Para instalar o FB (Firebird) é muito simples. Execute o instalador do Firebird e avance até a opção que se refere à imagem abaixo:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Para instalar o FB (Firebird) é muito simples. Execute o instalador do Firebird e avance até a opção que se refere à imagem abaixo:"

Transcrição

1 INSTALANDO O FIREBIRD Para instalar o FB (Firebird) é muito simples. Execute o instalador do Firebird e avance até a opção que se refere à imagem abaixo: Mantenha as configurações da imagem Então, avance até concluir a instalação, sem alterar nenhuma das opções.

2 VAMOS CRIAR NOSSO BANCO DE DADOS Antes de criar nosso BD (Banco de Dados), crie uma pasta para conter nosso banco e os arquivos do projeto. Eu sugiro que crie as seguintes pastas: C:\Cadmus\DataBase Para armazenar o Banco de Dados C:\Cadmus\Projeto Para armazenar os arquivos do projeto Para desenvolver nosso banco, abra o Ibexper que não necessita de instalação. O IBExpert automatiza os comandos de SQL para criar e manipular bancos de dados no Interbase, mas, recomendo que você aprenda tais comandos. Agora siga os passos: Menu DataBase/Create Database Preencha as informações de acordo com a imagem Username: SYSDBA Password: masterkey É o usuário e a senha padrão do IB e FB, estes podem ser alterados, e lembre se as letras em caixa alta e baixa devem ser obedecidas. Então pode clicar em OK. Neste ponto você já tem criado o banco de dados Cadmus.gdb. Na próxima tela, que deve ser a de registro do Banco no IbExpert, serve para que o IbExpert possa link o banco e para que você possa manipulá-lo, como se fosse um atalho. Na tela de registro, preencha com as seguintes informações: SERVER: Local SERVER VERSION: Firebird 1.5 DATABASE ALIAS: Cadmus Informe o login e senha do FB

3 CHARSET: ISO8859_1 Pressione OK TRABALHANDO O BANCO DE DADOS Ainda no Ibexpert visualize o Database Explorer, se tudo correu de forma correta, ali você deve visualizar o registro do banco Cadmus. Efetue um duplo - clique sobre Cadmus, e você abrirá os recursos para Banco de Dados. De acordo com a tela abaixo: Se alguma outra mensagem ocorreu e as opções de Domains; Tables; Views e outros não apareceram. Acesse Database registration Info Clicando com o botão direito do mouse sobre Cadmus, e corrija as informações para que o banco possa ser acessado. Domínios: Domínios são tipos Padrões de Dados ou seja: você pode criar um domínio para tipo de dados Moeda. Ex MOEDA = Numeric(15,2), e indicar que os campos que irão conter valores monetários sejam do tipo MOEDA. Então vamos criar um domínio para nosso BD, Clique com o botão direito do mouse sobre domains, escolha create new domain. Preencha com as seguintes informações:

4 NAME: FONE FIELD TYPE: VARCHAR SIZE: 20 CHARSET: ISO8859_1 COLLATE: ISO8859_1 Pressione o botão Compile (Raio amarelo) Este domínio será usado nos campos em que armazenarmos Telefones. Crie mais um Domínio do seguinte tipo: NAME: NOMEPES FIELD TYPE: VARCHAR SIZE: 60 CHARSET: ISO8859_1 COLLATE: ISO8859_1 Pressione o botão Compile (Raio amarelo) Este domínio será usado nos campos em que armazenarmos Nomes de pessoas Crie mais um Domínio do seguinte tipo: NAME: FOTO FIELD TYPE: BLOB SIZE: 1 SUBTYPE: BINARY CHARSET: ISO8859_1 Pressione o botão Compile (Raio amarelo) Este domínio será usado nos campos em que armazenarmos Fotos. Tabelas CIDADE Vamos agora construir uma tabela simples para armazenarmos todas as cidades do Brasil, essa tabela será atrelada posteriormente a uma tabela de clientes. Siga os passos: Clique com o botão direito do mouse sobre Tables e após em New Table. Altere o campo New_Table para CIDADE, este será o nome da tabela. Em seguida defina o primeiro campo da tabela, que será nossa chave primária COD_CIDADE, preenchendo as opções como: Field Name: COD_CIDADE Field Type: INTEGER Efetue um duplo - clique sobre pk para definir este campo como chave primária. De então um clique duplo sobre auto inc:

5 Aparecerá a seguinte tela: Preencha como informado acima. Em trigger clique sobre criar trigger. Assim você terá criado um generator para fazer do campo COD_CIDADE auto incremento e uma trigger para executar o generator. Então você pode pressionar o botão OK/COMMIT Em seguida, tendo ainda a tabela cidade o focus, você pode pressionar o botão insert do teclado para criar um novo campo para a tabela. Crie o campo com as seguintes características: Clique em Ok e Commit para confirmar.

6 Crie mais um campo: FIELD: UF TYPE: CHAR LENGHT: 2 CHARSET: ISO8859_1 COLLATE: ISO8859_1 CLIENTE O próximo passo é Construir uma tabela para armazenar os Cliente. Siga os passos: Clique com o botão direito do mouse sobre Tables e após em New Table. Altere o campo New_Table para CLIENTE, este será o nome da tabela. Em seguida defina o primeiro campo da tabela, que será nossa chave primária COD_CLIENTE, preenchendo as informações iguais as do campo COD_CIDADE da tabela CIDADE, INCLUSIVE COM Pk, trigger e generator. O próximo campo a ser criado é o NOME, preencha da seguinte forma: FIELD: NOME DOMAIN: NOMEPES Marque apenas ainda a opção not null E confirme. Você pode observar como fica prático utilizar domínios. E se por algum motivo, posteriormente precisar aumentar ou alterar todos os campos que possuam nome de pessoas em seu banco de dados, você não precisará aumentar um-a-um, vai bastar apenas aumentar o domínio correspondente, e todos os campos pertencentes a este domínio serão alterados consecutivamente. Crie em seguida, mais um campo, esse par armazenar a qual cidade o ciente pertence. Crie a Chave Estrangeira (FK) COD_CIDADE com os seguintes atributos: FIELD: COD_CIDADE RAW DATATYPE: INTEGER NOT NULL Confirme Mas para definir uma chave estrangeira você precisa realizar mais um processo, então siga os passos:

7 Em Constraints, clique em foreign keys e pressione o botão insert do teclado. Defina como: CONSTRAINT NAME: FK_CIDADE_CLIENTE ON FIELD: COD_CIDADE FK TABLE: CIDADE FK_FIELD: COD_CIDADE UPDATE RULE E DELETE RULE: NO ACTION Nestas duas ultimas propriedades você determina o que deve acontecer se: UpDate o registro de cidade for alterado; Delete o registro de cidade for apagado. Confirme e volte para fields Crie mais um campo: FIELD: ENDERECO TYPE: VARCHAR LENGHT: 60 CHARSET: ISO8859_1 COLLATE: ISO8859_1 Crie mais um campo: FIELD: FONE DOMAIN: FONE Confirme. Crie mais um campo: FIELD: FOTO DOMAIN: FOTO Confirme. USUÁRIO Bom, agora que você já tem condições de criar uma tabela sozinho. Então crie a tabela usuário como indicado na tabela abaixo: CAMPO TIPO TAMANHO PK/FK COD_USUARIO INTEGER PK LOGIN VARCHAR 10 SENHA VARCHAR 20 C_CLIENTE SMALLINT C_CIDADE SMALLINT C_USUARIO SMALLINT Para PK (Chave Primária) crie também uma trigger e generators para tornar o campo auto-incremento. Faço de acordo como fizemos com as outras Pks.

8 View Uma view é utilizada, quando precisamos de uma visão de uma tabela que não existe, mas pode ser a junção de várias tabelas. Neste caso vamos fazer uma view juntando a tabela de clientes com a de cidades, isso para que possamos visualizar o nome da cidade do cliente sem precisar fazer uma consulta pelo código. Então crie uma view com a seguinte SQL: create view VWCLIENTE (COD_CLIENTE, COD_CIDADE, NOME, FONE, ENDERECO) as select cliente.cod_cliente, cliente.cod_cidade, cliente.nome, cliente.fone, cliente.endereco from cliente left join cidade on cliente.cod_cidade = cidade.cod_cidade Abaixo nós temos uma panorâmica de como está nosso BD. Visualizamos os fields de cliente e as propriedades do BD Este será o banco de Dados que iremos utilizar em nossa aplicação. Outras tabelas e campos podem ser criados, ou seja você poderá aperfeiçoar seu banco para um sistema corporativo. Mas isso não fugirá dos padrões que nós passamos.

9 Aconselho apenas ainda que você vá até o menu services/database properties e marque a opção forced writes. Isso irá garantir que o windows realmente grave suas alterações imediatamente após confirmar uma transação, garantindo maior segurança contra a perca de dados.

10 TRABALHANDO COM O DELPHI 7 Agora nós temos desenvolvido nosso banco de dados com três tabelas, a tabela de cliente, cidade e usuário. Devemos agora desenvolver nossa aplicação em Delphi 7, para isso abra o delphi e salve a aplicação com nome de Cadmus, a unit em aberto salve como UPrinc, salve o nome do form como FPrinc. Salve na nossa pasta de fonte (Projeto). Data Module Vamos agora criar um DataModule para abrigar os componentes de acesso ao banco. Para isso siga os seguintes passos: No Delphi File/New/Other escolha Data Module, de o nome ao Data Module de DM e salve sua unit como UDM. Insira no DM o componente IbDataBase da palheta Interbase definindo suas propriedades como: NAME: DB SQLDIALECT: 3 Com um duplo clique sobre este componente você pode abrir outras propriedades e configura-las como: CONECTION: LOCAL DATABASE: C:\Cadmus\DataBase\CADMUS.GDB USER NAME: SYSDBA PASSWORD: masterkey CHARACTER SET: iso8859_1 LOGIN PROMPT: desmarcar Insira um componente IbTransaction e defina suas propriedades como: NAME: IBT DEFAULT DATABASE: DB Com um duplo clique sobre este componente você pode abrir outra propriedade e configura-la como Read Comitted. Agora no componente DB aponte a propriedade connected para true, Default Transaction para IBT e a propriedade active do IBT para true também. Neste comento já temos uma conexão com o Banco. Sempre salve o projeto Insira um componente IbQuery e defina as propriedade como: NAME: TCLIENTE DATABASE: DB SQL: select * from CLIENTE ACTIVE: TRUE

11 Acesse a propriedade Generator Field e defina: GENERATOR: GEN_CLIENTE_ID FIELD: COD_CLIENTE APPLY EVENT: ON NEW RECORD Insira um componente IBUpdateSQL e defina as propriedade como: NAME: UPCLIENTE Volte em TCLIENTE e defina a propriedade UpdateObject para UPCLIENTE. Agora com um duplo clique sobre o componente UPCLIENTE. Clique sobre o botão Get Table Field, após clique em data set defaults. Clique em select primary keys, então em key fields selecione COD_CLIENTE e em seguida clique em Generate SQL. Insira ainda um outro componente da palheta Data access o Data Source e mude suas propriedades para: NAME: DCLIENTE DATASET: TCLIENTE Voltando ao componente UPCLIENTE, efetue um duplo clique sobre este componente: Então clique sobre o botão Get Table Fields, em seguida clique em Dataset Defaults. Após clicar em Select Primary Keys, marque em Key Fields o campo COD_CLIENTE e finalmente clique no botão Generate SQL. Isso fará com que códigos de SQL sejam criados para disparar comandos de inserção, alteração e deleção sobre esta tabela. Para finalizar clique em Ok.

12 Vamos as explicações: IBDataBase: Este componente é responsável por realizar a conexão com o banco de Dados; IBTransaction: Este irá controlar as transações e pacotes de transações enviados ao banco; IBSqlQuery: Este componente é responsável por trazer as informações resultantes da sua propriedade de SQL. IBUpdateSQL: Este componente faz a automatização dos códigos de SQL para inserção, alteração e deleção dos dados, evitando a utilização de comandos Insert, delete e update no braço Data Source: Dstribui as informações coletadas no BD para os componentes de visualização de dados. Se você entendeu o processo assima, você é capaz de realizar a inserção e configuração para as tabelas de Cliente, cidade e usuários. Após podemos inserir mais um componente IbQuery e outro DataSource para selecionarmos a View que criamos no BD. Insira então o IBQuery e configure para: NAME: WCLIENTE DATABASE: DB SQL: SELECT * FROM VWCLIENTE ACTIVE: TRUE Inserira agora o DataSource e configure para: NAME: DWCLIENTE DATASET: WCLIENTE Então ao final nosso DM vai ficar com a seguinte aparência:

13 Form para Cidade Vamos agora criar um novo formulário para cadastrar e consultar as cidades. Vá até: File/New/Form e defina as propriedades: NAME: FCidade CAPTION: Cadastro de Cidades POSITION: poscreencenter Salve a Unit como UCidade e ajuste as outras propriedades como você desejar. Bom, neste form vamos acessar informações lá do nosso DM, para que possamos acessar os componentes do DataModule teremos que fazer referencia dele no nosso form da cidade. Como você deve ter percebido as Units do Delphi são separadas por blocos, e cada declaração feita na Unit deve ser posta no local correto, abaixo do bloco Uses devem ficar as Units utilizadas neste form, e para podermos acessar as querys do DM devemos declarar a uses Udm seguido das uses já declaradas, para isso podemos fazer no braço, ou ir até o menu file/use unit e escolhar a unidade a ser atrelada. Insira um componente DbGrid da palheta Data Controls, configure a propriedade DataSource para DM.DCIDADE Caso você não visualize a opção DM.DCIDADE sugiro que abra o Dm e depois retorne. De um duplo-clique sobre o componente dbgrid para configurarmos os campos que stão aparecendo nele, sobre a tela branca que apareceu, clique com o botão direito depois vá até Add All Field, remova o campo COD_CIDADE, este campo não é interessante visualizar, clique no campo NOME e com F11 acesse as propriedades, altere Title/Caption para Nome, assim ficará visualmente mais agardável, você pode alterar outras propriedades também como quiser. Dica: No DM você pode dar um duplo-clique sobre as querys e adicionar todos os campos como o que você fez agora com o DBGrid, assim você poderá configurar cada campo, um deles é o DisplayLabel, com essa propriedade você determina com qual texto o campo deve aparecer, se você tivesse determinado que o DisplayLabel do campo NOME da query TCidade fosse Nome e feito isso ante de por o DBGrid você não iria precisar alterar a propriedade no DBGrid e em todos os componente que você acessar este campo a label já sairia formatada. Outra formatação muito usada é a EditMask que determina qual a mascara do campo, assim você pode determinar que campos numéricos sejam formatado com duas ou três casas após a virgula usando apenas EditMask= Recomendo que você insira todos os campos para todas as tabelas, para evitar problemas. Então termine de configurar seu DBGrid como quiser teste as propriedade de options, ali você pode encontrar algumas formatações legais para seu DBGrid, mas Algumas somente serão perceptíveis em tempo de execução.

14 Insira um Label da Palheta Standart e defina sua propriedade Caption para Procurar. Insira um componente Edit, defina seu Nome como EDProcurar e o seu text para (Limpo). Ajuste e organize na tela os componentes da forma que preferir. Defina a propriedade Tab order do edit para 0 e do dbgrid para 1, isso determina qual a ordem de focu do formulário. Agora acesse os eventos do componente EdProcurar (Clique sobre o componente pressione F11, aparecerá a aba properties, mude para a aba events) e de um duplo clique sobre o evento OnKeyPress e digite as seguintes linha de comando: If Key=#13 //Se for pressionado o botão Enter Then Begin DM.TCIDADE.Close; //Close: Fecha a tabela para insirir o commando SQL DM.TCIDADE.SQL.Clear; // Limpa o commando de sql já existente na tabela DM.TCIDADE.SQL.Add(' Select * from Cidade ) ; DM.TCI DADE.SQL.Add( ' W here Upper( Cidade.Nom e) ) ; DM.TCI DADE.SQL.Add( ' like Upper( '+ # EdProcurar.Text + '% '+ # ') ) ; / / Est es com m andos selecionam as cidade de acordo com o t ext o digitado ignorando o rest ant e Ex: Diagit ado= São buscará= São Paulo, São Jose e out ros, indiferent e se for caixa alt a ou não DM.TCIDADE.SQL.Add(' ORDER BY Cidade.Nome'); //Ordena Pelo nome da cidade DM.TCidade.Open; End; Essa linha de commando irá ser executada após ser pressionado o Enter no edit de procura. Assim teremos selecionadas as cidades, após devemos executar um comando para liberar todas as cidades de forma ordena. Faremos isso caso seja pressionado o botão ESC do teclado, para isso, no mesmo evento OnKeyPress da edit insira os comandos: If Key=#27 //pressionamento da tecla esc Then Begin DM.TCIDADE.Close; DM.TCIDADE.SQL.Clear; DM.TCI DADE.SQL.Add( ' Select * from Cidade ) ; DM.TCIDADE.SQL.Add(' ORDER BY Cidade.Nome'); DM.TCidade.Open; End; No evento OnActivate do form insira o seguinte commando: DM.TCIDADE.Close; DM.TCIDADE.SQL.Clear; DM.TCI DADE.SQL.Add( ' Select * from Cidade ) ; DM.TCIDADE.SQL.Add(' ORDER BY Cidade.Nome');

15 DM.TCidade.Open; Esse comando é idêntico ao do ESC e fará com que toda vez que vc abre este form, suas cidades sejam atualizadas e ordenadas no grid. Ok! já temos agora um método de consulta de cidade, aora devemos desenvover a parte de cadastro, para isso, insira três BitBtns da palheta aditional, organize da maneira que quiser, lembrando que eles terão a seguinte função: Incluir, Consultar/Alterar e Excluir. Sugiro que você os organize da seguinte forma: Label Procurar Edit Procurar DbGrid Botão Incluir Botão Consultar Botão Excluir Defina os nomes dos botões consecutivamentes dessa forma: BtnIncluir, Btnconsultar, BtnExcluir. O restante das propriedades você pode definir como quizer. Lembrando que com a propriedade Glyph você pode definir uma imagem para o botão. Insira um TPanel da palheta Standart de forma que ocupe a parte de baixo do seu form. Defina as propriedades Caption para (Vazia); Nome Para PCadastro e Visible para False. Dentro desse painel insira duas Labels da palheta Standart e dois DBEdits da palheta DataControls, nomeie os DBEdits como DBECIDADE e DBEUF. Para que fique da seguinte forma: Cidade: [DBECIDADE] UF: [DBEUF] Para DBECidade configure as seguintes propriedades: DataSource= DM.DCIDADE DataField= NOME Para DBEUF configure as seguintes propriedades: DataSource= DM.DCIDADE DataField= UF Insira ainda mais dois botões dentro do painel, um Para Gravar (Name=BtnGravar) e outro para Cancelar (Name=BtnCancelar). A esta altura seu formulário deve esta mais ou menos parecido com esse:

16 Agora então vamos aos comandos necessários para manipular o BD. De um duplo-clique no botão de inclusão nele digite o seguinte código: PCadastro.Visible:=True; //Torna o painel de cadastro visivel PCadastro.BringToFront; //traz o painel para frente DM.TCIDADE.Insert; // Poem a tabela de cidade em inserção DBECidade.SetFocus; // Passa o focu para DBECidade Agora de um duplo código: clique sobre o botão Gravar, e insira o //no codigo abaixo é efetuado um controle para verificar se o nome da cidade foi preenchido If DBECidade.Text='' Then Begin MessageDlg('Por favor, inclua o nome da cidade!', mtinformation, [mbok], 0); Exit;// para a continuação dos comandos e vola a tela DBECidade.SetFocus; End; //O bloco try serve para tentar executar todos os comando que estiverem dentro dele, se algum comando falhar é executado o bloco de except

17 Try DM.TCIDADE.Edit;//Entra em modo de edição, para garantir ue não haverá problemas DM.TCIDADE.Post;//Grava em buffer temporário o registro DM.IBT.CommitRetaining;// Confirma as transações pendentes no BD //ou seja é realmente gravado em banco todos os comandos desde o //ultimo CommiRetaining efetuado pela transactiom em questão Except DM.IBT.RollbackRetaining; //Retorna todos os comandos desde a ultima confirmação de transação End; PCadastro.Visible:=False;//Torna o painel de cadastro invisivel EdProcurar.SetFocus; //Se o comando ficar simplesmente assim, quando você der um gravar suas informações serão atualizadas somente com as alterações feitas em sua máquina. Se vc estiver trabalhando em rede as alterações feitas em outros terminais não serão atualizadas. Para resolver isso vamos fechar a tabela e abrir nocamente DM.TCIDADE.Close; DM.TCIDADE.SQL.Clear; DM.TCIDADE.SQL.Add('Select * from Cidade ORDER BY Cidade.Nome'); DM.TCidade.Open; Para o botão consultar basta apenas colocarmos o painel como visible, e quando clicarmos e alteramos alguma coisa a tabela é posta automaticamente em estado de edit. Então no botão consultar insira o seguinte Código: PCadastro.Visible:=True; PCadastro.BringToFront; DBECidade.SetFocus; No botão excluir você pode inserir o seguinte código que acredito não necessitar de comentários: If MessageDlg('Deseja realmente excluir?', mtconfirmation, [mbyes, mbno], 0)=MrYes Then Begin Try DM.TCIDADE.Delete; DM.IBT.CommitRetaining; Except DM.IBT.RollbackRetaining; End; End;

18 Finalmente no Botão cancelar: DM.TCIDADE.Cancel; PCadastro.Visible:=False; Desta forma temo o cadastro da cidade pronto, agora devemos fazer um menu de acesso na tela principal. Então acesse o formulário princiapal (FPrinc). Dentro do Fprinc insira um componente MainMenu. Dando um duplo clique sobre o componente inserido você poderá acessar suas propriedades. Altere-as para que fique de acordo com a da figura abaixo: Então no menu criado por você efetue um duplo clique no item do menu Cidade e digite e seu código que deverá ficar como indicado abaixo: procedure TFPrinc.Cidades1Click(Sender: TObject); begin //Lembre-se de incluir a Unit UCidade na Clausula Uses FCidade.ShowModal;//Abre e define o formulário como modal, ou seja você não poderá navegar por outras telas do sistema enquanto esta estiver aberta; // FCidade.Show; possibilitaria navegar entre janelas end; No item de Menu Sair inclua o Comando Close; para fechar o sistema.

19 Form para Cliente Sem demora vamos para o desenvolvimento do nosso cadastro de clientes. Então crie um novo formulário e defina as propriedades como: Caption:= Cadastro de Clientes Name:=FCliente Salve também a Unit como UCliente. Mas não se esqueça de salvar dentro da pasta de projetos. Então vamos definir a tela de clientes semelhante a de cidade, como você já fez anteriormente não vou descrever tudo novamente. Ao final sua tela deve ficar semelhante a figura abaixo: Diferente do formulário de cidade, nós temos um componente DBLookupComboBox que deve ser usado para linkar a cidade ao clinte. Neste componente configure as propriedade como: Name:=DBLCIDADE ListSource:= DM.DCIDADE (Irá definir qual a tabela que servirá de lista de escolha) ListField:= NOME ( O campo que irá aparecer na listagem, poderíamos também deixar como NOME; UF para aparecer o nome da cidade e sua UF) KeyField:= COD_CIDADE (que é a chave primária que no enteressa para cadastrar na tabela de clientes).

20 DataSource:= DM.DCLIENTE DataField:= COD_CIDADE Temos também um TDBImage para armazenarmos a foto do cliente sua configuração se da da mesma maneira que um TDBEdit, pode ser configurado assim: DataSource:= DM.DCLIENTE DataField:=FOTO TOpenDialog da palheta Dialogs, para este componente altere apenas a propriedade filter para Bitmap *.bmp, dessa forma somente serão aceitos bmp. Você pode visualizar na imagem acima dois botões que ficam acima do tdbimage, um serve para buscar a foto e outro para retirar a foto. No botão de ler insira o seguinte código: DM.TCLIENTE.Edit; If OpenDialog1.Execute Then DM.TCLIENTEFOTO.LoadFromFile(OpenDialog1.FileName); No botão apagar foto insira: DM.TCLIENTE.Edit; DM.TCLIENTE.FieldByName('FOTO').AsString:=''; DBFOTO.DataField:=''; DBFOTO.DataField:='FOTO'; Assim também finalizamos o cadastro de clientes, apenas acrescente no FPrinc, no menu de clientes o acesso ao formulário de clientes. Caso restar alguma dúvida no cadastro de clientes, acesse o fonte deste projeto que acompanha a apostila. Form para Usuario Como fizemos com o formulário de cliente, faça também com o de usuário, ao final o fomulário deverá ficar semelhante com o apontado abaixo:

21 O que há de diferente: Para senha não esta sendo usado um TDBEdit e sim um TEdit comum da palheta Standart. A propriedade PassworldChar esta como * para não revelar a senha ao digitar Os componentes de checagem ou marcação, que determina o que o usuário poderá fazer no sistema, São componentes do tipo TCheckBox da palheta Standart. Existe também um componente de criptografia, este não é um componente nativo do delphi, mas pode ser facilmente encontrado na Internet, é o TCriptografa. Ele possui as seguintes propriedades: CriptoBin que retorna a critografia de forma binária; CriptoHex que retorna a critografia de forma hexadecima; Key que determina qual a chave de criptografia você vai usar para dificultar a quebra dasenha e Text: que é o texto original a ser criptografado. Os códigos que foram alterados em relação ao de cidade, foram os seguintes: Para o botão Incluir PCadastro.Visible:=True; //Torna o painel de cadastro visivel PCadastro.BringToFront; //traz o painel para frente DM.TUser.Insert; // Poem a tabela de cidade em inserção CBCADCID.Checked:=False; CBCADUSER.Checked:=False;

22 CBCADCLI.Checked:=False; EDSENHA.Text:=''; DBELOGIN.SetFocus; // Passa o focu para DBECidade Para o botão consultar If DM.TUser.FieldByName('C_CLIENTE').AsInteger=1 Then CBCADCLI.Checked:=True Else CBCADCLI.Checked:=False; If DM.TUser.FieldByName('C_CIDADE').AsInteger=1 Then CBCADCID.Checked:=True Else CBCADCID.Checked:=False; If DM.TUser.FieldByName('C_USUARIO').AsInteger=1 Then CBCADUSER.Checked:=True Else CBCADUSER.Checked:=False; PCadastro.Visible:=True; PCadastro.BringToFront; EDSENHA.Text:=''; DBELOGIN.SetFocus; Para o botão gravar //no codigo abaixo é efetuado um controle para verificar se o nome da cidade //foi preenchido If DBELOGIN.Text='' Then Begin MessageDlg('Por favor, inclua um login!', mtinformation, [mbok], 0); Exit;// para a continuação dos comandos e vola a tela DBELOGIN.SetFocus; End; If EDSENHA.Text='' Then Begin MessageDlg('Por favor, inclua uma Senha!', mtinformation, [mbok], 0); Exit;// para a continuação dos comandos e vola a tela EDSENHA.SetFocus; End; DM.TUser.Edit;//Entra em modo de edição, para garantir ue não haverá problemas //Efetua controle de restrições de usuario If CBCADCLI.Checked=True Then//permite cadastrar cliente DM.TUser.FieldByName('C_CLIENTE').AsInteger:=1//significa True

23 Else DM.TUser.FieldByName('C_CLIENTE').AsInteger:=0;//significa False If CBCADCID.Checked=True Then//permite cadastrar cliente DM.TUser.FieldByName('C_CIDADE').AsInteger:=1//significa True Else DM.TUser.FieldByName('C_CIDADE').AsInteger:=0;//significa False If CBCADUSER.Checked=True Then//permite cadastrar cliente DM.TUser.FieldByName('C_USUARIO').AsInteger:=1//significa True Else DM.TUser.FieldByName('C_USUARIO').AsInteger:=0;//significa False //O bloco try serve para tentar executar todos os comando que estiverem //dentro dele, se algum comando falhar é executado o bloco de except Try Cripto.Text:=EDSENHA.Text;//Passa a senha para o componente de criptografia DM.TUser.FieldByName('SENHA').AsString:=Cripto.CriptoHex;// Passa a senha criptografada para o BD DM.TUser.Post;//Grava em buffer temporário o registro DM.IBT.CommitRetaining;// Confirma as transações pendentes no BD //ou seja é realmente gravado em banco todos os comandos desde o //ultimo CommiRetaining efetuado pela transactiom em questão Except DM.IBT.RollbackRetaining; //Retorna todos os comandos desde a ultima confirmação de transação End; PCadastro.Visible:=False;//Torna o painel de cadastro invisivel EdProcurar.SetFocus; //Se o comando ficar simplesmente assim, quando você der um gravar suas informações serão atualizadas somente com as alterações feitas em sua máquina. Se vc estiver trabalhando em rede as alterações feitas em outros terminais não serão atualizadas. Para resolver isso vamos fechar a tabela e abrir nocamente DM.TUser.Close; DM.TUser.SQL.Clear;

24 DM.TUser.SQL.Add('Select * from USUARIO ORDER BY USUARIO.Login'); DM.TUser.Open; Acrecente no formulário principal o acesso ao form de usuario no menu. Se tudo estiver funcionando, podemos dar continuidade e desenvolver nossa tela de acesso de usurio no sistema. Se não estiver eu recomendo que de uma olhadinha no código fonte para ver o que esta errado. Form para Login Crie um novo formulário e de a ele o nome de Flogin e a sua Unit de ULogin, na propriedade Border Style, deixe ela como bsnone, deixe-o com o seguinte aspecto: Nomeie as edits como sendo, a de login EdLogin, a de senha EdSenha, e defina a propriedade passworldchar de EdSenha para *. Inclua a Unit do formulário de cadastro de usuários ao formulário de login, para que possamos agora acessar o componente de criptografia, também inclua a unit do Datamodule para acessarmos as querys. No botão Cancelar Insira o código: If MessageDlg('Deseja realmente sair do sistema?', mtconfirmation, [mbyes, mbno], 0)=mrYes Then Application.Terminate; No botão Ok Insira o seguinte Código: Var XSenha:String; begin

25 //trasnforma a senha digitada em senha criptografada para compara no banco FUsuario.Cripto.Text:=EDSenha.Text; Xsenha :=FUsuario.Cripto.CriptoHex; DM.TUser.Close; Dm.TUser.SQL.Clear; DM.TUser.SQL.Add(' Select * from Usuario '); DM.TUser.SQL.Add(' Where '); DM.TUser.SQL.Add(' Usuario.Login=:Login '); DM.TUser.SQL.Add(' And Usuario.Senha=:Senha '); DM.TUser.ParamByName('Login').AsString:=EDLogin.Text; DM.TUser.ParamByName('Senha').AsString:=XSenha; DM.TUser.Open; If DM.TUser.IsEmpty Then Begin MessageDlg('O Login ou a senha digitada não conferem!', mtwarning, [mbok], 0); Exit; End Else Begin Close; End; Agora na Clausula procedures do fprinc declare algumas variáveis para que fique assim: public { Public declarations } XC_CLIENTE, XC_USUARIO, XC_CIDADE: Boolean; end; As variáveis que iniciam com X, são para controlar os acessos do usuário, estão declaradas ai, para que qualquer unit que esteja linkada com a UPrinc, possa acessá-las e também alterá-las. Então ainda no botão Ok do form de login inclua mais estes comandos ao final, onde esta o comando de close; (Antes do close;). Inclua a unit UPrinc ao form de login. If DM.TUser.FieldByName('C_CLIENTE').AsInteger=1 Then FPrinc.XC_CLIENTE:=True Else FPrinc.XC_CLIENTE:=False; If DM.TUser.FieldByName('C_CIDADE').AsInteger=1 Then FPrinc.XC_CIDADE:=True Else FPrinc.XC_CIDADE:=False;

26 If DM.TUser.FieldByName('C_USUARIO').AsInteger=1 Then FPrinc.XC_USUARIO:=True Else FPrinc.XC_USUARIO:=False; Agora no FPrinc, nos menus de acesso as telas faça o seguinte: If XC_USUARIO= True Then FUsuario.ShowModal Else MessageDlg('Você não tem acesso a este módulo.', mtinformation, [mbok], 0) Ou seja se o usuário que efetuou o login possuir permissão, ele acessará o formulário senão receberá uma mansagem. Assim nós encerramos esta apostila, lógico que você poderá aprimorar, existem outras formas e comandos a aprender esse foi o primeiro passo. Mas o maior, agora você tem condições de caminha r sozinho. Crie mais campos, trabalha com triggers, utilize as views, aumente esse banco de Dados. Agora você sabe como cadastrar e consultar em IB/FB, o resto você aprenderá com a experiência. Espero que esta apostila tenha lhe ajudado. Um grande abraço e boa sorte!

Sistema básico de cadastro em Delphi com banco de dados InterBase.

Sistema básico de cadastro em Delphi com banco de dados InterBase. Sistema básico de cadastro em Delphi com banco de dados InterBase. Nesta apostila vamos abordar o uso do banco de dados Interbase e o acesso nativo com os componentes da paleta InterBase do Delphi, eu

Leia mais

Inserindo Dados no Banco de Dados Paradox.

Inserindo Dados no Banco de Dados Paradox. Inserindo Dados no Banco de Dados Paradox. - Construção do Banco de Dados: Para podermos inserir algo em um banco precisaremos de um Banco de Dados, para isto iremos montar um utilizando o Programa Database

Leia mais

Trabalhando com conexão ao banco de dados MySQL no Lazarus. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011

Trabalhando com conexão ao banco de dados MySQL no Lazarus. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Trabalhando com conexão ao banco de dados MySQL no Lazarus Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Edição 4 O Componente Trabalhando com conexão ao banco de dados MySQL no Lazarus Ano: 03/2011

Leia mais

Listando itens em ComboBox e gravando os dados no Banco de Dados MySQL.

Listando itens em ComboBox e gravando os dados no Banco de Dados MySQL. Listando itens em ComboBox e gravando os dados no Banco de Dados MySQL. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2012 Edição 7 Listando e Gravando Listando itens em ComboBox e gravando os dados no

Leia mais

Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011

Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Edição 2 Pedreiros da Informação Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL

Leia mais

Conteúdo O que é?... 4 Histórico... 4 Onde Baixar?... 4 Diferença entre Firebird e o Interbase... 4 Como instalar?... 4 Instalando o Ibexpert...

Conteúdo O que é?... 4 Histórico... 4 Onde Baixar?... 4 Diferença entre Firebird e o Interbase... 4 Como instalar?... 4 Instalando o Ibexpert... Apostila FIREBIRD 1 Firebird Equipe: BARBARA CAROLINE SOUZA DE OLIVEIRA Nº 04 GUILHERME ROBERTO PINTO DE SOUZA Nº 16 JOSÉ ROSA MARTINS NETO Nº 22 RAFAEL ALVES DE SOUSA Nº 36 WELLINGTON COSTA SANTOS OLIVEIRA

Leia mais

ETEC DR. EMÍLIO HENRNANDEZ AGUILAR PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES II PROFESSOR RAFAEL BARRETO

ETEC DR. EMÍLIO HENRNANDEZ AGUILAR PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES II PROFESSOR RAFAEL BARRETO ETEC DR. EMÍLIO HENRNANDEZ AGUILAR PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES II PROFESSOR RAFAEL BARRETO DELPHI CRIANDO UMA AUTENTICAÇÃO DE USUÁRIO UTILIZANDO O COMPONENTE QUERY A autenticação de usuários serve para

Leia mais

Uma vez no form, dê um clique duplo sobre o objeto e insira a tela conforme abaixo. Não esqueça do & e das teclas de atalho.

Uma vez no form, dê um clique duplo sobre o objeto e insira a tela conforme abaixo. Não esqueça do & e das teclas de atalho. Exercício 03 Construir um programa em Delphi com um menu, cadastrando informações de clientes de um banco, conforme tela abaixo. Para tal, inserir, na paleta Standard clicar em menu. Uma vez no form, dê

Leia mais

ETEC DR. EMÍLIO HENRNANDEZ AGUILAR PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I PROFESSOR RAFAEL BARRETO

ETEC DR. EMÍLIO HENRNANDEZ AGUILAR PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I PROFESSOR RAFAEL BARRETO ETEC DR. EMÍLIO HENRNANDEZ AGUILAR PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I PROFESSOR RAFAEL BARRETO DELPHI - UTILIZANDO OPENDIALOG PARA ARMAZENAR IMAGENS EM BANCO DE DADOS Criaremos uma solução simples para criar

Leia mais

ETEC DR. EMÍLIO HENRNANDEZ AGUILAR PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES II PROFESSOR RAFAEL BARRETO DELPHI FORMULÁRIO COM ABAS E BUSCAS DE REGISTROS

ETEC DR. EMÍLIO HENRNANDEZ AGUILAR PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES II PROFESSOR RAFAEL BARRETO DELPHI FORMULÁRIO COM ABAS E BUSCAS DE REGISTROS ETEC DR. EMÍLIO HENRNANDEZ AGUILAR PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES II PROFESSOR RAFAEL BARRETO DELPHI FORMULÁRIO COM ABAS E BUSCAS DE REGISTROS FORMULÁRIOS COM ABAS Trabalhar com abas (ou guias) é um recurso

Leia mais

Revisando sintaxes SQL e criando programa de pesquisa. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011

Revisando sintaxes SQL e criando programa de pesquisa. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Revisando sintaxes SQL e criando programa de pesquisa. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Edição 5 SELECT * FROM Minha_memoria Revisando Sintaxes SQL e Criando programa de Pesquisa Ano:

Leia mais

Define o campo ID com chave primaria com gerator de auto incremento ALTER TABLE CONTATO ADD CONSTRAINT PK_CONTATO PRIMARY KEY (ID);

Define o campo ID com chave primaria com gerator de auto incremento ALTER TABLE CONTATO ADD CONSTRAINT PK_CONTATO PRIMARY KEY (ID); Agenda 1 IBDatabase (Paleta Interbase) 1 IBTransaction (Paleta Interbase) 2 IBQuery (Paleta Interbase) 1 IBUpdateSQL (Paleta Interbase) 1 DataSource (Paleta Interbase) 4 Bitbnt (Paleta Addicional) 1 Dbgrid

Leia mais

Manual das funcionalidades Webmail AASP

Manual das funcionalidades Webmail AASP Manual das funcionalidades Webmail AASP 1. Configurações iniciais 2. Regras 3. Histórico da conta 4. Autorresposta 5. Dados de acesso (alterando senha de acesso) 6. Identidade (assinatura) 7. Redirecionamento

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

User Manager 1.0. edtusuario Nome do novo Usuário a ser criado edtsenha Senha do novo usuário Label

User Manager 1.0. edtusuario Nome do novo Usuário a ser criado edtsenha Senha do novo usuário Label Montando o Código: User Manager 10 Neste artigo vou abordar um pequeno problema que temos normalmente com nossos usuários, a criação de usuários e senhas para Interbase e Firebird, a demanda de trabalho

Leia mais

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email]

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL COTAÇAO WEB [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Materiais Autor: Equipe

Leia mais

AMBIENTE. FORMULÁRIO: é a janela do aplicativo apresentada ao usuário. Considere o formulário como a sua prancheta de trabalho.

AMBIENTE. FORMULÁRIO: é a janela do aplicativo apresentada ao usuário. Considere o formulário como a sua prancheta de trabalho. DELPHI BÁSICO VANTAGENS Ambiente de desenvolvimento fácil de usar; 1. Grande Biblioteca de Componentes Visuais (VCL - Visual Component Library), que são botões, campos, gráficos, caixas de diálogo e acesso

Leia mais

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS 1) Clique duas vezes no arquivo ControlGasSetup.exe. Será exibida a tela de boas vindas do instalador: 2) Clique em avançar e aparecerá a tela a seguir: Manual de Instalação

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

Tutorial USERADM Como inserir conteúdo no Portal Transparência

Tutorial USERADM Como inserir conteúdo no Portal Transparência Portal Transparência / Acesso a Informação Tutorial USERADM Como inserir conteúdo no Portal Transparência Como acessar? 1. Primeiramente acesse o site de sua instituição, como exemplo vamos utilizar o

Leia mais

1. Instalação do Remessa Q Prof... 3. 2. Trabalhando com o Remessa Q Prof... 8. 3. Botão Opções e suas Funcionalidades... 8. 4. Aba Título...

1. Instalação do Remessa Q Prof... 3. 2. Trabalhando com o Remessa Q Prof... 8. 3. Botão Opções e suas Funcionalidades... 8. 4. Aba Título... SUMÁRIO 1. Instalação do Remessa Q Prof... 3 2. Trabalhando com o Remessa Q Prof... 8 3. Botão Opções e suas Funcionalidades... 8 4. Aba Título... 9 5. Aba Cheque... 21 5.2. Exemplo de CMC7... 24 6. Importação

Leia mais

Manual de operação. BS Ponto Versão 5.1

Manual de operação. BS Ponto Versão 5.1 Manual de operação BS Ponto Versão 5.1 conteúdo 1. Instalação do sistema Instalando o BS Ponto Configurando o BS Ponto 2. Cadastrando usuários Cadastro do usuário Master Alterando a senha Master Cadastro

Leia mais

CRIANDO UM BANCO DE DADOS

CRIANDO UM BANCO DE DADOS CRIANDO UM BANCO DE DADOS Bem, antes de iniciarmos propriamente no delphi, devemos aprender a usar sua ferramentas, sendo uma das mais importantes o Database Desktop, pois é com esta que construímos nossos

Leia mais

Sistema de Controle de Cheques GOLD

Sistema de Controle de Cheques GOLD Sistema de Controle de Cheques GOLD Cheques GOLD é um sistema para controlar cheques de clientes, terceiros ou emitidos. Não há limitações quanto as funcionalidades do programa, porém pode ser testado

Leia mais

MANUAL PORTAL CLIENTE AVANÇO

MANUAL PORTAL CLIENTE AVANÇO MANUAL PORTAL CLIENTE AVANÇO [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para Suporte Avanço Autor:

Leia mais

Tutorial Web Mail. Acesso e Utilização. MPX Brasil Cuiabá/MT: Av. Mal Deodoro, 1522 B Centro Norte. Contato: (65) 3364-3132 cuiaba@mpxbrasil.com.

Tutorial Web Mail. Acesso e Utilização. MPX Brasil Cuiabá/MT: Av. Mal Deodoro, 1522 B Centro Norte. Contato: (65) 3364-3132 cuiaba@mpxbrasil.com. Tutorial Web Mail Acesso e Utilização Como acessar meu e-mail institucional? 1. Para acessar seu e-mail institucional, acesse primeiramente o site ao qual ele pertence, por exemplo o e-mail contato@alianca.to.gov.br

Leia mais

CRIAÇÃO DE RELATÓRIOS EM DELPHI

CRIAÇÃO DE RELATÓRIOS EM DELPHI PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES II PROFESSOR RAFAEL BARRETO CRIAÇÃO DE RELATÓRIOS EM DELPHI Relatórios são tão importantes quanto as consultas, com a vantagem de poder imprimir os valores armazenados nos Bancos

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos Ltda. Rua Irmão Pedro 709 Vila Rosa Canoas RS Fone: (51) 3462.8700 Fax: (51) 3477.4441 Características do Software Urano Integra 2.2 Data: 12/05/2014

Leia mais

Segurança de Acesso a Banco de Dados no MS SQL Server

Segurança de Acesso a Banco de Dados no MS SQL Server Segurança de Acesso a Banco de Dados no MS SQL Server Para efetuar com sucesso os exemplos que serão mostrados a seguir é necessário que exista no SQL Server uma pessoa que se conecte como Administrador,

Leia mais

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X.

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Para iniciar o sistema dê um duplo clique no ícone, que se encontra na área de trabalho. 1 Login do sistema. Esta é a tela de login

Leia mais

Acesso à Dados ZEOS x Delphi. Professor Anderson

Acesso à Dados ZEOS x Delphi. Professor Anderson Acesso à Dados ZEOS x Delphi Professor Anderson Introdução O ZEOS é uma biblioteca que provê o acesso à uma base de dados em MYSQL. Através dessa Library, podemos realizar operações de manipulação da base

Leia mais

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco).

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco). Permissões de compartilhamento e NTFS - Parte 2 Criando e compartilhando uma pasta - Prática Autor: Júlio Battisti - Site: www.juliobattisti.com.br Neste tópico vamos criar e compartilhar uma pasta chamada

Leia mais

Instalando software MÉDICO Online no servidor

Instalando software MÉDICO Online no servidor Instalando software MÉDICO Online no servidor A máquina denominada Servidora é a que armazenará o banco de dados do software (arquivo responsável pelas informações inseridas), compartilhando com as demais

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO Antes de criarmos um novo Banco de Dados quero fazer um pequeno parênteses sobre segurança. Você deve ter notado que sempre

Leia mais

Manual Sistema de Autorização Online GW

Manual Sistema de Autorização Online GW Sistema de Autorização Online GW Sumário Introdução...3 Acesso ao sistema...4 Logar no sistema...4 Autorizando uma nova consulta...5 Autorizando exames e/ou procedimentos...9 Cancelamento de guias autorizadas...15

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas Manual do Google agenda criação e compartilhamento de agendas 1 O que é o Google Agenda? Google Agenda é um serviço de agenda on line gratuito do Google, onde você pode anotar compromissos e tarefas, organizando

Leia mais

Display de 7. PdP. Autor: Tiago Lone Nível: Básico Criação: 16/12/2005 Última versão: 18/12/2006. Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos

Display de 7. PdP. Autor: Tiago Lone Nível: Básico Criação: 16/12/2005 Última versão: 18/12/2006. Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos TUTORIAL Display de 7 Segmentos Autor: Tiago Lone Nível: Básico Criação: 16/12/2005 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br contato@maxwellbohr.com.br

Leia mais

Sistema Click Principais Comandos

Sistema Click Principais Comandos Sistema Click Principais Comandos Sumário Sumário... 1 1. Principais Funções:... 2 2. Inserção de Registro (F6):... 3 3. Pesquisar Registro (F7):... 4 3.1 Pesquisa por letras:... 5 3.2 Pesquisa por números:...

Leia mais

Configurando DDNS no Stand Alone

Configurando DDNS no Stand Alone Configurando DDNS no Stand Alone Abra o seu navegador de internet e acesse o endereço http://www.advr.com.tw(ou, http://59.124.143.151 ). Clique em Register para efetuar o cadastro de um novo grupo.(foto

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida Controle de Contatos Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica I Vida Controle de Contatos Conteúdo Part I Introdução 2 1 Vida Controle... de Contatos Pessoais 2 Part II Configuração 2 1 Configuração...

Leia mais

Data Transformation Services (DTS) por Anderson Ferreira Souza

Data Transformation Services (DTS) por Anderson Ferreira Souza Data Transformation Services (DTS) por Anderson Ferreira Souza O Sql Server possui um recurso extremamente poderoso que é muito pouco utilizado pelos administradores e programadores. Com certeza, sendo

Leia mais

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Para criar um grupo doméstico e compartilhar arquivos é necessário que tenhamos pelo menos dois computadores ligados entre si (em

Leia mais

Como atualizar os preços da ABCFarma.

Como atualizar os preços da ABCFarma. Como atualizar os preços da ABCFarma. Requisitos 1. Ter o Microsoft Office 2003 instalado. Pode ser qualquer outra versão, mas eu vou explicar com a 2003, se você utilizar outra versão, saiba como utilizá-la.

Leia mais

Tutorial Ouvidoria. Acesso, Utilização, Visualização das Manifestações e Resposta ao Manifestante

Tutorial Ouvidoria. Acesso, Utilização, Visualização das Manifestações e Resposta ao Manifestante Tutorial Ouvidoria Acesso, Utilização, Visualização das Manifestações e Resposta ao Manifestante Como acessar a Ouvidoria? 1. Primeiramente acesse o site de sua instituição, como exemplo vamos utilizar

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

Manual Simulador de Loja

Manual Simulador de Loja Manual Simulador de Loja Índice Início Menu Loja Modelo Loja Modelo Menu Criar Minha Loja Criar Minha Loja Abrir Projeto Salvo Teste Seu Conhecimento 0 04 05 08 09 8 9 0 Início 5 4 Figura 00. Tela inicial.

Leia mais

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice CAPA Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE Índice 1. Página da área administrativa... 1.1 Botões e campo iniciais... 2. Explicar como funcionam as seções... 2.1. Seções dinâmicos... 2.1.1 Como

Leia mais

Guia de Demonstração MeusPets

Guia de Demonstração MeusPets 1. Objetivo e Principais Funcionalidades Com o email clique no link de ativação. E confirme a instalação. O MeusPets é um sistema simplificado para acompanhamento da vida do Pet. Pode ser usado de forma

Leia mais

AULA 2 INTERAÇÃO COM O BANCO DE DADOS

AULA 2 INTERAÇÃO COM O BANCO DE DADOS AULA 2 INTERAÇÃO COM O BANCO DE DADOS BANCO DE DADOS POSTGRESQL O PostgreSQL é um sistema gerenciador de banco de dados dos mais robustos e avançados do mundo. Seu código é aberto e é totalmente gratuito,

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

TUTORIAL DO ACCESS PASSO A PASSO. I. Criar um Novo Banco de Dados. Passos: 1. Abrir o Access 2. Clicar em Criar um novo arquivo

TUTORIAL DO ACCESS PASSO A PASSO. I. Criar um Novo Banco de Dados. Passos: 1. Abrir o Access 2. Clicar em Criar um novo arquivo TUTORIAL DO ACCESS PASSO A PASSO I. Criar um Novo Banco de Dados Passos: 1. Abrir o Access 2. Clicar em Criar um novo arquivo 3. Clicar em Banco de Dados em Branco 4. Escrever um nome na caixa de diálogo

Leia mais

Tutorial para ensinar a mexer pagina modelo da UFPI.

Tutorial para ensinar a mexer pagina modelo da UFPI. Tutorial para ensinar a mexer pagina modelo da UFPI. Este tutorial irá ajudar você a usar a mexer na pagina modelo da UFPI(www.ufpi.br/modelo). Primeiramente abra seu navegador da internet, digite o seguinte

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes 1. É possível excluir um processo que já foi enviado? Só será possível excluir o processo se o mesmo ainda não tiver sido recebido.

Leia mais

Modo Estrutura é o ambiente de definição e estruturação dos campos, tipos de dados, descrição e propriedades do campo.

Modo Estrutura é o ambiente de definição e estruturação dos campos, tipos de dados, descrição e propriedades do campo. Unidade 02 A- Iniciando o Trabalho com o ACCESS: Criar e Salvar um Banco de Dados Acessar o ACCESS Criar e Salvar o Banco de Dados Locadora Encerrar o Banco de Dados e o Access Criando um Banco de Dados

Leia mais

PICPICS PASSO A PASSO

PICPICS PASSO A PASSO PICPICS PASSO A PASSO 2. Faça login em sua conta. 1. Crie sua conta no PicPics, informando os seus dados ou dados da sua empresa. Informe também os dados que você usará para acesso ao site. 3. Após fazer

Leia mais

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO SUMÁRIO Efetuando o Login na comunidade... 3 Esqueceu sua senha?... 3 Página Principal... 4 Detalhando o item Configurações... 5 Alterar Foto... 5 Alterar Senha... 5 Dados Pessoais... 6 Configurações de

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Lazarus pelo SVN Linux/Windows

Lazarus pelo SVN Linux/Windows Lazarus pelo SVN Linux/Windows Sei que não faltam artigos sobre como obter e compilar o Lazarus e o FPC pelo SVN, mas sei também que nunca é de mais divulgar um pouco mais e talvez escrever algo diferente.

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc

Procedimentos para Instalação do Sisloc Procedimentos para Instalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 3. Instalação da base de dados Sisloc... 16 Passo a passo... 16 4. Instalação

Leia mais

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo.

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. Manual de Instruções ECO Editor de Conteúdo Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. O ECO é um sistema amigável e intui?vo, mas abaixo você pode?rar eventuais dúvidas e aproveitar

Leia mais

V 1.0 LINAEDUCA - GUIA DE USO

V 1.0 LINAEDUCA - GUIA DE USO V 1.0 LINAEDUCA - GUIA DE USO ARGO Internet ARGO.com.br 2013 Sumário 1. Instalação... 2 1.1 Windows... 2 2 Guia de Uso... 5 2.1 Inicialização... 5 2.1.1 Modo Casa... 5 2.1.2 Modo escola... 6 2.2 Cadastro

Leia mais

Curso Básico de Visual FoxPro 8.0

Curso Básico de Visual FoxPro 8.0 AULA Curso Básico de Visual FoxPro 8.0 Nosso curso de Visual FoxPro é voltado para pessoas iniciantes com a ferramenta. Por isso, requer que comecemos realmente do princípio. Sendo assim, vamos começar

Leia mais

SSE 3.0 Guia Rápido Parametrizando o SISTEMA DE SECRETARIA Nesta Edição Configurando a Conexão com o Banco de Dados

SSE 3.0 Guia Rápido Parametrizando o SISTEMA DE SECRETARIA Nesta Edição Configurando a Conexão com o Banco de Dados SSE 3.0 Guia Rápido Parametrizando o SISTEMA DE SECRETARIA Nesta Edição 1 Configurando a Conexão com o Banco de Dados 2 Primeiro Acesso ao Sistema Manutenção de Usuários 3 Parametrizando o Sistema Configura

Leia mais

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes 1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes Janelas são estruturas do software que guardam todo o conteúdo exibido de um programa, cada vez que um aplicativo é solicitado à janela do sistema

Leia mais

Sistema de Recursos Humanos

Sistema de Recursos Humanos Sistema de Recursos Humanos Projeto 1 O objetivo desse sistema é gerenciar a admissão e a demissão de funcionários. Esse funcionário pode ou não ter dependentes. Esse funcionário está alocado em um departamento

Leia mais

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN S U M Á R I O 1Tela de Login...2 2 Painel......3 3 Post...4 4 Ferramentas de Post...10 5 Páginas...14 6 Ferramentas de páginas...21 7 Mídias...25 8 Links......30 1 1- TELA DE LOGIN Para ter acesso ao wordpress

Leia mais

Tutorial do Sistema de Gestão de Conteúdos para Web - SYSWEB

Tutorial do Sistema de Gestão de Conteúdos para Web - SYSWEB Tutorial do Sistema de Gestão de Conteúdos para Web - SYSWEB São João del-rei Outubro de 2008 1. Entrando na Intranet para acessar o SYSWEB 1.1 Digite no seu navegador (browser) o seguinte endereço: http://www.intranet.ufsj.edu.br

Leia mais

CONFIGURAÇÃO Cobian Backup Programa gratuito e de qualidade para realizar seus backups automáticos

CONFIGURAÇÃO Cobian Backup Programa gratuito e de qualidade para realizar seus backups automáticos CONFIGURAÇÃO Cobian Backup Programa gratuito e de qualidade para realizar seus backups automáticos Publicado em 22/08/2010 por claudioboaventura Na primeira parte do artigo instalação sobre o excelente

Leia mais

Parte 5 LibreOffice Base

Parte 5 LibreOffice Base Parte 5 LibreOffice Base 1. Criação do banco de dados 1. Abra o LibreOffice Base; 2. Escolha Criar um novo banco de dados e clique em Concluir; 3. Salve o banco de dados em alguma pasta do computador.

Leia mais

Banco de Dados BrOffice Base

Banco de Dados BrOffice Base Banco de Dados BrOffice Base Autor: Alessandro da Silva Almeida Disponível em: www.apostilando.com 27/02/2011 CURSO TÉCNICO EM SERVIÇO PÚBLICO Apostila de Informática Aplicada - Unidade VI Índice Apresentação...

Leia mais

ROTINAS PADRÕES DO SISTEMAS

ROTINAS PADRÕES DO SISTEMAS ROTINAS PADRÕES DO SISTEMAS Usando o Sistema pela primeira vez Ao executar o seu Sistema pela primeira vez a tela abaixo será apresentada para que você possa configurar os diretórios onde serão achados

Leia mais

CONFIGURAÇÃO MINIMA EXIGIDA:

CONFIGURAÇÃO MINIMA EXIGIDA: Este tutorial parte do princípio que seu usuário já possua conhecimentos básicos sobre hardware, sistema operacional Windows XP ou superior, firewall, protocolo de rede TCP/IP e instalação de software.

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO Vamos aprender juntos o passo a passo para navegar e estudar com tranquilidade no ambiente aconchegante de seu doce

Leia mais

Manual do Plone (novo portal do IFCE)

Manual do Plone (novo portal do IFCE) Manual do Plone (novo portal do IFCE) Dezembro/2015 Índice Como criar submenus... 3 Como criar banner rotativo... 4 Como remover um banner... 5 Como criar uma notícia... 6 Como inserir imagem na notícia...

Leia mais

Serviço Seguro de Mensagens Instantâneas

Serviço Seguro de Mensagens Instantâneas COORDENADORIA DA RECEITA ESTADUAL GERÊNCIA DE CONTROLE E INFORMAÇÕES Serviço Seguro de Mensagens Instantâneas Jabber & Exodus Jabber é um protocolo aberto, baseado em XML para troca de mensagens instantâneas.

Leia mais

Revisão: - 1 Desinstalando Versões Anteriores

Revisão: - 1 Desinstalando Versões Anteriores Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos Ltda. Rua Irmão Pedro 709 Vila Rosa Canoas RS Fone: (51) 3462.8700 Fax: (51) 3477.4441 Procedimentos de Instalação do Urano Integra 2.1e no Windows

Leia mais

MANUAL WEBMAIL HORDE-V.01 IBILCE/UNESP

MANUAL WEBMAIL HORDE-V.01 IBILCE/UNESP MANUAL WEBMAIL HORDE-V.01 IBILCE/UNESP ÍNDICE 01 - COMO UTILIZAR SEU EMAIL...02 02 CONFIGURANDO PARA SEMPRE QUE ABRIR O EMAIL ABRIR A CAIXA DE ENTRADA...03 03 - COMO LER OS EMAILS...05 04 - COMO RETIRAR

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

Faculdade Boa Viagem Sistemas de Informação Gerenciais EXERCÍCIO PASSO-A-PASSO PEDIDOS E CONTROLE DE ESTOQUE. Microsoft Access.

Faculdade Boa Viagem Sistemas de Informação Gerenciais EXERCÍCIO PASSO-A-PASSO PEDIDOS E CONTROLE DE ESTOQUE. Microsoft Access. Faculdade Boa Viagem Sistemas de Informação Gerenciais EXERCÍCIO PASSO-A-PASSO PEDIDOS E CONTROLE DE ESTOQUE Microsoft Access Professor: M.Sc. Joel da Silva Recife-PE 2006 FBV Controle de Estoque passo-a-passo

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

FAQ Perguntas Frequentes

FAQ Perguntas Frequentes FAQ Perguntas Frequentes 1. COMO ACESSO A PLATAFORMA DE ENSINO?... 2 2. NÃO CONSIGO REALIZAR O MEU CADASTRO NO AMBIENTE VIRTUAL DO MMA.... 4 3. FIZ MEU CADASTRO NO SITE E NÃO RECEBI O E-MAIL DE CONFIRMAÇÃO

Leia mais

Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4. Agenda Online... 10. Reservas de Salas... 26. Tarefas... 42

Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4. Agenda Online... 10. Reservas de Salas... 26. Tarefas... 42 Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4 Passo a passo para visualização de contatos... 5 Passo a passo para filtragem da lista de contatos... 6 Como ordenar a lista de contatos... 7 Como gerar uma

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Portaria Express 3.0

Portaria Express 3.0 Portaria Express 3.0 A portaria do seu condomínio mais segura e eficiente. Com a preocupação cada vez mais necessária de segurança nos condomínio e empresas, investe-se muito em segurança. Câmeras, cercas,

Leia mais

Configuração Do Firebird no Ide NetBeans

Configuração Do Firebird no Ide NetBeans Configuração Do Firebird no Ide NetBeans Inicialmente devemos fazer o download do Netbeans 5.5 localizado no site da Sun (www.sun.com). Em seguida baixar o driver JayBird, localizado no site do firebird

Leia mais

Manual de Configuração de Exportação/Importação de arquivos (MultiSET/SISCEL)

Manual de Configuração de Exportação/Importação de arquivos (MultiSET/SISCEL) Manual de Configuração de Exportação/Importação de arquivos (MultiSET/SISCEL) ÍNDICE Configuração do MultiSET para exportação de arquivo para o SISCEL... 3 Transporte do arquivo do MACINTOSH para o PC...

Leia mais

Manual de Instalação e Configuração do SQL Express

Manual de Instalação e Configuração do SQL Express Manual de Instalação e Configuração do SQL Express Data alteração: 19/07/11 Pré Requisitos: Acesse o seguinte endereço e faça o download gratuito do SQL SRVER EXPRESS, conforme a sua plataforma x32 ou

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

PASSO A PASSO PARA CADASTRAR OFERTAS, PRODUTOS E SERVIÇOS WWW.WEBLUG.COM.BR.COM.BR

PASSO A PASSO PARA CADASTRAR OFERTAS, PRODUTOS E SERVIÇOS WWW.WEBLUG.COM.BR.COM.BR PASSO A PASSO PARA CADASTRAR OFERTAS, PRODUTOS E SERVIÇOS WWW.WEBLUG.COM.BR.COM.BR 1) Acesse na página principal, ANUNCIAR. 2) Preencha todos os campo 3) Escolha o plano de veiculação 4) Digite o nome

Leia mais

SPARK - CONFIGURAÇÃO

SPARK - CONFIGURAÇÃO SPARK - CONFIGURAÇÃO ATENÇÃO: No caso de usuários VPN (GPRS ou Velox), somente funciona com o usuário conectado à sua VPN. Faça o download do aplicativo do seguinte endereço: http://www.igniterealtime.org/downloads/download-landing.jsp?file=spark/spark_2_6_3.exe

Leia mais

Manual da AGENDA GRACES 2011

Manual da AGENDA GRACES 2011 1 Agenda Graces Manual da AGENDA GRACES 2011 O Sistema Agenda Graces integrada ao Sistema Graces e Agenda Graces Grátis foi desenvolvido pela empresa Quorum Informática. Este Manual tem por objetivo atender

Leia mais