MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS PARA REALIZAÇÃO DE EVENTOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS PARA REALIZAÇÃO DE EVENTOS"

Transcrição

1 MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS PARA REALIZAÇÃO DE EVENTOS PARTE I Passo a Passo PARTE II Manual para Apresentação de Projetos PARTE III Modelo de Projeto para Execução

2 PROPOSTA DE FLUXO ORGANIZATIVO PARA EXECUÇÃO DE EVENTOS E PROJETOS 1. Introdução: A implantação da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS (SEST- SUS), tem como objetivo propiciar uma maior visibilidade para as áreas de educação e trabalho, definir uma nova dinâmica na realização das atividades de capacitação/formação de pessoal e de eventos para divulgação de informações ou de mobilização de desenvolvimento de atividades voltadas ao enfrentamento de problemas no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde. Para cumprir com esta responsabilidade, a SEST-SUS propõe a organização de um fluxo das demandas referentes à alocação dos meios necessários para estruturação de cursos, seminários, palestras, reuniões e etc., programados pela SES-GO, por meio de suas diversas unidades.

3 PARTE I - PASSO A PASSO Visando padronizar e dar maior agilidade aos projetos de execução de Eventos da SES, a SEST-SUS/SES elaborou um manual para apresentação de projetos com o intuito de orientá-los no seu preenchimento e ajudá-los no acompanhamento de cada fase. Os passos são os seguintes: 1) A Superintendência e ou/unidade de Saúde requisitante após o preenchimento do modelo de projeto o envia por , no prazo máximo de 30 dias de antecedência do evento, podendo haver alterações no projeto até 5 dias úteis antes da realização do curso, no endereço projetos.sest@gmail.com para análise e eventuais correções pela Gerência de Planejamento e Execução de Eventos e Projetos para o SUS/Núcleo de Planejamento; 2) Após análise e eventual correção, a Gerência de Planejamento e Execução de Eventos e Projetos para o SUS dará o OK à Superintendência e ou/unidade de Saúde solicitante, requisitando o envio de um memorando à SEST-SUS, junto do projeto impresso e assinado, no máximo 5 dias antes do curso (caso o mesmo não chegue no prazo estipulado, o evento será cancelado). 3) A Superintendente da SEST-SUS após o recebimento do projeto o encaminha para a ; 4) A registra em sistema próprio (planilha) a entrada do projeto, informando origem e data. Caso coincidam mais de dois eventos na mesma data, a Superintendente da SEST-SUS apresenta planilha com relação dos mesmos no Colegiado de Superintendentes para definir quais serão as prioridades de realização; 5) A de posse dos projetos, se reúne com os 03 Núcleos apresentando-os. Em seguida, envia uma cópia do projeto final via para cada Coordenação executar o que lhes compete; 6) Cada Núcleo, conforme especificadas abaixo, agora desenvolverá o seu trabalho, que acontece simultaneamente, da seguinte forma:

4 6.1) Núcleo de Planejamento - Conferirá o projeto e efetuará o cálculo do custo do evento; - Providenciará e enviará a Ordem de Serviço por , para a empresa vencedora e uma cópia para Coordenação de execução de Eventos; podendo fazer alterações na mesma até 5 dias úteis antes do evento; - Selecionará o hotel de acordo com as especificações do projeto (data, capacidade, e etc.) da solicitante e contrato licitado; - Fiscalizará a execução dos serviços contratados; - Arquivará o projeto e a lista de frequência; - Enviará relatório dos serviços prestados referente ao evento à Gerência de Planejamento e Execução de Eventos e Projetos para o SUS; 6.2) Núcleo de Divulgação de Eventos - Conferirá se o público-alvo descrito no projeto está de acordo com a relação de convidados; - Verificará se no projeto ou anexo consta a relação de convidados com seus s; - Elaborará o convite de acordo com as especificações do projeto; - Enviará os convites e as fichas de inscrição para o público-alvo utilizando o , como meio de comunicação mais adequado e ágil; - Providenciará a confecção da lista de freqüência com os nomes dos participantes que se inscreveram dentro do prazo. - Solicitará a confirmação de presença dos participantes no prazo de até 10 dias antes do evento ou de acordo com a conveniência de confirmação; - Se a área técnica necessitar de listagem com detalhes das inscrições, favor indicar no projeto quais dados devem constar nesta lista e para qual deverá ser encaminhado.

5 6.3) Núcleo de Execução de Eventos - Nomeará um coordenador para a execução do evento; - Providenciará o material didático necessário, como: pastas, canetas, lápis, borracha, rascunhos, materiais gráficos, crachás, programação, etc.; - Fará vistoria antes da realização do evento, com o objetivo de verificar: se o tipo de hospedagem está de acordo com o solicitado, cardápio de alimentação, espaço físico, equipamentos e etc.; - Enviará o material para o local da realização do evento com antecedência; - Acompanhará toda a realização do evento, sendo responsável pela vistoria da alimentação, água, café, banheiros e por anotar e esclarecer eventuais reclamações; - Recolherá a assinatura de todos os participantes por turno; - Entregará os certificados e as declarações no último turno do último dia; - Enviará uma cópia da lista de frequência para Coordenação e Planejamento. - Enviará relatório referente ao evento à Gerência de Planejamento e Execução de Eventos e Projetos para o SUS; 7) A, encaminhará para a Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, SEST-SUS, relatório de avaliação da realização do evento que remeterá à Unidade requisitante.

6 PARTE II - MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS O manual para apresentação de projetos visa auxiliar a área técnica, no momento da elaboração de seus trabalhos. Ele é auto-explicativo e de linguagem fácil, acompanhando o passo a passo do manual, qualquer profissional poderá elaborar seu projeto de maneira mais rápida e em conformidade com o padrão adotado pela SEST-SUS. O projeto deverá seguir a mesma numeração do manual, isto o ajudará a acompanhar item a item do preenchimento, o que está determinado em cada item é o que deve ser informado no projeto. Todas as superintendências e ou/unidades de saúde receberá o manual de apresentação de projetos e um arquivo que já estará pronto para ser preenchido, quaisquer dúvidas entrar em contato com na SEST-SUS/SES através do projetos.sest@gmail.com. SOBRE O PROJETO: 1. Unidade solicitante: Especificar a área técnica que está solicitando o projeto: Superintendência, Gerência e Coordenação. 2. Denominação do evento: Colocar o título do evento de forma reduzida e sem abreviaturas. 3. Objetivo: Fazer uma justificativa detalhada da necessidade do evento para facilitar a elaboração do convite. 4. Período: Definir a data inicial e final do evento. 5. Local do evento: Especificar em que município do estado ocorrerá o evento. 6. Carga horária: Informar a carga horária total. 7. Horário do evento: Informar os horários de cada dia do evento, em caso do evento acontecer em mais de um dia. 8. Metodologia e técnicas: Informar se o tipo da apresentação será em workshop, aulas, oficinas, etc. e também o formato que deseja o posicionamento de mesas e cadeiras no espaço físico (tipo: Auditório, Escolar, U, Espinha de peixe, etc.).

7 9. Público-alvo: Apresentar a relação da forma mais detalhada possível, nome do convidado, cargo, órgão ou empresa/instituição, , telefones e etc. Especificar a quantidade de vagas, os profissionais que serão convidados e quais necessitam hospedagem. A autorização de hospedagem e alimentação de motorista é de responsabilidade do coordenador técnico do projeto e deve ser especificado junto ao pedido do público-alvo. Município, Instituição, órgão ou empresa Informe um ou outro. Número de Vagas por Profissionais (cargo) Informe o número de vagas disponíveis e para qual profissional e o seu cargo é designado cada vaga. Hospedagem Informe somente se hospedará ou não 10. Convites: Informar de quem será a responsabilidade de elaboração e envio dos convites para os participantes. Caso seja a divulgação da SEST encaminhar a relação com o nome e dos convidados com até 20 dias úteis antes da realização do evento. Se for encaminhada fora deste prazo, não nos responsabilizamos pela mobilização satisfatória do público - alvo. Se a área técnica necessitar de listagem com detalhes das inscrições, favor indicar no projeto quais dados devem constar nesta lista e para qual deverá ser encaminhado. 11. Financiamento: Informar a fonte do recurso e o número do processo. 12. Transporte: O traslado dos técnicos da Superintendência solicitante até o local do evento e o retorno, em Goiânia ou interior, deverá ser acordado pela área técnica requisitante diretamente com a chefia de transporte de sua Unidade. O traslado dos instrutores, eventos em Goiânia ou interior, será de responsabilidade SEST- SUS/SES. É necessário o encaminhamento do nome do instrutor, número do celular, fone residencial e comercial, data, horário e número do vôo.

8 13. Solenidade de abertura do evento: 13.1 Mesa diretiva: Se houver solenidade, informar os nomes dos integrantes (caso haja interesse em convidar o Secretário Estadual de Saúde verificar anteriormente a agenda do mesmo) 13.2 Cerimonial: Verificar se há disponibilidade de profissional para o dia do evento. Para a composição da mesa é necessário o encaminhamento antecipado do nome, formação acadêmica e técnica, cargos ocupados (mini currículo) etc Convite para os componentes da mesa: Informar quem será responsável pelos convites, caso seja a divulgação da SEST descrever nome completo e dos componentes. 14. Cobertura jornalista: ( ) SIM. Informar se há interesse em divulgar o evento para a mídia externa, tais como: jornais, TV e outros. Se houver interesse na divulgação, encaminhar um mini currículo do instrutor ou palestrante e o release com até 15 dias de antecedência do evento. ( ) NÃO. Caso não haja interesse em divulgar. 15. Cobertura fotográfica: marcar qual a opção desejada ( ) SIM ( ) NÃO. 16. Previsão de infra-estrutura necessária: Hospedagem: Lembrar aos hóspedes que a entrada no hotel é após as 12 horas e a saída é até as 12 horas. Coffe-Break: O horário a ser servido deverá ser definido pela área técnica e citado na tabela de serviços abaixo. Almoço e jantar: O quantitativo será servido conforme solicitação da área técnica. Água: Calcular 02 (duas) garrafas de 500 ml por dia por pessoa, uma no período da manhã e outra à tarde. Café: Calcular 01 (uma) garrafa de 2 litros para cada 40 (quarenta) pessoas, tanto no período matutino quanto no vespertino. Sala: Informar a quantidade por dia e/ou período e o formato que deseja o posicionamento de mesas e cadeiras no espaço físico (tipo: Auditório, Escolar, U, Espinha de peixe, etc.). Auditório: Informar a quantidade por dia e/ou período. Equipamentos: Informar a quantidade por dia e/ou período.

9 Na tabela constam os valores unitários de cada serviço conforme contrato nº 23/10 com a empresa licitada Augustus Eventos. Deverão, portanto fazer o cálculo total conforme a quantidade de serviços solicitados para o respectivo projeto colocando o valor total final na última linha da tabela. SERVIÇOS Quant. Data Quant. Valor Valor Pessoas Entrada Saída Dias unitário Total Single 126,67 0,00 Hospedagem Duplo 126,67 0,00 Matutino 17,03 0,00 Coffee-break (horário) Vespertino 17,03 0,00 (horário) Almoço 27,51 0,00 Jantar 35,54 0,00 Água garrafa 500 ml 1,18 0,00 Café garrafa 2 l 9,82 0,00 Sala (40-80 pessoas) 491,3 0,00 Sala ( pessoas) 540,43 0,00 Auditório (300 pessoas) 835,24 0,00 Auditório (500 pessoas) 1.768,71 0,00 A 167,59 0,00 (especificar) EQUIPA B 216,17 0,00 MENTOS C 135,92 0,00 D 152,3 0,00 E 34,36 0,00 T O T A L 0,00 Legenda: A: ponteira caneta laser com controle remoto, flip-chart com papel, microfone sem fio, tela de projeção tamanho médio e grande e quadro branco. B: sonorização com mesa de som de 08 canais, amplificador, caixa artística com tripé de 250 W. C: notebook D: data show E: linha telefônica

10 17. Estimativa para Material que comporá as pastas: Informar a necessidade de montagem de pastas ou não. Caso afirmativo indicar qual o modelo a ser utilizado (no caso da Gerência/área técnica tiver encaminhado mais de um modelo para a SEST-SUS). Informar ao Núcleo de execução/gerência de Eventos se há material didático que necessita de fotocópia, se houver, deverão ser enviados 20 (vinte) dias úteis antes do evento, após essa data a reprodução será de responsabilidade da área técnica de origem, pois não serão recebidos pela Gerência de Planejamento e Execução de Eventos e Projetos para SUS. (Somente a programação poderá ser entregue até com 05 (cinco) dias úteis antes do evento). Informar a quantidade de apostilas, textos e artigos com o número de folhas. 18. Dados Obrigatórios. Nome, telefone e do coordenador técnico do evento. 19. Observações. Enviar o projeto e a programação (5 dias úteis antes do evento) para ser repassados aos participantes do evento. Evitar siglas e abreviações. EXEMPLO PROGRAMAÇÃO Data Horário Instrutor Conteúdo programático Formação profissional 20. Contatos da Gerência de Eventos * Os Projetos deverão ser encaminhados aos cuidados de Lilian (Responsável Técnico pelo Núcleo de Planejamento) no projetos.sest@gmail.com ou ramal * Dúvidas em relação a convites e número de inscritos contactar Luciana (Responsável Técnica do Núcleo de Divulgação de Eventos) no sest.divulgacaoeventos@gmail.com ou ramal 3407.

11 * Dúvidas em relação ao local do evento, equipamentos, pastas, material que comporão as mesmas, emissão de declaração e/ou certificados, entrar em contato com Cilene (Responsável Técnica do Núcleo de execução) e/ou equipe no ou ramal * Alterações na solicitação de serviços (hospedagem, alimentação, etc) deverão contactar com Lílian ou Tânia no eventos.sest@gmail.com ou no ramal 3420 seguindo a política de cancelamento da empresa contrata a seguir: 21. Normas dos hotéis Para rede hoteleira na capital: 1- Reservas de apartamentos e Salas: período de alta temporada como feiras, eventos e congressos com no mínimo 10 (dez) dias úteis da data do início das hospedagens; e em período de baixa temporada com no mínimo 5 (cinco) dias úteis da data do inicio do evento. 2- Quanto aos serviços de Alimentos, Bebidas e Equipamentos: só serão aceitos com no mínimo 3 (três) dias úteis da data do inicio do evento. Para rede hoteleira em municípios turístico: 3- Reservas de apartamentos e Salas: com no mínimo 10 dias úteis da data do início das hospedagens (check-in). 4- Quanto aos serviços de Alimentos e Bebidas e equipamentos: só serão aceitos com no mínimo 5 (cinco) dias úteis da data do início do evento. 22. Prazos - enviar projeto por , no prazo máximo de 30 dias de antecedência do evento, para endereço projetos.sest@gmail.com - enviar memorando e projeto impresso e assinado à SEST-SUS no máximo 5 dias antes do curso (caso o mesmo não chegue no prazo estipulado, o evento será cancelado). - encaminhar a relação com o nome e dos convidados com até 20 dias úteis antes da realização do evento para sest.divulgacao@gmail.com - alterações no projeto até 7 dias úteis antes da realização do curso- enviar 20 (vinte) dias úteis para execucaodeeventos.sest@gmail.com material didático para reprodução. (Somente a programação poderá ser entregue até com 05 (cinco) dias úteis antes do evento).

12 1. Unidade Solicitante: PARTE III - MODELO DE PROJETO PARA EXECUÇÃO PROJETO PARA EXECUÇÃO 2. Denominação do evento: 3. Objetivo: 4. Período: 5. Local do evento: 6. Carga horária: 7. Horário do evento: 8. Metodologia e técnicas: 9. Público-alvo: A tabela abaixo deverá ser preenchida para providências de reserva de hospedagem: Município e/ou Nº de Vagas e Profissionais Hospedagem Instituição de origem Nº de vagas Profissionais Sim Não 10. Convites:

13 11. Financiamento: 12. Transporte: 13. Solenidade de abertura do evento: 13.1 Mesa diretiva: 13.2 Cerimonial: 13.3 Convites para os componentes da mesa: 14. Cobertura jornalista: ( ) SIM ( ) NÃO 15. Cobertura fotográfica: ( ) SIM ( ) NÃO 16. Previsão de infra-estrutura necessária: SERVIÇOS Quant. Data Quant. Valor Valor Pessoas Entrada Saída Dias unitário Total Single 126,67 0,00 Hospedagem Duplo 126,67 0,00 Matutino 17,03 0,00 Coffee-break (horário) Vespertino 17,03 0,00 (horário) Almoço 27,51 0,00 Jantar 35,54 0,00 Água garrafa 500 ml 1,18 0,00 Café garrafa 2 l 9,82 0,00 Sala (40-80 pessoas) 491,3 0,00 Sala ( pessoas) 540,43 0,00 Auditório (300 pessoas) 835,24 0,00 Auditório (500 pessoas) 1.768,71 0,00 A 167,59 0,00 (especificar) EQUIPA B 216,17 0,00 MENTOS C 135,92 0,00 D 152,3 0,00 E 34,36 0,00 T O T A L 0,00 Legenda: A: ponteira caneta laser com controle remoto, flip-chart com papel, microfone sem fio, tela de projeção, tamanho médio e grande e quadro branco.

14 B: sonorização com mesa de som de 08 canais, amplificador, caixa artística com tripé de 250 W. C: notebook D: data show E: linha telefônica 17. Estimativa para Material que comporá as pastas 18. Dados Obrigatórios do(a) coordenador(a) do evento: Nome: Telefone/Ramal e Celular: Observações PROGRAMAÇÃO: Data Horário Instrutor Conteúdo programático Formação profissional Goiânia, de de Assinatura do técnico/coordenador Assinatura do Gerente Assinatura do Superintendente

EXTENSÃO ACADÊMICA ATIVIDADES ACADÊMICAS / EVENTOS

EXTENSÃO ACADÊMICA ATIVIDADES ACADÊMICAS / EVENTOS EXTENSÃO ACADÊMICA ATIVIDADES ACADÊMICAS / EVENTOS FORMULÁRIO 2 Título da atividade Temática: 1. Tipo de Atividade: Seminário Simpósio Workshop Jornada Feira Amostra Mesa Redonda Semana Acadêmica Palestra

Leia mais

Processos da Assessoria de Comunicação - 2013

Processos da Assessoria de Comunicação - 2013 Introdução A Assessoria de Comunicação do Grupo Educacional Unis foi criada para atender demandas relativas à promoção das ações e realizações da organização através de propagandas e comunicação interna

Leia mais

2 Desenvolvimento Humano

2 Desenvolvimento Humano 2 Desenvolvimento Humano A área de Desenvolvimento Humano realiza: recrutamento e seleção interna, ações de treinamento e desenvolvimento dos empregados, gestão do Pano de Cargos e Salários, programas

Leia mais

PROGRAMA DE CULTURA ESPAÇOS VISUAIS REDE SESC DE GALERIAS Edição 2015 Artes Visuais

PROGRAMA DE CULTURA ESPAÇOS VISUAIS REDE SESC DE GALERIAS Edição 2015 Artes Visuais PROGRAMA DE CULTURA ESPAÇOS VISUAIS REDE SESC DE GALERIAS Edição 2015 Artes Visuais INTRODUÇÃO O Serviço Social do Comércio Sesc, Departamento Regional de Santa Catarina, informa aos interessados os procedimentos

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº002/2014 SELEÇÃO DE CONSULTORES JUNIOR PARA A INOVE CONSULTORIA JUNIOR UNIDADE TAGUATINGA

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº002/2014 SELEÇÃO DE CONSULTORES JUNIOR PARA A INOVE CONSULTORIA JUNIOR UNIDADE TAGUATINGA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº002/2014 SELEÇÃO DE CONSULTORES JUNIOR PARA A INOVE CONSULTORIA JUNIOR UNIDADE TAGUATINGA A FACULDADE PROJEÇÃO, por intermédio da Escola de Negócios, torna pública a abertura

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº002/2015 SELEÇÃO DE CONSULTORES JUNIORES PARA A INOVE CONSULTORIA JÚNIOR UNIDADE TAGUATINGA A FACULDADE PROJEÇÃO,

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº002/2015 SELEÇÃO DE CONSULTORES JUNIORES PARA A INOVE CONSULTORIA JÚNIOR UNIDADE TAGUATINGA A FACULDADE PROJEÇÃO, PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº002/2015 SELEÇÃO DE CONSULTORES JUNIORES PARA A INOVE CONSULTORIA JÚNIOR UNIDADE TAGUATINGA A FACULDADE PROJEÇÃO, por intermédio da Escola de Negócios, torna pública a

Leia mais

Gui d. Inscriçõe. Gramad. Rio Grande do Sul. 08 a 10 Abril 2015

Gui d. Inscriçõe. Gramad. Rio Grande do Sul. 08 a 10 Abril 2015 Gui d Inscriçõe Gramad Rio Grande do Sul 08 a 10 Abril 2015 Pacote d Inscriçõe As inscrições serão divididas em dois tipos de pacotes: Com Hospedagem, incluindo: Ÿ Programação Científica Ÿ Alimentação

Leia mais

FORMULÁRIO DE APOIO A EVENTOS

FORMULÁRIO DE APOIO A EVENTOS FORMULÁRIO DE APOIO A EVENTOS A ABRAVAS, VISANDO CONTRIBUIR PARA A CAPACITAÇÃO DO PROFISSIONAL QUE TRABALHA COM ANIMAIS SELVAGENS, DECIDIU SISTEMATIZAR E PLANEJAR POSSÍVEIS APOIOS PARA REALIZAÇÃO DE EVENTOS

Leia mais

TERMO DE REFERENCIA. Prestação de Serviços de Treinamento para Atendimento a Usuários de TIC

TERMO DE REFERENCIA. Prestação de Serviços de Treinamento para Atendimento a Usuários de TIC TERMO DE REFERENCIA Prestação de Serviços de Treinamento para Atendimento a Usuários de TIC 1. OBJETO Contratação de empresa para prestação de serviço(s) de treinamento para os servidores da área de atendimento

Leia mais

1.1 Poderão participar projetos fotográficos inéditos contendo de 10 (dez) a 20 (vinte) fotografias.

1.1 Poderão participar projetos fotográficos inéditos contendo de 10 (dez) a 20 (vinte) fotografias. Nova Fotografia 2013 Convocatória O projeto anual Nova Fotografia tem por objetivo criar um espaço permanente para exposição de projetos fotográficos de artistas promissores e ainda pouco conhecidos que

Leia mais

EVENTOS DE GRANDE PORTE

EVENTOS DE GRANDE PORTE EVENTOS DE GRANDE PORTE EVENTOS DE GRANDE PORTE Dicas e listas de verificação Dicas e listas de verificação 1. Começando o planejamento: Qual o objetivo do evento? O que se espera que os participantes

Leia mais

FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 0 ÍNDICE NATUREZA E FINALIDADE 2 COORDENAÇÃO DOS CURSOS 2 COORDENAÇÃO DIDÁTICA 2 COORDENADOR DE CURSO 2 ADMISSÃO AOS CURSOS 3 NÚMERO

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO

ORIENTAÇÕES PARA A INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO ORIENTAÇÕES PARA A INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO CURSOS DE EXTENSÃO: Caracterizados como um conjunto articulado de ações pedagógicas, de caráter teórico e/ou prático, presencial ou à distância,

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA 02/2015 HORÁRIOS

CHAMADA PÚBLICA 02/2015 HORÁRIOS CHAMADA PÚBLICA 02/2015 CHAMADA PÚBLICA PARA CURSOS DE EXTENSÃO O (IFG) faz saber, pela presente Chamada Pública, que estarão abertas no período de 13 a 23 de outubro de 2015, as inscrições para o CURSO

Leia mais

Manual do Estagiário

Manual do Estagiário CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA NILO DE STÉFANI - JABOTICABAL Manual do Estagiário CURSO DE TECNOLOGIA EM BIOCOMBUSTÍVEIS 2º Semestre de 2014 Sumário 1 Informações

Leia mais

CTI Coordenadoria de Tecnologia da Informação Procedimento Videoconferência 2015

CTI Coordenadoria de Tecnologia da Informação Procedimento Videoconferência 2015 CTI Coordenadoria de Tecnologia da Informação Procedimento Videoconferência 2015 1 Soluções para transmissões A CTI disponibiliza dois tipos de soluções para transmissão de áudio e vídeo. Videoconferência

Leia mais

SOLICITAÇÃO DE COTAÇÃO N.º 012/2010

SOLICITAÇÃO DE COTAÇÃO N.º 012/2010 Prezados Senhoras e Senhores, SOLICITAÇÃO DE COTAÇÃO N.º 012/2010 Brasília, 08 de setembro de 2010 O Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher UNIFEM solicita a apresentação de Proposta

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 013/UNIR//PRAD/2014 DE 25 DE AGOSTO DE 2014

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 013/UNIR//PRAD/2014 DE 25 DE AGOSTO DE 2014 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 013/UNIR//PRAD/2014 DE 25 DE AGOSTO DE 2014 Estabelece procedimentos para solicitação e acompanhamento dos serviços hospedagem no âmbito da Fundação Universidade Federal de Rondônia

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO INTERNO PARA MONITORES N 002/2015

EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO INTERNO PARA MONITORES N 002/2015 EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO INTERNO PARA MONITORES N 002/2015 O Reitor do CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS CEULP, no uso de suas atribuições e tendo em vista o disposto na Resolução de n 374/2010

Leia mais

Processo de Solicitação de Viagem GENS S.A. Manual do Colaborador

Processo de Solicitação de Viagem GENS S.A. Manual do Colaborador Processo de Solicitação de Viagem GENS S.A. Manual do Colaborador 1 Apresentação Apresentamos o Processo de Viagens GENS Manual do Colaborador. Este Manual é parte integrante do Processo de Viagens GENS.

Leia mais

Conforme REGIMENTO ESCOLAR, seguem informações importantes para o ano letivo 2015.

Conforme REGIMENTO ESCOLAR, seguem informações importantes para o ano letivo 2015. INFORMATIVO ESCOLAR Conforme REGIMENTO ESCOLAR, seguem informações importantes para o ano letivo 2015. PROFISSIONAIS EXPERIENTES Contamos com uma equipe de profissionais capacitados e qualificados para

Leia mais

NORMAS DO ESTÁGIO CURRICULAR

NORMAS DO ESTÁGIO CURRICULAR ANEXO C UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE COMISSÃO COORDENADORA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Fone: (31) 3899-2526. E-mail: cobio@ufv.br NORMAS DO ESTÁGIO CURRICULAR

Leia mais

Serão ofertadas vagas para novos alunos, conforme disponibilidade e critérios da Instituição, nas turmas/turnos:

Serão ofertadas vagas para novos alunos, conforme disponibilidade e critérios da Instituição, nas turmas/turnos: Avenida Serrana, 511 Serrano Belo Horizonte MG 30.882-370 Telefone: (31)3476-1405 I N S T I T U I Ç Ã O P A R C E I R A INFORMAÇÕES SOBRE A ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS NA ESCOLA EDUCAR E CRONOGRAMA DE DATAS

Leia mais

Termo de Referência CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU. Especialização em Direito Urbano e Ambiental Ministério Público do Estado da Bahia

Termo de Referência CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU. Especialização em Direito Urbano e Ambiental Ministério Público do Estado da Bahia FUNDAÇÃO ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO FACULDADE DE DIREITO Credenciada pela Portaria MEC n.º 3.640, de 17/10/2005 DOU de 20/10/2005. Atendendo o disposto na Resolução CES/CNE nº 1, de 08 de junho

Leia mais

PROGRAMA DE APRENDIZAGEM 2015/2 ORIENTAÇÕES AOS EMPRESÁRIOS

PROGRAMA DE APRENDIZAGEM 2015/2 ORIENTAÇÕES AOS EMPRESÁRIOS PROGRAMA DE APRENDIZAGEM 2015/2 ORIENTAÇÕES AOS EMPRESÁRIOS Wagner Alves Maciel wagner.maciel@sc.senac.br (48) 3229-3222 VERSÃO 01 29/04/2015 07 páginas Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Faculdade

Leia mais

Programa de Apoio Didático Graduação - Perguntas Frequentes

Programa de Apoio Didático Graduação - Perguntas Frequentes Geral 1.1) O que é PAD? O Programa de Apoio Didático (PAD), instituído pela Resolução GR-49/2007 e renovado pela Resolução GR-54/2010, é um programa de bolsas destinado exclusivamente a alunos da graduação

Leia mais

Matrícula: as dúvidas mais frequentes dos alunos da RETEC

Matrícula: as dúvidas mais frequentes dos alunos da RETEC Matrícula: as dúvidas mais frequentes dos alunos da RETEC 1. Qual o período da matrícula? O período de matrícula compreende o período de 23 de julho a 3 de agosto. A partir de 7 de agosto, poderá haver

Leia mais

NORMA INTERNA DE TREINAMENTO FAUUSP

NORMA INTERNA DE TREINAMENTO FAUUSP NORMA INTERNA DE TREINAMENTO FAUUSP 1. OBJETIVOS Apresentar as diretrizes básicas e os procedimentos institucionais necessários à realização das atividades de treinamento. 2. DEFINIÇÕES 2.1. Treinamento

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA 15/2015 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO NO CURSO BÁSICO DE PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 2010 EAD

EDITAL DE ABERTURA 15/2015 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO NO CURSO BÁSICO DE PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 2010 EAD EDITAL DE ABERTURA 15/2015 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO NO CURSO BÁSICO DE PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 2010 EAD 1. DA REALIZAÇÃO A Escola de Governo (EG), através da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO EM SOFTWARE LIVRE CONCEITOS E PROJETOS DE BANCO DE DADOS E SQL

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO EM SOFTWARE LIVRE CONCEITOS E PROJETOS DE BANCO DE DADOS E SQL O trabalho consiste na resolução de um exercício e na confecção de um relatório. 17/10/2005 é o último dia para entrega. O trabalho deverá entregue impresso e o seu conteúdo gravado numa mídia. O formato

Leia mais

autorizados terão acesso ao preenchimento do check list eletrônico. do evento deverá solicitar ajuda ao Apoio à Coordenação dos Cursos.

autorizados terão acesso ao preenchimento do check list eletrônico. do evento deverá solicitar ajuda ao Apoio à Coordenação dos Cursos. A PUC Minas no São Gabriel em seus sete anos de existência tem desenvolvido, por meio dos seus cursos de graduação, grande número de eventos acadêmicos e institucionais. Devido à complexidade dos eventos,

Leia mais

Fluxograma de Eventos (versão final aprovada 29/04/13)

Fluxograma de Eventos (versão final aprovada 29/04/13) Fluxograma de Eventos (versão final aprovada 29/04/13) INÍCIO Atenção: A Administração financeira do evento deve estar vinculada OBRIGATORIAMENTE a um CNPJ. A Coordenador do evento Até 60 dias antes do

Leia mais

RESOLUÇÃO DE ESTÁGIO DOCENTE

RESOLUÇÃO DE ESTÁGIO DOCENTE Resolução ColPPGA 02/2012 RESOLUÇÃO DE ESTÁGIO DOCENTE Estabelece normas para a realização de Estágio Docência do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina. O

Leia mais

58ª Feira do Livro de Porto Alegre 2012

58ª Feira do Livro de Porto Alegre 2012 58ª Feira do Livro de Porto Alegre 2012 REGULAMENTO DAS SESSÕES DE AUTÓGRAFOS As inscrições para sessões de autógrafos na 58ª Feira do Livro de Porto Alegre deverão ser solicitadas através de formulário

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA VOLUNTÁRIA 2008

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA VOLUNTÁRIA 2008 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UEMG ESCOLA DE DESIGN ED COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO NUCLEO INTEGRADOR DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - NIPP PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA VOLUNTÁRIA 2008 Aprovado pelo

Leia mais

MANUAL CONTRATAÇÃO DE EVENTOS PRÉ EVENTO A) ELABORAÇÃO DA ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA E TRÂMITES PARA CONTRATAÇÃO DA EMPRESA

MANUAL CONTRATAÇÃO DE EVENTOS PRÉ EVENTO A) ELABORAÇÃO DA ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA E TRÂMITES PARA CONTRATAÇÃO DA EMPRESA MANUAL CONTRATAÇÃO DE EVENTOS PRÉ EVENTO A) ELABORAÇÃO DA ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA E TRÂMITES PARA CONTRATAÇÃO DA EMPRESA 1) Reunião Prévia (Responsável: Secretaria Demandante) Solicitação de Contratação,

Leia mais

Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP

Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP 1.INTRODUÇAO...... 3 2.ONDE CONSEGUIR INFORMAÇÔES?... 4 Normas USP... 4 Site EACH...4 Sistema de atendimento da Comissão de

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS - CESCAGE FACULDADES INTEGRADAS DOS CAMPOS GERAIS

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS - CESCAGE FACULDADES INTEGRADAS DOS CAMPOS GERAIS CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS - CESCAGE FACULDADES INTEGRADAS DOS CAMPOS GERAIS MANUAL DE MONITORIA ACADÊMICA Com base na Resolução CSA 02/07, que estabelece Monitoria Acadêmica Centro de

Leia mais

Faculdade Marista Regulamento de Monitoria

Faculdade Marista Regulamento de Monitoria Faculdade Marista Regulamento de Monitoria INTRODUÇÃO Art. 1º - O presente Regulamento regula e disciplina a atividade acadêmica da MONITORIA para estudantes do Cursos de Graduação da Faculdade Marista,

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA ORGANIZAÇÃO DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO PELO MESTRANDO

PROCEDIMENTOS PARA ORGANIZAÇÃO DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO PELO MESTRANDO PROCEDIMENTOS PARA ORGANIZAÇÃO DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO PELO MESTRANDO Este roteiro não dispensa a leitura da Norma Complementar Nº002 (05/09/2012) alterado em 04/12/2013 e do Regimento Interno do PPGEP-S

Leia mais

05 - Como faço para acessar um curso no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle/UFGD.

05 - Como faço para acessar um curso no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle/UFGD. DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE CURSOS DE CAPACITAÇÃO 01 - O que é o Plano Anual de Capacitação? O Plano Anual de Capacitação tem como norteador o Decreto 5.707/06 que institui a Política e as Diretrizes para

Leia mais

OBJETIVO MATERIAIS NECESSÁRIOS DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES

OBJETIVO MATERIAIS NECESSÁRIOS DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Padrão N : 7.3 Estabelecido em: 28/06/2011 Revisado em: 28/06/2011 N da Revisão: 00 Setor: NCP (Núcleo de Controle de Produtos) Tarefa: Padronização de procedimentos internos

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA ORGANIZAÇÃO DO EXAME DE DEFESA PELO MESTRANDO (PRÉ-DEFESA)

PROCEDIMENTOS PARA ORGANIZAÇÃO DO EXAME DE DEFESA PELO MESTRANDO (PRÉ-DEFESA) PROCEDIMENTOS PARA ORGANIZAÇÃO DO EXAME DE DEFESA PELO MESTRANDO (PRÉ-DEFESA) Este roteiro não dispensa a leitura da Norma Complementar Nº007 (05/09/2012) e do Regimento Interno do PPGEP-S 1. Sobre os

Leia mais

-0> INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 65, DE 30 DE OUTUBRO DE 2012.

-0> INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 65, DE 30 DE OUTUBRO DE 2012. -0> INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 65, DE 30 DE OUTUBRO DE 2012. Dispõe sobre os critérios e os procedimentos para promoção, organização e participação da ANAC em eventos internos e externos. A DIRETORIA DA AGÊNCIA

Leia mais

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM TESTES DE SOFTWARE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM TESTES DE SOFTWARE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM TESTES DE SOFTWARE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA 1. APRESENTAÇÃO Este regulamento apresenta as regras e os critérios estabelecidos pelo Núcleo

Leia mais

Perguntas mais frequentes (FAQ) Alunos Internacionais 2015-2016

Perguntas mais frequentes (FAQ) Alunos Internacionais 2015-2016 Perguntas mais frequentes (FAQ) Alunos Internacionais 2015-2016 Nomeações Estudantes que desejarem fazer intercâmbio, durante a graduação ou a pósgraduação, na Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio

Leia mais

Regulamento Copa Rio Info de Algoritmos - CRIA 2014

Regulamento Copa Rio Info de Algoritmos - CRIA 2014 1. Objetivos A Copa Rio Info de Algoritmos CRIA é uma iniciativa do TI Rio e Fanainfo apoiada por diversas instituições e empresas e que tem por objetivos: 1.1 Estimular o interesse pelas Tecnologias da

Leia mais

CURSOS ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CURSOS ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROJETO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES ANO 2007 CURSOS ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS INTRODUÇÃO: Tendo como objetivo propiciar ao aluno um conjunto de oportunidades que se refletirão, de forma direta

Leia mais

TERMO DE COTAÇÃO PRÉVIA N.º

TERMO DE COTAÇÃO PRÉVIA N.º AROEIRA TERMO DE COTAÇÃO PRÉVIA N.º 002/2011 Salvador, 01 de dezembro de 2011 O Instituto Aliança com o Adolescente - IA solicita a apresentação de Proposta para a prestação de serviços de eventos (infra-estrutura,

Leia mais

Promover o cartaz como uma das mais importantes formas de comunicação e expressão.

Promover o cartaz como uma das mais importantes formas de comunicação e expressão. 1. APRESENTAÇÃO O VARAL DO DESIGN é uma mostra nacional de cartazes aberta a designers e artistas gráficos de todo o País. A cada edição o evento tem um tema único que pretende valorizar a criação autoral

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS CURSO DE MEDICINA UNIFENAS BH? ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS CURSO DE MEDICINA UNIFENAS BH? ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DE ORIENTAÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS CURSO DE MEDICINA UNIFENAS BH ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1- O QUE É UMA LIGA ACADÊMICA? As Ligas Acadêmicas são entidades sem fins lucrativos. As Ligas Acadêmicas

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA - TURMA 2015

CHAMADA PÚBLICA - TURMA 2015 CHAMADA PÚBLICA - TURMA 2015 CURSO DE ANÁLISE ESPACIAL E GEOPROCESSAMENTO EM SAÚDE Periodicidade: Anual Coordenadores: Christovam Barcellos e Mônica Magalhães Objetivos do Curso Introduzir conceitos básicos

Leia mais

UNITED NATIONS CHILDREN S FUND (UNICEF) Wishes to invite you to submit a proposal for

UNITED NATIONS CHILDREN S FUND (UNICEF) Wishes to invite you to submit a proposal for UNITED NATIONS CHILDREN S FUND (UNICEF) Wishes to invite you to submit a proposal for Contratação de empresa para prestação de serviços de hospedagem; alimentação, aluguel de espaço e equipamentos para

Leia mais

PROFESSORES - PASSO A PASSO PARA PARTICIPAÇÃO NA FECETE

PROFESSORES - PASSO A PASSO PARA PARTICIPAÇÃO NA FECETE PROFESSORES - PASSO A PASSO PARA PARTICIPAÇÃO NA FECETE PROFESSOR Este material reúne as informações que você precisa para orientar seus alunos para a participação na FECETE. Identifique na sua escola

Leia mais

XVI MARATONA CULTURAL ACESC CONCURSO DE ARTES PLÁSTICAS (2014)

XVI MARATONA CULTURAL ACESC CONCURSO DE ARTES PLÁSTICAS (2014) XVI MARATONA CULTURAL ACESC CONCURSO DE ARTES PLÁSTICAS (2014) REGULAMENTO Capítulo I DA INSCRIÇÃO E ENTREGA DOS DOCUMENTOS DO CONCURSO DE ARTES PLÁSTICAS Art. 1º. As inscrições dos sócios deverão ser

Leia mais

SAG SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO 2013

SAG SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO 2013 INFORMAÇÕES AOS COMITÊS E FRANQUEADOS Este material tem o objetivo de fornecer aos comitês regionais e setoriais do PGQP, e a seus franqueados, informações atualizadas sobre o SAG 2013 e orientações para

Leia mais

FACULDADE PATOS DE MINAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO INSTRUÇÕES PARA ORIENTADORES E ORIENTADOS

FACULDADE PATOS DE MINAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO INSTRUÇÕES PARA ORIENTADORES E ORIENTADOS INSTRUÇÕES PARA ORIENTADORES E ORIENTADOS Seguem abaixo informações fundamentais que devem orientar a realização do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) que será feito individualmente e em forma MONOGRAFIA

Leia mais

Regulamento para inscrição na 10ª Semana da Música de Ouro Branco

Regulamento para inscrição na 10ª Semana da Música de Ouro Branco Regulamento para inscrição na 10ª Semana da Música de Ouro Branco 1. Inscrições e seleção 1.1 Para efetuar a inscrições para a 10ª Semana da Música de Ouro Branco, o candidato deverá acessar o site www.semanadamusica.com;

Leia mais

TREINAMENTO SISTEMA RESERVE. Hospedagem

TREINAMENTO SISTEMA RESERVE. Hospedagem TREINAMENTO SISTEMA RESERVE Hospedagem ACESSO AO SISTEMA RESERVE Acesso: Intranet: Área do Empregado >> Viagens >> Site da BK2: www.lcc-bk2.com; Digitar o Login de usuário do Reserve; 2 Digitar a senha

Leia mais

Rede de Inovação em Gestão do Turismo

Rede de Inovação em Gestão do Turismo Rede de Inovação em Gestão do Turismo Guia de Preenchimento do Termo de Cooperação e da Ficha de Inscrição 1. Comunicado da SETUR aos Municípios 2. Roteiro para Preenchimento: a. Termo de Cooperação b.

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES DA GESTÃO DO TRABALHO FRENQUENTLY ANSWER QUESTIONS (FAQ S) ATIVIDADES PARA FORMAÇÃO

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES DA GESTÃO DO TRABALHO FRENQUENTLY ANSWER QUESTIONS (FAQ S) ATIVIDADES PARA FORMAÇÃO PERGUNTAS MAIS FREQUENTES DA GESTÃO DO TRABALHO FRENQUENTLY ANSWER QUESTIONS (FAQ S) ATIVIDADES PARA FORMAÇÃO 1 FORMAÇÃO 1.1 O que é formação? Todas atividades relacionadas ao processo de educação, que

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE EDUCAÇÃO - TERRITÓRIOS, EDUCAÇÃO INTEGRAL E CIDADANIA (TEIA) EDITAL 001/2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE EDUCAÇÃO - TERRITÓRIOS, EDUCAÇÃO INTEGRAL E CIDADANIA (TEIA) EDITAL 001/2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE EDUCAÇÃO - TERRITÓRIOS, EDUCAÇÃO INTEGRAL E CIDADANIA (TEIA) EDITAL 001/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS O Grupo Territórios, Educação Integral

Leia mais

SECRETARIA GERAL DAS RELAÇÕES EXTERIORES INSTITUTO RIO BRANCO LXIV CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE DIPLOMATAS

SECRETARIA GERAL DAS RELAÇÕES EXTERIORES INSTITUTO RIO BRANCO LXIV CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE DIPLOMATAS SECRETARIA GERAL DAS RELAÇÕES EXTERIORES INSTITUTO RIO BRANCO EDITAL DE 25 DE MARÇO DE 2014 LXIV CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE DIPLOMATAS O DIRETOR-GERAL DO INSTITUTO RIO BRANCO, no uso de suas atribuições,

Leia mais

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE ACESSIBILIDADE DIGITAL

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE ACESSIBILIDADE DIGITAL REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE ACESSIBILIDADE DIGITAL 1. APRESENTAÇÃO Este regulamento apresenta as regras e os critérios estabelecidos pelo Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD) para participação

Leia mais

EDITAL PF no. 008/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA

EDITAL PF no. 008/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA EDITAL PF no. 008/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA O CONASS: O Conselho Nacional de Secretários de Saúde é uma entidade

Leia mais

EDITAL EXTENSÃO nº 005/2014

EDITAL EXTENSÃO nº 005/2014 Ministério da Educação MEC Universidade Federal de Pelotas UFPel Centro de Letras e Comunicação CLC Câmara de Extensão CaExt EDITAL EXTENSÃO nº 005/2014 Por decisão do Conselho Deliberativo da Câmara de

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL AQUISIÇÃO / QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES

PROCEDIMENTO OPERACIONAL AQUISIÇÃO / QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Histórico de Revisões Rev. Modificações 01 30/04/2007 Primeira Emissão 02 15/06/2009 Alteração de numeração de PO 7.1 para. Alteração do título do documento de: Aquisição para: Aquisição / Qualificação

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA - TURMA 2015

CHAMADA PÚBLICA - TURMA 2015 CHAMADA PÚBLICA - TURMA 2015 CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM INTERNET E SAÚDE Periodicidade: Anual Coordenadores: André Pereira Neto Objetivos do Curso Apresentar e debater os principais temas e problemas relacionados

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM SEÇÃO CEARÁ

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM SEÇÃO CEARÁ ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM SEÇÃO CEARÁ EDITAL INTERNO Nº 02/2014 MONITORIA DA 13ª JORNADA NORTE-NORDESTE DE CENTRO CIRÚRGICO E CENTRAL DE ESTERILIZAÇÃO DISPÕE SOBRE A OFERTA DE VAGAS PARA ACADÊMICOS

Leia mais

CURSO DE MEDICINA VETRINÁRIA

CURSO DE MEDICINA VETRINÁRIA FACULDADES INTEGRADAS VALE DO IGUAÇU - UNIGUAÇU CURSO DE MEDICINA VETRINÁRIA REGIMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIÃO DA VITÓRIA 2012 REGIMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

Leia mais

Manual de Procedimentos Para Recrutamento e Seleção

Manual de Procedimentos Para Recrutamento e Seleção Manual de Procedimentos Para Recrutamento e Seleção Versão: V0_0_10 Data: 13 de setembro de 2013 Procedimentos para recrutamento e seleção de servidores por processo seletivo público. Diretoria Geral de

Leia mais

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA. Capítulo I Da Origem e Finalidade

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA. Capítulo I Da Origem e Finalidade REGULAMENTO DA MONOGRAFIA Capítulo I Da Origem e Finalidade Art. 1º. A monografia é exigida nos cursos de pós-graduação lato sensu, conforme resolução nº 1 de 3 de abril de 2001 do CNE/CES (Conselho Nacional

Leia mais

Gestão e Planejamento de Eventos MANUAL DO CURSO

Gestão e Planejamento de Eventos MANUAL DO CURSO Gestão e Planejamento de Eventos MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta 9h às 20h45 Sábado

Leia mais

3º Seminário Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital

3º Seminário Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital 3º Seminário Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital Regulamento 1. Disposições Gerais O Curso de Comunicação Social e o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa,

Leia mais

MANUAL DE FORMATURAS 2007

MANUAL DE FORMATURAS 2007 MANUAL DE FORMATURAS 2007 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. DEFINIÇÃO DAS DATAS... 3 3. DEFINIÇÃO DO LOCAL... 3 4. DOCUMENTAÇÃO DE CONCLUSÃO DE CURSO... 4 5. COMISSÃO DE FORMATURA... 4 6. FORMANDOS... 5 7.

Leia mais

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO IFSULDEMINAS

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO IFSULDEMINAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES

Leia mais

Manual para envio de candidaturas

Manual para envio de candidaturas Manual para envio de candidaturas Encontro Nacional de Coordenadores de Curso de Engenharia de Produção e/ou Encontro Nacional de Engenharia de Produção Guia elaborado em junho/2014 por Gabriela Olivato

Leia mais

EDITAL Nº 053/2015, DE 05 DE OUTUBRO DE 2015

EDITAL Nº 053/2015, DE 05 DE OUTUBRO DE 2015 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL EDITAL Nº 053/2015, DE 05 DE OUTUBRO DE 2015 SELEÇÃO DE ALUNOS PARA

Leia mais

SEDE SÃO PAULO SUBSEDE SANTOS SUBSEDE CAMPINAS

SEDE SÃO PAULO SUBSEDE SANTOS SUBSEDE CAMPINAS SINDICATO DOS TRABALHADORES NO SISTEMA DE OPERAÇÃO, SINALIZAÇÃO, FISCALIZAÇÃO, MANUTENÇÃO E PLANEJAMENTO VIÁRIO E URBANO DO ESTADO DE SÃO PAULO - SINDVIÁRIOS 1º CONCURSO DE FOTOGRAFIA DO SINDVIÁRIOS TEMA:

Leia mais

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES DESTE CAMPUS EM: VISITAS TÉCNICAS CAPÍTULO I

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES DESTE CAMPUS EM: VISITAS TÉCNICAS CAPÍTULO I REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES DESTE CAMPUS EM: VISITAS TÉCNICAS CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS Artigo 1º - Visita técnica é atividade complementar dos componentes curriculares dos cursos

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA 07/2015 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO CURSO DE ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO INSTITUCIONAL

EDITAL DE ABERTURA 07/2015 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO CURSO DE ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO INSTITUCIONAL EDITAL DE ABERTURA 07/2015 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO CURSO DE ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO INSTITUCIONAL 1. DA REALIZAÇÃO A Escola de Governo (EG), através da Fundação para o Desenvolvimento

Leia mais

REVISÕES C - PARA CONHECIMENTO D - PARA COTAÇÃO. Rev. TE Descrição Por Ver. Apr. Aut. Data. 0 C Emissão inicial. DD MAC MAC RPT 30/03/12

REVISÕES C - PARA CONHECIMENTO D - PARA COTAÇÃO. Rev. TE Descrição Por Ver. Apr. Aut. Data. 0 C Emissão inicial. DD MAC MAC RPT 30/03/12 1/8 REVISÕES TE: TIPO EMISSÃO A - PRELIMINAR B - PARA APROVAÇÃO C - PARA CONHECIMENTO D - PARA COTAÇÃO E - PARA CONSTRUÇÃO F - CONFORME COMPRADO G - CONFORME CONSTRUÍDO H - CANCELADO Rev. TE Descrição

Leia mais

Curso de Publicidade e Propaganda NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Curso de Publicidade e Propaganda NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Curso de Publicidade e Propaganda NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Viçosa, Minas Gerais 2015 1 INTRODUÇÃO As atividades complementares, inseridas no projeto pedagógico, têm por finalidade proporcionar

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CHAMADA COMPLEMENTAR SIMPLIFICADA N 11/2015 PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS PARA ATUAR COMO TUTORES DO CURSO DE ESPANHOL

Leia mais

Prezados alunos e docentes:

Prezados alunos e docentes: 1 FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS NÚCLEO DE PSICOLOGIA EDITAL II DAS ATRIBUIÇÕES DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA EDUCACIONAL, PSICOLOGIA DO, PSICOLOGIA CLÍNICA E PSICOLOGIA INSTITUCIONAL/SOCIAL - 1º SEMESTRE

Leia mais

REGULAMENTO DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DIRETORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA COORDENAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA REGULAMENTO DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CACOAL 2010 Considerando as exigências

Leia mais

PROGRAMA PROGOVERNO BIRD

PROGRAMA PROGOVERNO BIRD PROGRAMA PROGOVERNO BIRD TERMO DE REFERÊNCIA Nº 01/2013 TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA DE EMPRESA ESPECIALIZADA QUE IRÁ DESENVOLVER E MINISTRAR TREINAMENTO NA ELABORAÇÃO DE TERMO DE

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES PROJETO AÇÕES DE GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA O APRIMORAMENTO DA POLÍTICA NACIONAL DE TURISMO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORES EDITAL Nº 001/2013 Abre inscrições e define normas do processo

Leia mais

11º SIMPÓSIO SUL-RIO-GRANDENSE DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

11º SIMPÓSIO SUL-RIO-GRANDENSE DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA 11º SIMPÓSIO SUL-RIO-GRANDENSE DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA 1. QUEM DEVE PARTICIPAR DO 11º SIMPÓSIO SUL-RIO-GRANDENSE DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA a) Professores da educação básica,

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC I. DA FINALIDADE E OBJETIVO Art. 1º. Este Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas aos Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Leia mais

NÃO SABIA QUE IRIA SER ISENTO DO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO E JÁ EFETUEI O PAGAMENTO. VOU RECEBER RESSARCIMENTO?

NÃO SABIA QUE IRIA SER ISENTO DO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO E JÁ EFETUEI O PAGAMENTO. VOU RECEBER RESSARCIMENTO? Índice 01 INSCRIÇÕES E RETIRADA DE MATERIAL (CREDENCIAMENTO) PRECISO REALIZAR INSCRIÇÃO NO ENCONTRO? COMO POSSO EFETUAR O PAGAMENTO DE MINHA INSCRIÇÃO? NÃO SABIA QUE IRIA SER ISENTO DO PAGAMENTO DA TAXA

Leia mais

NORMAS DE USO DE ESPAÇOS FÍSICOS DA UFCSPA

NORMAS DE USO DE ESPAÇOS FÍSICOS DA UFCSPA NORMAS DE USO DE ESPAÇOS FÍSICOS DA UFCSPA Art. 1º - Os espaços serão utilizados preferencialmente por atividades administrativas, de ensino, de extensão e de pesquisa da UFCSPA. 1º - O horário de realização

Leia mais

profissionais graduados.

profissionais graduados. A pós-graduação lato sensu são cursos promovidos pela Faculdade de Jaguariúna com mais de 360 horas (entre 12 e 18 meses geralmente) em conformidade com a Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007,

Leia mais

Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu

Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu Centro Pastoral, Educacional e Assistencial Dom Carlos - CPEA PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL N 06/2013 VIZIVALI A FACULDADE

Leia mais

REGULAMENTO - JBC 2016 J A N E I R O B R A S I L E I R O D A C O M É D I A

REGULAMENTO - JBC 2016 J A N E I R O B R A S I L E I R O D A C O M É D I A REGULAMENTO - JBC 2016 J A N E I R O B R A S I L E I R O D A C O M É D I A 1. Apresentação 1.1 A Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, por meio de sua Secretaria de Cultura, realizará no período

Leia mais

EDITAL Nº 018/2015 PROEX/UERN SELEÇÃO DE BOLSA DE EXTENSÃO E ALUNOS VOLUNTÁRIOS PARA O FESTUERN 2015

EDITAL Nº 018/2015 PROEX/UERN SELEÇÃO DE BOLSA DE EXTENSÃO E ALUNOS VOLUNTÁRIOS PARA O FESTUERN 2015 Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN Pró-Reitoria de Extensão PROEX Campus Universitário BR 110,

Leia mais

EDITAL DE ESTÁGIO NÃO REMUNERADO

EDITAL DE ESTÁGIO NÃO REMUNERADO EDITAL DE ESTÁGIO NÃO REMUNERADO O Eixo de Controle e Processos Industriais vem através deste edital divulgar vaga de estágio não remunerado conforme itens a seguir: 1. DO OBJETO 1.1. O presente Edital

Leia mais

2ª MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DOS CURSOS DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO E ENGENHARIA CIVIL FACULDADE CAPIXABA DA SERRA MULTIVIX SERRA

2ª MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DOS CURSOS DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO E ENGENHARIA CIVIL FACULDADE CAPIXABA DA SERRA MULTIVIX SERRA 2ª MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DOS CURSOS DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO E ENGENHARIA CIVIL FACULDADE CAPIXABA DA SERRA MULTIVIX SERRA O presente Edital visa divulgar as regras e as datas que

Leia mais