A minha pátria é a minha língua.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A minha pátria é a minha língua."

Transcrição

1 A minha pátria é a minha língua. 4ª Edição

2

3 Índice O MBA Atlântico 05 Rede Católica 07 Estrutura Curricular e Organização 13 A Plataforma para o mundo empresarial 15 Alunos 23 Parceiros 68 Com o alto patrocínio de sua excelência Em fase formal de aprovação

4 Sofia Salgado Pinto Diretora da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa O MBA Atlântico tem como principal pilar a dimensão cultural nos negócios e nas organizações. A nossa missão é formar futuros gestores de topo, numa visão económica alargada do mundo lusófono, incutida pela vivência plena da sua diversidade e aproveitando o principal ativo que nos une a língua portuguesa. Temos por ambição consolidar o MBA Atlântico como um programa de referência internacional em língua portuguesa, ligando países que partilham um passado histórico comum, capaz de respeitar e promover a diversidade social e cultural de cada um. O MBA Atlântico é um espaço de partilha de conhecimento, mas também de cooperação, entre estudantes, professores, universidades e empresas: marca indelével da matriz de identidade humanista e cristã dos parceiros que lideram a iniciativa e que integram a rede de universidades católicas. Ao integrar alunos e professores dos três países e ao garantir a experiencia de aprendizagem dos contextos económicos, sociais e culturais nas três geografias, este constitui-se como um programa de MBA multinacional, ímpar no espaço atlântico. O MBA Atlântico torna-se por isto, um instrumento para uma rede de diplomacia económica que contribui para o desenvolvimento e para o aprofundamento das relações entre os povos. Este grupo de alunos da quarta edição do programa, que agora conclui os seus estudos, tem a honra e a responsabilidade de ser o fiel depositário de um projeto que começou com um sonho e que continuou com a paixão de fazer mais e melhor. Hoje adquirem o estatuto de embaixadores do MBA Atlântico e constituem uma rede multicultural de relações, contatos profissionais e empresariais sem precedentes!

5 3 Justino de Pinto Andrade Diretor da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica de Angola A formação de quadros altamente qualificados é fundamental para o desenvolvimento. Nós, Universidade Católica de Angola, apostamos firmemente nesse desígnio, em parceria com aqueles que connosco partilham a história, implementando o MBA Atlântico. Luiz Brandão Diretor do IAG Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro O IAG - Escola de Negócios da PUC-Rio tem entre seus diferenciais o corpo docente com sólida formação acadêmica e experiência de mercado, a qualidade do ensino, valorizando as necessidades e os objetivos individuais de cada aluno, e a sua localização em um parque ecológico, no Rio de Janeiro, que proporciona uma atmosfera e infraestrutura ideais para o estudo. A Escola oferece programas de graduação, MBAs, mestrados, doutorados e programas in company. Todos estes atributos são aplicados também ao MBA Atlântico, contribuindo para levar a excelência acadêmica para esta iniciativa internacional juntamente com os nossos parceiros neste programa.

6

7 5 O MBA Atlântico Rota da Lusofonia Uma única turma de 22 alunos, selecionados entre quatro países (Angola, Brasil, Portugal e Moçambique), proporcionando uma vivência plena de diversidade cultural no mundo lusófono, através da imersão, durante um ano, nos três continentes, expondo-os às realidades políticas, sociais e económicas locais. Missão A minha pátria é a minha língua A missão do MBA Atlântico é formar gestores de topo vocacionados para a internacionalização através do espaço da língua portuguesa. Visão Um MBA de referência ligando três continentes, ancorado nos países de expressão portuguesa com vista à construção de uma rede de líderes empresariais que escolhem o mundo da lusofonia como veículo de afirmação e concorrência à escala global.

8 3 0 Trimestre - Porto 2 0 Trimestre - Rio de Janeiro 1 0 Trimestre - Luanda

9 7 Rede Católica Universidade Católica de Angola A Universidade Católica de Angola (UCAN) é uma Universidade privada, com sede em Luanda, tendo iniciado a sua atividade letiva em Atualmente oferece 10 licenciaturas, repartidas pelas Faculdades de Ciência Humanas, Direito, Economia, Gestão e Engenharia. A Escola de Pós-Graduações da UCAN foi criada no ano de 2008 e tem como objetivo ministrar formação a nível académico de Doutoramentos; Mestrados e MBA s; com certificação académica; Cursos de especialização; Formação para Executivos de nível alto e intermédio; Formação intra-empresa. Foram já efetuadas ações de formação, em parceria com a Universidade Católica Portuguesa e a Faculdade de Economia e Gestão da UCAN, dirigidas a Executivos de nível superior.

10 8

11 9 Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Reconhecida pela sua excelência académica em diversas pesquisas e rankings, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos, fundada em 1940, que prima pela produção e transmissão do saber, baseando-se no respeito pelos valores humanos e na ética cristã. Está organizada em quatro centros, 24 departamentos e 13 institutos, que abrangem todas as áreas do conhecimento. Todos os anos, a PUC-Rio recebe cerca de alunos estrangeiros, a partir de convénios com universidades e instituições de pesquisas de 40 países. A universidade destaca-se, também, pelo seu compromisso com a sustentabilidade, sendo a primeira universidade brasileira a elaborar uma agenda ambiental.

12 10

13 11 Universidade Católica Portuguesa (Porto) A Católica Porto tem como missão produzir e partilhar conhecimento crítico e inovador seguindo uma matriz humanista em prol do bem comum. Pioneira, há 30 anos, na inovação do ensino em Portugal, com uma oferta transdisciplinar, possui um capital de conhecimento diversificado nas áreas das ciências sociais, engenharia e saúde. Fiel ao princípio da excelência no serviço para o desenvolvimento das pessoas e de uma comunidade coesa e sustentável, promove a transdisciplinaridade tendo em vista a inovação no ensino e na consultoria. A Católica Porto Business School é a escola de negócios da Universidade Católica no Porto, em parceria com a Associação Empresarial de Portugal. É uma escola que conta com uma integração ibérica, através da parceria com a ESADE Business School de Barcelona. A Católica Porto Business School é herdeira da ampla experiência acumulada e reputação nacional e internacional dos seus parceiros, nas áreas académica e profissional.

14

15 13 Estrutura Curricular e Organização > Três trimestres, um em cada país. > Um total de 700 horas lecionadas pelos professores das três universidades e personalidades do mundo académico e empresarial. > Seminários com parceiros locais, visitas de estudo e projetos empresariais. > Realização de um projeto ao longo dos três trimestres, no qual os alunos terão a oportunidade de aplicar uma ou mais áreas estudadas ao caso concreto de uma empresa, organização, ou até mesmo situação ou problema mais genérico de gestão. Instrumentos Básicos de Gestão Introdução à Economia Introdução à Contabilidade Finanças Empresariais Marketing Negociação e Comunicação Inovação e Tecnologia Projeto Mercados e Concorrência Contabilidade Financeira Direito dos Negócios Análise e Planeamento Financeiro Gestão de Marcas Liderança e Motivação Economia e Geopolítica Mercados Financeiros Internacionais Cibercultura e Redes Carreiras sem Fronteiras Controlo de Gestão e Desempenho Empresarial Estratégia Reestruturação e Reorganização Empresarial Gestão de Operações e Qualidade Marketing Internacional Tendências do Consumo Cultura e Poder das Organizações Gestão de Pessoas nas Organizações Contemporâneas Seminários de Ética e Geopolítica Soft Skills

16

17 15 A Plataforma para o mundo empresarial O MBA Atlântico é um espaço de cooperação universidade-empresa, intensificando a transferência de conhecimento, promovendo a formação avançada de executivos e reforçando o enriquecimento profissional e networking. Neste programa, os alunos têm a oportunidade de viver de perto cada cidade, descobrindo mais sobre a dinâmica social, cultural e empresarial de cada uma. Esta é uma mais-valia no desenvolvimento da interação com as empresas locais que cooperam connosco, bem como para a otimização da formação de cada aluno. Diversos parceiros empresariais dos mais variados setores de atividade, em cada um dos três países, constituem um Conselho Consultivo que orienta a formação profissional e a inserção dos alunos do MBA Atlântico no mundo do trabalho.

18

19 17 Regata de vela Portugal III Fórum Banca Angola

20 18 Visita à Frezite Visita à Frezite

21 19 Visita Odebrecht Angola Jogo de futebol MBAs Portugal

22 20 Visita H. Stern Brasil Visita Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social Brasil

23 21 Seminário Negócios em Português Brasil Visita Câmara Municipal de Barcelos Portugal

24

25 MBA Atlântico Alunos 4ª Edição 2013/2014

26 24 Licenciado em Gestão Financeira pela Universidade Católica de Angola, tenho me servido do MBA Atlântico para capitalizar vantagens à minha maior paixão: gestão e administração de organizações, em particular o grupo empresarial do qual sou sócio-gerente - Grupo Abiatar, Lda., - com atividades correntes nos ramos de comércio a retalho de produtos electrónicos, indústria e construção civil. A minha experiência como analista de projetos do Banco de Desenvolvimento de Angola muniu-me de maior sensibilidade sobre as variáveis inerentes à viabilidade dos negócios. O facto de ser moderador permanente dos cultos dominicais da Igreja Pentecostal Ministério de Fé e Libertação permitiu-me reforçar as minhas competências de comunicação oral, gestão de atividades, relacionamentos interpessoais, assim como a minha espiritualidade, para agregar valor à minha carreira. Palavras como responsabilidade, inovação, determinação, adaptabilidade e relacionamentos caracterizam fielmente o meu ser. Tenho imensa paixão por riscos, desafios e oportunidades, pelo que estou aberto não só para Angola como também para o mundo. Adalberto Capingana Conheci o Adalberto Capingana no âmbito do MBA Atlântico. Foi meu formando em seminários de desenvolvimento de soft skills em liderança. Acresce que o acompanhei ao longo do programa, no career coaching. É animado por efervescente vontade de empreender, e com gosto de o fazer com quem partilha grande identificação de vida. Dotado de forte entusiasmo visionário. Realista a ponderar riscos e atraído pelo desafio de alcançar sucesso onde outros não acreditavam. Determinado em lutar na fronteira onde a incerteza e o risco pela sua própria diligência se reduzem. Pessoa de forte sentimento religioso, pautada por valores cristãos, a alegria é nele um dom que irradia, proporcionando relações muito cordiais onde a comunicação flui e imprime grande convicção na apresentação dos seus projetos. O Adalberto já é um jovem empresário, e muito focado nas oportunidades de negócio com valor para as pessoas e o seu país. Estou seguro de que Angola tem nele um valoroso cidadão que certamente irá ajudar a enriquecer e dinamizar construtivamente a sua economia pela iniciativa privada. Rui Lourenço Gil Docente da Universidade Católica Portuguesa

27 25 Nome Adalberto de Castro Capingana Idade 24 Nacionalidade Angolana Local de Residência Luanda, Angola Telefone EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Jul Atual Grupo Abiatar, Lda Direção Geral Planeamento, organização, direção e controle LÍNGUAS Português Nativo Inglês Avançado Francês Intermédio Jul Ago BDA - Banco de Desenvolvimento de Angola Técnico de Análise de Projetos Análise de projetos e de investimento e emissão de parecer sobre viabilidade económica, financeira, técnica e social dos mesmos. FORMAÇÃO MBA Atlântico - Universidade Católica de Angola, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Brasil) e Universidade Católica Portuguesa Fulltime Mar Dez Curso de Licenciatura em Gestão Financeira, pela Universidade Católica de Angola

28 26 Gestor por formação, com uma licenciatura em Administração e um MBA executivo em Gestão Estratégica de Negócios, participei na criação dos cursos do departamento de gestão da Universidade Católica de Moçambique. Atualmente, exerço funções de docência no departamento de gestão, experiência esta iniciada no Brasil e continuada na Universidade Católica de Moçambique, e como docente convidado noutras universidades. Atuo também como consultor independente e palestrante convidado nas áreas de Gestão e Negócios. Habilitado e qualificado profissionalmente para a compreensão e análise de factos conjunturais, com compromisso com a qualidade, possuo boa capacidade de aprendizagem e de comunicação. Com forte sentido ético e orientação para os clientes, assumo frequentemente um papel importante na liderança de equipas. A missão de um professor, mais do que transmitir conhecimento aos seus alunos, exigindo um esforço de constante atualização, é ser um exemplo para aqueles que nele confiam a formação de novos cidadãos para o seu país. Nesse sentido, o Alexandre Muchanga, ao não se acomodar no seu lugar de professor, continuando a superar-se com o MBA Atlântico, e possivelmente outros projetos profissionais, cumpre essa missão e serve de guia aos seus alunos da Universidade Católica de Moçambique - Beira. Rita Ribeiro Docente da Universidade Católica Portuguesa O MBA Atlântico, pela sua componente internacional e multicultural, foi uma experiência que agregou mais valor ao meu percurso profissional, estando agora com uma visão mais abrangente sobre o mercado nacional e interncional. Alexandre Muchanga

29 27 Nome ALexandre Armando Muchanga Idade 42 Nacionalidade Moçambicana Local de Residência Beira/Dondo, Moçambique Telefone EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL 2009 Atual Universidade Católica de Moçambique, Faculdade de Economia e Gestão Docente Professor nas disciplinas de Marketing, Empreendedorismo/ Plano de Negócios e Gestão Estratégica Universidade Católica de Moçambique, Faculdade de Economia e Gestão Coordenador do Departamento de Gestão Planeamento das atividades do departamento, supervisão das atividades dos docentes, organização dos conteúdos programáticos, organização das pautas, recrutamento e seleção de docentes, relatórios das atividades desenvolvidas no departamento de Gestão Padaria Guadalajara de Santos, São Paulo (Brasil) Gerente FORMAÇÃO MBA Atlântico - Universidade Católica de Angola, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Brasil) e Universidade Católica Portuguesa Fulltime MBA Executivo em Gestão Estratégica de Negócios - Centro Universitário Monte Serrat, São Paulo (Brasil) Licenciatura em Administração Gestão de Negócios - Escola Superior Madre Celeste, Belém (Brasil) Licenciatura em Teologia - Seminário Teológico Batista Equatorial, Paraná (Brasil) LÍNGUAS Português Nativo Inglês Básico INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR > Consultor Independente de Empresas ( Presente) > Palestrante nas áreas de Marketing, Empreendedorismo/ Plano de Negócios, Liderança e Gestão Estratégica > Voluntário em ONG`s nacionais e Internacionais, desenvolvendo projetos de responsabilidade social com crianças em situações de risco

30 28 Quem lamenta as suas perdas, olha para os seus próprios pés. E quem olha para os seus pés, acha que o Mundo é do tamanho dos seus próprios passos. (Augusto Cury). Não é em vão que alguém com formação em Ciências Farmacêuticas abraça uma área que lhe é completamente alheia. A flexibilidade e uma carreira profissional em ziguezague é algo que me fará triunfar. A experiência profissional em regulamentação de produtos farmacêuticos e em marketing, com vertente internacional, despertou-me o desejo de abraçar um projeto internacional com enfoque na área do marketing. O meu pendor por novos desafios levou-me a abraçar algumas oportunidades, tais como Madrid, Paris e Lisboa, o que reforçou mais o meu desejo por uma carreira internacional. Não obstante, a minha apetência por viajar e conhecer já vem de há bastante tempo, tendo já conhecido praticamente todos os Países da Europa. O MBA Atlântico é a ferramenta formativa que considero fundamental para conseguir cumprir o objetivo de abraçar uma carreira na área de gestão. Catarina Gonçalves Conheci a aluna Ana Catarina Teixeira Gonçalves durante as aulas de Tendências de Consumo, ministradas no Porto, em Portugal, no âmbito da 4ª edição do MBA Atlântico. Ana Catarina destacou-se pelo comprometimento e postura colaborativa demonstradas durante a proposição das diferentes atividades e discussões inerentes à disciplina, o que a despertou à continuidade das reflexões acerca das características fundantes da sociedade contemporânea e os impactos nos comportamentos e valores sociais e, em particular, no consumo, analisado a partir das relações global-local e na sua natureza processual-ritualística que impõe maior complexidade. Demonstra saber rentabilizar a experiência profícua do convívio e da dialogia multi e intercultural, caraterísticas da formação orquestrada pelo MBA Atlântico, no sentido de obter o melhor proveito para sua vida pessoal e profissional. Sua dedicação ao que é relevante e certa inquietude, sempre com muita leveza, são traços identitários de sua personalidade, para além da sua inconfundível ternura e espírito alegre, manifestados pelo sorriso acolhedor e convidativo à interação. Como fica evidente, Ana Catarina reúne excepcionais caraterísticas para o enfrentamento dos enormes desafios do cambiante mundo da vida e do trabalho, além de demonstrar o melhor preparo na condução de questões mais complexas e tensas no cotidiano das relações pessoais, sempre pela via mais eficiente, rentável e transformadora, a do afeto e a do espírito aberto. Parabéns pela conclusão de mais um desafio, que, mais do que um lugar de chegada, é partida para novos e mais elevados espaços de vida vivida com sentido. Clotilde Perez Docente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

31 29 Nome Ana Catarina Teixeira Gonçalves Idade 26 Nacionalidade Portuguesa Local de Residência Porto, Portugal Telefone : EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Fev Abr Tecnimede- Sociedade Técnico-Medicinal (Portugal) Regulatory Affairs Officer Desenvolvimento de estratégias regulamentares para a obtenção de autorização de introdução no mercado de novos medicamentos a nível internacional, nomeadamente África Francófona, América Latina e Europa. Out Fev Fédération pour la Recherche du Cerveau (França) Marketing Desenvolvimento de campanhas promocionais, campanhas online e organização de eventos para angariação de fundos para projetos de investigação em doenças neurodegenerativas. Mar Jun Colegio Oficial Farmacéuticos de Madrid & Farmácia Roa (Espanha) Farmacêutica estagiária Participação na gestão do programa Metadona, regulamentação de medicamentos psicotrópicos e desenvolvimentos de estratégias de marketing pela parceria entre o COFM e a Farmácia Roa. FORMAÇÃO MBA Atlântico - Universidade Católica de Angola, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Brasil) e Universidade Católica Portuguesa Fulltime Set Nov Mestrado em Economia, Gestão e Direito da Saúde - Université Paris Descartes, SorbonneCité Set Agosto 2011 Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto LÍNGUAS Português Nativo Inglês Avançado Francês Avançado Espanhol Avançado INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR > Workshop em Gestão Farmacêutica (Oct Jan. 2011). > Disponibilidade para projetos profissionais a nível internacional.

32 30 Apaixonada pela gestão e pelo mundo da educação, é na gestão escolar que me realizo profissionalmente. Ambiciosa, criativa, empreendedora e sempre focada em alcançar a excelência, procuro constantemente respostas para os desafios que vou enfrentando. A abertura ao mercado global faz parte da minha essência, sendo nas viagens constantes e no encontro com amigos e desconhecidos pelo mundo fora que recolho e construo novas aprendizagens. Encontrei no MBA Atlântico a oportunidade para, após outras experiências de estudo e trabalho no estrangeiro, sair novamente da minha zona de conforto, fazendo uma imersão prática nos mercados lusófonos. Aliando, assim, a aprendizagem experiencial e a melhoria de aptidões pessoais com a vontade de explorar estes mercados, acedendo a toda uma nova e ampla rede de contactos e parcerias. Uma vez mais, uma escolha ousada que me permitiu pensar e viver fora da caixa e cumprir com os meus ideais: manter a mente aberta e ter espírito visionário para criar inovação com valor e fazer o futuro acontecer. A Ana Raquel é uma das pessoas que tive o privilégio de conhecer através do MBA Atlântico, quando lecionei o módulo Mercados Financeiros Internacionais na PUC - Rio. É fácil adjetivar a Raquel. Disciplinada, persistente, organizada e inovadora, acresce-lhe ainda esse dom da simpatia espontânea e contagiante. A sua inata capacidade de liderança impressiona também pela discrição, pela capacidade de ouvir e de saber acrescentar valor no trabalho em equipa. Tudo isto explica, sem qualquer surpresa, o excelente desempenho da Raquel ao longo do MBA. Com todo o mérito, espera-a uma promissora carreira profissional no mundo da Gestão, provavelmente num domínio em que a inovação, o bom gosto e a prioridade de fazer bem sejam dimensões determinantes do sucesso. Agradeço-lhe ainda as atenções que me dedicou aquando da minha passagem pelo Rio de Janeiro. Raquel, os meus votos de uma vida plena e muito feliz. Ricardo Cruz Docente da Universidade Católica Portuguesa Ana Raquel Cunha

33 31 Nome Ana Raquel Costa de Azevedo Cunha Idade 30 Nacionalidade Portuguesa Local de Residência Porto, Portugal Telefone EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Colégio D. Dinis (Porto) Diretora Executiva Colégio D. Dinis (Porto) Professora de Economia e apoio nas atividades de gestão escolar Grupo Portucel Soporcel (Madrid) Departamento de Marketing FORMAÇÃO MBA Atlântico - Universidade Católica de Angola, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Brasil) e Universidade Católica Portuguesa Fulltime LÍNGUAS Português Nativo Inglês Avançado Espanhol Avançado Italiano Intermédio INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR > Aluna de mérito da Universidade Católica Portuguesa > Bolsa Erasmus na Universitá Commerciale Luigi Bocconi, Milão > Participação no programa de estágios internacionais InovContacto > Curso Prático de Contabilidade e Fiscalidade de acordo com o SNC e programa SAGE > Curso Prático em Psicologia Educacional, Middlesex University, Londres Licenciatura em Gestão/Administração de Empresas Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa, Porto (Portugal)

34 32 Ao longo dos mais de 20 anos de experiência profissional, tive oportunidade de desenvolver um conjunto de atividades multidisciplinares, da conceção do projeto à gestão global da empresa, consolidando competências técnicas e de gestão. O valor acrescentado pelo MBA Atlântico, no que toca à formação de excelência e à experiência multicultural, assume primordial importância na consolidação da minha formação e no meu amadurecimento enquanto gestor. Considero-me, hoje, mais capaz de contribuir para o bom desempenho das organizações através de uma visão global e focada na eficiência, acrescentando valor ao nível da gestão de equipas e de interfaces entre as várias áreas da empresa. Costumo dizer aos meus amigos que sempre trabalhei por necessidade mas, felizmente, sempre me diverti com o que fiz!. É a vontade de enfrentar novos desafios de gestão que me garante que vou continuar a fazê-lo com alegria. No António transparece a maturidade, a ponderação, a responsabilidade e a disciplina. Penso que estas suas caraterísticas, para além de constituírem um valioso património para si mesmo, fizeram dele, pelo contágio, um valioso elemento do grupo. O MBA Atlântico tê-lo-á enriquecido mas ele enriqueceu seguramente o MBA Atlântico. Sem surpresa, a valia académica e profissional do seu curriculum permitia adivinhar, o António foi um excelente aluno, com uma média global no MBA a rondar os 18 valores. Tem tudo para ter um futuro promissor, seja numa atividade de iniciativa própria, seja numa carreira por conta de outrem. Felicidade será para quem o possa e saiba aproveitar. Desejo-lhe tudo de bom, António, e até sempre. Nuno Côrte-Real Docente da Universidade Católica Portuguesa António Vilar

35 33 Nome António José da Torre Vilar Idade 47 Nacionalidade Portuguesa Local de Residência Póvoa de Varzim, Portugal Telefone EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL NSS New Sign Solutions, Lda Sócio-gerente / Diretor Geral Gestão de toda a atividade da empresa, coordenação das equipas de desenvolvimento de produto e de produção, contato direto com os principais clientes Microprocessador - Sistemas Digitais, SA Chefe da Divisão de Sistemas de Indicação Electrónica Responsabilidade por todas as atividades da Divisão com reporte à Direção Geral, interface com principais clientes Microprocessador - Sistemas Digitais, SA Chefe de Projeto Responsabilidade pela gestão de projetos de desenvolvimento de soluções de informação ao público, interface técnica com clientes, participação na elaboração de propostas técnicas e comerciais Microprocessador - Sistemas Digitais, SA Engenheiro de Projecto (1989 a 1994) Projeto de hardware digital e software para sistemas de informação ao público. FORMAÇÃO MBA Atlântico - Universidade Católica de Angola, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Brasil) e Universidade Católica Portuguesa Fulltime Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto LÍNGUAS Português Nativo Inglês Avançado Francês Intermédio Espanhol Básico INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR > Formação em Agentes de Inovação e Auditores Tecnológicos Programa REDincoPYME (2010) > Formação em Finanças para Empresários Program REDE (2007) > Formação em Gestão de Projectos EFACEC (2002) > Formação em Teambuilding e Liderança Hay Group (2001) > Auditor interno ISO Perry Johnson Incorporated (2001)

36 34 Dizia Madiba: A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. Apesar de todos os desafios profissionais que enfrentei, com sucesso, decidi fazer o MBA Atlântico. Este era um plano antigo e, ao mesmo tempo, um impulso, uma forte necessidade de aprofundar conhecimento na área da Gestão com uma perspetiva Internacional. Por ter um elevado grau de exigência e ser multidisciplinar, permitiu-me garantir conhecimentos necessários que se estendem por outras áreas. Os temas abordados, os casos práticos estudados e principalmente os colegas foram um importante complemento na minha evolução pessoal e profissional. Hoje sinto-me completa e preparada, pois fui à busca de algo escasso: a vivência em outros mundos. Encontro-me disposta a enfrentar novos desafios a nível profissional. Apaixonada pela minha família e amante da gastronomia, aproveito os meus tempos livres para elaborar alguns quitutes à minha maneira. A Clarice é uma pessoa cheia de vida, de energia e de boa disposição. Por força das suas características pessoais, foi uma aluna determinante no seio do grupo. Uma personalidade integradora, atenta mas descomplicada, com a capacidade de dar a importância devida às questões que lhe surgem. Estes seus traços, aliados à sua formação de base na área de gestão financeira, agora enriquecidos com o percurso do MBA Atlântico, farão da Clarice uma profissional com elevado potencial no mercado de trabalho atual. É neste sentido que me sinto uma privilegiada por ter podido acrescentar aos meus contactos o contacto da Clarice. Uma pessoa que sempre se revelou atenta e preocupada em tornar o meu papel de Coordenadora mais simples e recompensador. Obrigada Clarice! Desejo-lhe os maiores sucessos pessoais e profissionais. Ana Côrte-Real Docente da Universidade Católica Portuguesa Sempre tive como fonte de inspiração a harmonia da minha família e três palavras motores: Disciplina, Paciência e Determinação. Clarice Filipe

37 35 Nome Clarice Kiala Lima Filipe Idade 26 Nacionalidade Angolana Local de Residência Luanda, Angola Telefone EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Movicel, SA Técnica Especialista de Planeamento e Controlo de Gestão Elaboração de relatórios de atividades com periodicidade mensal e trimestral e um Relatório anual de gestão, apoio à direção no que tange ao acompanhamento de projetos e orçamentos, apuramento de desvios e lançamento de planos de ação e medidas corretivas Zahara Comércio, SA Técnica Financeira Gestão de centros de custos, acompanhamento da área comercial e logística, realização de concliacões bancárias e fecho de contas, acompanhamento ao cumprimento de todas as regulamentações e normas contabilísticas e éticas. FORMAÇÃO MBA Atlântico - Universidade Católica de Angola, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Brasil) e Universidade Católica Portuguesa Fulltime Licenciatura em Gestão Financeira - Universidade Católica de Angola LÍNGUAS Português Nativo Inglês Intermédio Servis Air, SA Tesoureira Conciliações bancárias, pagamentos e recebimento, lançamentos diários e envio de relatórios diários à área financeira. Elaboração de plano de tesouraria mensal.

38 36 O Espírito Empreendedor e gosto pela Gestão estão comigo desde sempre. Os meus avós empreenderam e tiveram os próprios negócios agrícolas e florestais. O meu pai é Construtor Civil e Investidor Imobiliário, desde sempre o auxiliei nos trabalhos e fui desenvolvendo, assim, o gosto pela Engenharia Civil e Gestão. Cedo na minha carreira aceitei o desafio da gestão de empresas, adquirindo uma participação minoritária na empresa na qual trabalhava. Esta nova etapa despoletou em mim um maior interesse e procura de formação que culminou com o MBA Atlântico e o desenvolvimento de negócios próprios. O MBA proporcionou-me uma experiência enriquecedora, elevando o meu conhecimento para o nível da Gestão de topo. Tornou igualmente possível o conhecimento da cultura, política, economia, legislação, tecnologia e nível de desenvolvimento de Angola e Brasil. Hoje, estou motivado para exercer funções ao nível da gestão de topo com horizontes e ambições no mercado nacional e internacional. Crispim Loureiro O Atlântico Crispim demonstra tenacidade e disposição de realizar o melhor, aprimorando suas qualidades nas áreas de gestão. Não poderia deixar de mencionar as suas qualidades enquanto pessoa: humano e sensível, é engajado em projetos sociais, políticos e empresariais com características singulares, tais como o apoio a trabalhos assistenciais em favela de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, e a excepcional organização e operacionalização da visita a Barcelos, em Portugal. Apresenta grande determinação na busca e alcance de seus objetivos. Não se preocupando com as aparências, ousa mostrar quem é como pessoa e profissional. Muitos profissionais têm isso: deixam de lado sonhos falsos e dirigindo suas vidas, dão o tom na louca corrida da vida, criando e desenvolvendo seus espaços. Confiando em seus lugares na Terra, ajudam seus companheiros e deixam fluir o que podemos chamar de dignidade da alma. Desejo-lhe muito sucesso e felicidade na sua vida profissional e pessoal. Marco Oliveira Docente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

MBA. Controladoria PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Controladoria

MBA. Controladoria PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Controladoria MBA Controladoria Controladoria O MBA Controladoria une a tradição do Ibmec em pesquisas avançadas em Administração, Economia e Finanças com a Controladoria. Com este embasamento, propõe-se desenvolver

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação?

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? O mercado do trabalho está cada vez mais exigente. Hoje em dia, um certificado de pós-graduação é imprescindível para garantia

Leia mais

CBA. Gestão de Negócios PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Gestão de Negócios

CBA. Gestão de Negócios PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Gestão de Negócios CBA Gestão de Negócios Gestão de Negócios O curso desenvolve a capacidade de compreender, de forma ampla e sistêmica, a interação entre as diversas áreas funcionais de uma empresa, além dos aspectos externos

Leia mais

Empreender para Crescer

Empreender para Crescer Empreender para Crescer R. Miguel Coelho Chief EntusiastPersonalBrands Caros Pais e Encarregados de Educação, este ano lectivo, por iniciativa da Assoc. Pais do Colégio, vai iniciar-se em Novembro uma

Leia mais

A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição.

A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição. A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição. TURMA 3 Master in Business Administration Especialização Lato-Sensu GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO E QUALIDADE GESTÃO FARMACEUTICA EMPRESARIAL

Leia mais

A Ser Humano Consultoria

A Ser Humano Consultoria A Ser Humano Consultoria é uma empresa especializada na gestão estratégica de pessoas. Utilizando programas de assessoramento individual, baseados na avaliação e desenvolvimento de suas competências, buscamos

Leia mais

A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição.

A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição. A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição. TURMA 3 Master in Business Administration Especialização Lato-Sensu GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO E QUALIDADE GESTÃO FARMACEUTICA EMPRESARIAL

Leia mais

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio CBA Comércio Internacional Comércio Internacional A intensidade das relações comerciais e produtivas das empresas no atual contexto econômico tem exigido das empresas um melhor entendimento da complexidade

Leia mais

Cursos de Formação em Alternância na Banca Relatório de Follow-up 2010-2013 Lisboa e Porto

Cursos de Formação em Alternância na Banca Relatório de Follow-up 2010-2013 Lisboa e Porto Cursos de Formação em Alternância na Banca Relatório de Follow-up 2010-2013 Lisboa e Porto Outubro de 2015 Índice 1. Introdução... 3 2. Caraterização do Estudo... 4 3. Resultado Global dos Cursos de Lisboa

Leia mais

Contabilidade e Fiscalidade

Contabilidade e Fiscalidade www. indeg. iscte-iul. pt ARTICULA OS PRINCIPAIS TEMAS DE RELEVÂNCIA ATUAL E FUTURA NA ÁREA DA ATRAVÉS DE UMA ESTRUTURA PROGRAMÁTICA SÓLIDA E ABRANGENTE NA ÁREA CIENTÍFICA DA CONTABILIDADE Contabilidade

Leia mais

K & M KNOWLEDGE & MANAGEMENT

K & M KNOWLEDGE & MANAGEMENT K & M KNOWLEDGE & MANAGEMENT Conhecimento para a ação em organizações vivas CONHECIMENTO O ativo intangível que fundamenta a realização dos seus sonhos e aspirações empresariais. NOSSO NEGÓCIO EDUCAÇÃO

Leia mais

COORDENADOR SÊNIOR (CONSULTORIAS) (Candidaturas serão aceitas até o dia 22/2/2013 envie seu CV para asantos@uniethos.org.br)

COORDENADOR SÊNIOR (CONSULTORIAS) (Candidaturas serão aceitas até o dia 22/2/2013 envie seu CV para asantos@uniethos.org.br) COORDENADOR SÊNIOR (CONSULTORIAS) DESCRIÇÃO GERAL: O Coordenador Sênior do Uniethos é responsável pelo desenvolvimento de novos projetos, análise de empresas, elaboração, coordenação, gestão e execução

Leia mais

O RH dos sonhos dos CEOs

O RH dos sonhos dos CEOs O RH dos sonhos dos CEOs Expectativas e estratégias da liderança para os Recursos Humanos Presidentes de empresas de todos os portes falaram sobre a importância dos Recursos Humanos para as suas empresas

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Projetos tem por fornecer conhecimento teórico instrumental que

Leia mais

Gestão de Departamentos Jurídicos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração

Gestão de Departamentos Jurídicos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

CBA. Certification in Business Administration

CBA. Certification in Business Administration CBA Pós - Graduação QUEM SOMOS PARA PESSOAS QUE TÊM COMO OBJETIVO DE VIDA ATUAR LOCAL E GLOBALMENTE, SEREM EMPREENDEDORAS, CONECTADAS E BEM POSICIONADAS NO MERCADO, PROPORCIONAMOS UMA FORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA

Leia mais

O MBA CONTROLLER foi lançado em 1994 e é o mais tradicional MBA do mercado brasileiro

O MBA CONTROLLER foi lançado em 1994 e é o mais tradicional MBA do mercado brasileiro MBA Controller Ao cursar o MBA CONTROLLER FIPECAFI/ANEFAC, o aluno convive com pessoas de diferentes perfis entre os mais diversos segmentos de mercado e com a experiência profissional exigida para que

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS Graduação PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS Prepara os estudantes para o empreendedorismo e para a gestão empresarial. Com foco nas tendências

Leia mais

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA Mudança da Marca e Posicionamento Esse boletim explicativo tem o objetivo de esclarecer suas dúvidas sobre a nova marca Evolua e de que forma ela será útil para aprimorar os

Leia mais

INTRODUÇÃO A ÃO O EMPREENDE

INTRODUÇÃO A ÃO O EMPREENDE INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO Prof. Marcos Moreira Conceito O empreendedorismo se constitui em um conjunto de comportamentos e de hábitos que podem ser adquiridos, praticados e reforçados nos indivíduos,

Leia mais

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY Instrumental e modular, o Ferramentas de Gestão é uma oportunidade de aperfeiçoamento para quem busca conteúdo de qualidade ao gerenciar ações sociais de empresas

Leia mais

Turma de intercâmbio FAPPES na McGill University - Canadá

Turma de intercâmbio FAPPES na McGill University - Canadá Turma de intercâmbio FAPPES na McGill University - Canadá O Programa Futuro Executivo da FAPPES foi concebido para mudar sua vida Se você possui um perfil diferenciado e deseja estudar no exterior, esse

Leia mais

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro.

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. www.accenture.com.br/carreiras www.facebook.com/accenturecarreiras www.twitter.com/accenture_vagas Quem somos A Accenture é uma

Leia mais

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas By Marcos Garcia Como as redes sociais podem colaborar no planejamento e desenvolvimento de carreira (individual e corporativo) e na empregabilidade dos profissionais, analisando o conceito de Carreira

Leia mais

O ADVOGADO GESTOR. A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo. Peter Drucker

O ADVOGADO GESTOR. A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo. Peter Drucker O ADVOGADO GESTOR Ari Lima A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo. Peter Drucker A competitividade atualmente no setor jurídico tem exigido uma nova postura profissional dos advogados. Tanto para

Leia mais

Gestão Estratégica de Projetos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Gestão Estratégica de Projetos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

O programa assenta em três eixos determinantes:

O programa assenta em três eixos determinantes: São vários os estudos europeus que apontam para um défice crescente de recursos especializados nas tecnologias de informação. Só em Portugal, estima-se que estejam atualmente em falta 3.900 profissionais

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS São Paulo Presença nacional, reconhecimento mundial. Conheça a Fundação Dom Cabral Uma das melhores escolas de negócios do mundo, pelo ranking de educação executiva

Leia mais

Uma história de sucesso do Programa Marie Curie em Portugal

Uma história de sucesso do Programa Marie Curie em Portugal Ref.: MTKD-CT-2004-014312 Uma história de sucesso do Programa Marie Curie em Portugal por Suhita Osório-Peters CEIFA ambiente Lda Sessão de Divulgação do 7º Programa-Quadro de ID&T Lisboa, 20 de Outubro

Leia mais

RH: GESTÃO INOVADORA ORGANIZACIONAL

RH: GESTÃO INOVADORA ORGANIZACIONAL programação do evento 4ª edição RH: GESTÃO INOVADORA ORGANIZACIONAL 10 de abril de 2014 Staybridge Suites São Paulo PATROCÍNIO GOLD PATROCÍNIO SILVER EXPO BRAND APOIO REALIZAÇÃO Os desafios do futuro na

Leia mais

Comemoração dos 30 Anos APAF Análise Financeira: alicerce do mercado de capitais e do crescimento económico Intervenção de boas vindas

Comemoração dos 30 Anos APAF Análise Financeira: alicerce do mercado de capitais e do crescimento económico Intervenção de boas vindas Comemoração dos 30 Anos APAF Análise Financeira: alicerce do mercado de capitais e do crescimento económico Intervenção de boas vindas Exm.ªs Senhoras, Exm.ºs Senhores É com prazer que, em meu nome e em

Leia mais

Liderança e Gestão de Pessoas Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Liderança e Gestão de Pessoas Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) torna pública, através da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (DINE) da Pró-Reitoria para Assuntos de

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

O Curso é semestral, com duração de quatro anos e o aluno faz cinco disciplinas por semestre, sendo uma disciplina em cada dia de aula.

O Curso é semestral, com duração de quatro anos e o aluno faz cinco disciplinas por semestre, sendo uma disciplina em cada dia de aula. O curso de graduação em Administração da EBS já na primeira vez em que participou do exame do ENADE (que avalia os alunos formandos e é feito pelo MEC) ficou em primeiro lugar, sendo a única instituição

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

Discurso 04/12/2003. Dr. Alfredo Setubal

Discurso 04/12/2003. Dr. Alfredo Setubal Discurso 04/12/2003 Dr. Alfredo Setubal Presidente do Conselho de Administração do IBRI - Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Boa Noite! Esta cerimônia de final de ano é a minha última à

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS 1 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS SUMÁRIO INTERATIVO ENTENDENDO SOBRE O PROGRAMA TELECURSO TEC... 3 ÁREAS DE ESTUDO DO TELECURSO

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

Título do Case: O papel do Movimento Empresa Júnior na formação de empreendedores que transformam a vida das pessoas Categoria: EJ Empreendedora

Título do Case: O papel do Movimento Empresa Júnior na formação de empreendedores que transformam a vida das pessoas Categoria: EJ Empreendedora Título do Case: O papel do Movimento Empresa Júnior na formação de empreendedores que transformam a vida das pessoas Categoria: EJ Empreendedora Resumo: O Movimento Empresa Júnior (MEJ) brasileiro há mais

Leia mais

Assessoria Consultoria Treinamento F I N A N C E I R A - E M P R E S A R I A L

Assessoria Consultoria Treinamento F I N A N C E I R A - E M P R E S A R I A L Assessoria Consultoria Treinamento F I N A N C E I R A - E M P R E S A R I A L Quem somos Bem vindo à Nord. Formada por profissionais oriundos do mercado financeiro, com formações multidisciplinares e

Leia mais

Apesar de colocar-se no campo das Engenharias, profissional destaca-se, também, pelo aprimoramento das relações pessoais

Apesar de colocar-se no campo das Engenharias, profissional destaca-se, também, pelo aprimoramento das relações pessoais Lustre sem graxa Engenharia de Produção Apesar de colocar-se no campo das Engenharias, profissional destaca-se, também, pelo aprimoramento das relações pessoais Falo sempre com a minha família que não

Leia mais

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS www.empreende.com.br emp@empreende.com.br FAZENDO ACONTECER Programa de ensino de empreendedorismo inovador em nível mundial, desenvolvido

Leia mais

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Somos especializados na identificação e facilitação de soluções na medida em que você e sua empresa necessitam para o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

Curso Redes Sociais Corporativas

Curso Redes Sociais Corporativas Curso Redes Sociais Corporativas Ensino a Distância Sobre o Instituto Desenvolve T.I Não existem novas invenções em tecnologia sem a descoberta de novas possibilidades educacionais. Bruno Ladeia Marinho

Leia mais

Apoio à Internacionalização. CENA 3 de Julho de 2012

Apoio à Internacionalização. CENA 3 de Julho de 2012 Apoio à Internacionalização CENA 3 de Julho de 2012 Enquadramento Enquadramento Comércio Internacional Português de Bens e Serviços Var. 13,3% 55,5 68,2 57,1 73,4 48,3 60,1 54,5 66,0 67,2 61,7 Exportação

Leia mais

Go To Market Estratégias de Otimização de Resultados Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração

Go To Market Estratégias de Otimização de Resultados Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

OFERTA FORMATIVA BRAGA

OFERTA FORMATIVA BRAGA 20 OFERTA FORMATIVA BRAGA Rua Diogo Botelho, 127 416-005 Porto T. +51 226 196 260 F. +51 226 196 259 www.catolicabs.porto.ucp.pt Campus Camões 4710-62 Braga T. +51 25 206 100 F. +51 25 206 10 www.braga.ucp.pt

Leia mais

Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR

Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração e Saúde. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão e Logística Hospitalar.

Leia mais

NEWSLETTER. Uma nova dimensão Gescar. Uma parceria pelas PME. Buscando a excelência a cada passo ANO I SETEMBRO-NOVEMBRO 2011

NEWSLETTER. Uma nova dimensão Gescar. Uma parceria pelas PME. Buscando a excelência a cada passo ANO I SETEMBRO-NOVEMBRO 2011 NEWSLETTER ANO I SETEMBRO-NOVEMBRO 2011 Uma nova dimensão Gescar A Gescar Comunicação existe para dar uma nova dimensão à sua empresa, destacando-a da concorrência e dotando-a de uma identidade única.

Leia mais

CITIES ARE OUR CHALLENGE

CITIES ARE OUR CHALLENGE CITIES ARE OUR CHALLENGE Regeneração Urbana e Sustentabilidade Gestão de Projeto Consultadoria Estratégica em Imobiliário Desenvolvimento de Negócios ÍNDICE I II III IV V VI VII VIII IX APRESENTAÇÃO MARCA

Leia mais

Programa. Empreendedorismo Cultural e Indústrias Criativas 2012

Programa. Empreendedorismo Cultural e Indústrias Criativas 2012 Programa Empreendedorismo Cultural e Indústrias Criativas 2012 Programa Empreendedorismo Cultural e Indústrias Criativas 2012 3 Hemisfério esquerdo responsável pelo pensamento lógico e pela competência

Leia mais

ESCRITÓRIO MODELO DA FACULDADE DO GUARUJÁ.

ESCRITÓRIO MODELO DA FACULDADE DO GUARUJÁ. ESCRITÓRIO MODELO DA FACULDADE DO GUARUJÁ. Prof. Marat Guedes Barreiros Agosto/2013 Introdução É notória nos dias de hoje a dificuldade dos alunos egressos das Faculdades em obter emprego nas empresas

Leia mais

Gestão 2013-2017. Plano de Trabalho. Colaboração, Renovação e Integração. Eduardo Simões de Albuquerque Diretor

Gestão 2013-2017. Plano de Trabalho. Colaboração, Renovação e Integração. Eduardo Simões de Albuquerque Diretor Gestão 2013-2017 Plano de Trabalho Colaboração, Renovação e Integração Eduardo Simões de Albuquerque Diretor Goiânia, maio de 2013 Introdução Este documento tem por finalidade apresentar o Plano de Trabalho

Leia mais

Opção. sites. A tua melhor opção!

Opção. sites. A tua melhor opção! Opção A tua melhor opção! Queremos te apresentar um negócio que vai te conduzir ao sucesso!!! O MUNDO... MUDOU! Todos sabemos que a internet tem ocupado um lugar relevante na vida das pessoas, e conseqüentemente,

Leia mais

Público Alvo: Critérios de admissão para o curso: Investimento:

Público Alvo: Critérios de admissão para o curso: Investimento: A Faculdade AIEC, mantida pela Associação Internacional de Educação Continuada AIEC, iniciou, em 2002, o curso de Bacharelado em Administração, na metodologia semipresencial. Foi pioneira e até hoje é

Leia mais

Moçambique. Agenda EVENTOS 2013 NEW!! INSCREVA-SE EM. Também in Company. inscrip@iirportugal.com. VISITE www.iirportugal.com

Moçambique. Agenda EVENTOS 2013 NEW!! INSCREVA-SE EM. Também in Company. inscrip@iirportugal.com. VISITE www.iirportugal.com Moçambique Agenda EVENTOS 2013 NEW!! Também in Company INSCREVA-SE EM inscrip@iirportugal.com VISITE www.iirportugal.com INOVAÇÃO Estimado cliente, Temos o prazer de lhe apresentar em exclusiva o novo

Leia mais

o Empresa Internacional de Executive Search e Consultoria em Gestão Estratégica de Recursos Humanos.

o Empresa Internacional de Executive Search e Consultoria em Gestão Estratégica de Recursos Humanos. o Empresa Internacional de Executive Search e Consultoria em Gestão Estratégica de Recursos Humanos. o Formada por uma Equipa de Consultores com uma consolidada e diversificada experiência, quer na área

Leia mais

FrontWave Engenharia e Consultadoria, S.A.

FrontWave Engenharia e Consultadoria, S.A. 01. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 2 01. Apresentação da empresa é uma empresa criada em 2001 como spin-off do Instituto Superior Técnico (IST). Desenvolve tecnologias e metodologias de inovação para rentabilizar

Leia mais

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br.

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br. Marketing Ambiental Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. O que temos visto e ouvido falar das empresas ou associado a elas? Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br 2 3 Sílvia

Leia mais

MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO LASSU - LABORATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Por que fazer um MBA LASSU USP? Grande parte do mercado e da sociedade ainda

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

Meu foco de atuação nos últimos 10 anos foi à área de Integração de Sistemas e o meu objetivo principal é o segmento de Telecom.

Meu foco de atuação nos últimos 10 anos foi à área de Integração de Sistemas e o meu objetivo principal é o segmento de Telecom. MODELOS DE CARTAS Prezados Sr. (a), Sou um executivo com mais de 15 anos de experiência e sucesso na Direção de Unidade de Negócios, abrangendo áreas de Serviços de IT, Vendas e Marketing, em empresas

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

PROGRAMA DE INOVAÇÃO NA CRIAÇÃO DE VALOR (ICV)

PROGRAMA DE INOVAÇÃO NA CRIAÇÃO DE VALOR (ICV) PROGRAMA DE INOVAÇÃO NA CRIAÇÃO DE VALOR (ICV) Termo de Referência para contratação de Gestor de Projetos Pleno 14 de Agosto de 2015 TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE GESTOR DE PROJETOS PLENO O presente

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA Profº Paulo Barreto Paulo.santosi9@aedu.com www.paulobarretoi9consultoria.com.br 1 Analista da Divisão de Contratos da PRODESP Diretor de Esporte do Prodesp

Leia mais

grandes oportunidades

grandes oportunidades Conecte-se a grandes oportunidades Carreiras sem limites Alcance além do que é possível Qualquer que seja o seu caminho, você pode ser parte das mudanças de vida para melhor no mundo todo. Uma carreira

Leia mais

Empreendedorismo De uma Boa Ideia a um Bom Negócio

Empreendedorismo De uma Boa Ideia a um Bom Negócio Empreendedorismo De uma Boa Ideia a um Bom Negócio 1. V Semana Internacional A Semana Internacional é o evento mais carismático e que tem maior visibilidade externa organizado pela AIESEC Porto FEP, sendo

Leia mais

Daniel. -, 30% de professores estrangeiros e 30% termos de trabalho e desenvolvimento, quer. feita desta forma?

Daniel. -, 30% de professores estrangeiros e 30% termos de trabalho e desenvolvimento, quer. feita desta forma? Daniel Bessa assinala no entanto que «esta maior proximidade é apenas um ponto de partida, tudo dependendo, no finai, do posicionamento e da capacidade das escolas, e de quem as dirige». Esta entrevista

Leia mais

Processo nº2-responsável de Projetos (2 vagas Empresas diferentes)

Processo nº2-responsável de Projetos (2 vagas Empresas diferentes) Processo nº1-project Manager Construction Company Engenheiro Civil para ser Gerente de Projetos - Experiência de 5 anos em empresas relevantes (construção); Alto nível de habilidades organizacionais e

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento. (2010-2015) ENED Plano de Acção

Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento. (2010-2015) ENED Plano de Acção Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (2010-2015) ENED Plano de Acção Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (2010-2015) ENED Plano de Acção 02 Estratégia Nacional de

Leia mais

Objetivo do curso: Formar profissionais qualificados na gestão comercial, possibilitando assim o crscimento individual e corporativo.

Objetivo do curso: Formar profissionais qualificados na gestão comercial, possibilitando assim o crscimento individual e corporativo. O Curso de Tecnologia em Gestão Comercial tem por finalidade formar profissionais na área de Gestão Comercial, embasando-os de conhecimentos técnicos, científicos e gerenciais. Desenvolvendo capacidades

Leia mais

Plano de Atividades 2015

Plano de Atividades 2015 Plano de Atividades 2015 Instituto de Ciências Sociais Universidade do Minho 1. Missão Gerar, difundir e aplicar conhecimento no âmbito das Ciências Sociais e áreas afins, assente na liberdade de pensamento,

Leia mais

Evento técnico mensal

Evento técnico mensal Evento técnico mensal DESAFIOS E CARREIRA DOS PROFISSIONAIS DE PROJETOS Organização Apoio 1 de xx APRESENTAÇÃO Isabella Bueno Sócia- Fundadora da Martins & Bueno Assessoria em Recursos Humanos. Possui

Leia mais

Liderança Positiva. Força que Impacta o Desempenho das Pessoas

Liderança Positiva. Força que Impacta o Desempenho das Pessoas Liderança Positiva Força que Impacta o Desempenho das Pessoas Uma parceria É com muita satisfação que a Nova School of Business and Economics e a SOCIESC apresentam o Programa Liderança Positiva Força

Leia mais

Portugal Inovação Social

Portugal Inovação Social Portugal Inovação Social Inovação e Empreendedorismo Social no Portugal2020 Filipe Santos Presidente da Portugal Inovação Social II fórum de empreendedorismo social AMP2020 29 de Junho de 2015 Fundação

Leia mais

Gestão Financeira Empresarial Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração

Gestão Financeira Empresarial Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Gestão Bancária Gestão e Sistemas de Informação

Gestão Bancária Gestão e Sistemas de Informação Gestão Bancária Gestão e Sistemas de Informação O Instituto Superior de Gestão Bancária (ISGB) é um estabelecimento de ensino superior dirigido preferencialmente às necessidades de todo o Setor Financeiro.

Leia mais

Plano de Ação 2016 GRACE

Plano de Ação 2016 GRACE Plano de Ação 2016 GRACE Mensagem da Direção É tempo de preparar mais um ano de intensa atividade do GRACE, procurando consolidar o capital de experiência e partilha acumulado e alargar novas perspetivas

Leia mais

Uma iniciativa que pretende RECONHECER AS BOAS PRÁTICAS em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável.

Uma iniciativa que pretende RECONHECER AS BOAS PRÁTICAS em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável. GREEN PROJECT AWARDS BRASIL Uma iniciativa que pretende RECONHECER AS BOAS PRÁTICAS em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável. CANDIDATURAS 201 INSCRIÇÕES NO PRIMEIRO ANO INSCRIÇÕES FEITAS

Leia mais

Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos

Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos O pedagogo David Bomfin, 50 anos, deixou, há algum tempo, de

Leia mais

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2.0

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2.0 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2.0 SOBRE O CURSO O mercado de trabalho precisa de profissionais completos, com habilidades de gestão e que liderem equipes multidisciplinares em empresas de todos os setores econômicos

Leia mais

Valorização & Inovação no Comércio Local: Experiências & Instrumentos de Apoio

Valorização & Inovação no Comércio Local: Experiências & Instrumentos de Apoio Valorização & Inovação no Comércio Local: Experiências & Instrumentos de Apoio Iniciativas Inovadoras de Formação e Qualificação Profissional para o Comércio CIM Alto Minho 30 de junho de 2015 Missão Sucesso

Leia mais

APRESENTAÇÃO CORPORATIVA SÃO PAULO, 2014

APRESENTAÇÃO CORPORATIVA SÃO PAULO, 2014 APRESENTAÇÃO CORPORATIVA SÃO PAULO, 2014 BRIGANTI ADVOGADOS é um escritório brasileiro de advogados, de capacidade e experiência reconhecidas, que nasce com um propósito distinto. Nosso modelo de negócio

Leia mais

8 dicas para quem vai abrir uma gestora de fundos

8 dicas para quem vai abrir uma gestora de fundos 8 dicas para quem vai abrir uma gestora de fundos Neste guia, apresentaremos alguns itens que devem ser observados ao abrir uma gestora independente. Por que montar uma gestora independente? Existem várias

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING CENÁRIO E TENDÊNCIAS DOS NEGÓCIOS 8 h As mudanças do mundo econômico e as tendências da sociedade contemporânea.

Leia mais

AEC ALE LIGAÇÃO DA ESCOLA COM O MEIO. Orientações Pedagógicas. 1.º Ciclo do Ensino Básico

AEC ALE LIGAÇÃO DA ESCOLA COM O MEIO. Orientações Pedagógicas. 1.º Ciclo do Ensino Básico ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2014/2015 AEC ALE LIGAÇÃO DA ESCOLA COM O MEIO Orientações Pedagógicas 1.º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução A atividade de enriquecimento curricular,

Leia mais

Sinopse das Unidades Curriculares Mestrado em Marketing e Comunicação. 1.º Ano / 1.º Semestre

Sinopse das Unidades Curriculares Mestrado em Marketing e Comunicação. 1.º Ano / 1.º Semestre Sinopse das Unidades Curriculares Mestrado em Marketing e Comunicação 1.º Ano / 1.º Semestre Marketing Estratégico Formar um quadro conceptual abrangente no domínio do marketing. Compreender o conceito

Leia mais

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS SOBRE O CURSO O administrador é um profissional com um mercado vasto, pois é um generalista por natureza e pode trabalhar nas mais diversas áreas. O profissional

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Pós-graduação MBA em Administração e Marketing

Pós-graduação MBA em Administração e Marketing 1 Ascensão Acadêmica Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional Pesquisa coordenada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2010, indica que as pessoas que não

Leia mais