ORIENTAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO COM O PDE INTERATIVO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ORIENTAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO COM O PDE INTERATIVO"

Transcrição

1 ORIENTAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO COM O PDE INTERATIVO A. IDENTIFICAÇÃO: Atualizar os dados escola/diretor observando os campos com o símbolo de obrigatoriedade ( ). B. PRIMEIRO PASSO: A escola deve, atentamente, responder os passos conforme solicitação: formar o Grupo de Trabalho; anexar, em PDF, a ata de constituição do Grupo de Trabalho, a indicação do Coordenador do PDE (assinada por todos os membros) e divulgar a nova metodologia para toda comunidade escolar. C. DIAGNÓSTICO: 1. Indicador de Taxa: O índice de evasão apresentado na unidade escolar deve ser considerado como fator crítico para que o desenvolvimento do Plano Geral (Estratégias, Metas e Plano de Ação) combata a evasão escolar (Política Educacional desta Gestão). Esses dados deverão ser trabalhados com referência no ano de 2011, uma vez que o sistema ainda não os alterou. 2. Distorção e Aproveitamento: Trata-se de uma dimensão que exige muita concentração e análise crítica por parte do Grupo de Trabalho. É necessário analisar, cuidadosamente, as informações de cada tela porque elas seguem uma estrutura lógica, onde um resultado influencia nos demais.

2 3. Ensino e Aprendizagem: O Grupo de Trabalho deve envolver as pessoas que estejam mais diretamente ligadas a cada tópico de análise. Cada tópico deve ser lido, cuidadosamente, e as respostas devem ser assinaladas sempre baseadas em fatos e dados concretos. Caso o resultado não esteja satisfatório, faz-se necessário voltar no Indicador e Taxa para fazer releituras quantitativas e qualitativas, seguindo todos os requisitos antes de assinalar a resposta na tela. 4. Gestão: Nesse momento, identificam-se possíveis dificuldades relacionadas à gestão da escola. Analisa-se o processo organizacional e a Gestão de Finanças da unidade escolar (PROESCOLA E PDDE). A Gestão de Finança depende da inserção dos problemas e das causas detectadas no diagnóstico (Síntese do Diagnóstico) e da distribuição do recurso, de acordo com a realidade, por categoria (Custeio e Capital). É importante ressaltar que não se deve priorizar somente uma categoria das despesas e que as categorias devem ser distribuídas conforme a análise diagnóstica selecionada, gerando ações financiáveis interventivas. Observar que os recursos terão de ser planejados de acordo com o que foi informado no sistema ( Primeira Parcela para o PROESCOLA e Segunda Parcela PDDE). 5. Comunidade e Escola: Serão abordados os quatro principais segmentos que compõem a Comunidade Escolar: Estudantes; Docentes; Equipe; Pais e Comunidade. Neste caso, é preciso priorizar o segmento que realmente vai ajudar a minimizar os problemas internos e externos e fortalecer a gestão escolar; promovendo estratégicas e metas com maiores envolvimentos na escola. 6. Infraestrutura: Destina-se à identificação dos aspectos relacionados às condições das instalações e dos equipamentos existentes na escola. Lembramos que o recurso do PAF (Plano de Ações Financiáveis) continua atendendo somente aos pequenos reparos, desde que não ultrapasse 15% do valor do Recurso de Custeio.

3 7. Síntese do Diagnóstico: Identificam-se problemas críticos em cada dimensão: os projetos que a escola realiza e os programas que participa ou gostaria de participar. É importante que sejam identificados os problemas críticos que realmente a escola precisa fazer intervenção e priorizar os projetos que irão ajudar nesta intervenção. Caso o Grupo de Trabalho perceba que os problemas críticos não apareceram na síntese, é preciso retornar às dimensões correspondentes, rever os dados, analisá-los e fazer os ajustes antes de começar a elaborar o Plano de Ação. 8. Plano Geral: Neste momento, definem-se os Grandes Desafios da escola e o Plano de Ação. O Plano será construído com base no diagnóstico que foi elaborado e inserido no sistema. O Grupo de Trabalho deve observar, com muita atenção, no Plano Geral do PDE- Interativo, o diagnóstico com a atual situação da escola, seus principais problemas e possíveis causas. Neste caso, a escola vai elaborar normalmente o seu Plano de Suporte Estratégico definindo os Objetivos, Metas, Estratégias e Ações, ou seja, o caminho que deverá ser seguido para superar os desafios e alcançar os melhores resultados para atender as prioridades da escola, observando os seguintes conceitos: OBJETIVOS: São as situações que a escola deseja alcançar num dado espaço de tempo (dois anos, neste caso). Devem refletir os compromissos essenciais da unidade escolar e onde ela concentrará os seus esforços. ESTRATÉGIAS: Surgem a partir dos Objetivos e definem os caminhos para a escola alcançá-los. METAS: Definem os resultados quantitativos/qualitativos que devem ser atingidos no período de (02) anos para que os Objetivos sejam alcançados.

4 AÇÕES: Refletem o que a escola fará, efetivamente, para alcançar as Metas e Objetivos. Nesta etapa, o Grupo de Trabalho deverá definir, à luz dos problemas identificados e dos objetivos previamente definidos pelo MEC, para cada módulo, quais as Metas que seguirá para melhorar os seus resultados; as Estratégias que serão adotadas e Ações que serão realizadas, sempre observando: Se as ações financiáveis dão sustentabilidade para as ações pedagógicas e vão de encontro com os programas selecionados e/ou projetos implantados na escola para atender aos problemas que foram detectados. Se as ações pedagógicas atentem aos problemas críticos gerados pelo sistema. Se a organização na montagem do Plano Geral segue a metodologia que está no sistema SIMEC/ONLINE. Se os recursos estão corretamente previstos de acordo com o tempo de liberação e da categoria de despesa para escola. OBS.: O PLANEJAMENTO DEVE SER REALIZADO DE ACORDO COM OS PROBLEMAS DIAGNOSTICADOS NA ESCOLA E INSERIDOS NO SISTEMA, EVITANDO MODIFICAÇÕES FUTURAS NAS AÇÕES NÃO FINANCIÁVEIS E FINANCIÁVEIS PLANEJADAS PARA OS ANOS DE 2011 E 2012.

5 ORIENTAÇÕES PARA ANÁLISE DO PDE/ESCOLA NO COMITÊ ESTRATÉGICO REGIONAL A análise das informações que cada um oferece, deve sempre se reportar ao PDE-INTERATIVO, instrumento gerencial para aprovação do PDE-INTERATIVO, por responsabilidade dos profissionais envolvidos no grupo de trabalho da escola e monitorado e validado pelo comitê Regional. O objetivo do processo de análise é identificar os pontos frágeis que possam comprometer os resultados para então, a partir deles, proceder à elaboração dos planos de trabalho de intervenção cada problema e causas necessárias, das dimensões diagnosticadas e selecionadas. A análise também é o momento privilegiado para a avaliação do desempenho de todos os responsáveis envolvidos, bem como para identificação e providências de apoio àqueles que precisam melhorar o seu conhecimento envolvido no projeto. Compete a cada profissional que atua no projeto (PDE/ESCOLA/INTERATIVO), de acordo com sua responsabilidade e âmbito de atuação, analisar os dados e promover as ações cabíveis para superar as dificuldades detectadas. O presente documento é uma contribuição para o sucesso dos profissionais que fazem parte do comitê estratégico regional e para o grupo de trabalho da escola, que monitora e valida a gestão de processo da escola. Em todos os itens, é importante: Ter em mão instrumentos: Aprovação da síntese diagnostica de todas as dimensões, e os grandes desafios da escola, plano geral e plano de trabalho.

6 Fazer Análise com profunda, atenção dos instrumentos acima citado e aprovar em grupo de trabalho na escola e encaminhar Comitê regional validar. Comparar sempre os grandes desafios selecionados (Problemas e causas prováveis) com objetivo, estratégias e metas, para que as intervenções dos Problemas e causas selecionadas garantam os resultados desejados que possam ser planejadas e executadas de forma real. Trabalhar com todos os instrumentos citados acima, de forma integrada, estabelecendo relações e conexões entre eles, de maneira a obter ampla visão de no processo PDE/ESCOLA/INTERATIVO. PDE INTERATIVO ESCOLAS QUE ESTÃO UTILIZANDO SOMENTE A FERRAMENTA COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO E UTILIZANDO O RECURSO PROESCOLA E PDDE PERGUNTAS 1. Como faço para acessar o PDE Interativo? RESPOSTAS O PDE Interativo deve ser acessado através do SIMEC ( Para obter acesso ao módulo PDE Interativo, deve clicar em Solicitar cadastro e, na tela seguinte, informar o CPF e escolher o módulo PDE Interativo. Preencher a tela seguinte e clicar em Enviar. Os técnicos das Secretarias de Educação terão seus cadastros analisados e validados pela equipe do MEC. Os diretores terão seus cadastros validados pela Secretaria de Educação.

7 2. Não sei solicitar cadastro O usuário deve acessar o SIMEC, clicar em Solicitar cadastro. Uma nova tela abrirá para que seja escolhido o módulo a ser cadastrado, escolher o módulo PDE Interativo, preencher os dados e clicar em Enviar. O sistema emitirá uma mensagem informando que o cadastro foi realizado e está em análise. 3. Não consigo cadastrar nenhum diretor 4. Como ativar os cadastros dos diretores? Para cadastrar um diretor, o técnico deve acessar o SIMEC, escolher o módulo PDE Interativo, ir em Principal (canto superior esquerdo da tela), escolher a opção Lista de diretores e clicar em Inserir diretor/ escola. Uma nova tela será exibida com dois campos de preenchimento, um com dados da escola e outro com dados do diretor. No campo Dado da escola, informe o código INEP da escola do diretor que está sendo cadastrado e clique em TAB (no teclado do seu computador). O sistema identificará a escola. Caso não saiba o código INEP, clique em Pesquisar e localize a escola daquele diretor. No campo Dados do (a) Diretor (a), informe o CPF (obrigatório) e clique em TAB. O sistema localizará o nome do diretor. Preencha os demais campos ( , telefone) e escolha a situação Ativo. Em seguida, clique em Salvar. Para ativar o cadastro de um diretor, o técnico deve acessar o SIMEC, escolher o módulo PDE Interativo, ir em Principal (canto superior esquerdo da tela), escolher a opção Lista de diretores. Identificar o nome do diretor na lista exibida e, na primeira coluna ( Ação ) clicar no símbolo. Uma nova tela será exibida com dois campos de informações, um com dados da escola e outro com dados do diretor. No campo Dados do (a) Diretor (a), escolha a situação Ativo. Em

8 seguida, clique em Salvar. 5. Cadastrei os diretores. E agora, o que eu faço? 6. O meu computador não possui Mozilla. 7. A escola não possui diretor. Como ela fará o plano? 8. O diretor responde por duas escolas. Como cadastrá-lo? 9. Os diretores receberam a senha no . E agora, o que eles devem fazer? 10. Não consigo acessar o SIMEC com a senha enviada para o meu . A secretaria deve acompanhar e auxiliar a(s) escola(s) no preenchimento do plano. É necessário baixar o programa no seu computador, pois os outros sistemas operacionais não são compatíveis como SIMEC. Acesse um site de download gratuito e instale o Mozilla na sua máquina. A secretaria deve designar a pessoa que, na ausência do diretor, assume funções similares naquela escola. Pode ser o coordenador pedagógico, um professor ou outro profissional. Ela será formalmente responsável pelo preenchimento do plano da escola no PDE Interativo. O diretor só pode ser cadastrado em uma única escola. A secretaria deve designar, para fins de preenchimento do plano, uma pessoa na outra escola que exerça função similar/ substituto/ vice. Após receber a senha por , o (a) diretor (a) deve acessar o SIMEC indicando seu CPF e a senha recebida. No primeiro acesso, o sistema solicitará uma nova senha. Após cadastrar sua senha pessoa, o (a) diretor (a) irá acessar o PDE Interativo e deve iniciar o planejamento da sua escola. Se o (a) diretor (a) recebeu a senha e não conseguiu acessar o sistema, deve entrar no SIMEC, digitar seu CPF e clicar em Esqueceu a senha?. O sistema enviará uma nova senha no indicado. Se o problema persistir, deverá ser feito um contato com um membro do Comitê e pedir que ele entre

9 no cadastro do diretor e ative a senha padrão. 11. Esqueci minha senha. Se a diretora esqueceu a senha, deverá entrar no SIMEC, digitar seu CPF e clicar em Esqueceu a senha?. O sistema emitirá uma nova senha no indicado. 12. Solicitei cadastro, mas não recebi a senha no meu Os diretores precisam fazer o cadastro para receber a senha? 14. Ao tentar fazer o meu cadastro no SIMEC o sistema acusa que o meu CPF já está cadastrado 15. Fiz o meu cadastro e apareceu o nome de outra pessoa com o meu CPF. Primeiro: verificar se o aviso automático não foi enviado para a Lixeira ou caixa de Spam. UOL não aceita as mensagens. Hotmail e Yahoo!, enviam para Spam. Gmail dá menos problema. Segundo: Se não estiver na Lixeira ou Spam, entrar em contato com o Comitê e solicitar o reenvio da senha. Há duas formas de receber a senha: I) ou o diretor solicita cadastro no SIMEC (ver item 3) e a Secretaria (ativa ou; II) a Secretaria faz o cadastro e ativa. Se o usuário já solicitou cadastro, não é necessário fazê-lo novamente, basta solicitar a ativação do cadastro já solicitado. Se for do Comitê, envia portaria e solicita ativação ao MEC; se for diretor, solicita ativação ao Comitê. Se o CPF aparece com no nome de outra pessoa, é necessário solicitar a alteração do cadastro junto aos Técnicos do MEC. 16. Assumi agora o cargo de Há duas formas de conseguir acesso: I) O (a) diretor (a) solicita a ativação do seu cadastro ((ver item

10 diretor (a) é preciso de uma senha para o PDE Interativo. 17. Assumi agora o cargo de diretor (a) e preciso de orientações sobre como fazer o plano. 18. Preciso desbloquear a senha do (a) diretor (a) que está com cadastro bloqueado/ pendente. 19. Gostaria de alterar o dos meus Diretores. 20. Gostaria de corrigir o meu nome no cadastro. Diretores. 21. Quando tento cadastrar os diretores, o sistema avisa que o 2) ou; II) A Secretaria cadastra e ativa o diretor (item 3). O diretor deverá entrar em contato com a secretaria e solicitar orientações de preenchimento do plano. Sugere-se também acessar a página do PDE Escola na internet, para obter informações. ( O membro do Comitê deve ir em Principal (canto superior esquerdo da tela), escolher Lista de diretores, identificarem o nome do diretor e clicar na janela verde. Na janela com os Dados do diretor, na linha Status geral do usuário, onde consta marcado Bloqueado deverá ser marcado a situação Ativa. Em seguida, clicar em Salvar. (I) Solicitam (alteração do aos cadastros, aos membros do Comitê ou; II) na tela Identificação > Diretor (a), altere o e clique em Salvar. Membros do Comitê: enviam para o MEC e solicitam que seja feita a alteração no cadastro. Entrar em contato com o Comitê e pedir que seja feita a correção do nome. Membros do Comitê: Enviar para o MEC e solicitar correção. Diretores não podem ativar os cadastros de diretores. Quem cadastra e ativa os cadastros dos diretores é a Secretaria/ Comitê. Comitê não pode ativar cadastro de membros do Comitê. Só o MEC

11 meu perfil não tem permissão para realizar esta ação. 22. Depois que recebi a senha do PDE Escola, não consigo mais acessar outros módulos do SIMEC (Mais Educação, Escola Ativa, Escola Acessível). 23. Para ativar o cadastro dos diretores é preciso colocar o código INEP de cada escola? 24. Eu não consigo atribuir uma escola ao diretor, pois só aparece um campo em branco para o código da escola. 25. Nossa escola não aparece na lista de escolas do PDE Interativo. ativa cadastros dos membros do Comitê. Se a situação não é nenhuma destas e o usuário tem acesso ao PDE Interativo, solicitar o envio da tela e enviar para a DTI. A(s) escola(s) devem 78 entrar em contato com os respectivos programas e solicitar a ativação dos cadastros. Duas formas: I) Se souber o código, digite-o e clique em TAB. O sistema obterá os dados oficiais do INEP. II) Se não souber o código INEP, clique em Pesquisar e o sistema exibirá as escolas da rede. Ver item 26. Caso a escola não apareça na lista, envie um para o MEC.

12 26. Não sei se a nossa escola participa do PDE Interativo. 27. Eu já acesso o SIMEC, preciso pedir uma nova senha para o PDE Interativo? 28. Já fui Secretária de Educação e agora sou Diretora de escola, mas ao solicitar cadastro para o PDE Interativo só aparecem as informações relativas ao meu perfil anterior e não como diretora, que tinha acesso a outros módulos. 29. A escola foi municipalizada/ estadualizada e não estamos encontrando o nome dela para fazer o cadastro. Em 2012, todas as escolas terão acesso ao PDE Interativo, mas apenas algumas receberão recursos do PDE Escola. A lista de escolas que receberão recursos encontra-se no site do programa: SIM, os programas são independentes, cada um tem seu módulo, portanto, é necessário solicitar a ativação no módulo PDE Interativo. Seguir os passos do item 2. É necessário entrar em contato com o MEC para que seja feito a alteração no cadastro. Os dados da escola referem-se ao Censo do ano anterior. Se a escola foi municipalizada ou estadualizada há menos de um ano e esta informação não consta do Censo, então só poderá fazer o plano no ano seguinte. Ou pode entrar em contato com o Comitê Estadual/ Municipal e solicitar que eles gerenciem os cadastros dos diretores das escolas municipalizadas / estadualizadas.

13 30. Na hora de fazer o cadastro do secretário, qual o perfil que devo escolher? 31. O SIMEC exibe dois cadastros para o mesmo diretor. No PDE Interativo, o perfil do Secretário é Comitê (municipal ou estadual). Solicitar envio da tela e enviar para DTI. 32. O SIMEC exibe duas vezes a mesma escola, mas com diretores diferentes. 33. A escola desapareceu do sistema. 34. Recebi a senha, fiz a alteração no primeiro acesso e sempre que tento acessar surge a informação Usuário não possui município vinculado. Solicitar envio da tela e enviar para DTI. O cadastro do diretor deve ter sido bloqueado por excesso de erros na colocação da senha. O Comitê deve ativar o cadastro novamente para que a escola volte a aparecer na tela Lista de Escolas. Veja item19. Solicitar envio da tela e enviar para DTI. Informar que o problema foi encaminhado para a área competente.

14 35. Quando acesso o SIMEC só consigo visualizar escolas de outro município. Solicitar envio da tela e enviar para DTI. Informar que o problema foi encaminhado para a área competente. 36. Quando o acesso o SIMEC visualizo também escolas de outros municípios. 37. Quando tento cadastrar um novo diretor, o sistema informa que ele já está cadastrado em uma escola participante do programa. 38. Posso continuar acessando o sistema com o CPF do diretor antigo? Solicitar envio da tela e enviar para DTI. Informar que o problema foi encaminhado para a área competente. Se o diretor mudou de escola, é necessário excluir o vínculo com a escola antiga e atribuir uma nova escola. Para fazer isso, basta clicar em Principal > Lista de escolas, localizar o nome do diretor e clicar no símbolo. O sistema perguntará se deseja mesmo excluir o diretor, clique em OK. Em seguida, clique em Inserir diretor/ escola, indique a nova escola e, ao digitar o CPF, o sistema já exibirá os dados daquele diretor. Clique em Ativo e depois em Salvar. Não, pois os cadastros são pessoais e só pode haver um diretor para cada escola. 39. Onde consigo o Manual do A partir de 1º de fevereiro de 2012, o Manual do PDE Interativo estará disponível no site do PDE

15 PDE Interativo? 40. Nossa escola não tem acesso à internet, como elaborar o plano? Escola ( ou no próprio SIMEC, na barra inferior onde está escrito Manual. Sugerimos que solicitem que a Secretaria imprima as telas do PDE Interativo e que a escola utilize esta impressão para fazer todo o plano no papel. Concluído este processo, poderão inserir o plano de uma só vez, utilizando computadores da Secretaria ou em algum local em que possam acessar a internet. ELABORAÇÃO E ENVIO DO PLANO 41. Existe algum documento que apresente o PDE Interativo em branco para preenchimento manual e posterior envio para o MEC? 42. Sou diretor (a), mas não sei quem faz parte do Comitê da minha secretaria. Não existe a versão do PDE Interativo em branco. Sugerimos que a escola imprima as telas do próprio SIMEC. As escolas, com ou sem recurso PAF, poderão utilizar o formulário antigo (Plano de Ação) para o planejamento do PROESCOLA e PDDE, ainda neste ano, e as escolas sem recurso, que tramitaram o planejamento indevidamente, deverão fazer uso das telas do próprio SIMEC, como norteadoras para a elaboração manual, até que o sistema esteja melhor adequado para a universalização. I) Se o diretor já acessa o PDE Interativo: Acesse a aba Primeiros Passos e clique em Passo 3. Lá estão exibidos os nomes dos membros do Comitê. II) (Perguntar qual é o município e UF, consultar no SIMEC: Principal > Lista de membros do Comitê > usar filtros: O Comitê de sua secretária é composto pelas seguintes pessoas: (informar nomes, s e telefones). É importante

16 que este Comitê esteja composto por, pelo menos, até cinco pessoas. 43. Em 2012, as escolas que tiveram o plano aprovado em 2011 precisam fazer um novo plano? 44. Já sabemos que a escola será extinta ou paralisada no próximo ano. Devemos fazer o plano mesmo assim? 45. A escola mudou de nome e de endereço. Ela pode permanecer no programa? Não será necessário fazer um novo plano. Todavia, como o critério para definir o valor que a escola vai receber é o número de matrícula do ano anterior, se houver aumento ou redução de matrícula que altere a faixa de financiamento, o sistema será reaberto para que a escola faça os devidos ajustes APENAS na segunda parcela. Para as escolas que estão somente utilizando o PDE INTERATIVO como ferramenta os dados quantitativos serão atualizados pelo próprio sistema MEC através do Censo/2011 que é divulgado a partir de 30/05/2012. As escolas com PAF planejados em dezembro de 2011 deverão planejar o PROESCOLA e o PDDE em formulários impressos porque o sistema não esta aberto para esta inserção. Não. Neste caso a secretaria deve formalizar esta situação junto à Coordenação-Geral de Gestão Escolar, do MEC, para que façamos a exclusão da escola da lista de atendimento. Isto vale para todas as escolas (com ou sem recurso do PAF). Sim, desde que não tenha mudado o código da escola (Código INEP, também conhecido como Código do Censo Escolar). 46. A escola mudou o código Não. Se houve mudança de código, para todos os efeitos trata-se de uma escola NOVA que não faz

17 INEP. Ela pode permanecer no programa? 47. O plano estava totalmente ou parcialmente preenchido, mas quando tentamos reabri-lo, todas as telas estão em branco. 48. Algumas funções do PDE Interativo não aparecem na tela. 49. Gostaria de inserir alunos no Grupo de Trabalho, mas eles não têm CPF e o sistema exige esta informação. 50. Não consigo cadastrar a latitude e a longitude. parte da lista de atendimento (ainda que sejam a mesma escola e os mesmos alunos) e, portanto, não pode participar do programa. Neste caso será necessário que as informações sejam novamente inseridas. Primeiro: perguntar qual o navegador que a pessoa está utilizando para acessar a internet. Duas situações: 1) Se for diferente do MOZILLA, informar que o SIMEC só funciona bem nesse navegador e orientar a fazer o download gratuito. 2) Caso seja o MOZILLA e ainda assim esteja com problemas, encaminhar para a DTI (MEC) e responder que o problema foi encaminhado para o setor competente e em breve será solucionado. O CPF é obrigatório. Propor que os alunos façam o seu cadastramento na Receita para obter o CPF. Se não for viável, não precisa cadastrá-los no PDE Interativo, mas eles podem participar de todas as reuniões. Esta informação não é obrigatória. Se não conseguir inserir, clique em visualizar mapa.

18 51. Minha escola não possui mais Anos Iniciais/ Anos Finais/ Ensino Médio deve fazer o plano assim mesmo? 52. Minha escola teve o plano validado e já recebeu os recursos, mas mudou as modalidades de ensino. 53. Os dados apresentados pelo PDE Interativo não representam a realidade da escola. 54. O IDEB apresentado no PDE Interativo não confere com o IDEB final das escolas aprovado pelo INEP. Sim, a escola pode fazer o plano, buscando priorizar mais os problemas relacionados às modalidades que ainda oferece. A escola deve reunir o Conselho Escolar para deliberar sobre possíveis adaptações no plano de forma que este fique mais coerente com a nova realidade da escola. Todas as mudanças devem ser registradas em ata, submetidas à aprovação do Comitê/ Secretaria e guardadas junto ao dossiê de execução financeira. A escola dever fazer um Boletim de Ocorrência elencando os problemas ocorridos e as soluções propostas (este documento será importante para apresentação de Prestação de Contas). Os dados do PDE Interativo são importados da base de dados do INEP, que por sua vez é alimentada pelas informações que as escolas enviam quando respondem ao Censo Escolar. Caso a escola não concorde com as informações, deverá verificar a situação junto ao INEP. Os dados do SIMEC só podem ser modificados se o INEP modificá-los na sua base de dados. Os dados do IDEB são importados da base de dados do INEP. Caso a alteração do IDEB tenha ocorrido após a sua divulgação oficial, só poderá ser atualizado no ano seguinte.

19 55. Na tela Docentes não aparecem os nomes de todos os professores. 56. Na tela Docentes aparecem algumas disciplinas que os professores não ministram. 57. Na tela Docentes, algumas questões já estão respondidas e não conseguimos alterá-las. 58. Podemos inserir outros professores na tela Demais profissionais? 59. Já preenchi todas as telas e o sistema continua em 97%. Nesta tela só aparecem os nomes dos professores que atuaram na escola no ano de referência utilizado pelo PDE Interativo. Os dados serão atualizados com a chegada do Censo / 2011, até maio de Estes dados são importados da base de dados do INEP, que por sua vez é alimentada pelas informações que as escolas enviam quando respondem ao Censo Escolar. Os dados serão atualizados através do sistema SIMEC e aberto, posteriormente, para as devidas alterações. Estes dados são importados da base de dados do INEP, que por sua vez é alimentada pelas informações que as escolas enviam quando respondem ao Censo Escolar. Os dados serão atualizados através do sistema SIMEC e aberto, posteriormente, para as devidas alterações.? Não é possível inserir novos professores em nenhuma tela, pois os dados são importados de acordo com a situação no ano de referência. A tela Demais funcionários não trata da equipe docente, apenas da equipe de apoio.. Os dados serão atualizados através do sistema SIMEC e aberto, posteriormente, para as devidas alterações Salvar novamente todas as telas para que o preenchimento alcance 100%, não deixando nenhum item sem resposta. CAPACITAÇÃO

20 60. Haverá capacitação para os membros do Comitê do PDE Interativo? A equipe do MEC orienta, por , os membros do Comitê. A Coordenação Estadual do PDE INTERATIVO está prevendo duas formações para o ano de 2012 e vídeo conferência, com datas a serem ainda confirmadas. PRAZOS 61. Até quando posso enviar o PDE Interativo? Para as escolas sem recurso PAF, o sistema ficará permanentemente aberto até 31 de março. Esta é a data estabelecida pelo MEC e, no Ofício 001/12, há prorrogação, concedida por esta Coordenação, para 13/04/12, impreterivelmente.

Antes de começar, o Solicitante e outros envolvidos dentro do projeto (Orientador, Coordenador ou outro Responsável Técnico) devem verificar:

Antes de começar, o Solicitante e outros envolvidos dentro do projeto (Orientador, Coordenador ou outro Responsável Técnico) devem verificar: SOLICITAÇÃO DE FOMENTO on-line MANUAL DO USUÁRIO 1 CONTATOS... 2 2 ANTES DE COMEÇAR... 2 3 ENTRAR NO SISTEMA INFAPERJ... 3 3.1 ACESSO AO SISTEMA...3 3.2 LOGIN...4 4 APRESENTAÇÃO GERAL DA INTERFACE... 5

Leia mais

Importação de Dados para o Educacenso 2013

Importação de Dados para o Educacenso 2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS Importação de Dados para o Educacenso 2013 Objetivo Apresentar a forma

Leia mais

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes 1. É possível excluir um processo que já foi enviado? Só será possível excluir o processo se o mesmo ainda não tiver sido recebido.

Leia mais

Sistema de Chamados Protega

Sistema de Chamados Protega SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REALIZANDO ACESSO AO SISTEMA DE CHAMADOS... 4 2.1 DETALHES DA PÁGINA INICIAL... 5 3. ABERTURA DE CHAMADO... 6 3.1 DESTACANDO CAMPOS DO FORMULÁRIO... 6 3.2 CAMPOS OBRIGATÓRIOS:...

Leia mais

COMO REALIZAR A AUTENTICAÇÃO NO SISTEMA?...3

COMO REALIZAR A AUTENTICAÇÃO NO SISTEMA?...3 1 INDÍCE 1. COMO REALIZAR A AUTENTICAÇÃO NO SISTEMA?...3 1.1. PRIMEIRO ACESSO... 3 1.2. SOLICITAR NOVA SENHA... 4 2. COMO INFORMAR A SITUAÇÃO DOS ALUNOS?...6 2.1. DADOS DO DIRETOR/RESPONSÁVEL...6 2.2.

Leia mais

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio Fundap Fundação do Desenvolvimento Administrativo Programa de Estágio Programa de Estágio Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio Plano de Estágio Julho de 2008 SABE - Sistema

Leia mais

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário 70040-020 Brasília - DF SAC Manual do Usuário Sumário Assunto PÁGINA 1. Objetivos do Manual 3 2. Perfil do Usuário 3 2.1 Coordenador Institucional 3 3. Acesso ao Sistema SAC 3 3.1 Endereço de acesso 3

Leia mais

Roteiro. Secretaria Estadual. Ministério da Educação

Roteiro. Secretaria Estadual. Ministério da Educação 04 Roteiro Secretaria Estadual Ministério da Educação O Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica é resultado da ação conjunta do Ministério da Educação (MEC), de Instituições Públicas

Leia mais

Abaixo temos listadas as atividades que as Unidades Escolares devem realizar no Sistema de Gestão Escolar/SGE.

Abaixo temos listadas as atividades que as Unidades Escolares devem realizar no Sistema de Gestão Escolar/SGE. SGE Passo a Passo Descrição das Atividades Abaixo temos listadas as atividades que as Unidades Escolares devem realizar no Sistema de Gestão Escolar/SGE. 1º PASSO Solicitar a senha de acesso ao sistema

Leia mais

Roteiro 3. Administrando o Perfil. Secretaria Estadual

Roteiro 3. Administrando o Perfil. Secretaria Estadual Roteiro 3 Administrando o Perfil Secretaria Estadual Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica O Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica é resultado da ação conjunta

Leia mais

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Sumário PRESTAÇÃO DE CONTAS DE ETIQUETAS DE REPARO...3 Figura 1.0...3 Figura 2.0...4 Figura 3.0...5 Figura 4.0...5 1. Proprietário

Leia mais

Guia de Ambientação Março/2011

Guia de Ambientação Março/2011 Guia de Ambientação Março/2011 APRESENTAÇÃO Caro cursista, Bem vindo ao Guia de Ambientação. Este documento é dirigido a você, participante. Com ele, você conhecerá como está estruturada a interface de

Leia mais

MANUAL SISTEMA DE GERENCIAMENTO WWW.REDERENALI.COM.BR

MANUAL SISTEMA DE GERENCIAMENTO WWW.REDERENALI.COM.BR MANUAL SISTEMA DE GERENCIAMENTO WWW.REDERENALI.COM.BR MANUAL SISTEMA GERENCIAMENTO RENALI- Versão 3 Maio 2012 WWW.REDERENALI.COM.BR INTRODUÇÃO ACESSO VISÃO GERAL VISÃO DO PROJETO FORMULÁRIOS CADASTRO DE

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO PARA ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Conteúdo Tela de acesso... 4 Dados de Cadastro... 5 Dados cadastrais...

Leia mais

Plano de Carreira Sistema de Apoio à Gestão de Planos de Carreira

Plano de Carreira Sistema de Apoio à Gestão de Planos de Carreira Plano de Carreira Sistema de Apoio à Gestão de Planos de Carreira Manual do Usuário Página1 Sumário 1 Configurações Recomendadas... 4 2 Objetivos... 4 3 Acesso ao Sistema... 5 3.1. Acessar 6 3.2. Primeiro

Leia mais

Material de apoio. Disponível no site: : www.justica.gov.br, no link: Entidades Sociais >> CNES.

Material de apoio. Disponível no site: : www.justica.gov.br, no link: Entidades Sociais >> CNES. Material de apoio Disponível no site: : www.justica.gov.br, no link: Entidades Sociais >> CNES. Material de apoio Disponível no site: : www.justica.gov.br, no link: Entidades Sociais >> CNES. Portaria

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 1.0 18/01/2013 Sempre consulte por atualizações deste manual em nossa página. O Cotação Web está em constante desenvolvimento, podendo ter novas funcionalidades adicionadas

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO Vamos aprender juntos o passo a passo para navegar e estudar com tranquilidade no ambiente aconchegante de seu doce

Leia mais

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Sistema on-line

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Sistema on-line Sistema on-line O Instituto Ethos Organização sem fins lucrativos fundada em 1998 por um grupo de empresários, que tem a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de

Leia mais

SISTEMA DE E-LEARNING. efaculdade MANUAL DO ALUNO

SISTEMA DE E-LEARNING. efaculdade MANUAL DO ALUNO SISTEMA DE E-LEARNING efaculdade MANUAL DO ALUNO Conteúdo Tela de acesso... 2 Dados de Cadastro... 3 Dados cadastrais... 3 Alterar meu email... 4 Alterar minha senha... 4 Minha agenda... 5 Lista de cursos...

Leia mais

O GEM é um software 100% Web, ou seja, você poderá acessar de qualquer local através da Internet.

O GEM é um software 100% Web, ou seja, você poderá acessar de qualquer local através da Internet. Olá! Você está recebendo as informações iniciais para utilizar o GEM (Software para Gestão Educacional) para gerenciar suas unidades escolares. O GEM é um software 100% Web, ou seja, você poderá acessar

Leia mais

ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO. 04 2 ACESSO. 05 3 ABERTURA DE PROTOCOLO. 06 4 CONSULTA DE PROTOCOLO. 08 5 PROTOCOLO PENDENTE. 10 6 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO.

ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO. 04 2 ACESSO. 05 3 ABERTURA DE PROTOCOLO. 06 4 CONSULTA DE PROTOCOLO. 08 5 PROTOCOLO PENDENTE. 10 6 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO. ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 04 2 ACESSO... 05 3 ABERTURA DE PROTOCOLO... 06 4 CONSULTA DE PROTOCOLO... 08 5 PROTOCOLO PENDENTE... 10 6 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO... 11 7 ANDAMENTO DE PROTOCOLO... 12 8 RELATÓRIOS,

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Estamos definitivamente na era digital. Era da velocidade cada vez maior da informação. Era da otimização do tempo. O novo Sistema Integrado de Saúde Amil, SiSAmil, mostra toda a evolução da empresa nesse

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: PROPOSTAS VERSÃO 1.1 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 10/11/2011 1.0 Criação do documento. Aline Oliveira - MINC 07/01/2013 1.1 Atualização do

Leia mais

Manual de Utilização Sisamil - Sistema Integrado de Saúde Amil Manual de Utilização 1 54

Manual de Utilização Sisamil - Sistema Integrado de Saúde Amil Manual de Utilização 1 54 Manual de Utilização 1 54 Estamos definitivamente na era digital. Era da velocidade cada vez maior da informação. Era da otimização do tempo. O novo Sistema Integrado de Saúde Amil, SiSAmil, mostra toda

Leia mais

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email]

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL COTAÇAO WEB [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Materiais Autor: Equipe

Leia mais

TUTORIAL COLEGIADOS EM REDE

TUTORIAL COLEGIADOS EM REDE TUTORIAL COLEGIADOS EM REDE Brasília/DF Agosto/2015 Sumário Introdução... 2 1 Sistema de Gestão Estratégica... 3 2 Colegiados Em Rede... 5 2.1 Menu Cadastro... 6 2.1.1 Dados do Colegiado... 7 2.1.2 Composição

Leia mais

Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico

Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico 2015 GVDASA Sistemas Pedagógico 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações

Leia mais

Manual do Sistema de Apoio Operadores CDL

Manual do Sistema de Apoio Operadores CDL N / Rev.: Manual 751.1/02 Este documento não deve ser reproduzido sem autorização da FCDL/SC Aprovação: Representante da Direção Ademir Ruschel Elaboração: Supervisor da Qualidade Sílvia Regina Pelicioli

Leia mais

Sistema de Autorização Unimed

Sistema de Autorização Unimed Diretoria de Gestão Estratégica Departamento de Tecnologia da Informação Divisão de Serviços em TI Sistema de Autorização Unimed MANUAL DO USUÁRIO DIVISÃO DE SERVIÇOS EM TI A Divisão de Serviços em TI

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Maio -2013 Conteúdo Sumário... 2 PPD -IPD... 3 Adicionar Paciente... 4 Laudo Médico... 6 Avaliação do Enfermeiro... 11 Visita Domiciliar... 14 Dados do Paciente no Programa... 16 Histórico do

Leia mais

SUA SENHA É SIGILOSA, PESSOAL E INTRANSFERÍVEL.

SUA SENHA É SIGILOSA, PESSOAL E INTRANSFERÍVEL. DÚVIDAS MAIS FREQUENTES - DO CLIENTE 1. Qual o procedimento para se cadastrar na Guia Eletrônica? - Rolar a página e procure pelo item Novo Cliente? - Escolher o perfil: Próprio Interessado: Pessoa Física

Leia mais

MÓDULO SITUAÇÃO DO ALUNO

MÓDULO SITUAÇÃO DO ALUNO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE INFORMAÇÕES E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS SUPERINTENDÊNCIA DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS DIRETORIA DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS INSTRUÇÕES DE

Leia mais

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Sistema on-line

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Sistema on-line Sistema on-line O Instituto Ethos Organização sem fins lucrativos fundada em 1998 por um grupo de empresários, que tem a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de

Leia mais

Treinamento SISPES. Rede sem fio: sof_eventos Senha: evento@sof2013

Treinamento SISPES. Rede sem fio: sof_eventos Senha: evento@sof2013 Treinamento SISPES Rede sem fio: sof_eventos Senha: evento@sof2013 1 SISPES Passo a Passo: cadastro de usuários e cadastro de entidades ( árvore ) Brasília, janeiro de 20132 SUMÁRIO 1. Cadastro Líder Órgão...3

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Julho -2012 Conteúdo Sumário... 2... 3 Consultar Registros... 4 Realizar Atendimento... 9 Adicionar Procedimento... 11 Não Atendimento... 15 Novo Atendimento... 16 Relatórios Dados Estatísticos...

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL E CONCEITUAL - Orientações sobre cadastro de atividades no SIGA Extensão

MANUAL OPERACIONAL E CONCEITUAL - Orientações sobre cadastro de atividades no SIGA Extensão MANUAL OPERACIONAL E CONCEITUAL - Orientações sobre cadastro de atividades no SIGA Extensão ÍNDICE ACESSO AO SIGA EXTENSÃO... 03 CADASTRO DOCENTE... 08 CADASTRO DE ATIVIDADE... 12 COMO VINCULAR ATIVIDADES...

Leia mais

FAQ Sistema Eletrônico de Informações SEI-MP

FAQ Sistema Eletrônico de Informações SEI-MP FAQ Sistema Eletrônico de Informações SEI-MP 1. Quem pode obter o acesso ao SEI-MP? O SEI-MP está disponível apenas para usuários e colaboradores internos do MP. Usuários externos não estão autorizados

Leia mais

BH PARK Software de Estacionamento

BH PARK Software de Estacionamento BH PARK Software de Estacionamento WWW.ASASSOFTWARES.COM.BR Índice 1 Informações Básicas... 1 1.1 Sair da aplicação... 1 1.2 Travar aplicação... 1 1.3 Licenciando a aplicação... 1 1.4 Contrato de Manutenção...

Leia mais

Manual de utilização do sistema OTRS (Atendimento) Cliente Externo

Manual de utilização do sistema OTRS (Atendimento) Cliente Externo Manual de utilização do sistema OTRS (Atendimento) Cliente Externo 1 LISTA DE ILUSTRAÇÕES FIGURA 1 - TELA DE LOGIN... 5 FIGURA 2 - TELA INICIAL... 6 FIGURA 3 PREFERÊNCIAS DO USUÁRIO... 6 FIGURA 4 NOVO

Leia mais

SIGA. MANUAL DO SIGA 2013 versão 01/13. Sistema de Gerenciamento do Programa Integração AABB Comunidade

SIGA. MANUAL DO SIGA 2013 versão 01/13. Sistema de Gerenciamento do Programa Integração AABB Comunidade SIGA MANUAL DO SIGA 2013 versão 01/13 Sistema de Gerenciamento do Programa Integração AABB Comunidade Esse manual traz orientações sobre a operacionalização do SIGA por todos os intervenientes. SUMÁRIO

Leia mais

SIPESQ Sistema de Pesquisas da PUCRS

SIPESQ Sistema de Pesquisas da PUCRS SIPESQ Sistema de Pesquisas da PUCRS Abril de 2014 Versão 1 Página 1 de 17 Apresentação O Sistema de Pesquisas da PUCRS (SIPESQ) tem por objetivo fazer o mapeamento das estruturas e projetos de pesquisa

Leia mais

TOTVS Série 1 Varejo (Simples) - Módulo e-commerce

TOTVS Série 1 Varejo (Simples) - Módulo e-commerce Novo Módulo disponível no TOTVS S1 Varejo: permissão de utilização através de licença específica. Mesmo não adquirindo a licença de uso do módulo ele continuará presente na tela do usuário. 1 Na opção

Leia mais

Manual do Sistema de Cadastro de Cultivares Locais, Tradicionais e Crioulas

Manual do Sistema de Cadastro de Cultivares Locais, Tradicionais e Crioulas Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria da Agricultura Familiar Departamento de Financiamento e Proteção da Produção Seguro da Agricultura Familiar Manual do Sistema de Cadastro de Cultivares

Leia mais

TUTORIAL UNP VIRTUAL

TUTORIAL UNP VIRTUAL UNIVERSIDADE POTIGUAR UnP PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NEaD TUTORIAL UNP VIRTUAL Aluno Primeira edição NATAL/RN 2012 SUMÁRIO Conteúdo PREFÁCIO - BEM-VINDO(A) AO UNP VIRTUAL...

Leia mais

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!!

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!! Apresentação Este manual é uma orientação para os participantes de cursos no ambiente Moodle do INSTITUTO PRISMA. Tem como objetivo orientar sobre as ações básicas de acesso e utilização do ambiente virtual

Leia mais

TUTORIAL ESPORTE NA ESCOLA

TUTORIAL ESPORTE NA ESCOLA Ministério do Esporte Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social TUTORIAL ESPORTE NA ESCOLA ORIENTAÇÕES DE CADASTRO: Coordenadores Estaduais/Municipais Facilitadores Diretores Escolas

Leia mais

Manual para Envio de Petição Inicial

Manual para Envio de Petição Inicial Manual para Envio de Petição Inicial 1. Após abrir a página do PROJUDI, digite seu usuário e senha 1.1. Para advogados o usuário é o cpf.adv (ex: 12345678900.adv) 1.2. Após digitar os dados (login e senha),

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA LMS

TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA LMS TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA LMS Neste documento você encontrará um conjunto de orientações de como navegar na plataforma do MBA Gestão Empreendedora. Siga as instruções com atenção e salve este

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO DA LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE

MANUAL DO USUÁRIO DA LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE MANUAL DO USUÁRIO DA LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE Introdução: Esporte é saúde. As pessoas que praticam esporte vivem melhor e mais. Esporte previne e combate doenças do corpo e da mente, torna as pessoas

Leia mais

COMO SOLICITAR O CADASTRO DE UM ITEM SSA Central de Cadastro

COMO SOLICITAR O CADASTRO DE UM ITEM SSA Central de Cadastro COMO SOLICITAR O CADASTRO DE UM ITEM SSA Central de Cadastro Índice 1. Fluxo de Solicitação 2. Acesso ao Aplicativo 3. Alteração de Senha 4. Opções do Menu 5. Pesquisar um item já existente 6. Como criar

Leia mais

SISTEMA PATRIMÔNIO WEB

SISTEMA PATRIMÔNIO WEB UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Subcomissão de Patrimônio - GEFIM REITORIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO COMPATRIM/GEFIM SISTEMA PATRIMÔNIO WEB Manual do usuário v.1.1 Sumário Introdução... 4 Fluxo das Principais

Leia mais

Unidade 5. Aba Anexos. Objetivos de Aprendizagem. Ao final desta Unidade, você deverá ser capaz de:

Unidade 5. Aba Anexos. Objetivos de Aprendizagem. Ao final desta Unidade, você deverá ser capaz de: Unidade 5 Aba Anexos Objetivos de Aprendizagem Ao final desta Unidade, você deverá ser capaz de: Anexar os documentos necessários para reconhecimento federal; Enviar o processo para homologação; e Enviar

Leia mais

MANUAL DO PROESC EDUCACIONAL

MANUAL DO PROESC EDUCACIONAL Manual do Proesc Educacional 2012 1 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 1.1 APRESENTAÇÃO --------------------------------------------------------------------------------------- 3 1.2 ACESSANDO O SISTEMA -------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Sumário 1. Acesso ao sistema... 3 2. Funcionalidades do sistema... 5 3. Como tratar manifestações... 14 3.1 Detalhar...

Leia mais

Cadastro Avaliação 2013 Manual de Instruções

Cadastro Avaliação 2013 Manual de Instruções Cadastro Avaliação 2013 Manual de Instruções Manual de instruções Cadastro Avaliação 2013 Caro Usuário, Este manual contém todas as instruções necessárias para preenchimento dos dados de sua escola e alunos.

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2

Manual SAGe Versão 1.2 Manual SAGe Versão 1.2 Cadastramento de Usuário (a partir da versão 12.08.01 ) Conteúdo Introdução... 2 Cadastramento... 2 Desvendando a tela inicial... 4 Completando seus dados cadastrais... 5 Não lembro

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

Sistema de HelpDesk da SESAU Guia do Usuário

Sistema de HelpDesk da SESAU Guia do Usuário Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas SESAU Coordenadoria Setorial de Gestão a Informática - CSGI Sistema de HelpDesk da SESAU Guia do Usuário Maceió 06/02/2012 Técnico Responsável: Bruno Cavalcante

Leia mais

ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO. 04 2 ACESSO. 05 3 CONSULTA DE PROTOCOLO. 06 4 PROTOCOLO PENDENTE. 08 5 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO. 09 6 ANDAMENTO DE PROTOCOLO.

ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO. 04 2 ACESSO. 05 3 CONSULTA DE PROTOCOLO. 06 4 PROTOCOLO PENDENTE. 08 5 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO. 09 6 ANDAMENTO DE PROTOCOLO. ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 04 2 ACESSO... 05 3 CONSULTA DE PROTOCOLO... 06 4 PROTOCOLO PENDENTE... 08 5 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO... 09 6 ANDAMENTO DE PROTOCOLO... 10 7 RELATÓRIOS, OFÍCIOS E ETIQUETAS...

Leia mais

MANUAL DE USO DO SISTEMA DE APOIO À IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS EM SAÚDE - SAIPS

MANUAL DE USO DO SISTEMA DE APOIO À IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS EM SAÚDE - SAIPS MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA MANUAL DE USO DO SISTEMA DE APOIO À IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS EM SAÚDE - SAIPS COMPONENTE: HABILITAÇÃO DE CUSTEIO DO PROGRAMA

Leia mais

Eventos Anulação e Retificação

Eventos Anulação e Retificação MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO Portal dos Convênios SICONV Eventos Anulação e Retificação

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Superior Diretoria de Políticas e Programas de Graduação. Sistema de Seleção Unificada - SISU

Ministério da Educação Secretaria de Educação Superior Diretoria de Políticas e Programas de Graduação. Sistema de Seleção Unificada - SISU Perguntas Frequentes Ministério da Educação Secretaria de Educação Superior Diretoria de Políticas e Programas de Graduação Sistema de Seleção Unificada - SISU 1 - O que é o Sistema de Seleção Unificada

Leia mais

TUTORIAL MRV CORRETOR

TUTORIAL MRV CORRETOR TUTORIAL MRV CORRETOR O MRV Corretor é o sistema de vendas da MRV. Nele é possível realizar cadastro de clientes, efetuar reservas, solicitar análise de crédito e consultar tabelas de vendas. OUTUBRO/2012

Leia mais

Orientações Básicas para Análise e Tramitação de Projetos de Pesquisa pela Plataforma Brasil pelos Comitês de Ética em Pesquisa

Orientações Básicas para Análise e Tramitação de Projetos de Pesquisa pela Plataforma Brasil pelos Comitês de Ética em Pesquisa Orientações Básicas para Análise e Tramitação de Projetos de Pesquisa pela Plataforma Brasil pelos Comitês de Ética em Pesquisa Versão 1.2 Histórico de revisão Versão Autor Data Descrição Equipe suporte

Leia mais

Manual Passo a Passo

Manual Passo a Passo Manual Passo a Passo 2015 ACESSO SELEÇÃO DE RA SELEÇÃO DO PRODUTO CARRINHO DE COMPRAS FECHAR PEDIDO ENDEREÇO DE ENTREGA TIPO DE FRETE INFORMAÇÃO DE PAGAMENTO PAGAMENTO CARTÃO DE CRÉDITO PAGAMENTO BOLETO

Leia mais

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 2. Tela Inicial... 2 3. Abrindo uma nova Solicitação... 3 4. Acompanhando as solicitações abertas... 4 5. Exibindo Detalhes da Solicitação... 6 6.

Leia mais

MANUAL DO AVA GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS. Rua Ramos Ferreira, 991 A - Centro Fone: (92) 3878-7479 / 3233-6836 Manaus AM CEP: 69010-120

MANUAL DO AVA GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS. Rua Ramos Ferreira, 991 A - Centro Fone: (92) 3878-7479 / 3233-6836 Manaus AM CEP: 69010-120 MANUAL DO AVA 1. O QUE É EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA? A Educação a Distância, como dispõe o Decreto nº 5.622, de 19/12/2005, caracterizase como uma modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica

Leia mais

Manual do sistema SMARsa Web

Manual do sistema SMARsa Web Manual do sistema SMARsa Web Módulo Gestão de atividades RS/OS Requisição de serviço/ordem de serviço 1 Sumário INTRODUÇÃO...3 OBJETIVO...3 Bem-vindo ao sistema SMARsa WEB: Módulo gestão de atividades...4

Leia mais

SERVICE DESK MANAGER SDM. Manual do Sistema - DPOI

SERVICE DESK MANAGER SDM. Manual do Sistema - DPOI SERVICE DESK MANAGER SDM Manual do Sistema - DPOI Conteúdo SERVICE DESK MANAGER SDM... 1 Manual do Sistema - DPOI... 1 INTRODUÇÃO... 4 ACESSO AO SISTEMA... 5 OPÇÕES DO SISTEMA... 6 SISTEMA... 7 Pesquisar

Leia mais

Manual de utilização do site de contatos

Manual de utilização do site de contatos Manual de utilização do site de contatos O site de contatos da Cestalto é uma área exclusiva para representantes de vendas, que serve para registrar os contatos que você realizar com seus clientes. Assim,

Leia mais

Instruções de Preenchimento Situação do Aluno (Preliminar)

Instruções de Preenchimento Situação do Aluno (Preliminar) Instruções de Preenchimento Situação do Aluno (Preliminar) 1 2 Conteúdo INTRODUÇÃO... 4 AUTENTICAÇÃO... 5 AUTENTICAR USUÁRIO... 5 USUÁRIO SEM INFORMAÇÃO DE E-MAIL... 5 SOLICITAR NOVA SENHA... 7 Acesso

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY 1 Índice I - Prefácio...3 II - Instalação do tipo servidor...4 III Obter o nome do computador servidor...17 IV Instalação do tipo cliente...19 V Como inserir a

Leia mais

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo em sua oficina. O sistema foi desenvolvido para ser utilizado

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

Programa de Hematologia e Oncologia Pediátricos Diagnóstico Imunomolecular. Manual do sistema (Médico)

Programa de Hematologia e Oncologia Pediátricos Diagnóstico Imunomolecular. Manual do sistema (Médico) Programa de Hematologia e Oncologia Pediátricos Diagnóstico Imunomolecular Manual do sistema (Médico) ÍNDICE 1. O sistema... 1 2. Necessidades técnicas para acesso ao sistema... 1 3. Acessando o sistema...

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

Guia Rápido para Acesso, Preenchimento e Envio Formulário de Cadastro da Empresa e Formulário de Projeto

Guia Rápido para Acesso, Preenchimento e Envio Formulário de Cadastro da Empresa e Formulário de Projeto EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA MCTI/AEB/FINEP/FNDCT Subvenção Econômica à Inovação Transferência de Tecnologia do SGDC 01/2015 Transferência de Tecnologia Espacial no Âmbito do Decreto nº 7.769 de 28/06/2012

Leia mais

Operações de Caixa. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais

Operações de Caixa. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Operações de Caixa Versão 2.0 Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Sumário Introdução... 3 Suprimento... 3 Sangria... 4 Abertura de Caixa... 6 Fechamento de Caixa...

Leia mais

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Página 1 de 9 Este é um dos principais módulos do SIGLA Digital. Utilizado para dar entrada de produtos no estoque, essa ferramenta segue a seguinte

Leia mais

Passo a passo SISCORT R 2015

Passo a passo SISCORT R 2015 Passo a passo SISCORT 2015 SUMÁRIO (PASSO A PASSO SISCORT) Passo 1 Acessando o Sistema ------------------------- slide 1 Passo 2 -Identificação do Usuário ---------------------slide 16 Passo 3 Atualizar

Leia mais

Material de apoio. Portaria SNJ nº 252, de 27/ 12/ 12, publicada no D.O.U. de 31/ 12 /12. Manual do usuário. Manual da nova comprovação de vínculo.

Material de apoio. Portaria SNJ nº 252, de 27/ 12/ 12, publicada no D.O.U. de 31/ 12 /12. Manual do usuário. Manual da nova comprovação de vínculo. Material de apoio Material de apoio Portaria SNJ nº 252, de 27/ 12/ 12, publicada no D.O.U. de 31/ 12 /12. Manual do usuário. Manual da nova comprovação de vínculo. Informações Gerais O sistema CNES/MJ

Leia mais

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM Manual do Almoxarifado SIGA-ADM DIRETORIA DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO(DGTI) MARÇO/2012 Requisição de Almoxarifado Requisições O sistema retornará a tela do menu de Administração. Nela selecione

Leia mais

Manual Cadastro Completo

Manual Cadastro Completo Manual Cadastro Completo Índice 1. Objetivo... 3 2. O Projeto e-suprir... 3 3. Fluxo do Processo de Cadastro... 3 4. Cadastro Simples... 4 5. Recebendo Usuário e Senha... 7 6. Cadastro Completo... 7 7.

Leia mais

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NA CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014 Para se inscrever na CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014, clique em http://ancine.brde.com.br/ancine/login.asp ou através do

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: ADMINISTRATIVO VERSÃO 1.0 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 08/01/2013 1.0 Criação do documento. Aline Oliveira - MINC 3 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO...

Leia mais

Senha: Dígitos do CPF (sem pontos ou traço)

Senha: Dígitos do CPF (sem pontos ou traço) 1. Login Para realizar o acesso à ferramenta de suporte FAPAM, basta acessar o endereço: http://www.fapam.edu.br/helpdesk/ Usuário: Número da Chapa - FAPAM Senha: Dígitos do CPF (sem pontos ou traço) 2.

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A ADESÃO AO PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA PELO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) DOS ESTADOS E MUNICÍPIOS PAR 2011-2014

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A ADESÃO AO PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA PELO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) DOS ESTADOS E MUNICÍPIOS PAR 2011-2014 ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A ADESÃO AO PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA PELO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) DOS ESTADOS E MUNICÍPIOS PAR 2011-2014 1.1. Como participar do Programa FormAção pela Escola Estão

Leia mais

Módulo de Usuário 04 Orientações para o Uso 05 Acessando as Salas 06 Dentro do Ambiente das Salas 08 (1) Outros Usuários 09 (2) Seus Dados 09 (3)

Módulo de Usuário 04 Orientações para o Uso 05 Acessando as Salas 06 Dentro do Ambiente das Salas 08 (1) Outros Usuários 09 (2) Seus Dados 09 (3) O recurso das Salas Virtuais é parte da estratégia adotada pelo Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental para estimular e fortalecer a participação de grupos, coletivos e colegiados no processo

Leia mais

Ministério da Educação - MEC Universidade Federal de Santa Maria UFSM Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa PRPGP

Ministério da Educação - MEC Universidade Federal de Santa Maria UFSM Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa PRPGP Ministério da Educação - MEC Universidade Federal de Santa Maria UFSM Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa PRPGP Tutorial de preenchimento do Plano de Estudos On-line NOVEMBRO DE 2013 2 Índice 1 Tutorial

Leia mais

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor

Leia mais

Manual CORP Microlins Dinâmica

Manual CORP Microlins Dinâmica Manual CORP Microlins Dinâmica Índice 1. Acesso ao CORP 2. Cadastro de Colaborador 1. Dados 2. Endereço 3. Telefone 4. E-mail 5. Franquias vinculadas 6. Cursos 7. Permissões 3. Cadastro de Recesso 4. Cadastro

Leia mais