História da Enfermagem-PROFª SANDRA SOUZA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "História da Enfermagem-PROFª SANDRA SOUZA"

Transcrição

1 História da Enfermagem-PROFª SANDRA SOUZA Algum de vocês saberia contar a sua História? E se a pergunta for, conte uma história de sua infância? Conceito de História: história vem do Grego historie e significa testemunho, no sentido daquele que vê. O estudo da história começa quando os homens encontram elementos de sua existência nas realizações dos seus antepassados. A História em geral se subdivide em: >Pré-história: antes de surgir à escrita até a.c. >Idade antiga (Antiguidade): de a.c. até 476 (invasão do Império Romano). >Idade média (Medieval): e 476 a 1453 (conquista de Constantinopla). >Idade Moderna: 1453 a 1789 (Revolução Francesa). >Idade Contemporânea: de 1789 até os dias de hoje.

2 A profissão de enfermagem se desenvolveu através de séculos, em estreita relação com a história da civilização, mas cientificamente, a profissão não se desenvolveu no mesmo ritmo do desenvolvimento da medicina. Servir com habilidade e ciência, esses são os elementos básicos da nossa profissão. Quando não havia ainda ciência, o espírito de servir, no sentido de dar conforto físico e moral ao doente, afastar deles os perigos, ajudara alcançar a cura era o que guiava a quem se dedicava nessa função. O entrelaçamento desses três elementos não se fazia sempre presente de forma única. A religião, os costumes, a condição social da mulher influenciavam na desigualdade, de modo que por muito tempo somente havia dedicação e não ciência. Atualmente a arte, a ciência e o espírito de serviço alcançaram uma nova era profissional, onde obtivemos progressos. Unidade I Período antes de Cristo Podemos dizer que as mães são nossas primeiras enfermeiras, uma vez que cuidam de seus filhos com zelo, dedicação e segurança, mesmo na maioria, não tendo sido orientadas para isso. Nesse período as doenças eram consideradas castigos de Deus ou possessão diabólica e por tais motivos, sacerdotes e feiticeiras exerciam as funções de médicos, enfermeiros e farmacêuticos. O objetivo do tratamento era aplacar as divindades, muitas vezes através de sacrifícios. Porém desde essa época, já se utilizavam banhos (água fria ou quente), massagens, produtos purgativos e provocadores de náuseas e vômitos para alguns casos. OBJETIVO: tornar o corpo tão desagradável, que nem os espíritos queriam ficar neles. Com o passar do tempo, alguns sacerdotes começaram a adquirir conhecimentos sobre plantas medicinais e por isso, delegaram as funções de cuidar para outros, surgindo então uma divisão de função e a atividade de enfermeiros.

3 Curiosidades. Vocês já ouviram falar em terapia da água? Pois bem, hoje diversas pessoas buscam tratamentos alternativos para seus problemas de saúde e a Água é uma dessas terapias. É vista como um remédio natural e beneficia todo o corpo e não tem efeitos colaterais. Vejam só, terapias já utilizadas nos tempos antigos ainda perduram até hoje. Na nossa prática profissional, empregamos, por exemplo, banhos frios de imersão (banheira) em crianças com febre alta e com risco de convulsão. Mas esse tratamento também pode curar estados agudos da diarréia à enxaqueca, passando pelos resfriados bem como a má saúde crônica. São essas afirmativas feitas por quem já utilizou esse tipo de tratamento. Vamos agora dividir nossa História por regiões para facilitar nosso entendimento. EGITO. Em livros antigos datados de 4688 a 1522 a.c. são descritas práticas da medicina que incluem doenças, operações e uso de drogas. No manuscrito do período do faraó Imhotep, é mencionado o controle da mente sobre o corpo. No papiro de Berlin, são descritas prescrições com fórmulas médicas seguidas de fórmulas religiosas, que o doente deveria pronunciar enquanto tomava o remédio e aquele que preparava a droga devia fazê-lo também orando para seus deuses.

4 Nessa época a prática religiosa era unida aos conhecimentos científicos, e por isso nos templos haviam escolas de medicina e as mais conhecidas foram as de Tebas, Mênfis, Sais e Chem. Como prática para os estudantes, eram mantidos ambulatórios gratuitos aos pobres. Os sacerdotes-médicos usavam o turbante de Osires (deus de sua época) e mantos brancos, mas seus trabalhos altamente eram remunerados e somente os ricos podiam utilizá-los. Já classificavam o coração como centro da circulação, embora não soubessem como esta se processava e reconheciam o ato respiratório como o mais importante. Os Egípicios já praticavam o Hipnotismo, interpretavam sonhos, admitiam a influência dos astros na saúde. Sem falar na habilidade de embalsamar e fazer e colocar ataduras nos mortos. As leis religiosas e civis recomendavam a hospitalidade e o auxilio aos desamparados, mas proibia a dissecção do corpo humano, o que trazia barreiras para o progresso científico.

5 ÍNDIA. Documentos do séc. VI nos fizeram conhecer como os hindus eram adiantados em enfermagem e medicina e ajudar aos desamparados, amparados pela doutrina Budista, onde a bondade é um incentivo ao progresso. Eles descreviam ligamentos, vãos linfáticos, músculos, nervos e plexos, o coração seria a sede da consciência e ponto de partida dos nervos. Conheciam o processo de digestão, faziam suturas, amputações e corrigiam fraturas.

6 Tratavam com dietas, banhos, clisteres (lavagens), inalações e sangrias. Conheciam antídotos para venenos e usavam plantas medicinais. Sua diferença entre os povos antigos foi à construção de hospitais e escolha de enfermeiros, exigindo deles um conjunto de qualidades e conhecimentos. O rei Asoka, a cerca 225 a.c. construiu um hospital notável e havia músicos, narradores de histórias e poetas para distrair os doentes. Funcionavam também como escolas de medicina. Fonte: pt.wikipedia.com/enfermeirosdalegria. Os enfermeiros hindus deveriam ter asseio, habilidade, conhecimento na arte culinária e preparo de remédios, devendo também ser puros, dedicados e cooperadores. Também descreveram cirurgias como catarata, hérnia, cesariana. Estabeleceram normas para preparo das salas de operação e uso de drogas anestésicas. Eles já pressentiam ser possível a PREVENÇÃO das doenças, melhor que remediar. Tratado de Medicina escrito por Charaka:

7 O médico, as drogas, o enfermeiro e o paciente constituem um agregado de quatro. Devemos conhecer as qualidades de cada um na contribuição para a cura. Conhecimento do preparo das drogas e de sua administração, inteligência, dedicação, pureza de corpo e espírito são as quatros qualidades do enfermeiro. Infelizmente o regime de castas, fez decair a medicina hindu. A partir daí, as doenças passaram a ser combatidas com orações aos gênios da saúde e exortação a alma dos remédios. No livro dos Vedas, existiam fórmulas mágicas para curar doenças e epidemias e, prescrições higiênicas e religiosas como: pela manhã, banhar-se, limpar os dentes, pingar colírio nos olhos, perfumar-se, mudar a roupa e adorar os deuses. Por muito tempo a medicina foi privilégio exclusivo dos Sacerdotes, depois permitida aos Guerreiros e aos poucos á lavradores e descendentes dos povos vencidos pelos hindus. Os médicos hindus faziam juramento (viver na lei, não empregar suas atividades em práticas condenáveis, tratar ricos e pobres, não lucrar e se vingar). O ensino teórico compreendia: história das doenças e dos remédios, influência dos astros e das pedras sobre a saúde, modo de extrair o suco das plantas e preparo dos remédios. Além disso, deveriam aprender orações aos deuses da morte, da vida e da saúde. Proibiu-se derramar sangue de animais e impuro tocar em cadáveres. Nas leis Manu 2 a. C., as doenças eram produzidas por espíritos malignos, quer como castigo que Deus impunha aos culpados, inclusive atribuindo determinadas doenças a determinados crimes. Exemplo: o ébrio (alcoólatra) teria os dentes estragados; o assassino teria tuberculose; o ladrão perderia um membro; o ladrão de roupas leproso, o ladrão de cavalos manco; o de lâmpadas cego. Os defeitos de nascença seriam castigos pelos pecados dos pais (cegueira, surdez, loucura). Curiosidades. O regime de castas hindu dividiu a população em: Brâmanes (Cabeça): Sacerdotes Filósofos e Professores; Xátrias (braços): Militares e governantes; Vaixás (pernas): Comerciantes e agricultores;

8 Sudras (pés): artesãos, operários e camponeses. Dálits (poeira dos pés): considerados impuros e faziam trabalhos como recolher resíduos e de coveiros. Perguntas: 1-Qual povo descrevia o Hipnotismo como prático medicinal? Correlacione às colunas: (A) Constitui ainda o espírito da enfermagem (B) Orar enquanto preparam as drogas (C) Agregado de quatro: médico, drogas, enfermeiros e pacientes (D) Dietas, inalações e banhos ( ) Índia ( ) Egito ( ) Charaka, Tratado de Medicina ( ) Servir com habilidade e ciência PALESTINA. Monoteísmo, ou crença em um só Deus. Moisés, primeiro legislador desse povo prescreveu preceitos de higiene, que o colocou como um dos grandes sanitaristas de todos os tempos. Suas instruções eram detalhadas nos casos de doenças da pele: exame do doente, diagnóstico, isolamento, expurgo e desinfecção, afastamento de objetos contaminados para locais inacessíveis. Os doentes deveriam ser isolados e reexaminados antes de serem liberados. Há prescrições severas para os casos de Lepra em trechos do Levítico (Bíblia Hebraica). A religião determinava deveres de proteção aos órfãos, ás viúvas e a hospitalidade aos estrangeiros. Não se falava em hospitais, mas nos casos de calamidades os

9 doentes eram visitados e os enfermos colocados em locais separados, mesmo dentro das casas. ASSÍRIA E BABILÔNIA. O código de Hamurabi, rei da Babilônia, datado de 2100 a.c. e conservado por estar escrito em pedra descreve deveres médicos e seus honorários, que deveriam ser diferentes por cada cliente. Estabelece castigos para médicos em caso de fracassos e o cirurgião incapaz podia ser amputado nas mãos, assim como o que deixava morrer um escravo deveria pagar ao dono uma indenização. A princípio a Medicina era baseada em magia, pois acreditavam em sete demônios causadores de doenças Eram vendidos talismãs para proteger o corpo dos ataques dos demônios, mas também utilizavam uma terapêutica natural, dando importância ao regime

10 alimentar, usavam massagens, tinham colírios adstringentes e praticavam tamponamentos nasais para caso de epistaxes (sangramento). Fonte: medicinanet.com.br Deitavam os doentes nas ruas para que as pessoas que receitassem se já tivessem experiência com aquele tipo de doença (em comparação com hoje, seria chamado Medicina Baseada em Evidências para os profissionais de Saúde). PÉRSIA. Crença e dois princípios: Ormuzd, princípio do bem e Ahriman, princípio do mal e eram a base da doutrina médica dos persas. Ormuzd criou seis espíritos do bem que zelavam pelos homens, dando-lhes saúde e longa vida. Diz também que ele produziu dezenas de plantas medicinais. Os persas classificaram doenças (supõe-se que nesse número estejam meros sintomas) e os Sacerdotes-médicos se preparavam no templo pela adoração e estudos. Experimentavam sua ciência em três infiéis e se os curassem poderiam tratar os adoradores de Ormuzd, mas se fracassassem, deveriam estudar mais. Construíram hospitais para pobres e os enfermeiros da época eram os escravos. CHINA. Também deram as suas experiências de medicina um caráter religioso e os médicos notáveis eram adorados como deuses. O cuidado com o doente era função dos sacerdotes e os seus templos tinham seus jardins rodeados de plantas medicinais. As doenças eram catalogadas como benignas, médias e graves e cada grupo sacerdotal se ocupava de cada grupo de doença. As doenças graves e semi-graves eram tratadas somente com orações e cerimônias conjuratórias e as outras com

11 águas de determinadas fontes, aplicações de água fria nas luxações e até ingestão de cinzas de papel dourado (queimado no altar da família do doente). Documentos da medicina chinesa datados de a 2599 a.c. mencionam mais de cem remédios vegetais. Conheciam a Varíola e descrevem as manifestações primárias, secundárias e terciarias da Sífilis, bem como sua forma congênita. Mencionam operações para lábio leporino. Fonte: Descrevem em sua Farmacopéia mais de 2000 medicamentos: Ferro para anemia utilizado até hoje Mercúrio para Sífilis (DST) agente bacteriológico Merthiolate Arsênico para dermatoses (usado na China para tratar Sífilis e hoje com agente alguns tipos de Leucemia) Raízes para verminose ainda usada até hoje na homeopatia Ópio como narcótico base para morfina, analgésico potente usado até hoje na medicina No Século III chega à China os ensinamentos Indianos e os Sacerdotes Budistas abrem hospitais com enfermeiros, hospitais de isolamento e casas de repouso. Havia parteiras para casos especiais, mas não havia mais operações, pela impossibilidade de dissecar cadáveres. JAPÃO.

12 A medicina foi fetichista (objeto inanimado ou animado e cultuado como substituto de uma pessoa) até o começo da era Cristã. A única terapêutica eram as águas termais, e a eutanásia, era legalizada. Somente com a chegada da medicina budista é que o ensino médico começou a ser organizar no Japão. Curiosidades. Varíola: doença infecto-contagiosa causada pelo vírus um Orthopoxvirus, causadora de epidemias mortíferas, que tem sintomas e sinais semelhantes ao da gripe com febre, mal estar, dores musculares, gástricas e vômitos violentos. Quando o vírus infecta o sistema respiratório, chega ao sangue e infecta a pele formando pústulas generalizadas. Não tem cura e a única medida eficaz é a Vacinação. Fonte:pt.wikipedia.com/varíola. Sífilis: Doença considerada sexualmente transmissível, mas que também pode ser transmite para o feto pela placenta da mãe portadora da doença (Sífilis congênita). Causada pelo Treponema Pallidum, um tipo de bactéria se caracteriza na primeira fase com um Cancro (pequena ferida ou ulceração firme e dura na vagina, pênis ou boca) não dolorosa e que some em mais ou menos seis semanas. Na fase secundária, quando já se propagou para o sangue e aparecem erupções vermelho rosáceas simétricas no tronco e membros podendo surgir sintomas como cefaléia (dor de cabeça), febre, prurido (coceira), dor nos olhos e nas articulações e sinais como Exantemas, alopecia (queda de cabelo. A fase terciária pode levar anos para aparecer e é caracterizada pela goma sifilítica (tumoração amolecida) na pele e mucosas, juntas de Charcot (deformidade das articulações).

13 Perguntas: 1-Cite duas ações ou procedimentos citados no passado e utilizados até hoje na saúde? 2-Em qual país a enfermagem teve maior ênfase no desenvolvimento de seu trabalho? 3-Em todos os tempos, a religião foi reflexo no tratamento dos doentes. Você acha que hoje em dia continua assim? Por quê? GRÉCIA. Antes de Hipócrates Apolo, deus do sol e da saúde na mitologia Grega, tem um filho chamado Ascelépios que é médico e seus filhos, organizam os sacerdotes-médicos, chamados Asclepiades. Higéia, Panacéia e Meditria eram as deusas da saúde; a primeira como conservadora, a segunda como restauradora e a terceira como preservadora. Os centauros eram os mestres das artes médicas. Os médicos gregos desse período conheciam anatomia e patologia, classificavam os ferimentos em superficial e profundo, usavam como terapia a fisioterapia, sedativos, fortificantes e hemostáticos (produtos que interrompem o sangramento).

14 Xenodóquia era o mais conhecido estabelecimento para tratar dos doentes e haviam templos onde doentes iram para implorar cura. Os tratamentos consistiam em banhos, massagens, purgativos, dietas e era proporcionado aos doentes: sol, ar puro, água pura e mineral. Depois de Hipócrates Fonte: cyberdemocracia.blogspot.com Hipócrates: considerado pai da medicina, nasceu 460 a.c. e pertencia a geração de Asclepiades. Explicava aos seus discípulos a observação cuidadosa dos doentes para seu diagnóstico, prognóstico e terapêutica (separou a medicina de maria e religião). Para ele, a natureza é o melhor médico e seu primeiro cuidado é não contrariá-la. Descreveu conhecimentos sobre doenças do pulmão, do aparelho digestivo e do sistema nervoso. Tinha extraordinário conhecimento sobre doenças mentais. Praticava a cirurgia e distinguia as fases da cicatrização. Teoria Humoral de Hipócrates: a saúde á o equilíbrio entre sangue, linfa, bile branca e negra. O desequilíbrio entre os humores é a doença. A causa do desequilíbrio podia ser o ar viciado, trabalho excessivo, as emoções e as bruscas alterações de temperatura. Terapêutica: não contrariar a natureza, mas auxiliar-la a reagir. Conservou o uso de massagens, banhos, ginásticas. Determinou dietas em diferentes casos e

15 também usava sangrias, ventosas, vomitórios, clisteres e purgativos. A mandrágora era o calmante e ainda descreveu 236 plantas medicinais. Como medicamentos minerais descreveu o enxofre, alumínio, chumbo e arsênio. Seus outros escritos: Deontologia médica, climas e epidemias. Sua influência foi levada por seus filhos para escola de Alexandria, onde homens de valor eram educados. Um dos feitos mais famosos dessa escola foi sobre o conhecimento da Anatomia, com dissecação de cadáveres. ROMA. Fundada em 753 a. C. foi o Império mais conhecido do mundo antigo. Valorizavam o cidadão, por sua característica de guerra e conquistas. Possuíam ruas limpas, casas ventiladas, água pura e abundante, banhos públicos (diários), rede de esgoto, combate a Malária pela drenagem das águas em terrenos pantanosos e escoamento dos brejos por galerias subterrâneas (saneamento). Os mortos eram sepultados fora da cidade. Construíram hospitais para cuidar de seus guerreiros, mas os médicos eram gregos, pois consideravam esse ofício indigno á um romano. Alguns médicos eram escravos e todos os que exerciam a atividade de enfermeiros escravos. Somente na era cristã a situação dos médicos mudou e passaram a ter respeito pelos romanos. O mais famoso foi Galeno, que descreveu sobre tipos de tuberculose e 60 medicamentos minuciosamente. Perguntas:

16 Unidade II Período da Unidade Cristã O Cristianismo foi à maior revolução social de todos os tempos. A lei da caridade e o amor incondicional, mesmo aos seus inimigos foi sua maior influência. Pobres e enfermos foram especialmente objetos da Igreja. São Pedro organizou os Diáconos e diaconisas para socorrê-los. Nesse caso, viúvas e jovens virgens que se consagraram a Deus. Seus trabalhos duraram três séculos, mas foram perseguidos por pagãos e judeus. Santo Estevão, 1 diácono foi apedrejado e São Lourenço foi grelhado. Somente com o imperador Constantino a Igreja foi declarada livre para exercer suas atividades. A partir daí as dioceses, dirigidas por bispos, organizaram hospitais e casas de recolhimento e teve São Basílio foi o mais marcante, pois empreendeu obras de tal vulto, que obteve auxílio de pagãos, pobres e ricos. Diaconias: lugar onde se recolhiam doentes, mas devido ao grande número de necessitados, começou-se a criar instalações maiores e permanentes, semelhante à Xenodóquias gregas. Os séculos IV e V foram períodos do florescimento dos hospitais, que recebiam doentes, órfãos, velhos, aleijados e peregrinos. Distintas damas passaram a se dedicar aos pobres e doentes e a transformar suas casas em casas de caridade. Destacamos Santa Paula, Fabíola e Marcela e foram as primeiras mulheres, sob os cuidados de São Jerônimo, a se dedicarem a estudos chamados profundos.

17

Desenvolvimento histórico das práticas de saúde

Desenvolvimento histórico das práticas de saúde Desenvolvimento histórico das práticas de saúde As origens da prática do cuidar As práticas de saúde dividem-se em: 1. instintivas 2. mágico sacerdotais 3. no alvorecer da ciência 4. monástico-medievais

Leia mais

A EXPERIÊNCIA DO DIA-A-DIA, APRESENTA DA EM NOSSA SOCIEDADE E SUAS CONTRADIÇÕES E DESIGUALDADES. * Tais disparidades ocorrem devido a quê?

A EXPERIÊNCIA DO DIA-A-DIA, APRESENTA DA EM NOSSA SOCIEDADE E SUAS CONTRADIÇÕES E DESIGUALDADES. * Tais disparidades ocorrem devido a quê? A EXPERIÊNCIA DO DIA-A-DIA, APRESENTA DA EM NOSSA SOCIEDADE E SUAS CONTRADIÇÕES E DESIGUALDADES. * Tais disparidades ocorrem devido a quê? DÍVIDA SOCIAL ESCRAVIDÃO E IMIGRAÇÃO FALTA DE ESTRUTURA SOCIAL

Leia mais

Homeopatia. Copyrights - Movimento Nacional de Valorização e Divulgação da Homeopatia mnvdh@terra.com.br 2

Homeopatia. Copyrights - Movimento Nacional de Valorização e Divulgação da Homeopatia mnvdh@terra.com.br 2 Homeopatia A Homeopatia é um sistema terapêutico baseado no princípio dos semelhantes (princípio parecido com o das vacinas) que cuida e trata de vários tipos de organismos (homem, animais e plantas) usando

Leia mais

THEREZINHA OLIVEIRA REENCARNAÇÃO É ASSIM. 3 a ed.

THEREZINHA OLIVEIRA REENCARNAÇÃO É ASSIM. 3 a ed. THEREZINHA OLIVEIRA REENCARNAÇÃO É ASSIM 3 a ed. Campinas SP 2006 APRESENTAÇÃO A doutrina das vidas sucessivas ou reencarnação é também chamada palingenesia, de duas palavras gregas palin, de novo; genesis,

Leia mais

Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL

Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL 1 Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL 04/03/2001 N Jo 9 1 Jesus ia caminhando quando viu um homem que tinha nascido cego. 2 Os seus discípulos perguntaram:

Leia mais

Família. Escola. Trabalho e vida econômica. Vida Comunitária e Religião

Família. Escola. Trabalho e vida econômica. Vida Comunitária e Religião Família Qual era a profissão dos seus pais? Como eles conciliavam trabalho e família? Como era a vida de vocês: muito apertada, mais ou menos, ou viviam com folga? Fale mais sobre isso. Seus pais estudaram

Leia mais

A Antiguidade Oriental Hebreus

A Antiguidade Oriental Hebreus A Antiguidade Oriental Hebreus (Monoteísmo e judaísmo) Mar Mediterrâneo Delta do Nilo Egito NASA Photo EBibleTeacher.com Península nsula do Sinai Mt. Sinai Mar Vermelho Canaã Tradicional Rota do Êxodo

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Cuidando da Minha Criança com Aids

Cuidando da Minha Criança com Aids Cuidando da Minha Criança com Aids O que é aids/hiv? A aids atinge também as crianças? Como a criança se infecta com o vírus da aids? Que tipo de alimentação devo dar ao meu bebê? Devo amamentar meu bebê

Leia mais

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69 1 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos 2. Lição Bíblica: Daniel 1-2 (Base bíblica para a história e

Leia mais

Vacinação para o seu filho do 6º ano do ensino básico (P6) Portuguese translation of Protecting your child against flu - Vaccination for your P6 child

Vacinação para o seu filho do 6º ano do ensino básico (P6) Portuguese translation of Protecting your child against flu - Vaccination for your P6 child Proteger o seu filho da gripe Vacinação para o seu filho do 6º ano do ensino básico (P6) Portuguese translation of Protecting your child against flu - Vaccination for your P6 child Proteger o seu filho

Leia mais

Selecionando e Desenvolvendo Líderes

Selecionando e Desenvolvendo Líderes DISCIPULADO PARTE III Pr. Mano Selecionando e Desenvolvendo Líderes A seleção de líderes é essencial. Uma boa seleção de pessoas para a organização da célula matriz facilitará em 60% o processo de implantação

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

- Trecho da Carta de Pero Vaz de Caminha sobre o Descobrimento do Brasil. - Fotografias da posse do presidente do Brasil

- Trecho da Carta de Pero Vaz de Caminha sobre o Descobrimento do Brasil. - Fotografias da posse do presidente do Brasil MATERIAL DE REVISÃO PARA RECUPERAÇÃO FINAL 6 ANO 1) Classifique as fontes listadas abaixo em primarias e secundárias: - Vídeo do atentado terrorista ao World Trade Center em 2001 - Trecho da Carta de Pero

Leia mais

História/15 6º ano Turma: 2º trimestre Nome: Data: / / RECUPERAÇÃO FINAL 2015 HISTÓRIA 6º ano

História/15 6º ano Turma: 2º trimestre Nome: Data: / / RECUPERAÇÃO FINAL 2015 HISTÓRIA 6º ano História/15 6º ano Turma: 2º trimestre Nome: Data: / / 6ºhis302r RECUPERAÇÃO FINAL 2015 HISTÓRIA 6º ano Aluno(a), Seguem os conteúdos trabalhados no 2º trimestre. Como base neles você deverá iniciar seus

Leia mais

Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 A água e o ar são indispensáveis para a sobrevivência dos seres vivos, mas o homem vem poluindo esses meios de forma muitas

Leia mais

No princípio era aquele que é a Palavra... João 1.1 UMA IGREJA COM PROPÓSITOS. Pr. Cristiano Nickel Junior

No princípio era aquele que é a Palavra... João 1.1 UMA IGREJA COM PROPÓSITOS. Pr. Cristiano Nickel Junior No princípio era aquele que é a Palavra... João 1.1 UMA IGREJA COM PROPÓSITOS Pr. Cristiano Nickel Junior O propósito é que a Igreja seja um exército com bandeiras Martyn Lloyd-Jones No princípio era aquele

Leia mais

Para onde vou Senhor?

Para onde vou Senhor? Para onde vou Senhor? Ex 40:33-38 "Levantou também o pátio ao redor do tabernáculo e do altar e pendurou a coberta da porta do pátio. Assim, Moisés acabou a obra. Então a nuvem cobriu a tenda da congregação,

Leia mais

O Antigo Testamento tem como seus primeiros livros a TORÀ, ou Livro das leis. É um conjunto de 5 livros.

O Antigo Testamento tem como seus primeiros livros a TORÀ, ou Livro das leis. É um conjunto de 5 livros. O Antigo Testamento tem como seus primeiros livros a TORÀ, ou Livro das leis. É um conjunto de 5 livros. A Torá é o texto mais importante para o Judaísmo. Nele se encontram os Mandamentos, dados diretamente

Leia mais

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund*

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1 Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1. Suporte para lideranças Discuta que ajuda os líderes podem necessitar para efetuar o seu papel efetivamente. Os seguintes podem fornecer lhe algumas idéias:

Leia mais

Pedro e Lucas estão sendo tratados com. Profilaxia

Pedro e Lucas estão sendo tratados com. Profilaxia Pedro e Lucas estão sendo tratados com Profilaxia Este livreto foi planejado para crianças com hemofilia que estejam prestes a iniciar profilaxia, ou que estejam considerando iniciá-la no futuro. Esperamos

Leia mais

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil.

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. 1 Autora :Rosângela Azevedo- PIBID, UEPB. E-mail: rosangelauepb@gmail.com ²Orientador: Dr. Valmir pereira. UEPB E-mail: provalmir@mail.com Desde

Leia mais

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade?

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Texto divulgado na forma de um caderno, editorado, para a comunidade, profissionais de saúde e mídia SBMFC - 2006 Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Não? Então, convidamos você a conhecer

Leia mais

O Mistério dos Maias. O que aconteceu com os Maias?

O Mistério dos Maias. O que aconteceu com os Maias? O Mistério dos Maias O que aconteceu com os Maias? O que aconteceu com os Maias? A cultura dos Maias do Período Clássico era muito avançada. A sociedade Maia era muito estável. Eles desenvolveram arte,

Leia mais

Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite

Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite HEPATITE A hepatite é uma inflamação do fígado provocada na maioria das vezes por um vírus. Diferentes tipos de vírus podem provocar hepatite aguda, que se

Leia mais

NOVEMBRO DOURADO VIVA ESTA IDEIA! VENHA PARTICIPAR!

NOVEMBRO DOURADO VIVA ESTA IDEIA! VENHA PARTICIPAR! NOVEMBRO DOURADO VIVA ESTA IDEIA! VENHA PARTICIPAR! Serviço de OncoHematologia do HIJG DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER NA CRIANÇA E NO ADOLESCENTE O Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (lei

Leia mais

MESOPOTÂMIA ORIENTE MÉDIO FENÍCIA ISRAEL EGITO PÉRSIA. ORIENTE MÉDIO origem das primeiras civilizações

MESOPOTÂMIA ORIENTE MÉDIO FENÍCIA ISRAEL EGITO PÉRSIA. ORIENTE MÉDIO origem das primeiras civilizações MESOPOTÂMIA FENÍCIA ISRAEL EGITO ORIENTE MÉDIO PÉRSIA ORIENTE MÉDIO origem das primeiras civilizações CIVILIZAÇÕES DA ANTIGUIDADE ORIENTAL Mesopotâmia - Iraque Egito Hebreus Israel Fenícios Líbano Pérsia

Leia mais

O povo da Bíblia HEBREUS

O povo da Bíblia HEBREUS O povo da Bíblia HEBREUS A FORMAÇÃO HEBRAICA Os hebreus eram pastores nômades que se organizavam em tribos lideradas por chefes de família denominado patriarca. Principais patriarcas: Abraão, Jacó e Isaac.

Leia mais

Uso correcto dos antibióticos

Uso correcto dos antibióticos CAPÍTULO 7 Uso correcto dos antibióticos Quando usados correctamente, os antibióticos são medicamentos extremamente úteis e importantes. Eles combatem diversas infecções e doenças causadas por bactérias.

Leia mais

Instituto de Higiene e Medicina Tropical/IHMT. Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento/FLAD. Fundação Portugal - África

Instituto de Higiene e Medicina Tropical/IHMT. Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento/FLAD. Fundação Portugal - África Instituto de Higiene e Medicina Tropical/IHMT APOIO: Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento/FLAD Casa de Cultura da Beira/CCB CERjovem ATENÇAÕ MULHER MENINA! Fundação Portugal - África RESPOSTAS

Leia mais

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários ÍNDICE Introdução Os 7 Segredos Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão 3 4 6 11 12 INTRODUÇÃO IMPORTANTE Neste e-book você terá uma rápida introdução sobre as chaves que movem

Leia mais

O curativo do umbigo

O curativo do umbigo Higiene do bebê O curativo do umbigo Organizo meu futuro porque o presente já passou. O curativo do umbigo deve ser feito todos os dias, depois do banho, até que o cordão do umbigo seque e caia. Isso leva

Leia mais

A VIDA DO REI SALOMÃO

A VIDA DO REI SALOMÃO Momento com Deus Crianças de 07 a 08 anos NOME: DATA: 17/08//2014 A VIDA DO REI SALOMÃO Versículos para Decorar: 1 - Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente,

Leia mais

Apostila de Fundamentos. Arrependimento. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados...

Apostila de Fundamentos. Arrependimento. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados... Apostila de Fundamentos Arrependimento Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados... (Atos 3:19) A r r e p e n d i m e n t o P á g i n a 2 Arrependimento É muito importante

Leia mais

GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA A A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: MANHÃ Data: 12/5/2010 PROVA GRUPO GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA

Leia mais

CAPÍTULO 06 - MESOPOTÂMIA. A palavra Mesopotâmia vem do grego e significa entre rios.

CAPÍTULO 06 - MESOPOTÂMIA. A palavra Mesopotâmia vem do grego e significa entre rios. CAPÍTULO 06 - MESOPOTÂMIA A palavra Mesopotâmia vem do grego e significa entre rios. INTRODUÇÃO É uma faixa de terra cortada por dois grandes rios: o Tigre e o Eufrates; Fica situada entre a Europa, a

Leia mais

Catequese sobre José O pai adoptivo de Jesus

Catequese sobre José O pai adoptivo de Jesus Catequese sobre José O pai adoptivo de Jesus S. José modelo e protector de todos os pais materialdecatequese.webnode.pt 1 A terra de José (Mapa) O seu país era a Palestina e a aldeia onde morava chamava-se

Leia mais

Diferença entre a Bíblia Católica e a Protestante

Diferença entre a Bíblia Católica e a Protestante Diferença entre a Bíblia Católica e a Protestante Hugo Goes A Bíblia é formada por duas partes: o Antigo Testamento e o Novo Testamento. Em relação ao Novo Testamento, não há nenhuma diferença entre a

Leia mais

Ser humano, sociedade e cultura

Ser humano, sociedade e cultura Ser humano, sociedade e cultura O ser humano somente vive em sociedade! Isolado nenhuma pessoa é capaz de sobreviver. Somos dependentes uns dos outros,e por isso, o ser humano se organiza em sociedade

Leia mais

Prova bimestral. história. 4 o Bimestre 3 o ano. 1. Leia o texto e responda.

Prova bimestral. história. 4 o Bimestre 3 o ano. 1. Leia o texto e responda. Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Ensino fundamental Publicado em 2012 Prova bimestral 4 o Bimestre 3 o ano história 1. Leia o texto e responda. As evidências mais antigas da amizade entre

Leia mais

NOSSA SAÚDE. Ministério da Educação e Cultura. Com o apoio do povo do Japão

NOSSA SAÚDE. Ministério da Educação e Cultura. Com o apoio do povo do Japão A HIGIENE E A NOSSA SAÚDE Ministério da Educação e Cultura Com o apoio do povo do Japão O QUE SÃO CUIDADOS DE HIGIENE? É tudo o que fazemos para cuidar da limpeza do nosso corpo, como tomar banho, lavar

Leia mais

Vacas gordas & Vacas magras

Vacas gordas & Vacas magras Vacas gordas & Vacas magras Gn 41:1-16,25-37 Esta é uma história conhecida, e que tem sido muito usada no decorrer dos anos, por gerações inteiras devido ao seu riquíssimo conteúdo. Conhecemos através

Leia mais

No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! SÉRIE: QUEM É JESUS? Jesus é o Cordeiro de Deus Data: / 09 / 2010 - Semana 4. No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! 1 / 7 1)

Leia mais

PSIQUIATRIA E SAUDE MENTAL CONTEXTO HISTÓRICO. PROF: Karin Scheffel

PSIQUIATRIA E SAUDE MENTAL CONTEXTO HISTÓRICO. PROF: Karin Scheffel PSIQUIATRIA E SAUDE MENTAL CONTEXTO HISTÓRICO PROF: Karin Scheffel PSIQUIATRIA E SAUDE MENTAL CONTEXTO HISTÓRICO O que é loucura? O que é Psiquiatria? O que é Saúde Mental? Loucura Alienação Doença Mental

Leia mais

Florence Nightingale: obras, ensinamentos e contribuições Séc XIX

Florence Nightingale: obras, ensinamentos e contribuições Séc XIX BACHARELADO EM ENFERMAGEM HISTÓRIA E TEORIAS DA ENFERMAGEM Prof. Eurípedes Gil de França Aula 7 Enfermagem Moderna Florence Nightingale: obras, ensinamentos e contribuições Séc XIX A Europa vivenciava

Leia mais

O Cristianismo, Idade Média e Enfermagem Séc. I XVI

O Cristianismo, Idade Média e Enfermagem Séc. I XVI UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE BACHARELADO EM ENFERMAGEM HISTÓRIA E TEORIAS DA ENFERMAGEM Prof. Eurípedes Gil de França Aula 4 O Cristianismo, Idade Média e Enfermagem Séc. I XVI ...o diferencial

Leia mais

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA 1 40 dias vivendo para Jesus 12/05/2013 At 1 4 Um dia, quando estava com os apóstolos, Jesus deu esta ordem: Fiquem em Jerusalém e esperem até que o Pai

Leia mais

Podem ser portadores e formar uma rede de transmissão. Não, porque contêm químicos e está clorada.

Podem ser portadores e formar uma rede de transmissão. Não, porque contêm químicos e está clorada. Influenza A H1N1 /GRIPE SUÍNA PERGUNTAS E RESPOSTAS: PERGUNTA 1. Quanto tempo o vírus da gripe suína permanece vivo numa maçaneta ou superfície lisa? 2. O álcool em gel é útil para limpar as mãos? 3. Qual

Leia mais

O CÂNON Sagrado compreende 46 Livros no ANTIGO TESTAMENTO e 27 Livros no NOVO TESTAMENTO.

O CÂNON Sagrado compreende 46 Livros no ANTIGO TESTAMENTO e 27 Livros no NOVO TESTAMENTO. Ao contrário do que parece à primeira vista, a Bíblia não é um livro único e independente, mas uma coleção de 73 livros, uma mini biblioteca que destaca o a aliança e plano de salvação de Deus para com

Leia mais

OS EUROPEUS CHEGAM À AMÉRICA. Profª Regina Brito Fonseca

OS EUROPEUS CHEGAM À AMÉRICA. Profª Regina Brito Fonseca OS EUROPEUS CHEGAM À AMÉRICA Profª Regina Brito Fonseca Quando os europeus chegaram ao Continente Americano, no final do século XV, já o encontraram ocupado por vários povos. Alguns deles desenvolveram

Leia mais

Redações vencedoras III Concurso de Redação (2015)

Redações vencedoras III Concurso de Redação (2015) Redações vencedoras III Concurso de Redação (2015) 1 Lugar Aluno: Maria Eduarda Silva Barbosa Ganhando dinheiro, perdendo saúde O câncer ocupacional parece algo tão esporádico, porém é mais corriqueiro

Leia mais

Daniel fazia parte de uma grupo seleto de homens de Deus. Ele é citado pelo profeta Ezequiel e por Jesus.

Daniel fazia parte de uma grupo seleto de homens de Deus. Ele é citado pelo profeta Ezequiel e por Jesus. Profeta Daniel Daniel fazia parte de uma grupo seleto de homens de Deus. Ele é citado pelo profeta Ezequiel e por Jesus. O livro de Daniel liga-se ao livro do Apocalipse do Novo Testamento, ambos contêm

Leia mais

Uma leitura apressada dos Atos dos Apóstolos poderia nos dar a impressão de que todos os seguidores de Jesus o acompanharam da Galileia a Jerusalém,

Uma leitura apressada dos Atos dos Apóstolos poderia nos dar a impressão de que todos os seguidores de Jesus o acompanharam da Galileia a Jerusalém, Uma leitura apressada dos Atos dos Apóstolos poderia nos dar a impressão de que todos os seguidores de Jesus o acompanharam da Galileia a Jerusalém, lá permanecendo até, pelo menos, pouco depois de Pentecostes.

Leia mais

Educação de Filhos de 0 a 5 anos. Edilson Soares Ribeiro Cláudia Emília Ribeiro 31/03/2013

Educação de Filhos de 0 a 5 anos. Edilson Soares Ribeiro Cláudia Emília Ribeiro 31/03/2013 Educação de Filhos de 0 a 5 anos Edilson Soares Ribeiro Cláudia Emília Ribeiro 31/03/2013 Bom dia! Aula 4 Nosso Objetivos Educando Filhos segundo a Vontade de Deus Desenvolvimento da criança Influências

Leia mais

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot Viver com atenção O c a m i n h o d e f r a n c i s c o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot 2 Viver com atenção Conteúdo 1 O caminho de Francisco 9 2 O estabelecimento

Leia mais

O pensar e a cultura do NT. Jörg Garbers Ms. de Teologia

O pensar e a cultura do NT. Jörg Garbers Ms. de Teologia O pensar e a cultura do NT Jörg Garbers Ms. de Teologia Introdução A ligação entre religião e cultura Arquitetura Moda Ritmo do ano Convivência Introdução Conseqüências para o nosso tema Compreender Contextualizar

Leia mais

Existem duas teorias sobre a origem da cidade de Roma: Origem histórica Origem mitológica

Existem duas teorias sobre a origem da cidade de Roma: Origem histórica Origem mitológica Roma 1. Localização Roma se localiza na Península Itálica, na qual o rio Tibre é o seu segundo rio mais largo e atravessa toda a cidade de Roma indo desaguar no mar Tirreno. 2. Origem de Roma Existem duas

Leia mais

Hemodiálise. Uma breve introdução. Avitum

Hemodiálise. Uma breve introdução. Avitum Hemodiálise Uma breve introdução Avitum O que é hemodiálise? Na hemodiálise, um rim artificial (hemodialisador) é usado para remover resíduos, substâncias químicas extras e fluido de seu sangue. Para colocar

Leia mais

CARTA DA TERRA PARA CRIANÇAS

CARTA DA TERRA PARA CRIANÇAS 1 CARTA DA TERRA A Carta da Terra é uma declaração de princípios fundamentais para a construção de uma sociedade que seja justa, sustentável e pacífica. Ela diz o que devemos fazer para cuidar do mundo:

Leia mais

Usos e Costumes. Nos Dias Atuais TIAGO SANTOS

Usos e Costumes. Nos Dias Atuais TIAGO SANTOS Usos e Costumes Nos Dias Atuais TIAGO SANTOS [ 2 ] Prefácio Nos dias atuais temos visto muitas mudanças de paradigmas nos regulamentos internos de nossas instituições. Isso tem ocorrido pela demanda de

Leia mais

O homem transforma o ambiente

O homem transforma o ambiente Acesse: http://fuvestibular.com.br/ O homem transforma o ambiente Vimos até agora que não dá para falar em ambiente sem considerar a ação do homem. Nesta aula estudaremos de que modo as atividades humanas

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências Nome: Ano: 5º Ano 1º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências da Natureza Disciplina:

Leia mais

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar.

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. GRUPOS são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. QUANTOS ADOLESCENTES A SUA CLASSE TEM? Pequenos (de 6 a 10 pessoas) Médios ( de 11 pessoa a 25 pessoas) Grandes ( acima

Leia mais

Material de Estudo para Recuperação 6 ano Historia do dinheiro no Brasil escambo 2.1- Outras formas de dinheiro cheque cartão de crédito

Material de Estudo para Recuperação 6 ano Historia do dinheiro no Brasil escambo 2.1- Outras formas de dinheiro cheque cartão de crédito Material de Estudo para Recuperação 6 ano Historia do dinheiro no Brasil Já imaginou como seria a vida sem usar o dinheiro? Estranho, não? Pois há muitos e muitos séculos atrás ele não existia, mas, como

Leia mais

Como surgiu o universo

Como surgiu o universo Como surgiu o universo Modelos para o universo Desde os tempos remotos o ser humano observa o céu, buscando nele pistas para compreender o mundo em que vive. Nessa busca incansável, percebeu fenômenos

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

Explicação sobre o processo de rastreio do cancro do intestino

Explicação sobre o processo de rastreio do cancro do intestino Explicação sobre o processo de rastreio do cancro do intestino 1 www.bowelscreeningwales.org.uk Explicação sobre o processo de rastreio do cancro do intestino Este folheto dá-lhe informações sobre o rastreio

Leia mais

AT I. ACADEMIA DA TERCEIRA IDADE Melhor, só se inventarem o elixir da juventude. Uma revolução no conceito de promoção da saúde.

AT I. ACADEMIA DA TERCEIRA IDADE Melhor, só se inventarem o elixir da juventude. Uma revolução no conceito de promoção da saúde. AT I ACADEMIA DA TERCEIRA IDADE Melhor, só se inventarem o elixir da juventude. Uma revolução no conceito de promoção da saúde. Maringá é integrante da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis e não

Leia mais

A MULHER QUE ESTAVA PERTO DO

A MULHER QUE ESTAVA PERTO DO Bíblia para crianças apresenta A MULHER QUE ESTAVA PERTO DO POÇO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

Dengue uma grande ameaça. Mudanças climáticas, chuvas e lixo fazem doença avançar.

Dengue uma grande ameaça. Mudanças climáticas, chuvas e lixo fazem doença avançar. Dengue uma grande ameaça. Mudanças climáticas, chuvas e lixo fazem doença avançar. O verão chega para agravar o pesadelo da dengue. As mortes pela doença aumentaram na estação passada e vem preocupando

Leia mais

Colégio Visconde de Porto Seguro

Colégio Visconde de Porto Seguro Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade I 2011 AULA 1 Ensino Fundamental e Ensino Médio Atividade de Recuperação Contínua Nome do (a) Aluno (a): Atividade de Recuperação Contínua de Ciências Nível I Classe:

Leia mais

A tecnologia e a ética

A tecnologia e a ética Escola Secundária de Oliveira do Douro A tecnologia e a ética Eutanásia João Manuel Monteiro dos Santos Nº11 11ºC Trabalho para a disciplina de Filosofia Oliveira do Douro, 14 de Maio de 2007 Sumário B

Leia mais

São Paulo ganha dos companheiros. São atribuías a S.Paulo 14 cartas. Umas são dele mesmo: Romanos, 1 e 2 aos Corintios, a Filemom, aos Gálatas, aos

São Paulo ganha dos companheiros. São atribuías a S.Paulo 14 cartas. Umas são dele mesmo: Romanos, 1 e 2 aos Corintios, a Filemom, aos Gálatas, aos No Antigo Testamento são citadas algumas cartas, como no 2ºMacabeus, capi.1º. Mas é no Novo Testamento que muitas cartas foram conservadas como parte integrante da revelação de Deus. No Novo Testamento

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

Realidade vs Virtualidade

Realidade vs Virtualidade Realidade vs Virtualidade Vivendo entre quem Somos e quem queremos Ser Necessidade de sermos felizes Necessidade de sermos aceitos Necessidades de Sermos A CONSTRUÇÃO DA NOSSA IDENTIDADE Vivendo entre

Leia mais

Pérola de Grande Valor é um volume de escrituras

Pérola de Grande Valor é um volume de escrituras C A P Í T U L O 3 8 Pérola de Grande Valor Pérola de Grande Valor é um volume de escrituras escrito por profetas. Há cinco partes em Pérola de Grande Valor: o livro de Moisés, o livro de Abraão, Joseph

Leia mais

REIS BONS E REIS MAUS

REIS BONS E REIS MAUS Bíblia para crianças apresenta REIS BONS E REIS MAUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

O NASCIMENTO DE JESUS

O NASCIMENTO DE JESUS Bíblia para crianças apresenta O NASCIMENTO DE JESUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:M. Maillot Adaptado por: E. Frischbutter; Sarah S. O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da

Leia mais

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes 4ª FASE Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Unidade II Natureza-Sociedade: questões ambientais 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

MUDANÇAS NO FEUDALISMO. Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José de Montes Claros - MG

MUDANÇAS NO FEUDALISMO. Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José de Montes Claros - MG MUDANÇAS NO FEUDALISMO Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José de Montes Claros - MG MUDANÇAS NO FEUDALISMO A partir do século XI Expansão das áreas de cultivo, as inovações técnicas.

Leia mais

Ferrarezi News. Setembro/2015. News. Ferrarezi. Onda de virose? Tudo é Virose? Programa - PRO Mamãe & Bebê. Depressão

Ferrarezi News. Setembro/2015. News. Ferrarezi. Onda de virose? Tudo é Virose? Programa - PRO Mamãe & Bebê. Depressão Setembro/2015 3 Onda de virose? 6 Tudo é Virose? 10 Programa - PRO Mamãe & Bebê 11 Depressão Setembro/2015 Onda de virose? O virologista Celso Granato esclarece Ouço muita gente falar em virose. Procurei

Leia mais

150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1

150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1 150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1 23/09/2015 10:29:04 150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 2 23/09/2015 10:29:04 Talvez você já conheça algumas opções terapêuticas disponíveis contra o câncer,

Leia mais

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo.

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Sonhos Pessoas Para a grande maioria das pessoas, LIBERDADE é poder fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Trecho da música: Ilegal,

Leia mais

SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS

SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS Bíblia para crianças apresenta SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Lyn Doerksen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

Os Quatro Tipos de Solos - Coração

Os Quatro Tipos de Solos - Coração Os Quatro Tipos de Solos - Coração Craig Hill Marcos 4:2-8 Jesus usava parábolas para ensinar muitas coisas. Ele dizia: 3 Escutem! Certo homem saiu para semear. 4 E, quando estava espalhando as sementes,

Leia mais

O que são Direitos Humanos?

O que são Direitos Humanos? O que são Direitos Humanos? Por Carlos ley Noção e Significados A expressão direitos humanos é uma forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais da pessoa humana. Sem esses direitos a pessoa não

Leia mais

E quem garante que a História é uma carroça abandonada numa beira de estrada? (Hollanda, C. B; Milanes, P. Canción por la unidad latinoamericana.

E quem garante que a História é uma carroça abandonada numa beira de estrada? (Hollanda, C. B; Milanes, P. Canción por la unidad latinoamericana. E quem garante que a História é uma carroça abandonada numa beira de estrada? (Hollanda, C. B; Milanes, P. Canción por la unidad latinoamericana.) O termo História foi utilizado pelos gregos antigos.

Leia mais

Assunto: Estudo das várias leis que estavam em operação no tempo de Cristo. 1) Lei Romana = Lei que os cidadãos obedeciam

Assunto: Estudo das várias leis que estavam em operação no tempo de Cristo. 1) Lei Romana = Lei que os cidadãos obedeciam Lição 1 Leis no tempo de Cristo Assunto: Estudo das várias leis que estavam em operação no tempo de Cristo 1) Lei Romana = Lei que os cidadãos obedeciam 2) Lei Civil do A.T. = Tinha a ver com os costumes

Leia mais

A HISTÓRIA DA CRIAÇÃO DO HOSPITAL E DA HOSPITALIZAÇÃO M E S T R E E M E N F E R M A G E M ( U E R J )

A HISTÓRIA DA CRIAÇÃO DO HOSPITAL E DA HOSPITALIZAÇÃO M E S T R E E M E N F E R M A G E M ( U E R J ) A HISTÓRIA DA CRIAÇÃO DO HOSPITAL E DA HOSPITALIZAÇÃO MARIA DA CONCEIÇÃO MUNIZ RIBEIRO M E S T R E E M E N F E R M A G E M ( U E R J ) A palavra hospital origina-se do latim hospitalis, que significa "ser

Leia mais

Gripe H1N1 ou Influenza A

Gripe H1N1 ou Influenza A Gripe H1N1 ou Influenza A A gripe H1N1 é uma doença causada por vírus, que é uma combinação dos vírus da gripe normal, da aviária e da suína. Essa gripe é diferente da gripe normal por ser altamente contagiosa

Leia mais

EXERCÍCIO E DIABETES

EXERCÍCIO E DIABETES EXERCÍCIO E DIABETES Todos os dias ouvimos falar dos benefícios que os exercícios físicos proporcionam, de um modo geral, à nossa saúde. Pois bem, aproveitando a oportunidade, hoje falaremos sobre a Diabetes,

Leia mais

Idade Antiga GRÉCIA: Dicotomia corpo e mente;

Idade Antiga GRÉCIA: Dicotomia corpo e mente; GRÉCIA ANTIGA Idade Antiga GRÉCIA: Dicotomia corpo e mente; Diferentes classes sociais; Escravos (produção); Aristocratas (representação mostra de superioridade e desenvolvimento para outros povos artes,

Leia mais

Roteiro de Áudio. SOM: abertura (Vinheta de abertura do programa Hora do Debate )

Roteiro de Áudio. SOM: abertura (Vinheta de abertura do programa Hora do Debate ) 1 Roteiro de Áudio Episódio 1 A língua, a ciência e a produção de efeitos de verdade Programa Hora de Debate. Campanhas de prevenção contra DST: Linguagem em alerta SOM: abertura (Vinheta de abertura do

Leia mais

Outra grande civilização da Antiguidade oriental, em que o Estado possui grande poder e controle sobre tudo foi a Mesopotâmia.

Outra grande civilização da Antiguidade oriental, em que o Estado possui grande poder e controle sobre tudo foi a Mesopotâmia. Mesopotâmia Antiga Outra grande civilização da Antiguidade oriental, em que o Estado possui grande poder e controle sobre tudo foi a Mesopotâmia. Diferente do Egito, a Mesopotâmia nunca se preocupou com

Leia mais

O PRÍNCIPE TORNA-SE UM PASTOR

O PRÍNCIPE TORNA-SE UM PASTOR Bíblia para crianças apresenta O PRÍNCIPE TORNA-SE UM PASTOR Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:M. Maillot; Lazarus Adaptado por: E. Frischbutter; Sarah S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido

Leia mais

Arte Cristã Primitiva

Arte Cristã Primitiva Arte Cristã Primitiva 1º Ano 1º Bimestre 2015 A clandestinidade Dois Momentos 1º - Clandestino e perseguidos pelos romanos 2 - Aceitação da religião cristã Os primeiros cristãos de origem humilde, reuniam-se

Leia mais

A formação moral de um povo

A formação moral de um povo É um grande desafio evangelizar crianças nos dias de hoje. Somos a primeira geração que irá dizer aos pais e evangelizadores como evangelizar os pequeninos conectados. Houve um tempo em que nos colocávamos

Leia mais

Avaliação de História 6º ano FAF *Obrigatório

Avaliação de História 6º ano FAF *Obrigatório 08/06/2015 Avaliação de História 6º ano FAF Avaliação de História 6º ano FAF *Obrigatório 1. Nome Completo: * 2. Número: 3. Série: * Marcar apenas uma oval. 6ºA 6ºB Na Grécia Antiga se desenvolveu uma

Leia mais