GÊNEROS MULTIMODAIS, LETRAMENTOS MÚLTIPLOS E ESCOLARIZAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GÊNEROS MULTIMODAIS, LETRAMENTOS MÚLTIPLOS E ESCOLARIZAÇÃO"

Transcrição

1 GÊNEROS MULTIMODAIS, LETRAMENTOS MÚLTIPLOS E ESCOLARIZAÇÃO Resumo GUSSO, Angela Mari 1 - PUCPR SANTOS, Karina Pacheco dos 2 - PUCPR SILVA, Fernanda de Souza da 3 - PUCPR Grupo de Trabalho - Cultura, Currículo e Saberes Agência Financiadora: não contou com financiamento Apresentamos, nesta comunicação, os dados de uma pesquisa em andamento que investiga se e como os livros didáticos do Ensino Médio vêm orientando os usos dos textos multimodais, com vistas à promoção de letramentos múltiplos dos estudantes. Como fundamentação teórica são tomados os estudos sobre gêneros de Bronckart (2007), as contribuições da área da semiótica discursiva, em especial os trabalhos de Kress e van Leeuwen (2006), além de estudos relativos aos multiletramentos. O propósito é trazer alguma forma de contribuição para construção de uma ponte que inter-relacione os conhecimentos produzidos pela área da semiótica social e o ensino-aprendizagem de leitura e escrita, particularmente de textos multimodais. Essa vertente da semiótica trouxe categorias que permitem análise mais consistente da relação entre o verbal e o não verbal. Portanto, a transposição didática desse referencial teórico poderá apontar caminhos profícuos para o trabalho didático com leitura e produção textual, uma vez que a imagem não pode ser considerada mera ilustração, pois fundindo-se com o verbal geram novos sentidos discursivos. Três coleções didáticas aprovadas no PNLD/2012 foram tomadas como amostra. No primeiro momento, efetuou-se uma seleção dos textos multimodais para constituir o corpus, haja vista a multissemiose ser característica recorrente na quase totalidade dos exemplares que compõem as coleções sob análise. A forma como tais textos são apresentados e abordados na sua exploração foi o passo seguinte do estudo. Os resultados revelam presença significativa de gêneros multimodais, oriundos de diferentes mídias e suportes. Porém, a exploração da função retórica que os recursos utilizados na construção dos gêneros textuais exercem na construção de sentidos dos textos ainda está aquém do desejável a fim de a escola contribuir mais eficazmente para a promoção dos letramentos exigidos pela sociedade contemporânea. Palavras-chave: Multimodalidade. Multiletramento. Livro didático. 1 Doutora em Estudos Linguísticos pela UFPR. Professora Adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Integra o grupo de pesquisa Teorias e análises da linguagem e da linguística aplicada, registrado no CNPq. angela.mari@pucpr.br. 2 Graduanda em Letras - Português e aluna de Iniciação Científica do programa PIBIC, com bolsa PUCPR. E- mail: karina.pacheco@pucpr.com.br. 3 Graduanda em Letras - Português/Inglês e aluna de Iniciação Científica do programa PIBIC, com bolsa PUCPR. souza.fernanda@pucpr.br.

2 6250 Introdução Virou lugar comum afirmar que o país enfrenta sérias dificuldades no que se refere à leitura, e não sem razão. Vejamos alguns fatos: ainda temos um elevado número de pessoas com mais de 15 anos na condição de analfabetos; dados recentes alarmam com a quantidade de alunos que, apesar de terem frequentado escola por três, quatro, cinco ou até mais anos, não aprenderam o funcionamento básico do sistema de escrita, ou seja, não estão alfabetizados, no sentido estrito do termo. Há vários anos, as estatísticas denunciam o fraco desempenho dos estudantes em avaliações de leitura, tais como Saeb, Enem ou Pisa, cujo objetivo é avaliar capacidades leitoras que vão além da mera decifração do código verbal. Porém, a solução se agrava ainda mais pelo fato de os textos da contemporaneidade determinarem novas exigências aos leitores. À medida que as novas tecnologias de produção e divulgação de textos vêm se desenvolvendo e isso tem acontecido em larga escala neste início de século a combinação de linguagens tornou-se recurso cada vez mais frequente nos diferentes gêneros textuais. Note-se que nos jornais impressos a escrita se combina com fotos, gráficos, mapas, desenhos; as charges disponíveis na web se valem de som, cor, movimento associados à palavra; as capas de revista combinam diferentes fontes e cores de letras no registro da linguagem verbal que se associa a fotos, além de outros recursos de imagem, dispostos estrategicamente no papel. Diante dessa realidade, não basta apenas o domínio da linguagem verbal, impõe-se a necessidade de perceber o texto como semioticamente multimodal, isto é, produzido com a combinação de diferentes linguagens. Assim como a língua escrita oferece múltiplas possibilidades para um autor produzir o seu dizer, também o não verbal organiza-se em função das condições sociodiscursivas, ou seja, manipulam-se imagens na construção de significados: omissão ou explicitação de determinados detalhes ao produzir imagens não se dão de modo aleatório, mas estão diretamente relacionados a implicações ideológicas. Isso acontece porque o autor de qualquer texto está inserido em um espaço cultural e social, portanto seus valores, crenças, aspirações, frustrações permeiam os textos que produz. Por essa razão, à escola cabe não apenas desenvolver a competência leitora dos alunos em relação aos textos verbais, mas também aos textos multimodais, pois essa competência tornou-se uma exigência da vida cidadã contemporânea para que os sujeitos possam participar das várias práticas sociais que se utilizam da leitura e escrita (letramentos) de maneira ética, crítica e democrática, como defende Rojo (2009).

3 6251 Neste estudo apresentamos dados de uma pesquisa que investigou se e como os livros didáticos vêm orientando os usos dos textos multimodais, com vistas à promoção de letramentos múltiplos dos estudantes. Como fundamentação teórica são tomados os estudos sobre gêneros discursivos de Bakhtin (1997), de Bronckart (2007), as contribuições da área da semiótica discursiva, em especial os trabalhos de Kress e van Leeuwen (2006), além de estudos relativos aos letramentos. O propósito é trazer alguma forma de contribuição para construção de uma ponte que inter-relacione os conhecimentos produzidos pela área da semiótica social e o ensino-aprendizagem de leitura e escrita, particularmente de textos multimodais. Essa vertente da semiótica trouxe categorias que permitem análise mais consistente da relação entre o verbal e o não verbal. A transposição didática desse referencial teórico poderá apontar caminhos profícuos para o trabalho didático com leitura e produção textual, uma vez que a imagem não pode ser considerada mera ilustração, mas como texto visual que, tal como acontece em relação ao verbal, exige posicionamento crítico do leitor. Três coleções didáticas aprovadas no PNLD/2012 foram tomadas como amostra. No primeiro momento, efetuou-se uma seleção dos textos multimodais para constituir o corpus, haja vista a multissemiose ser característica recorrente na quase totalidade dos exemplares que compõem as coleções sob análise. Neste estudo, optamos por investigar como o cartaz e o anúncio publicitário são abordados em uma das coleções. O artigo está organizado em três blocos. O primeiro contempla a questão dos letramentos, enfatizando os letramentos multissemióticos, a partir de uma discussão sobre a importância de se valorizar uma forma crítica de percepção dos elementos não verbais, do mesmo modo como deve ocorrer com os verbais; em seguida, apresenta-se a base conceitual que orientará a análise dos textos que compõem o corpus deste artigo. No segundo bloco, inicialmente, há uma caracterização dos gêneros textuais cartaz e anúncio publicitário, selecionados para realizar a investigação sobre o modo como são explorados na coleção didática analisada neste estudo, e na sequência, são apresentadas os comentários sobre a abordagem dada a esses gêneros pelos autores da obra. Na parte final, apresentamos algumas considerações destacando a relevância da incorporação de aspectos da gramática do visual no currículo escolar, bem como das implicações dos letramentos multissemiótico e crítico em sala de aula.

4 6252 A base teórica que embasa este trabalho são os novos estudos do letramento, divulgados no Brasil, especialmente, por Kleiman (1995) e que orientam as pesquisas de Rojo (2009), em relação ao papel da escola na promoção dos níveis de letramento da população. Como ferramenta metodológica básica, recorremos a Gramática do Design Visual proposta por Kress e van Leeuwen (2006), na qual os autores propõem um conjunto de categorias para a análise da sintaxe das imagens, ou seja, da forma como os vários elementos de uma representação imagética se combinam para formar um todo coerente. A obra didática escolhida para ser apresentada neste estudo é Linguagens, composta por três volumes e direcionada a alunos do Ensino Médio. Trata-se de uma coleção aprovada pelo PNLD 2012, e avaliada como positiva em relação ao trabalho com leitura e excelente em relação ao modo como encaminha o ensino de produção escrita. Buscamos avaliar se os textos multimodais são objetos de estudo nessa obra e, em caso afirmativo, que aspectos da linguagem visual são, efetivamente, tomados como objeto de reflexão sistematizada favorecendo aos alunos a percepção de que as imagens também reproduzem relações sociais, comunicam eventos ou questões, além de interagirem com o leitor com força semelhante à do texto linear, tal como defendem Kress e van Leeuwen (op. cit). Letramentos múltiplos e escola/ Letramento visual Apesar do uso intensivo da imagem fora do ambiente escolar, ainda é incipiente um trabalho sistematizado para desenvolver com o aluno a compreensão de que o conceito de texto vai além do linear para, consequentemente, haver uma abrangência do conceito de leitura, por parte dele. As concepções de texto e de leitura atuais contrariam a visão tradicional de que para ser leitor basta atribuir sentido denotativo ao texto por, meramente, decodificá-lo. Sem dúvida, uma condição para leitura é a decifração, a identificação do dito, porém, não menos importante é a realização de inferências para se buscar os implícitos, diferenciar informação relevante das secundárias, levantar e testar hipóteses a respeito do conteúdo do texto, perceber o que foi omitido bem como as razões para tal, estabelecer relações intertextuais, tirar conclusões, enfim, atuar cooperativamente na interpretação e na reconstrução dos sentidos e interpretações pretendidos pelo autor. Observe-se tratar-se essa de uma atitude desejável tanto na leitura de textos monomodais como na de multimodais, no caso deste último, levando em conta, além dos

5 6253 elementos linguísticos, as marcas topológicas, pictográficas, tipográficas, as cores, sons, movimento... Rojo (2009, p. 107) defende que à escola cabe favorecer condições para os alunos poderem participar das várias práticas sociais que se utilizam da leitura e da escrita (letramentos) na vida da cidade, de maneira ética, crítica e democrática. (ênfase da autora). Para tanto, segundo a pesquisadora, é necessário que a educação linguística contemple os letramentos multissemióticos, visto que o letramento tradicional (materiais impressos, letras) é insuficiente para as exigências da sociedade contemporânea. Nesse sentido, há que se levar em conta a necessidade de a escola - em todas as áreas do conhecimento - ampliar o universo de gêneros textuais com os quais trabalha, para contemplar textos publicados em suportes variados, oriundos de diferentes esferas sociais de modo que, além de trazer para objeto de estudo as produções próprias das culturas valorizadas, contemple também aquelas provindas das culturas locais. Para tanto, na formação de professores (de base ou na continuada) será essencial abordar conteúdos relacionados à área de estudos dos letramentos, a fim de que os docentes se apropriem dos subsídios teóricos necessários para poderem selecionar e abordar de modo eficaz os textos pertencentes a diferentes gêneros textuais, provindos de diferentes mídias e culturas. Apoiado em bases teóricas sólidas, o docente encontrará caminhos mais produtivos para desenvolver a competência linguística dos alunos, no sentido e se tornarem multiculturais em sua cultura e poliglotas em sua própria língua, conforme postula Rojo (op.cit). No caso dos textos multimodais, é necessário algum conhecimento sobre o uso de regras e procedimentos relacionados à(s) modalidade(s) de linguagem(ns) empregadas nesses textos. Um material bastante útil para subsidiar o desenvolvimento de habilidades e competências requeridas para produzir e ler criticamente textos multimodais (gráficos, infográficos, anúncios, cartazes, tiras, entre outros) é a gramática do design visual, por ela explicitar um conjunto de recursos auxiliares na interpretação de imagens. A gramática do design visual como instrumento de análise de textos multimodais Com o acelerado desenvolvimento tecnológico, cada vez mais a linguagem escrita vem cedendo espaço para a imagem que, de modo similar à linguagem verbal, (re)cria/reproduz/propaga valores, crenças, ideologias. Em uma sociedade cada vez mais

6 6254 visual (Dionísio, 2005, p 160), imagem e palavra vêm se relacionando de maneira mais integrada, pois as novas tecnologias permitem, no cotidiano, a combinação de modos de representação tais como palavra e elementos tipográficos, palavra e animação, palavra e som. Sendo assim, houve também a necessidade de se compreender o uso de recursos semióticos na mídia impressa ou digital. Para tanto, Kress e van Leeuwen (2006) propuseram uma forma diferenciada de se analisar imagens, focando a gramática, a sintaxe das imagens, ou seja, elaboraram uma ferramenta que nos permite analisar criticamente a forma como os elementos de uma representação imagética ou multimodal se combinam para formar um todo coerente. Antes disso, a análise centrava-se no que seria o léxico das imagens, ou seja, apenas no aspecto conotativo ou denotativo dos elementos representados. Esses autores construíram categorias de análise semiótica que podem ser úteis tanto para as situações de produção de textos quanto para o leitor interpretar imagens. De acordo com eles, Analisar a comunicação visual é, ou deveria ser, uma parte importante das disciplinas críticas. (...) vemos todo tipo de imagem como inteiramente inerente ao campo das realizações e instanciações da ideologia, como meio - sempre para a articulação de posições ideológicas. (KRESS &VAN LEEUWEN, 2006, p.14). Nesse sentido, pode-se dizer que as imagens são manipuladas para a obtenção de determinados efeitos: omissão ou explicitação de certos detalhes na apresentação de uma imagem não se dá de modo aleatório, mas está diretamente relacionada a implicações ideológicas. Isso acontece porque o autor de qualquer texto encontra-se inserido em um espaço cultural e social, portanto seus valores, crenças, aspirações, frustrações permeiam suas produções, quer em linguagem verbal, quer em forma de imagem ou de texto multimodal. Kress e van Leeuwen (op. cit), a partir da perspectiva de uma semiótica social que adotam, advogam que imagem conecta-se com o verbal, mas entre ambas não há relação de dependência. Sendo autônoma em seu significado, uma imagem pode ser metafórica, desencadear humor, apontar tendenciosidade ou preconceito, entre outras possibilidades. A Gramática do design visual (KRESS &VAN LEEUWEN, 2006) se organiza em três níveis recursivos; a fim de explicitar os conceitos que orientarão a análise dos textos que compõem o corpus deste artigo, tomamos emprestado o Quadro 1, elaborado por Santos- Costa (2008), com pequenas alterações, para apresentar de modo conciso as categorias de análise que permitem a realização de uma análise crítica de textos multimodais.

7 6255 Metafunção ideacional Representação das experiências de mundo por meio da linguagem Metafunção interpessoal Estratégias de aproximação /afastamento para com o leitor Metafunção textual: Modos de organização do texto Quadro 1 Estrutura básica da gramática do design visual Fonte: Adaptado de Santos-Costa, Representação Estrutura narrativa (Ação transacional, Ação não-transacional, Reação transacional, Reação não-transacional, Processo mental, Processo verbal) Estrutura conceitual (Processo classificacional, Processo analítico e Processo simbólico) Interação Contato (Demanda ou oferta) Distância Social (Social, pessoal, íntimo) Atitude (Objetividade ou subjetividade) Modalidade (Confiabilidade da imagem) Composição Valor de Informação (Ideal-Real, Dado-Novo) Saliência (destaque mínimo ou máximo para elementos da imagem) Moldura (recursos para conectar ou isolar elementos na leitura da imagem) Esse aparato que reúne categorias funcionais para a elaboração de significados tem se mostrado ferramenta útil na interpretação de imagem, pois no momento da leitura não basta apenas um olhar intuitivo para se chegar a uma análise crítica. Se no momento da produção, o autor manipula imagens na construção de significados, o leitor, por sua vez, precisará valer-se de ferramentas capazes de lhes permitir desvelar as intenções subjacentes, as opacidades discursivas. A seguir, será apresentada a caracterização dos gêneros anúncio publicitário e cartaz, empregando categorias apresentadas no quadro acima para abordagem da representação imagética de ambos os exemplares tomados como referência. O gênero anúncio publicitário O gênero anúncio publicitário, como ferramenta de exploração de desejos e consumo, exerce importante papel persuasivo nas sociedades altamente capitalistas e competitivas. Para atingir seus objetivos, há necessidade de o apelo publicitário persuasivo investir em uma gama de recursos semióticos para convencer seu público-alvo. Segundo Karwoski e Costa (2011, p. 114), Os principais elementos constitutivos do anúncio publicitário são: título, texto, linha de assinatura, slogan, imagens e ilustrações. Esse

8 6256 gênero vale-se de imagens, cores, diferentes formatações, uso de adjetivos, comparações, figuras de linguagem, repetições, ambiguidade, verbos no imperativo, entre outros recursos, para que o produto anunciado chame a atenção do leitor. De acordo com os autores, o gênero tem por objetivos: [...] vender serviços ou produtos, criar uma disposição, estimular um desejo de posse ou para divulgar e tornar conhecido algo novo e interessar a massa, ou um de seus setores. (SANTANNA, 1998, p. 77 apud KARWOSKI; COSTA, 2011, p. 114). O texto publicitário pode ser veiculado em rádios, televisão, internet, outdoors, revistas, jornais e em cartazes colados em estabelecimentos comerciais. Esse é um termo que abriga uma diversidade de subgêneros: a) comercial - visa promover uma marca ou vender um produto anunciado por determinada empresa; b) postal - são pequenos anúncios impressos, nos quais podem ser divulgadas marcas, produtos, empresas e até pontos turísticos; c) classificado - consiste em anúncios publicados em seções específicas dos jornais ou até mesmo fixados em pontos públicos, nos quais se visa anunciar a venda, troca, aluguel e até procura de determinado produto ou serviço; d) publicidade governamental ou institucional - visa promover uma campanha governamental, que pode ter por objetivo informar ou conscientizar as pessoas sobre determinado assunto. A imagem 1 servirá de exemplificação para uma caracterização do gênero textual anúncio comercial. Imagem 1 anúncio comercial da empresa de telefonia Claro Fonte: Blog Portfólio Vanessa R., No anúncio acima, o título é constituído por uma pergunta convidativa, a proposta de falar gratuitamente no telefone celular, que apresenta como resposta sua realização a partir da oferta da empresa: Na Claro, é só continuar falando. O texto localizado abaixo do título exemplifica o proposto pela campanha da anunciante. Na parte não verbal, a imagem

9 6257 composta por um balão de fala com reticências dialoga com o texto verbal, pois indica de forma imagética que ao adquirir o produto ofertado o cliente poderá falar muito mais, posto que as reticências se contrapõem nesse sentido ao ponto final, dando ideia de continuidade. Um aparelho telefônico complementa a parte não verbal, promovendo o produto gratuito ofertado pela empresa. A logomarca da empresa está posicionada no canto inferior direito e abaixo dela encontra-se o slogan da companhia telefônica - Escolha - palavra no imperativo indicando uma ordem. Por fim, na parte inferior do anúncio, constam, em letras de tamanho reduzido, informações específicas sobre o produto anunciado e o endereço eletrônico da empresa. As cores predominantes do anúncio são compostas por tons de vermelho, cor chamativa, utilizada reiteradamente na logo e anúncios da empresa. Todas as partes do anúncio se inter-relacionam para alcançar seu objetivo: convencer o consumidor sobre as vantagens de adquirir os produtos e serviços da anunciante. É importante ressaltar que o anúncio publicitário, tal como acontece com os demais gêneros, é relativamente estável, pois não se caracteriza de forma única e imutável. Há os que são constituídos apenas por título, texto não verbal e logo da empresa, entre outras configurações. Como esse gênero se vale largamente de estratégias de persuasão, usadas consciente ou inconscientemente pelo produtor-anunciante no intuito de seduzir o leitor-consumidor, é importante analisar os aspectos relativos à metafunção interacional da linguagem (Kress e van Leeuwen, 2006). Assim, as categorias de análise propostas na Gramática do design visual - Contato, Distância Social, Atitude/Subjetividade, Modalidade - serão observadas no anúncio publicitário representado na imagem 2, buscando explicitar os sentidos das escolhas feitas com relação às imagens que o constituem. Imagem 2 campanha publicitária da Empresa Unilever Fonte: Unilever. Anúncio da Campanha Dove pela Real Beleza, 2004.

10 6258 Na campanha publicitária da empresa Unilever, que comercializa produtos da marca Dove, são veiculados anúncios que abordam uma pluralidade de belezas femininas em detrimento de um padrão de beleza pré-estabelecido, no qual as mulheres são representadas por modelos cujos corpos estão distantes dos padrões reais da sociedade. Em busca de conquistar uma diversidade de consumidoras, o anúncio não dá destaque a um produto em específico, mas em mulheres que evidenciam a heterogeneidade estética da sociedade, aproximando-se das mulheres comuns, e não de uma minoria, consideradas e convencionadas esteticamente pelo mercado publicitário como padrão ideal a ser seguido. No caso do anúncio, de acordo com a categoria demanda, da Gramática do Design Visual, a participante representada olha diretamente para as participantes interativas, esperando delas uma identificação; o mesmo ocorre em relação à escolha do ângulo e do plano em que foi retratada: ângulo frontal e plano fechado (corte na altura dos ombros) sugerem relação de proximidade entre os participantes. Observe-se que a participante é o destaque do anúncio, os detalhes de sua fisionomia são ressaltados pelo brilho dado à imagem. O texto verbal tem pouco destaque, apenas confirma a ideia central do anúncio, a de que a real beleza não está em padrões pré-estabelecidos, mas na diversidade, incentivando as consumidoras a pensarem da mesma forma. Tais estratégias adotadas pela anunciante caracterizam o objetivo da empresa: que diferentes tipos de consumidoras se identifiquem com o padrão de beleza representado pela participante e, a partir dessa identificação, utilizem os produtos de uma marca que se preocupa com a heterogeneidade estética e o universo feminino. O gênero cartaz Cartaz é um gênero textual cuja função é expor algo, a fim de informar e/ou persuadir seu interlocutor por meio de apelos visuais e verbais que buscam sensibilizá-lo ou convencêlo daquilo que encerra em si. Geralmente, compõe-se por linguagem verbal e visual, o que o caracteriza como um gênero multissemiótico. A parte verbal, que tende a ser concisa e esclarecedora, normalmente, é composta por letras grandes e coloridas para que a atenção do leitor seja atraída, mas isso não constitui uma regra, diferentemente do que postula a maioria das descrições disponíveis sobre esse gênero. O cartaz é muito usado em campanhas governamentais, por ser um meio eficaz de alcançar a população em geral, já que seu formato facilita sua exposição nas mais diversas

11 6259 repartições e locais públicos, e, também, devido a poder ser multiplicado em suportes elaborados com materiais de baixo custo, oferecendo, assim, uma excelente opção de disseminação de informações. A publicidade também se utiliza desse gênero, fazendo com que, muitas vezes, cartaz e anúncio se confundam. Ocorre que o cartaz pode ser também suporte para o gênero anúncio, fenômeno citado por Koch e Elias (2008) como intertextualidade intergêneros ou hibridização. Notamos que quando o cartaz é usado para a publicidade, a intencionalidade do autor é persuadir, convencer o leitor, enquanto que para outros fins, ele tem uma função mais expositiva e informativa. Nesse caso, assim como ocorre com a carta, gênero e suporte possuem o mesmo nome, sendo chamados de cartaz. Observem-se os exemplos apresentados nas imagens 3 e 4. Imagem 3 Cartaz do governo de Minas Gerais em campanha de vacinação: características mais informativas. Fonte: Agência Inovate, Imagem 4 Cartaz da Coca-Cola para época de Copa do Mundo: características persuasivas. Fonte: TERRA, Thiago. In: Mundo Marketing, A parte imagética do cartaz apresenta grande flexibilidade, porém é desejável que ela tenha relação direta com a linguagem verbal. Apesar disso, pode estabelecer outras inúmeras formas de relação, visando proporcionar diferentes reações no leitor. Devido à estrutura e

12 6260 propósito desse gênero, o autor busca concentrar o máximo de informações possíveis sem, contudo, utilizar texto verbal extenso, o que confere ao cartaz um grande teor multissemiótico passível de inferências, deduções e outros processos cognitivos em sua leitura. Elaborado de forma mais simples, esse gênero também pode ser usado para manifestações como passeatas, protestos e acontecimentos públicos que visem reivindicar ou se expressar de forma concisa e objetiva, mostrando-se versátil e de grande valor informativo. O tratamento dado aos gêneros cartaz e anúncio na coleção A coleção didática de Língua Portuguesa Português: Linguagens (2012), é subdividida em quatro sessões: literatura, produção de textos, língua: uso e reflexão e interpretação de textos. Em cada uma, encontram-se subseções, por exemplo: literatura comparada, leitura, para quem quer mais, etc., além de outros norteadores, como boxes e aberturas das unidades. Para comentar a abordagem dada aos textos multimodais na coleção, foram selecionados um exemplar do gênero anúncio e outro do gênero cartaz, escolhidos devido ao fato de serem os únicos utilizados pela coleção para explicitar a funcionalidade dos gêneros em questão; frequentemente no livro os gêneros anúncio e cartaz foram abordados, porém, com propósitos não relevantes a esta pesquisa, tais como pretexto para estudo de elementos gramaticais do texto, na sessão língua: uso e reflexão. Na análise, primeiramente, serão comentados aspectos relacionados à abordagem da coleção didática na proposta das atividades relacionadas os gêneros; em seguida, serão feitas considerações, referentes às propostas de análise de textos multimodais, com base na Gramática do Design Visual, de Kress e van Leeuwen (2006). Dos três livros da coleção, o único a abordar de forma direta o gênero textual cartaz é o volume 2. Na seção Produção de Texto, o capítulo 2, intitulado O cartaz e o anúncio publicitário, apresenta ambos os conteúdos, o que nos leva a inferir a estreita relação entre esses gêneros que, não raro, se apresentam como intergêneros. Cereja e Magalhães (2012) começam o capítulo apresentando o gênero cartaz com um exemplar veiculador de uma campanha antidrogas, produzida pelo Senac, apresentado na imagem 5.

13 6261 Imagem 5 Cartaz antidrogas. Fonte: Cereja e Magalhães, Não há nenhuma consideração prévia sobre o gênero ou tema que o texto aborda, as definições estão presentes em exercícios de análise de um exemplar, para que o aluno explore o gênero antes de partir para a produção. Nos exercícios, o gênero cartaz é definido como: Um gênero textual que tem a finalidade de informar as pessoas, sensibilizá-las, convencê-las ou conscientizá-las sobre determinado assunto [...] Os cartazes geralmente afixados em lugares públicos [...] Apresentam linguagem verbal e linguagem visual (CEREJA E MAGALHÃES, 2012, p. 25). Todos os exercícios do capítulo se baseiam no cartaz apresentado, não há nenhum outro modelo para comparação; de um total de cinco exercícios, apenas um aborda a questão da imagem: pergunta-se a relação entre o texto verbal e a imagem, porém, não há um aprofundamento maior em relação à leitura da imagem. O exercício seguinte sugere uma produção de cartaz com temas sugeridos; nele, há várias recomendações sobre como deve ser o texto, alertando que a linguagem verbal a ser utilizada deve obedecer ao gênero: linguagem simples e direta, de acordo com a norma padrão e adequada ao público a que se destina. Sobre o não verbal, apenas recomenda-se que disponham o texto verbal e imagens (fotos, ilustrações, colagens) que sirvam de apoio e estímulo à sua leitura. A figura humana do cartaz em questão é extremamente simples, porém trata-se de uma imagem carregada de simbolismos, pois, apesar de possuir características humanas, apresentase também como um vaso de flores que representam os pensamentos e atitudes.

14 6262 Analisando-se o cartaz a partir das categorias da Gramática do Design Visual, temos a imagem como representação de uma estrutura narrativa: o rosto da foto é o sensor, do qual parte um pensamento simbólico, com as flores representando pensamentos saudáveis, livres de drogas, uma cabeça feita de forma positiva. A imagem, apesar de abstrata, interage olhando diretamente para quem a observa; essa característica é descrita, na parte da Metafunção Interpessoal, como demanda, ou seja, o participante representado (que olha) exige do participante interativo (o leitor) algum tipo de atitude, impele-o a pensar de determinada maneira, nesse caso, a pensar na importância da recusa às drogas. O personagem é representado dos ombros para cima, o que caracteriza interação de distância social de proximidade com o leitor. O texto é simples e objetivo, relaciona-se, de modo direto, com a imagem pela expressão fazer a cabeça. Uma análise levando em consideração os itens presentes na Gramática do Design Visual permitiria ao aluno apreender as dimensões e possibilidades do trabalho com imagens bem como o auxiliaria no entendimento de dizeres subjetivos possivelmente presentes. Nesse caso, a simplicidade do cartaz escolhido pelos autores do livro Linguagens, não permite exploração ampla do gênero, portanto seriam necessários mais exemplos diferenciados para o aluno poder apreender a estrutura e possibilidades de produção e leitura. Para a abordagem do gênero anúncio, a coleção didática seleciona o exemplar reproduzido na imagem 6. Imagem 6 Anúncio da empresa Greenpece Fonte: Cereja e Magalhães, Assim como no gênero cartaz, o livro não faz uma consideração prévia sobre tema e gênero. Nas atividades referentes ao anúncio, que totalizam oito questões, prioriza-se análise

15 6263 da funcionalidade e estrutura do gênero, para servir como base para a produção textual solicitada em seguida. Apesar de comentar, em uma das questões, que o anúncio não apresenta uma estrutura rígida e de apresentar mais um exemplo, ele não é explorado; portanto, a análise limita-se a apenas um anúncio. Nas oito questões, contemplam-se finalidade, locutor, estratégias de persuasão, linguagem e temática do gênero. Apenas duas delas priorizam o diálogo entre o verbal e o não verbal. Na primeira, pergunta-se: que relação há entre a imagem e o enunciado verbal do anúncio? Espera-se que o aluno infira que imagem e palavras são complementares, uma vez que o texto verbal sugere a necessidade de controlar o aquecimento global, e a imagem apresentar uma consequência do aquecimento global, o desnível do mar. Na segunda atividade, pergunta-se: Na parte visual, qual recurso foi empregado no anúncio: o exagero, a parte pelo todo ou o contraste?. Espera-se que o aluno responda o contraste entre dois momentos, para mostrar o aumento gradual do nível do mar. Porém, não são previamente explorados esses dois momentos sinalizados pela imagem. Na análise das atividades propostas, percebeu-se que duas das oito questões referem-se à linguagem visual do anúncio, mostrando-se esta uma abordagem breve e superficial. Na última questão da atividade, na qual os alunos devem apontar as principais características do gênero anúncio publicitário, não há menção à presença da imagem no enunciado da questão, nem na sugestão de resposta dada ao professor. Portanto, o foco de atenção centrou-se apenas no teor linguístico do texto. Do mesmo modo, na proposta de produção do gênero anúncio, não há uma abordagem significativa do texto não verbal, a única menção feita é a seguinte: Criem ou pesquisem uma imagem que possa dar sustentação ao texto verbal. Percebe-se, assim, que a imagem é tratada apenas como suporte para o verbal, e não como um elemento constitutivo do gênero, com carga semântica relacionada, porém autônoma em seu significado. Ao analisarmos a imagem mais a fundo, a partir da Metafunção textual, da Gramática do Design Visual, é possível perceber que o enfoque da imagem não está no objeto representado (no caso o barco do pescador), mas sim no mar que, no caso, representa a natureza como um todo; o brilho e o contraste de cores estão centrados nesse elemento, que então deve ser analisado com maior atenção pelo interlocutor. No enquadramento, ao dividir a imagem ao meio, a anunciante revela dois planos e situações distintas, que devem ser analisadas, em um primeiro momento, separadamente, depois em conjunto, para constituir o

16 6264 sentido do anúncio. No primeiro plano, apresentado na esquerda da imagem, mostra-se o dado, o nível do mar controlado, tal como se apresenta no momento. Na parte direita, mostrase o novo, o nível do mar descontrolado, sugerindo que as ações humanas podem causar esse efeito. Questões relacionadas ao enquadramento, divisão de planos e linhas, brilho e contraste poderiam ter sido exploradas nessa imagem, pois constituem papel fundamental para a atribuição de sentidos ao anúncio. Considerações Finais Os resultados da análise da coleção apresentada neste trabalho revelam haver presença significativa de gêneros multimodais, oriundos de diferentes mídias e suportes. Porém, a exploração da função retórica que os recursos utilizados na construção desses gêneros textuais exercem na produção de sentidos dos textos ainda está aquém do desejável para a escola contribuir mais eficazmente para a promoção dos letramentos exigidos pela sociedade contemporânea. Em relação às orientações aos alunos sobre a composição textual envolvendo diferentes semioses, elas se restringem aos aspectos linguísticos, desconsiderando-se o papel efetivo da imagem como recurso para representar os significados pretendidos pelo autor nos gêneros multimodais. Isso aponta para a necessidade de o professor, na sua formação acadêmica e/ou continuada, se apropriar dos elementos que compõem uma gramática visual para, lançando mão desse subsídio teórico, desenvolver estratégias apropriadas para interpretar recursos visuais dos textos e, ao mesmo tempo, lhe permitir sistematizar a leitura de imagens em ambientes escolares, bem como orientar a produção textual levando em conta os recursos e regras característicos da(s) linguagem(ns) que compõem a totalidade da estrutura composicional do gênero que estiver em foco nas aulas, um saber ainda bastante incipiente no âmbito escolar. As considerações aqui apresentadas podem ser vistas como uma contribuição para o trabalho docente dos professores de todas as áreas do conhecimento, no sentido de se ter colocado em destaque a mudança sofrida pelos modos discursivos de o texto significar, o que coloca a necessidade de se dar às imagens a mesma atenção dispensada aos elementos linguísticos presentes nos textos que produzimos e consumimos na sociedade.

17 6265 REFERÊNCIAS BAKHTIN, Mikhail. Gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, BRASIL, Ministério da Educação Básica. Guia de livros didáticos: PNLD 2012: Língua Portuguesa. Brasília, BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos. Por um interacionismo sociodiscursivo. 2. ed. São Paulo: EDUC, CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Linguagens. 8. ed. São Paulo: Atual, DIONÍSIO, Angela; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. Gêneros textuais &ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, INOVATE. Nova campanha para o cliente Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais Disponível em: < Acesso em: 15 abr KARWOSKI, Acir Mário; COSTA, Iara. A construção do Ethos Institucional em anúncios publicitários. São Paulo: Revista do GEL, Disponível em: < df.>. Acesso em: 15 abr KLEIMAN, Angela B. (org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Coleção Letramento, Educação e Sociedade. Campinas, SP: Mercado das Letras, KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. 2. ed. São Paulo: Contexto, KRESS, Gunther; LEEUWEN, Theo van. Reading imagens: the grammar of visual. 2. ed. London: Routledge, ROEDER, Vanessa. Campanha Claro Vantagens. In: Blog Portfólio Vanessa R., Disponível em: < Acesso em: 15 abr ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, SANTOS-COSTA, Giselda dos. Multiletramento visual na web. In: II Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2008, Recife: UFPE, Disponível em: < Acesso em: 14 maio 2013.

18 6266 TERRA, Thiago. Coca-Cola reforça ação Futebol é uma tampinha surpresa. In: Mundo Marketing, Disponível em: < Acesso em: 15 abr UNIVELER. Anúncio da Campanha Dove pela Real Beleza. In: site da empresa Unilever, Disponível em: < Acesso em: 15 abr

OLIVEIRA, Luciano Amaral. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: 184 Parábola Editorial, 2010.

OLIVEIRA, Luciano Amaral. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: 184 Parábola Editorial, 2010. Resenha OLIVEIRA, Luciano Amaral. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: 184 Parábola Editorial, 2010. Leticia Macedo Kaeser * leletrasufjf@gmail.com * Aluna

Leia mais

Projeto de Intervenção do PROVAB ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO NO MODELO PADRÃO

Projeto de Intervenção do PROVAB ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO NO MODELO PADRÃO Projeto de Intervenção do PROVAB ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO NO MODELO PADRÃO Brasília Setembro de 2014 APRESENTAÇÃO Na perspectiva de formação e avaliação do profissional participante do Programa de Valorização

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO Resumo: Dolores Follador Secretaria de Estado da Educação do Paraná e Faculdades Integradas do Brasil - Unibrasil doloresfollador@gmail.com

Leia mais

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS RESUMO Juliana Candido QUEROZ (Bolsista) 1 ; Natália SILVA (Bolsista) 2, Leila BRUNO (Supervisora) 3 ; Sinval Martins S. FILHO (Coordenador)

Leia mais

A PROPOSTA DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DOS PCN E SUA TRANSPOSIÇÃO ENTRE OS PROFESSORES DE INGLÊS DE ARAPIRACA

A PROPOSTA DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DOS PCN E SUA TRANSPOSIÇÃO ENTRE OS PROFESSORES DE INGLÊS DE ARAPIRACA Revista Eletrônica de Educação de Alagoas - REDUC ISSN 2317-1170 V. 01, N. 02 (2013) A PROPOSTA DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DOS PCN E SUA TRANSPOSIÇÃO ENTRE OS PROFESSORES DE INGLÊS DE ARAPIRACA Patrícia

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES DO ENSINO REGULAR

ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES DO ENSINO REGULAR ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES DO ENSINO REGULAR INTRODUÇÃO Raquel de Oliveira Nascimento Susana Gakyia Caliatto Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS). E-mail: raquel.libras@hotmail.com

Leia mais

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID BARROS, Raquel Pirangi. SANTOS, Ana Maria Felipe. SOUZA, Edilene Marinho de. MATA, Luana da Mata.. VALE, Elisabete Carlos do.

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula INTRODUÇÃO Josiane Faxina Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Câmpus Bauru e-mail: josi_unesp@hotmail.com

Leia mais

II. Atividades de Extensão

II. Atividades de Extensão REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO I. Objetivos A extensão tem por objetivo geral tornar acessível, à sociedade, o conhecimento de domínio da Faculdade Gama e Souza, seja por sua própria produção, seja

Leia mais

ANÁLISE DE COMPREENSÃO DE TEXTO ESCRITO EM LÍNGUA INGLESA COM BASE EM GÊNEROS (BIOGRAFIA).

ANÁLISE DE COMPREENSÃO DE TEXTO ESCRITO EM LÍNGUA INGLESA COM BASE EM GÊNEROS (BIOGRAFIA). ANÁLISE DE COMPREENSÃO DE TEXTO ESCRITO EM LÍNGUA INGLESA COM BASE EM GÊNEROS (BIOGRAFIA). Alinne da Silva Rios Universidade do Sagrado Coração, Bauru/SP e-mail: alinnerios@hotmail.com Profa. Ms. Leila

Leia mais

Psicopedagogia Institucional

Psicopedagogia Institucional Psicopedagogia Institucional Pós-graduação 03 Módulo A: Introdução à Psicopedagogia Teorias da Aprendizagem Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Desafio Profissional. Enunciado O tema deste

Leia mais

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental Ajuda ao SciEn-Produção 1 Este texto de ajuda contém três partes: a parte 1 indica em linhas gerais o que deve ser esclarecido em cada uma das seções da estrutura de um artigo cientifico relatando uma

Leia mais

Trabalho submetido ao XVIII Prêmio Expocom 2011, na Categoria Cartaz Avulso, modalidade cartaz avulso.

Trabalho submetido ao XVIII Prêmio Expocom 2011, na Categoria Cartaz Avulso, modalidade cartaz avulso. RESUMO Email Marketing: Pós-Graduação em Arquitetura Contemporânea 1 Silvia Fernanda Santos de SENA 2 Thiago Jerohan Albuquerque da Cruz 3 Fernando Israel FONTANELLA 4 Universidade Católica de Pernambuco,

Leia mais

AGENDA ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE ENSINO/ APRENDIZAGEM DE INGLÊS POR MEIO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS

AGENDA ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE ENSINO/ APRENDIZAGEM DE INGLÊS POR MEIO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS AGENDA ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE ENSINO/ APRENDIZAGEM DE INGLÊS POR MEIO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS Adailton Almeida Barros - adailton.almeida.barros@gmail.com (UNESPAR/FECILCAM) PIBID Subprojeto/Língua Inglesa

Leia mais

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO Contexto e objetivos CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO O desenvolvimento do plano de negócios, como sistematização das idéias

Leia mais

MODELO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

MODELO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA MODELO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS Elaborado por Prof. Dr. Rodrigo Sampaio Fernandes Um projeto de pesquisa consiste em um documento no qual

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

Reflexões sobre a Língua Portuguesa. Kátia França

Reflexões sobre a Língua Portuguesa. Kátia França Reflexões sobre a Língua Portuguesa Kátia França Níveis de aprendizagem dos alunos Abaixo do básico: os alunos demonstram que não desenvolveram as habilidades básicas requeridas para o nível de escolaridade

Leia mais

WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA

WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NO AMAZONAS MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO AMAZONAS WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA PROPOSTAS

Leia mais

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009. Resenhas 161 ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009. Márcia Moreira Pereira* marcia.moreirapereira@gmail.com *Possui graduação em Letras pela Universidade

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS CURSO DE PSICOLOGIA UNIDADE SÃO GABRIEL

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS CURSO DE PSICOLOGIA UNIDADE SÃO GABRIEL 1 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS CURSO DE PSICOLOGIA UNIDADE SÃO GABRIEL DIRETRIZES PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS DE ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA I E II Considerando os problemas

Leia mais

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA Marcos Leomar Calson Mestrando em Educação em Ciências e Matemática, PUCRS Helena Noronha Cury Doutora em Educação

Leia mais

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador 1. Introdução O Programa Mais Educação e o Programa Ensino Médio Inovador são estratégias do Ministério da Educação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e Tecnologias para a Educação Básica Coordenação Geral de Materiais Didáticos PARA NÃO ESQUECER:

Leia mais

Novas possibilidades de leituras na escola

Novas possibilidades de leituras na escola Novas possibilidades de leituras na escola Mariana Fernandes Valadão (UERJ/EDU/CNPq) Verônica da Rocha Vieira (UERJ/EDU/CNPq) Eixo 1: Leitura é problema de quem? Resumo A nossa pesquisa pretende discutir

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Eixo temático 1: Fundamentos e práticas educacionais Telma Sara Q. Matos 1 Vilma L. Nista-Piccolo 2 Agências Financiadoras: Capes / Fapemig

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO-GERAL DO CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA ORIENTAÇÕES PARA

Leia mais

ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DO PROJETO/ARTIGO 1. O PROJETO DE PESQUISA

ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DO PROJETO/ARTIGO 1. O PROJETO DE PESQUISA ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DO PROJETO/ARTIGO 1. O PROJETO DE PESQUISA A primeira etapa para a organização do TCC nos cursos de pós-graduação lato sensu a distância consiste na elaboração do projeto de pesquisa,

Leia mais

Composição dos PCN 1ª a 4ª

Composição dos PCN 1ª a 4ª Composição dos PCN 1ª a 4ª Compõem os Parâmetros os seguintes módulos: Volume 1 - Introdução - A elaboração dos Parâmetros curriculares Nacionais constituem o primeiro nível de concretização curricular.

Leia mais

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS Flávio Pereira DINIZ (FCS UFG / diniz.fp@gmail.com) 1 Dijaci David de OLIVEIRA (FCS UFG / dijaci@gmail.com) 2 Palavras-chave: extensão universitária;

Leia mais

ANÁLISE DOS TEXTOS PRODUZIDOS POR UMA TURMA DO 3ºANO DO ENSINO MÉDIO À LUZ DOS CRITÉRIOS DO ENEM

ANÁLISE DOS TEXTOS PRODUZIDOS POR UMA TURMA DO 3ºANO DO ENSINO MÉDIO À LUZ DOS CRITÉRIOS DO ENEM ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA (X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA ANÁLISE DOS TEXTOS PRODUZIDOS POR UMA TURMA DO 3ºANO DO ENSINO

Leia mais

Curso de Especialização em Saúde da Família

Curso de Especialização em Saúde da Família MÓDULO: FAMILIARIZAÇÃO TECNOLÓGICA COM EAD UNIDADE 03 DOCÊNCIA E TUTORIA NA EAD Prof. Msc Rômulo Martins 2.1 Introdução A Educação a Distância, por meio dos inúmeros recursos didáticos e tecnológicos,

Leia mais

PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ESPANHOL 2 Área: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Disciplina: Língua Espanhola carga horária: 60 horas

PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ESPANHOL 2 Área: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Disciplina: Língua Espanhola carga horária: 60 horas MINISTERIO DA DEFESA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXERCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ESPANHOL 2 Área: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Leia mais

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Maria Ignez de Souza Vieira Diniz ignez@mathema.com.br Cristiane Akemi Ishihara crisakemi@mathema.com.br Cristiane Henriques Rodrigues Chica crischica@mathema.com.br

Leia mais

A Educação Bilíngüe. » Objetivo do modelo bilíngüe, segundo Skliar:

A Educação Bilíngüe. » Objetivo do modelo bilíngüe, segundo Skliar: A Educação Bilíngüe Proposta de educação na qual o bilingüismo atua como possibilidade de integração do indivíduo ao meio sociocultural a que naturalmente pertence.(eulália Fernandes) 1 A Educação Bilíngüe»

Leia mais

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização Juliana Ferreira Universidade Estadual Paulista UNESP- Araraquara E-mail: juliana.ferreiraae@gmail.com Silvio Henrique

Leia mais

compreensão ampla do texto, o que se faz necessário para o desenvolvimento das habilidades para as quais essa prática apresentou poder explicativo.

compreensão ampla do texto, o que se faz necessário para o desenvolvimento das habilidades para as quais essa prática apresentou poder explicativo. 9 Conclusão Neste estudo, eu me propus a investigar os efeitos de práticas de Língua Portuguesa no aprendizado de leitura e como esses efeitos se diferenciam conforme o ano de escolaridade dos alunos e

Leia mais

Consulta)Pública)Nº.)006/2015) )Contribuições)Clarice)Lage)Gualberto) )Página)1/25)

Consulta)Pública)Nº.)006/2015) )Contribuições)Clarice)Lage)Gualberto) )Página)1/25) CLARICELAGEGUALBERTO DOUTORANDAPELAUFMG UNIVERSIDADEFEDERALDEMINASGERAIS FALE/POSLIN6FACULDADEDELETRAS/PÓS6GRADUAÇÃOEMESTUDOSLINGUÍSTICOS AGÊNCIANACIONALDEENERGIAELÉTRICA ANEEL ATOREGULATÓRIO:CONSULTAPÚBLICANº.006/2015

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT 1 RESOLUÇÃO CONSU 2015 04 de 14/04/2015 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT Campus Virtual 2 A. JUSTIFICATIVA A vida universitária tem correspondido a um período cada vez mais

Leia mais

No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o

No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o DATABASE MARKETING No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o empresário obter sucesso em seu negócio é

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Introdução USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Paula Priscila Gomes do Nascimento Pina EEEFM José Soares de Carvalho EEEFM Agenor Clemente dos Santos paulapgnascimento@yahoo.com.br

Leia mais

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO MESTRADO SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO Justificativa A equipe do mestrado em Direito do UniCEUB articula-se com a graduação, notadamente, no âmbito dos cursos de

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro Informação Prova de Equivalência à Frequência INGLÊS Abril 2015 2ºCiclo do Ensino Básico (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) Prova 06/2015 Tipo de Prova: Escrita e Oral Duração: 90 minutos + 15 minutos

Leia mais

1 ROTEIRO PARA PROJETO DE PESQUISA

1 ROTEIRO PARA PROJETO DE PESQUISA Roteiro para projeto de pesquisa Gildenir Carolino Santos, 2005. 1 ROTEIRO PARA PROJETO DE PESQUISA Antes de passar para a construção ou montagem de um projeto de pesquisa, é importante saber que esse

Leia mais

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL INTRODUÇÃO O conceito de ação social está presente em diversas fontes, porém, no que se refere aos materiais desta disciplina o mesmo será esclarecido com base nas idéias

Leia mais

Critérios de seleção e utilização do livro didático de inglês na rede estadual de ensino de Goiás

Critérios de seleção e utilização do livro didático de inglês na rede estadual de ensino de Goiás Critérios de seleção e utilização do livro didático de inglês na rede estadual de ensino de Goiás COSTA, Bianca Ribeiro Morais OLIVEIRA, Eliane Carolina de Universidade Federal de Goiás- UFG Programa de

Leia mais

NA POSTURA DO PROFESSOR, O SUCESSO DA APRENDIZAGEM

NA POSTURA DO PROFESSOR, O SUCESSO DA APRENDIZAGEM Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 NA POSTURA DO PROFESSOR, O SUCESSO DA APRENDIZAGEM Marina Muniz Nunes: É inegável que determinadas ações e posturas do professor, tal como

Leia mais

REFORÇO ESCOLAR EM LÍNGUA PORTUGUESA

REFORÇO ESCOLAR EM LÍNGUA PORTUGUESA REFORÇO ESCOLAR EM LÍNGUA PORTUGUESA Bruna de Oliveira Nobre 1 Introdução Através do PIBID - Programa de Iniciação a Docência, que leva os alunos da graduação a terem um conhecimento prévio da escola e

Leia mais

1 Um guia para este livro

1 Um guia para este livro PARTE 1 A estrutura A Parte I constitui-se de uma estrutura para o procedimento da pesquisa qualitativa e para a compreensão dos capítulos posteriores. O Capítulo 1 serve como um guia para o livro, apresentando

Leia mais

ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59. Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br. Apresentação

ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59. Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br. Apresentação ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59 Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br Graduada em pedagogia e fonoaudiologia, Pós-graduada em linguagem, Professora da Creche-Escola

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Regina Luzia Corio de Buriasco * UEL reginaburiasco@sercomtel.com.br Magna Natália Marin Pires* UEL magna@onda.com.br Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino*

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE O CONTEÚDO DO PROJETO

ORIENTAÇÕES SOBRE O CONTEÚDO DO PROJETO ORIENTAÇÕES SOBRE O CONTEÚDO DO PROJETO ESCOLHA DO TEMA - Seja cauteloso na escolha do tema a ser investigado. Opte por um tema inserido no conteúdo programático da disciplina pela qual teve a maior aptidão

Leia mais

Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual

Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual Adriana Cristina Lázaro e-mail: adrianaclazaro@gmail.com Milena Aparecida Vendramini Sato e-mail:

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA Coordenação-Geral de Ensino Médio Orientações para a elaboração do projeto escolar Questões norteadoras: Quais as etapas necessárias à

Leia mais

A ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO

A ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO A ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO Vilmara Luiza Almeida Cabral UFPB/Campus IV Resumo: O presente relato aborda o trabalho desenvolvido no projeto de intervenção

Leia mais

CAMPO CONCEITUAL E REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS DO CONCEITO DE FUNÇÃO: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL

CAMPO CONCEITUAL E REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS DO CONCEITO DE FUNÇÃO: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL ISSN 2316-7785 CAMPO CONCEITUAL E REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS DO CONCEITO DE FUNÇÃO: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL Jéssica Goulart da Silva Universidade Federal do Pampa

Leia mais

LEITURA E ESCRITA: HABILIDADES SOCIAIS DE TRANSCREVER SENTIDOS

LEITURA E ESCRITA: HABILIDADES SOCIAIS DE TRANSCREVER SENTIDOS LEITURA E ESCRITA: HABILIDADES SOCIAIS DE TRANSCREVER SENTIDOS Driely Xavier de Holanda Kátia Fabiana Lopes de Goes Valmira Cavalcante Marques Regina Celi Mendes Pereira Universidade Federal da Paraíba

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Promover o cartaz como uma das mais importantes formas de comunicação e expressão.

Promover o cartaz como uma das mais importantes formas de comunicação e expressão. 1. APRESENTAÇÃO O VARAL DO DESIGN é uma mostra nacional de cartazes aberta a designers e artistas gráficos de todo o País. A cada edição o evento tem um tema único que pretende valorizar a criação autoral

Leia mais

III SEMINÁRIO EM PROL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Desafios Educacionais

III SEMINÁRIO EM PROL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Desafios Educacionais III SEMINÁRIO EM PROL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Desafios Educacionais TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS SURDOS: AS MARCAS DA INTERLÍNGUA MARTINS, Tânia Aparecida 1 PINHEIRO, Valdenir de Souza 2 NOME DO GT: Educação

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso

Trabalho de Conclusão de Curso Trabalho de Conclusão de Curso Desenvolvimento do Projeto Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2015 Tópicos da Aula 8ºe9ºPeríodos Introdução; Normas gerais

Leia mais

Apresentação. Práticas Pedagógicas Língua Portuguesa. Situação 4 HQ. Recomendada para 7a/8a ou EM. Tempo previsto: 4 aulas

Apresentação. Práticas Pedagógicas Língua Portuguesa. Situação 4 HQ. Recomendada para 7a/8a ou EM. Tempo previsto: 4 aulas Práticas Pedagógicas Língua Portuguesa Situação 4 HQ Recomendada para 7a/8a ou EM Tempo previsto: 4 aulas Elaboração: Equipe Técnica da CENP Apresentação Histórias em quadrinhos (HQ), mangás e tirinhas

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

Alfabetizar e promover o ensino da linguagem oral e escrita por meio de textos.

Alfabetizar e promover o ensino da linguagem oral e escrita por meio de textos. Alfabetizar e promover o ensino da linguagem oral e escrita por meio de textos. Daiane Pacheco-USC pedagogia - daiaspacheco@gmail.com; Carla Viviana-USC pedagogia- vivianamaximino@hotmail.com; Kelly Rios-USC

Leia mais

Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior INTRODUÇÃO O que é pesquisa? Pesquisar significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas. INTRODUÇÃO Minayo (1993, p. 23), vendo por

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO MARIA MAZUR

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO MARIA MAZUR UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO MARIA MAZUR A INFORMÁTICA E A MÍDIA IMPRESSA: COMO ELAS PODEM Prudentópolis 2013 MARIA MAZUR A INFORMÁTICA

Leia mais

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO.

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014 Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. RESUMO Adriana Vieira de Lima Colégio Marista Arquidiocesano

Leia mais

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos UMA ANÁLISE DOS GÊNEROS DIGITAIS PRESENTES NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO Elaine Vasquez Ferreira de Araujo elainevasquez@ig.com.br RESUMO Este artigo discute os gêneros digitais que são abordados

Leia mais

A aula de leitura através do olhar do futuro professor de língua portuguesa

A aula de leitura através do olhar do futuro professor de língua portuguesa A aula de leitura através do olhar do futuro professor de língua portuguesa Dra. Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin 1 Marina Kataoka Barros 2 Resumo Por meio desta comunicação, desejamos refletir sobre

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgou nesta terça-feira os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos,

Leia mais

JUQUERIQUERÊ. Palavras-chave Rios, recursos hídricos, meio-ambiente, poluição, questão indígena.

JUQUERIQUERÊ. Palavras-chave Rios, recursos hídricos, meio-ambiente, poluição, questão indígena. JUQUERIQUERÊ Resumo Neste breve documentário, um índio faz uma retrospectiva de como ele vivia na região do Rio Juqueriquerê, localizada no litoral norte do Estado de São Paulo. Em seu relato, compara

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

E-books. Guia para Facebook Ads. Sebrae

E-books. Guia para Facebook Ads. Sebrae E-books Sebrae Marketing e Vendas Guia para Facebook Ads Por que investir no facebook Ads? Tipos de anúncios Como funciona o sistema de pagamentos Criando anúncios Métricas Autor Felipe Orsoli 1 SUMÁRIO

Leia mais

PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA

PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA O que é o Projeto de Intervenção Pedagógica? O significado de projeto encontrado comumente nos dicionários da Língua Portuguesa está associado a plano de realizar,

Leia mais

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA Resumo: O programa traz uma síntese das questões desenvolvidas por programas anteriores que refletem sobre o uso de tecnologias

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 A LDB, no Titulo VI, trata dos Profissionais da Educação, considerando sob essa categoria não só os professores, que são responsáveis pela gestão da sala de aula, mas

Leia mais

MANUAL DE PUBLICAÇÕES E COMUNICAÇÃO

MANUAL DE PUBLICAÇÕES E COMUNICAÇÃO MANUAL DE PUBLICAÇÕES E COMUNICAÇÃO Conselho de Direção do Departamento de Psicanálise gestão 2012-2014 Articuladora: Gisela Haddad Da publicação de livros Com o objetivo de facilitar aos membros do Departamento

Leia mais

CAPÍTULO 5 CONCLUSÕES, RECOMENDAÇÕES E LIMITAÇÕES. 1. Conclusões e Recomendações

CAPÍTULO 5 CONCLUSÕES, RECOMENDAÇÕES E LIMITAÇÕES. 1. Conclusões e Recomendações 153 CAPÍTULO 5 CONCLUSÕES, RECOMENDAÇÕES E LIMITAÇÕES 1. Conclusões e Recomendações Um Estudo de Caso, como foi salientado no capítulo Metodologia deste estudo, traz à baila muitas informações sobre uma

Leia mais

O PAPEL DA AGÊNCIA DE JORNALISMO DA UEPG NO FOMENTO À PRODUÇÃO DE NOTÍCIAS INSTITUCIONAIS NA WEB

O PAPEL DA AGÊNCIA DE JORNALISMO DA UEPG NO FOMENTO À PRODUÇÃO DE NOTÍCIAS INSTITUCIONAIS NA WEB 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( X ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA O PAPEL DA

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1. EMENTA Paradigmas de Organização Escolar: pressupostos teóricos e práticos. Administração/gestão escolar: teorias e tendências atuais no Brasil. A escola concebida e organizada a partir das Diretrizes

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID DETALHAMENTO DO SUBPROJETO 1. Unidade: 2. Área do Subprojeto: Campo Grande 3. Curso(s) envolvido(s) na proposta: Letras - Inglês Obs.: Para

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DO SUJEITO PESQUISADOR NAS AULAS DE LEITURA: CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS ATRAVÉS DAS IMAGENS

AS CONTRIBUIÇÕES DO SUJEITO PESQUISADOR NAS AULAS DE LEITURA: CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS ATRAVÉS DAS IMAGENS AS CONTRIBUIÇÕES DO SUJEITO PESQUISADOR NAS AULAS DE LEITURA: CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS ATRAVÉS DAS IMAGENS INTRODUÇÃO Ângela Mª Leite Aires (UEPB) (angelamaryleite@gmail.com) Luciana Fernandes Nery (UEPB)

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Local PRODEL. Programa de Extensão Institucional

Programa de Desenvolvimento Local PRODEL. Programa de Extensão Institucional Programa de Desenvolvimento Local PRODEL Programa de Extensão Institucional Programa de Extensão Institucional Um programa de extensão universitária é o conjunto de projetos de extensão desenvolvido por

Leia mais

Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC

Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC Sugerimos, para elaborar a monografia de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), que o aluno leia atentamente essas instruções. Fundamentalmente,

Leia mais

Mudanças didáticas e pedagógicas no ensino de Língua Portuguesa

Mudanças didáticas e pedagógicas no ensino de Língua Portuguesa Mudanças didáticas e pedagógicas no ensino de Língua Portuguesa Silvio Profirio da Silva¹ Durante décadas, o ensino de Língua Portuguesa desenvolvido em nossas escolas limitou - se à análise e à classificação

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Fundamentos

Leia mais

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS A língua é um sistema que se estrutura no uso e para o uso, escrito e falado, sempre contextualizado. (Autor desconhecido)

Leia mais

1.3. Planejamento: concepções

1.3. Planejamento: concepções 1.3. Planejamento: concepções Marcelo Soares Pereira da Silva - UFU O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência

Leia mais

Guia prático do alfabetizador

Guia prático do alfabetizador Guia prático do alfabetizador Maristela Marques de Almeida Silva Graduanda Normal Superior UNIPAC E-mail: sms@ufsj.edu.br Fone: (32)3371-8331 Data de recepção: 17/11/2009 Data de aprovação:16/12/2009 Resenha

Leia mais

Sugestões e críticas podem ser encaminhadas para o email: nape@ufv.br CONSIDERAÇÕES INICIAIS:

Sugestões e críticas podem ser encaminhadas para o email: nape@ufv.br CONSIDERAÇÕES INICIAIS: UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Neste ano o processo seletivo será realizado por meio de um sistema

Leia mais