SIAFRO Módulo de Devolução 1.0

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SIAFRO Módulo de Devolução 1.0"

Transcrição

1 Conteúdo do Manual. Introdução. Capítulo Requisitos. Capítulo Instalação 4. Capítulo Configuração 5. Capítulo 4 Cadastro de Devolução 6. Capítulo 5 Relatório 7. Capítulo 6 Backup 8. Capítulo 7 Atualização 9. Capítulo 8 Avançadas 0. Perguntas frequentes. Glossário

2 Introdução Tela principal O SIAFRO Módulo de Devolução.0 é um programa (software) fornecido pela IDARON para ser utilizado nos postos de devoluções de embalagens vazias (associações/central). Um dos principais objetivos do SIAFRO é tornar o controle de embalagens de agrotóxicos devolvidas mais ágil e efetivo. Através do SIAFRO, os postos enviarão mensalmente um relatório eletrônico (formato digital) contendo todas as informações embalagens devolvidas. As informações digitadas e enviadas servirão para alimentar a base de dados da IDARON. Outras Considerações O software está disponível no site da IDARON (www.idaron.ro.gov.br). Atualizações também estarão disponíveis no mesmo endereço eletrônico. No do site da IDARON (www.idaron.ro.gov.br) é possível localizar os contatos e meios para obter o suporte técnico do software, bem como sanar qualquer dúvida quanto a utilização do mesmo. O uso do SIAFRO é regulamentado pela portaria nº 84/GAB/IDARON de 08/06/0 (publicado no DOE nº 754).

3 Capítulo - Requisitos Requisitos mínimos: Sistema operacional Windows XP SP/ Windows 7 Home Basic / Windows Server 008 R 5 MB de memória RAM (recomendado: GB ou mais) Processador.0 GHz para instalação única/.8 GHz para instalação em rede 85 MB de disco rígido disponível para instalação Atenção! Pode ser requerido que seja instalado o Microsoft.NET Framework.0, disponível em: Para Baixar o SIAFRO Em um computador com acesso a internet, abra a o site Para instalar o programa pela primeira vez, procure o link do programa completo. Nesta página faça o download da última versão do SIAFRO Módulo de Devolução. Acompanhe também as documentações (guia, vídeos, portarias) e atualizações disponíveis.

4 Capítulo - Instalação Tela de Instalação Tipo de Instalação. Instalação Completa - Este tipo indica que o SIAFRO será instalado com todos os recursos (aplicativo, plataforma de dados e base da dados).. Instalação parcial - Este tipo de instalação indica que o SIAFRO será instalado em um computador que já possui a plataforma de dados, portanto será instalado o aplicativo e a base de dados. Somente use este tipo para computadores que possuem o SIAFRO para revendas de agrotóxico instalado.. Instalação Cliente Faça esta instalação nos computadores que acessarão a base instalada em um computador onde foi feita a Instalação Completa. ATENÇÃO: A Instalação Completa somente deve ser feita uma vez no posto. Podem ser feitas várias instalações Clientes (limite de cinco). Não se esqueça de fazer primeiro a Instalação Completa antes das instalações cliente. *verifique glossário Siga os passos abaixo com atenção: Inicie o arquivo de instalação (Setup.exe). Na primeira tela clique em [Avançar].

5 Na tela "Selecione o Local de Destino" clique em [Avançar]. É extremamente desaconselhável mudar a pasta onde o SIAFRO será instalado. Tela Selecione o Local de Destino Na tela seguinte evite mudar o nome da pasta do Menu Iniciar e clique em [Avançar]. Na tela "Pronto para Instalar" clique em [Instalar] e aguarde Na tela final clique em [Concluir]. Clique no atalho do SIAFRO na área de trabalho ou no menu iniciar para iniciar a segunda fase da instalação. Será aberta a tela abaixo. Tela Instalador SIAFRO 8 9 Clique em [Passo ] para selecionar o tipo de instalação. Se for selecionado a Instalação Cliente pule para o nº 5 em diante. Se for selecionado a Instalação Parcial pule para o n. As instruções seguintes são para a Instalação Completa.

6 0 Clique em [Passo ] e depois em [Instalar Base de Dados]. Leia o aviso e clique em [OK]. Tela Aviso Aguarde a instalação da base de dados, que ao final mostrará a mensagem de sucesso abaixo. Clique em [OK]. Tela Mensagem de Sucesso Em seguida clique em [OK] no aviso e em seguida clique em [Passo ]. Na tela que aparecerá clique em [Confirmar] para verificar o nome de computador e finalizar a instalação da base de dados. Aguarde a mensagem de sucesso e clique em [OK]. Nome do Computador O SIAFRO fará a detecção automática do nome do computador. Não altere "Nome deste computador". Caso haja problemas, para verificar se o nome do computador está correto siga instruções contidas no Capítulo 8 Avançadas. 4 Clique em [Passo 4]. Na tela "Concluído", caso não haja mensagem de erro/atenção, o SIAFRO foi instalado com sucesso e está pronto para o uso. Clique em [Encerrar]. Atenção Caso seja gerada alguma mensagem de erro/atenção e o programa não funcionar corretamente, consulte o Capítulo 8 - Avançadas para verificar instruções avançadas de instalação.

7 Antes de prosseguir a Instalação Cliente é necessário que na máquina servidor (computador em que foi feito a Instalação Completa), usando uma conta de administrador, seja aberto o Firewall* do Windows. Siga as instruções abaixo (Caso esteja utilizando Windows 7, os comandos podem variar um pouco): No Windows vá em "Iniciar" e depois em "Executar" Em "Abrir" digite o comando "firewall.cpl" e aperte a tecla ENTER Em "Firewall do Windows", vá na guia "Exceções" e clique em "Adicionar Programa..." Em seguida clique em "Procurar...". Localize a pasta "Arquivos de Programas" (geralmente localizada no Drive C:). Dentro da pasta "Arquivos de Programas" localize e entre consecutivamente na pasta "IDARON", depois na pasta "MSSQL$SIAFRO" e depois na pasta "Binn" Dentro da pasta "Binn" localize o executável "sqlservr". Selecione-o e clique em "Abrir". Em seguida clique em "OK". Em "Firewall do Windows" clique em "OK". Pode ser necessário reiniciar para que as configurações funcionem corretamente. Caso tenha escolhido a Instalação Cliente os passos e serão desnecessários. Clique em [Passo 4]. Na tela que aparece, digite corretamente o nome do computador em que foi feita a Instalação Completa. Nota: Este nome pode ser verificado abrindo o SIAFRO no computador que hospeda a base de dados e clicando em [Configurar] > Aba "Conexão", no canto inferior esquerdo. Clique em [Testar conexão]. Aguarde a mensagem de sucesso e clique em [OK] Na tela "Concluído", caso não seja gerada nenhuma mensagem de erro/atenção, o SIAFRO foi instalado corretamente e está pronto para uso. Atenção É importante que quando as instalações terminais estiverem sendo feitas, o computador onde foi feita a Instalação Completa já esteja pronta e funcionando corretamente.

8 Capítulo - Configuração Após a instalação, a configuração mais básica a ser feita no SIAFRO é o cadastro do Emissor/Posto. Esse cadastro é feito uma única vez no primeiro uso do programa. Tela Emissor/Posto Siga os passos abaixo: Abra o SIAFRO e aguarde a inicialização do programa. Clique em [Configuração] -> [Dados do Posto/Associação]. Preencha o formulário aberto, com especial atenção ao CNPJ, cuidando para que o nº esteja correto. Clique em [Salvar]. Pronto! O SIAFRO pode ser utilizado.

9 Capítulo 4 Cadastro de Devolução O cadastro de devolução é o registro da operação de devolução de embalagens em que serão descritas as informações do responsável pela devolução, do funcionário recebedor e do material que está sendo entregue. Acesso rápido Na tela principal do SIAFRO use a tecla de atalho [F] para acessar rapidamente a tela de cadastro de devolução. Tela Novo Cadastro de Devolução Para Cadastrar Devolução: Após a configuração descrita no capítulo anterior, use o menu Devolução -> Nova Devolução para cadastrar devoluções de embalagens de agrotóxicos vazias. A tela se divide em Informações do Comprovante, Produtor, Embalagens e Funcionário. Informações do Comprovante: preencha o campo {Data da Devolução} e {Número do Comprovante}. Clicando em é possível configurar o SIAFRO para que a numeração de comprovante seja gerada automaticamente. Instruções adicionais ainda neste capítulo.

10 4 Produtor: Para iniciar a escolha do produtor clique em [Pesquisar] no lado direito da seção Produtor. Nesta tela é possível cadastrar/selecionar o produtor que está adquirindo o produto/embalagens. Para cadastrar/selecionar um novo produtor, clique na aba [Novo Produtor], preencha as informações (CPF/CNPJ, Nome Completo/Razão Social, Endereço, Complemento, Município, e se necessário informar destino para fora do estado de Rondônia) e clique em [Salvar e Selecionar]. Uma vez cadastrado o produtor, não é necessário repetir a operação. O cadastro ficará armazenado e poderá ser reutilizado. Para selecionar um produtor já cadastrado, clique na aba [Localizar] e digite na caixa de texto o nome desejado e clique em. Localizando o cadastro desejado, clique no nome do produtor, selecione um endereço (local de aplicação do produto) e depois em Selecionar produtor. Para cadastrar um novo endereço, clique em [Criar novo endereço], preencha as informações (Endereço, Complemento e Município) e clique em [Salvar]. Para editar um endereço, selecione-o primeiro e clique em informações desejadas e clique em [Salvar].. Altere as Para excluir um produtor, busque e clique em um cadastro e então em [Excluir Produtor]. Observação: Não é possível excluir um cadastro que já tenha sido usado na emissão de comprovante. 5 Embalagens: Clique [Nova] para informar todas as entregas de embalagens que estão sendo realizadas. Preencha: a {Quantidade e Unidade}, indique a {Nota Fiscal de Compra}, selecione a {Situação} e o {Tipo (Material)}. Em seguida indique o estabelecimento de aquisição (se o estabelecimento não estiver na lista clique em [Pesquisar], esta tela funciona do modo semelhante ao descrito no tópico anterior Produtor ). Por último, se for fornecida a informação, indique o {Receituário}, {ART} da aquisição e qualquer detalhe poder descrito em {Observações}. Clique em [Salvar] e repita a operação se necessário cadastrar outras entregas de embalagem. Para editar o cadastro de embalagem clique em embalagens. dentro do quadro de Para excluir o cadastro de embalagem clique em embalagens. dentro do quadro de 6 Funcionário: Nesta seção serão cadastradas as informações do funcionário responsável pelo recebimento das embalagens de agrotóxicos vazias. Para iniciar clique em [Pesquisar] no lado direito da seção Funcionário. Para cadastrar/selecionar um novo funcionário, clique na aba [Novo Funcionário]

11 preencha as informações (CPF, Nº da Matrícula e Nome Completo) e clique em [Salvar e selecionar]. Uma vez cadastrado o funcionário, não é necessário repetir a operação. O cadastro ficará armazenado e poderá ser reutilizado. Para selecionar um funcionário já cadastrado busque na aba [Localizar], digitando na caixa de texto o nome do funcionário e clique em. Encontrando o funcionário desejado, clique em seu nome e depois no botão [Selecionar Funcionário] do lado direito da tela. Observação: para editar o cadastro do funcionário altere os campos (CPF, Nº da Matrícula e Nome Completo) e depois clique em [Selecionar Funcionário]. As alterações serão salvas automaticamente. Para excluir um funcionário, busque e clique em um cadastro e depois clique no botão [Excluir Funcionário]. Observação: não é possível excluir um cadastro que tenha sido utilizado na emissão de receita. 6 Clique em [Salvar] para cadastrar a devolução. O SIAFRO vai verificar se o cadastro foi corretamente preenchido antes de salvar. Recebendo a mensagem de sucesso, o cadastro foi realizado e o comprovante pode ser impresso. Tela Comprovante Salvo Teclas de Atalho [Ctrl+S] -> Salvar cadastro. [Ctrl+A] -> Abrir tela "Produtor". [Ctrl+B] -> Abrir tela "Funcionário". [Ctrl+P] -> Abrir impressão do comprovante. [Ctrl+E] -> Cadastrar nova embalagem. [Ctrl+X] -> [Ctrl+N] -> Excluir cadastro. Novo cadastro.

12 Para Editar um Cadastro de devolução: A partir da tela principal do SIAFRO, vá no menu [Devolução] -> [Consultar]. É possível usar o atalho [Crtl + C] para acesso rápido. Escolha o critério de pesquisa e clique em [Pesquisar] Clique em ao lado do comprovante para abrir cadastro. Faça as alterações necessárias e não esqueça de salvar. Para Excluir um Cadastro de devolução: Após consultar e abrir um cadastro (instruções acima), clique no botão [Apagar]. No aviso, confirme clicando em [Sim]. Para que o SIAFRO gere a numeração de comprovantes: Na tela de cadastro de nova devolução, clique em ao lado de Número do Comprovante. Indique o número inicial desejado e o incremento (soma em novo número, o padrão é ). Marque a caixa [Gerar número de comprovante automaticamente] e depois em [Salvar Alterações].

13 Capítulo 5 - Relatórios Para que a IDARON receba os dados de recebimentos de embalagens vazias foi criada a tela Relatórios, que ainda permite que sejam gerados relatórios para impressão ou formato PDF (Acrobat Reader ou similar necessário). Tela Relatório Atenção! Lembre-se de entregar MENSALMENTE a IDARON o arquivo eletrônico contendo todas as emissões de comprovantes efetuadas no posto (instruções abaixo). Para gerar o Relatório IDARON: Na tela principal do SIAFRO, clique em [Devolução] -> [Relatório]. Escolha o mês e ano do Relatório e em seguida clique em [Gerar Arquivo]. Escolha o local no seu computador em que o arquivo será salvo. LEMBRE-SE DE ENTREGAR O ARQUIVO A IDARON ASSIM QUE SEJA CERTIFICADO QUE TODOS OS COMPROVANTES DO MÊS FORAM DEVIDAMENTE DIGITADOS. Para gera o relatório por mês e ano para impressão: Ainda na tela de relatórios, na parte inferior, clique em Relatório Mês/Ano. Escolha o mês e o ano desejado e clique em [Gerar Relatório]. Além de imprimir (botão ) é possível exportar o relatório para PDF.

14 Para gerar Relatório de devoluções por Produtor (P. Física ou Jurídica): Ainda na tela de relatórios, na parte inferior, clique em Relatório de Devoluções por Produtor. Clique no botão Produtores para acessar a tela de cadastro de produtores. Use a busca para selecionar o produtor e clique em [Relatório de Devoluções] para gerar o relatório. Atenção O relatório de devolução por produtor pode ser gerado a qualquer tempo que estiver na tela de cadastro de produtor.

15 Capítulo 6 - Backup O Backup é a cópia de segurança dos dados gravados no SIAFRO. A responsabilidade da guarda dos dados e cópia de segurança é do posto/associação. Tela de Backup São duas as operação de Backup. Salvar Backup: compreende gravar em um único arquivo a cópia de todos os dados do SIAFRO naquele exato momento em que a operação de backup está sendo realizada. Restaurar Backup: compreende restaurar a base de dados do SIAFRO a partir de um backup gravado. Ressalta-se que qualquer dado gravado na base após a operação de Salvar Backup será perdido ao ser realizada a operação de Restaurar Backup. Somente realize está operação se tiver conhecimentos avançados de informática ou com consultoria da IDARON ( As operações de Backup somente devem ser realizadas no computador servidor. Frequência de Backup Realize a operação de Salvar Backup pelo menos a cada 0 dias. Lembre de salvar o arquivo em mídia removível (CD,pen drive, DVD, etc) e preferencialmente mantê-los em outro computador. Em caso de perda de dados ou falha de hardware* essa será a maneira de voltar o sistema a seu último estado. *verifique glossário

16 Para Salvar Backup: Na tela principal do SIAFRO, clique em [Configuração] -> [Configurar] e depois na aba [Backups]. Então, clique em [Salvar Backup]. Escolha a pasta em que deseja gravar o arquivo e clique em [Salvar]. Aguarde a mensagem de sucesso e clique em [OK]. Para Restaurar Backup: Na tela principal do SIAFRO, clique em [Configuração] -> [Configurar] e depois na aba [Backups]. Então, clique em [Restaurar Backup]. Escolha a pasta onde está o arquivo de backup, clique no arquivo desejado (de extensão *.bak) e então em [Salvar]. Aguarde a mensagem de sucesso e clique em [OK].

17 Capítulo 7 - Atualização Na página do SIAFRO (www.idaron.ro.gov.br/siafro) é possível baixar as atualizações disponíveis e acompanhar outras publicações relacionadas. Atualização Atualizar o SIAFRO adiciona ao programa os últimos recurso disponíveis e corrige eventuais falhas. É de responsabilidade do posto/associação manter o SIAFRO atualizado.

18 Capítulo 8 - Avançadas No Passo (da Instalação completa) ou no Passo 4 (da Instalação Cliente) existem configurações avançadas de conexão com a base de dados. Opção Avançada de Conexão com a base Para acessar essas configurações: Clique no botão no canto inferior direito. Somente altere essas configurações se tiver conhecimentos avançados dewindows/msde ou sob consultoria da IDARON Verificando o nome do computador Durante a instalação, o SIAFRO fará a detecção automática do nome de computador, caso haja problemas nesse processo, siga os passos abaixo. Para verificar o nome do computador: No ícone "Meu computador" do Windows XP (no Windows 7 provavelmente aparecerá somente "Computador"), clique com o botão direito do mouse. E em seguida localize e clique em "Propriedades". Localize a aba "Nome do Computador". Clique na aba e localize "Nome completo do computador".

19 Mensagens de Erro/Atenção Ao final da instalação será gerado o resumo da processo, que deve ser lido com atenção. Clique em [Salvar Log] para gravar esse resumo em arquivo texto. Caso seja necessário, entre em contato com a IDARON para informar alguma ocorrência inesperada, anexando o arquivo texto com o resumo. Não esqueça de informar e telefone de contato. Instalação Cliente: Verifique se a Instalação Servidor está instalada e funcionando corretamente. Em caso positivo siga para o próximo passo. Verifique se o nome do computador onde está a Instalação Servidor, foi digitado corretamente na Instalação Cliente. Em caso positivo siga para o próximo passo. Troque o nome do computador pelo IP* que foi informado na finalização da Instalação Servidor. *verifique glossário Configurar um Proxy Server: A partir da tela principal do SIAFRO, vá em [Configuração] -> [Configurar] e depois em [Diversos]. Observação: Somente modifique essas configurações com conhecimento de Rede de Computadores ou com consultoria da IDARON Forneça o Endereço IP* e a porta (se for o caso, é possível fornecer o usuário/senha). *verifique glossário Marque a caixa [Usar servidor proxy] e depois no botão.

20 Perguntas Frequentes Quando NÃO é possível instalar o SIAFRO? Pode haver dificuldades para instalar em computadores em que já foram ou estão instaladas instâncias do MICROSOFT SQL SERVER. O SIAFRO parou de funcionar e avisa que não consegue conectar a base de dados. O que aconteceu? Modificações na sua rede de computadores (nomes de computadores, mudança de IP, novos dispositivos) podem prejudicar o funcionamento do SIAFRO. Verifique as configurações levando em conta as alterações realizadas. Para suporte entre em contato Não consigo transmitir o relatório. E agora? Verifique com o administrador da sua rede alterações ou o possível uso de um Proxy Server. Adicionalmente, consulte o capítulo 8 (tópico Como configurar um Proxy Server). Colabore Colabore com este manual, entre em contato por . Siga os Passos : Formule sua pergunta ou sugestão. Se possível envie anexo capturas de tela, arquivo de log, etc. Envie para Sua dúvida será respondida e contribuirá para aprimoramento deste guia.

21 Glossário Computador mais robusto - Computador com maior configuração de memória RAM e processador com maior Clock (GHz). Falha de hardware - No contexto, se refere a perda de disco rígido ou falha geral do computador, indicando queima de peças por descarga elétrica ou outras falhas relacionadas, impossibilitando o uso temporário ou definitivo do computador. Firewall Recurso de proteção de Rede do Windows. Protege a entrada e saída de dados quando o computador está conectado em uma rede de computadores ou similares. IP - Internet Protocol. No contexto, é o endereço de um computador em um ambiente de rede de computadores. Esse número serve (assim como o nome do computador) como principal parâmetro ao configurar o SIAFRO na Instalação Terminal [Cliente]. Prompt do windows - No contexto, tela de entrada de comando do Windows. Não é necessário entrar com nenhum comando avançado. Proxy Server É uma camada intermediária de segurança entre os computadores de uma rede e a internet. Consulte o administrador da rede para maiores informações.

Somente revendas podem utilizar o SIAFRO?

Somente revendas podem utilizar o SIAFRO? SIAFRO.0 Introdução Tela de Instalação O SIAFRO é um programa (software) fornecido pela IDARON para ser utilizado nas revendas de agrotóxicos. Um dos principais objetivos do SIAFRO é tornar o controle

Leia mais

Guia de Atualização do Windows XP para Windows 7

Guia de Atualização do Windows XP para Windows 7 Guia de Atualização do Windows XP para Windows 7 Conteúdo Etapa 1: Saiba se o computador está pronto para o Windows 7... 3 Baixar e instalar o Windows 7 Upgrade Advisor... 3 Abra e execute o Windows 7

Leia mais

LASERTECK SOFTECK MANUAL DO USUÁRIO

LASERTECK SOFTECK MANUAL DO USUÁRIO LASERTECK SOFTECK MANUAL DO USUÁRIO 2013 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3 INSTALAÇÃO... 3 4 COMO COMEÇAR... 3 5 FORMULÁRIOS DE CADASTRO... 4 6 CADASTRO DE VEÍCULO... 6 7 ALINHAMENTO...

Leia mais

jfinanç as Pessoal Versão 2.0 - Fevereiro/2015

jfinanç as Pessoal Versão 2.0 - Fevereiro/2015 jfinanças Pessoal Versão 2.0 - Fevereiro/2015 Índice 1 INTRODUÇÃO E VISÃO GERAL... 1 2 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO INICIAL DO JFINANÇAS PESSOAL... 2 2.1 Download... 3 2.2 Instalação do jfinanças Pessoal...

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012

ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012 ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012 1. INSTALAÇÃO DO GESTOR Confira abaixo as instruções de como instalar o sistema Gestor. Caso já tenha realizado esta instalação avance ao passo seguinte:

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Software de Ferramenta de Backup

MANUAL DO USUÁRIO. Software de Ferramenta de Backup MANUAL DO USUÁRIO Software de Ferramenta de Backup Software Ferramenta de Backup Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. Este manual serve como referência para

Leia mais

Informática - Básico. Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp

Informática - Básico. Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp Informática - Básico Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp Índice Apresentação...06 Quais são as características do Windows?...07 Instalando o Windows...08 Aspectos Básicos...09 O que há na tela do Windows...10

Leia mais

Procedimentos para Instalação do SISLOC

Procedimentos para Instalação do SISLOC Procedimentos para Instalação do SISLOC Sumário 1. Informações Gerais...3 2. Instalação do SISLOC...3 Passo a passo...3 3. Instalação da Base de Dados SISLOC... 11 Passo a passo... 11 4. Instalação de

Leia mais

1 - O que é o Conectividade Social? 03. 2 - Qual a configuração mínima para instalar o programa?... 04

1 - O que é o Conectividade Social? 03. 2 - Qual a configuração mínima para instalar o programa?... 04 Conteúdo 1 - O que é o Conectividade Social? 03 2 - Qual a configuração mínima para instalar o programa?... 04 3 - O que é necessário para instalar o Conectividade Social?.... 05 4 - Como faço para executar

Leia mais

Manual Instalação Pedido Eletrônico

Manual Instalação Pedido Eletrônico Manual Instalação Pedido Eletrônico 1 Cliente que não utiliza o Boomerang, mas possui um sistema compatível. 1.1 Instalação do Boomerang Inserir o CD no drive do computador, clicar no botão INICIAR e em

Leia mais

MANUAL PARA USO DO SISTEMA GCO Gerenciador Clínico Odontológico

MANUAL PARA USO DO SISTEMA GCO Gerenciador Clínico Odontológico MANUAL PARA USO DO SISTEMA GCO Gerenciador Clínico Odontológico O GCO é um sistema de controle de clínicas odontológicas, onde dentistas terão acesso a agendas, fichas de pacientes, controle de estoque,

Leia mais

Alternate Technologies Fevereiro/2013. FórmulaCerta Procedimentos para Atualização Versão 5.8 (Fevereiro/2013)

Alternate Technologies Fevereiro/2013. FórmulaCerta Procedimentos para Atualização Versão 5.8 (Fevereiro/2013) FórmulaCerta Procedimentos para Atualização Versão 5.8 () 1 Sumário: PROCEDIMENTOS PARA ATUALIZAÇÃO VERSÃO 5.8... 4 ATUALIZAÇÃO DO SISTEMA VIA CD... 6 1º Passo Atualizações e Alterações da Versão 5.8...

Leia mais

Este documento consiste em 48 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Janeiro de 2010.

Este documento consiste em 48 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Janeiro de 2010. Manual de Configuração Este documento consiste em 48 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Janeiro de 2010. Impresso no Brasil. Sujeito a alterações técnicas. A reprodução

Leia mais

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO 1 ÍNDICE 1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO... 3 1.1 REQUISITOS BASICOS DE SOFTWARE... 3 1.2 REQUISITOS BASICOS DE HARDWARE... 3 2 EXECUTANDO O INSTALADOR... 3 2.1 PASSO 01... 3 2.2 PASSO

Leia mais

Manual de instrução Gerenciador de Certificados Digitais

Manual de instrução Gerenciador de Certificados Digitais Manual de instrução Gerenciador de Certificados Digitais Proibida a reprodução total ou parcial. Todos os direitos reservados 1 SUMÁRIO CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA... 3 INSTALAÇÃO DO GERENCIADOR DE CERTIFICADOS

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Sumário 1. Sobre este documento...3 2. Suporte técnico...3 3. Requisitos de hardware...3 3.1. Estação...3 3.2. Servidor...4 4. Instalação...4 4.1. Instalação do Group Folha no servidor...6

Leia mais

Manual do Usuário Cyber Square

Manual do Usuário Cyber Square Manual do Usuário Cyber Square Criado dia 27 de março de 2015 as 12:14 Página 1 de 48 Bem-vindo ao Cyber Square Parabéns! Você está utilizando o Cyber Square, o mais avançado sistema para gerenciamento

Leia mais

Manual de Instalação Corporate

Manual de Instalação Corporate Manual de Instalação Corporate Sumário 1. Sobre este documento...3 2. Suporte técnico...3 3. Requisitos de hardware...3 3.1. Estação...3 3.2. Servidor...4 4. Instalação...4 4.1. Instalação do Imobiliária21

Leia mais

GerNFe 1.0 Sistema de Gerenciador de Notas Fiscais Eletrônicas

GerNFe 1.0 Sistema de Gerenciador de Notas Fiscais Eletrônicas GerNFe 1.0 Manual do usuário Página 1/13 GerNFe 1.0 Sistema de Gerenciador de Notas Fiscais Eletrônicas O programa GerNFe 1.0 tem como objetivo armazenar em local seguro e de maneira prática para pesquisa,

Leia mais

Certificado Digital A1

Certificado Digital A1 Certificado Digital A1 Geração Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. - 2012 Página 1 de 41 Pré-requisitos para a geração Dispositivos de Certificação Digital Para que o processo

Leia mais

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO 2015 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3 INSTALAÇÃO... 3 4 O QUE MUDOU... 3 5 COMO COMEÇAR... 4 6 FORMULÁRIOS DE CADASTRO... 5 7 CADASTRO DE

Leia mais

MANUAL CFTV DIGITAL - LINHA LIGHT 16 CANAIS 120 FPS / VID 120-LI CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR 16 Canais - 120 FPS Processador Dual Core 2.0GHZ ou superior; Placa Mãe Intel ou Gigabyte com chipset Intel;

Leia mais

A.S. Sistemas Rua Prof. Carlos Schlottfeldt, 10A Clélia Bernardes Viçosa MG CEP 36570-000 Telefax: (31) 3892 7700 dietpro@dietpro.com.

A.S. Sistemas Rua Prof. Carlos Schlottfeldt, 10A Clélia Bernardes Viçosa MG CEP 36570-000 Telefax: (31) 3892 7700 dietpro@dietpro.com. Sumário Principais Características...5 Configuração necessária para instalação...6 Conteúdo do CD de Instalação...7 Instruções para Instalação...8 Solicitação da Chave de Acesso...22 Funcionamento em Rede...26

Leia mais

Tutorial para Configurar o Kitty Emulador de Terminal Linux

Tutorial para Configurar o Kitty Emulador de Terminal Linux Tutorial para Configurar o Kitty Emulador de Terminal Linux dez/2011 Créditos: Sérgio Luiz Solusoft Solução em Informática Ltda Rua Desemb. Alarico Barroso, no. 87 - Ouro Preto - Pampulha - CEP: 31.310-380

Leia mais

MicrovixPOS Requisitos, Instalação e Execução

MicrovixPOS Requisitos, Instalação e Execução MicrovixPOS Requisitos, Instalação e Execução Autor Público Alvo Rodrigo Cristiano dos Santos Suporte Técnico, Consultoria e Desenvolvimento. Histórico Data 13/06/2012 Autor Rodrigo Cristiano Descrição

Leia mais

e-nota R Sistema de Emissão de Documentos Fiscais Eletrônicos

e-nota R Sistema de Emissão de Documentos Fiscais Eletrônicos Página1 e-nota R Sistema de Emissão de Documentos Fiscais Eletrônicos Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. O que é o e-nota R?... 03 2. Configurações e Requisitos...

Leia mais

e-nota R Sistema de Emissão de Documentos Fiscais eletrônicos

e-nota R Sistema de Emissão de Documentos Fiscais eletrônicos Página1 e-nota R Sistema de Emissão de Documentos Fiscais eletrônicos Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. O que é o e-nota R?... 03 2. Configurações e Requisitos...

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc

Procedimentos para Instalação do Sisloc Procedimentos para Instalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 3. Instalação da base de dados Sisloc... 16 Passo a passo... 16 4. Instalação

Leia mais

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador.

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador. INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

ASASYS INFORMÁTICA GUIA DE CONFIGURAÇÃO E INSTALAÇÃO ASASYS NFE A. CONFIGURAÇÃO E INSTALAÇÃO ASASYS NFE

ASASYS INFORMÁTICA GUIA DE CONFIGURAÇÃO E INSTALAÇÃO ASASYS NFE A. CONFIGURAÇÃO E INSTALAÇÃO ASASYS NFE ASASYS INFORMÁTICA GUIA DE CONFIGURAÇÃO E INSTALAÇÃO ASASYS NFE A. CONFIGURAÇÃO E INSTALAÇÃO ASASYS NFE Antes de começar todo processo de instalação e configuração do ASAsys NFe é necessário que o cliente

Leia mais

ASASYS INFORMÁTICA GUIA DE CONFIGURAÇÃO E INSTALAÇÃO ASASYS NFCE A. CONFIGURAÇÃO E INSTALAÇÃO ASASYS NFCE

ASASYS INFORMÁTICA GUIA DE CONFIGURAÇÃO E INSTALAÇÃO ASASYS NFCE A. CONFIGURAÇÃO E INSTALAÇÃO ASASYS NFCE ASASYS INFORMÁTICA GUIA DE CONFIGURAÇÃO E INSTALAÇÃO ASASYS NFCE A. CONFIGURAÇÃO E INSTALAÇÃO ASASYS NFCE Antes de começar todo processo de instalação e configuração do ASAsys NFCe é necessário que o cliente

Leia mais

CONFIGURADOR DO PAINEL FP1 v 1.3

CONFIGURADOR DO PAINEL FP1 v 1.3 CONFIGURADOR DO PAINEL FP1 v 1.3 1. INTRODUÇÃO Este software permite a configuração dos dispositivos de detecção manuais e ou automáticos do sistema digital de alarme de incêndio FP1. Pode-se, por intermédio

Leia mais

Manual do Hábil Enterprise NFC-e Gratuito

Manual do Hábil Enterprise NFC-e Gratuito Manual do Hábil Enterprise NFC-e Gratuito Emissor de NFC-e Gratuito Hábil Enterprise NFC-e Gratuito 2013-2014 by Ltda. (0xx46) 3225-6234 I Hábil Enterprise NFC-e Gratuito Índice 1 Cap. I Introdução 1 O

Leia mais

Boot Camp Guia de Instalação e

Boot Camp Guia de Instalação e Boot Camp Guia de Instalação e Índice 3 Introdução 4 Requisitos Necessários 5 Visão Geral da Instalação 5 Passo 1: Buscar atualizações 5 Passo 2: Preparar o Mac para Windows 5 Passo 3: Instalar o Windows

Leia mais

1998-2015 Domínio Sistemas Ltda. Todos os direitos reservados.

1998-2015 Domínio Sistemas Ltda. Todos os direitos reservados. Versão 8.1A-13 Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda. Nesse caso, somente a Domínio Sistemas

Leia mais

MANUAL SISTEMA ELETRONICO DE CONTROLE DE PONTO

MANUAL SISTEMA ELETRONICO DE CONTROLE DE PONTO MANUAL SISTEMA ELETRONICO DE CONTROLE DE PONTO DITI/GAB/NHU 1 SUMÁRIO 1 ABRINDO O SISTEMA DE CONTROLE DE PONTO... 3 2 REGISTRANDO O SEU PONTO DE FREQUENCIA... 6 3 VERIFICANDO AS BATIDAS DE PONTO E IMPRIMINDO

Leia mais

Procedimentos de Solicitação

Procedimentos de Solicitação Passo a Passo para obter Certificado Digital (CD) pela Caixa Econômica Federal Procedimentos de Solicitação Acesse o site da www.caixa.gov.br Clique em VOCÊ e no título Certificado Digital Clique em SOLICITE

Leia mais

Manual de Utilização do Assistente do Certificado Digital Serasa Experian. Manual do Produto

Manual de Utilização do Assistente do Certificado Digital Serasa Experian. Manual do Produto Manual de Utilização do Assistente do Certificado Digital Serasa Experian Manual do Produto Índice Introdução - Assistente do Certificado Digital Serasa Experian 3 1. Verificação de Ambiente 4 2. Instalação

Leia mais

Tutorial de Instalação do Software das Carteiras Informatizadas Oppitz

Tutorial de Instalação do Software das Carteiras Informatizadas Oppitz P á g i n a 1 Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Organização, Controle e Avaliação Gerência de Recursos Humanos Tecnologia Administrativa Rua Antônio Luz, 111 Centro

Leia mais

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br Capture Pro Software Introdução A-61640_pt-br Introdução ao Kodak Capture Pro Software e Capture Pro Limited Edition Instalando o software: Kodak Capture Pro Software e Network Edition... 1 Instalando

Leia mais

e-nota NFS-e Sistema de Geração e Emissão de Nota Fiscal de Serviço eletrônica

e-nota NFS-e Sistema de Geração e Emissão de Nota Fiscal de Serviço eletrônica Página1 e-nota NFS-e Sistema de Geração e Emissão de Nota Fiscal de Serviço eletrônica Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. O que é Nota Fiscal de Serviço eletrônica

Leia mais

Instruções de instalação e remoção para os drivers de impressora PostScript e PCL do Windows Versão 8

Instruções de instalação e remoção para os drivers de impressora PostScript e PCL do Windows Versão 8 Instruções de instalação e remoção para os drivers de impressora PostScript e PCL do Windows Versão 8 Este arquivo ReadMe contém as instruções para a instalação dos drivers de impressora PostScript e PCL

Leia mais

Guia de Inicialização para o Windows

Guia de Inicialização para o Windows Intralinks VIA Versão 2.0 Guia de Inicialização para o Windows Suporte 24/7/365 da Intralinks EUA: +1 212 543 7800 Reino Unido: +44 (0) 20 7623 8500 Consulte a página de logon da Intralinks para obter

Leia mais

Manual Operacional SAT TS-1000

Manual Operacional SAT TS-1000 Manual Operacional SAT TS-1000 APRESENTAÇÃO O TS-1000 é o equipamento SAT da Tanca destinado a emissão de Cupons Fiscais Eletrônicos. Equipado com o que há de mais moderno em Tecnologia de Processamento

Leia mais

Atualizando do Windows XP para o Windows 7

Atualizando do Windows XP para o Windows 7 Atualizando do Windows XP para o Windows 7 Atualizar o seu PC do Windows XP para o Windows 7 requer uma instalação personalizada, que não preserva seus programas, arquivos ou configurações. Às vezes, ela

Leia mais

Guia de início rápido do Powersuite

Guia de início rápido do Powersuite 2013 Ajuste e cuide do desempenho de seu computador com um aplicativo poderoso e ágil. Baixando e instalando o Powersuite É fácil baixar e instalar o Powersuite geralmente, demora menos de um minuto. Para

Leia mais

Manual de Instalação ProJuris8

Manual de Instalação ProJuris8 Manual de Instalação ProJuris8 Sumário 1 - Requisitos para a Instalação... 3 2 - Instalação do Firebird.... 4 3 - Instalação do Aplicativo ProJuris 8.... 8 4 - Conexão com o banco de dados.... 12 5 - Ativação

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SUMÁRIO

MANUAL DO USUÁRIO SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Home -------------------------------------------------------------------------------------------------------- 7 2. Cadastros -------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Introdução ao QuarkXPress 10.0.1

Introdução ao QuarkXPress 10.0.1 Introdução ao QuarkXPress 10.0.1 CONTEÚDO Conteúdo Documentos relacionados...3 Requisitos de Sistema...4 Requisitos do sistema: Mac OS X...4 Requisitos do sistema: Windows...4 Instalação: Mac OS...5 Inclusão

Leia mais

NOVO COMPONENTE ASSINADOR ESEC

NOVO COMPONENTE ASSINADOR ESEC NOTAS FISCAIS DE SERVIÇO ELETRÔNICAS PREFEITURA DE JUIZ DE FORA COMPLEMENTO AO SUPORTE A ATENDIMENTO NÍVEL 1 1.0 Autor: Juiz de Fora, Fevereiro 2015. PÁGINA 1 DE 38 SUMÁRIO 1REQUISITOS MÍNIMOS CONFIGURAÇÕES

Leia mais

Manual. Rev 2 - junho/07

Manual. Rev 2 - junho/07 Manual 1.Desbloquear o software ------------------------------------------------------------------02 2.Botões do programa- --------------------------------------------------------------------- 02 3. Configurações

Leia mais

Certidão Online Manual do Usuário

Certidão Online Manual do Usuário JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Certidão Online Manual do Usuário Versão 3.1 Lista de Tópicos - Navegação Rápida CADASTRANDO O USUÁRIO... 3 ACESSANDO O SISTEMA... 5 CERTIDAO SIMPLIFICADA NADA

Leia mais

VESOFTWARE - DESENVOLIMENTO DE SISTEMAS E WEBSITES Fone: (11) 4036-6980 VIVO(11)9607-5649 TIM(11)7013-8480 1-13

VESOFTWARE - DESENVOLIMENTO DE SISTEMAS E WEBSITES Fone: (11) 4036-6980 VIVO(11)9607-5649 TIM(11)7013-8480 1-13 1-13 INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador.

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador. - INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1 Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1 26 de agosto de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação é uma

Leia mais

AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS

AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS Manual de Instalação Tempro Software StavTISS Sumário 1. INTRODUÇÃO... 2 2. REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3. INSTALAÇÃO... 4 4.

Leia mais

jfisc al Versão 3.0 - Fevereiro/2015

jfisc al Versão 3.0 - Fevereiro/2015 jfiscal Versão 3.0 - Fevereiro/2015 Índice 1 INTRODUÇÃO E VISÃO GERAL... 1 2 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO INICIAL DO JFISCAL... 2 2.1 Download... 3 2.2 Instalação do jfiscal... 3 3 ADQUIRIR UMA LICENÇA DO

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

A.S. Sistemas Rua Prof. Carlos Schlottfeldt, 10A Clélia Bernardes Viçosa MG CEP 36570-000 Telefax: (31) 3892 7700 dietpro@dietpro.com.

A.S. Sistemas Rua Prof. Carlos Schlottfeldt, 10A Clélia Bernardes Viçosa MG CEP 36570-000 Telefax: (31) 3892 7700 dietpro@dietpro.com. Sumário Principais Características... 5 Configuração necessária para instalação... 6 Conteúdo do CD de Instalação... 7 Instruções para Instalação... 8 Solicitação da Chave de Acesso... 22 Funcionamento

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SIGEP WEB

MANUAL DO USUÁRIO SIGEP WEB MANUAL DO USUÁRIO SIGEP WEB Sumário PRÉ- REQUISITOS PARA UTILIZAÇÃO DO SIGEP WEB... 4 PROCEDIMENTOS PARA DOWNLOAD DO SISTEMA... 4 INSTALANDO O SIGEP WEB... 6 INICIANDO O SISTEMA... 6 INICIANDO O SISTEMA...

Leia mais

Atualização do seu computador com Windows 8 da Philco para o Windows 8.1

Atualização do seu computador com Windows 8 da Philco para o Windows 8.1 Atualização do seu computador com Windows 8 da Philco para o Windows 8.1 O Windows 8.1 foi concebido para ser uma atualização para o sistema operacional Windows 8. O processo de atualização mantém configurações

Leia mais

COPYRIGHT 2011 INTELECTA DISTRIBUIDORA DE TECNOLOGIA LTDA. Todos os direitos reservados. Impresso no Brasil.

COPYRIGHT 2011 INTELECTA DISTRIBUIDORA DE TECNOLOGIA LTDA. Todos os direitos reservados. Impresso no Brasil. COPYRIGHT 2011 INTELECTA DISTRIBUIDORA DE TECNOLOGIA LTDA. Todos os direitos reservados. Impresso no Brasil. De acordo com as leis de Copyright, nenhuma parte desta publicação ou do software pode ser copiada,

Leia mais

Manual para Exportação e Importação de Certificados Digitais

Manual para Exportação e Importação de Certificados Digitais Manual para Exportação e Importação de Certificados Digitais Certificado Digital tipo A1 Sistemas Operacionais compatíveis para importação. Windows 2000 Windows XP Windows Vista Windows 7 Novembro/2015

Leia mais

Requisitos do Sistema

Requisitos do Sistema PJ8D - 017 ProJuris 8 Desktop Requisitos do Sistema PJ8D - 017 P á g i n a 1 Sumario Sumario... 1 Capítulo I - Introdução... 2 1.1 - Objetivo... 2 1.2 - Quem deve ler esse documento... 2 Capítulo II -

Leia mais

Symantec Backup Exec 12.5 for Windows Servers. Guia de Instalação Rápida

Symantec Backup Exec 12.5 for Windows Servers. Guia de Instalação Rápida Symantec Backup Exec 12.5 for Windows Servers Guia de Instalação Rápida 13897290 Instalação do Backup Exec Este documento contém os seguintes tópicos: Requisitos do sistema Antes de instalar Sobre a conta

Leia mais

Roteiro de Instalação da NF-e no Sistema CalcExpress S U M À R I O

Roteiro de Instalação da NF-e no Sistema CalcExpress S U M À R I O Roteiro de Instalação da NF-e no Sistema CalcExpress S U M À R I O Instalação da Aplicação Java...2 Instalação do Emissor...5 Instalação do Framework...7 Instalação das DLL s URL, SCHEMAS, CADEIA DE CERTIFICADO

Leia mais

Windows Explorer. Prof. Valdir

Windows Explorer. Prof. Valdir Do Inglês Explorador de Janelas, o é o programa para gerenciamento de discos, pastas e arquivos no ambiente Windows. É utilizado para a cópia, exclusão, organização e movimentação de arquivos além de criação,

Leia mais

SISTEMA DE ENVIO ELETRÔNICO DE MATÉRIAS INCom

SISTEMA DE ENVIO ELETRÔNICO DE MATÉRIAS INCom TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 10.ª REGIÃO DIRETORIA-GERAL JUDICIÁRIA DIRETORIA DO SERVIÇO DE COORDENAÇÃO JUDICIÁRIA SISTEMA DE ENVIO ELETRÔNICO DE MATÉRIAS INCom MANUAL DO USUÁRIO JULHO DE 2005 2 INTRODUÇÃO

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.2.2

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.2.2 Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.2.2 18 de fevereiro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação é

Leia mais

Atualizaça o do Playlist Digital

Atualizaça o do Playlist Digital Atualizaça o do Playlist Digital Prezados Clientes, Nós da Playlist Software Solutions empresa líder de mercado no desenvolvimento de software para automação de rádios - primamos pela qualidade de nossos

Leia mais

Tutorial para acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos

Tutorial para acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos Tutorial para acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos Este tutorial visa preparar o computador com os softwares necessários para a utilização dos sistemas de visualização

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM HYPER-V

GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM HYPER-V GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM HYPER-V GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM HYPER-V 1- Visão Geral Neste manual você aprenderá a instalar e fazer a configuração inicial do seu firewall Netdeep

Leia mais

SIGEP WEB - Gerenciador de Postagens dos Correios Manual do Usuário

SIGEP WEB - Gerenciador de Postagens dos Correios Manual do Usuário MANUAL DO USUÁRIO 2 ÍNDICE 1. PRÉ REQUISITOS PARA UTILIZAÇÃO DO SIGEP WEB 04 2. PROCEDIMENTOS PARA DOWNLOAD DO SISTEMA 04 3. INSTALANDO O SIGEP WEB 07 4. CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA 09 COMPARTILHANDO O BANCO

Leia mais

Guia de Instalação e Inicialização. Para WebReporter 2012

Guia de Instalação e Inicialização. Para WebReporter 2012 Para WebReporter 2012 Última revisão: 09/13/2012 Índice Instalando componentes de pré-requisito... 1 Visão geral... 1 Etapa 1: Ative os Serviços de Informações da Internet... 1 Etapa 2: Execute o Setup.exe

Leia mais

2. Cadastrar Cargo de Funcionário: Gestão> Cadastro> RH> Cargo Cadastro auxiliar necessário quando for preciso cadastrar os funcionários da loja.

2. Cadastrar Cargo de Funcionário: Gestão> Cadastro> RH> Cargo Cadastro auxiliar necessário quando for preciso cadastrar os funcionários da loja. ASASYS INFORMÁTICA GUIA DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO CTRL HORÁRIO A. PREPARATIVO CONTROLE DE HORARIO Antes de fazer a instalação e configuração do Controle de Horário, é necessário que previamente seja

Leia mais

Ementa: Sigilo bancário. Transmissor Bancário SIMBA. Manual do Usuário.

Ementa: Sigilo bancário. Transmissor Bancário SIMBA. Manual do Usuário. Ementa: Sigilo bancário. Transmissor Bancário SIMBA. Manual do Usuário. Página 1 de 13 Transmissor Bancário SIMBA Manual do Usuário Página 2 de 13 Índice 1 Apresentação do Programa...4 2 Instalação...4

Leia mais

PROFORMAÇÃO II Pré-Inscrição

PROFORMAÇÃO II Pré-Inscrição PROFORMAÇÃO II Pré-Inscrição A CNP desenvolveu o programa Pré-Inscrição que objetiva registrar as informações da Ficha de Inscrição dos professores cursistas que participarão do Proformação II. As instruções

Leia mais

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução SCIM 1.0 Guia Rápido Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal Introdução Nesta Edição O sistema de Controle Interno administra o questionário que será usado no chek-list

Leia mais

Índice. Atualizado em: 01/04/2015 Página: 1

Índice. Atualizado em: 01/04/2015 Página: 1 MANUAL DO USUÁRIO Índice 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema... 4 2.1. Instalação... 4 2.1.1. Servidor - Computador Principal... 4 2.1.2. Estação - Computador na Rede... 6 2.1.3. Estação - Mapeamento

Leia mais

Symantec Backup Exec 2010. Guia de Instalação Rápida

Symantec Backup Exec 2010. Guia de Instalação Rápida Symantec Backup Exec 2010 Guia de Instalação Rápida 20047221 Instalação do Backup Exec Este documento contém os seguintes tópicos: Requisitos do sistema Antes da instalação Sobre a conta de serviço do

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO GCD GERENCIADOR DE CERTIFICADOS DIGITAIS

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO GCD GERENCIADOR DE CERTIFICADOS DIGITAIS MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO GCD GERENCIADOR DE Versão 2 Atualizado em 03/05/2012 Página 1 de 77 ÍNDICE 1 - O QUE É O GCD... 3 2 - COMO EXECUTAR O GCD GERENCIADOR DE... 4 2.3 - COMO CONFIGURAR O PROXY DO GCD...

Leia mais

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4.

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. 1 Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. Interface do sistema... 4 1.4.1. Janela Principal... 4 1.5.

Leia mais

CERTIFICADO DIGITAL CONECTIVIDADE DIGITAL ICP GUIA PLANCON DE INSTRUÇÕES PARA A PROCURAÇÃO ELETRÔNICA

CERTIFICADO DIGITAL CONECTIVIDADE DIGITAL ICP GUIA PLANCON DE INSTRUÇÕES PARA A PROCURAÇÃO ELETRÔNICA CERTIFICADO DIGITAL CONECTIVIDADE DIGITAL ICP GUIA PLANCON DE INSTRUÇÕES PARA A PROCURAÇÃO ELETRÔNICA Esta é a segunda parte do nosso guia para a Conectividade Digital ICP. Na primeira parte, vimos instruções

Leia mais

Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado da Fazenda

Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado da Fazenda Manual do Usuário Sistema Notapará Programa Nota Fiscal Cidadã Objetivo: Estabelecer orientações aos usuários do sistema Notapará, tais como: usabilidade, funcionalidade e navegabilidade. Manual do Usuário

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Manual de operação. BS Ponto Versão 5.1

Manual de operação. BS Ponto Versão 5.1 Manual de operação BS Ponto Versão 5.1 conteúdo 1. Instalação do sistema Instalando o BS Ponto Configurando o BS Ponto 2. Cadastrando usuários Cadastro do usuário Master Alterando a senha Master Cadastro

Leia mais

Guia de instalação do NX

Guia de instalação do NX Guia de instalação do NX 1/2/2014 Introdução Obrigado por comprar o NX da DNP. Leia todo este guia antes de usar o produto. Acordo de licença do software Este acordo ( Acordo ) estabelece os termos e as

Leia mais

DICAS TÉCNICAS. Procedimentos S.A.T. - Serviço de Atendimento Técnico

DICAS TÉCNICAS. Procedimentos S.A.T. - Serviço de Atendimento Técnico SUMÁRIO Dicas Técnicas... 02 1. Problemas com Impressoras... 03 1.1. A impressora não está imprimindo nada.... 03 1.2. A impressora não está imprimindo em DOS... 03 1.3. A impressora não esta imprimindo

Leia mais

Passo a Passo - Como Migrar do Emissor de NF-E Versão 2.0 para a Versão 3.10

Passo a Passo - Como Migrar do Emissor de NF-E Versão 2.0 para a Versão 3.10 Passo a Passo - Como Migrar do Emissor de NF-E Versão 2.0 para a Versão 3.10 Prezado Contribuinte, sugerimos manter o emissor para NF-e leiaute versão 2.0 instalado para fins de consulta dos documentos

Leia mais

e-nota MDF-e Manifesto de Documento Fiscal eletrônico

e-nota MDF-e Manifesto de Documento Fiscal eletrônico Página1 e-nota MDF-e Manifesto de Documento Fiscal eletrônico Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. O que é MDF-e?... 03 2. Safeweb e-nota MDF-e... 04 3. Acesso e-nota

Leia mais

Boot Camp Guia de Instalação e Configuração

Boot Camp Guia de Instalação e Configuração Boot Camp Guia de Instalação e Configuração Índice 3 Introdução 4 Requisitos Necessários 5 Visão Geral da Instalação 5 Passo 1: Buscar atualizações 5 Passo 2: Preparar o Mac para Windows 5 Passo 3: Instalar

Leia mais

Procedimento de Atualização - ONECLICK

Procedimento de Atualização - ONECLICK Procedimento de Atualização - ONECLICK Para começarmos a atualizar o equipamento, precisamos primeiramente realizar o download do programa necessário em sua sala de downloads. Para isso, realize o procedimento

Leia mais

TUTORIAL DE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE PONTO CORPORATIVO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA VERSÃO WINDOWS

TUTORIAL DE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE PONTO CORPORATIVO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA VERSÃO WINDOWS TUTORIAL DE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE PONTO CORPORATIVO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA VERSÃO WINDOWS Fortaleza - CE 1 HISTÓRICO DE MUDANÇAS Data de criação Descrição Responsável Revisão Aprovado

Leia mais

Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR. Julho/2007. Ministério da saúde

Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR. Julho/2007. Ministério da saúde Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR Julho/2007 Ministério da saúde SUMÁRIO Módulo 1. Instalação... 4 Introdução... 4 Configurações de equipamentos para instalação

Leia mais

Manual do Usuário. Cadastro e Manutenção de Pacientes Controle de Consultas Acompanhamento Gráfico Montagem de Plano Alimentar.

Manual do Usuário. Cadastro e Manutenção de Pacientes Controle de Consultas Acompanhamento Gráfico Montagem de Plano Alimentar. Cadastro e Manutenção de Pacientes Controle de Consultas Acompanhamento Gráfico Montagem de Plano Alimentar Manual do Usuário Página 1 de 45 PowerNet Guia do Usuário Página 2 de 45 PowerNet Tecnologia

Leia mais