REGULARIZAÇÕES FUNDIÁRIAS NO MUNICÍPIO DE CURITIBA RESUMO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGULARIZAÇÕES FUNDIÁRIAS NO MUNICÍPIO DE CURITIBA RESUMO"

Transcrição

1 1 REGULARIZAÇÕES FUNDIÁRIAS NO MUNICÍPIO DE CURITIBA MACEDO, Joaquim Fernando Marques de 1 BAKONYI, Sônia Maria Cipriano 2 RESUMO As áreas ocupadas irregularmente nas grandes cidades brasileiras têm-se multiplicado muito mais depressa do que a capacidade dos órgãos públicos em conter o seu crescimento, bem como proporcionar um local digno para a população dessas áreas e disponibilizar serviços públicos de boa qualidade. Grande parte dessas habitações localizam-se às margens de rios e encostas, o que está provocando danos irreversíveis ao meio ambiente e à saúde das pessoas que ali vivem. Em alguns casos, inclusive, tornou-se impossível a remoção de moradores, face a quantidade de moradias e os entraves burocráticos e políticos existentes. O presente trabalho mostra os desafios que estão sendo enfrentados pelos órgãos públicos da cidade de Curitiba devido à implantação do Parque Viva Barigui, em Área de Preservação Permanente APP, ao longo do rio Barigui, já que há um grande número de famílias residindo precariamente nessas áreas de risco. Para a realização deste artigo, foi preciso coletar informações junto à municipalidade, através de entrevista com profissionais do Serviço de Assistência Social da COHAB-CT, de pesquisas sobre o assunto em sites da internet, bem como notícias veiculadas na imprensa. A escolha do referido local para estudo deu-se por englobar uma área importante de Curitiba na preservação ambiental e pelos resultados positivos que estão sendo alcançados. Palavras-chave: Ocupação irregular. Área de preservação ambiental. Rio Barigui. 1 Graduado em Engenharia Civil, pela Universidade Federal do Paraná, pós-graduado em Gestão Pública pela Faculdade ISULPAR e pós-graduando do curso de MBA Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, pela FATEC INTERNACIONAL.. 2 Texto produzido sob a orientação da Professora Sônia Maria Cipriano Bakonyi.

2 2

3 3 1.0 INTRODUÇÃO Situações precárias como a falta de tratamento de esgoto e o convívio diário com lixo afetam sobremaneira a saúde das pessoas que habitam em determinadas áreas de risco nos grandes centros urbanos. Como se não bastassem os problemas relacionados ao meio ambiente, as famílias residentes em ocupações irregulares ainda são atingidas por enchentes e deslizamentos, resultando na destruição de suas moradias. Para tentar resolver essa situação, que está se tornando, diga-se de passagem, quase insustentável, é que se pensou em desenvolver um trabalho, primeiramente, com o objetivo de mostrar os casos de regularização fundiária em andamento no município de Curitiba, focando principalmente as áreas cortadas por rios, com domicílios localizados em suas margens e em encostas, representando um sério risco para as famílias e danos ao meio ambiente. Em segundo lugar, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dessa população, através de ações integradas de recuperação da bacia do rio Barigui, desenvolvimento ambiental, redução da emissão dos gases de efeito estufa, realocação das pessoas residentes em áreas de risco, e da realização de estudos e pesquisas que embasem o planejamento futuro da cidade. Para a composição e enriquecimento deste artigo, foram coletados dados, através de pesquisas na internet e na COHAB-CT, este último responsável por certas intervenções, estando integrado às diversas secretarias municipais de Curitiba. Logo, serão avaliados se o real propósito dessas intervenções está sendo atingido e se já estão ocorrendo melhorias no meio ambiente, uma vez que estão em processo de recuperação as principais bacias hidrográficas do município. Também serão diagnosticados os problemas ocorridos durante a execução do projeto por parte da municipalidade, mostrada a expectativa de uma nova realidade, além dos benefícios que serão trazidos para a vida dos moradores dessas áreas.

4 4 Os objetivos específicos deste projeto são: promover a conservação e preservação da fauna e flora, bem como a recuperação de áreas degradadas; revitalizar a paisagem urbana central; implantar ambientes destinados a lazer, recreação e condicionamento físico, dotados de equipamentos, vegetação e mobiliários que atenderão a todas as faixas etárias; propiciar a diminuição de inundações do rio Barigui e a melhoria da qualidade dos recursos hídricos através de técnicas e criação de lagoas e revegetação; realizar planejamento das ações de forma intersetorial com o Poder Público local e a sociedade civil organizada; estimular o envolvimento das famílias beneficiárias em todo o processo de intervenção física e social, com vistas a assegurar a sustentabilidade da intervenção; desenvolver ações, considerando a realidade e a dinâmica social das famílias reassentadas para adaptação aos novos padrões de moradia; ofertar serviços de proteção social básica para as famílias reassentadas, com a valorização das novas conquistas e permanência na comunidade local; implementar ações socioeducativas, contribuindo para a preservação sanitária e ambiental, incentivando o desenvolvimento de novas práticas de vivência individual e comunitária; por fim, conter ocupações irregulares em Área de Preservação Permanente. 2.0 ESTATUTO DAS CIDADES: INOVAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO Em pesquisa bibliográfica, foi constatado que, durante o processo de elaboração da Constituição de 1988, um movimento de abrangência nacional lutou para incluir, no texto constitucional, instrumentos que levassem à instauração da função social da cidade e da propriedade no processo de construção das cidades. A constituição incluiu um capítulo específico para a política urbana, que previa uma série de instrumentos para a garantia, no âmbito de cada município, do direito à cidade, da defesa da função social da cidade e da propriedade e da democratização da gestão urbana. Dessa forma, considerando o texto constitucional:

5 5 Art A política de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Público municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem- estar de seus habitantes. 1º - O plano diretor, aprovado pela Câmara Municipal, obrigatório para cidades com mais de vinte mil habitantes, é o instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana. 2º - A propriedade urbana cumpre sua função social quando atende às exigências fundamentais de ordenação da cidade expressas no plano diretor. 3º - As desapropriações de imóveis urbanos serão feitas com prévia e justa indenização em dinheiro. 4º - É facultado ao Poder Público municipal, mediante lei específica para área incluída no plano diretor, exigir, nos termos da lei federal, do proprietário do solo urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado, que promova seu adequado aproveitamento, sob pena, sucessivamente, de: I - parcelamento ou edificação compulsórios; II - imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana progressivo no tempo; III - desapropriação com pagamento mediante títulos da dívida pública de emissão previamente aprovada pelo Senado Federal, com prazo de resgate de até dez anos, em parcelas anuais, iguais e sucessivas, assegurados o valor real da indenização e os juros legais. Art Aquele que possuir como sua área urbana de até duzentos e cinqüenta metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural. 1º - O título de domínio e a concessão de uso serão conferidos ao homem ou à mulher, ou a ambos, independentemente do estado civil. 2º - Esse direito não será reconhecido ao mesmo possuidor mais de uma vez. 3º - Os imóveis públicos não serão adquiridos por usucapião. 3 3 CONSTITUIÇÃO FEDERAL/1988 Disponível em <

6 6 Em 10 de julho de 2001, foi sancionada a Lei Federal nº Estatuto da Cidade -, trazendo muitas inovações capazes de apontar um futuro melhor para nossas cidades e estabelecendo um conjunto de princípios no qual está expressa uma concepção de cidade e de planejamento e gestão urbana. Trata-se então da regulamentação do instrumental urbanístico para garantir o uso social da cidade e da propriedade urbana. Esse instrumental, agora disponível às municipalidades para a construção de cidades mais justas, igualitárias, democráticas e cidadãs, fortalece a necessidade de um planejamento sistemático e integrado, construído a partir de um modelo mais participativo de gestão urbana. O Estatuto da Cidade é a lei federal de desenvolvimento urbano exigida constitucionalmente que regulamenta os instrumentos de política urbana que devem ser aplicados pela União, Estados e especialmente pelos Municípios. A quantidade de informalidade urbana em todas as cidades brasileiras requer uma política territorial federal mais ampla e efetiva. Os grandes centros urbanos, como é o caso de Curitiba, representam, para muitas famílias pobres, um fator de atração e sobrevivência, resultando no inchamento urbano, por meio da informalidade, resultando assim em um crescimento desordenado e socioambientalmente inadequado. 3.0 PROJETO DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA EM ÁREAS DE RISCO O plano de regularização fundiária, em áreas de preservação permanente de Curitiba, representa um modelo para outras prefeituras. Em 2007, foi realizado um diagnóstico do problema, em que foram identificadas 254 áreas classificadas como assentamentos espontâneos, com 53,9 mil famílias, das quais 11,1 mil viviam nas margens dos rios e precisariam ser reassentadas. O início do Plano de Regularização Fundiária Sustentável em Áreas de Preservação Permanente APP foi elaborado por uma equipe multidisciplinar da Prefeitura, envolvendo técnicos da COHAB, IPPUC e Secretaria Municipal do Meio Ambiente em dois momentos. No primeiro deles, foi realizado um amplo diagnóstico da situação das ocupações irregulares do município e, em

7 7 seguida, foram definidos os parâmetros para intervenção nessas áreas para regularização das famílias. Segundo Luciano Ducci, prefeito de Curitiba, Nossa meta é que ninguém mais more em sub-habitações, com condições precárias de higiene e saúde. A Prefeitura quer transformar todas as favelas em locais integrados aos bairros, com direito a todos os serviços municipais. 4 O trabalho de titulação e regularização fundiária está invariavelmente articulado com ações de regularização urbanística; logo, precisa ser sustentável, com custos compatíveis com a capacidade econômica das famílias beneficiárias, acompanhado necessariamente de ações complementares para a melhoria da renda familiar e de campanhas culturais e educativas. Existem alguns fundamentos da Constituição Federal de 1988 criados para a regularização de parcelamentos do solo e princípios registrais, os quais norteiam os trabalhos desenvolvidos pela municipalidade no sentido de integrar definitivamente seus moradores à cidade formal. Abaixo, eles estão destacados para melhor compreensão: Art. 5º: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XXII - é garantido o direito de propriedade; XXIII - a propriedade atenderá a sua função social; (...) Art. 30. Compete aos Municípios: (...) VIII - promover, no que couber, adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano; 4 PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA. Disponível em: < de 02/07/2010

8 8 Art A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios: (...) II - propriedade privada; III - função social da propriedade. 5 Visto que há um quadro ascendente de ocupações irregulares ocorridas nos últimos anos, com os crescentes problemas ambientais e de saúde, provocados pela falta de saneamento básico, coleta de lixo inadequada, baixa instrução, construções vulneráveis a intempéries e localização fragilizada pela proximidade a rios e encostas, com regularizações amparadas em lei federal, em que é possível dar título de domínio aos moradores. Com a instituição do usucapião especial urbano, o Poder Público das grandes metrópoles brasileiras vem demonstrando maior preocupação para com a urbanização dessas áreas. Como bem destaca Motta (2002, Volume 1): Ocorre também uma ineficácia e a inadequação dos instrumentos de planejamento e gestão urbana podem contribuir para o estabelecimento de padrões irregulares e informais de ocupação e urbanização, em especial dos segmentos mais pobres da população, com a introdução de grandes valores imobiliários em áreas consideradas regulares com boa qualidade de vida e toda a infraestrutura adequada como conseqüência os mais pobres são obrigados a se migrarem para lugares caracterizados como fundo de vale e áreas de preservação ambiental constituindo as ocupações irregulares. 6 A prioridade de vários administradores municipais constitui não só em realocar as famílias pobres que vivem em ocupações irregulares por uma 5 CONSTITUIÇÃO FEDERAL/1988 Disponível em < 6 MOTTA, D. M. Gestão do Uso do Solo Disfunções do Crescimento Urbano, Volume 1: Instrumento de Planejamento e Gestão Urbana em Aglomerações Urbanas: Uma análise Comparativa, Brasília,

9 9 questão de preservação ambiental, mas de um problema de saúde pública e social também. Sendo assim, importa transcrever a ideia defendida por Ferreira et.al. (2005) quanto à exclusão social, uma praga advinda do capitalismo selvagem: A exclusão social é um dos principais marcos do processo de urbanização das cidades que possui uma visão econômica capitalista, pois acaba empurrando os mais pobres para áreas de menor valor econômico, ou seja, essas áreas são denominadas áreas de riscos, sem serviços e infra-estrutura adequada. Entretanto, acaba acarretando que essas pessoas ocupam áreas livres. Áreas que deveriam ser destinadas à proteção ambiental que vem a ser a áreas de preservação permanente, áreas públicas municipais que são compostas pelos (parques, jardins, escolas e outras), áreas reservadas para o escoamento natural das águas pluviais e muitas vezes com grande risco a saúde e o bem estar, acarretando assim em um maior problema na parte sócio-ambiental das cidades. 7 Em Curitiba, as regularizações estão inseridas nas diretrizes do plano de governo municipal, cuja ênfase recai no atendimento da parcela mais carente da população. As intervenções, ora em desenvolvimento, darão retorno à cidade e às áreas de preservação permanente comprometidas, condições ambientais favoráveis, com a realocação por completo das moradias localizadas nas margens dos rios e encostas. De forma complementar e paralela às obras de regularização, estão sendo instalados equipamentos públicos em prol dos moradores, inserindo-os no contexto da cidade. Em reunião realizada com técnicos da COHAB, do Setor de Serviço Social, foi esclarecido que o interesse consistia em avaliar uma área da cidade de Curitiba, em que já estivessem sendo efetuadas as intervenções propostas, não importando à equipe do presente trabalho basear-se apenas em deduções do que poderia ocorrer quando fossem implantadas. Após entrevista com o biólogo Henrique Nadolny Neto, da COHAB-CT, ficou acordado que a equipe de pesquisa descreveria as intervenções que estão ocorrendo na bacia hidrográfica do rio Barigui. Vale lembrar que está em andamento um projeto de revitalização da referida bacia hidrográfica, 7 l FERREIRA, D. F. Impactos sócio-ambientais provocados pelas ocupações irregulares em áreas de interesse ambiental Goiânia GO: Artigo (Pós-graduandos em Gestão Ambiental). Universidade Católica de Goiás, 2005.

10 10 denominado Projeto Viva Barigui, que envolve também outros projetos secundários. Nessa mesma bacia hidrográfica, foram implantados parques muito conhecidos da população de Curitiba, como o Parque Tanguá, Parque Tingui, Parque Barigui e o mais recente, o Parque Cambuí, localizado no bairro Fazendinha. A cidade só tem a ganhar com a implantação desses parques, pois inibirá a invasão desordenada. O rio Barigui é um dos mais importantes do município de Curitiba, cuja nascente se situa em Almirante Tamandaré, município vizinho da região metropolitana; ele deságua no rio Iguaçu, percorrendo cerca de 60 km a céu aberto, sendo 45 km no município de Curitiba, e atravessa 25 bairros limítrofes. Margeando o rio, vivem cerca de habitantes, correspondendo cerca de 1/3 da população da cidade. A referida bacia hidrográfica é a maior do município de Curitiba e recebe, em grande parte de sua extensão, despejos de inúmeras moradias, indústrias e comércios, com aproximadamente 100 loteamentos espontâneos e várias ocupações clandestinas. Quanto à implantação deste audacioso projeto, o êxito deve-se, em parte, à utilização, pela municipalidade, da Lei nº 9.803/2000, de Transferência de Potencial Construtivo, a qual define que o proprietário de um imóvel, impedido de utilizar plenamente o potencial construtivo definido pela Lei de Zoneamento e Uso do Solo, poderá transferir parcial ou totalmente o potencial não utilizável desse imóvel, mediante prévia autorização do Poder Público Municipal, obedecidas as disposições dessa lei, por motivos de limitações urbanísticas relativas à proteção e preservação do patrimônio histórico, natural e ambiental definidas pelo Poder Público. Portanto, grandes áreas de propriedade privada, ainda não ocupadas e inseridas em áreas de preservação permanente, puderam, por intermédio da Lei nº 9.803/2000, ser doadas à municipalidade em troca de potencial construtivo. Em suma, não existe ônus para o erário público, pois foram concedidos incentivos construtivos aos proprietários das áreas atingidas, em que há negociação com terceiros, cujas construtoras e incorporadoras são as maiores interessadas nessa aquisição para construírem em outros locais da cidade.

11 11 Da mesma maneira, isso ocorreu em propriedades de particulares, cujas áreas estavam sendo ocupadas; logo, também foram doadas ao município, através da COHAB-CT, em troca de potencial construtivo. Assim, a municipalidade conseguiu regularizar essas áreas, além de urbanizá-las e proporcionar mínimas condições de moradia às famílias prejudicadas. Houve permuta de várias áreas situadas às margens do rio Barigui, permanecendo sob os cuidados do município para a implantação do Projeto Viva Barigui, e propiciando a ocupação ordenada de áreas de lazer, plantio de vegetação adequada, além de melhorias ambientais e combate às enchentes e poluição dos rios. O projeto de regularização fundiária, na bacia hidrográfica em estudo, abrange as seguintes Regionais da Prefeitura Municipal de Curitiba: Regional de Santa Felicidade, do Portão e da Cidade Industrial de Curitiba. Foram obtidas informações sobre os graves problemas provocados pelas ocupações desordenadas nos locais acima relacionados, cujos técnicos da COHAB-CT descreveram prejuízos na mata ciliar, esta completamente comprometida, que fora toda desmatada para dar lugar à construção das submoradias. 4.0 PROBLEMAS ACARRETADOS COM AS OCUPAÇÕES IRREGULARES E IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS E PROGRAMAS PARA POSSÍVEIS SOLUÇÕES A poluição do rio Barigui também é intensa, pois tanto os dejetos humanos quanto o lixo gerado pelas famílias que ali residiam eram lançados no próprio leito do rio, acarretando o aparecimento de doenças infecciosas, como a leptospirose, sem contar os inúmeros problemas digestivos e respiratórios, muito comuns nessas áreas, provocados pela contaminação da água. O assoreamento do rio, face a inexistência de vegetação, assim como o acúmulo de lixo, provocavam enchentes, ocorrendo constantes deslizamentos das encostas e, consequentemente, destruindo as moradias, os móveis e os utensílios dos moradores.

12 12 Outro problema, também gerado pela ocupação desordenada, é a saturação das 2 estações de tratamento de esgoto do rio Barigui, sendo uma na unidade de Santa Quitéria e outra na unidade do Xisto, as quais poderão ficar subdimensionadas em pouco tempo. Todas as dificuldades já apresentadas geram também problemas de ordem social, tal como a violência que predomina nessas áreas. Foram relatadas à equipe de estudo também as várias dificuldades encontradas para a implantação do programa Pró-Moradia, pois as famílias situadas às margens do rio precisavam ser transferidas para outros locais distantes, uma vez que elas moravam ali há anos e, por isso mesmo, já estavam acostumadas com a situação; além disso, as novas áreas não eram tão centrais, então elas dependeriam de transporte para se deslocarem. O trabalho de persuasão que os técnicos realizaram com os moradores foi incansável, mas, aos poucos, conseguiram convencê-los, pois, após serem apresentados os trabalhos desenvolvidos pelos órgãos responsáveis e explicadas as vantagens de serem transferidos para outra moradia, como a oportunidade de se tornarem donos de suas próprias casas, as propostas foram aceitas. O medo e a desconfiança de não haver estrutura, em termos de prestação de serviço público, nos novos locais, tais como postos de saúdes, escolas, armazéns da família, também contribuíram para a não aceitação imediata de mudança pelas famílias. O trabalho foi extenuante, pois havia a necessidade da realização de inúmeras apresentações, com a presença de líderes de associações e da comunidade. Às vezes, não era permitida a entrada dos técnicos do Poder Público e, posteriormente, os moradores eram convencidos pelos dirigentes das associações, cujo papel desempenhado no local foi de extrema importância. Conforme informações da COHAB-CT, em toda a bacia do rio Barigui, nas vilas relacionadas no Quadro I 8, que estão em processo de regularização e realocação, foram cadastradas cerca de famílias. Até agosto de 2010 foram entregues 222 casas em outros locais, denominadas Moradias Ibaiti, 8 Fonte: Companhia de Habitação Popular de Curitiba - Cohab

13 13 Arapoti e Corbélia, localizadas no Campo Comprido e na CIC - esta última próxima ao Parque dos Tropeiros. O conjunto Moradias Ibaiti tem um total de 38 unidades, cujas 30 já ficaram prontas e foram entregues. O empreendimento foi construído com financiamento do programa Pró-Moradia, do governo federal, e contrapartida da Prefeitura de Curitiba, cujo investimento é de R$ 1,75 milhão. A Prefeitura será responsável pelo retorno do recurso à Caixa Econômica Federal. O programa Pró-Moradia consiste também na educação ambiental do cidadão que reside nessas comunidades, constituindo-se em uma forma abrangente de educação, cuja proposta atinge todas as pessoas, contando com um processo pedagógico participativo permanente, que procura incutir no educando uma consciência crítica sobre a problemática ambiental. Os moradores aprendem sobre a importância do rio para a comunidade, bem como a necessidade de uma coleta seletiva do lixo gerado, os quais se revertem em benefícios à saúde da população. Esse processo de educação é realizado através de palestras para formação de jovens agentes multiplicadores, que transmitem o conhecimento adquirido para o restante da comunidade. Outro assunto também discutido com os participantes do programa é a guarda responsável de animais pela comunidade. Há um trabalho de conscientização das pessoas, realizado pelo Poder Público, na atuação da preservação ambiental quanto à defesa e proteção animal e ao controle dessas populações, para atingir o equilíbrio ambiental e o convívio harmonioso dos munícipes com os animais, como cães, gatos, cavalos, pombos, morcegos ou outras espécies que possam vir a interferir desfavoravelmente nessa relação. O Programa Olho D'Água envolve equipes da COHAB-CT e SMMA, sobre educação ambiental nas microbacias de Curitiba, no sentido de proteger os rios, pois é uma forma de garantir, hoje e no futuro, o abastecimento de água para a população. Este projeto possibilita a oportunidade de perceber e acompanhar a situação dos rios de Curitiba, atuando como um parceiro da Prefeitura na proteção das águas. Conforme relata o diretor do Departamento de Limpeza Urbana, Nelson Xavier:

14 14 "A orientação é para que os moradores que permanecem na Vila não joguem lixo na faixa de preservação e no próprio rio, pois esta atitude traz prejuízos ao meio ambiente e acaba atraindo ratos e insetos, além de contribuir para a ocorrência de enchentes e alagamentos". 9 São realizados inúmeros mutirões com a comunidade neste sentido. Para se ter uma ideia, de acordo com informações da COHAB-CT, em um só dia, foram retiradas cerca de 20 toneladas de lixo das margens do rio Barigui, no trecho entre as Ruas Monsenhor Ivo Zanlorenzi e Deputado Heitor Alencar Furtado, onde estão sendo retiradas 27 famílias para reassentamento no Moradias Ibaiti, na CIC. A operação de limpeza foi iniciada logo após a saída das primeiras famílias. Esse trabalho envolve 21 funcionários do Departamento de Limpeza Pública da Prefeitura em parceria com a COHAB-CT, feita por equipe contratada, e inclui, em uma segunda etapa, a demolição das casas onde moravam as famílias reassentadas, para evitar que a faixa de preservação do rio seja ocupada novamente. No caso da Vila Bom Menino, próxima ao Supermercado Carrefour, na bacia hidrográfica em estudo, a grande quantidade de lixo e entulho retirados pode ser explicada pela concentração, na quadra onde foi feito o reassentamento, de famílias que têm, na coleta de material reciclável, a sua fonte de sustento. O presidente da COHAB-CT, João Elias de Oliveira, ressalta outro aspecto importante do trabalho de conscientização desenvolvido com as famílias, que visa a evitar uma nova ocupação nas margens do rio: "Mantemos uma fiscalização frequente nas áreas desocupadas e esperamos contar com a colaboração dos moradores para manter o local livre, pois uma nova ocupação faria o programa de urbanização de vilas voltar à estaca zero" XAVIER, Nelson OLIVEIRA, João Elias de.

15 15 Também sob acompanhamento do Programa Pró-Moradia, após a saída das famílias, as margens do rio receberão obras de recuperação ambiental, com o plantio de árvores e grama. O objetivo é recompor as condições naturais do terreno e melhorar a qualidade da água. A Fundação de Ação Social FAS - oferece toda a estrutura de serviços e programas do Centro de Referência em Assistência Social CRAS - e apresenta como incremento a oferta de cursos de capacitação profissional e geração de renda nas comunidades, para possibilitar aos moradores melhores condições de sustentar suas famílias após receberem a casa nova. Outro trabalho em conjunto com os moradores e o órgão público, nesses locais, é o Projeto Ecocidadão, realizado através de uma parceria entre a empresa Aliança Empreendedora, Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação AVINA e Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis MNCR -, visando a melhoria da qualidade de vida da população e das condições de trabalho, além da organização da coleta seletiva informal de materiais recicláveis efetuada pelos catadores de Curitiba, representando um dos maiores e mais significativos projetos de inclusão e apoio a organizações de catadores no Brasil. Tal projeto coloca barracões à disposição para coleta de materiais recicláveis, equipamentos necessários para o enfardamento dos materiais recolhidos, como balança e prensa, evitando, com isso, o acúmulo de materiais nas ruas da nova moradia e dentro delas, inclusive. Para as famílias realocadas nas novas moradias, será garantida a titulação, ou seja, a propriedade do imóvel, através de escritura pública de compra e venda registrada, visando à garantia da sua permanência no local regularizado. Será firmado um compromisso, uma vez que o imóvel não poderá ser vendido, alugado ou cedido a terceiros, sob pena da pessoa não poder receber atendimento em nenhum projeto social do município. O retorno dos investimentos será feito através de cobrança de prestações mensais estipuladas, considerando a condição socioeconômica do beneficiário, com subsídios do Poder Público.

16 16 Além da regularização, outra frente de atuação do programa habitacional do município é representada pelas obras de urbanização ou complementação de infraestrutura em áreas de ocupação não estruturadas ou com carência de materiais e serviços públicos; as pessoas são retiradas das áreas de risco, ocorrendo o desadensamento das moradias, com construção de banheiros e instalação de fossas sépticas ou coleta de esgoto se houver captação para tratamento. Após os primeiros trabalhos de realocação das áreas de preservação ambiental, como é o caso da Vila Bom Menino, próximo ao Park Shopping Barigui, foi possível observar a recomposição gradativa da mata ciliar, a diminuição de poluição, além de outro fato muito interessante: a população participa do Programa Câmbio Verde, efetuando trocas de lixo reciclável por alimentos. Segundo informações dos técnicos da COHAB-CT, a violência diminuiu a olhos vistos, face a convivência das pessoas, fortalecido pela integração das pessoas com os grupos, através de implantação de equipamentos urbanos, centros de juventude, academias ao ar livre e equipamentos de esporte e lazer. 5.0 CONCLUSÃO Os obstáculos encontrados revelam a complexidade em se conseguir o sucesso tão almejado no processo de regularização fundiária, principalmente quando se trata de mudanças que ocorrerão na vida de cada pessoa devido a sua resistência. Realmente é bastante complicado incutir nessa população novas atitudes voltadas à preservação do meio ambiente e de uma participação mais ativa como cidadão. De qualquer maneira, é importante que essas pessoas percebam que todo o trabalho desenvolvido nas regiões de risco significa ter uma vida melhor e mais digna, com saúde, principalmente. É uma excelente oportunidade que a população tem de melhorar sua qualidade de vida, com moradias mais adequadas e com melhor localização. Obviamente, houve dificuldades em se conseguir informações para a elaboração do diagnóstico do projeto, o que prejudicou o desenvolvimento de algumas etapas.

17 17 Ficou claro que apenas boa vontade não é suficiente, sendo essencial, antes de tudo, elaborar um bom planejamento das ações a serem executadas, considerar o diálogo, que esclarece e dirime dúvidas, saber ouvir e mobilizar a população quanto aos projetos cujo Poder Público tem intenção de implantar em áreas afetadas. A interação saudável com lideranças das comunidades locais tem se mostrado fundamental para alcançar um resultado positivo nas intervenções. O envolvimento das pessoas foi primordial, bem como os trabalhos de educação ambiental, altamente produtivos e compensadores, pois sem a iniciativa e a colaboração dos moradores locais, por certo, nada teria acontecido. Vislumbrar a nova realidade foi a melhor maneira encontrada para estimular as pessoas das comunidades a deixarem de morar definitivamente nas áreas de risco. Pela grandiosidade do Projeto Viva Barigui e pela análise realizada até o momento, quanto à realocação de habitações das áreas de preservação ambiental e a implantação dos parques de lazer, ao longo do rio Barigui, foram verificadas as inúmeras obras a serem executadas ainda, mas já representa um grande avanço. Inclusive essas intervenções deverão prosseguir com ações rígidas de fiscalização e de educação ambiental constante, segundo o firme propósito dos órgãos públicos. As transformações ocorridas na área pesquisada, apesar de pequenas, comprovam que há uma solução, mesmo havendo muitas dificuldades e entraves de contornos diferentes, ainda que, em um primeiro momento pareçam difíceis de serem transpostas. Mas o principal é a mobilização de todos, ou seja, da população em geral, órgãos públicos, iniciativa privada e, principalmente, governantes, que deverão estar engajados e comprometidos com o objetivo único de manter preservado o meio ambiente, tão importante e necessário para todos. Como bem sabido, pelo fato de tratar-se de diretrizes com ações de médio e longo prazo, por certo haverá mudanças dos dirigentes governamentais. Logo, a cobrança deverá partir de toda a coletividade, para que Poder Público sempre priorize o investimento dos recursos, como é o caso especificamente deste projeto. Na verdade, é importante não deixar que as ações caiam no

18 18 esquecimento das pessoas, de repente, porque o Poder Público não conseguiu efetivar, concretizar o projeto, devido às proporções gigantescas das áreas degradadas, não havendo mais condições de serem revertidas, como é fato os inúmeros casos existentes em nosso país.

19 QUADRO I Vila Bom Menino (bairro Campina do Siqueira); Vila Nossa Senhora da Paz (bairro Santa Quitéria); Vila Nápolis / Malvinas (bairro Campo Comprido); Vila Nova República (bairro Campo Comprido); Vila Rigone (bairro Fazendinha); Vila Morro da Fumaça (bairro CIC); Vila Olinda (bairro CIC); Vila Alto Barigui (bairro CIC); Vila Nova Barigui (bairro CIC); Vila Cruzeiro do Sul / Eldorado (bairro CIC); Vila Sandra I (bairro Campo Comprido). Fonte: Companhia de Habitação Popular de Curitiba Cohab.

20 20 REFERÊNCIAS BRAGA, Andréa Luiza Curralinho; DUTRA, Renata Sheilla Antonino. O processo de regularização fundiária das moradias Sabará: democracia participativa na luta por direitos sociais. Universidade Positivo/CRESS-PR; Ambiens Sociedade Cooperativa. COHAB-CT, DISPONÍVEL EM Acessado em 10/08/2010 CONSTITUIÇÃO FEDERAL/1988 Disponível em < Acessado em 15/09/2010 às 13:20 DESENVOLVIMENTO URBANO ESTATUTO DA CIDADE. Disponível em: < Acessado em 01/09/2010 às 18:48 DIÁRIO URBANO. Disponível em: < Acessado em 29/04/2010. NETO, Henrique Nadolny. Entrevista realizada com o biólogo da COHAB- CT em 16/08/2010 às 15:23 NASCENTE, João Paulo Carneiro; FERREIRA, Osmar Mendes. Impactos socioambientais provocados pelas ocupações irregulares em solo

PROJETO DE LEI Nº, de 2009. (Do Sr. Marcelo Itagiba)

PROJETO DE LEI Nº, de 2009. (Do Sr. Marcelo Itagiba) PROJETO DE LEI Nº, de 2009. (Do Sr. Marcelo Itagiba) Altera a Lei n o 6.015, de 31 de dezembro de 1973, a fim de prever o registro de legitimação de posse e de ocupação urbanas no Registro de Títulos e

Leia mais

PROGRAMA ESTADUAL DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA LAR LEGAL

PROGRAMA ESTADUAL DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA LAR LEGAL Governo de Santa Catarina Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação PROGRAMA ESTADUAL DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA LAR LEGAL Florianópolis REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE ASSENTAMENTOS

Leia mais

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Início Notícias Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Iniciativa é parte do projeto Rios da Serra. Sede provisória da organização é montada no Prado TERÇA FEIRA, 19 DE MAIO

Leia mais

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem 1) COMO FUNCIONA? O PROBLEMA OU SITUAÇÃO ANTERIOR Anteriormente, todos os resíduos recicláveis ou não (com exceção do papelão), ou seja, papel, plásticos, vidros,

Leia mais

PLANO DIRETOR MUNICIPAL

PLANO DIRETOR MUNICIPAL PLANO DIRETOR MUNICIPAL Todos os municípios têm por atribuição constitucional a responsabilidade de exercer o controle sobre o uso e ocupação do solo, e criar condições para o desenvolvimento sustentável

Leia mais

Regularização Fundiária. Rosane Tierno 02 julho -2011

Regularização Fundiária. Rosane Tierno 02 julho -2011 Regularização Fundiária Rosane Tierno 02 julho -2011 Parte I - Informalidade fundiária Imagem interna de um cortiço Regularização Fundiária Por que?? INFORMALIDADE FUNDIÁRIA URBANA MUNICÍPIOS POR FAIXA

Leia mais

Apartamentos, Casas e Terrenos.

Apartamentos, Casas e Terrenos. A Urbanização que de planejamento e sustentabilidade. A Riviera de São Lourenço é uma referência mundial em desenvolvimento urbano sustentável. Seu Sistema de Gestão Ambiental, certificado pela norma ISO

Leia mais

COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PROJETO DE LEI N o 4.095, DE 2012 Altera a Lei nº 10.257, de 10 de julho 2001, que regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece

Leia mais

O principal instrumento de planejamento urbano do município

O principal instrumento de planejamento urbano do município O que é um PDU O principal instrumento de planejamento urbano do município Conjunto de regras e indicações para: Organizar o crescimento e o desenvolvimento da cidade, no interesse de todos que nela moram;

Leia mais

Revisão Participativa dos Instrumentos de Planejamento e Gestão da Cidade de São Paulo Volume 1

Revisão Participativa dos Instrumentos de Planejamento e Gestão da Cidade de São Paulo Volume 1 Revisão Participativa dos Instrumentos de Planejamento e Gestão da Cidade de São Paulo Volume 1 Entenda quais são os Instrumentos de Planejamento e Gestão Urbana que serão revistos Revisão Participativa

Leia mais

Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Guarulhos Departamento de Relações Comunitárias PROGRAMA DE USO RACIONAL DA ÁGUA MOBILIZAÇÃO COMUNITÁRIA

Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Guarulhos Departamento de Relações Comunitárias PROGRAMA DE USO RACIONAL DA ÁGUA MOBILIZAÇÃO COMUNITÁRIA Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Guarulhos Departamento de Relações Comunitárias PROGRAMA DE USO RACIONAL DA ÁGUA MOBILIZAÇÃO COMUNITÁRIA AUTOR: Tatiana Rodrigues Moura. Chefe de Seção de Expediente

Leia mais

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO URBANO. PROJETO DE LEI Nº 4.992, de 2005

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO URBANO. PROJETO DE LEI Nº 4.992, de 2005 COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO URBANO PROJETO DE LEI Nº 4.992, de 2005 Dispõe sobre o financiamento e desenvolvimento de programas habitacionais sociais, destinados à população de baixa renda e dá outras

Leia mais

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

Programa de Regularização Fundiária de Interesse Social

Programa de Regularização Fundiária de Interesse Social Programa de Regularização Fundiária de Interesse Social CASA LEGAL Programa Estadual de Regularização Fundiária Programa Casa Legal Devido a Lei Estadual nº 16.269, de 29 de maio de 2008, dispor em seu

Leia mais

BOA GOVERNANÇA PARA GESTÃO SUSTENTÁVEL DAS ÁGUAS URBANAS PROGRAMA DRENURBS

BOA GOVERNANÇA PARA GESTÃO SUSTENTÁVEL DAS ÁGUAS URBANAS PROGRAMA DRENURBS BOA GOVERNANÇA PARA GESTÃO SUSTENTÁVEL DAS ÁGUAS URBANAS PROGRAMA DRENURBS Um programa para integrar objetivos ambientais e sociais na gestão das águas Superintendência de Desenvolvimento da Capital -

Leia mais

REPARTIÇÃO DE COMPETÊNCIAS E NORMAS GERAIS DE DIREITO URBANÍSTICO

REPARTIÇÃO DE COMPETÊNCIAS E NORMAS GERAIS DE DIREITO URBANÍSTICO REPARTIÇÃO DE COMPETÊNCIAS E NORMAS GERAIS DE DIREITO URBANÍSTICO O Desenvolvimento Urbano e a Constituição Federal AS COMPETÊNCIAS DA UNIÃO Art. 21. Compete à União: XX - instituir diretrizes para o desenvolvimento

Leia mais

O TRABALHO SOCIAL EM HABITAÇÃO COM UM CAMPO DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL

O TRABALHO SOCIAL EM HABITAÇÃO COM UM CAMPO DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL O TRABALHO SOCIAL EM HABITAÇÃO COM UM CAMPO DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL HADDAD, Tatiana Paula (Estágio I), e-mail: tphaddad@hotmail.com; PETILO, Kássia Schnepper (Estágio I), e-mail: kassiaschnepper@hotmail.com;

Leia mais

PROGRAMA PARAISÓPOLIS Regularização Fundiária

PROGRAMA PARAISÓPOLIS Regularização Fundiária PROGRAMA PARAISÓPOLIS Regularização Fundiária POLÍTICA HABITACIONAL DA CIDADE DE SÃO PAULO Plano Diretor Estratégico do Município (Lei 13.430/02, art. 79): Moradia digna é aquela que garante ao morador

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº2.557 0/08

LEI MUNICIPAL Nº2.557 0/08 LEI MUNICIPAL Nº2.557 0/08 INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. A Câmara Municipal de Caeté, Minas Gerais, aprova: Art. 1º - Fica instituída a Política

Leia mais

Planejamento Urbano Governança Fundiária

Planejamento Urbano Governança Fundiária Planejamento Urbano Governança Fundiária Instrumentos de Gestão, Conflitos Possibilidades de Inclusão Socioespacial Alexandre Pedrozo agosto. 2014 mobiliza Curitiba...... de antes de ontem...... de ontem......

Leia mais

Programa de Reabilitação de Áreas Urbanas Centrais. Secretaria Nacional de Programas Urbanos

Programa de Reabilitação de Áreas Urbanas Centrais. Secretaria Nacional de Programas Urbanos Programa de Reabilitação de Áreas Urbanas Centrais Secretaria Nacional de Programas Urbanos CONCEITOS Área Urbana Central Bairro ou um conjunto de bairros consolidados com significativo acervo edificado

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 717, DE 20 DE AGOSTO DE 2013.

LEI COMPLEMENTAR Nº 717, DE 20 DE AGOSTO DE 2013. LEI COMPLEMENTAR Nº 717, DE 20 DE AGOSTO DE 2013. Institui Área Especial de Interesse Ambiental sobre área do Morro Santa Teresa, com identificação de Área de Proteção do Ambiente Natural, de Área de Interesse

Leia mais

Análise de Projeto Técnico Social APT MUNICÍPIO DE SÃO SEPÉ

Análise de Projeto Técnico Social APT MUNICÍPIO DE SÃO SEPÉ TE-SER Social Consultoria e Assessoria de Projetos Ltda. Rua Upamaroti, 1129/121 Bairro Cristal Porto Alegre/RS CEP: 90.820-140 CNPJ: 08.798.484/0001-78 Inscrição Municipal: 510.834.26 Análise de Projeto

Leia mais

O que é o PLHIS? Quais são os beneficiários do PLHIS? Quais são as exigências do PLHIS?

O que é o PLHIS? Quais são os beneficiários do PLHIS? Quais são as exigências do PLHIS? O que é o PLHIS? Quais são os beneficiários do PLHIS? Quais são as exigências do PLHIS? Planejamento Planejamento é uma das condições para a prática profissional dos Assistente Social (BARBOSA, 1991).

Leia mais

PRÊMIO SELO MÉRITO 2012 PROJETO AMBIENTAL E SOCIALMENTE RESPONSÁVEL

PRÊMIO SELO MÉRITO 2012 PROJETO AMBIENTAL E SOCIALMENTE RESPONSÁVEL PRÊMIO SELO MÉRITO 2012 PROJETO AMBIENTAL E SOCIALMENTE RESPONSÁVEL Nossa responsabilidade vai além da diminuição do déficit habitacional do Estado de Goiás. A prioridade é fomentar ambientes sustentáveis,

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO PROJETO

SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO PROJETO SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO PROJETO ABRIL / 2005 Apresentação SMPDSE SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E A Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento

Leia mais

SEMINÁRIOS TEMÁTICOS. Mesa 1: Produção Habitacional : programas de financiamento da habitação de interesse social

SEMINÁRIOS TEMÁTICOS. Mesa 1: Produção Habitacional : programas de financiamento da habitação de interesse social SEMINÁRIOS TEMÁTICOS Mesa 1: Produção Habitacional : programas de financiamento da habitação de interesse social Maria do Carmo Avesani Diretora do Departamento de Produção Habitacional Secretaria Nacional

Leia mais

O Prefeito Municipal de Teresina, Estado do Piauí

O Prefeito Municipal de Teresina, Estado do Piauí Lei Nº 4632 de 26/09/2014 Dispõe sobre a adoção de Áreas Verdes Públicas, no Município de Teresina, e dá outras providências. O Prefeito Municipal de Teresina, Estado do Piauí Faço saber que a Câmara Municipal

Leia mais

MMX - Controladas e Coligadas

MMX - Controladas e Coligadas POLITICA CORPORATIVA PC. 1.16.01 Política de Meio Ambiente Emissão: 02/10/06 1 Objetivo: Estabelecer diretrizes visando proteger os recursos naturais e o meio ambiente em todas das unidades operacionais.

Leia mais

LEI DOS INSTRUMENTOS

LEI DOS INSTRUMENTOS LEI DOS INSTRUMENTOS LEI Nº 2.333 DE 06 DE OUTUBRO DE 2006 Dispõe sobre os Instrumentos de Política Urbana no Município de Itápolis. MAJOR AVIADOR MOACYR ZITELLI, Prefeito do Município de Itápolis, Estado

Leia mais

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Considerando a ratificação do Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, que reconhece o direito de todos a um adequado nível de vida, incluindo alimentação adequada,

Leia mais

O Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social em Guarulhos-SP: desenvolvimento e contribuições

O Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social em Guarulhos-SP: desenvolvimento e contribuições O Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social em Guarulhos-SP: desenvolvimento e contribuições Autora: Vânia Maria Nunes dos Santos Outros autores: Marcos Tsutomu Tamai, Erotides Lacerda Choueri

Leia mais

Bairros Cota na Serra do

Bairros Cota na Serra do Geotecnia Ambiental Bairros Cota na Serra do Mar em Cubatão riscos em ebulição e planos de ação em andamento Os bairros localizados nas encostas da Serra do Mar, na cidade de Cubatão, passam por um processo

Leia mais

PLANO HABITACIONAL FRANCA PLHIS PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL

PLANO HABITACIONAL FRANCA PLHIS PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL PLANO HABITACIONAL FRANCA PLHIS PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL HABITAÇÃO: COMO NECESSIDADE HUMANA ABRIGO As pessoas precisam de proteção para si e suas famílias contra as intempéries da natureza.

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Setembro de 2010 Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ CENTRO DE APOIO OPERACIONAL ÀS PROMOTORIAS DE JUSTIÇA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E DA EDUCAÇÃO (Área da Educação) PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE PROTEÇÃO À EDUCAÇÃO NO

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO I DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO I DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Lei n o 9.795, de 27 de Abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso

Leia mais

LEI Nº. 715/2015, DE 30 DE ABRIL DE 2015

LEI Nº. 715/2015, DE 30 DE ABRIL DE 2015 LEI Nº. 715/2015, DE 30 DE ABRIL DE 2015 Regulariza áreas públicas municipais ocupadas para fins de moradia e estabelece diretrizes para concessão de outorga para uso especial e dá outras providências.

Leia mais

Programa Consumo Responsável. Julho 2015

Programa Consumo Responsável. Julho 2015 Programa Consumo Responsável Julho 2015 PORTO ALEGRE - BRASIL População (2014): 1.472.482 habitantes PIB Brasil (2014): R$ 5,52 trilhões PIB Brasil (2012) per capita: R$ 22,6 mil PIB Rio Grande do Sul

Leia mais

Políticas de moradia: entre o direito e a violação de direitos humanos. Demian Garcia Castro

Políticas de moradia: entre o direito e a violação de direitos humanos. Demian Garcia Castro Políticas de moradia: entre o direito e a violação de direitos humanos Demian Garcia Castro Hipótese central: a nova rodada de mercantilização da cidade vem ampliando os processos de segregação socioespacial

Leia mais

Porque é assim que a vida deve ser.

Porque é assim que a vida deve ser. A Urbanização que de planejamento e sustentabilidade. A Riviera de São Lourenço é uma referência mundial em desenvolvimento urbano sustentável. Seu Sistema de Gestão Ambiental, certificado pela norma ISO

Leia mais

OCUPAÇÕES IRREGULARES E IMPACTOS SÓCIO-AMBIENTAIS NA REGIÃO NOROESTE DE GOIÂNIA

OCUPAÇÕES IRREGULARES E IMPACTOS SÓCIO-AMBIENTAIS NA REGIÃO NOROESTE DE GOIÂNIA OCUPAÇÕES IRREGULARES E IMPACTOS SÓCIO-AMBIENTAIS NA REGIÃO NOROESTE DE GOIÂNIA Wellington Nunes de Oliveira Universidade Federal de Goiás, Tecnólogo em Geoprocessamento, Especialista em Perícia Ambiental,

Leia mais

Estatuto da Cidade - Lei 10257/01

Estatuto da Cidade - Lei 10257/01 Estatuto da Cidade - Lei 10257/01 http://www.direitonet.com.br/artigos/x/51/44/514/ O Estatuto da Cidade visa estabelecer diretrizes gerais da Política Urbana e especialmente regulamentar o artigo 182

Leia mais

ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS. 40 Relatório de Gestão 2014. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS.

ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS. 40 Relatório de Gestão 2014. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS. ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS 40 Relatório de Gestão 2014 B lanço Soci l ESF Estratégia de Saúde da Família Relatório de Gestão 2014 41 GESTÃO DE PESSOAS Gestão de Pessoas Com o

Leia mais

Ministério das Cidades MCidades

Ministério das Cidades MCidades Ministério das Cidades MCidades Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS São Paulo, 02 de junho de 2014 Roteiro 1. O processo de urbanização no Brasil: histórico. 2. Avanços institucionais na promoção

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa LEI Nº 11.730, DE 9 DE JANEIRO DE 2002. (publicada no DOE nº 007, de 10 de janeiro de 2002) Dispõe sobre a Educação

Leia mais

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs?

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? QUATRO BARRAS 09/07/2007 Horário: das 13h às 17h30 Local: Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? Grupo 01:

Leia mais

Recursos e Fontes de Financiamento

Recursos e Fontes de Financiamento Recursos e Fontes de Financiamento Recursos e Fontes de Financiamento A disponibilidade de recursos financeiros para a implementação do Plano Local de HIS é fundamental para a concretização dos objetivos

Leia mais

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras 1. DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, das áreas onde atuamos e

Leia mais

OPERAÇÕES URBANAS CONSORCIADAS Instrumentos de viabilização de projetos urbanos integrados

OPERAÇÕES URBANAS CONSORCIADAS Instrumentos de viabilização de projetos urbanos integrados OPERAÇÕES URBANAS CONSORCIADAS Instrumentos de viabilização de projetos urbanos integrados DEAP/SNAPU/MCIDADES Maio/2015 Contexto brasileiro Necessidade de obras públicas para requalificação e reabilitação

Leia mais

PLANEJAMENTO DE SENSIBILIZAÇÃO DOS POTENCIAIS CATADORES DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA DE JETIBA

PLANEJAMENTO DE SENSIBILIZAÇÃO DOS POTENCIAIS CATADORES DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA DE JETIBA PLANEJAMENTO DE SENSIBILIZAÇÃO DOS POTENCIAIS CATADORES DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA DE JETIBA JULHO 2014. Secretarias Parceiras: Secretaria Municipal de Técnica e Planejamento Secretaria Municipal de Trabalho,

Leia mais

MONITORAMENTO DO PROGRAMA DE COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA NA UFPB

MONITORAMENTO DO PROGRAMA DE COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA NA UFPB MONITORAMENTO DO PROGRAMA DE COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA NA UFPB PAIVA ANDRADE, Leandro DE ARAUJO MORAIS, Joácio Júnior RESUMO A coleta seletiva e a reciclagem de lixo têm um papel muito importante para

Leia mais

OBJETIVO prioridade da agenda política.

OBJETIVO prioridade da agenda política. SANEAR É VIVER OBJETIVO Propor ao governo e à sociedade ações que melhorem o desempenho do saneamento do país e elevem o tema ao status de prioridade da agenda política. A exemplo da ação que resultou

Leia mais

RESUMO. É elaborado pelo Executivo municipal e aprovado pela Câmara municipal por meio de lei.

RESUMO. É elaborado pelo Executivo municipal e aprovado pela Câmara municipal por meio de lei. Anual Diurno Questões, súmulas e jurisprudência Luiz Antonio de Souza Data: 26/09/2012 Aula 32 RESUMO SUMÁRIO 1) Tutela da política urbana 1.1) Instrumentos 1) Tutela da política urbana 1.1) Instrumentos

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Projovem em Ação

Mostra de Projetos 2011. Projovem em Ação Mostra de Projetos 2011 Projovem em Ação Mostra Local de: Londrina. Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Prefeitura Municipal Santa Cecilia

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA O PLANO DIRETOR: REGIONAL BOQUEIRÃO 18/03/2014 CURITIBA MARÇO/2014 Realizações no dia

Leia mais

Programa de Responsabilidade Socioambiental

Programa de Responsabilidade Socioambiental Programa de Responsabilidade Socioambiental Conheça o Programa de Responsabilidade Socioambiental da BAESA e da ENERCAN e saiba como ajudar sua comunidade Você já deve ter ouvido falar da BAESA e da ENERCAN.

Leia mais

DIRETORIA DE PLANEJAMENTO DIPLA Produtos Fortaleza 2040 Processos Gestão do Plano Fortaleza 2040 Integração de planos setoriais

DIRETORIA DE PLANEJAMENTO DIPLA Produtos Fortaleza 2040 Processos Gestão do Plano Fortaleza 2040 Integração de planos setoriais DIRETORIA DO OBSERVATÓRIO DA GOVERNANÇA DIOBS Produtos Sala Situacional Rede de Salas de Situação Processos Monitoramento Agenda Estratégica Observatório da Governança DIRETORIA DE PLANEJAMENTO DIPLA Produtos

Leia mais

O Estatuto da Cidade

O Estatuto da Cidade Flektor Engenharia e Consultoria O Estatuto da Cidade Implicações e Reflexos sobre o Planejamento Interfaces com Planos Diretores O Estatuto da Cidade Lei n.º 10.257 de 10 de julho de 2001 Regulamenta

Leia mais

Flávio Ahmed CAU-RJ 15.05.2014

Flávio Ahmed CAU-RJ 15.05.2014 Flávio Ahmed CAU-RJ 15.05.2014 O espaço urbano como bem ambiental. Aspectos ambientais do Estatuto da cidade garantia da qualidade de vida. Meio ambiente natural; Meio ambiente cultural; Meio ambiente

Leia mais

O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte Lei:

O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 8.267 Dispõe sobre o licenciamento ambiental no Município de Porto Alegre, cria a Taxa de Licenciamento Ambiental e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. Faço saber que a

Leia mais

Instrução n. 22/2007. O SECRETÁRIO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE, no uso de suas. Considerando o Princípio do Desenvolvimento Sustentável;

Instrução n. 22/2007. O SECRETÁRIO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE, no uso de suas. Considerando o Princípio do Desenvolvimento Sustentável; Instrução n. 22/2007 Visa garantir nos imóveis, Área Livre de qualquer intervenção, permeável, passível de arborização e dá outras providências. atribuições legais, O SECRETÁRIO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE,

Leia mais

MÓDULO IV - Gestão social da valorização imobiliária para a inclusão territorial

MÓDULO IV - Gestão social da valorização imobiliária para a inclusão territorial MÓDULO IV - Gestão social da valorização imobiliária para a inclusão territorial Produção social da valorização imobiliária A valorização imobiliária é definida por: Distribuição de investimentos públicos

Leia mais

Nas cidades brasileiras, 35 milhões de pessoas usam fossa séptica para escoar dejetos

Nas cidades brasileiras, 35 milhões de pessoas usam fossa séptica para escoar dejetos Nas cidades brasileiras, 35 milhões de usam fossa séptica para escoar dejetos Presentes em 21,4% dos lares brasileiros, tais instalações são consideradas inadequadas no meio urbano, pois podem contaminar

Leia mais

Banco Interamericano de Desenvolvimento. Instrução Operacional CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO

Banco Interamericano de Desenvolvimento. Instrução Operacional CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO Instrução Operacional CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO SUMÁRIO Página INTRODUÇÃO 3 1. ÁREA DE ATUAÇÃO 4 2. DOCUMENTOS A SEREM APRESENTADOS AO BNB 4 3. RECOMENDAÇÕES TÉCNICAS 5

Leia mais

P r o j e t o PREPARANDO A TRANSFORMAÇÃO DE FAMÍLIAS GERANDO RENDA E DIGNIDADE

P r o j e t o PREPARANDO A TRANSFORMAÇÃO DE FAMÍLIAS GERANDO RENDA E DIGNIDADE P r o j e t o PREPARANDO A TRANSFORMAÇÃO DE FAMÍLIAS GERANDO RENDA E DIGNIDADE Melhor do que dar é ensinar a fazer, este é o sentido da Cidadania HISTÓRICO A Diocese de Abaetetuba, localizada na região

Leia mais

Proponente/Agente Promotor: Prefeitura Municipal de Salto do Jacuí - RS. 1.000.000,00 Contrapartida

Proponente/Agente Promotor: Prefeitura Municipal de Salto do Jacuí - RS. 1.000.000,00 Contrapartida TE-SER Social Consultoria e Assessoria de Projetos Ltda. Rua Upamaroti, 1129/121 Bairro Cristal Porto Alegre/RS CEP: 90.820-140 CNPJ: 08.798.484/0001-78 Inscrição Municipal: 510.834.26 Análise de Projeto

Leia mais

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO URBANO PROJETO DE LEI Nº 2.658, DE 2003

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO URBANO PROJETO DE LEI Nº 2.658, DE 2003 COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO URBANO PROJETO DE LEI Nº 2.658, DE 2003 Dispõe sobre a concessão de uso especial para fins de moradia prevista pelo 1º do art. 183 da Constituição Federal e dá outras providências.

Leia mais

DE SUSTENTABILIDADE ÁGUA/LIXO ÁGUA/LIXO E CONSUMO E CONSUMO CONSCIENTE CONSCIENTE

DE SUSTENTABILIDADE ÁGUA/LIXO ÁGUA/LIXO E CONSUMO E CONSUMO CONSCIENTE CONSCIENTE PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NASNAS ESCOLAS PÚBLICAS ESCOLAS PÚBLICAS ÁGUA/LIXO ÁGUA/LIXO E CONSUMO E CONSUMO CONSCIENTE CONSCIENTE O PROJETO O PROJETO O programa de sustentabilidade

Leia mais

os projetos de urbanização de favelas 221

os projetos de urbanização de favelas 221 5.15 Favela Jardim Floresta. Vielas e padrão de construção existente. 5.16 Favela Jardim Floresta. Plano geral de urbanização e paisagismo. 5.17 Favela Jardim Floresta. Seção transversal. 5.18 Favela Jardim

Leia mais

Esclarecimentos sobre rentabilidade das cotas do Plano SEBRAEPREV

Esclarecimentos sobre rentabilidade das cotas do Plano SEBRAEPREV INVESTIMENTOS Esclarecimentos sobre rentabilidade das cotas do Plano SEBRAEPREV Uma questão de suma importância para a consolidação e perenidade de um Fundo de Pensão é a sua saúde financeira, que garante

Leia mais

P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E B A U R U E s t a d o d e S ã o P a u l o S E C R E T A R I A D A E D U C A Ç Ã O

P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E B A U R U E s t a d o d e S ã o P a u l o S E C R E T A R I A D A E D U C A Ç Ã O P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E B A U R U E s t a d o d e S ã o P a u l o S E C R E T A R I A D A E D U C A Ç Ã O E. M. E. F. P R O F ª. D I R C E B O E M E R G U E D E S D E A Z E V E D O P

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Sustentável da Unidade Familiar. 9 de agosto de 2011

Plano de Desenvolvimento Sustentável da Unidade Familiar. 9 de agosto de 2011 Plano de Desenvolvimento Sustentável da Unidade Familiar 9 de agosto de 2011 Agricultura familiar é a forma de produção em que predominam: interação entre gestão, trabalho e direção do processo produtivo;

Leia mais

ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos!

ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos! ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos! Documento final aprovado por adolescentes dos Estados do Amazonas, da Bahia, do Ceará, do Mato Grosso,

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

FGTS 45 ANOS DE DESENVOLVIMENTO O BRASIL E PROMOVENDO A CIDADANIA

FGTS 45 ANOS DE DESENVOLVIMENTO O BRASIL E PROMOVENDO A CIDADANIA FGTS 45 ANOS DE DESENVOLVIMENTO O BRASIL E PROMOVENDO A CIDADANIA Inês Magalhães Secretária Nacional de Habitação Ministério das Cidades Brasília, 24 de novembro de 2011 Política Nacional de Habitação

Leia mais

Ministério Público do Estado de Mato Grosso 29ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística de Cuiabá

Ministério Público do Estado de Mato Grosso 29ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística de Cuiabá Ministério Público do Estado de Mato Grosso 29ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística de Cuiabá Carlos Eduardo Silva Promotor de Justiça Abr. 2015 Direito à Cidade/Mobilidade Urbana O ambiente

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

AÇÃO INTERSECRETARIAL

AÇÃO INTERSECRETARIAL AÇÃO INTERSECRETARIAL Programas Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) Fortalecimento da ação integrada entre os setores de meio ambiente, saúde e desenvolvimento social, com enfoque multidisciplinar em saúde

Leia mais

GUIA DE ARGUMENTOS DE VENDAS

GUIA DE ARGUMENTOS DE VENDAS GUIA DE ARGUMENTOS DE VENDAS O Plano Diretor é uma lei municipal que estabelece diretrizes para a ocupação da cidade. Ele deve identificar e analisar as características físicas, as atividades predominantes

Leia mais

Curso de Formação para a Elaboração, Monitoramento e Acompanhamento do PLHIS

Curso de Formação para a Elaboração, Monitoramento e Acompanhamento do PLHIS Curso de Formação para a Elaboração, Monitoramento e Acompanhamento do PLHIS Módulo IV Política Habitacional e as políticas urbanas Política Habitacional: o papel dos estados e municípios Regina Fátima

Leia mais

LEGISLAÇÃO FEDERAL SOBRE POLUIÇÃO VISUAL URBANA

LEGISLAÇÃO FEDERAL SOBRE POLUIÇÃO VISUAL URBANA LEGISLAÇÃO FEDERAL SOBRE POLUIÇÃO VISUAL URBANA JOSÉ DE SENA PEREIRA JR. Consultor Legislativo da Área XI Meio Ambiente e Direito Ambiental, Organização Territorial, Desenvolvimento Urbano e Regional JANEIRO/2002

Leia mais

Prevenção e mediação de conflitos fundiários urbanos

Prevenção e mediação de conflitos fundiários urbanos Prevenção e mediação de conflitos fundiários urbanos 1 Fatores geradores dos conflitos fundiários urbanos Reintegração de posse de imóveis públicos e privados, em que o processo tenha ocorrido em desconformidade

Leia mais

Ações técnicas e governamentais no contexto de enchentes em Campos dos Goytacazes/RJ

Ações técnicas e governamentais no contexto de enchentes em Campos dos Goytacazes/RJ Ações técnicas e governamentais no contexto de enchentes em Campos dos Goytacazes/RJ Edison Pessanha Campos dos Goytacazes, que já enfrentou grandes enchentes, como as de 2007, com o rio Paraíba atingindo

Leia mais

Sugestões e críticas podem ser encaminhadas para o email: nape@ufv.br CONSIDERAÇÕES INICIAIS:

Sugestões e críticas podem ser encaminhadas para o email: nape@ufv.br CONSIDERAÇÕES INICIAIS: UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Neste ano o processo seletivo será realizado por meio de um sistema

Leia mais

ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA - EIV. Mário Barreiros

ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA - EIV. Mário Barreiros ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA - EIV Mário Barreiros Arquiteto Mestre em Engenharia Civil e Urbana Flektor Engenharia e Consultoria Ltda. Palestra realizada para o Instituto de Desenvolvimento Urbano

Leia mais

Engenharia de Avaliações Aplicada às Áreas de Preservação Permanente (APP)

Engenharia de Avaliações Aplicada às Áreas de Preservação Permanente (APP) Engenharia de Avaliações Aplicada Às Áreas de Preservação Permanente (APP). Engenharia de Avaliações Aplicada às Áreas de Preservação Permanente (APP) 1. Fundamento Legal das APPs: Constituição Federal

Leia mais

Gestão Pública em BH Programa BH Metas e Resultados e BH 2030

Gestão Pública em BH Programa BH Metas e Resultados e BH 2030 Gestão Pública em BH Programa BH Metas e Resultados e BH 2030 5º Congresso de Gerenciamento de Projetos 10 de novembro de 2010 Belo Horizonte Planejamento Estratégico Longo Prazo período 2010-2030 - planejamento

Leia mais

Desafios e perspectivas do Trabalho Social Profa. Rosana Denaldi. FGV EAESP 25 de Setembro de 2015

Desafios e perspectivas do Trabalho Social Profa. Rosana Denaldi. FGV EAESP 25 de Setembro de 2015 Desafios e perspectivas do Trabalho Social Profa. Rosana Denaldi FGV EAESP 25 de Setembro de 2015 estrutura da apresentação Trabalho Social? O trabalho social tornou-se componente obrigatório nos programas

Leia mais

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO CAMPUS MAFRA

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO CAMPUS MAFRA UNIVERSIDADE DO CONTESTADO PROJETO GERAÇÃO DE RENDA COM USO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS Mafra, outubro de 2008. SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 JUSTIFICATIVA... 3 3 CARACTERIZAÇÃO DO PÚBLICO ENVOLVIDO... 4

Leia mais

A REGIÃO METROPOLITA NA NA REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE CURITIBA

A REGIÃO METROPOLITA NA NA REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE CURITIBA A REGIÃO METROPOLITA NA NA REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE CURITIBA SITUAÇÃO ATUAL INTEGRAÇÃO METROPOLITANA NA LEI ORGÂNICA DE CURITIBA TÍTULO IV - DA ORDEM ECONÔMICA E SOCIAL CAPÍTULO I - DA ORDEM ECONÔMICA

Leia mais

Levantamento Sócioambiental do Município de Vera Cruz do. Loana B. dos Santos, Daniela Mondardo, Luciane Luvizon, Patrícia P.

Levantamento Sócioambiental do Município de Vera Cruz do. Loana B. dos Santos, Daniela Mondardo, Luciane Luvizon, Patrícia P. Levantamento Sócioambiental do Município de Vera Cruz do Oeste PR Loana B. dos Santos, Daniela Mondardo, Luciane Luvizon, Patrícia P. Bellon, Cristiane C. Meinerz, Paulo S. R. Oliveira INTRODUÇÃO Nestes

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca Pronunciamento após sanção do projeto

Leia mais

Proposta Responsável/Sugestões Indicador

Proposta Responsável/Sugestões Indicador Coordenador: MEIO AMBIENTE Visão: Que Santa Maria seja um município bom para se viver, propício ao desenvolvimento de empreendimentos sustentáveis e que cumpre as diretrizes das Conferências Mu Elaborar,

Leia mais

Oficina dos principais desafios do Programa Minha Casa Minha Vida 3. 05 de junho de 2014

Oficina dos principais desafios do Programa Minha Casa Minha Vida 3. 05 de junho de 2014 Oficina dos principais desafios do Programa Minha Casa Minha Vida 3 05 de junho de 2014 INSERÇÃO URBANA E QUALIFICAÇÃO DOS PROJETOS URBANÍSTICOS E DE ARQUITETURA (parâmetros) PARCERIA ENTRE ATORES/ CADEIA

Leia mais

MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação. CAIXA ECONÔMICA FEDERAL Representação de Apoio ao Desenvolvimento Urbano

MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação. CAIXA ECONÔMICA FEDERAL Representação de Apoio ao Desenvolvimento Urbano MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação CAIXA ECONÔMICA FEDERAL Representação de Apoio ao Desenvolvimento Urbano SNHIS / FNHIS - Lei nº 11.124/05 REQUISITOS PARA ADESÃO DOS MUNICÍPIOS AO

Leia mais

Atuando com responsabilidade para. colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos

Atuando com responsabilidade para. colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos Atuando com responsabilidade para colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos Compromisso com um futuro melhor. Com o nosso trabalho, somos parte da solução para uma agricultura mais sustentável.

Leia mais

Parcelamento do Solo. Projeto de Loteamentos

Parcelamento do Solo. Projeto de Loteamentos Introdução Parcelamento do Solo Projeto de Loteamentos Prof. Mário Barreiros O parcelamento e a estruturação da cidade O parcelamento do solo é o principal instrumento de estruturação do espaço urbano

Leia mais

5.1 Nome da iniciativa ou Projeto. Academia Popular da Pessoa idosa. 5.2 Caracterização da Situação Anterior

5.1 Nome da iniciativa ou Projeto. Academia Popular da Pessoa idosa. 5.2 Caracterização da Situação Anterior 5.1 Nome da iniciativa ou Projeto Academia Popular da Pessoa idosa 5.2 Caracterização da Situação Anterior O envelhecimento é uma realidade da maioria das sociedades. No Brasil, estima-se que exista, atualmente,

Leia mais

M ERCADO DE C A R. de captação de investimentos para os países em desenvolvimento.

M ERCADO DE C A R. de captação de investimentos para os países em desenvolvimento. MERCADO DE CARBONO M ERCADO DE C A R O mercado de carbono representa uma alternativa para os países que têm a obrigação de reduzir suas emissões de gases causadores do efeito estufa e uma oportunidade

Leia mais