Qualidade nos Lacticínios. manual do consumidor

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Qualidade nos Lacticínios. manual do consumidor"

Transcrição

1 Qualidade nos Lacticínios manual do consumidor

2 qualidade 1 Mesmo que intuitivamente cada indivíduo perceba o que é a qualidade, este conceito não é muito fácil de definir. Qualidade: aptidão de um produto ou serviço para satisfazer as necessidades do utilizador. Para um alimento a qualidade é essencial uma vez que garante ao consumidor a segurança, os nutrientes e a energia necessária ao seu metabolismo vital.

3 2 qualidade o leite A qualidade de um produto alimentar pode dividir-se em várias componentes: Qualidade Higiénica: não existência de elementos tóxicos e exigências de segurança e saúde do consumidor. O leite é o alimento com maior valor para o ser humano. Não existe nenhum ser humano que, após o nascimento, não tenha sobrevivido unicamente com a ingestão de leite, seja da própria mãe, seja um substituto. Qualidade Nutricional: capacidade do alimento em fornecer os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo (valor alimentar). Qualidade Organoléptica: conjunto de características subjectivas do alimento, relacionadas com o prazer sentido pelo consumidor, incluindo o sabor, o odor / cheiro, textura, aspecto do produto, etc. Qualidade de Uso ou Serviço: facilidade de conservação, comodidade de utilização, preço (respeito pelos aspectos regulamentares e económicos). Leite: líquido branco, opaco, mais viscoso do que a água, ligeiramente adocicado e de odor pouco acentuado. Este manual procura focar os aspectos mais específicos da qualidade a nível dos lacticínios, dentro dos três grupos de produtos mais importantes do sector: leite, queijo e iogurte. O leite tem duas aplicações fundamentais: uma como alimento na forma líquida, mais próxima do original (leite em natureza), outra como matéria prima industrial, na produção de produtos lácteos distintos e variados que respondem às necessidades de conservação e exigências do consumidor - o queijo, o iogurte, a manteiga, a nata e as sobremesas lácteas.

4 qualidade 3 características dos vários tipos de leite A composição do leite varia com a espécie, raça, individualidade, idade, alimentação e tempo de gestação do animal produtor, a humidade e a altitude das pastagens, as condições de ventilação, de limpeza e de desinfecção do estábulo, etc. Para o consumo sob a forma de leite líquido é geralmente utilizado o leite de vaca e em menor quantidade o leite de cabra. Ambos são igualmente usados no fabrico de queijo, tal como o leite de ovelha. 1. Leite de Vaca É leite com a composição mais equilibrada e aquele em que a produção apresenta maior rentabilidade (maior quantidade por animal). Uma boa vaca leiteira produz em média entre 25 e 30 litros de leite por dia. A composição média do leite das espécies produtoras mais importantes é a seguinte: composição (g / %) vaca cabra ovelha água proteínas gordura lactose sais minerais O leite de vaca serve tanto para consumo directo como para o fabrico de diferentes produtos devido às suas características gustativas e facilidade de transformação. Apesar das inúmeras tentativas de utilizar outros tipos de leite, todas as preparações dietéticas continuam a ser obtidas a partir de leite de vaca. Dicas w Uma vez abertas as embalagens, todos os leites devem ser conservados no frigorífico e consumidos no prazo de 2 a 3 dias. Não é necessário ferver o leite pasteurizado uma vez que pode sofrer perdas nutricionais desnecessárias, além de alterações de sabor.

5 4 qualidade 2. Leite de Cabra 3. Leite de Ovelha É um leite muito branco, com maior viscosidade do que o de vaca e com um cheiro muito perceptível. É consumido directamente em pequena quantidade e usado no fabrico de queijo. No fabrico do queijo, devido ao cheiro característico do leite de cabra, é por vezes adicionado leite de ovelha. É um leite muito viscoso, com uma coloração branca amarelada e um sabor pouco agradável. Apesar de poder ser consumido directamente, é essencialmente utilizado no fabrico de queijo e requeijão. A fermentação láctea deste leite ocorre com muita dificuldade.

6 qualidade 5 a qualidade do leite As exigências de qualidade do leite, estão legalmente definidas e dependem da sua utilização posterior, dos tratamentos a que será submetido e das características do produto lácteo a produzir. A qualidade higiénica é talvez a mais importante pois pode determinar a rejeição do leite para qualquer tipo de utilização. Os microrganismos que vivem no leite e as respectivas características físico-químicas são aspectos essenciais na escolha dos tratamentos posteriores. Alguns destes pequenos seres que estão presentes no leite são responsáveis pelos processo de transformação que ocorrem durante a produção dos queijos, manteiga, leite acidificado, etc. No entanto, existem outros que podem ser prejudiciais ao ser humano e que necessitam de ser eliminados. A pasteurização destrói a maioria destes seres potencialmente prejudiciais. O número de microrganismos existente após a pasteurização depende dos respectivos tipo e quantidade existentes antes do tratamento e do método utilizado. Os leites fermentados, caso dos iogurtes, são obtidos através da adição de determinados fermentos lácticos (microrganismos que produzem acidez) ao leite esterilizado. Em geral, estes fermentos provocam um azedamento no leite, sendo, no entanto, a sua presença conveniente para impedir o desenvolvimento de microrganismos prejudiciais. A acção dos microorganismos potencialmente prejudiciais nos leites pode provocar defeitos na cor, sabor e textura que levam à designação do leite deteriorado como: azul, vermelho, amargo, podre, fermentado, etc. A qualidade físico-química do leite está relacionada com o valor alimentar e com o rendimento industrial, dois factores importantes mas não tão decisivos quanto a qualidade higiénica básica. Valor nutritivo do Leite 1 litro de leite de vaca contém aproximadamente: 33 g de proteínas = 3 ovos 38 g de gordura = 50 g de manteiga 7 g de sais minerais - cálcio, fósforo, etc. Vitaminas Enzimas Relativamente ao teor em gordura, o leite pode classificar-se em: gordo: mínimo de 3,5 % em gordura meio-gordo: entre 1,5 e 1,7 % em gordura magro: máximo de 0,3 % em gordura

7 6 qualidade tratamentos de conservação do leite Os leites que se destinam ao consumo humano podem ser divididos em dois tipos, de acordo com a sujeição (ou não) a tratamento térmico: leite crú (leite sem tratamento térmico); e leites tratados termicamente. Leite crú É um produto de interesse do ponto de vista nutricional mas, como não sofre qualquer tratamento físico que permita a sua conservação, a respectiva produção, utilização e consumo devem ser rigorosamente controladas. Leites tratados termicamente: O tipo de tratamento térmico dado ao leite vai definir o seu tempo de conservação, permitindo a distinção entre: Um leite depois de tratado termicamente, deve passar a ter as seguintes características: - ausência de microrganismos patogénicos e de substâncias tóxicas, - ausência de matérias estranhas, - baixa quantidade de microrganismos, - aroma e sabor normais, - elevado valor nutritivo. 1. Leite pasteurizado O leite pasteurizado é obtido através de um tratamento com elevada temperatura durante um curto espaço de tempo (no mínimo 71.7 C durante 15 segundos ou qualquer combinação equivalente) e arrefecido imediatamente após pasteurização, a fim de atingir o mais rapidamente possível uma temperatura inferior a +6 C. O objectivo deste tratamento é destruir os microorganismos prejudiciais e parte da flora do leite, de modo a provocar as menores alterações possíveis na composição, sabor e elementos nutricionais do leite. Ocorrem, no entanto, algumas perdas de vitaminas, nomeadamente da B6, B12 e C. - Leite pasteurizado - Leite esterilizado - Leite ultrapasteurizado Dicas w O leite crú deve ser consumido com maior cuidado porque não foi submetido a nenhum tratamento térmico, estando por isso sujeito à possibilidade de contaminação. O leite pasteurizado tem uma duração de conservação de 4 a 5 dias em embalagem fechada.

8 qualidade 7 2. Leite esterilizado O leite esterilizado é centrifugado, homogeneizado, submetido geralmente a uma temperatura entre 130 C e 140 C durante alguns segundos, arrefecido, acondicionado em embalagens fechadas hermeticamente e aquecido de novo a uma temperatura entre 110 C e 120 C durante 15 minutos. Este tratamento elimina todos os microrganismos, o que assegura uma longa duração de conservação. No entanto, a destruição das vitaminas é quase total. As alterações no aspecto e no sabor destes leites são mais perceptíveis, com o aparecimento de uma cor ligeiramente amarelada e um sabor caramelizado característico. Devido à curta duração deste tratamento, os microrganismos são eliminados antes que o sabor a cozido surja e ocorra a mudança de cor. As perdas de nutrientes são reduzidas. O leite UHT deve ser armazenado à temperatura ambiente e tem uma duração de conservação longa. 4. Outros tratamentos Além do tratamento térmico existem outros tratamentos que interferem na qualidade do leite: A conservação deste leite, em embalagem fechada, pode ir até um ano, mesmo fora do frigorífico. normalização: o teor de gordura, geralmente variável, é corrigido para os intervalos correspondentes ao leite gordo, meio gordo e magro. 3. Leite ultrapasteurizado ou UHT O leite UHT (leite tratado a uma temperatura ultra elevada), depois de centrifugado, é aquecido a uma temperatura alta (no mínimo a 135 C) entre dois a oito segundos, homogeneizado, arrefecido de imediato e embalado assepticamente de seguida, num recipiente estéril, hermeticamente fechado e estanque aos líquidos e aos microrganismos. homogeneização: distribuição da gordura de forma uniforme no leite, permitindo eliminar a possibilidade de formar nata; quando o leite é homogeneizado, esta informação deve ser obrigatoriamente colocada na embalagem e/ou no rótulo.

9 8 qualidade eventuais anomalias no leite conservação do leite O leite quando é tratado com temperaturas altas adquire por vezes um sabor anormal, vulgarmente designado por sabor a cozido, cuja intensidade depende da temperatura e do tempo do tratamento utilizado. No entanto, o tratamento térmico é a forma de conservação mais adequada para o leite porque, apesar de lhe poder transmitir um sabor mais ou menos intenso, suprime a acção dos microrganismos prejudiciais e não interfere na vitalidade dos fermentos lácticos úteis. O leite pasteurizado deve ser conservado a temperaturas que não excedam os 4 C nas instalações de tratamento e entre 0 e 6 C no circuito de transporte e venda. Os locais de venda devem estar equipados com câmaras ou armários frigoríficos que assegurem a manutenção da temperatura entre os 0 e 6 C. Os leites ultrapasteurizados e os esterilizados devem ser conservados em local fresco e ao abrigo da luz, em especial se a embalagem não for opaca. É aconselhável ao consumidor não deixar ultrapassar o prazo de garantia do produto.

10 qualidade 9 consumo de leite A opção por determinado tipo de leite deve-se, na maior parte dos casos, a um critério de preferência ou hábito. Em termos nutricionais, há alguns aspectos a ter em conta no consumo do leite - quantidade aconselhada por dia, teor em gordura e grupo etário do consumidor: - os bebés, normalmente a partir de um ano, devem beber, de preferência, cerca de um litro de leite gordo ou meio gordo por dia; - as crianças devem beber igualmente leite gordo ou meio gordo, dois a três copos por dia; Embora o leite seja um alimento indispensável em todas as idades, algumas pessoas têm alergia às suas proteínas ou à lactose. Para as pessoas que são alérgicas às proteínas, a simples fervura do leite pode ser a solução, apesar das perdas nutricionais que acarreta. A alergia ou incapacidade de digestão da lactose implica a substituição do leite por outros produtos lácteos como o queijo e o iogurte. - os adultos devem beber leite meio gordo, pelo menos 1/4 de litro por dia, porque contém menos gordura e igual quantidade de cálcio e restantes constituintes; - o leite magro só deve ser bebido por questões terapêuticas, a conselho médico, ou em caso de dieta de emagrecimento, dado ser muito pobre do ponto de vista nutricional porque, para além da gordura, perdeu outros componentes tais como as vitaminas.

11 10 qualidade o queijo os vários tipos de queijo A definição aceite internacionalmente para o queijo é produto fresco ou maturado, obtido por coagulação e separação do soro de qualquer dos seguintes produtos: leite, nata, leite desnatado (total ou parcialmente), soro de manteiga ou a mistura de qualquer deles. A definição dos queijos varia bastante em função do critério utilizado. 1. Tipo de Leite Queijo de vaca, de ovelha e de cabra: queijo produzido exclusivamente com o leite da respectiva espécie. Queijo de mistura: queijo produzido com a mistura de dois ou mais tipos de leite em percentagens variáveis. 2. Teor em gordura Composição nutricional: O queijo é um alimento muito nutritivo que contém todos os elementos do leite à excepção da lactose, que é arrastada pelo soro durante o seu fabrico. Em geral, é muito rico em gorduras e proteínas e pobre em açúcares (lactose). O queijo é essencialmente constituído por caseína, água, gorduras e sais minerais. As proporções destes constituintes variam em função do tipo de queijo. Queijo muito gordo ou extra gordo: queijo com uma percentagem superior a 60 % de matéria gorda no extracto seco. Queijo gordo: queijo com uma percentagem de 45 a 60 % de matéria gorda no extracto seco. Queijo meio gordo: queijo com uma percentagem de 25 a 45 % de matéria gorda no extracto seco. Queijo pouco gordo: queijo com uma percentagem de 10 a 25 % de matéria gorda no extracto seco. Queijo magro: queijo com uma percentagem máxima de 10 % de matéria gorda no extracto seco.

12 qualidade Maturação ou cura 4. Outros tipos de cura Queijo fresco: queijo obtido por dessoramento após coagulação do leite por fermentação láctica, com ou sem adição de coalho, e não submetido a um processo de cura. O queijo fresco deve ser obrigatoriamente fabricado com leite pasteurizado, qualquer que seja a fêmea produtora do leite utilizado no seu fabrico. Queijo fundido: queijo obtido a partir da moenda e mistura de vários tipos de queijos seguidas de fusão e emulsionamento, por acção do calor e de aditivos emulsionantes, com ou sem adição de outros géneros alimentícios. Queijo curado: queijo que só se encontra apto para consumo depois de mantido durante um certo tempo em condições determinadas de temperatura, humidade e ventilação que permitam modificações físicas e químicas características de cada tipo. Quando o período de cura excede em muitos meses o período normal para o tipo, os queijos designam-se por queijos velhos. Queijo curado por acção de bolores: queijo cujas características são devidas essencialmente à proliferação de bolores específicos no interior ou à superfície do queijo; são saborosos, digestivos e muito aromáticos. Requeijão: queijo obtido pela coagulação pelo calor do soro do leite (resultante da coagulação da caseína), tomando o aspecto de um queijo fresco embora mais granulado.

13 12 qualidade 5. Consistência Queijo extraduro / queijo de ralar: máximo de 51 % de humidade na parcela isenta de matéria gorda. Queijo aromatizado: queijo ao qual de adicionam produtos aromáticos de diversa natureza. 7. Denominação de origem Queijo de pasta dura: de 49 a 56 % de humidade na parcela isenta de matéria gorda. Queijo de pasta semidura: de 54 a 63 % de humidade na parcela senta de matéria gorda. Queijo de pasta semi-mole: de 61 a 69 % de humidade na parcela isenta de matéria gorda. Queijo de pasta mole: de mais de 67 % de humidade na parcela isenta de matéria gorda. A alguns queijos produzidos em determinadas zonas do país, com determinadas características típicas, obedecendo a um padrão rigoroso de qualidade, foi atribuída uma denominação de origem protegida, certificada por um selo de garantia da genuinidade do produto: Queijo Amarelo da Beira Baixa, Azeitão, Cabra Serrano Transmontano, Castelo Branco, Évora, Nisa, Picante da Beira Baixa, Pico, Rabaçal, São Jorge, Serpa, Serra da Estrela e Terrincho. 6. Outros critérios Queijo seco: queijo em que a dissecação da massa, ocorrendo prematuramente, acompanhada por um teor em sal elevado, torna o meio inviável para os microrganismos, originando um queijo seco, de crosta dura, com uma maturação incipiente mas com um elevado poder de conservação. Queijo branco: queijo sem maturação ou com maturação incipiente, como o queijo fresco e o queijo de coalhada. Queijo sem crosta: queijo de pasta dura ou semidura maturado em embalagem plástica isolante evitando a formação da casca.

14 qualidade 13 características dos queijos portugueses com denominação de origem denominação leite utilizado teor de gordura aroma / sabor consistência Amarelo da Beira Baixa Ovelha / Ovelha e Cabra cru 45/60 Intenso / Limpo Pasta Semimole Azeitão Ovelha cru 45/60 Forte / Picante Pasta Semimole Cabra Serrano Transmontano Cabra de raça serrana cru 45/60 Intenso / Limpo c/ ligeiro Travo Picante Pasta Extradura Castelo Branco Ovelha cru 45/60 Acentuados Pasta Semimole Évora Ovelha cru 45/60 Ligeiramente Picante e Acidulado Pasta Semidura Nisa Ovelha cru 45/60 Acentuado / Ligeiramente Acidulado Pasta Semidura Picante da Beira Baixa Ovelha e Cabra cru ou em mistura 35/60 Activo / Intenso e Picante Pasta Semidura Pico Vaca 45/60 Intenso / Activo / Salgado Pasta Semimole Rabaçal Ovelha e Cabra 35/60 Intenso / Limpo Pasta Semidura São Jorge Vaca cru > 45 Bouquet forte Pasta Semidura Serpa Ovelha cru 45/60 Forte / Picante Pasta Semimole Serra da Estrela Ovelha cru 45/60 Bouquet suave, Limpo lig. Acidulado Pasta Semimole Terrincho Ovelha de raça churra cru 45/60 Suave / Limpo Pasta Semidura

15 14 qualidade fabrico do queijo A escolha prévia do leite é uma etapa fundamental no fabrico do queijo, porque das suas condições vai depender a qualidade do produto final. A tecnologia de fabrico dos queijos define-se por um conjunto de operações, umas de carácter geral outras mais específicas de cada região, que têm como finalidade a obtenção das características distintivas de cada tipo de campo. As operações gerais são comuns: a coagulação, o dessoramento e a maturação. Dessoramento: é a operação que permite a separação completa do coalho e do soro, podendo ser realizada de modo natural (caso dos queijos frescos e de pasta mole) ou acelerado por prensagem (queijos de pasta dura). Coagulação: consiste na formação da coalhada, massa coagulada que depois de cortada em pedaços relativamente pequenos, se divide em duas partes: uma parte sólida (coalhada propriamente dita) e uma parte líquida (soro); a coagulação resulta da adição do coalho, substância que na presença de cálcio coagula o leite. Dicas w Verifique se a parte cortada do queijo está coberta com uma película adequada e recuse as peças que têm etiquetas espetadas para evitar contaminações. Escolha o queijo com a casca mais consistente e sem fendas. Os queijos libertam todo o seu aroma se forem retirados do frigorífico cerca de uma a duas horas antes de serem servidos, devendo permanecer à temperatura ambiente, de preferência num recipiente próprio (queijeira). Nas queijeiras não é aconselhável misturar queijos de aroma forte com queijos de aroma suave sob pena de estes últimos perderem as suas características sensoriais. Os queijos frescos devem ser guardados na zona fria propriamente dita e consumidos rapidamente (dois a três dias). Não é aconselhável colocar os queijos de pasta mole no frigorífico pois sofrem alterações de sabor. Maturação: é uma operação que consiste no amadurecimento e envelhecimento de alguns queijos, que adquirem características próprias; aspecto, cor, textura, sabor, aroma, consistência. Esta operação tem uma duração variável e, dependendo dos queijos, pode implicar a realização de algumas manipulações como a salga e a lavagem.

16 qualidade 15 eventuais anomalias no queijo Os factores que têm maior influência na maturação dos queijos são a humidade, a temperatura e o grau de acidez. A embalagem é uma operação importante no acabamento do fabrico do queijo e tem como finalidade a sua protecção do meio ambiente, conservação e apresentação comercial. O material utilizado para o acondicionamento do queijo e que com este contacte directamente deve ser inócuo e inerte em relação ao seu conteúdo. A importância da embalagem varia em função do tipo de queijo, sendo mais relevante para os queijos frescos e de pasta mole, mas apenas com papel de protecção e conservação à medida que os queijos vão sendo de pasta cada vez mais dura, ao ponto desses fins serem totalmente garantidos pela própria casca (revestimento) quando o queijo é de pasta dura. Dada a variedade de queijos existente, a lista de anomalias possíveis é bastante diversificada. No entanto podem referir-se como mais comuns: queijo mole ou empastado: desenvolvimento excessivo de bolor; falta de sal: pode fazer aumentar a gordura do queijo; queijo fluido, com parte da massa de aspecto meio fundido: massa não uniforme; manchas na casca e cheiro de putrefacção: queijos não curados colocados em prateleiras sujas; presença de olhos pequenos: má qualidade do leite e corte da coalhada deficiente; olhos rodeados por auréola branca, que vão aumentando até se converterem em fendas : queijos mal dessorados; queijos com teores de humidade elevados, mau sabor ou com centros duros: má qualidade do leite.

17 16 qualidade conservação do queijo O queijo fresco deve ser conservado à temperatura de 0 a 6 C, devendo observar-se durante o transporte uma temperatura máxima de 8 C para o transporte de longa duração e de 10 C para o transporte a nível da distribuição. O ideal para conservar os queijos são os locais frescos e bem arejados (tipo caves) ou as gavetas dos legumes nos frigoríficos. No entanto, em função das características de cada tipo, os queijos carecem de condições de conservação diferentes. O queijo curado, para efeito de comercialização, deve ser conservado a uma temperatura máxima de 10 C, devendo observar-se durante o transporte essa mesma temperatura. Os queijos de pasta semidura fabricados a partir de leite pasteurizado têm uma duração mais longa podendo conservar-se à temperatura ambiente (15 C) ou no frigorífico (5 C). Os queijos de pasta semidura fabricados a partir de leite crú devem ser conservados a uma temperatura de C. No frigorífico podem perder o sabor. Os queijos de pasta mole com bolores no seu interior devem encontrar-se protegidos por papel de estanho para evitar o desenvolvimento dos bolores na superfície. Para longos períodos de conservação, estes queijos devem ser envolvidos num pano húmido e mantidos à temperatura de 4 C. Os queijos de pasta mole com bolores externos conservamse à temperatura de C durante 2 a 3 dias. Dicas w No caso dos queijos mais gordos é preferível escolher os não embalados, uma vez que a embalagem térmica pode provocar alterações nas suas gorduras tornando-os moles e fazendo com que percam rapidamente o sabor. Os queijos frescos devem estar colocados na parte da frente do expositor por ser a zona mais fria, enquanto os queijos de pasta semidura e dura deverão estar nas partes menos frias. Os expositores devem apresentar boas condições de higiene e estar protegidos do sol. Não é aconselhável congelar o queijo, mesmo fatiado e envolto em película, porque sofre alterações na textura. Apenas no queijo ralado este procedimento é viável desde que por um período de tempo curto.

18 qualidade 17 o iogurte O iogurte é um produto originário da Ásia onde os antigos turcos, que seguiam um tipo de vida nómada, fermentavam o leite para o conservarem. A tradição do fabrico caseiro do iogurte preservou-se até aos nossos tempos, dada a simplicidade de obtenção do produto. Existem essencialmente três tipos de iogurte, em função da sua consistência: Iogurte sólido: iogurte tradicional, coagulado na própria embalagem, natural ou aromatizado. Iogurte batido: iogurte coagulado em tanque, agitado e arrefecido antes de ser embalado. É cremoso, natural ou adicionado de pedaços ou polpa de frutos. Iogurte líquido: iogurte liquefeito depois de coagulado, arrefecido e embalado posteriormente. Na verdade, em nossas casas, podemos fabricar iogurtes a partir de um só iogurte e utilizando um equipamento simples (iogurteira). A nível industrial, apesar do equipamento ser um pouco mais complexo, o princípio de base para o fabrico do iogurte tem a mesma simplicidade. O iogurte é um leite coagulado obtido pela adição de fermentos lácticos (microorganismos específicos) ao leite pasteurizado e concentrado, com ou sem adição de leite em pó. O iogurte pode ser classificado, quanto à composição, em: natural: quando não se adiciona qualquer substância além das culturas microbianas, do leite e/ou da nata; composição (g / %) vaca cabra ovelha água proteínas gordura lactose sais minerais açucarado: quando ao iogurte natural é adicionada sacarose, outros açúcares ou edulcorantes.

19 18 qualidade qualidade do iogurte Quanto à aromatização, consoante os produtos adicionados antes ou depois da fermentação, permite distinguir os iogurtes em: aromatizados: quando se adicionam apenas aromas, aromatizados com pedaços de fruta: quando se adicionam para além dos aromas, fruta, derivados de fruta (polpa, sumos) ou ainda sementes, cereais, chocolate, mel, café. Os iogurtes podem ainda ser classificados quanto ao teor de gordura, que depende do tipo de leite utilizado no fabrico: gordo: quando o teor mínimo de matéria gorda na parte láctea é de 3,5 %, meio-gordo: quando o teor mínimo de matéria gorda na parte láctea é de 1,5 % e o máximo de 1,8 %, magro: quando o teor máximo de matéria gorda na parte láctea é de 0,3 %. Dicas w Os iogurtes deterioram-se mais facilmente se não forem bem conservados. Na compra de iogurtes é importante: Escolher iogurtes com o prazo de validade mais alargado, Verificar se o expositor frigorífico está à temperatura apropriada (entre 0 e 6 C), Escolher os iogurtes que estão mais próximos do fundo da prateleira e afastados das lâmpadas, rejeite os iogurtes cujas embalagens se apresentem danificadas, opadas, com sinais de humidade, sujidade ou soro. Um bom iogurte deve apresentar o coágulo sob a forma de massa uniforme, dividida em finíssimas partículas e não separada do soro. O sabor deverá ser agradável e não muito ácido. Em função das preferências dos consumidores são incorporadas substâncias que conferem sabores e cores específicas ao iogurte. Valor nutritivo do iogurte: O valor nutritivo do iogurte é muito próximo do valor leite de que é originário, conservando as suas propriedades de forma mais durável. Assim, tal como o leite, o iogurte é rico em proteínas, vitaminas e cálcio. Os iogurtes, mesmo os gordos, têm poucas calorias em comparação com os outros derivados do leite. A principal propriedade do iogurte deve-se à flora viva que contém e que pode resistir no intestino, opondo-se ao desenvolvimento da flora de degradação, responsável pelo aparecimento de doenças. O iogurte é um alimento de fácil digestão, sendo particularmente recomendado para as pessoas que não conseguem digerir a lactose. Por outro lado, o consumo de iogurte estimula a actividade da parede intestinal aumentando a disponibilidade do cálcio.

20 qualidade 19 fabrico de iogurte eventuais anomalias no iogurte O processo geral de fabrico do iogurte engloba a escolha do leite, a preparação do lote, o tratamento térmico, a fermentação, o arrefecimento e o acondicionamento. A escolha do leite é muito importante, uma vez que é da sua qualidade que vai depender a qualidade do produto final. A preparação do lote tem como objectivo normalizar o leite de modo a que o produto final tenha uma qualidade uniforme. Após a pasteurização, o leite é fermentado a temperaturas entre os 38 e 44 C, favoráveis ao crescimento da flora específica adicionada. As principais anomalias podem resultar da utilização de leites ou fermentos de má qualidade, tratamento térmico deficiente ou ocorrências anormais durante o fabrico, transporte e comercialização. As anomalias mais frequentes no iogurte são: - separação do soro, - cor não natural, descoloração da superfície, - embalagens opadas, - falta de espessura nas tampas de alumínio, - excesso de acidez, excesso de açúcar, excesso de leite em pó, - formação de água de condensação na tampa,

21 20 qualidade conservação dos iogurtes Os iogurtes devem ser conservados no frigorífico a uma temperatura entre 0 e 6 C, devendo observar-se durante o transporte uma temperatura máxima de 8 C para o transporte de longa duração e de 10 C para o transporte ao nível da distribuição. O prazo de validade, convencionado entre os fabricantes, não deve ultrapassar os 28 dias.

Processamento do Iogurte Gordo Sólido

Processamento do Iogurte Gordo Sólido Escola Superior Agrária De Coimbra Processamento Geral dos Alimentos Processamento do Iogurte Gordo Sólido Trabalho realizado por: Pedro Sá nº20603025 Ana Oliveira nº 20603030 Lénia Belas nº 20603031 Elisabete

Leia mais

Iogurte Sólido com Aroma

Iogurte Sólido com Aroma Escola Superior Agrária de Coimbra Licenciatura Engenharia Alimentar Processamento Geral dos Alimentos Iogurte Sólido com Aroma Elaborado por: Joana Rodrigues nº 20703020 José Sousa nº 20708048 Luís Jordão

Leia mais

O Iogurte A ORIGEM DO IOGURTE CARACTERÍSTICAS NUTRICIONAIS DO IOGURTE TIPOS DE IOGURTE VANTAGENS DO IOGURTE COMO CONSUMIR?

O Iogurte A ORIGEM DO IOGURTE CARACTERÍSTICAS NUTRICIONAIS DO IOGURTE TIPOS DE IOGURTE VANTAGENS DO IOGURTE COMO CONSUMIR? O Iogurte A ORIGEM DO IOGURTE CARACTERÍSTICAS NUTRICIONAIS DO IOGURTE TIPOS DE IOGURTE VANTAGENS DO IOGURTE COMO CONSUMIR? ALGUMAS SUGESTÕES CURIOSIDADES: SABIAS QUE A ORIGEM DO IOGURTE No período 10.000

Leia mais

Leite e derivados. UHT, HTST, fermentos, maturação, coalho, flor de cardo.

Leite e derivados. UHT, HTST, fermentos, maturação, coalho, flor de cardo. Leite e derivados Objectivos: Conhecer a composição química e estrutura física do leite. Descrever leite inteiro, meio gordo magro e enriquecido. Descrever manteiga. Descrever natas. Descrever requeijão,

Leia mais

LEITE UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO CURSO DE GRADUAÇAO EM NUTRIÇÃO DISCIPLINA DIETÉTICA I CONCEITO

LEITE UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO CURSO DE GRADUAÇAO EM NUTRIÇÃO DISCIPLINA DIETÉTICA I CONCEITO UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO CURSO DE GRADUAÇAO EM NUTRIÇÃO DISCIPLINA DIETÉTICA I CONCEITO LEITE O leite é o produto da secreção das glândulas mamárias dos mamíferos. CARACTERÍSTICAS FÍSICAS O leite é

Leia mais

E OS SEUS BENEFÍCIOS

E OS SEUS BENEFÍCIOS E OS SEUS BENEFÍCIOS A principal função do leite é nutrir (alimentar). Além disso, cumpre as funções de proteger o estômago das toxinas e inflamações e contribui para a saúde metabólica, regulando os processos

Leia mais

Características e informação nutricional do ovo

Características e informação nutricional do ovo Características e informação nutricional do ovo Há muito tempo foi confirmada a eficácia e grande importância do ovo na alimentação das pessoas. De fácil preparação e digestão não foi difícil incorporar

Leia mais

TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

TECNOLOGIA DE ALIMENTOS TECNOLOGIA DE ALIMENTOS NUTRIÇÃO UNIC Profª Andressa Menegaz Conservação por irradiação A irradiação pode servir para: -destruir os microrganismos; -retardar a germinação de certos legumes; -destruir os

Leia mais

As matérias-primas alimentares frescas (após a colheita, a captura, a produção ou o abate)

As matérias-primas alimentares frescas (após a colheita, a captura, a produção ou o abate) As matérias-primas alimentares frescas (após a colheita, a captura, a produção ou o abate) são conservadas pela indústria alimentar, de modo a aumentar a sua estabilidade e o seu tempo de prateleira. 1

Leia mais

O consumidor deve estar atento às informações do rótulo?

O consumidor deve estar atento às informações do rótulo? Os consumidores têm o direito de conhecer as características e a composição nutricional dos alimentos que adquirem. A legislação nacional estabelece algumas normas para registro dessas informações na rotulagem

Leia mais

CÓDIGO DE BOAS PRÁTICAS PARA A PRESERVAÇÃO DA ELEVADA QUALIDADE DA ÁGUA MINERAL NATURAL E DA ÁGUA DE NASCENTE ENGARRAFADA. comparticipado pelo

CÓDIGO DE BOAS PRÁTICAS PARA A PRESERVAÇÃO DA ELEVADA QUALIDADE DA ÁGUA MINERAL NATURAL E DA ÁGUA DE NASCENTE ENGARRAFADA. comparticipado pelo CÓDIGO DE BOAS PRÁTICAS PARA A PRESERVAÇÃO DA ELEVADA QUALIDADE DA ÁGUA MINERAL NATURAL E DA ÁGUA DE NASCENTE ENGARRAFADA comparticipado pelo 1. INTRODUÇÃO Considerando que as águas minerais naturais e

Leia mais

Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior Agrária de Coimbra. Trabalho realizado por:

Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior Agrária de Coimbra. Trabalho realizado por: Iogurte Trabalho realizado por: Francisco Barreto Nº. 20603068 2º. Ano LEAL Francisco Machado Nº. 20603056 2º Ano LEAL Nota introdutória Com este trabalho pretende-se dar a conhecer a produção de iogurte,

Leia mais

HISTÓRIA: PROCESSAMENTO LEITES FERMETADOS. Leite fermentado batido

HISTÓRIA: PROCESSAMENTO LEITES FERMETADOS. Leite fermentado batido LEITES FERMETADOS Profa.Dra.Vanerli Beloti HISTÓRIA: Consumido há século em todo Mediterrâneo Oriental Primeiro alimento transformado que se tem notícia na história da humanidade Iogurte é o mais popular

Leia mais

O manipulador de alimentos tem que conferir todas as informações do rótulo?

O manipulador de alimentos tem que conferir todas as informações do rótulo? Os consumidores têm o direito de conhecer as características e a composição nutricional dos alimentos que adquirem. A legislação nacional estabelece algumas normas para registro dessas informações na rotulagem

Leia mais

Processamento de leite UHT

Processamento de leite UHT Processamento de leite UHT O leite foi desde os tempos mais remotos um alimento de eleição para os povos. Contudo, apesar de nutritivo era muito sensível e deteriorava-se depressa, pelo que não tinha poder

Leia mais

ROTULAGEM RASTREABILIDADE COMERCIALIZAÇÃO do QUEIJO. José António Rousseau - Director Geral 1

ROTULAGEM RASTREABILIDADE COMERCIALIZAÇÃO do QUEIJO. José António Rousseau - Director Geral 1 ROTULAGEM RASTREABILIDADE COMERCIALIZAÇÃO do QUEIJO José António Rousseau - Director Geral 1 ÍNDICE 1- INTRODUÇÃO 2- ROTULAGEM 3- RASTREABLILIDADE 4- DENOMINAÇÃO DE ORIGEM PROTEGIDA 5- PROGRAMA EUROPEU-

Leia mais

1) O que entende por contaminação cruzada? Cite algumas medidas de prevenção da contaminação cruzada. 2) Quais as categorias de perigos que conhece? 3) Dê alguns exemplos de Perigos Biológicos. 4) Quais

Leia mais

Tecnologia de leites e derivados Prof. Andréa Matta Ristow PROCESSAMENTO DO IOGURTE

Tecnologia de leites e derivados Prof. Andréa Matta Ristow PROCESSAMENTO DO IOGURTE Tecnologia de leites e derivados Prof. Andréa Matta Ristow PROCESSAMENTO DO IOGURTE Leites Fermentados Exemplos: iogurte, bebidas lácteas fermentadas, coalhada, kefir, entre outros. A fermentação pode

Leia mais

OPERAÇÕES E PROCESSOS DA T.A.

OPERAÇÕES E PROCESSOS DA T.A. Temperatura ambiental A temperatura no armazenamento do produto alimentício está condicionada à exposição deste a diferentes graus de calor ou de frio. Modificações indesejáveis à qualidade do produto:

Leia mais

1.2 Microrganismos Micróbios Bons

1.2 Microrganismos Micróbios Bons 1.2 Microrganismos Micróbios Bons Ligação ao Currículo Nacional 2ª Fase Principal Ciências 1: 1a, 1b, 2a, 2b, 2c, 2d, 2g, 2j Ciências 2: 1a, 2b, 2g, 5f Unidade de Estudo Unidade 6 Microrganismos Tempo

Leia mais

INTRODUÇÃO À DIETÉTICA

INTRODUÇÃO À DIETÉTICA INTRODUÇÃO À DIETÉTICA A Dietética é a disciplina que estuda as operações a que são submetidos os alimentos após a cuidadosa seleção e as modificações que os mesmos sofrem durante os processos culinários.

Leia mais

Alimentação saudável. Nídia Braz Outubro, 2012

Alimentação saudável. Nídia Braz Outubro, 2012 Alimentação saudável Nídia Braz Outubro, 2012 A alimentação tradicional portuguesa é variada, usa matérias primas diversas, preparadas de modos muito variado, quer pela indústria quer em casa. 2 Nídia

Leia mais

A MIXIE RESPONDE TOP 10 DÚVIDAS DO ONLINE

A MIXIE RESPONDE TOP 10 DÚVIDAS DO ONLINE A MIXIE RESPONDE TOP 10 DÚVIDAS DO ONLINE DICA DA MIXIE - MARÇO 2014 1 SOCORRO! AS NATAS FICARAM LÍQUIDAS. O QUE FAZER? Use sempre natas indicadas para bater, ou seja, com pelo menos 35% de gordura. Quanto

Leia mais

COMPRAR GATO POR LEBRE

COMPRAR GATO POR LEBRE PUBLICADO NA EDIÇÃO IMPRESSA SEGUNDA-FEIRA, 4 DE MARÇO DE 2013 POR JM CAVALO POR VACA É A VERSÃO ATUAL DE COMPRAR GATO POR LEBRE O consumo da carne de cavalo é encarado, ainda, com uma certa conotação

Leia mais

O Batido. O leite e a fruta apresentam na sua constituição um. Os batidos constituem-se como uma excelente fonte de

O Batido. O leite e a fruta apresentam na sua constituição um. Os batidos constituem-se como uma excelente fonte de O Batido Resulta de uma extraordinária combinação de sabores! O leite e a fruta apresentam na sua constituição um interessante perfil nutricional a sua combinação é, por isso, de excelência! Os batidos

Leia mais

QUE LEITE DAR AO MEU BEBÉ?

QUE LEITE DAR AO MEU BEBÉ? QUE LEITE DAR AO MEU BEBÉ? Para lactentes ou Leites 1 (0-4/6 meses) Bebé Saudável De transição ou Leites 2 (4-12 meses) De crescimento ou Leites 3 (12-36 meses) Anti obstipantes Bebé com Desconforto Digestivo

Leia mais

Autoridade de Segurança Alimentar e Económica. Alexandra Veiga Manuel Barreto Dias

Autoridade de Segurança Alimentar e Económica. Alexandra Veiga Manuel Barreto Dias Alexandra Veiga Manuel Barreto Dias SEGURANÇA ALIMENTAR Prevenir a presença de agentes patogénicos nos alimentos agentes biológicos microrganismos parasitas agentes tóxicos origem microbiana origem no

Leia mais

FICHA TÉCNICA - MASSA LEVE -

FICHA TÉCNICA - MASSA LEVE - FICHA TÉCNICA - MASSA LEVE - Massa Leve é um aditivo capaz de produzir concreto poroso de baixa massa especifica aparente, com ótima estabilidade, isto é, com reduzida queda de volume na aplicação. Características

Leia mais

AMOSTRAGEM AMOSTRAGEM

AMOSTRAGEM AMOSTRAGEM Procedimento pré-estabelecido para seleção, retirada, preservação, transporte e preparação das porções a serem removidas do lote como amostras, de uma maneira tal que o tratamento matemático dos testes

Leia mais

Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior Agrária de Coimbra

Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior Agrária de Coimbra Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior Agrária de Coimbra Processamento Geral dos Alimentos 2007/2008 Trabalho realizado por: Vanessa Sarmento nº20603003 Sofia Joaquim nº20603008 Liliana nº206030

Leia mais

1 Boas Práticas de Utilização 1.1 Normas de Qualidade Higiene e Ambiente - Água

1 Boas Práticas de Utilização 1.1 Normas de Qualidade Higiene e Ambiente - Água 2 Conteúdos 1 Boas Práticas de Utilização... 1.1 Normas de Qualidade Higiene e Ambiente - Água... 1.2 Normas de Segurança... 1.3 Recomendações de Ergonomia... 1.4 Normas de Utilização... 2 Resolução de

Leia mais

Art. 1º Aprovar o REGULAMENTO TÉCNICO PARA FIXAÇÃO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE LEITE EM PÓ MODIFICADO, em anexo.

Art. 1º Aprovar o REGULAMENTO TÉCNICO PARA FIXAÇÃO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE LEITE EM PÓ MODIFICADO, em anexo. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO GABINETE DO MINISTRO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 27, DE 12 DE JUNHO DE 2007 O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição

Leia mais

INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR LAT ENZIM PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DE GORDURAS

INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR LAT ENZIM PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DE GORDURAS INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR LAT ENZIM PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DE GORDURAS LAT - ENZIM é o produto indicado para o tratamento de todos os entupimentos de gordura orgânica em canalizações de esgoto e grelhas

Leia mais

1. Introdução 2. 2. As funções da embalagem 2. 3. Classificação das embalagens 5. 4. Principais características dos materiais de embalagem 6

1. Introdução 2. 2. As funções da embalagem 2. 3. Classificação das embalagens 5. 4. Principais características dos materiais de embalagem 6 Capítulo I CONCEITOS GERAIS SOBRE EMBALAGEM 1. Introdução 2 2. As funções da embalagem 2 3. Classificação das embalagens 5 4. Principais características dos materiais de embalagem 6 5. O ambiente e a embalagem

Leia mais

PASTEURIZAÇÃO DO LEITE LAN 1444 PROF. ERNANI

PASTEURIZAÇÃO DO LEITE LAN 1444 PROF. ERNANI PASTEURIZAÇÃO DO LEITE LAN 1444 PROF. ERNANI PASTEURIZAÇÃO Obrigatória no Brasil para todo o leite Todos os derivados devem ser fabricados a partir de leite pasteurizado Tecnologia obrigatória em todo

Leia mais

hidratação ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS BEBIDAS REFRESCANTES NÃO ALCOÓLICAS

hidratação ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS BEBIDAS REFRESCANTES NÃO ALCOÓLICAS hidratação ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS BEBIDAS REFRESCANTES NÃO ALCOÓLICAS O NOSSO CORPO É CONSTITUÍDO NA MAIOR PARTE POR ÁGUA A ÁGUA É O PRINCIPAL CONSTITUINTE DO ORGANISMO, É ESSENCIAL PARA A VIDA E TEM

Leia mais

REGULAMENTO DA INSPEÇÃO INDUSTRIAL E SANITÁRIA DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL TÍTULO II CLASSIFICAÇÃO DOS ESTABELECIMENTOS

REGULAMENTO DA INSPEÇÃO INDUSTRIAL E SANITÁRIA DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL TÍTULO II CLASSIFICAÇÃO DOS ESTABELECIMENTOS 5 REGULAMENTO DA INSPEÇÃO INDUSTRIAL E SANITÁRIA DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL TÍTULO II CLASSIFICAÇÃO DOS ESTABELECIMENTOS Art. 20 - A classificação dos estabelecimentos de produtos de origem animal abrange:

Leia mais

16/09/2015. movimentação de materiais colheita manual e mecânica na quinta transporte refrigerado transporte de gado vivo transporte em tapete rolante

16/09/2015. movimentação de materiais colheita manual e mecânica na quinta transporte refrigerado transporte de gado vivo transporte em tapete rolante 1 Processos utilizados na indústria alimentar divididos em operações comuns (operações unitárias) operações unitárias incluem diversas actividades operações mais comuns movimentação de materiais limpeza

Leia mais

MEIOS DE CULTURA DESENVOLVIMENTO OU PRODUÇÃO DE MEIOS DE CULTURA. Necessidade Bactérias Leveduras

MEIOS DE CULTURA DESENVOLVIMENTO OU PRODUÇÃO DE MEIOS DE CULTURA. Necessidade Bactérias Leveduras MEIOS DE CULTURA Associação equilibrada de agentes químicos (nutrientes, ph, etc.) e físicos (temperatura, viscosidade, atmosfera, etc) que permitem o cultivo de microorganismos fora de seu habitat natural.

Leia mais

FABRICAÇÃO DE PRODUTOS LÁCTEOS PROCESSAMENTO ARTESANAL

FABRICAÇÃO DE PRODUTOS LÁCTEOS PROCESSAMENTO ARTESANAL FABRICAÇÃO DE PRODUTOS LÁCTEOS PROCESSAMENTO ARTESANAL 1 - QUALIDADE DA MATÉRIA-PRIMA O leite destinado à fabricação de produtos lácteos deve ser de boa qualidade. Essa qualidade está diretamente relacionada

Leia mais

RESUMO O iogurte propriamente dito só foi conhecido na Europa em meados do século XVI, por

RESUMO O iogurte propriamente dito só foi conhecido na Europa em meados do século XVI, por ÁREA TEMÁTICA: TECNOLOGIA CURSO DE FABRICAÇÃO DE IOGURTE Apresentador 1 Rodis, Caroline Inglês Apresentador 2 Gadens, Andressa Autor 3 Tedrus, Guilherme de Almeida Souza Autor 4 Ameida, Flávia Caroline

Leia mais

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ISABEL MARQUES DIETISTA DO SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO E DIETÉTICA DO CHTV, E.P.E. 30 DE NOVEMBRO DE 2011

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ISABEL MARQUES DIETISTA DO SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO E DIETÉTICA DO CHTV, E.P.E. 30 DE NOVEMBRO DE 2011 ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ISABEL MARQUES DIETISTA DO SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO E DIETÉTICA DO CHTV, E.P.E. 30 DE NOVEMBRO DE 2011 ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Uma alimentação equilibrada proporciona uma quantidade correcta

Leia mais

Tensão Capacidade (mm) (mm) (g) (V) (mah) PR10-D6A PR70 1,4 75 5,8 3,6 0,3 PR13-D6A PR48 1,4 265 7,9 5,4 0,83 PR312-D6A PR41 1,4 145 7,9 3,6 0,58

Tensão Capacidade (mm) (mm) (g) (V) (mah) PR10-D6A PR70 1,4 75 5,8 3,6 0,3 PR13-D6A PR48 1,4 265 7,9 5,4 0,83 PR312-D6A PR41 1,4 145 7,9 3,6 0,58 Produto Pilha de zinco-ar Nome do modelo IEC Nominal Nominal Diâmetro Altura Peso Tensão Capacidade (mm) (mm) (g) (V) (mah) PR10-D6A PR70 1,4 75 5,8 3,6 0,3 PR13-D6A PR48 1,4 265 7,9 5,4 0,83 PR312-D6A

Leia mais

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor sessenta dias após a sua publicação.

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor sessenta dias após a sua publicação. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMENTO PORTARIA Nº 364, DE 04 DE SETEMBRO DE 1997 O Ministro de Estado da Agricultura e do Abastecimento, no uso da atribuição que lhe confere o art. 87, parágrafo

Leia mais

Hidratos de Carbono. Monossacarídeo (Glicose) Polissacarídeo (Glicogénio) Dissacarídeo (Frutose + Glicose = Sacarose)

Hidratos de Carbono. Monossacarídeo (Glicose) Polissacarídeo (Glicogénio) Dissacarídeo (Frutose + Glicose = Sacarose) Hidratos de Carbono Os hidratos de carbono são compostos orgânicos, constituídos por carbono (C), hidrogénio (H) e oxigénio (O). São a principal fonte de energia para o movimento, trabalho e realização

Leia mais

TRATAMENTO DE EQUIPAMENTO E MATERIAL DE ENDOSCOPIA

TRATAMENTO DE EQUIPAMENTO E MATERIAL DE ENDOSCOPIA HOSPITAL DE SANTA MARIA COMISSÃO DE CONTROLO DA INFECÇÃO HOSPITALAR Piso 6, Tel. 5401/1627 Recomendação n.º 09/2002 TRATAMENTO DE EQUIPAMENTO E MATERIAL DE ENDOSCOPIA Um dos principais problemas que se

Leia mais

CURSO DE GASTRONOMIA Disciplina : matérias primas Conceito e Tipo de Matéria Prima

CURSO DE GASTRONOMIA Disciplina : matérias primas Conceito e Tipo de Matéria Prima CURSO DE GASTRONOMIA Disciplina : matérias primas Conceito e Tipo de Matéria Prima Profª. Nensmorena Preza ALIMENTO Toda substância ou mistura de substâncias, no estado sólido, líquido, pastoso ou qualquer

Leia mais

Código: CHCB.PI..EST.01 Edição: 1 Revisão: 0 Páginas:1 de 12. 1. Objectivo. 2. Aplicação

Código: CHCB.PI..EST.01 Edição: 1 Revisão: 0 Páginas:1 de 12. 1. Objectivo. 2. Aplicação Código: CHCB.PI..EST.01 Edição: 1 Revisão: 0 Páginas:1 de 12 1. Objectivo o Estabelecer normas para o processamento dos dispositivos médicos, baseadas em padrões de qualidade. o Estabelecer condições de

Leia mais

treinofutebol.net treinofutebol.net

treinofutebol.net treinofutebol.net Alimentação do Desportista A alimentação pode influenciar positiva ou negativamente o rendimento dum atleta, devendo consequentemente ser orientada no sentido de não só melhorar a sua capacidade desportiva,

Leia mais

Art. 1º Aprovar o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Queijo Regional do Norte ou Queijo Tropical de Uso Industrial, conforme anexo.

Art. 1º Aprovar o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Queijo Regional do Norte ou Queijo Tropical de Uso Industrial, conforme anexo. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 24, DE 4 DE ABRIL DE 2002 O SECRETÁRIO DE DEFESA AGROPECUÁRIA DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA,

Leia mais

31/01/2015. Programa. Paulo Figueiredo paulo@pfigueiredo.org

31/01/2015. Programa. Paulo Figueiredo paulo@pfigueiredo.org Paulo Figueiredo paulo@pfigueiredo.org Programa 1. Processos de alteração dos alimentos: físicos, químicos e biológicos. 2. Processos de conservação de alimentos: métodos fermentativos, conservantes alimentares,

Leia mais

1. DETERMINAÇÃO DE UMIDADE PELO MÉTODO DO AQUECIMENTO DIRETO- TÉCNICA GRAVIMÉTRICA COM EMPREGO DO CALOR

1. DETERMINAÇÃO DE UMIDADE PELO MÉTODO DO AQUECIMENTO DIRETO- TÉCNICA GRAVIMÉTRICA COM EMPREGO DO CALOR UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC FACULDADE DE NUTRIÇÃO DISCIPLINA: BROMATOLOGIA 2º/ 4 O PROFA. IVETE ARAKAKI FUJII. DETERMINAÇÃO DE UMIDADE PELO MÉTODO DO AQUECIMENTO DIRETO- TÉCNICA GRAVIMÉTRICA COM EMPREGO

Leia mais

PROCESSO DE FERMENTAÇÃO CONTÍNUA ENGENHO NOVO - FERCEN

PROCESSO DE FERMENTAÇÃO CONTÍNUA ENGENHO NOVO - FERCEN PROCESSO DE FERMENTAÇÃO CONTÍNUA ENGENHO NOVO - FERCEN A ENGENHO NOVO, sempre atenta ao desenvolvimento de novas tecnologias para produção de etanol, pesquisou e desenvolveu um processo simples e eficiente

Leia mais

Esclarecimento 8/2014

Esclarecimento 8/2014 Segurança Alimentar Aprovação de estabelecimentos industriais em casas particulares Esclarecimento 8/2014 Resumo: O presente esclarecimento pretende clarificar o enquadramento legal da aprovação e atribuição

Leia mais

Prof. Drª. Caroline Moraes

Prof. Drª. Caroline Moraes Prof. Drª. Caroline Moraes Carnobacterium Enterococcus Lactococcus Lactobacilus Lactosphaera Leuconostoc Oenococcus Pediococcus Streptococcus Tetragenococcus Vagococcus Weissella Característica do grupo:

Leia mais

Processamento de bacalhau salgado seco

Processamento de bacalhau salgado seco Outubro 2007 LEAL Processamento Geral de Alimentos Processamento de bacalhau salgado seco Trabalho elaborado por: João Vaz n.º 20503003 Bruno Lopes n.º 20503026 Joana Sousa n.º 20603070 Introdução Quando

Leia mais

colas. Qualidade e segurança

colas. Qualidade e segurança Curso Tecnologia Pós-Colheita P e Processamento Mínimo M de Produtos Hortofrutícolas colas. Qualidade e segurança Legislação respeitante à produção e comercialização de produtos minimamente processados

Leia mais

COAGULAÇÃO DE PROTEÍNAS DO LEITE

COAGULAÇÃO DE PROTEÍNAS DO LEITE Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Farmácia COAGULAÇÃO DE PROTEÍNAS DO LEITE Integrantes: Paula Floriano da Silva Virgínia Figueira Marques PROTEÍNAS PROTEÍNAS Ponto isoelétrico ou pi,

Leia mais

Embalagem nos Lacticínios manual do consumidor

Embalagem nos Lacticínios manual do consumidor Embalagem nos Lacticínios manual do consumidor embalagem 1 A embalagem dos produtos alimentares desempenha muitas funções ao longo de todo o ciclo de vida dos produtos, desde a sua produção até ao momento

Leia mais

Nutrientes. E suas funções no organismo humano

Nutrientes. E suas funções no organismo humano Nutrientes E suas funções no organismo humano O corpo humano necessita de uma série de substâncias básicas indispensáveis para a formação de tecidos, para obtenção de energia, para a realização de atividades

Leia mais

VI ENEL CAMPINA GRANDE Regulamento Técnico de Rotulagem de Produto de Origem Animal Embalado

VI ENEL CAMPINA GRANDE Regulamento Técnico de Rotulagem de Produto de Origem Animal Embalado MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SUPERINTENDÊNCIA FEDERAL DE AGRICULTURA NA PARAÍBA SERVIÇO DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS VI ENEL CAMPINA GRANDE Regulamento Técnico de Rotulagem

Leia mais

Conservação da Carne Professora: Sandra Carvalho Princípios de Conservação Aplicado a Carne Controle da contaminação por microrganismos. Remoção de microrganismos. Controle do Crescimento e da atividade

Leia mais

Frutas e Hortaliças embaladas Aspectos Legais

Frutas e Hortaliças embaladas Aspectos Legais Frutas e Hortaliças embaladas Aspectos Legais A embalagem é instrumento de identificação, proteção, movimentação e exposição das frutas e hortaliças frescas. Ela identifica o produto e o seu responsável.

Leia mais

PROJETO DE INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº, DE DE DE 2009

PROJETO DE INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº, DE DE DE 2009 PROJETO DE INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº, DE DE DE 2009 O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição que lhe confere o art. 87, parágrafo único, inciso II, da Constituição,

Leia mais

CAPÍTULO XX APLICAÇÃO DE TINTAS E VERNIZES SOBRE MADEIRAS

CAPÍTULO XX APLICAÇÃO DE TINTAS E VERNIZES SOBRE MADEIRAS CAPÍTULO XX APLICAÇÃO DE TINTAS E VERNIZES SOBRE MADEIRAS 20.1 INTRODUÇÃO A madeira, devido à sua natureza, é um material muito sujeito a ataques de agentes exteriores, o que a torna pouco durável. Os

Leia mais

Iogurte Agregação de valor na cadeia produtiva

Iogurte Agregação de valor na cadeia produtiva Leite BOLETIM DE TENDÊNCIAS MAIO 2014 Iogurte Agregação de valor na cadeia produtiva O alimento iogurte é um derivado do leite, sua produção é o resultado da ação fermentativa de alguns microorganismos,

Leia mais

BOAS PRÁTICAS. Fonte: Manual Boas Práticas Agrícolas para a Agricultura Familiar http://rlc.fao.org/es/agricultura/bpa

BOAS PRÁTICAS. Fonte: Manual Boas Práticas Agrícolas para a Agricultura Familiar http://rlc.fao.org/es/agricultura/bpa BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS Fonte: Manual Boas Práticas Agrícolas para a Agricultura Familiar http://rlc.fao.org/es/agricultura/bpa O QUE SÃO AS BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS (BPA)? Os consumidores estão cada vez

Leia mais

FORMAS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR ENTRE HOMEM E MEIO AMBIENTE

FORMAS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR ENTRE HOMEM E MEIO AMBIENTE AMBIENTE TÉRMICO O ambiente térmico pode ser definido como o conjunto das variáveis térmicas do posto de trabalho que influenciam o organismo do trabalhador, sendo assim um fator importante que intervém,

Leia mais

MANUAL DE COLETA DE AMOSTRAS

MANUAL DE COLETA DE AMOSTRAS MANUAL DE COLETA DE AMOSTRAS Rua: Victor Sopelsa, nº 3000 Bairro Salete E-mail: sac-lableite@uncnet.br Fone: (49) 3441-1086 Fax: (49) 3441-1084 Cep: 89.700-000 Concórdia Santa Catarina Responsável /Gerente

Leia mais

Convivendo bem com a doença renal. Guia de Nutrição e Diabetes Você é capaz, alimente-se bem!

Convivendo bem com a doença renal. Guia de Nutrição e Diabetes Você é capaz, alimente-se bem! Convivendo bem com a doença renal Guia de Nutrição e Diabetes Você é capaz, alimente-se bem! Nutrição e dieta para diabéticos: Introdução Mesmo sendo um paciente diabético em diálise, a sua dieta ainda

Leia mais

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA SE ADQUIRIR HÁBITOS SAUDÁVEIS

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA SE ADQUIRIR HÁBITOS SAUDÁVEIS ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA SE ADQUIRIR HÁBITOS SAUDÁVEIS Sumário Introdução... 3 1 - A importância da Água... 4 2 - Organizando a sua alimentação diária... 6 3 A eliminação... 7 4 Sugestões de óleos... 8

Leia mais

Alimentos de Soja - Uma Fonte de Proteína de Alta Qualidade

Alimentos de Soja - Uma Fonte de Proteína de Alta Qualidade Alimentos de Soja - Uma Fonte de Proteína de Alta Qualidade Documento de posição do Comité Consultivo Científico da ENSA Introdução As proteínas são um importante nutriente necessário para o crescimento

Leia mais

BANCO DE LEITE HUMANO DO CHLC - MAC PERGUNTAS FREQUENTES

BANCO DE LEITE HUMANO DO CHLC - MAC PERGUNTAS FREQUENTES BANCO DE LEITE HUMANO DO CHLC - MAC PERGUNTAS FREQUENTES 1. O que é um Banco de Leite Humano? 2. Em que situações é utilizado o Leite Humano Pasteurizado, as suas vantagens e desvantagens? 3. Que critérios

Leia mais

MANUAL DO LABORATÓRIO DE NUTRIÇÃO

MANUAL DO LABORATÓRIO DE NUTRIÇÃO MANUAL DO LABORATÓRIO DE NUTRIÇÃO Manual desenvolvido pela equipe de monitoras, sob a supervisão da disciplina de Tecnologia de Alimentos (Curso de Nutrição) para normatização das atividades desenvolvidas

Leia mais

INSTRUÇÕES GERAIS PARA LUMINÁRIAS DE UTILIZAÇÃO DOMÉSTICA

INSTRUÇÕES GERAIS PARA LUMINÁRIAS DE UTILIZAÇÃO DOMÉSTICA INSTRUÇÕES GERAIS PARA LUMINÁRIAS DE UTILIZAÇÃO DOMÉSTICA INSTRUÇÕES GERAIS PARA LUMINÁRIAS DE UTILIZAÇÃO DOMÉSTICA INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA O fabricante aconselha um uso correcto dos aparelhos de iluminação!

Leia mais

Características da Carne de Frango

Características da Carne de Frango Características da Carne de Frango Katiani Silva Venturini 1 (e-mail: katiani_sv@hotmail.com) Miryelle Freire Sarcinelli 1 (e-mail: miryelle@hotmail.com) Luís César da Silva 2 (website: www.agais.com)

Leia mais

Genkor. 32 FOOD INGREDIENTS BRASIL Nº 10-2009 www.revista-fi.com. Introdução

Genkor. 32 FOOD INGREDIENTS BRASIL Nº 10-2009 www.revista-fi.com. Introdução MÉTODOS E CRITÉRIOS PARA SUBSTITUIÇÃO DE FONTES LÁCTEAS EM GELADOS COMESTÍVEIS Introdução O leite pode ser considerado a principal matéria-prima para a indústria de gelados comestíveis em função de ter

Leia mais

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS TECNOLOGIA DOS MATERIAIS Aula 7: Tratamentos em Metais Térmicos Termoquímicos CEPEP - Escola Técnica Prof.: Transformações - Curva C Curva TTT Tempo Temperatura Transformação Bainita Quando um aço carbono

Leia mais

Ovos e produtos derivados

Ovos e produtos derivados Ovos e produtos derivados Objectivos: Descrever a estrutura e a composição do ovo. Conhecer a composição química das diversas partes que constituem os ovos. Reconhecer as condições que afectam a qualidade

Leia mais

A ENERGIA NO CENTRO DAS ATENÇÕES

A ENERGIA NO CENTRO DAS ATENÇÕES A ENERGIA NO CENTRO DAS ATENÇÕES A Responde às perguntas com a informação que consta nas páginas 2-3. Porque ingerimos alimentos? Qual é a unidade de energia utilizada em nutrição? Quando emagrecemos?

Leia mais

Lista das frases de risco e de segurança

Lista das frases de risco e de segurança Lista das frases de risco e de segurança FRASES DE RISCO R1 : Explosivo no estado seco. R2 : Risco de explosão por choque, fricção, fogo ou outras fontes de ignição. R3 : Grande risco de explosão por choque,

Leia mais

Vamos Poupar Energia!!! www.facebook.com/experimenta.energia

Vamos Poupar Energia!!! www.facebook.com/experimenta.energia Vamos Poupar Energia!!! www.facebook.com/experimenta.energia Que podemos nós fazer? Eficiência Energética Utilização Racional da Energia, assegurando os níveis de conforto e de qualidade de vida. Como?

Leia mais

BOAS PRÁTICAS NO PREPARO DE ALIMENTOS

BOAS PRÁTICAS NO PREPARO DE ALIMENTOS BOAS PRÁTICAS NO PREPARO DE ALIMENTOS SÉRIE: SEGURANÇA ALIMENTAR e NUTRICIONAL Autora: Faustina Maria de Oliveira - Economista Doméstica DETEC Revisão: Dóris Florêncio Ferreira Alvarenga Pedagoga Departamento

Leia mais

Sandra Heidtmann 2010

Sandra Heidtmann 2010 Sandra Heidtmann 2010 Definições: Amostra: Pequena parte ou porção de alguma coisa que se dá para ver, provar ou analisar, a fim de que a qualidade do todo possa ser avaliada ou julgada; Coleta: Ato de

Leia mais

Factores de selecção da embalagem Produtos alimentares. Margarida Alves Segurança Alimentar - Uma visão global Porto Salvo, 31 de Maio 2011

Factores de selecção da embalagem Produtos alimentares. Margarida Alves Segurança Alimentar - Uma visão global Porto Salvo, 31 de Maio 2011 Factores de selecção da embalagem Produtos alimentares Margarida Alves Segurança Alimentar - Uma visão global Porto Salvo, 31 de Maio 2011 PERFIL CNE Data de constituição 1972 Forma jurídica Associação

Leia mais

Avaliação de Risco e Pontos de Controlo Críticos (ANÁLISE DE PERIGOS E PONTOS de CONTROLO CRÍTICOS - HACCP)

Avaliação de Risco e Pontos de Controlo Críticos (ANÁLISE DE PERIGOS E PONTOS de CONTROLO CRÍTICOS - HACCP) Avaliação de Risco e Pontos de Controlo Críticos (ANÁLISE DE PERIGOS E PONTOS de CONTROLO CRÍTICOS - HACCP) A partir de 1 de Janeiro de 2009, as novas Normas de Higiene da Comunidade Europeia substituíram

Leia mais

Norma Portuguesa. Carnes e produtos cárneos Definição e classificação NP 588 2008. Viande et produits dérivés Définition et classification

Norma Portuguesa. Carnes e produtos cárneos Definição e classificação NP 588 2008. Viande et produits dérivés Définition et classification Norma Portuguesa NP 588 Carnes e produtos cárneos Definição e classificação Viande et produits dérivés Définition et classification Meat and meat products Definition and classification ICS 67.120.10 DESCRITORES

Leia mais

Intestino delgado. Intestino grosso (cólon)

Intestino delgado. Intestino grosso (cólon) As fibras alimentares estão presentes nos alimentos de origem vegetal, englobando um conjunto de compostos que não podem ser digeridos pelas enzimas do nosso sistema gastrointestinal, não sendo por isso

Leia mais

Nota Técnica. Requisitos Gerais para a armazenagem de óleos usados:

Nota Técnica. Requisitos Gerais para a armazenagem de óleos usados: Nota Técnica ARMAZENAGEM DE ÓLEOS USADOS Para efeitos do presente documento, considera-se a definição de óleos usados constante na alínea b) do artigo 2.º do Decreto-lei n.º 153/2003. Define-se reservatório

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA PROMINOL P 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Data de emissão: 13 / 03 / 08 Nome do produto: Uso do produto: PROMINOL P Adubo Empresa responsável pela comercialização:

Leia mais

Ibo hydro-stop 1/5 REGISTO FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033. Revisão 01 Data 28-11-06. Data da edição: 23-01-2008 Edição nº: 00

Ibo hydro-stop 1/5 REGISTO FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033. Revisão 01 Data 28-11-06. Data da edição: 23-01-2008 Edição nº: 00 1/5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1. Nome: 1.2. Aplicações: Aditivo impermeabilizante para argamassas de cimento. 1.2. Entidade Responsável: 1.3. Telefone de Emergência: Saint-Gobain WEBER

Leia mais

04/2014. Mod: MICRON-48/B. Production code: UPD80 Black

04/2014. Mod: MICRON-48/B. Production code: UPD80 Black 04/2014 Mod: MICRON-48/B Production code: UPD80 Black Model: UPD60-UPD80 Manual de instrucción PT 280-120424 1 PT Instruções importantes de segurança 1. Para se obter uma utilização plena desta arca vertical,

Leia mais

Alimentação Saudável

Alimentação Saudável ANO LECTIVO 2010/2011 Alimentação Saudável Turma: 8º A Elaborado por: Adriana nº1, Carolina Pereira nº8 e Cátia nº10 Disciplina: Área de Projecto e Formação Cívica Professores: Eurico Caetano e Helena

Leia mais

Com este pequeno guia pode, finalmente, tirar partido do seu lixo... e sentir-se bem por isso!

Com este pequeno guia pode, finalmente, tirar partido do seu lixo... e sentir-se bem por isso! Com este pequeno guia pode, finalmente, tirar partido do seu lixo... e sentir-se bem por isso! Os restos de comida, as folhas do jardim ou as plantas secas do quintal ganham vida nova através de um processo

Leia mais

RISCOS E SEGURANÇA FRASES R NATUREZA DOS RISCOS ESPECÍFICOS ATRIBUÍDOS ÀS SUBSTÂNCIAS E PREPARAÇÕES PERIGOSAS

RISCOS E SEGURANÇA FRASES R NATUREZA DOS RISCOS ESPECÍFICOS ATRIBUÍDOS ÀS SUBSTÂNCIAS E PREPARAÇÕES PERIGOSAS RISCOS E SEGURANÇA FRASES R NATUREZA DOS RISCOS ESPECÍFICOS ATRIBUÍDOS ÀS SUBSTÂNCIAS E PREPARAÇÕES PERIGOSAS R1 R2 Explosivo no estado seco. Risco de explosão por choque, fricção, fogo ou outras fontes

Leia mais

Dispositivos Médicos: Requisitos para a esterilização por óxido de etileno

Dispositivos Médicos: Requisitos para a esterilização por óxido de etileno Dispositivos Médicos: Requisitos para a esterilização por óxido de etileno A eficácia do processo de esterilização de um dispositivo médico é avaliada com base numa série de experiências e protocolos que

Leia mais

5. Limitações: A argamassa Matrix Assentamento Estrutural não deve ser utilizada para assentamento de blocos silicocalcário;

5. Limitações: A argamassa Matrix Assentamento Estrutural não deve ser utilizada para assentamento de blocos silicocalcário; A argamassa Matrix Assentamento Estrutural é uma mistura homogênea de cimento Portland, agregados minerais com granulometria controlada e aditivos químicos. 3. Indicação: Excelente para assentamento de

Leia mais

PROCESSAMENTO DO LEITE

PROCESSAMENTO DO LEITE PROCESSAMENTO DO LEITE Katiani Silva Venturini 1 (e-mail: katiani_sv@hotmail.com) Miryelle Freire Sarcinelli 1 (e-mail: miryelle@hotmail.com) Luís César da Silva 2 (website: www.agais.com) 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

JUSTIFICATIVA OBJETIV OS:

JUSTIFICATIVA OBJETIV OS: JUSTIFICATIVA Para termos um corpo e uma mente saudável, devemos ter uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes, carnes, cereais, vitaminas e proteínas. Sendo a escola um espaço para a promoção

Leia mais