QUESTIONÁRIO. Você encontrará neste tutorial os seguintes tópicos: COMO CRIAR UM QUESTIONÁRIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "QUESTIONÁRIO. Você encontrará neste tutorial os seguintes tópicos: COMO CRIAR UM QUESTIONÁRIO"

Transcrição

1 QUESTIONÁRIO Você encontrará neste tutorial os seguintes tópicos: COMO CRIAR UM QUESTIONÁRIO COMO INSERIR QUESTÕES NO QUESTIONÁRIO COMO ACRESCENTAR UMA QUESTÃO DO BANCO DE QUESTÕES COMO ATRIBUIR UMA NOTA COMO FAZER A CORREÇÃO DO QUESTIONÁRIO COMO VISUALIZAR AS QUESTÕES DE UM QUESTIONÁRIO COMO CRIAR UM BANCO DE QUESTÕES COMO CRIAR CATEGORIAS COMO ADICIONAR A CATEGORIA NA QUESTÃO COMO CRIAR UM QUESTIONÁRIO Para criar um Questionário, clique em Ativar Edição, depois clique na opção Adicionar uma Atividade ou Recurso e selecione Questionário. Na tela seguinte escolha um Nome e faça uma breve descrição da atividade. Figura 1 Tela de abertura e configuração do questionário

2 DURAÇÃO Na opção Duração é possível habilitar uma data para abrir o Questionário e para encerrá-lo. É possível também estabelecer um limite de tempo para a realização do Questionário, bastando habilitar a opção Limite de tempo. Figura 2 Tela da opção Duração A opção quando o tempo expirar controla o que acontece se o aluno não enviar a sua tentativa antes do tempo expirar, a saber: A tentativa é enviada automaticamente assim que o tempo expirar, a tentativa do aluno será enviada automaticamente com todas as respostas dadas até o presente momento (recomendamos que deixe esta opção habilitada). Há um período de carência no qual a tentativa pode ser enviada, mas não é possível modificar questões assim que o tempo expirar, o aluno terá um período de carência definido pelo professor, para terminar de responder e realizar o envio. Tentativas devem ser submetidas antes que o tempo expire ou elas não serão contabilizadas caso seja habilitada, os alunos que não conseguirem responder dentro do tempo estipulado irão perder as suas respostas, pois as mesmas não ficarão registradas. NOTA Permite definir o valor total do Questionário e como será feita a avaliação. Figura 3 Tela da opção Nota Nota para aprovação permite indicar o valor mínimo que o aluno precisa tirar no Questionário para ser considerado aprovado.

3 Tentativas permitidas permite configurar a quantidade de vezes que o aluno poderá realizar o Questionário. Quando são permitidas diversas tentativas de resposta no Questionário, é possível ainda determinar uma maneira de avaliar a nota final, selecionando em Método de Avaliação uma das opções a seguir: Nota mais alta a nota final é a nota mais alta obtida entre todas as tentativas. Nota média a nota final é a média entre as notas de todas as tentativas. Primeira tentativa apenas o resultado da primeira tentativa é contabilizado. Última tentativa apenas o resultado da última tentativa é contabilizado. LAYOUT A opção Layout permite definir como o Questionário será organizado. Figura 4 Tela da opção Layout Nova página para questionários longos é possível criar uma página para cada pergunta ou uma página a cada duas perguntas e assim por diante. Posteriormente, podem ser inseridas novas páginas na tela de edição das questões. COMPORTAMENTO DA QUESTÃO Nesta opção é possível definir de que maneira os alunos interagem com as perguntas do questionário e também como o feedback será mostrado. Figura 5 Tela da opção Comportamento da Questão Para isso, escolha uma das opções em Como se Comportam as Questões: Feedback adiado essa opção vem por padrão no ambiente e permite que o aluno tenha o feedback do professor somente após responder as questões e finalizar o questionário. Feedback imediato permite que o aluno tenha o feedback imediato para avaliar o que acertou/errou logo após responder a questão, não sendo possível fazer uma nova tentativa posteriormente.

4 Interativo com múltiplas tentativas permite que o aluno tenha o feedback imediato para avaliar o que acertou, logo após responder a questão e, caso não tenha acertado, faça uma nova tentativa. Modo adaptativo (sem penalidades) permite que o aluno faça diversas tentativas em uma mesma questão antes de passar para a próxima. A questão pode se adaptar de acordo com a resposta do aluno ou é possível dar algumas dicas antes que ele faça uma nova tentativa. Feedback adiado com CBM ou feedback imediato com CBM utilizando o CBM (Certainly-based marking), o aluno irá responder a questão e, também, deverá indicar o grau de certeza de acerto em relação à resposta dada. OPÇÕES DE REVISÃO Esta opção permite configurar quais informações de revisão (feedback) os alunos terão acesso quando realizarem uma tentativa de resposta ao questionário. Figura 6 Tela das Opções de Revisão ATENÇÃO: As opções de revisão ficarão ativas ou inativas de acordo com o tipo de feedback selecionado em como as questões se comportam. Durante a tentativa habilite essas opções caso queira que os alunos tenham acesso ao feedback na medida em que realizam o questionário. Após a tentativa habilite essas opções caso queira que os alunos tenham acesso ao feedback após responder todas as questões do questionário. Mais tarde, enquanto ainda estiver aberto habilite essas opções caso queira que os alunos tenham acesso ao feedback após terem respondido o questionário e antes da data do seu encerramento. Depois do fechamento do questionário habilite essas opções caso queira que os alunos tenham acesso ao feedback após a data de encerramento do questionário (caso não tenha uma data estipulada essa opção não irá se aplicar). APARÊNCIA Esta opção permite configurar como será representado o valor de cada questão (número de casas decimais).

5 Figura 7 Tela da opção Aparência RESTRIÇÕES EXTRAS NAS TENTATIVAS Esta opção permite configurar uma senha para que o aluno possa submeter uma tentativa ou um tempo específico. Caso não queira utilizá-la, não será necessário marcar nenhuma das opções. Figura 8 Tela da opção Restrições Extras nas Tentativas FEEDBACK GERAL Esta opção permite mostrar um texto de feedback para o aluno após ele finalizar uma tentativa de responder ao Questionário. Podem ser inseridos textos diferentes de acordo com a nota que o aluno obteve. Figura 9 Tela da opção Feedback Geral

6 CONFIGURAÇÕES COMUNS DE MÓDULOS Esta opção somente será utilizada caso o questionário seja configurado para grupos distintos. Caso contrário, não será necessário marcar nenhuma das opções. Figura 10 Tela da opção Configurações Comuns de Módulos RESTRINGIR ACESSO Essa opção somente será utilizada caso a disciplina ou curso tenha mais de um grupo (turma), pois permite criar uma atividade ou recurso apenas para um determinado grupo (turma). Caso queira utilizá-la, veja o tutorial de como restringir acesso. Figura 11 Tela da opção Restringir Acesso CONCLUSÃO DE ATIVIDADES NO CURSO Não será necessário marcar nenhuma das opções. MARCADORES Permite selecionar ou adicionar palavras-chave que estejam relacionadas à temática de uma atividade ou recurso. COMPETÊNCIAS Permite selecionar ou adicionar as competências do curso que estão vinculadas a esta atividade. Estas competências devem ser definidas previamente pelo próprio professor. Ao finalizar as configurações, clique em Salvar e Voltar ao Curso ou Salvar e Mostrar.

7 COMO INSERIR QUESTÕES NO QUESTIONÁRIO Clique sobre a opção Editar Questionário para inserir as questões. Em seguida aparecerá a tela para criar uma nova questão ou editar uma existente. Figura 12 Tela de edição do questionário Para criar uma questão e inseri-la no questionário, clique na opção Adicionar. Figura 13 Tela de adicionar novas questões ao questionário Irão aparecer as seguintes opções: Uma nova questão: permite criar uma nova questão para adicionar ao questionário. Do banco de questões: permite adicionar questões criadas anteriormente pelo professor (ao adicionar uma nova questão, ela será inserida automaticamente no banco de questões). Uma pergunta aleatória: permite adicionar uma questão aleatória do banco de questões. Ao clicar sobre a opção Uma Nova Questão, irá aparecer uma nova janela com os tipos de questões disponíveis e uma breve descrição de cada uma. Selecione aquela que deseja e clique em Adicionar.

8 Figura 14 Tela de adicionar um tipo de questão Questão de Ensaio Para exemplificar, escolhemos uma questão do tipo Ensaio (discursiva). Na tela seguinte, preencha o nome para a pergunta e descreva o enunciado da questão. Ao concluir, não se esqueça de clicar em Salvar Mudanças no final da página. Figura 15 Tela de criação da questão do tipo ensaio

9 ATENÇÃO: A opção feedback geral é mostrada para o aluno depois que ele responder à questão. O feedback geral pode ser utilizado para dar informações aos alunos sobre a resposta correta ou incluir algum link que contenha assuntos correlacionados a essa questão ou ao conteúdo que possam facilitar a compreensão. Questão de Múltipla Escolha Outro exemplo seriam as questões de Múltipla Escolha, que permitem a seleção de uma resposta em uma lista previamente definida pelo professor. Este tipo de questão também permite definir uma resposta correta, desta forma, a correção será automática. Para utilizar basta selecioná-la em Adicionar uma questão. Na página seguinte escolha o nome da pergunta e o texto da questão (o seu enunciado). Figura 16 Tela de criação da questão do tipo múltipla escolha Logo abaixo aparecerão as opções de configuração da questão. Figura 17 Tela das opções de configuração da questão Uma ou múltiplas respostas permite definir se a questão terá uma ou mais respostas corretas. Misturar as opções se ativado, a ordem das respostas será misturada aleatoriamente para cada tentativa, contanto que Misturar entre as questões também esteja habilitado na configuração do questionário.

10 Numerar as escolhas permite definir como as questões serão enumeradas. A seguir aparecerá o espaço para preencher as alternativas da questão. Escreva as possíveis respostas nos campos referentes à Escolha 1, Escolha 2, Escolha 3 e assim por diante. Figura 18 Tela da opção de respostas da questão Para definir a resposta correta, selecione na opção Nota o valor de 100%. Nas demais opções não será necessário incluir uma porcentagem de acerto. Figura 19 Tela da opção de seleção das respostas corretas Ao finalizar, clique em Salvar Mudanças no final da página. Na página seguinte aparecerá a tela de edição do questionário com as questões adicionadas.

11 Editar questão Visualizar questão Excluir questão Figura 20 Tela de edição do questionário Nesta tela temos as seguintes opções de edição: Visualizar questão permite ter uma visualização prévia da questão adicionada (está simbolizado pelo ícone da lupa). Editar questão permite voltar à tela de edição da questão para fazer alterações (está simbolizado pelo ícone do lápis). Excluir permite excluir a questão do questionário (está simbolizado pelo ícone do x ). Selecione vários itens permite selecionar mais de uma questão para excluí-las. Repaginar permite ordenar novamente e definir quantas questões irão aparecer por página. Nota máxima permite definir a nota total do questionário. ATENÇÃO: Caso algum aluno já tenha respondido ao questionário, irá aparecer uma mensagem informando que não é mais possível fazer alterações nas questões (adicionar ou remover). COMO ACRESCENTAR UMA QUESTÃO DO BANCO DE QUESTÕES Para acrescentar uma questão do banco, clique em Adicionar e escolha a opção do banco de questões. Figura 21 Tela de edição do questionário Irá aparecer uma janela com as questões criadas anteriormente. Para acrescentá-las, selecione as que você deseja e clique na opção Adicionar perguntas selecionadas para o quiz.

12 Figura 22 Tela de adição de questões do banco Após clicar em adicionar, as perguntas irão aparecer no seu questionário. Figura 23 Tela de visualização das questões adicionadas ao questionário ATENÇÃO: Cada página corresponde a uma nova janela no questionário. Caso prefira, é possível adicionar as perguntas em uma única página. Para isso, basta clicar em Repaginar e escolher o número de questões por página. COMO ATRIBUIR UMA NOTA Na página de edição do questionário existem duas formas de atribuir notas para as questões.

13 Figura 24 Tela de adição de notas no questionário As opções para atribuição de notas são: Nota máxima nesta opção você deverá atribuir o valor do somatório de todas as questões. Nota individual para cada questão para adicionar uma nota a cada questão clique em Editar Nota Máxima, simbolizado pelo ícone do lápis; para salvar a alteração clique na tecla enter em seu teclado. Figura 25 Tela de adição de notas por questão ATENÇÃO: Caso queira utilizar números quebrados será preciso escrevê-los com ponto, da seguinte forma: 1.5 / 1.8 / 2.5 e etc. Caso utilize a vírgula o ambiente não irá reconhecer. COMO FAZER A CORREÇÃO DO QUESTIONÁRIO Na área central do seu curso/disciplina, selecione o questionário que deseja corrigir e, na página seguinte, clique sobre a opção Tentativas (ao lado aparecerá o quantitativo de alunos que responderam o questionário). Figura 26 Tela de visualização das tentativas de respostas ao questionário

14 Na página seguinte aparecerá a listagem com o nome dos alunos que responderam o questionário. Para visualizar a resposta e fazer a correção, clique sobre a opção Revisão de Tentativa. Figura 27 Tela de visualização das respostas dos alunos É possível também selecionar um ou mais alunos e escolher entre as opções: Reavaliar tentativas selecionadas permite que o professor faça novamente uma avaliação. Excluir tentativas selecionadas permite que o professor exclua uma tentativa feita pelo aluno (nessa opção, a resposta do aluno será permanentemente excluída e deverá ser utilizada em casos em que haja limite de respostas ao questionário). Ao clicar sobre Revisão de Tentativa, na página seguinte irá aparecer a questão e a resposta dada pelo aluno. Para corrigi-la, clique sobre Faça um comentário ou modifique a avaliação. Caso queira, é possível visualizar uma questão específica clicando no número correspondente. Figura 28 Tela de correção do questionário

15 Abrirá um pop-up onde será possível escrever um comentário e atribuir uma nota. Ao final, clique sobre a opção Gravar. Figura 29 Tela da opção faça um comentário ou modifique a avaliação ATENÇÃO: Para realizar a correção das questões discursivas será preciso repetir este procedimento para todas as questões contidas no questionário. COMO VISUALIZAR AS QUESTÕES DE UM QUESTIONÁRIO Na área central da disciplina, clique sobre o questionário que deseja visualizar. Na página seguinte, no bloco Administração, clique em Editar Questionário, localizado no lado direito da tela. Figura 30 Tela inicial do questionário

16 Para visualizar a questão na íntegra, clique sobre a opção Visualização Prévia Da Questão, simbolizada pelo ícone de lupa. Caso queira editá-la, clique no próprio enunciado da questão. Figura 31 Tela da opção de visualização prévia da questão ATENÇÃO: Caso algum aluno já tenha respondido este questionário, irá aparecer no topo da página uma mensagem informando que não será possível adicionar ou remover as questões. COMO CRIAR UM BANCO DE QUESTÕES Após ter criado e configurado o seu questionário, na área central da disciplina clique sobre o questionário que deseja visualizar. Na página seguinte, no bloco Administração, clique em Banco de Questões, localizado no lado direito da tela. Figura 32 Tela da opção Banco de Questões

17 As seguintes opções irão aparecer: Questões permite incluir as questões ao banco. Categorias permite criar diferentes categorias para organizar e agrupar as questões no banco. Importação permite importar questões de outra disciplina/curso do Ambiente. Exportar permite exportar questões da sua disciplina/curso para outras no Ambiente. Para iniciar a criação do seu banco de questões clique sobre Questões e, na página seguinte, clique na opção Criar uma nova questão. Figura 33 Tela de visualização do banco de questões Aparecerá a tela de seleção do tipo de questão que deseja adicionar. Selecione a que deseja e clique em Adicionar.

18 Figura 34 Tela de adição de um tipo de questão ao banco Após criar e configurar a sua questão, ela irá aparecer na listagem do banco de questões. Será possível verificar a data, horário e quem fez a criação e/ou modificação de cada questão. Figura 35 Tela de visualização das questões no banco

19 COMO CRIAR CATEGORIAS No bloco Administração, clique em Categorias, localizado ao lado direito da tela. Figura 36 Tela da opção Categorias Na página seguinte aparecerá a listagem das categorias criadas. Por padrão, o Ambiente vem configurado com uma categoria, que recebe o nome da sua disciplina (por exemplo: FIL1000_2017.1). Para adicionar uma nova categoria, escolha um nome e clique em Adicionar Categoria. Figura 37 Tela de criação de uma categoria Logo após adicionar aparecerá a nova categoria na listagem.

20 Figura 38 Tela de visualização da categoria criada COMO ADICIONAR A CATEGORIA NA QUESTÃO Retorne ao banco de questões e clique em Criar uma nova questão. Figura 39 Tela de criação de uma nova questão no banco Na tela de criação e configuração de um tipo de questão aparecerá um combo para selecionar a categoria criada anteriormente. Figura 40 Tela de adição de uma categoria à questão

Figura 1 Tela de Edição da Disciplina

Figura 1 Tela de Edição da Disciplina TAREFA Para criar uma Tarefa, selecione a opção ATIVAR EDIÇÃO e vá ao tópico ou unidade desejada, clique em ACRESCENTAR UMA ATIVIDADE OU RECURSO e selecione o tipo de tarefa que desejar. Figura 1 Tela

Leia mais

Questionário: Questões Múltipla Escolha.

Questionário: Questões Múltipla Escolha. Questionário: Questões Múltipla Escolha. Esse exemplo se caracteriza por: Questões de múltipla escolha. Alternativas de resposta embaralhadas a cada nova tentativa. Feedback e correção para o aluno imediatamente

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Ana Amélia de Souza Pereira Christien Lana Rachid Maio/2017 LISTA DE FIGURA Figura 1 - Página

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE EQUIPE DE CAPACITAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE EQUIPE DE CAPACITAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE EQUIPE DE CAPACITAÇÃO AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM MOODLE VERSÃO 3.1 GUIA CONFIGURAÇÃO GERAL DO QUESTIONÁRIO Manual do

Leia mais

ÁREA DO PROFESSOR (TUTOR)

ÁREA DO PROFESSOR (TUTOR) ÁREA DO PROFESSOR (TUTOR) 1- QUESTIONÁRIO Questionário permite-lhe criar e configurar mini-testes e exercícios, que podem conter perguntas de vários tipos: múltipla escolha; verdadeiro ou falso; resposta

Leia mais

Atividade Questionário

Atividade Questionário Atividade Questionário A atividade questionário pode ser usada como uma prova virtual, podendo inserir diversos tipos de questões: associação, múltipla escolha, dissertativa, verdadeiro/falso. Para editar

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

UTILIZANDO GRUPOS NO MOODLE

UTILIZANDO GRUPOS NO MOODLE UTILIZANDO GRUPOS NO MOODLE O ambiente virtual Moodle permite a criação de grupos e agrupamentos, sendo que um grupo é constituído por um conjunto de usuários, enquanto o agrupamento é constituído por

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR ACESSANDO O UNICURITIBA VIRTUAL Acesse o site do UNICURITIBA: http://unicuritiba.edu.br Clique no link Portal do Professor, que fica no canto superior

Leia mais

possibilidades e criatividade Moodle em minha sala de aula virtual Atividades e Recursos Questionário Parte I Configurações gerais

possibilidades e criatividade Moodle em minha sala de aula virtual Atividades e Recursos Questionário Parte I Configurações gerais possibilidades e criatividade em minha sala de aula virtual Moodle Atividades e Recursos Questionário Parte I Configurações gerais República Federativa do Brasil Dilma Rousseff Universidade de Brasília

Leia mais

CURSO BÁSICO TAREFA. Figura 1 Tela de abertura da atividade

CURSO BÁSICO TAREFA. Figura 1 Tela de abertura da atividade CURSO BÁSICO Para criar uma Tarefa, selecione a opção ATIVAR EDIÇÃO e vá ao tópico ou unidade desejada, clique em ACRESCENTAR UMA ATIVIDADE OU RECURSO e selecione o tipo de tarefa que desejar. Ao escolher

Leia mais

possibilidades e criatividade Moodle em minha sala de aula Atividades e Recursos Questionário Parte I Configurações gerais

possibilidades e criatividade Moodle em minha sala de aula Atividades e Recursos Questionário Parte I Configurações gerais possibilidades e criatividade em minha sala de aula Moodle Atividades e Recursos Questionário Parte I Configurações gerais República Federativa do Brasil Dilma Rousseff Universidade de Brasília Ivan Camargo

Leia mais

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis.

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. COMO PARTICIPAR DO CURSO Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. Na parte superior da tela há uma barra de navegação que indica sua

Leia mais

Criando atividade. Para criar uma Atividade, siga os passos a seguir.

Criando atividade. Para criar uma Atividade, siga os passos a seguir. A ferramenta Atividade permite criar na Plataforma uma área para os alunos enviarem trabalhos. Você pode criar uma atividade para que os alunos enviem suas Atividades a Distância (ADs), por exemplo. Os

Leia mais

Moodle. criatividade. possibilidades e. em minha sala de. aula. Atividades e Recursos

Moodle. criatividade. possibilidades e. em minha sala de. aula. Atividades e Recursos possibilidades e criatividade em minha sala de aula Moodle Atividades e Recursos Questionário Parte III Configurando as questões no banco de questões República Federativa do Brasil Dilma Rousseff Universidade

Leia mais

A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos.

A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos. Criando wiki A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos. Basicamente, a página wiki é um local onde todos

Leia mais

CURSO BÁSICO. Ao selecionar a sua disciplina, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis.

CURSO BÁSICO. Ao selecionar a sua disciplina, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. CURSO BÁSICO COMO PARTICIPAR Da disciplina Ao selecionar a sua disciplina, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. Na parte superior da tela há uma barra de navegação

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PORTAL UNIVERSITÁRIO - UniMB Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa 1 Walex Milto Martins dos Santos 2

MANUAL DO ALUNO PORTAL UNIVERSITÁRIO - UniMB Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa 1 Walex Milto Martins dos Santos 2 MANUAL DO ALUNO PORTAL UNIVERSITÁRIO - UniMB Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa 1 Walex Milto Martins dos Santos 2 O manual do aluno apresenta as orientações de como acessar o curso, atualizar o perfil

Leia mais

Esta primeira parte do manual do Moodle está destinada para orientações em como acessar o curso, atualizar o perfil e realizar as atividades.

Esta primeira parte do manual do Moodle está destinada para orientações em como acessar o curso, atualizar o perfil e realizar as atividades. MANUAL DO ALUNO MOODLE Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa 1 Walex Milto Martins dos Santos 2 PRIMEIRA PARTE Esta primeira parte do manual do Moodle está destinada para orientações em como acessar o curso,

Leia mais

Instituto de Ensino Superior de Rio Verde - IESRIVER SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO MOODLE

Instituto de Ensino Superior de Rio Verde - IESRIVER SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO MOODLE SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO MOODLE - SUMÁRIO - 1. PARA ACESSAR A SALA VIRTUAL... 3 2. MINHA PÁGINA INICIAL... 4 3. MODIFICAR PERFIL... 5 4. CONFIGURAÇÕES DE MENSAGENS... 5 4.1. Enviando mensagens para

Leia mais

Manual Básico da Plataforma Moodle

Manual Básico da Plataforma Moodle Manual Básico da Plataforma Moodle SUMÁRIO Abrindo a disciplina... 3 Usando Recursos... 5 Arquivo... 6 Livro... 7 Página... 9 Pasta... 10 Rótulo... 11 Url... 12 Criação de Fórum... 13 Criação de Glossário...

Leia mais

1 O QUE É O AMBIENTE UNIVATES VIRTUAL?

1 O QUE É O AMBIENTE UNIVATES VIRTUAL? MANUAL DO ALUNO Caro aluno, O Univates Virtual é um espaço de estudo e de relacionamento. Através dele você pode trocar ideias com os colegas de curso mesmo não estando na Univates, organizar e realizar

Leia mais

CAMPUS VIRTUAL. Manual de utilização. Docentes

CAMPUS VIRTUAL. Manual de utilização. Docentes CAMPUS VIRTUAL Manual de utilização Docentes CTM JANEIRO 2015 1. Objetivo do Documento 02 2. Acesso ao Campus Virtual 02 Acesso através do site ISCIA - iscia.edu.pt Acesso direto campus.iscia.edu.pt 3.

Leia mais

Figuras 1 e 2 Telas de Edição da Disciplina

Figuras 1 e 2 Telas de Edição da Disciplina FÓRUM O fórum é o espaço de discussão de tópicos específicos preestabelecidos pelo professor da disciplina. As mensagens trocadas entre os participantes do curso podem conter textos, tabelas, imagens,

Leia mais

possibilidades e criatividade Moodle em minha sala de aula Atividades e Recursos Lição Parte II Inserindo conteúdo

possibilidades e criatividade Moodle em minha sala de aula Atividades e Recursos Lição Parte II Inserindo conteúdo possibilidades e criatividade em minha sala de aula Moodle Atividades e Recursos Lição Parte II Inserindo conteúdo República Federativa do Brasil Dilma Rousseff Universidade de Brasília Ivan Camargo Decanato

Leia mais

COMO PARTICIPAR DO CURSO

COMO PARTICIPAR DO CURSO COMO PARTICIPAR DO CURSO Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. Na parte superior da tela há uma barra de navegação que indica sua

Leia mais

Manual de Utilização do Webmail v1.1

Manual de Utilização do Webmail v1.1 Manual de Utilização do Webmail v1.1 (mail.ufvjm.edu.br) 1 Sumário Como Fazer o Login...3 Como Alterar a Senha...4 Como Enviar um E-mail...5 Como Criar uma Assinatura de E-mail...11 Como Criar Filtros...13

Leia mais

Manual do Usuário. Versão 1.0. Página 1 de 73

Manual do Usuário. Versão 1.0. Página 1 de 73 Manual do Usuário Versão 1.0 Página 1 de 73 1 Apresentação O Ondamailing é a nova plataforma do Onda para envio de campanhas de e-mail marketing de forma eficiente e intuitiva e que cumpre com os padrões

Leia mais

Primeiro Bloco: Orientações quanto aos recursos de comunicação e interação disponíveis no AVA

Primeiro Bloco: Orientações quanto aos recursos de comunicação e interação disponíveis no AVA Primeiro Bloco: Orientações quanto aos recursos de comunicação e interação disponíveis no AVA 1. Como acessar o ambiente virtual? Acesse a página da Universidade FUMEC (www.fumec.br), e então clique no

Leia mais

Tutorial para o aluno Moodle

Tutorial para o aluno Moodle ÍNDICE Introdução... 03 Acesso ao Moodle... 04 Acesso ao curso e ao material... 05 Utilizando a barra de navegação... 07 Atividades... 08 Inserindo imagem na atividade... 11 Enviando e recebendo mensagens...

Leia mais

Sibele Loss Edimara Heis

Sibele Loss Edimara Heis Sibele Loss Edimara Heis 2016 TUTORIAL ETC Tela Inicial É a primeira tela que aparece ao se logar no sistema. Nesta tela encontram se as funcionalidades do ETC (Notificações, Documentos, Biblioteca, Mensagens,

Leia mais

Tutorial de Administração de sites do Portal C3

Tutorial de Administração de sites do Portal C3 Tutorial de Administração de sites do Portal C3 Carlos Magno da Rosa Graduando Sistemas de Informação Estagiário Centro de Ciências Computacionais Sumário Sumário... 2 1-Apresentação Geral... 3 3-Componentes

Leia mais

Manual da Turma Virtual: ATIVIDADES E QUESTIONÁRIOS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: ATIVIDADES E QUESTIONÁRIOS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: ATIVIDADES E QUESTIONÁRIOS Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU TURMA VIRTUAL MENU ATIVIDADES E QUESTIONÁRIOS AVALIAÇÕES Esta

Leia mais

Tipos de Publicações:

Tipos de Publicações: Biblioteca Geral A ferramenta Biblioteca centraliza arquivos (documentos, vídeos e links) que o Administrador considera importantes para que os participantes tenham como material de apoio. O aluno poderá

Leia mais

Atalhos personalizados. Subhashish Pradhan T.C. Hollingsworth Tradução: Marcus Gama

Atalhos personalizados. Subhashish Pradhan T.C. Hollingsworth Tradução: Marcus Gama Subhashish Pradhan T.C. Hollingsworth Tradução: Marcus Gama 2 Conteúdo 1 Introdução 4 2 Gerenciar Atalhos e Grupos 4 2.1 Adicionar Grupos...................................... 4 2.2 Adicionar Atalhos......................................

Leia mais

Tutorial para uso da área do professor

Tutorial para uso da área do professor Tutorial para uso da área do professor Sumário 1. Acessando a área do professor...2 1.1 Comunicados registrados para professores...2 2. Cadastro de avaliações...3 2.1. Código e nome de avaliação criados

Leia mais

Criando fórum. Vamos aprender a criar um fórum. Siga os passos a seguir!

Criando fórum. Vamos aprender a criar um fórum. Siga os passos a seguir! Criando fórum Criando fórum O fórum é uma ferramenta muito utilizada em cursos a distância por permitir a discussão de um tema específico de modo assíncrono, ou seja, a interação entre os participantes

Leia mais

Manual do Professor AVA - Moodle/Unesp (versão 3.0) QUESTIONÁRIO

Manual do Professor AVA - Moodle/Unesp (versão 3.0) QUESTIONÁRIO Manual do Professor AVA - Moodle/Unesp (versão 3.0) QUESTIONÁRIO Livro Manual do Professor: AVA Moodle/UNESP (versão 3.0) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Reitor Julio Cezar Durigan

Leia mais

MANUAL DE FILAS DE ATENDIMENTO

MANUAL DE FILAS DE ATENDIMENTO MANUAL DE FILAS DE ATENDIMENTO 1. FILAS DE ATENDIMENTO 1.1. FILAS EXISTENTES Para chegar encontrar as filas de atendimento, acesse a central de atendimento selecionando o. Note que algumas das filas estão

Leia mais

Manual MAZK (Professor)

Manual MAZK (Professor) Manual MAZK (Professor) O Mazk é um ambiente inteligente para ensino e aprendizagem de diversos temas. Neste aplicativo os professores poderão incluir os materiais e os estudantes poderão aprender sobre

Leia mais

possibilidades e criatividade Moodle em minha sala de aula Atividades e Recursos Questionário Parte IV Configurando um questionário

possibilidades e criatividade Moodle em minha sala de aula Atividades e Recursos Questionário Parte IV Configurando um questionário possibilidades e criatividade em minha sala de aula Moodle Atividades e Recursos Questionário Parte IV Configurando um questionário República Federativa do Brasil Dilma Rousseff Universidade de Brasília

Leia mais

Cadastro do Perfil Profissional:

Cadastro do Perfil Profissional: Sumário Cadastro do Perfil Profissional:... 3 E-mail:... 4 Configuração de Relatórios:... 5 Pessoas e Consultas:... 5 Cadastrando um paciente:... 5 Recordatório... 10 Anamnese... 11 Avaliação Física...

Leia mais

Manual da Turma Virtual: CONFIGURAÇÕES. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: CONFIGURAÇÕES. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: CONFIGURAÇÕES Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU TURMA VIRTUAL MENU CONFIGURAÇÕES CONFIGURAR TURMA Esta funcionalidade permitirá

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual Aluno

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual Aluno UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual Aluno UNIFAP MACAPÁ-AP 2013 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela

Leia mais

Ferramentas Sala de Aula

Ferramentas Sala de Aula Ferramentas Sala de Aula O ambiente onde o aluno estuda, da mesma forma que em um ambiente presencial, é chamado de sala de aula, nesse ambiente poderão ser habilitadas ferramentas de comunicação e colaboração,

Leia mais

possibilidades e criatividade em Moodle minha sala de aula Atividade e Recusos Atividade Escolha

possibilidades e criatividade em Moodle minha sala de aula Atividade e Recusos Atividade Escolha possibilidades e criatividade em minha sala de aula Moodle Atividade e Recusos Atividade Escolha República Federativa do Brasil Dilma Rousseff Universidade de Brasília Ivan Camargo Decanato de Ensino de

Leia mais

Dashboard DASHBOARD MATRÍCULAS DIÁRIO

Dashboard DASHBOARD MATRÍCULAS DIÁRIO Dashboard DASHBOARD MATRÍCULAS DIÁRIO 1. Matrículas não iniciadas: mostra a quantidade de matrículas do dia referente ao último dia do período estabelecido, que possuem status Matriculado, ativo e Andamento

Leia mais

Tutorial 3 Lição. Na Figura 1, a seguir, é possível observar um exemplo de estrutura de lição: Introdução/Orientações. Página 1. Texto 1.

Tutorial 3 Lição. Na Figura 1, a seguir, é possível observar um exemplo de estrutura de lição: Introdução/Orientações. Página 1. Texto 1. Tutorial 3 Lição A Lição é uma atividade individual composta por um conjunto de páginas, numa ordem predeterminada que serão apresentadas para os alunos. As páginas poderão conter textos para serem lidos

Leia mais

Antes de preparar a sala de videotutoria, é importante conhecer alguns termos usados na ferramenta.

Antes de preparar a sala de videotutoria, é importante conhecer alguns termos usados na ferramenta. Antes de preparar a sala de videotutoria, é importante conhecer alguns termos usados na ferramenta. Dentre os participantes de uma videotutoria temos: hosts (administradores da sala função em que se enquadram

Leia mais

Manual do Software

Manual do Software - 2017 - Sumário 1 - Cadastro 3 2 - Login no sistema... 3 3 Recuperação de senha... 3 4 - Configurações do Sistema... 3 5 Pré-cadastro de usuários... 3 6 - Editar perfil do usuário... 7 7 - Definir permissões

Leia mais

SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR

SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR Fluxo de cadastro Acesso ao sistema: http://cacb.certorigem.com.br/federasul/ Criar pré-cadastro Fluxo de cadastro Preencher formulário do lado esquerdo com os dados

Leia mais

O uainov é uma plataforma de gerenciamento de ideias que permite que todas as pessoas de

O uainov é uma plataforma de gerenciamento de ideias que permite que todas as pessoas de Apresentação O uainov é uma plataforma de gerenciamento de ideias que permite que todas as pessoas de sua organização criem e aprimorem iniciativas de inovação de maneira colaborativa para as mais variadas

Leia mais

Conhecendo e editando o seu perfil

Conhecendo e editando o seu perfil Neste tutorial, você vai conhecer e aprender a editar o seu perfil na Plataforma Moodle/Cederj. Vamos lá! 1- Usando o Blog 2 2- Meus arquivos privados 6 3- Inserindo Repositórios 9 4- Modificando o perfil

Leia mais

Criando site. Tutorial Webnode

Criando site. Tutorial Webnode Criando site Tutorial Webnode 1 Registrando Acesse o endereço: http://www.webnode.com.br/ e preencha os dados solicitados e clique em Registre-se e crie seu site. NOME DO SITE: artecsuz-nomedaescola 2

Leia mais

TUTORIAL PARA CONFIGURAÇÃO DO RELATÓRIO DE NOTAS MOODLE 2.4

TUTORIAL PARA CONFIGURAÇÃO DO RELATÓRIO DE NOTAS MOODLE 2.4 TUTORIAL PARA CONFIGURAÇÃO DO RELATÓRIO DE NOTAS MOODLE 2.4 Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos 2018 Introdução Este documento tem como objetivo orientar

Leia mais

TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL Tutorial realizado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação Tutorial Adaptação Webmail UFMS Sumário 1) Enviar

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO ONLINE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO ONLINE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO ONLINE 1. Primeiro Acesso Clique em [ACESSAR SUA CONTA] 1. Primeiro Acesso Caso ainda não possua acesso ao sistema, na caixa de diálogo que surge, clique em [Primeiro acesso].

Leia mais

Ferramentas Sala de Aula

Ferramentas Sala de Aula Ferramentas Sala de Aula O ambiente onde o aluno estuda, da mesma forma que em um ambiente presencial, é chamado de sala de aula, nesse ambiente poderão ser habilitadas ferramentas de comunicação e colaboração,

Leia mais

Treinamento Plataforma NearYou. Faculdade São Luis Jaboticabal

Treinamento Plataforma NearYou. Faculdade São Luis Jaboticabal Treinamento Plataforma NearYou Faculdade São Luis Jaboticabal Sumário Web Site www.saoluis.br Entrada (login) Tela principal Turmas Atuais Tela de Entrada Quadro de avisos Fórum Chat Meus Recursos Conteúdo

Leia mais

Manual Venda de Produtos Gestor - Versão 11.2 (PAF) atualização

Manual Venda de Produtos Gestor - Versão 11.2 (PAF) atualização Manual Venda de Produtos Gestor - Versão 11.2 (PAF) atualização 08.06.12 Neste manual você entenderá como realizar uma venda através do Gestor. Além disso, através do botão é

Leia mais

SAO-WEB Manual do Usuário

SAO-WEB Manual do Usuário Documento SAO-WEB Manual do Usuário 1 Referência: SAO-WEB Sistema SAO-WEB Módulo Geral Responsável Trion Data 05/2010 Objetivo Descrever o funcionamento do SAO WEB. O SAO-WEB é uma forma de acesso ao SAO-ERP

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Versão do manual: 1.0 Data: 15/12/2017 Autor: Vitor Souza Sumário Apresentação... 3 Primeiro acesso... 3 Tela principal... 6 Inclusão de pedidos... 6 Importação de pedidos...

Leia mais

ACRESCENTANDO ATIVIDADES EM UMA DISCIPLINA DO MOODLE

ACRESCENTANDO ATIVIDADES EM UMA DISCIPLINA DO MOODLE ACRESCENTANDO ATIVIDADES EM UMA DISCIPLINA DO MOODLE Luanna Azevedo Cruz Polyana Ribas Bernardes 2015 2015 ÍNDICE Introdução Modo de edição... 3 Acrescentando atividades na disciplina Base de dados...

Leia mais

Tutorial Perfil Coordenador e Secretaria Projeto ALUB. Versão 1.0

Tutorial Perfil Coordenador e Secretaria Projeto ALUB. Versão 1.0 Tutorial Perfil Coordenador e Secretaria Projeto ALUB Versão 1.0 Índice 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ACESSO À PLATAFORMA... 3 3. BLOCO DE NAVEGAÇÃO PÁGINA INICIAL... 5 4. BLOCO ADMINISTRAÇÃO NA PÁGINA INICIAL...

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR EAD AVA

MANUAL DO PROFESSOR EAD AVA MANUAL DO PROFESSOR EAD AVA ACESSO RÁPIDO Contamos com a sua participação ativa durante todo o processo de aprendizagem, interagindo com os alunos, tutores/professores pela plataforma (AVA), familiarizando-se

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA SIGAA

PROJETO DE PESQUISA SIGAA PROJETO DE PESQUISA SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 COPES- 2105-6511 / copes@ufs.br CINTEC- 2105-6865 / cintec.ufs@gmail.com

Leia mais

possibilidades e criatividade Moodle em minha sala de aula virtual Atividades e Recursos Base de dados Parte II Configurações avançadas

possibilidades e criatividade Moodle em minha sala de aula virtual Atividades e Recursos Base de dados Parte II Configurações avançadas possibilidades e criatividade em minha sala de aula virtual Moodle Atividades e Recursos Base de dados Parte II Configurações avançadas República Federativa do Brasil Dilma Rousseff Universidade de Brasília

Leia mais

Administrando um fórum

Administrando um fórum Neste tutorial, você vai aprender a administrar um fórum já criado na plataforma Moodle, na função de tutor. Após logar no fórum de interesse dentro da disciplina, você pode executar diversas tarefas.

Leia mais

MANUAL. Mão Dupla nextel

MANUAL. Mão Dupla nextel MANUAL Mão Dupla nextel 1 Índice 1) Introdução... 3 2) Envio de mensagem... 3 3) Relatórios... 4 a. Relatório de Mensagens... 4 b. Aparelhos... 5 4) Configurações... 6 a. Grupos... 6 b. Perguntas/Respostas...

Leia mais

Figura 1 Tela principal da disciplina

Figura 1 Tela principal da disciplina CONTEÚDO DAS AULAS O conteúdo das aulas pode estar distribuído em documentos de texto, telas web programadas ou na própria tela central do ambiente. Tanto os arquivos de texto como as páginas web são acessadas

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

Tutorial 2 Laboratório de Avaliação

Tutorial 2 Laboratório de Avaliação Tutorial 2 Laboratório de Avaliação Esta atividade proporciona a criação de um trabalho sobre um tema escolhido, que pode ser um texto online, ou um arquivo enviado (pdf, vídeo, imagem etc.), ou ainda

Leia mais

Manual Para incluir Equipe Editorial no Sistema

Manual Para incluir Equipe Editorial no Sistema Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) Manual Para incluir Equipe Editorial no Sistema Equipe de Apoio às Publicações Digitais Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC-SP 2012 Para incluir Equipe

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Versão 1.0 1. Cadastro no sistema - Acesse o sistema pelo endereço: http://www.professor.ms.gov.br. - Clique no link na parte

Leia mais

Criação de Testes APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva

Criação de Testes APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO AVALIAÇÕES AMBIENTE VIRTUAL - TESTE DE APRENDIZAGEM Criação de Testes Autor(es) Scarlat Pâmela Silva 1 SUMÁRIO 1. Definição de Testes 2. Disponibilização do Teste na Área de Conteúdo 3. Como

Leia mais

Portal Educacional Professor On line

Portal Educacional Professor On line 1. ACESSO AO SISTEMA O acesso ao sistema pode ser realizado pelos seguintes sites: http://www.iplc.g12.br/ http://www.franciscanasalcantarinas.org.br/ INFORME NOME DO USUÁRIO. INFORME A SUA SENHA DE ACESSO.

Leia mais

GUIA PRÁTICO PARA O USUÁRIO

GUIA PRÁTICO PARA O USUÁRIO GUIA PRÁTICO PARA O USUÁRIO SUMÁRIO Introdução...3 Download...3 Chave de Registro... 4 Considerações Importantes...4 Primeiros passos...5 Acessando o Servidor Local... 5 Tela Inicial do Sitrad Pro... 6

Leia mais

Bem-vindo ao Manual de Navegação do Portal do Fornecedor Vale.

Bem-vindo ao Manual de Navegação do Portal do Fornecedor Vale. Bem-vindo ao Manual de Navegação do Portal do Fornecedor Vale. Treinamento para o Perfil Administrador Fornecedor Desenvolvido por Vale e Accenture I 2016 1. Introdução ao Perfil Administrador 2. Configuração

Leia mais

TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA

TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 DAA 2105-6503 Turma virtual Docente: Objetivo Auxiliar aos docentes

Leia mais

"Manual de Acesso ao Moodle - Discente"

Manual de Acesso ao Moodle - Discente "Manual de Acesso ao Moodle - Discente" Para acessar a plataforma, acesse: http://www.fem.com.br/moodle. A página inicial da plataforma é a que segue abaixo: Para fazer o login, clique no link Acesso localizado

Leia mais

ACESSO AO AMBIENTE E À SALA VIRTUAL.

ACESSO AO AMBIENTE E À SALA VIRTUAL. ACESSO AO AMBIENTE E À SALA VIRTUAL www.unasus.fuma Ao acessar o portal você poderá entrar na Sala Virtual a partir de 2 áreas: 1- Menu do topo (área de login); 1 2 - Link de Acesso localizado abaixo da

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL - NTE EQUIPE DE CAPACITAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL - NTE EQUIPE DE CAPACITAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL - NTE EQUIPE DE CAPACITAÇÃO AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM MOODLE VERSÃO 2.7 ATIVIDADE BASE DE DADOS Manual do professor 1

Leia mais

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação)

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação) 1/24 1. Objetivo Este documento tem por objetivo indicar e informar o conjunto de ações para o procedimento de uso do novo correio eletrônico do CEFET-MG. O novo sistema de correio eletrônico tem uma interface

Leia mais

Manual do Professor AVA - Moodle/Unesp (versão 3.0) TAREFA

Manual do Professor AVA - Moodle/Unesp (versão 3.0) TAREFA Manual do Professor AVA - Moodle/Unesp (versão 3.0) TAREFA Livro Manual do Professor: AVA Moodle/UNESP (versão 3.0) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Reitor Julio Cezar Durigan Vice-Reitora

Leia mais

O que é Sistema de Mensagem?

O que é Sistema de Mensagem? O que é Sistema de Mensagem? O Sistema de Mensagens da Unopar é um serviço completo de gerenciamento interno e de uso institucional de mensagens que permite a leitura e envio das mesmas, o armazenamento

Leia mais

Manual de Normas e Procedimentos

Manual de Normas e Procedimentos Manual do PDV Online - Atalho para PDV. - Tela de login Página 1 de 27 - Tela Inicial Botão Iniciar Venda (direciona para a tela de cupom fiscal) Botão Sangria (permite sangrar o total do dia vendido em

Leia mais

SÍNDICO e SUBSÍNDICO UTILIZAÇÃO

SÍNDICO e SUBSÍNDICO UTILIZAÇÃO SÍNDICO e SUBSÍNDICO UTILIZAÇÃO AVISOS Avisos para adicionar... Campos destacados com * são de preenchimento obrigatório: Assunto e Mensagem Selecionar Data e Hora inicial Selecionar Data e Hora final

Leia mais

Manual Autorizador TOTVS

Manual Autorizador TOTVS Manual Autorizador TOTVS APRESENTAÇÃO Com o objetivo de melhorar e facilitar o processo de utilização do sistema de registros e solicitações, a Unimed Pelotas/RS implantará o Autorizador, um novo sistema

Leia mais

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância. Guia do Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Aluno

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância. Guia do Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Aluno Guia do Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Aluno Versão 1 / 2010 Apresentação Caro (a) aluno (a), Este manual foi elaborado para auxiliá-lo a navegar no ambiente virtual moodle do Centro de Educação

Leia mais

Manual de utilização da Mini Fábrica de Crachás. parte 2 BRAVASOFT. Implantar e Imprimir Projetos

Manual de utilização da Mini Fábrica de Crachás. parte 2 BRAVASOFT. Implantar e Imprimir Projetos Manual de utilização da Mini Fábrica de Crachás parte 2 BRAVASOFT Implantar e Imprimir Projetos Atualizado em: 09/2012 2 1. Sumário 2. Implantar Projeto no Bravasoft... 3 2.1 Arrumar arquivo com dados

Leia mais

Conhecendo e editando a sala de aula

Conhecendo e editando a sala de aula Neste tutorial você vai conhecer e aprender a configurar a sala de aula de sua disciplina na Plataforma Moodle/Cederj. Vamos lá, então! 1- Definindo o formato da sala de aula... 2 2- Movendo as seções...

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Processo Seletivo Acadêmico Versão 2.1.5 Última revisão: 18/12/2017 2017 Versão: 1.0 Documentação: André L. M. C. Revisão:

Leia mais

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4 Página 1 de 17 SUMÁRIO 1. ACESSO... 2 2. MENU PRINCIPAL... 3 2.1 Página Inicial... 3 2.2 Botões no Topo da Tela... 4 2.3 Campos para Exibição... 4 2.4 Página da Turma... 5 3. MENU USUÁRIO... 5 3.1 Central

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção

Leia mais

A turma finalizou a escrita, haverá correção nos textos? A decisão é do professor!

A turma finalizou a escrita, haverá correção nos textos? A decisão é do professor! 1 MANUAL DA FERRAMENTA DE CORREÇÃO ON-LINE A turma finalizou a escrita, haverá correção nos textos? A decisão é do professor! Neste ano preparamos um ambiente virtual novo e especial para a visualização

Leia mais

http://www.nuted.edu.ufrgs.br/planetarooda MANUAL DO PLANETA 1. PLANETA ROODA 2 1.1 Acesso ao PLANETA ROODA 3 1.2 Funcionamento Administrativo do PLANETA ROODA 4 1.3 Gerenciamento de turmas/ grupos do

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO Conteúdo ORIENTAÇÃO DE ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL... 3 MODIFICAR PERFIL... 4 MODIFICAR SENHA... 7 VERIFICAR O PERFIL... 8 ENVIO DE MENSAGEM... 8 CRIANDO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 070/2013, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2013

RESOLUÇÃO Nº 070/2013, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS Conselho Superior Rua Ciomara Amaral de Paula, 167 Bairro Medicina 37550-000 - Pouso Alegre/MG Fone: (35)

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Manual de Configuração da Agenda Regulada Manual de Operação Março/2012

Leia mais