grupo, características de liderança, aptidão para monitoria, divulgação da doutrina, elaboração e aplicação de estudos, etc.; Comunicar com antecedência os seus impedimentos de comparecimento; Participar de cursos de aperfeiçoamento doutrinário-pedagógico; Manter em dia o registro das atividades do grupo; Manter o grupo informado de todas as atividades da Casa Espírita e outras do movimento federativo 2 Sugestão formulada pela equipe DOM/FEEES e que deve ser adequada à realidade e necessidade da Instituição.

6 Atribuições do Coordenador Adjunto Substituir o Coordenador Geral em seus impedimentos; Colaborar com o Coordenador Geral na manutenção das atividades, sempre que solicitado. 1.5 Atribuições dos Monitores Colaborar no desenvolvimento do estudo da mediunidade, tendo por base O Livro dos Médiuns e as apostilas de Estudo e Prática da Mediunidade, volumes I e II, da FEB; Colaborar com a recepção dos participantes; Cooperar no desenvolvimento do plano de trabalho elaborado; Comparecer às atividades com pontualidade e assiduidade; Participar das reuniões doutrinário-pedagógicas organizadas pelo DOM. 1.6 Atribuições do Pessoal de Apoio Frequentar as reuniões de estudo com assiduidade e pontualidade; Justificar suas faltas ao monitor; Acatar as normas de funcionamento das atividades; Participar de outras atividades do plano de curso. 1.7 Atribuições dos Participantes Frequentar as reuniões de estudo com assiduidade e pontualidade; Estudar previamente o roteiro indicado da apostila; Colaborar com a harmonia e entrosamento da equipe, desenvolvendo o espírito de equipe. 1.8 Estrutura de Funcionamento Leitura de página doutrinária para preparação do ambiente; Prece inicial, proferida pelo Coordenador ou por quem ele indicar; Estudo segundo programa previamente estabelecido; Exercício de harmonização psicofísico e outros exercícios previstos na programação e na literatura adotada; Prece final proferida pelo Coordenador ou por quem ele indicar.

7 Recomendações Todos os integrantes/participantes da Reunião de Estudo da Mediunidade e de Educação de Médiuns devem participar, de acordo com suas possibilidades, das atividades e cursos oferecidos pela Casa, em especial as reuniões doutrinárias e de estudo, e serem orientados a realizarem o Culto do Evangelho no Lar. O conteúdo a ser estudado basear-se-á na Codificação Kardequiana, adotando-se O Livro dos Médiuns e as Apostilas I e II da FEB (Federação Espírita Brasileira), referidas no item 1.5; Os componentes dos grupos de estudo da mediunidade e de educação de médiuns que estiverem na Apostila II poderão participar, como observadores, de reuniões mediúnicas, de acordo com o entendimento do Coordenador Geral do Estudo e dos Dirigentes desta; Os componentes dos grupos de estudo da mediunidade e de educação de médiuns deverão realizar, periodicamente, avaliação das atividades desenvolvidas e, obrigatoriamente, ao final do estudo da apostila, sob a orientação do Coordenador Geral; A inserção no trabalho mediúnico dos que concluírem o estudo dependerá da obtenção de quesitos essenciais, apontados na avaliação feita pelo Coordenador e Monitores. Importa considerar que a realização do Estudo da Mediunidade e Educação do Médium nem sempre indica que os participantes devam ser, obrigatoriamente, encaminhados à reunião mediúnica. Isto porque, além da capacitação doutrinária propriamente dita, é necessário que o candidato à prática mediúnica revele possuir condições psicológicas, éticas e morais compatíveis com a natureza do trabalho (Orientação ao Centro Espírita, FEB, alínea f, p.57); Os participantes portadores de mediunidade ostensiva, em condições harmônicas, poderão também frequentar reunião mediúnica, a critério do dirigente, desde que não se afastem do estudo; Os participantes que se revelem necessitados de assistência espiritual devem ser encaminhados para o Atendimento Espiritual da Casa. Podem permanecer no estudo, caso revelem condições para isto.

8 . 04 II. REUNIÃO MEDIÚNICA É uma atividade privativa integrada por trabalhadores que possuam conhecimento e formação espírita compatível com a seriedade da tarefa, não sendo permitida a presença de pessoas necessitadas de auxílio nas reuniões. Eventuais visitantes poderão ser admitidos, desde que tal medida seja útil e tenha sido previamente feito o acordo com a equipe. 2.2 Objetivos Oferecer condições para o exercício da mediunidade, de forma saudável e segura, em perfeita harmonia com a Codificação Espírita e com as obras espíritas suplementares de inquestionável valor doutrinário; Viabilizar condições que propiciem segurança e seriedade da manifestação de Espíritos nas reuniões mediúnicas privativas usuais na Casa; Prestar auxílio moral e doutrinário aos Espíritos que sofrem ou fazem sofrer, concorrendo para o seu equilíbrio e a sua melhoria, por meio de aconselhamentos e outras ações espíritas, fraternas ou solidárias e pelos exemplos de boa conduta moral; Contribuir para o desenvolvimento da ciência espírita através de estudos edificantes relacionados à mediunidade em geral e ao processo de intercâmbio mediúnico em particular; Incentivar e promover a capacitação continuada dos encarnados integrantes da equipe; Exercitar a humildade, a fraternidade e a solidariedade perante os encarnados e desencarnados em sofrimento, fornecendo exemplos que caracterizem o esforço de transformação; Cooperar com os benfeitores espirituais no trabalho de defesa da Casa Espírita ante as investidas de Espíritos descompromissados com o Bem. 2.3 Constituição Dirigente e substituto; Médiuns esclarecedores (de inspiração para o diálogo); Médiuns ostensivos (psicofônicos, videntes, audientes, psicógrafos, etc.);

9 Médiuns de passe; Médiuns de apoio; O total não deve exceder a 15 participantes. Sugestão de Normas de Funcionamento Estrutura de Funcionamento a) FASE PREPARATÓRIA - Leitura preparatória, preferencialmente de O Evangelho Segundo o Espiritismo, sem comentários; - Caso haja relação de nomes recebidos do Atendimento Fraterno para atendimento, os mesmos poderão ser lidos; - Prece inicial, simples e concisa feita pelo Dirigente da Reunião. b) FASE DE MANIFESTAÇÃO DOS ESPÍRITOS - Tempo de realização: em torno de 60 minutos; - A prática mediúnica deve primar pela espontaneidade, evitando-se a evocação de entidades espirituais. Cabe à direção espiritual a seleção de desencarnados que deverão comunicar-se; - Não se devem solicitar dados de identificação do espírito comunicante; - O diálogo com cada entidade deve ser realizado num tempo médio de 10 minutos; - O médium esclarecedor deve buscar o centro de interesse da entidade, evitando-se divagações desnecessárias, conforme orientação do Espírito André Luiz na obra Desobsessão; - Devem ser evitadas mais de 3 (três) manifestações simultâneas; - O número de manifestações por médium não deve exceder a 3 (três); - Os médiuns devem ter controle sobre as próprias manifestações mediúnicas, agindo com compostura e respeito. c) FASE DE ENCERRAMENTO - Disponibilizar tempo para eventuais manifestações dos mentores espirituais; - O Dirigente deve consultar cada médium participante, para assegurar-se de que todos estão em condições de equilíbrio para o encerramento da tarefa; - Caso haja necessidade, providenciar passes ou outras medidas de apoio que a situação recomendar;

10 Prece final e concisa conduzida pelo dirigente ou por quem ele indicar, quando poderão ser lembrados casos específicos de pessoas para as quais se recomende a irradiação mental; - Realizar a avaliação da reunião, que é o momento em que cada participante relata o que percebeu, oferecendo, desta forma, subsídios à melhoria contínua da tarefa. Esta avaliação é restrita ao grupo, não sendo permitidos comentários fora do ambiente da reunião. 2.4 ORIENTAÇÕES GERAIS AOS PARTICIPANTES Comparecimento à sala de reunião mediúnica 10 minutos antes do horário previsto para o início da tarefa, permanecendo em processo de harmonização com a atividade. No horário previsto a porta será fechada; Possuir idade igual ou superior a 18 anos; Apresentar condições físicas e emocionais necessárias à participação na reunião mediúnica. Empenhar-se em manter harmônica a saúde física e psíquica; Buscar o permanente aperfeiçoamento do seu conhecimento doutrinário; Cooperar e participar das atividades de apoio material e espiritual existentes na Casa Espírita; Comprometer-se com a preservação da harmonia do grupo, cultivando, incessantemente, disposições morais compatíveis com os princípios espíritas, lembrando-se que é dever de todos, independentemente da tarefa que realize no grupo, primar pela sustentação harmônica da reunião; Cabe ao médium, também, conscientizar-se de que não é detentor de missão de avultada transcendência, mas colaborador do mundo espiritual; Manter sigilo em relação ao conteúdo da comunicação mediúnica, sobretudo se diz respeito a pessoa conhecida. Todos os participantes devem evitar qualquer tipo de manifestação de curiosidade, respeitando a intimidade das pessoas; Analisar as dificuldades encontradas no trabalho, buscando a solução mais adequada; Seguir as orientações da organização e funcionamento da reunião mediúnica, definidas pela Doutrina Espírita; Respeitar o momento do diálogo com os espíritos, auxiliando mentalmente com os recursos do bom pensamento, da prece, da emoção equilibrada e da doação fluídica;

11 . 07 Reprimir comportamento ou atitude que favoreça o endeusamento de médiuns ou de qualquer outro integrante da equipe; Envidar esforços de melhoria moral pelo combate às paixões inferiores e as más tendências; Participar das reuniões de avaliação da prática mediúnica; Estabelecer o hábito da oração, a sós ou em reuniões familiares de estudo do Evangelho, como recursos de sintonia/assistência dos benfeitores espirituais, fora da reunião mediúnica. 2.5 ORIENTAÇÕES AO DIRIGENTE DA REUNIÃO Reportar-se à coordenação geral a qual esteja vinculado, para prestar informações que forem solicitadas; Estimular a integração da equipe nas atividades da Casa Espírita; Acompanhar a assiduidade dos componentes da equipe, adotando medidas cabíveis, segundo os preceitos da fraternidade e da seriedade, decisivos na execução da tarefa; Manter o clima de seriedade da reunião, segundo as orientações existentes em O Livro dos Médiuns; Vigiar para não não se deixar conduzir por excessiva credulidade no trabalho direcional, nem alimentar, igualmente, qualquer prevenção contra pessoas ou assuntos ; (André Luiz Conduta Espírita) Exercer se necessário, a função de esclarecedor, eximindo-se da de médium ostensivo, por não ser possível desempenhar ambas; Confiar na própria intuição, colocando-a em prática, recordando que os bons esclarecedores são bons médiuns intuitivos; Ser atencioso, sereno e compreensivo no trato com enfermos encarnados e desencarnados, aliando humildade e energia, tanto quanto respeito e disciplina na consecução das próprias tarefas (André Luiz Conduta Espírita, cap. 3); Saber ouvir e ser objetivo ao falar; Agir como mediador e evitar a polêmica para que se mantenha o bom entendimento entre os participantes e o atendimento aos manifestantes desencarnados;

12 . 08 Saber usar de firmeza nas atividades de direção, tratando todos com gentileza e lealdade, respeitando-lhes as características individuais. Neste sentido, procurar conhecer os participantes, suas possibilidades, potencialidades, dificuldades e necessidades, colocando-se à disposição para ajudar no que for possível; Desaprovar o emprego de rituais, imagens ou símbolos de qualquer natureza nas sessões, assegurando a pureza e a simplicidade da prática do Espiritismo (André Luiz Conduta Espírita, cap. 3); Conduzir as dificuldades com tato, energia, humildade e empatia; Ponderar sobre a real necessidade de aplicação do passe no início e término da reunião, ou durante a comunicação dos Espíritos; Coordenar a avaliação das atividades ao final da reunião. 2.6 ORIENTAÇÕES AO MÉDIUM ESCLARECEDOR Substituir o dirigente da reunião em seus impedimentos, sabendo que, neste caso, terá as mesmas atribuições do dirigente; Possuir base doutrinária espírita e vivência evangélica; Esclarecer com amor, ponderação e consciência doutrinária para que a sua palavra seja revestida de autoridade moral, buscando identificar o centro de interesse do espírito, evitando divagações desnecessárias; Ter discernimento na execução da tarefa, mantendo-se em vigilância contínua a fim de não ser prejudicado pela vaidade e pelo apego à função exercida; Cultivar o hábito da oração, considerando as investidas dos Espíritos desarmonizados; Ater-se à função de esclarecedor, eximindo-se de exercer a de médium ostensivo por não ser possível desempenhar ambas as funções; Lembrar sempre a oportuna orientação de Allan Kardec: Por meio de sábios conselhos, é possível induzi-los ao arrependimento e apressar-lhes o progresso. (O Livro dos Médiuns, cap. 23, item 254 questão 5). 2.7 ORIENTAÇÕES AO MÉDIUM OSTENSIVO Ter base doutrinária espírita e vivência evangélica;

13 . 09 Seguir criteriosamente as orientações de funcionamento das reuniões; Colaborar na manutenção do clima harmônico e de bem-estar das reuniões; Auxiliar, efetivamente, o Espírito comunicante e o médium esclarecedor durante a manifestação dos Espíritos, evitando gestual agressivo e expressões verbais inadequadas; Analisar com equilíbrio e bom senso as comunicações mediúnicas que transmite; Aceitar, sem melindres, a análise das mensagens que transmite; Revelar compromisso com a tarefa voluntariamente aceita, mantendo-se assíduo às reuniões; Exercer apenas a função de médium ostensivo, eximindo-se da de dirigente ou esclarecedor por não ser possível desempenhar ambas as funções. 2.8 ORIENTAÇÕES AOS INTEGRANTES DA EQUIPE DE APOIO Permanecer vigilante e confiante em todas as etapas da reunião. Nunca permitir-se adormecer durante a reunião sob qualquer justificativa em que o fenômeno se lhe apresente, porque esse comportamento gera dificuldades para o conjunto, sendo lamentável essa autopermissão [...] 3 ; Manter-se integrado, concentrado e atento às solicitações do dirigente relativas às irradiações, à prece, ao passe, etc. Lembrar que a motivação é fator primordial no bom desempenho dessas tarefas; Contribuir com a transmissão de energias psíquicas harmônicas e amorosas, em benefício dos presentes encarnados e desencarnados. 2.9 CRITÉRIOS PARA AFASTAMENTO DO TRABALHADOR DO GRUPO MEDIÚNICO Falta moral grave ou comportamento social incompatíveis com a seriedade da reunião; Distonia física ou mental (psíquica) grave; 3 Manoel Philomeno de Miranda, psicografia de Divaldo P. Franco. Revista Reformador, dezembro/2007.

14 . 10 Ausência de compromisso e desinteresse com a tarefa voluntariamente assumida; Faltas contínuas sem justificavas: o dirigente da reunião deverá entrar em contato com o tarefeiro, procurando identificar as causas e, em parceria com ele, buscar solução. III. REUNIÃO DE DESOBSESSÃO 3.1 Reunião de caráter privativo, visa o atendimento e reabilitação dos obsidiados e obsessores, à luz da Doutrina Espírita Constituição Dirigente e substituto; Médiuns esclarecedores (de inspiração para o diálogo); Médiuns ostensivos (psicofônicos e videntes); Médiuns de passe; Médiuns de apoio; O total não deve exceder a 14 participantes. 3.3 Estrutura de Funcionamento a) FASE PREPARATÓRIA - Leitura preparatória, preferencialmente de O Evangelho Segundo o Espiritismo, sem comentários; - Prece inicial, simples e concisa feita pelo Dirigente da Reunião. - Manifestação do dirigente espiritual da reunião, se assim for estabelecido. b) FASE DA MANIFESTAÇÃO DOS ESPÍRITOS OBSESSORES - A fala reeducativa com cada desencarnado em desequilíbrio, ressalvadas as situações excepcionais, deve ser por um tempo aproximado de 10 minutos. c) FASE DE ENCERRAMENTO - Disponibilizar a equipe para manifestação de guias espirituais, com a finalidade de trazer instruções acerca da tarefa ou outras orientações. - Prece de encerramento. - Avaliação dos resultados obtidos na reunião e decisão quanto às providências a serem tomadas.

15 Recomendações - Tratar os manifestantes com respeito, sem querer simplesmente afastá-los dos obsidiados, mas procurando elucidar e persuadir de modo sereno e amorável; - Usar a energia da autoridade moral, se necessário, mas jamais recorrer a processos violentos de forças vibratórias; - Observar rigorosamente a pontualidade e disciplina; - Em nenhuma circunstância deve-se garantir a cura ou marcar prazo para o restabelecimento completo do atendido, sob pena de se cometer leviandade. OBS.: As demais recomendações são iguais às das reuniões mediúnicas. Aprovado em reunião do Departamento de Orientação Mediúnica em...

Natureza / Características / Etapas / Organização / Funcionamento. Marlene Valéria - Emerson

Natureza / Características / Etapas / Organização / Funcionamento. Marlene Valéria - Emerson Natureza / Características / Etapas / Organização / Funcionamento Marlene Valéria - Emerson Entender o que é uma reunião mediúnica. Saber identificar uma reunião mediúnica pela sua natureza e característica.

Leia mais

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA CÉLIA XAVIER DEPARTAMENTO DE MEDIUNIDADE REGIMENTO INTERNO

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA CÉLIA XAVIER DEPARTAMENTO DE MEDIUNIDADE REGIMENTO INTERNO ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA CÉLIA XAVIER DEPARTAMENTO DE MEDIUNIDADE REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I MISSÃO Art. 1º - Em consonância com o Regimento Interno da AECX, e sob a premissa de que a mediunidade é coisa

Leia mais

Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP

Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP Art. 1 - Do serviço de apoio Psicopedagógico - SAPP O serviço de apoio

Leia mais

Faculdade Marista Regulamento de Monitoria

Faculdade Marista Regulamento de Monitoria Faculdade Marista Regulamento de Monitoria INTRODUÇÃO Art. 1º - O presente Regulamento regula e disciplina a atividade acadêmica da MONITORIA para estudantes do Cursos de Graduação da Faculdade Marista,

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS REGULAMENTO DO PROGRAMA BOLSA DE COMPLEMENTAÇÃO EDUCACIONAL CAPÍTULO I NATUREZA E FINALIDADE

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS REGULAMENTO DO PROGRAMA BOLSA DE COMPLEMENTAÇÃO EDUCACIONAL CAPÍTULO I NATUREZA E FINALIDADE CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS REGULAMENTO DO PROGRAMA BOLSA DE COMPLEMENTAÇÃO EDUCACIONAL CAPÍTULO I NATUREZA E FINALIDADE Art.1º- O presente Regulamento destina-se a fixar diretrizes

Leia mais

Centro Espírita Ildefonso Correia

Centro Espírita Ildefonso Correia Centro Espírita Ildefonso Correia REGULAMENTO INTERNO PARA GRUPOS MEDIÚNICOS CAPÍTULO I - DOS GRUPOS MEDIÚNICOS Art. 1º - Os grupos mediúnicos podem ser criados: a) pela reunião de novos trabalhadores

Leia mais

Considerando o disposto no artigo 12, inciso V; artigo 13, inciso IV, e artigo 24, inciso V, alínea e, da Lei Federal 9394/96;

Considerando o disposto no artigo 12, inciso V; artigo 13, inciso IV, e artigo 24, inciso V, alínea e, da Lei Federal 9394/96; ATO NORMATIVO da Secretaria Municipal da Educação Resolução SME nº4, de 05 de março de 2015. Dispõe sobre a Recuperação da Aprendizagem, de maneira Contínua e/ou Paralela, no Ensino Fundamental da Rede

Leia mais

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA Cachoeira, março de 2011 REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º

Leia mais

REGIMENTO INTERNO CONSELHO GESTOR DAS UNIDADES DE SAUDE

REGIMENTO INTERNO CONSELHO GESTOR DAS UNIDADES DE SAUDE REGIMENTO INTERNO CONSELHO GESTOR DAS UNIDADES DE SAUDE SEÇÃO I Da Instituição: Art. 1º - O presente Regimento Interno, regula as atividades e as atribuições do Conselho Gestor na Unidade de Saúde, conforme

Leia mais

Faculdade de Lucas do Rio Verde Credenciada pela Portaria Ministerial nº. 2.653 de 07/12/01 D.O.U. de 10/12/01.

Faculdade de Lucas do Rio Verde Credenciada pela Portaria Ministerial nº. 2.653 de 07/12/01 D.O.U. de 10/12/01. CONSELHO PEDAGÓGICO - COP RESOLUÇÃO Nº. 13/2008, DE 03 DE ABRIL DE 2008 Aprova o Regulamento de Monitoria Faculdade de Lucas do Rio Verde. O Presidente do Conselho Pedagógico - COP, face ao disposto no

Leia mais

10a edição CAMPINAS SP 2013

10a edição CAMPINAS SP 2013 10 a edição CAMPINAS SP 2013 SUMÁRIO Apresentação... IX PRIMEIRA UNIDADE CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES 1. Mediunidade e doutrina espírita...3 2. Importância do método e do estudo prévio...9 3. Reuniões doutrinárias

Leia mais

Art. 4º. 1º. 2º. 3º. 4º. 5º. 6º. Art. 5º. Art. 6º. Da coordenação: Art. 7º. Art. 8º.

Art. 4º. 1º. 2º. 3º. 4º. 5º. 6º. Art. 5º. Art. 6º. Da coordenação: Art. 7º. Art. 8º. Regimento Interno do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis (FCSF), mantida pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina. Das Finalidades: Art. 1º. O Comitê

Leia mais

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR. Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR. Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES Art. 1º - O Estágio Curricular, baseado na lei nº 6.494,

Leia mais

ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA. Por: FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA

ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA. Por: FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA Por: FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA HISTÓRICO Campanha Comece pelo começo Em nível local. USE União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo. Mensagem Mediúnica

Leia mais

REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, NATUREZA, SEDE E DURAÇÃO

REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, NATUREZA, SEDE E DURAÇÃO REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, NATUREZA, SEDE E DURAÇÃO Art. 1º O Colegiado Estadual de Procuradores e Advogados Municipais de Santa Catarina, que passará a utilizar com exclusividade a denominação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO

Leia mais

DIRETRIZES E NORMAS PARA O ESTÁGIO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO

DIRETRIZES E NORMAS PARA O ESTÁGIO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO DIRETRIZES E NORMAS PARA O ESTÁGIO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO PARAÍBA DO SUL RJ 2014 2 DA NATUREZA Art. 1. Os alunos do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade

Leia mais

Normas de regulamentação para a certificação de. atualização profissional de títulos de especialista e certificados de área de atuação.

Normas de regulamentação para a certificação de. atualização profissional de títulos de especialista e certificados de área de atuação. Normas de regulamentação para a certificação de atualização profissional de título de especialista e certificado de área de atuação Em decorrência do convênio celebrado entre a Associação Médica Brasileira

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DOS GRUPOS DE PESQUISA DA UNISC CADASTRADOS JUNTO AO CNPq

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DOS GRUPOS DE PESQUISA DA UNISC CADASTRADOS JUNTO AO CNPq UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DOS GRUPOS DE PESQUISA DA UNISC CADASTRADOS JUNTO AO CNPq CAPÍTULO I DA NATUREZA E DA FINALIDADE Art. 1º Os grupos de pesquisa são uma

Leia mais

Projeto. Supervisão. Escolar. Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita

Projeto. Supervisão. Escolar. Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita Projeto de Supervisão Escolar Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita Justificativa O plano de ação do professor pedagogo é um guia de orientação e estabelece as diretrizes e os meios de realização

Leia mais

AMEEES DEPARTAMENTO ASSISTENCIAL PROJETO DE CAPELANIA ESPÍRITA

AMEEES DEPARTAMENTO ASSISTENCIAL PROJETO DE CAPELANIA ESPÍRITA AMEEES DEPARTAMENTO ASSISTENCIAL PROJETO DE CAPELANIA ESPÍRITA 1- Definição A Capelania Espírita é a prestação de apoio religioso espírita, oferecido a pacientes internados em hospitais e/ou a seus familiares,

Leia mais

Regimento Interno do Encontro Estadual da Família Espírita - ENEFE. Capitulo I Do ENEFE e das Normas Regimentais

Regimento Interno do Encontro Estadual da Família Espírita - ENEFE. Capitulo I Do ENEFE e das Normas Regimentais Regimento Interno do Encontro Estadual da Família Espírita - ENEFE Capitulo I Do ENEFE e das Normas Regimentais Art. 1º - O ENCONTRO ESTADUAL DA FAMÍLIA ESPÍRITA (ENEFE) é coordenado pela Área de Educação

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR DO ISEI RESOLUÇÃO Nº 01/ 2007, DE 29 DE JUNHO DE 2007

CONSELHO SUPERIOR DO ISEI RESOLUÇÃO Nº 01/ 2007, DE 29 DE JUNHO DE 2007 CONSELHO SUPERIOR DO ISEI RESOLUÇÃO Nº 01/ 2007, DE 29 DE JUNHO DE 2007 Aprova o regulamento dos Estágios Supervisionados dos cursos de Graduação - Licenciaturas do ISEI. O Presidente do Conselho Superior

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE DISCENTE PARA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE EXTENSÃO

EDITAL DE SELEÇÃO DE DISCENTE PARA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE EXTENSÃO EDITAL DE SELEÇÃO DE DISCENTE PARA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE EXTENSÃO O Diferencial do profissional de Secretariado Executivo dentro do contexto empresarial" EDITAL 001/2014 COORDENAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO

Leia mais

CARGOS E FUNÇÕES APEAM

CARGOS E FUNÇÕES APEAM CARGOS E FUNÇÕES APEAM 1. PRESIDÊNCIA A Presidência possui por finalidades a representação oficial e legal da associação, coordenação e integração da Diretoria Executiva, e o acompanhamento, avaliação,

Leia mais

ANEXO I DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS TABELA A ATRIBUIÇÕES DO CARGO PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS

ANEXO I DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS TABELA A ATRIBUIÇÕES DO CARGO PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS ANEXO I DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS TABELA A ATRIBUIÇÕES DO CARGO PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS CARGO: PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS - Ministrar aulas de

Leia mais

Regulamento de Monitoria do Curso de Medicina da UNOESTE. REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA CAPÍTULO I DA APRESENTAÇÃO

Regulamento de Monitoria do Curso de Medicina da UNOESTE. REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA CAPÍTULO I DA APRESENTAÇÃO Regulamento de Monitoria do Curso de Medicina da UNOESTE. REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA CAPÍTULO I DA APRESENTAÇÃO Art. 1º O presente Regulamento estabelece as finalidades, objetivos, atribuições

Leia mais

19/05/15 INGRID OBERDING 1

19/05/15 INGRID OBERDING 1 19/05/15 INGRID OBERDING 1 19/05/15 INGRID OBERDING 2 No passe o operador projeta correntes de fluidos finos e poderosos, que provocam transformações no movimento específico dos agrupamentos celulares

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA

REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA BARRETOS 2010 REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA Art. 1 - O Programa de Monitoria da Faculdade Barretos, destinado a alunos regularmente matriculados, obedecerá às normas

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO GUARUJÁ 2013 REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Artigo 1º - O Estágio

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CAPÍTULO I DEFINIÇÕES GERAIS E OBJETIVOS Art. 1º - As presentes normas têm por objetivo organizar e disciplinar o Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento normatiza as atividades do Estágio Supervisionado em Publicidade e Propaganda

Leia mais

REGIMENTO INTERNO SOCIEDADE ESPÍRITA CAMINHO DE DAMASCO (SECAD) Capítulo I Da Denominação e Fins

REGIMENTO INTERNO SOCIEDADE ESPÍRITA CAMINHO DE DAMASCO (SECAD) Capítulo I Da Denominação e Fins REGIMENTO INTERNO SOCIEDADE ESPÍRITA CAMINHO DE DAMASCO (SECAD) Capítulo I Da Denominação e Fins Art. 1º - O presente Regimento Interno tem por finalidade normatizar as disposições que constam no Estatuto

Leia mais

B) Preparação do Médium nos dias de Reuniões

B) Preparação do Médium nos dias de Reuniões REGIMENTO INTERNO A) Em casa 1-Leitura do Evangelho e Meditação no mínimo de 15 minutos diariamente,principalmente nos dias de reuniões; 2- Leituras educativas sobre a Doutrina Espírita; 3-A prática da

Leia mais

REGIMENTO DOS GRUPOS NACIONAIS E REGIONAIS DE TRABALHO DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DO DIREITO DO SEGURO AIDA/Brasil

REGIMENTO DOS GRUPOS NACIONAIS E REGIONAIS DE TRABALHO DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DO DIREITO DO SEGURO AIDA/Brasil REGIMENTO DOS GRUPOS NACIONAIS E REGIONAIS DE TRABALHO DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DO DIREITO DO SEGURO AIDA/Brasil Artigo 1. Os Grupos Nacionais de Trabalho e os Grupos Regionais de Trabalho terão por

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE, DURAÇÃO E FINALIDADE

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE, DURAÇÃO E FINALIDADE REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE, DURAÇÃO E FINALIDADE Art. 1º - O Conselho Municipal do Idoso CMI de Carlos Barbosa, criado pela Lei Municipal nº 1754,

Leia mais

REGULAMENTO DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO Curso de Administração Hospitalar Faculdade São Camilo - RJ

REGULAMENTO DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO Curso de Administração Hospitalar Faculdade São Camilo - RJ REGULAMENTO DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO Curso de Administração Hospitalar Faculdade São Camilo - RJ 2 TÍTULO I DAS CONSIDERAÇÕES GERAIS Artigo 1º - O Curso de Administração da Faculdade São Camilo mantém

Leia mais

AULA 20 MEDIUNIDADE: O QUE É E COMO PRATICÁ-LA

AULA 20 MEDIUNIDADE: O QUE É E COMO PRATICÁ-LA É natural que nos comuniquemos com os Espíritos desencarnados e eles conosco, porque também somos Espíritos, embora estejamos encarnados. Pelos sentidos físicos e órgãos motores, tomamos contato com o

Leia mais

1. COMPETÊNCIAS DAS DIRETORIAS

1. COMPETÊNCIAS DAS DIRETORIAS 1. COMPETÊNCIAS DAS DIRETORIAS 1.1. Diretoria Executiva (DEX) À Diretora Executiva, além de planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar as atividades da Fundação, bem como cumprir e fazer cumprir

Leia mais

COLEGIADO DE FISCAIS DE TRIBUTOS, AUDITORES FISCAIS E TÉCNICOS DA TRIBUTAÇÃO DA AMOSC REGIMENTO INTERNO

COLEGIADO DE FISCAIS DE TRIBUTOS, AUDITORES FISCAIS E TÉCNICOS DA TRIBUTAÇÃO DA AMOSC REGIMENTO INTERNO COLEGIADO DE FISCAIS DE TRIBUTOS, AUDITORES FISCAIS E TÉCNICOS DA TRIBUTAÇÃO DA AMOSC REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, NATUREZA, SEDE E DURAÇÃO Art. 1º O Colegiado de Fiscais de Tributos, Auditores

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA DA FACULDADE DE DIREITO DE SANTA MARIA FADISMA

CÓDIGO DE ÉTICA DA FACULDADE DE DIREITO DE SANTA MARIA FADISMA CÓDIGO DE ÉTICA DA FACULDADE DE DIREITO DE SANTA MARIA FADISMA Título I Das Disposições Gerais Art. 1º - São destinatários deste Código, para fim de observância de seus preceitos, os dirigentes, docentes,

Leia mais

www.queroserprofessor.

www.queroserprofessor. www.queroserprofessor. Documento Revisado em março de 2011 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. O QUE É A MONITORIA? 3. OBJETIVOS DA MONITORIA 4. CONDIÇÕES PARA PARTICIPAR DA MONITORIA 5. INSCRIÇÃO 6. ATRIBUIÇÕES

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.169, DE 23 DE AGOSTO DE 2011

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.169, DE 23 DE AGOSTO DE 2011 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.169, DE 23 DE AGOSTO DE 2011 Disciplina o afastamento de servidores docentes e técnico-administrativos

Leia mais

FAMEC REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

FAMEC REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FAMEC REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 1 REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO (Lei Nº 11.788 / 2008) Regulamenta as atividades do Estágio Curricular da FAMEC e estabelece normas

Leia mais

GRUPO SCHEILLA REGIMENTO INTERNO Título: Conselho de Administração - CAD Revisão: 0

GRUPO SCHEILLA REGIMENTO INTERNO Título: Conselho de Administração - CAD Revisão: 0 Aprovação CAD: Data: 29-11-08 Aprovação CRA: Data: 11-01-09 1. FINALIDADE DO REGIMENTO INTERNO Regulamentar o funcionamento do Conselho de Administração (CAD), previsto no Artigo 20 do Estatuto Social.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 033 DE 10 DE MARÇO DE 2015.

RESOLUÇÃO Nº. 033 DE 10 DE MARÇO DE 2015. RESOLUÇÃO Nº. 033 DE 10 DE MARÇO DE 2015. O CONSELHO DE UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais, e considerando o Parecer nº. 01/2015 da Comissão Permanente

Leia mais

MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO

MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COORDENAÇÃO DE INTERAÇÃO SERVIÇO ESCOLA-EMPRESA MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO COLINAS

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 214 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011.

RESOLUÇÃO Nº. 214 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. RESOLUÇÃO Nº. 214 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 012, DE 20 DE MAIO DE 2014 Estabelece normas para o afastamento de servidores

Leia mais

MANUAL DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES EM ESTÁGIO PROBATÓRIO

MANUAL DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES EM ESTÁGIO PROBATÓRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SERGIPE DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS DIVISÃO DE ALOCAÇÃO E AVALIAÇÃO MANUAL DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES EM ESTÁGIO PROBATÓRIO APRESENTAÇÃO Este manual é

Leia mais

Catalão / GO, 04 de novembro de 2010. Resolução CONSUP FACULDADE CESUC 002/2010

Catalão / GO, 04 de novembro de 2010. Resolução CONSUP FACULDADE CESUC 002/2010 Catalão / GO, 04 de novembro de 2010. Resolução CONSUP FACULDADE CESUC 002/2010 Estabelece normas para a realização do Trabalho de Curso (TCC) obrigatório nos cursos de graduação da Faculdade de Ensino

Leia mais

Mais do que faculdade, uma escola de empreendedores. Regulamento das Atividades Práticas da Faculdade Montes Belos

Mais do que faculdade, uma escola de empreendedores. Regulamento das Atividades Práticas da Faculdade Montes Belos Mais do que faculdade, uma escola de empreendedores Regulamento das Atividades Práticas da Faculdade Montes Belos São Luís de Montes Belos, novembro de 2011 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS DA FACULDADE

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM CAPÍTULO I Natureza, Finalidade, Sede e Foro Art. 1º - A Comissão Nacional de Residência em Enfermagem - CONARENF, criada pela Portaria

Leia mais

REGIMENTO DO CONSELHO CONSULTIVO DO AUDIOVISUAL DE PERNAMBUCO

REGIMENTO DO CONSELHO CONSULTIVO DO AUDIOVISUAL DE PERNAMBUCO REGIMENTO DO CONSELHO CONSULTIVO DO AUDIOVISUAL DE PERNAMBUCO CAPITULO I DA NATUREZA E FINALIDADE Art. 1º - O Conselho Consultivo do Audiovisual de Pernambuco, órgão colegiado permanente, consultivo e

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 08/03-COUN

RESOLUÇÃO Nº 08/03-COUN RESOLUÇÃO Nº 08/03-COUN Estabelece o Regimento Interno do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Universidade Federal do Paraná. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal do Paraná, no uso de

Leia mais

REGULAMENTO DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO Curso de Administração Faculdade São Camilo - RJ

REGULAMENTO DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO Curso de Administração Faculdade São Camilo - RJ REGULAMENTO DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO Curso de Administração Faculdade São Camilo - RJ 2013 2 TÍTULO I DAS CONSIDERAÇÕES GERAIS Artigo 1º - O Curso de Administração da Faculdade São Camilo, possui a exigência

Leia mais

Regulamento Interno. de Estágios

Regulamento Interno. de Estágios Regulamento Interno de Estágios Índice Apresentação... 3 Capítulo 1 Caracterização e objetivo do estágio... 3 Capítulo 2 - Oferta de vagas de estágio... 4 Capítulo 3 - Duração do estágio... 5 Capítulo

Leia mais

REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS

REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS Er REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS Art 1º O Fórum da Agenda 21 Local Regional de Rio Bonito formulará propostas de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável local, através

Leia mais

Serviços de Saúde do Trabalho

Serviços de Saúde do Trabalho 1 CONVENÇÃO N. 161 Serviços de Saúde do Trabalho I Aprovada na 71ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1985), entrou em vigor no plano internacional em 17.2.88. II Dados referentes

Leia mais

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAIS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM ENGENHARIA E GERENCIAMENTO DE SISTEMAS ESPACIAIS

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAIS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM ENGENHARIA E GERENCIAMENTO DE SISTEMAS ESPACIAIS REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAIS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM ENGENHARIA E GERENCIAMENTO DE SISTEMAS ESPACIAIS TÍTULO I DOS OBJETIVOS DO CURSO Art. 1º A Área de Concentração

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 016/2015 DE 05 DE MARÇO DE 2015

RESOLUÇÃO Nº 016/2015 DE 05 DE MARÇO DE 2015 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 016/2015 DE 05

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE DIREITO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO AMBIENTAL REGIMENTO. I Da Proposta do Curso e seus Objetivos

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE DIREITO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO AMBIENTAL REGIMENTO. I Da Proposta do Curso e seus Objetivos UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE DIREITO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO AMBIENTAL REGIMENTO I Da Proposta do Curso e seus Objetivos Art. 1. O Curso de Pós-Graduação latu sensu Especialização

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA DE ALUNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA URBANA DA UEM

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA DE ALUNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA URBANA DA UEM REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA DE ALUNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA URBANA DA UEM Art. 1º O Estágio de Docência no Ensino de Graduação tem como objetivos: I - instrumentalizar o

Leia mais

REGIMENTO INTERNO SOCIEDADE ESPÍRITA DE AUXÍLIO FRATERNIDADE Capítulo I Da Denominação e Fins

REGIMENTO INTERNO SOCIEDADE ESPÍRITA DE AUXÍLIO FRATERNIDADE Capítulo I Da Denominação e Fins 1 REGIMENTO INTERNO SOCIEDADE ESPÍRITA DE AUXÍLIO FRATERNIDADE Capítulo I Da Denominação e Fins Art. 1º O presente Regimento Interno tem por finalidade normatizar as disposições que constam no Estatuto

Leia mais

Faço saber, que a Câmara Municipal de Mangueirinha, Estado do Paraná aprovou e eu, ALBARI GUIMORVAM FONSECA DOS SANTOS, sanciono a seguinte lei:

Faço saber, que a Câmara Municipal de Mangueirinha, Estado do Paraná aprovou e eu, ALBARI GUIMORVAM FONSECA DOS SANTOS, sanciono a seguinte lei: LEI Nº 1512/2009 SÚMULA: Cria o Conselho Municipal da Educação. Faço saber, que a Câmara Municipal de Mangueirinha, Estado do Paraná aprovou e eu, ALBARI GUIMORVAM FONSECA DOS SANTOS, sanciono a seguinte

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE ENSINO DO INTERIOR DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ITAPETININGA

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE ENSINO DO INTERIOR DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ITAPETININGA EDITAL nº 01 /2015 A Direção da EE Cel. Fernando Prestes, torna pública a abertura de inscrição para professores interessados em exercer a FUNÇÃO DE PROFESSOR COORDENADOR para o segmento do Ensino Médio,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Prefeitura Municipal de Porto Alegre Prefeitura Municipal de Porto Alegre DECRETO Nº 17.301, DE 14 DE SETEMBRO DE 2011. Aprova o Regimento Interno do Fórum Municipal dos Conselhos da Cidade (FMCC). O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE, no

Leia mais

A ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL PARTE 01 DE 02

A ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL PARTE 01 DE 02 ALIANÇA ESPÍRITA EVANGÉLICA REGIONAL ABC A ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL PARTE 01 DE 02 COORDENADORIA DE ESTUDOS 01/11/2008 VERSÃO 05/02/2012 A ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL É um conjunto de atividades organizadas

Leia mais

LEI N 501, DE 02 DE JULHO DE 2009.

LEI N 501, DE 02 DE JULHO DE 2009. Pág. 1 de 6 LEI N 501, DE 02 DE JULHO DE 2009. CRIA COMISSÃO DE HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO CIPA E A COMISSÃO GERAL DE HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO CIPAG, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Leia mais

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA REGULAMENTO DA MONOGRAFIA CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA A Monografia Final consiste em pesquisa individual orientada, em qualquer área do conhecimento no âmbito do Curso de Graduação, constituindo atividade

Leia mais

Instituição Beneficente A Luz Divina Grupo da Fraternidade CONDUTA DOS MÉDIUNS 07 / 08 / 2015

Instituição Beneficente A Luz Divina Grupo da Fraternidade CONDUTA DOS MÉDIUNS 07 / 08 / 2015 Instituição Beneficente A Luz Divina Grupo da Fraternidade CONDUTA DOS MÉDIUNS 07 / 08 / 2015 Durante os meus estudos, fiquei me perguntando, o que trazer de muito especial para compartilhar com os irmãos,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 133/2014-CEPE, DE 22 DE MAIO DE 2014.

RESOLUÇÃO Nº 133/2014-CEPE, DE 22 DE MAIO DE 2014. RESOLUÇÃO Nº 133/2014-CEPE, DE 22 DE MAIO DE 2014. Aprova o Regulamento do Programa Casulo Sócio-Tecnológico de Apoio e Desenvolvimento em Gestão Social, Inovação e sustentabilidade. O CONSELHO DE ENSINO,

Leia mais

Curso de Engenharia de Elétrica

Curso de Engenharia de Elétrica Regulamento de Estágio Curricular Obrigatório Curso de Engenharia de Elétrica Cascavel-PR 2011 - 2 - CAPITULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. Este regulamento tem por finalidade normatizar o Estágio

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REGIMENTO INTERNO

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REGIMENTO INTERNO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DO CONSELHO, ATRIBUIÇÕES E SUA COMPOSIÇÃO Art. 1.º- O Conselho Municipal de Educação de Carlos Barbosa, criado pela Lei Municipal nº1.176 de

Leia mais

FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 0 ÍNDICE NATUREZA E FINALIDADE 2 COORDENAÇÃO DOS CURSOS 2 COORDENAÇÃO DIDÁTICA 2 COORDENADOR DE CURSO 2 ADMISSÃO AOS CURSOS 3 NÚMERO

Leia mais

Universidade Federal da Integração Latino Americana MANUAL DO ESTAGIÁRIO

Universidade Federal da Integração Latino Americana MANUAL DO ESTAGIÁRIO Universidade Federal da Integração Latino Americana MANUAL DO ESTAGIÁRIO MANUAL DO ESTAGIÁRIO PROGRAD - Pró-Reitoria de Graduação DEAC - Divisão de Estágios e Atividades Complementares Sumário 1. Apresentação...

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 196 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011.

RESOLUÇÃO Nº. 196 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. RESOLUÇÃO Nº. 196 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº.

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º Este Regulamento estabelece a normatização das disciplinas

Leia mais

Trabalho de Conclusão do Curso (TCC)

Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) CURSO DE ENFERMAGEM Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) O Trabalho de Conclusão de Curso ou Monografia constitui um instrumento que possibilita ao acadêmico a oportunidade de demonstrar o grau de habilidade

Leia mais

Câmara Municipal de São Pedro do Sul

Câmara Municipal de São Pedro do Sul Regulamento A elaboração do presente regulamento resulta da necessidade de definir regras e harmonizar os procedimentos relacionados com a duração e organização do tempo de trabalho, conforme impõe o definido

Leia mais

CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL POR EXPERIÊNCIA DE ADMINISTRADORES

CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL POR EXPERIÊNCIA DE ADMINISTRADORES CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL POR EXPERIÊNCIA DE ADMINISTRADORES ANÁLISE DE REQUISITOS PARA RELATOR E AVALIADOR DA BANCA EXAMINADORA ESBOÇO ESQUEMÁTICO CONSIDERAÇÕES INICIAIS Esta breve análise pretende abordar

Leia mais

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES LEGAIS

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES LEGAIS REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES LEGAIS Art. 1. Os estágios supervisionados específicos, obrigatórios e não-obrigatórios

Leia mais

2) ATIVIDADES O Conselho Comunitário é um fórum de caráter consultivo e, por natureza a ele compete:

2) ATIVIDADES O Conselho Comunitário é um fórum de caráter consultivo e, por natureza a ele compete: PROTOCOLO PROTOCOLO DE CONSTITUIÇÃO DO CONSELHO COMUNITÁRIO CONSULTIVO, CELEBRADO ENTRE AS EMPRESAS DO POLO PETROQUÍMICO DO SUL, SIGNATÁRIAS DO PROGRAMA ATUAÇÃO RESPONSÁVEL, E OS MEMBROS DAS COMUNIDADES

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS - CESCAGE FACULDADES INTEGRADAS DOS CAMPOS GERAIS

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS - CESCAGE FACULDADES INTEGRADAS DOS CAMPOS GERAIS CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS - CESCAGE FACULDADES INTEGRADAS DOS CAMPOS GERAIS MANUAL DE MONITORIA ACADÊMICA Com base na Resolução CSA 02/07, que estabelece Monitoria Acadêmica Centro de

Leia mais

Faculdade de Ciências da Saúde Archimedes Theodoro. Fundação Educacional de Além Paraíba

Faculdade de Ciências da Saúde Archimedes Theodoro. Fundação Educacional de Além Paraíba Faculdade de Ciências da Saúde Archimedes Theodoro Fundação Educacional de Além Paraíba Regulamento de Monitoria Art. 1º A Faculdade de Ciências da Saúde Archimedes Theodoro admitirá, sem vínculo empregatício,

Leia mais

DISPÕE SOBRE A AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO PROBATÓRIO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

DISPÕE SOBRE A AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO PROBATÓRIO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. LEI Nº 2001/2006 DISPÕE SOBRE A AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO PROBATÓRIO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. IRANI CHIES, Prefeito Municipal de Carlos Barbosa, Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS BACHARELADO

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS BACHARELADO FASIPE CENTRO EDUCACIONAL LTDA. Mantenedora Faculdade Cenecista de Sinop Facenop/FASIPE Mantida REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS BACHARELADO SINOP / MATO GROSSO 2014

Leia mais

REDE PETRO - BACIA DE CAMPOS REGIMENTO INTERNO

REDE PETRO - BACIA DE CAMPOS REGIMENTO INTERNO REDE PETRO - BACIA DE CAMPOS REGIMENTO INTERNO CAPITULO I DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA Art. 1º - A Organização Administrativa corresponde à estrutura da REDE PETRO-BC que tem como finalidade garantir

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COMISSÃO DE ÉTICA DO CEFET/RJ REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I. Competências

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COMISSÃO DE ÉTICA DO CEFET/RJ REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I. Competências MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA COMISSÃO DE ÉTICA DO CEFET/RJ REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I Competências Art. 1º - Compete à Comissão de Ética, no âmbito

Leia mais