A minha pátria é a minha língua.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A minha pátria é a minha língua."

Transcrição

1 A minha pátria é a minha língua. 4ª Edição

2

3 Índice O MBA Atlântico 05 Rede Católica 07 Estrutura Curricular e Organização 13 A Plataforma para o mundo empresarial 15 Alunos 23 Parceiros 68 Com o alto patrocínio de sua excelência Em fase formal de aprovação

4 Sofia Salgado Pinto Diretora da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa O MBA Atlântico tem como principal pilar a dimensão cultural nos negócios e nas organizações. A nossa missão é formar futuros gestores de topo, numa visão económica alargada do mundo lusófono, incutida pela vivência plena da sua diversidade e aproveitando o principal ativo que nos une a língua portuguesa. Temos por ambição consolidar o MBA Atlântico como um programa de referência internacional em língua portuguesa, ligando países que partilham um passado histórico comum, capaz de respeitar e promover a diversidade social e cultural de cada um. O MBA Atlântico é um espaço de partilha de conhecimento, mas também de cooperação, entre estudantes, professores, universidades e empresas: marca indelével da matriz de identidade humanista e cristã dos parceiros que lideram a iniciativa e que integram a rede de universidades católicas. Ao integrar alunos e professores dos três países e ao garantir a experiencia de aprendizagem dos contextos económicos, sociais e culturais nas três geografias, este constitui-se como um programa de MBA multinacional, ímpar no espaço atlântico. O MBA Atlântico torna-se por isto, um instrumento para uma rede de diplomacia económica que contribui para o desenvolvimento e para o aprofundamento das relações entre os povos. Este grupo de alunos da quarta edição do programa, que agora conclui os seus estudos, tem a honra e a responsabilidade de ser o fiel depositário de um projeto que começou com um sonho e que continuou com a paixão de fazer mais e melhor. Hoje adquirem o estatuto de embaixadores do MBA Atlântico e constituem uma rede multicultural de relações, contatos profissionais e empresariais sem precedentes!

5 3 Justino de Pinto Andrade Diretor da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica de Angola A formação de quadros altamente qualificados é fundamental para o desenvolvimento. Nós, Universidade Católica de Angola, apostamos firmemente nesse desígnio, em parceria com aqueles que connosco partilham a história, implementando o MBA Atlântico. Luiz Brandão Diretor do IAG Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro O IAG - Escola de Negócios da PUC-Rio tem entre seus diferenciais o corpo docente com sólida formação acadêmica e experiência de mercado, a qualidade do ensino, valorizando as necessidades e os objetivos individuais de cada aluno, e a sua localização em um parque ecológico, no Rio de Janeiro, que proporciona uma atmosfera e infraestrutura ideais para o estudo. A Escola oferece programas de graduação, MBAs, mestrados, doutorados e programas in company. Todos estes atributos são aplicados também ao MBA Atlântico, contribuindo para levar a excelência acadêmica para esta iniciativa internacional juntamente com os nossos parceiros neste programa.

6

7 5 O MBA Atlântico Rota da Lusofonia Uma única turma de 22 alunos, selecionados entre quatro países (Angola, Brasil, Portugal e Moçambique), proporcionando uma vivência plena de diversidade cultural no mundo lusófono, através da imersão, durante um ano, nos três continentes, expondo-os às realidades políticas, sociais e económicas locais. Missão A minha pátria é a minha língua A missão do MBA Atlântico é formar gestores de topo vocacionados para a internacionalização através do espaço da língua portuguesa. Visão Um MBA de referência ligando três continentes, ancorado nos países de expressão portuguesa com vista à construção de uma rede de líderes empresariais que escolhem o mundo da lusofonia como veículo de afirmação e concorrência à escala global.

8 3 0 Trimestre - Porto 2 0 Trimestre - Rio de Janeiro 1 0 Trimestre - Luanda

9 7 Rede Católica Universidade Católica de Angola A Universidade Católica de Angola (UCAN) é uma Universidade privada, com sede em Luanda, tendo iniciado a sua atividade letiva em Atualmente oferece 10 licenciaturas, repartidas pelas Faculdades de Ciência Humanas, Direito, Economia, Gestão e Engenharia. A Escola de Pós-Graduações da UCAN foi criada no ano de 2008 e tem como objetivo ministrar formação a nível académico de Doutoramentos; Mestrados e MBA s; com certificação académica; Cursos de especialização; Formação para Executivos de nível alto e intermédio; Formação intra-empresa. Foram já efetuadas ações de formação, em parceria com a Universidade Católica Portuguesa e a Faculdade de Economia e Gestão da UCAN, dirigidas a Executivos de nível superior.

10 8

11 9 Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Reconhecida pela sua excelência académica em diversas pesquisas e rankings, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos, fundada em 1940, que prima pela produção e transmissão do saber, baseando-se no respeito pelos valores humanos e na ética cristã. Está organizada em quatro centros, 24 departamentos e 13 institutos, que abrangem todas as áreas do conhecimento. Todos os anos, a PUC-Rio recebe cerca de alunos estrangeiros, a partir de convénios com universidades e instituições de pesquisas de 40 países. A universidade destaca-se, também, pelo seu compromisso com a sustentabilidade, sendo a primeira universidade brasileira a elaborar uma agenda ambiental.

12 10

13 11 Universidade Católica Portuguesa (Porto) A Católica Porto tem como missão produzir e partilhar conhecimento crítico e inovador seguindo uma matriz humanista em prol do bem comum. Pioneira, há 30 anos, na inovação do ensino em Portugal, com uma oferta transdisciplinar, possui um capital de conhecimento diversificado nas áreas das ciências sociais, engenharia e saúde. Fiel ao princípio da excelência no serviço para o desenvolvimento das pessoas e de uma comunidade coesa e sustentável, promove a transdisciplinaridade tendo em vista a inovação no ensino e na consultoria. A Católica Porto Business School é a escola de negócios da Universidade Católica no Porto, em parceria com a Associação Empresarial de Portugal. É uma escola que conta com uma integração ibérica, através da parceria com a ESADE Business School de Barcelona. A Católica Porto Business School é herdeira da ampla experiência acumulada e reputação nacional e internacional dos seus parceiros, nas áreas académica e profissional.

14

15 13 Estrutura Curricular e Organização > Três trimestres, um em cada país. > Um total de 700 horas lecionadas pelos professores das três universidades e personalidades do mundo académico e empresarial. > Seminários com parceiros locais, visitas de estudo e projetos empresariais. > Realização de um projeto ao longo dos três trimestres, no qual os alunos terão a oportunidade de aplicar uma ou mais áreas estudadas ao caso concreto de uma empresa, organização, ou até mesmo situação ou problema mais genérico de gestão. Instrumentos Básicos de Gestão Introdução à Economia Introdução à Contabilidade Finanças Empresariais Marketing Negociação e Comunicação Inovação e Tecnologia Projeto Mercados e Concorrência Contabilidade Financeira Direito dos Negócios Análise e Planeamento Financeiro Gestão de Marcas Liderança e Motivação Economia e Geopolítica Mercados Financeiros Internacionais Cibercultura e Redes Carreiras sem Fronteiras Controlo de Gestão e Desempenho Empresarial Estratégia Reestruturação e Reorganização Empresarial Gestão de Operações e Qualidade Marketing Internacional Tendências do Consumo Cultura e Poder das Organizações Gestão de Pessoas nas Organizações Contemporâneas Seminários de Ética e Geopolítica Soft Skills

16

17 15 A Plataforma para o mundo empresarial O MBA Atlântico é um espaço de cooperação universidade-empresa, intensificando a transferência de conhecimento, promovendo a formação avançada de executivos e reforçando o enriquecimento profissional e networking. Neste programa, os alunos têm a oportunidade de viver de perto cada cidade, descobrindo mais sobre a dinâmica social, cultural e empresarial de cada uma. Esta é uma mais-valia no desenvolvimento da interação com as empresas locais que cooperam connosco, bem como para a otimização da formação de cada aluno. Diversos parceiros empresariais dos mais variados setores de atividade, em cada um dos três países, constituem um Conselho Consultivo que orienta a formação profissional e a inserção dos alunos do MBA Atlântico no mundo do trabalho.

18

19 17 Regata de vela Portugal III Fórum Banca Angola

20 18 Visita à Frezite Visita à Frezite

21 19 Visita Odebrecht Angola Jogo de futebol MBAs Portugal

22 20 Visita H. Stern Brasil Visita Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social Brasil

23 21 Seminário Negócios em Português Brasil Visita Câmara Municipal de Barcelos Portugal

24

25 MBA Atlântico Alunos 4ª Edição 2013/2014

26 24 Licenciado em Gestão Financeira pela Universidade Católica de Angola, tenho me servido do MBA Atlântico para capitalizar vantagens à minha maior paixão: gestão e administração de organizações, em particular o grupo empresarial do qual sou sócio-gerente - Grupo Abiatar, Lda., - com atividades correntes nos ramos de comércio a retalho de produtos electrónicos, indústria e construção civil. A minha experiência como analista de projetos do Banco de Desenvolvimento de Angola muniu-me de maior sensibilidade sobre as variáveis inerentes à viabilidade dos negócios. O facto de ser moderador permanente dos cultos dominicais da Igreja Pentecostal Ministério de Fé e Libertação permitiu-me reforçar as minhas competências de comunicação oral, gestão de atividades, relacionamentos interpessoais, assim como a minha espiritualidade, para agregar valor à minha carreira. Palavras como responsabilidade, inovação, determinação, adaptabilidade e relacionamentos caracterizam fielmente o meu ser. Tenho imensa paixão por riscos, desafios e oportunidades, pelo que estou aberto não só para Angola como também para o mundo. Adalberto Capingana Conheci o Adalberto Capingana no âmbito do MBA Atlântico. Foi meu formando em seminários de desenvolvimento de soft skills em liderança. Acresce que o acompanhei ao longo do programa, no career coaching. É animado por efervescente vontade de empreender, e com gosto de o fazer com quem partilha grande identificação de vida. Dotado de forte entusiasmo visionário. Realista a ponderar riscos e atraído pelo desafio de alcançar sucesso onde outros não acreditavam. Determinado em lutar na fronteira onde a incerteza e o risco pela sua própria diligência se reduzem. Pessoa de forte sentimento religioso, pautada por valores cristãos, a alegria é nele um dom que irradia, proporcionando relações muito cordiais onde a comunicação flui e imprime grande convicção na apresentação dos seus projetos. O Adalberto já é um jovem empresário, e muito focado nas oportunidades de negócio com valor para as pessoas e o seu país. Estou seguro de que Angola tem nele um valoroso cidadão que certamente irá ajudar a enriquecer e dinamizar construtivamente a sua economia pela iniciativa privada. Rui Lourenço Gil Docente da Universidade Católica Portuguesa

27 25 Nome Adalberto de Castro Capingana Idade 24 Nacionalidade Angolana Local de Residência Luanda, Angola Telefone EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Jul Atual Grupo Abiatar, Lda Direção Geral Planeamento, organização, direção e controle LÍNGUAS Português Nativo Inglês Avançado Francês Intermédio Jul Ago BDA - Banco de Desenvolvimento de Angola Técnico de Análise de Projetos Análise de projetos e de investimento e emissão de parecer sobre viabilidade económica, financeira, técnica e social dos mesmos. FORMAÇÃO MBA Atlântico - Universidade Católica de Angola, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Brasil) e Universidade Católica Portuguesa Fulltime Mar Dez Curso de Licenciatura em Gestão Financeira, pela Universidade Católica de Angola

28 26 Gestor por formação, com uma licenciatura em Administração e um MBA executivo em Gestão Estratégica de Negócios, participei na criação dos cursos do departamento de gestão da Universidade Católica de Moçambique. Atualmente, exerço funções de docência no departamento de gestão, experiência esta iniciada no Brasil e continuada na Universidade Católica de Moçambique, e como docente convidado noutras universidades. Atuo também como consultor independente e palestrante convidado nas áreas de Gestão e Negócios. Habilitado e qualificado profissionalmente para a compreensão e análise de factos conjunturais, com compromisso com a qualidade, possuo boa capacidade de aprendizagem e de comunicação. Com forte sentido ético e orientação para os clientes, assumo frequentemente um papel importante na liderança de equipas. A missão de um professor, mais do que transmitir conhecimento aos seus alunos, exigindo um esforço de constante atualização, é ser um exemplo para aqueles que nele confiam a formação de novos cidadãos para o seu país. Nesse sentido, o Alexandre Muchanga, ao não se acomodar no seu lugar de professor, continuando a superar-se com o MBA Atlântico, e possivelmente outros projetos profissionais, cumpre essa missão e serve de guia aos seus alunos da Universidade Católica de Moçambique - Beira. Rita Ribeiro Docente da Universidade Católica Portuguesa O MBA Atlântico, pela sua componente internacional e multicultural, foi uma experiência que agregou mais valor ao meu percurso profissional, estando agora com uma visão mais abrangente sobre o mercado nacional e interncional. Alexandre Muchanga

29 27 Nome ALexandre Armando Muchanga Idade 42 Nacionalidade Moçambicana Local de Residência Beira/Dondo, Moçambique Telefone EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL 2009 Atual Universidade Católica de Moçambique, Faculdade de Economia e Gestão Docente Professor nas disciplinas de Marketing, Empreendedorismo/ Plano de Negócios e Gestão Estratégica Universidade Católica de Moçambique, Faculdade de Economia e Gestão Coordenador do Departamento de Gestão Planeamento das atividades do departamento, supervisão das atividades dos docentes, organização dos conteúdos programáticos, organização das pautas, recrutamento e seleção de docentes, relatórios das atividades desenvolvidas no departamento de Gestão Padaria Guadalajara de Santos, São Paulo (Brasil) Gerente FORMAÇÃO MBA Atlântico - Universidade Católica de Angola, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Brasil) e Universidade Católica Portuguesa Fulltime MBA Executivo em Gestão Estratégica de Negócios - Centro Universitário Monte Serrat, São Paulo (Brasil) Licenciatura em Administração Gestão de Negócios - Escola Superior Madre Celeste, Belém (Brasil) Licenciatura em Teologia - Seminário Teológico Batista Equatorial, Paraná (Brasil) LÍNGUAS Português Nativo Inglês Básico INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR > Consultor Independente de Empresas ( Presente) > Palestrante nas áreas de Marketing, Empreendedorismo/ Plano de Negócios, Liderança e Gestão Estratégica > Voluntário em ONG`s nacionais e Internacionais, desenvolvendo projetos de responsabilidade social com crianças em situações de risco

30 28 Quem lamenta as suas perdas, olha para os seus próprios pés. E quem olha para os seus pés, acha que o Mundo é do tamanho dos seus próprios passos. (Augusto Cury). Não é em vão que alguém com formação em Ciências Farmacêuticas abraça uma área que lhe é completamente alheia. A flexibilidade e uma carreira profissional em ziguezague é algo que me fará triunfar. A experiência profissional em regulamentação de produtos farmacêuticos e em marketing, com vertente internacional, despertou-me o desejo de abraçar um projeto internacional com enfoque na área do marketing. O meu pendor por novos desafios levou-me a abraçar algumas oportunidades, tais como Madrid, Paris e Lisboa, o que reforçou mais o meu desejo por uma carreira internacional. Não obstante, a minha apetência por viajar e conhecer já vem de há bastante tempo, tendo já conhecido praticamente todos os Países da Europa. O MBA Atlântico é a ferramenta formativa que considero fundamental para conseguir cumprir o objetivo de abraçar uma carreira na área de gestão. Catarina Gonçalves Conheci a aluna Ana Catarina Teixeira Gonçalves durante as aulas de Tendências de Consumo, ministradas no Porto, em Portugal, no âmbito da 4ª edição do MBA Atlântico. Ana Catarina destacou-se pelo comprometimento e postura colaborativa demonstradas durante a proposição das diferentes atividades e discussões inerentes à disciplina, o que a despertou à continuidade das reflexões acerca das características fundantes da sociedade contemporânea e os impactos nos comportamentos e valores sociais e, em particular, no consumo, analisado a partir das relações global-local e na sua natureza processual-ritualística que impõe maior complexidade. Demonstra saber rentabilizar a experiência profícua do convívio e da dialogia multi e intercultural, caraterísticas da formação orquestrada pelo MBA Atlântico, no sentido de obter o melhor proveito para sua vida pessoal e profissional. Sua dedicação ao que é relevante e certa inquietude, sempre com muita leveza, são traços identitários de sua personalidade, para além da sua inconfundível ternura e espírito alegre, manifestados pelo sorriso acolhedor e convidativo à interação. Como fica evidente, Ana Catarina reúne excepcionais caraterísticas para o enfrentamento dos enormes desafios do cambiante mundo da vida e do trabalho, além de demonstrar o melhor preparo na condução de questões mais complexas e tensas no cotidiano das relações pessoais, sempre pela via mais eficiente, rentável e transformadora, a do afeto e a do espírito aberto. Parabéns pela conclusão de mais um desafio, que, mais do que um lugar de chegada, é partida para novos e mais elevados espaços de vida vivida com sentido. Clotilde Perez Docente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

31 29 Nome Ana Catarina Teixeira Gonçalves Idade 26 Nacionalidade Portuguesa Local de Residência Porto, Portugal Telefone : EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Fev Abr Tecnimede- Sociedade Técnico-Medicinal (Portugal) Regulatory Affairs Officer Desenvolvimento de estratégias regulamentares para a obtenção de autorização de introdução no mercado de novos medicamentos a nível internacional, nomeadamente África Francófona, América Latina e Europa. Out Fev Fédération pour la Recherche du Cerveau (França) Marketing Desenvolvimento de campanhas promocionais, campanhas online e organização de eventos para angariação de fundos para projetos de investigação em doenças neurodegenerativas. Mar Jun Colegio Oficial Farmacéuticos de Madrid & Farmácia Roa (Espanha) Farmacêutica estagiária Participação na gestão do programa Metadona, regulamentação de medicamentos psicotrópicos e desenvolvimentos de estratégias de marketing pela parceria entre o COFM e a Farmácia Roa. FORMAÇÃO MBA Atlântico - Universidade Católica de Angola, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Brasil) e Universidade Católica Portuguesa Fulltime Set Nov Mestrado em Economia, Gestão e Direito da Saúde - Université Paris Descartes, SorbonneCité Set Agosto 2011 Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto LÍNGUAS Português Nativo Inglês Avançado Francês Avançado Espanhol Avançado INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR > Workshop em Gestão Farmacêutica (Oct Jan. 2011). > Disponibilidade para projetos profissionais a nível internacional.

32 30 Apaixonada pela gestão e pelo mundo da educação, é na gestão escolar que me realizo profissionalmente. Ambiciosa, criativa, empreendedora e sempre focada em alcançar a excelência, procuro constantemente respostas para os desafios que vou enfrentando. A abertura ao mercado global faz parte da minha essência, sendo nas viagens constantes e no encontro com amigos e desconhecidos pelo mundo fora que recolho e construo novas aprendizagens. Encontrei no MBA Atlântico a oportunidade para, após outras experiências de estudo e trabalho no estrangeiro, sair novamente da minha zona de conforto, fazendo uma imersão prática nos mercados lusófonos. Aliando, assim, a aprendizagem experiencial e a melhoria de aptidões pessoais com a vontade de explorar estes mercados, acedendo a toda uma nova e ampla rede de contactos e parcerias. Uma vez mais, uma escolha ousada que me permitiu pensar e viver fora da caixa e cumprir com os meus ideais: manter a mente aberta e ter espírito visionário para criar inovação com valor e fazer o futuro acontecer. A Ana Raquel é uma das pessoas que tive o privilégio de conhecer através do MBA Atlântico, quando lecionei o módulo Mercados Financeiros Internacionais na PUC - Rio. É fácil adjetivar a Raquel. Disciplinada, persistente, organizada e inovadora, acresce-lhe ainda esse dom da simpatia espontânea e contagiante. A sua inata capacidade de liderança impressiona também pela discrição, pela capacidade de ouvir e de saber acrescentar valor no trabalho em equipa. Tudo isto explica, sem qualquer surpresa, o excelente desempenho da Raquel ao longo do MBA. Com todo o mérito, espera-a uma promissora carreira profissional no mundo da Gestão, provavelmente num domínio em que a inovação, o bom gosto e a prioridade de fazer bem sejam dimensões determinantes do sucesso. Agradeço-lhe ainda as atenções que me dedicou aquando da minha passagem pelo Rio de Janeiro. Raquel, os meus votos de uma vida plena e muito feliz. Ricardo Cruz Docente da Universidade Católica Portuguesa Ana Raquel Cunha

33 31 Nome Ana Raquel Costa de Azevedo Cunha Idade 30 Nacionalidade Portuguesa Local de Residência Porto, Portugal Telefone EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Colégio D. Dinis (Porto) Diretora Executiva Colégio D. Dinis (Porto) Professora de Economia e apoio nas atividades de gestão escolar Grupo Portucel Soporcel (Madrid) Departamento de Marketing FORMAÇÃO MBA Atlântico - Universidade Católica de Angola, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Brasil) e Universidade Católica Portuguesa Fulltime LÍNGUAS Português Nativo Inglês Avançado Espanhol Avançado Italiano Intermédio INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR > Aluna de mérito da Universidade Católica Portuguesa > Bolsa Erasmus na Universitá Commerciale Luigi Bocconi, Milão > Participação no programa de estágios internacionais InovContacto > Curso Prático de Contabilidade e Fiscalidade de acordo com o SNC e programa SAGE > Curso Prático em Psicologia Educacional, Middlesex University, Londres Licenciatura em Gestão/Administração de Empresas Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa, Porto (Portugal)

34 32 Ao longo dos mais de 20 anos de experiência profissional, tive oportunidade de desenvolver um conjunto de atividades multidisciplinares, da conceção do projeto à gestão global da empresa, consolidando competências técnicas e de gestão. O valor acrescentado pelo MBA Atlântico, no que toca à formação de excelência e à experiência multicultural, assume primordial importância na consolidação da minha formação e no meu amadurecimento enquanto gestor. Considero-me, hoje, mais capaz de contribuir para o bom desempenho das organizações através de uma visão global e focada na eficiência, acrescentando valor ao nível da gestão de equipas e de interfaces entre as várias áreas da empresa. Costumo dizer aos meus amigos que sempre trabalhei por necessidade mas, felizmente, sempre me diverti com o que fiz!. É a vontade de enfrentar novos desafios de gestão que me garante que vou continuar a fazê-lo com alegria. No António transparece a maturidade, a ponderação, a responsabilidade e a disciplina. Penso que estas suas caraterísticas, para além de constituírem um valioso património para si mesmo, fizeram dele, pelo contágio, um valioso elemento do grupo. O MBA Atlântico tê-lo-á enriquecido mas ele enriqueceu seguramente o MBA Atlântico. Sem surpresa, a valia académica e profissional do seu curriculum permitia adivinhar, o António foi um excelente aluno, com uma média global no MBA a rondar os 18 valores. Tem tudo para ter um futuro promissor, seja numa atividade de iniciativa própria, seja numa carreira por conta de outrem. Felicidade será para quem o possa e saiba aproveitar. Desejo-lhe tudo de bom, António, e até sempre. Nuno Côrte-Real Docente da Universidade Católica Portuguesa António Vilar

35 33 Nome António José da Torre Vilar Idade 47 Nacionalidade Portuguesa Local de Residência Póvoa de Varzim, Portugal Telefone EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL NSS New Sign Solutions, Lda Sócio-gerente / Diretor Geral Gestão de toda a atividade da empresa, coordenação das equipas de desenvolvimento de produto e de produção, contato direto com os principais clientes Microprocessador - Sistemas Digitais, SA Chefe da Divisão de Sistemas de Indicação Electrónica Responsabilidade por todas as atividades da Divisão com reporte à Direção Geral, interface com principais clientes Microprocessador - Sistemas Digitais, SA Chefe de Projeto Responsabilidade pela gestão de projetos de desenvolvimento de soluções de informação ao público, interface técnica com clientes, participação na elaboração de propostas técnicas e comerciais Microprocessador - Sistemas Digitais, SA Engenheiro de Projecto (1989 a 1994) Projeto de hardware digital e software para sistemas de informação ao público. FORMAÇÃO MBA Atlântico - Universidade Católica de Angola, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Brasil) e Universidade Católica Portuguesa Fulltime Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto LÍNGUAS Português Nativo Inglês Avançado Francês Intermédio Espanhol Básico INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR > Formação em Agentes de Inovação e Auditores Tecnológicos Programa REDincoPYME (2010) > Formação em Finanças para Empresários Program REDE (2007) > Formação em Gestão de Projectos EFACEC (2002) > Formação em Teambuilding e Liderança Hay Group (2001) > Auditor interno ISO Perry Johnson Incorporated (2001)

36 34 Dizia Madiba: A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. Apesar de todos os desafios profissionais que enfrentei, com sucesso, decidi fazer o MBA Atlântico. Este era um plano antigo e, ao mesmo tempo, um impulso, uma forte necessidade de aprofundar conhecimento na área da Gestão com uma perspetiva Internacional. Por ter um elevado grau de exigência e ser multidisciplinar, permitiu-me garantir conhecimentos necessários que se estendem por outras áreas. Os temas abordados, os casos práticos estudados e principalmente os colegas foram um importante complemento na minha evolução pessoal e profissional. Hoje sinto-me completa e preparada, pois fui à busca de algo escasso: a vivência em outros mundos. Encontro-me disposta a enfrentar novos desafios a nível profissional. Apaixonada pela minha família e amante da gastronomia, aproveito os meus tempos livres para elaborar alguns quitutes à minha maneira. A Clarice é uma pessoa cheia de vida, de energia e de boa disposição. Por força das suas características pessoais, foi uma aluna determinante no seio do grupo. Uma personalidade integradora, atenta mas descomplicada, com a capacidade de dar a importância devida às questões que lhe surgem. Estes seus traços, aliados à sua formação de base na área de gestão financeira, agora enriquecidos com o percurso do MBA Atlântico, farão da Clarice uma profissional com elevado potencial no mercado de trabalho atual. É neste sentido que me sinto uma privilegiada por ter podido acrescentar aos meus contactos o contacto da Clarice. Uma pessoa que sempre se revelou atenta e preocupada em tornar o meu papel de Coordenadora mais simples e recompensador. Obrigada Clarice! Desejo-lhe os maiores sucessos pessoais e profissionais. Ana Côrte-Real Docente da Universidade Católica Portuguesa Sempre tive como fonte de inspiração a harmonia da minha família e três palavras motores: Disciplina, Paciência e Determinação. Clarice Filipe

37 35 Nome Clarice Kiala Lima Filipe Idade 26 Nacionalidade Angolana Local de Residência Luanda, Angola Telefone EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Movicel, SA Técnica Especialista de Planeamento e Controlo de Gestão Elaboração de relatórios de atividades com periodicidade mensal e trimestral e um Relatório anual de gestão, apoio à direção no que tange ao acompanhamento de projetos e orçamentos, apuramento de desvios e lançamento de planos de ação e medidas corretivas Zahara Comércio, SA Técnica Financeira Gestão de centros de custos, acompanhamento da área comercial e logística, realização de concliacões bancárias e fecho de contas, acompanhamento ao cumprimento de todas as regulamentações e normas contabilísticas e éticas. FORMAÇÃO MBA Atlântico - Universidade Católica de Angola, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Brasil) e Universidade Católica Portuguesa Fulltime Licenciatura em Gestão Financeira - Universidade Católica de Angola LÍNGUAS Português Nativo Inglês Intermédio Servis Air, SA Tesoureira Conciliações bancárias, pagamentos e recebimento, lançamentos diários e envio de relatórios diários à área financeira. Elaboração de plano de tesouraria mensal.

38 36 O Espírito Empreendedor e gosto pela Gestão estão comigo desde sempre. Os meus avós empreenderam e tiveram os próprios negócios agrícolas e florestais. O meu pai é Construtor Civil e Investidor Imobiliário, desde sempre o auxiliei nos trabalhos e fui desenvolvendo, assim, o gosto pela Engenharia Civil e Gestão. Cedo na minha carreira aceitei o desafio da gestão de empresas, adquirindo uma participação minoritária na empresa na qual trabalhava. Esta nova etapa despoletou em mim um maior interesse e procura de formação que culminou com o MBA Atlântico e o desenvolvimento de negócios próprios. O MBA proporcionou-me uma experiência enriquecedora, elevando o meu conhecimento para o nível da Gestão de topo. Tornou igualmente possível o conhecimento da cultura, política, economia, legislação, tecnologia e nível de desenvolvimento de Angola e Brasil. Hoje, estou motivado para exercer funções ao nível da gestão de topo com horizontes e ambições no mercado nacional e internacional. Crispim Loureiro O Atlântico Crispim demonstra tenacidade e disposição de realizar o melhor, aprimorando suas qualidades nas áreas de gestão. Não poderia deixar de mencionar as suas qualidades enquanto pessoa: humano e sensível, é engajado em projetos sociais, políticos e empresariais com características singulares, tais como o apoio a trabalhos assistenciais em favela de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, e a excepcional organização e operacionalização da visita a Barcelos, em Portugal. Apresenta grande determinação na busca e alcance de seus objetivos. Não se preocupando com as aparências, ousa mostrar quem é como pessoa e profissional. Muitos profissionais têm isso: deixam de lado sonhos falsos e dirigindo suas vidas, dão o tom na louca corrida da vida, criando e desenvolvendo seus espaços. Confiando em seus lugares na Terra, ajudam seus companheiros e deixam fluir o que podemos chamar de dignidade da alma. Desejo-lhe muito sucesso e felicidade na sua vida profissional e pessoal. Marco Oliveira Docente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

em - Corporate Reporting (1.ª Edição) Executive Master

em - Corporate Reporting (1.ª Edição) Executive Master www. indeg. iscte-iul. pt EXPERIÊNCIA DE IMERSÃO AVANÇADA NO STATE OF THE ART E NAS ALTERAÇÕES MAIS RECENTES NAS TEMÁTICAS, NORMATIVAS E MÉTODOS DE REPORTE INTEGRADO DAS ORGANIZAÇÕES VISANDO UM DESEMPENHO

Leia mais

A Católica Porto Business School está focada no desenvolvimento do capital humano, preparando pessoas para funções de liderança nas empresas e

A Católica Porto Business School está focada no desenvolvimento do capital humano, preparando pessoas para funções de liderança nas empresas e A Católica Porto Business School está focada no desenvolvimento do capital humano, preparando pessoas para funções de liderança nas empresas e organizações. Act for your future www.catolicabs.porto.ucp.pt

Leia mais

CBA PERFIL DO ALUNO. Certification in Business Administration

CBA PERFIL DO ALUNO. Certification in Business Administration CBA Pós - Graduação QUEM SOMOS PARA PESSOAS QUE TÊM COMO OBJETIVO DE VIDA ATUAR LOCAL E GLOBALMENTE, SER EMPREENDEDORAS, CONECTADAS E BEM POSICIONADAS NO MERCADO, PROPORCIONAMOS UMA FORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA,

Leia mais

HR Scorecard Linking Strategy, People and Performance

HR Scorecard Linking Strategy, People and Performance www.pwc.pt/academy Linking Strategy, People and Performance Lisboa, 8 e 9 de abril de 2013 Academia da PwC Um curso onde irá conhecer as tendências e melhores práticas de alinhamento da estratégia com

Leia mais

MGI Internacional. Presença em mais de 80 países

MGI Internacional. Presença em mais de 80 países MGI Internacional Presença em mais de 80 países Presente em mais de 80 países e com mais de 280 escritórios em todos os Continentes, a MGI é uma das maiores associações internacionais de empresas independentes

Leia mais

Curso Geral de Gestão. Pós Graduação

Curso Geral de Gestão. Pós Graduação Curso Geral de Gestão Pós Graduação Curso Geral de Gestão Pós Graduação Participamos num processo acelerado de transformações sociais, políticas e tecnológicas que alteram radicalmente o contexto e as

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO 2016-2019 INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA

PLANO ESTRATÉGICO 2016-2019 INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA PLANO ESTRATÉGICO 2016-2019 INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA FICHA TÉCNICA Publicação editada ao abrigo do novo Acordo Ortográfico, exceto a transposição de conteúdos de documentos elaborados

Leia mais

VALORES DE FUTURO INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO PÓS-GRADUAÇÃO FISCALIDADE PROGRAMAS EXECUTIVOS

VALORES DE FUTURO INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO PÓS-GRADUAÇÃO FISCALIDADE PROGRAMAS EXECUTIVOS VALORES DE FUTURO INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMAS EXECUTIVOS UM COMPROMISSO DE DUAS INSTITUIÇÕES Bem-vindo aos Programas Executivos do ISAG e da IFACC. A união de sinergias

Leia mais

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio CBA Comércio Internacional Comércio Internacional A intensidade das relações comerciais e produtivas das empresas no atual contexto econômico tem exigido das empresas um melhor entendimento da complexidade

Leia mais

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio CBA Comércio Internacional Comércio Internacional A intensidade das relações comerciais e produtivas das empresas no atual contexto econômico tem exigido das empresas um melhor entendimento da complexidade

Leia mais

O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO

O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO Bem-vindo aos Programas Executivos do ISAG. A experiência adquirida ao longo dos anos e a atualização de conceitos, permitiu ao ISAG European Business School desenvolver

Leia mais

Paulo Ferreira Diretor Geral do ISE Business School EXECUTIVE MBA

Paulo Ferreira Diretor Geral do ISE Business School EXECUTIVE MBA Boas-vindas Vivemos em uma época única e extraordinária. É uma época que nos apresenta desafios importantes e precisamos de gestores capazes de assumir os novos desafios com profissionalismo, inspirando

Leia mais

Universidade. Estácio de Sá. Gestão e Negócios

Universidade. Estácio de Sá. Gestão e Negócios Universidade Estácio de Sá Gestão e Negócios A Estácio Hoje reconhecida como a maior instituição particular de ensino superior do país, a Universidade Estácio de Sá iniciou suas atividades em 1970, como

Leia mais

MASTER EXECUTIVO GESTÃO ESTRATÉGICA

MASTER EXECUTIVO GESTÃO ESTRATÉGICA MASTER EXECUTIVO GESTÃO ESTRATÉGICA MASTER EXECUTIVO GESTÃO ESTRATÉGICA OBJETIVOS: promover competências pessoais específicas; disponibilizar ferramentas práticas de gestão de competências pessoais e profissionais;

Leia mais

CATÓLICA PORTO BUSINESS SCHOOL Gestão de Operações

CATÓLICA PORTO BUSINESS SCHOOL Gestão de Operações CATÓLICA PORTO BUSINESS SCHOOL Gestão de Operações Member of www.catolicabs.porto.ucp.pt A Católica Porto Business School Fundada em 2002, a Católica Porto Business School é a escola de negócios da Universidade

Leia mais

O Fórum Económico de Marvila

O Fórum Económico de Marvila Agenda O Fórum Económico de Marvila A iniciativa Cidadania e voluntariado: um desafio para Marvila A Sair da Casca O voluntariado empresarial e as políticas de envolvimento com a comunidade Tipos de voluntariado

Leia mais

MBA Gestão de Negócios FIA-ROTARY Turmas Março 2016

MBA Gestão de Negócios FIA-ROTARY Turmas Março 2016 A Fundação de Rotarianos de São Caetano do Sul - ROTARY Colégio Eduardo Gomes objetivando o desenvolvimento profissional de seus associados e seus familiares estabeleceu parceria educacional com a Fundação

Leia mais

Plano Geral de Formação 2 0 1 3

Plano Geral de Formação 2 0 1 3 Plano Geral de Formação 2 0 1 3 A Católica Business Schools Alliance é constituída por: Plano Geral de Formação 2 0 1 3 A Católica Business Schools Alliance é constituída por: Índice Católica Business

Leia mais

Programas. cabo verde. Angola. portugal. s.tomé e príncipe. Fundación Universitaria San Pablo CEU

Programas. cabo verde. Angola. portugal. s.tomé e príncipe. Fundación Universitaria San Pablo CEU Programas de MESTRADO Online MBA Master in Business Administration Mestrado em Direcção de Empresas Mestrado em Direcção de Marketing e Vendas Mestrado em Direcção Financeira Mestrado em Comércio Internacional

Leia mais

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Liderança e Gestão de Pessoas

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Liderança e Gestão de Pessoas DESCRITIVO DE CURSO MBA em Liderança e Gestão de Pessoas 1. Posglobal Após a profunda transformação trazida pela globalização estamos agora em uma nova fase. As crises econômica, social e ambiental que

Leia mais

Plano Geral de Formação

Plano Geral de Formação Plano Geral de Formação 2 0 1 6 A Católica Business Schools Alliance é constituída por: Índice Mensagem de boas vindas Católica Business Schools Alliance 10 razões para nos escolher MBA Atlântico Oficina

Leia mais

RESUMO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO SUPERIOR DE EVENTOS

RESUMO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO SUPERIOR DE EVENTOS RESUMO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO SUPERIOR DE EVENTOS SALVADOR 2012 1 CONTEXTUALIZAÇÃO Em 1999, a UNIJORGE iniciou suas atividades na cidade de Salvador, com a denominação de Faculdades Diplomata. O contexto

Leia mais

O Coaching proporciona ao profissional ampliar sua visão estratégica de pessoas e organizações.

O Coaching proporciona ao profissional ampliar sua visão estratégica de pessoas e organizações. PARCEIRO EDUCACIONAL O Coaching proporciona ao profissional ampliar sua visão estratégica de pessoas e organizações. José Roberto Marques JRM Módulo Internacional na Universidade SOBRE O MBA O Instituto

Leia mais

O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO

O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO Bem-vindo aos Programas Executivos do ISAG. A experiência adquirida ao longo dos anos e a atualização de conceitos, permitiu ao ISAG European Business School desenvolver

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO QUALIDADE NA SAÚDE FORMAÇÃO SGS ACADEMY POSSIBILIDADE DE FREQUÊNCIA À DISTÂNCIA

PÓS-GRADUAÇÃO QUALIDADE NA SAÚDE FORMAÇÃO SGS ACADEMY POSSIBILIDADE DE FREQUÊNCIA À DISTÂNCIA PÓS-GRADUAÇÃO QUALIDADE NA SAÚDE FORMAÇÃO SGS ACADEMY POSSIBILIDADE DE FREQUÊNCIA À DISTÂNCIA TESTEMUNHOS A Pós-Graduação Qualidade na Saúde permitiu-me adquirir e consolidar conhecimentos nesta área.

Leia mais

Brochura GrowUpServices

Brochura GrowUpServices Brochura GrowUpServices 1. O QUE FAZEMOS 1. Quem Somos 03-12-2015 3 1. Quem Somos A GROWUPSERVICES é uma marca da GROWUPIDEAS e que actua na área da consultoria de negócios. Entre os seus sócios acumulam-se

Leia mais

Testemunho pessoal do coordenador científico. Testemunhos. Coordenador: Nuno Côrte-Real

Testemunho pessoal do coordenador científico. Testemunhos. Coordenador: Nuno Côrte-Real Testemunho pessoal do coordenador científico Coordenador: Nuno Côrte-Real Como o próprio nome indica, trata-se de um programa generalista que aborda de uma forma integrada e sistémica os mais relevantes

Leia mais

CTSP e Pós-Graduações THE MARKETING SCHOOL. porto. aveiro. lisboa

CTSP e Pós-Graduações THE MARKETING SCHOOL. porto. aveiro. lisboa CTSP e Pós-Graduações THE MARKETING SCHOOL porto. aveiro. lisboa LICENCIATURA & MESTRADO THE MARKETING SCHOOL Somos uma escola vocacionada essencialmente para as empresas e mercados. Queremos qualificar

Leia mais

www.ege.pt CURSO GERAL DE GESTÃO

www.ege.pt CURSO GERAL DE GESTÃO www.ege.pt CURSO GERAL DE GESTÃO PORQUÊ FAZER UM CURSO GERAL DE GESTÃO? Porque, tendo uma formação de base noutra área do conhecimento (ex: Engenharia, Direito,...) desempenha ou pretende vir a desempenhar

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

www.highskills.pt geral@highskills.pt PT: 00351 217 931 365 AO: 00244 94 112 60 90 MZ: 00258 821 099 522

www.highskills.pt geral@highskills.pt PT: 00351 217 931 365 AO: 00244 94 112 60 90 MZ: 00258 821 099 522 Apresentação... 3 Como Empresa... 3 A nossa Visão... 3 A nossa Missão - A SUA VALORIZAÇÃO, A NOSSA MISSÃO!... 3 Os nossos Valores... 3 Porquê fazer um Curso de Especialização?... 4 Formação Certificada...

Leia mais

Contabilidade e Fiscalidade

Contabilidade e Fiscalidade www. indeg. iscte-iul. pt ARTICULA OS PRINCIPAIS TEMAS DE RELEVÂNCIA ATUAL E FUTURA NA ÁREA DA ATRAVÉS DE UMA ESTRUTURA PROGRAMÁTICA SÓLIDA E ABRANGENTE NA ÁREA CIENTÍFICA DA CONTABILIDADE Contabilidade

Leia mais

ce tec CURSO DE EMPREENDEDORISMO 3ª Edição-Internacional CENTRO DE EMPREENDEDORISMO / ISMAI - TECMAIA

ce tec CURSO DE EMPREENDEDORISMO 3ª Edição-Internacional CENTRO DE EMPREENDEDORISMO / ISMAI - TECMAIA ce tec CENTRO DE EMPREENDEDORISMO / ISMAI - TECMAIA CURSO DE EMPREENDEDORISMO 3ª Edição-Internacional O CEITEC (Centro de Empreendedorismo ISMAI-Tecmaia) apresenta a 3ª edição do Curso em Empreendedorismo,

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS São Paulo Presença nacional, reconhecimento mundial. Conheça a Fundação Dom Cabral Uma das melhores escolas de negócios do mundo, pelo ranking de educação executiva

Leia mais

Europass-Curriculum Vitae

Europass-Curriculum Vitae Europass-Curriculum Vitae Informação pessoal Apelido(s) / Nome(s) próprio(s) Correio(s) electrónico(s) Miguel Pedro Mendes d Araújo Morada(s) Rua António Gustavo Moreira, n.º 35 Hab. 2.5 4400-660 Vila

Leia mais

PGG PROGRAMA GERAL DE GESTÃO. Unleash your. full potential WWW.CLSBE.LISBOA.UCP.PT/EXECUTIVOS

PGG PROGRAMA GERAL DE GESTÃO. Unleash your. full potential WWW.CLSBE.LISBOA.UCP.PT/EXECUTIVOS PGG PROGRAMA GERAL Unleash your full potential WWW.CLSBE.LISBOA.UCP.PT/EXECUTIVOS PGG PROGRAMA GERAL O PGG - Programa Geral de Gestão, proporciona uma formação geral em Gestão de Empresas. Destina-se a

Leia mais

Prezado(a) Sr.(a.) Atenciosamente, Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas. comercial@trecsson.com.br

Prezado(a) Sr.(a.) Atenciosamente, Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas. comercial@trecsson.com.br Prezado(a) Sr.(a.) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso de

Leia mais

Escritório Modelo da Faculdade de Diadema

Escritório Modelo da Faculdade de Diadema Escritório Modelo da Faculdade de Diadema Profª. Vânia Amaro Gomes Coordenação de Curso DIADEMA, 2015 Introdução Atualmente há uma grande dificuldade dos alunos egressos das Faculdades em obter emprego

Leia mais

CBA. Gestão de Negócios PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Gestão de Negócios

CBA. Gestão de Negócios PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Gestão de Negócios CBA Gestão de Negócios Gestão de Negócios O curso desenvolve a capacidade de compreender, de forma ampla e sistêmica, a interação entre as diversas áreas funcionais de uma empresa, além dos aspectos externos

Leia mais

GRADUAÇÃO FGV EM SÃO PAULO. Administração de Empresas. fgv.br/vestibular

GRADUAÇÃO FGV EM SÃO PAULO. Administração de Empresas. fgv.br/vestibular GRADUAÇÃO FGV EM SÃO PAULO Administração de Empresas fgv.br/vestibular Idealismo, Excelência e Credibilidade A Fundação Getulio Vargas surgiu em 20 de dezembro de 1944, com o objetivo de preparar profissionais

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA. Diretor/a de Administração e Finanças

TERMOS DE REFERÊNCIA. Diretor/a de Administração e Finanças TERMOS DE REFERÊNCIA Diretor/a de Administração e Finanças O Secretariado Executivo da CPLP pretende contratar um/a (1) Diretor/a de Administração e Finanças para exercer funções nas instalações da sua

Leia mais

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO. fgv.br/vestibular

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO. fgv.br/vestibular GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO fgv.br/vestibular IDEALISMO, EXCELÊNCIA E CREDIBILIDADE A Fundação Getulio Vargas surgiu em 20 de dezembro de 1944 com o objetivo de preparar profissionais qualificados em Administração

Leia mais

Orientação ao mercado de trabalho para Jovens. 1ª parte. Projeto Super Mercado de Trabalho 1ª parte Luiz Fernando Marca

Orientação ao mercado de trabalho para Jovens. 1ª parte. Projeto Super Mercado de Trabalho 1ª parte Luiz Fernando Marca Orientação ao mercado de trabalho para Jovens 1ª parte APRESENTAÇÃO Muitos dos jovens que estão perto de terminar o segundo grau estão lidando neste momento com duas questões muito importantes: a formação

Leia mais

AUTORAS ROSANGELA SOUZA

AUTORAS ROSANGELA SOUZA AUTORAS ROSANGELA SOUZA Especialista em Gestão Empresarial com MBA pela FGV e Professora de Estratégia na Pós-Graduação da FGV. Desenvolveu projetos acadêmicos sobre segmento de idiomas, planejamento estratégico

Leia mais

PROGRAMA DE APRENDIZAGEM MBA E PÓS-GRADUAÇÃO

PROGRAMA DE APRENDIZAGEM MBA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM MBA E PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL MBA e Pós-Graduação Cursos inovadores e alinhados às tendências globais Nossos cursos seguem modelos globais e inovadores de educação. Os professores

Leia mais

M B A P Ó S - G R A D U A Ç Ã O E S P E C I A L I Z A Ç Ã O E M G E S T Ã O E M P R E S A R I A L

M B A P Ó S - G R A D U A Ç Ã O E S P E C I A L I Z A Ç Ã O E M G E S T Ã O E M P R E S A R I A L depto. mkt. IBS FGV management CONVENIADA RESOLUÇÃO DO MEC Os cursos MBA Pós-Graduação Especialização da Fundação Getulio Vargas atendem aos requisitos da Resolução CNE / CES nº 01, de 08/06/07. Ascensão

Leia mais

M B A P Ó S - G R A D U A Ç Ã O E S P E C I A L I Z A Ç Ã O E M G E R E N C I A M E N T O D E P R O J E T O S * Programa sujeito a alterações

M B A P Ó S - G R A D U A Ç Ã O E S P E C I A L I Z A Ç Ã O E M G E R E N C I A M E N T O D E P R O J E T O S * Programa sujeito a alterações depto. mkt. IBE FGV * Programa sujeito a alterações RESOLUÇÃO DO MEC Os cursos MBA Pós-Graduação Especialização da Fundação Getulio Vargas atendem aos requisitos da Resolução CNE / CES nº 01, de 08/06/07.

Leia mais

Empreender para Crescer

Empreender para Crescer Empreender para Crescer R. Miguel Coelho Chief EntusiastPersonalBrands Caros Pais e Encarregados de Educação, este ano lectivo, por iniciativa da Assoc. Pais do Colégio, vai iniciar-se em Novembro uma

Leia mais

Curso de Língua Chinesa, Cultura e Dinâmica de Negócios para Empresários e Gestores na China

Curso de Língua Chinesa, Cultura e Dinâmica de Negócios para Empresários e Gestores na China 2ª Edição Curso de Língua Chinesa, Cultura e Dinâmica de Negócios para Empresários e Gestores na China Realizar Negócios na China é o sonho de qualquer empresário, mas pode ser uma realidade para os que

Leia mais

K & M KNOWLEDGE & MANAGEMENT

K & M KNOWLEDGE & MANAGEMENT K & M KNOWLEDGE & MANAGEMENT Conhecimento para a ação em organizações vivas CONHECIMENTO O ativo intangível que fundamenta a realização dos seus sonhos e aspirações empresariais. NOSSO NEGÓCIO EDUCAÇÃO

Leia mais

Finanças para Não Financeiros

Finanças para Não Financeiros www.pwc.pt/academy Finanças para Não Financeiros Academia da PwC Este curso permite-lhe compreender melhor as demonstrações financeiras, os termos utilizados e interpretar os principais indicadores sobre

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

Programa. Empreendedorismo Cultural e Indústrias Criativas 2012

Programa. Empreendedorismo Cultural e Indústrias Criativas 2012 Programa Empreendedorismo Cultural e Indústrias Criativas 2012 Programa Empreendedorismo Cultural e Indústrias Criativas 2012 3 Hemisfério esquerdo responsável pelo pensamento lógico e pela competência

Leia mais

Gestão Empresarial. Comércio e Serviços

Gestão Empresarial. Comércio e Serviços Curso de Gestão Empresarial para Comércio e Serviços PROMOÇÃO: COLABORAÇÃO DE: EXECUÇÃO: APRESENTAÇÃO: > A aposta na qualificação dos nossos recursos humanos constitui uma prioridade absoluta para a Confederação

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS São Paulo

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS São Paulo Av. Princesa Diana, 760 34000-000 Nova Lima MG Campus Aloysio Faria Av. Princesa Diana, 760 Alphaville Lagoa dos Ingleses 34000-000 Nova Lima MG Brasil Campus BH Rua Bernardo Guimarães, 3.071 Santo Agostinho

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO. MBA em Gestão de Pessoas com Ênfase em Estratégias

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO. MBA em Gestão de Pessoas com Ênfase em Estratégias CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão de Pessoas com Ênfase em Estratégias Coordenação Acadêmica: Maria Elizabeth Pupe Johann 1 OBJETIVOS: Objetivo Geral: - Promover o desenvolvimento

Leia mais

Procura de Excelência

Procura de Excelência www.mba.deg.uac.pt Procura de Excelência MASTER IN BUSINESS ADMINISTRATION Mestrado em Gestão (MBA) Secretariado Departamento de Economia e Gestão Rua da Mãe de Deus Apartado 1422 E-mail: mba@uac.pt Tel:

Leia mais

Uma conversa entre empresas e professores - os desafios da empregabilidade

Uma conversa entre empresas e professores - os desafios da empregabilidade Uma conversa entre empresas e professores - os desafios da empregabilidade No passado dia 15 de Novembro, a Share Associação para a Partilha de Conhecimento e a Faculdade de Ciências da Universidade de

Leia mais

O seu parceiro na Gestão de Projetos e Manutenção

O seu parceiro na Gestão de Projetos e Manutenção O seu parceiro na Gestão de Projetos e Manutenção Índice 1. Introdução. 3 2. PROM&E GROUP.... 4 3. Building Management Organograma. 6 3.1 Project Management 7 3.2 Gestão Manutenção.. 16 3.3 Otimização

Leia mais

Comprometidos com o Futuro da Educação

Comprometidos com o Futuro da Educação Comprometidos com o Futuro da Educação Comprometidos com o Futuro da Educação Educação Assim se Constroem as Grandes Nações A educação é vital para criar uma cultura baseada na excelência. A demanda por

Leia mais

Evento técnico mensal

Evento técnico mensal Evento técnico mensal GERENCIAMENTO DE CARREIRA PARA O SUCESSO DO GESTOR DE PROJETOS Fernanda Schröder Gonçalves Organização Apoio 1 de xx APRESENTAÇÃO Fernanda Schröder Gonçalves Coordenadora do Ibmec

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO. Pós-graduação

MANUAL DO CANDIDATO. Pós-graduação MANUAL DO CANDIDATO Pós-graduação Prezado(a) Candidato(a), Agradecemos o interesse pelos nossos cursos. Este manual contém informações básicas pertinentes ao curso, tais como: objetivos do curso e das

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Projetos tem por fornecer conhecimento teórico instrumental que

Leia mais

Gestão do Desempenho Forecasting. Tomada de decisão. Profissional. Professional. Previsão. A qualificação de negócios profissionais.

Gestão do Desempenho Forecasting. Tomada de decisão. Profissional. Professional. Previsão. A qualificação de negócios profissionais. Professional Profissional Tomada de decisão Gestão do Desempenho Forecasting Previsão A qualificação de negócios profissionais globais O CIMA é a escolha dos empregadores no recrutamento de líderes de

Leia mais

GRADUAÇÃO FGV EM SÃO PAULO. Administração Pública. fgv.br/vestibular

GRADUAÇÃO FGV EM SÃO PAULO. Administração Pública. fgv.br/vestibular GRADUAÇÃO FGV EM SÃO PAULO Administração Pública fgv.br/vestibular Idealismo, Excelência e Credibilidade A Fundação Getulio Vargas surgiu em 20 de dezembro de 1944, com o objetivo de preparar profissionais

Leia mais

MOÇAMBIQUE PLANO DE FORMAÇÃO 2016. O seu parceiro em formação certificada

MOÇAMBIQUE PLANO DE FORMAÇÃO 2016. O seu parceiro em formação certificada MOÇAMBIQUE PLANO DE FORMAÇÃO 201 O seu parceiro em formação certificada ESTRATÉGIA E COMPETITIVIDADE EC 001 Estratégia empresarial e planeamento estratégico FEV - SET 20-23 EC 002 Factores chaves para

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO. Curso de Graduação Tecnológica em Marketing

PROJETO PEDAGÓGICO. Curso de Graduação Tecnológica em Marketing PROJETO PEDAGÓGICO Curso de Graduação Tecnológica em Marketing Porto alegre, 2011 1 1. Objetivos do Curso O projeto do curso, através de sua estrutura curricular, está organizado em módulos, com certificações

Leia mais

FAEL comemora 15 anos de atividades

FAEL comemora 15 anos de atividades ANOS FAEL comemora 15 anos de atividades Hoje, comemoramos 15 anos de um projeto que visa à democratização do ensino e que tornou a FAEL uma referência em educação de qualidade. Com o objetivo de proporcionar

Leia mais

MIT - MASTER INFORMATION TECHNOLOGY

MIT - MASTER INFORMATION TECHNOLOGY MIT - MASTER INFORMATION TECHNOLOGY Os desafios de mercado vêm a cada dia transformando as organizações e impondo a necessidade de ações cada vez mais rápidas e assertivas na busca de novas metas e resultados

Leia mais

Personal and Professional Coaching

Personal and Professional Coaching Personal and Professional Coaching Seu salto para a excelência pessoal e profissional 1 O novo caminho para o sucesso e a realização pessoal! Todos sabem que para ser médico, advogado, dentista ou engenheiro

Leia mais

Castro Ascenção, Cristina Maria

Castro Ascenção, Cristina Maria Curriculum Vitae Informação pessoal Apelido (s) / Nome (s) próprio (s) Morada Rua Morais Soares, 52 1ºD 1900-348 Lisboa Portugal Telemóvel +351 962 025 642 Correio electrónico cascencao@netcabo.pt Nacionalidade

Leia mais

Programa de Acção da Candidatura a Presidente

Programa de Acção da Candidatura a Presidente Programa de Acção da Candidatura a Presidente do Instituto Politécnico de Beja de Manuel Alberto Ramos Maçães 1 Índice I. O Porquê da Candidatura II. III. IV. Intenção Estratégica: Visão, Envolvimento

Leia mais

I S A L I N S T I T UTO SUPERIOR DE A DMINISTRAÇÃO E L Í N G UA S. C T e S P. Cursos Técnicos Superiores Profissionais

I S A L I N S T I T UTO SUPERIOR DE A DMINISTRAÇÃO E L Í N G UA S. C T e S P. Cursos Técnicos Superiores Profissionais I S A L I N S T I T UTO SUPERIOR DE A DMINISTRAÇÃO E L Í N G UA S C T e S P Cursos Técnicos Superiores Profissionais GESTÃO ADMINISTRATIVA DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO COMERCIAL E DE MARKETING ORGANIZAÇÃO

Leia mais

EXECUTIVE MASTER OF FASHION BUSINESS (Pós-graduação)

EXECUTIVE MASTER OF FASHION BUSINESS (Pós-graduação) EXECUTIVE MASTER OF FASHION BUSINESS (Pós-graduação) Rua Castilho 90 2ºesq 1250-071 Lisboa, Portugal Rua José Gomes Ferreira nº219 - Aviz 4150-442 Porto, Portugal info@beill.pt / www.beill.pt Sobre A Beill

Leia mais

Advocacia e TI estão entre as mais procuradas e melhor pagas

Advocacia e TI estão entre as mais procuradas e melhor pagas Guia das Funções Mais Procuradas Page Personnel 2015 Advocacia e TI estão entre as mais procuradas e melhor pagas Lisboa, 16 de Junho de 2015 - A Page Personnel, empresa de recrutamento de quadros intermédios

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO. Pós-graduação

MANUAL DO CANDIDATO. Pós-graduação MANUAL DO CANDIDATO Pós-graduação Prezado(a) Candidato(a), Agradecemos o interesse pelos nossos cursos. Este manual contém informações básicas pertinentes ao curso, tais como: objetivos do curso e das

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO. Pós-graduação

MANUAL DO CANDIDATO. Pós-graduação MANUAL DO CANDIDATO Pós-graduação Prezado(a) Candidato(a), Agradecemos o interesse pelos nossos cursos. Este manual contém informações básicas pertinentes ao curso, tais como: objetivos do curso e das

Leia mais

PROGRAMA DE GESTÃO E LIDERANÇA PORTO 2016

PROGRAMA DE GESTÃO E LIDERANÇA PORTO 2016 PROGRAMA DE GESTÃO E LIDERANÇA PORTO 2016 O PGL foi desenhado para profissionais, com mais de 5 anos de experiência, dinâmicos, com grande capacidade de trabalho e ambição de aceder a novas responsabilidades.

Leia mais

Empreendedorismo aprende-se?

Empreendedorismo aprende-se? Empreendedorismo aprende-se? O tempo do empresário self made man parece ter os dias contados. A forte concorrência, cada 1 vez mais global, e a exigência do cliente obrigam os 'candidatos a empreendedores

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

MBA Gestão de Negócios e Pessoas

MBA Gestão de Negócios e Pessoas PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Nome do Curso MBA Gestão de Negócios e Pessoas Área de Conhecimento Ciências Sociais Aplicadas Nome do Coordenador do Curso e Breve Currículo: Prof.

Leia mais

Curriculum Vitae. Data de Nascimento: 19 de Novembro de 1977. Assistente convidado na UTL Curso Pós-Laboral De Políticas Públicas

Curriculum Vitae. Data de Nascimento: 19 de Novembro de 1977. Assistente convidado na UTL Curso Pós-Laboral De Políticas Públicas Curriculum Vitae DADOS PESSOAIS Nome: Nacionalidade: Pedro Pires Portuguesa Data de Nascimento: 19 de Novembro de 1977 HABITAÇÕES LITERÁRIAS Data 16/02/2010 Universidade Universidade Técnica de Lisboa

Leia mais

ACEF/1112/03877 Relatório preliminar da CAE

ACEF/1112/03877 Relatório preliminar da CAE ACEF/1112/03877 Relatório preliminar da CAE Caracterização do ciclo de estudos Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Universidade Da Beira Interior A.1.a. Identificação

Leia mais

ZÉLIA LUBÃO: A SIMONSEN E O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO

ZÉLIA LUBÃO: A SIMONSEN E O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO Revista Digital Simonsen 6 Entrevista ZÉLIA LUBÃO: A SIMONSEN E O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO Por: Rodrigo Amaral e Fernando Gralha N esta terceira edição da RDS entrevistamos a Coordenadora Administrativa

Leia mais

Portugal Brasil Moçambique Polónia

Portugal Brasil Moçambique Polónia www.promover.pt www.greatteam.pt Portugal Brasil Moçambique Polónia QUEM SOMOS - Prestamos serviços técnicos de consultoria de gestão e formação nos diversos setores da economia. - Presentes em Lisboa,

Leia mais

Fashion Marketing & Communication

Fashion Marketing & Communication Os programas de Pós-Graduação oferecidos pela Faculdade de Tecnologia do Istituto Europeo di Design estão em conformidade legal e atendem as Resoluções CNE/CES nº 1, de 3 de abril de 2001 e nº 1, de 8

Leia mais

BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES

BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES Bacharelados Interdisciplinares (BIs) e similares são programas de formação em nível de graduação de natureza geral, que conduzem a diploma, organizados por grandes áreas

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, BACHARELADO Administração LFE em Administração de Empresas Administração LFE em Análise de Sistemas

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE, BACHARELADO REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das disposições gerais O presente

Leia mais

GESTÃO DA DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA

GESTÃO DA DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA 12ª edição PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DA DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA 2015 12ª edição Coordenação Científica Prof. Doutor José Augusto Felício direção executiva dr. José António Rousseau (Presidente do Fórum de

Leia mais

Business Intensive Program. Para uma Performance Empresarial mais Competitiva

Business Intensive Program. Para uma Performance Empresarial mais Competitiva Business Intensive Program Para uma Performance Empresarial mais Competitiva 02 BIP BUSINESS INTENSIVE PROGRAM Business Intensive Program Para uma Performance Empresarial mais Competitiva Em tempos de

Leia mais

CFO Estrategista Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

CFO Estrategista Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição.

A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição. A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição. TURMA 3 Master in Business Administration Especialização Lato-Sensu GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO E QUALIDADE GESTÃO FARMACEUTICA EMPRESARIAL

Leia mais

OFERTA FORMATIVA DO CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO, FINANÇAS E BANCA - 2.º SEMESTRE

OFERTA FORMATIVA DO CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO, FINANÇAS E BANCA - 2.º SEMESTRE BANCA Iniciação Bancária Para Assistente de Cliente - Edição 1 252 Módulo 1 - Noções de Matemática 36 21-30 1 Módulo 2 - Cálculo Financeiro Bancário 36 12-122 Módulo 3 - Linguística 40 01-23 Módulo 4 -

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 039/2004-COU/UNICENTRO

RESOLUÇÃO Nº 039/2004-COU/UNICENTRO RESOLUÇÃO Nº 039/2004-COU/UNICENTRO REVOGADA PELA RESOLUÇÃO Nº 128/2014- COU/UNICENTRO. DISPOSITIVOS DO PROJETO PEDAGÓGICO APROVADO POR ESTA RESOLUÇÃO, ESTÃO ALTERADOS PELA RESOLUÇÃO Nº 26/2009-COU/UNICENTRO.

Leia mais

Negociação Estratégica e Gestão de Conflitos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Negociação Estratégica e Gestão de Conflitos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

MBA especialização em GesTão De projectos

MBA especialização em GesTão De projectos MBA especialização em GESTão DE projectos FORMEDIA Instituto Europeu de Empresários e Gestores FORMEDIA e INSTITUTO EUROPEO DE POSGRADO FORMEDIA - Instituto Europeu de Empresários e Gestores A FORMEDIA

Leia mais

Controlo de Gestão. 2ª Edição. Lisboa, 8 e 15 de Maio de 2013. www.pwc.pt/academia. Academia da PwC. 2ª edição

Controlo de Gestão. 2ª Edição. Lisboa, 8 e 15 de Maio de 2013. www.pwc.pt/academia. Academia da PwC. 2ª edição www.pwc.pt/academia Controlo de Gestão 2ª Edição Lisboa, 8 e 15 de Maio de 2013 Academia da PwC 2ª edição Este curso permite-lhe compreender melhor os princípios do controlo de gestão, com especial enfoque

Leia mais