PALAVRAS-CHAVE: 1) Precedentes Obrigatórios. 2) Acesso à Justiça. 3) Direito Fundamental. 4) Segurança Jurídica.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PALAVRAS-CHAVE: 1) Precedentes Obrigatórios. 2) Acesso à Justiça. 3) Direito Fundamental. 4) Segurança Jurídica."

Transcrição

1 O PAPEL DOS PRECEDENTES OBRIGATÓRIOS NO ACESSO À JUSTIÇA, NA CELERIDADE PROCESSUAL E NA SEGURANÇA JURÍDICA: UM DIREITO FUNDAMENTAL NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO RESUMO Marisa Ferreira Neves Zephyr 1 marisazephyr@gmail.com Charley Maximilian Colvara 2 charley.colvara@gmail.com Nilton César Antunes da Costa 3 advniltoncosta@gmail.com Este trabalho está inserido no grupo temático 6: Direitos fundamentais, democracia e desenvolvimento sustentável. O objetivo é demonstrar a importância dos precedentes obrigatórios para imputar coerência, integridade, celeridade processual, uniformização e estabilidade jurídica aos julgados ao invés de termos decisões antagônicas e lotéricas nas cortes do país para casos análogos. O novo Código de Processo Civil de 2016 consolidou o sistema de precedente como um dispositivo capaz de proporcionar maior segurança jurídica na solução de conflitos. Além disso, o artigo 5º inciso XXXV da Carta Magna confere o acesso à justiça como um direito fundamental, não apenas no sentido formal, mas especialmente substancial. A finalidade do Estado Democrático de Direito é garantir que os direitos fundamentais dos indivíduos sejam protegidos até mesmo contra o próprio Estado, por isso são constitucionalizados. A metodologia utilizada quanto aos fins foi exploratória e descritiva; quanto aos meios foi bibliográfica com fontes primárias e secundárias obras e artigos científicos, publicações oficiais de órgãos competentes, e documentos legais. PALAVRAS-CHAVE: 1) Precedentes Obrigatórios. 2) Acesso à Justiça. 3) Direito Fundamental. 4) Segurança Jurídica. INTRODUÇÃO Os países de origem anglo-saxônica possuem uma visão muito bem desenvolvida dos precedentes judiciais, conhecido como o sistema do common law, baseado na teoria do stare decisis, oriundo do termo latino stare decisis et non quieta movere que significa que aquilo que foi decidido deve ser respeitado. Ademais, algumas decisões qualificadas e indicadas no art. 927, do novo CPC, possuem eficácia que vincula internamente os demais juízes e externamente a todos os juízos de grau 1 Graduanda em Direito da UFMS, Campo Grande-MS, marisazephyr@gmail.com. 2 Graduando em Direito da UFMS, Campo Grande-MS, charley.colvara@gmail.com 3 Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010) Professor de Direito da UFMS, em Campo Grande-MS, advniltoncosta@gmail.com.

2 inferior, denominada de eficácia vertical do precedente. Entretanto, isso exige um contraditório e publicidade adequados na construção de tais decisões colegiadas, com a participação efetiva da sociedade, daí a admissibilidade de participação do Amicus Curiae, pois, tais julgados operam com força prospectiva para casos futuros e análogos que envolvam a mesma questão jurídica tratada. Embora o precedente judicial seja oriundo do sistema jurídico de commom law, ele possui grande importância e aplicação no civil law, tendo em vista a crescente demanda do poder judiciário brasileiro. O precedente cria um modelo de solução de conflitos que pode servir para casos futuros análogos. A excessiva demanda judicial e a utilização de recursos processuais criam decisões diferentes para casos semelhantes causando assim instabilidade e insegurança jurídica. Com a intenção de aprimorar o sistema jurídico e uniformizar as decisões dos tribunais, adotou-se a vinculação das decisões dos Tribunais Superiores como precedentes de observância obrigatória. A mais importante delas é a súmula vinculante oriunda do Supremo Tribunal Federal que vincula o próprio STF, todos os demais órgãos jurisdicionais do país e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal. O Pleno do STF ao julgar uma ação de controle difuso de constitucionalidade, possui também uma força vinculante em relação ao próprio STF e a todos os demais órgãos jurisdicionais do país. Cada tribunal também pode consolidar um entendimento através de uma súmula que terá força vinculante dentro do próprio tribunal. A vinculação dos precedentes permite o acesso à justiça e à igualdade do tratamento das demandas, pois casos iguais terão soluções similares e os casos diferentes de maneira distinta. Esta é a base do tratamento isonômico ensinado por Aristóteles: devemos tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais na exata medida da sua desigualdade. Ademais, a justiça está intrinsicamente relacionada com a igualdade de tratamento. A segurança jurídica das decisões por sua vez, deve estar vinculada à aplicação da norma de forma previsível, consistente e uniforme. O contrário disso é considerado injusto e traz consigo a insegurança jurídica. É a equidade perante a lei e na aplicação da mesma que torna possível a igualdade substancial, que vai além do que está escrito, se materializa e concretiza realmente.

3 Todavia, é importante advertir que os precedentes não tem a intenção de engessar as decisões, muito pelo contrário, o caso paradigmático serve apenas de diretriz para os casos análogos. Se houve mudanças sociais e novas situações de litígio, ele deve ser moldado à nova realidade social, quebrando paradigmas. Existe o overruling (revogação total) e o overriding (revogação parcial) que possibilita a superação do precedente, pois foi demonstrado que o caso em questão não se compara ao paradigmático na sua essência. O precedente é diferente da súmula vinculante, pois ele é específico e a súmula é genérica. O caso paradigma possui uma ratio decidendi, ou seja, uma fundamentação ou tese jurídica que trazem elementos da decisão. O que não for ratio decidendi poderá ser considerado obter dictum, ou seja, comentários adicionais argumentativos. Portanto, o efeito do precedente é extraído da razão de decidir e não do obter dictum. Há um contraditório que produz um debate entre as partes para contrapor os pontos importantes. Geralmente há uma confusão sobre o uso de jurisprudência e precedentes judiciais. Estes últimos são decisões baseadas em contexto de uma situação fática que deu origem ao precedente, sendo sempre inseparável a análise do caso paradigmático com o caso em questão. Por outro lado, as jurisprudências são decisões utilizadas em outros julgamentos fora do contexto original. O precedente é uma fonte do direito, assim como a lei, o costume, a doutrina e os princípios gerais. Ele também auxilia na evolução do direito na sociedade, equalizando as decisões judiciais e abrindo caminho, quando necessário, para as mudanças de entendimento. OBJETIVOS: O presente trabalho visa analisar a importância dos precedentes judiciais obrigatórios consolidados pela Lei n /2015, o novo Código de Processo Civil, que entrou em vigor no ano passado, como ferramenta capaz de erradicar decisões contraditórias para casos semelhantes. Ademais, possui o intuito de promover a isonomia substancial, celeridade processual, segurança jurídica e, consequentemente, a justiça.

4 METODOLOGIA: A metodologia utilizada quanto aos fins foi exploratória e descritiva; quanto aos meios foi bibliográfica com fontes primárias e secundárias obras e artigos científicos, publicações oficiais de órgãos competentes, e documentos legais. RESULTADOS: Os precedentes obrigatórios contidos no novo Código de Processo Civil de 2016 possuem um grande potencial. Se eles forem bem utilizados, podem resolver o problema das sentenças distintas para casos idênticos, promover a celeridade processual, decisões uniformes e estáveis, além de justiça no julgamento. Além disso, outro problema sério enfrentado pelo sistema judiciário, que é o excesso de demandas judiciais, poderá ser diminuído com o uso dos precedentes obrigatórios. Contudo, a utilização de recursos como o Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR) para evitar decisões contraditórias sobre a mesma matéria de direito está sendo pouco utilizado nos tribunais. O IRDR suspende por um ano os demais processos com a mesma matéria no tribunal estadual ou regional até o julgamento do incidente que terá sua tese jurídica como precedente vinculante para os demais casos presentes e futuros. De acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça, nos anos de 2014 e 2015, apenas dois incidentes por ano foram registrados. Já em 2016, com a vigência do Novo Código de Processo Civil, o número subiu para 60 incidentes. Em 2017, até o presente momento, há 54 incidentes registrados. Mesmo assim, é um número baixo para a demanda que existente. Por ser um dispositivo oriundo do common law, ainda há certa resistência e dificuldade de adaptação dos magistrados em relação ao uso e criação dos precedentes vinculantes. É primordial a disseminação da importância da utilização dessa ferramenta como sendo fundamental para o acesso substancial à justiça, direito à isonomia de tratamento, celeridade processual e segurança jurídica.

5 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS: ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Trad. de Torrieri Guimarães. 6.ª ed. São Paulo: Martin Claret, BRASIL. Lei nº , de 16 de março de Código de Processo Civil. Acessado em 04 de julho de Disponível em: < CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Painel de Consulta ao Banco Nacional de Demandas Repetitivas e Precedentes Obrigatório. Acessado em 11 de agosto de Disponível em: < vw&host=qvs%40neodimio03&anonymous=true&sheet=shresumodespft> DIDIER JR., Fredie; BRAGA, Paula Sarno; OLIVEIRA, Rafael Alexandria de. Curso de Direito Processual Civil: teoria da prova, direito probatório, decisão, precedente, coisa julgada e tutela provisória. 12ª. ed. Salvador: Juspodivm, 2016, v. 2.

SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS PREFÁCIO APRESENTAÇÃO INTRODUÇÃO... 21

SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS PREFÁCIO APRESENTAÇÃO INTRODUÇÃO... 21 LISTA DE ABREVIATURAS... 15 PREFÁCIO... 17 APRESENTAÇÃO... 19 INTRODUÇÃO... 21 PARTE 1 ASPECTOS FUNDAMENTAIS PARA A TEORIA DOS PRECEDENTES JUDICIAIS CAPÍTULO 1 AS BASES DA TEORIA DOS PRECEDENTES: AS TRADIÇÕES

Leia mais

SUMÁRIO 1 EM BUSCA DA DEFINIÇÃO DO PRINCÍPIO DA SEGURANÇA JURÍDICA

SUMÁRIO 1 EM BUSCA DA DEFINIÇÃO DO PRINCÍPIO DA SEGURANÇA JURÍDICA SUMÁRIO Capítulo 1 EM BUSCA DA DEFINIÇÃO DO PRINCÍPIO DA SEGURANÇA JURÍDICA... 31 1.1. O direito e a segurança jurídica... 31 1.1.1. Absolutismos e relativismos em termos de segurança jurídica: o debate

Leia mais

PRECEDENTES NO CPC João Eberhardt Francisco

PRECEDENTES NO CPC João Eberhardt Francisco PRECEDENTES NO CPC 2015 João Eberhardt Francisco TEMOS UM SISTEMA DE PRECEDENTES NO CPC 2015? Os tribunais devem uniformizar sua jurisprudência e mantê-la estável, íntegra e coerente (art. 926 do CPC)

Leia mais

A JURISPRUDÊNCIA LOTÉRICA NO BRASIL

A JURISPRUDÊNCIA LOTÉRICA NO BRASIL SUMÁRIO Capítulo 1 A JURISPRUDÊNCIA LOTÉRICA NO BRASIL... 19 1.1 O art. 926 e a sua importância ao processo civil brasileiro... 23 1.1.1 Os meios de formação de precedentes judiciais no CPC/2015... 28

Leia mais

TÍTULO: OS PRECEDENTES NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E A (IN)CONSTITUCIONALIDADE DO ART.927 CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

TÍTULO: OS PRECEDENTES NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E A (IN)CONSTITUCIONALIDADE DO ART.927 CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS TÍTULO: OS PRECEDENTES NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E A (IN)CONSTITUCIONALIDADE DO ART.927 CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: Direito INSTITUIÇÃO(ÕES): FACULDADE BARRETOS

Leia mais

ACÓRDÃOS, JURISPRUDÊNCIA E PRECEDENTES

ACÓRDÃOS, JURISPRUDÊNCIA E PRECEDENTES ACÓRDÃOS, JURISPRUDÊNCIA E PRECEDENTES MED 2018 Prof. Rafael Mafei ACÓRDÃO E PRECEDENTE Acórdão: documento judiciário que materializa decisão colegiada de um caso. Todo acórdão é um precedente para algo?

Leia mais

SUMÁRIO. iniciais_.indd 7 25/01/ :11:33

SUMÁRIO. iniciais_.indd 7 25/01/ :11:33 SUMÁRIO CAPÍTULO 1...31 CONTEXTUALIZAÇÃO DA LITIGIOSIDADE REPETITIVA: FUNDAMENTOS PARA A CRIAÇÃO DE TÉCNICAS PROCESSUAIS ESPECIAIS...31 1.1. Necessária adequação da técnica processual: a insuficiência

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO...23

SUMÁRIO INTRODUÇÃO...23 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...23 CAPÍTULO 1 EM BUSCA DA DEFINIÇÃO DO PRINCÍPIO DA SEGURANÇA JURÍDICA...29 1.1. O direito e a segurança jurídica... 29 1.1.1. Absolutismos e relativismos em termos de segurança jurídica:

Leia mais

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS...25 INTRODUÇÃO...27 CAPÍTULO 3 NATUREZA DO INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS...65

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS...25 INTRODUÇÃO...27 CAPÍTULO 3 NATUREZA DO INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS...65 LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS...25 INTRODUÇÃO...27 CAPÍTULO 1 CONTEXTUALIZAÇÃO DA LITIGIOSIDADE REPETITIVA: FUNDAMENTOS PARA A CRIAÇÃO DE TÉCNICAS PROCESSUAIS ESPECIAIS...31 1.1. Necessária adequação

Leia mais

PRECEDENTES NO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Rafaela Lourenço da Silva 1

PRECEDENTES NO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Rafaela Lourenço da Silva 1 PRECEDENTES NO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Rafaela Lourenço da Silva 1 INTRODUÇÃO Este trabalho se propôs a demonstrar possibilidades apresentadas pela doutrina para o funcionamento dos precedentes no Brasil,

Leia mais

Sumário. CAPÍTULO 2 A escolha da causa-piloto nos incidentes de resolução de processos repetitivos... 37

Sumário. CAPÍTULO 2 A escolha da causa-piloto nos incidentes de resolução de processos repetitivos... 37 Sumário CAPÍTULO 1 Ações coletivas e procedimentos para a resolução de casos repetitivos: Qual o espaço destinado a cada um? Procedimentos de resolução de casos repetitivos... 15 Andre Vasconcelos Roque

Leia mais

RESOLUÇÃO DE CONFLITOS DE MASSA

RESOLUÇÃO DE CONFLITOS DE MASSA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS DE MASSA Perfil do advogado contencioso; Sistemática atual - mecanismos existentes: - Repercussão geral, Súmula Vinculante, Recursos repetitivos. - Art. 285 A e 557 do Atual Código

Leia mais

Ocorre que a matéria é distinta de tal demanda proposta pelo autor, e por isso, não concorda com o posicionamento do juízo.

Ocorre que a matéria é distinta de tal demanda proposta pelo autor, e por isso, não concorda com o posicionamento do juízo. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Prof. Pedro Bonifácio AULA 71 11/12/2017 Direito Tributário RECURSOS PROCESSUAIS CASO... Determinada empresa ficou sabendo a respeito de algumas ações que

Leia mais

Decisões do STF: efeitos vinculantes, efeitos expansivos e o CPC/2015

Decisões do STF: efeitos vinculantes, efeitos expansivos e o CPC/2015 Decisões do STF: efeitos vinculantes, efeitos expansivos e o CPC/2015 Rafael Pandolfo Advogado. Doutor em Direito Tributário pela PUC/SP. Presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB/RS. Consultor

Leia mais

PRECEDENTES OBRIGATÓRIOS

PRECEDENTES OBRIGATÓRIOS LUIZ GUILHERME MARINONI PRECEDENTES OBRIGATÓRIOS 4. a edição revista, atualizada e ampliada THONSON REUTERS REVISTADOS TRIBUNAISN PRECEDENTES OBRIGATÓRIOS LUIz GUILHERME MARINONI Im r;;;v;-w INCLUI VERSAo

Leia mais

BOM DIA, BEM VINDOS!

BOM DIA, BEM VINDOS! BOM DIA, BEM VINDOS! Os Impactos do novo Código de Processo Civil na Justiça do Trabalho Agenda A reforma do CPC e a Carta de Curitiba Procedimento para Desconsideração da Personalidade Jurídica Dos incidentes

Leia mais

RESPEITO AOS PRECEDENTES AULA 03

RESPEITO AOS PRECEDENTES AULA 03 RESPEITO AOS PRECEDENTES AULA 03 UNIFORMIZAÇÃO Uniformização das decisões Os tribunais deverão manter suas jurisprudências uniformes, estáveis e coerente (CPC 926) Origem do precedente (927) decisões do

Leia mais

Precedentes Judiciais no Processo Civil Brasileiro

Precedentes Judiciais no Processo Civil Brasileiro CLÁUDIO RICARDO SILVA LIMA JÚNIOR P6s-Ciraduado em Dirdto I'roces>uol Civil pela Pontifícia Universidade Catúlico de Minas Cierais (PUC-Minas). Bacharel em Direito pda Universidade Catúlica de Pernamhuco

Leia mais

PRECEDENTES E RATIO DECIDENDI

PRECEDENTES E RATIO DECIDENDI PRECEDENTES E RATIO DECIDENDI Diego Crevelin de Sousa 1 INTRODUÇÃO O tema da ratio decidendi é absolutamente fundamental para o estudo dos precedentes, pois é a partir dele que se desenvolve toda a dinâmica

Leia mais

PARTE I O CONTROLE DA LEGALIDADE NA TRADIÇÃO DO CIVIL LAW

PARTE I O CONTROLE DA LEGALIDADE NA TRADIÇÃO DO CIVIL LAW SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 21 PARTE I O CONTROLE DA LEGALIDADE NA TRADIÇÃO DO CIVIL LAW 1. A TUTELA DA LEI IDEALIZADA PELA REVOLUÇÃO FRANCESA... 29 1.1. Os valores da Revolução Francesa... 29 1.2. O Conseil

Leia mais

SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS...13 AGRADECIMENTOS...15 APRESENTAÇÃO...17 PREFÁCIO...19 INTRODUÇÃO... 23

SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS...13 AGRADECIMENTOS...15 APRESENTAÇÃO...17 PREFÁCIO...19 INTRODUÇÃO... 23 SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS...13 AGRADECIMENTOS...15 APRESENTAÇÃO...17 PREFÁCIO...19 INTRODUÇÃO... 23 CAPÍTULO 1 EM BUSCA DA DEFINIÇÃO DO PRINCÍPIO DA SEGURANÇA JURÍDICA..29 1.1. O direito e a segurança

Leia mais

Força vinculante dos precedentes: Segurança jurídica e redução da litigiosidade. Painelistas José Miguel Garcia Medina Olavo de Oliveira Neto

Força vinculante dos precedentes: Segurança jurídica e redução da litigiosidade. Painelistas José Miguel Garcia Medina Olavo de Oliveira Neto Força vinculante dos precedentes: Segurança jurídica e redução da litigiosidade Painelistas José Miguel Garcia Medina Olavo de Oliveira Neto Moderador Alexandre S. D Ambrosio Art. 926. Os tribunais devem

Leia mais

Sumário. 1 Apresentação do Tema Escolhido, 1

Sumário. 1 Apresentação do Tema Escolhido, 1 Sumário Apresentação, xv Prefácio, xix 1 Apresentação do Tema Escolhido, 1 2 A Jurisdição no Início do Terceiro Milênio, 5 2.1 A visão clássica acerca da jurisdição, 5 2.2 A passagem do Estado liberal

Leia mais

O EMBATE ENTRE PROVA EMPRESTADA E CONTRADITÓRIO: UMA ANÁLISE CONFORME O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

O EMBATE ENTRE PROVA EMPRESTADA E CONTRADITÓRIO: UMA ANÁLISE CONFORME O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL O EMBATE ENTRE PROVA EMPRESTADA E CONTRADITÓRIO: UMA ANÁLISE CONFORME O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Lais Zumach Lemos Pereira INTRODUÇÃO Denomina-se prova emprestada aquela que, produzida em um processo,

Leia mais

A CONTRIBUiÇÃO DOS PRECEDENTES JUDICIAIS PARA A EFETIVIDADE DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS

A CONTRIBUiÇÃO DOS PRECEDENTES JUDICIAIS PARA A EFETIVIDADE DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS STJ00096170 AMILCAR ARAÚJO CARNEIRO JÚNIOR Mestre em Direito pela Universidade Paranaense - UNIPAR Promotor de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul Professor do Centro Universitário da Grande Dourados

Leia mais

PRECEDENTE JUDICIAL. Luiz Henrique Volpe Camargo

PRECEDENTE JUDICIAL. Luiz Henrique Volpe Camargo PRECEDENTE JUDICIAL Luiz Henrique Volpe Camargo ESTÁCIO-CERS 1. Qual é o problema que temos hoje que tem conexão com os precedentes judicias? 2. A distinção entre acórdão, jurisprudência, enunciado de

Leia mais

PRECEDENTE JUDICIAL 31/07/ Qual é o problema que temos hoje que tem conexão com os precedentes judicias?

PRECEDENTE JUDICIAL 31/07/ Qual é o problema que temos hoje que tem conexão com os precedentes judicias? ESTÁCIO-CERS PRECEDENTE JUDICIAL Luiz Henrique Volpe Camargo 1. Qual é o problema que temos hoje que tem conexão com os precedentes judicias? 2. A distinção entre acórdão, jurisprudência, enunciado de

Leia mais

A FORÇA VINCULANTE DOS PRECEDENTES DE ACORDO COM O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

A FORÇA VINCULANTE DOS PRECEDENTES DE ACORDO COM O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL A FORÇA VINCULANTE DOS PRECEDENTES DE ACORDO COM O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Poliana Crispim da Silva 1 Wiânika Caroline Alencar de Sousa 2 Maria Marli Alves Macêdo 3 Resumo: O presente artigo científico

Leia mais

INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS E O DIREITO AO ACESSO À JUSTIÇA

INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS E O DIREITO AO ACESSO À JUSTIÇA INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS E O DIREITO AO ACESSO À JUSTIÇA Guilherme Fontana SANCHEZ 1 RESUMO: o Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas, conhecido também por IRDR, é importante

Leia mais

IMPORTÂNCIA DOS PRECEDENTES COMO FONTES DO DIREITO NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

IMPORTÂNCIA DOS PRECEDENTES COMO FONTES DO DIREITO NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL - SEPesq A IMPORTÂNCIA DOS PRECEDENTES COMO FONTES DO DIREITO NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Autor(a):Nathalia Silva Dutra Estudante de Direito - Graduanda Nathalia.sidutra@hotmail.com Orientador: Prof.

Leia mais

2. DA METODOLOGIA UTILIZADA

2. DA METODOLOGIA UTILIZADA INTRODUÇÃO O Brasil apresentava até o advento da lei nº 13.105 de 16 de março de 2015 que instituiu o novo Código de Processo Civil um modelo fraco de precedentes judiciais. Muito embora em alguns casos

Leia mais

ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL DIANTE DO NOVO CPC: DESAFIOS PRESENTES E FUTUROS

ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL DIANTE DO NOVO CPC: DESAFIOS PRESENTES E FUTUROS ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL DIANTE DO NOVO CPC: DESAFIOS PRESENTES E FUTUROS Bruno Vasconcelos Carrilho Lopes Advogado; Mestre e Doutor em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da Universidade

Leia mais

A CONSTITUCIONALIDADE DAS ALTERAÇÕES NA JURISPRUDÊNCIA APÓS A REFORMA TRABALHISTA

A CONSTITUCIONALIDADE DAS ALTERAÇÕES NA JURISPRUDÊNCIA APÓS A REFORMA TRABALHISTA A CONSTITUCIONALIDADE DAS ALTERAÇÕES NA JURISPRUDÊNCIA APÓS A REFORMA TRABALHISTA Gustavo Filipe Barbosa Garcia É livre-docente e doutor pela Faculdade de Direito da USP pós-doutor e especialista em Direito

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO RECURSOS PROCESSUAIS Caso... Determinada empresa ficou sabendo a respeito de algumas ações que buscam restituir o ICMS cobrado indevidamente nas contas de energia

Leia mais

O PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO E A GARANTIA DA NÃO SURPRESA NA APLICAÇÃO DA IMPROCEDÊNCIA LIMINAR DO PEDIDO PARA JUÍZOS PRIMA FACIE DE PRECEDENTES

O PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO E A GARANTIA DA NÃO SURPRESA NA APLICAÇÃO DA IMPROCEDÊNCIA LIMINAR DO PEDIDO PARA JUÍZOS PRIMA FACIE DE PRECEDENTES O PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO E A GARANTIA DA NÃO SURPRESA NA APLICAÇÃO DA IMPROCEDÊNCIA LIMINAR DO PEDIDO PARA JUÍZOS PRIMA FACIE DE PRECEDENTES Juliana Provedel Cardoso 1 PALAVRAS-CHAVE: Processo Civil.

Leia mais

O Novo CPC e o Processo do Trabalho

O Novo CPC e o Processo do Trabalho O Novo CPC e o Processo do Trabalho Impactos na Advocacia Trabalhista Min. Maria Cristina Irigoyen Peduzzi Novo CPC positivou princípios constitucionais Constituição Novo Código de Processo Civil Acesso

Leia mais

Sumário Capítulo 1 A importância do método dogmático para compreensão da reclamação Capítulo 2 Genética da reclamação constitucional

Sumário Capítulo 1 A importância do método dogmático para compreensão da reclamação Capítulo 2 Genética da reclamação constitucional Sumário Introdução Capítulo 1 A importância do método dogmático para compreensão da reclamação 1.1 Acepções da locução dogmática jurídica 1.2 A dogmática jurídica moderna 1.2.1 O método dogmático 1.2.2

Leia mais

SSumári. Sumário 1..INTRODUÇÃO... 63

SSumári. Sumário 1..INTRODUÇÃO... 63 Sumário CAPÍTULO 1 O controle concentrado e abstrato de constitucionalidade e os princípios da não surpresa e do contraditório substancial e da motivação específica... 19 Ana Paula de Barcellos I.. II..

Leia mais

A VALORIZAÇÃO DOS PRECEDENTES JUDICIAIS COM A VIGÊNCIA DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

A VALORIZAÇÃO DOS PRECEDENTES JUDICIAIS COM A VIGÊNCIA DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS FACULDADE DE DIREITO DO RECIFE NATÁLIA CONRADO WANDERLEY A VALORIZAÇÃO DOS PRECEDENTES JUDICIAIS COM A VIGÊNCIA DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO

Leia mais

SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PESQUISADORES E INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM DIREITO DA FEPODI

SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PESQUISADORES E INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM DIREITO DA FEPODI SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PESQUISADORES E INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM DIREITO DA FEPODI S472 Seminário Nacional de Formação de Pesquisadores e Iniciação Científica em Direito da FEPODI [Recurso eletrônico

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Provas em espécie parte 7 Prof(a). Bethania Senra - Logo, se for resolvida como questão principal, a solução dada fará coisa julgada comum (art. 503, caput, CPC). Porém, se for

Leia mais

Controle Judicial das Agências Reguladoras: Aspectos Doutrinários e Jurisprudenciais SUMÁRIO PREFÁCIO DO MIN. GILMAR MENDES INTRODUÇÃO...

Controle Judicial das Agências Reguladoras: Aspectos Doutrinários e Jurisprudenciais SUMÁRIO PREFÁCIO DO MIN. GILMAR MENDES INTRODUÇÃO... SUMÁRIO PREFÁCIO DO MIN. GILMAR MENDES... 15 INTRODUÇÃO... 14 CAPÍTULO 1 - REGULAÇÃO ECONÔMICA E CONTROLE JUDICIAL DAS AGÊNCIAS... 25 1.1 REGULAÇÃO ECONÔMICA COMO ATIVIDADE INTERVENCIONISTA E GERADORA

Leia mais

Diagnose da Demanda Massiva segundo o CNJ e o projeto apresentado pela AMB. Antônio Silveira Neto

Diagnose da Demanda Massiva segundo o CNJ e o projeto apresentado pela AMB. Antônio Silveira Neto Diagnose da Demanda Massiva segundo o CNJ e o projeto apresentado pela AMB Antônio Silveira Neto Países mais populosos do mundo 1.CHINA (1.372.000.000) 2.ÍNDIA (1.278.000.000) 3.ESTADOS UNIDOS (321.000.000)

Leia mais

Teoria dos precedentes judiciais e a força vinculante da jurisprudência no Novo CPC

Teoria dos precedentes judiciais e a força vinculante da jurisprudência no Novo CPC Teoria dos precedentes judiciais e a força vinculante da jurisprudência no Novo CPC RENATO PESSOA MANUCCI Procurador Jurídico da Câmara Municipal de Bragança Paulista Bacharel em Direito pela Pontifícia

Leia mais

SUMÁRIO. Introdução. Capítulo 1

SUMÁRIO. Introdução. Capítulo 1 SUMÁRIO Introdução OS PRINCÍPIOS DA SEPARAÇÃO DOS PODERES, DA LEGALIDADE E DA VINCU- LAÇÃO DO JUIZ SOMENTE À LEI E O MODELO DE PRECEDENTES ADEQUADO AO MODELO GARANTISTA (MG)... 17 Capítulo 1 BRASIL: UM

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça SUSPENSÃO EM INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS Nº 2 - SE (2016/0326409-9) RELATOR REQUERENTE ADVOGADO REQUERIDO INTERES. ADVOGADO : MINISTRO PRESIDENTE DA COMISSÃO GESTORA DE PRECEDENTES :

Leia mais

Resumo. Palavras chaves. Precedentes - Judiciais - Segurança Jurídica - Eficácia - Sistema Jurídico Brasileiro Atual.

Resumo. Palavras chaves. Precedentes - Judiciais - Segurança Jurídica - Eficácia - Sistema Jurídico Brasileiro Atual. A APLICAÇÃO DE PRECEDENTES JUDICIAIS NO DIREITO BRASILEIRO HÉRICK RICARDO DA SILVA SANTOS 1 EDUARDO CARPES NUNES 2 Resumo O presente artigo tem como objeto a analise dos Precedentes Judiciais. Tendo em

Leia mais

SUMÁRIO. Introdução. Capítulo 1

SUMÁRIO. Introdução. Capítulo 1 SUMÁRIO Introdução OS PRINCÍPIOS DA SEPARAÇÃO DOS PODERES, DA LEGALIDADE E DA VINCU- LAÇÃO DO JUIZ SOMENTE À LEI E O MODELO DE PRECEDENTES ADEQUADO AO MODELO GARANTISTA (MG)... 29 Capítulo 1 BRASIL: UM

Leia mais

PRECEDENTES JUDICIAIS

PRECEDENTES JUDICIAIS Lucas Buril de Macêdo PRECEDENTES JUDICIAIS eodireito Processual Civil 2. a edição Revista, atualizada e ampliada I 2017 JJI EDITORA, fospodivm www.editorajuspodivm.com.br Itl EDITORA juspodivm www.editorajuspodivm.com.br

Leia mais

[ VOTO Nº ] DECLARAÇÃO DE VOTO

[ VOTO Nº ] DECLARAÇÃO DE VOTO fls. 41 Ação Rescisória n. 0542472-13.2010.8.26.0000 Autor: Sindicato dos Empregados nas Centrais de Abastecimento de Alimentos do Estado de São Paulo Sidbast Réu: Cooperativa Agrícola de Cotia Cooperativa

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA Módulo 29 Recursos. Da ordem dos processos nos Tribunais. Do incidente de assunção de competência. Do incidente de arguição de inconstitucionalidade. Do conflito de competência. Homologação de decisão

Leia mais

LUIZ GUILHERME MARINONI

LUIZ GUILHERME MARINONI STJ00096528 LUIZ GUILHERME MARINONI Recompreensão do Sistema Processual da Corte Suprema '" Recurso Especial '" Embargos de Divergência Recurso Repetitivo '" Reclamação '" Ação Rescisória '" Modulação

Leia mais

Conselho de Apoio, Estruturação e Pesquisa... 9 Nota à 5ª edição Nota à 4ª edição Nota à 3ª edição... 15

Conselho de Apoio, Estruturação e Pesquisa... 9 Nota à 5ª edição Nota à 4ª edição Nota à 3ª edição... 15 Sumário Conselho de Apoio, Estruturação e Pesquisa... 9 Nota à 5ª edição... 11 Nota à 4ª edição... 13 Nota à 3ª edição... 15 Parte I A função do Poder Judiciário e especialmente dos Tribunais Superiores

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Sentença Parte 5 Prof(a). Bethania Senra CPC, art. 489, 1º, II. empregar conceitos jurídicos indeterminados, sem explicar o motivo concreto de sua incidência no caso; - Os conceitos

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO RECURSOS PROCESSUAIS Caso... Determinada empresa ficou sabendo a respeito de algumas ações que buscam restituir o ICMS cobrado indevidamente nas contas de energia

Leia mais

Impacto do NCPC no Direito Eleitoral

Impacto do NCPC no Direito Eleitoral Turma e Ano: 2016 (Master B) Matéria / Aula: Direito Eleitoral - 09 Professor: André Marinho Monitor: Paula Ferreira Aula 09 Impacto do NCPC no Direito Eleitoral 1. Introdução O processo eleitoral é um

Leia mais

P E D R O L E N Z A 1 INSERIR P. 323

P E D R O L E N Z A 1 INSERIR P. 323 P E D R O L E N Z A 1 (criar item novo 6.7.1.2.18) INSERIR P. 323 Eficácia expansiva das decisões. Objetivação do recurso extraordinário. Limites à reclamação constitucional. Inconstitucionalidades no

Leia mais

IRDR INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS IRDR IRDR IRDR 27/10/2016

IRDR INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS IRDR IRDR IRDR 27/10/2016 INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS Inspirado no Direito Alemão e no Direito Inglês. Conceito: Trata-se de procedimento que visa a produção de decisões judiciais para a fixação de TESES JURÍDICAS

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Parte I FUNDAMENTOS

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Parte I FUNDAMENTOS ÍNDICE SISTEMÁTICO Abreviaturas e Siglas Usadas........................................... XIII O Dom da Palavra................................................... XV Prefácio............................................................

Leia mais

DICA 1. Observe atentamente a tabela abaixo que compara a divisão estrutural do CPC/73 e do CPC/15:

DICA 1. Observe atentamente a tabela abaixo que compara a divisão estrutural do CPC/73 e do CPC/15: DICA 1 Observe atentamente a tabela abaixo que compara a divisão estrutural do CPC/73 e do CPC/15: Perceba como o Novo Código é bem mais detalhado em sua divisão e estruturação. Didaticamente tivemos uma

Leia mais

O INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS

O INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS O INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS Daniele SANTOS 1 Jaqueline IZIDORO 2 Thaís TEIXEIRA 3 Fernando do Rego Barros FILHO 4 RESUMO: Trata-se de uma técnica prevista pelo Novo CPC que trata do

Leia mais

INCIDENTE DE ASSUNÇÃO DE COMPETÊNCIA. 1. Qual a novidade? O CPC de 2015 procurou aprimorar a regra de

INCIDENTE DE ASSUNÇÃO DE COMPETÊNCIA. 1. Qual a novidade? O CPC de 2015 procurou aprimorar a regra de INCIDENTE DE ASSUNÇÃO DE COMPETÊNCIA 1. Qual a novidade? O CPC de 2015 procurou aprimorar a regra de assunção de competência existente no art. 555, 1º do CPC/73, que permitia fosse o recurso julgado por

Leia mais

1 Direito processual constitucional, 7

1 Direito processual constitucional, 7 1 Direito processual constitucional, 7 1.1 Esclarecimentos iniciais, 7 1.2 Direito processual constitucional: objeto de estudo, 8 1.3 Jurisdição, processo, ação e defesa, 10 1.4 Constituição e processo,

Leia mais

Processo Civil. - Efetiva repetição de demandas e não potencial repetição de demandas;

Processo Civil. - Efetiva repetição de demandas e não potencial repetição de demandas; Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas IRDR A admissibilidade e o mérito serão apreciados pelos Tribunais de Segundo Grau. Do acórdão que julga o IRDR poderá ocorrer Resp ou Rext. Fixado o precedente,

Leia mais

RECLAMAÇÃO CONSTITUCIONAL - PEÇA PRÁTICA

RECLAMAÇÃO CONSTITUCIONAL - PEÇA PRÁTICA RECLAMAÇÃO CONSTITUCIONAL - PEÇA PRÁTICA www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. APONTAMENTOS INICIAIS... 4 Hipóteses de Cabimento...4 Legitimidade Ativa e Passiva...6 Competência...6 Medida Cautelar...6 Procedimento...7

Leia mais

STJ AMICUS CURIAE NO PROCESSO CIVIL BRASILEIRO Um Terceiro Enigmático. Editora Saraiva. São Paulo, 2006

STJ AMICUS CURIAE NO PROCESSO CIVIL BRASILEIRO Um Terceiro Enigmático. Editora Saraiva. São Paulo, 2006 STJ00063793 CASSIO SCARPINELLA BUENO Mestre, Doutor e Livre-docente em Direito Faculdade de Direito da PUCSP. Professor de nos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado da Faculdade de

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO CIVIL PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO CIVIL 1. Princípios fundamentais do processo civil Princípios fundamentais do processo civil são as bases que sustentam essa ciência. 2. Princípios gerais do processo

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 19

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 19 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 19 Processo X Procedimento... 19 O Procedimento Comum no Processo de Conhecimento... 19 Procedimentos Especiais... 20 Atividade Jurisdicional Estrutura... 20

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Antero Arantes Martins. On line Aula 4

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Antero Arantes Martins. On line Aula 4 DIREITO DO TRABALHO Prof. Antero Arantes Martins On line Aula 4 Interpretação da norma jurídica. Conceito. PARTE 1 INTEGRAÇÃO DA NORMA JURÍDICA É pressuposto de funcionamento do ordenamento jurídico que

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA NO CONTEXTO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

TRIBUNAL DE JUSTIÇA NO CONTEXTO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL RECURSOS ESPECIAIS REPETITIVOS NO ÂMBITO DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA NO CONTEXTO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Ana Paula Leopoldo LOMBA 1 RESUMO: As mudanças culturais que ocorreram na sociedade

Leia mais

DO JULGAMENTO LIMINAR DE IMPROCEDÊNCIA E OS PRECEDENTES OBRIGATÓRIOS NO CPC DE 2015

DO JULGAMENTO LIMINAR DE IMPROCEDÊNCIA E OS PRECEDENTES OBRIGATÓRIOS NO CPC DE 2015 1 DO JULGAMENTO LIMINAR DE IMPROCEDÊNCIA E OS PRECEDENTES OBRIGATÓRIOS NO CPC DE 2015 Samantha de Araújo Carvalho 1 SUMÁRIO: 1. Introdução; 2. Breve análise sobre o julgamento liminar de improcedência:

Leia mais

BREVES NOTAS SOBRE O INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS 1

BREVES NOTAS SOBRE O INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS 1 BREVES NOTAS SOBRE O INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS 1 Paulo Cezar Pinheiro Carneiro Professor Titular de Teoria Geral do Processo da UERJ O incidente de resolução de demandas repetitivas

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Antero Arantes Martins. On line Aula 4

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Antero Arantes Martins. On line Aula 4 DIREITO DO TRABALHO Prof. Antero Arantes Martins On line Aula 4 Interpretação da norma jurídica. Conceito. PARTE 1 INTEGRAÇÃO DA NORMA JURÍDICA Integração da norma jurídica É pressuposto de funcionamento

Leia mais

A EFICÁCIA EXPANSIVA DAS DECISÕES NO NOVO CPC: DO INSTITUTO DE ASSUNÇÃO DE COMPETÊNCIA E DO INSTITUTO DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS

A EFICÁCIA EXPANSIVA DAS DECISÕES NO NOVO CPC: DO INSTITUTO DE ASSUNÇÃO DE COMPETÊNCIA E DO INSTITUTO DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS A EFICÁCIA EXPANSIVA DAS DECISÕES NO NOVO CPC: DO INSTITUTO DE ASSUNÇÃO DE COMPETÊNCIA E DO INSTITUTO DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS THE EXPANSIVE EFFECTIVENESS OF DECISIONS IN THE NEW CPC: INSTITUTE

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 19

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 19 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 19 Processo X Procedimento... 19 O Procedimento Comum no Processo de Conhecimento... 19 Procedimentos Especiais... 20 Atividade Jurisdicional Estrutura... 20

Leia mais

IV CONGRESSO NACIONAL DA FEPODI

IV CONGRESSO NACIONAL DA FEPODI IV CONGRESSO NACIONAL DA FEPODI DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL LIVIA GAIGHER BOSIO CAMPELLO MARIANA RIBEIRO SANTIAGO Copyright 2016 Federação Nacional Dos Pós-Graduandos Em Direito Todos os direitos reservados

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL Pós em Direito CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DIREITO PROCESSUAL CIVIL INFORMAÇÕES BÁSICAS ÁREA: Direito Processual Civil COORDENADORES: Rodrigo da Cunha INÍCIO MÓDULO I: 23/02/2018 INÍCIO MÓDULO II: 24/08/2018

Leia mais

A vinculação dos Tribunais Administrativos à jurisprudência do STF e do STJ: perspectivas trazidas pelo novo CPC

A vinculação dos Tribunais Administrativos à jurisprudência do STF e do STJ: perspectivas trazidas pelo novo CPC A vinculação dos Tribunais Administrativos à jurisprudência do STF e do STJ: perspectivas trazidas pelo novo CPC Rodrigo Dalla Pria Doutor em Direito Processual Civil PUC/SP Mestre em Direito Tributário

Leia mais

Sumário. Nota Prévia Daniel Mitidiero. João Gabriel Krás Couto

Sumário. Nota Prévia Daniel Mitidiero. João Gabriel Krás Couto Sumário Nota Prévia... 13 Daniel Mitidiero CONTROLE DIFUSO DE CONSTITUCIONALIDADE: EFEITO VINCULANTE DA SENTENÇA PROFERIDA PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL... 15 João Gabriel Krás Couto 1. Introdução... 15

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 19

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 19 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 19 Processo X Procedimento... 19 O Procedimento Comum no Processo de Conhecimento... 19 Procedimentos Especiais... 20 Atividade Jurisdicional Estrutura... 20

Leia mais

GUSTAVO FILIPE BARBOSA GARCIA REFORMA TRABALHISTA

GUSTAVO FILIPE BARBOSA GARCIA REFORMA TRABALHISTA GUSTAVO FILIPE BARBOSA GARCIA REFORMA TRABALHISTA Análise Crítica da Lei 13.467/2017 4 a edição revista ampliada atualizada 2018 Garcia -Reforma Trabalhista-4ed.indd 3 27/07/2018 14:05:05 CAPÍTULO 4 DIREITO

Leia mais

SISTEMÁTICA RECURSAL. Lei Federal /2014 Alterações Recursais e Uniformização Jurisprudencial

SISTEMÁTICA RECURSAL. Lei Federal /2014 Alterações Recursais e Uniformização Jurisprudencial SISTEMÁTICA RECURSAL Lei Federal 13.015/2014 Alterações Recursais e Uniformização Jurisprudencial 1. Na origem o art. 893 da CLT previa: a. RECURSO DE EMBARGOS: a.1. Originariamente, o cabimento dos Embargos

Leia mais

MOZART BORBA. Diálogos. sobre o. Novo CPC. 5 ª edição. Revista, ampliada e atualizada

MOZART BORBA. Diálogos. sobre o. Novo CPC. 5 ª edição. Revista, ampliada e atualizada MOZART BORBA Diálogos sobre o Novo CPC 5 ª edição Revista, ampliada e atualizada 2018 R Vamos observar as principais Normas Fundamentais do Novo CPC 1 CAPÍTULO 2 Vamos observar as principais Normas Fundamentais

Leia mais

Normas Fundamentais do Novo Código de Processo Civil Fábio Victor da Fonte Monnerat

Normas Fundamentais do Novo Código de Processo Civil Fábio Victor da Fonte Monnerat Normas Fundamentais do Novo Código de Processo Civil Fábio Victor da Fonte Monnerat Procurador Federal Diretor da Escola da Advocacia-Geral da União em São Paulo Coordenador Nacional de Direito Processual

Leia mais

SUMÁRIO DESTE MÓDULO

SUMÁRIO DESTE MÓDULO 1. NOTAS INTRODUTÓRIAS 1.1. APRESENTAÇÃO DA PRESENTE PROPOSTA 1.2. INTRODUÇÃO 1.. REVISITANDO ALGUNS ASPECTOS IMPORTANTES DA TEORIA GERAL DOS RECURSOS 1.4. EFEITOS DOS RECURSOS 1.5. NOVIDADES DO CPC DE

Leia mais

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas Luís Fernando de Souza Pastana 1 RESUMO: Nosso ordenamento jurídico estabelece a supremacia da Constituição Federal e, para que esta supremacia

Leia mais

A importância do distinguishing no controle da aplicação dos precedentes

A importância do distinguishing no controle da aplicação dos precedentes A importância do distinguishing no controle da aplicação dos precedentes Daniele Pela Bacheti Este resumo busca introduzir aos estudantes e operadores do direito a importância e as consequências do distinguishing,

Leia mais

AS TUTELAS PROVISÓRIAS À LUZ DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Irene Voigt¹; Lourdes Rosalvo da Silva dos Santos²

AS TUTELAS PROVISÓRIAS À LUZ DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Irene Voigt¹; Lourdes Rosalvo da Silva dos Santos² AS TUTELAS PROVISÓRIAS À LUZ DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Irene Voigt¹; Lourdes Rosalvo da Silva dos Santos² RESUMO: O presente trabalho visa o estudo da mudança legislativa, com o advento do Código

Leia mais

1ª Fase PROVA OBJETIVA DIREITO PROCESSUAL CIVIL

1ª Fase PROVA OBJETIVA DIREITO PROCESSUAL CIVIL 1ª Fase PROVA OBJETIVA P á g i n a 1 DIREITO PROCESSUAL CIVIL QUESTÃO 1 - Assinale a alternativa correta: A. segundo o novo CPC, o dever de transparência patrimonial só pode ser imposto às partes; B. no

Leia mais

Profa. Adriana Rodrigues

Profa. Adriana Rodrigues Profa. Adriana Rodrigues Fundamentos e Evolução Fase de institucionalização Conselhos permanentes de conciliação e arbitragem Patronato agrícola-tribunais Rurais de São Paulo Comissões Mistas de Conciliação-Juntas

Leia mais

SUMÁRIO 1. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE... 27

SUMÁRIO 1. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE... 27 SUMÁRIO 1. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE... 27 1.1. Processo objetivo... 27 1.2. Competência... 29 1.3. Legitimidade... 30 1.3.1. Legitimidade passiva... 30 1.3.2. Legitimidade ativa... 31 1.4.

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO Capítulo 1 O incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR) e os Juizados Especiais... 15

Sumário INTRODUÇÃO Capítulo 1 O incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR) e os Juizados Especiais... 15 Sumário INTRODUÇÃO...... 11 Capítulo 1 O incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR) e os Juizados Especiais... 15 Aluisio Gonçalves de Castro Mendes e Odilon Romano Neto 1. INTRODUÇÃO...15 2.

Leia mais

Fundamentação das decisões judiciais no centro dos debates do XIV Congresso de Direito Tributário em Questão

Fundamentação das decisões judiciais no centro dos debates do XIV Congresso de Direito Tributário em Questão Fundamentação das decisões judiciais no centro dos debates do XIV Congresso de Direito Tributário em Questão O artigo 489 do novo Código de Processo Civil, que estabelece regras para a fundamentação das

Leia mais

1. GOMETZ, Gianmarco. La certezza giuridica come prevedibilità. Torino: Giappichelli

1. GOMETZ, Gianmarco. La certezza giuridica come prevedibilità. Torino: Giappichelli O direito processual brasileiro passa por um momento de crises e transformações. É perceptível que o modelo atual é incapaz de solucionar vários dos objetivos da jurisdição, tais como o de conceder um

Leia mais

SUMÁRIO 1. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE... 27

SUMÁRIO 1. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE... 27 SUMÁRIO 1. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE... 27 1.1. Processo Objetivo... 27 1.2. Competência... 29 1.3. Legitimidade... 30 1.3.1. Legitimidade passiva... 30 1.3.2. Legitimidade ativa... 31 1.4.

Leia mais

FACULDADE BAIANA DE DIREITO

FACULDADE BAIANA DE DIREITO FACULDADE BAIANA DE DIREITO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO CAIO VALVERDE MELO MEIOS DE IMPUGNAÇÃO À DECISÃO ARBITRAL QUE NÃO OBSERVA PRECEDENTE OBRIGATÓRIO APLICÁVEL DO ART. 927 DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE DIREITO MESTRADO EM DIREITO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE DIREITO MESTRADO EM DIREITO Revista Eletrônica de Metodologia UFBA. PPGD. v. 13. Jan/jun 2016 51 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE DIREITO MESTRADO EM DIREITO PRISCILLA SILVA DE JESUS 1 A SUPERAÇÃO DOS PRECEDENTES JUDICIAIS:

Leia mais

Sumário. Nota dos autores à oitava edição... 15

Sumário. Nota dos autores à oitava edição... 15 Sumário Nota dos autores à oitava edição... 15 Capítulo I Teoria da Prova... 17 1. Noções introdutórias... 17 2. O direito fundamental à prova. Relação entre o princípio do contraditório e o direito à

Leia mais

FASE DECISÓRIA RAZÕES FINAIS SENTENÇA COISA JULGADA

FASE DECISÓRIA RAZÕES FINAIS SENTENÇA COISA JULGADA DIREITO DO TRABALHO FASE DECISÓRIA RAZÕES FINAIS SENTENÇA COISA JULGADA Fase Decisória. Razões Finais Concluída a produção das provas, o Juízo encerra a fase probatória e inicia a fase decisória. O primeiro

Leia mais