Adenda. Tricalc 9.0 Modificações Tricalc 8.1 a Tricalc 9.0

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Adenda. Tricalc 9.0 Modificações Tricalc 8.1 a Tricalc 9.0"

Transcrição

1 Adenda Tricalc 9.0 Modificações Tricalc 8.1 a Tricalc 9.0 Rev Arktec, S.A. 2015

2

3 3 Adenda Tricalc 9.0 Índice INTRODUÇÃO... 5 Windows FICHEIROS... 6 Abrir... 6 A opção Abrir cópia... 6 AJUDAS 3D. VISUALIZAÇÃO DA ESTRUTURA... 7 Preferências ecrã... 7 Etiquetas emergentes... 7 GEOMETRIA... 8 Barra... 8 Utilização de valores pré-determinados... 8 Verificar geometria... 8 Conjuntos de barras... 8 Definição de conjuntos... 8 AÇÕES... 9 Ações em planos: lajes fungiformes aligeiradas, maciças e paredes resistentes... 9 Painéis de vento e a função Ações>Vínculos... 9 Eliminar ações Modificar ações RESULTADOS...11 Listagens Listagem de reações Relatórios Sismo Relatório de reações Gráficos Opcões de gráficos RESULTADOS: MEDIÇÕES...12 Medições Aço total por tipo de barra RESULTADOS: ARMADURAS DE BARRAS...13 Opções Geral Barras Quadro de pilares Homogeneização de pilares COMPROVAÇÃO DE BARRAS DE AÇO...15 Placas de ancoragem Introdução de placas Ancoragens Cálculo das placas de ancoragem... 16

4 Modificações v8.1 a v9.0 4 Ancoragens Base de dados de parafusos e pernos de ancoragem Pernos com ancoragem em J Pernos com ancoragem em L Pernos com cabeça soldada Varões nervurados Parafusos Varões roscados RESULTADOS: DESENHOS Obtenção de um desenho de um plano RESULTADOS: COMPOSIÇÃO DE DESENHOS Ver desenhos Opções de composição LAJES UNIDIRECIONAIS Introdução e modificação de séries de lajes Introdução de uma nova série Introdução de vigotas, abobadilhas e placas alveolares LAJES FUNGIFORMES ALIGEIRADAS E LAJES MACIÇAS Geometria Operações básicas sobre lajes fungiformes aligeiradas e lajes maciças PAREDES RESISTENTES Funções de geometria Introdução e modificação de paredes resistentes Armadura de paredes resistentes de betão Processo de cálculo de armadura Resultados: Listagens e Gráficos Listagem de tensões nodais Gráfico de isovalores Resultados: Desenhos de paredes resistentes de betão e de peças LIGAÇÃO TRICALC-MODELO BIM Opções de importação IFC Análise dos elementos do modelo BIM Criar modelo BIM Desenhar modelo BIM Elementos tipo barra Barras de inércia variável Armaduras T-CONNECT Cálculo de nós de estrutura metálica Ver as ligações atribuídas a um nó... 37

5 5 Adenda Tricalc 9.0 Introdução Windows 10 A versão 9.0 do Tricalc é a primeira a superar todos os processos de provas funcionando sobre o Windows 10. Tricalc 9.0 tem assim a garantia de funcionamento sobre a nova versão do Windows 10, tanto em 32 bits, como em 64 bits. Tricalc 9.0 continua também a ser compatível com: o Windows XP com Service Pack 3 (todas as edições exceto Starter Edition) o Windows Vista con Service Pack 2 o posterior (todas as edições exceto Starter Edition) o Windows 7 e Windows 8 o Windows Server 2003 com Service Pack 2 ou posterior o Windows Server 2003 R2 ou posterior o Windows Server 2008 com Service Pack 2 ou posterior o Windows Server 2008 R2

6 Modificações v8.1 a v9.0 6 Ficheiros Abrir Quando se abre uma estrutura, o programa comprova o tipo de pasta na qual esta se encontra. Dependendo do tipo de pasta, pode aparecer uma destas mensagens: "A estrutura parece estar localizada numa rede, o que pode provocar erros de leitura e/ou escrita durante o cálculo além de uma maior lentidão. É recomendável fechar a estrutura e copiá-la para o disco rígido do computador em que se está a executar o programa" "A estrutura parece estar localizada num disco RAM (em memória). Não esquecer de copiar a estrutura num dispositivo de armazenamento permanente (um disco rígido, por exemplo) antes de desligar o computador" "A estrutura parece estar localizada numa unidade ótica (CD, DVD, Blu-Ray...). É necessário fechar a estrutura e copiá-la para o disco rígido do computador em que se executa o programa" A opção Abrir cópia Quando está ativada a opção Abrir Cópia da função Ficheiro>Abrir... o programa abre a estrutura que se selecione numa nova pasta cujo conteúdo são os ficheiros copiados da estrutura original. Uma caixa de diálogo permite selecionar o nome que se pretende atribuir à cópia, ainda que o programa sugira o mesmo nome da estrutura original, seguido de - cópia. Também é possível modificar a pasta na qual se pretende instalar a cópia.

7 7 Adenda Tricalc 9.0 Ajudas 3D. Visualização da estrutura Preferências ecrã Etiquetas emergentes Quando se incluem nas etiquetas emergentes as reações nos apoios, indica-se também o nome de cada pilar.

8 Modificações v8.1 a v9.0 8 Geometria Barra Utilização de valores pré-determinados Ao definir a série e o perfil que se utilizará como valor pré-determinado, o botão Capturar>> permite capturar a seção atribuída a qualquer barra da estrutura, para que esta seja a que se utilize. Verificar geometria Uma das verificações que se realiza é que os pilares tenham um apoio no seu nó inferior. Neste ponto, os apoios elásticos também são considerados como apoios. Conjuntos de barras Definição de conjuntos Atribuir pré-dimensionamento Ao atribuir o pré-dimensionamento ao conjunto, o botão Capturar>> permite capturar a seção atribuída a qualquer barra da estrutura, para que seja esta a que se atribui ao conjunto.

9 9 Adenda Tricalc 9.0 Ações Ações em planos: lajes fungiformes aligeiradas, maciças e paredes resistentes Enquanto se vão introduzindo as cargas em planos, é possível mudar de plano de trabalho, fazendo-se duplo clique em cada plano da lista da função Ajudas>Ver>Pré-definir plano. Painéis de vento e a função Ações>Vínculos Opção Mover vértice Dividir lado Descrição Permite mover um dos vértices do painel, o que permite fazer pequenas modificações na sua geometria, sem necessidade de defini-la novamente de forma completa. Para mover, seleciona-se o vértice a mover e, seguidamente, o ponto inicial e o ponto final do vetor de deslocamento. Permite dividir um dos lados que definem o polígono do painel. Esta função pode ser útil se pretender mover posteriormente o novo vértice criado. Para dividir o lado, seleciona-se em primeiro lugar o lado a dividir e, seguidamente, o ponto pelo qual se pretende dividir.

10 Modificações v8.1 a v Eliminar ações A função Ações>Eliminar>Em plano selecionar permite eliminar uma ação existente num plano (laje fungiforme aligeirada, laje maciça ou parede resistente), selecionando-a graficamente no modelo 3D. Modificar ações A função Ações>Modificar>Em plano selecionar permite modificar uma ação existente num plano (laje fungiforme aligeirada, laje maciça ou parede resistente), selecionando-a graficamente no modelo 3D.

11 11 Adenda Tricalc 9.0 Resultados Listagens Listagem de reações O nome dos pilares passa a estar incluído nesta listagem. Relatórios Sismo No relatório de sismo, existe um novo apartado com o transverso\cortante sísmico de cada piso e a direção das hipóteses de sismo horizontais. Em cada piso, indica-se a percentagem desse transverso\cortante que é assumido por paredes resistentes, e a percentagem assumida pelos restantes suportes e diagonais. Incrementa-se assim no programa uma listagem, verificação, exigida pelo Eurocódigo 8. Relatório de reações O nome dos pilares passa a estar incluído neste relatório. Gráficos Opcões de gráficos A opção Atribuir cor PorLayer às entidades inclui, no ficheiro DXF ou DWG que se exporte, a propriedade PorLayer para todas as linhas do desenho. Esta funcionalidade permite modificar rapidamente, no programa de CAD de destino, a cor de todas as linhas de um mesmo layer de forma simultânea, alterando simplesmente a cor da layer.

12 Modificações v8.1 a v Resultados: Medições Medições A listagem e o relatório de medições de betão armado incluem uma tabela com o peso total de cada diâmetro de aço nervurado utilizado na estrutura. Aço total por tipo de barra Diâmetro (ø) Pilares Vigas Diagonais Totais kg kg kg kg 6 0,00 0,00 234,24 297,44 0,00 0,00 234,24 297, ,03 166,41 124,70 158,36 0,00 0,00 255,73 324, ,12 307,52 782,76 994,12 0,00 0, , , ,97 219,68 191,05 242,64 0,00 0,00 364,02 462, ,19 68,82 0,00 0,00 0,00 0,00 54,19 68,82 Totais 600,31 762, , ,56 0,00 0, , ,99

13 13 Adenda Tricalc 9.0 Resultados: Armaduras de barras Opções Geral A opção Atribuir cor PorLayer às entidades inclui, no ficheiro DXF ou DWG que se exporte, a propriedade PorLayer para todas as linhas do desenho. Esta funcionalidade permite modificar rapidamente, no programa de CAD de destino, a cor de todas as linhas de uma mesma layer simultaneamente, alterando simplesmente a cor da layer. Barras A opção Emendar arm. de montagem superior no centro do vão permite que as emendas das armaduras de montagem superiores se realizem no centro do vão de cada viga, em vez de ser no ponto de ligação com o pilar.

14 Modificações v8.1 a v A opção Texto identificativo para Patilhas de varões permite indicar um texto de 0, 1, 2 ou 3 caracteres que se mostrará juntamente com o comprimento de cada patilha, em lugar do habitual letra P. Esta funcionalidade permite adaptar a representação ao que seja habitual em cada país, como pode ser, por exemplo, a letra G utilizada no Brasil. A opção Desenhar armadura de pilares permite ativar ou desativar o desenho das armaduras de pilares, nos desenhos de pormenorização de vigas. Deste modo, pode-se incluir nestes desenhos a seção dos pilares com ou sem armadura. Também é possível desativar a opção Desenhar seção de pilares para que não apareça a seção nem a armadura destes. Quadro de pilares Homogeneização de pilares Quando se modifica a armadura a um pilar, recalculam-se as suas esperas automaticamente.

15 15 Adenda Tricalc 9.0 Comprovação de barras de aço Placas de ancoragem Introdução de placas Ancoragens Dentro da ficha Ancoragens, a lista Tipo permite selecionar o tipo de ancoragem a utilizar, que podem ser varões de aço nervurado ou os tipos mais comuns de ancoragens instalados antes da betonagem, indicados na norma europeia EN e o apêndice D da norma americana ACI 318M- 11: Parafusos de cabeça hexagonal com anilha de métrica ASTM ou EC3. Varões lisos com patilha em L. Varões lisos com gancho em J. Pernos lisos com cabeça soldada quadrada ou circular. Varas roscadas com placa ou anilha quadrada ou circular.

16 Modificações v8.1 a v As opções disponíveis nesta ficha são as seguintes: Tipo Família Material Permite selecionar o tipo de ancoragem, de entre os indicados anteriormente. Permite selecionar a família de ancoragens a utilizar, de entre las que se tenham criado em Seções e dados>parafusos e pernos de ancoragem. Permite selecionar o tipo de material, de entre os existentes em Seções e dados>parafusos e pernos de ancoragem. Distância ao bordo (d) Permite definir a distância desde a ancoragem até ao bordo da placa. Comprimento horizontal (h) Permite definir o comprimento da patilha inferior da ancoragem. Comprimento vertical (v) Permite definir a profundidade das ancoragens na fundação. Comprimento livre (a) Posição Número Diâmetro Cabeça Permite definir o comprimento superior das ancoragens que não se consideram resistentes para efeitos de ancoragem. Permite visualizar as ancoragens nas esquinas e lados da placa. Permite especificar o número de varões em cada posição. É possível, deste modo, definir mais de 1 varão em cada lado da placa. Permite especificar o diâmetro dos varões da posição especificada. É possível definir diâmetros diferentes em cada posição. Permite selecionar o tipo de cabeça a utilizar para os parafusos, varões roscados e pernos com cabeça soldada, de entre os que se tenham criado em Seções e dados>parafusos e pernos de ancoragem. Cálculo das placas de ancoragem Ancoragens Contem as opções de dimensionamento\comprovação das ancoragens da placa.

17 17 Adenda Tricalc 9.0 Número de ancoragens Permite definir o máximo número de ancoragens a colocar por cada face da placa. É possível minimizar o número de varões com o que no dimensionamento dos mesmos o aumento do diâmetro prevalecerá sobre o aumento em número. Diâmetros nominais Comprimento vertical não ancorado ao betão Distância mínima Permite definir o tipo de ancoragem, a família (de entre as definidas em Seções e dados>parafusos e pernos de ancoragem ), e os diâmetros mínimo e máximo. Permite especificar a distância superior das ancoragens que não está embebida no betão da fundação. Permite definir a mínima distância a que o programa colocará o eixo das ancoragens entre si e desde o pilar ou desde os rigidificadores Considerar a compressão nas ancoragens de esquina Permite dimensionar as ancoragens considerando este esforço adicional. Base de dados de parafusos e pernos de ancoragem A função Seções e dados>parafusos e pernos de ancoragem permite criar ou modificar a base de dados dos distintos tipos de ancoragens que se utilizam nas placas de ancoragem. Podem ser varões de aço nervurado ou os tipos mais comuns de ancoragens instalados antes da betonagem, indicados na norma europeia EN e no apêndice D da norma americana ACI 318M-11: Parafusos de cabeça hexagonal com anilha de métrica ASTM o EC3. Varões lisos com patilha em L. Varões lisos com gancho em J. Pernos lisos com cabeça soldada quadrada ou circular. Varões roscados com placa ou anilha quadrada ou circular. Pernos com ancoragem em J Dentro da pasta Pernos de ancoragem em J, podem criar-se uma ou várias famílias de pernos, através do botão Novo situado na zona inferior esquerda da caixa de diálogo. Os botões Modificar e Eliminar situados junto a ele permitem modificar ou eliminar a família selecionada.

18 Modificações v8.1 a v Os dados gerais de cada família são os seguintes: Nome.- O nome da família. Tipologia.- A tipologia das ancoragens (varões nervurados, pernos, parafusos, etc.). Tipo de ligação com a placa.- Permite selecionar se a ligação da ancoragem com a placa se vai realizar com porcas, com soldadura inferior ou com soldadura superior. A ficha Diâmetro permite definir os diâmetros a utilizar. A casa de verificação situada à esquerda de cada um permite decidir se pretende utilizar cada um deles. O botão Novo ou Modificar da zona inferior direita permitem definir os seguintes dados de cada diâmetro: Diâmetro em mm.- O diâmetro a utilizar, em mm, com até quatro decimais, o que é útil caso se pretenda utilizar diâmetros definidos em polegadas. Texto para as caixas de opções- O texto que se pretende mostrar nas caixas de diálogo das opções do programa. Texto para desenhos e listagens. O texto que se incluirá nos resultados que se gerem, tanto para os desenhos, como para as listagens. A ficha Materiais permite criar ou modificar uma relação de tipos diferentes de materiais a utilizar pelas ancoragens, de distintas resistências. O botão Novo ou Modificar da zona inferior direita permite definir os seguintes dados de cada diâmetro:

19 19 Adenda Tricalc 9.0 Tipo de aço.- A denominação do tipo de aço. Limite elástico.- Segundo o sistema de unidades selecionado em Ficheiro>Preferências. Tensão de rotura. A ficha Cabeça não está disponível para este tipo de ancoragens. Pernos com ancoragem em L Dentro da pasta Pernos de ancoragem em L, pode criar-se uma ou várias famílias de pernos, através do botão Novo situado na zona inferior esquerda da caixa de diálogo. Os botões Modificar e Eliminar situados junto ao botão permitem modificar ou eliminar a família selecionada. Os dados gerais de cada família são os seguintes: Nome.- O nome da família. Tipologia.- A tipologia das ancoragens (varões nervurados, pernos, parafusos, etc.). Tipo de ligação com a placa.- Permite selecionar se a ligação da ancoragem com a placa se realiza com porcas, com soldadura inferior ou com soldadura superior. A ficha Diâmetro permite definir os diâmetros a utilizar. A casa de verificação situada à esquerda de cada um permite decidir se pretende utilizar, ou não, cada um deles. O botão Novo ou Modificar da zona inferior direita permite definir os seguintes dados de cada diâmetro:

20 Modificações v8.1 a v Diâmetro em mm.- O diâmetro a utilizar, em mm, com até quatro decimais, que poderá ser útil se pretender utilizar diâmetros definidos em polegadas. Texto para as caixas de opções.- O texto que se pretende mostrar nas caixas de diálogo das opções do programa. Texto para desenhos e listagens.- O texto que se incluirá nos resultados que se gerem, tanto para os desenhos, como para as listagens. A ficha Materiais permite criar ou modificar uma relação de tipos diferentes de materiais a utilizar pelas ancoragens, de distintas resistências. O botão Novo ou Modificar da zona inferior direita permitem definir os seguintes dados de cada diâmetro: Tipo de aço.- A denominação do tipo de aço. Limite elástico.- Segundo o sistema de unidades selecionado em Ficheiro>Preferências. Tensão de rotura. A ficha Cabeça não está disponível para este tipo de ancoragens. Pernos com cabeça soldada Dentro da pasta Pernos com cabeça soldada, podem criar-se uma ou várias famílias de pernos, através do botão Novo situado na zona inferior esquerda da caixa de diálogo. Os botões Modificar e Eliminar situados junto ao botão permitem modificar ou eliminar a família selecionada.

21 21 Adenda Tricalc 9.0 Os dados gerais de cada família são os seguintes: Nome.- O nome da família. Tipologia.- A tipologia das ancoragens (varões nervurados, pernos, parafusos, etc.). Tipo de ligação com a placa.- Permite selecionar se a ligação da ancoragem com a placa se realiza com porcas, com soldadura inferior ou com soldadura superior. A ficha Materiais permite criar ou modificar uma relação de tipos diferentes de materiais a utilizar pelas ancoragens, de distintas resistências. O botão Novo ou Modificar da zona inferior direita permitem definir os seguintes dados de cada diâmetro: Diâmetro em mm.- O diâmetro a utilizar, em mm, com até quatro decimais, que poderá ser útil se pretender utilizar diâmetros definidos em polegadas. Texto para as caixas de opções.- O texto que se pretende mostrar nas caixas de diálogo das opções do programa. Texto para desenhos e listagens.- O texto que se incluirá nos resultados que se gerem, tanto para os desenhos, como para as listagens. A ficha Materiais permite criar ou modificar uma relação de tipos diferentes de materiais a utilizar pelas ancoragens, de distintas resistências. O botão Novo ou Modificar da zona inferior direita permitem definir os seguintes dados de cada diâmetro: Tipo de aço.- A denominação do tipo de aço. Limite elástico.- Segundo o sistema de unidades selecionado em Ficheiro>Preferências. Tensão de rotura. A ficha Cabeça permite criar ou modificar uma relação de diferentes cabeças disponíveis para as ancoragens caso se trate de uma chapa cuja forma possa selecionar-se na lista desdobrável Forma, entre Circular ou Quadrada. Os botões Novo ou Modificar da zona inferior direita permitem definir os seguintes dados de cada cabeça:

22 Modificações v8.1 a v Nome.- A denominação da cabeça. Lado ou Diâmetro.- O lado ou o diâmetro da chapa, consoante se tenha selecionado na caixa de diálogo anterior Quadrada ou Circular. Espessura.- A espessura da chapa que conforma a cabeça. Diâmetros de varas compatíveis.- Os diâmetros mínimo e máximo das hastes que são compatíveis com esta cabeça. Varões nervurados Dentro da pasta varões nervurados, mostra-se a série de varões nervurados que se utilizará nas ancoragens. Esta série não se pode criar nem modificar nesta função; unicamente se mostra o que se tenha definido na função Ficheiro>Preferências.

23 23 Adenda Tricalc 9.0 Parafusos Dentro da pasta Parafusos, mostram-se as famílias de parafusos estabelecidas na norma americana (ASTM) e na norma europeia (EC3), que se utilizarão nas ancoragens. Estas famílias não se podem criar nem modificar nesta função, pois utilizam-se exclusivamente as estabelecidas em ambas as normativas. Varões roscados Dentro da pasta Varões roscados, podem criar-se uma ou várias famílias de ancoragens, através do botão Novo situado na zona inferior esquerda da caixa de diálogo. Os botões Modificar e Eliminar situados junto ao botão permitem modificar ou eliminar a família selecionada.

24 Modificações v8.1 a v Os dados gerais de cada família são os seguintes: Nome.- O nome da família. Tipologia.- A tipologia das ancoragens (varões nervurados, pernos, parafusos, etc.). Tipo de ligação com a placa.- Neste caso, só se admitem porcas. A ficha Diâmetro permite definir os diâmetros a utilizar. A casa de verificação situada à esquerda de cada um permite decidir se pretende utilizar, ou não, cada um deles. Os botões Novo ou Modificar da zona inferior direita permitem definir os seguintes dados de cada diâmetro: Diâmetro em mm.- O diâmetro a utilizar, em mm, com até quatro decimais, que poderá ser útil se pretender utilizar diâmetros definidos em polegadas. Texto para as caixas de opções.- O texto que se pretende mostrar nas caixas de diálogo das opções do programa. Texto para desenhos e listagens.- O texto que se incluirá nos resultados que se gerem, tanto para os desenhos, como para as listagens. A ficha Materiais permite criar ou modificar uma relação de tipos diferentes de materiais a utilizar pelas ancoragens, de distintas resistências. O botão Novo ou Modificar da zona inferior direita permitem definir os seguintes dados de cada diâmetro: Tipo de aço.- A denominação do tipo de aço. Limite elástico.- Segundo o sistema de unidades selecionado em Ficheiro>Preferências. Tensão de rotura. A ficha Cabeça permite criar ou modificar uma relação de diferentes cabeças disponíveis para as ancoragens caso se trate de uma chapa cuja forma possa selecionar-se na lista desdobrável Forma, entre Circular ou Quadrada. Os botões Novo ou Modificar da zona inferior direita permitem definir os seguintes dados de cada cabeça:

25 25 Adenda Tricalc 9.0 Nome.- A denominação da cabeça. Lado ou Diâmetro.- O lado ou o diâmetro da chapa, consoante se tenha selecionado na caixa de diálogo anterior Quadrada ou Circular. Espessura.- A espessura da chapa que conforma a cabeça. Diâmetros de varas compatíveis.- Os diâmetros mínimo e máximo das hastes que são compatíveis com esta cabeça.

26 Modificações v8.1 a v Resultados: Desenhos Obtenção de um desenho de um plano A opção Atribuir cor PorLayer às entidades inclui, no ficheiro DXF ou DWG que se exporte, a propriedade PorLayer para todas as linhas do desenho. Esta funcionalidade permite modificar rapidamente, no programa de CAD de destino, a cor de todas as linhas de um mesmo layer simultaneamente, modificando simplesmente a cor do layer.

27 27 Adenda Tricalc 9.0 Resultados: Composição de desenhos Ver desenhos Adiciona-se o seguinte botão: Função Descrição Tamanho texto em pontos Nas opções de Tricalc, as alturas dos textos incluídos nos desenhos de armaduras, desenhos dos planos, etc. definiam-se em cm e o programa aplicava, seguidamente, a mesma escala que se utilizava no plano. Este botão vem introduzir um critério diferente para selecionar as alturas dos textos, definindo-as em pontos, que é o modo habitual de trabalhar nos processadores de textos. Por exemplo, o texto deste parágrafo tem uma altura de 9 pontos. Este método pode ser útil para ter a garantia de que os textos se possam ler facilmente, independentemente de se imprimir o desenho a qualquer escala. Antes de pressionar este botão, podem selecionar-se na zona superior uma ou várias folhas de composição e, na zona inferior, um ou vários desenhos, para que o tamanho selecionado tenha efeito sobre todos eles. Opções de composição A opção Atribuir cor PorLayer às entidades inclui, no ficheiro DXF ou DWG que se exporte, a propriedade PorLayer para todas as linhas do desenho. Esta funcionalidade permite modificar rapidamente, no programa de CAD de destino, a cor de todas as linhas de um mesmo layer simultaneamente, modificando simplesmente a cor do layer.

28 Modificações v8.1 a v Lajes unidirecionais Introdução e modificação de séries de lajes Introdução de uma nova série Introdução de vigotas, abobadilhas e placas alveolares Entrega frontal máx Entrega frontal mín Entrega lateral Distância máxima de corte da placa alveolar quando a viga de apoio não é perpendicular ao seu eixo. Distância mínima de corte da placa alveolar quando a viga de apoio não é perpendicular ao seu eixo. Distância de corte da placa alveolar quando a viga é paralela ao seu eixo.

29 29 Adenda Tricalc 9.0 Lajes fungiformes aligeiradas e Lajes maciças Geometria Operações básicas sobre lajes fungiformes aligeiradas e lajes maciças Eliminar.- Permite eliminar uma laje fungiforme aligeirada ou laje maciça. Executa-se a função e seleciona-se a laje a eliminar. As vigas de laje e as ações que se encontrem dentro da laje fungiforme aligeirada ou laje maciça, eliminam-se automaticamente, enquanto que as vigas de laje ou ações que se encontrem parcialmente contidas nela, recortam-se para adaptar-se à nova geometria.

30 Modificações v8.1 a v Paredes resistentes Funções de geometria Introdução e modificação de paredes resistentes Se uma parede se encontra já calculada e utiliza-se a função Geometria>Paredes resistentes>modificar para modificar unicamente o seu nome, os resultados do cálculo mantêm-se. Armadura de paredes resistentes de betão A espessura mínima permitida para o cálculo das paredes resistentes de betão armado, que em versões anteriores era de 10 cm, é atualmente de 8 cm. Processo de cálculo de armadura Se algum dos erros existentes nas paredes se pretende desprezar, é possível fazê-lo através da função Resultados>Armaduras>Retocar>Apagar marca de erro, ou com o ícone Apagar a marca de erro situado acima da listagem de erros. Resultados: Listagens e Gráficos Listagem de tensões nodais O cabeçalho da listagem indica se os dados estão no Estado Limite de Serviço ou no Estado Limite Último e se estão majorados ou não. Gráfico de isovalores Até à versão anterior, podiam-se obter os gráficos de isovalores das tensiones normais ( x e y ) e tangenciais de tensão plana ( xy ) relativamente aos eixos horizontal y vertical da parede. Porém esse terno de valores pode agora modificar-se para outro sistema de referência também ortogonal e contido no plano da parede de modo a que se reduzam a dois valores normais com ausência de tensão tangencial: a tensão principal máxima ( I ) e a tensão principal mínima ( II ). Essa transformação podese realizar de forma gráfica através do círculo de Mohr. Os três novos subtipos de gráfico de tensões em elementos finitos são: Tensões principais I. Refere-se às tensões principais máximas (de máxima tração ou menor compressão). Tensões principais II. Refere-se às tensões principais mínimas (de máxima compressão ou menor tração).

31 31 Adenda Tricalc 9.0 Tensões principais. Desenha-se, em cada nodo da parede, um segmento com o valor e orientação de cada uma das tensões principais, I e II. Ambos os segmentos são ortogonais entre si e permitem visualizar a trajetória que seguem as compressões e trações na parede. Resultados: Desenhos de paredes resistentes de betão e de peças Nos desenhos de alçados que apresentem as paredes de betão armado secionados, mostra-se as esperas na zona inferior destas, tanto se as paredes apoiam sobre sapatas, como se o fazem sobre lajes de fundação ou lajes de piso.

32 Modificações v8.1 a v9.0 32

33 33 Adenda Tricalc 9.0 Ligação Tricalc-Modelo BIM Opções de importação IFC Quando se encontra ativada a opção Translacionar à origem, surge a seguinte pergunta: Esta funcionalidade permite girar o modelo BIM que se está a importar, caso se pretenda, para ajustá-lo aos eixos gerais de Tricalc. Caso se pressione o botão Sim, mostra-se a seguinte mensagem: Ao pressionar Aceitar, os dois pontos do modelo BIM que forem selecionados de seguida definirão a direção paralela ao eixo X geral do programa. Se o modelo BIM se exportar de novo desde o Tricalc para o formato IFC, através da função Geometria>Modelo BIM>Criar modelo BIM, o programa perguntará nesse momento se pretende traslacionar e rodar de novo o modelo, para que fique na posição original em que se encontrava. Análise dos elementos do modelo BIM A função Geometria>Modelo BIM>Análise BIM permite ativar ou desativar uma janela como a da imagem, que permite mostrar a informação de cada elemento que se selecione no modelo BIM. Os ícones desta janela são os seguintes: Selecionar...- Permite selecionar o elemento que se pretende analisar. Atribuir/Modificar opções.- Permite atribuir ou modificar as opções de criação particulares do elemento selecionado. A utilização deste ícone é equivalente a executar a função Geometria>Modelo BIM>Opções de criação>atribuir. Os dados que figuram nesta janela são os seguintes:

34 Modificações v8.1 a v Elemento.- O tipo de elemento selecionado. Se é uma barra, indicar-se-á Pilar se for vertical ou Viga se não for vertical. Se é uma laje, indicar-se-á o tipo de laje que se irá criar no Tricalc (unidireccional, fungiforme aligeirada, laje de fundação, etc.), dependendo das opções de criação definidas no submenu Geometria>Modelo BIM>Opções de criação. Caso se trate de uma parede, indicar-se-á se é parede de betão, tijolo, blocos, etc., também consoante as opções definidas. Verificação.- Indica se a verificação do elemento foi considerada como válido ou não válido. Em caso de que figure como não válido, a função Geometria>Modelo BIM>Verificar modelo BIM permite ver os erros existentes, que poderão dar problemas ao criar o modelo de Tricalc ou ao calcular. Criar.- Indica se o elemento BIM selecionado vai ser criado como elemento do Tricalc ou não. É possível selecionar quais dos elementos vão ser criados (e quais não) através da função Geometria>Modelo BIM>Filtro ou através das opções do submenu Geometria>Modelo BIM>Opções de criação, gerais ou particulares. GUID.- O código GUID (identificador único global, significado das suas siglas do inglês) é o identificador atribuído a cada elemento num ficheiro IFC e que, para um determinado elemento, é o mesmo em Tricalc e no programa BIM que se utilize. Se um elemento aparece com este dado em branco, quer dizer que não provém de um ficheiro IFC e que tampouco foi exportado para um ficheiro IFC. Posição.- Para as barras, indica-se o número do nó inicial e final se já existirem ou as coordenadas dos pontos inicial e final. Pré-dimensionamento.- Este dado pode indicar Lido do modelo BIM se o prédimensionamento for diretamente recuperado do indicado no ficheiro IFC ou Determinado pelas opções se a série e o perfil não se encontram no ficheiro IFC importado, mas nas opções do submenu Geometria>Modelo BIM>Opções de criação, gerais ou particulares. Os dois dados seguintes são afetados por este. Série.- A série da base de dados de perfis que se utilizará ao criar o modelo no Tricalc. Perfil.- O perfil da base de dados de perfis que se utilizará ao criar o modelo no Tricalc. Criar modelo BIM Desenhar modelo BIM A função Geometria>Modelo BIM>Desenhar modelo BIM permite ativar ou desativar o desenho do modelo BIM, o que permite retirá-lo momentaneamente do ecrã sem necessidade de fechá-lo e abri-lo novamente. Elementos tipo barra Barras de inércia variável As barras de aço de inércia variável exportam-se também para o formato IFC, em todas as variantes possíveis de utilizar no Tricalc. Do mesmo modo, também se exportam as barras de betão de inércia variável.

35 35 Adenda Tricalc 9.0 Armaduras A versão anterior mostrava as armaduras das sapatas e dos pilares na vista renderizada e exportava-as para o formato IFC. Nesta versão, incluem-se também as armaduras das vigas, tanto a sua armadura longitudinal (montagem e reforços), como a armadura transversal (estribos).

36 Modificações v8.1 a v9.0 36

37 37 Adenda Tricalc 9.0 T-Connect Cálculo de nós de estrutura metálica Ver as ligações atribuídas a um nó No modo de visualização normal da estrutura em 3D, em cada nó no qual exista uma ligação do T- Connect definida, mostram-se linhas com a cor selecionado para a ligação, bem como o nome definido para ela. A função Geometria>Ligações (Aço)>Desenhar permite ativar ou desativar o desenho de ambos os elementos.

Manual de Instruções 12.0

Manual de Instruções 12.0 Manual de Instruções 12.0 Orçamentos, Autos de medição, Cadernos de Encargos e Controlo de Tempos Controlo de Custos de Obra Estudos e Planos de Segurança e Saúde Contabilidade Analítica e Financeira Diferenças

Leia mais

NOVOS Webinários Arktec

NOVOS Webinários Arktec NOVOS Webinários Arktec Webinários Arktec Sugestões para os seus projetos Information Technology Solutions NOVOS Webinários U M Ú N I C O P R O G R A M A Arktec Tricalc é um único programa que calcula

Leia mais

Educação Digital... 41... 19

Educação Digital... 41... 19 Versão 1.1 ... 3... 3... 3... 3... 3... 4... 4... 6... 9... 9... 10... 13... 15... 16... 16... 17... 18... 19... 21... 23... 27... 41... 42... 43... 44... 46... 60... 65 2 A aplicação 20 Manual é um novo

Leia mais

Os desenhos do projecto devem incluir desenhos de dimensionamento e desenhos de pormenorização de armaduras.

Os desenhos do projecto devem incluir desenhos de dimensionamento e desenhos de pormenorização de armaduras. 9.7 Notas sobre Desenhos de Projecto 9.7.1 Observações Gerais Os desenhos do projecto devem incluir desenhos de dimensionamento e desenhos de pormenorização de armaduras. Os desenhos de dimensionamento

Leia mais

Cypecad Cálculo de esforços de uma estrutura com introdução manual de acções verticais e horizontais

Cypecad Cálculo de esforços de uma estrutura com introdução manual de acções verticais e horizontais Cypecad Cálculo de esforços de uma estrutura com introdução manual de acções verticais e horizontais CAD 2 Rua Comendador Santos da Cunha, 304, Ap. 2330 4701-904 Braga Tel: 00 351 253 20 94 30 Fax: 00

Leia mais

1. Instalei o DutotecCAD normalmente no meu computador mas o ícone de inicialização do DutotecCAD não aparece.

1. Instalei o DutotecCAD normalmente no meu computador mas o ícone de inicialização do DutotecCAD não aparece. 1. Instalei o DutotecCAD normalmente no meu computador mas o ícone de inicialização do DutotecCAD não aparece. Para acessar o programa através do comando na barra de prompt, basta digitar dutoteccad e

Leia mais

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Ambiente Gráfico Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e que comunique com o exterior. Actualmente o Windows é

Leia mais

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador. Um computador que tenha o Windows instalado, quando arranca, entra directamente

Leia mais

Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0. Ajuda ao Usuário

Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0. Ajuda ao Usuário Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0 Ajuda ao Usuário A S S I S T E N T E P I M A C O + 2.2.0 Ajuda ao usuário Índice 1. BÁSICO 1 1. INICIANDO O APLICATIVO 2 2. O AMBIENTE DE

Leia mais

Adenda. Tricalc 8.0. Modificaciones Tricalc 7.5 a Tricalc 8.0

Adenda. Tricalc 8.0. Modificaciones Tricalc 7.5 a Tricalc 8.0 Adenda Tricalc 8.0 Modificaciones Tricalc 7.5 a Tricalc 8.0 Rev 8.0.00 Arktec, S.A. 2013 Índice Índice REVISÃO 8.0.00... 1 Gerais... 1 Algoritmo FEAST para a obtenção dos modos de vibração... 1 Geometria...

Leia mais

Comprovação ao Fogo Tricalc 7.2 realiza a comprovação completa ao fogo das estruturas de betão, aço, madeira e alvenarias

Comprovação ao Fogo Tricalc 7.2 realiza a comprovação completa ao fogo das estruturas de betão, aço, madeira e alvenarias Home Comprovação ao Fogo Tricalc 7.2 realiza a comprovação completa ao fogo das estruturas de betão, aço, madeira e alvenarias Introdução A versão Tricalc 7.2 oferece, entre outras novidades, uma apresentação

Leia mais

Educação Digital. A aplicação 20 Manual é um novo conceito de manual escolar. Mais motivador,

Educação Digital. A aplicação 20 Manual é um novo conceito de manual escolar. Mais motivador, A aplicação 20 Manual... 3 I... 3 1. Especificações técnicas... 3 1.1. Requisitos técnicos mínimos:... 3 II... 4 Começar a utilizar o 20 Manual... 4 1. Instalar o 20 Manual... 4 2. Criar uma conta no 20

Leia mais

ARQUIMEDES E CONTROLE DE OBRA

ARQUIMEDES E CONTROLE DE OBRA Catálogo de Novidades Versão 2009.1 1 ARQUIMEDES E CONTROLE DE OBRA A versão 2009.1 apresenta várias novidades e melhorias relativamente ao programa Arquimedes e Controle de Obra, que se indicam seguidamente.

Leia mais

Painel de Navegação Para ver o Painel de Navegação, prima CTRL+F. Pode arrastar os cabeçalhos dos documentos neste painel para reorganizá-los.

Painel de Navegação Para ver o Painel de Navegação, prima CTRL+F. Pode arrastar os cabeçalhos dos documentos neste painel para reorganizá-los. Guia de Introdução O Microsoft Word 2013 tem um aspeto diferente das versões anteriores, pelo que criámos este guia para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft.

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. WINDOWS O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. Área de Trabalho Ligada a máquina e concluída a etapa de inicialização, aparecerá uma tela, cujo plano de fundo

Leia mais

00 Índice. Manual do usuário. 01 Introdução...3

00 Índice. Manual do usuário. 01 Introdução...3 00 Índice 01 Introdução...3 02 Antes de começar...4 02.1 Requisitos mínimos...4 02.2 O que se inclui...4 02.3 Conexão de EnPathia...4 03 Instalação da aplicação...5 04 Começando a trabalhar...6 04.1 Desbloquear

Leia mais

Manipulação de Células, linhas e Colunas

Manipulação de Células, linhas e Colunas Manipulação de Células, linhas e Colunas Seleccionar células Uma vez introduzidos os dados numa folha de cálculo, podemos querer efectuar alterações em relação a esses dados, como, por exemplo: apagar,

Leia mais

Archive Player Divar Series. Manual de Utilização

Archive Player Divar Series. Manual de Utilização Archive Player Divar Series pt Manual de Utilização Archive Player Índice pt 3 Índice 1 Introdução 4 2 Operação 5 2.1 Iniciar o programa 5 2.2 Conhecer a janela principal 6 2.3 Botão Abrir 6 2.4 Vistas

Leia mais

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco).

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco). Permissões de compartilhamento e NTFS - Parte 2 Criando e compartilhando uma pasta - Prática Autor: Júlio Battisti - Site: www.juliobattisti.com.br Neste tópico vamos criar e compartilhar uma pasta chamada

Leia mais

MICROSOFT POWERPOINT

MICROSOFT POWERPOINT MICROSOFT POWERPOINT CRIAÇÃO DE APRESENTAÇÕES. O QUE É O POWERPOINT? O Microsoft PowerPoint é uma aplicação que permite a criação de slides de ecrã, com cores, imagens, e objectos de outras aplicações,

Leia mais

Manual de Utilização. Site Manager. Tecnologia ao serviço do Mundo Rural

Manual de Utilização. Site Manager. Tecnologia ao serviço do Mundo Rural Manual de Utilização Site Manager Tecnologia ao serviço do Mundo Rural Índice 1. Acesso ao Site Manager...3 2. Construção/Alteração do Menu Principal...4 3. Inserção/ Alteração de Conteúdos...7 4. Upload

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

Desenhador de Escadas

Desenhador de Escadas Desenhador de Escadas Designsoft Desenhador de Escadas-1 Desenhador de Escadas-2 Desenhador de Escadas O Desenhador de Escadas facilita o desenho e a localização de escadas personalizadas no seu projeto.

Leia mais

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior. Actualmente, o Windows é

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

Tecnologias da Informação e Comunicação: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Tecnologias da Informação e Comunicação UNIDADE 1 Tecnologias da Informação e Comunicação: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico 1º Período Elementos básicos da interface gráfica do Windows (continuação).

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Sistema Operativo Conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior; Windows: sistema operativo mais utilizado nos

Leia mais

Módulo T-Connect 5: Ligações de Andaimes

Módulo T-Connect 5: Ligações de Andaimes Módulo T-Connect 5: Ligações de Andaimes Este módulo permite o cálculo de três tipos de ligações, habituais nos andaimes: Acoplamentos em ângulo reto de travessas ou longarinas a rosetas inseridas nos

Leia mais

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Para criar um grupo doméstico e compartilhar arquivos é necessário que tenhamos pelo menos dois computadores ligados entre si (em

Leia mais

Conceitos importantes

Conceitos importantes Conceitos importantes Informática Informação + Automática Tratamento ou processamento da informação, utilizando meios automáticos. Computador (Provem da palavra latina: computare, que significa contar)

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

Manual do Spectacle. Boudhayan Gupta Boudhayan Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga

Manual do Spectacle. Boudhayan Gupta Boudhayan Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga Boudhayan Gupta Boudhayan Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Iniciando o Spectacle 6 3 Como usar o Spectacle 7 3.1 Capturar uma imagem...................................

Leia mais

8. Perguntas e Respostas

8. Perguntas e Respostas Arquimedes Manual do Utilizador 185 8. Perguntas e Respostas 8.1. Aparência Para conservar a disposição na qual estão expostas as B.D. no ecrã e para que em posteriores sessões de trabalho tenham a mesma

Leia mais

No final desta sessão o formando deverá ser capaz de aceder ao Word e iniciar um novo documento.

No final desta sessão o formando deverá ser capaz de aceder ao Word e iniciar um novo documento. Sessão nº 2 Iniciar um novo documento Objectivos: No final desta sessão o formando deverá ser capaz de aceder ao Word e iniciar um novo documento. Iniciar um novo documento Ao iniciar-se o Word, este apresenta

Leia mais

GeoMafra Portal Geográfico

GeoMafra Portal Geográfico GeoMafra Portal Geográfico Nova versão do site GeoMafra Toda a informação municipal... à distância de um clique! O projecto GeoMafra constitui uma ferramenta de trabalho que visa melhorar e homogeneizar

Leia mais

Microsoft PowerPoint 2003

Microsoft PowerPoint 2003 Página 1 de 36 Índice Conteúdo Nº de página Introdução 3 Área de Trabalho 5 Criando uma nova apresentação 7 Guardar Apresentação 8 Inserir Diapositivos 10 Fechar Apresentação 12 Abrindo Documentos 13 Configurar

Leia mais

Manual AGENDA DE BACKUP

Manual AGENDA DE BACKUP Gemelo Backup Online DESKTOP Manual AGENDA DE BACKUP Realiza seus backups de maneira automática. Você só programa os dias e horas em que serão efetuados. A única coisa que você deve fazer é manter seu

Leia mais

Mapas. Visualização de informação geográfica; Consulta e edição (mediante permissões) de informação geográfica;

Mapas. Visualização de informação geográfica; Consulta e edição (mediante permissões) de informação geográfica; Mapas Destinado especialmente aos Utilizadores do GEOPORTAL, nele são descritas e explicadas as diferentes funcionalidades existentes no FrontOffice (GEOPORTAL). O GEOPORTAL é baseado em tecnologia Web,

Leia mais

Manual Brother Image Viewer para Android

Manual Brother Image Viewer para Android Manual Brother Image Viewer para Android Versão 0 POR Definições de notas Ao longo deste Manual do Utilizador, é utilizado o seguinte ícone: NOTA As Notas indicam o que fazer perante uma determinada situação

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8

CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8 CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8 1) No sistema operacional Microsoft Windows 8, uma forma rápida de acessar o botão liga/desliga é através do atalho: a) Windows + A. b) ALT + C. c) Windows + I. d) CTRL +

Leia mais

Microsoft Windows. Aspectos gerais

Microsoft Windows. Aspectos gerais Aspectos gerais É um sistema operativo desenvolvido pela Microsoft Foi desenhado de modo a ser fundamentalmente utilizado em computadores pessoais Veio substituir o sistema operativo MS-DOS e as anteriores

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

Neste tutorial irá criar uma animação simples com base num desenho do Mechanical Desktop.

Neste tutorial irá criar uma animação simples com base num desenho do Mechanical Desktop. Neste tutorial irá criar uma animação simples com base num desenho do Mechanical Desktop. Inicialize o 3D Studio VIZ. Faça duplo clique no ícone de 3D Studio VIZ Abre-se a janela da figura seguinte. Esta

Leia mais

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Gerenciamento de Arquivos e Pastas Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Arquivo Todo e qualquer software ou informação gravada em nosso computador será guardada em uma unidade de disco,

Leia mais

WINDOWS. O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador.

WINDOWS. O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador. WINDOWS O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador. Um computador que tenha o Windows instalado, quando arranca, entra directamente

Leia mais

MEMÓRIA DESCRITIVA PÓRTICO METÁLICO COM PONTE GRUA

MEMÓRIA DESCRITIVA PÓRTICO METÁLICO COM PONTE GRUA MEMÓRIA DESCRITIVA PÓRTICO METÁLICO COM PONTE GRUA INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA! "# $&%(')*&,+ -.,/!0 1 2 23 Índice: 1- Informações gerais sobre o projecto e cálculo...1 2- Tipologia estrutural...2

Leia mais

PROGRAMAÇÃO Microsoft WINDOWS XP

PROGRAMAÇÃO Microsoft WINDOWS XP Mais que um Sistema Operativo, o MS-Windows é um ambiente de trabalho que simula no ecrã o trabalho diário sobre uma secretária. A ideia base do MS-Windows foi a de esconder a organização do MS-DOS e apresentar

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Índice 1 Introdução...2 2 Acesso ao Sistema...3 3 Funcionamento Básico do Sistema...3 4 Tela Principal...4 4.1 Menu Atendimento...4 4.2 Menu Cadastros...5 4.2.1 Cadastro de Médicos...5

Leia mais

CADERNOS DE SOCIOMUSEOLOGIA Nº 14 1999 27

CADERNOS DE SOCIOMUSEOLOGIA Nº 14 1999 27 CADERNOS DE SOCIOMUSEOLOGIA Nº 14 1999 27 3 - MANUAL DO UTILIZADOR Diogo Mateus 3.1. REQUISITOS MÍNIMOS * Computador Pessoal com os seguintes Programas * Microsoft Windows 95 * Microsoft Access 97 A InfoMusa

Leia mais

2. Utilitários de sistema para ambiente Windows. 2.1. Ferramentas de gestão de ficheiros

2. Utilitários de sistema para ambiente Windows. 2.1. Ferramentas de gestão de ficheiros 2. Utilitários de sistema para ambiente Windows 2.1. Ferramentas de gestão de Os compressores de são programas com capacidade para comprimir ou pastas, tornando-as mais magras, ou seja, ocupando menos

Leia mais

Sagômetro Digital. Manual de Instalação e Operação

Sagômetro Digital. Manual de Instalação e Operação Manual de Instalação e Operação MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO APRESENTAÇÃO: Esse instrumento foi especialmente desenvolvido para realizar medições de Ságitas em Blocos Oftálmicos onde através de software

Leia mais

Configuração do Ambiente de Trabalho

Configuração do Ambiente de Trabalho pag. 1 Configuração do Ambiente de Trabalho 1. Utilização da Área de Trabalho Criação de Atalhos: O Windows NT apresenta um Ambiente de Trabalho flexível, adaptável às necessidades e preferências do utilizador.

Leia mais

FUNDAÇÕES FUNDAÇÕES FUNDAÇÕES FUNDAÇÕES. Tutorial. Tutorial. Tutorial. Tutorial. MULTIPLUS www.multiplus.com. MULTIPLUS www.multiplus.

FUNDAÇÕES FUNDAÇÕES FUNDAÇÕES FUNDAÇÕES. Tutorial. Tutorial. Tutorial. Tutorial. MULTIPLUS www.multiplus.com. MULTIPLUS www.multiplus. Tutorial Tutorial FUNDAÇÕES FUNDAÇÕES Hot Line: (11) 3337-5552 SIM /controle/acesso.asp Praça da República, 386 6º and 01045-000 São Paulo - SP Hot Line: (11) 3337-5552 SIM /controle/acesso.asp Praça da

Leia mais

www.catari.net uma marca diferente.

www.catari.net uma marca diferente. www.catari.net uma marca diferente. cofragem modular perfeita! Com uma vasta gama de dimensões, permite solucionar todas as suas necessidades de cofragem vertical, em qualquer tipo de construção. O combro

Leia mais

Tutorial Baseado em video do Sr. Rafael Streda.

Tutorial Baseado em video do Sr. Rafael Streda. Tutorial Baseado em video do Sr. Rafael Streda. Tipos de Conexões Veremos nestes exemplos os Tipos de Conexões entre obejtos existentes no Active3D, o objetivo é mostrar de uma forma bem prática a aplicação

Leia mais

ZSRest e ZSPos Multiposto

ZSRest e ZSPos Multiposto ZSRest e ZSPos Multiposto 1 2 Este manual serve para o ajudar na configuração multiposto do ZSRest e ZSPos. Após a Instalação do ZSRest e ZSPos, é necessário configurar uma porta estática no SQL Server.

Leia mais

Manual AGENDA DE BACKUP

Manual AGENDA DE BACKUP Gemelo Backup Online DESKTOP Manual AGENDA DE BACKUP Realiza seus backups de maneira automática. Você só programa os dias e horas em que serão efetuados. A única coisa que você deve fazer é manter seu

Leia mais

CYPECAD e NOVO METAL 3D

CYPECAD e NOVO METAL 3D Catálogo de Novidades Versão 2009.1 1 CYPECAD e NOVO METAL 3D A versão 2009.1 incorpora vários novos módulos, dos quais alguns são comuns entre os programas CYPECAD e NOVO METAL 3D. Seguidamente, expõem-se

Leia mais

1.1 Conceitos fundamentais... 19 1.2 Vantagens e desvantagens do concreto armado... 21. 1.6.1 Concreto fresco...30

1.1 Conceitos fundamentais... 19 1.2 Vantagens e desvantagens do concreto armado... 21. 1.6.1 Concreto fresco...30 Sumário Prefácio à quarta edição... 13 Prefácio à segunda edição... 15 Prefácio à primeira edição... 17 Capítulo 1 Introdução ao estudo das estruturas de concreto armado... 19 1.1 Conceitos fundamentais...

Leia mais

MANUAL INSTALAÇÃO GESPOS WINDOWS

MANUAL INSTALAÇÃO GESPOS WINDOWS MANUAL INSTALAÇÃO GESPOS WINDOWS A instalação do Gespos para Windows deverá ser feita no Windows 98 Segunda Edição ou superior. Independentemente do Sistema Operativo, antes de proceder à instalação da

Leia mais

WINDOWS-XP PROF. FELIPE DENIS M. DE OLIVEIRA. E-mail: felipe@fcamaracascudo.com.br MSN: fdenis_natal@hotmail.com Página: www.novastecnologias.

WINDOWS-XP PROF. FELIPE DENIS M. DE OLIVEIRA. E-mail: felipe@fcamaracascudo.com.br MSN: fdenis_natal@hotmail.com Página: www.novastecnologias. WINDOWS-XP PROF. FELIPE DENIS M. DE OLIVEIRA E-mail: felipe@fcamaracascudo.com.br MSN: fdenis_natal@hotmail.com Página: www.novastecnologias.net 1 MS-Windows XP Sistema Operacional da Microsoft Com Interface

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIFAP MACAPÁ-AP 2013 S U M Á R I O 1 Tela de Login...2 2 Acessando ao submenu cadastro de avaliação

Leia mais

Pesquisa e organização de informação

Pesquisa e organização de informação Pesquisa e organização de informação Capítulo 3 A capacidade e a variedade de dispositivos de armazenamento que qualquer computador atual possui, tornam a pesquisa de informação um desafio cada vez maior

Leia mais

Referencial do Módulo B

Referencial do Módulo B 1 Referencial do Módulo B Liga, desliga e reinicia correctamente o computador e periféricos, designadamente um scanner; Usa o rato: aponta, clica, duplo-clique, selecciona e arrasta; Reconhece os ícones

Leia mais

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4.

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. 1 Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. Interface do sistema... 4 1.4.1. Janela Principal... 4 1.5.

Leia mais

Calculadora Virtual HP Prime

Calculadora Virtual HP Prime Calculadora Virtual HP Prime Número de peça HP: NW280-3002 Edição 2, fevereiro de 2014 Avisos Legais Este manual e os exemplos nele incluídos são fornecidos "tal como estão" e estão sujeitos a alteração

Leia mais

Como instalar uma impressora?

Como instalar uma impressora? Como instalar uma impressora? Antes de utilizar uma impressora para imprimir seus documentos, arquivos, fotos, etc. é necessário instalá-la e configurá-la no computador. Na instalação o computador se prepara

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

20 Manual. Manual do utilizador Windows 8

20 Manual. Manual do utilizador Windows 8 20 Manual Manual do utilizador Windows 8 Índice A aplicação 20 Manual... 3 I... 3 1. Especificações técnicas... 3 1.1. Requisitos técnicos mínimos:... 3 II... 4 Começar a utilizar o 20 Manual... 4 1. Instalar

Leia mais

BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática

BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática O Paint é o programa de edição de imagens padrão do Windows, ao instalar o sistema o Paint é instalado automaticamente. Provavelmente,

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

MANUAL DE UTILIZADOR Aplicativo: Análise do Estudo da Lição da Escola Sabatina. 0. INTRODUÇÃO... 2 1. ARRANQUE DO APLICATIVO... 2 1.1. Início...

MANUAL DE UTILIZADOR Aplicativo: Análise do Estudo da Lição da Escola Sabatina. 0. INTRODUÇÃO... 2 1. ARRANQUE DO APLICATIVO... 2 1.1. Início... Índice 0. INTRODUÇÃO... 2 1. ARRANQUE DO APLICATIVO... 2 1.1. Início... 2 1.2. Perguntas de segurança... 2 2. FORMULÁRIO PRINCIPAL DO APLICATIVO... 4 2.1. Caixa de Texto: Nome da Igreja... 4 2.2. Botão:

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA INSTALAR REDE ETHERNET EM CNC s FAGOR.

PROCEDIMENTO PARA INSTALAR REDE ETHERNET EM CNC s FAGOR. PROCEDIMENTO PARA INSTALAR REDE ETHERNET EM CNC s FAGOR. INDICE 1 Verificar a compatibilidade dos sistemas de hardware e software 1.1 Opcionais de Hardware 1.2 Opcionais de Software 2 Parametrização do

Leia mais

Sistemas mistos aço-concreto viabilizando estruturas para Andares Múltiplos

Sistemas mistos aço-concreto viabilizando estruturas para Andares Múltiplos viabilizando estruturas para Andares Múltiplos Vantagens Com relação às estruturas de concreto : -possibilidade de dispensa de fôrmas e escoramentos -redução do peso próprio e do volume da estrutura -aumento

Leia mais

Manual do Usuário Sistema de Acuidade Visual Digital

Manual do Usuário Sistema de Acuidade Visual Digital Manual do Usuário Sistema de Acuidade Visual Digital Página 1 de 18 Índice DonD - Sistema para Teste de Acuidade Visual...2 Componentes do Produto...3 Instalação...4 Abrindo o sistema do DonD...5 Configuração...5

Leia mais

e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br

e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP Curso: Arquitetura e Urbanismo Assunto: Cálculo de Pilares Prof. Ederaldo Azevedo Aula 4 e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP

Leia mais

Manual de Utilização do Livromédia

Manual de Utilização do Livromédia Manual de Utilização do Livromédia Índice O que é o Livromédia? 3 Como está organizado o Livromédia? 4 Barra de conteúdos 5 Barra de navegação 6 Botões da barra de navegação 7 Barra de ferramentas 8 Botões

Leia mais

DIMENSIONAMENTO DE LAJES ARMADAS EM DUAS DIRECÇÕES

DIMENSIONAMENTO DE LAJES ARMADAS EM DUAS DIRECÇÕES DIMENSIONAMENTO DE LAJES ARMADAS EM DUAS DIRECÇÕES EXEMPLO DE APLICAÇÃO Carlos Moutinho FEUP, Maio de 2002 1. Dados Gerais - Laje destinada a zona comercial (Q = 4 kn/m 2 ) - Peso de revestimentos e paredes

Leia mais

Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida Controle de Contatos Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica I Vida Controle de Contatos Conteúdo Part I Introdução 2 1 Vida Controle... de Contatos Pessoais 2 Part II Configuração 2 1 Configuração...

Leia mais

LeYa Educação Digital

LeYa Educação Digital Índice 1. Conhecer o 20 Aula Digital... 4 2. Registo no 20 Aula Digital... 5 3. Autenticação... 6 4. Página de entrada... 7 4.1. Pesquisar um projeto... 7 4.2. Favoritos... 7 4.3. Aceder a um projeto...

Leia mais

SIMULADO Windows 7 Parte V

SIMULADO Windows 7 Parte V SIMULADO Windows 7 Parte V 1. O espaço reservado para a Lixeira do Windows pode ser aumentado ou diminuído clicando: a) Duplamente no ícone lixeira e selecionando Editar propriedades b) Duplamente no ícone

Leia mais

Treinamento IDCad 2015

Treinamento IDCad 2015 Treinamento IDCad 2015 Carregar IDCad Instalando e configurando o IDCad 2015 (Ver guia de Instalação). Abrindo o IDCad 2015. Criando parede inicial. Desenhar paredes comandos (PARE, PARD, PARC). Executar

Leia mais

Tarefa Orientada 2 Criar uma base de dados

Tarefa Orientada 2 Criar uma base de dados Tarefa Orientada 2 Criar uma base de dados Objectivos: Criar uma base de dados vazia. O Sistema de Gestão de Bases de Dados MS Access Criar uma base dados vazia O Access é um Sistema de Gestão de Bases

Leia mais

Criando Quiz com BrOffice.impress

Criando Quiz com BrOffice.impress Criando Quiz com BrOfficeimpress A ferramenta de apresentação possibilita o desenvolvimento de várias atividades interativas como: Sete erros Quiz (Perguntas/Respostas), Colocar em ordem objetos, alfabeto,

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Para Gerar documento em PDF com várias Imagens, temos que seguir dois passos: 1. Inserir Imagens no Word 2. Gerar PDF a partir de documento do Word 1- Inserir

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

Escolas de Montalegre Escola Básica e Secundária de Montalegre (sede) 347680 Montalegre. Utilizar o WordPad

Escolas de Montalegre Escola Básica e Secundária de Montalegre (sede) 347680 Montalegre. Utilizar o WordPad Escolas de Escola Básica e Secundária de (sede) 347680 ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR TIC (TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) ESSCCOOLLAA: : EB 1 de ANNOO DDEE ESSCCOOLLAARRI IIDDAADDEE:

Leia mais

FIGURA. 2.2 ECRÃ DE TRABALHO

FIGURA. 2.2 ECRÃ DE TRABALHO Noções Básicas FIGURA. 2.2 ECRÃ DE TRABALHO 2.2.1 Painel de Tarefas (Task Pane) O painel de tarefas constitui a grande novidade do ecrã de trabalho desta nova versão do Word. Para utilizadores menos experientes,

Leia mais

ÁREA DE TRABALHO. Área de Trabalho ou Desktop Na Área de trabalho encontramos os seguintes itens: Atalhos Barra de tarefas Botão iniciar

ÁREA DE TRABALHO. Área de Trabalho ou Desktop Na Área de trabalho encontramos os seguintes itens: Atalhos Barra de tarefas Botão iniciar WINDOWS XP Wagner de Oliveira ENTRANDO NO SISTEMA Quando um computador em que trabalham vários utilizadores é ligado, é necessário fazer login, mediante a escolha do nome de utilizador e a introdução da

Leia mais

2 de maio de 2014. Remote Scan

2 de maio de 2014. Remote Scan 2 de maio de 2014 Remote Scan 2014 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. Conteúdo 3 Conteúdo...5 Acesso ao...5

Leia mais

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano Informática Aplicada Aula 2 Windows Vista Professora: Cintia Caetano AMBIENTE WINDOWS O Microsoft Windows é um sistema operacional que possui aparência e apresentação aperfeiçoadas para que o trabalho

Leia mais

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do usuário (informação,

Leia mais

PROVA DE NOÇÕES DE MICROINFORMÁTICA

PROVA DE NOÇÕES DE MICROINFORMÁTICA 18 PROVA DE NOÇÕES DE MICROINFORMÁTICA AS QUESTÕES DE 41 A 60 CONSIDERAM O ESQUEMA PADRÃO DE CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL MICROSOFT WINDOWS ME E DAS FERRAMENTAS MICROSOFT WINDOWS EXPLORER, MICRO-

Leia mais

ArcSoft MediaConverter

ArcSoft MediaConverter ArcSoft MediaConverter User Manual Português 1 201004 Índice Índice... 2 1. Índice... 3 1.1 Requisitos do sistema... 4 1.2 Extras... 4 2. Convertendo arquivos... 7 2.1 Passo1: Selecionar mídia... 7 2.1.1

Leia mais

ROTINAS PADRÕES DO SISTEMAS

ROTINAS PADRÕES DO SISTEMAS ROTINAS PADRÕES DO SISTEMAS Usando o Sistema pela primeira vez Ao executar o seu Sistema pela primeira vez a tela abaixo será apresentada para que você possa configurar os diretórios onde serão achados

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

TUTORIAL CORTADORA LASER. Software de Edição e Output ADOBE ILLUSTRATOR. 1. Abrir o programa ADOBE ILLUSTRATOR localizado na barra de tarefas

TUTORIAL CORTADORA LASER. Software de Edição e Output ADOBE ILLUSTRATOR. 1. Abrir o programa ADOBE ILLUSTRATOR localizado na barra de tarefas TUTORIAL CORTADORA LASER Software de Edição e Output ADOBE ILLUSTRATOR 1. Abrir o programa ADOBE ILLUSTRATOR localizado na barra de tarefas 2. Para iniciar a edição do trabalho para enviar para o equipamento,

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Divar - Archive Player. Manual de Utilização

Divar - Archive Player. Manual de Utilização Divar - Archive Player PT Manual de Utilização Leitor de Arquivo Divar Manual de Utilização PT 1 Divar Digital Versatile Recorder Leitor de Arquivo Divar Manual de Utilização Índice Começar.....................................................

Leia mais