SOFTWARE DE SIMULAÇÃO DE SISTEMAS PRODUTIVOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SOFTWARE DE SIMULAÇÃO DE SISTEMAS PRODUTIVOS"

Transcrição

1 ARENA SOFTWARE DE SIMULAÇÃO DE SISTEMAS PRODUTIVOS LÓGICA & ANIMAÇÃO VERSÃO 3.5 SYSTEMS MODELING CORP. INTRODUÇÃO AO ARENA

2 Tela inicial do Arena

3 Abrindo um novo modelo Para abrir um novo modelo, no menu, clique em File e depois na opção New.

4 Carregando o painel Common No menu File, clicar na opção Template Panel e Attach...Na caixa de diálogo, clicar na opção Common.tpo.

5 Colocando os módulos no modelo A seguir serão apresentados alguns dos módulos do painel common. No painel Common, escolha o módulo que deseja incluir, leve o cursor até a área do modelo e clique no mouse. Na figura abaixo há um modelo com os módulos arrive (chegada), server (servidor), inspect (inspetor) e depart (saída).estes módulos são conhecidos como módulos lógicos e são conectados para definir o caminho pelo qual as entidades (pessoas, peças, etc) fluem. Há também os módulos de controle da simulação, como o simulate, que é utilizado para definir os parâmetros da simulação. Traçando a rota entre entidades Para definir o caminho que as entidades irão seguir durante a simulação, na barra de ferramentas animate, à direita da tela, clique no ícone R.

6 Aparecerá uma janela onde são definidas as características da rota. Clique OK. A seguir, clique no blank origem e leve o cursor até o blank destino. Se desejar quebrar a rota, moldando-a conforme a necessidade, basta clicar fora dos blanks. A figura abaixo mostra um modelo com rota. Utilizando o comando view O comando view é utilizado para dar um zoom em uma determinada parte do modelo. Isto é útil quando se quer, por exemplo, separar a animação da parte lógica do modelo. Depois de colocar todos os módulos no modelo, deve-se separar a animação da lógica, deslocando a parte referente à animação para uma outra área do modelo. Feito isso, clique na opção view no menu e depois na opção Views. Na nova janela, escolha Region. E, com o cursor, defina a região que se deseja ampliar. Depois de escolher a região, clique na opção view e depois em named view. Este comando permite que se dê um

7 zoom na região ao pressionar uma tecla. Ao clicar em Add na janela Named viwes, surgirá uma outra janela: View Name. É necessário digitar a tecla correspondente ao zoom em questão em Hot Key e o seu nome em Name. Feito isso, sempre que se digitar a tecla escolhida, a região demarcada será ampliada. Definindo o módulo Arrive O módulo Arrive, presente no painel Common, é usado para gerar as entidades que chegam em um modelo. A partir dele, são criadas as entidades, individualmente ou em lotes.

8 Preenchendo os campos A seguir será dada uma explicação de cada campo usado neste modelo. Enter Data Station: Este campo define o nome da estação associada a este módulo. Este nome deve ser único no modelo. Arrival Data Batch Size: Este campo define o número de entidades em cada lote. First Creation: Instante, a partir do qual, a primeira entidade pode ser criada. Time Between: Este campo define o tempo entre cada criação de entidade (ou lote de entidades). Podem ser utilizadas funções de probabilidade para definir este valor. Mark Time attribute: especifica o nome do atributo da entidade, utilizado para determinar o tempo de sistema da mesma.

9 Leave Data Station: Este campo especifica a estação para a qual a entidade é transferida. Route Time: Este campo define o tempo que uma entidade gasta para ir de uma estação a outra. Definindo o módulo Server O módulo Server pode ser entendido como um servidor, onde a entidade entra, é processada (atendida) durante um determinado tempo e é transferida para outra estação ou módulo. Preenchendo os campos Enter Data Station: Este campo define o nome da estação associada a este módulo Server Data Resource: Este campo define o nome do recurso a ser capturado Capacity Type: O recurso pode ter uma capacidade fixa ou pode ser

10 estabelecida uma schedule para o mesmo. Capacity: Este campo define o número de unidades do recurso em questão. Process Time: Este campo define o tempo de processamento. Leave Data Station: Este campo especifica a estação para a qual a entidade é transferida. Route Time: Este campo especifica o tempo que a entidade leva para se dirigir à outra estação.

11 Definindo o módulo inspect O módulo Inspect pode ser interpretado como um inspetor de qualidade, onde é atribuída uma porcentagem de peças que passam no teste e uma porcentagem de peças que são reprovadas. Este módulo permite que as entidades se transfiram para destinos diferentes, dependendo da sua situação. Preenchendo os campos Enter Data Station: Este campo define o nome da estação associada com este módulo. Server Data Resource: Este campo define o nome do recurso a ser capturado. Capacity type: O recurso pode ter uma capacidade fixa ou pode ser estabelecida uma schedule para o mesmo.

12 Capacity: Este campo está relacionado com a capacidade de inspeção. Quantos inspetores compõem este módulo. Resource statistics: Esta opção providencia a coleta de informações estatísticas. Process time: Este campo define o tempo de processamento. Failure probability: Este campo define a probabilidade que as entidades têm de falhar na inspeção. Este valor deve estar no intervalo entre 0 e 1. Pass Inspection Leave Data Station: Este campo especifica a estação para a qual as entidades que passam pela inspeção se dirigem. Route time: Este campo especifica o tempo que a entidade leva para se dirigir à outra estação. Fail Inspection Leave Data Station: Este campo especifica a estação para a qual as entidades que falham na inspeção se dirigem. Route time: Este campo especifica o tempo que a entidade leva para se dirigir à outra estação. Definindo o módulo simulate O módulo Simulate especifica a quantidade de replicações da simulação, o momento de início da primeira replicação, o tempo máximo ou condição de término de cada replicação, o tipo de inicialização a ser realizada entre as replicações, o período de warm-up desejado, além do título do projeto, a data e o nome da autor. E finalmente, este módulo associa as figuras às entidades do modelo. A seguir é apresentada a janela simulate.

13 Preenchendo os campos Project Title: Este campo define o título do projeto. E o título não pode exceder 24 caracteres. Analyst: Este campo define o nome do autor do projeto. O nome não pode exceder 24 caracteres. Date: Pode se entrar com a data do projeto na forma dia/mês/ano ou mês/dia/ano. Replicate Number of Replications: Este campo define o número de replicações da simulação. Beginning time: Este campo define o momento da primeira replicação. Lenght of replication: Este campo define o tempo de cada replicação. Se este campo não for preenchido, a simulação será executada por um tempo indeterminado. Terminating conditions: Define uma condição que, quando avaliada como verdadeira, encerrará a replicação.

14 Initialize system: Esta opção indica se o status do sistema será ou não inicializado entre as sucessivas replicações. Initialize statistics: Esta opção indica se os acumuladores estatísticos serão ou não descartados entre as replicações. Warm-up period: Este campo define o tempo de warm-up desejado para se atingir as condições de steady-stat (em regime). Definindo o módulo Depart O módulo Depart é usado para coletar as estatísticas do sistema e remover as entidades do modelo. Preenchendo os campos Enter Data Station: este campo define o nome da estação que está associada a este módulo.

15 Count Counter: este campo define o nome do contador que será incrementado ou decrementado. Increment: Este campo define o valor do incremento no contador. Tally Tally: Este campo é visível quando o Tally name escolhido é o Individual Tally., e define o nome do Tally em que os dados estatísticos são coletados. Attribute: este campo é visível se a opção Interval é escolhida em Type of Statistics e define o nome usado para determinar as estatísticas de intervalo. Trocando a entidade Para trocar as entidades (pessoas, peças) que fluem pelos módulos, clique no quadrado que está junto ao módulo simulate. Surgirá uma janela como mostrado na figura. Clique, no lado direito, na entidade que se deseja colocar no modelo e no quadrado vermelho no lado esquerdo. Depois clique na flecha da direita para a esquerda ). O parâmetro size factor é utilizado para modificar o tamanho da entidade.

16 Trocando os módulos. Da mesma forma, há várias opções para visualizar os módulos no modelo. Clique no módulo server e surgirá uma janela como mostrada na figura abaixo. As opções à direita foram obtidas clicando em open e escolhendo a opção office.plb no diretório Arena. Há outras opções de figuras para se colocar no modelo. A seguir é preciso escolher qual figura representará cada um dos estados do módulo server idle (disponível), busy (ocupado), inactive (inativo) e failed (falho).

17 Na figura apresentada abaixo tem um modelo com as rotas e com as figuras.

18 Colocando contadores nos módulos Para se contar o número de entidades que passam ou estão na fila de um módulo, clique no ícone 0.0 na barra de ferramentas à direita da tela. Na janela que surgirá na tela, digite nq(nomemódulo_r_q) na caixa de diálogo

19 expression e escolha o formato dos números em format. Esta expressão mostrará o número de entidades (pessoas, peças,...) que estão esperando atendimento em um módulo. Depois arraste o ícone azul para perto do módulo a que ele se refere. Para se contar o número de entidades que passam no módulo, use a expressão nc(nomemodulo_c). A seguir é apresentado um modelo com os contadores de todos os módulos.

20 Utilizando o comando view O comando view é usado para dar um zoom em uma determinada região do modelo. Para usar este comando, clique no menu view e depois na opção Views. No próximo menu, escolha a opção Region. E com o cursor em forma de cruz, delimite a região que se deseja mostrar com zoom. O comando named views, que também está no menu view permite que se associe uma tecla à região a ser mostrada com zoom. Depois de Ter delimitado a região, vá no menu view e escolha a opção Named Views...?. Na próxima janela, clique no botão Add. Na janela View Name, digite a tecla escolhida na caixa Hot Key e o nome da região em name. Todas as vezes que se digitar a tecla escolhida, será dado um zoom na região. A seguir serão apresentados duas telas do mesmo modelo, um sem zoom e outro com zoom no módulo caixa.

21

22 Utilizando transportadores no modelo Para se modelar transportadores, como empilhadeiras, por exemplo é necessário usar um outro painel, chamado Transfer, além do painel Common. Para carregar o painel Transfer, proceda da mesma forma utilizada para carregar o painel Common. Clique em File, Template panel, Attach e escolha Transfer.tpo na caixa de diálogo. A seguir serão apresentados os módulos e outros campos dos módulos já explicados usados para se modelar transportadores. Definindo o módulo Transporter Preenchendo os campos Transporter: este campo define o nome do transportador. Number of units: este campo define a quantidade de transportadores no sistema.

23 (Transporter type}: pode-se optar por Free Path, onde os transportadores trafegam livremente entre as estações e Guided path, onde o caminho dos transportadores é influenciado por caminhos obrigatórios, como trilhos, por exemplo. Distance set: este campo determina o nome do conjunto de distâncias para um transportador do tipo Free path. A distance set contém os nomes das estações e as distâncias entre elas. As distâncias são definidas no módulo Distance. Velocity: este campo define a velocidade dos transportadores. Definindo o módulo Conveyor Este módulo cria uma esteira rolante para transferir entidades entre as estações. Preenchendo os campos Conveyor name: este campo define o nome do conveyor.

24 Segment Set: este campo determina o nome do conjunto de segmentos que está associado com o conveyor. Ele define as estações entre as quais as entidades são transportadas. Velocity: este campo especifica a velocidade com que as entidades se movem ao longo da esteira. Cell Size: este campo especifica a menor porção de uma esteira que uma entidade pode ocupar. Ela define o comprimento de cada célula na esteira. Initial status: este campo define se a esteira está ativa ou não no início da simulação. Max Cells Occupied: este campo especifica o número máximo de células que uma entidade pode ocupar ao mesmo tempo. Type: este campo classifica a esteira em accumulating e nonaccumulating. Esteiras do tipo accumulating sempre se movem o carregamento ou descarregamento das entidades só criam bloqueios locais. Já no tipo non-accumulating, a esteira pára completamente quando uma entidade está entrando ou saindo da esteira. Entity Size: este campo determina o comprimento da acumulação de entidades. Conveyor Statistics: esta opção indica se a s estatísticas da esteira serão coletadas ou não. Utilizando o módulo arrive O módulo arrive, quando utilizado junto com transportadores, utiliza a janela Transfer Out, como ilustrada na figura abaixo, além dos outros campos do módulo arrive citados anteriormente. Esta janela é obtida clicando-se no botão Tran Out na janela arrive.

25 A janela Transfer Out é utilizada para obter o modo como as entidades serão transferidas para o próximo módulo e pode ser usada pelos módulos server, inspect e arrive. Preenchendo os campos Transfer Type: determina se um recurso, transportador ou esteira é requerido para transferir as entidades para outro módulo. Se o Transfer Type é Seize, um recurso será capturado, se for Request, um transportador será requisitado, se for access, uma esteira será acessada. Conveyor: este campo só é visível quando a opção for access e ele indica o nome da esteira que será acessada. # of Cells to Access: este campo determina o número de células da esteira que cada entidade ocupará na esteira. Load Time: este campo determina a duração do tempo de carregamento.

26 Utilizando o módulo server Se este módulo for utilizado com transportadores, é necessário usar as caixas de diálogo Tran In e Tran Out para se definir como os transportadores carregarão e descarregarão as entidades na estação. Preenchendo os campos do Tran Out Transfer Type: determina se um recurso, transportador ou esteira é requisitado para transferir a entidade para um outro módulo. Se a opção for Seize, um recurso é capturado. Se for Request, um transportador é requisitado. Se o tipo for Acess, uma esteira é acessada e se a opção None for selecionada, então nenhum tipo de máquina é necessária. Rule: este campo é visível somente se o Transporter Name for Transporter. Este campo especifica a regra de seleção usada para determinar qual transportador é requisitado quando há mais de um transportador no modelo. Dentre as opções para este campo, temos: Cyclical, Random, Preferred Order, Largest Distance, Smallest Distance. Priority: este campo especifica a prioridade do módulo quando outroas entidades estão esperando pelos mesmos meios de transporte. Este campo não é visível quando a opção selecionada for None ou Access.

27 Load Time: este campo especifica o tempo gasto no carregamento do meio de transporte. Preenchendo os campos do Tran In Transfer Type: Indica se meio utilizado para transportar a entidade para este módulo será liberado. Se a opção escolhida for Release Resource e o Resource Name tiver sido especificado,o recurso que será liberado também tem de ser especificado. Se Free Transporter for selecionado, o último transportador utilizado pela entidade será liberado. Se a opção for Exit Conveyor, a entidade sairá da última esteira utilizada por ela. Se a opção None for escolhida, então nenhuma ação é realizada em relação à liberação de meios de transporte. Unload Time: este campo permite definir um tempo de atraso imediatamente após a chegada à estação. Este intervalo de tempo ocorre devido à liberação do recurso, desocupação do transportador ou à saída da esteira.

28 Utilizando o módulo Inspect O módulo inspect também necessita das caixas de diálogos Tran in e Tran Out para se definir como as entidades são transferidas entre o transportador e a estação. E os campos do Tran in e do Tran out são preenchidos da mesma forma como o são no módulo Server. Utilizando o módulo Depart Este módulo utiliza somente a caixa de diálogo tran in, usada para as entidades liberarem o transportador e saírem do sistema. Os campos são preenchidos de forma análoga ao do módulo Server. Utilizando o módulo Segment (S) O módulo Segment define a distância entre duas estações ligadas por um conveyor. A estação de origem, a estação de destino e o segmento são usados para criar o conjunto de segmentos, que define o caminho das esteiras. Preenchendo os campos.

29 Beginning Station: este campo define o nome da estação que está localizada no início da esteira. Ending Station: este campo define o nome da estação que está localizada no final da esteira. Segment Set name: este campo representa o nome do conjunto que conterá as estações e as distâncias onde há esteiras. Length: este campo especifica a distância entre a Beginning Station e a Ending Station. Esta distância deverá ser representada por uma unidade compatível com a velocidade da esteira. Utilizando o módulo Distance(D) Este módulo é similar ao anterior, mas ele se refere às distâncias que o transportador terá que percorrer entre as estações. Cada par de estações que é servida por transportadores deve Ter um múdulo Distance correspondente.

30 Preenchendo os campos Beginning Station: este campo define o nome da estação de origem ( de onde o transportador vai partir). Ending Station: este campo define o nome da estação de destino (onde o transportador vai parar). Distance Set Name: este campo representa o nome do conjunto que conterá as estações e as distâncias onde o transportador atuará. Distance: especifica a distância entre as estações de origem e de destino. Esta distância deve ser expressa em uma unidade compatível com a usada na velocidade do transportador. Utilizando ponte rolante no modelo A ponte rolante é um tipo de transportador que se desloca sobre a fábrica para transportar as entidades entre as estações. Utilizando o módulo Transporter Este módulo, que representa a ponte, diferencia se do exemplo anterior pelo fato de se Ter que escolher a opção guided path (caminho guiado).

31 Preenchendo os campos Network: determina o nome da rede para o transportador do tipo guided path. A rede contém os nomes dos links em que o transportador se moverá. Os links e os networks são definidos no módulo NetworksLinks. Velocity: este campo define a velocidade inicial do transportador. Aceleration: este campo define a aceleração do transportador. Deceleration: este campo define a desaceleração do transportador. Turning Velocity Factor: define o fator de velocidade que é aplicada à velocidade corrente do veículo quando ele negocia uma mudança de sentido. Estas mudanças de sentido são calculadas automaticamente quando a direção de todos os links no guided-path network são definidas. Utilizando o módulo arrive Quando utilizado com ponte rolante, o módulo arrive serve para criar as entidades que serão transportadas pela ponte. Os campos deste módulo são preenchidos como citado anteriormente, sendo que na janela Tran out, o Transfer Type escolhido é Request, indicando que a ponte será requisitada, e o Transporter Name, transporter. O preenchimento dos demais campos do Tran Out já foram comentados anteriormente. Utilizando o módulo server Ao se modelar uma ponte rolante, o módulo server representaria as máquinas em que as entidades (peças) são processadas. A ponte faz o transporte das entidades entre as máquinas. Os campos são preenchidos da mesma maneira como foi explicado anteriormente, sendo que na janela Tran in em Enter Data, deve-se clicar em Free Transporter, indicando que ao se chegar na máquina-destino, a entidade libera o transportador e vai ser processada pela máquina. Além disso, deve-se especificar o tempo de descarregamento da entidade em Unload Time. Na janela Tran Out, em Leave Data, deve-se clicar em Request e Transporter, indicando que se está requisitando a ponte para que esta transporte a entidade. Os outros campos de Tran Out já foram comentados anteriormente. Utilizando o módulo Depart O módulo Depart indica que as entidades que chegam até ele devem ser retiradas do sistema. O preenchimento deste módulo já foi comentado anteriormente e a opção em Tran In é Free Transporter.

32 Utilizando o módulo Network Link(NL) Este módulo define as características de uma conexão de transporte guiado. Cada conexão é composta por uma interseção de origem e uma interseção de destino, e uma ou mais zonas de mesmo comprimento. O produto do número de zonas e o comprimento das zonas determina o comprimento total da conexão. Se uma interseção estiver associada com uma estação, então esta interseção será percorrida pelo transportador para mover as entidades entre as estações. Preenchendo os campos: Beginning intersection: este campo define o nome da interseção de início e está associada com a interseção mais à esquerda no módulo do usuário. Associate with station: este campo associa um nome de estação com a interseção de início. Ending intersection: especifica a interseção final e está associada com a interseção mais à direita no módulo do usuário.

33 Associate with station : este campo um nome de estação com a interseção final. Link name: define o nome do link no qual o transportador se moverá. Number of Zones: este campo define o número de zonas associadas com o link. Se este número for 1, o transportador se move através do link como um evento único; se for maior do que 1, o transportador se move através do link zona por zona. Lenght of zones: este campo define o comprimento da zona dentro de um link. Se o link tiver múltiplas zonas, cada zona terás o mesmo comprimento. O produto do número de zonas pelo comprimento da zona representa o comprimento total do link. Link Type: este campo determina se o link é utilizado para movimentos unidirecionais, bi-direcionais ou spur. No modo uni-direcional, é permitido somente o movimento da interseção de início para a interseção final. No modo bidirecional, é permitido a movimentação entre quaisquer duas interseções. Já no modo spur permite que o transportador trafegue por uma via identificada pela interseção destino. Velocity Change Factor: este campo indica se o transportador transitará mais rapidamente ou vagarosamente através do link, comparado com sua velocidade corrente. O fator é multiplicado pela velocidade e é utilizada durante o tráfego através do link. Network Name: este campo define o nome da rede com que este link está associado. Utilizando o módulo Sequences Este módulo é usado para definir a sequência do fluxo das entidades através do modelo. Uma sequência consiste de uma lista de estações ordenadas que a entidade percorrerá. Para usar este módulo, clique em Add para nomear as sequências que farão pare do sisterma, como mostra a figura abaixo.

34 Depois de definir o nome das sequencias, deve-se definir a ordem das estações que as entidades relacionadas a cada sequencia visitarão. Para fazer isso, deve-se clicar na sequencia a ser definida e adicionar ordenadamente os servidores que serão visitados, como mostra a figura abaixo.

35 Além disso, o nome da sequencia deve estar associado ao módulo arrive que gera as entidades que percorrerão tal sequencia. Esta associação se dá através do botão Assign no módulo arrive. Depois de clicar em Assign, clique em Add e escolha a opção Other. No campo Other, escolha Sequence e no campo Value, ê o nome da sequencia referente às entidades deste módulo arrive.

36 Utilizando o módulo Statics Statics são variáveis que podem ser usadas com Recipes ou Sequences. Este tipo de variável pode mudar de valor de acordo com a entidade que está associada a ela. Por exemplo, o tempo de atendimento em um sevidor pode variar de acordo com a entidade que utiliza o servidor. É preciso adicionar o nome das variáveis estáticas e seu valor default, como mostra a figura abaixo.

37 Utilizando o módulo Recipes Um Recipe é um grupo de variáveis estáticas, cada qual com seu próprio valor. Cada Recipe tem suas próprias variáveis estáticas e o valor destas pode variar de um recipe para o outro. Para usar este módulo, clique em Recipes, depois em Add. Na outra janela, dê um nome ao Recipe e clique em Add. Na próxima janela, selecione a variável estática e digite o valor desta variável (pode-se utilizar funções matemáticas, como MEAN, TRIA,... para definir esta variável)

38 Neste exemplo, a variável estática é tempo de processamento, que está associada ao campo Process Time dos módulos server. Utilizando o módulo Enter Este módulo define uma estação (ou um conjunto de estações) correspondendo a um local físico ou lógico ondem ocorrem operações. Se o módulo Enter definir um conjunto de estações, ele define os locais de múltiplos processamentos. Uma entidade pode se mover de um módulo anterior para um módulo Enter de três maneiras: transferida para a estação (ou conjunto de estações) associada com o módulo, através de uma conexão gráfica ou por um redirecionamento via um camponest Label. Quando uma entidade chega em um módulo Enter, pode ocorrer um tempo de descarregamento e qualquer máquina usada para transportar a entidade é liberada.

39 Preenchendo os campos. Label: Este campo define o nome do label que será associado com este módulo. Station Type: determina se uma única estação ou um conjunto de estações é usado para identificar o ponto de entrada para este módulo. Se o Station Set for o selecionado, significa que este módulo está definindo a entrada em um submodelo com várias estações. Station : define o nome da estação associada a este módulo. Unload: este campo define o tempo que as entidades levam para serem descarregadas dos transportadores. Transfer Type: indica o modo como as entidades liberam seus meios de transporte. Utilizando o módulo Process O módulo Process é usado para definir uma etapa de processamento. Quando uma entidade chega a um módulo Process, ela espera até que um servidor esteja disponível. Este servidor pode ser um recurso ou um

40 transportador. E enquanto o recurso estiver sendo utilizado, as outras entidades que chegam ao módulo Process têm que esperar. Preenchendo os campos: Queue Label: define o nome da Queue Label associada com o módulo. Server Action: define se um recurso(seize) ou um transportador(request) é requerido pela entidade.

41 Resource Name: é visível quando o Server Action for Seize e permite indicar o recurso a ser solicitado. Pode-se optar por um recurso único, um conjunto de recursos, um membro específico de um conjunto ou o recurso pode ser selecionado por uma expressão. Resource: indica o nome do recurso a ser capturado. Capacity Type: define as características da capacidade de recurso. Capacity: define a capacidade do recurso. Resource Statistics: esta opção indica se as estatísticas do recurso serão ou não coletadas. Process Time: este campo define o tempo de processamento do recurso quando este é ocupado por uma entidade. Next Label: define o nome do próximo módulo que a entidade se moverá. Se for feito um link para o próximo módulo, o campo será removido. Utilizando o módulo Resource Este módulo define um recurso e gera uma animação default para o mesmo. Ele especifica dados do recurso, tais como a capacidade, a coleta de estatística e as falhas associadas com o recurso. No Arena, os recursos são gerados por qualquer módulo que referencia o recurso e o módulo Resource raramente é necessário. Entretanto, ele é necessário para definir as características do recurso que não estão incluídas no módulo que a referencia. Por exemplo, a capacidade do recurso não pode ser definida quando se referencia um recurso num módulo server. Mas se a capacidade do recurso for diferente que 1, o módulo Resource é necessário. Preenchendo os campos: Resource: este campo define o nome do recurso a ser definido. Capacity type: este campo define as características da capacidade do recurso. Capacity: este campo é visível somente se o Capacity type for Capacity e define a capacidade de recursos no módulo. Resource Statistics: esta opção permite que as estatísticas do recurso sejam coletadas. Queue: este botão cria uma fila que pode ser usada em conjunto com a captura de recursos.

42 A caixa de diálogo queue é usada para definir as informações associadas com a fila.

43 Preenchendo os campos: Queue Name: este campo determina o tipo de fila usada para manejar as entidades. Queue Name: este campo é visível se a opção for Individual Queue e define o nome da fila. # in Queue Statistics: esta caixa indica se as estatísticas serão coletadas nos números das entidades das filas. Shared Queues: esta caixa indica se a fila é compartilhada. Uma fila compartilhada pode ser usada em múltiplos módulos. Ranking Rule: este campo define a regra de ordenação associado com a fila. Possíveis valores para este campo são: First In First Out, Last In First Out, Low Value First of an Expression e High Value First of an Expression. Utilizando o módulo Leave O módulo Leave é utilizado para transferir uma entidade para uma estação ou um módulo. Uma entidade pode ser transferida de três maneiras: referenciando a estação e a rota ou esteira ou transportador para esta estação;

44 uma conexão gráfica pode ser utilizada para transferir uma entidade para um outro módulo e uma entidade pode ser redirecionada para um módulo através da referência Label no campo Next Level. Quando uma entidade chega a um módulo Leave, ela pode esperar por um meio de transporte (recurso, transportador ou esteira). Quando o meio de transporte é obtido, a entidade pode passar por um tempo de carregamento. Finalmente a entidade é transferida do módulo para um próximo módulo ou estação. Preenchendo os campos: Label: este campo define o nome do label que será associado a este módulo. From Station: este campo especifica a estação de onde a entidade está sendo transferida. Transfer type: determina se um recurso, transportador ou esteira é requerida para transferir a entidade para fora do módulo. Se o Transfer type for Seize, um recurso será capturado; se for Request, um transportador é requisitado; se for Acess, uma esteira será acessada. A opção None indica que nenhum meio de transporte é requerido.

45 Load Type: este campo especifica o tempo de carregamento. To station: este campo indica o nome da estação em que as entidades se dirigirão. Route time: Este campo define o tempo que a entidade leva para se dirigir à outra estação. Utilizando o módulo Seize Este módulo aloca unidades de um ou mais recursos para uma entidade. O módulo Seize pode ser usado para capturar unidades de um recurso particular, um membro de um conjunto de recursos ou um recurso definido por um método alternativo. Ele fornece uma fila interna para que as entidades aguardem a disponibilidade de recursos. Preenchendo os campos.

46 Seize: este grupo é utilizado para definir um ou mais recursos para as entidades serem capturadas. Se forem especificados múltiplos recursos, as entidades devem esperar na fila até que todos os recursos especificados estejam disponíveis. Priority: este campo define a prioridade usada para alocar os recursos quando as entidades estão esperando pelo mesmo recurso. Para adicionar recursos no campo Seize, deve-se clicar no botão Add. Preenchendo os campos: Resource Name: determina qual o tipo de dado define o recurso a ser capturado. Resource: este campo é visível quando a opção é Resource e define o nome do recurso. Seize Quantity: este campo define o número de recursos a ser capturado. Resource State: este campo define o estado que o recurso entrará quando este for capturado.

47 Utilizando o módulo Delay Este módulo é utilizado para atrasar uma entidade por um determinado período de tempo. Quando uma entidade chega a este módulo, a expressão de delay é avaliada e a entidade aguarda no módulo durante o período de tempo especificado. Preenchendo os campos: Delay Type: determina como a duração do tempo de atraso será especificada. Expression: este campo só é visível quando a opção for expression e ele permite que uma expressão geral seja especificada. Storage: este campo define o nome da armazenagem associada com o delay. Utilizando o módulo Release Este módulo é usado para liberar unidades de recurso que uma entidade capturara anteriormente. O módulo pode ser utilizado para liberar recursos

48 individuais ou recursos declarados como set. Para cada recurso a ser liberado, o nome e a quantidade a serem liberados São especificados. Quando uma entidade entra em um módulo release, ela pára de exercer controle sobre o recurso e passa esse controle para a próxima entidade da fila. Preenchendo os campos: Release: este grupo permite que se defina os recursos a serem liberados. Um ou mais recursos associados a um recurso único ou um nome de recurso pode ser definido. Para adicionar recursos a serem liberados, clique em Add.

49 Preenchendo os campos. Resource Name: este campo determina que tipo de dado é frnecido para definir o recurso a ser liberado. Resource: este campo é visível quando a opção for Resource e indica o nome de um recurso individual a ser liberado. Release Quantity: este campo determina o número de unidades de recurso a ser liberada. Utilizando o módulo Pickstation Este módulo permite que uma entidade selecione uma estação particular dentre as múltiplas estações especificadas. Este módulo escolhe entre o grupo de estações baseado na lógica definida no módulo. A entidade pode então ser roteada, transportada, movida através de esteira ou conectada para a estação especificada. O processo de seleção da estação é baseado no valor máximo ou mínimo de uma variedade de variáveis e expressões do sistema.

50 Preenchendo os campos: Pickstation Name: este campo descreve um nome para o módulo pickstation. Test Condition: determina a condição de teste a ser utilizada no processo de seleção da estação. Se o Minimum for escolhido, a estação com o mínimo valor nas condições especificadas, será selecionada. Caso contrário, a estação com o máximo valor será a selecionada. Selected Station Based On... Number En Rouite to Station: esta opção determina se o número de entidades transferidas para a estação é considerado no processo de seleção da estação. Number in Queue: esta opção determina se o número de entidades na fila da estação é considerado no processo de seleção da estação. Number of Resources Busy: esta opção determina se o número de recursos ocupados na estação é considerado no processo de seleção da estação. Expression: determina se uma expressão adicional definida pelo usuário é considerada no processo de seleção de uma estação.

51 Store Station in Attribute: este campo define o nome do atributo que armazenará o nome da estação selecionada. E é visível quando o método de transferência for conect. Além do conect, pode-se optar por route, transport ou convey como método de transferência. Stations: este grupo é usado para definir todas as possíveis estações a serem consideradas no processo de seleção da estação. Se necessário, este grupo também pode especificar o nome da fila ou do recurso correspondente e quaisquer expressões que podem ser consideradas no processo de seleção. Para adicionar as estações que podem ser selecionadas, clique em Add e surgirá a janela Stations. Preenchendo os campos: Queue: este campo é visível se Number in Queue for selecionado e define o nome da fila correspondente à estação.

52 Utilizando o módulo Batch Este módulo coleta as entidades em um lote temporário ou permanente que é então representado por uma única entidade. As entidades que chegam ao módulo batch são colocadas em uma fila até que o número de entidades requeridas tenham sido acumuladas. Depois, uma nova entidade representativa é criada. Preenchendo os campos Quantity: este campo define o número de entidades para preencher cada lote. Match Entities: esta opção determina se a primeira quantidade de entidades que chegam devam Ter valores de critério combinados ou não. A escolha desta opção requer que um critério de combinação seja definido. New Attributes: este campo define a associação de atributos a ser feita na entidade representativa do lote. First ou Last indica o atributo baseado na primeira/última entidade que forma o lote. A opção product multiplica o valor de cada atributo definido pelo usuário entre todas as entidades do lote e

53 associa o produto ao atributo correspondente da entidade representativa. A opção Sum realiza a mesma tarefa, adicionando ao invés de multiplicar. (Batch Method): determina se os lotes das entidades são permanentes ou temporários. Se a opção escolhida for permanente, as entidades do componente original não serão retornados. Se for temporário, as entidades do componente original devem ser retornadas usando o módulo split. Utilizando o módulo Assign Este módulo permite a associação de um valor a uma variável definida pelo usuário, fluxos contínuos ou níveis, atributo ou figura de entidades, variável de status de modelo, ou um estado de recurso. Associações múltiplas podem ser feitas em um único módulo Assign. Quando uma entidade chega em um módulo Assign, o valor ou estado associado é avaliado e é associado a uma variável ou recurso específico. Se um atributo ou figura é especificado, o atributo ou figura da entidade que chega é associado ao novo valor. Para editar as associações, clique em Edit.

54 Preenchendo os campos: Assigment Type: indica o tipo de variável que será associada. Picture: este campo só é visível quando o tipo escolhido é picture e define o nome da figura que será associada ao valor picture da entidade que chega. Utilizando o bloco detect O bloco detect associa o componente contínuo de um modelo contínuo/discreto com as declarações do bloco discreto. Um evento de estado associado com o bloco DETECT ocorre quando a variável crossing atinge o valor threshold na direção crossing. Quando esta condição ocorre, o bloco DETECT cria uma entidade que deixa o bloco DETECT e continua o processamento através do modelo. O bloco DETECT deve ser usado em conjunto com o elemento contínuo que determina a frequência dos cálculos das variáveis de estado contínuo.

55 Preenchendo os campos: Beginning Station Range: indica o valor inicial na qual a variável J será variada. Crossing variable: Nome da variável. Crossing direction: indica a direção do fluxo. Threshold value: indica o valor limite. Crossing tolerance: indica o nível de tolerância da variável. Utilizando o bloco Assign O bloco Assign permite a associação de valores a uma variável SIMAN, atributo de entidade ou a entidade de animação PICTURE. As variáveis que podem ser associadas incluem variáveis de propósito geral definidos pelos elementos VARIABLES, parâmetros, estoques contínuos e variáveis de fluxo. Quando uma entidade chega a um bloco assign, a expressão que representa o valor é avaliada e associada à variável ou atributo operante. O valor deve ser especificado como qualquer expressão lógica ou matemática. As expressões

56 lógicas são avaliadas e um valor 1, se for verdadeiro e 0, se for falso, é atribuído a ela. Para editar uma variável, clique em edit.

57 Preenchendo os campos: Variable or Attribute: indica a variável SIMAN, atributo, recurso STATE ou animação PICTURE. Value: valor a ser associado. Utilizando o bloco Seize. O bloco seize aloca unidades de um recurso definido por um operador Resource ID para uma entidade. O número de unidades capturadas é especificado pelo operador Number of units. O bloco seize pode ser usado para capturar unidades de um recurso particular, ou pode ser usado para selecionar entre recursos que são membros de um conjuntos, como aqueles definidos pelo elemento SET.

58 Preenchendo os campos: Priority: indica a prioridade de captura. Para adicionar um recurso, clique em Add.

59 Resource ID: indica o número ou o nome do recurso a ser capturado. Number of Units: número de recursos requeridos. Utilizando o bloco DELAY O bloco Delay faz com que uma entidade fique esperando por um certo intervalo de tempo.

60 Preenchendo os campos: Duration: indica o tempo do delay. Storage id: Storage associado com o bloco Delay. Utilizando o bloco Release O bloco Release libera unidades do recurso especificado pelo Resource Id de uma entidade. O número de unidades liberadas é definida pelo operador Quantity to Release.

61 Para adicionar os recursos, clique em Add.

62 Preenchendo os campos: Resource ID: número ou nome do recurso a ser liberado. Quantity to Release: Número de unidades de recurso a ser liberada.

63 Utilizando o bloco Dispose Este bloco remove qualquer entidade que chega a ele. J Utilizando o elemento Levels O elemento Levels especifica o número total de variáveis do tipo estoque, seus nomes e valores iniciais. As variáveis estoque são referenciadas ou usando seus nomes ou calculando o índice k da variável array S(k).

64 Para adicionar variáveis estoque, clique em Add.

65 Preenchendo os campos: Number: número da variável estoque( índice do array S(k)). Name: nome da variável estoque. Initial Value: Valores iniciais para as variáveis estoque no início da simulação. Utilizando o elemento Rates. O elemento Rates esecifica o número total de variáveis de fluxo, seus nomes e valores iniciais.

66 Preenchendo os campos: Number: número da variável fluxo. Name: nome da variável fluxo. Initial values: Valores iniciais das variáveis fluxo no início da simulação. Utilizando o elemento Continuous O elemento continuous especifica os parâmetros de integração e estatística para um modelo contínuo.

67 Preenchendo os campos: Number of Dif. Equations: este campo define quantas equações diferenciais serão incluídas no modelo de integração contínua. Number of State Equations: este campo define quantas equacões de estado serão incluídas no modelo de integração contínua. Minimum Step Size: define o valor mínimo que o SIMAN pode selecionar como intervalo de integração. Maximum Step Size: define o valor máximo que o SIMAN pode selecionar como intervalo de integração. Method: define o método de integração. Cross Severity: Severidade da tolerância a erro. Utilizando o bloco Create. O bloco create gera as entidades que chegam ao modelo.

68 Preenchendo os campos: Batch Size: número de entidades de cada lote. First Creation: instante da simulação em que o primeiro lote é criado. Interval: tempo entre as criações de lote. Maximum Batches: Número máximo de lotes a ser criado. Utilizando o módulo Choose O módulo choose fornece opções de escolha para as entidades baseadas no condicional if, juntamente com as regras else e always. Os destinos das opções são definidos por conectores ou por labels.

69 Preenchendo os campos: (Condition Selection Option): estas opções determinam o número de entidades que sairá do módulo choose, baseadas nas opções que serão avaliadas como verdadeiras. Selecionando-se a Take First True Condition, a entidade sairá do módulo Chance baseado na primeira condição if avaliada como verdadeira. Nenhuma cópia da entidade original será criada. Take all true conditions fará com que a entidade saia da primeira condição if avaliada como verdadeira e cópias das entidades que chegam sejam criadas para cada uma das condições always e if true restantes. Specify Max to take permite que um número máximo e definido de opções sejam avaliadas pelas entidades. Condition: este grupo é usado para definir todas as possíveis opções que uma entidade pode escolher. Para adicionar uma condição, clique em Add.

70 Preenchendo os campos: (Type): O tipo pode ser condicional(if) ou determinístico (else/always). O if requer a definição de uma expressão condicional. Somente uma opção else deve ser usada por módulo. Conditional: este campo descreve a condição correspondente para cada condição if. Pode se usar sinais lógicos ou de comparação, como: or, and, <, >, etc. Next Label: este campo define o próximo módulo para onde a entidade se deslocará se a opção especificada for selecionada. Utilizando o módulo Chance O módulo chance fornece uma escolha de opções baseada na regra de probabilidade With e na regra determinística else. E o destino das entidades para cada opção é especificada por um conector ou um campo next label. Quando uma entidade chega a um módulo Chance, determina-se qual opção será escolhida baseado numa amostra randômica e nas probabilidades das declarações with especificadas. Se a amostra randômica cai fora do

71 intervalo de probabilidade cumulativa, representado pelo With, a opção else é escolhida. E se o else não for definido, a entidade é descartada. O grupo probabilities define todas as possíveis opções que a entidade pode seguir a partir do módulo Chace. Para adicionar uma probabilidade, clique em Add.

72 Preenchendo os campos: (Type): determina se a opção é probabilística(with) ou determinística(else). Uma probabilidade correspondente deve ser definida para todas as opções probabilísticas. Probability: este campo só é visível se o tipo for With e define a sua probabilidade correspondente. Utilizando o módulo Count O módulo Count é utilizado para incrementar ou decrementar uma variável.

73 Preenchendo os campos: Counter Name: especifica o contador que será variado. Se o tipo Individual Counter for selecionado, o nome do contador deverá ser especificado. Além disso, o contador pode ser definido como Counter Set, Static Name, Attribute ou Expression. Counter: Define o nome do contador a ser incrementado/decrementado. Increment: este campo define a quantidade a ser incrementada ou decrementada. O valor pode ser uma constante, ou uma expressão que pode ser truncada.

Criando um Modelo Simples

Criando um Modelo Simples Criando um Modelo Simples o objetivo deste capítulo é apresentar alguns módulos do ARENA e construir o primeiro modelo: um pedágio. A figura abaixo mostra o sistema a ser modelado. Para o pedágio são disponíveis

Leia mais

&UHDWH±'LVSRVH±3URFHVV±(QWLW\±5HVRXUFH

&UHDWH±'LVSRVH±3URFHVV±(QWLW\±5HVRXUFH $5(1$±$8/$ &UHDWH±'LVSRVH±3URFHVV±(QWLW\±5HVRXUFH )OX[RGD6LPXODomR5HFXUVRV(QWLGDGHV ygxorv%ivlfrvgr$uhqd ygxor&5($7( Cria as entidades para a simulação Campo Name: Identifica e documenta o módulo. Está

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 4. INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA... 5 5. ALGUNS RECURSOS... 6 6. SERVIDOR BAM...

INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 4. INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA... 5 5. ALGUNS RECURSOS... 6 6. SERVIDOR BAM... 1 de 30 INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 3.1. ONDE SE DEVE INSTALAR O SERVIDOR BAM?... 4 3.2. ONDE SE DEVE INSTALAR O PROGRAMADOR REMOTO BAM?... 4 3.3. COMO FAZER

Leia mais

&XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO

&XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO Universidade Federal de Viçosa Departamento de Informática &XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO Flaviano Aguiar Liziane Santos Soares Jugurta Lisboa Filho (Orientador) PROJETO UNESC@LA Setembro de

Leia mais

Funções básicas Cronograma Cronograma Funções Básicas

Funções básicas Cronograma Cronograma Funções Básicas Funções Básicas Fevereiro 2015 - 1) Selecionar o menu Portfólio > Projetos, clique para janela projetos abrir. 2) Selecione botão incluir para abrir um projeto. Preencha os campos obrigatórios nos Dados

Leia mais

AULA 1 Iniciando o uso do TerraView

AULA 1 Iniciando o uso do TerraView 1.1 AULA 1 Iniciando o uso do TerraView Essa aula apresenta a interface principal do TerraView e sua utilização básica. Todos os arquivos de dados mencionados nesse documento são disponibilizados junto

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Mobile

MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Mobile MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Mobile 1 1 INICIANDO O APLICATIVO PELA PRIMEIRA VEZ... 3 2 PÁGINA PRINCIPAL DO APLICATIVO... 4 2.1 INTERFACE INICIAL... 4 2.2 DISPOSITIVO NÃO REGISTRADO...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS UFSCar ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS UFSCar ENGENHARIA DE PRODUÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS UFSCar ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disciplina: Simulação de Sistemas Professor: Miguel Antônio Bueno da Costa Mestranda: Carla Roberta Pereira 2009 1. CONHECENDO O AMBIENTE

Leia mais

Questão - 01. Essência do Excel 2003...

Questão - 01. Essência do Excel 2003... Valdir Questão - 01 Como deve proceder o usuário do Microsoft para que sejam atualizados os cálculos das funções ou fórmulas utilizadas nas planilhas? a) Pressionar a tecla F9 no teclado b) Pressionar

Leia mais

Manual do Spectacle. Boudhayan Gupta Boudhayan Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga

Manual do Spectacle. Boudhayan Gupta Boudhayan Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga Boudhayan Gupta Boudhayan Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Iniciando o Spectacle 6 3 Como usar o Spectacle 7 3.1 Capturar uma imagem...................................

Leia mais

Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida Controle de Contatos Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica I Vida Controle de Contatos Conteúdo Part I Introdução 2 1 Vida Controle... de Contatos Pessoais 2 Part II Configuração 2 1 Configuração...

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

Manual do Usuário. Minha Biblioteca

Manual do Usuário. Minha Biblioteca Manual do Usuário Minha Biblioteca Sumário Acesso a Minha Biblioteca... 3 Tela Principal... 3 Para que serve o ícone Minha Biblioteca?... 3 O que você encontra no campo Pesquisar?... 4 Quando utilizar

Leia mais

Treinamento em BrOffice.org Calc

Treinamento em BrOffice.org Calc Treinamento em BrOffice.org Calc 1 Índice I. INTRODUÇÃO...3 II. NÚMEROS, TEXTOS, FÓRMULAS E DATAS...4 III. MENUS BÁSICOS...5 1. Arquivo...5 2. Editar...5 3. Formatar...5 IV. FÓRMULAS...8 V. REFERÊNCIAS

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Desktop

MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Desktop MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Desktop 1 1 INICIANDO O APLICATIVO PELA PRIMEIRA VEZ... 3 2 PÁGINA PRINCIPAL DO APLICATIVO... 4 2.1 INTERFACE INICIAL... 4 3 INICIANDO PROCESSO DE LEITURA...

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Produto: n-control MSI Versão: 4.6 Versão do Doc.: 1.0 Autor: Aline Della Justina Data: 17/06/2011 Público-alvo: Clientes e Parceiros NDDigital Alterado por: Release Note: Detalhamento

Leia mais

Anexo III Funcionamento detalhado do Sistema Montador de Autoria

Anexo III Funcionamento detalhado do Sistema Montador de Autoria 1 Sumário Anexo III Funcionamento detalhado do Sistema Montador de Autoria Anexo III Funcionamento detalhado do Sistema Montador de Autoria... 1 1 Sumário... 1 2 Lista de Figuras... 5 3 A Janela principal...

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive Google Drive um sistema de armazenagem de arquivos ligado à sua conta Google e acessível via Internet, desta forma você pode acessar seus arquivos a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

Leia mais

Para iniciar um Inventário, clique no botão Inserir ( primeiramente os campos solicitados na aba Identificação.

Para iniciar um Inventário, clique no botão Inserir ( primeiramente os campos solicitados na aba Identificação. Incluir um Inventário Para iniciar um Inventário, clique no botão Inserir ( primeiramente os campos solicitados na aba Identificação. ) e preencha Clique na aba Itens e depois no botão Carregar Produtos

Leia mais

Associação Educacional Dom Bosco Curso de Engenharia 1º ano

Associação Educacional Dom Bosco Curso de Engenharia 1º ano Formatação condicional utilizando o valor da célula O que é? Algumas vezes é preciso destacar os valores, ou seja, como colocar em vermelho ou entre parênteses, os negativos, e de outra cor os positivos,

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Julho -2012 Conteúdo Sumário... 2... 3 Consultar Registros... 4 Realizar Atendimento... 9 Adicionar Procedimento... 11 Não Atendimento... 15 Novo Atendimento... 16 Relatórios Dados Estatísticos...

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

Manual do Módulo SAC

Manual do Módulo SAC 1 Manual do Módulo SAC Índice ÍNDICE 1 OBJETIVO 4 INICIO 4 SAC 7 ASSOCIADO 9 COBRANÇA 10 CUSTO MÉDICO 10 ATENDIMENTOS 11 GUIAS 12 CREDENCIADO 13 LIVRETO 14 BUSCA POR RECURSO 15 CORPO CLÍNICO 16 MENU ARQUIVO

Leia mais

Manual AGENDA DE BACKUP

Manual AGENDA DE BACKUP Gemelo Backup Online DESKTOP Manual AGENDA DE BACKUP Realiza seus backups de maneira automática. Você só programa os dias e horas em que serão efetuados. A única coisa que você deve fazer é manter seu

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1 MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento Toledo PR Página 1 INDICE 1. O QUE É O SORE...3 2. COMO ACESSAR O SORE... 4 2.1. Obtendo um Usuário e Senha... 4 2.2. Acessando o SORE pelo

Leia mais

Processo de Controle das Reposições da loja

Processo de Controle das Reposições da loja Processo de Controle das Reposições da loja Getway 2015 Processo de Reposição de Mercadorias Manual Processo de Reposição de Mercadorias. O processo de reposição de mercadorias para o Profit foi definido

Leia mais

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br Capture Pro Software Introdução A-61640_pt-br Introdução ao Kodak Capture Pro Software e Capture Pro Limited Edition Instalando o software: Kodak Capture Pro Software e Network Edition... 1 Instalando

Leia mais

Programa EndNote. Download para teste no site: http://www.endnote.com/endemo.asp. (Atualmente o EndNote está na versão 5x)

Programa EndNote. Download para teste no site: http://www.endnote.com/endemo.asp. (Atualmente o EndNote está na versão 5x) Programa EndNote 1. Informações O EndNote é um gerenciador de referências bibliográficas desenvolvido pela Thomson Reuters. O software permite armazenar e organizar as referências encontradas nas buscas

Leia mais

TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH!

TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH! UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH! Autoria e revisão por: PET Sistemas

Leia mais

Operações de Caixa. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais

Operações de Caixa. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Operações de Caixa Versão 2.0 Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Sumário Introdução... 3 Suprimento... 3 Sangria... 4 Abertura de Caixa... 6 Fechamento de Caixa...

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 Atendente... 3 1. Abrindo uma nova Solicitação... 3 1. Consultando Solicitações... 5 2. Fazendo uma Consulta Avançada... 6 3. Alterando dados da

Leia mais

MANUAL C R M ÍNDICE. Sobre o módulo de CRM... 2. 1 Definindo a Campanha... 3

MANUAL C R M ÍNDICE. Sobre o módulo de CRM... 2. 1 Definindo a Campanha... 3 ÍNDICE Sobre o módulo de CRM... 2 1 Definindo a Campanha... 3 1.1 Incluir uma campanha... 3 1.2 Alterar uma campanha... 4 1.3 Excluir... 4 1.4 Procurar... 4 2 Definindo os clientes para a campanha... 4

Leia mais

Tutorial do administrador do HelpCenterLive (Sistema de Ajuda)

Tutorial do administrador do HelpCenterLive (Sistema de Ajuda) Tutorial do administrador do HelpCenterLive (Sistema de Ajuda) Sumário Introdução...3 Entrar (Login)...3 Página Inicial (Home Page)...4 Ajuda...5 Conversação (Chat)...6 Mensagens Registradas...7 Registros...8

Leia mais

MANUAL DE USO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO

MANUAL DE USO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO MANUAL DE USO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO GEINFO Gerência de Tecnologia da Informação E-mail geinfo@sejus.ro.gov.br Página 1 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 ACESSANDO O SPARK... 4 3 INICIANDO UMA CONVERSAÇÃO...

Leia mais

AULA 1 Iniciando o Uso do TerraView

AULA 1 Iniciando o Uso do TerraView 1.1 AULA 1 Iniciando o Uso do TerraView Essa aula apresenta o software TerraView apresentando sua interface e sua utilização básica. Todos os arquivos de dados mencionados neste documento bem como o executável

Leia mais

Permissão de Usuários

Permissão de Usuários Permissão de Usuários 1 Conteúdo 1. Propósito 3 2. Permissão de Usuários PrefGest 4 3. Permissão de Usuário para PrefCad 10 2 1. Propósito Este documento destina-se a explicar a ação para liberar permissões

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

Manual de Instalação. SafeSign Standard 3.0.77. (Para MAC OS 10.7)

Manual de Instalação. SafeSign Standard 3.0.77. (Para MAC OS 10.7) SafeSign Standard 3.0.77 (Para MAC OS 10.7) 2/23 Sumário 1 Introdução... 3 2 Pré-Requisitos Para Instalação... 3 3 Ambientes Homologados... 4 4 Hardware Homologado... 4 5 Instruções de Instalação... 5

Leia mais

Manual do Sistema de Apoio Operadores CDL

Manual do Sistema de Apoio Operadores CDL N / Rev.: Manual 751.1/02 Este documento não deve ser reproduzido sem autorização da FCDL/SC Aprovação: Representante da Direção Ademir Ruschel Elaboração: Supervisor da Qualidade Sílvia Regina Pelicioli

Leia mais

MODEM USB 3G+ WM31. Manual do Usuário

MODEM USB 3G+ WM31. Manual do Usuário MODEM USB 3G+ WM31 Manual do Usuário 2 Conteúdo 1 Introdução... 3 2 Descrição da Interface do Cliente... 5 3 Conexão... 7 4 SMS... 10 5 Contatos... 14 6 Estatística... 18 7 Configurações... 19 8 SIM Tool

Leia mais

Aula 03 PowerPoint 2007

Aula 03 PowerPoint 2007 Aula 03 PowerPoint 2007 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Abrindo o PowerPoint; 2. Conhecendo a Tela do PowerPoint; 3. Criando uma Nova

Leia mais

SUAP Módulo Protocolo Manual do Usuário DTI DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SEÇÃO DE PROJETOS, SISTEMAS E PROCESSOS DE NEGÓCIO

SUAP Módulo Protocolo Manual do Usuário DTI DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SEÇÃO DE PROJETOS, SISTEMAS E PROCESSOS DE NEGÓCIO SUAP Módulo Protocolo Manual do Usuário DTI DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SEÇÃO DE PROJETOS, SISTEMAS E PROCESSOS DE NEGÓCIO SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 1 1.1. ACESSO AO SISTEMA... 1 1.2. TELA INICIAL

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIFAP MACAPÁ-AP 2013 S U M Á R I O 1 Tela de Login...2 2 Acessando ao submenu cadastro de avaliação

Leia mais

Planilha Eletrônica Excel

Planilha Eletrônica Excel COLÉGIO LA SALLE CANOAS Técnico em Informática Planilha Eletrônica Excel Excel Prof. Valter N. Silva Colégio La Salle Canoas Página 2 1. NOÇÕES BÁSICAS O Microsoft Excel 7.0 é um programa de planilha eletrônica,

Leia mais

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint Serviço Técnico de Informática Curso Básico de PowerPoint Instrutor: Tiago Souza e Silva de Moura Maio/2005 O Microsoft PowerPoint No Microsoft PowerPoint, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo

Leia mais

Manual AGENDA DE BACKUP

Manual AGENDA DE BACKUP Gemelo Backup Online DESKTOP Manual AGENDA DE BACKUP Realiza seus backups de maneira automática. Você só programa os dias e horas em que serão efetuados. A única coisa que você deve fazer é manter seu

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Mic crosoft Excel 201 0 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Interface... 4 Guias de Planilha... 5 Movimentação na planilha... 6 Entrada de textos e números... 7 Congelando painéis... 8 Comentários nas Células...

Leia mais

1- Requisitos mínimos. 2- Instalando o Acesso Full. 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez

1- Requisitos mínimos. 2- Instalando o Acesso Full. 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez Manual Conteúdo 1- Requisitos mínimos... 2 2- Instalando o Acesso Full... 2 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez... 2 4- Conhecendo a barra de navegação padrão do Acesso Full... 3 5- Cadastrando

Leia mais

GRS Gerador de Redes Sistêmicas. (outubro/2004)

GRS Gerador de Redes Sistêmicas. (outubro/2004) 116 APÊNDICE A MANUAL DO GRS Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ Departamento de Ciência da Computação DCC Instituto de Matemática IM / Núcleo de Computação Eletrônica NCE GRS Gerador de Redes

Leia mais

Manual de backup do banco de dados PostgreSQL - Versão 2. Setembro-2011

Manual de backup do banco de dados PostgreSQL - Versão 2. Setembro-2011 Manual de backup do banco de dados PostgreSQL - Versão 2 Setembro-2011 E-Sales Oobj Tecnologia da Informação Av. D, n. 246, Qd. A-04, Lt.02, Ap. 02, Jardim Goiás Goiânia/GO, CEP: 74805-090 Fone: (62) 3086-5750

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ PROJUDI REFORMULAÇÃO DE CUMPRIMENTOS - MANDADOS

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ PROJUDI REFORMULAÇÃO DE CUMPRIMENTOS - MANDADOS TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ PROJUDI REFORMULAÇÃO DE CUMPRIMENTOS - MANDADOS 2 SUMÁRIO SEÇÃO 1 - FLUXO DAS VARAS QUE NÃO POSSUEM CENTRAL DE MANDADOS... 03 1. CUMPRIMENTOS (PERFIS DE ANALISTA E TÉCNICO

Leia mais

Sistema de Recursos Humanos

Sistema de Recursos Humanos Sistema de Recursos Humanos Projeto 1 O objetivo desse sistema é gerenciar a admissão e a demissão de funcionários. Esse funcionário pode ou não ter dependentes. Esse funcionário está alocado em um departamento

Leia mais

MANEJO DE DOCUMENTOS COM O GXFLOW

MANEJO DE DOCUMENTOS COM O GXFLOW MANEJO DE DOCUMENTOS COM O GXFLOW Introdução GXflow permite associar documentos às diferentes tarefas dos processos. O controle de versões e permissões de edição destes documentos é realizado em forma

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Maio -2013 Conteúdo Sumário... 2 PPD -IPD... 3 Adicionar Paciente... 4 Laudo Médico... 6 Avaliação do Enfermeiro... 11 Visita Domiciliar... 14 Dados do Paciente no Programa... 16 Histórico do

Leia mais

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário Smart Laudos 1.9 A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos Manual do Usuário Conteúdo 1. O que é o Smart Laudos?... 3 2. Características... 3 3. Instalação... 3 4. Menu do Sistema... 4 5. Configurando

Leia mais

1 Code::Blocks Criação de projetos

1 Code::Blocks Criação de projetos Programação MEEC Índice 1Code::Blocks Criação de projetos...1 2Code::Blocks Localização do projeto...5 3Code::Blocks Abertura de projetos já existentes...7 4Code::Blocks Funcionamento...8 5Code::Blocks

Leia mais

MANUAL RASTREAMENTO 2013

MANUAL RASTREAMENTO 2013 MANUAL RASTREAMENTO 2013 Visão Geral O menu geral é o principal módulo do sistema. Através do visão geral é possível acessar as seguintes rotinas do sistema: Sumário, localização, trajetos, últimos registros.

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE INTRODUÇÃO O portal do Afrafep Saúde é um sistema WEB integrado ao sistema HEALTH*Tools. O site consiste em uma área onde os Usuários e a Rede Credenciada,

Leia mais

Manual de Instalação EDIÇÃO 1.0

Manual de Instalação EDIÇÃO 1.0 Editor Rápido ipldk Manual de Instalação EDIÇÃO 1.0 HISTÓRICO DE REVISÃO Edição Data Descrição das Alterações Versão S/W Versão MPB Edição 1 Out/2006 Lançamento Inicial C.7Aa ~ C.7Aa - i - Conteúdo 1.

Leia mais

Usando o Arena em Simulação

Usando o Arena em Simulação Usando o Arena em Simulação o ARENA foi lançado pela empresa americana Systems Modeling em 1993 e é o sucessor de dois outros produtos de sucesso da mesma empresa: SIMAN (primeiro software de simulação

Leia mais

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Requisitos para usar o Office 365: Ter instalado pelo menos a versão 7 do Internet Explorer, Mozilla Firefox 15, Google Chrome 21 ou Safari no Mac. O que é

Leia mais

Manual do KSnapshot 2

Manual do KSnapshot 2 Richard J. Moore Robert L. McCormick Brad Hards Revisão: Lauri Watts Desenvolvimento: Richard J Moore Desenvolvimento: Matthias Ettrich Tradução: Marcus Gama Tradução: André Marcelo Alvarenga 2 Conteúdo

Leia mais

MANUAL GDS TOUCH. Versão: 1.0 Direitos reservados.

MANUAL GDS TOUCH. Versão: 1.0 Direitos reservados. MANUAL GDS TOUCH Versão: 1.0 Direitos reservados. GDS TOUCH PAINEL TOUCH-SCREEN CONTROLE RESIDENCIAL INTERATIVO O GDS Touch é um painel wireless touch-screen de controle residencial, com design totalmente

Leia mais

Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4. Agenda Online... 10. Reservas de Salas... 26. Tarefas... 42

Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4. Agenda Online... 10. Reservas de Salas... 26. Tarefas... 42 Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4 Passo a passo para visualização de contatos... 5 Passo a passo para filtragem da lista de contatos... 6 Como ordenar a lista de contatos... 7 Como gerar uma

Leia mais

CONFIGURAÇÃO Cobian Backup Programa gratuito e de qualidade para realizar seus backups automáticos

CONFIGURAÇÃO Cobian Backup Programa gratuito e de qualidade para realizar seus backups automáticos CONFIGURAÇÃO Cobian Backup Programa gratuito e de qualidade para realizar seus backups automáticos Publicado em 22/08/2010 por claudioboaventura Na primeira parte do artigo instalação sobre o excelente

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Compra Direta - Guia do Fornecedor PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Página As informações contidas neste documento, incluindo quaisquer URLs e outras possíveis referências a web sites, estão sujeitas

Leia mais

ArcSoft MediaConverter

ArcSoft MediaConverter ArcSoft MediaConverter User Manual Português 1 201004 Índice Índice... 2 1. Índice... 3 1.1 Requisitos do sistema... 4 1.2 Extras... 4 2. Convertendo arquivos... 7 2.1 Passo1: Selecionar mídia... 7 2.1.1

Leia mais

Banco de Dados BrOffice Base

Banco de Dados BrOffice Base Banco de Dados BrOffice Base Autor: Alessandro da Silva Almeida Disponível em: www.apostilando.com 27/02/2011 CURSO TÉCNICO EM SERVIÇO PÚBLICO Apostila de Informática Aplicada - Unidade VI Índice Apresentação...

Leia mais

REMOÇÃO 2015 Versão 10/04/2015

REMOÇÃO 2015 Versão 10/04/2015 Versão 10/04/2015 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 03 ACESSANDO O SISTEMA... 04 CONSULTA DE VAGAS... 06 CRIAR SOLICITAÇÃO PARA REMOÇÃO 2015... 09 PREENCHENDO A COMARCA/FORO... 10 ALTERANDO A SOLICITAÇÃO CADASTRADA...

Leia mais

Manual de Utilização das Funções Básicas do Sistema ClinicWeb

Manual de Utilização das Funções Básicas do Sistema ClinicWeb Manual de Utilização das Funções Básicas do Sistema ClinicWeb Dezembro/2012 2 Manual de Utilização das Funções Básicas do Sistema ClinicWeb Sumário de Informações do Documento Título do Documento: Resumo:

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes 1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes Janelas são estruturas do software que guardam todo o conteúdo exibido de um programa, cada vez que um aplicativo é solicitado à janela do sistema

Leia mais

Manual Geral do OASIS

Manual Geral do OASIS Manual Geral do OASIS SISTEMA DE GESTÃO DE DEMANDA, PROJETO E SERVIÇO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO OASIS Introdução Esse manual tem como objetivo auxiliar aos usuários nos procedimentos de execução do sistema

Leia mais

Faça Fácil: Deployment Server

Faça Fácil: Deployment Server Faça Fácil: Deployment Server O Deployment Server do Cimplicity é uma ferramenta útil em arquiteturas distribuídas, pois permite que as telas e scripts das estações clientes e do servidor secundário sejam

Leia mais

SOFTWARE DE INSTALAÇÃO. Instruções de Instalação

SOFTWARE DE INSTALAÇÃO. Instruções de Instalação SOFTWARE DE INSTALAÇÃO SOFTWARE Instruções de Instalação Manual de instruções para programa de gravação de dados (WS- 9010) Esta estação meteorológica juntamente com o programa de gravação de dados é um

Leia mais

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007 WORD 2007 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

SIMULADO Windows 7 Parte V

SIMULADO Windows 7 Parte V SIMULADO Windows 7 Parte V 1. O espaço reservado para a Lixeira do Windows pode ser aumentado ou diminuído clicando: a) Duplamente no ícone lixeira e selecionando Editar propriedades b) Duplamente no ícone

Leia mais

Microsoft Word INTRODUÇÃO

Microsoft Word INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,

Leia mais

Guia Sphinx: instalação, reposição e renovação

Guia Sphinx: instalação, reposição e renovação Sphinx : software para coleta e análise de dados acadêmicos e gerenciais. Tecnologia e informação para a decisão! Copyright Sphinx Todos direitos reservados Guia Sphinx: instalação, reposição e renovação

Leia mais

Aula 02 Excel 2010. Operações Básicas

Aula 02 Excel 2010. Operações Básicas Aula 02 Excel 2010 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Operações básicas; 2. Utilizando Funções; 3. Funções Lógicas; 4. Gráficos no Excel;

Leia mais

Manual de Configuração de Exportação/Importação de arquivos (MultiSET/SISCEL)

Manual de Configuração de Exportação/Importação de arquivos (MultiSET/SISCEL) Manual de Configuração de Exportação/Importação de arquivos (MultiSET/SISCEL) ÍNDICE Configuração do MultiSET para exportação de arquivo para o SISCEL... 3 Transporte do arquivo do MACINTOSH para o PC...

Leia mais

Importação de Dados no Sphinx

Importação de Dados no Sphinx Importação de Dados no Sphinx A importação de dados refere-se à transferência de dados coletados em outro ambiente para dentro do software Sphinx. No software, encontre a opção Importar dados no estágio

Leia mais

Version Notes (Notas da versão) Versão 4.11.1.7-26-02-2013

Version Notes (Notas da versão) Versão 4.11.1.7-26-02-2013 Florianópolis, 26 de fevereiro de 2013. Abaixo você confere as características e funcionalidades da nova versão 4.11.1.7 do Channel. Para quaisquer dúvidas ou na necessidade de maiores esclarecimentos,

Leia mais

Montar planilhas de uma forma organizada e clara.

Montar planilhas de uma forma organizada e clara. 1 Treinamento do Office 2007 EXCEL Objetivos Após concluir este curso você poderá: Montar planilhas de uma forma organizada e clara. Layout da planilha Inserir gráficos Realizar operações matemáticas 2

Leia mais

❶ No Sistema Gênesis, na Aba ESTOQUE

❶ No Sistema Gênesis, na Aba ESTOQUE ❶ No Sistema Gênesis, na Aba ESTOQUE a) Checagem de Estoque - Verifique o estoque dos produtos desejados. b) Listar produtos com a quantia de estoque mínimo atingido: ESTOQUE / RELATÓRIO / ALERTA DE COMPRA

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

Manual de operação. BS Ponto Versão 5.1

Manual de operação. BS Ponto Versão 5.1 Manual de operação BS Ponto Versão 5.1 conteúdo 1. Instalação do sistema Instalando o BS Ponto Configurando o BS Ponto 2. Cadastrando usuários Cadastro do usuário Master Alterando a senha Master Cadastro

Leia mais

Manual Programa SOSView 4.0

Manual Programa SOSView 4.0 2012 Manual Programa SOSView 4.0 Laboratório SOS Sotreq Versão Manual 1.0 01/03/2012 Página 1 de 52 Manual Programa SOSView 4 Instalação do Programa Utilização em Rede Importação de Amostras Consulta de

Leia mais

Manual do Sistema. SMARsa. Módulo WEB

Manual do Sistema. SMARsa. Módulo WEB Manual do Sistema SMARsa Módulo WEB Notas da Atualização do Manual Na versão 4.1 deste manual consta: 1º. Aguardando Recebimento: Adicionado o campo de digitação do numero de remessa para o recebimento.

Leia mais

Acessando o SIE por Terminal Remoto Windows (como fazer a carga e arquivamento de arquivos) (e, ao mesmo tempo, como registrar um projeto)

Acessando o SIE por Terminal Remoto Windows (como fazer a carga e arquivamento de arquivos) (e, ao mesmo tempo, como registrar um projeto) Acessando o SIE por Terminal Remoto Windows (como fazer a carga e arquivamento de arquivos) (e, ao mesmo tempo, como registrar um projeto) Resumo dos procedimentos: Passo 1: Iniciar => Programas => Acessórios

Leia mais