Plano do Curso. Curso de Instrutor de Armamento e Tiro 2013 São Leopoldo/RS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plano do Curso. Curso de Instrutor de Armamento e Tiro 2013 São Leopoldo/RS"

Transcrição

1 Plano do Curso Curso de Instrutor de Armamento e Tiro 2013 São Leopoldo/RS

2 Distribuição: Justificativa; Objetivos do Curso; Público-Alvo; Metodologia; Quadro horário; Extras; Instrutores; Referências Bibliográficas; Disciplinas Ministradas;

3 Justificativa: O curso de instrutor de armamento e tiro, vem atender a determinação do CONAT/SENARM no sentido de normatizar a formação dos instrutores de Armamento e Tiro a serem credenciados pelo DPF em âmbito nacional, bem como a troca de informações e padronização de doutrinas e procedimentos pelos instrutores, docentes e discentes presentes no curso.

4 Objetivos do Curso: O objetivo do curso, é traçar uma uniformização do que diz respeito a disciplina de armamento e tiro, nos seus mais variados aspectos técnicos e táticos, padronizando o ensino, a nível nacional dos Instrutores de Armamento e Tiro credenciados pelo Departamento de Policia Federal, bem como aos futuros candidatos, baseado no Anexo II Critérios para reconhecimentos de Certificado de Instrutor de Armamento e Tiro CONAT/SENARM para aferimento de Registros de Armas de Fogo e para Atuação em Escolas de Formação de Vigilantes.

5 Público-Alvo: Todos aqueles Instrutores de Armamento e Tiro credenciados pelo Departamento de Policia Federal, Gestores de Segurança, Instrutores de Armamento e Tiro de Escolas de Formação, candidatos ao credenciamento de instrutor de tiro pelo DPF, atiradores desportistas em busca de conhecimento bem como candidatos ao Porte de Arma de Fogo.

6 Metodologia: Todas as disciplinas, serão ministradas por profissionais com expertise, nos mais conceituados centros de treinamento nacionais e internacionais, oriundos da atividade pública ou privada, o ensino será dirigido ao futuro instrutor, usando as mais modernas ferramentas de ensino, valorizando principalmente a troca de informações do corpo discente, somando a isso estão programadas visitas dirigidas a fábricas de armas.

7 Disciplinas Ministradas Disciplina Objetivos Carga Horária Primeiros Socorros Proporcionar noções básicas para atendimento emergencial às vitimas de armas de fogo e de primeiros socorros. 04 h.a.

8 Disciplinas Ministradas Disciplina Objetivos Carga Horária Legislação de Armas de Fogo no Brasil Proporcionar conhecimento de legislação vigente no Brasil; funcionamento e competências do SINARM e SIGMA, e legislação especifica de Segurança Orgânica e Privada. 04 h.a.

9 Disciplinas Ministradas Disciplina Objetivos Carga Horária Metodologia, Didática, Técnica de Ensino e Psicologia ao Ensino Transmitir conhecimentos necessários para aplicação de técnicas de ensino e métodos de transmissão visando o desenvolvimento das habilidades do Armamento e Tiro, baseados em princípios de conteúdo, clareza, concisão, postura, entonação de voz, simplicidade, naturalidade, objetividade, progressividade e padronização. 08 h.a.

10 Disciplinas Ministradas Disciplina Objetivos Carga Horária Legislação de Segurança Privada no Brasil Proporcionar conhecimentos sobre conceitos e legislação de segurança privada, papel das empresas e colaboradores na segurança patrimonial, pessoal, transporte de valores e escolta armada. 02 h.a.

11 Disciplinas Ministradas Disciplina Objetivos Carga Horária Armas de Fogo, Modelos, espécies e categorias de Armas de Fogo Conhecer as armas e modelos existentes, as especificidades de utilização dos modelos disponíveis no mercado nacional; dotar conhecimento das categorias previstas para utilização de armas de fogo e suas necessidades específicas. 04 h.a.

12 Disciplinas Ministradas Disciplina Objetivos Carga Horária Nomenclatura, funcionalidade de peças e terminologia aplicada ao Armamento e Tiro Obter conhecimento da nomenclatura e funcionalidade de peças das armas utilizadas na Defesa Pessoal, Segurança Orgânica e Privada e propiciar conhecimento da terminologia aplicada ao armamento e tiro. 04 h.a.

13 Disciplinas Ministradas Disciplina Objetivos Carga Horária Regras de Segurança Conhecimento das regras de segurança para o uso de armas de fogo e conduta no estande. 02 h.a.

14 Disciplinas Ministradas Disciplina Objetivos Carga Horária Munições e Balística Conhecer tipos; características, existentes; destinação; poder de parada e noções de Balística. 04 h.a.

15 Disciplinas Ministradas Disciplina Objetivos Carga Horária Bases, Posições e Fundamentos do Tiro Transmitir as bases, posições e fundamentos necessários para a melhor utilização das armas de fogo. 04 h.a.

16 Disciplinas Ministradas Disciplina Objetivos Carga Horária Desmontagem e montagem de 1 escalão; solução de Panes e Incidentes de Tiro Transmitir conhecimento para: desmontagem e montagem de 1 escalão; panes e soluções; incidentes de tiro das armas autorizadas para Defesa Pessoal Segurança Orgânica e Privada, e suas soluções. 04 h.a.

17 Disciplinas Ministradas Disciplinas Calibre Objetivo Quantidades de Tiros Hora Aula Manejo e Técnicas de Tiro de Revolver Manejo e Técnicas de Tiro de Revolver Manejo e Técnicas de Tiro de Revolver Técnica e manejo para Segurança Pessoal h.a. Técnica e manejo para Defesa pessoa h.a. Técnica e manejo para Segurança Patrimonial h.a.

18 Disciplinas Ministradas Disciplina Objetivos Carga Horária Manejo de Armas e Técnicas de Tiro Dotar conhecimento para o correto manejo e aplicação das técnicas e posições de tiro, destinado as espécies de armas de fogo utilizados na Defesa pessoal, Segurança Orgânica e Privada. 04 h.a.

19 Disciplinas Ministradas Disciplinas Calibre Objetivo Quantidades de Tiros Hora Aula Manejo e Técnicas de Tiro de Revolver Manejo e Técnicas de Tiro de Pistola Manejo e Técnicas de Tiro de Pistola Técnica e manejo para Segurança de Transporte de Valores h.a. Técnica e manejo para Defesa pessoa h.a. Técnica e manejo para Segurança Patrimonial h.a.

20 Disciplinas Ministradas Disciplinas Calibre Objetivo Quantidades de Tiros Hora Aula Pistola.380 Pistola.380 Carabina.38 Técnica de manejo para Segurança Patriomonial Técnica de manejo para Segurança de Transporte de Valores Técnica de manejo para utilização na Defesa Pessoal h.a h.a h.a.

21 Disciplinas Ministradas Disciplinas Calibre Objetivo Quantidades de Tiros Hora Aula Carabina.38 Carabina/Rifle 22 Espingarda Pump 12 Técnica de manejo para Segurança Pessoal, Patrimonial e Transporte de Valores h.a. Técnica e manejo para utilização h.a. Técnica de manejo para utilização na Defesa Pessoal h.a.

22 Disciplinas Ministradas Disciplina Objetivos Carga Horária Considerações Finais e Encerramento Consolidar os conhecimentos ministrados, dando ênfase na importância da responsabilidade dos futuros instrutores e Armamento e Tiro no Brasil. 02 h.a.

23 Total de Disparos a ser Realizados Armamento Calibre Disparos Revolver Pistola Carabina Carabina/Rifle Espingarda Pump 12 Gauge 60 Esping Cano Simpl 12 Gauge 20 Esping Canos Paral 12 Gauge 20 Esping Canos Sobr 12 Gauge 20 Subtotal p/cal Gauge 120 Total Disparos 500 Avaliação de conhecimento teórico: 2 h.a Avaliação de conhecimento prático: 4 h.a

24 Instrutores: 01- Perito Criminal Tiago Santos Carvalho Professor Mestre da Feevale. 02- PRF Leandro Maciel Policial Rodoviário Federal, oficial do exército, instrutor de armamento e tiro. 03- Cel. Athos Gabriel Lacerda de Carvalho Especialista em rifles, responsável pelo protótipos do fuzil AGLC- Imbel, Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras e Mestre em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército Brasileiro, curso de guerra na selva.

25 Instrutores: 05- Ricardo da Cunha- Graduado em gestão de segurança Pública e Privada, Oficial do exército de Infantaria, Instrutor TASER Internacional, Instrutor Condor Armas Químicas, Instrutor de Tiro credenciado pela Port. Nº Nº 679/2011 GAB/SR/DPF/RS,Instrutor credenciado DELESP/SR/DPF/RS nas disciplinas de armamento e tiro, armas não letais, segurança pessoal, transporte de valores, escolta armada e formação de vigilantes, Diretor de Ensino Centro de Treinamento Centurium. 06- Fabio Maciel Rocha Instrutor de tiro credenciado pelo credenciado pela Port. Nº 107/2009 GAB/SR/DPF/RS,Policial militar, Armeiro Boito, Cursos de Tiro CTT, TEES, UZIL, MAX- Israel. Instrutor de tiro credenciado pela DELESP/SR/DPF/RS 888/2009 nas disciplinas de armamento e tiro e segurança pessoal.

26 Instrutores: 07-Luiz Fernando Lamb - Advogado, instrutor credenciado pelo DELESP/SR/DPF/RS 620/2008 nas disciplinas de legislação e armamento e tiro, criminalística, oficial do exército 08-Sgt. Gerson Oliveira Barth - sargento bombeiro socorrista, mergulhador e serve na força nacional de segurança, instrutor credenciado pelo DELESP/SR/DPF/RS n 630/2008 nas disciplinas de primeiros socorros.

27 Instrutores: 09- Ten Cel.Clovis Reis da Silva Junior - Curso Instrutor de Tiro Policial 1997, Curso de Especialização em, armas curtas / Departamento indianápolis EUA 1997, Curso operador manutenção da paz e, policiamento internacional / Senasp 2010, Uso progressivo da força e da arma de fogo / Secretaria, Segurança Publica Rio Grande do Sul 2001, Curso pesquisa cientifica instituição de pesquisa da brigada militar, Curso multiplicador de policia comunitária pela academia 2003, Curso operador taser / policia militar santa Catarina 2009,instrutor credenciado pelo GAB/SR/DPF/RS/2009.

28 Instrutores: 10- Alexandre Saldanha - Graduado em Tecnólogo de Segurança do Trabalho ULBRA, Formado em Técnico em emergência química COPESUL, Formado no curso de operações contra incêndio na Texas A & M University - Texas USA, Técnico de segurança do trabalho e líder de brigada de emergência na Petrobras/ REFAP. 11-Eng. Gustavo Coronet - Engenheiro mecânico Forjas Taurus 12-Eng. Eduardo Minghelli Gerente de Engenharia Forjas Taurus

29 Extras: Visita à fábrica da Taurus ou CBC; Work Shop em Armas não Letais; Camiseta exclusiva; Material de anotação e caneta; Translado para as visitas; Alojamento gratuito (trazer roupa de cama e banho); Armamento;

30 Alojamento Em frente a nossa escola temos o HOTEL 10 telefone: (51) ou Pousada Sinos que fica próxima a Centurium (51) E possuímos alojamento coletivo, que para alunos de outras localidades é gratuito.

31 Curso de Instrutor de Armamento de Tiro: DATAS DO CURSO: Inicio: 19/08/2013 a 01/09/2013 Horários: Segunda a Sexta: 19h20min às 22h40min Sábado e Domingo: 07h40min às 17h30min.

32 DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO 1) Ter idade mínima de 25 anos; 2) cópias do RG, CPF; 3) comprovante de residência; 4) Escolaridade 1 grau completo; 3) comprovação de idoneidade, com à apresentação de certidões negativas de antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Federal, Estadual, Militar e Eleitoral e de não estar respondendo a inquérito policial ou a processo criminal, que poderão ser fornecidas por meios eletrônicos;

33 CASO O ALUNO TRAGA SUA(S) ARMA(S) E MUNIÇÕES * Registro de arma de fogo; * Guia de Transito DPF ou CR Exército Mapas de arma Obs: O CTC possui COFRE para armazenamento das armas e munições!

34 Material que o aluno deverá trazer ou adquirir no localmente: - Óculos específicos para prática de tiro; - Protetor auricular; - Cinto e coldre para pistola e revólver; - Munição a ser utilizada no curso.

35 Valores: Curso: R$ 2.200,00 à vista ou R$ 2.500,00 em cinco vezes no cartão. (Visa, Mastercard ou Banricompras) Munição: R$ 650,00.

36 CONTATO: Fones: ( 51 ) ou ( 51 ) Celulares: Oi (51) Claro (51) Vivo (51) Endereço: Rua Andrade Neves 309 Bairro São João Batista São Leopoldo/RS Ricardo da Cunha Diretor de Ensino - CTC Instrutor de Armamento e Tiro Port. Nº 679/2011 GAB/SR/DPF/RS e CR Nº do SFPC/3

(08 encontros - 80 horas-aula) ( 51 ) 3391-9961 30132289 3019-2892 ( 51)84880359. Pág. 1 C T A CENTRO DE TREINAMENTO ACOSTA

(08 encontros - 80 horas-aula) ( 51 ) 3391-9961 30132289 3019-2892 ( 51)84880359. Pág. 1 C T A CENTRO DE TREINAMENTO ACOSTA Ama, com fé e orgulho a terra em que nasceste Projeto de Curso www.acostaescola.com.br C u r s o d e I N S T R U T O R D E A R M A M E N T O E T I R O (RS, 2010) (08 encontros - 80 horas-aula) ( 51 ) 3391-9961

Leia mais

TURMA: Com no máximo 30 alunos. CARGA HORÁRIA: 100 horas/aula, 20 horas/aula a mais que o exigido pelo Departamento de Polícia Federal.

TURMA: Com no máximo 30 alunos. CARGA HORÁRIA: 100 horas/aula, 20 horas/aula a mais que o exigido pelo Departamento de Polícia Federal. CURSO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTOR DE ARMAMENTO E TIRO (C.F.I.A.T.) OBJETIVO: Capacitar o interessado em repassar as técnicas de manuseio e uso de armas curtas e longas utilizadas na área da segurança privada,

Leia mais

PROTOCOLO PARA AQUISIÇÃO DE ARMAS DE FOGO COM REGISTRO NO SINARM POLÍCIA FEDERAL.

PROTOCOLO PARA AQUISIÇÃO DE ARMAS DE FOGO COM REGISTRO NO SINARM POLÍCIA FEDERAL. PROTOCOLO PARA AQUISIÇÃO DE ARMAS DE FOGO COM REGISTRO NO SINARM POLÍCIA FEDERAL. DE ACORDO COM A NOVA LEGISLAÇÃO, QUE REGULA AS ATIVIDADES DOS ESTANDES DE TIRO, LEI 10826 DE 22/12/2003, DECRETO 5123 DE

Leia mais

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL DIRETORIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO GERAL DE CONTROLE DE SEGURANÇA PRIVADA PORTARIA Nº- 12

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL DIRETORIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO GERAL DE CONTROLE DE SEGURANÇA PRIVADA PORTARIA Nº- 12 MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL DIRETORIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO GERAL DE CONTROLE DE SEGURANÇA PRIVADA PORTARIA Nº- 12.620, DE 13 DEZEMBRO DE 2012 (Alterada pela Portaria nº 30.536/13

Leia mais

CEAS INTERNACIONAL e CARLOS YEGROS apresentam o primeiro curso no Brasil de Especialista em Proteção Executiva pelo sistema bi-modal-parte a

CEAS INTERNACIONAL e CARLOS YEGROS apresentam o primeiro curso no Brasil de Especialista em Proteção Executiva pelo sistema bi-modal-parte a CEAS INTERNACIONAL e CARLOS YEGROS apresentam o primeiro curso no Brasil de Especialista em Proteção Executiva pelo sistema bi-modal-parte a distância e parte presencial. CURSO INTERNACIONAL DE ESPECIALISTA

Leia mais

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL DIRETORIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO-GERAL DE CONTROLE DE SEGURANÇA PRIVADA

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL DIRETORIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO-GERAL DE CONTROLE DE SEGURANÇA PRIVADA MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL DIRETORIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO-GERAL DE CONTROLE DE SEGURANÇA PRIVADA PORTARIA N.º 33.284, DE 4 DE FEVEREIRO DE 2015 (DOU de 06/02/2015 Seção I Pág.

Leia mais

CTPS - Centro de Treinamento de Profissionais Segurança Privada 39.302.369/0001-94

CTPS - Centro de Treinamento de Profissionais Segurança Privada 39.302.369/0001-94 Você que mora no interior ou em outros estados agora ficou mais fácil matricular-se nos cursos da CTPS... Basta digitalizar e enviar para o nosso aluno@ctps.com.br Ou tirar suas certidões aqui mesmo no

Leia mais

www.dfpc.eb.mil.br/index.php/legislacao/61

www.dfpc.eb.mil.br/index.php/legislacao/61 PORTARIA N o 004 - D Log, DE 08 DE MARÇO DE 2001. Aprova as Normas que Regulam as Atividades dos Atiradores. O CHEFE DO DEPARTAMENTO LOGÍSTICO, no uso das atribuições previstas no inciso XV do art. 27

Leia mais

AVALIAÇÃO DE FATORES PSICOSSOCIAIS: QUEM DEVE FAZER, COMO DEVE SER FEITO E SUAS INFLUÊNCIAS SOBRE O TRABALHO. Dra. Ana Cláudia Fávero CRMSP 121.

AVALIAÇÃO DE FATORES PSICOSSOCIAIS: QUEM DEVE FAZER, COMO DEVE SER FEITO E SUAS INFLUÊNCIAS SOBRE O TRABALHO. Dra. Ana Cláudia Fávero CRMSP 121. : QUEM DEVE FAZER, COMO DEVE SER FEITO E SUAS INFLUÊNCIAS SOBRE O TRABALHO Dra. Ana Cláudia Fávero CRMSP 121.186 ESTATÍSTICA PREVIDÊNCIA SOCIAL AUXÍLIO DOENÇA PREVIDENCIÁRIO: JAN A ABRIL/ 2014: Acompanhamento

Leia mais

(Publicada no DOU de 20/12/2012 (nº 245, Seção 1, pág. 123)

(Publicada no DOU de 20/12/2012 (nº 245, Seção 1, pág. 123) (Publicada no DOU de 20/12/2012 (nº 245, Seção 1, pág. 123) PORTARIA N o 12.620, DE 13 DEZEMBRO DE 2012. Dispõe sobre as normas relacionadas ao credenciamento de instrutores dos cursos voltados à formação,

Leia mais

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL PORTARIA N o. 613, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005 O DIRETOR-GERAL DO DEPARTAMENTO DE POLICIA FEDERAL, no uso das atribuições que lhe confere o art. 27,

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE VIGILANTE GRADE CURRICULAR

CURSO DE FORMAÇÃO DE VIGILANTE GRADE CURRICULAR www.mariz.eti.br CURSO DE FORMAÇÃO DE VIGILANTE GRADE CURRICULAR Dentre as mudanças trazidas pela Portaria nº 3.233/12, podemos destacar a ampliação da carga horária de alguns cursos oficiais. O Curso

Leia mais

O CONDOMÍNIO JÁ ANALISOU O PREÇO, NÃO ESQUEÇA DA QUALIDADE!!!

O CONDOMÍNIO JÁ ANALISOU O PREÇO, NÃO ESQUEÇA DA QUALIDADE!!! O CONDOMÍNIO JÁ ANALISOU O PREÇO, NÃO ESQUEÇA DA QUALIDADE!!! Como em qualquer segmento, quando fazemos uma licitação muitas vezes nos deparamos com propostas que aparentemente oferecem os mesmos serviços,

Leia mais

Prospecto do Curso de Formação de Instrutor de Armamento e Tiro Para Credenciamento junto ao DPF

Prospecto do Curso de Formação de Instrutor de Armamento e Tiro Para Credenciamento junto ao DPF - 1 - Prospecto do Curso de Formação de Instrutor de Armamento e Tiro Para Credenciamento junto ao DPF TURMA T-11 BRASÍLIA DF 08 A 16 DE NOV DE 2013 - 2 - Objetivo De acordo com Orientação do CONAT e SENARM/DPF

Leia mais

POLÍCIA MILITAR DO PIAUÍ QUARTEL DO COMANDO GERAL DIRETORIA DE ENSINO, INSTRUÇÃO E PESQUISA - DEIP

POLÍCIA MILITAR DO PIAUÍ QUARTEL DO COMANDO GERAL DIRETORIA DE ENSINO, INSTRUÇÃO E PESQUISA - DEIP A P R O V O Em / / V I S T O Em / / CMT GERAL/PMPI Diretor da DEIP/PMPI POLÍCIA MILITAR DO PIAUÍ QUARTEL DO COMANDO GERAL DIRETORIA DE ENSINO, INSTRUÇÃO E PESQUISA - DEIP PLANO DO 2º CURSO TEÓRICO E PRÁTICO

Leia mais

ANEXO X EXTENSÃO EM EQUIPAMENTOS NÃO LETAIS-II - CENL-II

ANEXO X EXTENSÃO EM EQUIPAMENTOS NÃO LETAIS-II - CENL-II ANEXO X EXTENSÃO EM EQUIPAMENTOS NÃO LETAIS-II - CENL-II PROGRAMA DE CURSO 1. REQUISITO Ter concluído o curso de extensão em equipamentos não letais-i - CENL-I 2. OBJETIVO Dotar o aluno de conhecimentos

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE MATERIAL BÉLICO (Dir G MB/1952)

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE MATERIAL BÉLICO (Dir G MB/1952) MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE MATERIAL BÉLICO (Dir G MB/1952) PORTARIA n o 029 - DMB, de 28 de outubro de 1999. Aprova as normas para a fiscalização das atividades com produtos

Leia mais

EDITAL 2011. Processo de Seleção para o Curso de Especialização em Defesa Social, Cidadania e Gestão da Informação

EDITAL 2011. Processo de Seleção para o Curso de Especialização em Defesa Social, Cidadania e Gestão da Informação INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DO PARÁ EDITAL 2011 Processo de Seleção para o Curso de Especialização em Defesa Social,

Leia mais

GESTÃO PESSOAL DO TEMPO: AUMENTANDO SUA PRODUTIVIDADE MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Julho 2012. ESPM Unidade Porto Alegre

GESTÃO PESSOAL DO TEMPO: AUMENTANDO SUA PRODUTIVIDADE MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Julho 2012. ESPM Unidade Porto Alegre GESTÃO PESSOAL DO TEMPO: AUMENTANDO SUA PRODUTIVIDADE MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Julho 2012 ESPM Unidade Porto Alegre Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de

Leia mais

Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP

Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP 1.INTRODUÇAO...... 3 2.ONDE CONSEGUIR INFORMAÇÔES?... 4 Normas USP... 4 Site EACH...4 Sistema de atendimento da Comissão de

Leia mais

CURSO AVANÇADO DE PERICIA JUDICIAL AMBIENTAL TURMA I SÃO CARLOS (SP)

CURSO AVANÇADO DE PERICIA JUDICIAL AMBIENTAL TURMA I SÃO CARLOS (SP) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS CURSO AVANÇADO DE PERICIA JUDICIAL AMBIENTAL TURMA I SÃO CARLOS (SP) OBJETIVOS: Capacitar profissionais e estudantes para atuarem

Leia mais

TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO POR COMPETÊNCIAS MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Julho 2012. ESPM Unidade Porto Alegre

TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO POR COMPETÊNCIAS MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Julho 2012. ESPM Unidade Porto Alegre TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO POR COMPETÊNCIAS MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Julho 2012 ESPM Unidade Porto Alegre Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos:

Leia mais

CURSO INTENSIVO DE PERICIA JUDICIAL AMBIENTAL TURMA II SÃO CARLOS (SP)

CURSO INTENSIVO DE PERICIA JUDICIAL AMBIENTAL TURMA II SÃO CARLOS (SP) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS CURSO INTENSIVO DE PERICIA JUDICIAL AMBIENTAL TURMA II SÃO CARLOS (SP) Objetivos: Capacitar profissionais e estudantes para atuarem

Leia mais

EDITAL Nº19/2015, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2015 PROCESSO SELETIVO 2015/1 - REOPÇÃO DE CURSOS SUPERIORES

EDITAL Nº19/2015, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2015 PROCESSO SELETIVO 2015/1 - REOPÇÃO DE CURSOS SUPERIORES Serviço Público Federal Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Sertão EDITAL Nº19/2015,

Leia mais

Curso Preparatório Para Exame de Certificação de Agentes Autônomos de Investimento e Empregados de Instituições Financeiras UFSC - CSE

Curso Preparatório Para Exame de Certificação de Agentes Autônomos de Investimento e Empregados de Instituições Financeiras UFSC - CSE Curso Preparatório Para Exame de Certificação de Agentes Autônomos de Investimento e Empregados de Instituições Financeiras PROMOÇÃO: APOIO: UFSC - CSE Florianópolis Outubro/2008 1. INTRODUÇÃO A Associação

Leia mais

PROGRAMA PARA CAPACITAÇÃO DE INSPETORES PARA A VERIFICAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS MÉDICOS

PROGRAMA PARA CAPACITAÇÃO DE INSPETORES PARA A VERIFICAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS MÉDICOS MERCOSUL/GMC/RES Nº 25/98 PROGRAMA PARA CAPACITAÇÃO DE INSPETORES PARA A VERIFICAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS MÉDICOS TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo

Leia mais

Número total de vagas 40

Número total de vagas 40 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ IFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO PROPI EDITAL 07/ 28/10/2015 O Instituto Federal de Educação,

Leia mais

CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA VISCONDE DE CAIRU CEPPEV CURSO: GESTÃO DE DATACENTER E COMPUTAÇÃO EM NUVEM 2013.2

CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA VISCONDE DE CAIRU CEPPEV CURSO: GESTÃO DE DATACENTER E COMPUTAÇÃO EM NUVEM 2013.2 NÚMERO DE VAGAS: 25 (Vinte e Cinco) Vagas. PREVISÃO DE INÍCIO DAS AULAS 01 de Novembro de 2013 CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA VISCONDE DE CAIRU CEPPEV APRESENTAÇÃO / JUSTIFICATIVA A Fundação Visconde

Leia mais

Gestão de Segurança no Serviço Público

Gestão de Segurança no Serviço Público Gestão de no Serviço Público 06 a 09 de outubro de 2015 1 - Apresentação: A segurança no âmbito da administração pública tem se configurado como uma área estratégica, requerendo investimentos na qualidade

Leia mais

Com este propósito, estamos apresentando o Programa de Treinamento a Clientes 2014.

Com este propósito, estamos apresentando o Programa de Treinamento a Clientes 2014. DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA PROGRAMA DE TREINAMENTO A CLIENTES 2014 Caro cliente, Você tem acompanhado o compromisso da Marcopolo em oportunizar treinamentos para a capacitação e o aperfeiçoamento

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA DIRETORIA DE ENSINO

SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA DIRETORIA DE ENSINO SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA DIRETORIA DE ENSINO EDITAL Nr 256-15-DE/CBMSC (Processo Nr 293-15-DE) SELEÇÃO PARA O MÓDULO DE INSTRUÇÃO GERAL PARA

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS NA PRÁTICA USANDO O MS PROJECT. Ingresso Janeiro 2015. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias

GESTÃO DE PROJETOS NA PRÁTICA USANDO O MS PROJECT. Ingresso Janeiro 2015. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias GESTÃO DE PROJETOS NA PRÁTICA USANDO O MS PROJECT Ingresso Janeiro 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias GESTÃO DE PROJETOS NA PRÁTICA USANDO O MS PROJECT Em um curto período de

Leia mais

Gestão de Crises no Ambiente Empresarial. Ingresso Maio 2014

Gestão de Crises no Ambiente Empresarial. Ingresso Maio 2014 Gestão de Crises no Ambiente Empresarial Ingresso Maio 2014 Programa do Curso Intensivo de Gestão de Crises no Ambiente Empresarial O curso proposto toma como pano de fundo a legislação brasileira aplicada

Leia mais

MBA em Engenharia de Computação Avançada (MBCA)

MBA em Engenharia de Computação Avançada (MBCA) MBA em Engenharia de Computação Avançada (MBCA) : CATEGORIA: Curso de Pós-Graduação Latu-Senso - MBA ÁREA BÁSICA: Engenharia de Computação Avançada UNIDADE: CENTRO: Centro de Tecnologia (CT) COORDENADOR:

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO GERENCIAMENTO DE INCIDENTES E PLANEJAMENTO DE CONTINGÊNCIA

CURSO DE EXTENSÃO GERENCIAMENTO DE INCIDENTES E PLANEJAMENTO DE CONTINGÊNCIA CURSO DE EXTENSÃO GERENCIAMENTO DE INCIDENTES E PLANEJAMENTO DE CONTINGÊNCIA Edição agosto de 2015 APRESENTAÇÃO O curso GERENCIAMENTO DE INCIDENTES E PLANEJAMENTO DE CONTINGÊNCIA aborda os aspectos conceituais

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENGENHARIA WEB E GOVERNO ELETRÔNICO CONFORME ANEXO IV DA RESOLUÇÃO CONSEPE N o.

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENGENHARIA WEB E GOVERNO ELETRÔNICO CONFORME ANEXO IV DA RESOLUÇÃO CONSEPE N o. EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENGENHARIA WEB E GOVERNO ELETRÔNICO CONFORME ANEXO IV DA RESOLUÇÃO CONSEPE N o. 55/2014 1. Da organização geral: a) Unidade Proponente: Instituto

Leia mais

EDITAL 03/2014 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

EDITAL 03/2014 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EDITAL 03/2014 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Faculdade Católica Dom Orione, Araguaína TO, informa aos interessados que estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização em EDUCAÇÃO

Leia mais

Ministério da Justiça GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.670, DE 20 DE OUTUBRO DE 2010

Ministério da Justiça GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.670, DE 20 DE OUTUBRO DE 2010 Ministério da Justiça GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.670, DE 20 DE OUTUBRO DE 2010 O DIRETOR-GERAL DO DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL, no uso da atribuição que lhe confere o artigo 28, inciso IV, do

Leia mais

Número total de vagas 20

Número total de vagas 20 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ IFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO PROPI EDITAL 12/2015 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Leia mais

PROCESSO SELETIVO Nº 001/2015-DP/4

PROCESSO SELETIVO Nº 001/2015-DP/4 ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO DIRETORIA DE PESSOAL Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n, Calhau, CEP.: 65.074-220, Fone: (98) 3227-4088 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI E D I T A L DE ABERTURA CPD Nº 025 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO, DE 22

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR COMANDO DE OPERAÇÕES DE DEFESA CIVIL Departamento de Proteção Contra Incêndio, Explosão e Pânico NORMA TÉCNICA n. 39/2009 Credenciamento

Leia mais

COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E COMBATE AO CRIME ORGANIZADO VOTO EM SEPARADO DO DEPUTADO RONALDO FONSECA

COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E COMBATE AO CRIME ORGANIZADO VOTO EM SEPARADO DO DEPUTADO RONALDO FONSECA COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E COMBATE AO CRIME ORGANIZADO PROJETO DE LEI N 0 5.618, DE 2005 (Apensados os Projetos de Lei nº 7.456, de 2006 e nº 7.741, de 2010) Dispõe sobre a regulamentação da profissão

Leia mais

E-COMMERCE MANUAL DO CANDIDATO

E-COMMERCE MANUAL DO CANDIDATO E-COMMERCE MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Julho 2012 ESPM Unidade Porto Alegre Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51) 3218 1400 Segunda a sexta

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI E D I T A L DE ABERTURA CPD Nº 036 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO, DE 06

Leia mais

EDITAL Nº 001/2014 P/3 2º BPM

EDITAL Nº 001/2014 P/3 2º BPM ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO COMANDO DO POLICIAMENTO DE ÁREA DO INTERIOR 4 2º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR EDITAL Nº 001/2014 P/3 2º BPM I Curso

Leia mais

1ª Amostra de Projetos e Produções Científicas em Educação Matemática da FAINTVISA

1ª Amostra de Projetos e Produções Científicas em Educação Matemática da FAINTVISA FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO FAINTVISA COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS EXATASE DA NATUREZA 1 Pontos turísticos da cidade da Vitória de Santo Antão PE 1ª Amostra de Projetos e Produções Científicas

Leia mais

ESTATUTO DO DESARMAMENTO CARTILHA DO CIDADÃO - "MUNIÇÃO LEGAL" PREFÁCIO SEGURANÇA ORIENTE SEUS FILHOS A EVITAREM ACIDENTES.

ESTATUTO DO DESARMAMENTO CARTILHA DO CIDADÃO - MUNIÇÃO LEGAL PREFÁCIO SEGURANÇA ORIENTE SEUS FILHOS A EVITAREM ACIDENTES. ESTATUTO DO DESARMAMENTO CARTILHA DO CIDADÃO - "MUNIÇÃO LEGAL" PREFÁCIO Esta cartilha visa fornecer informação rápida e precisa sobre os principais pontos do Estatuto do Desarmamento e de seu regulamento.

Leia mais

! Relatório!do!curso!Judicial!Swat!!!!

! Relatório!do!curso!Judicial!Swat!!!! RelatóriodocursoJudicialSwat RealizadopelaUSPoliceInstructor TeamsnoCondadodeLake Flórida Aluno:ArturGustavoAzevedodoNascimentoD AMMA MarçoDAbrilde2013 No ano de 2013, mais especificamente de 31.03 até

Leia mais

ROTEIRO PARA MONTAGEM DE CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO

ROTEIRO PARA MONTAGEM DE CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS ASSESSORIA DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA ROTEIRO PARA MONTAGEM DE CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO i:\latosens\rot_esp.doc Pelotas, março de 1996 PROCEDIMENTOS

Leia mais

Rodovia MS 80, Km 10 Campo Grande, MS CEP: 79114-901 fone: 0XX67 368-0100 www.detran.ms.gov.br

Rodovia MS 80, Km 10 Campo Grande, MS CEP: 79114-901 fone: 0XX67 368-0100 www.detran.ms.gov.br EDITAL N. 01 DETRAN-MS O Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais, atendendo o disposto na Resolução n. 358, de 13 de agosto de 2010,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DA FUNETEC-PB. Presidente da FUNETEC-PB João Batista de Oliveira Silva. Superintendente Executivo Valdeci Ramos dos Santos

ADMINISTRAÇÃO DA FUNETEC-PB. Presidente da FUNETEC-PB João Batista de Oliveira Silva. Superintendente Executivo Valdeci Ramos dos Santos ADMINISTRAÇÃO DA FUNETEC-PB Presidente da FUNETEC-PB João Batista de Oliveira Silva Superintendente Executivo Valdeci Ramos dos Santos Diretora Escolar e Gerente de Ensino Helena Mercedes Monteiro Supervisora

Leia mais

Disciplina Objetivos Carga Horária

Disciplina Objetivos Carga Horária ANEXO V CURSO DE EXTENSÃO EM ESCOLTA ARMADA CEA PROGRAMA DE CURSO 1. REQUISITO Ter concluído o CFV. 2. OBJETIVO Dotar o aluno de conhecimentos, técnicas, habilidades e atitudes que o capacitem para o exercício

Leia mais

ANEXO I CRONOGRAMA DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO ATIVIDADE DATA LOCAL. Período de Inscrições 03/04/2015 em Comunicação e Política Homologação das

ANEXO I CRONOGRAMA DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO ATIVIDADE DATA LOCAL. Período de Inscrições 03/04/2015 em Comunicação e Política Homologação das ANEXO I CRONOGRAMA DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO ATIVIDADE DATA LOCAL De 23/03/2015 a Período de Inscrições 03/04/2015 Homologação das 07/04/2015 inscrições Análise do Currículo Lattes 10/04/2015 Análise do Pré-projeto

Leia mais

FINANÇAS EMPRESARIAIS

FINANÇAS EMPRESARIAIS FINANÇAS EMPRESARIAIS Neste Curso o executivo ou empresário, que atua em qualquer área da organização, adquire conhecimentos e habilidades na área de Finanças Empresariais, fundamentais para a quantificação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE VILHENA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE VILHENA Edital Nº 001/DC/UNIR/2015, de 28 de julho de 2015 FICHA DE AVALIAÇÃO INDIVIDUAL DA PROVA DIDÁTICA ANEXO II Candidato Campus/Curso Área Tema da aula DATA: Horário entrega plano de aula: Início da aula:

Leia mais

UNIVERSIDADE ATLÂNTICA

UNIVERSIDADE ATLÂNTICA UNIVERSIDADE ATLÂNTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DE Investigação Radiológica em Ciências Forenses 2015-2016 1 -COORDENAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO Nome E-mail Telemóvel do (s) coordenador (es) 2 COMISSÃO CIENTÍFICO-PEDAGÓGICA

Leia mais

VENDEDOR COACH: Aumente suas Vendas usando o Coaching MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Julho 2012. ESPM Unidade Porto Alegre

VENDEDOR COACH: Aumente suas Vendas usando o Coaching MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Julho 2012. ESPM Unidade Porto Alegre VENDEDOR COACH: Aumente suas Vendas usando o Coaching MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Julho 2012 ESPM Unidade Porto Alegre Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Química: Intensivo para o ENEM e Vestibular. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Química: Intensivo para o ENEM e Vestibular. Parte 1 (solicitante) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO

Leia mais

SISTEMA GUIA DE TRÁFEGO ELETRÔNICA WWW.SGTE.EB.MIL.BR

SISTEMA GUIA DE TRÁFEGO ELETRÔNICA WWW.SGTE.EB.MIL.BR Manual do Usuário SISTEMA GUIA DE TRÁFEGO ELETRÔNICA WWW.SGTE.EB.MIL.BR Página 1 SUMÁRIO 1. ACESSANDO O SISTEMA... 4 2. TELA DE SELEÇÃO... 5 3. SOLICITAR EMISSÃO GUIA DE TRÁFEGO... 6 3.1 TELA DE INFORMAÇÃO

Leia mais

CADEMP FGV. Elaboração de Projeto Básico, Termo de Referência. Referência em Educação Executiva REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO EXECUTIVA

CADEMP FGV. Elaboração de Projeto Básico, Termo de Referência. Referência em Educação Executiva REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO EXECUTIVA REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO EXECUTIVA CADEMP FGV Elaboração de Projeto Básico, Termo de Referência Coordenação Acadêmica: Prof. Fernando Salgado A Escola de Negócios de Alagoas. A FAN Faculdade de Administração

Leia mais

GESTÃO DE RISCOS EM PROJETOS MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Outubro 2010. ESPM Unidade Porto Alegre

GESTÃO DE RISCOS EM PROJETOS MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Outubro 2010. ESPM Unidade Porto Alegre GESTÃO DE RISCOS EM PROJETOS MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Outubro 2010 ESPM Unidade Porto Alegre Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51) 3218-1300

Leia mais

Treinamento Presencial: Gestão de Cadastros de Materiais e Serviços. Data: 26 de Novembro de 2014 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP

Treinamento Presencial: Gestão de Cadastros de Materiais e Serviços. Data: 26 de Novembro de 2014 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Treinamento Presencial: Gestão de Cadastros de Materiais Data: 26 de Novembro de 2014 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Procurement Business School Quem somos: Procurement Business School é a

Leia mais

Universidade Federal do Vale do São Francisco UNIVASF Pró-Reitoria de Integração aos Setores Comunitários e Produtivos PROIN Núcleos de Extensão

Universidade Federal do Vale do São Francisco UNIVASF Pró-Reitoria de Integração aos Setores Comunitários e Produtivos PROIN Núcleos de Extensão FORMULÁRIO DE ADESÃO DE PROJETO Título: Curso de Básico de Práticas de Ensaios de Sondagem à Percussão Colegiado Proponente: Colegiado de Engenharia Civil Coordenador: João Barbosa de Souza Neto Núcleo

Leia mais

LIDERANÇA EMPRESARIAL: CONCEITOS E EXPERIÊNCIAS MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Julho 2012. ESPM Unidade Porto Alegre

LIDERANÇA EMPRESARIAL: CONCEITOS E EXPERIÊNCIAS MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Julho 2012. ESPM Unidade Porto Alegre LIDERANÇA EMPRESARIAL: CONCEITOS E EXPERIÊNCIAS MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Julho 2012 ESPM Unidade Porto Alegre Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos:

Leia mais

Secretaria Nacional DE SEGURANÇA PÚBLICA

Secretaria Nacional DE SEGURANÇA PÚBLICA Secretaria Nacional DE SEGURANÇA PÚBLICA MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA Secretaria Nacional DE SEGURANÇA PÚBLICA Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8 às 20

Leia mais

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO E VENDAS

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO E VENDAS TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO E VENDAS Ingresso Janeiro 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias Técnicas de Negociação e Vendas A construção e a condução do processo de negociação pode ser

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO CAPITULO I DAS FINALIDADES Art. 1º - Os cursos de pós-graduação da UNIABEU são regidos pela Lei Federal 9394/96 Lei de Diretrizes

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 009/98 DA CONGREGAÇÃO DA ESCOLA DE FARMÁCIA E ODONTOLOGIA DE ALFENAS

RESOLUÇÃO Nº 009/98 DA CONGREGAÇÃO DA ESCOLA DE FARMÁCIA E ODONTOLOGIA DE ALFENAS RESOLUÇÃO Nº 009/98 DA CONGREGAÇÃO DA ESCOLA DE FARMÁCIA E ODONTOLOGIA DE ALFENAS A Congregação da Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas, no uso de suas atribuições regimentais e tendo em vista o

Leia mais

Regulamento de Prova de Tiro Numero 1/2013. Duelo 20 segundos

Regulamento de Prova de Tiro Numero 1/2013. Duelo 20 segundos Regulamento de Prova de Tiro Numero 1/2013 Duelo 20 segundos FINALIDADE Regulamentar a Prova de Tiro Duelo 20 segundos no âmbito do Estande de Tiro do 2º Batalhão de Policia do Exercito. MODALIDADE Tiro

Leia mais

INFORMAÇÕES PARA DIVULGAÇÃO DE CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO

INFORMAÇÕES PARA DIVULGAÇÃO DE CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO INFORMAÇÕES PARA DIVULGAÇÃO DE CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU em Educação Infantil e Ensino Fundamental (Séries Iniciais) EM MONTES CLAROS, NOVO CRUZEIRO, PIRAPORA,

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Janeiro 2012. ESPM Unidade Porto Alegre. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS.

MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Janeiro 2012. ESPM Unidade Porto Alegre. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. MODELAGEM DE ROUPAS FEMININAS MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Janeiro 2012 ESPM Unidade Porto Alegre Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51) 3218-1400

Leia mais

GESTÃO DE VENDAS PARA EMPRESAS DE TECNOLOGIA. Ingresso Janeiro 2015. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias

GESTÃO DE VENDAS PARA EMPRESAS DE TECNOLOGIA. Ingresso Janeiro 2015. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias GESTÃO DE VENDAS PARA EMPRESAS DE TECNOLOGIA Ingresso Janeiro 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias GESTÃO DE VENDAS PARA EMPRESAS DE TECNOLOGIA A venda de soluções de TI e Telecom

Leia mais

Minuta do Regimento Geral de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Federal de São Carlos

Minuta do Regimento Geral de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Federal de São Carlos Minuta do Regimento Geral de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Federal de São Carlos CapítuloI Dos Objetivos Art.1º - Os cursos de pós-graduação lato sensu da Universidade Federal de São

Leia mais

Disciplina Objetivos Carga Horária

Disciplina Objetivos Carga Horária ANEXO VI RECICLAGEM EM ESCOLTA ARMADA REA PROGRAMA DE CURSO 1. REQUISITO Ter concluído o curso de extensão em escolta armada CEA 2. OBJETIVO Dotar o aluno de conhecimentos, técnicas, habilidades e atitudes

Leia mais

Disciplina Objetivos Carga Horária

Disciplina Objetivos Carga Horária ANEXO III CURSO DE EXTENSÃO EM TRANSPORTE DE VALORES CTV PROGRAMA DE CURSO 1. REQUISITO Ter concluído o CFV. 2. OBJETIVO Dotar o aluno de conhecimentos, técnicas, habilidades e atitudes que o capacitem

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO-SENSU

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO-SENSU CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO-SENSU EM DIREITO MILITAR Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO Regulamentação de Pós-Graduação Lato-Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

GERENCIAMENTO POR CATEGORIAS NO VAREJO

GERENCIAMENTO POR CATEGORIAS NO VAREJO GERENCIAMENTO POR CATEGORIAS NO VAREJO Ingresso Julho 2014 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias Gerenciamento por categorias no Varejo Em curto período, o aluno adquire conhecimentos

Leia mais

Workshop Presencial: de Compras. Data: 8 de Maio de 2014 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP

Workshop Presencial: de Compras. Data: 8 de Maio de 2014 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Workshop Presencial: Gestão de Conflitos nos processos Data: 8 de Maio de 2014 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Procurement Business School Quem somos: Procurement Business School é a mais completa

Leia mais

ELETRICISTA INSTALADOR PREDIAL DE BAIXA TENSÃO

ELETRICISTA INSTALADOR PREDIAL DE BAIXA TENSÃO O Diretor Geral Pró-Tempore do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus Pinheiro, no uso de suas atribuições, torna público que estarão abertas nos dias 15, 16, 17, 23, 24

Leia mais

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental DESCRITIVO DE CURSO MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental 1. Posglobal Após a profunda transformação trazida pela globalização estamos agora em uma nova fase. As crises econômica, social e ambiental

Leia mais

FINANÇAS EMPRESARIAIS. Ingresso Outubro 2014. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/intensivos

FINANÇAS EMPRESARIAIS. Ingresso Outubro 2014. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/intensivos FINANÇAS EMPRESARIAIS Ingresso Outubro 2014 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/intensivos Programa do Curso Intensivo de Finanças Empresariais Neste Curso o Executivo ou Empresário, que atua em

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE SÃO VICENTE FUNDAÇÃO CASA EDITAL DE CREDENCIAMENTO

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE SÃO VICENTE FUNDAÇÃO CASA EDITAL DE CREDENCIAMENTO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE SÃO VICENTE FUNDAÇÃO CASA EDITAL DE CREDENCIAMENTO A Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino Região de São Vicente em atendimento às disposições da Resolução SE

Leia mais

GESTÃO DE EMPRESAS FAMILIARES. Ingresso Janeiro 2014. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias

GESTÃO DE EMPRESAS FAMILIARES. Ingresso Janeiro 2014. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias GESTÃO DE EMPRESAS FAMILIARES Ingresso Janeiro 2014 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias Gestão de Empresas Familiares As empresas familiares representam a maioria das pequenas e médias

Leia mais

Gestão Estratégica de Cadastros

Gestão Estratégica de Cadastros Treinamento Presencial: Gestão Estratégica de Cadastros Data: 25 de Junho de 2015 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Procurement Business School Quem somos: Procurement Business School é a mais

Leia mais

1. DA CONVOCAÇÃO PARA A MATRÍCULA NO CURSO DE FORMAÇÃO E PARA A INVESTIGAÇÃO SOCIAL

1. DA CONVOCAÇÃO PARA A MATRÍCULA NO CURSO DE FORMAÇÃO E PARA A INVESTIGAÇÃO SOCIAL O SECRETÁRIO DE ESTADO DA GESTÃO E PREVIDÊNCIA, na qualidade de Presidente da Comissão Central de Concurso Público, criada por meio do Decreto Estadual n.º 28.608, de 28 de setembro de 2012, torna pública

Leia mais

Boletim Informativo do ASP

Boletim Informativo do ASP Procedimento para Concessão de Porte de Arma Agente de Segurança Penitenciária Fase I - Documentação Inscrições nas Unidades Prisionais Encaminhamento às Coordenadorias Regionais de Unidades Prisionais

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO - Pós-Graduação em Gestão de Pessoas e Liderança Coach

MANUAL DO CANDIDATO - Pós-Graduação em Gestão de Pessoas e Liderança Coach QUEM SOMOS Educação de excelência de mãos dadas com o mercado de trabalho. Esse é o compromisso da rede FACCENTRO. Com mais de 17 anos de tradição e reconhecimento no setor de ensino, em 2011, ganhamos

Leia mais

RESOLUÇÃO N.º 148/2015

RESOLUÇÃO N.º 148/2015 RESOLUÇÃO N.º 148/2015 Autoriza o porte de arma de fogo institucional aos servidores da Justiça Militar do Estado. O PRESIDENTE DO, no uso de suas atribuições legais, de acordo com o artigo 241, inciso

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. EDITAL Nº 16, de 04 de maio de 2015.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. EDITAL Nº 16, de 04 de maio de 2015. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA,Câmpus Santa Rosa EDITAL Nº 16, de 04 de maio de 2015. EDITAL DE DIVULGAÇÃO DO CURSO DE BOAS

Leia mais

Somos credenciados pelo MEC para os cursos de pós-graduação a distância. E somos registrados no CREA de Campos do Goytacazes-RJ. Estamos totalmente

Somos credenciados pelo MEC para os cursos de pós-graduação a distância. E somos registrados no CREA de Campos do Goytacazes-RJ. Estamos totalmente Somos credenciados pelo MEC para os cursos de pós-graduação a distância. E somos registrados no CREA de Campos do Goytacazes-RJ. Estamos totalmente legalizados perante os dois órgãos. Depois que o aluno

Leia mais

PROTEÇÃO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS E GEOPOLÍTICA: a reinvenção da Cidadania

PROTEÇÃO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS E GEOPOLÍTICA: a reinvenção da Cidadania PROTEÇÃO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS E GEOPOLÍTICA: a reinvenção da Cidadania Ingresso Julho 2014 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias Proteção Internacional dos Direitos Humanos

Leia mais

Como ser um Consultor

Como ser um Consultor Como ser um Consultor Ingresso outubro de 2014 Programa do Curso de Extensão Como ser um Consultor Oportunizar aos participantes o conhecimento sobre a atividade de consultoria como instrumento de desenvolvimento

Leia mais

Governo do Estado do Pará Sistema Único de Saúde Secretaria de Estado de Saúde Pública Escola Técnica do SUS do Pará Dr.

Governo do Estado do Pará Sistema Único de Saúde Secretaria de Estado de Saúde Pública Escola Técnica do SUS do Pará Dr. Governo do Estado do Pará Sistema Único de Saúde Secretaria de Estado de Saúde Pública Escola Técnica do SUS do Pará Dr. Manuel Ayres EDITAL Nº 006, de 16 de outubro de 2015 Cadastramento de Docentes Colaboradores

Leia mais

Pós-Graduação em Liderança Estratégica de Negócios e Pessoas

Pós-Graduação em Liderança Estratégica de Negócios e Pessoas Pós-Graduação em Liderança Estratégica de Negócios e Pessoas Turma em Santa Catarina Ingresso 2015 Modalidade Consórcio de Empresas Informações: IDAL- Instituto de Desenvolvimento Aprendizagem e Liderança

Leia mais

DECRETO N. 89.056 DE 24 DE NOVEMBRO DE 1983 Alterado pelo Decreto nº 1.592 de 10/08/95, publicado no D.O.U. de / /.

DECRETO N. 89.056 DE 24 DE NOVEMBRO DE 1983 Alterado pelo Decreto nº 1.592 de 10/08/95, publicado no D.O.U. de / /. DECRETO N. 89.056 DE 24 DE NOVEMBRO DE 1983 Alterado pelo Decreto nº 1.592 de 10/08/95, publicado no D.O.U. de / /. Regulamenta a Lei n. 7.102 (1), de 20 de junho de 1983, que dispõe sobre segurança para

Leia mais

Art. 1º - Definir o sistema de avaliação dos discentes nas disciplinas dos cursos de Graduação da FEAMIG, nos seguintes termos:

Art. 1º - Definir o sistema de avaliação dos discentes nas disciplinas dos cursos de Graduação da FEAMIG, nos seguintes termos: Belo Horizonte, 15 de julho de 2011. PORTARIA DIRETORIA ACADÊMICA Nº 10/2011 DEFINE O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DOS DISCENTES NAS DISCIPLINAS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FEAMIG O Diretor da Faculdade de Engenharia

Leia mais

Plano de curso Tecnologia em Geradores Diesel

Plano de curso Tecnologia em Geradores Diesel PLANO DE CURSO MSOBRFDGD08 PAG1 Plano de curso Tecnologia em Geradores Diesel Justificativa do curso Os geradores diesel são equipamentos largamente utilizados em vários segmentos da indústria, são projetados

Leia mais

3.1.2 As vagas serão preenchidas até o limite máximo de vagas.

3.1.2 As vagas serão preenchidas até o limite máximo de vagas. ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA S DE EXTENSÃO: UTILIZAÇÃO DO (EDITOR DE TEXTOS) LATEX PARA CONSTRUÇÃO DE LISTAS DE EXERCÍCIO, PROVAS E TEXTOS CIENTÍFICOS, PARA COMUNIDADE DOCENTE E DISCENTE DE SUPERIOR DE

Leia mais

GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA

GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA Área: INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA E SEGURANÇA Os cursos de Inteligência e Segurança especializam profissionais com as modernas técnicas de Inteligência e de Segurança, aliados

Leia mais