MINI DICIONÁRIO DE MARKETING. Guia Prático de A a Z:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MINI DICIONÁRIO DE MARKETING. Guia Prático de A a Z:"

Transcrição

1 MINI DICIONÁRIO DE MARKETING Guia Prático de A a Z: Organização: Prof. Adm. Rosival Fagundes BLOG do EMPREENDEDOR : Janeiro/2009

2 Análise do concorrente processo de identificar os principais concorrentes; analisar seus objetivos, forças, fraquezas, estratégias e selecionar os concorrentes a serem atacados ou evitados. AIDA- Descreve as etapas que levam a uma comunicação de sucesso- Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Angel- anjo - investidor pessoa física Abordagem etapa do processo de venda na qual o vendedor conversa com o comprador pela primeira vez para de início a um bom relacionamento. (Audience) Audiência quantidade total de indivíduos atingidos por uma peça/campanha de marketing direto. Atenção- É a capacidade de concentrar-se em algo durante algum tempo. Atributos características do produto que a empresa utiliza para se diferenciar em relação aos concorrentes na mente do consumidor. Ativos Intangíveis- São os ativos mais importantes da empresa e que não aparecem nos balanços contábeis. A marca é um ativo intangível valioso. Outros ativos intangíveis de grande valor: relacionamento com os clientes, relacionamento com fornecedores e empregados, patentes, direitos autorais, marcas registradas e capital intelectual. Busdoor- anúncios em ônibus.

3 Benchmarking. É um processo contínuo e sistemático para avaliar, medir e comparar produtos, serviços, processos e funções de empresas identificadas como melhores da categoria visando a melhoria da organização. O objetivo é aprender com aqueles que já possuem sucesso em alguma atividade. Banners faixas publicitárias em uma página na Web. Servem para promover determinado site, para qual se deseja que o internauta se dirija. Podem ser horizontais ou verticais. Brand marca. Segundo a American Marketing Association, uma marca é um nome, termo, sinal, símbolo ou desenho, ou uma combinação dos mesmos, que identifique os bens e serviços oferecidos por um vendedor ou grupo de vendedores e os diferencie dos demais concorrentes. Benefícios é aquilo que o consumidor percebe no produto ou serviço. O consumidor não compra produtos ou serviços. Ele compra benefícios. Business plan plano de negócios. Blind test- Teste cego. Uma técnica de pesquisa de mercado pela qual dois produtos não identificados são experimentados pelos consumidores, que indicam sua preferência. Esse teste é muito utilizado na pesquisa de um produto novo, para testá-lo contra uma marca já estabelecida no mercado. Baby Boomers- Geração de consumidores nascidos nos anos posteriores a Segunda Guerra Mundial quando houve, na maioria dos países desenvolvidos, uma pronunciada inflexão ascendente na taxa de nascimentos.

4 Brainstorming tempestade de idéias, ou toró de parpite.e uma forma capaz de fazer as boas idéias surgirem. Regras para o Brainstorming: Não há lugar para críticas; Todos os membros têm oportunidades iguais de participar; Nenhuma idéia deve ser tratada como insignificante; Uma idéia a cada vez; Atmosfera agradável; Liberte a criatividade; Não há lugar para priorização; Deve haver entendimento sobre a definição do problema; Registre as idéias de modo visível a todo o grupo. Customer care atendimento ao cliente. Call Center canal de relacionamento. É o centro da estratégia do CRM (Marketing de Relacionamento) em que, por meio de um número 800, um site na Internet e outros meios, a empresa oferece a oportunidade de comunicação ao cliente para obter mais informações, comprar ou reclamar sobre algum produto. Cibernautas navegador da internet. CQT- controle de qualidade total Conectividade sistemas interligados on-line. CallCenter Canal de Relacionamento.

5 Core Business Negócio Principal. CPV ciclo de vida do produto. Assim como as pessoas, os produtos atravessam ciclos de vida. Elas são introduzidas no mercado (introdução), crescem com o passar do tempo (crescimento), até o ponto de maturidade (maturidade) do mercado e eventualmente declinam (declínio), sendo substituídos por novos produtos que se encontram no início de seus ciclos de vida. Cybermarketing marketing da internet. (4P + 2D) = Produto, Praça, Preço e Promoção mais Diálogo e Data Base. CRM Customer Relationship Management. Marketing de relacionamento. CEO Principal Executivo da Organização. Customização personalização. Marketing individualizado. Customização em massa- É um processo pelo qual as empresas aplicam tecnologia e métodos gerenciais para produzir variedade de produto e customização por meio de flexibilidade e resposta rápida. Consumerismo- É um movimento social em que consumidores e outros agentes sociais procuram proteger os direitos dos consumidores, buscando o equilibrio de forças entre os consumidores e as empresas fornecedoras de produtos e serviços.

6 Canibalização- É o processo pelo qual uma marca ganha vendas ou participação de mercado ás custas de outra. Clientes- Pessoas que compram bens ou serviços. São os ativos em processo de valorização e os recursos mais importantes da empresa. Concorrentes- A concorrência agora é total, no atual cenário, produtos e serviços não brigam apenas com outros da mesma categoria e sim o que realmente interessa é a disputa pelo bolso do consumidor. A nova competição não é mais entre o que as empresas produzem, mas entre o que adicionam aos produtos de suas fábricas, na forma de embalagem, design, serviços agregados, propaganda, logística, fácil distribuição, financiamento e outros benefícios pelos quais os consumidores atribuem valor. Chat literalmente, conversação, bate-papo Club card- cartões de associado Category killers- cadeia de lojas varejistas que se especializa numa única espécie de mercadoria, estocada em grande quantidade e variedade e vendida com desconto. Cash-flow- Fluxo de caixa CVP- Ciclo de vida do produto

7 Data Mining análise exploratória dos dados. Prospecção de dados. Operação de obtenção e manipulação de dados eletrônicos com a finalidade de auxiliar o processo de marketing. Data Mart mercado de dados. Database Marketing- Marketing de banco de dados. Banco de dados dos clientes, empregados, produtos, serviços, fornecedores, distribuidores, revendedores e varejistas para assim facilitar o desenvolvimento de ofertas relevantes para cada cliente. Podem incluir informações tanto sobre os clientes já existentes, quanto sobre os clientes potenciais, suas características, seus hábitos de compras e de consumo de produtos e serviços. Display ação de mostrar alguma coisa. Diferenciação de produto- Refere-se ás diferenças existentes entre uma oferta especifica que uma empresa faz e as ofertas da concorrência, em um mercado ou segmento. Por exemplo; características, desempenho, conformidade, durabilidade, confiabilidade, estilo e design. Diferenciação de serviços- Entrega, instalação, treinamento dos clientes, consultoria, reparos e confiabilidade. Diferenciação de pessoal- competência, cortesia, credibilidade, confiabilidade e comunicação. Diferenciação de imagem- símbolos, mídia escrita e audiovisual, eventos.

8 Diferenciação de mercado- Refere-se a diferentes ofertas que uma mesma empresa faz a distintos segmentos de mercado. Design significa o desenho, ou seja, a identidade visual, abrangendo design de produto, design dos serviços, design gráfico e design ambiental. Na empresa o design é usado nas seguintes áreas: na fachada, no ambiente da loja, na comunicação eletrônica, na programação visual de seus produtos, nas embalagens e materiais gráficos. Estratégia de nicho- Consiste no ajuste entre uma empresa e uma porção restrita do mercado, em que a oferta que a empresa faz se ajusta melhor do que qualquer outra aos anseios daquele grupo de consumidores. Estratégia Premiun estratégia de preço alto. Embalagem Blindada embalagens impenetráveis, que nos obriga a usar verdadeiras armas para abri-las. Exemplo: As caixas de CD. Empresas varejistas são empresas que vendem no varejo, a retalho, por miúdo ao consumidor final. Exibitécnica técnica de exibir o produto. É a capacidade de exibir o produto ou mercadoria, destacando-o de forma adequada e sincrônica usando linhas e formas tornando atrativa e desejada, resultando em venda e em lucro. Economia de atenção teoria, também chamada de mercadorias da atenção, que sustenta que o mais limitado de todos os recursos é a atenção, muito mais escassa do que os recursos naturais. No momento em que a demanda se

9 expande como um vírus e em que as mensagens comerciais travam uma batalha darwiniana de sobrevivência do mais apto, a economia da atenção torná-se uma lente através da qual as empresas observam suas estratégias de marketing e suas decisões. Endomarketing marketing interno. É a percepção do capital humano como elemento essencial para que as empresas atinjam seus objetivos. Empowerment Literalmente dar poder.é quando a empresa delega a seu empregado responsabilidades maiores que as normais, como organizar o trabalho à sua maneira, tomar decisões autonomamente. Estratégia de marketing começa com o exercício de segmentação, determinação do público-alvo e posicionamento que é seguido pela prática dos 4Ps: Produto, Preço, Praça e Promoção. Focus Groups entrevistas em grupo. Fast-food- comidas rápidas. Ex; McDonalds, Pizza Hut. Gerência de Marketing - É o conjunto de atividades de marketing dirigidas para o atendimento das necessidades do cliente a longo prazo, tendo em vista seu bem-estar e o sucesso da organização. Hard sell promoções de varejo. Home shopping- venda domiciliar. A venda porta a porta é a forma mais antiga de venda domiciliar.

10 Hipertexto é um vínculo criado entre o site de uma empresa e outros sites (afiliados). O internauta clica sobre a palavra (Hipertexto) e entra no site da empresa. Interatividade canais de comunicação de dupla via. Internet boomers- É uma nova geração criada pela internet, que nasce na realidade digital, uma geração que se expressa digitalmente compartilhando experiências, de maneira transparente, instantânea e democrática. Layout arranjo físico. Layout da Loja é o arranjo físico da loja. Compõe dos seguintes elementos: Balcões, sinalização interna, vitrines internas, expositores, circulação, espaço visual e localização do caixa. Loja de conveniência- É um formato de varejo dirigido a atender á necessidade de conveniência do cliente, ou seja; conveniência de tempolojas abertas normalmente por 24 horas. Tem preços mais elevados do que as demais formas de varejo alimentar e caracterizam-se por: serem lojas muito pequenas, tipicamente com 50 a 100 m2, com linha de produtos reduzidas, consistindo essencialmente de bens de conveniência. É de auto-serviço com pequena área de fast-food. Lojas âncoras São lojas encontradas no desenvolvimento de um novo shopping center que geram tráfego para todo o complexo de lojas.

11 Leads são os clientes potenciais que manifestaram interesse em receber mais informações ou aceitam uma visita de venda, após serem ativados por algum tipo de comunicação, que pode ser propaganda de resposta direta em TV, rádio, jornal, outdoor ou telemarketing. Market Share- participação de mercado. É expresso em porcentagem e apresentado no gráfico de Pizza. Marketing {mercado em movimento{mercado em ação}.é uma função gerencial, que busca ajustar a oferta da organização a demandas específicas do mercado, utilizando como ferramentas um conjunto de princípios e técnicas. Marketing.1 É o processo pelo qual a economia é integrada á sociedade para servir ás necessidades humanas- Peter Drucker Marketing.2 É o processo de criar e manter clientes Theodore Levitt Marketing.3- É a atividade humana dirigida á satisfação de necessidades e desejos por meio de processos de troca- Philip Kotler Mercado latente existe a necessidade definida e nenhum produto existente a satisfaz.. Marketing cultural ação em que uma empresa oferece, de maneira consciente e estratégica, recursos financeiros para um projeto cultural. Tratase de um patrocínio associado a um plano formal de construção da imagem que a organização deseja projetar no mercado.

12 Marketing Social o patrocínio da empresa se destina a uma ação social. Marketing lateral é um processo de trabalho que, quando aplicado a produtos ou serviços existentes, produz inovações que abrangem necessidades, usos, situações ou públicos-alvo não atingidos atualmente. Por exemplo, a empresa de cereais poderia pensar em cereais mais lanchinho. Em vez de colocar o cereal solto dentro de uma caixa, ela usa o produto em forma de uma barra que pode ser carregada e comida a qualquer momento. Daí a Barra de Cereal. Outros exemplos: café mais computadores = Cybercafé; Chocolate mais Brinquedo= Kinder Ovo; Boneca mais Adolescente = Barbie; Posto de Gasolina mais Mercearia = Loja de Conveniência; Flores mais Vida Eterna = flores artificiais. Marketing vertical é quando as empresa buscam idéias a partir de seu produto atual. Isso resulta em extensões de linha ou de marca. Cada variação de produto atrairá um número cada vez menor de clientes que deixam de comprar as marcas mais vendidas, ou seja, o novo produto ganha um pouquinho e o velho perde um pouquinho. Exemplo de Inovação no marketing vertical: sucos com ou sem vitaminas; biscoitos com canela, chocolate, recheados. Marketing Interativo coloca a possibilidade de diálogo em tempo real. A empresa observa o cliente, compreende aquilo que ele diz e deseja, adapta sua mensagem em função disto e observa a reação dele ao estimulo remetido. Marketing Viral acontece quando na Internet, clientes se transformam em vendedores que trabalham de graça. Exemplo: é o Hotmail que foi comprado

13 pela Yahoo nos bons tempos da Internet. O Hotmail oferecia serviços de e- mail gratuito, mas cada mensagem enviada levava embutida uma mensagem do Hotmail recrutando outros usuários para o serviço grátis. Isso leva para o Hotmail milhões de clientes em tempo recorde. Marketing Viral.1- é quando você não resiste e manda um jogo via- para todo o seu catálogo de endereços. Se você estiver vendendo publicidade nesse jogo ou se o jogo envolve seu próprio negócio ou marca de comércio eletrônico, seu nome estará diante de milhões de pessoas, por um custo praticamente nulo. Marketing de Choque acontece quando um produto rompe as barreiras da indiferença e se torna um fenômeno baseado em muitas plataformas de mídia reunidas. É Marketing de Choque, um boca a boca gerado por confluência de mensagens de marketing que atinge o máximo ao mesmo tempo. Marketing de compensação ao reconhecer a importância de uma cliente fiel, os profissionais de marketing se desviarão de seu rumo habitual para compensar quaisquer deficiências de relacionamento. (Na Irlanda, tem um supermercado que paga aos clientes que apontam algum problema). Marketing de Varejo é o marketing do comércio que enfatiza a estratégia entre os fornecedores e os pontos de venda. Marketing de permissão- É uma nova abordagem de marketing, quando deve-se perguntar aos clientes que informações estão dispostos a prestar voluntariamente, que mensagens aceitariam receber e qual o meio de contato de sua preferência.

14 Merchandising é todo planejamento constante no ponto de venda, para oferecer aos consumidores as opções de compra. Segundo a AMA (Associação Americana de Marketing). Merchandising é a operação de planejamento necessário para se colocar no mercado: o produto certo, no lugar certo, no tempo certo, em quantidade certa, ao preço certo.elementos mais trabalhados no merchandising: exposição na vitrina, as cores utilizadas, o fundo musical, a exposição em gôndolas e prateleiras e a altura da exposição. Os materiais de merchandising mais utilizados: displays, cartazetes, luminosos, folhetos, balões, letreiros, faixas de gôndolas. Mídia é o canal utilizado pela propaganda para encaminhar a mensagem ao mercado. Através da mídia se estuda, como se utiliza a propaganda e sua melhor otimização da verba disponível para a mesma. As mídias mais usadas são as seguintes: jornais, revistas, rádio, televisão, cinema, mala direta, Outdoor (propaganda ao ar livre). Mensagens comunicação escrita ou subliminar, que mostra ao cliente, as vantagens do produto ou mercadoria. Mercado é o conjunto de pessoas/empresas que compram ou poderão vir a comprar produtos ou serviços em determinada situação a fim de satisfazer uma determinada necessidade. Mercado real- É aquele em que existem produtos ou serviços que atendem a uma necessidade percebida por consumidores que dispõem de recursos para adquiri-los.

15 Miopia em Marketing- É o manifesto clássico de Theodore Levitt, dizia que o marketing devia focar nas necessidades do cliente, e não nas características do produto. Marketing impositor- É quando o extraordinário tratamento recebido pelo cliente de empresas de serviços obriga negócios de outros setores a elevar o padrão de atendimento. Mensagem Institucional visa destacar a imagem da loja. Mensagem Promocional visa promover as mercadorias. Mercado de massa- É a delimitação mais ampla que abrange bilhões de pessoas que compram e consomem produtos básicos. Marketspace Mercado Virtual. Matriz BCG É o método de análise de portfólio de produtos desenvolvido pelo Boston Consulting Group (BCG), uma firma de consultoria americana que idealizou o modelo de uma matriz de duas dimensões, em que se situam os produtos ou unidades de negócios de uma empresa, classificando-se com relação a duas variáveis: a taxa de crescimento do mercado e a participação relativa no mercado. Os produtos são classificados em quatro categorias:

16 Estrelas- produtos de alto crescimento de mercado e alta participação, que são capazes de gerar pelo menos a maioria dos fundos necessários á manutenção de sua posição no mercado. Vacas Leiteiras- Produtos de baixo crescimento de mercado e alta participação, gerando fundos além de suas necessidades. Pontos De Interrogação- Produtos de alto crescimento de mercado e de baixa participação, que não geram caixa suficiente para financiar seu crescimento. Vira Latas Ou Abacaxis- Produtos que se encontram em mercados de baixo crescimento, onde tem baixa participação, que não geram lucros e estão condenados a desaparecer do mercado. Marketing de relacionamento processo de criar, manter e intensificar relacionamentos fortes e valiosos com clientes e outros atores. Micromarketing forma de marketing na qual a empresa cria programa de marketing de acordo com as necessidades e desejos de segmentos geográficos, demográficos, psicográficos e comportamentais. Mercado-alvo conjunto de compradores com necessidades ou características comuns, ao qual a empresa decide servir. Mix de marketing É o conjunto de ferramentas controláveis pelo gerente de marketing, por meio dos quais ele pode obter melhor ajustamento entre a oferta que sua empresa faz ao mercado e a demanda existente. E também denominado de composto mercadológico ou 4Ps: Produto, Preço, Praça e Promoção.

17 Marketing direto marketing por meio de propaganda em vários tipos de mídia que integram diretamente com os consumidores, em geral solicitandolhes uma resposta direta. Marketing de nichos- É o processo de moldar uma pequena parte do Mercado, cujas necessidades não estão sendo atendidas. Nicho de mercado pequeno segmento de um dado setor atendido por uma ou poucas empresas. Nível de mercado necessidade, público-alvo, lugar, momento, situação, experiência. Posicionamento consiste em escolher uma característica pelo qual desejamos ser reconhecidos e ressaltá-la. Como estratégia, o posicionamento abre oportunidades adicionais de variação. Posicionamento 1.É o ato de projetar a oferta de forma que esta ocupe um lugar distinto e valorizado na mente do público alvo; (Michael Porter) Posicionamento 2.É o ato de desenvolver a oferta e a imagem da empresa, de maneira que ocupem uma posição competitiva distinta e significativa nas mentes dos consumidores-alvos. (Kotler) Publicidade insinuada insinuação comercial. É a expansão gradual da publicidade para todo o nosso campo visual. Xícaras de café, laterais de

18 prédios até mesmo carros inteiros. Faz parte da publicidade insinuada transformar os carros das pessoas comuns em veículos publicitários. Publicilada quando você demonstra interesse por uma isca lançada gratuitamente, a cilada está armada e você passa a receber mensagens publicitárias. Promoção de vendas é uma atividade mercadológica através da qual se oferece ao consumidor um beneficio extra e temporário para induzi-lo a adquirir o produto. São exemplos de tipos de promoção: descontos, bonificações, liquidações, prêmio (brindes variados), oferta especial, concurso, degustação, demonstração, amostras grátis, cuponagem, valebrinde, troca-direta, Scratch-off (arranhe e ganhe). É a ferramenta de resultados de curto prazo para gerar a ação de compra. Propaganda é a divulgação paga levada a efeito por um patrocinador identificado. E a ferramenta de efeitos de longo prazo para modelar as atitudes do mercado em relação á marca. P&D Pesquisa e Desenvolvimento. Publicidade divulgação gratuita de tópicos noticiosos ou comentários de natureza comercial. Produto- É qualquer coisa que possa ser objeto de troca entre indivíduos ou organizações. Mais do que um dispositivo físico, o produto deve ser um conceito que soluciona o problema de alguém.

19 Promoção- É a parte da comunicação que se compõe das mensagens destinadas a estimular as pessoas a tomar consciência dos vários produtos e serviços da empresa, interessando-se por eles e comprando-os. Este composto de comunicação é formado por: relações públicas, promoção de vendas, propaganda e a venda pessoal. Propaganda Promocional é aquela que evidencia a promoção e venda do produto. Propaganda Institucional- é aquela que evidencia a promoção e venda do produto Premiun estratégia de preço mais alto, no caso de um produto já existente. Prospect Cliente Potencial. Prospects clientes potenciais. Participação relativa no mercado- Representa a razão entre as vendas da empresa e as vendas do principal concorrente no mercado, para o mesmo produto. Person-specific médium mídia especificamente dirigida. Restaurante a quilo- Tipo de restaurante que se caracteriza por utilizar os conceitos de comida rápida, cardápio diversificado, auto-serviço e valor.

20 Recall- é a recordação do anúncio. Que serve como medida adequada da eficácia da propaganda. Share of mind participação na lembrança de marca. É a porcentagem de consumidores que identifica determinada marca em primeiro lugar espontaneamente quando solicitados. Share of heart é a medida que busca verificar a preferência por comprar produtos de determinada marca em relação aos concorrentes. Softbusiness-. O lado macio dos negócios, onde as pessoas estão se voltando para o lado comportamental do trabalho. Shopping centers- centros comerciais. Sá uma aglomeração de lojas, planejada de forma a atender amplo conjunto de necessidades do comprador. Planejam-se também as áreas para tráfego de clientes e de serviço e as áreas para estacionamento. Stakeholders - interessados. Pessoas ou grupo que têm interesse pela organização. Podem ser funcionários, fornecedores, governo, comunidade. SWOT- É a abreviação de strong points (pontos fortes), weak (pontos fracos), opportunities (oportunidades), threats (ameaças). A na slose SWOT é utilizda como análise de equilíbrio que tem como objetivo ajudar o processo decisório, tornado-o mais claro, o que permitirá o início da ação, oferecendo ás pessoas envolvidas na decisão uma abordagem qualitativa.os pontos fortes e pontos fracos referem-se á empresa e são variáveis controláveis. As oportunidades e ameaças são relacionadas com o mercado, no ambiente externo e são variáveis não-controláveis.

21 Exemplos de pontos fortes: localização da fábrica, produto inovador, nível de motivação dos funcionários, qualidade dos vendedores, imagem da empresa, qualidade da marca, fidelidade da rede de distribuição, produtos diferenciados. Exemplos de pontos fracos: Rapidez no atendimento de pedidos, eficiência da fábrica, equipe de vendas, procedimentos de qualidade, imagem quanto á qualidade de produtos e serviços. Exemplos de Oportunidades- Taxa de cambio favorável para exportação, fusão recente com outra empresa,criando economias de escala, taxas de juros em queda, novas linhas de financiamento para exportação, mudanças nos hábitos de consumo e necessidades não satisfeitas. Exemplos de ameaças- Volume de investimento dos concorrentes estrangeiros, nível de atividade econômica nacional com recessão, crescimento ou estabilidade. Condições de garantias de fornecimento de matérias-prima para a produção, alteração de leis que regem a nossa atividade econômica, mercado com baixo poder aquisitivo. Segmentação consiste em dividir o mercado em partes para que se obtenham mais vendas. A segmentação poderá também aumentar o tamanho do mercado. Skimming Preço inicial alto. Estratégia utilizada pela empresa no desejo de lançar seu produto a preços elevados, procurando atingir o segmento da população disposto a pagar mais.

22 SAC serviço de atendimento ao consumidor. Telemarketing venda por telefone e atendimento ao cliente. uso sistemático do telefone como mídia para gerar negócios. Terceirização- É a modalidade das empresas que contratam terceiros mais eficazes em atividades que possuem custos mais baixos e maior nível de especialização. A NIKE já não fabrica seus próprios calçados, optando por contratar empresas asiáticas para produzirem a custo inferior e qualidade superior. Top-of-mind No topo da mente do consumidor. Quando a marca é top-ofmind, ela encontra-se no topo da mente Teamwork- trabalho de equipe. Target público-alvo. É aquele à quem a comunicação é dirigida. Ele é descrito em termos de características demográficas, e também em termos de características psicográficas (combinação de características psicológicas e características demográficas), como idade, gênero, educação, renda, hábitos de compra. Webmarketing marketing que utiliza a net. Webseminars- Seminários virtuais, que permitem o acompanhamento do evento no momento em que ele está acontecendo. Varejo é o segmento que inclui as atividades comerciais de venda ou serviços ligados aos consumidores finais.

23 Venda- É a concretização do negócio entre o vendedor e o comprador. Venda cruzada- É a colocação de produtos complementares próximos um do outro em uma loja, na expectativa de que o cliente que ficar tentado a comprar um deles notará o outro e o comprará também. Valor- É a satisfação das exigências dos clientes, ao menor custo possível de aquisição, de propriedade e de uso. Know-how tecnologia, conhecimento. Outbound telemaketing ativo, o que significa ligações efetuadas de dentro para fora. Outdoor - propaganda ao ar livre. Outlet centers- São lojas de fábrica localizadas junto a outras lojas do mesmo tipo. Podem estar localizadas em shopping centers comuns ou mesmo isoladas. Zapping mudar de canais com rapidez usando o controle remoto da televisão.

Unidade IV. Marketing. Profª. Daniela Menezes

Unidade IV. Marketing. Profª. Daniela Menezes Unidade IV Marketing Profª. Daniela Menezes Comunicação (Promoção) Mais do que ter uma ideia e desenvolver um produto com qualidade superior é preciso comunicar a seus clientes que o produto e/ ou serviço

Leia mais

Como Atrair Clientes

Como Atrair Clientes COMO ATRAIR CLIENTES QUESTÕES BÁSICAS Quem são os meus clientes? Quantos sãos? Onde estão? Como fazer para falar com eles? DEFINIÇÃO SEGMENTO DE MERCADO Significa um grupo de consumidores com necessidades

Leia mais

Conceitos e tarefas da administração de marketing DESENVOLVIMENTO DE ESTRATEGIAS E PLANOS DE MARKETING

Conceitos e tarefas da administração de marketing DESENVOLVIMENTO DE ESTRATEGIAS E PLANOS DE MARKETING Sumário Parte um Conceitos e tarefas da administração de marketing CAPITULO I MARKETING PARA 0 SÉCULO XXI A importância do marketing O escopo do marketing 0 que é marketing? Troca e transações A que se

Leia mais

Os 4 P s. P de PRODUTO

Os 4 P s. P de PRODUTO Os 4 P s P de PRODUTO O que é um Produto? Produto é algo que possa ser oferecido a um mercado para aquisição, uso ou consumo e que possa satisfazer a um desejo ou necessidade. Os produtos vão além de bens

Leia mais

4/2/2008. 2) Tomar grandes decisões = 1)Analisar a situação externa e interna. Leitura do mercado e das condições internas da organização

4/2/2008. 2) Tomar grandes decisões = 1)Analisar a situação externa e interna. Leitura do mercado e das condições internas da organização PLANO DE MARKETING Ferramenta importante do plano estratégico de uma empresa. Deve estar em perfeita sintonia com os objetivos estabelecidos pela empresa. É um passo para a elaboração do PLANO DE NEGÓCIOS

Leia mais

COMUNICAÇÃO DE MARKETING

COMUNICAÇÃO DE MARKETING COMUNICAÇÃO DE MARKETING COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING Meio através do qual a empresa informa, persuadi e lembra os consumidores sobre o seu produto, serviço e marcas que comercializa. Funções: Informação

Leia mais

EMPREENDEDORISMO Marketing

EMPREENDEDORISMO Marketing Gerenciando o Marketing EMPREENDEDORISMO Marketing De nada adianta fabricar um bom produto ou prestar um bom serviço. É preciso saber colocálo no mercado e conseguir convencer as pessoas a comprá-lo. O

Leia mais

Vamos, juntos. Equipe de Atendimento.

Vamos, juntos. Equipe de Atendimento. Vamos, juntos Somos agência de publicidade e consultoria em marketing digital com a missão de atender as necessidades de comunicação da sua empresa, com serviços que abrangem desde campanhas integradas

Leia mais

Gestão de Mercados e Estratégia de Marketing Administrando o Composto de Marketing: Os 4P s Aula 3

Gestão de Mercados e Estratégia de Marketing Administrando o Composto de Marketing: Os 4P s Aula 3 Gestão de Mercados e Estratégia de Marketing Administrando o Composto de Marketing: Os 4P s Aula 3 Prof. Me. Dennys Eduardo Rossetto. Objetivos da Aula 1. O composto de marketing. 2. Administração do P

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING

GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING PÓS-GRADUAÇÃO / FIB-2009 Prof. Paulo Neto O QUE É MARKETING? Marketing: palavra em inglês derivada de market que significa: mercado. Entende-se que a empresa que pratica

Leia mais

Gestão de Negócios. Unidade III FUNDAMENTOS DE MARKETING

Gestão de Negócios. Unidade III FUNDAMENTOS DE MARKETING Gestão de Negócios Unidade III FUNDAMENTOS DE MARKETING 3.1- CONCEITOS DE MARKETING Para a American Marketing Association: Marketing é uma função organizacional e um Marketing é uma função organizacional

Leia mais

Unidade IV MERCADOLOGIA. Profº. Roberto Almeida

Unidade IV MERCADOLOGIA. Profº. Roberto Almeida Unidade IV MERCADOLOGIA Profº. Roberto Almeida Conteúdo Aula 4: Marketing de Relacionamento A Evolução do Marketing E-marketing A Internet como ferramenta As novas regras de Mercado A Nova Era da Economia

Leia mais

MARKETING PROMOCIONAL X PROMOÇÃO DE VENDAS. Qual a diferença?

MARKETING PROMOCIONAL X PROMOÇÃO DE VENDAS. Qual a diferença? MARKETING PROMOCIONAL X PROMOÇÃO DE VENDAS Qual a diferença? Marketing promocional É uma ferramenta que se utiliza de várias outras para promover a promoção de vendas. Por exemplo: Marketing promocional

Leia mais

RECURSOS HUMANOS PRODUÇÃO

RECURSOS HUMANOS PRODUÇÃO RECURSOS HUMANOS FINANCEIRO VENDAS PRODUÇÃO DEPARTAMENTO MERCADOLÓGICO Introduzir no mercado os produtos ou serviços finais de uma organização, para que sejam adquiridos por outras organizações ou por

Leia mais

Um dos objetivos deste tema é orientar as ações sistemáticas na busca satisfazer o consumidor estimulando a demanda e viabilizando o lucro.

Um dos objetivos deste tema é orientar as ações sistemáticas na busca satisfazer o consumidor estimulando a demanda e viabilizando o lucro. PLANO DE MARKETING Andréa Monticelli Um dos objetivos deste tema é orientar as ações sistemáticas na busca satisfazer o consumidor estimulando a demanda e viabilizando o lucro. 1. CONCEITO Marketing é

Leia mais

1- O que é um Plano de Marketing?

1- O que é um Plano de Marketing? 1- O que é um Plano de Marketing? 2.1-1ª etapa: Planejamento Um Plano de Marketing é um documento que detalha as ações necessárias para atingir um ou mais objetivos de marketing, adaptando-se a mudanças

Leia mais

Desmistificando o Marketing Sérgio Luis Ignácio de Oliveira

Desmistificando o Marketing Sérgio Luis Ignácio de Oliveira Desmistificando o Marketing Sérgio Luis Ignácio de Oliveira Novatec Sumário Agradecimentos... 13 Sobre o autor... 15 Prefácio... 17 Capítulo 1 Desmistificando o Marketing... 20 Mas o que é Marketing?...20

Leia mais

AS DECISÕES REFERENTES AOS CANAIS DE MARKETING ESTÃO ENTRE AS MAIS CRÍTICAS COM QUE AS GERÊNCIAS PRECISAM LIDAR

AS DECISÕES REFERENTES AOS CANAIS DE MARKETING ESTÃO ENTRE AS MAIS CRÍTICAS COM QUE AS GERÊNCIAS PRECISAM LIDAR KOTLER, 2006 AS DECISÕES REFERENTES AOS CANAIS DE MARKETING ESTÃO ENTRE AS MAIS CRÍTICAS COM QUE AS GERÊNCIAS PRECISAM LIDAR. OS CANAIS AFETAM TODAS AS OUTRAS DECISÕES DE MARKETING Desenhando a estratégia

Leia mais

Comunicação Integrada de marketing.

Comunicação Integrada de marketing. Comunicação Integrada de marketing. - COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO - 4 A s - 4 C s Comunicação: é a transmissão de uma mensagem de um emissor para um receptor, de modo que ambos a entendam da mesma maneira.

Leia mais

GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE Professor Wagner Luiz Aula - Como obter sucesso em uma implementação de CRM e o Processo da Comunicação. Março de 2014 São Paulo -SP Call Center & CRM 2007 CRM: do

Leia mais

Análise de Mercado. Análise da Indústria/Setor. Descrição do Segmento de Mercado. Artigos de PN Como fazer Análise de Mercado. josedornelas.com.

Análise de Mercado. Análise da Indústria/Setor. Descrição do Segmento de Mercado. Artigos de PN Como fazer Análise de Mercado. josedornelas.com. Artigos de PN Como fazer Análise de Mercado Análise de Mercado A análise de mercado é um dos componentes do plano de negócios que está relacionado ao marketing da organização. Ela apresenta o entendimento

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» ADMINISTRAÇÃO (MARKETING) «

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» ADMINISTRAÇÃO (MARKETING) « CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» ADMINISTRAÇÃO (MARKETING) «21. É falacioso falar que o marketing é filho do capitalismo e, portanto, apenas ajudaria a concentrar a renda satisfazendo necessidades supérfluas

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Aprecie as apresentações a seguir. Boa leitura!

APRESENTAÇÃO. Aprecie as apresentações a seguir. Boa leitura! APRESENTAÇÃO A Informatiza Soluções Empresariais está no mercado desde 2006 com atuação e especialização na criação de sites e lojas virtuais. A empresa conta com um sistema completo de administração de

Leia mais

Marketing e Merchandising. Facilitador: Bruno Carnevali- Consultor, BOSS Consultoria

Marketing e Merchandising. Facilitador: Bruno Carnevali- Consultor, BOSS Consultoria Marketing e Merchandising no PDV 1 Quais são as definições de Marketing Marketing 1-Todas as atividades direcionadas a fazer uma troca para satisfazer necessidades ou desejos do homem 2-Processo pelo qual

Leia mais

AULA 4 Marketing de Serviços

AULA 4 Marketing de Serviços AULA 4 Marketing de Serviços Mercado Conjunto de todos os compradores reais e potenciais de um produto ou serviço. Trata-se de um sistema amplo e complexo, que envolve: FORNECEDORES CONCORRENTES CLIENTES

Leia mais

COMO DIVULGAR SUA EMPRESA

COMO DIVULGAR SUA EMPRESA COMO DIVULGAR SUA EMPRESA João Abdalla Consultor de Marketing Unid. Org. Capital Sebrae SP Tel.: (0XX11) 3177-4500 joaon@sebraesp.com.br 4/1/2011 1 QUESTÕES BÁSICAS Quem são os meus clientes? Quantos são?

Leia mais

FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING. Professor: Arlindo Neto

FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING. Professor: Arlindo Neto FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING Professor: Arlindo Neto Competências a serem trabalhadas GESTÃO DE MARKETING PUBLICIDADE E PROPAGANDA GESTÃO COMERCIAL FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM

Leia mais

Gerenciamento da comunicação de massa: propaganda, promoção de vendas, eventos e relações públicas

Gerenciamento da comunicação de massa: propaganda, promoção de vendas, eventos e relações públicas Capítulo 18 Gerenciamento da comunicação de massa: propaganda, promoção de vendas, eventos e relações públicas Copyright 2006 by Pearson Education Questões abordadas no capítulo Quais são as etapas envolvidas

Leia mais

MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS

MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS 1 Prof. Martius v. Rodriguez y Rodriguez, pdsc. PRINCÍPIOS ANÁLISE ESTRATÉGICA (FOfA) BALANCED SCORECARD (BSC) EVOLUÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ESCOLAS DE PENSAMENTO

Leia mais

Gestão e Marketing Análise SWOT - FFOA

Gestão e Marketing Análise SWOT - FFOA Gestão e Marketing Análise SWOT - FFOA SWOT Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) Forças Oportunidades Fraquezas Ameaças Interno Externo Ajudam Atrapalham

Leia mais

Gestão do Atendimento e Relacionamento com o Cliente. Prof. Fernando Paixão UCB 2012 Unidade 02 e 03

Gestão do Atendimento e Relacionamento com o Cliente. Prof. Fernando Paixão UCB 2012 Unidade 02 e 03 Prof. Fernando Paixão UCB 2012 Unidade 02 e 03 Marketing de Relacionamento C.R.M. Custumer Relationship Management Marketing de Assiduidade Programa de milhagens Benefício financeiro Brinde por utilização

Leia mais

Objetivos. Capítulo 16. Cenário para discussão. Comunicações de marketing. Desenvolvimento de comunicações de marketing eficazes

Objetivos. Capítulo 16. Cenário para discussão. Comunicações de marketing. Desenvolvimento de comunicações de marketing eficazes Capítulo 16 e administração de comunicações integradas de marketing Objetivos Aprender quais são as principais etapas no desenvolvimento de um programa eficaz de comunicações integradas de marketing. Entender

Leia mais

Aula 10. Definição dos Objetivos Estratégicos. Profa. Daniela Cartoni

Aula 10. Definição dos Objetivos Estratégicos. Profa. Daniela Cartoni Aula 10 Definição dos Objetivos Estratégicos Profa. Daniela Cartoni CONTEÚDO GERAL DA AULA OBJETIVOS DE MARKETING - Formas de se estabelecer objetivos quantitativos e objetivos qualitativos ELABORAÇÃO

Leia mais

Personalização na Internet Como Descobrir os Hábitos de Consumo de seus Usuários, Fidelizá-los e Aumentar o Lucro de seu Negócio

Personalização na Internet Como Descobrir os Hábitos de Consumo de seus Usuários, Fidelizá-los e Aumentar o Lucro de seu Negócio Personalização na Internet Como Descobrir os Hábitos de Consumo de seus Usuários, Fidelizá-los e Aumentar o Lucro de seu Negócio Roberto Torres Novatec Editora 23 Capítulo 1 O que é Personalização? Este

Leia mais

Estratégias de Comunicação para Micro e Pequenas Empresas

Estratégias de Comunicação para Micro e Pequenas Empresas Estratégias de Comunicação para Micro e Pequenas Empresas SEGMENTOS DE ATUAÇÃO Encomendas Mensagens Financeiro Digital Logística Integrada Conveniência Marketing Direto Serviços Internacionais SEGMENTOS

Leia mais

sz propaganda propaganda sz consulting sz webdesign sz branding sz design um novo começo. um novo começo. além da marca e muito mais

sz propaganda propaganda sz consulting sz webdesign sz branding sz design um novo começo. um novo começo. além da marca e muito mais sz propaganda um novo começo. propaganda sz um novo começo. sz consulting maximizando resultados sz branding além da marca sz design e muito mais sz webdesign sem portas fechadas Planejamento estratégico,

Leia mais

CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING

CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING EMENTA (2012) Disciplina: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Aspectos introdutórios. Os processos decisórios do consumidor. Diferenças individuais. Processos psicológicos. Influências

Leia mais

Gerenciamento da comunicação de massa: propaganda, promoção de vendas, eventos e relações públicas. Copyright 2006 by Pearson Education

Gerenciamento da comunicação de massa: propaganda, promoção de vendas, eventos e relações públicas. Copyright 2006 by Pearson Education Gerenciamento da comunicação de massa: propaganda, promoção de vendas, eventos e relações públicas Copyright 2006 by Pearson Education Propaganda Qualquer forma paga de apresentação não pessoal e promocional

Leia mais

Unidade II COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL. Profa. Ma. Andrea Morás

Unidade II COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL. Profa. Ma. Andrea Morás Unidade II COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL Profa. Ma. Andrea Morás Comunicação empresarial Envolve todas as ferramentas de comunicação. Atividade multidisciplinar. Envolve conflitos, emoções, potencialidades e

Leia mais

1. Identificando o Público-Alvo

1. Identificando o Público-Alvo O que será abordado nesta Apresentação Tema 8 Comunicação Integrada de Marketing Marketing II Prof. Marcos Angeli Ghisi Etapas do plano de comunicação Definindo os objetivos da comunicação Definindo públicos

Leia mais

Unidade IV. Gerenciamento de Produtos, Serviços e Marcas. Prof a. Daniela Menezes

Unidade IV. Gerenciamento de Produtos, Serviços e Marcas. Prof a. Daniela Menezes Unidade IV Gerenciamento de Produtos, Serviços e Marcas Prof a. Daniela Menezes Tipos de Mercado Os mercados podem ser divididos em mercado de consumo e mercado organizacional. Mercado de consumo: o consumidor

Leia mais

Cap. 6 Criando um Plano de Negócios Eficiente

Cap. 6 Criando um Plano de Negócios Eficiente Política de Negócios e Empreendedorismo Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cap. 6 Criando um Plano de Negócios Eficiente Um bom plano

Leia mais

E - Simulado 02 Questões de Tecnologia em Marketing

E - Simulado 02 Questões de Tecnologia em Marketing E - Simulado 02 Questões de Tecnologia em Marketing Questão 01: (ENADE 2009): Um fabricante de sapatos pode usar a mesma marca em duas ou mais linhas de produtos com o objetivo de reduzir os custos de

Leia mais

MARKETING EMPRESARIAL MARCO ANTONIO LIMA GESTÃO EMPRESARIAL E SUSTENTABILIDADE

MARKETING EMPRESARIAL MARCO ANTONIO LIMA GESTÃO EMPRESARIAL E SUSTENTABILIDADE MARCO ANTONIO LIMA GESTÃO E SUSTENTABILIDADE Marketing: uma introdução Introdução ao Marketing O que é Marketing Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações

Leia mais

Marketing Empresarial MARCO ANTONIO LIMA GESTÃO EMPRESARIAL E SUSTENTABILIDADE

Marketing Empresarial MARCO ANTONIO LIMA GESTÃO EMPRESARIAL E SUSTENTABILIDADE Marketing Empresarial Capítulo 1 Marketing: uma introdução Introdução ao Marketing O que é Marketing Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca,

Leia mais

EMPREENDIMENTO COMERCIAL: QUAL O MELHOR CAMINHO A SEGUIR EM SEUS MOMENTOS INICIAIS? RESUMO

EMPREENDIMENTO COMERCIAL: QUAL O MELHOR CAMINHO A SEGUIR EM SEUS MOMENTOS INICIAIS? RESUMO FÁBIO RODRIGO DE ARAÚJO VALOIS Discente do Curso de Ciências Contábeis - UFPA RESUMO Não é de uma hora pra outra que um comerciante abre as portas de seu empreendimento. Se fizer deste modo, com certeza

Leia mais

Considerando que a pesquisa mercadológica é uma ferramenta de orientação para as decisões das empresas, assinale a opção correta.

Considerando que a pesquisa mercadológica é uma ferramenta de orientação para as decisões das empresas, assinale a opção correta. ESPE/Un SERE plicação: 2014 Nas questões a seguir, marque, para cada uma, a única opção correta, de acordo com o respectivo comando. Para as devidas marcações, use a Folha de Respostas, único documento

Leia mais

Poucas inovações na história da humanidade reúnem tantos benefícios potenciais quanto o Comércio Eletrônico (também conhecido como e-commerce).

Poucas inovações na história da humanidade reúnem tantos benefícios potenciais quanto o Comércio Eletrônico (também conhecido como e-commerce). Poucas inovações na história da humanidade reúnem tantos benefícios potenciais quanto o Comércio Eletrônico (também conhecido como e-commerce). A natureza global da tecnologia, a oportunidade de atingir

Leia mais

Logística e Distribuição

Logística e Distribuição Logística e Distribuição 02 Disciplina: LOGÍSTICA E DISTRIBUIÇÃO Plano de curso PLANO DE CURSO Objetivos Proporcionar aos alunos os conhecimentos básicos sobre logística e distribuição como elemento essencial

Leia mais

Análise dos Concorrentes

Análise dos Concorrentes Quando o assunto é monitorar as atividades dos concorrentes no mercado, não há espaço para complacência. ex: Lexmark X Epson (Print Market) 5 forças que determinam a atratividade intrínseca de lucro a

Leia mais

Planejamento de Campanha Publicitária

Planejamento de Campanha Publicitária Planejamento de Campanha Publicitária Prof. André Wander UCAM O briefing chegou. E agora? O profissional responsável pelo planejamento de campanha em uma agência de propaganda recebe o briefing, analisa

Leia mais

COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA CONTEXTO. Professora Rosicler Bettarelli rbettarelli@cidadesp.edu.br

COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA CONTEXTO. Professora Rosicler Bettarelli rbettarelli@cidadesp.edu.br COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA CONTEXTO Professora Rosicler Bettarelli rbettarelli@cidadesp.edu.br A COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA...... deve ser elaborada a partir do quadro sociocultural do consumidor alvo COMUNICAÇÃO

Leia mais

Plano de Marketing. Produto (Posicionamento) Preço. Artigos de PN Como fazer Plano de Marketing. josedornelas.com.br

Plano de Marketing. Produto (Posicionamento) Preço. Artigos de PN Como fazer Plano de Marketing. josedornelas.com.br Artigos de PN Como fazer Plano de Marketing Plano de Marketing Para traçar o plano de marketing do plano de negócios, deve-se atentar à estratégia que será seguida pela empresa. A estratégia pode ser definida

Leia mais

Palestra Como atrair, conquistar e manter clientes

Palestra Como atrair, conquistar e manter clientes Palestra Como atrair, conquistar e manter clientes O passo a passo da fidelização de clientes Carga horária: 2 horas Conteúdo: A estratégia ACM. A escada da lealdade. Como atrair, conquistar e manter clientes.

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA DAS QUESTÕES DISCURSIVAS PROFISSIONAL BÁSICO COMUNICAÇÃO SOCIAL

PADRÃO DE RESPOSTA DAS QUESTÕES DISCURSIVAS PROFISSIONAL BÁSICO COMUNICAÇÃO SOCIAL Questão n o 1 a) O candidato deverá apresentar seis dentre as seguintes vantagens: Domínio de tecnologia capaz de produzir bens preferidos por certas classes de compradores Aumento dos índices de qualidade

Leia mais

Prezado Futuro Cliente

Prezado Futuro Cliente Prezado Futuro Cliente É com grade satisfação que encaminhamos nossa apresentação institucional e certos de estabelecermos uma parceria de sucesso e duradoura. Ela foi desenvolvida com objetivo de mostrar

Leia mais

Conceito de Marketing Considerações Preliminares Atendimento

Conceito de Marketing Considerações Preliminares Atendimento Conceito de Marketing Considerações Preliminares Atendimento Metodologia de Ensino 1) Noções de Marketing 2) Marketing de Serviço 3) Marketing de Relacionamento 1 2 1) Noções de Marketing 3 4 5 6 www.lacconcursos.com.br

Leia mais

Integrada de Marketing. UNIBAN Unidade Marte Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Aulas: 31.03.11

Integrada de Marketing. UNIBAN Unidade Marte Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Aulas: 31.03.11 O Planejamento de Comunicação Integrada de Marketing UNIBAN Unidade Marte Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Aulas: 31.03.11 Agenda: Planejamento de Comunicação Integrada de

Leia mais

Ferramentas de Comunicação

Ferramentas de Comunicação Professora: Luciana Moura 1 Ferramentas de Comunicação Assessoria de Imprensa Boletim Informativo Bonificação Brinde Broadside Calhau Call Center Catálogo Clipping Concurso Convenção Divulga as atividades

Leia mais

O CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS E A GESTÃO ESTRATÉGICA DAS EMPRESAS. Trabalho elaborado por: Ana Cristina de Sousa Pereira Bruno Miguel Q. E.

O CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS E A GESTÃO ESTRATÉGICA DAS EMPRESAS. Trabalho elaborado por: Ana Cristina de Sousa Pereira Bruno Miguel Q. E. O CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS E A GESTÃO ESTRATÉGICA DAS EMPRESAS Trabalho elaborado por: Ana Cristina de Sousa Pereira Bruno Miguel Q. E. Marques O CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS O ciclo de vida dos produtos

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II Atividades Gerenciais de MKT Produto Testar Novos Produtos; Modificar Atuais; Eliminar; Política de Marcas; Criar Satisfação e Valor; Embalagem. 2 1 Atividades Gerenciais

Leia mais

Planejamento Estratégico de Comunicação de Marketing

Planejamento Estratégico de Comunicação de Marketing Prof. Edmundo W. Lobassi O único objetivo da propaganda é vender, não há nenhuma outra justificativa que mereça ser mencionada. (Young & Rublican) Satisfazer a necessidade do consumidor. (David Ogilvy)...

Leia mais

Capítulo 7. As Informações e o Processo de Tomada de Decisão do Gestor Público

Capítulo 7. As Informações e o Processo de Tomada de Decisão do Gestor Público Capítulo 7 As Informações e o Processo de Tomada de Decisão do Gestor Público Pós Graduação Gestão Pública Administração de Marketing Conteúdo - Capítulo 7 Imagem e conhecimento do mercado: A imagem da

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU EMENTA MBA GESTÃO DE VAREJO

PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU EMENTA MBA GESTÃO DE VAREJO MBA GESTÃO DE VAREJO 1 - FORMAÇÃO DE PREÇO E ANÁLISE DE MARGEM NO VAREJO: Ementa: Conhecer o conceito de lucro na visão da precificação baseada no custo; demonstrar termos utilizados na formação de preço

Leia mais

Módulo 15. Novos modelos de distribuição

Módulo 15. Novos modelos de distribuição Módulo 15. Novos modelos de distribuição No mercado existem as chamadas destinações de compra, assim denominadas por conter uma determinada aglomeração de estabelecimentos comerciais que se tornam áreas

Leia mais

com seu consumidores e seu fornecedores. Trazemos para aqui 40 dicas que vão ajudar no amadurecimento, crescimento e no sucesso da sua loja.

com seu consumidores e seu fornecedores. Trazemos para aqui 40 dicas que vão ajudar no amadurecimento, crescimento e no sucesso da sua loja. Com a consolidação do comércio eletrônico no Brasil e mundo, fica cada vez mais claro e a necessidade de estar participando, e mais a oportunidade de poder aumentar suas vendas. Mas é claro que para entrar

Leia mais

MARKETING NO AGRONEGÓCIO

MARKETING NO AGRONEGÓCIO MARKETING NO AGRONEGÓCIO O QUE VOCÊ ENTENDE DE MARKETING? Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de

Leia mais

O novo desafio das marcas: uma visão global dos hábitos dos clientes em dispositivos móveis e redes sociais

O novo desafio das marcas: uma visão global dos hábitos dos clientes em dispositivos móveis e redes sociais O novo desafio das marcas: uma visão global dos hábitos dos clientes em dispositivos móveis e redes sociais SDL Campaign Management & Analytics Introdução Prezado profissional de marketing, A ideia de

Leia mais

Estratégias de marketing para serviços de alimentação Prof. Dr. Raul Amaral

Estratégias de marketing para serviços de alimentação Prof. Dr. Raul Amaral Estratégias de marketing para serviços de alimentação Prof. Dr. Raul Amaral 1) Estratégias de produtos e serviços. 2) Estratégias de preços. 3) Estratégias de promoção e vendas. 1) Estratégias de produtos

Leia mais

Atendimento pós-venda: gestão estratégica da ex...

Atendimento pós-venda: gestão estratégica da ex... Atendimento pós-venda: gestão estratégica da ex... (/artigos /carreira/comopermanecercalmosob-pressao /89522/) Carreira Como permanecer calmo sob pressão (/artigos/carreira/como-permanecer-calmosob-pressao/89522/)

Leia mais

CONQUISTAR E MANTER CLIENTES

CONQUISTAR E MANTER CLIENTES 1 CONQUISTAR E MANTER CLIENTES Historicamente, o marketing se concentrou na atração de novos clientes. O pessoal de vendas era mais recompensado por achar um novo cliente do que por prestar muita atenção

Leia mais

Marketing na era virtual

Marketing na era virtual UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DIRETORIA DE PROJETOS ESPECIAIS PROJETO A VEZ DO MESTRE Marketing na era virtual GEOVANA CORRÊA DE SOUZA Trabalho Monográfico

Leia mais

Modelo de Briefing de Produto - Roteiro de Coleta de Informações - Completo

Modelo de Briefing de Produto - Roteiro de Coleta de Informações - Completo BRIEFING DE PRODUTO Modelo de Briefing de Produto - Roteiro de Coleta de Informações - Completo Modelo Extraído dos livros: Tudo o que você queria saber sobre propaganda e ninguém teve paciência para explicar

Leia mais

MARKETING E VENDAS NA FARMÁCIA

MARKETING E VENDAS NA FARMÁCIA MARKETING E VENDAS NA FARMÁCIA Há muito se discute que o mercado de farmácias é ambiente competitivo e que a atividade vem exigindo profissionalismo para a administração de seus processos, recursos e pessoal.

Leia mais

Subáreas. Marketing estratégico: Marketing de varejo

Subáreas. Marketing estratégico: Marketing de varejo Marketing estratégico: Marketing de varejo Marketing de serviços: Marketing de agronegócios Área: Marketing e Vendas Competências diagnóstico mercadológico; metodologia de análise e segmentação de mercado

Leia mais

MARKETING ESTRATÉGICO

MARKETING ESTRATÉGICO MARKETING ESTRATÉGICO Os 4 Ps CONCEITO DE PRODUTO E SERVIÇO Um produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo. Serviço é qualquer ato ou desempenho, essencialmente

Leia mais

PROMOÇÃO DE VENDAS. O problema da Dona Cida resume-se em aumentar as vendas de sua loja e ao mesmo tempo, acabar com alguns estoques indesejáveis.

PROMOÇÃO DE VENDAS. O problema da Dona Cida resume-se em aumentar as vendas de sua loja e ao mesmo tempo, acabar com alguns estoques indesejáveis. 1 PROMOÇÃO DE VENDAS Constituída há pouco mais de dois anos, a loja de confecções da Dona Cida já possuía uma boa clientela, porém ela acreditava que ainda poderia crescer bastante. Assim, tinha na prateleira

Leia mais

Item 2- Marketing. Atendimento

Item 2- Marketing. Atendimento Item 2- Marketing Atendimento Item 2- Marketing Atendimento Processo usado para determinar quais produtos ou serviços poderão interessar aos consumidores e qual a melhor estratégia a ser utilizada nas

Leia mais

efagundes com Curso Online sobre Comércio Eletrônico Eduardo Mayer Fagundes

efagundes com Curso Online sobre Comércio Eletrônico Eduardo Mayer Fagundes Curso Online sobre Comércio Eletrônico Eduardo Mayer Fagundes 1 Programa do Curso 1. Os consumidores 2. A Tecnologia 3. Marketing Digital 4. Logística 5. Meios de Pagamento 2 O Consumidor O objetivo do

Leia mais

Como deixar seu negócio on-line. Tendências e a força das mídias sociais no VAREJO!

Como deixar seu negócio on-line. Tendências e a força das mídias sociais no VAREJO! Como deixar seu negócio on-line Tendências e a força das mídias sociais no VAREJO! A palavra de ordem das redes sociais é interação. Comparando a internet com outros meios de comunicação em massa como

Leia mais

Como lutar em uma guerra de preços

Como lutar em uma guerra de preços Como lutar em uma guerra de preços Juliana Kircher Macroplan Prospectiva, Estratégia e Gestão Julho de 2006 Guerras de preços já são fatos concretos que ocorrem frequentemente em todos os mercados, seja

Leia mais

O SEBRAE e o que ele pode fazer pelo seu negócio

O SEBRAE e o que ele pode fazer pelo seu negócio Aumente suas vendas O SEBRAE e o que ele pode fazer pelo seu negócio Consultorias Palestras SEBRAE Mais Programas setoriais Palestras Trilha de aprendizagem empresarial EAD Na Medida Cursos SEI E muito

Leia mais

MARKETING NA INTERNET

MARKETING NA INTERNET MARKETING NA INTERNET HUGO HOCH CONSULTOR DE MARKETING ER. BAURU SEBRAE-SP hugoh@sebraesp.com.br Marketing na Internet O que é? o Marketing na Internet, também referido como: i-marketing, web marketing,

Leia mais

ROTEIRO PLANO DE MKT DIGITAL

ROTEIRO PLANO DE MKT DIGITAL ROTEIRO PLANO DE MKT DIGITAL Este é um roteiro completo, com pontos gerais e específicos. Na elaboração do plano, procure adaptar os tópicos que o compõe, à realidade da empresa-cliente. Priorize a qualidade

Leia mais

Objetivo: identificar as variáveis de marketing e os 4 A s; saber da sua utilizaçao

Objetivo: identificar as variáveis de marketing e os 4 A s; saber da sua utilizaçao Objetivo: identificar as variáveis de marketing e os 4 A s; saber da sua utilizaçao 1 Composto de marketing é um conjunto de instrumentos geradores de ações para direcionar a demanda de produtos e realização

Leia mais

Artigos de PN Como fazer Produtos e Serviços

Artigos de PN Como fazer Produtos e Serviços Artigos de PN Como fazer Produtos e Serviços Para fazer uma descrição adequada dos preços e serviços em seu plano de negócio, diga quais são os serviços da sua empresa, porque ela é capaz de fornecê-los,

Leia mais

Introdução...3. O que é marca?...4. Marcas x produtos...4. Kotler apresenta cinco níveis para um produto:...5

Introdução...3. O que é marca?...4. Marcas x produtos...4. Kotler apresenta cinco níveis para um produto:...5 Marcas Marcas Introdução...3 O que é marca?...4 Marcas x produtos...4 Kotler apresenta cinco níveis para um produto:...5 Exemplo de diferentes níveis de produto...6 Desafios do branding...8 Conceito de

Leia mais

FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING. Professor: Arlindo Neto

FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING. Professor: Arlindo Neto FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING Professor: Arlindo Neto Competências a serem trabalhadas GESTÃO DE MARKETING PUBLICIDADE E PROPAGANDA GESTÃO COMERCIAL FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM

Leia mais

A APLICAÇÃO DE CONCEITOS DE MARKETING DIGITAL AO WEBSITE INSTITUCIONAL

A APLICAÇÃO DE CONCEITOS DE MARKETING DIGITAL AO WEBSITE INSTITUCIONAL A APLICAÇÃO DE CONCEITOS DE MARKETING DIGITAL AO WEBSITE INSTITUCIONAL Victor Nassar 1 O advento da internet e o consequente aumento da participação do consumidor nos websites, representou uma transformação

Leia mais

AVISO DE RETIFICAÇÃO II CREDENCIAMENTO N.º 502/2009

AVISO DE RETIFICAÇÃO II CREDENCIAMENTO N.º 502/2009 AVISO DE RETIFICAÇÃO II CREDENCIAMENTO N.º 502/2009 O SESI/SENAI - PR, torna pública a RETIFICAÇÃO referente ao Edital de CREDENCIAMENTO N.º 502/2009, conforme segue: Fica Incluído no ANEXO III - ÁREAS

Leia mais

COLETA DE INFORMAÇÕES E PREVISÃO DE DEMANDA

COLETA DE INFORMAÇÕES E PREVISÃO DE DEMANDA COLETA DE INFORMAÇÕES E PREVISÃO DE DEMANDA 1) Quais são os componentes de um moderno sistema de informações de marketing? 2) Como as empresas podem coletar informações de marketing? 3) O que constitui

Leia mais

PROJETO EXEMPLO. Os aparelhos de som compactos da Sonic. Situação do mercado. Situação do produto

PROJETO EXEMPLO. Os aparelhos de som compactos da Sonic. Situação do mercado. Situação do produto PROJETO EXEMPLO Os aparelhos de som compactos da Sonic Jane Melody é a gerente de produto da linha de aparelhos de som compactos da Sonic. Cada sistema consiste em um amplificador/rádio AM-FM, um aparelho

Leia mais

- Aula 04_2012 - Profa. Ms. Karen Reis

- Aula 04_2012 - Profa. Ms. Karen Reis Protótipos de Jogos Digitais - Aula 04_2012-1 O documento do game (GDD) Game Design Document (GDD) usa palavras, tabelas e diagramas para explicar o conceito e o funcionamento de um game, a partir de uma

Leia mais

VAREJO. Os principais setores varejistas brasileiros são:

VAREJO. Os principais setores varejistas brasileiros são: O que é? São todas as atividades envolvidas na venda de bens ou serviços diretamente a consumidores finais para seu uso pessoal, e não empresarial. (Philip Kotler) Não importa como os produtos são vendidos

Leia mais

a) VISUAL MERCHANDISING

a) VISUAL MERCHANDISING a) VISUAL MERCHANDISING (1) Introdução Enquanto o marketing planeja, pesquisa avalia e movimenta o produto desde a sua fabricação até sua chegada ao ponto-de- venda, o merchandising representa o produto

Leia mais

Prof. Marcelo Mello. Unidade IV DISTRIBUIÇÃO E

Prof. Marcelo Mello. Unidade IV DISTRIBUIÇÃO E Prof. Marcelo Mello Unidade IV DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING Trade Marketing é confundido por algumas empresas como um conjunto de ferramentas voltadas para a promoção e a comunicação dos produtos. O

Leia mais

FUNDAMENTOS PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

FUNDAMENTOS PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA FUNDAMENTOS PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Abordagem da estratégia Análise de áreas mais específicas da administração estratégica e examina três das principais áreas funcionais das organizações: marketing,

Leia mais

Prof. Marcelo Mello. Unidade III DISTRIBUIÇÃO E

Prof. Marcelo Mello. Unidade III DISTRIBUIÇÃO E Prof. Marcelo Mello Unidade III DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING Canais de distribuição Canal vertical: Antigamente, os canais de distribuição eram estruturas mercadológicas verticais, em que a responsabilidade

Leia mais

O que é comércio eletrônico?

O que é comércio eletrônico? COMÉRCIO ELETRÔNICO O que é comércio eletrônico? O comércio eletrônico ou e-commerce é a compra e venda de mercadorias ou serviços por meio da Internet, onde as chamadas Lojas Virtuais oferecem seus produtos

Leia mais

Inteligência Competitiva

Inteligência Competitiva Inteligência Competitiva Prof. Patricia Silva psilva@univercidade.br Aula 6 Objetivos da aula 6 n Análise SWOT n Bibliografia: Estratégia de Marketing O C. Ferrell Cap. 4 Strenghts (forças), Weaknesses

Leia mais