Alimentação para o bom humor

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Alimentação para o bom humor"

Transcrição

1 Alimentação para o bom humor Muitas pessoas não sabem o valor que uma boa alimentação tem no nosso dia a dia. É fundamental se preocupar com isso, pois os alimentos têm influência direta na nossa qualidade de vida, em especial, no stress, humor e disposição diária. Quantas vezes nos deparamos com aquela velha pergunta: Porque tudo que é bom engorda? Em geral, os alimentos saborosos, ricos em açúcar e gordura, promovem a liberação de endorfinas (substância tipo morfina), que aliviam a dor, mas, ao mesmo tempo dão estímulos ao cérebro para melhorar nosso humor. Assim, ingredientes vindos do nosso prato modificam a produção dos neurotransmissores, substâncias utilizadas pelo cérebro para transmitir impulsos nervosos, ou seja, permitem a comunicação das células no nosso cérebro. E são três os principais envolvidos com o alto-astral: serotonina, dopamina e noradrenalina. O primeiro é derivado do triptofano e os dois últimos são produzidos com a ajuda da tirosina. O Triptofano e a tirosina são aminoácidos, ou seja, pedaços de proteínas e consequentemente estão presentes nos alimentos ricos neste nutriente, como grão-de-bico, ervilha, carnes, peixes, ovos, leite e derivados. O triptofano vai servir de base para produção da serotonina no nosso cérebro. Este é um hormônio que tem ação direta na regulação do nosso humor. Já a tirosina tem relação com a produção de dopamina e noradrenalina que nos auxiliam a lidar com as diversas reações emocionais do cotidiano. Mas ao saber a importância destes aminoácidos dos alimentos protéicos (citados acima) temos uma tendência em achar que somente as fontes de proteína podem influenciar no nosso humor, mas temos vários outros nutrientes essenciais para comandar nosso bem estar. As pessoas que deixam de consumir carboidratos tornam-se extremamente mal-humoradas. Um exemplo são aquelas mulheres que com a intenção de emagrecer rapidamente, fecham a boca para os pães, arroz, cereais, batatas.

2 A conseqüência disto vem em pouco tempo: mau-humor, stress e adesão diminuída a qualquer regime que por ventura tentar fazer novamente. Assim por diante, acontecerá o que ocorre com milhares de mulheres do mundo inteiro: o efeito sanfona e insatisfação crônica com a imagem corporal. Temos de ter um pouco de prudência ao tachar os temidos carboidratos de engordativos. Eles são fundamentais no nosso dia a dia e devem ser consumidos em maior proporção que as proteínas, gorduras e até que as vitaminas e os minerais. A ingestão de carboidratos de boa qualidade favorece a entrada de triptofano no cérebro aumentando a produção de serotonina, neurotransmissor capaz de regular o apetite, produzir sensação de bem estar e até induzir o sono. Assim, dietas com baixo teor de carboidratos induzem a depressão. O que temos de ficar atentos é com o tipo de carboidrato que vamos escolher para comer. Não adianta então eu ler esta matéria e passar a comer, massas, bolos, biscoitos à vontade porque se não utilizamos toda a energia vinda destes nutrientes vamos de fato ganhar peso e poderemos nos tornar mais predispostos a outras doenças como Diabetes e Hipertrigliceridemia. O problema da grande parte de alguns pacientes no consultório é que ao comerem carboidratos escolhem aqueles com mais açúcar simples e ricos em gordura (doces, biscoitos, bolos etc) e é isso que devemos modificar. Quanto mais rico em açúcar simples, mais vamos produzir a insulina e gerar grandes flutuações deste hormônio no sangue que podem até propiciar uma sensação de prazer rápida, mas em seguida virá acompanhada de um efeito depressivo. Aquele velho ditado que doce vicia é o mais correto. Quanto mais carboidrato simples ingerimos (principalmente por meio de doces), mais vamos promover essa sensação de bem estar imediata, mas que poderá vir seguida da queda brusca de açúcar no sangue e promover sentimento depressivo. Este sentimento faz com que buscamos mais um pouco de doce, pois condicionamos nossas células a gostar apenas da sensação boa e esta rotina vira um ciclo vicioso. Assim, comer doces ou carboidratos simples nos dá uma sensação de bem estar imediata, mas isto não será duradouro, logo teremos a necessidade de mais, mais e mais.

3 O que devemos fazer então? Devemos dar preferência aos carboidratos complexos presentes nos pães integrais, cereais integrais como àqueles à base de farelo de trigo, aveia, centeio, arroz integral que serão degradados e aproveitados lentamente pelo organismo permitindo que o efeito de bem estar imediato demore mais para acontecer, mas que promoverá um tempo de duração mais prolongado do que quando ingerimos os carboidratos simples. Desta forma, ao reeducarmos nosso hábito, consumindo cronicamente carboidratos complexos, vamos condicionar nosso organismo a receber porções moderadas de açúcar e isto favorecerá sensação de bem estar por tempo prolongado em todo o dia. Associado à ingestão de carboidratos de boa qualidade devemos associar o consumo de fontes alimentares com baixo teor de gorduras nas refeições (evitar excesso de óleo de preparo, frituras, salgados etc) dando preferência às de boa qualidade como àquelas presentes nos peixes de água fria: salmão, sardinha e atum. O ômega-3 presente nestes peixes são gorduras que favorecem a comunicação entre os impulsos nervosos e inundam nossa mente de bem-estar, mas não podem ser produzidos no nosso organismo, e por isto precisam ser ingeridas por meio da nossa alimentação. Comida japonesa é uma excelente forma de fornecer estas gorduras ao organismo bem como manter pequena ingestão de castanhas ou nozes, avelãs e amendoins na nossa rotina alimentar. Sempre com moderação pois apesar de fornecer gorduras essenciais ao nosso corpo são extremamente calóricas e por isso devemos ter cautela! Não devemos também, esquecer de manter a ingestão de fontes ricas em proteínas, mas lembrando sempre daquelas com baixo teor de gordura como leite desnatado, iogurtes lights, queijos magros (cottage e ricota) associado aos presuntos de aves magros. Quanto maior o teor de gorduras mais difícil à digestão, maior a sensação de prostração e pior o humor. Outra importante orientação para combater o mau-humor é não deixar de fazer as principais refeições do dia: café-da-manhã, almoço e jantar ou lanche da noite e de um pequeno lanche no meio da manhã e outro à tarde. Quando acordamos precisamos repor os estoques de energia que utilizamos para

4 mantermos nosso corpo em funcionamento durante toda a noite. A hipoglicemia matutina (queda de açúcar no sangue) sinaliza uma ameaça ao funcionamento normal do cérebro, o que gera reações como ansiedade. Está aí a explicação para aquele tremendo mau humor matinal. Por isto nada de jejum prolongado. O ideal é associar os nutrientes com proporção adequada. Por exemplo, uma mulher com 165cm e aproximadamente 60Kg poderia ingerir: um copo de leite desnatado com uma fruta e um pouco de cereal integral (ex: aveia), um copo de suco natural sem adição de açúcar, uma fatia de pão integral com 1 fatia fina de queijo magro que estará suprindo suas necessidades e não se sentirá empachada. No intervalo da manhã poderia optar em comer uma fruta, almoçar fazendo a velha e boa combinação do arroz com feijão uma salada variada e colorida, legumes cozidos no vapor e um pedaço de carne magra. Nada de frituras, bolinhos, molhos gordurosos! Não precisamos mais que isto! A tarde pode-se ingerir um copo de iogurte light com uma fruta e mais um pouco de cereal integral e a noite repetir o almoço diminuindo um pouco as quantidades ou fazendo um lanche com pão, queijo magro, vegetais e um copo de suco natural. Desta forma, estaremos oferecendo energia durante todo o dia para o corpo e não correndo o risco de comer grandes volumes na próxima refeição ou chegar em casa após uma rotina de trabalho cansativa e atacar a geladeira como se o mundo fosse acabar no dia seguinte! A compulsão alimentar noturna é um dos problemas mais comuns relatados por vários dos meus pacientes em consultório. As pessoas passam o dia sem se alimentar e acham que o corpo não vai cobrar mais tarde. O resultado desta atitude é a compulsão: comer o que vê pela frente! Depois vem a sensação de culpa que torna milhares de pessoas insatisfeitas e mau-humoradas!. Outras aliadas que temos para combater o mau-humor são as frutas e verduras! A elas cabe basicamente fornecer ao nosso cérebro componentes essenciais no combate aos radicais livres, moléculas resultantes de processos de oxidação que ocorrem no organismo a partir da entrada do oxigênio. Nosso cérebro requer muito oxigênio para o seu funcionamento e consequentemente aumentará a produção de radicais no nosso corpo. Por isso, é vital que ele seja bem protegido pelos chamados nutrientes antioxidantes, proteção esta feita pelas vitaminas e minerais presentes principalmente nas frutas e vegetais.

5 Além disso, estes nutrientes são essenciais para favorecer o organismo no bom aproveitamento dos carboidratos e conversão de glicose em energia! A falta de algumas vitaminas pode estar associada a sintomas psicológicos, por exemplo, pessoas que têm falta de vitaminas do complexo B apresentam maior índice de depressão. A falta de ferro, que causa anemia, pode causar apatia, depressão e fadiga crônica quando a pessoa deixa de consumir fontes ricas neste nutriente (feijões, vegetais verde escuros, carnes). Atualmente até o cacau presente no chocolate também pode oferecer efeito antioxidante, mas nem por isso devemos consumi-lo em excesso, pois podem contribuir para o ganho de peso! Desta forma, O caminho é o equilíbrio! Nem de menos, nem de mais. Tudo com moderação e bem distribuído ao longo do dia torna-se o princípio básico para o bem estar e disposição das pessoas. Muitas vezes a solução para um cansaço crônico, mau-humor e estresse podem ter resposta na mesa com a ingestão de uma alimentação equilibrada e variada. PREFIRA: EVITE: Janaina Lavalli Goston Nutricionista Pós graduada em Fisiologia do Exercício (UVA-RJ) Mestre em Ciência de Alimentos (UFMG) Prof. curso Nutrição Faculdade Pitágoras Prof. curso GANEP pós graduação em Nutrição Clínica (31) janainagoston.com.br

Semana da Alimentação

Semana da Alimentação Agrupamento de Escolas André Soares Bibliotecas Escolares do Agrupamento Projeto de Promoção e Educação para a Saúde PES Semana da Alimentação Alimentação e Saúde Investe em ti Alimentação saudável, o

Leia mais

Dieta Para Engordar: Como fazer? Receita Simples!

Dieta Para Engordar: Como fazer? Receita Simples! Dieta Para Engordar: Como fazer? Receita Simples! Você está querendo saber como ganhar peso? Siga esta dieta para engordar e conquiste o corpo que deseja! Embora existam centenas de pessoas com sobrepeso

Leia mais

Nutrição Aplicada à Educação Física. Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas. Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci

Nutrição Aplicada à Educação Física. Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas. Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci Nutrição Aplicada à Educação Física Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci ARROZ 100 gramas CÁLCULO DE DIETA CH 25,1 PT 2,0 Lip 1,2 Consumo 300 gramas 100 gr

Leia mais

Município de Valongo Semana de 15 a 19 de fevereiro de 2016 Almoço

Município de Valongo Semana de 15 a 19 de fevereiro de 2016 Almoço Semana de 15 a 19 de fevereiro de 2016 Sopa Creme de cenoura e repolho 1,3,5,6,7,8,9,12 Prato Almôndegas de vaca estufadas com esparguete 1,3,5,6,12 Salada Tomate Sobremesa Frutas da época (abacaxi ou

Leia mais

Conheça a dieta DC Liliane Oppermann

Conheça a dieta DC Liliane Oppermann Conheça a dieta DC Liliane Oppermann A maioria das dietas diminui o metabolismo basal, ou seja, a pessoa queima menos calorias em repouso quando faz uma dieta. Já a Dieta DC estimula a manutenção deste

Leia mais

CIÊNCIAS - ALIMENTOS. Prof. Mário Castro 1º Bimestre CEF 02 ESCOLA PAROQUIAL

CIÊNCIAS - ALIMENTOS. Prof. Mário Castro 1º Bimestre CEF 02 ESCOLA PAROQUIAL CIÊNCIAS - ALIMENTOS Prof. Mário Castro 1º Bimestre - 2014 CEF 02 ESCOLA PAROQUIAL NUTRIÇÃO Nutrição: É o conjunto de processo integrados que envolve a digestão, respiração, circulação e excreção. Digestão:

Leia mais

A Roda dos Alimentos LEITE

A Roda dos Alimentos LEITE LEITE A Roda dos Alimentos serve para nos ensinar o que devemos comer, quando e em que quantidades. Ajuda-nos a manter uma alimentação equilibrada, variada e completa, ou seja, mais saudável! A Roda dos

Leia mais

Licenciatura em Ciências da Nutrição. Projecto Final de Licenciatura. Anexos. Volume II. Elaborado por Cláudia Parreira. Aluno nº

Licenciatura em Ciências da Nutrição. Projecto Final de Licenciatura. Anexos. Volume II. Elaborado por Cláudia Parreira. Aluno nº Licenciatura em Ciências da Nutrição Avaliação dos conhecimentos e comportamentos nutricionais e alimentares e a imagem corporal de crianças em idade escolar no Concelho de Oeiras - Programa MUN-SI Projecto

Leia mais

Desafios Nutricionais

Desafios Nutricionais Desafios Nutricionais Esta atividade possibilita aos alunos considerarem as necessidades nutricionais de pessoas com dietas específicas e a, em grupo, criarem um cardápio para um dia para cada tipo de

Leia mais

DATA: 30 / 04 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: %

DATA: 30 / 04 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: % SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 30 / 04 / 206 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Capítulo 13 Nutrição: Leitura de rótulos de alimentos

Capítulo 13 Nutrição: Leitura de rótulos de alimentos Capítulo 13 Nutrição: Leitura de rótulos de alimentos Ao final deste capítulo, você poderá Ø Explicar rótulos de alimentos Ø Decidir quais alimentos são melhores com base em três fatores Capítulo 13 Nutrição:

Leia mais

LANCHAR OU JANTAR? ESCOLHAS SAUDÁVEIS. Nutricionista: Patrícia Souza

LANCHAR OU JANTAR? ESCOLHAS SAUDÁVEIS. Nutricionista: Patrícia Souza LANCHAR OU JANTAR? ESCOLHAS SAUDÁVEIS Nutricionista: Patrícia Souza Conhecendo minhas necessidades Energia Onde encontrar Energia Quanto posso comer? Pirâmide Alimentar 3 porções ou mais de frutas 1 porção

Leia mais

Mônica Lemos de Moraes

Mônica Lemos de Moraes 2 Dieta Para Perder 3 Quilos em 5 Dias! 3 4 Nutricionista e Especialista em Pisicologia do Emagrecimento Dieta Para Perder 3 Quilos em 5 Dias! Método perfeito para quem deseja ver resultados rápidos Edição

Leia mais

Dicas para emagrecer rapido e perder barriga com saúde!

Dicas para emagrecer rapido e perder barriga com saúde! Dicas para emagrecer rapido e perder barriga com saúde! Emagrecer é uma conquista e se for rápido, melhor ainda não acha? Conheça algumas dicas para emagrecer rápido. Se você quer dicas para emagrecer

Leia mais

Nutrientes. Leonardo Pozza dos Santos

Nutrientes. Leonardo Pozza dos Santos Nutrientes Leonardo Pozza dos Santos Itaqui, 2017 O que define um nutriente? - Qualquer elemento ou composto químico necessário para o metabolismo de um organismo vivo. - Eles compõem os alimentos e são

Leia mais

Chá de hibisco Elimina gordura e Combate a celulite

Chá de hibisco Elimina gordura e Combate a celulite Chá de hibisco Elimina gordura e Combate a celulite O chá de hibisco tem um lado bom, não é amargo, o gosto é parecido com sabor suave de framboesa. Uma dieta a base de chá de hibisco estimula a queima

Leia mais

Vamos Emagrecer? Dr. Cesar Torres Nutricionista (CRN )

Vamos Emagrecer? Dr. Cesar Torres Nutricionista (CRN ) Vamos Emagrecer? Dr. Cesar Torres Nutricionista (CRN3 16057 ) Coordenador Chefe da Flexnutri Pós graduado em Nutrição Esportiva ( UNIFESP EPM ) Pós graduado em Fisiologia do Exercício ( UNIFESP EPM ) Membro

Leia mais

1ºDia Café da manhã 1 xícara (chá) de café com leite desnatado 1 pão francês integral com 1 colher (café) de margarina 1 mamão

1ºDia Café da manhã 1 xícara (chá) de café com leite desnatado 1 pão francês integral com 1 colher (café) de margarina 1 mamão 1 Cardápio Dieta Dash para 7 dias. Isto é uma sugestão para iniciarmos a dieta, você deve procurar o profissional especializado que é o nutricionista para avaliação e dieta individualizada. 1ºDia 1 xícara

Leia mais

Alimentação saudável

Alimentação saudável Alimentação saudável Você mais saudável do que nunca! Quem nunca ouviu falar em antioxidantes e radicais livres? Agora, basta saber quem é o vilão e o herói dessa batalha. Os antioxidantes são substâncias

Leia mais

4 CATEGORIAS: PROTEÍNAS MASSAS & ARROZ ACOMPANHAMENTOS SOPAS E CONSOMÊS

4 CATEGORIAS: PROTEÍNAS MASSAS & ARROZ ACOMPANHAMENTOS SOPAS E CONSOMÊS A Reviva Sabor&Saúde existe desde 2013 com a proposta de trazer ao mercado refeições saudáveis e com o apelo de comida de verdade. O conceito é: ingredientes selecionados, sem conservantes, nem aromatizantes,

Leia mais

Na maioria das vezes, há um esfoço genuíno para perder aqueles quilos chatos que

Na maioria das vezes, há um esfoço genuíno para perder aqueles quilos chatos que 6 razões para entender o porquê de você estar engordando e ganhando barriga Você se esforça, faz dieta, mas não consegue emagrecer? Veja a lista abaixo e fuja das armadilhas que podem estar mandando todo

Leia mais

Nutricionista Bruna Maria Vieira

Nutricionista Bruna Maria Vieira Suporte Nutricional à Pacientes Neurológicos Nutricionista Bruna Maria Vieira Alimentação Saudável É o equilíbrio entre a ingestão dos nutrientes necessários ao crescimento, desenvolvimento e manutenção

Leia mais

EMENTA ERPI. 05 a 11 dezembro dezembro 06 dezembro 07 dezembro 08 dezembro 09 dezembro 10 dezembro 11 dezembro

EMENTA ERPI. 05 a 11 dezembro dezembro 06 dezembro 07 dezembro 08 dezembro 09 dezembro 10 dezembro 11 dezembro EMENTA ERPI 05 a 11 dezembro 2016 Sábado PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL... INICIE SEMPRE A REFEIÇÃODO ALMOÇO E JANTAR COM SOPA DE LEGUMES. Domingo 10 dezembro 11 dezembro Normal Enriquecida de ervilhas

Leia mais

Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco. Alimentação Saudável L/O/G/O.

Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco. Alimentação Saudável L/O/G/O. Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco Alimentação Saudável L/O/G/O www.themegallery.com Maio 2014 Sumário: O que é uma Alimentação Saudável; Nova Roda dos Alimentos; Recomendações de uma

Leia mais

EMENTA ERPI. 23 a 29 janeiro janeiro 24 janeiro 25 janeiro 26 janeiro 27 janeiro 28 janeiro 29 janeiro

EMENTA ERPI. 23 a 29 janeiro janeiro 24 janeiro 25 janeiro 26 janeiro 27 janeiro 28 janeiro 29 janeiro EMENTA ERPI 23 a 29 janeiro 2017 PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL... NÃO SE ESQUEÇA DA SOPA AO ALMOÇO E JANTAR, COMO FORMA DE REFORÇAR A INGESTÃO DE LEGUMES E ÁGUA. Sábado Domingo 28 janeiro 29 janeiro Normal

Leia mais

Município de Valongo Semana de 29 de Junho a 3 de Julho de 2015 Almoço

Município de Valongo Semana de 29 de Junho a 3 de Julho de 2015 Almoço Semana de 29 de Junho a 3 de Julho de 2015 Sopa Creme de espinafres e cenoura 1,3,5,6,7,8,9,12 Prato Hambúrguer de aves com esparguete e salada de cenoura raspada 1,2,3,4,6,7,9,10,12 Sobremesa Frutas da

Leia mais

EMENTA ERPI. 20 a 26 fevereiro Sopa de ervilhas e couve flor (1,3)

EMENTA ERPI. 20 a 26 fevereiro Sopa de ervilhas e couve flor (1,3) Sopa Normal Enriquecida EMENTA ERPI 20 a 26 fevereiro 2017 20 fevereiro 21 fevereiro 22 fevereiro 23 fevereiro 24 fevereiro 25 fevereiro 26 fevereiro Sopa de alho francês PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL...

Leia mais

12 Dicas do Dr. Rocha

12 Dicas do Dr. Rocha 12 Dicas do Dr. Rocha Para Controlar o Diabetes Naturalmente "Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio Hipócrates 12 Dicas do Dr. Rocha Para Controlar o Diabetes Naturalmente

Leia mais

Alimentação saudável

Alimentação saudável Alimentação saudável Nutricionista Roberta França de Carvalho Mestre em Cardiologia - UFRJ Especialista em Nutrição Clínica - UFRJ Consultora do Centro Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento da Mobilidade

Leia mais

Como o organismo perde água? No corpo humano, 71% do nosso peso é água. Contém 85% de água no nosso sangue, 80% no cérebro, 70% na pele e 30% nos

Como o organismo perde água? No corpo humano, 71% do nosso peso é água. Contém 85% de água no nosso sangue, 80% no cérebro, 70% na pele e 30% nos Bioquímica Celular Água A importância da água na vida do planeta é de tamanha proporção, posto que é um elemento essencial para a sobrevivência de animais e vegetais na Terra. Estamos tão habituados à

Leia mais

Alimentos que emagrecem

Alimentos que emagrecem Alimentos que emagrecem Índice: 1. A importância da nossa alimentação 2. Prevenção 3. Alimentação adequada 4. Super dicas de alimentos que emagrecem Todos nós sabemos que uma alimentação apropriada é a

Leia mais

Nutricionista Carolina Cestari De Paoli Bortoletto_ CRN

Nutricionista Carolina Cestari De Paoli Bortoletto_ CRN Nutricionista Carolina Cestari De Paoli Bortoletto_ CRN4 04101236 AVALIE SUA ALIMENTAÇÃO Este teste é sobre a sua alimentação, isto é, aquilo que você come. Se você tiver alguma dificuldade para responder

Leia mais

Município de Valongo Semana de 20 a 24 de junho de 2016 Almoço

Município de Valongo Semana de 20 a 24 de junho de 2016 Almoço Semana de 20 a 24 de junho de 2016 Sopa Sopa de repolho 1,3,5,6,7,8,9,12 Prato Almôndegas de vaca estufadas com esparguete 1,3,5,6,12 Salada Salada de cenoura raspada Sobremesa Frutas da época (abacaxi

Leia mais

O pão engorda. Mitos Alimentares

O pão engorda. Mitos Alimentares Apesar do acesso facilitado e quase imediato à informação em todos os momentos, nem todas as afirmações feitas sobre a comida são baseadas em factos científicos, pelo que alguns mitos alimentares ainda

Leia mais

EMENTA ERPI. 21 a 27 novembro novembro 22 novembro 23 novembro 24 novembro 25 novembro 26 novembro 27 novembro

EMENTA ERPI. 21 a 27 novembro novembro 22 novembro 23 novembro 24 novembro 25 novembro 26 novembro 27 novembro EMENTA ERPI 21 a 27 novembro 2016 Sábado Domingo 26 novembro 27 novembro Normal Enriquecida de ervilhas e couve Caldo verde / de grão e espinafres de couve branca Com pescada Com peru Com abrótea Com coelho

Leia mais

EMENTA ERPI. 02 a 08 janeiro Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Domingo

EMENTA ERPI. 02 a 08 janeiro Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Domingo EMENTA ERPI 02 a 08 janeiro 2017 Sábado Domingo 02 janeiro 03 janeiro 04 janeiro 05 janeiro 06 janeiro 07 janeiro 08 janeiro Sopa Normal Enriquecida Arroz à valenciana (carne de porco, vaca, frango, salsichas,

Leia mais

PERFIL NUTRICIONAL PESSOAL

PERFIL NUTRICIONAL PESSOAL PERFIL NUTRICIONAL PESSOAL Nº de Empresário Nome completo: Data: Telefone: e-mail: Data de nascimento: Idade: Sexo: Feminino Consome algum suplemento nutricional? Se sim, quantos? Sim Masculino Não Por

Leia mais

Escola Básica e Sec. Fernão do Pó Projeto NutreBem Desportivamente Ano letivo Lanches Saudáveis. Paulo Baptista

Escola Básica e Sec. Fernão do Pó Projeto NutreBem Desportivamente Ano letivo Lanches Saudáveis. Paulo Baptista Lanches Saudáveis Quais são as características dos lanches que os jovens, habitualmente, ingerem? Todos os estudos de investigação chegaram à mesma conclusão: Os lanches são ricos (excesso) em: - Calorias

Leia mais

A nutrição esportiva visa aplicar os conhecimentos de nutrição, bioquímica e fisiologia na atividade física e no esporte. A otimização da recuperação

A nutrição esportiva visa aplicar os conhecimentos de nutrição, bioquímica e fisiologia na atividade física e no esporte. A otimização da recuperação NUTRIÇÃO ESPORTIVA A nutrição esportiva visa aplicar os conhecimentos de nutrição, bioquímica e fisiologia na atividade física e no esporte. A otimização da recuperação pós-treino, melhora do desempenho

Leia mais

Como perder a Barriga? Chá verde faz derreter gorduras

Como perder a Barriga? Chá verde faz derreter gorduras Como perder a Barriga? Chá verde faz derreter gorduras Como perder a barriga? Estudos nos EUA descobrem que o chá verde é um derretedor de gordura abdominal. Pessoas que tomaram 6 (seis) xícaras de chá

Leia mais

Risco de doenças crônicas e o consumo excessivo de... Sal e obesidade. Roseli Oselka Saccardo Sarni. Sal e risco de doenças

Risco de doenças crônicas e o consumo excessivo de... Sal e obesidade. Roseli Oselka Saccardo Sarni. Sal e risco de doenças Risco de doenças crônicas e o consumo excessivo de... Sal e obesidade Roseli Oselka Saccardo Sarni Sal e risco de doenças Consumo excessivo de sal (> 5g/dia, 1 g de sal=0.4 g sódio) relaciona-se com o

Leia mais

De Mãos Dadas, Associação de Solidariedade Social Creche - 2 anos / J.I. - 3 a 5 anos / A.T.L. Semana de 5 a 9 de setembro de 2016 Almoço

De Mãos Dadas, Associação de Solidariedade Social Creche - 2 anos / J.I. - 3 a 5 anos / A.T.L. Semana de 5 a 9 de setembro de 2016 Almoço Semana de 5 a 9 de setembro de 2016 Sopa Creme de repolho Prato Carne de vaca estufada ao natural com esparguete 1,3,9 Salada Salada de alface, cenoura e milho Sopa Creme de couve-flor e feijão Prato Filete

Leia mais

Mantenha uma aparência jovem ingerindo alimentos que previnem as rugas

Mantenha uma aparência jovem ingerindo alimentos que previnem as rugas Mantenha uma aparência jovem ingerindo alimentos que previnem as rugas Mantenha uma aparência jovem ingerindo alimentos que previnem as rugas Eles contêm substâncias importantes para manter sua pele mais

Leia mais

EMENTA ERPI. 06 a 12 fevereiro fevereiro 07 fevereiro 08 fevereiro 09 fevereiro 10 fevereiro 11 fevereiro 12 fevereiro

EMENTA ERPI. 06 a 12 fevereiro fevereiro 07 fevereiro 08 fevereiro 09 fevereiro 10 fevereiro 11 fevereiro 12 fevereiro EMENTA ERPI 06 a 12 fevereiro 2017 Sábado Domingo 11 fevereiro 12 fevereiro Normal Enriquecida de grão e couve branca Canja de galinha / de ervilhas e couve de feijão verde Com pescada (4) Com coelho Com

Leia mais

Elaboração de Cardápio

Elaboração de Cardápio FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU UNIDADE ALIANÇA DISCIPLINA: TÉCNICA E DIETÉTICA II PROFESSORA MSC: CARLA CRISTINA CARVALHO FONSECA Elaboração de Cardápio Cardápio é definido como lista de preparação culinária

Leia mais

ANTES DEPOIS 74,900 57,300

ANTES DEPOIS 74,900 57,300 ANTES 74,900 DEPOIS 57,300 Índice SALADAS Saladas Molhos... 07 LANCHES Entradas Pães Bolos Pizzas... 14 SOPAS Sopas Cremes... 51 PRATO PRINCIPAL... 61 DOCES Sobremesas Tortas... 90 BEBIDAS Chás Smothie

Leia mais

ASPECTOS COGNITIVOS SUPERIORES: UMA ESTREITA RELAÇÃO COM O ALIMENTO

ASPECTOS COGNITIVOS SUPERIORES: UMA ESTREITA RELAÇÃO COM O ALIMENTO ASPECTOS COGNITIVOS SUPERIORES: UMA ESTREITA RELAÇÃO COM O ALIMENTO Sandra Regina de Almeida 1 ; Dayane Soncin 1 ; Luciana Bria Lopes; Sandra Cristina Catelan-Mainardes 2. RESUMO: Emoção é um impulso neural

Leia mais

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ. O Colégio que ensina o aluno a estudar. ALUNO(A): TURMA: Ciências

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ. O Colégio que ensina o aluno a estudar. ALUNO(A): TURMA: Ciências FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ 2012 O Colégio que ensina o aluno a estudar. APICE Ciências [1 a ETAPA] 5 o Ano Ensino Fundamental I ALUNO(A): TURMA: Você está recebendo o APICE (Atividades Para Intensificar

Leia mais

Questionário. A prevalência da obesidade nos alunos do 3.º e 4.º ano do 1.º ciclo das escolas do agrupamento D. Carlos I em Sintra

Questionário. A prevalência da obesidade nos alunos do 3.º e 4.º ano do 1.º ciclo das escolas do agrupamento D. Carlos I em Sintra 1 Questionário A prevalência da obesidade nos alunos do.º e 4.º ano do 1.º ciclo das escolas do agrupamento D. Carlos I em Sintra Código escola Código turma Código aluno(a) A1 Sexo Feminino Masculino A

Leia mais

Orientações gerais para começar a perder peso

Orientações gerais para começar a perder peso Orientações gerais para começar a perder peso 1. Cardápio variado saúde; Refeições variadas garantem o consumo de todos os nutrientes necessários à boa As refeições principais devem conter, em quantidades

Leia mais

Como perder 7Kg em um mês. O Segredo Revelado 0

Como perder 7Kg em um mês. O Segredo Revelado 0 Como perder 7Kg em um mês O Segredo Revelado 0 Você quer saber como emagrecer 7Kg em um mês? Saiba que muitas pessoas no desespero de querer emagrecer de forma rápida, acabam seguindo dietas restritivas

Leia mais

Tipos de dietas hospitalares

Tipos de dietas hospitalares Tipos de dietas hospitalares Dieta livre ou geral Manter o estado nutricional de pacientes com ausência de alterações metabólicas significativas ao risco nutricional. Para pacientes que não necessitam

Leia mais

CARDÁPIO DESINTOXICANTE PARA ELIMINAR 3 KG EM 7 DIAS

CARDÁPIO DESINTOXICANTE PARA ELIMINAR 3 KG EM 7 DIAS CARDÁPIO DESINTOXICANTE PARA ELIMINAR 3 KG EM 7 DIAS Para saber tudo o que é preciso fazer e mais as receitas da dieta estão! CLIQUE AQUI! SEGUNDA FEIRA Café da manhã 7:30min 1/2 mamão papaia médio 1 colher

Leia mais

BASES DA NUTRIÇÃO E DIETÉTICA PIRÂMIDE GUIAS ALIMENTAR

BASES DA NUTRIÇÃO E DIETÉTICA PIRÂMIDE GUIAS ALIMENTAR BASES DA NUTRIÇÃO E DIETÉTICA PIRÂMIDE GUIAS ALIMENTAR PROFª.:ANA LAURA DIAS Conceitos ALIMENTO: toda substância que, ingerida por um ser vivo, o alimenta ou nutre. (Aurélio Buarque de Holanda Ferreira,

Leia mais

Equilíbrio térmico durante o exercício

Equilíbrio térmico durante o exercício Equilíbrio térmico durante o exercício Objetivo da termorregulação? - Manutenção da temperatura interna constante - Manter a proporção em produção e perda de calor Centro de controle da temperatura? -

Leia mais

Nesta noite não faltam ainda os cantos populares, as sardinhadas, o caldo verde e o vinho.

Nesta noite não faltam ainda os cantos populares, as sardinhadas, o caldo verde e o vinho. Junho- São João O típico São João no Porto, que decorre na noite de 23 para 24 de Junho, é uma festa popular, em celebração do São João Batista. Esta é uma das maiores e mais divertidas festas da Europa,

Leia mais

EMENTA ERPI. 12 a 18 dezembro dezembro 13 dezembro 14 dezembro 15 dezembro 16 dezembro 17 dezembro 18 dezembro. Sopa de grão e couve lombarda

EMENTA ERPI. 12 a 18 dezembro dezembro 13 dezembro 14 dezembro 15 dezembro 16 dezembro 17 dezembro 18 dezembro. Sopa de grão e couve lombarda EMENTA ERPI 12 a 18 dezembro 2016 Sábado Domingo 17 dezembro 18 dezembro Normal Enriquecida / de brócolos de ervilhas e couve branca Com maruca (4) Com coelho Com peixe espada (4) Com frango Com abrótea

Leia mais

Dieta para vegetarianos

Dieta para vegetarianos PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Dieta para vegetarianos Monique de Barros Elias Campos Nutricionista

Leia mais

EMENTA ERPI. 19 a 25 dezembro dezembro 20 dezembro 21 dezembro 22 dezembro 23 dezembro 24 dezembro 25 dezembro

EMENTA ERPI. 19 a 25 dezembro dezembro 20 dezembro 21 dezembro 22 dezembro 23 dezembro 24 dezembro 25 dezembro EMENTA ERPI 19 a 25 dezembro 2016 Sábado Domingo 24 dezembro 25 dezembro Normal Enriquecida Caldo verde / de couve coração Com pescada (4) Com coelho Com maruca (4) Com frango de grão e espinafres Com

Leia mais

Chá Branco Cremoso de Maçã Zero Açúcar

Chá Branco Cremoso de Maçã Zero Açúcar Associação dos Diabéticos de Foz do Iguaçu Aula na Cozinha Experimental da ADIFI Supervisão Nutricionista Etielle Talita CRN8-7736 Março 2017 Chá Branco Cremoso de Maçã Zero Açúcar 1 embalagem de Chá Magro

Leia mais

Contagem de Carboidratos

Contagem de Carboidratos Leticia Fuganti Campos Nutricionista da Nutropar Mestre pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Especialista em Nutrição Clínica pelo GANEP Pós-graduanda em Educação em Diabetes Treinamento

Leia mais

EMENTA ERPI. 26 dezembro 2016 a 01 janeiro dezembro 27 dezembro 28 dezembro 29 dezembro 30 dezembro 31 dezembro 01 janeiro

EMENTA ERPI. 26 dezembro 2016 a 01 janeiro dezembro 27 dezembro 28 dezembro 29 dezembro 30 dezembro 31 dezembro 01 janeiro EMENTA ERPI 26 dezembro 2016 a 01 janeiro 2017 Sábado Domingo 31 dezembro 01 janeiro Normal Enriquecida (1,3,6,7,9,12)/ de de grão e couve branca de alho francês Com pescada (4) Com peru Com maruca(4)

Leia mais

Alimentação do Estudante Universitário

Alimentação do Estudante Universitário 2016 Alimentação do Estudante Universitário UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS DA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA SERVIÇO DE NUTRIÇÃO Sumário Apresentação 3 1. Como uma boa alimentação pode

Leia mais

Ementa n.º 1. De 2 a 6 de Maio

Ementa n.º 1. De 2 a 6 de Maio Ementa n.º 1 De 2 a 6 de Maio Segunda - feira Creme de batata, cenoura, abóbora, nabo, espinafres (70,6 Kcal) com frango (84,5 Kcal) Hamburguér de vaca grelhado com arroz e salada de alface Papa de maçã

Leia mais

Composição Química das Células: Água

Composição Química das Células: Água A Química da Vida Composição Química das Células: Água As substâncias que constituem os corpos dos seres vivos possuem em sua constituição cerca de 75/85% de água. Ou seja, cerca de 80% do corpo de um

Leia mais

Centro de Estudos e Pesquisas 28 Organização Social em Saúde RJ CNPJ /

Centro de Estudos e Pesquisas 28 Organização Social em Saúde RJ CNPJ / PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA EM FORNECIMENTO DE ALIMENTAÇÃO HOSPITALAR EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES Nº HOSPITAL MUNICIPAL DA MULHER MARISKA RIBEIRO- 12/2015 ANEXO I 1.0

Leia mais

ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS PARA CRIANÇAS A PARTIR DOS 06 MESES

ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS PARA CRIANÇAS A PARTIR DOS 06 MESES ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS PARA CRIANÇAS A PARTIR DOS 06 MESES Os alimentos devem ser cozidos em pouca água e amassados com o garfo, nunca liquidificados ou peneirados; Peixes e ovos (que devem ser muito

Leia mais

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE DISLIPIDEMIA

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE DISLIPIDEMIA O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE DISLIPIDEMIA DISLIPIDEMIA Dislipidemia, também chamada de hiperlipidemia, refere-se ao aumento dos lipídios (gordura) no sangue, principalmente do colesterol e dos triglicerídeos.

Leia mais

Perca peso e ganhe músculo incluindo 6 alimentos detox. Quezia Sink

Perca peso e ganhe músculo incluindo 6 alimentos detox. Quezia Sink Perca peso e ganhe músculo incluindo 6 alimentos detox Quezia Sink Deus deixou na natureza tudo que precisamos para preservar a saúde e combater as doenças. Neste livro, faço um breve resumo de alguns

Leia mais

KINDERGARTEN. - Por definir - Ementa Semanal - 2 a 6 de Janeiro (Valor nutricional por dose) Kcal. Prot. Glúc. Líp. Alergénios.

KINDERGARTEN. - Por definir - Ementa Semanal - 2 a 6 de Janeiro (Valor nutricional por dose) Kcal. Prot. Glúc. Líp. Alergénios. Ementa Semanal - 2 a 6 de Janeiro - 2017 2 - Por definir - 3 Sopa Creme de cenoura 91,5 2,5 13,0 3,2 -- Prato Massa gratinada no forno c/ atum e salada 594,2 39,2 60,0 21,2 1.4.7 Opção Feijoada de carnes

Leia mais

Uma dieta que é capaz de surpreender muita

Uma dieta que é capaz de surpreender muita Dieta do ovo É uma dieta de regra simples, onde você não poderá comer aquilo que não seja saudável, assim como doces, massas, pizzas e hambúrgueres. Também não podemos esquecer que nessa dieta do ovo não

Leia mais

MUNICIPIO DE FELGUEIRAS ALMOÇO Semana de 6 a 10 de junho de 2016

MUNICIPIO DE FELGUEIRAS ALMOÇO Semana de 6 a 10 de junho de 2016 Semana de 6 a 10 de junho de 2016 Sopa Feijão verde 1,3,5,6,7,8,9,12 749 179 11,5 1,8 16,3 2,3 0,8 2,4 Ovos mexidos c/ fiambre, cogumelos acompanha com arroz e brócolos 1,3,5,6,7,12 948 227 11,2 1,8 19,7

Leia mais

E é claro que vamos continuar pro resto da vida com essa 3 regras que não são negociáveis:

E é claro que vamos continuar pro resto da vida com essa 3 regras que não são negociáveis: Fase estabilização Na estabilização, podemos comer o que quisermos sempre com cuidado. Não temos mais uma recomendação de alimentos proibidos, mas não se deve abusar. Essa fase é pro resto da vida, por

Leia mais

A bioquímica celular é o ramo da biologia que estuda a composição e as propriedades químicas dos seres vivos.

A bioquímica celular é o ramo da biologia que estuda a composição e as propriedades químicas dos seres vivos. 1) Introdução A bioquímica celular é o ramo da biologia que estuda a composição e as propriedades químicas dos seres vivos. 2) Elementos químicos da matéria viva Existem 96 elementos químicos que ocorrem

Leia mais

Ementas Primavera/Verão Creche (1-3 anos)

Ementas Primavera/Verão Creche (1-3 anos) Semana 1 com pão com bolacha Sopa de feijão-verde Massa à lavrador (c/vitela, tronchuda e feijão vermelho) Sopa de feijão branco e Tintureira/cação de cebolada (tomate e pimento) e batata cozida Pão (1/2)

Leia mais

Alimentos fonte e importância de nutrientes na dieta. Deborah Bauer - Nutricionista Mestranda em Alimentos e Nutrição (UNIRIO)

Alimentos fonte e importância de nutrientes na dieta. Deborah Bauer - Nutricionista Mestranda em Alimentos e Nutrição (UNIRIO) Alimentos fonte e importância de nutrientes na dieta Deborah Bauer - Nutricionista Mestranda em Alimentos e Nutrição (UNIRIO) Alimentos x Nutrientes? Água Minerais Carboidratos Alimentos Vitaminas?Compostos

Leia mais

SEGUNDA - FEIRA TERÇA - FEIRA QUARTA - FEIRA QUINTA - FEIRA SEXTA - FEIRA 01/02/ /02/ /02/2017. Pão de batata com queijo e orégano

SEGUNDA - FEIRA TERÇA - FEIRA QUARTA - FEIRA QUINTA - FEIRA SEXTA - FEIRA 01/02/ /02/ /02/2017. Pão de batata com queijo e orégano 01/02/2017 02/02/2017 03/02/2017 Pão de batata com queijo e orégano Suco de laranja Leite batido com fruta Pão francês com peito de peru Suco de laranja lima com mamão Escarola com abobora Alface e abobrinha

Leia mais

Erly Catarina de Moura NUPENS - USP

Erly Catarina de Moura NUPENS - USP Erly Catarina de Moura NUPENS - USP erlycm@usp.br Evolução do estado nutricional de homens, 1974-1975, 1989, 2002-2003, Brasil déficit de peso sobrepeso obesidade eutrofia 100% 80% 60% 40% 20% 0% 1974-75

Leia mais

DATA DESJEJUM COLAÇÃO ALMOÇO Lanche

DATA DESJEJUM COLAÇÃO ALMOÇO Lanche CARDÁPIO DA MERENDA ESCOLAR Amazonas / Mato Grosso / Maria Carraro - Abril /2015 DATA DESJEJUM COLAÇÃO ALMOÇO Lanche 01/04/2015 Quarta-Feira Iogurte / Biscoito Maria Suco de Cajú /Rosquinha de Milho/ Banana

Leia mais

SEGUNDA - FEIRA TERÇA - FEIRA QUARTA - FEIRA QUINTA - FEIRA SEXTA - FEIRA 01/02/ /02/ /02/2017. Pão de batata com queijo e orégano

SEGUNDA - FEIRA TERÇA - FEIRA QUARTA - FEIRA QUINTA - FEIRA SEXTA - FEIRA 01/02/ /02/ /02/2017. Pão de batata com queijo e orégano 01/02/2017 02/02/2017 03/02/2017 Pão de batata com queijo e orégano Suco de laranja Cereal Matinal (Flocos de Milho) Leite batido com fruta Pão francês com peito de peru Suco de laranja lima com mamão

Leia mais

21/11/2013 MANEJO NUTRICIONAL DURANTE O TRATAMENTO NEOPLÁSICO NUTRIÇÃO NO CÂNCER ANOREXIA ANOREXIA ANOREXIA. Ômega-3

21/11/2013 MANEJO NUTRICIONAL DURANTE O TRATAMENTO NEOPLÁSICO NUTRIÇÃO NO CÂNCER ANOREXIA ANOREXIA ANOREXIA. Ômega-3 Pós-graduação em Nutrição Clínica e Gastronomia Funcional do NECPAR MANEJO NUTRICIONAL DURANTE O TRATAMENTO NEOPLÁSICO Ômega-3 Aumentar aporte calórico e protéico NUTRIÇÃO NO CÂNCER N U T. A R I A N A

Leia mais

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sopa: Sopa: Sopa: Sopa: Sopa: Prato principal: Prato principal: Prato principal: Prato principal: Prato principal:

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sopa: Sopa: Sopa: Sopa: Sopa: Prato principal: Prato principal: Prato principal: Prato principal: Prato principal: Ementa semanal Dia 03/07/2017 até 07/07/2017 Canja Creme de abóbora com Cenoura com nabiças Creme de legumes Feijão-verde ervilhas Frango com molho de Filetes de peixe no forno Jardineira de vaca Salada

Leia mais

Nome do Estabelecimento:

Nome do Estabelecimento: Nome do Estabelecimento: 1. O Estabelecimento disponibiliza refeição completa? 1.1. Se respondeu não, indique as razões (neste caso não necessita responder às questões que se seguem) 2. O Estabelecimento

Leia mais

NUTRIÇÃO E GASTRONOMIA: MELHORES TÉCNICAS DE COCÇÃO E TROCAS INTELIGENTES. Amanda Wanderley

NUTRIÇÃO E GASTRONOMIA: MELHORES TÉCNICAS DE COCÇÃO E TROCAS INTELIGENTES. Amanda Wanderley : MELHORES TÉCNICAS DE COCÇÃO E TROCAS INTELIGENTES Amanda Wanderley Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio Hipócrates NUTRIÇÃO GASTRONOMIA Nutrição Controle Proibição Comida

Leia mais

Lipomax Shake Emagrece Mesmo? Benefícios e como preparar!

Lipomax Shake Emagrece Mesmo? Benefícios e como preparar! Lipomax Shake Emagrece Mesmo? Benefícios e como preparar! Lipomax Shake é um suplemento alimentar nutricional, polissacarídeo com vitamina C. As capsulas do Lipomax, promete absorver gordura dos alimentos

Leia mais

PRIMEIRA SEMANA- CERMAC Colégio CERMAC - Fevereiro 2015

PRIMEIRA SEMANA- CERMAC Colégio CERMAC - Fevereiro 2015 SEGUNDA 02/02 TERÇA 03/02 QUARTA 04/02 QUINTA 05/02 SEXTA 06/02 PRIMEIRA SEMANA- CERMAC Colégio CERMAC - Fevereiro 2015 Desjejum Almoço Lanche Suco de maçã época Bisnaguinha Carne de panela ao sugo Bolo

Leia mais

Colégio Jardim Anália Franco

Colégio Jardim Anália Franco Co. ------/13 1ª semana Segunda-feira 02/03 Terça-feira 03/03 Quarta-feira 04/03 Quinta-feira 05/03 Sexta-feira 06/03 Biscoito cream cracker com Pão sovado com margarina margarina Bolo de laranja Almoço

Leia mais

Grão com espinafres Jardineira de carnes (Porco, Vaca) com arroz e macedónia Fruta da época Lanche Tarde Pão com queijo e leite Leite, Glúten

Grão com espinafres Jardineira de carnes (Porco, Vaca) com arroz e macedónia Fruta da época Lanche Tarde Pão com queijo e leite Leite, Glúten 1/4/2016 Almoço Potênciais Alergéneos Brócolos Almondegas de aves com arroz de ervilha e feijão verde Glúten, ovo, soja 1/5/2016 Almoço Potênciais Alergéneos Legumes Massinha de atum com alface Glúten,

Leia mais

ZINCO. Papel no organismo

ZINCO. Papel no organismo ZINCO Ter uma alimentação rica em minerais é essencial para manter a saúde em dia. Mas, entre tantos nutrientes, um deles assume papel de destaque: o zinco. "Esse mineral é essencial para que nosso corpo

Leia mais

Ementa n.º 3 - De 21 a 25 de Novembro

Ementa n.º 3 - De 21 a 25 de Novembro Ementa n.º 3 - De 21 a 25 de Novembro Segunda - feira Creme de batata, courgette, abóbora, cebola e alface (70 Kcal) com peru (67 Kcal) Massa de atum Papa de pera e maçã Lanche : Papa Milupa Reforço manhã/

Leia mais

Princípios da Alimentação e Saúde

Princípios da Alimentação e Saúde Princípios da Alimentação e Saúde Alimentação é mais que ingestão de nutrientes Recomendações sobre alimentação devem estar em sintonia com seu tempo Alimentação saudável deriva de sistema alimentar socialmente

Leia mais

CARDÁPIO EDUCAÇÃO INFANTIL (maiores de 2 anos) JANEIRO 2017

CARDÁPIO EDUCAÇÃO INFANTIL (maiores de 2 anos) JANEIRO 2017 CARDÁPIO EDUCAÇÃO INFANTIL (maiores de 2 anos) JANEIRO 2017 Observações: A margarina utilizada será sem lactose. Oferecer água durante todo dia. Não oferecer bebida durante o almoço ou jantar somente depois

Leia mais

Orientação pré-operatória antes da cirurgia

Orientação pré-operatória antes da cirurgia Manual de Orientação Nutricional na Cirurgia Bariátrica- GCBV Célia Ap Valbon Beleli Nutricionista Mestre em Ciências pela FCM-UNICAMP Especialista em Obesidade e Emagrecimento Orientação pré-operatória

Leia mais

Os Benefícios da Atividade Física no Tratamento da Dependência Química. Benefícios Fisiológicos

Os Benefícios da Atividade Física no Tratamento da Dependência Química. Benefícios Fisiológicos Os Benefícios da Atividade Física no Tratamento da Dependência Química Fisioterapeuta Jussara Lontra Atividade Física expressão genérica que pode ser definida como qualquer movimento corporal, produzido

Leia mais

Sistema UNO de Ensino Sugestão de Avaliação de Ciências 3 ano 3 Bimestre

Sistema UNO de Ensino Sugestão de Avaliação de Ciências 3 ano 3 Bimestre UNO Avaliação Ciências 3º ano 3º bimestre 1 Sistema UNO de Ensino Sugestão de Avaliação de Ciências 3 ano 3 Bimestre Colégio: Nome: Número: Turma: Data: Unidade 3- Cuidando da alimentação. Objetivos gerais:

Leia mais

SABES O QUE ESTÁS A COMER?

SABES O QUE ESTÁS A COMER? SABES O QUE ESTÁS A COMER? Interpretar RÓTULOS de produtos alimentares Conhecer os INGREDIENTES dos PRODUTOS ALIMENTARES Descobrir o significado de DDR Saber a diferença entre produto alimentar MAGRO e

Leia mais

NUTRIÇÃO E SUAS DEFINIÇÕES

NUTRIÇÃO E SUAS DEFINIÇÕES FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA Departamento de Educação Física NUTRIÇÃO E SUAS DEFINIÇÕES Disciplina Nutrição aplicada à Educação Física e ao Esporte Prof. Dr. Ismael Forte Freitas Júnior HISTÓRICO

Leia mais

Colégio Nossa Senhora de Lourdes Pré-escolar Semana de 14 a 18 de dezembro de 2015 Almoço

Colégio Nossa Senhora de Lourdes Pré-escolar Semana de 14 a 18 de dezembro de 2015 Almoço Semana de 14 a 18 de dezembro de 2015 Sopa Sopa de alface e alho-francês 9,12 196 47 1,3 0,2 7,5 0,6 1,2 0,1 Esparguete à Bolonhesa com salada de alface, beterraba e cenoura 1,3,5,6 923 221 9,7 3,1 19,8

Leia mais

Nídia Denise Pucci Fabio C. Vicentini

Nídia Denise Pucci Fabio C. Vicentini Vários fatores de risco contribuem para a formação de cálculos renais, que incluem a história familiar, sendo 2,5 vezes maior em indivíduos com antecedentes de casos na família; a idade; a raça; elevação

Leia mais

Município de Valongo Semana de 2 a 6 de janeiro de 2017 Almoço

Município de Valongo Semana de 2 a 6 de janeiro de 2017 Almoço Semana de 2 a 6 de janeiro de 2017 Sopa Sopa de macedónia 1,3,5,6,7,8,12 169 40 1,7 0,3 5,2 0,3 0,9 0,2 Empadão de arroz com atum 4,5,6 981 234 6,5 0,6 31,1 0,3 12,0 0,6 ada ada de tomate 80 19 0,3 0,0

Leia mais