QUESTÕES DE MÚLTIPLA-ESCOLHA (1-4)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "QUESTÕES DE MÚLTIPLA-ESCOLHA (1-4)"

Transcrição

1 [0000]-p1/6 QUESTÕES DE MÚLTIPLA-ESCOLHA (1-4) ando necessário, use π = 3, 14, g=10 m/s 2. Respostas da questões por versão de prova: E7Hx: (1) A; (2) E; (3) A; (4) E; 112F: (1) E; (2) B; (3) D; (4) B; xa2b: (1) B; (2) D; (3) C; (4) B; E2xy: (1) D; (2) D; (3) B; (4) D; (1) [1,0] Um sistema massa-mola é imerso num meio viscoso, com constante de amortecimento ρ = 1 kg/s e constante de mola k = 400 N/m. Uma força externa de frequência angular Ω = 10 rad/s atua sobre a massa. al deve ser o valor da massa para que a amplitude do movimento seja máxima? (a) 4 kg (b) 35 g (c) 40 g (d) 350 g (e) 35 kg Sabendo que a amplitude de um oscilador harmônica amortecido forçado é dada por A(Ω) = F 0 /m (ω 2 0 Ω2) 2 + γ 2 Ω 2 fica evidente que, dados o amortecimento γ e a frequência de ressonância do oscilador livre ω 0 teremos uma amplitude máxima quando Ω = ω 0. Portanto, teremos m = k/ω 2 = 4 kg. = k/m, (2) [1,0] Uma partícula de massa m obedece a lei horária para a posição conforme a figura, onde x é dado em metros e t em segundos.

2 [0000]-p2/6 Indique a afirmação abaixo que é compatível com a figura: (a) O sistema corresponde a amortecimento subcrítico, com γ 0, 9 s 1 e ω 4 s 1. (b) O sistema corresponde a amortecimento supercrítico, com γ 1, 6 s 1 e β 0, 8 s 1. (c) O sistema corresponde a amortecimento subcrítico, com γ 1, 6 s 1 e ω 2 s 1. (d) O sistema corresponde a amortecimento crítico, com γ 0, 9 s 1. (e) O sistema corresponde a amortecimento supercrítico, com γ 0, 9 s 1 e β 4 s 1. Pelo gráfico, característico de uma oscilação harmônica amortecida em regime subcrítico, vemos que a oscilação ocorre com um período de 1,6 s, o que implica em ω = 2π/T (6/1, 6)rad/s (6 6/10)rad/s = 3, 6rad/s 4rad/s. O amortecimento da amplitude evolui com uma função do tipo exp( γt/2). ando t = 2/γ, a amplitue é reduzida por um fator e 1 1/3. O pico em t = 2, 2s está a 30 % da amplitude inicial. Tomando este tempo como referência, teremos γ (2/2, 2)s 0, 9 s. Como há oscilação com uma redução monotônica da amplitude, o amortecimento é subcrítico. Portanto, resposta (a). (3) [1,0] Um circuito elétrico constituído por um resistor R, um capacitor C e um indutor L, está ligado e possui corrente elétrica I. Sabendo que a equação diferencial que representa este sistema é dada por L d2 I + R di dt 2 dt + C 1 I = dv dt, onde V(t) é a diferença de potencial aplicada ao circuito e que varia com o tempo. Determine qual afirmativa abaixo é correta: (a) Esta equação corresponde à de um oscilador harmônico forçado, cuja frequência angular da solução homogênea é dada por w = 1/(LC) (R/2L) 2. (b) Esta equação corresponde à de um oscilador harmônico amortecido, cuja frequência angular da solução homogênea é dada por w = 1/(LC) 2 (R/2L) 2. (c) Esta equação corresponde à de um oscilador harmônico forçado, cuja frequência angular da equação homogênea é dada por w = 1/(LC) 2 (R/2L) 2. (d) Esta equação não corresponde à de um oscilador harmônico dado que o resistor, capacitor e indutor não oscilam. (e) Esta equação não corresponde à de um oscilador harmônico dado que a diferença de potencial não oscila. A equação da evolução da corrente pode ser escrita como d 2 I dt 2 + γ di dt + ω2 0 I = f (t) com γ = R L, ω2 0 = 1 LC, f (t) = 1 dv L dt. Identificamos portanto uma equação diferencial de um oscilador harmônico amortecido forçado. Neste caso, a solução homogênea (para f (t) = 0) tem uma frequência de resposta w = ω0 2 (γ/2)2.

3 [0000]-p3/6 Portanto, resposta (a). (4) [1,0] O gráfico abaixo representa o valor da amplitude (em metros) em função da razão entre a frequência angular de uma força periódica externa e a frequência angular de um oscilador harmônico. Sabendo-se que esta força atua sobre o oscilador, a partir da observação do gráfico abaixo, podemos afirmar que: (a) O gráfico representa o comportamento de um sistema oscilatório forçado com amortecimento desprezível. Uma equação diferencial do tipo ẍ + γẋ + ω 2 0 x = F ext/m não é suficiente para analisar este movimento precisamente. (b) O gráfico representa o comportamento de um sistema oscilatório forçado com amortecimento desprezível. Uma equação diferencial do tipo ẍ + γẋ + ω 2 0 x = F ext/m é suficiente para analisar este movimento precisamente. (c) O gráfico representa o comportamento de um sistema oscilatório forçado com fator de amortecimento não desprezível, mas menor que 2ω 0. Uma equação diferencial do tipo ẍ + γẋ + ω 2 0 x = F ext/m é suficiente para analisar este movimento precisamente. (d) O gráfico representa o comportamento de um sistema oscilatório forçado com fator de amortecimento não desprezível, mas menor que 2ω 0. Uma equação diferencial do tipo ẍ + γẋ + ω 2 0 x = F ext/mnão é suficiente para analisar este movimento precisamente. (e) O gráfico representa o comportamento de um sistema oscilatório forçado com fator de amortecimento forte e maior do que 2ω 0. Uma equação diferencial do tipo ẍ + γẋ + ω 2 0 x = F ext/m é suficiente para analisar este movimento precisamente. O sistema apresenta um aumento de amplitude para w/w 0 = 1. A divergência indica um amortecimento muito fraco. Neste caso, a equação diferencial usual do oscilador harmônico não é suficiente para descrever o movimento de forma precisa, pois ela pressupõe linearidade no amortecimento e na resposta da força de restauro, o que não é satisfeito na condição de ressonância devido à grande amplitude da oscilação. Portanto, resposta (a).

4 [0000]-p4/6 QUESTÕES DISCURSIVAS ATENÇÃO: A solução dessas questõẽs devem ser feitas no caderno de provas devidamente identificado com nome, NUSP e turma. Onde necessário aproxime π = 3. (QD1) Um bloco de 2 Kg está suspenso por uma mola e oscila verticalmente. Seu movimento é descrito pela equação ÿ + bẏ + cy = 0. Observa-se que a amplitude do movimento se reduz a 1/e 2 de seu valor inicial após 2 oscilações. Considerando que estas duas oscilações levam 2 s, determine: a)(1.0) O valor numérico dos coeficientes b e c e da constante elástica da mola. R: A presença de oscilações amortecidas, implica que o movimento é amortecido sub-criticamente. T = 1s (2 oscilações em 2s) ω = 2π T 6 rad/s A 2 = A 0 e 2γ/2 = A 0 γ = 2 s 1 b = 2 s 1 e 2 ω0 2 = ω2 + γ 4 = = 37 (rad/s)2 c = 37 s 2 k = mω 2 0 = 74 N/m. b)(1.0) Resolva a equação diferencial encontrando y(t) sabendo que o sistema inicia seu movimento na posição de equilíbrio y 0 = 0 e com velocidade = -12 m/s. R: A solução da ED para o amortecimento subcrítico é dado por: y(t) = Ae γt/2 cos(ωt + ϕ) y 0 = A cos(ϕ)) ϕ = ± π 2 ẏ(t) = Ae γt/2 [ γ 2 cos(ωt + ϕ) ω sin(ωt + ϕ)] ẏ 0 = A cos ϕ 6A sin ϕ = 12 sin ϕ > 0 ϕ = + π 2 A sin ϕ = 2 m y(t) = 2e t cos ( 6t + π ) 2 m c)(1.0) Considere agora que este oscilador seja acoplado à uma força externa e passe a oscilar conforme a equação ÿ + bẏ + cy = cos(ωt). Encontre a frequência Ω r para a qual a amplitude da oscilação seja máxima e a amplitude do movimento para esta frequência. Considere que o tempo durante o qual o sistema está operando é grande o suficiente para que a parte homogênea já tenha decaído. A amplitude será máxima quando ( ) ( ) da 2 dω = 0 ou d 1 max dω A = 0 2 min Calculando esta derivada (que deve ser realizada na prova) chega-se à Ω R = ω 2 0 γ2 (37 35) cálculo da amplitude: da expressão dada no enunciado F 0 m = 1 N/kg e A r = m 2 = 35 rad/s. Para o = =

5 nome, NUSP e turma. Onde necessário aproxime π = 3. (QD1) Um bloco de 2 Kg está suspenso por uma mola e oscila verticalmente. Seu movimento é descrito pela equação ÿ + bẏ + cy = 0. Observa-se que a amplitude do movimento se reduz a 1/e 2 de seu valor inicial após 2 oscilações. Considerando que estas duas oscilações levam 2 s, determine: a)(1.0) O valor numérico dos coeficientes b e c e da constante elástica da mola. b)(1.0) Resolva a equação diferencial encontrando y(t) sabendo que o sistema inicia seu movimento na posição de Física II para a Escola Politécnica ( ) - P2 (20/10/2017) [0000]-p5/6 equilíbrio y 0 = 0 e com velocidade = -12 m/s. c)(1.0) Considere agora que este oscilador seja acoplado à uma força externa e passe a oscilar conforme a equação ÿ + bẏ + cy = cos(ωt). Encontre a frequência Ω r para a qual a amplitude da oscilação seja máxima e a (QD2) Considere amplitude um bloco do movimento de m = para 0, 5esta kg, frequência. preso aconsidere uma mola que o tempo de constante durante o qual k = o sistema 50 N/m. está operando O bloco pode é grande o suficiente para que a parte homogênea já tenha decaído. movimentar-se sobre uma superfície horizontal em que um líquido viscoso foi derramado, dando origem a uma força dissipativa proporcional à velocidade, com constante ρ = 0, 1 kg/s. Uma força externa F(t) = F 0 cos(ωt) é aplicada ao bloco, onde (QD2) F 0 Considere = 0, 2 Nume bloco Ω é uma de m freqüência = 0, 5 kg, preso angular a umasintonizável. mola de constante k = 50 N/m. O bloco pode movimentar-se sobre uma superfície horizontal em que um líquido viscoso foi derramado, dando origem a uma força dissipativa proporcional à velocidade, com constante ρ = 0, 1 kg/s. Uma força externa F(t) =F 0 cos(ωt) é aplicada ao bloco, onde F 0 = 0, 2 NeΩ é uma freqüência angular sintonizável. a) [1,0] Calcule a potência média transferida pela força externa ao bloco, na situação estacionária, em função de Ω. b) [1,0] Encontrea) a[1,0] expressão Calcule a potência exata da média freqüência transferida Ωpela max força emexterna que essa ao bloco, potência na situação média estacionária, é máxima. em função Calcule de Ω. o valor desta frequência, justificando as aproximações. b) [1,0] Encontre a expressão exata da freqüência Ω max em que essa potência média é máxima. Calcule o valor desta frequência, justificando as aproximações. c) [1,0] Suponha agora que a força externa é desligada, qual será a taxa de dissipação de energia do sistema? c) [1,0] Suponha agora que a força externa é desligada, qual será a taxa de dissipação de energia do sistema?

6 [0000]-p6/6

7 [0000]-p7/6 FORMULÁRIO x(t) = A cos (ω 0 t + φ) k ω 0 = m ; k = d2 U(x) x=x0 dx 2 x(t) = Ae γ 2 t cos (ωt + φ); ω = x(t) = e γ 2 t ( ae βt + be βt) ; β = x(t) = e γ 2 t (a + bt) x(t) = F 0/m cos (Ωt + φ) ω0 2 Ω2 x(t) = A(Ω) cos (Ωt + φ(ω)); A(Ω) = ω 2 0 γ2 4 γ 2 4 ω2 0 F 0 /m ; tan φ(ω) = γω (ω 2 0 Ω2 ) 2 +γ 2 Ω 2 ω0 2 Ω2 Q = A(ω 0) A(0) ; Q = ω 0 γ ; τ d = γ 1 Potência Média: P = mγẋ 2 sin(ωt + φ) 2 = cos(ωt + φ) 2 = 1/2 ω 2 0 Ω2 = (ω 0 + Ω)(ω 0 Ω) 2ω 0 (ω 0 Ω), para Ω ω 0 cos(a ± b) = cos(a)cos(b) sen(a)sen(b) sen(a ± b) = sen(a) cos(b) ± sen(b) cos(a)

QUESTÕES DE MÚLTIPLA-ESCOLHA (1-4)

QUESTÕES DE MÚLTIPLA-ESCOLHA (1-4) [0000]-p1/6 QUESTÕES DE MÚLTIPLA-ESCOLHA (1-4) Respostas das versıes de m ltipla escolha: 16A7: (1) C; () D; (3) C; (4) D; 3A33: (1) C; () B; (3) C; (4) E; E7Hx: (1) C; () B; (3) B; (4) C; 11F: (1) A;

Leia mais

Física para Engenharia II - Prova P a (cm/s 2 ) -10

Física para Engenharia II - Prova P a (cm/s 2 ) -10 4320196 Física para Engenharia II - Prova P1-2012 Observações: Preencha todas as folhas com o seu nome, número USP, número da turma e nome do professor. A prova tem duração de 2 horas. Não somos responsáveis

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 2

LISTA DE EXERCÍCIOS 2 LISTA DE EXERCÍCIOS 2 Esta lista trata de vários conceitos associados ao movimento harmônico forçado e/ou amortecido. Tais conceitos são abordados no capítulo 4 do livro-texto (seções 4.1 a 4.5): Moysés

Leia mais

FEP Física para Engenharia II

FEP Física para Engenharia II FEP96 - Física para Engenharia II Prova P - Gabarito. Uma plataforma de massa m está presa a duas molas iguais de constante elástica k. A plataforma pode oscilar sobre uma superfície horizontal sem atrito.

Leia mais

Física para Engenharia II - Prova de Recuperação

Física para Engenharia II - Prova de Recuperação 43096 Física para Engenharia II - Prova de Recuperação - 03 Observações: Preencha todas as folhas com o seu nome, número USP, número da turma e nome do professor. A prova tem duração de horas. Não somos

Leia mais

Lista de exercícios. isso que o torque de amortecimento seja linearmente proporcional à velocidade angular.

Lista de exercícios. isso que o torque de amortecimento seja linearmente proporcional à velocidade angular. Oscilações amortecidas Lista de exercícios Exercício 1 harmônica? Qualitativamente, o que é que distingue uma oscilação amortecida de uma oscilação Exercício 2 um deles? Quais são os três possíveis regimes

Leia mais

Prova P3 Física para Engenharia II, turma nov. 2014

Prova P3 Física para Engenharia II, turma nov. 2014 Questão 1 Imagine que você prenda um objeto de 5 g numa mola cuja constante elástica vale 4 N/m. Em seguida, você o puxa, esticando a mola, até 5 cm da sua posição de equilíbrio, quando então o joga com

Leia mais

Universidade de São Paulo. Instituto de Física. FEP112 - FÍSICA II para o Instituto Oceanográfico 1º Semestre de 2009

Universidade de São Paulo. Instituto de Física. FEP112 - FÍSICA II para o Instituto Oceanográfico 1º Semestre de 2009 Universidade de São Paulo Instituto de Física FEP11 - FÍSICA II para o Instituto Oceanográfico 1º Semestre de 9 Primeira Lista de Exercícios Oscilações 1) Duas molas idênticas, cada uma de constante, estão

Leia mais

As Oscilações estão presentes no nosso dia a dia como o vento que balança uma linha de transmissão elétrica, as vibrações da membrana de um

As Oscilações estão presentes no nosso dia a dia como o vento que balança uma linha de transmissão elétrica, as vibrações da membrana de um As Oscilações estão presentes no nosso dia a dia como o vento que balança uma linha de transmissão elétrica, as vibrações da membrana de um alto-falante, ou de um instrumento de percussão. Um terremoto

Leia mais

FEP Física para Engenharia II

FEP Física para Engenharia II FEP196 - Física para Engenharia II Prova P1-18/09/008 Nome:........................................... N o USP:...................... Assinatura:................................ Turma/Professor:.................

Leia mais

, (1) onde v é o módulo de v e b 1 e b 2 são constantes positivas.

, (1) onde v é o módulo de v e b 1 e b 2 são constantes positivas. Oscilações Amortecidas O modelo do sistema massa-mola visto nas aulas passadas, que resultou nas equações do MHS, é apenas uma idealização das situações mais realistas existentes na prática. Sempre que

Leia mais

Física 2 - Movimentos Oscilatórios. Em um ciclo da função seno ou cosseno, temos que são percorridos 2π rad em um período, ou seja, em T.

Física 2 - Movimentos Oscilatórios. Em um ciclo da função seno ou cosseno, temos que são percorridos 2π rad em um período, ou seja, em T. Física 2 - Movimentos Oscilatórios Halliday Cap.15, Tipler Cap.14 Movimento Harmônico Simples O que caracteriza este movimento é a periodicidade do mesmo, ou seja, o fato de que de tempos em tempos o movimento

Leia mais

b) (0,5) Supondo agora que µ é uma função linear de x e que µ = µ 0 para x = 0 e µ = µ L para x = L. Obter µ(x) para o intervalo 0 x L.

b) (0,5) Supondo agora que µ é uma função linear de x e que µ = µ 0 para x = 0 e µ = µ L para x = L. Obter µ(x) para o intervalo 0 x L. Problemas 1) (2,5) Um bloco de massa m = 0, 05 kg, apoiado sobre uma mesa horizontal sem atrito, está ligado à extremidade de uma mola de constante elástica k = 20 N/m. Este conjunto está imerso em um

Leia mais

AMORTECIMENTOS SUBCRÍTICO, CRÍTICO E

AMORTECIMENTOS SUBCRÍTICO, CRÍTICO E AMORTECIMENTOS SUBCRÍTICO, CRÍTICO E SUPERCRÍTICO Mecânica II (FIS-26) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá IEFF-ITA 26 de março de 2018 Roteiro 1 Modelo geral Amortecimento supercrítico Amortecimento subcrítico

Leia mais

AMORTECIMENTOS SUBCRÍTICO, CRÍTICO E

AMORTECIMENTOS SUBCRÍTICO, CRÍTICO E AMORTECIMENTOS SUBCRÍTICO, CRÍTICO E SUPERCRÍTICO Mecânica II (FIS-26) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá IEFF-ITA 20 de março de 2013 Roteiro 1 Amortecidas forçadas Roteiro Amortecidas forçadas 1 Amortecidas

Leia mais

Física 2. Guia de Estudos P2

Física 2. Guia de Estudos P2 Física 2 Guia de Estudos P2 1. Amortecimento Anteriormente, no Movimento Harmônico Simples (MHS), foi estudado o movimento com uma força restauradora proporcional ao deslocamento em relação à uma posição

Leia mais

QUESTÕES DE MÚLTIPLA-ESCOLHA (1-4)

QUESTÕES DE MÚLTIPLA-ESCOLHA (1-4) [0000]-p1/7 QUESTÕES DE MÚLTIPLA-ESCOLHA (1-4) ando necessário, use π = 3, 14, g=10 m/s. (1) [1,0] Um móvel executa MHS e obedece à função horária x=cos(0,5πt+π), no SI. O tempo necessário para que este

Leia mais

Módulo de elasticidade aproximado de alguns sólidos em unidades de Pa

Módulo de elasticidade aproximado de alguns sólidos em unidades de Pa Formulário: Oscilador*Simples* m d 2 x dt = kx!!!!!!!!!!!!! x(t ) = Acos(ω t +ϕ ) ω 2 2 0 0 = k / m L d 2 θ dt = gθ 2!!!!!!!!!!!!!!! θ(t ) = θ cos(ωt +ϕ ) max Ω2 = g / L! Oscilador*Amortecido * m d 2 x

Leia mais

Física II para a Escola Politécnica ( ) - P2 (26/06/2015) [0000]

Física II para a Escola Politécnica ( ) - P2 (26/06/2015) [0000] Física II para a Escola Politécnica (3310) - P (6/06/015) [0000] NUSP: 0 0 0 0 0 0 0 1 1 1 1 1 1 1 3 3 3 3 3 3 3 5 5 5 5 5 5 5 6 7 6 7 6 7 6 7 6 7 6 7 6 7 8 8 8 8 8 8 8 9 9 9 9 9 9 9 Instruções: preena

Leia mais

2. Em um sistema massa-mola temos k = 300 N/m, m = 2 kg, A = 5 cm. Calcule ω, T, f, E (12,25 rad/s; 0,51 s; 1,95 Hz; 0,38 J).

2. Em um sistema massa-mola temos k = 300 N/m, m = 2 kg, A = 5 cm. Calcule ω, T, f, E (12,25 rad/s; 0,51 s; 1,95 Hz; 0,38 J). FÍSICA BÁSICA II - LISTA 1 - OSCILAÇÕES - 2019/1 1. Em um sistema massa-mola temos k = 200 N/m, m = 1 kg, x(0) = A = 10 cm. Calcule ω, T, f, v m, a m, E (14,14 rad/s; 0,44 s; 2,25 Hz; 1,41 m/s; 20 m/s

Leia mais

Problemas sobre osciladores simples

Problemas sobre osciladores simples Universidade de Coimbra mecânica Clássica II 2009.2010 Problemas sobre osciladores simples 1. Um objecto com 1 kg de massa está suspenso por uma mola e é posto a oscilar. Quando a aceleração do objecto

Leia mais

VIBRAÇÃO EXCITADA HARMONICAMENTE

VIBRAÇÃO EXCITADA HARMONICAMENTE VIBRAÇÃO EXCITADA HARMONICAMENTE Mecânica II (FIS-26) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá IEFF-ITA 6 de abril de 2018 Roteiro 1 2 Ventilador Motor Roteiro 1 2 Introdução x M F (t) Mẍ + cẋ + kx = F (t) Trata-se

Leia mais

Aula do cap. 16 MHS e Oscilações

Aula do cap. 16 MHS e Oscilações Aula do cap. 16 MHS e Oscilações Movimento harmônico simples (MHS). Equações do MHS soluções, x(t), v(t) e a(t). Relações entre MHS e movimento circular uniforme. Considerações de energia mecânica no movimento

Leia mais

FEP Física para Engenharia II

FEP Física para Engenharia II FEP2196 - Física para Engenharia II Prova P1-25/10/2007 - Gabarito 1. Um corpo de massa 50 g está preso a uma mola de constante k = 20 N/m e oscila, inicialmente, livremente. Esse oscilador é posteriormente

Leia mais

Instituto de Física da Universidade de São Paulo

Instituto de Física da Universidade de São Paulo Instituto de Física da Universidade de São Paulo FEP196 - Física para Engenharia II Lista de exercícios 3 Outubro de 009 1. Considere uma situação em que você está examinando as características do sistema

Leia mais

Uma oscilação é um movimento repetitivo realizado por um corpo em torno de determinado ponto.

Uma oscilação é um movimento repetitivo realizado por um corpo em torno de determinado ponto. Uma oscilação é um movimento repetitivo realizado por um corpo em torno de determinado ponto. Exemplos: pêndulos, ponte ao ser submetida à passagem de um veículo, asas de um avião ao sofrer turbulência

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 1

LISTA DE EXERCÍCIOS 1 LISTA DE EXERCÍCIOS Esta lista trata de vários conceitos associados ao movimento harmônico simples (MHS). Tais conceitos são abordados no capítulo 3 do livro-texto: Moysés Nussenzveig, Curso de Física

Leia mais

Física II (Química) FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 6

Física II (Química) FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 6 59136 Física II (Química) FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 6 Oscilações Forçadas e Ressonância Nas aulas precedentes estudamos oscilações livres de diferentes tipos de sistemas físicos. Em uma oscilação

Leia mais

Curso de Complementos de Física

Curso de Complementos de Física Aula 2 Curso de Engenharia Civil Faculdade Campo Grande 27 de Agosto de 2015 Plano de Aula 1 Exemplo 1 Um bloco, preso firmemente a uma mola, oscila verticalmente uma frequência de 4 Hertz e uma amplitude

Leia mais

MOVIMENTO OSCILATÓRIO

MOVIMENTO OSCILATÓRIO MOVIMENTO OSCILATÓRIO 1.0 Noções da Teoria da Elasticidade A tensão é o quociente da força sobre a área aplicada (N/m²): As tensões normais são tensões cuja força é perpendicular à área. São as tensões

Leia mais

Física 2 - EMB5039. Prof. Diego Duarte Oscilações (lista 4) 19 de abril de 2017

Física 2 - EMB5039. Prof. Diego Duarte Oscilações (lista 4) 19 de abril de 2017 Física 2 - EMB5039 Prof. Diego Duarte Oscilações (lista 4) 19 de abril de 2017 1. Mostre que a equação que descreve o sistema massa-mola vertical da figura 1 é dada por: d 2 y dt 2 + ω2 y = 0 (1) em que

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE FÍSICA - DEPARTAMENTO DE FÍSICA GERAL DISCIPLINA: FIS FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II-E

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE FÍSICA - DEPARTAMENTO DE FÍSICA GERAL DISCIPLINA: FIS FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II-E UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE FÍSICA - DEPARTAMENTO DE FÍSICA GERAL DISCIPLINA: FIS 122 - FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II-E www.fis.ufba.br/~fis122 LISTA DE EXERCÍCIOS: OSCILAÇÕES 2014.1 01)

Leia mais

Uma oscilação é um movimento repetitivo realizado por um corpo em torno de determinado ponto.

Uma oscilação é um movimento repetitivo realizado por um corpo em torno de determinado ponto. Uma oscilação é um movimento repetitivo realizado por um corpo em torno de determinado ponto. Exemplos: pêndulos, ponte ao ser submetida à passagem de um veículo, asas de um avião ao sofrerem turbulência

Leia mais

1. Movimento Harmônico Simples

1. Movimento Harmônico Simples Física Oscilações 1. Movimento Harmônico Simples Vamos analisar inicialmente a situação em que há um corpo de massa m, preso a uma mola de constante elástica K que realiza oscilações em torno de seu ponto

Leia mais

Lista de Exercícios - OSCILAÇÕES

Lista de Exercícios - OSCILAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA Departamento de Física Disciplina: Física Básica II Lista de Exercícios - OSCILAÇÕES Perguntas: 1. O gráfico da figura 1 mostra a aceleração

Leia mais

QUESTÕES DE MÚLTIPLA-ESCOLHA (1-4)

QUESTÕES DE MÚLTIPLA-ESCOLHA (1-4) Física I para a Escola Politécnica 4323101) - P2 26/05/2017) [0000]-p1/?? QUESTÕES DE ÚLTIPLA-ESCOLHA 1-4) ando necessário, use π = 3, 14, g=10 m/s 2. 1) [1,0] Um bloco de massa encontra-se em repouso

Leia mais

Vibrações de sistemas com um grau de liberdade 1

Vibrações de sistemas com um grau de liberdade 1 Vibrações de sistemas com um grau de liberdade 1 DEFINIÇÕES Vibração mecânica movimento de uma partícula ou de um corpo que oscila em torno de uma posição de equilíbrio. Período de vibração intervalo de

Leia mais

Física Geral e Experimental III

Física Geral e Experimental III Física Geral e Experimental III Oscilações Nosso mundo está repleto de oscilações, nas quais os objetos se movem repetidamente de um lado para outro. Eis alguns exemplos: - quando um taco rebate uma bola

Leia mais

Física I 2010/2011. Aula 10. Movimento Oscilatório II

Física I 2010/2011. Aula 10. Movimento Oscilatório II Física I 2010/2011 Aula 10 Movimento Oscilatório II Sumário Capítulo 15: Oscilações 15-3 A Energia no Movimento Harmónico Simples 15-4 Um Oscilador Harmónico Simples Angular 15-5 O Pêndulo simples 15-7

Leia mais

Terceira Prova - Questões objetivas (0,7 pontos)

Terceira Prova - Questões objetivas (0,7 pontos) Universidade Federal do Rio de janeiro Instituto de Física Disciplina: Física II-A (FIT122) 2018.2 Data: 30/11/2018 Terceira Prova - Questões objetivas (0,7 pontos) 1. Se a temperatura de um gás ideal

Leia mais

Física II para a Escola Politécnica ( ) - P1 (04/09/2015) [0000]

Física II para a Escola Politécnica ( ) - P1 (04/09/2015) [0000] Física II para a Escola Politécnica (330) - P (0/09/0) [0000] NUSP: 0 0 0 0 0 0 0 3 3 3 3 3 3 3 8 8 8 8 8 8 8 9 9 9 9 9 9 9 Instruções: Preencha completamente os círculos com os dígitos do seu número USP

Leia mais

Formulário de Mecânica e Ondas MeMEC e LEAN Mário J. Pinheiro Para consulta no Teste e Exame

Formulário de Mecânica e Ondas MeMEC e LEAN Mário J. Pinheiro Para consulta no Teste e Exame 1 Formulário de Mecânica e Ondas MeMEC e LEAN Mário J. Pinheiro Para consulta no Teste e Exame Constantes Físicas Fundamentais: Velocidade da luz, c.9979458 10 8 m.s 1 Constante da aceleração da gravidade,

Leia mais

OSCILAÇÕES, ONDAS E FLUIDOS Lista de exercícios - Oscilações Profª.Drª. Queila da Silva Ferreira

OSCILAÇÕES, ONDAS E FLUIDOS Lista de exercícios - Oscilações Profª.Drª. Queila da Silva Ferreira FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE FÍSICA DE JI-PARANÁ DEFIJI OSCILAÇÕES, ONDAS E FLUIDOS Lista de exercícios - Oscilações Profª.Drª. Queila da Silva Ferreira

Leia mais

Ondas e oscilações. 1. As equações de onda

Ondas e oscilações. 1. As equações de onda Ondas e oscilações 1. As equações de onda Por que usamos funções seno ou cosseno para representar ondas ou oscilações? Essas funções existem exatamente para mostrar que um determinado comportamento é cíclico

Leia mais

Ondas e oscilações. 1. As equações de onda

Ondas e oscilações. 1. As equações de onda Ondas e oscilações 1. As equações de onda Por que usamos funções seno ou cosseno para representar ondas ou oscilações? Essas funções existem exatamente para mostrar que um determinado comportamento é cíclico

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I INFORMAÇÕES GERAIS. Prof.

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I INFORMAÇÕES GERAIS. Prof. CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I INFORMAÇÕES GERAIS Prof. Bruno Farias Arquivo em anexo Conteúdo Programático Bibliografia

Leia mais

Instituto de Física - USP FGE Laboratório de Física III - LabFlex

Instituto de Física - USP FGE Laboratório de Física III - LabFlex Instituto de Física - USP FGE013 - Laboratório de Física III - LabFlex Aula 14 - (Exp 3.3) - Oscilador magnético forçado amortecido Manfredo H. Tabacniks Alexandre Suaide novembro 007 M.H. Tabacniks, A.

Leia mais

Lista 14: Oscilações. Questões

Lista 14: Oscilações. Questões Lista 14: Oscilações NOME: Importante: i. Ler os enunciados com atenção. ii. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. iii. Siga a estratégia para resolução

Leia mais

Física I Prova 3 19/03/2016

Física I Prova 3 19/03/2016 Nota Física I Prova 3 19/03/2016 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 3 questões discursivas (que deverão ter respostas justificadas, desenvolvidas e demonstradas matematicamente) e 10

Leia mais

Osciladores livres, amortecidos, forçados e ressonância

Osciladores livres, amortecidos, forçados e ressonância Osciladores livres, amortecidos, forçados e ressonância Notas de aula Daniel Cosmo Pizetta Instituto de Física de São Carlos Universidade de São Paulo Laboratório de Física II 1. Oscilador livre Força

Leia mais

Aula 12: Oscilações Eletromagnéticas. Curso de Física Geral III F o semestre, 2014

Aula 12: Oscilações Eletromagnéticas. Curso de Física Geral III F o semestre, 2014 Aula : Oscilações Eletromagnéticas urso de Física Geral III F-38 o semestre, 4 Oscilações eletromagnéticas () Vimos: ircuitos R e R: q(t), i(t) e V(t): têm comportamento exponencial Veremos: ircuito :

Leia mais

Física para Engenharia II - Prova P2-2013

Física para Engenharia II - Prova P2-2013 43296 Física para Engenharia II - Prova P2-23 Observações: Preencha todas as folhas com o seu nome, número USP, número da turma e nome do professor. A prova tem duração de 2 horas. Não somos responsáveis

Leia mais

Oscilações II. Estudo: Pêndulo Simples Oscilador Forçado Ressonância

Oscilações II. Estudo: Pêndulo Simples Oscilador Forçado Ressonância Oscilações II Estudo: Pêndulo Simples Oscilador Forçado Ressonância Oscilações - Pêndulo Considere um corpo de massa m, presso a extremidade livre de um fio inextensível de comprimento L, como indicado

Leia mais

Nota de Aula: Equações Diferenciais Ordinárias de 2 Ordem. ( Aplicações )

Nota de Aula: Equações Diferenciais Ordinárias de 2 Ordem. ( Aplicações ) Nota de Aula: Equações Diferenciais Ordinárias de Ordem ( Aplicações ) Vamos nos ater a duas aplicações de grande interesse na engenharia: Sistema massa-mola-amortecedor ( Oscilador Mecânico ) O Sistema

Leia mais

Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA. Oscilações. Prof. Luis Armas

Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA. Oscilações. Prof. Luis Armas Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA Oscilações Prof. Luis Armas Que é uma oscilação? Qual é a importância de estudar oscilações? SUMARIO Movimentos oscilatórios periódicos Movimento harmônico simples

Leia mais

Notas de Aula FIS0729 Oscilações, Fluidos e. Material para prova do dia 10/05/2012

Notas de Aula FIS0729 Oscilações, Fluidos e. Material para prova do dia 10/05/2012 Notas de Aula FIS0729 - Oscilações, Fluidos e Gravitação Ezequiel C. Siqueira 2012 Notas de Aula FIS0729 Oscilações, Fluidos e Gravitação Material para prova do dia 10/05/2012 Ezequiel C. Siqueira Departamento

Leia mais

MHS Movimento Harmônico Simples

MHS Movimento Harmônico Simples 2010 ESCOLA ALUNO MHS Movimento Harmônico Simples 1. (Mackenzie) Uma partícula descreve um movimento harmônico simples segundo a equação X = 0,3. cos (π /3 + 2.t), no S.I.. O módulo da máxima velocidade

Leia mais

Circuito RLC série FAP

Circuito RLC série FAP Circuito RLC série Vamos considerar um circuito com um indutor puro e um capacitor puro ligados em série, em que o capacitor está carregado no instante t. Como inicialmente o capacitor está com a carga

Leia mais

LISTA 3 - Prof. Jason Gallas, DF UFPB 10 de Junho de 2013, às 17:42. Jason Alfredo Carlson Gallas, professor titular de física teórica,

LISTA 3 - Prof. Jason Gallas, DF UFPB 10 de Junho de 2013, às 17:42. Jason Alfredo Carlson Gallas, professor titular de física teórica, LISTA 3 - Prof. Jason Gallas, DF UFPB 0 de Junho de 203, às 7:42 Exercícios Resolvidos de Física Básica Jason Alfredo Carlson Gallas, professor titular de física teórica, Doutor em Física pela Universidade

Leia mais

MODOS NORMAIS de vibração. mola e peso barbante

MODOS NORMAIS de vibração. mola e peso barbante MODOS NORMAIS de vibração mola e peso barbante MODOS NORMAIS de vibração de uma corda (aula Ondas3 de Fis. 2) f/2 3f/2 5f/2 7f/2 f 2f 3f 4f https://www.youtube.com/watch?v=v_kopeob1ke A matemática... y

Leia mais

Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá. 3 de abril de 2013

Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá. 3 de abril de 2013 OSCILAÇÕES FORÇADAS Mecânica II (FIS-6) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá IEFF-ITA 3 de abril de 013 Roteiro 1 Forçadas Roteiro 1 Resultado M: 66 DP: 0 Conceito N L 3 MB 4 B 7 R 3 I 1 D 5 Roteiro Forçadas

Leia mais

Movimento Harmônico Simples - III Relação entre o MHS e o MCU Oscilações amortecidas Oscilações Forçadas e Ressonância. Prof. Ettore Baldini-Neto

Movimento Harmônico Simples - III Relação entre o MHS e o MCU Oscilações amortecidas Oscilações Forçadas e Ressonância. Prof. Ettore Baldini-Neto Movimento Harmônico Simples - III Relação entre o MHS e o MCU Oscilações amortecidas Oscilações Forçadas e Ressonância Prof. Ettore Baldini-Neto 1610: Galileu, usando um telescópio recém construído, descobre

Leia mais

Capítulo O Movimento Harmônico Simples (MHS)

Capítulo O Movimento Harmônico Simples (MHS) Capítulo 3 Oscilações Após nosso estudo prévio de rotações de corpos rígidos, agora nos voltamos para outro tipo de movimento. O movimento oscilatório. Este movimento corresponde a vibrações localizadas

Leia mais

Complementos de Análise Matemática

Complementos de Análise Matemática Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia Ficha prática n o 3 - Equações Diferenciais 1. Determine as equações diferenciais das seguintes famílias de linhas: (a) y = cx (b) y = cx 3

Leia mais

Ressonador de Helmholtz.

Ressonador de Helmholtz. Ressonador de Helmholtz. Modelo mecânico do ressonador de Helmholtz O ressonador é composto por um volume V, esférico no caso mostrado na figura, e um gargalo de seção reta S e comprimento l. A primeira

Leia mais

Escola Politécnica

Escola Politécnica PS Física IV Escola Politécnica - 008 FAP 04 - GABARITO DA SUB Questão 1 O circuito RLC mostrado na figura possui de um capacitor com capacitância C, um indutor com indutância variável L e uma lâmpada

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I INFORMAÇÕES GERAIS. Prof.

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I INFORMAÇÕES GERAIS. Prof. CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I INFORMAÇÕES GERAIS Prof. Bruno Farias Arquivo em anexo Conteúdo Programático Bibliografia

Leia mais

7. Movimentos Oscilatórios

7. Movimentos Oscilatórios 7.1. Uma massa m = 90 g ligada a uma mola é largada com velocidade inicial zero de um ponto a 2 cm da posição de equilíbrio. A constante da mola é k = 81 N /m. Considere o movimento no plano horizontal

Leia mais

Figura 1.1: Diagrama esquemático ilustrando o sistema do problema.

Figura 1.1: Diagrama esquemático ilustrando o sistema do problema. Figura 1.1: Diagrama esquemático ilustrando o sistema do problema. 1 Exemplos 1.1 Um bloco, preso firmemente a uma mola, oscila verticalmente uma frequência de 4 Hertz e uma amplitude de 7 centímetros.

Leia mais

Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá. 24 de julho de 2018

Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá. 24 de julho de 2018 OSCILAÇÕES Mecânica II (FIS-26) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá IEFF-ITA 24 de julho de 2018 MHS, Roteiro 1 Organização do curso Motivação Definições Gerais 2 Formulação geral Sistema Massa-Mola 3 Pêndulo

Leia mais

Oscilações. Movimento Harmônico Simples. Guia de Estudo (Formato para Impressão):

Oscilações. Movimento Harmônico Simples. Guia de Estudo (Formato para Impressão): Page 1 of 6 Oscilações Guia de Estudo (Formato para Impressão): Após o estudo deste tópico você deve: Entender os conceitos de Frequência, Período, Amplitude e Constante de Fase; Conhecer e saber resolver

Leia mais

Física para Engenharia II (antiga FEP2196) Turma 09 Sala C2-09 3as 13h10 / 5as 9h20. Turma 10 Sala C2-10 3as 15h00 / 5as 7h30.

Física para Engenharia II (antiga FEP2196) Turma 09 Sala C2-09 3as 13h10 / 5as 9h20. Turma 10 Sala C2-10 3as 15h00 / 5as 7h30. Física para Engenharia II 4320196 (antiga FEP2196) Turma 09 Sala C2-09 3as 13h10 / 5as 9h20. Turma 10 Sala C2-10 3as 15h00 / 5as 7h30. Profa. Márcia Regina Dias Rodrigues Depto. Física Nuclear IF USP Ed.

Leia mais

Prof. MSc. David Roza José -

Prof. MSc. David Roza José - 1/11 2/11 Em diversos sistemas mecânicos, amortecedores de Coulomb ou de atrito seco são utilizados devido à simplicidade mecânica e conveniência. Em estruturas vibratórias, quando componentes apresentam

Leia mais

FIS-26 Lista-03 Abril/2018

FIS-26 Lista-03 Abril/2018 FIS-26 Lista-03 Abril/2018 Resolver os exercícios de forma individual em uma única folha. Data de entrega: 09/04/2018 às 08:20. 1. (5 pontos) O pistão de 45,0 kg é apoiado por uma mola de constante elástica

Leia mais

Estudo das oscilações de um sistema massamola

Estudo das oscilações de um sistema massamola Prática 4 Estudo das oscilações de um sistema massamola 4.1 Objetivo Explorar as principais grandezas físicas de um sistema massa-mola sem amortecimento e no regime subamortecido. 4.2 Introdução Um exemplo

Leia mais

7 Movimentos Oscilatórios

7 Movimentos Oscilatórios 7 Movimentos Oscilatórios 7.1. Uma massa m = 90 g ligada a uma mola é largada com velocidade inicial zero de um ponto a 2 cm da posição de equilíbrio. A constante da mola é k = 81 N /m. Considere o movimento

Leia mais

Física I para a Escola Politécnica ( ) - SUB (03/07/2015) [0000]

Física I para a Escola Politécnica ( ) - SUB (03/07/2015) [0000] Física I para a Escola Politécnica (330) - SUB (03/0/0) [0000] NUSP: 0 0 0 0 0 0 0 3 3 3 3 3 3 3 8 8 8 8 8 8 8 9 9 9 9 9 9 9 Instruções: preencha completamente os círculos com os dígitos do seu número

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA Princípios e Fenômenos da Mecânica Professor: Humberto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA Princípios e Fenômenos da Mecânica Professor: Humberto UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA Princípios e Fenômenos da Mecânica Professor: Humberto EXPERIMENTO Nº 7 OSCILAÇÕES NÃO-AMORTECIDA E AMORTECIDA Discentes: Camila

Leia mais

Pêndulo de Pohl. Observe que as forças podem ser decompostas em componentes radiais e tangenciais, respectivamente:

Pêndulo de Pohl. Observe que as forças podem ser decompostas em componentes radiais e tangenciais, respectivamente: Pêndulo de Pohl Ana Caroline Manso de Carvalho - 15/0116683 e João Augusto Sobral da Silva - 15/0131895 IF-UnB/ Laboratório de Oscilações, Ondas e Fluidos - Grupo:G1 (Data: 22 de Março) Objetivos: Estudo

Leia mais

Experimento 5 Circuitos RLC com onda quadrada

Experimento 5 Circuitos RLC com onda quadrada Experimento 5 Circuitos RLC com onda quadrada 1. OBJETIVO O objetivo desta aula é estudar a variação de voltagem nas placas de um capacitor, em função do tempo, num circuito RLC alimentado com onda quadrada.

Leia mais

Na posição de equilíbrio, temos como forças que actuam sobre o corpo: Fora da posição de equilíbrio, as forças que podem actuar são:

Na posição de equilíbrio, temos como forças que actuam sobre o corpo: Fora da posição de equilíbrio, as forças que podem actuar são: APLICAÇÕES DAS EQUAÇÕES DIFERENCIAIS DE SEGUNDA ORDEM Como aplicação das equações diferenciais de segunda ordem, vamos considerar o movimento oscilatório de uma mola de comprimento l e constante de elasticidade

Leia mais

FIS-26 Lista-01 Março/2018

FIS-26 Lista-01 Março/2018 FIS-26 Lista-01 Março/2018 Resolver os exercícios de forma individual em uma única folha. Data de entrega Turma 1: às 10:10 do dia 28/03. Turma 2: às 08:00 do dia 28/03. Turma 3: às 10:10 do dia 29/03.

Leia mais

Capítulo 9. Circuitos de Segunda Ordem

Capítulo 9. Circuitos de Segunda Ordem EA-53 Circuitos Elétricos I Capítulo 9 Circuitos de Segunda Ordem EA-53 Circuitos Elétricos I 9. Circuitos com Dois Elementos Armazenadores Circuito com dois indutores, onde deseja-se obter a corrente

Leia mais

Vibrações e Dinâmica das Máquinas Aula Fundamentos de vibrações. Professor: Gustavo Silva

Vibrações e Dinâmica das Máquinas Aula Fundamentos de vibrações. Professor: Gustavo Silva Vibrações e Dinâmica das Máquinas Aula Fundamentos de vibrações Professor: Gustavo Silva 1 1.Movimentos Movimento oscilatório é qualquer movimento onde o sistema observado move-se em torno de uma certa

Leia mais

FEP Física para Engenharia II

FEP Física para Engenharia II FEP2196 - Física para Engenharia II Prova de Recuperação - 14/02/200 - Gabarito 1. Uma massa é abandonada com velocidade inicial igual a zero de modo que atinge o solo 10 segundos depois de solta. Desprezando

Leia mais

= 0,7 m/s. F = m d 2 x d t 2

= 0,7 m/s. F = m d 2 x d t 2 Um bloco de massa m = 0,5 kg é ligado a uma mola de constante elástica k = 16,5 N/m e a um amortecedor de constante de amortecimento b = 0,5 N.s/m. O bloco é deslocado de sua posição de equilíbrio O até

Leia mais

Exercícios de Física Movimento Harmônico Simples - MHS

Exercícios de Física Movimento Harmônico Simples - MHS Exercícios de Física Movimento Harmônico Simples - MHS 1.Um movimento harmônico simples é descrito pela função x = 7 cos(4 t + ), em unidades de Sistema Internacional. Nesse movimento, a amplitude e o

Leia mais

Exercício 88

Exercício 88 Page 1 of 63 Exercício 1 Exercício 2 Exercício 3 Exercício 4 Exercício 5 Exercício 6 Exercício 7 Exercício 8 Exercício 9 Exercício 10 Exercício 11 Exercício 12 Exercício 13 Exercício 14 Exercício 15 Exercício

Leia mais

A energia total do circuito é a soma da potencial elétrica e magnética

A energia total do circuito é a soma da potencial elétrica e magnética Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Exatas Departamento de Física Física III - Prof. Dr. Ricardo Luiz Viana Referências bibliográficas: H. 35-, 35-4, 35-5, 35-6 S. 3-6, 3-7 T. 8-4 Aula 7 Circuitos

Leia mais

PSI.3031 LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELETRICOS INTRODUÇÃO TEÓRICA EXPERIÊNCIA 10: REDES DE SEGUNDA ORDEM

PSI.3031 LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELETRICOS INTRODUÇÃO TEÓRICA EXPERIÊNCIA 10: REDES DE SEGUNDA ORDEM ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos PSI - EPUSP PSI.3031 LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELETRICOS INTRODUÇÃO TEÓRICA Edição 2017 E.Galeazzo / L.Yoshioka

Leia mais

Universidade Nova de Lisboa. Faculdade de Ciências e Tecnologia. Dinâmica de Sólidos. Fichas da disciplina. Corneliu Cismaşiu

Universidade Nova de Lisboa. Faculdade de Ciências e Tecnologia. Dinâmica de Sólidos. Fichas da disciplina. Corneliu Cismaşiu Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia Dinâmica de Sólidos Fichas da disciplina Corneliu Cismaşiu c DEC/FCT/UNL, 005-009 Capítulo 6 Vibrações mecânicas Uma vibração mecânica é o

Leia mais

Vibrações e Dinâmica das Máquinas Aula Vibração excitada harmonicamente- 1GL. Professor: Gustavo Silva

Vibrações e Dinâmica das Máquinas Aula Vibração excitada harmonicamente- 1GL. Professor: Gustavo Silva Vibrações e Dinâmica das Máquinas Aula Vibração excitada harmonicamente- 1GL Professor: Gustavo Silva 1 1. Introdução Nesta aula estudaremos sistemas amortecidos e não amortecidos sendo excitados harmonicamente.

Leia mais

F = m d 2 x d t 2. temos que as forças a única força que atua no bloco é a força elástica da mola ( F E ), dada por. F E = k x

F = m d 2 x d t 2. temos que as forças a única força que atua no bloco é a força elástica da mola ( F E ), dada por. F E = k x Um bloco de massa m = 0,5 kg é ligado a uma mola de constante elástica k = 1 N/m. O bloco é deslocado de sua posição de equilíbrio O até um ponto P a 0,5 m e solto a partir do repouso, determine: a) A

Leia mais

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Centro Federal de Educação ecnológica de Minas Gerais Graduação em Engenharia da Computação Prática 07 - Oscilação Sistema Massa-Mola Alunos: Egmon Pereira; Igor Otoni Ripardo de Assis Leandro de Oliveira

Leia mais

Oscilações Eletromagnéticas e Corrente Alternada

Oscilações Eletromagnéticas e Corrente Alternada Oscilações Eletromagnéticas e Corrente Alternada Oscilações LC Introdução Nos dois tipos de circuito estudados até agora (C e L), vimos que a carga, a corrente e a diferença de potencial crescem ou decrescem

Leia mais

Física IV. Quarta lista de exercícios. Figura 1

Física IV. Quarta lista de exercícios. Figura 1 4302212 Física IV Quarta lista de exercícios 1. Considere que uma espira circular, com raio a, auto-indutância L e resistência R, gire em torno do eixo z, conforme ilustra a Figura 1, com uma velocidade

Leia mais

Circuitos RLC alimentados com onda quadrada

Circuitos RLC alimentados com onda quadrada Circuitos RLC alimentados com onda quadrada 8 8.1 Material capacitor de 10 nf; resistores de 100 Ω; indutor de 23,2 mh; potenciômetro. 8.2 Introdução Nos experimentos anteriores estudamos o comportamento

Leia mais

Circuitos RLC alimentados com onda quadrada

Circuitos RLC alimentados com onda quadrada Circuitos RLC alimentados com onda quadrada 4 4.1 Material Gerador de funções; osciloscópio; multímetro; capacitor de 10 nf; resistores de 100 Ω; indutor de 10 a 50 mh; potenciômetro. 4.2 Introdução No

Leia mais

Modelagem através da formulação lagrangeana

Modelagem através da formulação lagrangeana Instituto Tecnológico de Aeronáutica 1/ 46 Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão de Engenharia Eletrônica Departamento de Sistemas e Controle São José dos Campos, São Paulo, Brasil Aula 1 - Modelagem

Leia mais