Integração de Políticas Sociais e a Garantia dos Direitos à Saúde Reprodutiva e Saúde Sexual. Rosane Silva Pinto de Mendonca

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Integração de Políticas Sociais e a Garantia dos Direitos à Saúde Reprodutiva e Saúde Sexual. Rosane Silva Pinto de Mendonca"

Transcrição

1 Integração de Políticas Sociais e a Garantia dos Direitos à Saúde Reprodutiva e Saúde Sexual Rosane Silva Pinto de Mendonca Brasília - DF, 17 de outubro de 2013

2 Sumário 1. Direitos à saúde sexual e reprodutiva: o que queremos garantir? 2. Onde estamos no esforço de garantir os direitos à saúde sexual e reprodutiva? 3. Como tem avançado a universalização da garantia desses direitos? 4. Qualidade do processo de universalização da garantia desses direitos universalização com igualdade. 5. Papel do estado na garantia desses direitos. 6. Vantagens da integração das políticas. 7. Políticas públicas integradas: tipos e exemplos.

3 Direitos à saúde sexual e reprodutiva: o que queremos garantir?

4 Direitos à Saúde Sexual 1. Informação, educação (acesso e interpretação da informação) e aconselhamento (apoio à tomada de decisões) sobre saúde sexual. 2. Promoção e preservação da capacidade de desfrutar plenamente a sexualidade e a possibilidade de ter experiências sexuais prazerosas e seguras. 3. Prevenção, cuidados e tratamento de desordens sexuais não transmissíveis (tais como impotência, entre outras). 4. Prevenção, cuidados e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis. 5. Prevenção e cuidados para as vítimas de discriminação, coerção e violência sexual. Making Reproductive Rights and Sexual and Reproductive Health a Reality for All. Reproductive Rights and Sexual and Reproductive Health Framework, UNFPA, Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva - Cadernos de Atenção Básica - n.º 26. Ministério da Saúde. Ano: 2010.

5 Direitos à Saúde Reprodutiva 1. Informação, educação (acesso e interpretação da informação) e aconselhamento (apoio à tomada de decisões) sobre saúde reprodutiva. 2. Prevenção, cuidado e tratamento de limitações na capacidade reprodutiva (infertilidade) e tratamento de infecções do sistema reprodutivo. 3. Planejamento familiar: informação, aconselhamento e acesso a métodos e técnicas de concepção e contracepção eficientes, seguros, permissíveis e aceitáveis. 4. Realização do aborto previsto em lei e garantia de atenção humanizada e qualificada às mulheres em situação de abortamento. 5. Assistência pré-natal e puerperal: informação e acesso a serviços apropriados de saúde que deem à mulher condições de passar, de forma segura e saudável, pela gestação, pelo parto e pós-parto, e que proporcionem aos casais a melhor chance de ter um filho sadio. Making Reproductive Rights and Sexual and Reproductive Health a Reality for All. Reproductive Rights and Sexual and Reproductive Health Framework, UNFPA, 2008.

6 Onde estamos no esforço de garantir os direitos à saúde sexual e reprodutiva?

7 Porcentagem de escolares do 9º ano Percentual de escolares frequentando o 9º ano do ensino fundamental que receberam orientação na escola sobre aids ou outras doenças sexualmente transmissíveis: Brasil, ,5% 1,0% 0,5% Desigualdade 79% PA FL 90 0,0% Total Entre grupos MN JP BH DF TE PV FO BV SP 84 BL 82 RJ 80 0,500 0,550 0,600 0,650 0,700 0,750 0,800 0,850 0,900 IDHM Fonte: Dados do IDHM de 2010 e PeNSE de 2012

8 Porcentagem de escolares do 9º ano Percentual de escolares frequentando o 9º ano do ensino fundamental que receberam orientação na escola sobre prevenção de gravidez: Brasil, ,0% 1,5% 1,0% 0,5% 0,0% Desigualdade Total TE 75% Entre grupos MN PV BV JP FO SP BH PA DF FL BL RJ ,500 0,550 0,600 0,650 0,700 0,750 0,800 0,850 0,900 IDHM Fonte: Dados do IDHM de 2010 e PeNSE de 2012

9 Porcentagem de escolares do 9º ano ,0% 1,5% 1,0% Percentual de escolares frequentando o 9º ano do ensino fundamental, dentre os que já tiveram relação sexual, que usaram preservativo na última relação sexual: Brasil, 2012 Desigualdade 74% MN BH 78 0,5% 0,0% Total Entre grupos PV PA FL 76 BV SP 74 FO DF 72 RJ TE JP 70 BL 68 0,500 0,550 0,600 0,650 0,700 0,750 0,800 0,850 0,900 Fonte: Dados do IDHM de 2010 e PeNSE de 2012 IDHM

10 Como tem avançado a universalização da garantia dos direitos à saúde sexual e reprodutiva?

11

12 Qualidade do processo de universalização da garantia dos direitos à saúde sexual e reprodutiva universalização com igualdade.

13

14

15

16

17

18

19

20

21 Papel do estado na garantia desses direitos.

22 Papel do Estado na Garantia dos Direitos à Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva Informar Jovens e adolescentes sobre: direitos à saúde sexual e saúde reprodutiva (educação em) saúde sexual e saúde reprodutiva hábitos e comportamentos que devem ser adotados ou evitados serviços adequados para cada tipo de situação Regulamentar A oferta de serviços privados dirigidos à saúde sexual e saúde reprodutiva: regulamentar acesso, qualidade, preço. Gratuidade Oferecer gratuitamente os serviços necessários à garantia dos direitos à saúde sexual e reprodutiva a todos, em particular, àqueles que não podem pagar. Provisão Pública Provisão pública de serviços dirigidos à saúde sexual e saúde reprodutiva, em particular, aqueles que não são oferecidos pelo setor privado.

23 Vantagens da integração das políticas.

24 Vantagens da Integração de Políticas Públicas para Garantia do Direito à Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva I. Defesa dos direitos: Promove maior visibilidade e melhor compreensão pelos adolescentes e jovens do leque completo de direitos relacionados à saúde sexual e à saúde reprodutiva, facilitando a defesa desses direitos pelo governo e pelas representações da sociedade civil (associações, conselhos, etc). II. Acesso à informação: Promove uma visão clara de quais são os serviços disponíveis localmente que tipos, onde são oferecidos, horários de atendimento, critérios de acesso, gratuidade. Permite a construção de diagnósticos personalizados e de planos de atendimento integral.

25 III. Vantagens da Integração de Políticas Públicas para Garantia do Direito à Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva Acesso e utilização integral dos serviços disponíveis: Facilita o acesso ao leque completo de serviços, permitindo que a complementariedade entre os serviços seja plenamente aproveitada. IV. Integração, integralidade e igualdade: A disponibilidade de um atendimento integrado é mais importante para os mais vulneráveis. Na falta de integração, os menos vulneráveis na medida em que têm mais acesso e capacidade de processamento da informação têm maior capacidade de obter um atendimento integral. Lacunas na oferta de serviços (ausência de um atendimento integral) têm maiores efeitos deletérios sobre os mais vulneráveis. Os menos vulneráveis podem com recursos próprios obter acesso aos serviços indisponíveis publicamente.

26 Vantagens da Integração de Políticas Públicas para Garantia do Direito à Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva V. Sinergias na provisão: A utilização compartilhada de insumos ou infraestrutura permite ganhos de escopo, com reduções de custo, possibilitando melhorias na qualidade e expansão na oferta de serviços.

27 Políticas públicas integradas: tipos e exemplos.

28 Tipos de Integração 1. Unificação: Junção de programas da mesma natureza, que pode ocorrer pela junção administrativa de programas que oferecem serviços iguais ou similares possivelmente a populações diferentes (ex. Bolsa Família, Pronatec) ou pela consolidação dos benefícios e regras de concessão de programas que oferecem benefícios similares a populações sobrepostas (ex. Abono Salarial e Salário Família). 2. Produção conjunta: Junção dos processos de produção, pelo uso conjunto de insumos ou infraestrutura, com vistas a obter ganhos de escopo e aproveitamento de sinergias. 3. Integralidade: Diagnóstico abrangente das necessidades familiares e de cada membro da família com atendimento concomitante a todos os membros.

29 Tipos de Integração 4. Coordenação: Racionalização da atuação das três esferas de governo e do setor privado, eliminando sobreposições e tirando proveito das vantagens comparativas de cada um na provisão dos serviços. Exemplo: Programa Saúde na Escola Esse programa é o resultado de estreita cooperação entre os três níveis de governo e organizações sociais (OS). Governo federal: aporta boa parte dos recursos necessários à execução do programa, define o leque de atividades que podem ser realizadas, estabelece critérios para o repasse de recursos, realiza o monitoramento e a avaliação. Governo municipal: seleciona as escolas a serem atendidas e as atividades optativas a serem realizadas, gerencia o programa localmente, executa o programa diretamente ou seleciona e repassa recursos à organização social para executar as atividades. Organizações sociais: executam o programa em alguns casos.

30 Tipos de Integração 5. Integração intersetorial na gestão: Ações intersetoriais requerem necessariamente a integração das equipes gestoras dos correspondentes órgãos setoriais. Essa integração da gestão pode ocorrer em nível federal (quando a ação é interministerial) ou em nível estadual/municipal (quando envolve ações de múltiplas secretarias estaduais/municipais). Exemplo: Programa Saúde na Escola A gestão desse programa é compartilhada por três grupos gestores intersetoriais: (i) o grupo de trabalho intersetorial municipal (GTI-M), composto ao menos pelas secretarias municipais de saúde e de educação, (ii) o grupo de trabalho intersetorial estadual (GTI-E), composto por membros das secretarias estaduais de saúde e de educação, e (iii) o grupo de trabalho intersetorial federal (GTI-F), composto por membros dos ministérios da saúde e da educação.

31 Tipos de Integração 6. Integração intersetorial na provisão: Ações intersetoriais requerem a atuação coordenada dos profissionais dos diferentes setores diretamente envolvidos na provisão de serviços que compõem a ação.

32 Tipos de Integração 6. Integração intersetorial na provisão: Possibilidades de integração entre a educação e a saúde na provisão de serviços de saúde sexual e reprodutiva i. A escola realiza ações usando apenas seus próprios profissionais (p.e., de informação sobre a existência de serviços e encaminhamento aos serviços prestados pela saúde); protagonismo é da educação e nas ações realizadas na escola não existe integração das equipes; a integração é entre ações realizadas pela escola (triagem) com outras realizadas pela saúde. ii. A escola convida a saúde para fazer uma atividade conjunta com o envolvimento de profissionais de ambos na execução da atividade; protagonismo é da educação e existe integração das equipes na realização da atividade.

33 6. Integração intersetorial na provisão: Possibilidades de integração entre a educação e a saúde na provisão de serviços de saúde sexual e reprodutiva (continuação) iii. A escola convida a saúde para realizar atividade a execução da atividade é feita exclusivamente pelos profissionais da saúde; protagonismo é da educação e não existe integração das equipes na iv. Tipos de Integração realização da atividade. A saúde se convida para atuar no espaço da escola com o envolvimento de profissionais de ambos na execução da atividade; protagonismo é da saúde e existe integração das equipes na realização da atividade. v. A saúde se convida para atuar no espaço da escola com o envolvimento exclusivo de profissionais da saúde na execução da atividade; protagonismo é da saúde e não existe integração das equipes na realização da atividade.

34 Tipos de Integração 6. Integração intersetorial na provisão: Exemplo: Programa Saúde na Escola Esse programa segue a linha de integração intersetorial na provisão do tipo (iv). A saúde se convida para atuar no espaço da escola com o envolvimento de profissionais de ambos na execução da atividade. Assim, o protagonismo é da saúde, mas existe grande integração das equipes na realização das atividades. Na verdade participam também das atividades pais e outros membros da comunidade e órgãos municipais responsáveis pela proteção social e defesa dos direitos humanos, além dos conselhos tutelares.

35 Tipos de Integração 7. Coordenação da mobilização: Para que os direitos à saúde sexual e reprodutiva sejam efetivamente garantidos, são necessários: Reivindicação dos direitos e, daí, demanda pelos serviços necessários. Alocação de recursos para a provisão dos serviços. Acompanhamento de que os recursos foram alocados, os serviços oferecidos e os direitos efetivamente garantidos. Para que essas três condições se verifiquem, é necessário que exista ação coletiva, que requer mobilização coordenada de lideranças, governo e sociedade civil. Exemplo: Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM). Resultado da Primeira Conferência Nacional de Políticas para Mulheres (após etapas municipais e estaduais). Comitê de articulação e monitoramento coordenado pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM). Vale também ressaltar a importância do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), que tem por finalidade formular e propor diretrizes de ação governamental voltadas à promoção dos direitos das mulheres e atuar no controle social de políticas públicas de igualdade de gênero.

36 Muito obrigada!

RESULTADO SISTÊMICO 7

RESULTADO SISTÊMICO 7 Guia de Dicas de Políticas Públicas 83 RESULTADO SISTÊMICO 7 Ações de promoção de direitos sexuais e reprodutivos e prevenção das IST/aids voltadas para adolescentes e jovens implementadas As ações propostas

Leia mais

COPATROCINADOR UNAIDS 2015 UNFPA FUNDO DE POPULAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS

COPATROCINADOR UNAIDS 2015 UNFPA FUNDO DE POPULAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS COPATROCINADOR UNAIDS 2015 UNFPA FUNDO DE POPULAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS COPATROCINADORES UNAIDS 2015 UNFPA O QUE É O UNFPA? O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) se esforça para oferecer um mundo

Leia mais

CIPD além de 2014: Integração da dinâmica populacional no desenvolvimento sustentável

CIPD além de 2014: Integração da dinâmica populacional no desenvolvimento sustentável CIPD além de 2014: Integração da dinâmica populacional no desenvolvimento sustentável Suzana Cavenaghi ENCE/IBGE Seminário Internacional La CIPD más allá de 2014 y la dinámica demográfica de América Latina

Leia mais

Secretaria de Políticas para as Mulheres Presidência da República

Secretaria de Políticas para as Mulheres Presidência da República Secretaria de Políticas para as Mulheres Presidência da República Apresentação de propostas e formalização de Convênios com a SPM - PR Vitória, maio de 2011 Secretaria de Políticas para as Mulheres Criada

Leia mais

A importância do quesito cor na qualificação dos dados epidemiológicos e como instrumento de tomada de decisão em Políticas Públicas de Saúde

A importância do quesito cor na qualificação dos dados epidemiológicos e como instrumento de tomada de decisão em Políticas Públicas de Saúde A importância do quesito cor na qualificação dos dados epidemiológicos e como instrumento de tomada de decisão em Políticas Públicas de Saúde Fernanda Lopes Rio de Janeiro, maio de 2011 O mandato do UNFPA

Leia mais

Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de

Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de TERMO DE REFERÊNCIA Título do Projeto Gênero, Raça e Etnia Designação funcional Tipo de contrato Duração do contrato Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Consultoria por produto SSA 5 meses

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL TERMOS DE REFERÊNCIA (a ser preenchido pelo Escritório Contratante) Escritório Contratante: Objetos da consultoria: Escopo do trabalho: (Descrição de serviços,

Leia mais

PLANOS DE MONITORAMENTO E ACOMPANHAMENTO DO PAIR

PLANOS DE MONITORAMENTO E ACOMPANHAMENTO DO PAIR S DE MONITORAMENTO E ACOMPANHAMENTO DO PAIR DE MONITORAMENTO E ACOMPANHAMENTO DO PAIR ANÁLISE DA SITUAÇÃO NACIONAL 1. Identificar causas/ fatores de vulnerabilidade e modalidades de violência sexual contra

Leia mais

DECRETO Nº 9.586, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2018

DECRETO Nº 9.586, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2018 DECRETO Nº 9.586, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2018 Institui o Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres e o Plano Nacional de Combate à Violência Doméstica. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição

Leia mais

Saúde Sexual e Reprodutiva: um direito básico dos/das adolescentes e jovens

Saúde Sexual e Reprodutiva: um direito básico dos/das adolescentes e jovens Saúde Sexual e Reprodutiva: um direito básico dos/das adolescentes e jovens Alfonso Barragues Fernandez, Assessor em Direitos Humanos, UNFPA 16 de outubro de 2013, Brasília-DF (Brasil) Outputs A CONDIÇÃO

Leia mais

PLANEJAMENTO REPRODUTIVO, POLÍTICAS PÚBLICAS E NORMAS LEGAIS:

PLANEJAMENTO REPRODUTIVO, POLÍTICAS PÚBLICAS E NORMAS LEGAIS: ATENÇÃO ÀS MULHERES PLANEJAMENTO REPRODUTIVO, POLÍTICAS PÚBLICAS E NORMAS LEGAIS: bases para as práticas profissionais na atenção à concepção e à contracepção Homens e mulheres devem ter acesso às informações,

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Protocolo para Utilização do. Levonorgestrel. Brasília DF

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Protocolo para Utilização do. Levonorgestrel. Brasília DF MINISTÉRIO DA SAÚDE Protocolo para Utilização do Levonorgestrel Brasília DF 2012 Protocolo para Utilização do Levonorgestrel na Anticoncepção Hormonal de Emergência A Rede Cegonha, instituída em junho

Leia mais

Revisão Sistemática de Literatura Científica. Adolescência, Juventude e Saúde Sexual e Reprodutiva no Brasil ( )

Revisão Sistemática de Literatura Científica. Adolescência, Juventude e Saúde Sexual e Reprodutiva no Brasil ( ) Revisão Sistemática de Literatura Científica Adolescência, Juventude e Saúde Sexual e Reprodutiva no Brasil (2005-2012) Anna Lucia Cunha UNFPA Brasil Brasília, 16 de outubro de 2013 Informações Gerais

Leia mais

PLATAFORMA PARA CANDIDATAS A VEREADORAS E A PREFEITAS

PLATAFORMA PARA CANDIDATAS A VEREADORAS E A PREFEITAS C E N T R O F E M I N I S TA D E E S T U D O S E A S S E S S O R I A C F E M E A PLATAFORMA PARA CANDIDATAS A VEREADORAS E A PREFEITAS Em Defesa da Igualdade e da Cidadania Feminina ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Leia mais

PORTARIA No- 528, DE 1o- DE ABRIL DE 2013

PORTARIA No- 528, DE 1o- DE ABRIL DE 2013 PORTARIA No- 528, DE 1o- DE ABRIL DE 2013 Define regras para habilitação e funcionamento dos Serviços de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual no âmbito do Sistema Único de Saúde

Leia mais

POLÍTICA DE SAÚDE DA MULHER

POLÍTICA DE SAÚDE DA MULHER POLÍTICA DE SAÚDE DA MULHER 1 OBJETIVOS Conceitos de epidemiologia e Indicadores epidemiológicos; Entender o senário em saúde da mulher; Conhecer e identificar os principais indicadores; Identificar medidas

Leia mais

Atenção Básica na Atenção Integral à Saúde da Criança. PMAQ Processo de trabalho ofertas para o cuidado

Atenção Básica na Atenção Integral à Saúde da Criança. PMAQ Processo de trabalho ofertas para o cuidado Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação-Geral de Gestão da Atenção Básica Atenção Básica na Atenção Integral à Saúde da Criança PMAQ Processo de trabalho

Leia mais

O Processo Participativo na Elaboração do PLANSAB

O Processo Participativo na Elaboração do PLANSAB 1º. Seminário Franco-Brasileiro Sobre Saúde Ambiental Água, Saúde e Desenvolvimento O Processo Participativo na Elaboração do PLANSAB Ernani Ciríaco de Miranda Gerente de Projetos Especialista em Infraestrutura

Leia mais

Qualificação da Gestão

Qualificação da Gestão Qualificação da Gestão O que é o SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços de saúde sob gestão pública Com direção única em cada

Leia mais

Agravos prevalentes à saúde da. gestante. Profa. Dra. Carla Marins Silva

Agravos prevalentes à saúde da. gestante. Profa. Dra. Carla Marins Silva Agravos prevalentes à saúde da gestante Profa. Dra. Carla Marins Silva Gestação A gestação é um fenômeno fisiológico e, por isso mesmo, sua evolução se dá na maior parte dos casos sem intercorrências

Leia mais

Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes Fundamentos do Programa Violência contra crianças e adolescentes como violação de direitos humanos Direitos humanos

Leia mais

Sistema Único do Trabalho

Sistema Único do Trabalho Apresentação de proposta de Sistema Único do Trabalho Brasília DF 16 de julho de 2014 ANTECEDENTES 1958 Convenção OIT nº 88, Organização do Serviço de Emprego; 1975 Decreto nº 76.403 cria o Sistema Nacional

Leia mais

Iniciativa. Trajetórias Escolares Desigualdades e Diversidades

Iniciativa. Trajetórias Escolares Desigualdades e Diversidades Iniciativa Trajetórias Escolares Desigualdades e Diversidades Daniel de Aquino Ximenes Vitória-ES, agosto de 2018 Diretor de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania - MEC/SECADI Sociólogo,

Leia mais

Objetivo Geral: Objetivos Específicos:

Objetivo Geral: Objetivos Específicos: Objetivo Geral: Superação da pobreza e geração de trabalho e renda no meio rural por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. Objetivos Específicos: Inclusão produtiva das populações

Leia mais

ATENÇÃO HUMANIZADA AO ABORTAMENTO

ATENÇÃO HUMANIZADA AO ABORTAMENTO ATENÇÃO ÀS MULHERES NORMA TÉCNICA MINISTÉRIO DA SAÚDE 2ª EDIÇÃO - 2ª REIMPRESSÃO EM 2014 O abortamento representa um grave problema de saúde pública, sendo causa importante de morte materna. O Ministério

Leia mais

Linha de Cuidado do Adulto: Atenção Integral à Saúde da Mulher

Linha de Cuidado do Adulto: Atenção Integral à Saúde da Mulher Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil Sub- Secretaria de Promoção, Atenção Primária e Vigilância em Saúde Superintendência de Atenção Primária Coordenação de Linhas de Cuidado e Programas Especiais

Leia mais

VIOLÊNCIA SEXUAL. Entenda e ajude a combater SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES SECRETARIA DE GOVERNO

VIOLÊNCIA SEXUAL. Entenda e ajude a combater SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES SECRETARIA DE GOVERNO VIOLÊNCIA SEXUAL Entenda e ajude a combater SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES SECRETARIA DE GOVERNO Elaboração e distribuição: Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres Secretaria

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 9/2015 Deputado(a) Manuela d Avila

PROJETO DE LEI Nº 9/2015 Deputado(a) Manuela d Avila DIÁRIO OFICIAL DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Porto Alegre, quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015. PRO 1 PROJETO DE LEI Nº 9/2015 Cria a Política Estadual de Saúde Sexual e Reprodutiva e os Centros de Atendimento

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DO SUAS AVANÇOS E DESAFIOS

IMPLEMENTAÇÃO DO SUAS AVANÇOS E DESAFIOS SECRETARIA DE ESTADO DO TRABALHO, EMPREGO E PROMOÇÃO SOCIAL Núcleo de Coordenação da Assistência Social IMPLEMENTAÇÃO DO SUAS AVANÇOS E DESAFIOS POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO VIII CONFERÊNCIA ESTADUAL DE

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Conselhos da Criança e do Adolescente Profª. Liz Rodrigues - Sistema de Garantia dos Direitos: é o conjunto de elementos que, atuando em conjunto, é capaz de tornar

Leia mais

ANEXO I ATRIBUIÇÕES DAS EQUIPES DE REFERÊNCIA EM SAÚDE E RESPONSABILIDADES SETORIAIS INTERFEDERATIVAS

ANEXO I ATRIBUIÇÕES DAS EQUIPES DE REFERÊNCIA EM SAÚDE E RESPONSABILIDADES SETORIAIS INTERFEDERATIVAS ANEXO I ATRIBUIÇÕES DAS EQUIPES DE REFERÊNCIA EM SAÚDE E RESPONSABILIDADES SETORIAIS INTERFEDERATIVAS 1. Atribuições das equipes de referência em saúde As equipes de referência em saúde preconizadas nesta

Leia mais

Convenção de Istambul

Convenção de Istambul CONVENÇÃO DO CONSELHO DA EUROPA PARA A PREVENÇÃO E O COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA Convenção de Istambul LIVRE DO MEDO LIVRE DA VIOLÊNCIA QUAL É O OBJETIVO DA CONVENÇÃO?

Leia mais

anem Saúde Sexual e Reprodutiva Programa Nacional de Consciencialização para os Direitos Sexuais e Reprodutivos Problema Primário

anem Saúde Sexual e Reprodutiva Programa Nacional de Consciencialização para os Direitos Sexuais e Reprodutivos Problema Primário Programa Nacional de Consciencialização para os Direitos Sexuais e Reprodutivos Problema Primário Falta de informação da população acerca dos seus direitos sexuais e reprodutivos e da necessidade de os

Leia mais

Aborto, Saúde e Direitos Reprodutivos e Sexuais. Simone Lolatto

Aborto, Saúde e Direitos Reprodutivos e Sexuais. Simone Lolatto Aborto, Saúde e Direitos Reprodutivos e Sexuais Simone Lolatto Compreensão de Saúde Reprodutiva Saúde reprodutiva como um estado de completo bem-estar físico, mental, social em todas as matérias concernentes

Leia mais

Núcleo de Atenção Integral na Saúde da Família. Coordenação da Política Nacional de Promoção da Saúde/SE Coordenação de Gestão da Atenção Básica/SAS

Núcleo de Atenção Integral na Saúde da Família. Coordenação da Política Nacional de Promoção da Saúde/SE Coordenação de Gestão da Atenção Básica/SAS Núcleo de Atenção Integral na Saúde da Família Coordenação da Política Nacional de Promoção da Saúde/SE Coordenação de Gestão da Atenção Básica/SAS SUS - Princípios Gerais 1 - A Saúde Como Direito de Todos

Leia mais

Francisco George Director Geral da Saúde

Francisco George Director Geral da Saúde NÚMERO: 010/2010 DATA: 14/10/2010 ASSUNTO: PALAVRAS CHAVE: PARA: CONTACTOS: Programa Nacional de Saúde Escolar Saúde Sexual e Reprodutiva Educação Sexual em Meio Escolar Lei n.º 60/2009 de 6 de Agosto

Leia mais

Estamos aqui e fazemos a diferença.

Estamos aqui e fazemos a diferença. III Encontro do Programa Academia da Saúde Estamos aqui e fazemos a diferença. Nova Olinda - CE Brasília, junho de 2018 Santa Rita, RS Praia Grande, SP Danielle Cruz Ministério da Saúde Secretaria de Atenção

Leia mais

Metodologia 1º ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO DEZEMBRO/2017

Metodologia 1º ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO DEZEMBRO/2017 Metodologia 1º ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO DEZEMBRO/2017 AGENDA ATIVIDADES FORMATIVAS DEZEMBRO/2017 OS NÚMEROS DO SELO UNICEF EDIÇÃO 2017-2020 1. 902 municípios inscritos 1.279 no Semiárido 623 na Amazônia

Leia mais

RESOLUÇÕES DE QUESTÕES- TEMÁTICA DE GÊNERO, RAÇA E ETNIA, CONFORME DECRETO /2011

RESOLUÇÕES DE QUESTÕES- TEMÁTICA DE GÊNERO, RAÇA E ETNIA, CONFORME DECRETO /2011 RESOLUÇÕES DE QUESTÕES- TEMÁTICA DE GÊNERO, RAÇA E ETNIA, CONFORME DECRETO 48.598/2011 QUALIDADE NO ATENDIMENTO E DIVERSIDADE PROFª FRANCIELE RIEFFEL @franciele.rieffel Questão 1 O Decreto nº 48.598, de

Leia mais

ANEXO 2 TEMÁTICAS E CATEGORIAS DAS EXPERIÊNCIAS

ANEXO 2 TEMÁTICAS E CATEGORIAS DAS EXPERIÊNCIAS ANEXO 2 TEMÁTICAS E CATEGORIAS DAS EXPERIÊNCIAS TEMÁTICA CATEGORIA ESPECIFICAÇÃO DE RELATO Inclui relatos sobre práticas na elaboração e acompanhamento dos Instrumentos: 1.A FERRAMENTAS DO PLANEJAMENTO

Leia mais

Aprimoramento do Programa diante dos avanços da cobertura e da qualificação da

Aprimoramento do Programa diante dos avanços da cobertura e da qualificação da 1. Redesenho do PETI Fortalecer a Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil por meio de ações estratégicas intersetoriais voltadas ao enfrentamento das novas incidências de atividades identificadas

Leia mais

Presidência da República. Secretaria de Direitos Humanos. Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente

Presidência da República. Secretaria de Direitos Humanos. Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes O papel da SDH: Articulação de políticas sob

Leia mais

Secretaria Nacional de Promoção e Defesa de Direitos Humanos (SNPDDH)

Secretaria Nacional de Promoção e Defesa de Direitos Humanos (SNPDDH) (SNPDDH) PAULO ROBERTO MARTINS MALDOS Secretário paulo.maldos@sdh.gov.br Brasília, 09 de março de 2015 Principais responsabilidades da SNPDDH políticas de promoção e defesa dos direitos dos idosos e da

Leia mais

Plano Municipal da Infância e Adolescência (PMIA)

Plano Municipal da Infância e Adolescência (PMIA) Plano Municipal da Infância e Adolescência (PMIA) 6ª Edição do Programa Prefeito Amigo da Criança Goiânia 2018 Agenda 2ª Semenstre 2018 Programação HORÁRIO TEMAS 9h00 às 10h00 Plano Municipal para Infância

Leia mais

3º Ciclo PMAQ Equipes de Atenção Básica. Padrões de Qualidade Essenciais e Estratégicos MARI ÂNGELA DE FREITAS

3º Ciclo PMAQ Equipes de Atenção Básica. Padrões de Qualidade Essenciais e Estratégicos MARI ÂNGELA DE FREITAS 3º Ciclo PMAQ Equipes de Atenção Básica Padrões de Qualidade Essenciais e Estratégicos MARI ÂNGELA DE FREITAS PMAQ É a principal estratégia indutora de mudanças nas condições e modos de funcionamento das

Leia mais

A PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO MÉTODO DE GOVERNO

A PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO MÉTODO DE GOVERNO A PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO MÉTODO DE GOVERNO O Processo 2007: Debates e elaborações acerca de um Sistema Nacional de Participação Social; 2011 a 2013: cerca de 45 debates com organizações da sociedade

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças

Leia mais

Estratégias para o enfrentamento das violações dos direitos da população em situação de rua

Estratégias para o enfrentamento das violações dos direitos da população em situação de rua Estratégias para o enfrentamento das violações dos direitos da população em situação de rua UM NOVO OLHAR Primeiros movimentos: Entidades que reconhecem o protagonismo e defendem direitos Organização da

Leia mais

AMQ é um projeto inserido no contexto da institucionalização da avaliação da Atenção Básica

AMQ é um projeto inserido no contexto da institucionalização da avaliação da Atenção Básica O QUE É AVALIAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE? AMQ é um projeto inserido no contexto da institucionalização da avaliação da Atenção Básica Está dirigido ao âmbito municipal e oferece instrumentos para Avaliação

Leia mais

MECANISMO DE ARTICULAÇÃO PARA A ATENÇÃO A MULHERES EM SITUAÇÃO DE TRÁFICO INTERNACIONAL

MECANISMO DE ARTICULAÇÃO PARA A ATENÇÃO A MULHERES EM SITUAÇÃO DE TRÁFICO INTERNACIONAL MERCOSUL/CMC/DEC. N 26/14 MECANISMO DE ARTICULAÇÃO PARA A ATENÇÃO A MULHERES EM SITUAÇÃO DE TRÁFICO INTERNACIONAL TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto, as Decisões N 05/91,

Leia mais

ENFERMAGEM SAÚDE DO HOMEM. Aula 2. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM SAÚDE DO HOMEM. Aula 2. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM Aula 2 Profª. Tatiane da Silva Campos Foi desenvolvida a partir de cinco (05) eixos temáticos: Acesso e Acolhimento: objetiva reorganizar as ações de saúde, através de uma proposta inclusiva,

Leia mais

UNFPA Brasil/Fernando Ribeiro FECUNDIDADE E DINÂMICA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA. UNFPA Brasil/Erick Dau

UNFPA Brasil/Fernando Ribeiro FECUNDIDADE E DINÂMICA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA. UNFPA Brasil/Erick Dau UNFPA Brasil/Fernando Ribeiro FECUNDIDADE E DINÂMICA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA UNFPA Brasil/Erick Dau A transição demográfica pela qual o Brasil tem passado faz parte de um processo iniciado há décadas.

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA

MINISTÉRIO DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA MINISTÉRIO DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA Ações de Promoção da Saúde no Contexto Escolar e o Programa Saúde na Escola Promoção da Saúde Processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria

Leia mais

Programa Bolsa Família Pós-coleta dos dados de acompanhamento das condicionalidades de saúde

Programa Bolsa Família Pós-coleta dos dados de acompanhamento das condicionalidades de saúde XIV Encontro Nacional da Rede de Alimentação e Nutrição do SUS e Reunião do Programa Bolsa Família na Saúde Programa Bolsa Família Pós-coleta dos dados de acompanhamento das condicionalidades de saúde

Leia mais

Desafios e perspectivas do Programa Bolsa Família

Desafios e perspectivas do Programa Bolsa Família Desafios e perspectivas do Programa Bolsa Família Rodrigo Lofrano Coordenador-Geral de Acompanhamento das Condicionalidades Decon/Senarc/MDS Brasília, 19 de agosto de 2015 As três dimensões do Programa

Leia mais

Plano Municipal da Infância e Adolescência (PMIA)

Plano Municipal da Infância e Adolescência (PMIA) Plano Municipal da Infância e Adolescência (PMIA) 6ª Edição do Programa Prefeito Amigo da Criança São Paulo 2018 Planejamento Por que falar sobre Planejamento? No PPAC Em Política Pública Considerar Por

Leia mais

Derechos reproductivos y violencia sexual: politicas y programas. CEPAL CIPD/15 Santiago -2009

Derechos reproductivos y violencia sexual: politicas y programas. CEPAL CIPD/15 Santiago -2009 Derechos reproductivos y violencia sexual: politicas y programas CEPAL CIPD/15 Santiago -2009 Antecedentes El movimiento feminista y de mujeres en Brasil y en la AL y Caribe La intitucionalización de las

Leia mais

4º FÓRUM DE ONCOLOGIA PEDIÁTRICA DO RIO DE JANEIRO" GARANTIA DE DIREITOS DOS PACIENTES E SEUS FAMILIARES À ASSISTÊNCIA SOCIAL.

4º FÓRUM DE ONCOLOGIA PEDIÁTRICA DO RIO DE JANEIRO GARANTIA DE DIREITOS DOS PACIENTES E SEUS FAMILIARES À ASSISTÊNCIA SOCIAL. 4º FÓRUM DE ONCOLOGIA PEDIÁTRICA DO RIO DE JANEIRO" GARANTIA DE DIREITOS DOS PACIENTES E SEUS FAMILIARES À ASSISTÊNCIA SOCIAL. A assistência social tem por objetivos (Art. 2º da Lei 12.435, 2011): Art.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Básica. AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação dos Programas Federais de Respeito à Diversidade Sexual nas Escolas

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Básica. AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação dos Programas Federais de Respeito à Diversidade Sexual nas Escolas MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Básica AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação dos Programas Federais de Respeito à Diversidade Sexual nas Escolas MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL Procuradoria Geral da República

Leia mais

Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE

Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE Resolução nº XX, de 21 de outubro de 2016 Pactua o desenho do Programa Criança

Leia mais

Setor de Ciências Exatas. Planejamento Estratégico

Setor de Ciências Exatas. Planejamento Estratégico Setor de Ciências Exatas Planejamento Estratégico 2014 1) Diagnóstico: A atuação formativa do Setor de Ciências Exatas baseia-se nos fundamentos da observação à natureza, do raciocínio lógico, da sistematização

Leia mais

Ministério da Integração Nacional

Ministério da Integração Nacional Protocolo Conjunto para Proteção Integral a Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência em Situação de Riscos e Desastres Portaria Interministerial Nº 02 de 06 de Dezembro de 2012

Leia mais

31º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo

31º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo 31º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo Curso: Vigilância em Saúde planejamento e organização da gestão municipal e regional para o enfrentamento das arboviroses Tema: Gestão

Leia mais

Planejamento dos Direitos Sexuais e Reprodutivos OFICINA DE PLANEJAMENTO DOS DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS

Planejamento dos Direitos Sexuais e Reprodutivos OFICINA DE PLANEJAMENTO DOS DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS Planejamento dos Direitos Sexuais e Reprodutivos OFICINA DE PLANEJAMENTO DOS DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS Planejamento dos Direitos Sexuais e Reprodutivos Legislação Brasileira Constituição Federal

Leia mais

Análise de dados sobre crianças e adolescentes fora da escola

Análise de dados sobre crianças e adolescentes fora da escola Análise de dados sobre crianças e adolescentes fora da escola O desafio da universalização da educação básica ainda não está superado 2005-11% da população dessa faixa etária estava longe das salas de

Leia mais

Republica de Colombia

Republica de Colombia Republica de Colombia COLÔMBIA TERRA AMADA http://www.youtube.com/watch?v=-m10f5hwyzw Serviços de Saúde Amigáveis para Adolescentes e Jovens desde uma Perspectiva Intersetorial Direção de Promoção e Prevenção

Leia mais

EDUCADOR SOCIAL SITE: FACEBOOK: CARITAS ARQUIDIOCESANA DE PORTO ALEGRE SAS FACEBOOK: MENSAGEIRO DA CARIDADE

EDUCADOR SOCIAL SITE:  FACEBOOK: CARITAS ARQUIDIOCESANA DE PORTO ALEGRE SAS FACEBOOK: MENSAGEIRO DA CARIDADE EDUCADOR SOCIAL SITE: WWW.CARITASPORTOALEGRE.ORG FACEBOOK: CARITAS ARQUIDIOCESANA DE PORTO ALEGRE SAS FACEBOOK: MENSAGEIRO DA CARIDADE ATUAÇÃO PROFISSIONAL CRIANÇAS ADOLESCENTES ADULTOS IDOSOS ÁREAS DE

Leia mais

Setor de Ciências Exatas. Planejamento Estratégico

Setor de Ciências Exatas. Planejamento Estratégico Setor de Ciências Exatas Planejamento Estratégico 2013 1. Diagnóstico: A atuação formativa do Setor de Ciências Exatas baseia-se nos fundamentos da observação à natureza, do raciocínio lógico, da sistematização

Leia mais

A Lei /2016 e as políticas voltadas à primeira infância: saúde materno-infantil, educação, assistência social

A Lei /2016 e as políticas voltadas à primeira infância: saúde materno-infantil, educação, assistência social A Lei 13.257/2016 e as políticas voltadas à primeira infância: saúde materno-infantil, educação, assistência social Julho /2016 www.prattein.com.br O problema da não promoção e da violação aos direitos

Leia mais

Projeto Interfederativo: Resposta Rápida à Sífilis nas Redes de Atenção - Salvador e Camaçari -

Projeto Interfederativo: Resposta Rápida à Sífilis nas Redes de Atenção - Salvador e Camaçari - Projeto Interfederativo: Resposta Rápida à Sífilis nas Redes de Atenção - Salvador e Camaçari - Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica Salvador, 05 de julho de 2018 Marislan Neves Sofia

Leia mais

ABORDANDO A TEMÁTICA SEXUALIDADE EM GRUPO DE ADOLESCENTES DO NUCLEO DE ATENÇÃO A SAÚDE INTEGRAL DO ADOLESCENTE (NASA) RIO DAS OSTRAS/RJ

ABORDANDO A TEMÁTICA SEXUALIDADE EM GRUPO DE ADOLESCENTES DO NUCLEO DE ATENÇÃO A SAÚDE INTEGRAL DO ADOLESCENTE (NASA) RIO DAS OSTRAS/RJ ABORDANDO A TEMÁTICA SEXUALIDADE EM GRUPO DE ADOLESCENTES DO NUCLEO DE ATENÇÃO A SAÚDE INTEGRAL DO ADOLESCENTE (NASA) RIO DAS OSTRAS/RJ Andréa Araújo Viana 1 Ricardo José Oliveira Mouta 2 Denise Garrido

Leia mais

E AUTONOMIA DAS MULHERES

E AUTONOMIA DAS MULHERES E AUTONOMIA DAS Faz-se necessário identificar as organizações de mulheres artesãs e possibilitar a articulação das cadeias produtivas de artesanatos geridas por mulheres. o que orienta o Programa O desafio

Leia mais

CONTROLE SOCIAL e PARTICIPAÇÃO NO SUS: O PAPEL DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE

CONTROLE SOCIAL e PARTICIPAÇÃO NO SUS: O PAPEL DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE CONTROLE SOCIAL e PARTICIPAÇÃO NO SUS: O PAPEL DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE EDERSON ALVES DA SILVA Vice-Presidente Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais conselhoestadualdesaudemg@gmail.com O Sistema

Leia mais

Q U E M S O M O S O QUE É O FUndO de POPUlaçãO das nações UnidaS 2

Q U E M S O M O S O QUE É O FUndO de POPUlaçãO das nações UnidaS 2 Q U E M S O M O S Q U E M S O M O S O QUE É O Fundo 2 de População das Nações Unidas O UNFPA, Fundo de População das Nações Unidas, é uma agência de cooperação internacional para o desenvolvimento que

Leia mais

Regionalização da Assistência Social

Regionalização da Assistência Social Regionalização da Assistência Social Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos PAEFI Serviços de Acolhimento para Crianças, Adolescentes e Jovens Serviços de Acolhimento para

Leia mais

Nota Técnica nº 02/2016/ SNAS/ MDS

Nota Técnica nº 02/2016/ SNAS/ MDS Nota Técnica nº 02/2016/ SNAS/ MDS 11 de maio de 2016 Relação entre o Sistema Único de Assistência Social- SUAS e os órgãos do Sistema de Justiça Maio/2016 Objetivo: Descrever a natureza do trabalho social

Leia mais

Objetivo Principal Fique Sabendo Jovem!

Objetivo Principal Fique Sabendo Jovem! O Projeto Fique Sabendo Jovem surge através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e UNICEF através do número crescente de casos HIV/AIDS em adolescentes e jovens adultos ( 15 a 24

Leia mais

Educação em Tempo Integral M A R Ç O / A N G É L I C A D E A. M E R L I A U L A 2

Educação em Tempo Integral M A R Ç O / A N G É L I C A D E A. M E R L I A U L A 2 Educação em Tempo Integral 1 M A R Ç O / 2 0 1 8 A N G É L I C A D E A. M E R L I A U L A 2 Diretrizes gerais da educação em tempo integral 2 De acordo com Paro (2005): além de ser dever do Estado, a universalização

Leia mais

Programa Prefeito Amigo da Criança

Programa Prefeito Amigo da Criança Programa Prefeito Amigo da Criança Gestão 2017-2020 2.346 adesões e 1.519 articuladores nomeados em 2017; 223 Prefeitas(os) da Região Norte, sendo 49 do Estado do Pará UF Adesões % Articulador % CMDCA

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS 1. Objetivo geral: 1.1 Apoiar tecnicamente a gestão e a implementação das atividades da Unidade de Saúde Familiar e Ciclo de Vida, especialmente

Leia mais

COMO É CRIADO O CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL? Através de lei municipal, regulamentando os deveres e as obrigações do órgão.

COMO É CRIADO O CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL? Através de lei municipal, regulamentando os deveres e as obrigações do órgão. Apresento algumas considerações sobre a criação e as competências do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). Este Conselho tem o papel de deliberar, normatizar e de controlar a política municipal

Leia mais

QualiAB Avaliação e monitoramento de serviços de Atenção Básica

QualiAB Avaliação e monitoramento de serviços de Atenção Básica QualiAB Avaliação e monitoramento de serviços de Atenção Básica Integrado ao projeto Qualificação da Rede de Cuidados em DST, HIV/aids e Hepatites Virais em regiões prioritárias do Estado de Santa Catarina

Leia mais

A FORMAÇÃO CONTINUADA NOS PROGRAMAS DE SAÚDE ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA 1

A FORMAÇÃO CONTINUADA NOS PROGRAMAS DE SAÚDE ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA 1 A FORMAÇÃO CONTINUADA NOS PROGRAMAS DE SAÚDE ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA 1 Cleide Estela Dos Santos Alfing 2, Cileno Cesar Da Silva 3, Eva Terezinha De Oliveira Boff 4. 1 Relato de experiência de alunos

Leia mais

DA INDUSTRIA, no uso de suas atribuições legais, regulamentares e regimentais,

DA INDUSTRIA, no uso de suas atribuições legais, regulamentares e regimentais, RESOLU ÇÃO N 0212005 NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO DEPARTAMENTO NACIONAL 1)0 SESI - APROVA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS - O PRESIDENTE DO DO SERVIÇO SOCIAL DA INDUSTRIA, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

PLANO DE AÇÃO CONSTRUÇÃO DO PLANO DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES CAICÓ/ RIO GRANDE DO NORTE

PLANO DE AÇÃO CONSTRUÇÃO DO PLANO DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES CAICÓ/ RIO GRANDE DO NORTE PLANO DE AÇÃO CONSTRUÇÃO DO PLANO DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES CAICÓ/ RIO GRANDE DO NORTE Contratante: Município de Caicó/ RN Proponente: CEDECA Casa Renascer Natal/

Leia mais

Avanços e desafios das questões de Gênero na Educação

Avanços e desafios das questões de Gênero na Educação Avanços e desafios das questões de Gênero na Educação Prof a. Dr a. Jimena Furlani UDESC - FAED - LabGeF UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina FAED Centro de Ciências Humanas e da Educação DPED

Leia mais

O PNSIA é a ferramenta do Estado para facilitar o acesso à população adolescente à construção e ao desfrute da sua saúde integral.

O PNSIA é a ferramenta do Estado para facilitar o acesso à população adolescente à construção e ao desfrute da sua saúde integral. Linhas de abordagem O PNSIA é a ferramenta do Estado para facilitar o acesso à população adolescente à construção e ao desfrute da sua saúde integral. População-alvo: mais de 7 milhões de adolescentes

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Morte Fetal. Indicadores de Saúde. Assistência Perinatal. Epidemiologia.

PALAVRAS-CHAVE Morte Fetal. Indicadores de Saúde. Assistência Perinatal. Epidemiologia. 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE

Leia mais

OF. CMDH / GAB Nº 013/2016. Ref.: Resposta ao Instituto Alana. Belo Horizonte, 19 de fevereiro de Prezada Senhora,

OF. CMDH / GAB Nº 013/2016. Ref.: Resposta ao Instituto Alana. Belo Horizonte, 19 de fevereiro de Prezada Senhora, OF. CMDH / GAB Nº 013/2016 Ref.: Resposta ao Instituto Alana Prezada Senhora, Belo Horizonte, 19 de fevereiro de 2016. Em resposta ao pedido de informações solicitadas através da correspondência S/Nº,

Leia mais

O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional O que é um Sistema? Gestão Única Gestão Compartilhada O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional É um sistema público criado por lei

Leia mais

Conselhos Fortes, Direitos Assegurados Caminhos para a implementação dos ODS nas cidades. Realização Cofinanciamento Apoio

Conselhos Fortes, Direitos Assegurados Caminhos para a implementação dos ODS nas cidades. Realização Cofinanciamento Apoio Conselhos Fortes, Direitos Assegurados Caminhos para a implementação dos ODS nas cidades Realização Cofinanciamento Apoio Instituições fortes no combate à desigualdade: O papel do CMDCA, do Conselho Tutelar

Leia mais

Atenção às Mulheres em Situação de Violência

Atenção às Mulheres em Situação de Violência Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Ações Programáticas Estratégicas Coordenação-Geral de Saúde das Mulheres Atenção às Mulheres em Situação de Violência Maria Esther de Albuquerque

Leia mais

EDIÇÃO Nº A O

EDIÇÃO Nº A O EM AR M LUGARO É N U L A DE A L O C S NA E PAR ATY EDIÇÃO Nº 1-2018 ON IT ES OR IA AM NC Ê U ENTO Q E INCENTIVO À FRE PROGRAMA: CO L REALIZAÇÃO: O programa Lugar de aluno é na escola tem como base diversas

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EFG361 Enfermagem Materna

Programa Analítico de Disciplina EFG361 Enfermagem Materna 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Medicina e Enfermagem - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: 7 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

Tabela 1 Quantidade de Entidades Privadas/CNPJ com inscrições deferidas Quantidade de entidades/cnpj. Quantidade inscrições por CNPJ

Tabela 1 Quantidade de Entidades Privadas/CNPJ com inscrições deferidas Quantidade de entidades/cnpj. Quantidade inscrições por CNPJ P á g i n a 1 Análise descritiva do banco de dados do Formulário Eletrônico das Entidades Privadas de Assistência Social e serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais Este relatório se

Leia mais

Política Territorial da Pesca e Aquicultura

Política Territorial da Pesca e Aquicultura Política Territorial da Pesca e Aquicultura Esplanada dos Ministérios, bloco D, CEP 70.043-900 - Brasília/DF Telefone: (61) 3218-3865 Fax (61)3218-3827 www.mpa.gov.br comunicacao@mpa.gov.br APRESENTAÇÃO

Leia mais

Assessoria Técnica. Essa atividade se estruturou em dois níveis: presencial e a distância.

Assessoria Técnica. Essa atividade se estruturou em dois níveis: presencial e a distância. Assessoria Técnica No conjunto das estratégias definidas por ocasião da implantação do PAIR a atividade da Assessoria Técnica é também destacada como uma das mais relevantes, considerando a necessidade

Leia mais

Brasília, 27 e 28 de outubro de 2010.

Brasília, 27 e 28 de outubro de 2010. Avaliação e Qualidade na Atenção Primária em Saúde: AMQ e a Estratégia Saúde da Família nos grandes Centros Urbanos Brasília, 27 e 28 de outubro de 2010. PROGRAB Programação para a Gestão por Resultados

Leia mais