Relatório de Actividades e Contas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Relatório de Actividades e Contas"

Transcrição

1 Relatório de Actividades e Contas 2012 Março de 2013

2 1. Introdução O ano de 2012 constitui-se para a Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias como um ano de consolidação da sua actividade académica, de enfrentamento de uma crise económico-social com reflexo nas actividades formativas, e no desenvolvimento de linhas de actuação baseadas nas novas tecnologias de informação e comunicação. Foi igualmente um ano em que se deram passos importantes na internacionalização da actividade da Escola, nomeadamente pela integração do Projecto FORVIDA (formação dos Enfermeiros de Angola), mas também pela atribuição da carta ERASMUS. Foi, portanto, um ano de construção, de crescimento, mas também de constatação da necessidade do alargamento constante dos objectivos institucionais em matéria de projecção social.

3 2. Eixos orientadores da actividade institucional 1 Cursos de Licenciatura e Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem Conforme planeado, desenvolveram-se as diferentes actividades inerentes ao Curso de Licenciatura em Enfermagem e às Pós-Licenciaturas de Especialização em Enfermagem. Foram admitidos 54 novos alunos para o Curso de Licenciatura em Enfermagem e 32 novos estudantes para o Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Reabilitação. Terminou o III Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria, não tendo iniciado uma outra edição por ausência de candidatos suficientes. O Sistema de Gestão da Qualidade permitiu-nos monitorizar o desenvolvimento destas actividades formativas, continuando a ser destacável a elevada satisfação e nível de aproveitamento académico dos estudantes. O ciclo de estudos concluiu o processo de acreditação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, tendo-se verificado a necessidade de ajustes no que respeita ao número e à qualificação dos docentes, processo para o qual foi estipulado um prazo de um ano (Junho de 2013). Neste mesmo contexto procedemos à alteração do Plano de Estudos, oportunamente publicado em Diário da República (Despacho n.º 10592/2012, de 6 de Agosto), o que constituiu um extraordinário desafio a todo o conjunto de colaboradores, na medida em que significou alterar uma estrutura enquanto a mesma se encontrava em funcionamento. Esta foi uma exigência da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, tendo em vista a acreditação do ciclo de estudos.

4 Estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem e do Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Reabilitação, no ano de 2012 Curso Curso de Licenciatura em Enfermagem Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Reabilitação Estudantes Candidatos 76 Matriculados no 1.º ano 54 Concluíram o curso 49 Candidatos 47 Matriculados 32 Concluíram o curso 31 2 Formação Pós-Graduada A formação Pós-Graduada desenvolveu-se no âmbito do Departamento de Formação Pós-Graduada, agora coordenado pela Professora Doutora Sandra Queiroz. Ao mesmo tempo que se criaram novas ofertas formativas, as que já se encontravam em vigor foram submetidas a uma reconfiguração em matéria de Unidades Curriculares, Créditos ECTS, docentes responsáveis e metodologia dos processos de avaliação. Este processo teve como objectivo a validação de todas as propostas formativas em sede de Conselho Técnico-Científico. Ao longo do ano 2012 levámos a cabo as seguintes formações de Pós-Graduação:

5 Estudantes dos Cursos de Pós-Graduação, no ano de 2012 Curso 3.ª Pós-Graduação em Enfermagem Pré- Hospitalar 2.ª Pós-Graduação em Enfermagem Nefrológica e Técnicas Dialíticas 2.ª Pós-Graduação em Intervenção Humanitária e Catástrofe 2.ª Pós-Graduação em Cuidados Paliativos 1ª Pós-Graduação em Enf. do Desporto 1ª Pós-Graduação em Enf. Peri-Operatória 3ª Pós-Graduação em Enf. Forense 2ª Pós-Graduação Prevenção e Tratamento de Feridas 1ª Pós-Graduação em IPS Crítica Estudantes Candidatos 11 Matriculados 10 Candidatos 13 Matriculados 8 Candidatos 8 Matriculados 7 Candidatos 22 Matriculados 21 Candidatos 22 Matriculados 16 Candidatos 21 Matriculados 21 Candidatos 19 Matriculados 18 Candidatos 18 Matriculados 16 Candidatos 57 Matriculados - 52 Total de estudantes Início do Curso Final do Curso 10 13/05/ /03/ /11/ /07/ /05/ /05/ /11/ /06/ /01/ /01/ /03/ /01/ /02/2012 Fev/ /02/2012 Jan/ /11/ e-learning Foi criada e formatada a plataforma de ensino à distância (e-learning) tendo, numa primeira fase, servido para apoiar os processos formativos dos estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Numa segunda fase, ainda durante este ano, foram criadas as primeiras propostas formativas em formato misto (b-learning), com o destaque para o Curso de Pós- Graduação em Enfermagem Nefrológica e Técnicas Dialíticas e para o Curso de Pós- Graduação em Prevenção e Tratamento de Feridas: Abordagem Enfermagética.

6 Neste mesmo sentido foi constituída uma equipa de trabalho relativamente a este forma de formação, constituída por cinco Enfermeiros exteriores à Instituição, sob coordenação do Departamento de Formação Pós-Graduada. Não foi levado a cabo o Encontro Nacional de Enfermeiros das Santas Casas da Misericórdia. 4 Actividades de ligação à Comunidade Incluímos neste capítulo, não só as actividades desenvolvidas em Portugal mas também as actividades decorrentes da participação da Instituição Escola, no Projecto FORVIDA. Elencamos como participações: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, no âmbito das suas unidades locais de saúde; Junta de Freguesia de Carnide; Lar Dr. Virgílio Lopes; Escolas Secundárias de Camilo Castelo Branco e Gama Barros; Universidade Autónoma de Lisboa; Associação Coração Amarelo; Plataforma da Obesidade (Direcção-Geral da Saúde); Hospital CUF Descobertas; Associação Portuguesa de Enfermeiros No âmbito do Projecto FORVIDA a Escola produziu e divulgou todos os materiais de formação destinados ao universo dos Enfermeiros angolanos, elaborou processos de avaliação e encontra-se em fase de produção dos manuais dessa mesma formação.

7 Um elemento da Escola deslocou-se a Angola onde inaugurou a primeira acção de formação e estabeleceu diversos contactos ao nível do Governo Angolano, proporcionando um eventual futuro desenvolvimento em matéria de formação contínua. Este projecto desenvolveu-se em 2012 e prolongar-se-á até 2014.

8 3. Projectos Para além dos assuntos anteriormente referidos, cabe-nos destacar, ainda, os projectos que dizem respeito ao funcionamento do Centro de Estudos, Investigação e Desenvolvimento em Enfermagem, no âmbito do qual foram efectuadas diversas reuniões de formação para os docentes, no sentido de apoiar a leccionação e o desenvolvimento de projectos de investigação para além de uma permanente adaptação às metodologias, referências e estratégias no seio da disciplina de Enfermagem. Igualmente, se destaca o funcionamento do Centro de Bioética e Enfermagem, que desenvolveu a sua actividade através de reuniões temáticas e actualização permanente da bibliografia atinente. A Escola continua a apoiar a formação avançada dos seus docentes, bem como as propostas formativas de todos os colaboradores. No que diz respeito à formação avançada mantiveram-se em formação dois docentes no ciclo de estudos de Doutoramento em Enfermagem, uma vez que esta atribuição académica é um factor indispensável para a futura acreditação dos ciclos de estudo da nossa Escola.

9 4. Recursos Na continuidade de aproximação dos rácios das instituições públicas, a que somos obrigados, recorremos a contratações eventuais em regime de prestação de serviços não se tendo alterado o número dos recursos humanos da nossa Escola. Dado o especial momento económico que o país atravessa foi feito um esforço assinalável no sentido de racionalizar o número de contratados como assistentes, socorrendo-nos para o efeito do esforço solicitado aos actuais colaboradores.

NCE/11/01336 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/11/01336 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/11/01336 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Instituto Politécnico De Setúbal A.1.a.

Leia mais

PROGRAMA OPERACIONAL TEMÁTICO POTENCIAL HUMANO

PROGRAMA OPERACIONAL TEMÁTICO POTENCIAL HUMANO PROGRAMA OPERACIONAL TEMÁTICO POTENCIAL HUMANO 2007-201 Apresentação da Proposta ÍNDICE 1 O PROBLEMA 2 A ESTRATÉGIA 4 PLANO DE FINANCIAMENTO 1 1 O PROBLEMA Taxa de emprego Emprego em média e alta tecnologia

Leia mais

Plano de Actividades para o ano 2017 Colégio da Especialidade de Enfermagem Médico-Cirúrgica

Plano de Actividades para o ano 2017 Colégio da Especialidade de Enfermagem Médico-Cirúrgica SIGLAS: CAT Comissão de Apoio Técnico CD Conselho Directivo CDR Conselho Directivo Regional CE Conselho de Enfermagem CER Conselho Enfermagem Regional CID Comissão de Investigação em Enfermagem CPLEE Curso

Leia mais

NCE/14/01721 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/14/01721 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/14/01721 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Instituto Politécnico De Viseu A.1.a.

Leia mais

PERA/1718/ Relatório preliminar da CAE

PERA/1718/ Relatório preliminar da CAE PERA/1718/1101701 Relatório preliminar da CAE 1. Caracterização geral do ciclo de estudos 1.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)

Leia mais

ACEF/1112/16972 Relatório preliminar da CAE

ACEF/1112/16972 Relatório preliminar da CAE ACEF/1112/16972 Relatório preliminar da CAE Caracterização do ciclo de estudos Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Instituto Politécnico Do Porto A.1.a. Identificação

Leia mais

PROGRAMA INTEGRADO DE FORMAÇÃO AVANÇADA EM TURISMO (2º E 3º CICLOS)

PROGRAMA INTEGRADO DE FORMAÇÃO AVANÇADA EM TURISMO (2º E 3º CICLOS) PROGRAMA INTEGRADO DE FORMAÇÃO AVANÇADA EM TURISMO (2º E 3º CICLOS) MESTRADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES TURÍSTICAS (2º CICLO) MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DOS DESTINOS TURÍSTICOS (2º CICLO) DOUTORAMENTO

Leia mais

SITUAÇÃO PROFISSIONAL DO CANDIDATO

SITUAÇÃO PROFISSIONAL DO CANDIDATO SITUAÇÃO PROFISSIONAL DO CANDIDATO (a preencher pelo candidato) Nome LOCAL DE TRABALHO Sub-Região de Saúde Instituição Serviço Existência de Protocolo com a ESEnfVC: SIM NÃO Categoria Profissional Tempo

Leia mais

NCE/14/01772 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/14/01772 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/14/01772 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade De Évora A.1.a.

Leia mais

NCE/11/01651 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/11/01651 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/11/01651 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Universidade Nova De Lisboa A.1.a.

Leia mais

NCE/12/00811 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/12/00811 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/12/00811 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Instituto Politécnico De Beja A.1.a.

Leia mais

ASSEMBLEIA DO COLÉGIO DA ESPECIALIDADE DE ENFERMAGEM MÉDICO-CIRÚRGICA

ASSEMBLEIA DO COLÉGIO DA ESPECIALIDADE DE ENFERMAGEM MÉDICO-CIRÚRGICA ASSEMBLEIA DO COLÉGIO DA ESPECIALIDADE DE ENFERMAGEM MÉDICO-CIRÚRGICA PLANO DE ACTIVIDADES PARA O ANO 2019 APROVADO POR MAIORIA, COM ALTERAÇÕES, NA 5ª ASSEMBLEIA ORDINÁRIA DO COLÉGIO DA ESPECIALIDADE DE

Leia mais

ACEF/1415/15122 Relatório preliminar da CAE

ACEF/1415/15122 Relatório preliminar da CAE ACEF/1415/15122 Relatório preliminar da CAE Caracterização do ciclo de estudos Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Fundação Ricardo Do Espírito Santo Silva

Leia mais

Resultados dos Questionários de Satisfação dos Estudantes

Resultados dos Questionários de Satisfação dos Estudantes Resultados dos Questionários de Satisfação dos Estudantes Ano Lectivo 2010/2011 1 Os resultados apresentados reflectem a análise dos Questionários de Satisfação dos Estudantes/Formandos Ano Lectivo 2010/2011

Leia mais

Regulamento do Curso de Formação Especializada Curso de Valorização Técnica Orientada para a Administração Escolar (CFE-CVTOAE)

Regulamento do Curso de Formação Especializada Curso de Valorização Técnica Orientada para a Administração Escolar (CFE-CVTOAE) Regulamento do Curso de Formação Especializada Curso de Valorização Técnica Orientada para a Administração Escolar (CFE-CVTOAE) Os Cursos de Especialização surgem na sequência da alteração da Lei de Bases

Leia mais

Instituto de Educação

Instituto de Educação Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Mestrado em Educação Especialização: Didática das Ciências (Regime a Distância) 16 17 Edição Instituto de Educação da Universidade

Leia mais

NCE/13/01326 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/13/01326 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/13/01326 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Instituto Politécnico De Castelo Branco

Leia mais

Regulamento de criação, acreditação interna e creditação dos cursos de formação na área da educação contínua da UPorto

Regulamento de criação, acreditação interna e creditação dos cursos de formação na área da educação contínua da UPorto Regulamentos Regulamento de criação, acreditação interna e creditação dos cursos de formação na área da educação contínua da UPorto Secção Permanente do Senado de 07 de Abril de 2004 Alterado pela Secção

Leia mais

CEF/0910/27281 Relatório final da CAE (Poli) - Ciclo de estudos em funcionamento

CEF/0910/27281 Relatório final da CAE (Poli) - Ciclo de estudos em funcionamento CEF/0910/27281 Relatório final da CAE (Poli) - Ciclo de estudos em funcionamento Caracterização do ciclo de estudos Perguntas A.1 a A.9 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Cep

Leia mais

Instituto de Educação Universidade de Lisboa

Instituto de Educação Universidade de Lisboa Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Mestrado em Educação Especialização: Educação e Tecnologias Digitais 14 15 Edição Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Leia mais

PERA/1617/ Relatório preliminar da CAE

PERA/1617/ Relatório preliminar da CAE PERA/1617/1002206 Relatório preliminar da CAE Caracterização do ciclo de estudos Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade De Lisboa A.1.a. Outras Instituições

Leia mais

NCE/11/01736 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/11/01736 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/11/01736 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Universidade Católica Portuguesa

Leia mais

Resultados-Chave Relatório de Bolonha do ISCTE-IUL (2010/2011)

Resultados-Chave Relatório de Bolonha do ISCTE-IUL (2010/2011) Resultados-Chave Relatório de Bolonha do ISCTE-IUL (2010/2011) 1. O relatório sobre o grau de concretização do processo de Bolonha no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) relativo ao ano lectivo

Leia mais

NCE/12/00176 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/12/00176 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/12/00176 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade Do Porto A.1.a.

Leia mais

PARECER N.º 267 / 2010

PARECER N.º 267 / 2010 PARECER N.º 267 / 2010 ASSUNTO: ATRIBUIÇÃO DO TÍTULO DE ENFERMEIRO ESPECIALISTA, NO MOMENTO ACTUAL A atribuição do título enfermeiro especialista certifica um profissional com um conhecimento aprofundado

Leia mais

Universidade de Évora Instituto Politécnico de Beja - Escola Superior de

Universidade de Évora Instituto Politécnico de Beja - Escola Superior de Universidade de Évora Instituto Politécnico de Beja - Escola Superior de Saúde Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias Instituto Politécnico de Portalegre - Escola

Leia mais

Instituto de Educação

Instituto de Educação Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Doutoramento em Educação Especialização: Didática das Ciências Edição Instituto de Educação da Universidade de Lisboa maio de

Leia mais

CIRCULAR INFORMATIVA

CIRCULAR INFORMATIVA CIRCULAR INFORMATIVA Nº. 25 Data: 2013/06/21 Para conhecimento de: Pessoal docente, discente e não docente ASSUNTO: - Parecer do Conselho Consultivo da ESTeSL sobre a oferta formativa da ESTeSL. Para conhecimento

Leia mais

ACEF/1112/11157 Relatório preliminar da CAE

ACEF/1112/11157 Relatório preliminar da CAE ACEF/1112/11157 Relatório preliminar da CAE Caracterização do ciclo de estudos Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Instituto Politécnico De Setúbal A.1.a.

Leia mais

ACEF/1112/02302 Relatório preliminar da CAE

ACEF/1112/02302 Relatório preliminar da CAE ACEF/1112/02302 Relatório preliminar da CAE Caracterização do ciclo de estudos Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Universidade Do Minho A.1.a. Identificação

Leia mais

Regulamento de criação e funcionamento de cursos não conferentes de grau

Regulamento de criação e funcionamento de cursos não conferentes de grau Regulamento de criação e funcionamento de cursos não conferentes de grau O permanente progresso científico e tecnológico exige que a aprendizagem não se circunscreva à formação inicial mas se consubstancie

Leia mais

NCE/10/02531 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/10/02531 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/10/02531 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Instituto Politécnico De Santarém

Leia mais

NCE/10/02041 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/10/02041 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/10/02041 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Instituto Politécnico De Viseu A.1.a.

Leia mais

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DO CURSO DE DOUTORAMENTO EM CIÊNCIAS SOCIAIS

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DO CURSO DE DOUTORAMENTO EM CIÊNCIAS SOCIAIS ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DO CURSO DE DOUTORAMENTO EM CIÊNCIAS SOCIAIS O curso tem uma duração prevista de 48 meses e contempla duas etapas. A primeira, de aprofundamento de estudos, ocorre nos dois primeiros

Leia mais

NCE/11/00576 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/11/00576 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/11/00576 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: A.1.a. Identificação da Instituição

Leia mais

PERA/1516/ Relatório preliminar da CAE

PERA/1516/ Relatório preliminar da CAE PERA/1516/0901512 Relatório preliminar da CAE Caracterização do ciclo de estudos Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade De Coimbra A.1.a. Outras

Leia mais

GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO/ACREDITAÇÃO DE CICLOS DE ESTUDO EM FUNCIONAMENTO (AACEF) (Ensino Universitário)

GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO/ACREDITAÇÃO DE CICLOS DE ESTUDO EM FUNCIONAMENTO (AACEF) (Ensino Universitário) GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO/ACREDITAÇÃO DE CICLOS DE ESTUDO EM FUNCIONAMENTO (AACEF) (Ensino Universitário) Versão de 17 de maio de 2012 1 CARACTERIZAÇÃO DO CICLO DE ESTUDOS A.1. Instituição

Leia mais

NCE/13/00536 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/13/00536 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/13/00536 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Santa Casa Da Misericórdia De Lisboa

Leia mais

REVISTAS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E A INICIAÇÃO PROFISSIONAL E CIENTÍFICA EM GEOGRAFIA: O CASO DA REVISTA ÁREA

REVISTAS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E A INICIAÇÃO PROFISSIONAL E CIENTÍFICA EM GEOGRAFIA: O CASO DA REVISTA ÁREA REVISTAS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E A INICIAÇÃO PROFISSIONAL E CIENTÍFICA EM GEOGRAFIA: O CASO DA REVISTA ÁREA Paulo Pereira 1, Domingos Silva 2 & Ricardo Almendra 3 Direcção da Área - Revista dos

Leia mais

Artigo 1.º. Alteração

Artigo 1.º. Alteração Projecto de -Lei 41/2009 que define as competências atribuídas ao Instituto Camões I.P. em matéria de gestão da rede de ensino português no estrangeiro Ao abrigo do disposto no 1 do artigo 9.º da Lei 3/2004,

Leia mais

NCE/15/00254 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/15/00254 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/15/00254 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: E.I.A. - Ensino, Investigação E Administração,

Leia mais

NCE/10/01956 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/10/01956 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/10/01956 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Instituto Politécnico Do Porto A.1.a.

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES 2017

PLANO DE ATIVIDADES 2017 PLANO DE ATIVIDADES Escola Superior de Enfermagem S. José de Cluny Rampa da Quinta de Santana nº 22 9000-535 Funchal-Madeira Tel: 291 743 444 Fax: 291 743 626 geral@esesjcluny.pt Índice 1-Introdução...

Leia mais

NCE/14/02236 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/14/02236 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/14/02236 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade Católica Portuguesa

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 [DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO] [Director de Curso: Carlos Fernandes da Silva] [PROGRAMA DOUTORAL EM PSICOLOGIA] 1. INTRODUÇÃO (meia página

Leia mais

NCE/11/01256 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/11/01256 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/11/01256 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: CVP + UNL A.1.a. Identificação

Leia mais

Ciência e Inovação Realizar Portugal

Ciência e Inovação Realizar Portugal Programa Operacional Ciência e Inovação Realizar Portugal União Europeia Fundos Estruturais Programa Operacional Ciência e Inovação 2010 No dia 24 de Dezembro de 2004 foi aprovado, por decisão (5706/2004)

Leia mais

NCE/14/00596 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/14/00596 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/14/00596 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Instituto Politécnico De Bragança

Leia mais

UNIVERSIDADE ABERTA UNIVERSIDADE DO ALGARVE. Funcionamento da 7.ª Edição do Doutoramento em Média-Arte Digital

UNIVERSIDADE ABERTA UNIVERSIDADE DO ALGARVE. Funcionamento da 7.ª Edição do Doutoramento em Média-Arte Digital UNIVERSIDADE ABERTA UNIVERSIDADE DO ALGARVE Despacho Conjunto n. 01/VR/UAb-UAlg/2019 Funcionamento da 7.ª Edição do Doutoramento em Média-Arte Digital Ao abrigo dos acordos de cooperação estabelecidos

Leia mais

NCE/12/00721 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/12/00721 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/12/00721 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Ensilis - Educação E Formação Sa A.1.a.

Leia mais

Oferta Formativa Pós- Graduada Curso Pós-Graduado de Especialização em Educação

Oferta Formativa Pós- Graduada Curso Pós-Graduado de Especialização em Educação Instituto de Oferta Formativa Pós- Graduada Curso Pós-Graduado de Especialização em Educação Especialização: Tecnologias e Metodologias da Programação no Ensino Básico 16 17 Edição Instituto de Educação

Leia mais

NCE/14/00511 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/14/00511 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/14/00511 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade Nova De Lisboa A.1.a.

Leia mais

GRELHA DE AVALIAÇÃO POR PONDERAÇÃO CURRICULAR

GRELHA DE AVALIAÇÃO POR PONDERAÇÃO CURRICULAR GRELHA DE AVALIAÇÃO POR PONDERAÇÃO CURRICULAR 1. VERTENTE INVESTIGAÇÃO (30% - 45%) Tabela 1 Instrumentos, pontuação de base e factores de qualificação para avaliação na vertente Investigação Instrumentos

Leia mais

Instituto de Educação

Instituto de Educação Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Mestrado em Educação Especialização: Didática da Matemática 16 17 Edição Instituto de Educação da Universidade de Lisboa Julho

Leia mais

1 - IDENTIFICAÇÃO PESSOAL NOME. IDADE anos. GENERO ESTADO CIVIL. B I Nº de / / Arq. Identificação. RESIDÊNCIA. LOCALIDADE Código Postal.

1 - IDENTIFICAÇÃO PESSOAL NOME. IDADE anos. GENERO ESTADO CIVIL. B I Nº de / / Arq. Identificação. RESIDÊNCIA. LOCALIDADE Código Postal. UNIVERSIDADE FERNANDO PESSOA FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE / ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE 10º CURSO DE PÓS-LICENCIATURA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM DE REABILITAÇÃO GRELHA CURRICULAR (DOCUMENTO A PREENCHER

Leia mais

NCE/14/01626 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/14/01626 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/14/01626 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Província Portuguesa Da Congregação

Leia mais

ACEF/1314/02747 Relatório preliminar da CAE

ACEF/1314/02747 Relatório preliminar da CAE ACEF/1314/02747 Relatório preliminar da CAE Caracterização do ciclo de estudos Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade Do Porto A.1.a. Outras Instituições

Leia mais

Relatório. Curso de Mestrado em Educação Especialidade Didáctica da Matemática e das Ciências. Ano lectivo 2009/2010

Relatório. Curso de Mestrado em Educação Especialidade Didáctica da Matemática e das Ciências. Ano lectivo 2009/2010 Relatório Curso de Mestrado em Educação Especialidade Didáctica da Matemática e das Ciências Ano lectivo 2009/2010 Viana do Castelo, 28 de Dezembro de 2010 1 15 ÍNDICE Nota Prévia I. PLANO DE ESTUDOS DO

Leia mais

GUIA DE APOIO À CANDIDATURA AO CURSO DE LICENCIATURA ENFERMAGEM

GUIA DE APOIO À CANDIDATURA AO CURSO DE LICENCIATURA ENFERMAGEM s GUIA DE APOIO À CANDIDATURA AO CURSO DE LICENCIATURA ENFERMAGEM 2 CANDIDATURA AO CURSO DE LICENCIATURA EM ENFERMAGEM ANO LECTIVO 2018/2019 Número de vagas: Ingresso 34 Mudança de Par Instituição/Curso

Leia mais

Equipa de cuidados domiciliários

Equipa de cuidados domiciliários Enf.ª Aldina Soares História 1998/1999 Criado grupo de trabalho, efectuados os primeiros projectos; 2002 efectuou se uma candidatura à Fundação Calouste Gulbenkian Um projecto de Cuidados Continuados Serviço

Leia mais

NCE/14/00881 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/14/00881 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/14/00881 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade Do Minho A.1.a.

Leia mais

NCE/14/01056 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/14/01056 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/14/01056 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Cofac - Cooperativa De Formação E

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA. Rui Fiolhais

APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA. Rui Fiolhais APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA Rui Fiolhais AGENDA AS 5 MARCAS DO POPH I FORMAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ARRANQUE DO PROGRAMA II III I AS 5 MARCAS DO POPH AS 5 MARCAS DO POPH 1 O MAIOR PROGRAMA OPERACIONAL

Leia mais

NCE/17/00015 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/17/00015 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/17/00015 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior: Universidade Nova De Lisboa A.1.a. Outra(s) Instituição(ões)

Leia mais

NCE/10/00311 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/10/00311 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/10/00311 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Cofac - Cooperativa De Formação E

Leia mais

Regulamento do Curso de Mestrado em Educação 1

Regulamento do Curso de Mestrado em Educação 1 Regulamento do Curso de Mestrado em Educação 1 A. Condições de matrícula e inscrição Os candidatos à frequência do curso de mestrado que tenham sido seleccionados deverão formalizar a matrícula e a inscrição,

Leia mais

NCE/17/00057 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/17/00057 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/17/00057 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior: Escola Superior De Saúde - Universidade Atlântica A.1.a. Outra(s)

Leia mais

NCE/10/02576 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/10/02576 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/10/02576 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Maiêutica Cooperativa De Ensino

Leia mais

Instituto de Educação Universidade de Lisboa

Instituto de Educação Universidade de Lisboa Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Mestrado em Educação Especialização: Formação Pessoal e Social 14 15 Edição Instituto de Educação da Universidade de Lisboa maio

Leia mais

NCE/15/00253 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/15/00253 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/15/00253 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: E.I.A. - Ensino, Investigação E Administração,

Leia mais

Universidade de Évora Instituto Politécnico de Beja - Escola Superior de

Universidade de Évora Instituto Politécnico de Beja - Escola Superior de Universidade de Évora Instituto Politécnico de Beja - Escola Superior de Saúde Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias Instituto Politécnico de Portalegre - Escola

Leia mais

Instituto de Educação Universidade de Lisboa

Instituto de Educação Universidade de Lisboa Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Curso Pós-Graduado de Especialização em Educação Especialização: Liderança e Gestão Intermédia na Escola 14 15 Edição Instituto

Leia mais

ACEF/1314/23087 Relatório preliminar da CAE

ACEF/1314/23087 Relatório preliminar da CAE ACEF/1314/23087 Relatório preliminar da CAE Caracterização do ciclo de estudos Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa

Leia mais

Universidade de Évora Instituto Politécnico de Beja - Escola Superior de

Universidade de Évora Instituto Politécnico de Beja - Escola Superior de Universidade de Évora Instituto Politécnico de Beja - Escola Superior de Saúde Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias Instituto Politécnico de Portalegre - Escola

Leia mais

Política de Formação

Política de Formação Política de Formação Sumário A Política de Formação do ATLANTICO estabelece os princípios orientadores para a gestão eficiente de todas as actividades que asseguram a realização e acompanhamento das acções

Leia mais

NCE/14/01571 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/14/01571 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/14/01571 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade De Coimbra A.1.a. Outra(s)

Leia mais

NCE/12/00051 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/12/00051 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/12/00051 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade Aberta A.1.a. Outra(s)

Leia mais

Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. Relatório Intercalar

Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. Relatório Intercalar Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica Relatório Intercalar 2010-2011 Lisboa, 16 de Julho de 2011 Histórico - Momentos importantes Tomada de posse da Mesa 16 de Março

Leia mais

PERA/1718/ Relatório preliminar da CAE

PERA/1718/ Relatório preliminar da CAE PERA/1718/0026626 Relatório preliminar da CAE Composição da CAE Composição da CAE A composição da CAE que avaliou o presente ciclo de estudos é a seguinte (os CV dos peritos podem ser consultados na página

Leia mais

NCE/11/01031 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/11/01031 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/11/01031 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: UL + IPL A.1.a. Identificação

Leia mais

REGULAMENTO DOS PRINCÍPIOS ORIENTADORES PARA A CONTRATAÇÃO E EQUIPARAÇÃO DO PESSOAL DOCENTE ESPECIALMENTE CONTRATADO. Preâmbulo

REGULAMENTO DOS PRINCÍPIOS ORIENTADORES PARA A CONTRATAÇÃO E EQUIPARAÇÃO DO PESSOAL DOCENTE ESPECIALMENTE CONTRATADO. Preâmbulo REGULAMENTO DOS PRINCÍPIOS ORIENTADORES PARA A CONTRATAÇÃO E EQUIPARAÇÃO DO PESSOAL DOCENTE ESPECIALMENTE CONTRATADO Preâmbulo Nos termos do disposto no artigo n.º 1 do artigo 8.º do Decreto-Lei n.º 207/2009,

Leia mais

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE A FACULDADE DE MOTRICIDADE HUMANA, DA UNIVERSIDADE TECNICA DE LISBOA EO,

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE A FACULDADE DE MOTRICIDADE HUMANA, DA UNIVERSIDADE TECNICA DE LISBOA EO, -' f.x" m ilu:~ +" '}fl! /:::2.. -" -J_,):'::~-/_ ~.- -- PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE A FACULDADE DE MOTRICIDADE HUMANA, DA UNIVERSIDADE TECNICA DE LISBOA EO HOSPITAL, JULIO DE MATOS A (FMH), através

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA AS ESPECIALIDADES Processo Regular. # Categoria # Documento. Janeiro 2018 Lisboa. Psicologia Clínica e da Saúde

ORIENTAÇÕES PARA AS ESPECIALIDADES Processo Regular. # Categoria # Documento. Janeiro 2018 Lisboa. Psicologia Clínica e da Saúde ORIENTAÇÕES PARA AS ESPECIALIDADES Processo Regular # Categoria # Documento Psicologia Clínica e da Saúde Janeiro 2018 Lisboa PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE Definição da área: Considera-se especialista

Leia mais

Eficiência Peso: 30.0

Eficiência Peso: 30.0 ANO: Ministério da Educação e Ciência Instituto Politécnico de Beja MISSÃO: O Instituto Politécnico de Beja é uma instituição de ensino superior ao serviço da sociedade, destinada à produção e difusão

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO PROCESSO DE BOLONHA 2008/2009

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO PROCESSO DE BOLONHA 2008/2009 RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO PROCESSO DE BOLONHA 2008/2009 1. Introdução O ano lectivo de 2008/2009 assinalou a adopção plena no ISG das reformas curriculares previstas no acordo de Bolonha, bem com de outras

Leia mais

NCE/10/02701 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/10/02701 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/10/02701 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Instituto Politécnico Do Cávado

Leia mais

NCE/14/00731 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/14/00731 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/14/00731 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade De Aveiro A.1.a.

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES 2018

PLANO DE ATIVIDADES 2018 PLANO DE ATIVIDADES Escola Superior de Enfermagem S. José de Cluny Rampa da Quinta de Santana nº 22 9000-535 Funchal-Madeira Tel: 291 743 444 Fax: 291 743 626 geral@esesjcluny.pt Índice 1-Introdução...

Leia mais

NCE/14/01316 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/14/01316 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/14/01316 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade Católica Portuguesa A.1.a.

Leia mais

NCE/10/02921 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/10/02921 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/10/02921 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: AMEC + FundMinerva A.1.a. Descrição

Leia mais

NCE/10/01456 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/10/01456 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/10/01456 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Universidade De Lisboa A.1.a.

Leia mais

NCE/17/00132 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/17/00132 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/17/00132 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior: Instituto Politécnico De Lisboa A.1.a. Outra(s) Instituição(ões)

Leia mais

NCE/17/00033 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/17/00033 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/17/00033 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior: Instituto Politécnico Do Porto A.1.a. Outra(s) Instituição(ões)

Leia mais

Unidade de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Ciência e Tecnologia Alimentar UIDICTA

Unidade de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Ciência e Tecnologia Alimentar UIDICTA Unidade de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Ciência e Tecnologia Alimentar UIDICTA Regulamento Interno CAPÍTULO I Natureza e Objectivos Artigo 1.º (Natureza) 1. O Unidade de Investigação, Desenvolvimento

Leia mais

Formação Pós-Graduada Cursos de Especialização e Cursos de Formação Avançada. Preâmbulo

Formação Pós-Graduada Cursos de Especialização e Cursos de Formação Avançada. Preâmbulo Formação Pós-Graduada Cursos de Especialização e Cursos de Formação Avançada Preâmbulo Considerando que, nos termos do nº 1 do artigo 15º da Lei de Bases do Sistema Educativo, Lei nº 46/86, de 14 de Outubro,

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTO

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTO ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTO Despacho Presidente n.º 2012/34 ABERTURA DE CANDIDATURAS À BOLSA DE RECRUTAMENTO DE ASSISTENTES CONVIDADOS Nos termos do previsto no artigo 8.º-A do ECPDESP e no

Leia mais

NCE/11/00396 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/11/00396 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/11/00396 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: UA + UNL A.1.a. Identificação

Leia mais

NCE/10/00066 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/10/00066 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/10/00066 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: A.1.a. Descrição da Instituição

Leia mais

CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO DE PESSOAL DOCENTE PARA A ACREDITAÇÃO DE CICLOS DE ESTUDOS

CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO DE PESSOAL DOCENTE PARA A ACREDITAÇÃO DE CICLOS DE ESTUDOS CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO DE PESSOAL DOCENTE PARA A ACREDITAÇÃO DE CICLOS DE ESTUDOS Setembro 2012 1. Critérios (mínimos) de referência quanto à qualificação do corpo docente para a acreditação de ciclos

Leia mais