INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FUNORTE/SOEBRAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FUNORTE/SOEBRAS"

Transcrição

1 INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FUNORTE/SOEBRAS REABSORÇÃO RADICULAR COMO EFEITO DELETÉRIO DO MOVIMENTO ORTODÔNTICO WATSON DE OLIVEIRA PAIVA FEIRA DE SANTANA 2010

2 INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FUNORTE/SOEBRAS REABSORÇÃO RADICULAR COMO EFEITO DELETÉRIO DO MOVIMENTO ORTODÔNTICO WATSON DE OLIVEIRA PAIVA Monografia apresentada ao programa de especialização em ortodontia do ICS- FUNORTE/SOEBRAS NÚCLEO FEIRA DE SANTANA como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista. Orientador: Prof. Ms. Dieter Pimenta Kuenhitzsch FEIRA DE SANTANA 2010

3 DEDICATÓRIA À minha família: Mara, minha esposa, meus filhos, Luiza, Gabi e Huguinho, pelo carinho e alegrias em todos os momentos.

4 AGRADECIMENTO Aos colegas do curso de Especialização, Amabile, Andréia, Fabrício, Juliana, Leonardo, Marcos, Maurício, Arilson, pela amizade e convivência; Aos funcionários Márcia, Marcio, Olivia, Magali, Ednalva, Cleidiana, pela atenção e pelos serviços prestados; Ao Prof. Dr. Alexandre Medeiros Vieira, coordenador do curso de pós-graduação em Ortodontia, pela dedicação ao ensino e pelos conhecimentos transmitidos para minha formação como especialista; Ao Prof. Ms. Dieter Antonio Pimenta Kuenhitzsch, pelo incentivo e ensinamentos que me foram transmitidos, pela orientação desta monografia; Enfim, a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para a obtenção deste título. Muito Obrigado!

5 AGRADECIMENTOS ESPECIAIS A Deus, através de sua obra prima, a vida, que me estimula a buscar de forma divertida o conhecimento, aprimorando-o e compartilhando-o altruisticamente. Ao meu prezado mestre Jorge Antonio Ferreira Marques, por sua dedicação ao estudo e por transmitir toda essa sabedoria com incansável paciência, rumo à satisfação plena de ideais profissionais e humanos.

6 RESUMO O estudo proposto versa sobre reabsorção radicular e os fatores mecânicos que ocasionam esse fenômeno. O objetivo do estudo é analisar as atitudes orientadas pela literatura atual na prevenção e/ou minimização dos efeitos causados pelos fatores mecânicos no uso do aparelho ortodôntico. A pesquisa avaliou os tipos de fatores causadores da reabsorção radicular relacionando-os aos fatores mecânicos e os modos de prevenção encontrados na literatura, bem como maneiras para minimizar os efeitos da reabsorção radicular causadas pelo uso do aparelho ortodôntico. Palavras-Chave: Reabsorção Radicular. Tratamento ortodôntico. Fatores Mecânicos. Prevenção.

7 ABSTRACT The proposed study deals with root resorption and mechanical factors that cause this phenomenon. The study is to analyze the attitudes targeted by the current literature on the prevention and / or minimizing the effects caused by mechanical factors in the use of braces. The research examined the types of factors causing resorption relating them to mechanical factors and brought the ways of prevention in the literature as well as ways to minimize the effects of root resorption caused by the use of braces. Key words: Root resorption. Orthodontic. Mechanical factors. Prevention.

8 LISTA DE FIGURAS Figura 1 Classificação dos níveis de reabsorção radicular 13 Figura 2 Forma atípica da raiz como fator de risco 17

9 LISTA DE QUADROS Quadro 1 Fatores gerais que influenciam a reabsorção radicular 15 Quadro 2 Fatores locais que influenciam a reabsorção radicular 16 Quadro 3 Movimentos Ortodônticos 18 Quadro 4 Condutas a serem adotadas pós-tratamento 33

10 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 10 2 REVISÃO DA LITERATURA REABSORÇÃO RADICULAR FATORES QUE INFLUENCIAM NA REABSORÇÃO RADICULA FATORES MECÂNICOS DA REABSORÇÃO RADICULAR 18 3 PROPOSIÇÃO 24 4 DISCUSÃO ATITUDES PARA UMA CONDUTA PREVENTIVA DIMINUIINDO O RISCO DOS FATORES MECÂNICOS CONTENÇÃO E PÓS-TRATAMENTO 32 5 CONCLUSÃO 35 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 36

11 10 1 INTRODUÇÃO A reabsorção radicular é um fenômeno que geralmente ocorre ligado aos procedimentos ortodônticos, principalmente quando é necessário o uso de aparelhos fixos. Nesse caso, a reabsorção é relacionada a fatores mecânicos e à movimentação dos dentes pelo uso da força que os aparelhos possivelmente (dependendo do tipo de mecânica) causariam sobre alguns dentes. Segundo Brezniak e Wassertein (1993), apesar de vários estudos para predizer o fenômeno da reabsorção radicular, sua origem ainda permanece obscura. Susceptibilidade individual, predisposição genética, fatores sistêmicos, local e anatômico associados com o tratamento ortodôntico, são comumente citados no processo de reabsorção. Esses autores assim definem reabsorção radicular: é como um fenômeno de causa desconhecida, que freqüentemente está associada ao tratamento ortodôntico, sem, entretanto, comprometer a longevidade dos elementos dentários envolvidos, mas podendo comprometer os benefícios de uma terapêutica bem sucedida. Barther e Sims (1981) discordando, afirmam que é incerta a longevidade do elemento dentário associado à reabsorção radicular. Visto dessa forma, é possível compreender que o estudo ora proposto, visa estudar as atitudes orientadas pela literatura atual na prevenção e/ou minimização dos efeitos causados pelo tratamento ortodôntico. Os objetivos que nortearam essa pesquisa foram fazer uma revisão de literatura sobre reabsorção radicular; Confrontar autores que discutem a reabsorção radicular na clínica ortodôntica; Avaliar as medidas preventivas que a literatura dispõe hoje para minimizar os efeitos causados pelos fatores mecânicos no uso do aparelho ortodôntico. A metodologia utilizada foi um estudo completamente teórico, realizado com revisão de literatura. Para tanto, utilizou-se de artigos publicados em revistas científicas e reconhecidos no universo acadêmico, bem como sites também científicos para embasar todo o estudo. Analisados os artigos, os resultados foram apresentados de forma dissertativa. A estrutura do trabalho foi organizada em capítulos, contando como capítulo primeiro a introdução, onde é esclarecido para o leitor o tema, a proposição e os objetivos do estudo. No segundo capítulo trata do conceito de reabsorção radicular, de como ocorre, os fatores que ocasionam e em particular os fatores mecânicos, alvo da pesquisa. No terceiro e último capítulo são expostos os métodos de prevenção, as formas para minimizar os efeitos do uso da mecânica e o pós-tratamento com a contenção.

12 11 Foi possível entender que, quando falamos dos fatores mecânicos que provocam a reabsorção radicular, é impossível não falarmos dos outros fatores, pois os fatores mecânicos e biológicos estão associados pela susceptibilidade do paciente e que é necessário investigar desde a anamnese de cada indivíduo particularmente. O diagnóstico para se chegar à melhor forma de tratamento só pode ser definido se esses fatores forem analisados conjuntamente. Resolver sobre o tipo de mecânica está intimamente ligado aos resultados que se espera e a susceptibilidade que este paciente apresenta. Desde esse momento, a prevenção já está acontecendo, porque o caminho do tratamento ou o redirecionamento deste caminho já pode ser previsto. No pós-tratamento, o momento de restaurar é certo. Porém, se esse paciente foi bem monitorado, nas suas necessidades e susceptibilidade de ocorrência de reabsorção não haverá problemas graves. Indicações positivas também foram observadas com o uso do hidróxido de cálcio para restaurar a saúde dentária.

13 12 2 REVISÃO DA LITERATURA 2.1 REABSORÇÃO RADICULAR A reabsorção radicular é um fenômeno que geralmente está associado ao tratamento ortodôntico, apesar dos fatores envolvidos ainda não estarem completamente elucidados e não envolverem apenas o movimento dentário ortodôntico. Segundo Almeida (1989, p. 305), parece existir uma interação entre fatores biológicos e mecânicos do tratamento que determina a etiologia da reabsorção radicular. Contudo, nenhuma associação conclusiva entre um ou mais fatores foi identificada. Selow et. al. (2006) explica que radiograficamente é observado o arredondamento do ápice radicular gerado pelas forças que os movimentos ortodônticos produzem principalmente os de extrusão, torque e intrusão. E ainda acrescenta dizendo que os fatores que estão relacionados nas reabsorções radiculares podem ser classificados em mecânicos e/ou biológicos. O processo de reabsorção no entendimento de Selow at. al. (2006) ocorre quando a dentina é exposta na região do ligamento periodontal, sendo reconhecida pelo organismo como uma proteína estranha devido ao fato da camada de cemento ser frágil e fina. Com a movimentação ortodôntica, esta camada é rompida levando à exposição da dentina e fazendo com que os osteoclastos cheguem rapidamente à região. De acordo com Silva Filho; Meireles e Ferrari Junior (1998) a reabsorção radicular acontece quando, ao aplicar uma força ao dente, cria-se no lado de pressão um estreitamento da membrana periodontal e ação compressiva idêntica sobre seus limites, a superfície radicular e óssea. Como o cemento é menos vulnerável a esta compressão, o osso é reabsorvido, o dente movimenta e a membrana periodontal volta a sua dimensão original. Braga e Platchech (2005) esclarecem que as superfícies radiculares dos dentes não são normalmente reabsorvidas, pois são protegidas por pré-cemento e cementoblastos. Estas células não possuem receptores para mediadores dos processos inflamatórios como citocinas e interleucinas e para hormônios que aceleram ou diminuem o processo contínuo da remodelação óssea. Sendo assim, pode-se concluir que os cementoblastos são surdos para os mediadores da reabsorção óssea. Essa proteção natural é responsável pela manutenção, defesa e reparação da raiz, estabelecendo a integridade dos tecidos duros dos dentes. Quando essa proteção celular sofre injúria, por exemplo, o surgimento do tecido de hialinização produzirá o desenvolvimento de um processo reabsortivo.

14 13 Nessa perspectiva, Selow et. al. (2006, p. 2) acrescenta que as reabsorções radiculares conseqüentes aos movimentos ortodônticos são classificadas em superficiais e inflamatórias. As superficiais se apresentam somente como lesões microscópicas, as quais podem ser reparadas. Já as inflamatórias são oriundas de evolução das reabsorções de superfície, sendo transitórias quando a duração e a intensidade das forças aplicadas forem breves e nesse caso, a reabsorção restringe-se ao cemento e é passível de reparo. Quando houver uma continuidade mais prolongada das forças e estas conduzirem à reabsorção mais agressiva, esta pode ser classificada como progressiva. Hamley (1941 apud PAIVA et. al. 1998) trazem para a literatura os níveis de severidade das reabsorções, dizendo que elas podem, também, ser classificadas em: suave, moderada, média e acentuada. A suave apresenta apenas um arredondamento do ápice; a moderada se caracteriza por uma pequena perda apical, ou seja, menos de um terço da raiz; a média quando atinge um terço da raiz; e a acentuada se ultrapassa mais de um terço da raiz. Malmgren et. al. (1982) avaliaram a freqüência e o grau de reabsorção radicular em incisivos traumatizados que haviam sido tratados ortodonticamente. Neste artigo, definiram uma escala de reabsorção radicular, registrada com escores que variavam de 0 a 4 ( fig. 1). Essa escala é amplamente utilizada em diversos estudos que visam à avaliação da presença e do grau da reabsorção radicular em dentes tratados ortodonticamente ou não. Concluíram que os dentes traumatizados e que apresentavam sinais de reabsorção radicular antes do tratamento ortodôntico apresentam maior tendência de sofrer reabsorção durante o tratamento. Figura 1 Classificação dos níveis de reabsorção radicular: Figura 1 - Classificação dos níveis de reabsorção radicular durante o tratamento ortodôntico, sugerida por Levander e Malmgren, em = reabsorção mínima (contorno apical irregular);2 = reabsorção moderada ( 2 mm); 3 = reabsorção severa (> 2 mm < 1/3 da raiz); 4 = reabsorção extrema (> 1/3 da raiz).

15 14 Selow et. al. (2006,) analisa que a evolução da reabsorção ocorre da seguinte maneira: primeiramente, ocorre encurtamento com formações pontiagudas na região do ápice. Em resposta aos movimentos intrusivos e extrusivos do dente no alvéolo é formada uma microlesão no tecido periodontal que pode desencadear ou intensificar a inflamação, podendo levar a uma regularização do ápice e, conseqüentemente, ocorre a reabsorção e a diminuição da raiz. O processo só será suspenso quando a regularização do contorno do ápice for estabelecida. 2.2 FATORES QUE INFLUENCIAM NA REABSORÇÃO RADICULAR Os fatores que mais influenciam o surgimento da reabsorção radicular são apresentados por Capelozza Filho e Silva Filho (1998) como sendo variáveis genéticas, fisiológicas e anatômicas. Para esses autores, elas constituem fatores gerais e locais que predispõe a reabsorção radicular. Almeida et. al. (1989) afirmaram que a presença de reabsorção radicular envolve não apenas o potencial inerente a cada indivíduo, mas também uma complexa combinação de fatores biológicos além de distúrbios metabólicos. Também, concluíram que desequilíbrios endócrinos, respostas alérgicas, fatores genéticos e nutricionais, além de distúrbios metabólicos provocados por traumas prévios ou períodos prolongados de hipotermia, podem estar associados a fatores que desencadeiam o processo de reabsorção radicular. Outro fator relevante da reabsorção radicular apical seria em relação aos dentes tratados endodonticamente e aos dentes com vitalidade pulpar, quando submetidos à movimentação ortodôntica. Nesse caso, um quadro sobre os fatores gerais explica com mais precisão essas variáveis:

16 15 QUADRO 1 FATORES GERAIS QUE INFLUENCIAM A REABSORÇÃO RADICULAR FATORES GERAIS QUE INFLUENCIAM A REABSORÇÃO RADICULAR GENÉTICA SEXO NUTRIÇÃO CRONOLÓGIC A genética parece influenciar de um modo ainda não claramente definido a reabsorção radicular Embora a reabsorção radicular idiopática seja maior nas mulheres, frente ao tratamento ortodôntico muito estudos não encontraram diferenças entre sexos. O desequilíbri o nutricional é fator de relevância na reabsorção radicular durante o tratamento ortodôntico, especialme nte na quantidade de cálcio e vitamina D da dieta. O Os adultos parecem mais susceptíveis a reabsorção radicular, ocorrendo alterações. Estas alterações criam dificuldades ao movimento dentário e predispõem à reabsorção, mesmo sem tratamento ortodôntico. SISTÊMIC OS O homônio da patireóide desempen ha um papel important e no metabolis mo ósseo, sobre as células alvo. ESTADO DE SAÚDE A higidez do paciente é altamente desejável durante o tratamento ortodôntico. A Atenção no momento da anamnese às doenças sistêmicas deve, portanto ser rotina. FONTE: ADAPTAÇÃO CAPELOZZA FILHO E SILVA FILHO (1998, p. 106) ALERGIA Indivíduos com reações alérgicas exacerbadas podem ser mais predispostos à reabsorção. BIOLÓGIC OS/HISTOL ÓGICOS A susceptibili dade individual é considerad a um dos fatores mais relevantes de ocorrência de reabsorçõe s radiculares, e independe m do tratamento ortodôntic o. Visto os fatores gerais que podem ocasionar a reabsorção radicular é necessário observar os fatores locais que estão ligados também a causalidade e que necessitam de observação cuidadosa para o tratamento ortodôntico.

17 16 QUADRO 2 FATORES LOCAIS QUE INFLUENCIAM A REABSORÇÃO RADICULAR TIPO DE MÁ OCLUSÃO FATORES LOCAIS QUE INFLUENCIAM A REABSORÇÃO RADICULAR HÁBITOS TRAUMA PRÉVIO ESTÁGIO DESENVOLV. RADICULAR DE FORMA RADICULAR Não há Os hábitos Dentes com Embora possa A avaliação da correlação como histórico de haver forma radicular entre as más onicofagia e trauma problemas através de oclusões pressão atípica prévio e quando o radiografias é catalogadas de língua, sinais de manejo é muito do modo podem ser reabsorção inadequado, importante no clássico e considerados radicular são reabsorção capazes de dentes com dentes com pré-tratamento. radicular. acentuar a predisposição ápice aberto Tratamentos reabsorção à reabsorção seriam dentes difíceis, radicular. frente a um menos longos e de objetivos amplos, quase heróicos, são muito predispostos a reabsorção radicular. tratamento ortodôntico. susceptíveis à reabsorção. FONTE: ADAPTAÇÃO CAPELOZZA FILHO E SILVA FILHO (1998, p. 106) ESTADO DE SAÚDE BUCAL Higidez absoluta seria sempre desejável e pode geralmente ser exigida em pacientes jovens. Chaves e Vilella (2002) complementam dizendo que as características que influencia na reabsorção radicular e que o movimento dentário ortodôntico de dentes com raízes incompletamente formadas parece não ser tão prejudicial quanto para os dentes com ápices fechados. Em um trabalho de Levander e Malgren (1988) estes encontraram que raízes com ponta em forma de pipeta ou com ponta abaulada (como se já tivessem tipo a ponta reabsorvida) (Fig. 2) eram potencialmente mais predispostas à reabsorção. As raízes em forma de pipeta teriam um risco grande e as raízes em ponta abaulada um risco moderado de apresentar reabsorção severa (> 2 mm < 1/3) ao final do tratamento ortodôntico. Ao encontrar este tipo de alteração na forma radicular, atitudes preventivas mais intensas deverão ser adotadas, diminuindo o tempo para tomada das radiografias de controle durante o tratamento ortodôntico.

18 17 Figura 2- Forma atípica da raiz como fator de risco: Figura 2 - Levander e Malmgren sugerem como fator de risco a forma atípica de raiz. No esquema : A) raiz curta, B) raiz abaulada, C) raiz tortuosa, D) raiz em forma de pipeta. As raízes podem ser classificada quanto a forma geométrica em romboidal, triangular e retangular. Levander, Malmgren (1988) descreveram as formas atípicas de raiz que constituem fatores de risco a reabsorção durante o tratamento ortodôntico. Dentre os diferentes tipos morfológicos, as raízes triangulares, as raízes em forma de pipeta e as raízes tortuosas propiciam uma maior concentração da força por área do ligamento periodontal na região apical (fig. 2), possibilitando que lesões na camada cementoblástica ocorram com maior freqüência e gravidade, o que implicará em uma redução do comprimento dentário. Na raiz retangular (fig. 2), a força dissipa-se melhor na estrutura dentária, no ligamento periodontal e na estrutura óssea vizinha, acarretando menor chance de reabsorção radicular (CONSOLARO, 2002). Esses autores ainda afirmam que as alterações da morfologia radicular são freqüentemente associadas ao processo de reabsorção durante o tratamento ortodôntico, dentre essas alterações pode-se selecionar: raízes em forma de gargalo de garrafa, dilaceração radicular, dentes invaginados, taurodontia, forma radiculares em pipeta, incisivos laterais conóides e raízes pontiagudas, raízes estreitas e raízes previamente arredondadas. Além disso, observaram que dentes com raízes curtas exibiam também correlações com as reabsorções radiculares e consideraram que dentes com raízes longas requerem forças de maior intensidade durante o movimento dentário e, portanto, também apresentam risco de serem reabsorvidas durante o tratamento ortodôntico. Braga Platcheck (2005) discutem argumentando sobre as doenças endocrinopatas, explicando que embora, hipoteticamente, as alterações endocrinológicas como hipotireoidismo, hipertireoidismo e hiperpituitarismo sejam capazes de influenciar na

19 18 reabsorção radicular, não há comprovação científica, mesmo sabendo que alguns pacientes, não submetidos ao tratamento ortodôntico, apresentam susceptibilidade a este processo, principalmente aqueles que sofrem de algum distúrbio sistêmico. 2.3 FATORES MECÂNICOS DA REABSORÇÃO RADICULAR Os fatores mecânicos estão centrados na força utilizada no tratamento ortodôntico que tem o objetivo de promover o movimento dentário. Selow (2006) observou que durante o movimento ortodôntico, há a formação de duas áreas: uma de pressão em que ocorre reabsorção óssea e outra de tensão onde há neoformação óssea, devido a um desequilíbrio na estrutura do ligamento periodontal. Conforme explica Paiva et. al. (1998), os movimentos usados na ortodontia são os de rotação, inclinação, extrusão, translação, torque e intrusão. QUADRO 3 MOVIMENTOS ORTODÔNTICOS MOVIMENTOS ORTODÔNTICOS E CONSEQUÊNCIAS ROTAÇÃO INCLINAÇÃO EXTRUSÃO TRANSLAÇÃO TORQUE INTRUSÃO Reabsorção da raiz em um dos lados de pressão. As reabsorções ocorrem principalmente no terço médio da raiz, porque em geral, o ligamento periodontal nessa área é estreito quando comparado ao cervical e ao apical. Pode causar reabsorção óssea com uma conseqüente formação de zona hialinizada seguida de uma formação óssea compensatória entre a raiz e o osso alveolar. Estiramento e deslocamento mais duradouros dos feixes supra alveolares ocorrem em maior intensidade do que das fibras principais dos terços médio apical. FONTE: ADAPTAÇÃO SELOW (2006 p. 3) Presença de uma área de hialinização logo no início do movimento. Durante o movimento inicial de torque, a região de pressão situase próximo à porção média da raiz, pois o ligamento periodontal é mais largo no terço apical do que no terço médio. Ocorre grau maior de reabsorção radicular com esse movimento. As estruturas de apoio estão sob pressão e permanecem, aparentemente, sem áreas de tensão.

20 19 Segundo Parker e Harris (1998 apud SANTOS e MOROSOLLI, 2007, p. 4) as forças intrusivas são consideradas prejudiciais às superfícies radiculares porque a força da raiz concentra pressão no ápice cônico. Os mesmos autores descreveram que quando combinados, o movimento intrusivo e o torque radicular lingual foram os principais fatores indutores de reabsorção radicular apical externa. Para promover o movimento dentário é utilizada a força, e para que exista a força, no caso do tratamento ortodôntico, é necessário conhecer os instrumentos que a promove. Esses instrumentos mudaram muito nos últimos anos, afirma Capelozza Filho e Silva Filho (1998), sejam na base receptora, os barquetes, ou nos elementos ativos e nos fios ortodônticos. Admite-se que o grau de comprometimento radicular correlaciona-se com a mecanoterapia aplicada. Somente um estudo comparou a reabsorção radicular resultante de aparelhos fixos e removíveis concluindo que o uso de aparelhos fixos são mais ofensivos às raízes. Ketcham (apud BREZNIAK e WASSERSTEIN et al, 1997) afirmou que a função normal é perturbada pelo efeito de esplintagem da mecânica fixa por um período longo, o que pode provocar reabsorção. Stuteville (apud BREZNIAK e WASSERSTEIN et. al. 1997), por outro lado, sugeriu que os movimentos de vai-e-vem causados pelos aparelhos removíveis são mais prejudiciais às raízes. De modo geral acredita-se que a técnica de arcos leves de BEGG induz menor reabsorção radicular do que a técnica EDGEWISE apesar da reabsorção nas raízes dos incisivos superiores ter sido observada durante o terceiro estágio da técnica de BEGG. Malmgren e Col (apud BREZNIAK e WASSERSTEIN et. al. 1997) sugeriram que não existiam diferenças entre estas técnicas, mas encontraram uma freqüência de reabsorção radicular significantemente maior (48%) em incisivos superiores traumatizados quando intuídos pela técnica de BEGG do que quando intruídos pela técnica EDGEWISE (43%). É sugerido que o aumento na força à medida que o espaço fecha com o tempo (atração) pode estimular uma resposta tecidual mais fisiológica e, conseqüentemente, diminuir o potencial de reabsorção radicular. (BREZNIAK e WASSERSTEIN et. al. 1997). Linge e Linge (apud BREZNIAK e WASSERSTEIN et. al. 1997) constataram um aumento significante na magnitude da reabsorção no lado onde foram usados elásticos e sugeriram que as forças de vai-e-vem resultantes da função combinada aos elásticos são responsáveis pela reabsorção radicular dos incisivos. Foi relatado, também, que os elásticos de classe III usados para o preparo de ancoragem, aumentaram a reabsorção radicular na raiz distal do primeiro molar inferior.

21 20 De acordo com Macfadden e Vonder Ahe (apud BREZNIAK e WASSERSTEIN et. al. 1997), não há diferenças na extensão da reabsorção radicular em pacientes tratados com ou sem extrações. As extrações seriadas sem tratamento ortodôntico complementar provocaram um menor grau de reabsorção radicular, comparado com as extrações seriadas finalizadas com tratamento ortodôntico ou com extração de quatro pré-molares seguida por mecanoterapia fixa. Brezniak e Wassserstein (et. al. 1997) dizem que a expansão rápida da maxila, associada à tração cervical, tem sido apontada como causadora de reabsorção radicular severa nos primeiros molares superiores. Estes autores afirmam que parece não existir movimento dentário seguro. Provavelmente, a intrusão é o movimento que causa maior dano para as raízes envolvidas, mas a inclinação, o torque, o movimento de corpo e a expansão palatina também podem estar implicados. Os relatos sobre reabsorção durante os movimentos dentários de corpo são controversos. De acordo com Reitan (apud BREZNIAK e WASSERSTEIN et. al. 1997), a distribuição do estresse ao longo das raízes durante o movimento dentário de corpo é menor do que a concentração de forças no ápice resultante da inclinação. Assim, o risco de reabsorção radicular devido ao movimento de corpo pode ser menor do que a reabsorção proveniente do movimento de inclinação. Nessa perspectiva é pertinente analisar os tipos de força, sendo elas: Magnitude da força ortodôntica; Intervalo de aplicação de força; Tipos de força, Duração da força. Magnitude da força - A magnitude depende do aparelho portador da força, do movimento a ser executado, da área radicular total envolvida, da quantidade de osso de suporte e das características do periodonto de sustentação e proteção. Em outras palavras, esta força teria que ser quantificada de modo individual, provavelmente constituindo tarefa impossível, por exigir conhecimento e controle absoluto de todas as variáveis envolvidas no processo. Em termos práticos, isto mostra que seria importante considerar a magnitude da força aplicada apenas como um fator e que sua ação específica, ou em outras palavras, a resultante compressiva na área radicular, depende do sistema (aparelho) no qual ela é inserida para agir e de qual o movimento que se deseja obter. Admitindo que a magnitude da força seja um fator importante para uma mecânica eficiente, com boas respostas clínicas e preservação da saúde do dente e do periodonto, os ortodontistas deveriam se preocupar com a quantidade de força a ser utilizada. Intervalo de aplicação de força - O intervalo de aplicação da força parece ser um fator mais importante em relação à reabsorção radicular, que a magnitude de força. Os resultados

22 21 de dois estudos realizados por Capelozza Filho e Silva Filho (1998), mostraram que forças controladas e reativadas semanalmente de 50, 100 e 200 cn provocaram respostas com grande variação individual, tanto para quantidade de movimento como para reabsorção radicular. Além disso, não houve correlação entre aumento da quantidade de força aplicada e extensão ou gravidade nas áreas de reabsorção radicular. Isto indica que a maior fonte de variação não está relacionada à magnitude da força, mas sim a resposta metabólica. Em termos de prática clínica, isto significa estar predisposto a programar reaplicação de força em indivíduos suspeitos ou identificados como predispostos à reabsorção radicular, a intervalos de tempo superiores àqueles considerados rotineiros. Em nosso país parece claro que a maioria dos ortodontistas trabalha com 21 dias de intervalo, embora 15 dias e 30 dias possam ser também considerados intervalos usuais. Numa situação de risco, dobrar este tempo usualmente adotado parece atitude consistente com o conceito de que respeitar a individualidade da resposta metabólica significa proteger o indivíduo predisposto da reabsorção radicular. Tipo de força Capelozza Filho e Silva Filho (1998) dividem a força em dois tipos como consta no conceito clássico: contínua ou intermitente. Consideram estes, importante acrescentar uma variação da intermitente, que seria a força interrompida e ainda a força ortopédica mecânica pelas suas características muito próprias. A força contínua - como o próprio nome define, seria expressa através de uma carga de valor constante que agiria sobre o dente ou grupo de dentes durante todo o tempo. Trabalhos recentes têm mostrado que é difícil obter força contínua se esta definição for seguida ao pé da letra. Especificamente em um destes trabalhos, a magnitude da força inicial de 50 cn, aplicada através de um braço de força tipo alavanca e que era avaliada toda semana, mostrou durante os primeiros sete dias uma redução média de 24%, caindo para 38 cn. Uma vez reavaliada, mostrou em todo o experimento (sete semanas) e para todos os dentes testados, redução semelhante. Atualmente recursos mais sofisticados como as molas Ni-Ti, são capazes de gerar força de ação contínua e valor constante. Porém, provavelmente muitas das conclusões obtidas na literatura com força contínua usaram sistemas que, embora mantivessem a força atuante de modo contínuo, portavam carga descontínua que diminuía com o tempo. Talvez esta forma fosse melhor definida como contínua interrompida. A Força Intermitente e Força Interrompida - seria uma força contínua, interrompida por períodos de repouso. Ela estaria associada constantemente aos aparelhos móveis e a alguns recursos auxiliares ao tratamento com aparelhos fixos, como os elásticos inter-

23 22 maxilares. Do ponto de vista prático e para facilitar o entendimento consideramos razoável admitir uma subdivisão para força intermitente, que chamaríamos de interrompida. Dentro desta ótica, entre todas as forças a interrompida é considerada a mais favorável. A preferência por este tipo de força intermitente que passamos a chamar de interrompida, é especialmente dirigida àquela força que se caracteriza por ser ativa durante um determinado tempo e depois se dissipa, criando um período de repouso onde o dente que foi movimentado é apenas mantido em posição. Este período de repouso propicia melhores condições para a resposta metabólica exigida pelo movimento dentário, permitindo melhor proliferação e atividade celular nos tecidos de suporte e criando condições mais favoráveis uma nova resposta quando o aparelho for reativado. Força Ortopédica Mecânica - a força ortopédica mecânica, aqui assim chamada para caracterizar sua introdução por aparelhos ortodônticos, é por definição pesada. Seria aplicada através de aparelhos específicos como arcos extra bucais, máscara facial e expansores fixos, com objetivo de atuar sobre o esqueleto do paciente, embora com óbvias e mais explícitas respostas dentárias. O potencial iatrogênico destes aparelhos é maior, mas sua ação pouco estudada em relação à reabsorção radicular. As exceções são para expansão rápida da maxila que já tiveram sua ação investigada, inclusive de modo comparativo. Estes aparelhos são desenhados e ativados para exercer a verdadeira força ortopédica. O objetivo é favorecer hialinização total na superfície vestibular das raízes dos dentes suportes, de tal modo que pela ausência de vida celular e conseqüente impossibilidade de movimentação dentária, as forças pesadas introduzidas tenham efeito esqueletal. Do ponto de vista prático, seria importante considerar o potencial iatrogênico deste procedimento antes de sua adoção. Parece claro que um paciente com predisposição à reabsorção já evidenciada não seria candidato a este procedimento realizado de modo isolado, sem assistência cirúrgica. Considerando o fator idade, a expansão rápida da maxila é um procedimento cujo nível de agressividade aumenta quando realizado após o final do crescimento sutural. Isto justifica a predileção por abordagem ortopédica em idade mais precoce. Duração da força - este tópico está diretamente relacionado à duração do tratamento. É nesta questão que a maioria dos pacientes adquiria reabsorção radicular significativa, eram casos submetidos a longos tratamentos. Eram casos graves onde a discrepância extrapolava a capacidade de correção da Ortodontia e exigia intervenção cirúrgica não adotada, ou eram casos tocados sem rumo, por responsabilidade do paciente e ou do profissional.

24 23 A gravidade da má oclusão guarda correlação com reabsorção radicular porque vai exigir um tempo de tratamento maior e recursos mecânicos mais abrangentes, e ou compensatórios, como os elásticos inter-maxilares. É importante reconhecer as limitações anatômicas que os pacientes apresentam e que serviriam de limite para nossas pretensões. Os pacientes com problemas esqueletais mais severos têm arquitetura óssea diferente, com ossos alveolares mais estreitos e criando limitantes intransponíveis para um tratamento ortodôntico seguro. Não respeitá-los, ignorando a hipótese cirúrgica, significa provocar reabsorção radicular e outros problemas ao tecido de suporte.

25 24 3 PROPOSIÇÃO O estudo monográfico proposto discorre sobre as atitudes orientadas pela literatura atual na prevenção e/ou minimização dos efeitos causados pelos fatores mecânicos no tratamento ortodôntico. Fazendo uma revisão da literatura sobre reabsorção radicular confrontando autores que pesquisam sobre essa temática na clínica ortodôntica.

26 25 4 DISCUSSÃO 4.1 ATITUDES PARA UMA CONDUTA PREVENTIVA A análise dos fatores de risco de reabsorção radicular disponível na literatura pesquisada demonstrou que o ortodontista deve ter o máximo de controle sobre as variáveis (idade, sexo e saúde em geral); locais (características da má oclusão) e mecânicos (magnitude, tipos e duração da força aplicada), pois os níveis apresentados de reabsorção radicular são variados. Isso significa que o nível de reabsorção apresenta-se variável de indivíduo para indivíduo, contrariando o conceito de que a reabsorção severa provocada no tratamento ortodôntico estaria freqüentemente relacionada à falta de habilidades do ortodontista na manipulação do aparelho e dos procedimentos clínicos relacionados. Diante disso, Capelozza Filho e Silva Filho concluem: Ao admitir que a reabsorção radicular durante o tratamento ortodôntico está fora do controle do ortodontista por depender de fatores não totalmente conhecidos e presos à susceptibilidade do indivíduo, admitimos que todo o paciente é de risco. Nesta perspectiva a adoção de procedimentos preventivos em relação a este fenômeno, a reabsorção radicular, é obrigatório, sob pena de sermos negligentes. (1998, p. 111). Diante dessa afirmação, a prevenção é iniciada desde a anamnese, procedimento que revela o histórico de cada paciente, informações colhidas e que devem ser processadas sob a ótica da investigação de susceptibilidade à reabsorção radicular. No caso da saúde geral, o que deve ser considerado é a presença de distúrbios metabólicos, distúrbios endócrinos e respostas alérgicas exacerbadas. Nesses casos, o mais indicado é solicitar ao médico do paciente o tipo de tratamento a que este está sendo submetido, para que o ortodontista possa cercar este paciente dos cuidados necessários. Seria um relatório sobre a relação que a doença e o tratamento podem ter com as reações fisiológicas que o tratamento ortodôntico irá exigir. Prates et. al. (2002) afirmaram que: A reabsorção radicular pode ser uma conseqüência do tratamento ortodôntico, mas nem sempre decorre exclusivamente dessa intervenção profissional, podendo ocorrer em graus bastante variáveis em função de vários fatores biológicos e/ou mecânicos envolvidos nas respostas biológicas de cada paciente. (p. 54). Outra informação importante na anamnese é a predisposição familiar. Saber se alguém da família já fez tratamento ortodôntico e como foi seu histórico quanto a predisposição para a reabsorção radicular. Verificar também quanto à história de trauma na face atingindo os

27 26 dentes, tipo de trauma e o tempo da ocorrência. Dentes envolvidos devem ser analisados de modo específico. De acordo com Capelozza Filho e Silva Filho (1998): A combinação de trauma com reabsorção radicular e tratamento ortodôntico predispõe ao agravamento do problema. Se o dente traumatizado estiver, após um período de tempo (1 ano), sem resposta radicular negativa, provavelmente temos um dente sem predisposição. Condutas adotadas para dentes traumatizados ou avulsionados como tratamento endodôntico usualmente executados com hidróxido de cálcio, devem ser avaliados realisticamente. Se após este tratamento a reabsorção externa apareceu ou continuou, este dente é de alto risco. Caberia ao ortodontista discutir com os pais do paciente a situação, sempre muito individual, enfatizando quando for cabível, que todo, ou seja, oclusão, funcional e esteticamente, e a aparência facial, não podem ser sacrificados em nome de poupar um dente geralmente condenado, de uma agressão que aceleraria sua perda, mas traria ganhos potencialmente mais significativos. (p. 111). Os hábitos também são considerados fatores de risco. Para os autores citados no parágrafo anterior: A onicofagia e o pressionamento atípico de língua são capazes de predispor à reabsorção radicular antes do tratamento ortodôntico, isto é significativo e poderia indicar susceptibilidade. Do ponto de vista prático seria muito importante eliminar o hábito antes do tratamento ortodôntico (p. 111). No caso de pacientes adultos, Capelozza Filho e Silva Filho (1998) indicam que o profissional deve questioná-los sobre seus objetivos com o tratamento ortodôntico, por causa das limitações impostas pela idade, o que aumenta os riscos de reabsorção radicular. Esses autores ainda acrescentam, chamando atenção também para os casos de tratamento ortodôntico em mulheres adultas em idade de menopausa: os tratamentos de reposição hormonal merecem a mesma abordagem investigativa sugerida para os portadores de distúrbios endócrinos. Osteoporose costuma ser um problema adicional nesta fase ou após ela. Esse é um agravante para o tratamento ortodôntico e fator de risco de reabsorção radicular (p. 58). Para Valadares Neto; Albamaz e Almeida (2002) importante é ressaltar que, a natureza multifatorial e assintomática da reabsorção radicular não atestam um poder de predição totalmente seguro, tendência confirmada pela ampla variação de resultados encontrados. Dessa maneira, a adoção de um protocolo que vise predizer, classificar ou monitorar a ocorrência das reabsorções radiculares é imprescindível à prática ortodôntica moderna. Por exemplo, o controle radiográfico após seis a nove meses de tratamento com aparelho fixo constitui uma medida imprescindível para predizer o risco de reabsorção ao longo do tratamento ortodôntico. Reabsorções severas, nesta fase do tratamento, indicam um risco de reabsorção extrema, enquanto que a ocorrência do contorno irregular traduz em risco mínimo.

28 27 As medidas preventivas indicadas na literatura por autores como: Silva Filho; Brezniak; Wasserstein; Soares de Meireles; Ferrari Junior; Capelozza Filho entre outros, são as seguintes: anamnese, documentação ortodôntica adicional, planejamento do tratamento, avaliações durante o tratamento, métodos para identificar os pacientes susceptíveis à reabsorção radicular, diagnóstico de reabsorção radicular, controle do risco da mecânica, contenção e pós-tratamento. A documentação ortodôntica é obrigatória e no conceito de Capelozza Filho e Silva Filho (1998) essa documentação deveria ser acrescida obrigatoriamente de radiografias periapicais dos incisivos superiores e inferiores, tomados pela técnica do paralelismo. Essa técnica é recomendada por introduzir menor variação dimensional, aspecto obviamente importante quando a avaliação do comprimento radicular está em foco. Os incisivos são os dentes geralmente escolhidos por ocuparem o primeiro lugar na lista da vulnerabilidade à reabsorção radicular. Uma das maneiras de se identificar a reabsorção radicular em um paciente é através de um exame radiográfico. O exame pode identificar uma área radiolúcida com bordas irregulares localizada em diferentes áreas da raiz. Por isso o controle radiográfico de pacientes que passam por tratamento ortodôntico ou de pacientes que sofreram alguma lesão por trauma é de extrema importância. É preciso fazer um controle com radiografias iniciais, intermediárias e finais, para detectar alguma possível alteração. O maior empecilho, quando falamos no exame radiológico para a detecção da reabsorção radicular é que o exame só consegue detectar a reabsorção quando ela já se encontra em um nível avançado. O professor da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP Alberto Consolaro desenvolveu um método que permite diagnosticar a reabsorção radicular através de um exame de sangue. A reabsorção da raiz ocorre quando o sistema imunológico do organismo produz anticorpos que destroem as proteínas do leite. Esses anticorpos circulam pela corrente sangüínea, permitindo que apenas uma gota de sangue seja capaz de detectá-los. O teste também poderia ser feito com saliva ou lágrima, que também seriam capazes de detectar os anticorpos. O exame desenvolvido pelo professor Alberto Consolaro poderia ser aplicado pelo cirurgião dentista no próprio consultório e funcionaria como os exames feitos á base de uma gota de sangue para medir o nível de glicose em pacientes diabéticos. Esse método possibilitaria que o dentista diagnosticasse a reabsorção radicular ainda em sua fase inicial, aumentando as chances de solucionar o problema de outra maneira que não fosse a extração do dente.

29 28 È importante solicitar as radiografias, pois a documentação inicial destas raízes poderá ser comparada posteriormente no trans-tratamento e vai permitir avaliar a forma radicular destes dentes. A demonstração de susceptibilidade de reabsorção ainda no pré-tratamento ortodôntico é importante para a tomada de atitudes preventivas, como por exemplo, diminuir o tempo para tomada das radiografias de controle durante o tratamento ortodôntico. Nessa perspectiva, Massler e Malone chamam a atenção: Para realizar observação mais eficiente sobre o grau de reabsorção radicular nos exames iniciais de pacientes que serão submetidos ao tratamento ortodôntico será necessário um bom método para prever a tendência de reabsorções em cada paciente. Inúmeros outros fatores podem influenciar este comportamento, de forma que, caso não sejam identificadas reabsorções prévias, estas poderão também ser observadas durante ou ao final do tratamento e, portanto, o risco não deve ser desprezado em nenhuma hipótese. (apud CHAVES e VILELLA, 2002). Após o período de anamnese e da análise da documentação inicial é hora de planejar o tratamento. Nesse momento Silva Filho (1993, p. 67) sugere que: A somatória da relação e gravidade da má oclusão, tempo de tratamento e outras variáveis podem potencializar a reabsorção. O ortodontista deve considerar quantos desses eventos estarão presentes no tratamento indicado por ele e especular sobre sua interação com outros fatores negativos (idade) ou positivos (saúde periodontal perfeita) descobertos na anamnese. Um conjunto de fatores negativos cria um risco maior que apenas um ou dois fatores negativos somados aos outros positivos. Silva Filho (1993), ainda sugere considerar a penetrância dos fatores de risco. Uma predisposição hereditária, por exemplo, é muito mais grave que a perspectiva do uso de elástico intermaxilar durante algum tempo. Deve-se, segundo o autor, ponderar os riscos, talvez seja possível reduzi-lo, através de controles radiográficos mais curtos e mudança de objetivos, simplificando ou alterando o método de execução de tratamento. É importante informar ao paciente dos riscos, para que ele possa entender e assumir a co-responsabilidade. Nenhuma mecânica, por menor que sejam as forças exercidas, estará livre de desencadear reabsorção. O controle radiográfico das raízes dos incisivos centrais superiores e inferiores, o grupo mais susceptível de dentes, pode detectar a presença de reabsorção, e indicar qual a susceptibilidade individual do paciente. Como todo o paciente é de risco e toda mecânica capaz de desencadear reabsorção, parece imprescindível a adoção do método radiográfico para o diagnóstico de caráter preventivo antes, durante e pós-tratamento.

30 DIMINUINDO O RISCO DOS FATORES MECÂNICOS Realizadas as radiografias de controle e detectando o nível de reabsorção radicular, deve-se adotar os procedimentos cabíveis. Esses procedimentos dependerão da gravidade da reabsorção encontrada e da estimativa de risco para o final do tratamento. De acordo com Capelozza Filho e Silva Filho (1998) é possível alterar a rotina clínica que vinha sendo aplicada ao paciente e que provocou a reabsorção, seguindo as regras citadas por esses autores: Utilizar a força leve e contínua ou interrompida. Ambas parecem ter efeito similar sobre as raízes, mas há evidências que a interrompida seja mais segura, principalmente em pacientes susceptíveis. Verificar a magnitude da força que se está usando é importante, pois muitos profissionais fazem previsão de usar uma força e acabam usando magnitudes diferentes daquela que pensam estar usando. Levander e Cols. (apud CHAVES E VILELLA, 2002, p. 140) verificaram que a utilização de intervalos maiores de ativação das forças ortodônticas mostrou-se eficaz em prevenir o progresso de reabsorções durante o tratamento ortodôntico. Outro método citado por Reitan e Rygh (apud CHAVES E VILELLA, 2002, p. 140) aconselha que para evitar reabsorções extensas deve-se incluir a utilização de forças leves e interrompidas. Tavares e Sampaio (apud CHAVES E VILELLA, 2002, p. 140) sugerem que a inclusão de dentes com reabsorções prévias apenas numa fase mais avançada do tratamento ortodôntico, parece reduzir ao mínimo os riscos de continuidade do processo de reabsorção. Caso sejam detectadas as reabsorções maiores do que 2 mm durante o curso do tratamento, Ritter e Cols (apud CHAVES e VILELLA, 2002) consideram necessário um replanejamento da terapêutica com sacrifícios dos objetivos iniciais; uma interrupção temporária (60 a 90 dias) está indicada quando são identificadas reabsorções de até 2 mm; e o tratamento deve ser definitivamente interrompido frente à reabsorção que envolvam além de 1/3 da raiz. Conforme Capelozza Filho e Silva Filho (1998) os aparelhos programados e as ligas modernas para os fios ortodônticos criam complexos mecanismos, onde calcular a força liberada sobre a estrutura radicular pode ser muito complicado. Em casos de susceptibilidade comprovada, os autores indicam que diminuir o número de variáveis e controlá-las da melhor maneira possível seria o ideal. Outra sugestão é adotar intervalos de aplicação de forças adequados à situação. Este fator é o mais importante dentre àqueles aqueles que estão sendo introduzidos pelo tratamento ortodôntico através do aparelho.

31 30 Com o repouso concedido de acordo com o recomendado é provável que o tratamento recomece com as zonas reabsorvidas em reparação e com tecidos circundantes normais. Com uma mecânica de forças espaçadas a exigir resposta metabólica menos eficiente, é provável que o tratamento evolua de modo mais seguro. Capelozza Filho e Silva Filho (1998) Concluem dizendo que do ponto de vista prático, as ações mecânicas no reinício do tratamento após o período de repouso, deveriam ser replanejadas de acordo com a susceptibilidade encontrada. Definir o tempo de troca dos arcos, os tipos de seqüencia de fios a serem utilizados, a quantidade e o intervalo de aplicação das forças de tração, retração ou compressão. Monitorar este paciente de modo particular, considerando sua sensibilidade, quantidade de movimento e mobilidade dentária. Controlar radiograficamente noventa dias após o reinício do tratamento para testar a eficácia do novo método de tratamento adotado. Brezniak et. al. (1997) trazem variadas formas e cuidados para lidar com a reabsorção radicular: 1. O paciente ou seus pais (no caso de menores) devem ser informados sobre o encurtamento do ápice radicular (reabsorção radicular), passível de ocorrer como conseqüência do tratamento ortodôntico. Sua incidência é altamente imprevisível. 2. Radiografias periapicais: a) As radiografias periapicais iniciais constituem elementos de diagnóstico importantes da documentação ortodôntica pré-tratamento e assumem especial importância na confrontação da reabsorção pré e pós tratamento. b) Visto que é impossível prever o início da reabsorção radicular, são indicados controles radiográficos periódicos. As radiografias periapicais dos incisivos devem ser tomadas pelo menos todos os anos após a instalação do aparelho. c) As radiografias pós-tratamento representam uma parte essencial da documentação ortodôntica para avaliar e integridade dente-osso após o tratamento, e sobre a qual o paciente deve ser informado. 3. Tempo de Tratamento: O tratamento ortodôntico deve iniciar-se o mais cedo possível. Já que as raízes em desenvolvimento exibem menor susceptibilidade à reabsorção e os pacientes jovens apresentam melhor adaptação muscular às mudanças oclusais. Os adultos possuem uma capacidade adaptativa menor e requerem forças mecânicas mais rígidas, aplicadas por um tempo maior.

32 31 4. As forças ortodônticas devem ser leves e intermitentes. 5. Quando a reabsorção radicular é detectada durante o tratamento ativo, os objetivos finais devem ser reavaliados. Deve-se tomar uma decisão sobre suspender o tratamento ou atingir seu objetivo final. Quando necessário, a aplicação de forças deve ser interrompida e/ou um plano de mordida pode ser usado para desocluir os dentes. 6. Os hábitos como onicofagia ou pressionamento lingual atípico devem ser eliminados, uma vez que foi comprovado que a reabsorção radicular é mais intensa nesses pacientes. 7. Todos os tipos de movimento dentário podem estimular a reabsorção radicular. A intrusão parece ser o mais prejudicial. 8. Os traumas oclusais e movimentos de vai e vem são potencialmente prejudiciais às raízes, e é sugerido que o tratamento deve terminar em oclusão correta. 9. É essencial reconhecer que o movimento dentário ortodôntico pode ter limites anatômicos e fisiológicos. Se os objetivos do tratamento estiverem aquém dessas limitações, a intervenção cirúrgica deve ser requerida. 10. Dentes com raízes reabsorvidas podem servir como pilares para próteses, desde que o comprimento de suas raízes exceda o comprimento da coroa clínica. 11. O efeito ortopédico na fase inicial do tratamento ortodôntico tem um menor potencial destrutivo sobre as raízes, se comparado com o efeito dento-alveolar em uma fase mais tardia da mecanoterapia. 12. Na escolha do aparelho a ser usado durante o tratamento, o risco de reabsorção radicular deve ser considerado em relação à eficiência do aparelho e os objetivos individuais do tratamento. 13. O tempo de tratamento deve ser o mais breve possível, desde que se atenha a outros princípios importantes. 14. Os dentes traumatizados devem ser tratados com cautela, uma vez que eles são mais propensos à reabsorção radicular durante o tratamento ortodôntico. 15. Os dados do exame médico e tendências familiares são valiosos, principalmente em casos de extensa ou severa reabsorção radicular. 16. Se a reabsorção radicular continuar após a remoção do aparelho ou durante a contenção, aconselha-se a terapia subseqüente do canal com hidróxido de cálcio. A obturação com guta percha deve ser considerada como a terapia definitiva somente após a reabsorção radicular ter cessado.

EXERCÍCIO E DIABETES

EXERCÍCIO E DIABETES EXERCÍCIO E DIABETES Todos os dias ouvimos falar dos benefícios que os exercícios físicos proporcionam, de um modo geral, à nossa saúde. Pois bem, aproveitando a oportunidade, hoje falaremos sobre a Diabetes,

Leia mais

Como a palavra mesmo sugere, osteointegração é fazer parte de, ou harmônico com os tecidos biológicos.

Como a palavra mesmo sugere, osteointegração é fazer parte de, ou harmônico com os tecidos biológicos. PRINCIPAIS PERGUNTAS SOBRE IMPLANTES DENTÁRIOS. O que são implantes osseointegrados? É uma nova geração de implantes, introduzidos a partir da década de 60, mas que só agora atingem um grau de aceitabilidade

Leia mais

SORRISO BONITO E SAUDÁVEL PARA TODA A VIDA!

SORRISO BONITO E SAUDÁVEL PARA TODA A VIDA! SORRISO BONITO E SAUDÁVEL PARA TODA A VIDA! INTRODUÇÃO Um sorriso bonito, saudável e harmônico faz toda a diferença! Na autoestima traz diversos benefícios, pois quem sorri abertamente acredita em si mesmo

Leia mais

GUIA DE REDAÇÃO PARA TRABALHO DE EM974

GUIA DE REDAÇÃO PARA TRABALHO DE EM974 GUIA DE REDAÇÃO PARA TRABALHO DE EM974 CONSIDERAÇÕES GERAIS O objetivo deste documento é informar a estrutura e a informação esperadas num texto de Trabalho de Graduação. O conteúdo do texto deverá ser

Leia mais

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho Câncer de Próstata Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho O que é próstata? A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem

Leia mais

O que é Hemofilia? O que são os fatores de coagulação? A hemofilia tem cura?

O que é Hemofilia? O que são os fatores de coagulação? A hemofilia tem cura? Volume1 O que é? O que é Hemofilia? Hemofilia é uma alteração hereditária da coagulação do sangue que causa hemorragias e é provocada por uma deficiência na quantidade ou qualidade dos fatores VIII (oito)

Leia mais

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DO PERIODONTO

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DO PERIODONTO ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DO PERIODONTO ESTUDAR COM ATENÇÃO AMPLIAR AS IMAGENS PARA OBSERVAR OS DETALHES O periodonto (peri= em redor de; odontos = dente) compreende a gengiva, o ligamento periodontal,

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

ASPECTOS DE IMAGEM DAS ALTERAÇÕES DA RAIZ DENTAL

ASPECTOS DE IMAGEM DAS ALTERAÇÕES DA RAIZ DENTAL ASPECTOS DE IMAGEM DAS ALTERAÇÕES DA RAIZ DENTAL Vamos descrever a seguir as principais imagens das alterações da raiz dental. As ocorrências, em sua maioria, são provenientes de causas patológicas. FORMA

Leia mais

DIAGNÓSTICO COLETA DE DADOS RACIOCÍNIO E DEDICAÇÃO

DIAGNÓSTICO COLETA DE DADOS RACIOCÍNIO E DEDICAÇÃO EXAME CLÍNICO DA DOENÇA PERIODONTAL DIAGNÓSTICO PERIODONTAL CONSISTE O DIAGNÓSTICO NA ANÁLISE DO PERIODONTAL HISTÓRICO DO CASO, NA AVALIAÇÃO DOS SINAIS CLÍNICOS E SINTOMAS, COMO TAMBÉM DOS RESULTADOS DE

Leia mais

SEJA BEM-VINDO! AGORA VOCÊ É UM DENTISTA DO BEM

SEJA BEM-VINDO! AGORA VOCÊ É UM DENTISTA DO BEM SEJA BEM-VINDO! AGORA VOCÊ É UM DENTISTA DO BEM Caro dentista, agora você faz parte da Turma do Bem! É com grande satisfação que preparamos esse manual com informações sobre o Projeto DENTISTA DO BEM.

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Diminua seu tempo total de treino e queime mais gordura

Diminua seu tempo total de treino e queime mais gordura Diminua seu tempo total de treino e queime mais gordura Neste artigo vou mostrar o principal tipo de exercício para acelerar a queima de gordura sem se matar durante horas na academia. Vou mostrar e explicar

Leia mais

2. Quando o implante dental é indicado?

2. Quando o implante dental é indicado? Dúvidas sobre implantodontia: 1. O que são implantes? São cilindros metálicos (titânio) com rosca semelhante a um parafuso que são introduzidos no osso da mandíbula (arco inferior) ou da maxila (arco superior),

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009 Gestão da Qualidade Políticas Manutenção (corretiva, preventiva, preditiva). Elementos chaves da Qualidade Total satisfação do cliente Priorizar a qualidade Melhoria contínua Participação e comprometimento

Leia mais

5 Discussão dos Resultados

5 Discussão dos Resultados 87 5 Discussão dos Resultados No procedimento de análises das imagens gráficas obtidas nas simulações pelo método de elementos finitos, comparou-se a distribuição das tensões nas restaurações com material

Leia mais

CIRURGIAS ORTOGNÁTICAS

CIRURGIAS ORTOGNÁTICAS CIRURGIAS ORTOGNÁTICAS Informações ao paciente Contém: 1. Explicação geral sobre cirurgias ortognáticas, 2. Perguntas e respostas, A cirurgia ortognática, também chamada de ortodontia cirúrgica, é um tipo

Leia mais

FECHAMENTO DE ESPAÇOS

FECHAMENTO DE ESPAÇOS FECHAMENTO DE ESPAÇOS Rua 144, n 77 - Setor Marista - Goiânia (GO) - CEP 74170-030 - PABX: (62) 278-4123 - 1 - Introdução Podemos definir essa etapa do tratamento ortodôntico como aquela onde o principal

Leia mais

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO DESENVOLVENDO UM PROJETO 1. Pense em um tema de seu interesse ou um problema que você gostaria de resolver. 2. Obtenha um caderno

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA. Antonio Joaquim Severino 1. Um projeto de bem elaborado desempenha várias funções:

PROJETO DE PESQUISA. Antonio Joaquim Severino 1. Um projeto de bem elaborado desempenha várias funções: PROJETO DE PESQUISA Antonio Joaquim Severino 1 Um projeto de bem elaborado desempenha várias funções: 1. Define e planeja para o próprio orientando o caminho a ser seguido no desenvolvimento do trabalho

Leia mais

CONDIÇÃO BUCAL DO IDOSO E NUTRIÇÃO: REFLEXÕES DA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA.

CONDIÇÃO BUCAL DO IDOSO E NUTRIÇÃO: REFLEXÕES DA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA. CONDIÇÃO BUCAL DO IDOSO E NUTRIÇÃO: REFLEXÕES DA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA. William Alves de Melo Júnior- UFCG-williamgeronto@gmail.com Ana Lígia Soares Amorim - UFCG - ligiamorim@globomail.com Augusto

Leia mais

Implantes Dentários. Qualquer paciente pode receber implantes?

Implantes Dentários. Qualquer paciente pode receber implantes? Implantes Dentários O que são implantes ósseos integrados? São uma nova geração de implantes, introduzidos a partir da década de 6O, mas que só agora atingem um grau de aceitabilidade pela comunidade científica

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

O conceito de assistência à saúde...

O conceito de assistência à saúde... Prof. Humberto Medrado hmedrado@ventureconsultoria.com.br O conceito de assistência à saúde... Estabelecer prioridades Planejar, avaliar e implementar continuamente ações de assistência integral à saúde

Leia mais

ODONTO IDÉIAS Nº 07. As 100 Melhores Idéias da Odontologia CALIBRADORES DE ESPAÇO INTERPROXIMAL

ODONTO IDÉIAS Nº 07. As 100 Melhores Idéias da Odontologia CALIBRADORES DE ESPAÇO INTERPROXIMAL ODONTO IDÉIAS Nº 07 As 100 Melhores Idéias da Odontologia CALIBRADORES DE ESPAÇO INTERPROXIMAL Nossa intenção com esta coluna é reconhecer o espírito criativo do Cirurgião Dentista brasileiro, divulgando

Leia mais

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO FALANDO SOBRE NEXO EPIDEMIOLOGICO Um dos objetivos do CPNEWS é tratar de assuntos da área de Segurança e Medicina do Trabalho de forma simples de tal forma que seja possível a qualquer pessoa compreender

Leia mais

4 Segmentação. 4.1. Algoritmo proposto

4 Segmentação. 4.1. Algoritmo proposto 4 Segmentação Este capítulo apresenta primeiramente o algoritmo proposto para a segmentação do áudio em detalhes. Em seguida, são analisadas as inovações apresentadas. É importante mencionar que as mudanças

Leia mais

Planejamento - 7. Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos. Mauricio Lyra, PMP

Planejamento - 7. Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos. Mauricio Lyra, PMP Planejamento - 7 Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos 1 O que é risco? Evento que representa uma ameaça ou uma oportunidade em potencial Plano de gerenciamento do risco Especifica

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL

A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL Programa BemVindo - www.bemvindo.org.br A OMS - Organização Mundial da Saúde diz que "Pré-Natal" é conjunto de cuidados médicos, nutricionais, psicológicos e sociais, destinados

Leia mais

É a etapa inicial do tratamento do canal, consiste em o dentista atingir a polpa dentária (nervinho do dente).

É a etapa inicial do tratamento do canal, consiste em o dentista atingir a polpa dentária (nervinho do dente). É a etapa inicial do tratamento do canal, consiste em o dentista atingir a polpa dentária (nervinho do dente). Consiste na regularização do alvéolo (local onde está inserido o dente), geralmente após a

Leia mais

3 Classificação. 3.1. Resumo do algoritmo proposto

3 Classificação. 3.1. Resumo do algoritmo proposto 3 Classificação Este capítulo apresenta primeiramente o algoritmo proposto para a classificação de áudio codificado em MPEG-1 Layer 2 em detalhes. Em seguida, são analisadas as inovações apresentadas.

Leia mais

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS Leia o código e assista a história de seu Fabrício Agenor. Este é o seu Fabrício Agenor. Ele sempre gostou de comidas pesadas e com muito tempero

Leia mais

O que é câncer de mama?

O que é câncer de mama? Câncer de Mama O que é câncer de mama? O câncer de mama é a doença em que as células normais da mama começam a se modificar, multiplicando-se sem controle e deixando de morrer, formando uma massa de células

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL Prof. Dr. José Alberto Carvalho dos Santos Claro Mestrado em Gestão de Negócios Universidade

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

O Câncer de Próstata. O que é a Próstata

O Câncer de Próstata. O que é a Próstata O Câncer de Próstata O câncer de próstata é o segundo tumor mais comum no sexo masculino, acometendo um em cada seis homens. Se descoberto no início, as chances de cura são de 95%. O que é a Próstata A

Leia mais

ACIDENTE E INCIDENTE INVESTIGAÇÃO

ACIDENTE E INCIDENTE INVESTIGAÇÃO ACIDENTE E INCIDENTE INVESTIGAÇÃO OBJETIVOS Para definir as razões para a investigação de acidentes e incidentes. Para explicar o processo de forma eficaz a investigação de acidentes e incidentes. Para

Leia mais

compreensão ampla do texto, o que se faz necessário para o desenvolvimento das habilidades para as quais essa prática apresentou poder explicativo.

compreensão ampla do texto, o que se faz necessário para o desenvolvimento das habilidades para as quais essa prática apresentou poder explicativo. 9 Conclusão Neste estudo, eu me propus a investigar os efeitos de práticas de Língua Portuguesa no aprendizado de leitura e como esses efeitos se diferenciam conforme o ano de escolaridade dos alunos e

Leia mais

Estudo Exploratório. I. Introdução. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Pesquisa de Mercado. Paula Rebouças

Estudo Exploratório. I. Introdução. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Pesquisa de Mercado. Paula Rebouças Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Pesquisa de Mercado Paula Rebouças Estudo Exploratório I. Introdução A Dislexia é uma síndrome caracterizada por problemas na leitura: ao ler a pessoa

Leia mais

Chamada para proposta de cursos de Mestrado Profissional

Chamada para proposta de cursos de Mestrado Profissional Chamada para proposta de cursos de Mestrado Profissional A Capes abrirá, nos próximos dias, uma chamada para proposição de cursos de Mestrado Profissional, em várias áreas do conhecimento. Os requisitos

Leia mais

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004 Sistemas de Gestão O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 Material especialmente preparado para os Associados ao QSP. QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Universidade Federal da Bahia Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Reunião de 18 de junho de 2010 Resumo

Leia mais

Metodologias de Desenvolvimento de Sistemas. Analise de Sistemas I UNIPAC Rodrigo Videschi

Metodologias de Desenvolvimento de Sistemas. Analise de Sistemas I UNIPAC Rodrigo Videschi Metodologias de Desenvolvimento de Sistemas Analise de Sistemas I UNIPAC Rodrigo Videschi Histórico Uso de Metodologias Histórico Uso de Metodologias Era da Pré-Metodologia 1960-1970 Era da Metodologia

Leia mais

OS 10 PRINCIPAIS INSTRUMENTOS ADMINISTRATIVOS DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES PARA O SUPERVISOR/ FACILITADOR

OS 10 PRINCIPAIS INSTRUMENTOS ADMINISTRATIVOS DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES PARA O SUPERVISOR/ FACILITADOR 225 Pratique os 10 instrumentos; e você verá os resultados! OS 10 PRINCIPAIS INSTRUMENTOS ADMINISTRATIVOS DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES PARA O SUPERVISOR/ FACILITADOR Lição 4.3 Uma vez definido e assimilado

Leia mais

MEDIDAS DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DE CÁRIE EM ESCOLARES ADOLESCENTES DO CASTELO BRANCO

MEDIDAS DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DE CÁRIE EM ESCOLARES ADOLESCENTES DO CASTELO BRANCO MEDIDAS DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DE CÁRIE EM ESCOLARES ADOLESCENTES DO CASTELO BRANCO DIAS, Larissa Nadine Silva 1 FARIAS, Luciana Lombardi Pedrosa de 2 LIMA, Maria Germana Galvão Correia 3 RESUMO A adolescência

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE CAVALCANTE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROJETO ALEITAMENTO MATERNO

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE CAVALCANTE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROJETO ALEITAMENTO MATERNO ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE CAVALCANTE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROJETO ALEITAMENTO MATERNO APRESENTAÇÃO O aleitamento materno exclusivo (AME) é sinônimo de sobrevivência para o recém-nascido,

Leia mais

Administração em Enfermagem Teorias da Administração - Aula 3

Administração em Enfermagem Teorias da Administração - Aula 3 Administração em Enfermagem Teorias da Administração - Aula 3 Teorias da Administração Aula 3 Teoria Científica Taylorismo (Continuação) Taylor observou que, ao realizar a divisão de tarefas, os operários

Leia mais

A CIÊNCIA DOS PEQUENOS JOGOS Fedato Esportes Consultoria em Ciências do Esporte

A CIÊNCIA DOS PEQUENOS JOGOS Fedato Esportes Consultoria em Ciências do Esporte A CIÊNCIA DOS PEQUENOS JOGOS Fedato Esportes Consultoria em Ciências do Esporte Prof. Antonio Carlos Fedato Filho Prof. Guilherme Augusto de Melo Rodrigues Monitorando e conhecendo melhor os trabalhos

Leia mais

Instalações Máquinas Equipamentos Pessoal de produção

Instalações Máquinas Equipamentos Pessoal de produção Fascículo 6 Arranjo físico e fluxo O arranjo físico (em inglês layout) de uma operação produtiva preocupa-se com o posicionamento dos recursos de transformação. Isto é, definir onde colocar: Instalações

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos NOÇÕES DE OHSAS 18001:2007 CONCEITOS ELEMENTARES SISTEMA DE GESTÃO DE SSO OHSAS 18001:2007? FERRAMENTA ELEMENTAR CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE CRÍTICA 4.3 PLANEJAMENTO A P C D 4.5 VERIFICAÇÃO

Leia mais

CRONOGRAMA CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA. APROVADO: MEC e CFO

CRONOGRAMA CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA. APROVADO: MEC e CFO CRONOGRAMA CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA APROVADO: MEC e CFO 1º. MÓDULO: 1º. DIA: Apresentação da Especialização / Aula teórica de Classificação das Más-oclusões 2º. DIA: Aula teórica de Etiologia

Leia mais

Banco de Interpretação ISO 9001:2008. Gestão de recursos seção 6

Banco de Interpretação ISO 9001:2008. Gestão de recursos seção 6 6 RSI 028 Pode ser interpretadado no item 6.0 da norma ABNT NBR ISO 9001 que o conceito de habilidade pode ser definido como Habilidades Técnicas e Comportamentais e que estas podem ser planejadas e registradas

Leia mais

Forças geradas por uma queda

Forças geradas por uma queda Forças geradas por uma queda Avaliar os riscos envolvidos em cada uma das etapas de trabalho e usar o equipamento adequado nem sempre é procedimento suficiente para impedir um acidente. É preciso considerar

Leia mais

Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida

Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida 1 O que é o Protocolo em Rampa O protocolo em rampa é um protocolo para testes de esforço que não possui estágios. Nele o incremento da carga se dá de maneira

Leia mais

Gerenciamento de Problemas

Gerenciamento de Problemas Gerenciamento de Problemas O processo de Gerenciamento de Problemas se concentra em encontrar os erros conhecidos da infra-estrutura de TI. Tudo que é realizado neste processo está voltado a: Encontrar

Leia mais

PROJETO DE REDUÇÃO DOS RESÍDUOS INFECTANTES NAS UTI S DO HOSPITAL ESTADUAL DE DIADEMA

PROJETO DE REDUÇÃO DOS RESÍDUOS INFECTANTES NAS UTI S DO HOSPITAL ESTADUAL DE DIADEMA Hospital Estadual Diadema Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2013 PROJETO DE REDUÇÃO DOS RESÍDUOS INFECTANTES NAS UTI S DO HOSPITAL ESTADUAL DE DIADEMA Hospital Estadual de Diadema Responsáveis: João Paulo

Leia mais

MANUAL DO ASSOCIADO. Plano Empresarial. A solução definitiva em odontologia

MANUAL DO ASSOCIADO. Plano Empresarial. A solução definitiva em odontologia MANUAL DO ASSOCIADO Plano Empresarial A solução definitiva em odontologia MISSÃO DA EMPRESA O nosso compromisso é atingir e superar as expectativas dos clientes, garantindo sua total satisfação, fazendo

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS CAPÍTULO 3 CONCORRÊNCIA

SISTEMAS OPERACIONAIS CAPÍTULO 3 CONCORRÊNCIA SISTEMAS OPERACIONAIS CAPÍTULO 3 CONCORRÊNCIA 1. INTRODUÇÃO O conceito de concorrência é o princípio básico para o projeto e a implementação dos sistemas operacionais multiprogramáveis. O sistemas multiprogramáveis

Leia mais

IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL

IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL Em um dente íntegro, suas imagens são facilmente identificáveis, pois já conhecemos a escala de radiopacidade. Estudamos as imagens das estruturas anatômicas, suas

Leia mais

A gengivite é uma inflamação das gengivas provocada por acumulação de placa bacteriana e tártaro como consequência

A gengivite é uma inflamação das gengivas provocada por acumulação de placa bacteriana e tártaro como consequência Periodontologia É a disciplina da medicina dentária que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças das gengivas e das estruturas de suporte dos dentes. A inflamação e o sangramento das

Leia mais

INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM (TÍTULO DO PROJETO) Acadêmico: Orientador:

INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM (TÍTULO DO PROJETO) Acadêmico: Orientador: INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM (TÍTULO DO PROJETO) Acadêmico: Orientador: São Luis 2015 (TÍTULO DO PROJETO) (NOME DO ALUNO) Projeto de Pesquisa do Programa

Leia mais

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como:

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como: Plano de Teste (resumo do documento) I Introdução Identificador do Plano de Teste Esse campo deve especificar um identificador único para reconhecimento do Plano de Teste. Pode ser inclusive um código

Leia mais

Linha 1: Resposta biológica nas terapias em Odontologia.

Linha 1: Resposta biológica nas terapias em Odontologia. Linha 1: Resposta biológica nas terapias em Odontologia. Descrição. O entendimento dos processos fisiológicos, celulares e moleculares associados com o uso de diversos materiais, medicamentos e demais

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE O CONTEÚDO DO PROJETO

ORIENTAÇÕES SOBRE O CONTEÚDO DO PROJETO ORIENTAÇÕES SOBRE O CONTEÚDO DO PROJETO ESCOLHA DO TEMA - Seja cauteloso na escolha do tema a ser investigado. Opte por um tema inserido no conteúdo programático da disciplina pela qual teve a maior aptidão

Leia mais

MODELO CMM MATURIDADE DE SOFTWARE

MODELO CMM MATURIDADE DE SOFTWARE MODELO CMM MATURIDADE DE SOFTWARE O modelo CMM Capability Maturity Model foi produzido pelo SEI (Software Engineering Institute) da Universidade Carnegie Mellon (CMU), em Pittsburgh, EUA, por um grupo

Leia mais

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL Renara Tavares da Silva* RESUMO: Trata-se de maneira ampla da vitalidade da empresa fazer referência ao Capital de Giro, pois é através deste que a mesma pode

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

Gerenciamento de projetos. cynaracarvalho@yahoo.com.br

Gerenciamento de projetos. cynaracarvalho@yahoo.com.br Gerenciamento de projetos cynaracarvalho@yahoo.com.br Projeto 3URMHWR é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma seqüência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina

Leia mais

MAMOPLASTIA REDUTORA E MASTOPEXIA

MAMOPLASTIA REDUTORA E MASTOPEXIA MAMOPLASTIA REDUTORA E MASTOPEXIA A mastoplastia (mastoplastia) redutora é uma das cirurgias mais realizadas em nosso país, abrangendo uma faixa etária a mais variada possível, desde a adolescência até

Leia mais

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DA RAIZ DENTAL. radiográficas da raiz dental. As ocorrências, em sua maioria, são provenientes de

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DA RAIZ DENTAL. radiográficas da raiz dental. As ocorrências, em sua maioria, são provenientes de ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DA RAIZ DENTAL Neste tópico vamos descrever as principais alterações das imagens radiográficas da raiz dental. As ocorrências, em sua maioria, são provenientes de causas

Leia mais

A LINGUAGEM DAS CÉLULAS DO SANGUE LEUCÓCITOS

A LINGUAGEM DAS CÉLULAS DO SANGUE LEUCÓCITOS A LINGUAGEM DAS CÉLULAS DO SANGUE LEUCÓCITOS Prof.Dr. Paulo Cesar Naoum Diretor da Academia de Ciência e Tecnologia de São José do Rio Preto, SP Sob este título o leitor poderá ter duas interpretações

Leia mais

PRODUZINDO AUTOESTIMA DESDE 1990

PRODUZINDO AUTOESTIMA DESDE 1990 Mau Hálito Todas as pessoas têm mau hálito? Se considerássemos o hálito desagradável ao acordar, praticamente 100% da população seria portadora de halitose. Por isso, o hálito da manhã é considerado fisiológico.

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Uso Racional de Medicamentos. Erros de medicação. Conscientização.

PALAVRAS-CHAVE: Uso Racional de Medicamentos. Erros de medicação. Conscientização. 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

Dr. Felipe Groch CRO 101.353 Especialização em Implantes Dentários

Dr. Felipe Groch CRO 101.353 Especialização em Implantes Dentários Nosso consultório odontológico está equipado para oferecer ao produtor rural todos os tratamentos odontológicos disponíveis na atualidade. Segue abaixo uma discriminação detalhada de cada tratamento oferecido

Leia mais

Perguntas e respostas sobre imunodeficiências primárias

Perguntas e respostas sobre imunodeficiências primárias Perguntas e respostas sobre imunodeficiências primárias Texto elaborado pelos Drs Pérsio Roxo Júnior e Tatiana Lawrence 1. O que é imunodeficiência? 2. Estas alterações do sistema imunológico são hereditárias?

Leia mais

Sumário Executivo. Amanda Reis. Luiz Augusto Carneiro Superintendente Executivo

Sumário Executivo. Amanda Reis. Luiz Augusto Carneiro Superintendente Executivo Comparativo entre o rendimento médio dos beneficiários de planos de saúde individuais e da população não coberta por planos de saúde regional e por faixa etária Amanda Reis Luiz Augusto Carneiro Superintendente

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO PARECER COREN-SP GEFIS Nº 29 / 2010 Abordagem Sindrômica. Participação Legal do Enfermeiro. Programa de Controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis. Programa de Atenção Integral em Doenças Prevalentes

Leia mais

Áudio. GUIA DO PROFESSOR Síndrome de Down - Parte I

Áudio. GUIA DO PROFESSOR Síndrome de Down - Parte I Síndrome de Down - Parte I Conteúdos: Tempo: Síndrome de Down 5 minutos Objetivos: Auxiliar o aluno na compreensão do que é síndrome de Down Descrição: Produções Relacionadas: Neste programa de Biologia

Leia mais

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO MESTRADO SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO Justificativa A equipe do mestrado em Direito do UniCEUB articula-se com a graduação, notadamente, no âmbito dos cursos de

Leia mais

Aplicações da FPA em Insourcing e Fábrica de Software

Aplicações da FPA em Insourcing e Fábrica de Software Aplicações da FPA em Insourcing e Fábrica de Software Copyright 2002 por FATTO CONSULTORIA E SISTEMA LTDA. Esta publicação não poderá ser reproduzida ou transmitida por qualquer modo ou meio, no todo ou

Leia mais

As proteínas transportadoras

As proteínas transportadoras As proteínas transportadoras 10 A U L A objetivos Ao final desta aula, você deverá compreender o que são: Proteínas transportadoras: carreadores e canais. Aquaporinas. Biologia Celular As proteínas transportadoras

Leia mais

Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos

Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos 11. Gerenciamento de riscos do projeto PMBOK 2000 PMBOK 2004 11.1 Planejamento de gerenciamento de riscos 11.1 Planejamento de gerenciamento de riscos

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

REAÇÕES TECIDUAIS ÀS FORÇAS ORTODÔNTICAS

REAÇÕES TECIDUAIS ÀS FORÇAS ORTODÔNTICAS REAÇÕES TECIDUAIS ÀS FORÇAS S DENTES ORTODONTIA FORÇA MOVIMENTO -Inicialmente,na Era Cristã, preconizava-se pressões digitais nos dentes mal posicionados visando melhorar a harmonia dos arcos dentários.

Leia mais

AS LEIS DE NEWTON PROFESSOR ANDERSON VIEIRA

AS LEIS DE NEWTON PROFESSOR ANDERSON VIEIRA CAPÍTULO 1 AS LEIS DE NEWTON PROFESSOR ANDERSON VIEIRA Talvez o conceito físico mais intuitivo que carregamos conosco, seja a noção do que é uma força. Muito embora, formalmente, seja algo bastante complicado

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

Borracha Natural - conservação amônia. vulcanizado. Sintéticos carvão,petróleo e álcoois vegetais TIPOS DE ELÁSTICOS

Borracha Natural - conservação amônia. vulcanizado. Sintéticos carvão,petróleo e álcoois vegetais TIPOS DE ELÁSTICOS Curso de Aperfeiçoamento em Ortodontia Elásticos TIPOS DE ELÁSTICOS Borracha Natural - conservação amônia sensível ao ozônio vulcanizado Sintéticos carvão,petróleo e álcoois vegetais Elasticidade é a propriedade

Leia mais

Artigo Os 6 Mitos Do Seis Sigma

Artigo Os 6 Mitos Do Seis Sigma Artigo Os 6 Mitos Do Seis Sigma Celerant Consulting A metodologia do Seis Sigma a abordagem Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar (DMAIC) para resolução de problemas e as ferramentas a serem usadas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO PRÓTESE DENTÁRIA FICHA DA SUBFUNÇÃO/COMPONENTE CURRICULAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO PRÓTESE DENTÁRIA FICHA DA SUBFUNÇÃO/COMPONENTE CURRICULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO PRÓTESE DENTÁRIA FICHA DA SUBFUNÇÃO/COMPONENTE CURRICULAR FUNÇÃO: Recuperação / Reabilitação SUBFUNÇÃO OU COMPONENTE CURRICULAR:

Leia mais

ANÁLISE DA DENTIÇÃO MISTA

ANÁLISE DA DENTIÇÃO MISTA 1 ANÁLISE DA DENTIÇÃO MISTA INTRODUÇÃO O período da dentição mista inicia-se por volta dos 6 anos de idade com a erupção dos primeiros molares permanentes, e termina ao redor dos 12 anos de idade, com

Leia mais

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9 Página: 1 de 9 1. OBJETIVO Estabelecer sistemática de funcionamento e aplicação das Auditorias Internas da Qualidade, fornecendo diretrizes para instruir, planejar, executar e documentar as mesmas. Este

Leia mais

A ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO

A ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO A ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO Vilmara Luiza Almeida Cabral UFPB/Campus IV Resumo: O presente relato aborda o trabalho desenvolvido no projeto de intervenção

Leia mais

Histórico. O Outubro Rosaéum movimento popular dedicado a alertar as mulheres para a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama.

Histórico. O Outubro Rosaéum movimento popular dedicado a alertar as mulheres para a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama. Histórico O Outubro Rosaéum movimento popular dedicado a alertar as mulheres para a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama. Iniciado na década de 90 nos EUA, a campanha derrubou

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

O QUE É A TÃO FALADA CARGA IMEDIATA?

O QUE É A TÃO FALADA CARGA IMEDIATA? 1 O QUE É A TÃO FALADA CARGA IMEDIATA? A descoberta da Osseointegração pelo professor Brånemark, na década de 50, revolucionou a reabilitação dos pacientes com ausências dentárias, com a utilização dos

Leia mais

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS PLANOS DE CONTINGÊNCIAS ARAÚJO GOMES Capitão SC PMSC ARAÚJO GOMES defesacivilgomes@yahoo.com.br PLANO DE CONTINGÊNCIA O planejamento para emergências é complexo por suas características intrínsecas. Como

Leia mais