Manual de Identidade Visual

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual de Identidade Visual"

Transcrição

1 Manual de Identidade Visual

2 Sumá rio 1. Construç ã o da Logomarca A Logomarca Estrutura Gráfica Padrão Cromático Alfabeto Padrão Versão Monocromática Versão para Fundo Colorido Versão para Fundo Fotográfico ou Preto Área de Não-Interferência Redução Máxima Construção da Logomarca Versão para Grandes Formatos Possibilidades de Assinaturas Assinatura Principal Assinatura Secundária: Unidade Pindorama Assinatura Secundária: Unidade Oswaldo Cruz Assinatura Secundária: Unidade Fundação Evangélica Assinatura Secundária: Unidade Igrejinha Assinatura Secundária: Centro de Educação Profissional - CEP Assinatura Secundária: Faculdade IENH Assinatura Secundária: IENH Idiomas Assinatura Secundária: IENH Esportes Assinatura Secundária: Slogan Assinatura Secundária: Associação de Professores e Funcionários - APF Assinatura Secundária: Associação de Pais e Professores - APP Unidade Pindorama Assinatura Secundária: Associação de Pais e Professores - APP Unidade Oswaldo Cruz Assinatura Secundária: Associação de Pais e Professores - APP Unidade Fundação Evangélica - 31

3 2.15 Assinatura Secundária: Grêmio Estudantil Pindorama - GEPI Assinatura Secundária: Grêmio Estudantil Oswaldo Cruz - GEOC Assinatura Secundária: Grêmio Estudantil Castro Alves - GECA Assinatura Secundária: Núcleo de Assessoria e Desenvolvimento Empresarial - NADE Assinatura Secundária: Diretório Acadêmico Assinatura Secundária: Relações Institucionais Assinatura Secundária: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA Cabeç alhos Cabeçalho Geral IENH Cabeçalhos: Unidade Pindorama Cabeçalhos: Unidade Oswaldo Cruz Cabeçalhos: Unidade Fundação Evangélica Cabeçalhos: Centro de Educação Profissional - CEP Cabeçalhos: Faculdade IENH Cabeçalhos: IENH Idiomas Cabeçalhos: Relações Institucionais Cabeçalhos para Prova Cabeçalhos para Prova: Unidade Pindorama Cabeçalhos para Prova: Unidade Oswaldo Cruz Cabeçalhos para Prova: Unidade Fundação Evangélica Cabeçalhos para Prova: Centro de Educação Profissional - CEP Cabeçalhos para Prova: Faculdade IENH Cabeçalhos para Prova: IENH Idiomas Material de Expediente Cartão de Visita Folha A4 Timbrada Envelope Ofício Envelope Saco Pequeno Envelope Saco Grande Selo Adesivo Cartão RP Formulário de Fax Nota Fiscal Recibo N 1-65

4 4.11 Recibo N Pastas Padrão de Folha para Word/ Excel Assinatura de s Papel de Carta para Placas de Sinalização Crachás Identidade Estudantil Bloco de Notas Certificado Aplicaç ã o da Logomarca Uniformes Veículos Banners Faixas - 80

5 A Direção da IENH, juntamente com sua Equipe de Marketing, apresentam o Manual de Identidade Visual IENH. É um material destinado aos colegas, coordenadores, funcionários, professores, alunos, pais, empresas parceiras e fornecedoras, veículos de comunicação e todos aqueles que possuem vínculo com a Instituição. O Manual da Marca IENH tem como objetivo uniformizar, e consequentemente, consolidar a identidade visual da Instituição. Assim, a IENH terá a padronização de sua marca perante seus públicos de interesse. Neste manual, você encontrará as especificações para a aplicação da logomarca da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo - IENH. Pedimos que os padrões aqui estabelecidos sejam utilizados por todos aqueles que visam consolidar a marca IENH. Sendo assim, cabe a cada setor da IENH, atualizar os materiais de acordo com os padrões aqui estabelecidos. O Manual de Identidade Visual será atualizado anualmente e estará disponível no site da Instituição ( Dúvidas sobre as aplicações podem ser esclarecidas junto à Assessoria de Comunicação e Marketing da IENH.

6 Esta é a versão principal da marca IENH e deve ser utilizada em todos os materiais publicitários, material eletrônico e papelaria interna, onde a exibição da marca tenha até dez centímetros de comprimento. Ela apresenta efeito bidimensional e requer impressão em duas cores. A versão principal só poderá ser substituída caso o método de impressão, material, dimensões ou qualquer outra restrição possa vir a impedir o atendimento dessas especificações, e para tanto, as marcas e assinaturas secundárias constam a seguir.

7 A logomarca IENH é composta pela Rosa de Lutero, pelo lettering e por uma linha divisória que separa a marca IENH dos nomes das Unidades ou das suas assinaturas secundárias.

8 A identidade visual IENH é integrada pelas cores padrão que compõe a marca e suas versões. Abaixo estão representados padrões cromáticos em três escalas distintas. Para impressões off-set e serigrafia estão indicados os padrões CMYK e PANTONE. Para mídias digitais (vídeo e web) são utilizados os padrões RGB.

9 O uso do alfabeto padrão reforça a identidade visual IENH. Para as informações do lettering, utiliza-se a fonte TERMINATOR. Para os cabeçalhos utiliza-se a fonte SWIS721 BT. Para o slogan Formando novos líderes para o mundo. utilizase a fonte BELLGOTHIC BLK BT.

10 A versão monocromática será utilizada em aplicações de custo reduzido e outras aplicações que necessitem o uso de apenas uma cor. Neste caso, são duas versões monocromáticas possíveis. Uma em preto, mais adequada para anúncios em jornais e outra; em 30% preto, mais indicada para uso em fundos com tons escuros.

11 A aplicação da marca em fundo colorido serve como referência para impressão em mídias que utilizem quatro cores. A marca IENH pode ser aplicada normalmente em qualquer cor de fundo desde que não hajam alterações na mesma.

12 A aplicação da marca em fundo fotográfico ou escuro deve ser feito com a colocação de um escudo retangular com 20% de transparência e 30 pontos de arredondamento nas extremidades. Para a versão em preto, existe ainda a possibilidade da utilização de uma versão monocromática, conforme citado anteriormente.

13 A área de não-interferência consiste na delimitação de um espaço nas margens da logomarca onde não se pode haver qualquer texto ou elemento gráfico, para que se mantenha uma boa clareza e entendimento da mesma. Enfatiza-se o uso dessa norma geralmente em peças publicitárias.

14 A redução máxima tem a função de indicar o limite de tamanho mínimo para a exibição da marca, em quaisquer tipo de mídia, para que não haja ilegibilidade. A marca da IENH pode ser reduzida proporcionalmente em até três centímetros de largura na versão horizontal. A mesma medida deve ser aplicada no caso de utilização de versões verticais. Obs: A redução ou ampliação da marca deve ser realizada em um dos cantos, para que não haja distorção da logomarca.

15 A malha construtiva tem como objetivo a orientação para uma perfeita reprodução manual das assinaturas visuais da marca. Considera-se aqui cada módulo uma unidade fundamental da construção, com valor de 1 x 1 cm

16 Esta é a versão oficial da Marca IENH para grandes formatos, e, por consequência, é dirigido a mídias de impressão, tais como outdoor, front light, banner, adesivação em frota e mídias do tipo. A marca em formato maior foi criada a fim de evitar que, em grandes visualizações, a assinatura das escolas fique com destaque em detrimento da marca IENH.

17 A seguir apresentaremos as possíveis versões para utilização da marca IENH. A versão principal deverá ser utilizada em todos os materiais referentes à Instituição. Exemplos: materiais de expediente, materiais promocionais, anúncios, publicidade em geral... As versões secundárias apresentam variações do uso da logomarca. Apresentaremos as logomarcas específicas para cada Unidade de Ensino e para as associações vinculadas à Instituição. Ressaltamos a importância da utilização da versão principal para a maioria dos materiais produzidos. As versões secundárias devem ser utilizadas unicamente para casos específicos.

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39 A seguir apresentaremos os cabeçalhos padrões para trabalhos, ofícios, avisos, bilhetes e demais documentos de acordo com os níveis de ensino das Unidades. O cabeçalho geral deverá ser utilizado nos materiais que não sejam específicos de cada Unidade de Ensino. Após, serão apresentados os cabeçalhos específicos para provas. Neles constam todos os dados necessários para identificação dos alunos. Obs: A redução e ampliação do cabeçalho deve ser realizada em um dos cantos, para que não haja distorção da logomarca.

40

41

42

43

44

45 Instituição Evangélica de Novo Hamburgo Faculdade IENH Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Instituição Evangélica de Novo Hamburgo Faculdade IENH Pós-Graduação lato sensu Instituição credenciada

46

47

48

49

50

51

52

53 Instituição Evangélica de Novo Hamburgo Faculdade IENH Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

54

55 A padronização dos materiais de expediente da IENH é de grande importância para o fortalecimento da marca perante os públicos de interesse. Sendo assim, as especificações apresentadas neste capítulo devem ser aplicadas conforme o indicado para que se obtenha credibilidade e fortaleça a imagem da Instituição, através dos materiais produzidos.

56 Este cartão de visita deve ser utilizado exclusivamente por professores e funcionários da IENH no momento em que estiverem representando a Instituição.

57

58

59

60

61 O selo adesivo deve ser utilizado para selar correspondências emitidas pela IENH e para identificar demais materiais da Instituição.

62

63

64

65

66

67 As pastas devem seguir um modelo que enfatize a marca da Instituição. Para tal, indica-se o modelo como referência.

68 Somente poderão ser utilizados os padrões secundários quando o assunto for específico de cada Unidade de Ensino. Para os demais casos, deve-se utilizar o padrão oficial que refere-se a IENH como um todo.

69 Os s enviados por professores e funcionários da IENH devem ser padronizados de acordo com o modelo apresentado (nome completo, cargo, telefone e ramal). A assinatura deve aparecer no final de cada mensagem. Atenciosamente, José da Silva Guimarães Coordenador IENH (51) ramal 001 Fanpage: Twitter: Instagram:

70

71 As placas de sinalização serão utilizadas para identificação dos ambientes internos das quatro Unidades de Ensino da IENH (Pindorama, Oswaldo Cruz, Fundação Evangélica e Igrejinha).

72 Nome Nome Completo Este material identifica o colaborador e serve como cartãoponto. Seu uso é obrigatório, pessoal e intransferível. O uso indevido, mesmo que por outra pessoa, implicará em sanções disciplinares ao colaborador. Em caso de perda ou extravio, deverá ser comunicado imediatamente ao Dpto. Pessoal, que providenciará a sua reposição com custo ao colaborador. Esta identificação deverá ser obrigatoriamente devolvida em caso de desligamento da empresa. Instituição Evangélica de Novo Hamburgo - IENH Rua Frederico Mentz, (51) ienh@ienh.com.br RG: xxxxxxxxxxxxx CPF: xxxxxxxxxxxxx Data de Admissão:xx/xx/xxxx

73

74

75

76 A seguir apresentaremos as principais maneiras de aplicação da logomarca IENH. A logomarca poderá ser utilizada somente com a Rosa de Lutero e o lettering referente a sigla IENH. Porém, essa aplicação só será possível em casos específicos, onde não haja espaço suficiente para o restante do lettering.

77 A Instituição Evangélica de Novo Hamburgo apresenta grande variedades de uniformes. Em camisetas, casacos, jaquetas e peças similares, a logomarca deve ser utilizada na frente, no lado esquerdo, com uma margem de no mínimo 11 centímetros, ou ainda em uma das mangas, conforme aplicação apresentada nos modelos abaixo. Já em bermudas e calças, serão utilizadas listras nas cores, branco e amarelo, ou o logotipo da IENH, também seguindo os exemplos abaixo. Demais aplicações relativas a vestuário em geral, deverão ter aprovação da Assessoria de Comunicação e Marketing da IENH.

78 MIV 2014

79 Em banners, a marca IENH poderá estar localizada de duas maneiras. A primeira, requer o uso da logomarca em versão horizontal e, sua disposição poderá ser no centro superior ou inferior. A segunda requer a utilização da logomarca em versão vertical e, deverá estar localizada nas laterais superior ou inferior.

80 Nas faixas, a logomarca deverá localizar-se em uma das laterais, preferencialmente na lateral direita, como assinatura final.

81

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual 2010 Sumário 1. Construção da Logomarca - 06 1.1 A Logomarca - 06 1.2 Estrutura Gráfica - 07 1.3 Padrão Cromático - 08 1.4 Alfabeto Padrão - 09 1.5 Versão Monocromática - 10

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual 1. Versão preferencial com decodificador 1.1 Versão padrão Versão de uso preferencial. Deve-se usar a logomarca na cor apresentada sobre fundo branco. No caso do fundo totalmente

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual ÍNDICE 1. MARCA Apresentação... 04 Cores Institucionais... 05 Família Tipográfi ca... 06 Construção... 07 Versões... 08 Fantasia... 09 Grayscale... 10 Uma Cor... 11 Assinaturas...

Leia mais

manual de identidade visual instituto fonte

manual de identidade visual instituto fonte manual de identidade visual instituto fonte por quê um manual de identidade visual é importante para o instituto fonte? Por uma razão de sentido. Faz sentido para nós conseguir comunicar, em um conjunto

Leia mais

Manual pra quê? O que move uma marca? Ela é movida pela CONFIANÇA E PERCEPÇÃO DE VALOR POR SEUS CONSUMIDORES.

Manual pra quê? O que move uma marca? Ela é movida pela CONFIANÇA E PERCEPÇÃO DE VALOR POR SEUS CONSUMIDORES. Manual pra quê? O que move uma marca? Ela é movida pela CONFIANÇA E PERCEPÇÃO DE VALOR POR SEUS CONSUMIDORES. E a marca HEAVYLOAD transmite essa confiança e, também, cria essa percepção! Em cada momento

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Apresentação A Direção da IENH, juntamente com sua Equipe de Comunicação e Marketing, apresentam o Manual de Identidade Visual IENH, que tem como objetivo uniformizar e, consequentemente,

Leia mais

Manual de Identidade Visual Cotrijuc

Manual de Identidade Visual Cotrijuc Manual de Identidade Visual Cotrijuc Índice Padrão cromático Monocromia Negativo e Positivo Tons de cinza PB Malha Construtiva Dimensionamentos Limite de redução Aplicações sobre fundos Margem de segurança

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual 5 Apresentação da Marca A marca completa, com slogan, deve ser a versão utilizada preferencialmente. Já a versão marca simplificada, sem o slogan, só será utilizada quando não

Leia mais

Manual de Uso e Aplicação da Marca do Centro Universitário Newton Paiva

Manual de Uso e Aplicação da Marca do Centro Universitário Newton Paiva Manual de Uso e Aplicação da Marca do Centro Universitário Newton Paiva O Manual de Utilização da Logomarca do Centro Universitário Newton Paiva tem o objetivo de cuidar do maior cartão de visitas de uma

Leia mais

Curso Relações Públicas. Material de Apoio. Manual de Identidade Visual. Produção Gráfica II UNISA

Curso Relações Públicas. Material de Apoio. Manual de Identidade Visual. Produção Gráfica II UNISA Curso Relações Públicas Material de Apoio Manual de Identidade Visual Produção Gráfica II UNISA 1 Identidade visual é o conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada,

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Objetivos Este manual estabelece as formas de comunicação e aplicação da marca Balada Segura para aumentar o seu reconhecimento e consistência para o público. A aplicação das

Leia mais

seguros IASA manual de identidade visual

seguros IASA manual de identidade visual manual de identidade visual Sumário A marca Sobre a Marca... 03 Assinaturas da Marca... 04 Versões da Marca... 05 Padrão Cromático... 06 Mallha Construtiva... 07 Limite de Redução... 08 Área de Proteção...

Leia mais

MANUAL. de Identidade Visual

MANUAL. de Identidade Visual MANUAL de Identidade Visual ÍNDICE APRESENTAÇÃO 1 ELEMENTOS Gráficos Logomarca...04 Malha Construtiva e Arejamento...05 Escala de Cores...06 USO da Marca 2 3 Material de Divulgação Institucional...08 Material

Leia mais

Manual de utilização do selo

Manual de utilização do selo Manual de utilização do selo Introdução O manual do selo Empresa Parceira da Saúde tem a função de ordenar e padronizar o signo que distingue e diferencia a parceira, compreendendo padrões e regras de

Leia mais

A Identidade Visual de uma empresa é um de seus principais patrimônios.

A Identidade Visual de uma empresa é um de seus principais patrimônios. Apresentação A Identidade Visual de uma empresa é um de seus principais patrimônios. É por meio dela que uma instituição apresenta, seus valores, sua filosofia, sua postura profis-sional, torna-se visível

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual ÍNDICE 1. Marca 1.1 Apresentação 1.2 Versões de assinatura 1.2.1 Recomendações 1.3 Negativo e positivo 1.4 Escala de cinza 1.5 Versão não cromia 1.6 Área de proteção 1.7 Redução

Leia mais

I n s t i t u t o A l a i r M a r t i n s

I n s t i t u t o A l a i r M a r t i n s Guia de logomarca e identidade visual Guia de logomarca e identidade visual Guia de logomarca e identidade visual Sumário 1 - Logomarca...3 1.1 - Apresentação...4 1.2 - Elementos da logomarca...5 1.3 -

Leia mais

Manual de Identidade Visual. Universidade Federal de Santa Maria Santa Maria - RS

Manual de Identidade Visual. Universidade Federal de Santa Maria Santa Maria - RS Manual de Identidade Visual Faculdade de Informática Santa Maria - RS Sumário Sumário I Memorial descritivo... 04 1. A Marca Apresentação da marca... Padrão cromático... Padrão tipográfico... Marca em

Leia mais

Manual de Aplicação da Marca do BRB

Manual de Aplicação da Marca do BRB Manual de Aplicação da Marca do BRB Banco de Brasília Superintendência de Marketing Dezembro de 2011 Redução Para garantir que a marca do BRB esteja sempre legível e não apresente ruídos, foi estabelecido

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual 02 ÍNDICE Introdução Elementos Básicos Logotipo 2. Slogan 3. Logomarca 4. Aplicações 5. Aplicações não aceitáveis 6. Versão Horizontal 7. Limites 8. Redução 9. Alfabeto Padrão

Leia mais

Enap. Manual de uso da marca

Enap. Manual de uso da marca Manual de uso da marca O símbolo transmite seriedade, objetividade e contemporaneidade compatíveis com a instituição e também continuidade em relação ao sinal de identificação anteriormente usado. O desenho

Leia mais

TRANSBRASILEIRO CARGAS & MUDANÇAS

TRANSBRASILEIRO CARGAS & MUDANÇAS Manual de Identidade Visual INTRODUÇÃO AO MANUAL Respeitar às orientações deste manual significa respeitar a imagem da empresa, dentro e fora de sua corporação, e mostra como é importante a apresentação

Leia mais

MANUAL. de Identidade Visual FACULDADE DE INFORMÁTICA DE PRESIDENTE PRUDENTE

MANUAL. de Identidade Visual FACULDADE DE INFORMÁTICA DE PRESIDENTE PRUDENTE MANUAL de Identidade Visual ÍNDICE APRESENTAÇÃO 1 ELEMENTOS Gráficos Marca...04 Malha Construtiva e Arejamento...05 Escala de Cores...06 USO da Marca 2 3 Material de Divulgação Promocional...07 Aplicação

Leia mais

Manual de Utilização da Marca. Software for Business Excellence

Manual de Utilização da Marca. Software for Business Excellence Manual de Utilização da Marca INTRODUÇÃO O presente manual, conta com as normas e regras estabelecidas pela SoftExpert Software S.A, para a utilização de sua marca SoftExpert - Software for Business Excelence,

Leia mais

Manual de Identidade Visual. FACEPE Manual de Identidade Visual 1

Manual de Identidade Visual. FACEPE Manual de Identidade Visual 1 Manual de Identidade Visual FACEPE Manual de Identidade Visual 1 1. MARCA Apresentação Aplicação Cores Institucionais Família Tipográfica Reprodução da Marca Usos Incorretos Redução Área de Respiro Aplicação

Leia mais

Aplicações da Logomarca Logomarca Preferencial - Assinatura Horizontal - Secretaria Logomarca Preferencial - Assinatura Vertical - Secretaria

Aplicações da Logomarca Logomarca Preferencial - Assinatura Horizontal - Secretaria Logomarca Preferencial - Assinatura Vertical - Secretaria Índice 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Apresentação A logomarca da Prefeitura de Palmas Proporções e medições Zona de exclusão Redução mínima Variantes de cor Cores

Leia mais

Manual de Padronização

Manual de Padronização Manual de Padronização das Marcas EBC e seus veículos Novembro de 2013 1. Marca da EBC 4 1.1 Reduções mínimas 5 1.2 Aplicações da marca 6 1.3 Tipografia 7 1.4 Cor da marca 8 1.5 Usos Indevidos 9 2. Marca

Leia mais

Código de Identidade Visual

Código de Identidade Visual Manual da Marca Apresentação O manual da marca Academia da Saúde tem a função de ordenar e padronizar o signo que distingue e diferencia o Programa, compreendendo os padrões e as regras de aplicação da

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Sumário 1. Introdução 1.1. Apresentação...4 1.2. Ficha Técnica...4 2.1.1. Logotipo Padrão...5 2.1.1.1. Versão Comercial e Institucional, com e sem slogan...6 2.1.1.2. Versão

Leia mais

2013: Ano da Contabilidade no Brasil. Manual de aplicação da marca

2013: Ano da Contabilidade no Brasil. Manual de aplicação da marca Apresentação A profissão contábil é um ofício antigo, que evoluiu e continua evoluindo, mas a sociedade não tem consciência dessa visão histórica, nem mesmo da importância dessa profissão para os dias

Leia mais

Manual de uso da marca Revisão: 01 - Janeiro/2011. Este Manual é a primeira publicação disponibilizada para o uso da Marca Marajó

Manual de uso da marca Revisão: 01 - Janeiro/2011. Este Manual é a primeira publicação disponibilizada para o uso da Marca Marajó Manual de uso da marca Revisão: 01 - Janeiro/2011 Este Manual é a primeira publicação disponibilizada para o uso da Marca Marajó 2 Índice 1. Apresentação... 3 2. Missão, Visão e Princípios e Valores...

Leia mais

embria Manual de identidade visual Normas e padrões de utilização

embria Manual de identidade visual Normas e padrões de utilização emia Manual de identidade visual Normas e padrões de utilização Índice 01 Navegue: Pag. 2 - A marca Pag. 3 - Utilizações incorretas da marca Pag. 4 - Reserva de integridade Pag. 5 - Versão quadricromia,

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL SUMÁRIO Introdução. 3 Símbolo. 4 Assinatura. 5 Malha Construtiva. 6 Padrão Tipográfico. 7 Cores. 8 Negativo e Positivo. 9 Aplicações Monocromáticas. 10 Redução. 11 Área de Proteção.

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL ÍNDICE 1. MARCA Definições de Interesse... 03 Conceito... 04 Desenho... 06 Cores... 07 Tipografia... 08 Uso Incorreto da Marca... 09 Redução da Marca... 10 Versões Monocromáticas...

Leia mais

Identidade Visual Condor Equipamentos Industriais/2014 Produtos Oxicombustíveis

Identidade Visual Condor Equipamentos Industriais/2014 Produtos Oxicombustíveis Guia de Identidade Visual Condor Equipamentos Industriais/2014 Linha Compl eta em Produtos Ox icombustívei s PRODUTOS PARA CORT E E SOLDA ESAB Grou p EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS LTDA Este manual traz as orientações

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Marca Sumário 1. Apresentação 03 2. Uso do Manual 04 3. Componentes do Design 05 4. Logomarca 06 5. Assinatura 09 6. Área de Proteção 10 7. Alinhamento 11 8. Grade de Construção 12 9. Tipologia

Leia mais

Manual UnivFumec.qxd 29/10/2004 16:49 Page 1

Manual UnivFumec.qxd 29/10/2004 16:49 Page 1 Manual UnivFumec.qxd 29/10/2004 16:49 Page 1 1 Manual UnivFumec.qxd 29/10/2004 16:49 Page 2 MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL UNIVERSIDADE F U M E C 2 Manual UnivFumec.qxd 29/10/2004 16:49 Page 3 O maior patrimônio

Leia mais

Manual de Identidade Visual. Agência LaPP

Manual de Identidade Visual. Agência LaPP Manual de Identidade Visual Agência LaPP Sumário Sumário 12 Memorial Descritivo 03 1. A Marca 04 3. Aplicações 16 1.1 Apresentação da marca...05 1.2 Padrão cromático... 06 1.3 Padrão tipográfico... 08

Leia mais

Manual UNIPAC. de identidade visual. www.unipac.br. Normas e padrões de utilização

Manual UNIPAC. de identidade visual. www.unipac.br. Normas e padrões de utilização Manual de identidade visual Normas e padrões de utilização www.unipac.br apresentação A Universidade Presidente Antônio Carlos vem, através deste documento, apresentar e consolidar um dos bens mais valiosos

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Apresentação A marca é o maior patrimônio de uma empresa. Nela estão depositadas toda sua força e história. A forma como você escreve essa marca, acrescentando características

Leia mais

MANUAL APLICAÇÃO LOGOTIPO LINTEC

MANUAL APLICAÇÃO LOGOTIPO LINTEC SUMÁRIO INTRODUÇÃO 03 APRESENTAÇÃO 04 VERSÃO INSTITUCIONAL 05 VERSÃO VERTICAL E HORIZONTAL 06 PRETO E BRANCO 07 PADRÕES CROMÁTICOS 08 MALHA CONSTRUTIVA 09 ÁREA DE PROTEÇÃO 10 REDUÇÃO MÁXIMA 11 APLICAÇÕES

Leia mais

Manual de Uso da Marca ISTA Janeiro 2008

Manual de Uso da Marca ISTA Janeiro 2008 Janeiro 2008 Índice 1. Apresentação 2. Logotipo ISTA Versão Policromia 3. Logotipo ISTA Versão Pantone sobre papel fosco 4. Logotipo ISTA Versão Pantone sobre papel brilhante 5. Logotipo ISTA Versão Monocromática

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Confiabilidade Confiabilidade será nossa palavra-chave: todas as nossas ações serão no sentido de conquistar o reconhecimento da OniSat como uma grande empresa na área de rastreamento.

Leia mais

THE BRAND GUIDE BOOKLET

THE BRAND GUIDE BOOKLET THE BRAND GUIDE BOOKLET APRESENTAÇÃO 1ª Edição Março de 2015 A experiência de uma pedalada perfeita só pode ser intensificada por uma bicicleta perfeita. Audax foi criada por almas aventureiras que entendem

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Í n d i c e Apresentação........................................................................................ Uso do Manual.....................................................................................

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Introdução A logomarca Rio+20 - Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - e o material de campanha foram desenhados pela Graphic Design Unit, nas Nações

Leia mais

ARII. Manual de Identidade Visual

ARII. Manual de Identidade Visual ARII Manual de Identidade Visual ARII Assessor Prof. Naziano Filizola Jornalista responsável: Aldinéa de Paula Redação: Aldinéa de Paula e Analy Bertazzo Ramos. Projeto Gráfico e edição: Analy Bertazzo

Leia mais

Manual de Identidade Visual da Marca Fiat

Manual de Identidade Visual da Marca Fiat Manual de Identidade Visual da Marca Fiat Conceito A construção de um logo...é Em última instância o reflexo da integração da empresa que simboliza. Seu efeito depende consideravelmente da sua exposição

Leia mais

Manual de Identidade Visual PRODUTOS PARA CORTE E SOLDA

Manual de Identidade Visual PRODUTOS PARA CORTE E SOLDA Manual de Identidade Visual 2011 ÍNDICE MARCA... 3 Logotipo...3 Cores...4 Aplicações...4 Dimensões...5 Usos Indevidos...5 PAPELARIA...6 Cartões de Visita...6 Envelope...6 Papel Timbrado...6 Capa de CD

Leia mais

Apresentação 3. Conceitos Básicos 4. Conceito da Marca 6

Apresentação 3. Conceitos Básicos 4. Conceito da Marca 6 Sumário Apresentação 3 Conceitos Básicos 4 O Clube 5 Conceito da Marca 6 Versões da Marca Assinatura Principal 7 Assinatura Secundária 8 Escala de Cinza 9 Colorida 9 Preto e Branco positivo 9 Preto e Branco

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 1 MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA O conjunto marca/logotipo é o elemento gráfico e visual pelo qual somos reconhecidos nos diversos meios em que atuamos. As suas formas foram concebidas

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL. Versão 04 - publicado em 12/junho/2013.

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL. Versão 04 - publicado em 12/junho/2013. MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Versão 04 - publicado em 12/junho/2013. Marca Introdução A marca da nossa empresa tem vida: ela reflete nossos valores, cultura e imagem. Por isso, o respeito na aplicação da

Leia mais

Uso correto da Marca ONS. versão 1.0 dezembro 2012

Uso correto da Marca ONS. versão 1.0 dezembro 2012 Uso correto da Marca ONS versão 1.0 dezembro 2012 O ONS desempenha com eficiência e eficácia seu papel no setor elétrico. A Marca ONS identifica e representa a organização e todos que a formam. Este documento

Leia mais

Manual de Uso da Marca da Faculdade Sumaré. Marketing - Fevereiro de 2012

Manual de Uso da Marca da Faculdade Sumaré. Marketing - Fevereiro de 2012 Manual de Uso da Marca da Faculdade Sumaré Marketing - Fevereiro de 2012 A PROPOSTA Com o passar do tempo, as empresas conquistam espaço no mercado em que atuam e tornam-se mais conhecidas e respeitadas.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA REITORIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA REITORIA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA REITORIA RESOLUÇÃO N o 04/2011 DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO. Regulamenta a utilização e aplicação da Marca UFU. O CONSELHO

Leia mais

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA FAPERJ

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA FAPERJ MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA FAPERJ ÍNDICE A marca FAPERJ 01 Malha de construção geométrica 02 Cor institucional 03 Cores monocromáticas 04 Versão preto e branco/negativo 05 Fonte tipográfica padrão 06

Leia mais

Manual de Identidade Visual. Laboratório de Experimentação Remota INE/CTC/UFSC

Manual de Identidade Visual. Laboratório de Experimentação Remota INE/CTC/UFSC Manual de Identidade Visual Laboratório de Experimentação Remota INE/CTC/UFSC 14 de maio de 2002 Este manual foi criado e desenvolvido por Guilherme Corrêa Meyer guilhermecmeyer@hotmail.com - 9121 9171

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual S Ã O C A R L O S ELEMENTOS INSTITUCIONAIS A Marca............................... 03 Limite de Redução........................ 03 Padrão Cromático......................... 04

Leia mais

Universidade Federal da Integração Latino-Americana SECOM UNILA. Secretaria de Comunicação Social. Unile-se

Universidade Federal da Integração Latino-Americana SECOM UNILA. Secretaria de Comunicação Social. Unile-se Universidade Federal da Integração Latino-Americana SECOM UNILA Secretaria de Comunicação Social Unile-se Unile-se A Secretaria de Comunicação Social (Secom, para os chegados ) apresenta uma breve cartilha

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL DO FUNTTEL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL DO FUNTTEL 1 MARCA APRESENTAÇÃO CONHECENDO O LOGO Com o objetivo de unificar os padrões de comunicação visual e normatizar o uso da marca, foi criada a marca do FUNTTEL. O logo pode ser aplicado em duas versões:

Leia mais

MANUAL DE USO E APLICAÇÃO DA MARCA

MANUAL DE USO E APLICAÇÃO DA MARCA MANUAL DE USO E APLICAÇÃO DA MARCA ÍNDICE 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 APRESENTAÇÃO DEFESA DA MARCA FAMÍLIA TIPOGRÁFICA PADRÃO CROMÁTICO APLICAÇÕES E VERSÕES LIMITES DE REDUÇÃO

Leia mais

Manual de identidade visual

Manual de identidade visual Manual de identidade visual apresentação....................................3 Versões horizontal e vertical........................4 grid de construção................................5 Cores institucionais...............................6

Leia mais

MANUAL DE APLICAÇÃO DE MARCA

MANUAL DE APLICAÇÃO DE MARCA MANUAL DE APLICAÇÃO DE MARCA Este manual foi desenvolvido através de estudos e pesquisas visando orientar de forma coerente e objetiva a correta utilização da Marca USE. Você verá, detalhadamente, todos

Leia mais

A marca de uma empresa é construída ao longo de sua existência e inclui seu nome, sua logomarca e identidade visual, suas peças de comunicação, seu

A marca de uma empresa é construída ao longo de sua existência e inclui seu nome, sua logomarca e identidade visual, suas peças de comunicação, seu A marca de uma empresa é construída ao longo de sua existência e inclui seu nome, sua logomarca e identidade visual, suas peças de comunicação, seu relacionamento com todos os públicos de interesse, seus

Leia mais

ANEXO II MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

ANEXO II MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL ANEXO II MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 1.1. Símbolo O símbolo Infraero é um importante elemento da identidade visual da empresa, contribuindo para transmitir os atributos de sua imagem. O deseno do símbolo

Leia mais

A marca. Versão beta 28 / 04/ 2010

A marca. Versão beta 28 / 04/ 2010 A marca O símbolo transmite brasilidade e a fluidez da Eletrobras, além de representar a evolução constante e o movimento contínuo e dinâmico da empresa rumo ao futuro. Em suas cores, temos o azul, representando

Leia mais

Sobre o portal. Tráfego. Possibilidades de cooperação

Sobre o portal. Tráfego. Possibilidades de cooperação Sobre o portal Tráfego O Estheticon oferece informações abrangentes sobre medicina estética. Ele foi desenvolvido como um portal educacional, permitindo que os pacientes encontrem detalhes de médicos e

Leia mais

Manual de Identidade Visual. Normas e padrões de utilização

Manual de Identidade Visual. Normas e padrões de utilização Manual de Identidade Visual Normas e padrões de utilização Institucional Assinatura institucional DEFINIÇÃO A logomarca é a assinatura institucional da Venax. REGRAS DE USO É a principal assinatura da

Leia mais

Versão 1. Versão 2. Tipos de aplicação da marca

Versão 1. Versão 2. Tipos de aplicação da marca Aplicações Tipos de aplicação da marca 01 São aceitas duas aplicações, horizontal e vertical, com redução proporcional do letreiro em relação ao desenho no segundo caso. Versão 1 Versão 2 Versão para aplicação

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL CORPORATIVA

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL CORPORATIVA MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL CORPORATIVA Índice 1. Introdução... Pág. 3 2. A Marca Atacadão Guarujá... Pág. 3 3. Logotipo... Pág. 4 4. Símbolo... Pág. 5 5. Utilização das Figuras Corporativas... Pág. 6

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA MARCA

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA MARCA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA MARCA APRESENTAÇÃO E JUSTIFICATIVA A identidade visual é um importante instrumento para a construção e consolidação da imagem de uma instituição perante o público. É através dela

Leia mais

RENOVAÇÃO DA MARCA. Manual Expresso

RENOVAÇÃO DA MARCA. Manual Expresso RENOVAÇÃO DA MARCA Manual Expresso Índice Introdução Conhecendo a Marca 03 Registros Históricos 04 Estudo de Caso Evolução da Marca 05 Apresentação do Novo Escudo 06 Regras de aplicação 07 Usos indevidos

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL FEV 2013

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL FEV 2013 MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL FEV 2013 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO MARCA: APLICAÇÃO MARCA: VARIAÇÕES DE COR MARCAS: MATERIAIS PROMOCIONAIS MARCAS: MUSEU E GOVERNO DO ESTADO DIVULGAÇÃO: PADRONIZAÇÕES DIVULGAÇÃO:

Leia mais

REGULAMENTO CONCURSO DE IDEIAS PARA LOGÓTIPO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU

REGULAMENTO CONCURSO DE IDEIAS PARA LOGÓTIPO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU REGULAMENTO CONCURSO DE IDEIAS PARA LOGÓTIPO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU 1. Promotor O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) leva a efeito o concurso de ideias para apresentação de propostas de renovação

Leia mais

Manual de Aplicação de Marca. Distribuidora de Filmes S/A - RioFilme

Manual de Aplicação de Marca. Distribuidora de Filmes S/A - RioFilme Manual de Aplicação de Marca Distribuidora de Filmes S/A - RioFilme INSERÇÃO E APROVAÇÃO DA MARCA A marca da RioFilme consta obrigatoriamente em todo material de qualquer projeto apoiado, incentivado ou

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual sumário Manual de Identidade Visual EBSERH Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares 3 a marca 4 malha construtiva 5 cores institucionais 6 aplicações em fundo colorido 7

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Versão 1.2 janeiro 2010 Apresentação Todos nós possuímos uma assinatura. Ela é o nosso cartão de visitas e nos distingue no meio em que vivemos, estabelecendo um padrão de identidade

Leia mais

CONJUNTO GRÁFICO. A marca do Governo do Estado foi criada com tipologias, cores. e leiaute que traduzem os valores e objetivos da nova gestão.

CONJUNTO GRÁFICO. A marca do Governo do Estado foi criada com tipologias, cores. e leiaute que traduzem os valores e objetivos da nova gestão. A marca do Governo do Estado foi criada com tipologias, cores e leiaute que traduzem os valores e objetivos da nova gestão. Ela combina elementos gráficos que simbolizam austeridade e leveza, força e sensibilidade,

Leia mais

MANUAL MANUAL DE USO DA MARCA SELO SOLAR

MANUAL MANUAL DE USO DA MARCA SELO SOLAR MANUAL MANUAL DE USO DA MARCA SELO SOLAR ÍNDICE 01. Uso do Manual 02. Construção da marca 03. Área de proteção 04. Dimensão minima 05. Especificações Cromáticas 06. Uso em monocromia 07. Tipografia 08.

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Logomarca da CBC / Logo de Formação de Atletas Comunicação & Marketing Índice 1 Logomarca da CBC 1.1 Elementos da Logomarca 1.2 Significado 1.3 A Marca 1.4 Variantes de cor

Leia mais

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio Fundap Fundação do Desenvolvimento Administrativo Programa de Estágio Programa de Estágio Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio Plano de Estágio Julho de 2008 SABE - Sistema

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL ÍNDICE 1. MARCA Conceito... 3 Desenho da Marca... 4 Cores Institucionais... 5 Família Tipográfica... 6 Reprodução da Marca... 7 Usos Incorretos... 8 Redução Máxima da Marca...

Leia mais

Manual de Identidade Visual. Uso e aplicação do logotipo

Manual de Identidade Visual. Uso e aplicação do logotipo Manual de Identidade Visual Uso e aplicação do logotipo 2 Apresentação O Manual de Identidade Visual da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo, FapUnifesp, é um documento técnico, elaborado

Leia mais

Atualização: JULHO/2011

Atualização: JULHO/2011 Uso do logo Teuto Pfizer Este material também é conhecido por manual da marca Teuto Pfizer. Ele é destinado a profissionais de comunicação, agências de publicidade, fornecedores e usuários em geral que

Leia mais

SUMÁRIO. Apresentação... 03. O Manual... 04. Elementos básicos da Identidade Visual... 05. Marca... 06

SUMÁRIO. Apresentação... 03. O Manual... 04. Elementos básicos da Identidade Visual... 05. Marca... 06 SUMÁRIO Apresentação... 03 O Manual... 04 Elementos básicos da Identidade Visual... 05 Marca... 06 Versões da marca / Versão sólida com assinatura - preferencial... 07 Versões da marca / Versão sólida

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

Apresentação. Identidade Visual

Apresentação. Identidade Visual Apresentação Identidade Visual É o conjunto de elementos gráficos que compõem o universo da marca. Neste manual, apresentamos regras e orientações para utilizá-los de maneira coerente e consistente, transmitindo

Leia mais

Guia de Uso DAMARCA V1.0 - Maio. 2011

Guia de Uso DAMARCA V1.0 - Maio. 2011 Guia de Uso DAMARCA V1.0 - Maio. 2011 Apresentação 3 Elementos da marca 4 Versões de uso preferencial 5 Cores 6 Aplicação em substrato metalizado 7 Versão degradê 8 Versões em P&B 9 Área de não interferência

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL INTRODUÇÃO A marca de uma empresa é seu símbolo mais importante. Através dela o público reconhece a presença da empresa, suas conquistas, sua tradição e seus ideais. Ela nos

Leia mais

Manual de Identidade Visual Golin Módulo II Guia Rápido de Utilização do Logotipo / Meios Digitais. Manual de Identidade Visual junho 2010

Manual de Identidade Visual Golin Módulo II Guia Rápido de Utilização do Logotipo / Meios Digitais. Manual de Identidade Visual junho 2010 1 Manual de Identidade Visual Golin Módulo II Guia Rápido de Utilização do Logotipo / Meios Digitais Manual de Identidade Visual junho 2010 Sumário 2 A marca 3 Introdução 4 Comunicação através de Símbolos

Leia mais

Manual de Identidade Visual Diretrizes de uso e gestão da marca

Manual de Identidade Visual Diretrizes de uso e gestão da marca Manual de Identidade Visual Diretrizes de uso e gestão da marca Manual de Identidade Visual - 1 Um projeto de identidade visual tem o propósito de desenvolver a marca e os elementos gráficos que constituem

Leia mais

M A N U A L D E I D E N T I D A D E V I S U A L

M A N U A L D E I D E N T I D A D E V I S U A L M A N U A L D E I D E N T I D A D E V I S U A L Í N D I C E 1. MARCA Apresentação Cores Institucionais Família Tipográfica Reprodução da Marca Usos Incorretos Redução da Marca Arejamento da Marca Versões

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO PORTARIA Nº 97 DE 22 DE OUTUBRO DE 2008

ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO PORTARIA Nº 97 DE 22 DE OUTUBRO DE 2008 Manual da Marca ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO PORTARIA Nº 97 DE 22 DE OUTUBRO DE 2008 O DIRETOR-GERAL DA ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO, no uso das atribuições que lhe

Leia mais

A ETIAM Etiquetadora Amaral Ltda. pretende através deste documento, consolidar o bem mais valioso que uma instituição pode ter: sua marca.

A ETIAM Etiquetadora Amaral Ltda. pretende através deste documento, consolidar o bem mais valioso que uma instituição pode ter: sua marca. INTRODUÇÃO Ter uma identidade visual, que passe uma mensagem de qualidade e segurança aos clientes é fundamental para o sucesso da empresa. A identidade visual é a imagem ou, em outras palavras, a roupa

Leia mais

Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização

Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização Sumário 1. Configurações Iniciais...2 1.1. Configurando o Menu Personalizado...2 1.2. Configurando os Widgets...3 2. Localize o nome de

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Um Manual de Identidade Visual apresenta diretrizes e orientações que visam consolidar o padrão visual da RGB do Brasil no sentido de assegurar consistência e uniformidade nos

Leia mais

DECRETO Nº. 970/2013

DECRETO Nº. 970/2013 PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARAPARI ESTADO DO ESPIRITO SANTO GABINETE DO PREFEITO DECRETO Nº. 970/2013 DISPÕE SOBRE APROVAÇÃO DO MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL E APLICAÇÃO DA MARCA DO GOVERNO MUNICIPAL DE GUARAPARI

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual IMPORTANTE Na impossibilidade de resolver de antemão todos os possíveis problemas relativos ao universo de aplicações da marca Golfran, cabe a este manual fornecer o máximo

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Os símbolos são usados pela humanidade desde o início dos tempos como representações que fortalecem a comunicação ao despertar emoções. Entre esses, encontram-se as marcas.

Leia mais

manual de identidade visual

manual de identidade visual manual de identidade visual manual-perpart2.indd 1 índice 02 03 Apresentação A Marca 20 Papelaria Institucional Cartão de Visita I 04 A Marca 21 Cartão de Visita II 05 Logotipo 22 Envelope Ofício 06 Símbolo

Leia mais