1.3. Dispositivos Características dos Semicondutores de Potência. Fundamentos de Eletrônica de Potência 56

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1.3. Dispositivos Características dos Semicondutores de Potência. Fundamentos de Eletrônica de Potência 56"

Transcrição

1 Fundamentos de Eletrônica de Potência Dispositivos Características dos Semicondutores de Potência Os principais dispositivos empregados em eletrônica de potência têm evoluído consideravelmente nos últimos anos. Cada vez mais tem se desenvolvido dispositivos para processar mais potência, como pode se verificar na figura abaixo (extraído de Mohan, 2002).

2 Fundamentos de Eletrônica de Potência Diodos Características Principais É um dispositivo não-controlado (comuta somente espontaneamente); Conduz quando diretamente polarizado (V ak >0) e bloqueia quando i<0; Possui uma queda de tensão intrínseca quando em condução (V F ~ 1V); Não são facilmente operados em paralelo, devido ao seus coeficientes térmicos de condução serem negativos. Pode conduzir reversamente durante um tempo t rr, que é especificado pelo fabricante. Estrutura de um diodo de potência: Suas características estáticas ideais e reais são dadas por: Observa-se que existe uma tensão máxima reversa de bloqueio V rated, a partir da qual o diodo entra em avalanche, que leva o componente à sua destruição. Suas características dinâmicas são mostradas na figura a seguir:

3 Fundamentos de Eletrônica de Potência 58 Verifica-se que quando um diodo de potência é submetido a uma comutação abrupta, ou seja, quando outro dispositivo desvia de maneira muito rápida a sua corrente, aparecem significativas perdas durante a comutação. Na figura, se verifica que o tempo de recuperação reversa (t rr ) e a carga armazenada na junção (Q rr ) estão relacionadas diretamente com as perdas de comutação. Este tempos podem ser calculados por: As perdas em diodos podem ser obtidas, de forma aproximada, com base na figura do desempenho dinâmico (obtida em data sheets de fabricantes): P total = P on + P rec + P off

4 Fundamentos de Eletrônica de Potência 59 Para um sinal periódico, temos que : Perdas em condução: P on = I F. V F. D Perdas de recuperação: P rec = 0.5. t b. V R. I REC. f Perdas em bloqueio: P off = I R. V R. (1 D) D: razão cíclica (tempo médio em que o diodo conduz) f: freqüência de comutação do diodo, em Hz. I F, V F, I R, V R, t b, V R, I REC : obtidos do data-sheet do fabricante Tipos Diodos de uso geral Estes diodos são os mais comuns no mercado, e também são conhecidos com line-frequency diodes ou standard recovery diodes. São os diodos que foram desenvolvidos para operar em freqüências muito baixas, geralmente menor que 1kHz.. Possuem baixa queda em condução, desta forma estes diodos estão aptos para operar até vários kv de tensão e ka de corrente. Como o tempo de recuperação desses dispositivos é elevado (dezenas ou centenas de microsegundos), estes dispositivos não são indicados para trabalharem em altas freqüências. A figura a seguir mostra um exemplo de abertura e fechamento de um diodo de uso geral, onde as correntes (acima) e as tensões (abaixo) estão mostradas. Diodos rápidos (fast recovery diodes) Diodos rápidos possuem trr da ordem de, no máximo, poucos micro-segundos, enquanto nos diodos normais é de dezenas ou centenas de micro-segundos. O retorno da corrente a zero, após o bloqueio, devido à sua elevada derivada e ao fato de, neste momento, o diodo já estar desligado, é uma fonte importante de sobretensões produzidas por indutâncias parasitas associadas aos componentes por onde circula tal corrente. A fim de minimizar este fenômeno foram desenvolvidos os diodos soft-recovery, nos quais esta variação de corrente é suavizada, reduzindo os picos de tensão gerados. São dispositivos projetados para o uso em aplicações envolvendo alta freqüência, onde um pequeno tempo de recuperação é necessário. Em elevados níveis de potência, possui t rr de poucos microssegundos ou até ns, além disso, esta classe possui baixa queda em condução direta.

5 Fundamentos de Eletrônica de Potência 60 Diodos ultra-rápidos (ultrafast diodes) É uma família melhorada dos diodos rápidos. São semelhantes aos diodos rápidos em termos de queda em condução, porém possuem menor tempo de recuperação. Como recuperação ocorre de forma suave, se elimina o uso de snubbers na maioria das aplicações. Sendo um dispositivo de portadores minoritários, sua queda em condução é pequena, de tal forma que pode ser aplicado em altas tensões de bloqueio. É muito empregado em fontes chaveadas de alta freqüência de alta eficiência, nos quais se incluem aqueles que operaram com comutação ZVS e ZCS. Diodo Schottky São dispositivos basicamente de portadores majoritários, usados quando é necessária uma queda de condução direta quase desprezível em circuitos com baixa tensão de saída. Possuem baixos tempos de recuperação, podendo operar em altas freqüências. Estes diodos possuem uma queda de tensão em condução muito baixa, tipicamente de 0,3V. Entretanto, a máxima tensão suportável por estes diodos é de cerca de 100V, sendo difícil serem encontrados diodos Shottky para tensões reversas maiores que 45V. Além disso, as correntes de fuga reversas são altas se comparáveis aos diodos por junção P-N. Note que, diferentemente dos diodos convencionais (mostrado em uma figura anterior), assim que a corrente se inverte a tensão começa a crescer, o que indica que esse dispositivo não possui portadores minoritários. A aplicação deste tipo de diodos ocorre principalmente em fontes de baixa tensão, nas quais as quedas sobre os retificadores são significativas. Para ilustrar, mostramos o diferente comportamentos dos diodos durante as comutações: Aplicações A tabela a seguir mostra uma comparação das tecnologias de diodos apresentadas. Observa-se uma grande diferença entre as características dos diodos, principalmente em relação

6 Fundamentos de Eletrônica de Potência 61 aos tempos de comutação. Obviamente, dispositivos com características de desempenho melhor são muito mais caros, e só devem ser considerados em projeto quando estritamente necessários. Parâmetro Tipo de diodo (valores típicos) Uso geral Rápido Ultra-rápido Shottky I F (Av) 60A 60A 60A 60A V 1600V 600V 400V 45V V F 1.3V 1.1V 1.25V 0.69V t rr 400ns 70ns 8,5 ns 20ns T J o C o C o C o C I rr - 3.4A 8.8 A 2A Q rr µc 375 nc 800 nc Componente 40HF 60HFU EPU04 MBR6045WT Obs.: Os componentes exemplos são todos da International Rectifier MOSFETs Características Principais É um dispositivo de três terminais, sendo um deles responsável pelo controle da comutação; É um dispositivo baseado em portadores majoritários, apresentando, por isso, uma comutação rápida; É um dispositivo controlado em tensão, com característica FET, ou seja, opera por campo elétrico sem corrente de polarização. Os MOSFETs comutam de forma controlada quando V gs >10V. Devido à característica FET, o dispositivo drena uma pequena quantidade de corrente para acionamento, sendo que quase toda a dissipação de potência no circuito de comando ocorre nos instantes de comutação para carregar/descarregar as capacitânicas intrínsecas do gate. Possui um diodo parasita intrínseco de sua estrutura, que dá ao dispositivo uma característica bi-direcional em corrente. Este diodo parasita é de característica lenta, apresentando elevada recuperação reversa;

7 Fundamentos de Eletrônica de Potência 62 Não possui uma queda de tensão intrínseca quando em condução, por não aprasentar uma junção com barreira de potencial a ser mantida; Apresenta baixíssimas resistências de condução (R on ) quando projetados para operar com baixa tensão de bloqueio (<100V). Quando a tensão de bloqueio é grande, R on aumenta substancialmente, o que limita a sua aplicação em potências mais elevadas. Não são facilmente operados em paralelo, devido ao seus coeficientes térmicos de condução serem negativos; Estrutura de um MOSFET de potência: Modelo do MOSFET de potência:

8 Fundamentos de Eletrônica de Potência 63 Característica estática ideal e real do MOSFET: Ideal Real Perdas em MOSFETs: As perdas nos MOSFETs podem ser aproximadas pelas perdas em comutação e das perdas em condução. P T = P sw + P on As perdas em condução são as seguintes: 2 P on = R on I rms E as perdas em comutação, são dadas por P sw = V gs Q gs f sw + V ds Q ds f sw Onde Q gs e Q ds são as cargas armazenadas entre o gate e o source e entre o dreno e o source, respectivamente. Nos manuais, se irá encontrar as capacitâncias como sendo C iss = Cgs + Cgd, com Cds curto-circuitada, Crs = Cgd e Coss ~ Cds + Cgd.. Área de operação segura (AOS) do MOSFET:

9 Fundamentos de Eletrônica de Potência 64 Características de comutação dos MOSFETs Entrada em condução Saída de condução Tipos Basicamente, os MOSFETs são divididos em dois grandes tipos: de canal tipo N e canal tipo P. Os MOSFET de canal tipo N possuem portadores majoritários, sendo, portanto, rápidos. Os MOSFETs de canal tipo P são dispositivos de portadores minoritários, e, portanto, lentos. Por esse motivo, em eletrônica de potência, praticamente só se utiliza MOSFETs tipo N. Existem várias gerações de MOSFET. A geração mais recente, a quinta, emprega carboneto de silício (silicon carbine - SiC) ao invés de silício como substrato. Esse novo material diminui consideravelmente as perdas de comutação dos dispositivos. Uma outra classificação para os MOSFETs que se pode dar é quanto a sua tensão de bloqueio. Abaixo de 100V, são chamados MOSFETs de baixa tensão e acima de 100V, MOSFET de alta tensão Aplicações A tabela a seguir mostra algumas informações relevantes obtidas em Data Sheets de MOSFETs:

10 Fundamentos de Eletrônica de Potência 65 1) IRF1407 V ds =75V

11 Fundamentos de Eletrônica de Potência 66 2) IRF740A V ds =400V

12 Fundamentos de Eletrônica de Potência 67 3) IRFPG50 V ds =1000V

13 Fundamentos de Eletrônica de Potência IGBTs Características Principais É um dispositivo de três terminais, sendo um deles responsável pelo controle da comutação; É um dispositivo baseado em portadores minoritários, apresentando, por isso, uma comutação não tão rápida; É um dispositivo controlado em tensão, com característica de acionamento FET, ou seja, opera por campo elétrico sem corrente de polarização. Os MOSFETs comutam de forma controlada quando V gs >10V. Devido à característica FET, o dispositivo drena uma pequena quantidade de corrente para acionamento, sendo que quase toda a dissipação de potência no circuito de comando ocorre nos instantes de comutação para carregar/descarregar as capacitânicas intrínsecas do gate. Apresenta uma queda de tensão intrínseca quando em condução, por possuir em sua estrutura um transistor PNP de saída; Apresenta baixas resistências de condução, mesmo para altas tensões. Podem ser facilmente operados em paralelo, devido ao seus coeficientes térmicos de condução serem negativos; Estrutura de um IGBT de potência: Característica estática ideal e real do IGBT:

14 Fundamentos de Eletrônica de Potência 69 I C On Off V CE Ideal Real Área de operação segura (AOS) do IGBT: Características de comutação dos IGBT

15 Fundamentos de Eletrônica de Potência Tipos Existem basicamente três diferentes famílias de dispositivos com diferentes freqüências de operação: Padrão, Rápida e Ultrarápida. Os IGBTs Padrão, têm sido otimizadas nas quedas de tensão e perdas de condução e tem baixas quedas de tensão por unidade de densidade de corrente, eles estão hoje disponíveis no mercado. Os IGBTs Ultrarápidos têm sido otimizados nas perdas de chaveamento e têm as mais baixas perdas de chaveamento por unidade de densidade de corrente. Como é evidente na Figura 24, estes dispositivos possuem velocidades de chaveamento que são comparáveis a aquelas dos MOSFETs de potência em aplicações práticas. Eles podem operar confortavelmente até 50 khz com modulação PWM e bem acima de 100 khz em circuitos ressonantes ou em ZVS/ZCS. Os IGBTs Rápidos oferecem uma combinação de baixas perdas de chaveamento e baixas perdas de condução, o que é similar às caraterísticas de chaveamento da maioria dos populares BJTs. A tabela III mostra as melhores características das três famílias. Os IGBTs Rápidos e Ultrarápidos estão também disponíveis em versões classificadas como de curto-circuito para aquelas aplicações, tais como comandos de motores, os quais são requeridos.

16 Fundamentos de Eletrônica de Potência Aplicações 1) IRG4P254S

17 Fundamentos de Eletrônica de Potência 72 2) IRGPS40B120U

18 Fundamentos de Eletrônica de Potência 73 COMPARATIVO ENTRE BJT, MOSFET e IGBT Característica BJT MOSFET IGBT Tipo de portadores minoritários tipo PNP majoritários canal N minoritários (no caminho de condução) tipo PNP Região de operação corte quase-saturação corte saturação corte quase-saturação Diodo em anti-paralelo opcional intrínseco opcional Tipo de acionamento por corrente por tensão por tensão Ganho de corrente de 5 a 10 vezes (comum) maior que (acionamento por tensão) Dependência entre o ganho de corrente (BJT) e a transcondutância (MOSFET, IGBT) em relação à corrente maior que (acionamento por tensão) alta (o ganho é limitado) reduzida reduzida Potência necessária para o comando Faixa de tensão sem danificação do comando (Vbe ou Vgs) valores típicos alta muito baixa muito baixa -20V a 0,4-0,7V (polarização direta do diodo) -20V a +20V -20V a +80V

19 Fundamentos de Eletrônica de Potência 74 Mínima tensão de comando (Vbe ou Vgs): Complexidade do circuito de acionamento 0,4V (dispositivos de alta tensão) a 0,7V (dispositivos de baixa tensão) a alimentação é em corrente depende da família 1 a 2V para dispositivos de baixa tensão e 2 a 4V para dispositivos de alta tensão depende da família típico de 10V alta baixa Baixa Densidade de corrente no dispositivo para uma dada tensão de bloqueio média alta para dispositivos de baixa tensão e média para dispositivos de alta tensão Média Máxima faixa de potência 150kVA 5kVA 100kVA Máxima tensão de bloqueio direta (Vce ou Vds) 2000V 1000V 1500V Máxima tensão de bloqueio reversa BVce ou BVds) ~40V não bloqueia (diodo intrínseco) ~20V Dependência da tensão de bloqueio (BVces ou Vgs) com a temperatura em baixas temperaturas, BVces diminui em altas temperaturas BVces diminui em baixas temperaturas, BVces diminui Perdas de chaveamento altas baixas médias Perdas em condução Principal motivo para as perdas de chaveamento Técnica de comutação para reduzir as perdas de chaveamento baixas perdas na saída em condução pela cauda de corrente devido ao pelo tempo de estocagem nas regiões P (turn-of current tail) moderadas (para pequenos Vds) e altas (para elevados Vds) perdas na entrada em condução devido à capacitância parasita entre o dreno e o source (capacitive turn-on losses) baixas perdas na saída em condução pela cauda de corrente devido ao pelo tempo de estocagem nas regiões P (turn-of current tail) ZCS ZVS ZCS Freqüência máxima de chaveamento na faixa de 20kHz - 100kW na faixa de 250kHz 5kW na faixa de 50kHz 100kW Capacitâncias parasitas Área de operação segura Cbe: ~ constante, Cbc: dependente de Vce, Cce: dependente de Vce grande (altas tensões e altas correntes) Cgs: ~ constante, Cdg: dependente de Vdg, Cds: dependente de Vdg pequena (altas correntes e baixas tensões ou altas tensões e baixas correntes Cbe: ~ constante, Cbc: dependente de Vce, Cce: dependente de Vce média a grande (altas tensões e altas correntes) Coeficiente térmico de resistividade de condução positivo negativo (na maior parte da faixa de temperaturas) positivo Limites de temperatura para a junção -55 o a 150 o C -55 o a 150 o ou 175 o C (depende do dispositivo) -55 o a 150 o C

20 Fundamentos de Eletrônica de Potência Tiristores ou (SCR) Características Principais É um dispositivo de três terminais, sendo um deles responsável pelo controle do disparo; É um dispositivo que possui três junções (4 camadas semicondutoras); É um dispositivo acionado em corrente. Após a corrente entre o anodo e catodo atingir certa amplitude, o circuito mantém-se em condução mesmo se retirando a corrente de gate. Por esse motivo, chama-se de dispositivo semi-controlado. Após acionado, não se tem mais nenhum controle sobre a condução do tiristor. Dependese do circuito externo para se efetuar sua abertura. Apresenta baixas resistências de condução, mesmo para altas tensões. É o dispositivo semicondutor com maior capacidade de processamento de energia existente; Estrutura de um tiristor: Característica estática ideal e real do tiristor:

21 Fundamentos de Eletrônica de Potência 76 I a On V ak Ideal Real Área de operação segura: Característica de comutação:

22 Fundamentos de Eletrônica de Potência Tipos Existem basicamente dois tipos de tiristores. Um deles é chamado de Phase Control SCR ou tiristor de controle de fase, projetados para controlar ângulos de fase em 50-60Hz. Já o outro tipo, Inverter SCR (tiristor para inversor) são usados em aplicações pulsadas envolvendo freqüênicas mais altas. A principal diferença entra as daus famílias está no tempo de desligamento (tq). Inverter SCR geralmente tem tq menor que 30 µs, enquanto que os similares Phase Control SCR possuem tq na ordem de centenas de microsegundos Aplicações 1) Série ST3230C..R Phase Control SCR

23 Fundamentos de Eletrônica de Potência 78 2) Série ST303C..C Inverter SCR

24 Fundamentos de Eletrônica de Potência GTOs Características Principais É um dispositivo de três terminais, sendo um deles responsável pelo controle do disparo; É um dispositivo que possui três junções (4 camadas semicondutoras); É um dispositivo acionado em corrente. Após a corrente entre o anodo e catodo atingir certa amplitude, o circuito mantém-se em condução mesmo se retirando a corrente de gate. Entretanto, ao contrário do tiristor, pode se abrir os GTOs através de um pulso negativo de corrente no gate, que é maior que o pulso de acionamento. Apresenta baixas resistências de condução, mesmo para altas tensões, mas bem superiores a tiristores similares; Necessita de significativa energia para abertura do tiristor; Em muitos casos, não suporta tensões negativas em seus terminais. É o dispositivo semicondutor controlado com maior capacidade de processamento de energia existente; Estrutura de um GTO:

25 Fundamentos de Eletrônica de Potência 80 Entrada em condução Característica estática ideal e real do tiristor: Abertura I C On Off V CE Ideal Real Característica de comutação do GTO: Tipos Os GTOs são projetados para operar entre 200 e 500 Hz para a maior parte das aplicações, apresentando comutações lentas (na ordem de 10 a 30us). Os GTOs requerem snubbers de turnon e turn-off, sendo o primeiro um inductor em série e o segundo um capacitor em paralelo. Asymmetric GTOs: São os GTOs convencionais, mas que não permitem tensão reversa em seus terminais. Fast GTOs: São GTOs com rápidos tempos de comutação, que permitem a utilização de snubbers menores e apresentam menos perdas de comutação.

26 Fundamentos de Eletrônica de Potência 81 Transparent Emitter GTOs: São dispositivos rápidos, com reduzidas perdas de comutação e condução, mas exigem snubbers dimensionados como para os Asymmetric GTOs e os mesmos requisitos de corrente de acionamento Aplicações 1) Asymmetric GTO - 5SGA 06D ABB

Prof. Amauri Assef. UTFPR Campus Curitiba 1

Prof. Amauri Assef. UTFPR Campus Curitiba 1 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA Disciplina de Eletrônica de Potência ET66B Aula 19 Chaves Eletrônicas amauriassef@utfpr.edu.br

Leia mais

Eletrônica de Potência II Capítulo 1. Prof. Janderson Duarte

Eletrônica de Potência II Capítulo 1. Prof. Janderson Duarte Eletrônica de Potência II Capítulo 1 Prof. Janderson Duarte 1 Introdução Interruptores i + v - ESTÁGIOS DE OPERAÇÃO Aberto, desligado ou bloqueado Fechado, ligado ou conduzindo Durante a comutação entre

Leia mais

Prof. Amauri Assef. UTFPR Campus Curitiba 1

Prof. Amauri Assef. UTFPR Campus Curitiba 1 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA Disciplina de Eletrônica de Potência ET66B Aula 20 Chaves Eletrônicas amauriassef@utfpr.edu.br

Leia mais

Prof. Amauri Assef. UTFPR Campus Curitiba 1

Prof. Amauri Assef. UTFPR Campus Curitiba 1 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA Disciplina de Eletrônica de Potência ET66B Aula 3 amauriassef@utfpr.edu.br 1 Principais

Leia mais

Eletrônica de Potência II Capítulo 1. Prof. Cassiano Rech

Eletrônica de Potência II Capítulo 1. Prof. Cassiano Rech Eletrônica de Potência II Capítulo 1 1 Componentes semicondutores em Eletrônica de Potência Diodo MOSFET IGBT GTO (Gate Turn-Off Thyristor) MCT (MOS Controlled Thyristor) IGCT (Integrated Gate-Commutated

Leia mais

EPO Eletrônica de Potência COMPONENTES SEMICONDUTORES EM ELETRÔNICA DE POTÊNCIA

EPO Eletrônica de Potência COMPONENTES SEMICONDUTORES EM ELETRÔNICA DE POTÊNCIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EPO Eletrônica de Potência COMPONENTES SEMICONDUTORES EM ELETRÔNICA DE POTÊNCIA UNIVERSIDADE

Leia mais

EPO Eletrônica de Potência COMPONENTES SEMICONDUTORES EM ELETRÔNICA DE POTÊNCIA

EPO Eletrônica de Potência COMPONENTES SEMICONDUTORES EM ELETRÔNICA DE POTÊNCIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EPO Eletrônica de Potência COMPONENTES SEMICONDUTORES EM ELETRÔNICA DE POTÊNCIA UNIVERSIDADE

Leia mais

EPO Eletrônica de Potência COMPONENTES SEMICONDUTORES EM ELETRÔNICA DE POTÊNCIA

EPO Eletrônica de Potência COMPONENTES SEMICONDUTORES EM ELETRÔNICA DE POTÊNCIA EPO Eletrônica de Potência COMPONENTES SEMICONDUTORES EM ELETRÔNICA DE POTÊNCIA INTRODUÇÃO Introdução Classificação dos semicondutores Diodos Características estáticas reais Idealizações Características

Leia mais

Semicondutores de Potência

Semicondutores de Potência Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Eletrônica de Potência Semicondutores de Potência Florianópolis, março de 2013. Prof. Clóvis Antônio

Leia mais

Semicondutores e Circuitos Periféricos

Semicondutores e Circuitos Periféricos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Pós-Graduação em Desen. de Produtos Eletrônicos Conversores Estáticos e Fontes Chaveadas Semicondutores

Leia mais

Aplicações de Conversores Estáticos de Potência

Aplicações de Conversores Estáticos de Potência Universidade Federal do ABC Pós-graduação em Eng. Elétrica Aplicações de Conversores Estáticos de Potência Prof. Dr. José Luis Azcue Puma Semicondutores de Potência (cont.) 1 Transistor Bipolar de Potência

Leia mais

Eletrônica Analógica e de. Potência. Tiristores. Prof.: Welbert Rodrigues

Eletrônica Analógica e de. Potência. Tiristores. Prof.: Welbert Rodrigues Eletrônica Analógica e de Tiristores Potência Prof.: Welbert Rodrigues Introdução O nome tiristor engloba uma família de dispositivos semicondutores que operam em regime chaveado; Tendo em comum uma estrutura

Leia mais

Semicondutores e Circuitos Periféricos

Semicondutores e Circuitos Periféricos Departamento Acadêmico de Eletrônica Pós-Graduação em Desen. de Produtos Eletrônicos Conversores Estáticos e Fontes Chaveadas Semicondutores e Circuitos Periféricos Prof. Clóvis Antônio Petry. Florianópolis,

Leia mais

Eletrônica de Potência

Eletrônica de Potência Eletrônica de Potência A eletrônica de potência trata das aplicações de dispositivos semicondutores de potência, como tiristores e transistores, na conversão e no controle de energia elétrica em níveis

Leia mais

Interruptores Semicondutores

Interruptores Semicondutores Interruptores Semicondutores Nikolas Libert Aula 8A Eletrônica de Potência ET53B Tecnologia em Automação Industrial Transistor Bipolar de Junção (TBJ) de Potência Transistor Bipolar de Junção (TBJ) de

Leia mais

Capítulo 4 Tiristores

Capítulo 4 Tiristores Capítulo 4 Introdução Chaves de estado sólido (semicondutor) Chaves biestáveis (condução e bloqueio de corrente) A primeira análise da topologia do circuito de conversão de energia deve ser feita considerando

Leia mais

Acionamentos Elétricos ACIJ6

Acionamentos Elétricos ACIJ6 Acionamentos Elétricos ACIJ6 3.a Aula: Eletrônica de Potência 31/01/2018 Eletrônica de Potência 1 ELETRÔNICA DE POTÊNCIA A eletrônica de potência combina potência, eletrônica e controle. O controle trata

Leia mais

Semicondutores, Perdas e Cálculo Térmico

Semicondutores, Perdas e Cálculo Térmico Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina! Departamento Acadêmico de Eletrônica! Pós-Graduação em Desen. de Produtos Eletrônicos! Conversores Estáticos e Fontes Chaveadas Semicondutores,

Leia mais

Engenharia Elétrica - Eletrônica de Potência I Prof. José Roberto Marques docente da Universidade de Mogi das Cruzes

Engenharia Elétrica - Eletrônica de Potência I Prof. José Roberto Marques docente da Universidade de Mogi das Cruzes MOSFET de Potência O transistor de efeito de campo construído com óxido metálico semicondutor (Metal Oxide Semiconductor Field Effect Transistor = MOSFET) é um dispositivo controlado por tensão, ao contrário

Leia mais

FACULDADE SANTO AGOSTINHO - FSA ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA DE POTÊNCIA TIRISTORES

FACULDADE SANTO AGOSTINHO - FSA ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA DE POTÊNCIA TIRISTORES FACULDADE SANTO AGOSTINHO - FSA ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA DE POTÊNCIA TIRISTORES Tiristores Introdução Dispositivos semicondutores de potência com 4 camadas PNPN; Utilizado com chave eletrônica; Principal

Leia mais

Estágio de Potência da Fonte Chaveada

Estágio de Potência da Fonte Chaveada INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Departamento Acadêmico de Eletrônica Pós-Graduação em Desenvolvimento de Produtos Eletrônicos Conversores Estáticos e Fontes Chaveadas Estágio de Potência da Fonte Chaveada

Leia mais

FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores

FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores ELECTRÓNICA 2 Em relação às seguintes afirmações escolha a que lhe parecer mais correcta: DÍODOS

Leia mais

Semicondutores de Potência Diodos e Tiristores

Semicondutores de Potência Diodos e Tiristores Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Eletrônica de Potência Semicondutores de Potência Diodos e Tiristores Florianópolis, agosto de

Leia mais

Aula 05 Transitores de Potência

Aula 05 Transitores de Potência Aula 05 Transitores de Potência Prof. Heverton Augusto Pereira Universidade Federal de Viçosa - UFV Departamento de Engenharia Elétrica - DEL Gerência de Especialistas em Sistemas Elétricos de Potência

Leia mais

Tiristores. Prof. Jonathan Pereira

Tiristores. Prof. Jonathan Pereira Tiristores Prof. Jonathan Pereira Programa da aula Introdução SCR (Retificador Controlado de Silício) DIAC (Diodo de Corrente Alternada) TRIAC (Triodo de Corrente Alternada)

Leia mais

Eletrônica de Potência. Centro de Formação Profissional Orlando Chiarini - CFP / OC Pouso Alegre MG Inst.: Anderson

Eletrônica de Potência. Centro de Formação Profissional Orlando Chiarini - CFP / OC Pouso Alegre MG Inst.: Anderson Eletrônica de Potência Centro de Formação Profissional Orlando Chiarini - CFP / OC Pouso Alegre MG Inst.: Anderson Diodo de potência Um diodo semicondutor é uma estrutura P-N que, dentro de seus limites

Leia mais

Universidade Federal de São João del-rei. Material Teórico de Suporte para as Práticas

Universidade Federal de São João del-rei. Material Teórico de Suporte para as Práticas Universidade Federal de São João del-rei Material Teórico de Suporte para as Práticas 1 Amplificador Operacional Um Amplificador Operacional, ou Amp Op, é um amplificador diferencial de ganho muito alto,

Leia mais

Transistores de Efeito de Campo FET Parte I

Transistores de Efeito de Campo FET Parte I EN2719 Dispositivos Eletrônicos AULA 11 Transistores de Efeito de Campo FET Parte I Prof. Rodrigo Reina Muñoz rodrigo.munoz@ufabc.edu.br T1 2018 Conteúdo Transistores de Efeito de Campo JFET MOSFETS Exercícios

Leia mais

Diodos de potência e cálculo térmico. Prof. Alceu André Badin

Diodos de potência e cálculo térmico. Prof. Alceu André Badin Diodos de potência e cálculo térmico Prof. Alceu André Badin Diodo Componente eletrônico semicondutor de dois terminais, formado por uma junção de cristais P (ânodo) e N (cátodo) que permite a passagem

Leia mais

Disciplina: Eletrônica de Potência (ENGC48) Tema: Dispositivos para Eletrônica de Potência

Disciplina: Eletrônica de Potência (ENGC48) Tema: Dispositivos para Eletrônica de Potência Universidade Federal da Bahia Escola Politécnica Departamento de Engenharia Elétrica Disciplina: Eletrônica de Potência (ENGC48) Tema: Dispositivos para Eletrônica de Potência Prof.: Eduardo Simas eduardo.simas@ufba.br

Leia mais

Semicondutores de Potência Diodos e Tiristores

Semicondutores de Potência Diodos e Tiristores Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina! Departamento Acadêmico de Eletrônica! Eletrônica de Potência! Semicondutores de Potência Diodos e Tiristores Prof. Clovis Antonio

Leia mais

Aula 02 Diodos de Potência

Aula 02 Diodos de Potência Aula 02 Diodos de Potência Prof. Heverton Augusto Pereira Universidade Federal de Viçosa -UFV Departamento de Engenharia Elétrica -DEL Gerência de Especialistas em Sistemas Elétricos de Potência Gesep

Leia mais

Introdução aos Conversores CA-CC Semicondutores de Potência (diodos e tiristores)

Introdução aos Conversores CA-CC Semicondutores de Potência (diodos e tiristores) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Eletrônica de Potência Introdução aos Conversores CA-CC Semicondutores de Potência (diodos e tiristores)

Leia mais

AS VANTAGENS DO IGBT SOBRE O GTO NA TRAÇÃO METROFERROVIARIA O GTO

AS VANTAGENS DO IGBT SOBRE O GTO NA TRAÇÃO METROFERROVIARIA O GTO TRABALHO PARA APRESENTAÇÃO NO VIII PRÊMIO ALSTOM DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA. AUTOR: ENG.º JOSÉ DONIZETE VENÂNCIO AS VANTAGENS DO IGBT SOBRE O GTO NA TRAÇÃO METROFERROVIARIA O GTO GTO (GATE TURN OFF),

Leia mais

Eletrônica de Potência II Capítulo 1. Prof. Cassiano Rech cassiano@ieee.org

Eletrônica de Potência II Capítulo 1. Prof. Cassiano Rech cassiano@ieee.org Eletrônica de Potência II Capítulo 1 cassiano@ieee.org 1 Componentes semicondutores em Eletrônica de Potência Diodo MOSFET IGBT GTO 2 Introdução Eletrônica de Potência é uma ciência aplicada que aborda

Leia mais

Inversores. Alexandre A. Kida, Msc.

Inversores. Alexandre A. Kida, Msc. Inversores Alexandre A. Kida, Msc. professorkida@gmail.com 1 Plano de aula Inversor de ponte completa Inversor meia ponte Técnicas de controle Inversor trifásico 2 Introdução Os inversores são conversores

Leia mais

Tecnologia em Automação Industrial 2016 ELETRÔNICA II

Tecnologia em Automação Industrial 2016 ELETRÔNICA II Tecnologia em Automação Industrial 2016 ELETRÔNICA II Aula 22 Fonte chaveada Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino https://giovanatangerino.wordpress.com giovanatangerino@ifsp.edu.br giovanatt@gmail.com

Leia mais

Técnicas de Comutação ZVT CC-CC. CC. CT - UFSM. GEPOC Grupo de Eletrônica de Potência e Controle

Técnicas de Comutação ZVT CC-CC. CC. CT - UFSM. GEPOC Grupo de Eletrônica de Potência e Controle Técnicas de Comutação ZVT CC-CC. CC. GEPOC Grupo de Eletrônica de Potência e Controle CT - UFSM Tópicos Tópicos do Capítulo: Introdução; { Comutação Suave Técnica de Comutação ZVT Classificação; Classe

Leia mais

Prof. Amauri Assef. UTFPR Campus Curitiba 1

Prof. Amauri Assef. UTFPR Campus Curitiba 1 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA Disciplina de Eletrônica de Potência ET66B Aula 11 Tiristor SCR (Silicon Controlled

Leia mais

Disciplina: Eletrônica de Potência (ENGC48)

Disciplina: Eletrônica de Potência (ENGC48) Universidade Federal da Bahia Escola Politécnica Departamento de Engenharia Elétrica Disciplina: Eletrônica de Potência (ENGC48) Tema: Conversores CA-CC Trifásicos Controlados Prof.: Eduardo Simas eduardo.simas@ufba.br

Leia mais

Introdução aos Conversores CA-CC Semicondutores de Potência (diodos e tiristores)

Introdução aos Conversores CA-CC Semicondutores de Potência (diodos e tiristores) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Eletrônica de Potência Introdução aos Conversores CA-CC Semicondutores de Potência (diodos e tiristores)

Leia mais

Aula 8. Disciplina Eletrônica de Potência (ENGC48) Tema: Comutação e Perdas Térmicas. Eduardo Simas

Aula 8. Disciplina Eletrônica de Potência (ENGC48) Tema: Comutação e Perdas Térmicas. Eduardo Simas Universidade Federal da Bahia Escola Politécnica Departamento de Engenharia Elétrica Disciplina Eletrônica de Potência (ENGC48) Tema: Comutação e Perdas Térmicas Eduardo Simas (eduardo.simas@ufba.br) Aula

Leia mais

INTRODUÇÃO À ELETRÔNICA INDUSTRIAL (Unidade 1)

INTRODUÇÃO À ELETRÔNICA INDUSTRIAL (Unidade 1) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA TÉCNICO EM MECATRÔNICA DISCIPLINA: ELETRÔNICA INDUSTRIAL INTRODUÇÃO

Leia mais

Eletrônica de Potência II Capítulo 4: Inversor meia-ponte Prof. Alessandro Batschauer

Eletrônica de Potência II Capítulo 4: Inversor meia-ponte Prof. Alessandro Batschauer Eletrônica de Potência II Capítulo 4: Inversor meiaponte Prof. Alessandro Batschauer Prof. Cassiano Rech 1 Introdução E 1 (v 1, f 1 ) Retificador Conversor CCCC Conversor indireto de tensão Conversor indireto

Leia mais

Atuadores. Exemplos de atuadores: Translação linear com motor de passo. Mecânicos : -Motor elétrico (DC, AC, de passo) -Motor piezoelétrico -Válvulas

Atuadores. Exemplos de atuadores: Translação linear com motor de passo. Mecânicos : -Motor elétrico (DC, AC, de passo) -Motor piezoelétrico -Válvulas Atuadores Em instrumentação Eletrônica, Atuador é um elemento que, a partir de um sinal elétrico, vai ser capaz de atuar na grandeza que se deseja controlar A atuação ocorre dentro de limites pré-determinados

Leia mais

Eletrônica Industrial para Controle e Automação I

Eletrônica Industrial para Controle e Automação I Eletrônica Industrial para Controle e Automação I http://www.dee.feis.unesp.br/docentes/?id=105 id=105 Prof. Dr. Flávio Alessandro Serrão Gonçalves E-mail: : flavioasg@sorocaba.unesp.br Sorocaba (SP),

Leia mais

Índice. Agradecimentos Prefácios Sobre o livro Sobre os autores

Índice. Agradecimentos Prefácios Sobre o livro Sobre os autores Índice Agradecimentos Prefácios Sobre o livro Sobre os autores Capítulo 1 Semicondutores 1.1 Introdução 1.2 Semicondutores simples e compostos: Estrutura 1.2.1 Semicondutores simples 1.2.2 Semicondutores

Leia mais

Curso Técnico em Eletroeletrônica Eletrônica Analógica II

Curso Técnico em Eletroeletrônica Eletrônica Analógica II Curso Técnico em Eletroeletrônica Eletrônica Analógica II Aula 01 Revisão: Dispositivos eletrônicos Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino 2016 CIRCUITOS ELÉTRICOS E ELETRÔNICOS.. Trimpots.. Potenciômetros..

Leia mais

Atuadores. Exemplos de atuadores: Translação linear com motor de passo. Mecânicos : -Motor elétrico (DC, AC, de passo) -Motor piezoelétrico -Válvulas

Atuadores. Exemplos de atuadores: Translação linear com motor de passo. Mecânicos : -Motor elétrico (DC, AC, de passo) -Motor piezoelétrico -Válvulas Atuadores Em instrumentação Eletrônica, Atuador é um elemento que, a partir de um sinal elétrico, vai ser capaz de atuar na grandeza que se deseja controlar A atuação ocorre dentro de limites pré-determinados

Leia mais

Semicondutores de Potência em Corrente Alternada

Semicondutores de Potência em Corrente Alternada Semicondutores de Potência em Corrente Alternada Vamos no restringir a analisar o Retificador Controlado de Silicio, que é de longe o dispositivo mais utilizado em sistemas de controle de CA e em sistemas

Leia mais

TIRISTORES ROGÉRIO WEYMAR

TIRISTORES ROGÉRIO WEYMAR TIRISTORES CONTEÚDO SEMICONDUTORES - REVISÃO TIRISTORES SCR SCR - CARACTERÍSTICAS APLICAÇÕES SEMICONDUTORES Os semicondutores têm tido um impacto incrível em nossa sociedade. Eles são encontrados nos chips

Leia mais

OUTROS TIPOS DE DIODOS

OUTROS TIPOS DE DIODOS OUTROS TIPOS DE DIODOS 1. O DIODO ZENER Outro tipo importante de diodo, além do diodo retificador, é o diodo zener, chamado também de diodo regulador de tensão, diodo de tensão constante ou diodo de ruptura.

Leia mais

Eletrônica de Potência II Capítulo 4: Inversor meia-ponte

Eletrônica de Potência II Capítulo 4: Inversor meia-ponte Eletrônica de Potência II Capítulo 4: Inversor meia-ponte Prof. Alessandro Batschauer Prof. Cassiano Rech 1 Introdução E 1 (v 1, f 1 ) Retificador Conversor CC-CC Conversor indireto de tensão Conversor

Leia mais

Transistores MOSFET. TE214 Fundamentos da Eletrônica Engenharia Elétrica

Transistores MOSFET. TE214 Fundamentos da Eletrônica Engenharia Elétrica Transistores MOSFET TE214 Fundamentos da Eletrônica Engenharia Elétrica Sumário Introdução Estrutura e Operação Física Introdução Dispositivo semicondutor de três (3) terminais Aplicações: amplificadores

Leia mais

FALHAS NOS CONVERSORES (RETIFICADORES E INVERSORES)

FALHAS NOS CONVERSORES (RETIFICADORES E INVERSORES) Faculdade de Engenharia Departamento de Engenharia Elétrica Transmissão de Corrente Contínua Prof. Pós- DSc. José Eduardo Telles Villas Turma 01 Período: 2016.2 Alunos : Cristina Souza Gutemberg Carneiro

Leia mais

1. COMPONENTES SEMICONDUTORES RÁPIDOS DE POTÊNCIA

1. COMPONENTES SEMICONDUTORES RÁPIDOS DE POTÊNCIA 1. COMPONENTES SEMICONDUTORES RÁPIDOS DE POTÊNCIA 1.1 Diodos de Potência Um diodo semicondutor é uma estrutura P-N que, dentro de seus limites de tensão e de corrente, permite a passagem de corrente em

Leia mais

Chaveamento dos Dispositivos Semicondutores de Potência

Chaveamento dos Dispositivos Semicondutores de Potência Chaveamento dos Dispositivos Semicondutores de Potência Chaves Ideais Na análise de sistemas com semicondutores de potência ocorrem frequentemente casos nos quais considera-se os dispositivos de chaveamento

Leia mais

ELETRÔNICA DE POTÊNCIA I

ELETRÔNICA DE POTÊNCIA I EPO I Aula 19 Comando e proteção de tiristores UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA DE POTÊNCIA

Leia mais

Tecnologia em Automação Industrial ELETRÔNICA II. Fonte chaveada. Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino

Tecnologia em Automação Industrial ELETRÔNICA II. Fonte chaveada. Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino Tecnologia em Automação Industrial ELETRÔNICA II Fonte chaveada Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino https://giovanatangerino.wordpress.com giovanatangerino@ifsp.edu.br giovanatt@gmail.com DISPOSITIVOS

Leia mais

Página 1

Página 1 1. A função da eletrônica de potência é controlar o fluxo de potência, processando a energia das fontes de alimentação disponíveis (rede elétrica, geradores ou baterias) através de dispositivos semicondutores

Leia mais

Eletrônica Industrial para Automação

Eletrônica Industrial para Automação Eletrônica Industrial para Automação Introdução 1) Classificação de conversores 2) Conceitos de eletrônica de potência 3) Chaves eletrônicas 4) Exercícios 5) Cálculos de potência Prof. Dr. Marcos Lajovic

Leia mais

Aula 01 Introdução. TEL: +55 (31)

Aula 01 Introdução.  TEL: +55 (31) Aula 01 Introdução Prof. Heverton Augusto Pereira Universidade Federal de Viçosa -UFV Departamento de Engenharia Elétrica -DEL Gerência de Especialistas em Sistemas Elétricos de Potência Gesep heverton.pereira@ufv.br

Leia mais

TRANSISTORES DE EFEITO DE CAMPO DE JUNÇÃO JFET

TRANSISTORES DE EFEITO DE CAMPO DE JUNÇÃO JFET TRANSISTORES DE EFEITO DE CAMPO DE JUNÇÃO JFET Transistores bipolares dispositivos controlados por corrente (corrente do coletor é controlada pela corrente da base). Transistores de efeito de campo (FET

Leia mais

UNIERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DEE

UNIERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DEE UNIERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DEE ANGELO E. LANZONI ARTHUR G. BARTSCH GABRIEL H. NEGRI GILMAR NIECKARZ LEONARDO A.

Leia mais

MÓDULO 4 COMPONENTES SEMICONDUTORES RÁPIDOS DE POTÊNCIA

MÓDULO 4 COMPONENTES SEMICONDUTORES RÁPIDOS DE POTÊNCIA FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA E DE COMPUTAÇÃO - UNICAMP EE 833 - ELETRÔNICA DE POTÊNCIA MÓDULO 4 ASPECTOS TEÓRICOS COMPONENTES SEMICONDUTORES RÁPIDOS DE POTÊNCIA 4.1 Diodos de Potência Um diodo semicondutor

Leia mais

Introdução Diodo dispositivo semicondutor de dois terminais com resposta V-I (tensão/corrente) não linear (dependente da polaridade!

Introdução Diodo dispositivo semicondutor de dois terminais com resposta V-I (tensão/corrente) não linear (dependente da polaridade! Agenda Diodo Introdução Materiais semicondutores, estrutura atômica, bandas de energia Dopagem Materiais extrínsecos Junção PN Polarização de diodos Curva característica Modelo ideal e modelos aproximados

Leia mais

Tecnologia em Automação Industrial 2016 ELETRÔNICA II

Tecnologia em Automação Industrial 2016 ELETRÔNICA II Tecnologia em Automação Industrial 2016 ELETRÔNICA II Aula 05 Transistores JFET Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino https://giovanatangerino.wordpress.com giovanatangerino@ifsp.edu.br giovanatt@gmail.com

Leia mais

Considere as figuras 1 e 2 para responder as questões 26 e 27.

Considere as figuras 1 e 2 para responder as questões 26 e 27. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - CÓDIGO 04 UCs de Eletrônica Analógica e/ou de Eletrônica Digital Considere as figuras 1 e 2 para responder as questões 26 e 27. Na figura 1, vê-se o circuito de uma fonte estabilizada

Leia mais

Note os contatos auxiliares NF que fazem com que jamais as contactoras C1 e C2 possam ser energizadas simultaneamente.

Note os contatos auxiliares NF que fazem com que jamais as contactoras C1 e C2 possam ser energizadas simultaneamente. Note os contatos auxiliares NF que fazem com que jamais as contactoras C1 e C2 possam ser energizadas simultaneamente. 4.4. Chave de Partida Série-Paralelo As chaves de partida série-paralelo são utilizadas

Leia mais

DIODOS SEMICONDUTORES

DIODOS SEMICONDUTORES DIODOS SEMICONDUTORES Alexandre S. Lujan Semikron Semicondutores Ltda. Carapicuíba - SP 1 Sumário: Semicondutores Junção P-N Tipos de diodos semicondutores Fabricação de diodos de potência Sumário 2 Materiais

Leia mais

FACULDADE SANTO AGOSTINHO - FSA ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA DE POTÊNCIA TIRISTORES

FACULDADE SANTO AGOSTINHO - FSA ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA DE POTÊNCIA TIRISTORES FACULDADE SANTO AGOSTINHO - FSA ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA DE POTÊNCIA TIRISTORES 4.5.6 Parâmetros de Porta São 6 os parâmetros, sendo os 4 primeiros os valores nominais máximos; Ultrapassados, queimam

Leia mais

Unidade III. Conversores CC-CC (Choppers) Eletrônica de Potência 1

Unidade III. Conversores CC-CC (Choppers) Eletrônica de Potência 1 Unidade III Conversores CC-CC (Choppers) Eletrônica de Potência 1 Introdução Conversores CC-CC são circuitos eletrônicos de potência que convertem a tensão contínua a um nível de tensão CC diferente, idealmente

Leia mais

6. Classes de Operação

6. Classes de Operação 56 6. Classes de Operação 6.1.Introdução Amplificadores de potência são classificados de acordo com sua classe de operação. As classes são definidas conforme o ponto de polarização, topologias do circuito

Leia mais

Aplicações de Conversores Estáticos de Potência

Aplicações de Conversores Estáticos de Potência Universidade Federal do ABC Pós-graduação em Eng. Elétrica Aplicações de Conversores Estáticos de Potência José L. Azcue Puma, Prof. Dr. Introdução Semicondutores de Potência 1 Ementa Resumida Introdução

Leia mais

Aula. SCRs. Prof. Alexandre Akira Kida, Msc., Eng. Eletrônica de Potência

Aula. SCRs. Prof. Alexandre Akira Kida, Msc., Eng. Eletrônica de Potência Aula SCRs Prof. Alexandre Akira Kida, Msc., Eng. Eletrônica de Potência 1 Plano de Aula Histórico Estrutura interna Simbologias Circuito elétrico equivalente Circuitos de polarização Testes práticos Comparativo

Leia mais

MII 2.1 MANUTENÇÃO DE CIRCUITOS ELETRÔNICOS ANALÓGICOS DIODOS

MII 2.1 MANUTENÇÃO DE CIRCUITOS ELETRÔNICOS ANALÓGICOS DIODOS MII 2.1 MANUTENÇÃO DE CIRCUITOS ELETRÔNICOS ANALÓGICOS DIODOS Objetivo do estudo dos diodos O diodo é o mais básico dispositivo semicondutor. É componente fundamental e muito importante em circuitos eletrônicos;

Leia mais

20%: 01 Mini-teste / Pesquisa Dirigida 30%: 03 atividades experimentais (no mínimo) 50%: 01 Prova

20%: 01 Mini-teste / Pesquisa Dirigida 30%: 03 atividades experimentais (no mínimo) 50%: 01 Prova Ementa da Disciplina 1. Dispositivos Semicondutores 2. Circuitos Retificadores 3. Conversores CC-CC 4. Conversores CC-CA (Inversores) 5. Conversores CA-CA (Gradadores) 6. TCA785 2 Importante!!! AVALIAÇÃO

Leia mais

Cap.2. Chaves Estáticas

Cap.2. Chaves Estáticas UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E DE COMPUTAÇÃO NOTAS DE AULA TE05107 Eletrônica de Potência Prof. Petrônio Vieira Junior Cap.2. Chaves Estáticas Índice

Leia mais

Também com o inversor de tensão é possível estabelecer o controle pelo escorregamento, ajustando a tensão e frequência adequadamente.

Também com o inversor de tensão é possível estabelecer o controle pelo escorregamento, ajustando a tensão e frequência adequadamente. - Acionamento e Controle do MI com Inversor de Tensão Nesta proposta, o MI é alimentado com tensões provenientes de inversor de tensão, proporcionando amplitude e frequência variável. Também com o inversor

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA SÉRIE DE EXERCÍCIO #1 (1) DIODOS EM SÉRIE No circuito da figura a seguir

Leia mais

Tecnologia em Automação Industrial ELETRÔNICA II. Aula 03. Transistores JFET. Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino

Tecnologia em Automação Industrial ELETRÔNICA II. Aula 03. Transistores JFET. Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino Tecnologia em Automação Industrial ELETRÔNICA II Aula 03 Transistores JFET Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino https://giovanatangerino.wordpress.com giovanatangerino@ifsp.edu.br giovanatt@gmail.com

Leia mais

Eletrônica II. Germano Maioli Penello. II _ html.

Eletrônica II. Germano Maioli Penello.  II _ html. Eletrônica II Germano Maioli Penello gpenello@gmail.com http://www.lee.eng.uerj.br/~germano/eletronica II _ 2015-1.html Aula 04 1 Revisão aula passada É comum ter situações temos um sinal de baixa intensidade

Leia mais

ABINEE TEC Automação. Acionamentos de Motores de Média Tensão, com Transistores de Alta Tensão - Uma Nova Tecnologia.

ABINEE TEC Automação. Acionamentos de Motores de Média Tensão, com Transistores de Alta Tensão - Uma Nova Tecnologia. Automação Acionamentos de Motores de Média Tensão, com Transistores de Alta Tensão - Uma Nova Tecnologia Norton Petry Gerente de Desenvolvimento WEG Automação Ltda. 1 Quem somos Genuinamente BRASILEIRA

Leia mais

Aula 04 Retificadores com diodos

Aula 04 Retificadores com diodos Aula 04 Retificadores com diodos Prof. Heverton Augusto Pereira Universidade Federal de Viçosa - UFV Departamento de Engenharia Elétrica - DEL Gerência de Especialistas em Sistemas Elétricos de Potência

Leia mais

Retificadores com tiristores

Retificadores com tiristores Retificadores com tiristores 5 O retificador controlado trifásico de meia onda Os retificadores trifásicos são alimentados pela rede de energia trifásica cujas tensões podem ser descritas pelas expressões

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA DA UFBA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA DA UFBA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA DA UFBA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ENGC48 ELETRÔNICA DE POTÊNCIA CONVERSORES DE PULSOS RESSONANTES Equipe 2: Daniel Gonçalves Elizeu Matias Rodrigo

Leia mais

Eletrônica de Potência II Capítulo 4: Inversor meia-ponte. Prof. Cassiano Rech

Eletrônica de Potência II Capítulo 4: Inversor meia-ponte. Prof. Cassiano Rech Eletrônica de Potência II Capítulo 4: Inversor meia-ponte cassiano@ieee.org 1 Introdução E 1 (v 1, f 1 ) Retificador Conversor CC-CC Conversor indireto de tensão Conversor indireto de freqüência Conversor

Leia mais

SSC0180- ELETRÔNICA PARA COMPUTAÇÃO. Professor: Vanderlei Bonato Estagiária: Leandro S. Rosa

SSC0180- ELETRÔNICA PARA COMPUTAÇÃO. Professor: Vanderlei Bonato Estagiária: Leandro S. Rosa SSC0180- ELETRÔNICA PARA COMPUTAÇÃO Professor: Vanderlei Bonato Estagiária: Leandro S. Rosa 2 Aspectos práticos sobre transistores Serão discutidos os seguintes aspectos: Como os transistores operam; Atrasos

Leia mais

1. TRANSISTOR DE JUNÇÃO BIPOLAR

1. TRANSISTOR DE JUNÇÃO BIPOLAR 1. TRANSSTOR DE JUNÇÃO POLAR Criado em 1947 (ell Telephone). Mais leve, menor, sem perdas por aquecimento, mais robusto e eficiente que a válvula. 6.1 Construção - Dispositivo semicondutor formado por

Leia mais

ELETRÔNICA DE POTÊNCIA I

ELETRÔNICA DE POTÊNCIA I ELETRÔNICA DE POTÊNCIA I Conversor Buck Módulo de Potência APARATO UTILIZADO: Você recebeu uma placa com de circuito com o circuito cujo esquema é mostrado na figura 1. O circuito é composto por um retificador

Leia mais

Tecnologia em Automação Industrial 2016 ELETRÔNICA II

Tecnologia em Automação Industrial 2016 ELETRÔNICA II Tecnologia em Automação Industrial 2016 ELETRÔNICA II Aula 21 Tiristores Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino https://giovanatangerino.wordpress.com giovanatangerino@ifsp.edu.br giovanatt@gmail.com Circuitos

Leia mais

ELETRÔNICA DE POTÊNCIA I Aula 02 Teoria básica b

ELETRÔNICA DE POTÊNCIA I Aula 02 Teoria básica b UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA DE POTÊNCIA I Aula 02 Teoria básica b dos conversores

Leia mais

Revisão de Fontes Lineares

Revisão de Fontes Lineares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Projeto de Fontes Chaveadas Revisão de Fontes Lineares Semicondutores e Componentes Retificadores

Leia mais

5. PARTE PRÁTICA OBS:

5. PARTE PRÁTICA OBS: EXPERIÊNCIA 6 PEA2502 LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA CONVERSOR CC / CC W. KAISER 02/2009 1. OBJETIVOS Familiarização com o funcionamento de um conversor CC/CC a tiristor e medições de desempenho.

Leia mais

Cap. 6 Conversores DC-DC

Cap. 6 Conversores DC-DC Cap. 6 Conversores DC-DC CONVERSORES DC-DC Regulador Linear de Tensão Conversores Chaveados Conversor Buck (abaixador) Conversor Boost (elevador) Conversor Buck-Boost Conversores Cuk Outros REGULADOR LINEAR

Leia mais

Retificador controlado de silício ( SCR ou Tiristor)

Retificador controlado de silício ( SCR ou Tiristor) Retificador controlado de silício ( SCR ou Tiristor) 5.Tiristor O nome tiristor engloba uma família de dispositivos semicondutores que operam em regime chaveado, tendo em comum uma estrutura de 4 camadas

Leia mais

Aula 10 Conversores CC/CA Part I

Aula 10 Conversores CC/CA Part I Aula 10 Conversores CC/CA Part I Prof. Heverton Augusto Pereira Universidade Federal de Viçosa - UFV Departamento de Engenharia Elétrica - DEL Gerência de Especialistas em Sistemas Elétricos de Potência

Leia mais

Tecnologia em Automação Industrial ELETRÔNICA II. Aula 21 Tiristores. Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino

Tecnologia em Automação Industrial ELETRÔNICA II. Aula 21 Tiristores. Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino Tecnologia em Automação Industrial ELETRÔNICA II Aula 21 Tiristores Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino https://giovanatangerino.wordpress.com giovanatangerino@ifsp.edu.br giovanatt@gmail.com Circuitos

Leia mais