Estudo do potencial catalítico do espinélio CoFe2O4 na oxidação de matéria orgânica oriunda da pirólise da madeira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Estudo do potencial catalítico do espinélio CoFe2O4 na oxidação de matéria orgânica oriunda da pirólise da madeira"

Transcrição

1 Estudo do potencial catalítico do espinélio CoFe2O4 na oxidação de matéria orgânica oriunda da pirólise da madeira 1. Introdução Aluno: Felipe Rozenberg Orientador: Rogério N. C. de Siqueira A biomassa é fonte de energia limpa e renovável. Sua grande disponibilidade a torna uma matéria-prima de baixo custo. Sua energia armazenada pode ser liberada diretamente como calor por meio de combustão, ou pode ser transformada em sólidos (carvão vegetal), líquidos (bio-óleos) ou gases (gás de síntese) através da pirólise ou gaseificação [1]. A conversão em gás de síntese pode ser crucial para a substituição do petróleo no cenário energético mundial. Nesse âmbito o uso de catalizadores é essencial. Investindo na tecnologia catalítica certa, o processo torna-se cada vez mais viável economicamente. Óxidos, em especial espinélios (minerais da forma AB2O4, onde A e B são cátions metálicos), têm sido amplamente utilizados em catálise [2]. Dentre eles destaca-se o CoFe2O4 com atividade catalítica comprovada na oxidação de compostos orgânicos [3], e, ainda, em função de suas propriedades magnéticas [3], permitindo-se que o catalisador seja facilmente recuperado dos resíduos pós-gaseificação. 2. Objetivos Síntese e caracterização do espinélio CoFe2O4 via sol-gel, utilizando nitratos dos respectivos metais com PVA com tratamento térmico em temperaturas elevadas (6 C a 9 C), variando-se, também, o tempo. Assim, verificar-se-á a atividade catalítica do espinélio na oxidação do carbono oriundo da pirólise de madeira. 3. Avaliação termodinâmica 3.1. Decomposição dos nitratos Nitrato de cobalto hexaidratato Através do programa HSC 6., obteve-se dados a respeito da decomposição térmica do nitrato de cobalto hexaidratato. Como indica a figura 1, nas temperaturas de calcinação utilizadas no processo (maiores que 6 C) não há presença de outros compostos senão do óxido de cobalto. CCCC(NNOO 3 ) 2 6HH 2 OO CCoo 3 OO 4 + 6HH 2 OO + yyyyoo xx (1)

2 kmol 6 H2O(g) File: C:\HSC6\Gibbs\IC_CoNO3.OGI Co(NO3)2*6H2O Co(NO3)2 N2O5(g) Co3O4 NO2(g) NO3(g) Temperature C Figura 1: Decomposição térmica Co(NO 3 ) 3.6H 2 O Nitrato de ferro (III) nonaidratato FFFF(NNOO 3 ) 3 9HH 2 OO FFee 2 OO 3 + 9HH 2 OO + yyyyoo xx (2) Não há, no programa HSC 6., nitrato de ferro na base de dados. Contudo, há evidências na literatura [4] da decomposição do nitrato férrico em óxido férrico, água e óxidos de nitrogênio, e, analogamente ao tópico 3.1.1, nas temperaturas utilizadas de calcinação há apenas óxido de ferro Formação do Fe2CoO4 2FFFF 2 OO 3 + 6CCCC 3 OO 4 6FFee 2 CCCCOO 4 + OO 2 (3) Figura 2: Pressão parcial de equilíbrio de O 2 para a formação de Co Fe 2 O 4 a partir de misturas equimolares de Al 2 O 3 e Co 3 O 4.

3 A figura 2 indica que, quando a pressão parcial de O2 é de,21atm, a reação de formação do espinélio é viável a partir de 597K (324 C). A área de estabilidade aumenta com a temperatura, indicando que sua formação é estimulada com o aumento dessa. Assim, podese realizar a reação num forno mufla em atmosfera aberta. 4. Metodologia 4.1 Síntese Visando obter um material nano estruturado, utiliza-se um gel feito de álcool poli vinílico PVA na proporção mássica de 1:1 com água deionizada, para o misturar com os nitratos de ferro e cobalto em proporção molar (2:1 de Ferro e Cobalto). Fixou-se 5mL de gel para 82,5mL de solução de nitratos. Assim, aquece-se a 8 C durante 24 horas visando a secagem do material. Após pré-calcinação a 35 C liberando gases NOx, a amostra segue para um forno mufla, onde recebe o tratamento térmico, variando-se tempo e temperatura. Esta, de 6 C a 9 C e aquele de 3 a 24 horas. 4.2 Caracterização As amostras obtidas do espinélio são caracterizadas via difração de raio-x (DRX) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). O DRX identifica e quantifica pelo método de Rietveld as fases cristalinas presentes e obtém o tamanho médio do cristalito assim como sua desordem catiônica. O MEV expõe a morfologia e natureza química do óxido. 4.3 Testes no forno tubular Num forno tubular, a 6 C, são levadas amostras de carbono puro e misturas de carbono com os diversos espinélios (proporção de 1:1 em massa). De 5 em 5 minutos a amostra é retirada do forno e pesada. O processo é executado até atingir massa constante, ou seja, o maior grau de conversão. Assim, são feitas avaliações da capacidade catalítica do CoFe2O4 e suas respectivas variáveis. 5. Resultados 5.1. Caracterização Num primeiro momento, os espinélios sintetizados foram calcinados a 6 C durante 3 horas e 9 C durante 24 horas. Visando determinar a estrutura do sólido cristalino e reconhecer o arranjo dos átomos, analisa-se as amostras com a difração de raio-x. a) 18. Al2Co1O % Counts Th Degrees

4 b) Al2Co1O % Counts Th Degrees Figura 3: DRX CoFe 2 O 4 produzido a 6 o C durante 3h (a), 9ºC durante 24h (b) 8 85 Amostra d(nm) Fração de Co +2 no sítio do ferro Fração de Fe +3 no sítio do cobalto 6 o C/3h o C/24h 273 Tabela 1. Tamanho médio de cristalito e desordem catiônica. A figura 3 mostra que as amostras estão, a princípio, sem contaminantes e os cátions metálicos na proporção adequada para formação da fase espinélio. Os picos de difração da amostra produzida a 9 C são mais estreitos que os mesmos picos na amostra produzida a 6 C, sugerindo que esta deve apresentar partículas mais nanométricas, conforme comprovado a partir dos dados para o tamanho médio de cristalito (d) contidos na tabela 1. A amostra de 6ºC, em relação a de 9ºC, possui alta desordem catiônica, sendo a de 9 C estequiométrica. Esta, por sua vez, tem desordem aproximadamente nula. Infere-se que o tempo e temperatura de calcinação influenciam diretamente no tamanho de partícula e na desordem catiônica. Quanto maior o tempo e temperatura, maior o tamanho do cristalito e mais estequiométrico o óxido. A fim de determinar a composição elementar da amostra, assim como a morfologia e o tamanho de partícula, as amostras foram analisadas com microscopia eletrônica por varredura (MEV). a) 6ºC 3h Figura 4: MEV CoFe 2 O 4 produzido a 6 o C durante 3h

5 Elemento Peso % Peso % (erro) Átomo % Átomo % (erro) C / /-.9 O / /-.71 Fe / /-.68 Co / /-.74 Tabela 2. Percentagem de elementos na amostra produzida a 6 o C durante 3h. Além do carbono, cuja presença é devida ao porta amostras da análise, somente ferro, oxigênio e cobalto foram encontrados, em concordância com o esperado a partir do DRX. Figura 5: Distribuição dos átomos na amostra produzida a 6 o C durante 3h A partir da figura 5 foi possível observar a distribuição homogênea do ferro, cobalto e do oxigênio, sugerindo que os elementos fazem parte de uma mesma fase, o espinélio CoFe2O4, conforme identificado via DRX.

6 b) 9ºC 24h Figura 6: MEV CoFe 2 O 4 produzido a 9 o C durante 24h Elemento Peso % Peso % (erro) Átomo % Átomo % (erro) C / /-.76 O / /-.41 Fe / /-.35 Co / /-.38 Tabela 3. Percentagem de elementos na amostra produzida a 9 o C durante 24h. Comparando-se com o caso a), há mais de 5x o contaminante de carbono. Acredita-se que seja devido novamente ao porta amostras da análise, com a diferença de uma análise feita em que uma região assimétrica, com pouco óxido.

7 Figura 7: Distribuição dos átomos na amostra produzida a 9 o C durante 24h. Tanto na figura 5 como na 7 foi possível observar a distribuição homogênea dos metais (Fe e Co) e do oxigênio. Figura 8: Imagem das amostras a 5µm (6ºC/3h e 9ºC/24h, respectivamente). Figura 9: Imagem das amostras a 1µm (6ºC/3h e 9ºC/24h, respectivamente).

8 A figura 9 mostra a diferença entre os tamanhos de partícula das duas amostras. A de 9ºC mostrou-se com tamanho superior com crescimento via sinterização, o que entra em concordância com aumento médio do cristalito. A seguir, caracterizações feitas por DRX de outras amostras caracterizadas, essas sintetizadas a 6 C e 9 C, ambas durante 6 horas. a) 14. fe2coo4 1. % Counts b) Th Degrees fe2coo4 1. % Counts Th Degrees Figura 1: DRX CoFe 2 O 4 produzido a 6 o C durante 6h (a), 9ºC durante 6h (b) Amostra d(nm) Fração de Co +2 no sítio do ferro Fração de Fe +3 no sítio do cobalto 6 o C/6h o C/6h Tabela 4. Tamanho médio de cristalito e desordem catiônica. Nessas amostras, diferentemente do caso anterior, ambas atingiram uma desordem catiônica praticamente nula, devido ao maior tempo de calcinação. A medida que o tempo passa, o material se aproxima de uma estrutura com uma distribuição catiônica estequiométrica. Conforme indicam as tabelas 1 e 4, a desordem catiônica na calcinação do espinélio a 6 C tornou-se nula quando alteramos o tempo de calcinação de 3 para 6 horas. Evidencia-se, ainda, a mesma tendência apontada do aumento do tamanho médio do cristalito ao aumentar-se a temperatura de calcinação Testes catalíticos no forno tubular

9 1.2 1 Conversão Tempo (min) Carbono com óxido (9ºC/6h) Carbono com óxido (6ºC/6h) Carbono puro Figura 11: Conversão obtida do carbono puro e com espinélios calcinados a 6 C/6h e 9 C/6h. Os dados sugerem que há atividade catalítica e que as amostras calcinadas a 6 e 9 C se comportam de forma similar 6. Conclusões A síntese do espinélio mostrou-se eficiente, indicando alta pureza do material assim como natureza nano estruturada. Notou-se, ainda, a seguinte relação: quanto maior o tempo e temperatura de calcinação, maior o tamanho médio dos cristalitos e menor a desordem catiônica. Houve uma nítida diferença na oxidação do carbono na presença do óxido, indicando sua capacidade catalítica para esse tipo de reação, porém pouco se conclui a respeito da diferença catalítica entre as amostras de CoFe2O4. 7. Trabalhos futuros Os presentes resultados são motivadores para trabalhos que devem contemplar o bambu (bambusa tuldoide) como fonte de biomassa. Neste contexto, será estudada sua oxidação tanto em atmosfera inerte como oxidante, tanto na presença quanto na ausência do óxido CoFe2O4. Análises termogravimétricas serão feitas visando investigar as principais reações químicas envolvidas, assim como atingir o maior potencial catalítico do espinélio, variando-se seu tempo e temperatura de calcinação e fração mássica de catalisador. 8. Bibliografia 1. Ren, S.; Lei, H.;* Wang, L.; Bu, Q.; Chen, S.; Wu, J. Hydrocarbon and hydrogenrich syngas production by biomass catalytic pyrolysis and bio-oil upgrading over biochar catalysts. Royal Society of Chemistry, ed.4, p , M. Zawadzki, W. Walerczyk, F.E. López-Suárez, M.J. Illán-Gómez, A.Bueno-López. CoAl2O4 spinel catalyst for soot combustion with NOx/O2. Catalysis Communications 12, , J.K. Rajput, G. Kaur. Catal. Synthesis and applications of CoFe2O4 nanoparticles for multicomponent reactions. Sci. Technol. ed.4, p , E.A. Brocchi, R.C.S. Navarro, M.S. Motta, F.J. Moura. Materials Chemistry and Physics 14, , 213.

Síntese do espinélio Fe2CoO4 nanoestruturado via decomposição térmica de nitratos e tratamento térmico em temperaturas elevadas

Síntese do espinélio Fe2CoO4 nanoestruturado via decomposição térmica de nitratos e tratamento térmico em temperaturas elevadas Departamento de Engenharia Química e Materiais Síntese do espinélio Fe2CoO4 nanoestruturado via decomposição térmica de nitratos e tratamento térmico em temperaturas elevadas Aluno: Felipe Cardoso Moreira

Leia mais

SÍNTESE DE ESPENÉLIOS VIA DECOMPOSIÇÃO TÉRMICA DE NITRATOS SEGUIDA DE REDUÇÃO SELETIVA EM TEMPERATURAS ELEVADAS

SÍNTESE DE ESPENÉLIOS VIA DECOMPOSIÇÃO TÉRMICA DE NITRATOS SEGUIDA DE REDUÇÃO SELETIVA EM TEMPERATURAS ELEVADAS SÍNTESE DE ESPENÉLIOS VIA DECOMPOSIÇÃO TÉRMICA DE NITRATOS SEGUIDA DE REDUÇÃO SELETIVA EM TEMPERATURAS ELEVADAS Aluna: Mariana Veronese De Mello Hacar Julião Orientador: Rogério Navarro Correia de Siqueira

Leia mais

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DO COBALTATO DE CÉRIO ATRAVÉS DO MÉTODO DE COMBUSTÃO

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DO COBALTATO DE CÉRIO ATRAVÉS DO MÉTODO DE COMBUSTÃO 1 SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DO COBALTATO DE CÉRIO ATRAVÉS DO MÉTODO DE COMBUSTÃO (A.C. Chaves*) (L. L. M. SALES), (D. M. A. Melo), (A.G de Souza), UFRN/CCET/DQ/LATMat Cidade Universitária/Natal/RN CEP 59078-970.

Leia mais

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE ÓXIDOS NANOESTRUTURADOS

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE ÓXIDOS NANOESTRUTURADOS SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE ÓXIDOS NANOESTRUTURADOS Aluna: Mariana Heringer Bouças Orientador: Prof. Roberto Ribeiro de Avillez Introdução Este projeto procura sintetizar diferentes óxidos simples e compostos

Leia mais

SÍNTESE DE ESPENÉLIOS VIA DECOMPOSIÇÃO TÉRMICA DE NITRATOS SEGUIDA DE REDUÇÃO SELETIVA EM TEMPERATURAS ELEVADAS

SÍNTESE DE ESPENÉLIOS VIA DECOMPOSIÇÃO TÉRMICA DE NITRATOS SEGUIDA DE REDUÇÃO SELETIVA EM TEMPERATURAS ELEVADAS SÍNTESE DE ESPENÉLIOS VIA DECOMPOSIÇÃO TÉRMICA DE NITRATOS SEGUIDA DE REDUÇÃO SELETIVA EM TEMPERATURAS ELEVADAS Aluna: Mariana Veronese De Mello Hacar Julião Orientador: Rogério Navarro Correia de Siqueira

Leia mais

Síntese e Caracterização dos espinéliosal 2 CuO 4 e Al 2 MnO 4

Síntese e Caracterização dos espinéliosal 2 CuO 4 e Al 2 MnO 4 Síntese e Caracterização dos espinéliosal 2 CuO 4 e Al 2 MnO 4 Aluna: Pâmela Fernandes de Oliveira Orientador: Eduardo Brocchi Co-orientador: Rogério Navarro Correia de Siqueira 1. Introdução Materiais

Leia mais

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE SÍLICAS MESOPOROSAS COM FERRO E COBALTO ASSOCIADOS

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE SÍLICAS MESOPOROSAS COM FERRO E COBALTO ASSOCIADOS SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE SÍLICAS MESOPOROSAS COM FERRO E COBALTO ASSOCIADOS Aluno: Renan Vieira Bela Orientadora: Maria Isabel Pais Introdução Desde o seu desenvolvimento, em 1998, a sílica mesoporosa

Leia mais

Síntese e Caracterização de Óxidos Nanoestruturados: Óxidos de Vanádio

Síntese e Caracterização de Óxidos Nanoestruturados: Óxidos de Vanádio Síntese e Caracterização de Óxidos Nanoestruturados: Óxidos de Vanádio Aluna: Laís Groetares de Lima Orientador: Roberto de Avillez Introdução Nos últimos anos, a atenção tem sido cada vez maior em nanomateriais,

Leia mais

SÍNTESE DE ESPENÉLIOS VIA DECOMPOSIÇÃO TÉRMICA DE NITRATOS SEGUIDA DE REDUÇÃO SELETIVA EM TEMPERATURAS ELEVADAS

SÍNTESE DE ESPENÉLIOS VIA DECOMPOSIÇÃO TÉRMICA DE NITRATOS SEGUIDA DE REDUÇÃO SELETIVA EM TEMPERATURAS ELEVADAS SÍNTESE DE ESPENÉLIOS VIA DECOMPOSIÇÃO TÉRMICA DE NITRATOS SEGUIDA DE REDUÇÃO SELETIVA EM TEMPERATURAS ELEVADAS 1. Introdução Aluno: Henrique Teixeira Cardoso Reis de Oliveira Orientador: Rogério Navarro

Leia mais

NANOESTRUTURAS DE MgO+Cu E ZrO2+Cu PARA O CICLO DA COMBUSTÃO

NANOESTRUTURAS DE MgO+Cu E ZrO2+Cu PARA O CICLO DA COMBUSTÃO NANOESTRUTURAS DE MgO+Cu E ZrO2+Cu PARA O CICLO DA COMBUSTÃO Aluno: Pedro Macena Correia Orientador: Roberto Ribeiro de Avillez Introdução Com o intuito de solucionar o problema de emissão de alguns gases

Leia mais

Estudo do equilíbrio de fases no estado sólido do pseudo-binário Al 2 O 3 Al 2 MnO 4 em altas temperaturas

Estudo do equilíbrio de fases no estado sólido do pseudo-binário Al 2 O 3 Al 2 MnO 4 em altas temperaturas Estudo do equilíbrio de fases no estado sólido do pseudo-binário Al 2 O 3 Al 2 MnO 4 em altas temperaturas Aluno: Rodrigo Novellino Moreira de Sá Orientador: Rogério Navarro C. de Siqueira co-orientador:

Leia mais

OBTENÇÃO DE METAIS E LIGAS NANO-ESTRUTURADAS: REDUÇÃO DO ÓXIDO DE ZINCO. Aluna: Andrea Gomes da Costa Lima Orientador: Eduardo de Albuquerque Brocchi

OBTENÇÃO DE METAIS E LIGAS NANO-ESTRUTURADAS: REDUÇÃO DO ÓXIDO DE ZINCO. Aluna: Andrea Gomes da Costa Lima Orientador: Eduardo de Albuquerque Brocchi OBTENÇÃO DE METAIS E LIGAS NANO-ESTRUTURADAS: REDUÇÃO DO ÓXIDO DE ZINCO I- INTRODUÇÃO Aluna: Andrea Gomes da Costa Lima Orientador: Eduardo de Albuquerque Brocchi A combinação de dois elementos metálicos

Leia mais

SÍNTESE DE CATALISADORES A BASE DE CÉRIO E ZIRCÔNIO POR DECOMPOSIÇÃO TÉRMICA DE NITRATOS

SÍNTESE DE CATALISADORES A BASE DE CÉRIO E ZIRCÔNIO POR DECOMPOSIÇÃO TÉRMICA DE NITRATOS SÍNTESE DE CATALISADORES A BASE DE CÉRIO E ZIRCÔNIO POR DECOMPOSIÇÃO TÉRMICA DE NITRATOS Cristiane Leal (1); Thaís M. de Carvalho (2); Rogério N. C. de Siqueira (3) Pontifícia Universidade Católica do

Leia mais

Palavras chaves: Ferritas, reação de combustão, magnetismo.

Palavras chaves: Ferritas, reação de combustão, magnetismo. Síntese de ferritas de, x,5 por reação de combustão. Thaísa Cardoso NASCIMENTO 1 ; Adolfo FRANCO Jr. 2 Instituto de Química 1,2, Instituto de Física 1,2 Grupo de Física dos Materiais UFG Palavras chaves:

Leia mais

REDUÇÃO DO ÓXIDO DE ZINCO PELO HIDROGÊNIO VISANDO A OBTENÇÃO DA LIGA FeZn

REDUÇÃO DO ÓXIDO DE ZINCO PELO HIDROGÊNIO VISANDO A OBTENÇÃO DA LIGA FeZn REDUÇÃO DO ÓXIDO DE ZINCO PELO HIDROGÊNIO VISANDO A OBTENÇÃO DA LIGA FeZn Aluna: Mariana Airosa Villano Orientador: Eduardo de Albuquerque Brocchi Introdução Algumas ligas metálicas se caracterizam pela

Leia mais

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DO SISTEMA MgO-CeO 2 OBTIDO POR INTERMÉDIO DO MÉTODO DOS PRECURSORES POLIMÉRICOS

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DO SISTEMA MgO-CeO 2 OBTIDO POR INTERMÉDIO DO MÉTODO DOS PRECURSORES POLIMÉRICOS SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DO SISTEMA MgO-CeO 2 OBTIDO POR INTERMÉDIO DO MÉTODO DOS PRECURSORES POLIMÉRICOS C. S. PINTO 1, E. A. V. FERRI 1 1 Universidade tecnológica Federal do Paraná, Curso de Bacharelado

Leia mais

4 METODOLOGIA EXPERIMENTAL

4 METODOLOGIA EXPERIMENTAL 4 METODOLOGIA EXPERIMENTAL A descrição dos procedimentos de laboratório e da linha experimental e métodos de análise serão apresentados neste capítulo, correlacionando os fundamentos teóricos com as soluções

Leia mais

Avaliação Cinética da Gaseificação com CO 2 do Bagaço de Maçã

Avaliação Cinética da Gaseificação com CO 2 do Bagaço de Maçã Avaliação Cinética da Gaseificação com CO 2 do Bagaço de Maçã M. F. P. ROSA, D. SOARES, M. D. DOMENICO, T. R. PACIONI, R. F. P. M. MOREIRA, H. J. JOSÉ Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento

Leia mais

SÍNTESE DE BIODIESEL UTILIZANDO ARGILA BENTONÍTICA NATURAL E IMPREGNADA COMO CATALISADOR

SÍNTESE DE BIODIESEL UTILIZANDO ARGILA BENTONÍTICA NATURAL E IMPREGNADA COMO CATALISADOR SÍNTESE DE BIODIESEL UTILIZANDO ARGILA BENTONÍTICA NATURAL E IMPREGNADA COMO CATALISADOR J. C. MARINHO 1, P. H. D. FELIX 1, E. G. LIMA, M. W. N. C. CARVALHO e A. A. CUTRIM 1 Universidade Federal de Campina

Leia mais

ESTUDO DE REGENERAÇÃO DE CATALISADOR Cu-Co-Al PARA A PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO A PARTIR DO GÁS NATURAL

ESTUDO DE REGENERAÇÃO DE CATALISADOR Cu-Co-Al PARA A PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO A PARTIR DO GÁS NATURAL ESTUDO DE REGENERAÇÃO DE CATALISADOR Cu-Co-Al PARA A PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO A PARTIR DO GÁS NATURAL F.M. BERNDT 1, O.W. PEREZ LOPEZ 1 1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Engenharia

Leia mais

Caldeiras Flamotubulares. Não apropriadas para combustíveis sólidos

Caldeiras Flamotubulares. Não apropriadas para combustíveis sólidos Reações Químicas Caldeiras Flamotubulares Não apropriadas para combustíveis sólidos Caldeiras Aquatubulares Ciclo Termodinâmico de Geração de Eletricidade Combustíveis Todo material que pode ser queimado

Leia mais

Produção de hidrogênio a partir do biogás

Produção de hidrogênio a partir do biogás Produção de hidrogênio a partir do biogás Líderes: Emerson Léo Schultz (2013-2015) Itânia Pinheiro Soares (2015-2016) Equipe: Fábio Bellot Noronha (INT) Introdução Processos de reforma de metano são usados

Leia mais

EFEITO DA TEMPERATURA NA DECOMPOSIÇÃO TÉRMICA DE RESÍDUOS PLÁSTICOS E DE BIOMASSA

EFEITO DA TEMPERATURA NA DECOMPOSIÇÃO TÉRMICA DE RESÍDUOS PLÁSTICOS E DE BIOMASSA EFEITO DA TEMPERATURA NA DECOMPOSIÇÃO TÉRMICA DE RESÍDUOS PLÁSTICOS E DE BIOMASSA 1. INTRODUÇÃO Danyellen Dheyniffer Monteiro Galindo Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro (SP) Departamento

Leia mais

6 Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel 9º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel 953 Estudo das c

6 Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel 9º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel 953 Estudo das c 6 Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel 9º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel 953 Estudo das condições reacionais para produção de biodiesel utilizando

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DO MATERIAL OBTIDO A PARTIR DA REDUÇÃO PARCIAL DO Fe 2 O 3

CARACTERIZAÇÃO DO MATERIAL OBTIDO A PARTIR DA REDUÇÃO PARCIAL DO Fe 2 O 3 CARACTERIZAÇÃO DO MATERIAL OBTIDO A PARTIR DA REDUÇÃO PARCIAL DO Fe 2 O 3 Aluno: Marina Doneda Orientador: Eduardo de Albuquerque Brocchi I - Introdução Os materiais quando nanoestruturados apresentam

Leia mais

INFLUÊNCIA DA FONTE DE SÍLICA NA ESTABILIDADE DA CTA-MCM-41 UTILIZADA EM TRANSESTERIFICAÇÃO CATALÍTICA

INFLUÊNCIA DA FONTE DE SÍLICA NA ESTABILIDADE DA CTA-MCM-41 UTILIZADA EM TRANSESTERIFICAÇÃO CATALÍTICA INFLUÊNCIA DA FONTE DE SÍLICA NA ESTABILIDADE DA CTA-MCM-41 UTILIZADA EM TRANSESTERIFICAÇÃO CATALÍTICA I. W. ZAPELINI, P. P. MODESTO, L. L. da SILVA, A. F. Campos e D. CARDOSO 1 Universidade Federal de

Leia mais

3 Produção de Nanotubos de Carbono

3 Produção de Nanotubos de Carbono 3 Produção de Nanotubos de Carbono Os métodos a altas temperaturas, bem como os métodos de ablação por laser e o de deposição química por vapor, produzem nanotubos de carbono de alta qualidade estrutural,

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS. Prof. Carlos Falcão Jr.

INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS. Prof. Carlos Falcão Jr. INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS Prof. Carlos Falcão Jr. 2. PROCESSOS HIDROMETALÚRGICOS Ocorrem na interface entre as fases sólida e líquida Temperaturas entre 10 e 300ºC São divididos em diferentes

Leia mais

PROCESSO DE CONVERSÃO À BAIXA TEMPERATURA - CBT

PROCESSO DE CONVERSÃO À BAIXA TEMPERATURA - CBT 7º SIMPÓSIO NACIONAL DE BIOCOMBUSTÍVEIS PROCESSO DE CONVERSÃO À BAIXA TEMPERATURA - CBT Prof. Dr. Francisco Ferreira Dantas Filho Universidade Estadual da Paraíba - UEPB 2014 Pirólise Definição: Degradação

Leia mais

DETERMINAÇÃO DAS CONDIÇÕES IDEAIS DE ATIVAÇÃO DO ÓXIDO DE CÉRIO VISANDO A SUA UTILIZAÇÃO COMO PROMOTOR EM CATALISADORES DE FISCHER-TROPSCH

DETERMINAÇÃO DAS CONDIÇÕES IDEAIS DE ATIVAÇÃO DO ÓXIDO DE CÉRIO VISANDO A SUA UTILIZAÇÃO COMO PROMOTOR EM CATALISADORES DE FISCHER-TROPSCH DETERMINAÇÃO DAS CONDIÇÕES IDEAIS DE ATIVAÇÃO DO ÓXIDO DE CÉRIO VISANDO A SUA UTILIZAÇÃO COMO PROMOTOR EM CATALISADORES DE FISCHER-TROPSCH Franciele Oliveira Costa (1) ; Bianca Viana de Sousa (2) 1 Universidade

Leia mais

PRODUÇÃO DE ETILENO A PARTIR DO ETANOL COM USO DE DIFERENTES ALUMINAS COMERCIAIS COMO CATALISADORES

PRODUÇÃO DE ETILENO A PARTIR DO ETANOL COM USO DE DIFERENTES ALUMINAS COMERCIAIS COMO CATALISADORES PRODUÇÃO DE ETILENO A PARTIR DO ETANOL COM USO DE DIFERENTES ALUMINAS COMERCIAIS COMO CATALISADORES L. T. SILVA 1, T. F. BRAGA 1, F. S. FERRATO 1, K. A. RESENDE 2 e S. C. DANTAS 1 1 Universidade Federal

Leia mais

PRODUÇÃO DE ZEÓLITAS A PARTIR DE CAULIM EM SISTEMA AGITADO COM AQUECIMENTO A VAPOR EM ESCALA SEMI-PILOTO

PRODUÇÃO DE ZEÓLITAS A PARTIR DE CAULIM EM SISTEMA AGITADO COM AQUECIMENTO A VAPOR EM ESCALA SEMI-PILOTO PRODUÇÃO DE ZEÓLITAS A PARTIR DE CAULIM EM SISTEMA AGITADO COM AQUECIMENTO A VAPOR EM ESCALA SEMI-PILOTO Rodrigues, E. C. (1) ; Abreu, A. P. O.; (1) ; Farias, B. M.; (1) ; Macêdo, E. N. (1) ; Souza, J.

Leia mais

Curso Engenharia de Energia

Curso Engenharia de Energia UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - UFGD FACULDADE DE ENGENHARIA Curso Engenharia de Energia Prof. Dr. Omar Seye omarseye@ufgd.edu.br Disciplina: COMBUSTÃO E COMBUSTÍVEIS A queima direta, ou combustão,

Leia mais

PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO A PARTIR DA REFORMA DO ETANOL

PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO A PARTIR DA REFORMA DO ETANOL PROCEL PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO A PARTIR DA REFORMA DO ETANOL VANDERLEI SÉRGIO BERGAMASCHI E-mail: vsberga@ipen ipen.br PROCEL / IPEN-SP OUTUBRO / 2003 COMBUSTÍVEL PETRÓLEO: VANTAGENS: -LÍQUIDO DE FÁCIL

Leia mais

ESTUDO DO DESEMPENHO DE CATALISADORES Fe-Al MODIFICADOS PARA A REFORMA DO ETANOL

ESTUDO DO DESEMPENHO DE CATALISADORES Fe-Al MODIFICADOS PARA A REFORMA DO ETANOL ESTUDO DO DESEMPENHO DE CATALISADORES Fe-Al MODIFICADOS PARA A REFORMA DO ETANOL G. SOUZA 1,2, C. RUOSO 1, N. R. MARCILIO 1 e O. W. PEREZ-LOPEZ 1 1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento

Leia mais

Energia e suas formas

Energia e suas formas Energia e suas formas A energia pode se apresentar de diversas formas, entre as quais podemos mencionar: Energia de radiação Energia química Energia nuclear Energia térmica Energia mecânica Energia elétrica

Leia mais

SÍNTESE DO CATALISADOR Ni 0,5 Zn 0,5 Fe 2 O 4 POR REAÇÃO DE COMBUSTÃO E DESEMPENHO PARA OBTENÇÃO DE BIODIESEL, COM DIFERENTES TIPOS DE ÓLEOS.

SÍNTESE DO CATALISADOR Ni 0,5 Zn 0,5 Fe 2 O 4 POR REAÇÃO DE COMBUSTÃO E DESEMPENHO PARA OBTENÇÃO DE BIODIESEL, COM DIFERENTES TIPOS DE ÓLEOS. SÍNTESE DO CATALISADOR Ni 0,5 Zn 0,5 Fe 2 O 4 POR REAÇÃO DE COMBUSTÃO E DESEMPENHO PARA OBTENÇÃO DE BIODIESEL, COM DIFERENTES TIPOS DE ÓLEOS. Ana Beatriz de Sousa Barros 1, Thales Filipe Barbosa de Moura

Leia mais

5 Metodologia experimental

5 Metodologia experimental 5 Metodologia experimental 5.1. Métodos de caracterização e análise do resíduo original e dos resíduos reacionais Antes de iniciar a metodologia de caracterização, será detalhada de maneira breve, através

Leia mais

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE ÓXIDOS NANOESTRUTURADOS: SISTEMA MgO + Ni. Aluno: Joana Madeira Krieger Orientador: Roberto de Avillez

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE ÓXIDOS NANOESTRUTURADOS: SISTEMA MgO + Ni. Aluno: Joana Madeira Krieger Orientador: Roberto de Avillez SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE ÓXIDOS NANOESTRUTURADOS: SISTEMA MgO + Ni Aluno: Joana Madeira Krieger Orientador: Roberto de Avillez 1) Introdução Embora não seja uma fonte primária de energia, o hidrogênio

Leia mais

Avaliação da Reatividade do Carvão Vegetal, Carvão Mineral Nacional e Mistura Visando a Injeção em Altos- Fornos

Avaliação da Reatividade do Carvão Vegetal, Carvão Mineral Nacional e Mistura Visando a Injeção em Altos- Fornos Avaliação da Reatividade do Carvão Vegetal, Carvão Mineral Nacional e Mistura Visando a Injeção em Altos- Fornos Janaína Machado, Eduardo Osório, Antônio C. F. Vilela Sumário Introdução Objetivo Parte

Leia mais

QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA

QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA - 1998 QUESTÃO 01 Uma mistura de hidrogênio, H 2 (g), e oxigênio, O 2 (g), reage, num recipiente hermeticamente fechado, em alta temperatura e em presença de um catalisador, produzindo

Leia mais

5 Metodologia e planejamento experimental

5 Metodologia e planejamento experimental Metodologia experimental 5 Metodologia e planejamento experimental Neste capítulo serão descritos a metodologia e o planejamento experimental utilizados no presente estudo, além da descrição do equipamento

Leia mais

2 Considerações teóricas

2 Considerações teóricas 2 Considerações teóricas Uma breve abordagem termodinâmica e cinética do sistema reacional Cu- Ni/Al 2 O 3, será apresentada neste capitulo. As previsões teóricas do comportamento reacional do sistema

Leia mais

7 MÉTODOS Caracterização dos revestimentos gastos de cuba

7 MÉTODOS Caracterização dos revestimentos gastos de cuba 86 7 MÉTODOS 7.1. Caracterização dos revestimentos gastos de cuba As principais análises feitas para a caracterização do SPL de primeiro corte foram: composição química, microscopia ótica, MEV/EDS, difração

Leia mais

Produção de Catalisador Nanoestruturado para a Trirreforma do Metano

Produção de Catalisador Nanoestruturado para a Trirreforma do Metano Produção de Catalisador Nanoestruturado para a Trirreforma do Metano Aluno: Gustavo Melo Bretz Orientador: Roberto R. Avillez 1. Introdução Atualmente, devido a ações antropológicas, como a queima de hidrocarbonetos,

Leia mais

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE ÓXIDOS NANOESTRUTURADOS: SISTEMA MgO + Ni

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE ÓXIDOS NANOESTRUTURADOS: SISTEMA MgO + Ni SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE ÓXIDOS NANOESTRUTURADOS: SISTEMA MgO + Ni Aluno: Joana Madeira Krieger e Bruno Batista de Negreiros Orientador: Roberto de Avillez 1. Introdução Um dos grandes cuidados hoje

Leia mais

Combustão é uma reação química de óxido-redução entre um combustível e um comburente, sendo obtido calor (energia) e sub-produtos.

Combustão é uma reação química de óxido-redução entre um combustível e um comburente, sendo obtido calor (energia) e sub-produtos. Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira MÁQUINAS TÉRMICAS AT-056 M.Sc. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br 1 INTRODUÇÃO: Uma das formas mais empregadas para produção

Leia mais

INTERCONECTORES PARA APLICAÇÕES EM SOFC

INTERCONECTORES PARA APLICAÇÕES EM SOFC Procel CCTM INTERCONECTORES PARA APLICAÇÕES EM SOFC Chieko Yamagata yamagata@net.ipen.br Luiz Fernando Grespan Setz lfgsetz@ipen.br Solange da Silva Lima sdasilva@net.iupen.br Sonia Regina Homem de Mello

Leia mais

Soluções usadas em escala industrial ou escala ampliada

Soluções usadas em escala industrial ou escala ampliada Soluções usadas em escala industrial ou escala ampliada Produção de açúcar e álcool (e eletricidade) (produz açúcar estocado nas células de parênquima da planta, além de etanol por fermentação de sacarose.

Leia mais

COMPARAÇÃO DA ESTRUTURA E REATIVIDADE DE CHARS OBTIDOS EM FORNO DTF E SIMULADOR DA ZONA DE COMBUSTÃO DO ALTO-FORNO

COMPARAÇÃO DA ESTRUTURA E REATIVIDADE DE CHARS OBTIDOS EM FORNO DTF E SIMULADOR DA ZONA DE COMBUSTÃO DO ALTO-FORNO COMPARAÇÃO DA ESTRUTURA E REATIVIDADE DE CHARS OBTIDOS EM FORNO DTF E SIMULADOR DA ZONA DE COMBUSTÃO DO ALTO-FORNO André da S. Machado, Juliana G. Pohlmann Antônio C. F. Vilela & Eduardo Osório Sumário

Leia mais

C (grafite) + 2 H 2(g) + ½ O 2(g) CH 3 OH (l) + 238,6 kj. CO 2(g) C (grafite) + O 2(g) 393,5 kj. H 2(g) + ½ O 2(g) H 2 O (l) + 285,8 kj

C (grafite) + 2 H 2(g) + ½ O 2(g) CH 3 OH (l) + 238,6 kj. CO 2(g) C (grafite) + O 2(g) 393,5 kj. H 2(g) + ½ O 2(g) H 2 O (l) + 285,8 kj Questão 1 (PUC SP) Num calorímetro de gelo, fizeram-se reagir 5,400 g de alumínio (Al) e 16,000 g de óxido férrico, Fe 2 O 3. O calorímetro continha, inicialmente, 8,000 Kg de gelo e 8,000 Kg de água.

Leia mais

QUÍMICA. Representação das Transformações Químicas. Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria - Parte 5

QUÍMICA. Representação das Transformações Químicas. Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria - Parte 5 QUÍMICA Representação das Transformações Químicas Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria - Parte 5 Prof ª. Giselle Blois CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO (estequiometria)

Leia mais

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA OBTENÇÃO DE HIDROXIAPATITA PARA FINS BIOMÉDICOS

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA OBTENÇÃO DE HIDROXIAPATITA PARA FINS BIOMÉDICOS ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA OBTENÇÃO DE HIDROXIAPATITA PARA FINS BIOMÉDICOS T. C. S. PEREIRA 1, G. A. FERNANDES 1 1 Universidade Federal de Itajubá, Instituto de Engenharia Mecânica E-mail para

Leia mais

Caracterização de Nanomateriais por Difração de Raios-X

Caracterização de Nanomateriais por Difração de Raios-X Caracterização de Nanomateriais por Difração de Raios-X Aluna: Fernanda Gonçalves Abrantes Orientador: Roberto Ribeiro de Avillez Introdução Com o crescente avanço da nanotecnologia em diferentes áreas,

Leia mais

DECOMPOSIÇÃO CATALÍTICA DO METANO SOBRE Fe/Al 2 O 3 SINTETIZADO PELO MÉTODO DA RÉPLICA

DECOMPOSIÇÃO CATALÍTICA DO METANO SOBRE Fe/Al 2 O 3 SINTETIZADO PELO MÉTODO DA RÉPLICA DECOMPOSIÇÃO CATALÍTICA DO METANO SOBRE Fe/Al 2 O 3 SINTETIZADO PELO MÉTODO DA RÉPLICA BARROS. A.P.S. 1, ALMEIDA. R. M. 2, SOUZA. F.T.C 3 e TENÓRIO.N.V.N 4 1 Universidade Federal de Alagoas, Departamento

Leia mais

SÍNTESE DE ÓXIDO DE SILÍCIO NANOESTRUTURADO EM REATOR DE FLUXO CRUZADO

SÍNTESE DE ÓXIDO DE SILÍCIO NANOESTRUTURADO EM REATOR DE FLUXO CRUZADO Departamento de Engenharia Química e de Materiais Aluno: Thomaz Abreu de Mello Araujo Orientador: Francisco José Moura SÍNTESE DE ÓXIDO DE SILÍCIO NANOESTRUTURADO EM REATOR DE FLUXO CRUZADO Introdução

Leia mais

Aproveitamento energético de combustíveis derivados de resíduos via co-gasificação térmica

Aproveitamento energético de combustíveis derivados de resíduos via co-gasificação térmica Aproveitamento energético de combustíveis derivados de resíduos via co-gasificação térmica Autores: Octávio Alves, Paulo Brito, Margarida Gonçalves, Eliseu Monteiro Novembro de 2015 1. Objetivos Identificar

Leia mais

ESTUDO DO DESEMPENHO DE CATALISADORES DESTINADOS À PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO A PARTIR DA REFORMA A VAPOR DE METANOL E DIMETIL ÉTER

ESTUDO DO DESEMPENHO DE CATALISADORES DESTINADOS À PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO A PARTIR DA REFORMA A VAPOR DE METANOL E DIMETIL ÉTER ESTUDO DO DESEMPENHO DE CATALISADORES DESTINADOS À PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO A PARTIR DA REFORMA A VAPOR DE METANOL E DIMETIL ÉTER J. L. C. W. Pimenta 1, H. O. Correia 1, R. Menechini Neto, O. A. A. Santos

Leia mais

Preparação de catalisadores de óxido de cobalto suportado em zircônia para reação de deslocamento do vapor de água em alta temperatura

Preparação de catalisadores de óxido de cobalto suportado em zircônia para reação de deslocamento do vapor de água em alta temperatura Preparação de catalisadores de óxido de cobalto suportado em zircônia para reação de deslocamento do vapor de água em alta temperatura hiago de elo LIA 1, Patrícia Pommé Confessori SARRA 1 1 Instituto

Leia mais

SÍNTESE E CARCATERIZAÇÃO DE BETA FOSFATO TRICÁLCICO OBTIDO POR MISTURA A SECO EM MOINHO DE ALTA ENERGIA

SÍNTESE E CARCATERIZAÇÃO DE BETA FOSFATO TRICÁLCICO OBTIDO POR MISTURA A SECO EM MOINHO DE ALTA ENERGIA SÍNTESE E CARCATERIZAÇÃO DE BETA FOSFATO TRICÁLCICO OBTIDO POR MISTURA A SECO EM MOINHO DE ALTA ENERGIA T. C. S. PEREIRA 1 e G. A. FERNANDES 2 1 Universidade Federal de Itajubá, Instituto de Recursos Naturais

Leia mais

Síntese e Caracterização de Co 2 Sno 4 e Ni 2 SnO 4 : Um Estudo Comparativo aos Resultados Obtidos com Mg 2 SnO 4 PIBIC/

Síntese e Caracterização de Co 2 Sno 4 e Ni 2 SnO 4 : Um Estudo Comparativo aos Resultados Obtidos com Mg 2 SnO 4 PIBIC/ Síntese e Caracterização de Co 2 Sno 4 e Ni 2 SnO 4 : Um Estudo Comparativo aos Resultados Obtidos com Mg 2 SnO 4 PIBIC/2010-2011 Botelho, G.L G. T; Nunes Oliveira, J. A.; Cássia Santos, M. R.; Curso de

Leia mais

Preparação e caracterização da fase La 2 MoO 6. R. A. Rocha, E. N. S. Muccillo

Preparação e caracterização da fase La 2 MoO 6. R. A. Rocha, E. N. S. Muccillo 1695 Preparação e caracterização da fase La 2 MoO 6 R. A. Rocha, E. N. S. Muccillo Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos CCTM Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Leia mais

Reações químicas aplicas ao processamento de materiais cerâmicos

Reações químicas aplicas ao processamento de materiais cerâmicos Reações químicas aplicas ao processamento de materiais cerâmicos Em vários casos, no processo de fabricação de peças cerâmicas, as reações entre os diferentes constituintes dos corpos cerâmicos são interrompidas

Leia mais

1/14 PROCESSO DE REFORMA A VAPOR PARA A REDUÇÃO DO TEOR DE ALCATRÃO EM CORRENTES DE GÁS DE SÍNTESE

1/14 PROCESSO DE REFORMA A VAPOR PARA A REDUÇÃO DO TEOR DE ALCATRÃO EM CORRENTES DE GÁS DE SÍNTESE 1/14 PROCESSO DE REFORMA A VAPOR PARA A REDUÇÃO DO TEOR DE ALCATRÃO EM CORRENTES DE GÁS DE SÍNTESE 1 2 CAMPO DA INVENÇÃO A presente invenção se insere no campo de processos para a redução do teor de alcatrão

Leia mais

AVALIAÇÃO ECONÔMICA DA UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DO PROCESSAMENTO DO CAFÉ COMO COMBUSTÍVEIS EM FORNOS ROTATIVOS DE CALCINAÇÃO

AVALIAÇÃO ECONÔMICA DA UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DO PROCESSAMENTO DO CAFÉ COMO COMBUSTÍVEIS EM FORNOS ROTATIVOS DE CALCINAÇÃO AVALIAÇÃO ECONÔMICA DA UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DO PROCESSAMENTO DO CAFÉ COMO COMBUSTÍVEIS EM FORNOS ROTATIVOS DE CALCINAÇÃO R. A. RODRIGUES 1, C. S. SALIM 1, L. G. F. PEREIRA 1, E. MORAES 1 e L. F. F. FARIA

Leia mais

PAG Química Estequiometria

PAG Química Estequiometria 1. 2. 3. Em países de clima desfavorável ao cultivo de cana-de-açúcar, o etanol (C 2 H 6 O) é sintetizado através da reação de eteno (C 2 H 4 ) com vapor de água, a alta temperatura e alta pressão, segundo

Leia mais

5 RESULTADOS E DISCUSSÕES

5 RESULTADOS E DISCUSSÕES 47 5 RESULTADOS E DISCUSSÕES Neste capítulo serão apresentados e discutidos os resultados em relação à influência da temperatura e do tempo no processo de ustulação sobre a perda de massa obtida da amostra

Leia mais

3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL.

3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL. Capítulo 3. Procedimento Experimental 3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL. 3.1. Síntese do nanocompósito Cu-CNT. 3.1.1. Etapa de dissociação. Para a elaboração do material em pó deste compósito se utilizaram

Leia mais

Redação selecionada e publicada pela Olimpíada de Química SP-2018 Autor: Lucas Gonçalves Randolly Gaseifica-se tudo: da pétala ao bagaço

Redação selecionada e publicada pela Olimpíada de Química SP-2018 Autor: Lucas Gonçalves Randolly Gaseifica-se tudo: da pétala ao bagaço Redação selecionada e publicada pela Olimpíada de Química SP-2018 Autor: Lucas Gonçalves Randolly Co-autores: Leonardo C. Menegon, Luca M. Rodrigues, Otavio Bittencourt, Felipe Bagni Série: segunda (2017)

Leia mais

INFLUÊNCIA DA ROTA DE SÍNTESE NAS CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS, TÉRMICAS E MORFOLÓGICAS DE MATERIAIS CERÂMICOS DO TIPO PEROVSKITA

INFLUÊNCIA DA ROTA DE SÍNTESE NAS CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS, TÉRMICAS E MORFOLÓGICAS DE MATERIAIS CERÂMICOS DO TIPO PEROVSKITA INFLUÊNCIA DA ROTA DE SÍNTESE NAS CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS, TÉRMICAS E MORFOLÓGICAS DE MATERIAIS CERÂMICOS DO TIPO PEROVSKITA I. A. Fernandes (1), E. M. de Araújo (1), T. L. Santos (1), K. M. S. Viana

Leia mais

Síntese, caracterização e aplicações de óxidos nanoestruturados: sistema MgO+Cu

Síntese, caracterização e aplicações de óxidos nanoestruturados: sistema MgO+Cu Síntese, caracterização e aplicações de óxidos nanoestruturados: sistema Aluno: Rodolfo Moraes dos Santos Rosa Orientador: Roberto Ribeiro de Avillez Introdução O nanocompostos de óxido de magnésio (MgO)

Leia mais

Carvoejamento, Carbonização e Pirólise

Carvoejamento, Carbonização e Pirólise I Seminário Madeira Energética MADEN 2008 ABC - RJ, 2 e 3 de setembro de 2008 Carvoejamento, Carbonização e Pirólise José Dilcio da Rocha Pesquisador da EMBRAPA - Agroenergia O que é Carvoejamento, Carbonização,

Leia mais

ANÁLISE DAS PROPRIEDADES CRISTALOGRÁFICAS E MORFOLÓGICAS DA LaNi 0,3 Co 0,7 O 3- QUANDO SINTETIZADA PELO MÉTODO DE COMPLEXAÇÃO COMBINANDO EDTA CITRATO

ANÁLISE DAS PROPRIEDADES CRISTALOGRÁFICAS E MORFOLÓGICAS DA LaNi 0,3 Co 0,7 O 3- QUANDO SINTETIZADA PELO MÉTODO DE COMPLEXAÇÃO COMBINANDO EDTA CITRATO ANÁLISE DAS PROPRIEDADES CRISTALOGRÁFICAS E MORFOLÓGICAS DA LaNi 0,3 Co 0,7 O 3- QUANDO SINTETIZADA PELO MÉTODO DE COMPLEXAÇÃO COMBINANDO EDTA CITRATO R. R. da SILVA 1, A. G. dos SANTOS 1, A. G. O. DANTAS

Leia mais

TEMA PARA DOUTORADO 1º SEMESTRE DE 2019

TEMA PARA DOUTORADO 1º SEMESTRE DE 2019 1 ÁREA DE PESQUISA: Controle Ambiental PROFESSOR: Edson Luiz Silva TÍTULO: Produção de H 2 e CH 4 a partir da co-digestão de vinhaça e caldo de cana em sistema de único e duplo estágio usando reatores

Leia mais

Aplicação e Caracterização de óxidos mistos do tipo pirocloro para a produção de hidrogênio a partir da fração aquosa do bio-óleo

Aplicação e Caracterização de óxidos mistos do tipo pirocloro para a produção de hidrogênio a partir da fração aquosa do bio-óleo Aplicação e Caracterização de óxidos mistos do tipo pirocloro para a produção de hidrogênio a partir da fração aquosa do bio-óleo K. A. RESENDE 1, R. C. RABELO NETO 2, F. B. NORONHA 2, C. E. HORI 1 1 Faculdade

Leia mais

Combustíveis e Redutores ENERGIA PARA METALURGIA

Combustíveis e Redutores ENERGIA PARA METALURGIA Combustíveis e Redutores ENERGIA PARA METALURGIA Energia para Metalurgia Principal fonte energética: Carbono Carvão mineral e carvão vegetal C + O 2 >> CO 2 + energia Portanto, carbono é redutor, usado

Leia mais

Fisico-Química da Redução de Óxidos de Ferro

Fisico-Química da Redução de Óxidos de Ferro Fisico-Química da Redução de Óxidos de Ferro Análise Termodinâmica da Redução de Óxidos Metálicos Seja a reação de formação de um óxido a partir do metal Me e de oxigênio puro: 2 Me (s,l) + O 2(g) = 2

Leia mais

COMBUSTÃO DEFINIÇÃO COMBUSTÍVEL - COMBURENTE - TEMPERATURA

COMBUSTÃO DEFINIÇÃO COMBUSTÍVEL - COMBURENTE - TEMPERATURA COMBUSTÃO DEFINIÇÃO COMBUSTÍVEL - COMBURENTE - TEMPERATURA Quadro 1 - Entalpia de combustão ( H), a 25ºC, de algumas substâncias encontradas nos principais combustíveis utilizados. Componente. g/mol kj/mol

Leia mais

AVALIAÇÃO DOS CATALISADORES HEXALUMINATOS LaMnAl 11 O 19 e La 0,7 Sr 0,3 MnAl 11 O 19 NA REAÇÃO DE COMBUSTÃO DO METANO

AVALIAÇÃO DOS CATALISADORES HEXALUMINATOS LaMnAl 11 O 19 e La 0,7 Sr 0,3 MnAl 11 O 19 NA REAÇÃO DE COMBUSTÃO DO METANO AVALIAÇÃO DOS CATALISADORES HEXALUMINATOS LaMnAl 11 O 19 e La 0,7 Sr 0,3 MnAl 11 O 19 NA REAÇÃO DE COMBUSTÃO DO METANO Laiza de Souza Santos (1); Vanessa Pereira Gonzaga Santos (2); Soraia Teixeira Brandão

Leia mais

Síntese, caracterização e aplicações de óxidos nanoestruturados: sistema MgO+Cu

Síntese, caracterização e aplicações de óxidos nanoestruturados: sistema MgO+Cu Síntese, caracterização e aplicações de óxidos nanoestruturados: sistema Aluno: Rodolfo Moraes dos Santos Rosa Orientador: Roberto Ribeiro de Avillez Introdução Este trabalho tem por objetivo dar continuidade

Leia mais

PRODUÇÃO DE FERRITA DE COBALTO POR COPRECIPITAÇÃO EM MEIO OXALATO

PRODUÇÃO DE FERRITA DE COBALTO POR COPRECIPITAÇÃO EM MEIO OXALATO PRODUÇÃO DE FERRITA DE COBALTO POR COPRECIPITAÇÃO EM MEIO OXALATO I.A.F. MEDEIROS 1, D.C. ANDRADE 1, A.L. LOPES-MORIYAMA¹, CH. LEROUX², C.P. de SOUZA ¹ 1 Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento

Leia mais

TERMOQUÍMICA EXERCÍCIOS PARA TREINO

TERMOQUÍMICA EXERCÍCIOS PARA TREINO TERMOQUÍMICA EXERCÍCIOS PARA TREINO 1 - Considere a seguinte reação termoquímica: 2NO(g) + O 2 (g) 2NO 2 (g) H = -13,5 kcal / mol de NO e assinale a alternativa falsa. a) A reação é exotérmica. b) São

Leia mais

ANÁLISE TÉRMICA Sumário

ANÁLISE TÉRMICA Sumário ANÁLISE TÉRMICA Sumário 1- Conceito 2- Tipos de métodos térmicos Princípios gerais de cada método Instrumentação Aplicações Conceito Análise Térmica é um termo que abrange um grupo de técnicas nas quais

Leia mais

DRAFT. Química CONCURSO PETROBRAS. Questões Resolvidas TÉCNICO(A) DE OPERAÇÃO JÚNIOR. Produzido por Exatas Concursos

DRAFT. Química CONCURSO PETROBRAS. Questões Resolvidas TÉCNICO(A) DE OPERAÇÃO JÚNIOR. Produzido por Exatas Concursos CONCURSO PETROBRAS TÉCNICO(A) DE OPERAÇÃO JÚNIOR Química Questões Resolvidas QUESTÕES RETIRADAS DE PROVAS DA BANCA CESGRANRIO Produzido por Exatas Concursos www.exatas.com.br rev.3a Índice de Questões

Leia mais

Preparação de óxido de alumínio nanoestruturado a partir de reações executadas em fase homogênea

Preparação de óxido de alumínio nanoestruturado a partir de reações executadas em fase homogênea Preparação de óxido de alumínio nanoestruturado a partir de reações executadas em fase homogênea Aluna: Luciana Alves Calvo Barbosa Professor Orientador: Francisco José Moura Co-orientadora: Mariella Cortez

Leia mais

INVESTIGAÇÃO DAS PROPRIEDADES DA PEROVSKITA BACe0,5Pr0,5O3 E DA SUA ATIVIDADE CATALÍTICA NA CONVERSÃO DO CO EM CO2 UTILIZANDO REATOR DE LEITO FIXO

INVESTIGAÇÃO DAS PROPRIEDADES DA PEROVSKITA BACe0,5Pr0,5O3 E DA SUA ATIVIDADE CATALÍTICA NA CONVERSÃO DO CO EM CO2 UTILIZANDO REATOR DE LEITO FIXO INVESTIGAÇÃO DAS PROPRIEDADES DA PEROVSKITA BACe0,5Pr0,5O3 E DA SUA ATIVIDADE CATALÍTICA NA CONVERSÃO DO CO EM CO2 UTILIZANDO REATOR DE LEITO FIXO M. F. LOBATO 1, A. G. dos SANTOS 2, A.B.VITAL 3 e C. P.

Leia mais

Métodos Químicos para Fabricação de Materiais Nanoestruturado

Métodos Químicos para Fabricação de Materiais Nanoestruturado Métodos Químicos para Fabricação de Materiais Nanoestruturados Prof. Dr. Sergio da Silva Cava sergiocava@gmail.com Curso de Engenharia de Materiais - UFPel 30 de setembro de 2009 Introdução O que é Nano?

Leia mais

Energia para metalurgia

Energia para metalurgia Energia para metalurgia Consumo energético brasileiro Consumo Energético Brasileiro 2006: 190.000.000 tep/ano Outros 19% Transporte 28% Industrial 41% Residencial 12% Metalurgia 35% da industria e 14,7

Leia mais

6 MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

6 MATERIAIS E EQUIPAMENTOS 79 6 MATERIAIS E EQUIPAMENTOS 6.1. Amostra O spent potliner, estudado neste trabalho, foi fornecido pela Valesul Alumínio S.A., empresa que produz e comercializa alumínio primário e ligas para a indústria

Leia mais

Estudo do uso de carvão vegetal de resíduos de biomassa no sistema de aquecimento dos fornos de produção do clínquer de cimento portland.

Estudo do uso de carvão vegetal de resíduos de biomassa no sistema de aquecimento dos fornos de produção do clínquer de cimento portland. Estudo do uso de carvão vegetal de resíduos de biomassa no sistema de aquecimento dos fornos de produção do clínquer de cimento portland. Aluno: Bruno Damacena de Souza Orientador: Francisco José Moura

Leia mais

22º CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 06 a 10 de Novembro de 2016, Natal, RN, Brasil

22º CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 06 a 10 de Novembro de 2016, Natal, RN, Brasil ESTUDO COMPARATIVO DAS PEROVSQUITAS Pr(1-x)CaxCoO3 E Gd(1-x)CaxCoO3 (x=0,2) SINTETIZADAS PELA ROTA MODIFICADA GELATINA PARA APLICAÇÃO EM CATÁLISE AUTOMOTIVA E. M. de Araújo (1), M. R. A. Medeiros (1),

Leia mais

PEA 2597 Uso racional da energia. Biomassa Células a Combustível Geotérmica e outras

PEA 2597 Uso racional da energia. Biomassa Células a Combustível Geotérmica e outras PEA 2597 Uso racional da energia Fontes Renováveis de Energia Biomassa Células a Combustível Geotérmica e outras slide 1 / 23 Fontes Renováveis Biomassa Rejeitos Agricolas Bagaço da cana Fazendas energéticas

Leia mais

PEROVSKITAS A BASE DE NÍQUEL E NIÓBIO COMO CATALISADORES PARA REFORMA A VAPOR DE METANO

PEROVSKITAS A BASE DE NÍQUEL E NIÓBIO COMO CATALISADORES PARA REFORMA A VAPOR DE METANO PEROVSKITAS A BASE DE NÍQUEL E NIÓBIO COMO CATALISADORES PARA REFORMA A VAPOR DE METANO JULIANA F. GONÇALVES 1, MARIANA M.V.M. SOUZA 1 1 Escola de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro E-mail

Leia mais

FUNDAMENTOS DA REDUÇÃO DE ÓXIDOS METÁLICOS

FUNDAMENTOS DA REDUÇÃO DE ÓXIDOS METÁLICOS FUNDAMENTOS DA REDUÇÃO DE ÓXIDOS METÁLICOS Análise Termodinâmica da Redução de Óxidos Metálicos Energia livre de formação de óxidos metálicos 2 Me + O 2 = 2 MeO Me é um metal e O 2(g) oxigênio puro. variação

Leia mais

Inicialmente a oxidação do metano em altas temperaturas pode ser realizada através da reação: CH 4 + O2 = CH 3 + HO 2 Ou por: CH 4 + M = CH 3 + H + M

Inicialmente a oxidação do metano em altas temperaturas pode ser realizada através da reação: CH 4 + O2 = CH 3 + HO 2 Ou por: CH 4 + M = CH 3 + H + M 1 1. Introdução O aumento da produção mundial de aço aliada à crescente preocupação com questões ambientais, tem exigido do setor siderúrgico a melhoria dos processos já existentes e o desenvolvimento

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DE CATALISADORES, A BASE DE TITÂNIA, PROMOVIDOS COM PRATA, NA FOTODEGRADAÇÃO CATALÍTICA DE EFLUENTES TÊXTEIS

CARACTERIZAÇÃO DE CATALISADORES, A BASE DE TITÂNIA, PROMOVIDOS COM PRATA, NA FOTODEGRADAÇÃO CATALÍTICA DE EFLUENTES TÊXTEIS CARACTERIZAÇÃO DE CATALISADORES, A BASE DE TITÂNIA, PROMOVIDOS COM PRATA, NA FOTODEGRADAÇÃO CATALÍTICA DE EFLUENTES TÊXTEIS 1 Renata Yuri Dias Tsujioka, 2 Onélia A. Andreo 1 Discente do curso de Engenharia

Leia mais

Energia para Metalurgia

Energia para Metalurgia Energia para Metalurgia Energia para Metalurgia Principal fonte energética: Carbono Carvão mineral e carvão vegetal C + O 2 CO 2 + energia Carbono é combustível, usado para gerar energia reagindo com oxigênio

Leia mais

OPERAÇÕES UNITÁRIAS II

OPERAÇÕES UNITÁRIAS II COLÉGIO META OPERAÇÕES UNITÁRIAS II Prof. ABEL SCUPELITI ARTILHEIRO SÃO PAULO 2012 1 OPERAÇÕES UNITÁRIAS II BALANÇO MATERIAL O Balanço Material é utilizado para projetos e análises de equipamentos de novas

Leia mais

MOTORES TÉRMICOS AULA MISTURAS REAGENTES E COMBUSTÃO

MOTORES TÉRMICOS AULA MISTURAS REAGENTES E COMBUSTÃO MOTORES TÉRMICOS AULA 13-17 MISTURAS REAGENTES E COMBUSTÃO PROF.: KAIO DUTRA Nas reações de combustão, a rápida oxidação dos elementos combustíveis do combustível resulta em uma liberação de energia à

Leia mais

3 Metodologia experimental

3 Metodologia experimental 3 Metodologia experimental Neste capitulo será descrito o procedimento experimental utilizado na síntese das ligas CuNi contendo nanopartículas de alumina (CuNi/Al 2 O 3 ). A obtenção dos óxidos e a sua

Leia mais