Capítulo 1: Fundamentação teórica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Capítulo 1: Fundamentação teórica"

Transcrição

1 Capítulo 1 Fundamentação teórica 6 Capítulo 1: Fundamentação teórica Este capítulo discorre sobre os pressupostos teóricos de autores que serviram de apoio para a realização deste trabalho. Inicialmente apresento a origem, desenvolvimento, definições e características da abordagem instrumental. Em seguida, apresento conceitos do termo necessidade sob a ótica de diferentes autores, e então, enfoco a característica fundamental dessa abordagem, que também é o propósito desta pesquisa: a análise de necessidades. Por fim, faço um breve relato sobre inglês instrumental no Brasil. 1.1 Origem e desenvolvimento da abordagem instrumental Parece difícil datar com exatidão o aparecimento do estudo de línguas para fins específicos (LSP Languages for Specific Purposes) ou abordagem instrumental, conforme é conhecida no Brasil. Segundo Dudley-Evans e St John (1998:1), muitos acreditam que seu desenvolvimento teve origem na época dos impérios Grego e Romano. Howatt (1984:6-7) relata que em 1415, William of Kingsmill escreveu um manual de ensino de língua inglesa para mercadores de lã e de produtos agrícolas, que continha diálogos com termos técnicos referentes ao comércio desses produtos. O autor também menciona um manual bilíngüe (inglês e francês) escrito em 1483, pelo comerciante inglês William Caxton. O manual era composto de vocabulário relacionado a equipamentos técnicos e de diálogos que apresentavam palavras referentes a alimentos e materiais têxteis. Já Strevens (1977:150), sugere o início do estudo de línguas para fins específicos no século XVI, quando foram encontradas duas evidências de ensino de língua para fins específicos: um curso de língua inglesa para viajantes e um tipo de curso que ele identifica como alemão para estudantes de Ciências. Tickoo (1987) e Cheong (1986) (apud Robinson, 1980:15) não chegam a mencionar datas, mas observam que a abordagem instrumental no início de seu desenvolvimento era eclética e pré-lingüística, ou seja, não era embasada em teorias de linguagem nem de ensino de línguas.

2 Capítulo 1 Fundamentação teórica 7 É fato que a abordagem instrumental para o ensino de línguas, mais precisamente para o ensino de inglês (ESP English for Specific Purposes) ganhou força no fim da segunda guerra mundial. Hutchinson e Waters (1987:6) explicam que nesse período, a língua inglesa começou a ser reconhecida como a língua internacional da tecnologia e do comércio, devido ao poder especialmente econômico dos Estados Unidos no pós-guerra. Segundo os autores, até antes da segunda guerra, aprendia-se inglês como língua estrangeira por prazer ou prestígio, mas o final da segunda guerra fez surgir uma nova geração de aprendizes, dotados de razões para aprender a língua inglesa. Eram comerciantes que queriam vender seus produtos, mecânicos que precisavam ler instruções de manuais, médicos que precisavam acompanhar o desenvolvimento em suas áreas de atuação e estudantes de cursos que incluíam livros e jornais disponíveis apenas em inglês. Ainda segundo Hutchinson e Waters (1987:7), o desenvolvimento da abordagem instrumental foi acelerado pela crise do petróleo no início dos anos 70, em que especialistas ocidentais seguiam rumo aos países produtores de petróleo e a língua inglesa, então, viabilizava as transações comerciais. Portanto, aprender inglês tornava-se um grande negócio e as restrições de tempo e dinheiro forçaram a criação de cursos com objetivos claramente definidos. O ensino de inglês passou a ser guiado pelos desejos, necessidades e demandas de outros que não os professores. Ao mesmo tempo em que aumentava a procura por cursos de inglês com propósitos específicos, Hutchinson e Waters (1987:7-8) apontam mudanças que ocorriam também no campo da Lingüística e da Psicologia Educacional, as quais contribuíram para o fortalecimento de Inglês Instrumental. Segundo os mesmos autores, o foco da Lingüística que até então era na descrição de regras gramaticais, foi desviado para o uso real da língua na comunicação. Na Psicologia Educacional, novos desenvolvimentos enfatizavam o aluno e suas atitudes com relação à aprendizagem. As diferentes necessidades e interesses dos alunos passaram a ser considerados como uma importante influência na motivação para uma aprendizagem efetiva.

3 Capítulo 1 Fundamentação teórica 8 Hutchinson e Waters (1987:9) identificam cinco fases no desenvolvimento de Inglês Instrumental. A primeira fase ocorreu nos anos 60 e início dos 70, e caracterizava-se pela análise de registro, isto é, buscava-se observar as características gramaticais e lexicais da língua inglesa presentes em textos específicos, como textos de Engenharia Elétrica ou Biologia, por exemplo. A segunda fase ocupou-se da análise da retórica ou do discurso, em que procurava-se entender como as sentenças se combinavam em um discurso para produzir significado. A terceira fase foi dedicada à análise da situação-alvo, ou seja, situação na qual o aluno utilizaria a língua. Portanto, no processo de desenho de um curso de Inglês Instrumental, seria preciso primeiramente conhecer a situação-alvo e identificar suas características lingüísticas. A quarta fase preocupou-se não com a língua em si, mas com os fatores cognitivos envolvidos no uso da língua, atentando para o desenvolvimento de habilidades e estratégias de aprendizagem, como predição, observação do lay out de um texto, localização de palavras cognatas, etc. A quinta e última fase tem como foco o processo de aprendizagem de uma língua, o que os autores consideram indispensável para a validação de um curso de Inglês Instrumental. Como vimos, nos estudos conduzidos por Hutchinson e Waters (1987), são identificadas cinco fases no desenvolvimento da abordagem instrumental para o ensino de línguas. Contudo, Ramos (2001) observa que, atualmente, estamos vivenciando uma sexta fase, em que a importância da análise da situação-alvo, a lingüística de corpus e, principalmente, a análise de gênero são elementos essenciais a serem considerados no ensino de línguas para fins específicos.

4 Capítulo 1 Fundamentação teórica Definições e características de inglês instrumental No início da década de 70, a sigla ESP significava English for Special Purposes (Inglês para Fins Especiais). Com o passar dos anos, a sigla ESP ficou conhecida como English for Specific Purposes (Inglês para Fins Específicos) (Robinson, 1980:5). No Brasil, essa abordagem é conhecida como Inglês Instrumental. São muitos os autores que definem inglês instrumental e descrevem suas características. Quanto ao conceito, Holmes (1981:8) explica que não se trata de uma língua utilizada por especialistas, como por exemplo, inglês para engenheiros, mas pode envolver mais habilidades e estratégias do que simplesmente vocabulário específico. Celani (1981:5) salienta a palavra finalidade contida no termo ESP, afirmando que: Na denominação English for Specific Purposes, a palavra purpose, finalidade, parece ser o termo crucial, indicando que esse tipo de ensino se concentra nos objetivos que procuramos alcançar. Isto não significa, no entanto, que o ensino de inglês antes do advento de ESP fosse necessariamente desprovido de objetivos. Significa apenas, que na situação de ESP, a finalidade a que se destina o curso passa a ter prioridade. Isto não significa, por outra parte, que as finalidades a que se destinam os cursos de Inglês Geral (GE) 1 não sejam especiais. Significa que os diferentes fins para os quais o aluno necessita de inglês podem ser mais facilmente percebidos e definidos, possibilitando, assim, uma visão das diferentes habilidades que serão necessárias à consecução daqueles fins. 1 Inglês geral é aquele que é ensinado através de cursos que, normalmente, não consideram as necessidades reais do aprendiz, limitando-se ao ensino do conteúdo de materiais didáticos propostos por professores e instituições de ensino (Holmes, 1981; Strevens, 1988). É o inglês ensinado para a vida, orientado pela cultura e pela literatura, com o objetivo de utilizar a língua em diversas situações e contextos (Robinson, 1980).

5 Capítulo 1 Fundamentação teórica 10 Hutchinson e Waters (1987:19) definem Inglês Instrumental como uma abordagem baseada nas necessidades dos alunos, e portanto, é fundamentada na simples pergunta: Por que este aluno precisa aprender inglês?. Para os autores, o que distingue Inglês Instrumental de Inglês Geral não é somente a existência de uma necessidade, mas a consciência dessa necessidade. Uma vez que a abordagem instrumental é centrada no aprendiz, Robinson (1991:5) conclui: Given to the great variety of contexts and of ESP courses around the world today, perhaps what we are really involved in as ESP practitioners is not so much teaching English for Specific Purposes but teaching English for specified people. Quanto às características da abordagem instrumental, Strevens (1988:1-2) aponta quatro características absolutas e duas variáveis na elaboração de um curso de Inglês Instrumental: Características absolutas: 2 ser desenhado para satisfazer as necessidades do aluno; ser relacionado ao conteúdo de disciplinas, ocupações e atividades particulares; centrar-se na língua apropriada em termos de sintaxe, léxico, discurso, semântica, etc. e contrastar com inglês geral. Características variáveis: pode restringir-se apenas a uma habilidade lingüística (apenas leitura, ou apenas produção oral, etc); não é preciso adotar uma metodologia em particular. 2 As traduções das citações entre aspas foram feitas por mim.

6 Capítulo 1 Fundamentação teórica 11 Entre as características de um curso de Inglês Instrumental apontadas por Robinson (1991:3), estão: geralmente é ministrado num curto período de tempo; os aprendizes são adultos que compõem salas de aula homogêneas em termos de ocupação profissional ou do estudo de uma área específica. Dudley-Evans e St John (1998:3-4) discordam da segunda característica absoluta apontada por Strevens (1988). Para os autores, um curso de Inglês Instrumental não precisa necessariamente estar relacionado ao conteúdo de uma determinada disciplina, e sim, refletir conceitos e atividades subjacentes a essa disciplina. Ainda segundo os autores, esse mesmo argumento também serve para refutar a característica apontada por Robinson (1991) que diz respeito à homogeneidade dos aprendizes em termos de ocupação profissional ou do estudo de uma área específica. Dudley-Evans e St John (1998:4-5) propõem três características absolutas e quatro variáveis: Características absolutas: ser elaborado para atender às necessidades do aluno (como Strevens); usar a metodologia e atividades subjacentes à disciplina a qual o inglês instrumental serve; centrar-se na língua (gramática, léxico, registro), habilidades, discurso e gênero apropriados a essas atividades (como Strevens). Características variáveis: pode estar relacionado com ou destinar-se a disciplinas específicas; pode, em situações específicas de ensino, adotar uma metodologia diferente da que é usada no ensino de inglês geral; pode ser desenhado para aprendizes adultos (em um curso de graduação ou em uma situação de trabalho), como também para alunos de ensino médio; pode destinar-se a alunos de nível básico, intermediário ou avançado.

7 Capítulo 1 Fundamentação teórica 12 Holmes (1981:8) cita mais uma característica: considerar a bagagem que o aluno traz consigo, isto é, seu conhecimento de mundo, sua capacidade de raciocínio e seu conhecimento lingüístico (mesmo que seja apenas na língua materna). Dudley-Evans e St John (1998:4) também chamam a atenção para essa realidade, e afirmam que, na abordagem instrumental, muitas vezes o professor assume o papel de consultor da língua, com status igual ao do aluno, que por sua vez, é especialista no assunto estudado. Na literatura sobre a abordagem instrumental, podemos encontrar diversas e confusas nomenclaturas existentes para as divisões e subdivisões de ESP. Hutchinson e Waters (1987:16) explicam que ESP é normalmente dividido em Inglês para Fins Acadêmicos (EAP English for Academic Purposes), que refere-se às necessidades de alunos que precisam de inglês para desenvolver seus estudos acadêmicos e Inglês para Fins Ocupacionais (EOP English for Occupational Purposes), também conhecido como Inglês para Fins Vocacionais (EVP English for Vocational Purposes), ou ainda como Inglês Vocacional como Segunda Língua (VESL Vocational English as a Second Language), que refere-se às necessidades de uso de inglês em contextos de trabalho ou de treinamento profissional. Dudley-Evans e St John (1998:6-7) subdividem a área de Inglês para Fins Ocupacionais (EOP English for Occupational Purposes) em Inglês para Fins Profissionais (EPP English for Professional Purposes) e Inglês para Fins Vocacionais (EVP English for Vocational Purposes). Os autores apontam um crescimento na área de Inglês para Negócios (EBP English for Business Purposes), como resultado da expansão do comércio internacional nos últimos anos. A área de Inglês para Negócios insere-se na subdivisão Inglês para Fins Ocupacionais (EOP English for Occupational Purposes) e tem se destacado em termos de procura e de publicação de livros. Hutchinson e Waters (1987:16) explicam que as divisões de ESP existentes não são estanques, pois há aprendizes que trabalham e estudam simultaneamente, ou estudam, mas ainda não trabalham na área que estão estudando. Podemos

8 Capítulo 1 Fundamentação teórica 13 observar essa questão na proposta das divisões de ESP de Robinson (1991:3-4), que considera importante para a especificidade do curso, situar em que momento os alunos se encontram em relação à experiência profissional ou de estudo, conforme a figura 1.1 abaixo: Pre-experience ESP EOP (English for Occupational Purposes) Simultaneous/In service Post-experience Pre-study EEP/EAP (English for Educational/ Academic Purposes) For study in a specific discipline As a school subject In-study Post-study Independent Integrated Figura 1.1: ESP family tree (Robinson, 1991:3-4) Análise de necessidades Antes de discorrer sobre análise de necessidades, parece-me conveniente observar a definição de necessidade na literatura da área. O conceito de necessidade parece complexo e tem sido tratado por diversos autores. Essa dificuldade em conceituar necessidade já é apontada por Richterich (1983:2 apud Brindley, 1989:65) na sua observação: The very concept of language needs has never been clearly defined and remains at best ambiguous. Brindley (1989:65) define necessidade como: the gap between what is and what should be

9 Capítulo 1 Fundamentação teórica 14 Hutchinson e Waters (1987:54-55) afirmam que necessidades são definidas como aquilo que o aprendiz precisa compreender e/ou produzir para atuar efetivamente na situação-alvo. Na definição de Berwick (1989:52-55), necessidade é uma discrepância mensurável entre o estado atual e o estado futuro desejado. O autor adverte que a definição varia de acordo com o contexto analisado, o qual está submetido aos valores do analista e aos princípios do sistema educacional. Segundo Hutchinson e Waters (1987:53), embora um curso de inglês instrumental seja aparentemente caracterizado pelo seu conteúdo (Ciências, Medicina, Comércio, Turismo, etc), esse fato é apenas uma conseqüência da questão primária, que é especificar a razão pela qual o aluno precisa aprender inglês. Portanto, o planejamento de um curso inserido na abordagem instrumental para o ensino de línguas, requer uma análise de necessidades, a fim de se estabelecer os objetivos e o conteúdo do curso. Dudley-Evans e St John (1998:21) ao tratar da importância da análise de necessidades, explicam que: Needs analysis is the corner stone of ESP and leads to a very focused course. e complementam, indicando que: Needs analysis is the process of establishing the what and how of a course; (:121) A idéia de foco nas necessidades dos alunos deve muito aos projetos do Conselho da Europa, conduzidos por Richterich e Wilkins (1975) e Richterich e Chancerel (1977). Esses autores tentaram identificar e definir as necessidades de aprendizes adultos europeus, por meio de informações quantitativas e qualitativas, que possibilitariam partir de um repertório comum (common core) de funções e tópicos no início de um curso.

10 Capítulo 1 Fundamentação teórica 15 O trabalho desses autores foi questionado, devido às excessivas generalizações, já que eles pretendiam criar um modelo que pudesse ser aplicado a todos os estados membros do Conselho Europeu. Munby (1978) também criou uma proposta de análise de necessidades com o objetivo de especificar o conteúdo de programas de cursos de língua com fins específicos. A princípio, sua proposta exerceu influência, mas foi bastante criticada anos mais tarde. O complexo modelo de análise de necessidades de Munby (1978) apresentava uma taxonomia de 54 habilidades lingüísticas, que totalizavam 260 subcategorias referentes ao uso produtivo e receptivo da língua. Sua proposta era facilitar o processo de seleção de habilidades apropriadas, verificando previamente as atividades específicas de um determinado contexto (Munby, 1978:117). No modelo de Munby (1978: ), todas as informações sobre o aprendiz são agrupadas em diversas categorias inseridas em uma maior, denominada Communicative Needs Processor (C. N. P.). A análise dessas categorias conduz a um perfil das necessidades o que se espera que o aprendiz seja capaz de fazer com a língua ao término do curso. O modelo de análise de necessidades de Munby (1978) foi criticado devido às suas limitações, passando a ser considerado como uma lista desordenada de características lingüísticas de um determinado contexto. Hutchinson e Waters (1987:54) afirmam que o modelo de Munby não considera as necessidades da situação-alvo levando em conta diferentes participantes: o professor, o aprendiz, a instituição. Ainda segundo os mesmos autores, o modelo também não faz distinção entre necessidades, lacunas e desejos dos alunos e nem verifica o que aprendiz precisa fazer a fim de aprender. Para Hutchinson e Waters (1987:55-63), a análise de necessidades é um processo que envolve a análise das necessidades da situação-alvo e a análise das necessidades de aprendizagem. A análise da situação-alvo refere-se ao uso da língua; ela nos revela o que as pessoas fazem com a língua. Mas também é preciso

11 Capítulo 1 Fundamentação teórica 16 conhecer o processo de aprendizagem, que nos revela como as pessoas aprendem a fazer o que elas fazem com a língua. Os mesmos autores explicam que a análise de necessidades também deve verificar o que o aluno já sabe (e então, detectar suas lacunas), o que ele acredita que precisa ou gostaria de aprender (desejos) e o que ele realmente precisa aprender (necessidades). Esses dados influem na preparação de materiais e na metodologia. Dudley-Evans e St John (1998: ) ressaltam que a análise de necessidades deve ser um procedimento contínuo, isto é, não deve ser realizada apenas antes do início do curso, mas também no decorrer do curso, pois podem surgir novas necessidades e o curso poderá então ser adaptado a essas novas necessidades. Para o levantamento de necessidades, pode-se utilizar vários instrumentos de coleta de dados: questionários, entrevistas, testes, observações, materiais autênticos, documentos referentes ao contexto em questão, consultas informais (com alunos, ex-alunos, empregadores, etc.) e observações do tipo shadowing 3 (Dudley-Evans e St John, 1998). Vimos que, para Hutchinson e Waters (1987:54-63), a análise de necessidades compreende a análise da situação-alvo (target situation analysis) e análise das necessidades de aprendizagem (learning needs analysis). Na análise da situação-alvo, verifica-se o que o aprendiz deve saber para atuar na situação-alvo, e na análise das necessidades de aprendizagem, verifica-se como ele aprende, para então, atuar na situação-alvo. Dudley-Evans e St John (1998: ), assim como Robinson (1991), consideram ainda, a análise da situação atual (present situation analysis), que refere-se ao conhecimento de língua do aprendiz naquele presente momento. Segundo os autores, a análise da situação atual permite verificar o potencial do 3 shadowing: Agir como a sombra de alguém. Observar uma pessoa, de perto, durante um período (um dia ou vários dias consecutivos), acompanhando todas as atividades que ela desenvolve. (Dudley Evans e St. John 1988:135).

12 Capítulo 1 Fundamentação teórica 17 aprendiz quanto a aspectos lingüísticos, habilidades e experiências prévias de aprendizagem. Os autores também propõem a análise do meio (means analysis), a qual refere-se ao ambiente onde o curso será ministrado. A análise do meio permite verificar a infra-estrutura e os aspectos culturais locais fatores que podem influir na escolha da metodologia a ser adotada. Nesta pesquisa, o procedimento de análise de necessidades baseou-se na proposta de Dudley-Evans e St John (1998:125). O quadro 1.1 abaixo apresenta o que a análise de necessidades envolve na concepção desses autores. Quadro 1.1: Modelo de análise de necessidades de Dudley Evans e St. John (1998:125) 4 A) professional information about the learners: the tasks and activities learners are/will be using English for target situation analysis and objective needs B) personal information about the learners: factors which may affect the way they learn such as previous learning experiences, cultural information, reasons for attending the course and expectations of it, attitude to English wants, means, subjective needs C) English language information about the learners: what their current skills and language use are present situation analysis which allows us to assess (D) D) the learner s lacks: the gap between (C) and (A) lacks E) language learning information: effective ways of learning the skills and language in (D) learning needs F) professional communication information about (A): knowledge of how language and skills are used in the target situation linguistic analysis, discourse analysis, genre analysis G) what is wanted from the course H) information about the environment in which the course will be run means analysis 4 A tradução deste quadro, feita por mim, encontra-se no Anexo VI.

13 Capítulo 1 Fundamentação teórica 18 Com o procedimento de análise de necessidades proposto por Dudley- Evans e St John (1998), obtive informações pessoais e profissionais sobre os alunos, sobre suas necessidades e sobre suas percepções a respeito do curso de Inglês Instrumental vigente (a partir de uma avaliação que os alunos fizeram sobre as aulas de Inglês Instrumental que tiveram), as quais revelaram suas lacunas e seus desejos em relação à disciplina Inglês Instrumental. Também obtive informações sobre as necessidades do mercado de trabalho e sobre como os profissionais fazem uso da língua no trabalho. 1.2 Inglês Instrumental no Brasil Como vimos anteriormente, o termo English for Specific Purposes, cuja sigla é ESP, corresponde a Inglês para Fins Específicos, mas no Brasil, o termo teve o seu equivalente em português como Inglês Instrumental. Segundo Celani et al (1988), a abordagem instrumental teve início no Brasil no final da década de 70, através de um projeto do Programa de Pós-graduação em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). O projeto, intitulado Projeto Nacional Ensino de Inglês Instrumental em Universidades Brasileiras, visava a atender as necessidades do mundo acadêmico. Os mesmos autores explicam que nessa época, as universidades brasileiras passaram a enfrentar a necessidade de ministrar cursos de inglês especializados para vários departamentos das ciências pura e aplicada. Os departamentos de Inglês das universidades reconheceram que os professores de inglês precisavam de treinamento para suprir tal necessidade. Ramos (2001), explicando sobre o Projeto, aponta que professores de inglês de todo o Brasil que cursavam mestrado em Lingüística Aplicada na PUC-SP expressavam a necessidade de elaborar cursos de Inglês Instrumental e de preparar materiais para esses cursos. Naquela época, o programa de mestrado em Lingüística Aplicada da PUC-SP era coordenado pela professora doutora Maria Antonieta Alba Celani, que iniciou os planos do Projeto e então assumiu a

14 Capítulo 1 Fundamentação teórica 19 coordenação do Projeto Nacional Ensino de Inglês Instrumental em Universidades Brasileiras. O Projeto, segundo Celani et al (1988), reuniu coordenadores de vinte e três universidades brasileiras e recebeu suporte do Conselho Britânico e da entidade de Administração de Desenvolvimento no Exterior (ODA Overseas Development Administration) para a participação de três especialistas: John Holmes, Anthony Deyes e Mike Scott. Recebeu ainda, apoio do Setor de Educação Superior do Ministério da Educação (SESU/MEC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação para o Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Celani et al (1988) explicam que o Projeto foi dividido em duas etapas. A primeira etapa ( ) foi dedicada à sua implementação e ao levantamento das necessidades de cada universidade brasileira envolvida. Na ocasião, a leitura foi apontada como a principal necessidade dos alunos. Esse fato acabou levando ao que Ramos (2001) aponta como um dos mitos de Instrumental no Brasil, ou seja, o ensino de leitura como sinônimo de instrumental. A primeira etapa também estabeleceu os objetivos do Projeto, que eram o desenvolvimento de professores, de materiais e de um centro nacional de pesquisa para auxiliar a organização e implementação de cursos de Inglês Instrumental no Brasil. A segunda etapa ( ) foi dedicada à realização de seminários locais e regionais, como parte do programa de desenvolvimento de professores. Um dos resultados desses seminários foi a criação dos Working Papers, que funcionaram como um cardápio de tópicos para uso nos seminários, como também serviram de base para futuros trabalhos. Segundo os autores, diferentemente dos projetos de Inglês Instrumental que aconteciam em outros países, o Projeto Nacional Ensino de Inglês Instrumental em Universidades Brasileiras optou por não desenvolver um livro do Projeto. A idéia de produzir materiais e depois capacitar os professores para utilizá-los não era coerente com a filosofia do Projeto, que ao contrário, encorajava os professores que

15 Capítulo 1 Fundamentação teórica 20 lecionavam inglês instrumental para diferentes áreas de atuação a produzirem seus próprios materiais. Ainda segundo os autores, o objetivo do Projeto de criar um centro nacional de pesquisa deu origem ao CEPRIL Centro de Pesquisas, Recursos e Informação em Leitura. Sediado na PUC-SP, o CEPRIL não foi criado para ser uma biblioteca que dispusesse de livros, revistas e trabalhos sobre a abordagem instrumental, mas sim, para ser um canal de comunicação entre professores, pesquisadores e outros envolvidos ou interessados no assunto. O CEPRIL promoveu a publicação dos Working Papers, que traziam tópicos para uso nos seminários realizados nas universidades brasileiras durante o Projeto Nacional Ensino de Inglês Instrumental em Universidades Brasileiras. O CEPRIL também foi responsável pela publicação dos Resource Packages, que oferecem amostras ilustrativas dos princípios estabelecidos pelo Projeto, e do periódico the ESPecialist, que é um publicação semestral aberta a colaboradores de todo o país e do exterior. Atualmente, a revista the ESPecialist encontra-se no vigésimo quinto ano de existência. Foi a partir do Projeto Nacional Ensino de Inglês Instrumental em Universidades Brasileiras que a abordagem instrumental ganhou força no Brasil. Segundo Ramos (2001), com o advento da globalização, surgiram outras necessidades que conduziram trabalhos de pesquisa voltados para outras habilidades que não a leitura. Entre os mais recentes trabalhos de pesquisa na abordagem instrumental desenvolvidos na PUC-SP através do Programa de Estudos Pós-graduados em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) e/ou pelo grupo de pesquisa GEALIN, menciono ainda Sprenger, 1997; Gomes 1998; Araújo, 1999 e Acosta, Outros encontram-se em andamento, como Pinto, que investiga os fatores envolvidos na elaboração de um currículo para um curso de Secretariado; Cardoso, que trabalha com elaboração de material didático para cursos específicos; Damião, que investiga um curso de instrumental (aliado à implementação de um portal) proposto para alunos de Engenharia; Galvan e Gallo, que fazem uma análise de necessidades na área de Hotelaria e Aviação, respectivamente; e Reis, que trabalhará com o currículo para um curso de Letras.

16 Capítulo 1 Fundamentação teórica 21 Já o grupo de pesquisa Abordagem Instrumental e Ensino-Aprendizagem de Línguas em Contextos Diversos (GEALIN), do programa LAEL - PUC-SP, desenvolve, no momento, o Projeto, semi-presencial, Formação de Professores e Multiplicadores de Ensino-Aprendizagem de Inglês Instrumental para o Sistema de Educação Profissional de Nível Técnico (denominado ESPtec) 5, cujo objetivo é a formação de seis centros de excelência na abordagem instrumental no país, que serão responsáveis pela capacitação de seus próprios docentes e dos docentes de língua inglesa que atuam em suas respectivas regiões. Além dos trabalhos e do Projeto descritos acima, um Seminário de Inglês Instrumental e de Línguas Instrumentais ocorre a cada ano (em 2004, XVIII Seminário de Inglês Instrumental e VI Seminário de Línguas Instrumentais), visando à troca de experiências entre professores de línguas estrangeiras, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação de todo o Brasil. 5 Esse Projeto é financiado pela Vitae, desenvolvido na PUC-SP, com suporte técnico da Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE) da mesma universidade e com suporte de consultoria do Conselho Britânico para questões de avaliação do Projeto como um todo.

2 O ensino de inglês para fins específicos

2 O ensino de inglês para fins específicos 2 O ensino de inglês para fins específicos Neste capítulo, traço um breve histórico do ensino de inglês para fins específicos (ESP), descrevendo suas diferentes fases. Transcrevo as características do

Leia mais

ProfaDraRosindade Castro Guerra Ramos COGEAE-PUCSP rramos1@uol.com.br Ramos, 2015

ProfaDraRosindade Castro Guerra Ramos COGEAE-PUCSP rramos1@uol.com.br Ramos, 2015 I Seminário do GEIA- Grupo de Estudos em Inglês Aeronáutico ICEA São José dos Campos, SP -26 de maio de 2015 ProfaDraRosindade Castro Guerra Ramos COGEAE-PUCSP rramos1@uol.com.br Apresentação Revisitando

Leia mais

ANÁLISE DE NECESSIDADES DO CONTROLADOR DE TRÁFEGO AÉREO: EM BUSCA DE UMA PROPOSTA DE CURSO DA DISCIPLINA LÍNGUA INGLESA COM ENFOQUE NO DESEMPENHO ORAL

ANÁLISE DE NECESSIDADES DO CONTROLADOR DE TRÁFEGO AÉREO: EM BUSCA DE UMA PROPOSTA DE CURSO DA DISCIPLINA LÍNGUA INGLESA COM ENFOQUE NO DESEMPENHO ORAL ANÁLISE DE NECESSIDADES DO CONTROLADOR DE TRÁFEGO AÉREO: EM BUSCA DE UMA PROPOSTA DE CURSO DA DISCIPLINA LÍNGUA INGLESA COM ENFOQUE NO DESEMPENHO ORAL INTRODUÇÃO Patrícia Palhares Tupinambá FERNANDES DE

Leia mais

SUMÁRIO. Introdução... 01. Capítulo 1: Fundamentação teórica... 06. 1.1 Origem e desenvolvimento da abordagem instrumental... 06

SUMÁRIO. Introdução... 01. Capítulo 1: Fundamentação teórica... 06. 1.1 Origem e desenvolvimento da abordagem instrumental... 06 vii Resumo Este estudo apresenta os resultados de uma análise de necessidades de uso da língua inglesa de estudantes de um curso universitário de Publicidade e Propaganda, bem como de profissionais dessa

Leia mais

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS RESUMO Juliana Candido QUEROZ (Bolsista) 1 ; Natália SILVA (Bolsista) 2, Leila BRUNO (Supervisora) 3 ; Sinval Martins S. FILHO (Coordenador)

Leia mais

O PIPE I LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

O PIPE I LÍNGUAS ESTRANGEIRAS O PIPE I LÍNGUAS ESTRANGEIRAS O PIPE I Línguas Estrangeiras foi desenvolvido juntamente com as Disciplinas de Aprendizagem Crítico-Reflexiva das Línguas Inglesa, Francesa e Espanhola. O objetivo desse

Leia mais

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula INTRODUÇÃO Josiane Faxina Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Câmpus Bauru e-mail: josi_unesp@hotmail.com

Leia mais

OLIVEIRA, Luciano Amaral. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: 184 Parábola Editorial, 2010.

OLIVEIRA, Luciano Amaral. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: 184 Parábola Editorial, 2010. Resenha OLIVEIRA, Luciano Amaral. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: 184 Parábola Editorial, 2010. Leticia Macedo Kaeser * leletrasufjf@gmail.com * Aluna

Leia mais

5 METODOLOGIA. 5.1 O Estudo

5 METODOLOGIA. 5.1 O Estudo 5 METODOLOGIA Este capítulo descreve a metodologia utilizada neste estudo visando verificar de que maneira os livros didáticos analisados estão incluindo gêneros discursivos em suas atividades de leitura

Leia mais

6 Metodologia. 6.1 Situando a pesquisa

6 Metodologia. 6.1 Situando a pesquisa 6 Metodologia Apresento neste capítulo a metodologia utilizada nesta pesquisa, o contexto em que ocorreu a coleta de dados, os participantes, os instrumentos usados e os procedimentos metodológicos para

Leia mais

Estratégias de e-learning no Ensino Superior

Estratégias de e-learning no Ensino Superior Estratégias de e-learning no Ensino Superior Sanmya Feitosa Tajra Mestre em Educação (Currículo)/PUC-SP Professora de Novas Tecnologias da Anhanguera Educacional (Jacareí) RESUMO Apresentar e refletir

Leia mais

O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA NO CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA NA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL 25 DE JULHO DE IJUÍ/ RS 1

O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA NO CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA NA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL 25 DE JULHO DE IJUÍ/ RS 1 O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA NO CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA NA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL 25 DE JULHO DE IJUÍ/ RS 1 Jamile Tábata Balestrin Konageski 2, Solânge Lopes Ferrari 3, Luana

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL CAMPUS CAMPO MOURÃO ENGENHARIA CIVIL CARLOS HENRIQUE FELIPE POÇAS RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Relatório de Estágio

Leia mais

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA ALFABETIZAÇÃO NO TEMPO CERTO NAs REDES MUNICIPAIS DE ENSINO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS

Leia mais

Psicopedagogia Institucional

Psicopedagogia Institucional Psicopedagogia Institucional Pós-graduação 03 Módulo A: Introdução à Psicopedagogia Teorias da Aprendizagem Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Desafio Profissional. Enunciado O tema deste

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

Curso de Especialização em Saúde da Família

Curso de Especialização em Saúde da Família MÓDULO: FAMILIARIZAÇÃO TECNOLÓGICA COM EAD UNIDADE 03 DOCÊNCIA E TUTORIA NA EAD Prof. Msc Rômulo Martins 2.1 Introdução A Educação a Distância, por meio dos inúmeros recursos didáticos e tecnológicos,

Leia mais

RELATÓRIO TREINAMENTO ADP 2013 ETAPA 01: PLANEJAMENTO

RELATÓRIO TREINAMENTO ADP 2013 ETAPA 01: PLANEJAMENTO RELATÓRIO TREINAMENTO ADP 2013 ETAPA 01: PLANEJAMENTO 1. Apresentação geral Entre os dias 15 e 18 de Abril de 2013 foram realizados encontros de quatro horas com os servidores e supervisores da Faculdade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB ANEXO II Edital Pibid n /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO

Leia mais

AS DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA COMPREENSÃO DE EQUAÇÕES E INEQUAÇÕES

AS DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA COMPREENSÃO DE EQUAÇÕES E INEQUAÇÕES AS DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA COMPREENSÃO DE EQUAÇÕES E INEQUAÇÕES Silmara Cristina Manoel UNESP Ilha Solteira Silmaracris2@hotmail.com Inocêncio Fernandes Balieiro Filho

Leia mais

A EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES -PROBLEMA NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE FRAÇÕES. GT 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental

A EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES -PROBLEMA NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE FRAÇÕES. GT 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental A EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES -PROBLEMA NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE FRAÇÕES GT 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental Adriele Monteiro Ravalha, URI/Santiago-RS, adrieleravalha@yahoo.com.br

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 1ª série Empreendedorismo Administração A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades

Leia mais

Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra

Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra Anne Caroline Paim Baldoni Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,

Leia mais

8ª PESQUISA DE PRODUTIVIDADE APRENDIZADO DE IDIOMAS 2012

8ª PESQUISA DE PRODUTIVIDADE APRENDIZADO DE IDIOMAS 2012 8ª PESQUISA DE PRODUTIVIDADE APRENDIZADO DE IDIOMAS 2012 Tel. 55 11 3862 1421 Pesquisa revela panorama do aprendizado do idioma inglês no Brasil de 2003 a 2012 por Paulo P. Sanchez* A BIRD Gestão Estratégica

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT 1 RESOLUÇÃO CONSU 2015 04 de 14/04/2015 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT Campus Virtual 2 A. JUSTIFICATIVA A vida universitária tem correspondido a um período cada vez mais

Leia mais

Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Manual Projeto Interdisciplinar Ano: 2014 2 Sumário 1. Introdução... 2. Caracterização Geral do Projeto... 3 4 2.1 Projeto Interdisciplinar I... 5 2.2

Leia mais

II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores

II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores ALUNOS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA: UM OLHAR SOBRE SUAS PRÁTICAS DOCENTES

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fúlvia Rosemberg: analisa ações de inclusão e apresenta programa voltado para a formação de novas lideranças

Leia mais

Aprendizagem da Matemática: um estudo sobre Representações Sociais no curso de Administração

Aprendizagem da Matemática: um estudo sobre Representações Sociais no curso de Administração Aprendizagem da Matemática: um estudo sobre Representações Sociais no curso de Administração Eixo temático 2: Formação de professores e cultura digital SALERNO, Daniela Prado 1 VIEIRA, Vania Maria de Oliveira

Leia mais

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL MOHAMED HABIB* & GIOVANNA FAGUNDES** * Professor Titular, IB, UNICAMP ** Aluna

Leia mais

13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 INGLÊS INSTRUMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA NO PROJETO EQUIDADE NA PÓS-GRADUAÇÃO

13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 INGLÊS INSTRUMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA NO PROJETO EQUIDADE NA PÓS-GRADUAÇÃO 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

EXECUTIVE EDUCAÇÃO EXECUTIVA NOSSA ABORDAGEM. www.executivebc.com.br

EXECUTIVE EDUCAÇÃO EXECUTIVA NOSSA ABORDAGEM. www.executivebc.com.br EXECUTIVE EDUCAÇÃO EXECUTIVA NOSSA ABORDAGEM www.executivebc.com.br NOSSA ABORDAGEM Nós da Executive acreditamos que necessidades específicas de educação devam ser atendidas por soluções específicas. Desse

Leia mais

A PROPOSTA DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DOS PCN E SUA TRANSPOSIÇÃO ENTRE OS PROFESSORES DE INGLÊS DE ARAPIRACA

A PROPOSTA DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DOS PCN E SUA TRANSPOSIÇÃO ENTRE OS PROFESSORES DE INGLÊS DE ARAPIRACA Revista Eletrônica de Educação de Alagoas - REDUC ISSN 2317-1170 V. 01, N. 02 (2013) A PROPOSTA DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DOS PCN E SUA TRANSPOSIÇÃO ENTRE OS PROFESSORES DE INGLÊS DE ARAPIRACA Patrícia

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Regina Luzia Corio de Buriasco * UEL reginaburiasco@sercomtel.com.br Magna Natália Marin Pires* UEL magna@onda.com.br Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino*

Leia mais

Projeto. Supervisão. Escolar. Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita

Projeto. Supervisão. Escolar. Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita Projeto de Supervisão Escolar Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita Justificativa O plano de ação do professor pedagogo é um guia de orientação e estabelece as diretrizes e os meios de realização

Leia mais

MESTRADO 2010/2. As aulas do Mestrado são realizadas no Campus Liberdade, já as matrículas na área de Relacionamento.

MESTRADO 2010/2. As aulas do Mestrado são realizadas no Campus Liberdade, já as matrículas na área de Relacionamento. MESTRADO 2010/2 GERAL 1. Onde são realizadas as aulas do Mestrado? E as matrículas? As aulas do Mestrado são realizadas no Campus Liberdade, já as matrículas na área de Relacionamento. 2. Qual a diferença

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE FILHOS DE PROFESSORES DE ESCOLA PÚBLICA Rosimeire Reis Silva (FEUSP)

ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE FILHOS DE PROFESSORES DE ESCOLA PÚBLICA Rosimeire Reis Silva (FEUSP) ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE FILHOS DE PROFESSORES DE ESCOLA PÚBLICA Rosimeire Reis Silva (FEUSP) Pretendemos apresentar aqui os dados de um estudo exploratório, que é a primeira fase de

Leia mais

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Maria Ignez de Souza Vieira Diniz ignez@mathema.com.br Cristiane Akemi Ishihara crisakemi@mathema.com.br Cristiane Henriques Rodrigues Chica crischica@mathema.com.br

Leia mais

9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês

9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês Cap. 9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês 92 9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês Nesta parte do trabalho, analisarei alguns resultados da análise dos

Leia mais

Especialização em Atendimento Educacional Especializado

Especialização em Atendimento Educacional Especializado Especialização em Atendimento Educacional Especializado 400 horas Escola Superior de Tecnologia e Educação de Rio Claro ASSER Rio Claro Objetivos do curso: De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases, especialmente

Leia mais

MBA MARKETING DE SERVIÇOS. Turma 19. Curso em Ambiente Virtual

MBA MARKETING DE SERVIÇOS. Turma 19. Curso em Ambiente Virtual MBA MARKETING DE SERVIÇOS Turma 19 Curso em Ambiente Virtual São Paulo, 1 de Setembro de 2011 1. Apresentação O MBA em Marketing de Serviços, coordenado pelos Professores Marcos Cortez Campomar e Geraldo

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

A aula de leitura através do olhar do futuro professor de língua portuguesa

A aula de leitura através do olhar do futuro professor de língua portuguesa A aula de leitura através do olhar do futuro professor de língua portuguesa Dra. Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin 1 Marina Kataoka Barros 2 Resumo Por meio desta comunicação, desejamos refletir sobre

Leia mais

INGLÊS PARA A ÁREA DE TURISMO: análise de necessidades do mercado e de aprendizagem

INGLÊS PARA A ÁREA DE TURISMO: análise de necessidades do mercado e de aprendizagem Maria Angela da Silva INGLÊS PARA A ÁREA DE TURISMO: análise de necessidades do mercado e de aprendizagem Dissertação de Mestrado apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Letras

Leia mais

MODELO CMM MATURIDADE DE SOFTWARE

MODELO CMM MATURIDADE DE SOFTWARE MODELO CMM MATURIDADE DE SOFTWARE O modelo CMM Capability Maturity Model foi produzido pelo SEI (Software Engineering Institute) da Universidade Carnegie Mellon (CMU), em Pittsburgh, EUA, por um grupo

Leia mais

Critérios de seleção e utilização do livro didático de inglês na rede estadual de ensino de Goiás

Critérios de seleção e utilização do livro didático de inglês na rede estadual de ensino de Goiás Critérios de seleção e utilização do livro didático de inglês na rede estadual de ensino de Goiás COSTA, Bianca Ribeiro Morais OLIVEIRA, Eliane Carolina de Universidade Federal de Goiás- UFG Programa de

Leia mais

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS GESTÃO POR COMPETÊNCIAS STM ANALISTA/2010 ( C ) Conforme legislação específica aplicada à administração pública federal, gestão por competência e gestão da capacitação são equivalentes. Lei 5.707/2006

Leia mais

Ações de implementação da Justiça Restaurativa no Estado de São Paulo na Coordenadoria da Infância e Juventude

Ações de implementação da Justiça Restaurativa no Estado de São Paulo na Coordenadoria da Infância e Juventude Ações de implementação da Justiça Restaurativa no Estado de São Paulo na Coordenadoria da Infância e Juventude Resolução da Corregedoria Geral de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo Escola

Leia mais

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Elias S. Assayag eassayag@internext.com.br Universidade do Amazonas, Departamento de Hidráulica e Saneamento da Faculdade

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTOAVALIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2014/01 a 2014/02 APRESENTAÇÃO O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

Go for Bolsas de Estudos & Mobilidade Internacional. www.gforit.org. it!

Go for Bolsas de Estudos & Mobilidade Internacional. www.gforit.org. it! Go for Bolsas de Estudos & Mobilidade Internacional www.gforit.org it! Discover the world. Os primeiros passos para estudar no exterior. Pesquisa e planejamento são cruciais para o sucesso de uma candidatura.

Leia mais

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. "Uma arma verdadeiramente competitiva"

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Uma arma verdadeiramente competitiva Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos "Uma arma verdadeiramente competitiva" Pequeno Histórico No período do pós-guerra até a década de 70, num mercado em franca expansão, as empresas se voltaram

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE ANÁLISE DAS NECESSIDADES: UM INSTRUMENTO NO DESENHO DE UM CURSO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS (ESP)

QUESTIONÁRIO DE ANÁLISE DAS NECESSIDADES: UM INSTRUMENTO NO DESENHO DE UM CURSO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS (ESP) QUESTIONÁRIO DE ANÁLISE DAS NECESSIDADES: UM INSTRUMENTO NO DESENHO DE UM CURSO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS (ESP) Ivonne Araújo Guimarães Bezerra * Maria Camila Bedin* Mariane Teixeira* Simone Telles

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

O estudante de Pedagogia deve gostar muito de ler e possuir boa capacidade de concentração porque receberá muitos textos teóricos para estudar.

O estudante de Pedagogia deve gostar muito de ler e possuir boa capacidade de concentração porque receberá muitos textos teóricos para estudar. PEDAGOGIA Você já deve ter ouvido alguém falar que o nível educacional de um povo é muito importante para o seu desenvolvimento e que a educação faz muita diferença na vida das pessoas, não é mesmo? Por

Leia mais

OBJETIVO Reestruturação de dois laboratórios interdisciplinares de formação de educadores

OBJETIVO Reestruturação de dois laboratórios interdisciplinares de formação de educadores OBJETIVO Reestruturação de dois laboratórios interdisciplinares de formação de educadores Laboratório Multidisciplinar de Ensino de Ciências e Matemática (LabMEC), vinculado ao Instituto de Ciências Exatas:

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

ANEXO AO EDITAL DE SELEÇÃO Nº 008 /2007. Projeto I - Capacitação de Professores de Educação Pré-Secundária e Secundária (Procapes)

ANEXO AO EDITAL DE SELEÇÃO Nº 008 /2007. Projeto I - Capacitação de Professores de Educação Pré-Secundária e Secundária (Procapes) ANEXO AO EDITAL DE SELEÇÃO Nº 008 /2007 Projeto I - Capacitação de Professores de Educação Pré-Secundária e Secundária (Procapes) MODALIDADE /ÁREA VAGAS REQUISITOS PARA A CANDIDATURA ATIVIDADES A SEREM

Leia mais

Roteiro para apresentação do Plano de Negócio. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio.

Roteiro para apresentação do Plano de Negócio. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio. Roteiro para apresentação do Plano de Negócio Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio. Abaixo encontra-se a estrutura recomendada no Empreenda! O Plano de Negócio deverá

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA MISSÃO: FORMAR PROFISSIONAIS CAPACITADOS, SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS E APTOS A PROMOVEREM AS TRANSFORMAÇÕES FUTURAS. ESTÁGIO SUPERVISIONADO LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTO-AVALIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA CPA DA FACULDADE ARAGUAIA 2014/01 a 2014/02 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1. Análise

Leia mais

CURSOS ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CURSOS ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROJETO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES ANO 2007 CURSOS ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS INTRODUÇÃO: Tendo como objetivo propiciar ao aluno um conjunto de oportunidades que se refletirão, de forma direta

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR ABERTA DO BRASIL - ESAB CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENGENHARIA DE SISTEMAS JACK SUSLIK POGORELSKY JUNIOR

ESCOLA SUPERIOR ABERTA DO BRASIL - ESAB CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENGENHARIA DE SISTEMAS JACK SUSLIK POGORELSKY JUNIOR ESCOLA SUPERIOR ABERTA DO BRASIL - ESAB CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENGENHARIA DE SISTEMAS JACK SUSLIK POGORELSKY JUNIOR METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA VILA VELHA - ES 2012 ESCOLA SUPERIOR

Leia mais

Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR

Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração e Saúde. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão e Logística Hospitalar.

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Etec Ensino Técnico ETEC RODRIGUES DE ABREU - EXTENSÃO AGUDOS Código: 135.01 D Município: AGUDOS Eixo Tecnológico: CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS Componente Curricular:

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: Graduados em nível superior que atuam ou pretendem atuar na docência em instituições de ensino superior.

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: Graduados em nível superior que atuam ou pretendem atuar na docência em instituições de ensino superior. A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTO-AVALIAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA CPA DA FACULDADE ARAGUAIA 2014/01 a 2014/02 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1. Análise dos resultados

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

O que é Administração

O que é Administração O que é Administração Bem vindo ao curso de administração de empresas. Pretendemos mostrar a você no período que passaremos juntos, alguns conceitos aplicados à administração. Nossa matéria será puramente

Leia mais

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental DESCRITIVO DE CURSO MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental 1. Posglobal Após a profunda transformação trazida pela globalização estamos agora em uma nova fase. As crises econômica, social e ambiental

Leia mais

Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho 732 horas Escola Superior de Tecnologia e Educação de Rio Claro ASSER Rio Claro Objetivos do curso: Formar profissionais das áreas de Engenharia e

Leia mais

PROPOSTA PEDAGOGICA CENETEC Educação Profissional. Índice Sistemático. Capitulo I Da apresentação...02. Capitulo II

PROPOSTA PEDAGOGICA CENETEC Educação Profissional. Índice Sistemático. Capitulo I Da apresentação...02. Capitulo II Índice Sistemático Capitulo I Da apresentação...02 Capitulo II Dos objetivos da proposta pedagógica...02 Capitulo III Dos fundamentos da proposta pedagógica...02 Capitulo IV Da sinopse histórica...03 Capitulo

Leia mais

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO MESTRADO SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO Justificativa A equipe do mestrado em Direito do UniCEUB articula-se com a graduação, notadamente, no âmbito dos cursos de

Leia mais

Metodológicos. Interesse pela pesquisa. Projeto de Pesquisa. Profª. Luciana Oliveira metodologia.oliveira@gmail.com

Metodológicos. Interesse pela pesquisa. Projeto de Pesquisa. Profª. Luciana Oliveira metodologia.oliveira@gmail.com METODOLOGIA DA PESQUISA Profª. Luciana Oliveira metodologia.oliveira@gmail.com Interesse pela pesquisa. Procedimentos Metodológicos. Projeto de Pesquisa. Colaboradores: Prof. Dr. José Roberto R. Pinto

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município:Garça Eixo Tecnológico: Mecatrônica Habilitação Profissional: Técnico em Mecatrônica Qualificação: Técnico

Leia mais

O que revela. um número?

O que revela. um número? 259 O que revela um número? 259 O que revela um número? Em 259 dias, você pode fazer 370 viagens de ida e volta para a faculdade, ler 259 jornais diários, tomar 518 xícaras de café e esperar o tempo passar.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.931, DE 22 DE JANEIRO DE 2010

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.931, DE 22 DE JANEIRO DE 2010 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.931, DE 22 DE JANEIRO DE 2010 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em

Leia mais

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum 1. O direito constitucional à educação é concretizado, primeiramente, com uma trajetória regular do estudante, isto é, acesso das crianças e jovens a

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR APROVADO PELA RESOLUÇÃO

Leia mais

AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1

AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1 AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1 A avaliação da escola é um processo pelo qual os especialistas (diretor, coordenador pedagógico) e os professores

Leia mais

Mestrado em Sistemas Integrados de Gestão (Qualidade, Ambiente e Segurança)

Mestrado em Sistemas Integrados de Gestão (Qualidade, Ambiente e Segurança) Mestrado em Sistemas Integrados de Gestão (Qualidade, Ambiente e Segurança) 1 - Apresentação Grau Académico: Mestre Duração do curso: : 2 anos lectivos/ 4 semestres Número de créditos, segundo o Sistema

Leia mais

O Marketing Educacional aplicado às Instituições de Ensino Superior como ferramenta de competitividade. Xxxxxx Xxxx Xxxxxxx Xxxxxxx Xxxxxxxxxxx

O Marketing Educacional aplicado às Instituições de Ensino Superior como ferramenta de competitividade. Xxxxxx Xxxx Xxxxxxx Xxxxxxx Xxxxxxxxxxx O Marketing Educacional aplicado às Instituições de Ensino Superior como ferramenta de competitividade Xxxxxx Xxxx Xxxxxxx Xxxxxxx Xxxxxxxxxxx Araçatuba SP 2012 O Marketing Educacional aplicado às Instituições

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA CAMPUS CEILÂNDIA

INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA CAMPUS CEILÂNDIA INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA CAMPUS CEILÂNDIA PROJETO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA - FIC EMPREENDEDORISMO E FINANÇAS NA TERCEIRA IDADE Brasília/DF JANEIRO/2014 PROJETO DE CURSO FORMAÇÃO INICIAL

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.934, DE 22 DE JANEIRO DE 2010

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.934, DE 22 DE JANEIRO DE 2010 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.934, DE 22 DE JANEIRO DE 2010 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em

Leia mais

II. Atividades de Extensão

II. Atividades de Extensão REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO I. Objetivos A extensão tem por objetivo geral tornar acessível, à sociedade, o conhecimento de domínio da Faculdade Gama e Souza, seja por sua própria produção, seja

Leia mais

REVEL NA ESCOLA: LINGUÍSTICA APLICADA A CONTEXTOS EMPRESARIAIS

REVEL NA ESCOLA: LINGUÍSTICA APLICADA A CONTEXTOS EMPRESARIAIS MÜLLER, Alexandra Feldekircher. ReVEL na Escola: Linguística Aplicada a Contextos Empresariais. ReVEL. v. 11, n. 21, 2013. [www.revel.inf.br]. REVEL NA ESCOLA: LINGUÍSTICA APLICADA A CONTEXTOS EMPRESARIAIS

Leia mais

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: MEDICINA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO AUTOR(ES): THAIS

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

Padrões de Competências para o Cargo de Professor Alfabetizador

Padrões de Competências para o Cargo de Professor Alfabetizador Padrões de Competências para o Cargo de Professor Alfabetizador Alfabetização de Crianças O Professor Alfabetizador é o profissional responsável por planejar e implementar ações pedagógicas que propiciem,

Leia mais

ensino encontra-se no próprio discurso dos alunos, que, no início do ano, quando se resolve adotar determinado livro, perguntam: Professor, tem

ensino encontra-se no próprio discurso dos alunos, que, no início do ano, quando se resolve adotar determinado livro, perguntam: Professor, tem 1 Introdução Tudo o que comunicamos só é possível através de algum gênero discursivo (Bakhtin, [1979] 2000; Kress, 1993; Meurer, 2000). Por esta razão, o estudo sobre gêneros discursivos é de grande importância,

Leia mais

Público Alvo: Critérios de admissão para o curso: Investimento:

Público Alvo: Critérios de admissão para o curso: Investimento: A Faculdade AIEC, mantida pela Associação Internacional de Educação Continuada AIEC, iniciou, em 2002, o curso de Bacharelado em Administração, na metodologia semipresencial. Foi pioneira e até hoje é

Leia mais

01 UNINORTE ENADE. Faça também por você.

01 UNINORTE ENADE. Faça também por você. 01 UNINORTE ENADE Faça também por você. 02 ENADE UNINORTE Confira algumas questões e seus significados 03 UNINORTE ENADE O curso propiciou experiências de aprendizagem inovadora? Apesar de ser confuso,

Leia mais