MINI DICIONÁRIO DE MARKETING. Guia Prático de A a Z:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MINI DICIONÁRIO DE MARKETING. Guia Prático de A a Z:"

Transcrição

1 MINI DICIONÁRIO DE MARKETING Guia Prático de A a Z: Organização: Prof. Adm. Rosival Fagundes BLOG do EMPREENDEDOR : Janeiro/2009

2 Análise do concorrente processo de identificar os principais concorrentes; analisar seus objetivos, forças, fraquezas, estratégias e selecionar os concorrentes a serem atacados ou evitados. AIDA- Descreve as etapas que levam a uma comunicação de sucesso- Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Angel- anjo - investidor pessoa física Abordagem etapa do processo de venda na qual o vendedor conversa com o comprador pela primeira vez para de início a um bom relacionamento. (Audience) Audiência quantidade total de indivíduos atingidos por uma peça/campanha de marketing direto. Atenção- É a capacidade de concentrar-se em algo durante algum tempo. Atributos características do produto que a empresa utiliza para se diferenciar em relação aos concorrentes na mente do consumidor. Ativos Intangíveis- São os ativos mais importantes da empresa e que não aparecem nos balanços contábeis. A marca é um ativo intangível valioso. Outros ativos intangíveis de grande valor: relacionamento com os clientes, relacionamento com fornecedores e empregados, patentes, direitos autorais, marcas registradas e capital intelectual. Busdoor- anúncios em ônibus.

3 Benchmarking. É um processo contínuo e sistemático para avaliar, medir e comparar produtos, serviços, processos e funções de empresas identificadas como melhores da categoria visando a melhoria da organização. O objetivo é aprender com aqueles que já possuem sucesso em alguma atividade. Banners faixas publicitárias em uma página na Web. Servem para promover determinado site, para qual se deseja que o internauta se dirija. Podem ser horizontais ou verticais. Brand marca. Segundo a American Marketing Association, uma marca é um nome, termo, sinal, símbolo ou desenho, ou uma combinação dos mesmos, que identifique os bens e serviços oferecidos por um vendedor ou grupo de vendedores e os diferencie dos demais concorrentes. Benefícios é aquilo que o consumidor percebe no produto ou serviço. O consumidor não compra produtos ou serviços. Ele compra benefícios. Business plan plano de negócios. Blind test- Teste cego. Uma técnica de pesquisa de mercado pela qual dois produtos não identificados são experimentados pelos consumidores, que indicam sua preferência. Esse teste é muito utilizado na pesquisa de um produto novo, para testá-lo contra uma marca já estabelecida no mercado. Baby Boomers- Geração de consumidores nascidos nos anos posteriores a Segunda Guerra Mundial quando houve, na maioria dos países desenvolvidos, uma pronunciada inflexão ascendente na taxa de nascimentos.

4 Brainstorming tempestade de idéias, ou toró de parpite.e uma forma capaz de fazer as boas idéias surgirem. Regras para o Brainstorming: Não há lugar para críticas; Todos os membros têm oportunidades iguais de participar; Nenhuma idéia deve ser tratada como insignificante; Uma idéia a cada vez; Atmosfera agradável; Liberte a criatividade; Não há lugar para priorização; Deve haver entendimento sobre a definição do problema; Registre as idéias de modo visível a todo o grupo. Customer care atendimento ao cliente. Call Center canal de relacionamento. É o centro da estratégia do CRM (Marketing de Relacionamento) em que, por meio de um número 800, um site na Internet e outros meios, a empresa oferece a oportunidade de comunicação ao cliente para obter mais informações, comprar ou reclamar sobre algum produto. Cibernautas navegador da internet. CQT- controle de qualidade total Conectividade sistemas interligados on-line. CallCenter Canal de Relacionamento.

5 Core Business Negócio Principal. CPV ciclo de vida do produto. Assim como as pessoas, os produtos atravessam ciclos de vida. Elas são introduzidas no mercado (introdução), crescem com o passar do tempo (crescimento), até o ponto de maturidade (maturidade) do mercado e eventualmente declinam (declínio), sendo substituídos por novos produtos que se encontram no início de seus ciclos de vida. Cybermarketing marketing da internet. (4P + 2D) = Produto, Praça, Preço e Promoção mais Diálogo e Data Base. CRM Customer Relationship Management. Marketing de relacionamento. CEO Principal Executivo da Organização. Customização personalização. Marketing individualizado. Customização em massa- É um processo pelo qual as empresas aplicam tecnologia e métodos gerenciais para produzir variedade de produto e customização por meio de flexibilidade e resposta rápida. Consumerismo- É um movimento social em que consumidores e outros agentes sociais procuram proteger os direitos dos consumidores, buscando o equilibrio de forças entre os consumidores e as empresas fornecedoras de produtos e serviços.

6 Canibalização- É o processo pelo qual uma marca ganha vendas ou participação de mercado ás custas de outra. Clientes- Pessoas que compram bens ou serviços. São os ativos em processo de valorização e os recursos mais importantes da empresa. Concorrentes- A concorrência agora é total, no atual cenário, produtos e serviços não brigam apenas com outros da mesma categoria e sim o que realmente interessa é a disputa pelo bolso do consumidor. A nova competição não é mais entre o que as empresas produzem, mas entre o que adicionam aos produtos de suas fábricas, na forma de embalagem, design, serviços agregados, propaganda, logística, fácil distribuição, financiamento e outros benefícios pelos quais os consumidores atribuem valor. Chat literalmente, conversação, bate-papo Club card- cartões de associado Category killers- cadeia de lojas varejistas que se especializa numa única espécie de mercadoria, estocada em grande quantidade e variedade e vendida com desconto. Cash-flow- Fluxo de caixa CVP- Ciclo de vida do produto

7 Data Mining análise exploratória dos dados. Prospecção de dados. Operação de obtenção e manipulação de dados eletrônicos com a finalidade de auxiliar o processo de marketing. Data Mart mercado de dados. Database Marketing- Marketing de banco de dados. Banco de dados dos clientes, empregados, produtos, serviços, fornecedores, distribuidores, revendedores e varejistas para assim facilitar o desenvolvimento de ofertas relevantes para cada cliente. Podem incluir informações tanto sobre os clientes já existentes, quanto sobre os clientes potenciais, suas características, seus hábitos de compras e de consumo de produtos e serviços. Display ação de mostrar alguma coisa. Diferenciação de produto- Refere-se ás diferenças existentes entre uma oferta especifica que uma empresa faz e as ofertas da concorrência, em um mercado ou segmento. Por exemplo; características, desempenho, conformidade, durabilidade, confiabilidade, estilo e design. Diferenciação de serviços- Entrega, instalação, treinamento dos clientes, consultoria, reparos e confiabilidade. Diferenciação de pessoal- competência, cortesia, credibilidade, confiabilidade e comunicação. Diferenciação de imagem- símbolos, mídia escrita e audiovisual, eventos.

8 Diferenciação de mercado- Refere-se a diferentes ofertas que uma mesma empresa faz a distintos segmentos de mercado. Design significa o desenho, ou seja, a identidade visual, abrangendo design de produto, design dos serviços, design gráfico e design ambiental. Na empresa o design é usado nas seguintes áreas: na fachada, no ambiente da loja, na comunicação eletrônica, na programação visual de seus produtos, nas embalagens e materiais gráficos. Estratégia de nicho- Consiste no ajuste entre uma empresa e uma porção restrita do mercado, em que a oferta que a empresa faz se ajusta melhor do que qualquer outra aos anseios daquele grupo de consumidores. Estratégia Premiun estratégia de preço alto. Embalagem Blindada embalagens impenetráveis, que nos obriga a usar verdadeiras armas para abri-las. Exemplo: As caixas de CD. Empresas varejistas são empresas que vendem no varejo, a retalho, por miúdo ao consumidor final. Exibitécnica técnica de exibir o produto. É a capacidade de exibir o produto ou mercadoria, destacando-o de forma adequada e sincrônica usando linhas e formas tornando atrativa e desejada, resultando em venda e em lucro. Economia de atenção teoria, também chamada de mercadorias da atenção, que sustenta que o mais limitado de todos os recursos é a atenção, muito mais escassa do que os recursos naturais. No momento em que a demanda se

9 expande como um vírus e em que as mensagens comerciais travam uma batalha darwiniana de sobrevivência do mais apto, a economia da atenção torná-se uma lente através da qual as empresas observam suas estratégias de marketing e suas decisões. Endomarketing marketing interno. É a percepção do capital humano como elemento essencial para que as empresas atinjam seus objetivos. Empowerment Literalmente dar poder.é quando a empresa delega a seu empregado responsabilidades maiores que as normais, como organizar o trabalho à sua maneira, tomar decisões autonomamente. Estratégia de marketing começa com o exercício de segmentação, determinação do público-alvo e posicionamento que é seguido pela prática dos 4Ps: Produto, Preço, Praça e Promoção. Focus Groups entrevistas em grupo. Fast-food- comidas rápidas. Ex; McDonalds, Pizza Hut. Gerência de Marketing - É o conjunto de atividades de marketing dirigidas para o atendimento das necessidades do cliente a longo prazo, tendo em vista seu bem-estar e o sucesso da organização. Hard sell promoções de varejo. Home shopping- venda domiciliar. A venda porta a porta é a forma mais antiga de venda domiciliar.

10 Hipertexto é um vínculo criado entre o site de uma empresa e outros sites (afiliados). O internauta clica sobre a palavra (Hipertexto) e entra no site da empresa. Interatividade canais de comunicação de dupla via. Internet boomers- É uma nova geração criada pela internet, que nasce na realidade digital, uma geração que se expressa digitalmente compartilhando experiências, de maneira transparente, instantânea e democrática. Layout arranjo físico. Layout da Loja é o arranjo físico da loja. Compõe dos seguintes elementos: Balcões, sinalização interna, vitrines internas, expositores, circulação, espaço visual e localização do caixa. Loja de conveniência- É um formato de varejo dirigido a atender á necessidade de conveniência do cliente, ou seja; conveniência de tempolojas abertas normalmente por 24 horas. Tem preços mais elevados do que as demais formas de varejo alimentar e caracterizam-se por: serem lojas muito pequenas, tipicamente com 50 a 100 m2, com linha de produtos reduzidas, consistindo essencialmente de bens de conveniência. É de auto-serviço com pequena área de fast-food. Lojas âncoras São lojas encontradas no desenvolvimento de um novo shopping center que geram tráfego para todo o complexo de lojas.

11 Leads são os clientes potenciais que manifestaram interesse em receber mais informações ou aceitam uma visita de venda, após serem ativados por algum tipo de comunicação, que pode ser propaganda de resposta direta em TV, rádio, jornal, outdoor ou telemarketing. Market Share- participação de mercado. É expresso em porcentagem e apresentado no gráfico de Pizza. Marketing {mercado em movimento{mercado em ação}.é uma função gerencial, que busca ajustar a oferta da organização a demandas específicas do mercado, utilizando como ferramentas um conjunto de princípios e técnicas. Marketing.1 É o processo pelo qual a economia é integrada á sociedade para servir ás necessidades humanas- Peter Drucker Marketing.2 É o processo de criar e manter clientes Theodore Levitt Marketing.3- É a atividade humana dirigida á satisfação de necessidades e desejos por meio de processos de troca- Philip Kotler Mercado latente existe a necessidade definida e nenhum produto existente a satisfaz.. Marketing cultural ação em que uma empresa oferece, de maneira consciente e estratégica, recursos financeiros para um projeto cultural. Tratase de um patrocínio associado a um plano formal de construção da imagem que a organização deseja projetar no mercado.

12 Marketing Social o patrocínio da empresa se destina a uma ação social. Marketing lateral é um processo de trabalho que, quando aplicado a produtos ou serviços existentes, produz inovações que abrangem necessidades, usos, situações ou públicos-alvo não atingidos atualmente. Por exemplo, a empresa de cereais poderia pensar em cereais mais lanchinho. Em vez de colocar o cereal solto dentro de uma caixa, ela usa o produto em forma de uma barra que pode ser carregada e comida a qualquer momento. Daí a Barra de Cereal. Outros exemplos: café mais computadores = Cybercafé; Chocolate mais Brinquedo= Kinder Ovo; Boneca mais Adolescente = Barbie; Posto de Gasolina mais Mercearia = Loja de Conveniência; Flores mais Vida Eterna = flores artificiais. Marketing vertical é quando as empresa buscam idéias a partir de seu produto atual. Isso resulta em extensões de linha ou de marca. Cada variação de produto atrairá um número cada vez menor de clientes que deixam de comprar as marcas mais vendidas, ou seja, o novo produto ganha um pouquinho e o velho perde um pouquinho. Exemplo de Inovação no marketing vertical: sucos com ou sem vitaminas; biscoitos com canela, chocolate, recheados. Marketing Interativo coloca a possibilidade de diálogo em tempo real. A empresa observa o cliente, compreende aquilo que ele diz e deseja, adapta sua mensagem em função disto e observa a reação dele ao estimulo remetido. Marketing Viral acontece quando na Internet, clientes se transformam em vendedores que trabalham de graça. Exemplo: é o Hotmail que foi comprado

13 pela Yahoo nos bons tempos da Internet. O Hotmail oferecia serviços de e- mail gratuito, mas cada mensagem enviada levava embutida uma mensagem do Hotmail recrutando outros usuários para o serviço grátis. Isso leva para o Hotmail milhões de clientes em tempo recorde. Marketing Viral.1- é quando você não resiste e manda um jogo via- para todo o seu catálogo de endereços. Se você estiver vendendo publicidade nesse jogo ou se o jogo envolve seu próprio negócio ou marca de comércio eletrônico, seu nome estará diante de milhões de pessoas, por um custo praticamente nulo. Marketing de Choque acontece quando um produto rompe as barreiras da indiferença e se torna um fenômeno baseado em muitas plataformas de mídia reunidas. É Marketing de Choque, um boca a boca gerado por confluência de mensagens de marketing que atinge o máximo ao mesmo tempo. Marketing de compensação ao reconhecer a importância de uma cliente fiel, os profissionais de marketing se desviarão de seu rumo habitual para compensar quaisquer deficiências de relacionamento. (Na Irlanda, tem um supermercado que paga aos clientes que apontam algum problema). Marketing de Varejo é o marketing do comércio que enfatiza a estratégia entre os fornecedores e os pontos de venda. Marketing de permissão- É uma nova abordagem de marketing, quando deve-se perguntar aos clientes que informações estão dispostos a prestar voluntariamente, que mensagens aceitariam receber e qual o meio de contato de sua preferência.

14 Merchandising é todo planejamento constante no ponto de venda, para oferecer aos consumidores as opções de compra. Segundo a AMA (Associação Americana de Marketing). Merchandising é a operação de planejamento necessário para se colocar no mercado: o produto certo, no lugar certo, no tempo certo, em quantidade certa, ao preço certo.elementos mais trabalhados no merchandising: exposição na vitrina, as cores utilizadas, o fundo musical, a exposição em gôndolas e prateleiras e a altura da exposição. Os materiais de merchandising mais utilizados: displays, cartazetes, luminosos, folhetos, balões, letreiros, faixas de gôndolas. Mídia é o canal utilizado pela propaganda para encaminhar a mensagem ao mercado. Através da mídia se estuda, como se utiliza a propaganda e sua melhor otimização da verba disponível para a mesma. As mídias mais usadas são as seguintes: jornais, revistas, rádio, televisão, cinema, mala direta, Outdoor (propaganda ao ar livre). Mensagens comunicação escrita ou subliminar, que mostra ao cliente, as vantagens do produto ou mercadoria. Mercado é o conjunto de pessoas/empresas que compram ou poderão vir a comprar produtos ou serviços em determinada situação a fim de satisfazer uma determinada necessidade. Mercado real- É aquele em que existem produtos ou serviços que atendem a uma necessidade percebida por consumidores que dispõem de recursos para adquiri-los.

15 Miopia em Marketing- É o manifesto clássico de Theodore Levitt, dizia que o marketing devia focar nas necessidades do cliente, e não nas características do produto. Marketing impositor- É quando o extraordinário tratamento recebido pelo cliente de empresas de serviços obriga negócios de outros setores a elevar o padrão de atendimento. Mensagem Institucional visa destacar a imagem da loja. Mensagem Promocional visa promover as mercadorias. Mercado de massa- É a delimitação mais ampla que abrange bilhões de pessoas que compram e consomem produtos básicos. Marketspace Mercado Virtual. Matriz BCG É o método de análise de portfólio de produtos desenvolvido pelo Boston Consulting Group (BCG), uma firma de consultoria americana que idealizou o modelo de uma matriz de duas dimensões, em que se situam os produtos ou unidades de negócios de uma empresa, classificando-se com relação a duas variáveis: a taxa de crescimento do mercado e a participação relativa no mercado. Os produtos são classificados em quatro categorias:

16 Estrelas- produtos de alto crescimento de mercado e alta participação, que são capazes de gerar pelo menos a maioria dos fundos necessários á manutenção de sua posição no mercado. Vacas Leiteiras- Produtos de baixo crescimento de mercado e alta participação, gerando fundos além de suas necessidades. Pontos De Interrogação- Produtos de alto crescimento de mercado e de baixa participação, que não geram caixa suficiente para financiar seu crescimento. Vira Latas Ou Abacaxis- Produtos que se encontram em mercados de baixo crescimento, onde tem baixa participação, que não geram lucros e estão condenados a desaparecer do mercado. Marketing de relacionamento processo de criar, manter e intensificar relacionamentos fortes e valiosos com clientes e outros atores. Micromarketing forma de marketing na qual a empresa cria programa de marketing de acordo com as necessidades e desejos de segmentos geográficos, demográficos, psicográficos e comportamentais. Mercado-alvo conjunto de compradores com necessidades ou características comuns, ao qual a empresa decide servir. Mix de marketing É o conjunto de ferramentas controláveis pelo gerente de marketing, por meio dos quais ele pode obter melhor ajustamento entre a oferta que sua empresa faz ao mercado e a demanda existente. E também denominado de composto mercadológico ou 4Ps: Produto, Preço, Praça e Promoção.

17 Marketing direto marketing por meio de propaganda em vários tipos de mídia que integram diretamente com os consumidores, em geral solicitandolhes uma resposta direta. Marketing de nichos- É o processo de moldar uma pequena parte do Mercado, cujas necessidades não estão sendo atendidas. Nicho de mercado pequeno segmento de um dado setor atendido por uma ou poucas empresas. Nível de mercado necessidade, público-alvo, lugar, momento, situação, experiência. Posicionamento consiste em escolher uma característica pelo qual desejamos ser reconhecidos e ressaltá-la. Como estratégia, o posicionamento abre oportunidades adicionais de variação. Posicionamento 1.É o ato de projetar a oferta de forma que esta ocupe um lugar distinto e valorizado na mente do público alvo; (Michael Porter) Posicionamento 2.É o ato de desenvolver a oferta e a imagem da empresa, de maneira que ocupem uma posição competitiva distinta e significativa nas mentes dos consumidores-alvos. (Kotler) Publicidade insinuada insinuação comercial. É a expansão gradual da publicidade para todo o nosso campo visual. Xícaras de café, laterais de

18 prédios até mesmo carros inteiros. Faz parte da publicidade insinuada transformar os carros das pessoas comuns em veículos publicitários. Publicilada quando você demonstra interesse por uma isca lançada gratuitamente, a cilada está armada e você passa a receber mensagens publicitárias. Promoção de vendas é uma atividade mercadológica através da qual se oferece ao consumidor um beneficio extra e temporário para induzi-lo a adquirir o produto. São exemplos de tipos de promoção: descontos, bonificações, liquidações, prêmio (brindes variados), oferta especial, concurso, degustação, demonstração, amostras grátis, cuponagem, valebrinde, troca-direta, Scratch-off (arranhe e ganhe). É a ferramenta de resultados de curto prazo para gerar a ação de compra. Propaganda é a divulgação paga levada a efeito por um patrocinador identificado. E a ferramenta de efeitos de longo prazo para modelar as atitudes do mercado em relação á marca. P&D Pesquisa e Desenvolvimento. Publicidade divulgação gratuita de tópicos noticiosos ou comentários de natureza comercial. Produto- É qualquer coisa que possa ser objeto de troca entre indivíduos ou organizações. Mais do que um dispositivo físico, o produto deve ser um conceito que soluciona o problema de alguém.

19 Promoção- É a parte da comunicação que se compõe das mensagens destinadas a estimular as pessoas a tomar consciência dos vários produtos e serviços da empresa, interessando-se por eles e comprando-os. Este composto de comunicação é formado por: relações públicas, promoção de vendas, propaganda e a venda pessoal. Propaganda Promocional é aquela que evidencia a promoção e venda do produto. Propaganda Institucional- é aquela que evidencia a promoção e venda do produto Premiun estratégia de preço mais alto, no caso de um produto já existente. Prospect Cliente Potencial. Prospects clientes potenciais. Participação relativa no mercado- Representa a razão entre as vendas da empresa e as vendas do principal concorrente no mercado, para o mesmo produto. Person-specific médium mídia especificamente dirigida. Restaurante a quilo- Tipo de restaurante que se caracteriza por utilizar os conceitos de comida rápida, cardápio diversificado, auto-serviço e valor.

20 Recall- é a recordação do anúncio. Que serve como medida adequada da eficácia da propaganda. Share of mind participação na lembrança de marca. É a porcentagem de consumidores que identifica determinada marca em primeiro lugar espontaneamente quando solicitados. Share of heart é a medida que busca verificar a preferência por comprar produtos de determinada marca em relação aos concorrentes. Softbusiness-. O lado macio dos negócios, onde as pessoas estão se voltando para o lado comportamental do trabalho. Shopping centers- centros comerciais. Sá uma aglomeração de lojas, planejada de forma a atender amplo conjunto de necessidades do comprador. Planejam-se também as áreas para tráfego de clientes e de serviço e as áreas para estacionamento. Stakeholders - interessados. Pessoas ou grupo que têm interesse pela organização. Podem ser funcionários, fornecedores, governo, comunidade. SWOT- É a abreviação de strong points (pontos fortes), weak (pontos fracos), opportunities (oportunidades), threats (ameaças). A na slose SWOT é utilizda como análise de equilíbrio que tem como objetivo ajudar o processo decisório, tornado-o mais claro, o que permitirá o início da ação, oferecendo ás pessoas envolvidas na decisão uma abordagem qualitativa.os pontos fortes e pontos fracos referem-se á empresa e são variáveis controláveis. As oportunidades e ameaças são relacionadas com o mercado, no ambiente externo e são variáveis não-controláveis.

21 Exemplos de pontos fortes: localização da fábrica, produto inovador, nível de motivação dos funcionários, qualidade dos vendedores, imagem da empresa, qualidade da marca, fidelidade da rede de distribuição, produtos diferenciados. Exemplos de pontos fracos: Rapidez no atendimento de pedidos, eficiência da fábrica, equipe de vendas, procedimentos de qualidade, imagem quanto á qualidade de produtos e serviços. Exemplos de Oportunidades- Taxa de cambio favorável para exportação, fusão recente com outra empresa,criando economias de escala, taxas de juros em queda, novas linhas de financiamento para exportação, mudanças nos hábitos de consumo e necessidades não satisfeitas. Exemplos de ameaças- Volume de investimento dos concorrentes estrangeiros, nível de atividade econômica nacional com recessão, crescimento ou estabilidade. Condições de garantias de fornecimento de matérias-prima para a produção, alteração de leis que regem a nossa atividade econômica, mercado com baixo poder aquisitivo. Segmentação consiste em dividir o mercado em partes para que se obtenham mais vendas. A segmentação poderá também aumentar o tamanho do mercado. Skimming Preço inicial alto. Estratégia utilizada pela empresa no desejo de lançar seu produto a preços elevados, procurando atingir o segmento da população disposto a pagar mais.

22 SAC serviço de atendimento ao consumidor. Telemarketing venda por telefone e atendimento ao cliente. uso sistemático do telefone como mídia para gerar negócios. Terceirização- É a modalidade das empresas que contratam terceiros mais eficazes em atividades que possuem custos mais baixos e maior nível de especialização. A NIKE já não fabrica seus próprios calçados, optando por contratar empresas asiáticas para produzirem a custo inferior e qualidade superior. Top-of-mind No topo da mente do consumidor. Quando a marca é top-ofmind, ela encontra-se no topo da mente Teamwork- trabalho de equipe. Target público-alvo. É aquele à quem a comunicação é dirigida. Ele é descrito em termos de características demográficas, e também em termos de características psicográficas (combinação de características psicológicas e características demográficas), como idade, gênero, educação, renda, hábitos de compra. Webmarketing marketing que utiliza a net. Webseminars- Seminários virtuais, que permitem o acompanhamento do evento no momento em que ele está acontecendo. Varejo é o segmento que inclui as atividades comerciais de venda ou serviços ligados aos consumidores finais.

23 Venda- É a concretização do negócio entre o vendedor e o comprador. Venda cruzada- É a colocação de produtos complementares próximos um do outro em uma loja, na expectativa de que o cliente que ficar tentado a comprar um deles notará o outro e o comprará também. Valor- É a satisfação das exigências dos clientes, ao menor custo possível de aquisição, de propriedade e de uso. Know-how tecnologia, conhecimento. Outbound telemaketing ativo, o que significa ligações efetuadas de dentro para fora. Outdoor - propaganda ao ar livre. Outlet centers- São lojas de fábrica localizadas junto a outras lojas do mesmo tipo. Podem estar localizadas em shopping centers comuns ou mesmo isoladas. Zapping mudar de canais com rapidez usando o controle remoto da televisão.

GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING

GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING PÓS-GRADUAÇÃO / FIB-2009 Prof. Paulo Neto O QUE É MARKETING? Marketing: palavra em inglês derivada de market que significa: mercado. Entende-se que a empresa que pratica

Leia mais

Como Atrair Clientes

Como Atrair Clientes COMO ATRAIR CLIENTES QUESTÕES BÁSICAS Quem são os meus clientes? Quantos sãos? Onde estão? Como fazer para falar com eles? DEFINIÇÃO SEGMENTO DE MERCADO Significa um grupo de consumidores com necessidades

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA DAS QUESTÕES DISCURSIVAS PROFISSIONAL BÁSICO COMUNICAÇÃO SOCIAL

PADRÃO DE RESPOSTA DAS QUESTÕES DISCURSIVAS PROFISSIONAL BÁSICO COMUNICAÇÃO SOCIAL Questão n o 1 a) O candidato deverá apresentar seis dentre as seguintes vantagens: Domínio de tecnologia capaz de produzir bens preferidos por certas classes de compradores Aumento dos índices de qualidade

Leia mais

AS DECISÕES REFERENTES AOS CANAIS DE MARKETING ESTÃO ENTRE AS MAIS CRÍTICAS COM QUE AS GERÊNCIAS PRECISAM LIDAR

AS DECISÕES REFERENTES AOS CANAIS DE MARKETING ESTÃO ENTRE AS MAIS CRÍTICAS COM QUE AS GERÊNCIAS PRECISAM LIDAR KOTLER, 2006 AS DECISÕES REFERENTES AOS CANAIS DE MARKETING ESTÃO ENTRE AS MAIS CRÍTICAS COM QUE AS GERÊNCIAS PRECISAM LIDAR. OS CANAIS AFETAM TODAS AS OUTRAS DECISÕES DE MARKETING Desenhando a estratégia

Leia mais

Estratégias de Comunicação para Micro e Pequenas Empresas

Estratégias de Comunicação para Micro e Pequenas Empresas Estratégias de Comunicação para Micro e Pequenas Empresas SEGMENTOS DE ATUAÇÃO Encomendas Mensagens Financeiro Digital Logística Integrada Conveniência Marketing Direto Serviços Internacionais SEGMENTOS

Leia mais

COMO DIVULGAR SUA EMPRESA

COMO DIVULGAR SUA EMPRESA COMO DIVULGAR SUA EMPRESA João Abdalla Consultor de Marketing Unid. Org. Capital Sebrae SP Tel.: (0XX11) 3177-4500 joaon@sebraesp.com.br 4/1/2011 1 QUESTÕES BÁSICAS Quem são os meus clientes? Quantos são?

Leia mais

Vamos, juntos. Equipe de Atendimento.

Vamos, juntos. Equipe de Atendimento. Vamos, juntos Somos agência de publicidade e consultoria em marketing digital com a missão de atender as necessidades de comunicação da sua empresa, com serviços que abrangem desde campanhas integradas

Leia mais

FAZER ESTES ITENS NO FINAL, QUANDO O TRABALHO ESTIVER PRONTO

FAZER ESTES ITENS NO FINAL, QUANDO O TRABALHO ESTIVER PRONTO 1. CAPA 2. SUMÁRIO 3. INTRODUÇÃO FAZER ESTES ITENS NO FINAL, QUANDO O TRABALHO ESTIVER PRONTO 4. DESCRIÇÃO DA EMPRESA E DO SERVIÇO 4.1 Descrever sua Visão, VISÃO DA EMPRESA COMO VOCÊS IMAGINAM A EMPRESA

Leia mais

FUNDAMENTOS PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

FUNDAMENTOS PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA FUNDAMENTOS PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Abordagem da estratégia Análise de áreas mais específicas da administração estratégica e examina três das principais áreas funcionais das organizações: marketing,

Leia mais

Princípios e Conceitos de Marketing. Prof. Felipe A. Pires

Princípios e Conceitos de Marketing. Prof. Felipe A. Pires Princípios e Conceitos de Marketing Prof. Felipe A. Pires O que é Marketing? É a execução de um conjunto de atividades comerciais, tendo como objetivo final a troca de produtos ou serviços entre produtores

Leia mais

Plano de Marketing. Produto (Posicionamento) Preço. Artigos de PN Como fazer Plano de Marketing. josedornelas.com.br

Plano de Marketing. Produto (Posicionamento) Preço. Artigos de PN Como fazer Plano de Marketing. josedornelas.com.br Artigos de PN Como fazer Plano de Marketing Plano de Marketing Para traçar o plano de marketing do plano de negócios, deve-se atentar à estratégia que será seguida pela empresa. A estratégia pode ser definida

Leia mais

*Todos os direitos reservados.

*Todos os direitos reservados. *Todos os direitos reservados. A cada ano, as grandes empresas de tecnologia criam novas ferramentas Para o novo mundo digital. Sempre temos que nos renovar para novas tecnologias, a Karmake está preparada.

Leia mais

Gerenciamento da comunicação de massa: propaganda, promoção de vendas, eventos e relações públicas

Gerenciamento da comunicação de massa: propaganda, promoção de vendas, eventos e relações públicas Capítulo 18 Gerenciamento da comunicação de massa: propaganda, promoção de vendas, eventos e relações públicas Copyright 2006 by Pearson Education Questões abordadas no capítulo Quais são as etapas envolvidas

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile APRESENTAÇÃO Totalmente compatível com Mobile Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil APRESENTAÇÃO Muito prazer! Somos uma empresa que presta serviços em soluções

Leia mais

CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING

CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING EMENTA (2012) Disciplina: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Aspectos introdutórios. Os processos decisórios do consumidor. Diferenças individuais. Processos psicológicos. Influências

Leia mais

Introdução...3. O que é marca?...4. Marcas x produtos...4. Kotler apresenta cinco níveis para um produto:...5

Introdução...3. O que é marca?...4. Marcas x produtos...4. Kotler apresenta cinco níveis para um produto:...5 Marcas Marcas Introdução...3 O que é marca?...4 Marcas x produtos...4 Kotler apresenta cinco níveis para um produto:...5 Exemplo de diferentes níveis de produto...6 Desafios do branding...8 Conceito de

Leia mais

Prof. Marcelo Mello. Unidade IV DISTRIBUIÇÃO E

Prof. Marcelo Mello. Unidade IV DISTRIBUIÇÃO E Prof. Marcelo Mello Unidade IV DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING Trade Marketing é confundido por algumas empresas como um conjunto de ferramentas voltadas para a promoção e a comunicação dos produtos. O

Leia mais

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas 1) Resumo Executivo Descrição dos negócios e da empresa Qual é a ideia de negócio e como a empresa se chamará? Segmento

Leia mais

Gerenciamento da comunicação de massa: propaganda, promoção de vendas, eventos e relações públicas. Copyright 2006 by Pearson Education

Gerenciamento da comunicação de massa: propaganda, promoção de vendas, eventos e relações públicas. Copyright 2006 by Pearson Education Gerenciamento da comunicação de massa: propaganda, promoção de vendas, eventos e relações públicas Copyright 2006 by Pearson Education Propaganda Qualquer forma paga de apresentação não pessoal e promocional

Leia mais

Conceito de Marketing Considerações Preliminares Atendimento

Conceito de Marketing Considerações Preliminares Atendimento Conceito de Marketing Considerações Preliminares Atendimento Metodologia de Ensino 1) Noções de Marketing 2) Marketing de Serviço 3) Marketing de Relacionamento 1 2 1) Noções de Marketing 3 4 5 6 www.lacconcursos.com.br

Leia mais

GESTÃO DE MARKETING RECAPITULANDO. Prof. Marcopolo Marinho

GESTÃO DE MARKETING RECAPITULANDO. Prof. Marcopolo Marinho GESTÃO DE MARKETING RECAPITULANDO Prof. Marcopolo Marinho Marketing: É a área do conhecimento que engloba todas as atividades referente às relações de troca de bens entre pessoas ou instituições, buscando

Leia mais

FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING. Professor: Arlindo Neto

FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING. Professor: Arlindo Neto FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING Professor: Arlindo Neto Competências a serem trabalhadas GESTÃO DE MARKETING PUBLICIDADE E PROPAGANDA GESTÃO COMERCIAL FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM

Leia mais

CRM. Customer Relationship Management

CRM. Customer Relationship Management CRM Customer Relationship Management CRM Uma estratégia de negócio para gerenciar e otimizar o relacionamento com o cliente a longo prazo Mercado CRM Uma ferramenta de CRM é um conjunto de processos e

Leia mais

WWW.OUTSIDE.COM.BR Outside On-Line LTDA Telefone: +55 (19) 3869-1484 (19) 9 9441-3292 (claro) Email: carlos@outside.com.br

WWW.OUTSIDE.COM.BR Outside On-Line LTDA Telefone: +55 (19) 3869-1484 (19) 9 9441-3292 (claro) Email: carlos@outside.com.br MARKETING DIGITAL Ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da Internet e da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos

Leia mais

Modelo de Briefing de Produto - Roteiro de Coleta de Informações - Completo

Modelo de Briefing de Produto - Roteiro de Coleta de Informações - Completo BRIEFING DE PRODUTO Modelo de Briefing de Produto - Roteiro de Coleta de Informações - Completo Modelo Extraído dos livros: Tudo o que você queria saber sobre propaganda e ninguém teve paciência para explicar

Leia mais

sz propaganda propaganda sz consulting sz webdesign sz branding sz design um novo começo. um novo começo. além da marca e muito mais

sz propaganda propaganda sz consulting sz webdesign sz branding sz design um novo começo. um novo começo. além da marca e muito mais sz propaganda um novo começo. propaganda sz um novo começo. sz consulting maximizando resultados sz branding além da marca sz design e muito mais sz webdesign sem portas fechadas Planejamento estratégico,

Leia mais

Análise de Mercado. Análise da Indústria/Setor. Descrição do Segmento de Mercado. Artigos de PN Como fazer Análise de Mercado. josedornelas.com.

Análise de Mercado. Análise da Indústria/Setor. Descrição do Segmento de Mercado. Artigos de PN Como fazer Análise de Mercado. josedornelas.com. Artigos de PN Como fazer Análise de Mercado Análise de Mercado A análise de mercado é um dos componentes do plano de negócios que está relacionado ao marketing da organização. Ela apresenta o entendimento

Leia mais

AQUI VOCÊ ENCONTRA! (67) 9674-5519 Salas comerciais, veículos, imóveis, serviços, produtos, ofertas, eventos e muito mais...

AQUI VOCÊ ENCONTRA! (67) 9674-5519 Salas comerciais, veículos, imóveis, serviços, produtos, ofertas, eventos e muito mais... Quem somos: O site msfacil.com.br, foi criado posteriormente do site ivifacil.com.br, que atendia somente a cidade de Ivinhema. Desde a criação do Ivifácil, já ocorria à expectativa para expansão do site,

Leia mais

Aula 10. Definição dos Objetivos Estratégicos. Profa. Daniela Cartoni

Aula 10. Definição dos Objetivos Estratégicos. Profa. Daniela Cartoni Aula 10 Definição dos Objetivos Estratégicos Profa. Daniela Cartoni CONTEÚDO GERAL DA AULA OBJETIVOS DE MARKETING - Formas de se estabelecer objetivos quantitativos e objetivos qualitativos ELABORAÇÃO

Leia mais

Canais de marketing. Trade Marketing. Trade Marketing. Trade marketing é uma ferramenta que atua diretamente em três níveis:

Canais de marketing. Trade Marketing. Trade Marketing. Trade marketing é uma ferramenta que atua diretamente em três níveis: Canais de marketing Prof. Ricardo Basílio ricardobmv@gmail.com Trade Marketing Trade Marketing Trade marketing é uma ferramenta que atua diretamente em três níveis: Distribuidores; Clientes; Ponto de venda.

Leia mais

O Varejo. Distinguir entre varejo com loja e sem loja. Definir as categorias básicas de varejistas.

O Varejo. Distinguir entre varejo com loja e sem loja. Definir as categorias básicas de varejistas. O Varejo 16 Aula 16/5/2008 Objetivos da aula Explicar como os varejistas podem contribuir para o processo de criar valor. Distinguir entre varejo com loja e sem loja. Definir as categorias básicas de varejistas.

Leia mais

E - Simulado 02 Questões de Tecnologia em Marketing

E - Simulado 02 Questões de Tecnologia em Marketing E - Simulado 02 Questões de Tecnologia em Marketing Questão 01: (ENADE 2009): Um fabricante de sapatos pode usar a mesma marca em duas ou mais linhas de produtos com o objetivo de reduzir os custos de

Leia mais

FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING. Professor: Arlindo Neto

FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING. Professor: Arlindo Neto FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING Professor: Arlindo Neto Competências a serem trabalhadas GESTÃO DE MARKETING PUBLICIDADE E PROPAGANDA GESTÃO COMERCIAL FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM

Leia mais

COLETA DE INFORMAÇÕES E PREVISÃO DE DEMANDA

COLETA DE INFORMAÇÕES E PREVISÃO DE DEMANDA COLETA DE INFORMAÇÕES E PREVISÃO DE DEMANDA 1) Quais são os componentes de um moderno sistema de informações de marketing? 2) Como as empresas podem coletar informações de marketing? 3) O que constitui

Leia mais

Estratégias de marketing para serviços de alimentação Prof. Dr. Raul Amaral

Estratégias de marketing para serviços de alimentação Prof. Dr. Raul Amaral Estratégias de marketing para serviços de alimentação Prof. Dr. Raul Amaral 1) Estratégias de produtos e serviços. 2) Estratégias de preços. 3) Estratégias de promoção e vendas. 1) Estratégias de produtos

Leia mais

COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA CONTEXTO. Professora Rosicler Bettarelli rbettarelli@cidadesp.edu.br

COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA CONTEXTO. Professora Rosicler Bettarelli rbettarelli@cidadesp.edu.br COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA CONTEXTO Professora Rosicler Bettarelli rbettarelli@cidadesp.edu.br A COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA...... deve ser elaborada a partir do quadro sociocultural do consumidor alvo COMUNICAÇÃO

Leia mais

Modelo para elaboração do Plano de Negócios

Modelo para elaboração do Plano de Negócios Modelo para elaboração do Plano de Negócios 1- SUMÁRIO EXECUTIVO -Apesar de este tópico aparecer em primeiro lugar no Plano de Negócio, deverá ser escrito por último, pois constitui um resumo geral do

Leia mais

Estratégias em Propaganda e Comunicação

Estratégias em Propaganda e Comunicação Ferramentas Gráficas I Estratégias em Propaganda e Comunicação Tenho meu Briefing. E agora? Planejamento de Campanha Publicitária O QUE VOCÊ DEVE SABER NO INÍCIO O profissional responsável pelo planejamento

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

Profa. Reane Franco Goulart

Profa. Reane Franco Goulart Sistemas CRM Profa. Reane Franco Goulart Tópicos Definição do CRM O CRM surgiu quando? Empresa sem foco no CRM e com foco no CRM ParaqueCRM é utilizado? CRM não é tecnologia, CRM é conceito! CRM - Customer

Leia mais

Anuncie na Play! PROPOSTA COMERCIAL. Prezados,

Anuncie na Play! PROPOSTA COMERCIAL. Prezados, PROPOSTA COMERCIAL Prezados, Apresentamos a V.Sas. proposta de prestação de serviços de veiculação de anúncios publicitários na rádio Play FM, sintonizada na frequência 107,5 do dial FM dos rádios e acessada

Leia mais

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Rafael D. Ribeiro, M.Sc,PMP. rafaeldiasribeiro@gmail.com http://www.rafaeldiasribeiro.com.br @ribeirord Pesquisa e Propagação do conhecimento: Através da Web, é possível

Leia mais

Unidade III MARKETING DE VAREJO E. Profa. Cláudia Palladino

Unidade III MARKETING DE VAREJO E. Profa. Cláudia Palladino Unidade III MARKETING DE VAREJO E NEGOCIAÇÃO Profa. Cláudia Palladino Compras, abastecimento e distribuição de mercadorias Os varejistas: Precisam garantir o abastecimento de acordo com as decisões relacionadas

Leia mais

FUNDAMENTOS DE MARKETING

FUNDAMENTOS DE MARKETING FUNDAMENTOS DE MARKETING Há quatro ferramentas ou elementos primários no composto de marketing: produto, preço, (ponto de) distribuição e promoção. Esses elementos, chamados de 4Ps, devem ser combinados

Leia mais

Prof. Marcelo Mello. Unidade III DISTRIBUIÇÃO E

Prof. Marcelo Mello. Unidade III DISTRIBUIÇÃO E Prof. Marcelo Mello Unidade III DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING Canais de distribuição Canal vertical: Antigamente, os canais de distribuição eram estruturas mercadológicas verticais, em que a responsabilidade

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA Profº Paulo Barreto Paulo.santosi9@aedu.com www.paulobarretoi9consultoria.com.br 1 DO MARKETING À COMUNICAÇÃO Conceitualmente, Marketing é definido por Kotler

Leia mais

MARKETING NO AGRONEGÓCIO

MARKETING NO AGRONEGÓCIO MARKETING NO AGRONEGÓCIO O QUE VOCÊ ENTENDE DE MARKETING? Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de

Leia mais

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões MÍDIA KIT INTERNET Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões Segundo pesquisa da Nielsen IBOPE, até o 1º trimestre/2014 número 18% maior que o mesmo período de 2013. É a demonstração

Leia mais

Gestão e Marketing Análise SWOT - FFOA

Gestão e Marketing Análise SWOT - FFOA Gestão e Marketing Análise SWOT - FFOA SWOT Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) Forças Oportunidades Fraquezas Ameaças Interno Externo Ajudam Atrapalham

Leia mais

Introdução ao Google Adwords. Tiago Flores Dias

Introdução ao Google Adwords. Tiago Flores Dias Introdução ao Google Adwords Tiago Flores Dias Introdução Neste aula seguiremos os seguintes tópicos O que é Publicidade Online Conheça o Perfil dos E-consumidores O que são Objetivos de Marketing O que

Leia mais

Aula 13. Roteiro do Plano de Marketing. Profa. Daniela Cartoni

Aula 13. Roteiro do Plano de Marketing. Profa. Daniela Cartoni Aula 13 Roteiro do Plano de Marketing Profa. Daniela Cartoni Plano de Marketing: Estrutura Capa ou folha de rosto 1. Sumário Executivo 2. Situação atual de marketing 3. Análise de oportunidades 4. Objetivos

Leia mais

Pesquisa Mercadológica. Prof. Renato Resende Borges

Pesquisa Mercadológica. Prof. Renato Resende Borges Pesquisa Mercadológica Prof. Renato Resende Borges Definição de Pesquisa de Marketing É a identificação, coleta, análise e disseminação de informações de forma sistemática e objetiva e o uso de informações

Leia mais

O CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS E A GESTÃO ESTRATÉGICA DAS EMPRESAS. Trabalho elaborado por: Ana Cristina de Sousa Pereira Bruno Miguel Q. E.

O CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS E A GESTÃO ESTRATÉGICA DAS EMPRESAS. Trabalho elaborado por: Ana Cristina de Sousa Pereira Bruno Miguel Q. E. O CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS E A GESTÃO ESTRATÉGICA DAS EMPRESAS Trabalho elaborado por: Ana Cristina de Sousa Pereira Bruno Miguel Q. E. Marques O CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS O ciclo de vida dos produtos

Leia mais

Propaganda. Agência DIS Propaganda Apresentação / Portfólio

Propaganda. Agência DIS Propaganda Apresentação / Portfólio Agência DIS Propaganda Apresentação / Portfólio A DIS Propaganda é uma agência de propaganda e marketing que há mais de 28 anos em atividade vem construindo as marcas de seus clientes. Propaganda O nosso

Leia mais

Comunicação Empresarial

Comunicação Empresarial MBA em Gestão Empresarial MBA em Gestão de Logística MBA em Recursos Humanos MBA em Gestão de Marketing Branding Publicidade e propaganda Comunicação Digital Comunicação Empresarial Prof. Msc Alice Selles

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

Conceito de Marketing

Conceito de Marketing Conceito de Marketing Marketing é uma função organizacional e uma série de processos para a criação, comunicação e entrega de valor para clientes, e para a gerência de relacionamentos com eles de forma

Leia mais

Jornalismo Interativo

Jornalismo Interativo Jornalismo Interativo Antes da invenção da WWW, a rede era utilizada para divulgação de informações direcionados a públicos muito específicos e funcionavam através da distribuição de e-mails e boletins.

Leia mais

Uma empresa só poderá vender seus bens/serviços aos consumidores se dois requisitos básicos forem preenchidos:

Uma empresa só poderá vender seus bens/serviços aos consumidores se dois requisitos básicos forem preenchidos: Módulo 4. O Mercado O profissional de marketing deverá pensar sempre em uma forma de atuar no mercado para alcançar os objetivos da empresa. Teoricamente parece uma tarefa relativamente fácil, mas na realidade

Leia mais

Desmistificando o Marketing Sérgio Luis Ignácio de Oliveira

Desmistificando o Marketing Sérgio Luis Ignácio de Oliveira Desmistificando o Marketing Sérgio Luis Ignácio de Oliveira Novatec Sumário Agradecimentos... 13 Sobre o autor... 15 Prefácio... 17 Capítulo 1 Desmistificando o Marketing... 20 Mas o que é Marketing?...20

Leia mais

Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital

Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital digital? Por que sua marca deve investir em marketing + 100 milhões 90 % de internautas no Brasil dos consumidores, ouvem sugestões

Leia mais

Índice. Novo canal. Canais de Comercialização. Canais de Comunicação

Índice. Novo canal. Canais de Comercialização. Canais de Comunicação Índice Novo canal Canais de Comercialização - Diretório - Trader - Pesquisa - Feiras profissionais - Catálogos digitais - Certificação - Associações ecológicas - Encontros bilaterais online Canais de Comunicação

Leia mais

Unidade IV MERCADOLOGIA. Profº. Roberto Almeida

Unidade IV MERCADOLOGIA. Profº. Roberto Almeida Unidade IV MERCADOLOGIA Profº. Roberto Almeida Conteúdo Aula 4: Marketing de Relacionamento A Evolução do Marketing E-marketing A Internet como ferramenta As novas regras de Mercado A Nova Era da Economia

Leia mais

Testes de Diagnóstico

Testes de Diagnóstico INOVAÇÃO E TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO AGRÍCOLA agrinov.ajap.pt Coordenação Técnica: Associação dos Jovens Agricultores de Portugal Coordenação Científica: Miguel de Castro Neto Instituto Superior de Estatística

Leia mais

Apresentação. Vitae Tec Tecnologia a Serviço da Vida!

Apresentação. Vitae Tec Tecnologia a Serviço da Vida! Apresentação Vitae Tec Tecnologia a Serviço da Vida! A Vitae Tec A Vitae Tec é uma empresa de tecnologia que tem como missão oferecer serviços e produtos adequados às necessidades do cliente - pessoa física

Leia mais

MARKETING II. Comunicação Integrada de Marketing

MARKETING II. Comunicação Integrada de Marketing CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO MARKETING II Comunicação Integrada de Marketing Profª: Michele Freitas Santa Maria, 2012. O que é comunicação integrada? É o desenvolvimento

Leia mais

Inteligência Competitiva

Inteligência Competitiva Inteligência Competitiva Prof. Patricia Silva psilva@univercidade.br Aula 6 Objetivos da aula 6 n Análise SWOT n Bibliografia: Estratégia de Marketing O C. Ferrell Cap. 4 Strenghts (forças), Weaknesses

Leia mais

Planejamento de Marketing

Planejamento de Marketing PARTE II - Marketing Estratégico - Nessa fase é estudado o mercado, o ambiente em que o plano de marketing irá atuar. - É preciso descrever a segmentação de mercado, selecionar o mercado alvo adequado

Leia mais

Conectando sonhos e negócios.

Conectando sonhos e negócios. Conectando sonhos e negócios. Quem somos Somos uma agência com sede em Porto Alegre, que tem como objetivo abraçar todos os desafios de planejamento, criação e execução de ideias daqueles que transformam

Leia mais

MARKETING ESTRATÉGICO

MARKETING ESTRATÉGICO MARKETING ESTRATÉGICO O conceito de marketing é uma abordagem do negócio. HOOLEY; SAUNDERS, 1996 Esta afirmação lembra que todos na organização devem se ocupar do marketing. O conceito de marketing não

Leia mais

Item 2- Marketing. Atendimento

Item 2- Marketing. Atendimento Item 2- Marketing Atendimento Item 2- Marketing Atendimento Processo usado para determinar quais produtos ou serviços poderão interessar aos consumidores e qual a melhor estratégia a ser utilizada nas

Leia mais

AULA 2 Marketing de Serviços

AULA 2 Marketing de Serviços AULA 2 Marketing de Serviços Categorias de serviços Uma das formas de se classificar serviços é baseada na natureza dos processos pelos quais os serviços são criados e entregues. Um processo é um método

Leia mais

Procuramos empreendedores com as seguintes características:

Procuramos empreendedores com as seguintes características: SOBRE A ALPARGATAS Quem nunca usou um Bamba? Ou uma calça US Top, um tênis Rainha, uma sandália Havaianas, ou jogou com uma bola Topper? A Alpargatas e suas marcas estiveram e estarão sempre presentes

Leia mais

com seu consumidores e seu fornecedores. Trazemos para aqui 40 dicas que vão ajudar no amadurecimento, crescimento e no sucesso da sua loja.

com seu consumidores e seu fornecedores. Trazemos para aqui 40 dicas que vão ajudar no amadurecimento, crescimento e no sucesso da sua loja. Com a consolidação do comércio eletrônico no Brasil e mundo, fica cada vez mais claro e a necessidade de estar participando, e mais a oportunidade de poder aumentar suas vendas. Mas é claro que para entrar

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

4/2/2008. 2) Tomar grandes decisões = 1)Analisar a situação externa e interna. Leitura do mercado e das condições internas da organização

4/2/2008. 2) Tomar grandes decisões = 1)Analisar a situação externa e interna. Leitura do mercado e das condições internas da organização PLANO DE MARKETING Ferramenta importante do plano estratégico de uma empresa. Deve estar em perfeita sintonia com os objetivos estabelecidos pela empresa. É um passo para a elaboração do PLANO DE NEGÓCIOS

Leia mais

Gestão de Mercados e Estratégia de Marketing Administrando o Composto de Marketing: Os 4P s Aula 3

Gestão de Mercados e Estratégia de Marketing Administrando o Composto de Marketing: Os 4P s Aula 3 Gestão de Mercados e Estratégia de Marketing Administrando o Composto de Marketing: Os 4P s Aula 3 Prof. Me. Dennys Eduardo Rossetto. Objetivos da Aula 1. O composto de marketing. 2. Administração do P

Leia mais

- Buscar novos produtos que proporcionem vantagens em relação à concorrência

- Buscar novos produtos que proporcionem vantagens em relação à concorrência Administração de As responsabilidades da área de (MINADEO, 2008) - Investigar novos nichos de mercado - Identificar o perfil do cliente - Buscar novos produtos que proporcionem vantagens em relação à concorrência

Leia mais

04/09/2014. Parte 10 GESTÃO EMPRESARIAL. Administração de marketing. Objetivos de aprendizagem. Conteúdo

04/09/2014. Parte 10 GESTÃO EMPRESARIAL. Administração de marketing. Objetivos de aprendizagem. Conteúdo Parte 10 GESTÃO EMPRESARIAL Administração de marketing Profº Adm.Cláudio Fernandes, Ph.D Ph.D em Business Administration - EUA www.claudiofernandes.com.br 1 Conteúdo Objetivos de aprendizagem Administração

Leia mais

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM)

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM) CRM Definição De um modo muito resumido, pode definir-se CRM como sendo uma estratégia de negócio que visa identificar, fazer crescer, e manter um relacionamento lucrativo e de longo prazo com os clientes.

Leia mais

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO Contexto e objetivos CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO O desenvolvimento do plano de negócios, como sistematização das idéias

Leia mais

Pesquisa de Marketing

Pesquisa de Marketing Pesquisa de Marketing CONCEITOS INICIAIS Prof. Daciane de Oliveira Silva Fonte: MALHORTA, Naresh K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 4 ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. MATTAR, Fauze Najib.

Leia mais

Faturamento personalizado (Customer Engaged Billing)

Faturamento personalizado (Customer Engaged Billing) Faturamento personalizado (Customer Engaged Billing) Transforme suas comunicações mais lidas em participações multicanais altamente direcionadas que reduzem custos, aumentam a satisfação do cliente e geram

Leia mais

MARKETING EMPRESARIAL. Especialização em Gestão da Produção

MARKETING EMPRESARIAL. Especialização em Gestão da Produção MARKETING EMPRESARIAL Especialização em Gestão da Produção Aula 1 Introdução à disciplina Conceitos e histórico Importância do marketing para a organização Ambiente de marketing Informações básicas Responsável:

Leia mais

No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o

No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o DATABASE MARKETING No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o empresário obter sucesso em seu negócio é

Leia mais

Objetivos. Capítulo 16. Cenário para discussão. Comunicações de marketing. Desenvolvimento de comunicações de marketing eficazes

Objetivos. Capítulo 16. Cenário para discussão. Comunicações de marketing. Desenvolvimento de comunicações de marketing eficazes Capítulo 16 e administração de comunicações integradas de marketing Objetivos Aprender quais são as principais etapas no desenvolvimento de um programa eficaz de comunicações integradas de marketing. Entender

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Tecnologia da Informação. Prof. Odilon Zappe Jr

Tecnologia da Informação. Prof. Odilon Zappe Jr Tecnologia da Informação Prof. Odilon Zappe Jr Vantagens e Desvantagens do Comércio Eletrônico Vantagens Aumento do número de contatos da empresa com fornecedores e com outras empresas do mesmo ramo, e

Leia mais

Palestra Como atrair, conquistar e manter clientes

Palestra Como atrair, conquistar e manter clientes Palestra Como atrair, conquistar e manter clientes O passo a passo da fidelização de clientes Carga horária: 2 horas Conteúdo: A estratégia ACM. A escada da lealdade. Como atrair, conquistar e manter clientes.

Leia mais

Marketing. Palestra Divulgue sua empresa. Palestra Aumente suas vendas. Curso Na Medida: Marketing

Marketing. Palestra Divulgue sua empresa. Palestra Aumente suas vendas. Curso Na Medida: Marketing A moda é deixar a sua loja mais atrativa! Programação novembro dezembro 2014 O Sebrae-SP reserva-se ao direito de cancelar qualquer item da sua programação caso não haja número suficiente de inscritos

Leia mais

Marketing de serviços

Marketing de serviços Marketing de serviços O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica

Leia mais

Introdução Ao Marketing

Introdução Ao Marketing Introdução Ao Marketing O que é Marketing? Isso não é Marketing Muitas pessoas pensam em marketing apenas como vendas e propaganda e isso não causa nenhuma surpresa; Entretanto, vendas e propaganda constituem

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» ADMINISTRAÇÃO (MARKETING) «

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» ADMINISTRAÇÃO (MARKETING) « CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» ADMINISTRAÇÃO (MARKETING) «21. É falacioso falar que o marketing é filho do capitalismo e, portanto, apenas ajudaria a concentrar a renda satisfazendo necessidades supérfluas

Leia mais

Ponto de Venda para Vender FERRAMENTAS DE MARKETING - DIREITOS RESERVADOS

Ponto de Venda para Vender FERRAMENTAS DE MARKETING - DIREITOS RESERVADOS Ponto de Venda para Vender FERRAMENTAS DE MARKETING - DIREITOS RESERVADOS Como marca, fachada e merchandising podem se ajudar O DESAFIO Competindo com Competência Todos sabem que a competitividade do mercado

Leia mais

Análise SWOT. A Análise SWOT (FOFA) SWOT e FOFA FUNÇÃO DA SWOT

Análise SWOT. A Análise SWOT (FOFA) SWOT e FOFA FUNÇÃO DA SWOT Análise SWOT A Análise SWOT (FOFA) Prof. Cláudio Márcio cmarcio@gmail.com Diagnóstico estratégico que permite estabelecer relação entre os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças no ambiente organizacional

Leia mais

a) VISUAL MERCHANDISING

a) VISUAL MERCHANDISING a) VISUAL MERCHANDISING (1) Introdução Enquanto o marketing planeja, pesquisa avalia e movimenta o produto desde a sua fabricação até sua chegada ao ponto-de- venda, o merchandising representa o produto

Leia mais

AdWords. Anuncie no Google e Venda Mais! Expanda sua empresa! Você tem um argumento de vendas e precisa captar mais clientes?

AdWords. Anuncie no Google e Venda Mais! Expanda sua empresa! Você tem um argumento de vendas e precisa captar mais clientes? Anuncie no Google e Venda Mais! Expanda sua empresa! Você tem um argumento de vendas e precisa captar mais clientes? Ligue para nós e conheça a melhor estratégia para atender às necessidades de vendas

Leia mais

APRESENTAÇÃO COMERCIAL. www.docpix.net

APRESENTAÇÃO COMERCIAL. www.docpix.net APRESENTAÇÃO COMERCIAL www.docpix.net QUEM SOMOS Somos uma agência digital full service, especializada em desenvolvimento web, de softwares e marketing online. A Docpix existe desde 2010 e foi criada com

Leia mais

Roteiro de Aplicação da Economia Criativa e Inovação como critérios na FETEPS

Roteiro de Aplicação da Economia Criativa e Inovação como critérios na FETEPS Roteiro de Aplicação da Economia Criativa e Inovação como critérios na FETEPS Com objetivo de auxiliar na elaboração dos trabalhos, apresentamos critérios relacionados a Economia Criativa e Inovação, conceitos

Leia mais

PANORAMA DO EAD E SEU MARKETING

PANORAMA DO EAD E SEU MARKETING Unidade III PANORAMA DO EAD E SEU MARKETING A EAD e seu Marketing Prof. Samuel Figueira Visão geral do conteúdo Como o Marketing pode contribuir para o sucesso da Educação a Distância. 1. Reflexão sobre

Leia mais