D R E M R AT A O T ZOONO N SE S S

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "D R E M R AT A O T ZOONO N SE S S"

Transcrição

1 DERMATOZOONOSES EDILBERT PELLEGRINI NAHN JUNIOR UFRJ CAMPUS MACAÉ SÁUDE DO ADULTO III

2 INTRODUÇÃO Infecções causadas por ectoparasitas: protozoários, vermes, insetos e celenterados; Ocorrem mais em climas tropicais do que em temperados. Importantes fatores para o controle são: sanitarismo, higiene, condições de moradia e promiscuidade; A pediculose e a escabiose, são as mais importantes em função da grande frequência e difusão das mesmas, e devem sempre ser consideradas como diagnóstico diferencial de prurido.

3 Escabiose Pediculose Tunguíase Miíase Larva Migrans Outras: Pulicose (pulga), Potó (Paederus), Ixodidíase (carrapato, borrelioses Doença de Lyme ), Oncocercose, Cimidíase (percevejo), mosquitos, etc.

4 ESCABIOSE CONCEITO Zoodermatose contagiosa causada pela infestação cutânea do ácaro, hospedeiro específico, Sarcoptes scabiei variedade hominis, bastante frequente em nosso meio. TRANSMISSÃO É transmitida principalmente pelo contato físico, inclusive sexual; Não é transmitida por animais; A possibilidade de transmissão por fômites é excepcional; Presente em todas as idades sem distinção de sexo ou raça.

5

6 CICLO BIOLÓGICO O macho não invade a pele. Após a cópula o macho morre e a fêmea fecundada penetra na epiderme escavando um sulco no estrato córneo ou granuloso com progressão noturna; depositam de 40 a 50 ovos; morrendo em 4 a 6 semanas. As larvas eclodem 3 a 5 dias e vêm à superfície, transformando-se em adultas. Seguindo-se à fecundação, as fêmeas escavam novos sulcos, completando-se o ciclo (em torno de 21 dias). Um indivíduo infectado possui cerca de 12 ácaros. PERÍODO DE INCUBAÇÃO Três a 4 semanas, quando então aparece a erupção pruriginosa. Nos casos de reinfecção as manifestações clínicas ocorrem em até 2 dias devido a sensibilização prévia dos pacientes.

7

8 ESCABIOSE CLÍNICA O prurido é o elemento mais característico, em geral, bastante severo principalmente à noite e ao despertar, pelo aumento da temperatura corpórea. Ele ocorre por 2 mecanismos: alérgico (sensibilização do hospedeiro às substâncias secretadas pelo ácaro, material protéico que funciona como antígeno) e mecânico (deslocamento da fêmea no interior do sulco). Pápulas e vésico-pápulas eritematosas ou eritemato-crostosas somam-se ao quadro clínico além dos túneis subcórneos determinados pelo trajeto do parasita (pequena elevação sinuosa medindo de 5-15mm acinzentada tendo na extremidade uma vesícula perlácea onde se aloja o parasita - fêmea grávida), que recebe o nome semiológico de "eminência acarina". Lesões nodulares nas regiões genitais extremamente pruriginosas são frequentes.

9

10

11 DISTRIBUIÇÃO TOPOGRÁFICA Espaços interdigitais, axilas, cintura pélvica, nádegas, mamas, genitália. Nas crianças, podem se localizar também no couro cabeludo, palmas e plantas. Observa-se ainda, lesões por escoriações e eventualmente impetiginização secundária. FORMAS CLÍNICAS SARNA VULGAR: É a forma mais comum. Na mulher devemos procurá-la nas aréolas e mamilos; no homem, na genitália; no lactente, cabeça e regiões palmo-plantares.

12

13 FORMAS CLÍNICAS SARNA CROSTOSA ou NORUEGUESA: É rara e bastante contagiosa, pois existe maior quantidade de ácaros que na sarna vulgar. Apresenta-se como lesões crostosas e escamosas localizadas especialmente nas eminências ósseas, assim como face, couro cabeludo, regiões palmo-plantares e subungueais. Ocorre em indivíduos com baixa higiene pessoal, neuropatas e imunodeprimidos (HIV+ e HTLV-1). O tratamento é igual ao da sarna vulgar, porém um pouco mais demorado. SARNA ZOÓGENA: Decorrente com contato do homem com animais portando escabiose. As variedades do S. Scabiei são espécie-específica de cada animal. Pode acarretar quadros clínicos transitórios no homem.

14 CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS Prurido noturno intenso; história de prurido familiar, presença do túnel (patognomônico); identificação do parasita por escarificação da pele; Dermatoscopia. DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL Pruridos, erupções por drogas, miliária rubra, eczemas, líquen plano, picadas de inseto, etc.

15 TRATAMENTO: FAMILIAR Monossulfiran, solução alcoólica a 25% Obs.: Pode causar efeito "antabuse" (vasodilatação periférica, tontura, mal-estar, sensação de morte) se o paciente ingerir bebida alcoólica em até 10 dias da sua aplicação.

16

17 TRATAMENTO TÓPICO: FAMILIAR Permetrina (loção a 5%) - boa opção para gestantes e durante amamentação; Monossulfiran (solução alcoólica a 25%) - pode causar efeito "antabuse" (vasodilatação periférica, tontura, mal-estar, sensação de morte) se o paciente ingerir bebida alcoólica em até 10 dias da sua aplicação. Enxofre precipitado (5 a 10% em vaselina ou pasta d'água) - boa indicação para recém-nascidos menores de 2 meses e mulheres grávidas e amamentando. Observações importantes: Aplicação correta; Evitar super-tratamentos; Não se aconselha uso dos sabonetes escabicidas ; trocar e lavar as roupas de cama, corpo e banho.

18 TRATAMENTO SISTÊMICO Ivermectina (200 µg/kg) - dose única. Na prática: 1 comprimido para cada 30 kg de peso corporal. Não usar em cça com menos de 15 kg e em mulheres amamentando. Corticóide tópico nas lesões papulosas residuais. Anti-histamínicos orais, se necessário, principalmente no prurido mneumônico. Antibióticos tópicos e/ou orais, em caso de infecção secundária.

19 PEDICULOSE CONCEITO Dermatoses pruriginosas produzidas por piolhos, onde três variedades desses insetos achatados e sem asas atacam o homem. Cada variedade tem predileção por certas partes do corpo e raramente migra para outras regiões: Pediculus humanus var. capitis - cabeça; Pediculus humanus var. corporis - tronco; Phthirus pubis (chato), ftiríase - genitália.

20 Phthirus pubis Pediculus humanus var. capitis Pediculus humanus var. corporis

21 CICLO BIOLÓGICO Após a fecundação, a fêmea inicia a postura dos ovos a partir do segundo ou terceiro dias. Os ovos são fixados na base dos cabelos ou nas roupas por uma substância cimentante. A 30 C o Pediculus capitis deposita em média 57 ovos (lêndeas) e o P. humanus, 110, por ciclo. As ninfas eclodem dos ovos em uma semana e os novos piolhos atingem a maturidade sexual em mais de duas semanas, iniciando-se desta forma um novo ciclo. Tanto os adultos (macho e fêmea) quanto às formas jovens são ativos sugadores de sangue. Ao perfurarem a pele exsudam uma secreção salivar antigênica que, somado à perfuração mecânica, produz uma dermatite prurídica. Além de determinarem indiretamente dermatite e infecções estafilocóccicas, podem ainda ser vetores de outras doenças infecciosas.

22 CLÍNICA PEDICULOSE DO COURO CABELUDO Ocorre mais em crianças e mulheres com prurido intenso, com preferência pelas regiões occipital e retro-auriculares. Pode haver sinais de escoriações e infecção secundária com repercussão ganglionar regional. Além do achado do parasita, encontram-se as lêndeas (ovos) fixadas aos pêlos. Os piolhos são pouco numerosos, o que dificulta o diagnóstico.

23

24

25 CLÍNICA PEDICULOSE DO CORPO Ocorre em indigentes e soldados em campanha em regiões frias; lesões pápulo-urticariformes com pontos purpúricos centrais pp/ nas regiões interescapular, ombros, axilas e nádegas. Prurido intenso, podendo ocorrer escoriações lineares, liquenificação e áreas de hiperpigmentação, completando o quadro (Doença dos Vagabundos). Diferencia-se da escabiose por não envolver as mãos e os pés e pela sua predileção pela parte dorsal superior. O parasita é raramente encontrado na pele; vive e se reproduz nas roupas do indivíduo.

26

27 CLÍNICA PEDICULOSE PUBIANA (FITIRÍASE) A o parasita se localiza quase exclusivamente nos pêlos pubianos, sendo, na maioria das vezes, de transmissão venérea. Pode haver acometimento do abdome, coxas, tórax, axilas, coxas, sobrancelhas e supercílios. A infecção causa intenso prurido o que leva ao aparecimento de escoriações e eczematizações com aspecto azuladoacinzentado (possui o nome semiológico de "máculas cerúleas"). As lêndeas e parasitas são facilmente identificáveis.

28

29

30 TRATAMENTO TÓPICO Permetrina (loção a 5%, xampu) aplicar a noite naa áreaa acometida por 12 horas, repetir após 1 semana. TRATAMENTO SISTÊMICO Ivermectina (200 µg/kg) - dose única. Levamisol Antibioticoterapia: nos casos de infecções secundárias. Anti-histamínicos em caso de prurido intenso. OUTROS Tricotomia Vinagre a 50% e pente fino.

31 TUNGÍASE OU TUNGUÍASE CONCEITO Agente etiológico Tunga penetrans. Os adultos machos e fêmeas vivem em locais quentes e secos do solo, próximos a chiqueiros ou acúmulos de esterco, sendo encontrado mais frequentemente em pessoas que lidam em zona rural. Tanto o macho, quanto a fêmea, podem viver na pele parasitando porcos, cães, gatos, ratos e o homem. Ambos são hematófagos, porém somente a fêmea fecundada perfura a pele. Ao eliminar os ovos, caem ao chão, a fêmea morre, havendo a cura espontânea do quadro.

32

33 CLÍNICA Presença de discreto prurido seguindo-se o aparecimento de dor. Nota-se após alguns dias presença de pápula brancoamarelada com ponto escuro central em número variável. Estas lesões são mais observadas nos pés, ao redor das unhas, pregas interdigitais, regiões plantares. Complicações como abscessos, linfangite, septicemia e outros, podem ocorrer. TRATAMENTO Extração manual com agulha estéril; Antibioticoterapia (quando necessário); Tiabendazol (25mg/kg/dia) - por 10 dias em casos extremos; Ivermectina (200 µg/kg) - dose única. PROFILAXIA Uso de calçados; desinfecção das fontes com DDT.

34

35

36 MIÍASE DEFINIÇÃO Afecções causadas por larvas de moscas (Díptera) no homem ou animais. As moscas podem transmitir várias doenças.

37 CLASSIFICAÇÃO a) Primárias (as larvas da mosca invadem tecido sadio) Miíase migratória: produzida pela deposição de ovos de moscas do gênero Gasterophilus hypoderma produzindo uma erupção linear e muito pruriginosa; parasitas obrigatórios de gado. Miíase furunculóide (Berne): as larvas (Dermatobia hominis) penetram na pele exposta produzindo lesão nodular, geralmente única, muito dolorosa (ferroada), inflamatória, parecida com um furúnculo, apresentando orifício central que deixa sair uma serosidade à expressão. A observação da lesão permite ver os movimentos da larva. Às vezes ocorre infecção secundária (erisipela, abscesso).

38

39 b) Secundárias: ( as moscas colocas seus ovos em ulcerações da pele e mucosas) Miíase cutânea (Bicheira): desenvolvimento de numerosas larvas em ulcerações de pele, movimentando-se ativamente. Larvas de Cochliomyia macellara (mosca varejeira). Miíase cavitária: as larvas desenvolvem-se em uma cavidade (nasal, auricular, vaginal) e invadem estruturas anexas produzindo sérias complicações (mastoidite, sinusite, etc.) Miíase intestinal: decorrente da ingestão de alimentos contaminados por ovos de moscas, cujas larvas vão produzir lesões no TGI.

40

41 TRATAMENTO Pulverização de uma solução anestésica (Miíase cavitária), nitrogênio líquido ou tapando o orifício com algodão embebido em éter asfixiando o parasita. Pode-se espremer a lesão e retirar a larva com uma pinça. Cirúrgico: faz-se a aplicação da anestesia por baixo da lesão furunculóide, normalmente o próprio volume do anestésico ajuda a pressionar o berne para fora e nos basta com um a pinça ajudar a sair.

42 LARVA MIGRANS DEFINIÇÃO Erupção linear, saliente, tortuosa, migratória e pruriginosa. Causada pela penetração na pele, de larvas do gênero Ancilostoma (Ancylostoma braziliensis ou A. caninum) que entram em contato com solo contaminado por fezes de animais (cães e gatos). Acomete preferencialmente mãos, pés e nádegas. SINONÍMIA Dermatite Serpiginosa; Bicho Geográfico; Bicho de Praia.

43

44 CLÍNICA O quadro inicia-se com um leve prurido local e aparecimento de uma ou várias pápulas eritematosas intensamente pruriginosas. Essa forma papulosa é a menos freqüente. Em geral, a larva caminha intra-epidermicamente e produz lesão linear, saliente, serpiginosa e eritematosa que é interrompida por uma pápula. A migração geralmente inicia 4 dias após a inoculação e progride cerca de 2 cm por dia. À medida que a erupção avança, as partes antigas tendem a desaparecer gradualmente. Se não houver tratamento a larva geralmente morre dentro de 1 a 8 semanas, com cura espontânea da lesão. Infestação maciça, infecção secundária e eczematização podem dificultar o diagnóstico.

45 TRATAMENTO Tratamento sistêmico Ivermectina (200 µg/kg) - dose única. Tiabendazol (25 mg/kg/dia) - durante 5 dias, as refeições. Albendazol (400 mg) - dose única. Tratamento tópico Tiabendazol (pomada 5%) aplicar 4x ao dia.

THIABENA Tiabendazol Sulfato de neomicina

THIABENA Tiabendazol Sulfato de neomicina THIABENA Tiabendazol Sulfato de neomicina Creme - Uso tópico APRESENTAÇÃO THIABENA CREME: caixa contendo bisnaga com 15 g. USO ADULTO E PEDIÁTRICO COMPOSIÇÃO Tiabendazol... 10 mg Sulfato de neomicina...

Leia mais

Artrópodes. Conceito. Metazoários formados por anéis e com patas articuladas. Cefalotórax e abdome (ácaros, aracnídeos)

Artrópodes. Conceito. Metazoários formados por anéis e com patas articuladas. Cefalotórax e abdome (ácaros, aracnídeos) Artrópodes Conceito Metazoários formados por anéis e com patas articuladas Cefalotórax e abdome (ácaros, aracnídeos) Cabeça, tórax e abdome (insetos) 2 Classes: Aracnida aracnídeos ácaros, escorpiões e

Leia mais

TETMOSOL Sabonete sulfiram. Sabonete com 4 g de sulfiram em embalagem contendo 1 sabonete de 80 g.

TETMOSOL Sabonete sulfiram. Sabonete com 4 g de sulfiram em embalagem contendo 1 sabonete de 80 g. TETMOSOL Sabonete sulfiram I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO TETMOSOL Sabonete sulfiram APRESENTAÇÕES Sabonete com 4 g de sulfiram em embalagem contendo 1 sabonete de 80 g. USO TÓPICO USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Leia mais

Micoses. Cuidados e Tratamentos

Micoses. Cuidados e Tratamentos Micoses Cuidados e Tratamentos Micoses Superfi ciais As micoses superficiais da pele são infecções causadas por fungos que atingem a pele, unhas e cabelos. Os fungos estão em toda parte podendo ser encontrados

Leia mais

Características dos Nematoides

Características dos Nematoides Nematoides Características dos Nematoides Possuem o corpo cilíndrico e alongado, com pontas afiladas e musculatura desenvolvida. Apresentam tamanhos variados. Tubo digestório completo (boca e ânus). Podem

Leia mais

Nomes: Melissa nº 12 Naraiane nº 13 Priscila nº 16 Vanessa nº 20 Turma 202

Nomes: Melissa nº 12 Naraiane nº 13 Priscila nº 16 Vanessa nº 20 Turma 202 Nomes: Melissa nº 12 Naraiane nº 13 Priscila nº 16 Vanessa nº 20 Turma 202 A doença de chagas é assim denominada em homenagem ao seu descobridor, o médico brasileiro Dr. Carlos Justiniano Ribeiro das Chagas.

Leia mais

www.drapriscilaalves.com.br [VERMINOSES]

www.drapriscilaalves.com.br [VERMINOSES] [VERMINOSES] 2 Os cães e gatos podem albergar uma grande variedade de vermes (helmintos) que causam danos como perda de peso, crescimento tardio, predisposição a outras doenças, menor absorção e digestão

Leia mais

Porto Alegre, 19 de agosto de 2015

Porto Alegre, 19 de agosto de 2015 Biologia e ecologia do mosquito vetor da dengue Porto Alegre, 19 de agosto de 2015 Biologia do vetor Aedes aegypti macho Aedes aegypti Aedes albopictus Mosquitos do gênero Aedes. Característica Aedes aegypti

Leia mais

www.drapriscilaalves.com.br [DERMATOFITOSE]

www.drapriscilaalves.com.br [DERMATOFITOSE] D [DERMATOFITOSE] 2 A Dermatofitose é uma micose que acomete as camadas superficiais da pele e é causada pelos fungos dermatófitos: Microsporum canis, Microsporum gypseum e Trichophyton mentagrophytes.

Leia mais

Cartilha. Doenças e Complicações. de Verão. Queimaduras solares. Desconforto. Micoses. Coceira. Desidratação. Fungos. Infecções. Ardência. Manchas.

Cartilha. Doenças e Complicações. de Verão. Queimaduras solares. Desconforto. Micoses. Coceira. Desidratação. Fungos. Infecções. Ardência. Manchas. Cartilha Doenças e Complicações de Verão Queimaduras solares. Desconforto. Micoses. Coceira. Desidratação. Fungos. Infecções. Ardência. Manchas. Devido às condições climáticas, diversas são as doenças

Leia mais

Manual do Professor. CONTROLE DA PEDICULOSE Um projeto educativo

Manual do Professor. CONTROLE DA PEDICULOSE Um projeto educativo Manual do Professor CONTROLE DA PEDICULOSE Um projeto educativo Professores Carlos Fernando Andrade, Luciana U. dos Santos e Ana Tereza Brandão Cecílio - Departamento de Zoologia - Instituto de Biologia

Leia mais

Nematóides mais comuns em Seres Humanos e Animais

Nematóides mais comuns em Seres Humanos e Animais Nematóides mais comuns em Seres Humanos e Animais 1- Ascaridíase gênero Ascaris 2- Ancilostomíase gênero Ancylostoma 3- Oxiuríase gênero Enterobius 4- Filaríase gênero Wuchereria Ascaris O gênero Ascaris

Leia mais

UMA RESPOSTA A SECO É A IDEAL A PEDICULOSE NA ESCOLA. FORMAÇÃO PARA PAIS, PROFESSORES E EDUCADORES

UMA RESPOSTA A SECO É A IDEAL A PEDICULOSE NA ESCOLA. FORMAÇÃO PARA PAIS, PROFESSORES E EDUCADORES UMA RESPOSTA A SECO É A IDEAL A PEDICULOSE NA ESCOLA. FORMAÇÃO PARA PAIS, PROFESSORES E EDUCADORES Tudo o que precisa saber e não soube a quem perguntar - O que são os piolhos? - Podemos evitá-los? - Como

Leia mais

www.drapriscilaalves.com.br [ORIENTAÇÕES SOBRE O FILHOTE]

www.drapriscilaalves.com.br [ORIENTAÇÕES SOBRE O FILHOTE] [ORIENTAÇÕES SOBRE O FILHOTE] 2 orientações sobre o filhote 1. Informações iniciais: É natural que o filhote estranhe seu novo lar nos primeiros dias. Assim, é importante ser compreensivo, carinhoso e

Leia mais

PROTOZOÁRIOS PARASITAS INTESTINAIS

PROTOZOÁRIOS PARASITAS INTESTINAIS COLÉGIO JOÃO PAULO I LABORATÓRIO DE BIOLOGIA - 2º ANO PROF. ANDRÉ FRANCO FRANCESCHINI PROTOZOÁRIOS PARASITAS INTESTINAIS AMEBÍASE Agente causador: Entamoeba histolytica. Diagnóstico: E. P. F. exame parasitológico

Leia mais

Introdução à Parasitologia

Introdução à Parasitologia Parasitologia Médica CBS06625 Carlos Eugênio Silva Aulas teóricas e práticas* Verificações Nota, conceito e aprovação Referências bibliográficas Representação Discente Todas as informações relativas à

Leia mais

Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite

Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite HEPATITE A hepatite é uma inflamação do fígado provocada na maioria das vezes por um vírus. Diferentes tipos de vírus podem provocar hepatite aguda, que se

Leia mais

Nematódeos parasitas do ser humano. Prof.: Chico Pires

Nematódeos parasitas do ser humano. Prof.: Chico Pires Nematódeos parasitas do ser humano Prof.: Chico Pires Ascaris lumbricoides Ascaris lumbricoides (lombriga) Doença: Ascaridíase Modo de transmissão: Ingestão de alimentos e de água contaminados por ovos

Leia mais

IVERMEC UCI-FARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA. COMPRIMIDOS 6 MG

IVERMEC UCI-FARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA. COMPRIMIDOS 6 MG IVERMEC UCI-FARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA. COMPRIMIDOS 6 MG Ivermec ivermectina FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES IVERMEC : cartucho contendo 2 ou 4 comprimidos. USO ADULTO E PEDIÁTRICO (CRIANÇAS

Leia mais

Orientações gerais para as famílias. Ambulatório

Orientações gerais para as famílias. Ambulatório Ambulatório O Ambulatório do Colégio Albert Sabin dispõe de uma médica, uma enfermeira e uma auxiliar de enfermagem para oferecer o primeiro atendimento aos alunos e funcionários. O primeiro atendimento

Leia mais

LEVERCTIN EMS S/A. Comprimido. 6 mg

LEVERCTIN EMS S/A. Comprimido. 6 mg LEVERCTIN EMS S/A Comprimido 6 mg I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO LEVERCTIN ivermectina APRESENTAÇÕES Comprimidos 6 mg: Embalagem com 2 e 4 comprimidos VIA ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO (crianças acima

Leia mais

Jornal de Piracicaba, Piracicaba/SP, em 4 de Junho de 1993, página 22. Animais de companhia: O verme do coração do cão

Jornal de Piracicaba, Piracicaba/SP, em 4 de Junho de 1993, página 22. Animais de companhia: O verme do coração do cão Jornal de Piracicaba, Piracicaba/SP, em 4 de Junho de 1993, página 22 Animais de companhia: O verme do coração do cão Quando se fala em vermes, as primeiras imagens que vêm à mente das pessoas são: "lombrigas"

Leia mais

ALERGIA A INSETOS SUGADORES (ESTRÓFULO)

ALERGIA A INSETOS SUGADORES (ESTRÓFULO) ALERGIA A INSETOS SUGADORES (ESTRÓFULO) A maioria das pessoas não-alérgicas a picadas de insetos geralmente apresentam uma reação papulosa no local da picada do inseto. A pápula surge em 5 a 20 minutos

Leia mais

Boletim Epidemiológico UHE Santo Antônio do Jari

Boletim Epidemiológico UHE Santo Antônio do Jari Editorial Índice - Editorial - Doença Leishmaniose - Gráfico de Notificações - Doença Malária Este é o segundo número do ano de, com veiculação semestral, referente aos meses de janeiro a junho, contendo

Leia mais

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS Doenças Sexualmente Transmissíveis são aquelas que são mais comumente transmitidas através da relação sexual. PRINCIPAIS DOENÇAS SEXUALMENTE

Leia mais

www.drapriscilaalves.com.br [COMPLEXO RESPIRATÓRIO VIRAL FELINO]

www.drapriscilaalves.com.br [COMPLEXO RESPIRATÓRIO VIRAL FELINO] [COMPLEXO RESPIRATÓRIO VIRAL FELINO] 2 Complexo Respiratório Viral Felino É um conjunto de sintomas causado pelas doenças Rinotraqueíte Felina e Calicivirose Felina. São doenças virais cujos sinais clínicos

Leia mais

Doença de Chagas. 4) Número de Aulas: as atividades serão desenvolvidas em três etapas, divididas em aulas a critério do professor.

Doença de Chagas. 4) Número de Aulas: as atividades serão desenvolvidas em três etapas, divididas em aulas a critério do professor. Doença de Chagas Introdução Em 1909 o pesquisador do Instituto Osvaldo Cruz, Carlos Chagas, descobriu uma doença infecciosa no interior de Minas Gerais. Segundo seus estudos, era causada pelo protozoário

Leia mais

Primeiros animais/ primitivos; Seres aquáticos: mares, rios, tanques etc...

Primeiros animais/ primitivos; Seres aquáticos: mares, rios, tanques etc... Protozoários Primeiros animais/ primitivos; Seres aquáticos: mares, rios, tanques etc... Estrutura: Realizam as funções vitais: Locomoção e respiração; Obtenção de alimentos; Digestão; Excreção; Reprodução.

Leia mais

Orientações gerais para as famílias. Ambulatório

Orientações gerais para as famílias. Ambulatório 2015 Orientações gerais para as famílias Ambulatório Orientações gerais para as famílias O Ambulatório do Colégio Albert Sabin dispõe de uma médica, uma enfermeira e uma auxiliar de enfermagem, para oferecer

Leia mais

O curativo do umbigo

O curativo do umbigo Higiene do bebê O curativo do umbigo Organizo meu futuro porque o presente já passou. O curativo do umbigo deve ser feito todos os dias, depois do banho, até que o cordão do umbigo seque e caia. Isso leva

Leia mais

Ano VI Número 11 Julho de 2008 Periódicos Semestral ANCILOSTOMÍASE. OLIVEIRA, Fábio FAGUNDES, Eduardo BIAZOTTO, Gabriel

Ano VI Número 11 Julho de 2008 Periódicos Semestral ANCILOSTOMÍASE. OLIVEIRA, Fábio FAGUNDES, Eduardo BIAZOTTO, Gabriel ANCILOSTOMÍASE OLIVEIRA, Fábio FAGUNDES, Eduardo BIAZOTTO, Gabriel Discentes da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Garça FAMED NEVES, Maria Francisca Docente da Faculdade de Medicina Veterinária

Leia mais

Papilomavírus Humano HPV

Papilomavírus Humano HPV Papilomavírus Humano HPV -BIOLOGIA- Alunos: André Aroeira, Antonio Lopes, Carlos Eduardo Rozário, João Marcos Fagundes, João Paulo Sobral e Hélio Gastão Prof.: Fragoso 1º Ano E.M. T. 13 Agente Causador

Leia mais

[PARVOVIROSE CANINA]

[PARVOVIROSE CANINA] [PARVOVIROSE CANINA] 2 Parvovirose Canina A Parvovirose é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus da família Parvoviridae. Acomete mais comumente animais jovens, geralmente com menos de 1 ano

Leia mais

24/8/2009. Larva migrans cutânea. Larva migrans cutânea. Larva migrans cutânea. Larva migrans cutânea

24/8/2009. Larva migrans cutânea. Larva migrans cutânea. Larva migrans cutânea. Larva migrans cutânea CICLO BIOLÓGICO Os cães e os gatos, que são os hospedeiros definitivos do parasita, podem infectar-se de formas diversas: Ingestão de ovos infectantes; Ingestão de larvas presentes em tecidos de hospedeiros

Leia mais

RISCOS DA AREIA CONTAMINADA

RISCOS DA AREIA CONTAMINADA RISCOS DA AREIA CONTAMINADA CONHEÇA OS RISCOS QUE CORREMOS A areia que vemos disposta em locais de recreação como Creches, Parques, Praças, Escolas e Condomínios está naturalmente exposta à contaminação

Leia mais

Compreensão das diferenças entre os artrópodes, crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes, reconhecendo suas características

Compreensão das diferenças entre os artrópodes, crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes, reconhecendo suas características Compreensão das diferenças entre os artrópodes, crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes, reconhecendo suas características O que são artrópodes? Para que servem? Onde podem ser encontrados?

Leia mais

Iverneo. (ivermectina)

Iverneo. (ivermectina) Iverneo (ivermectina) Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Comprimido simples 6mg I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: IVERNEO ivermectina APRESENTAÇÕES Comprimidos 6mg Embalagens contendo 2 ou

Leia mais

Revectina ivermectina

Revectina ivermectina 1 I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: Revectina ivermectina MODELO DE BULA PARA O PACIENTE APRESENTAÇÕES Comprimidos (6 mg): cartuchos com 2 e 4 comprimidos VIA ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO (crianças acima

Leia mais

COMPROMETIMENTO COM OS ANIMAIS, RESPEITO POR QUEM OS AMA.

COMPROMETIMENTO COM OS ANIMAIS, RESPEITO POR QUEM OS AMA. COMPROMETIMENTO COM OS ANIMAIS, RESPEITO POR QUEM OS AMA. CITOLOGIA CLÍNICA O exame citológico é uma das grandes ferramentas para auxiliar o médico veterinário no diagnóstico, prognóstico e na tomada de

Leia mais

cartões de bolso serié 3 Transmissão das ITS

cartões de bolso serié 3 Transmissão das ITS cartões de bolso serié 3 Transmissão das ITS 1 O que são ITS? São infecções causadas por vírus, bactérias ou outros micróbios, que se transmitem de pessoas infectadas para outras, através das relações

Leia mais

Aula 21 Protozoários parasitas

Aula 21 Protozoários parasitas Aula 21 Protozoários parasitas Os protozoários são seres unicelulares, eucariontes e podem ser parasitas ou de vida livre. As células dos protozoários executam todas as funções vitais que nos grupos animais

Leia mais

página: 35 Capítulo 3: Eczemas causas lesiones básicas procura índice imprimir última página vista anterior seguinte

página: 35 Capítulo 3: Eczemas causas lesiones básicas procura índice imprimir última página vista anterior seguinte Capítulo 3: Eczemas página: 35 Eczemas Dermites de contacto e dermites traumáticas página: 36 3.1 Dermites de contacto e dermites traumáticas Mácula eritematosa; Vesículas Eczema de contacto agudo exsudativo

Leia mais

Perigo: as brotoejas podem coçar, causando incômodo ao bebê e, por serem uma irritação, tornam-se foco de infecções.

Perigo: as brotoejas podem coçar, causando incômodo ao bebê e, por serem uma irritação, tornam-se foco de infecções. Trate os problemas de pele mais comuns em bebês Pais devem ficam atentos a descamações, manchas e brotoejas Se existe uma característica comum a todos os bebês saudáveis, só pode ser a pele macia e sedosa,

Leia mais

SINAIS E SINTOMAS MAIS FREQUENTES NA PRÁTICA CLÍNICA

SINAIS E SINTOMAS MAIS FREQUENTES NA PRÁTICA CLÍNICA SINAIS E SINTOMAS MAIS FREQUENTES NA PRÁTICA CLÍNICA 37 Principais Alterações de Pele da Criança e do Adulto Ana Cristina Fortes Alves 1 Dermatite Seborréica Dermatofitoses Eczema Atópico ou Dermatite

Leia mais

Sindrome respiratória felina. Rinotraquiete viral Clamidiose Calicivirose

Sindrome respiratória felina. Rinotraquiete viral Clamidiose Calicivirose DOENÇAS DE FELINOS Sindrome respiratória felina Rinotraquiete viral Clamidiose Calicivirose RINOTRAQUEÍTE Agente etiológico: Herpesvírus felino Conhecida como "a gripe do gato", pois os sintomas são parecidos

Leia mais

Cuidados e Acompanhamento de pediátricos e filhotes. Dr a. Leila Maria Leal Parente

Cuidados e Acompanhamento de pediátricos e filhotes. Dr a. Leila Maria Leal Parente Cuidados e Acompanhamento de pediátricos e filhotes Dr a. Leila Maria Leal Parente Cuidados com pediátricos Brincadeiras Cuidados com pediátricos - Os pediátricos saudáveis apresentam grande energia, não

Leia mais

CANCER DE MAMA FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO

CANCER DE MAMA FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO CANCER DE MAMA FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO OS TIPOS DE CANCER DE MAMA O câncer de mama ocorre quando as células deste órgão passam a se dividir e se reproduzir muito rápido e de forma

Leia mais

Doenças Infecciosas que Acometem a Cavidade Oral

Doenças Infecciosas que Acometem a Cavidade Oral Disciplina: Semiologia Doenças Infecciosas que Acometem a Cavidade Oral PARTE 2 http://lucinei.wikispaces.com Prof.Dr. Lucinei Roberto de Oliveira 2012 FAMÍLIA HHV Alfaherpesvirinae HHV1(herpes bucal)

Leia mais

Caso Clínico. Lucas de Araujo Aquino

Caso Clínico. Lucas de Araujo Aquino Caso Clínico Lucas de Araujo Aquino Identificação - A.M.P. - 17 anos - Sexo masculino - Branco - Estudante secundário Queixa Principal - Alergia no rosto há 10 dias, que não fica boa História da Doença

Leia mais

-Os Papiloma Vírus Humanos (HPV) são vírus da família Papovaviridae.

-Os Papiloma Vírus Humanos (HPV) são vírus da família Papovaviridae. -Os Papiloma Vírus Humanos (HPV) são vírus da família Papovaviridae. -Chamado de HPV, aparece na forma de doenças como condiloma acuminado, verruga genital ou crista de galo. -Há mais de 200 subtipos do

Leia mais

ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLÓGICO E/OU PERFUROCORTANTES ENTRE OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLÓGICO E/OU PERFUROCORTANTES ENTRE OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLÓGICO E/OU PERFUROCORTANTES ENTRE OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE Os acidentes de trabalho com material biológico e/ou perfurocortante apresentam alta incidência entre

Leia mais

Dispensação de Medicamentos Utilizados no Tratamento da Micose Superficial

Dispensação de Medicamentos Utilizados no Tratamento da Micose Superficial Dispensação de Medicamentos Utilizados no Tratamento da Micose Superficial José Vanilton de Almeida. Farmacêutico da Orgânica Farmácia (Sorocaba-SP). Coordenador Depto Farmácia da SBD. Ministrante de cursos

Leia mais

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: EVOLUÇÃO CLÍNICA E PARASITOLÓGICA DE ANCILOSTOMOSE CANINA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS

Leia mais

Câncer de Pele. Os sinais de aviso de Câncer de Pele. Lesões pré câncerigenas. Melanoma. Melanoma. Carcinoma Basocelular. PEC SOGAB Júlia Käfer

Câncer de Pele. Os sinais de aviso de Câncer de Pele. Lesões pré câncerigenas. Melanoma. Melanoma. Carcinoma Basocelular. PEC SOGAB Júlia Käfer Lesões pré câncerigenas Os sinais de aviso de Câncer de Pele Câncer de Pele PEC SOGAB Júlia Käfer Lesões pré-cancerosas, incluindo melanoma, carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular. Estas lesões

Leia mais

CRIAÇÃO DE BEZERRAS EM ALEITAMENTO ARTIFICAL. Med. Vet. Eduardo Lopes de Oliveira.

CRIAÇÃO DE BEZERRAS EM ALEITAMENTO ARTIFICAL. Med. Vet. Eduardo Lopes de Oliveira. CRIAÇÃO DE BEZERRAS EM ALEITAMENTO ARTIFICAL. Med. Vet. Eduardo Lopes de Oliveira. Cuidados Iniciais Fornecimento do Colostro Cura do Umbigo Identificação com brinco e tatuagem Remoção de tetas supranumerárias

Leia mais

Reino Animalia 0 (Metazoa) Filo Nematoda. Natália A. Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com http://proenem.sites.ufms.br/

Reino Animalia 0 (Metazoa) Filo Nematoda. Natália A. Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com http://proenem.sites.ufms.br/ Reino Animalia 0 (Metazoa) Filo Nematoda Natália A. Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com http://proenem.sites.ufms.br/ Reino Animalia Filos: 1) Porifera; 2) Cnidaria; 3) Platyhelminthes; 4) Nematoda;

Leia mais

7ª série / 8º ano 2º bimestre U. E. 10

7ª série / 8º ano 2º bimestre U. E. 10 7ª série / 8º ano 2º bimestre U. E. 10 Tipos de reprodução Reprodução é a capacidade que os seres vivos têm de gerar descendentes da mesma espécie. A união dos gametas é chamada fecundação, ou fertilização,

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS CURSO: NUTRIÇÃO

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS CURSO: NUTRIÇÃO FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS CURSO: NUTRIÇÃO Taenia sp Profª Cyntia Cajado Taxonomia Filo: Platyhelminthes Classe: Cestoda Família: Taenidae Hermafroditas Corpo achatado dorsoventralmente Gênero:

Leia mais

Como controlar a mastite por Prototheca spp.?

Como controlar a mastite por Prototheca spp.? novembro 2013 QUALIDADE DO LEITE marcos veiga dos santos Professor Associado Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP www.marcosveiga.net O diagnóstico da mastite causada por Prototheca spp.

Leia mais

COLÉGIO JOÃO PAULO I LABORATÓRIO DE BIOLOGIA - 2º ANO PROF. ANDRÉ FRANCO FRANCESCHINI MALÁRIA

COLÉGIO JOÃO PAULO I LABORATÓRIO DE BIOLOGIA - 2º ANO PROF. ANDRÉ FRANCO FRANCESCHINI MALÁRIA COLÉGIO JOÃO PAULO I LABORATÓRIO DE BIOLOGIA - 2º ANO PROF. ANDRÉ FRANCO FRANCESCHINI MALÁRIA AGENTE CAUSADOR: Plasmodium falciparum, P. vivax e P. malariae. protozoário esporozoário parasita da hemáceas.

Leia mais

As Assaduras das fraldas

As Assaduras das fraldas HALIBUT As Assaduras das fraldas O que são as assaduras das fraldas? É uma erupção inflamatória da pele que está em contacto com a fralda. Portanto, aparece predominantemente nas virilhas, na parte interior

Leia mais

Hepatites Virais 27/07/2011

Hepatites Virais 27/07/2011 SOCIEDADE DIVINA PROVIDÊNCIA Hospital Nossa Senhora da Conceição Educação Semana Continuada de Luta Contra em CCIH as Hepatites Virais 27/07/2011 Enfº Rodrigo Cascaes Theodoro Enfº CCIH Rodrigo Cascaes

Leia mais

CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE FRATURAS NA OSTEOPOROSE FRATURAS NÃO PREVENÇÃO SIM

CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE FRATURAS NA OSTEOPOROSE FRATURAS NÃO PREVENÇÃO SIM CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE FRATURAS NA OSTEOPOROSE FRATURAS NÃO PREVENÇÃO SIM O QUE É OSTEOPOROSE? Em termos simples, é a descalcificação do osso. O osso se enfraquece e fica mais fácil de quebrar. É um

Leia mais

VAMOS FALAR SOBRE. AIDS + DSTs

VAMOS FALAR SOBRE. AIDS + DSTs VAMOS FALAR SOBRE AIDS + DSTs AIDS A AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) atinge indiscriminadamente homens e mulheres e tem assumido proporções assustadoras desde a notificação dos primeiros

Leia mais

Contaminação: água e alimentos contaminados com fezes de pessoas portadoras do vírus.

Contaminação: água e alimentos contaminados com fezes de pessoas portadoras do vírus. SAÚDE AMBIENTAL DOENÇAS CAUSADAS PELA FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO HEPATITE A Doença causada por vírus. Contaminação: água e alimentos contaminados com fezes de pessoas portadoras do vírus. Falta de higiene,

Leia mais

Ecologia da Febre Maculosa

Ecologia da Febre Maculosa Ecologia da Febre Maculosa Depois dos mosquitos, carrapatos hematófagos estão em segundo lugar como fonte de trasmissão de patógenos aos seres humanos, mas estão em primeiro lugar como fonte de transmissão

Leia mais

PROVA FORMAÇÃO DE AGENTE DE COMBATE A ENDEMIAS Prefeitura Municipal de Ouro Preto 1- Assinale a alternativa que define o que é epidemiologia.

PROVA FORMAÇÃO DE AGENTE DE COMBATE A ENDEMIAS Prefeitura Municipal de Ouro Preto 1- Assinale a alternativa que define o que é epidemiologia. 1- Assinale a alternativa que define o que é epidemiologia. a) Estudo de saúde da população humana e o inter relacionamento com a saúde animal; b) Estudo de saúde em grupos de pacientes hospitalizados;

Leia mais

DENGUE e DENGUE HEMORRÁGICO

DENGUE e DENGUE HEMORRÁGICO DENGUE e DENGUE HEMORRÁGICO Prof. Dr. Rivaldo Venâncio da Cunha Dourados, 08 de fevereiro de 2007 O que é o dengue? O dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus; Este vírus pode ser de quatro

Leia mais

www.cpsol.com.br TEMA 003 CONHEÇA E PREVINA AS DOENÇAS DO INVERNO

www.cpsol.com.br TEMA 003 CONHEÇA E PREVINA AS DOENÇAS DO INVERNO TEMA 003 CONHEÇA E PREVINA AS DOENÇAS DO INVERNO 1/8 O inverno chegou e junto com ele maiores problemas com as doenças respiratórias entre outras Isso não ocorre por acaso já que pé nesta estação onde

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO DIRETORIA DE ENFERMAGEM SERVIÇO DE EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO DIRETORIA DE ENFERMAGEM SERVIÇO DE EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO DIRETORIA DE ENFERMAGEM SERVIÇO DE EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM MINICURSO: Assistência de enfermagem ao cliente com feridas Ferida cirúrgica 1º Semestre de 2013 Instrutora:

Leia mais

Rejeição de Transplantes Doenças Auto-Imunes

Rejeição de Transplantes Doenças Auto-Imunes Rejeição de Transplantes Doenças Auto-Imunes Mecanismos da rejeição de transplantes Envolve várias reações de hipersensibilidade, tanto humoral quanto celular Habilidade cirúrgica dominada para vários

Leia mais

Influenza. João Pedro Marins Brum Brito da Costa (Instituto ABEL) Orientador: André Assis (UFRJ Medicina)

Influenza. João Pedro Marins Brum Brito da Costa (Instituto ABEL) Orientador: André Assis (UFRJ Medicina) Influenza João Pedro Marins Brum Brito da Costa (Instituto ABEL) Orientador: André Assis (UFRJ Medicina) O que éinfluenza Também conhecida como gripe, a influenza éuma infecção do sistema respiratório

Leia mais

39 Por que ferver a água antes de beber?

39 Por que ferver a água antes de beber? A U A UL LA Por que ferver a água antes de beber? Todo ano seu Antônio viaja para o litoral com a família e enfrenta sempre os mesmos problemas: congestionamento na estrada, praias lotadas e sujas que,

Leia mais

Febre maculosa. Você que gosta de pescaria em rios, muito cuidado, ou melhor, evite os rios e locais com grandes grupos de CAPIVARAS

Febre maculosa. Você que gosta de pescaria em rios, muito cuidado, ou melhor, evite os rios e locais com grandes grupos de CAPIVARAS Febre maculosa Você que gosta de pescaria em rios, muito cuidado, ou melhor, evite os rios e locais com grandes grupos de CAPIVARAS Febre maculosa brasileira é uma doença transmitida pelo carrapato-estrela

Leia mais

TODOS CONTRA O A PREVENÇÃO É A MELHOR SOLUÇÃO

TODOS CONTRA O A PREVENÇÃO É A MELHOR SOLUÇÃO TODOS CONTRA O MOSQUITO A PREVENÇÃO É A MELHOR SOLUÇÃO Sobre o Aedes aegypti O mosquito Aedes aegypti é o transmissor da Dengue, Chikungunya e e a infecção acontece após a pessoa receber uma picada do

Leia mais

COORDENAÇÃO ACADÊMICA NÚCLEO DE GESTÃO DE ATIVIDADES DE PESQUISA COORDENAÇÃO ACADÊMICA. Projeto de Pesquisa Registrado Informações Gerais

COORDENAÇÃO ACADÊMICA NÚCLEO DE GESTÃO DE ATIVIDADES DE PESQUISA COORDENAÇÃO ACADÊMICA. Projeto de Pesquisa Registrado Informações Gerais COORDENAÇÃO ACADÊMICA Projeto de Pesquisa Registrado Informações Gerais 1. Coordenador (a): ANA KARINA DA SILVA CAVALCANTE (KARINA@UFRB.EDU.BR) Vice- Coordenador (a): 2. Título do projeto: Ocorrência de

Leia mais

Aspectos Clínicos da Hemobartolenose Felina

Aspectos Clínicos da Hemobartolenose Felina GEAC UFV Grupo de Estudos de Animais de Companhia Aspectos Clínicos da Hemobartolenose Felina Cecilia Sartori Zarif, Graduanda do 9 período de Medicina Veterinária da UFV Etiologia Anemia Infecciosa Felina

Leia mais

Prevenção e conscientização é a solução. Ciências e Biologia

Prevenção e conscientização é a solução. Ciências e Biologia Prevenção e conscientização é a solução Ciências e Biologia Dengue Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue é uma doença viral que se espalha rapidamente no mundo. A palavra dengue tem origem

Leia mais

35 Como o berne aparece no boi?

35 Como o berne aparece no boi? A U A UL LA Como o berne aparece no boi? A criação de gado requer dos fazendeiros, entre outras coisas, o cuidado com a saúde dos animais, pois os bois são atingidos por muitas doenças. Nesta aula vamos

Leia mais

CTENOCEPHALIDES CANIS E CTENOCEPHALIDES FELIS: REVISÃO DE LITERATURA

CTENOCEPHALIDES CANIS E CTENOCEPHALIDES FELIS: REVISÃO DE LITERATURA CTENOCEPHALIDES CANIS E CTENOCEPHALIDES FELIS: REVISÃO DE LITERATURA OLIVEIRA, Amanda Claudia de MACHADO, Juliane de Abreu Campos ANTÔNIO, Nayara Silva Acadêmicos da Associação Cultural e Educacional de

Leia mais

BELPELE. Farmoquímica S/A GEL 3 mg/g. Belpele_AR011113_Bula Paciente

BELPELE. Farmoquímica S/A GEL 3 mg/g. Belpele_AR011113_Bula Paciente BELPELE Farmoquímica S/A GEL 3 mg/g BULA PACIENTE BELPELE adapaleno APRESENTAÇÕES: Gel adapaleno 3 mg/g (0,3%) embalagem contendo bisnaga com 30g. VIA TÓPICA USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 12 ANOS COMPOSIÇÃO:

Leia mais

Boa tarde! Sou Dr. Jose Verissimo Junior Assistente Clínico da Clínica Jorge Jaber

Boa tarde! Sou Dr. Jose Verissimo Junior Assistente Clínico da Clínica Jorge Jaber Boa tarde! Sou Dr. Jose Verissimo Junior Assistente Clínico da Clínica Jorge Jaber Sugiro começarmos desligando os celulares AEDES AEGYPTI DENGUE - nome de origem espanhola que significa manha- que caracteriza

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Nome: João Victor Cardoso Alves Projeto: Altas Habilidades Tema: Gatos APRENDENDO SOBRE GATOS Primeiramente escolhi os felinos de uma forma geral, mas era

Leia mais

Os Invertebrados. Prof. Luis Bruno

Os Invertebrados. Prof. Luis Bruno Os Invertebrados Prof. Luis Bruno Os Poríferos Animais simples que habitam o planeta; Não apresentam órgãos; Sésseis; Maioria de ambiente marinho, mas existem poucas espécies de água doce; São animais

Leia mais

Introdução. Comum Primária ou secundária Identificar causa base

Introdução. Comum Primária ou secundária Identificar causa base Piodermite Canina Introdução Comum Primária ou secundária Identificar causa base Bactérias residentes Etiopatogenese Staphylococcus pseudintermedius Não são particularmente virulentos. Necessário distúrbio

Leia mais

Cuidados a Ter com o seu Gato

Cuidados a Ter com o seu Gato Cuidados a Ter com o seu Gato ALIMENTAÇÃO O Gato é um animal que tem carências nutricionais diferentes das nossas. Por isso a sua dieta deve ser direccionada a atender estas necessidades. A ração ou a

Leia mais

Sim. Principalmente se a mulher estiver no período fértil.

Sim. Principalmente se a mulher estiver no período fértil. É legal saber! Gravidez Transar uma única vez, pode engravidar? Sim. Principalmente se a mulher estiver no período fértil. Minha menstruação na desceu. Estou grávida? Depende. É importante cada mulher

Leia mais

O curativo do umbigo

O curativo do umbigo Higiene do bebê O curativo do umbigo Organizo meu futuro porque o presente já passou. A presença de pus ou de vermelhidão ao redor do umbigo sugere infecção e deve ser avaliada pelo profissional de saúde.

Leia mais

Ano lectivo 2004/2005. Andreia Alves Nuno Gonçalves Rita Ferreira

Ano lectivo 2004/2005. Andreia Alves Nuno Gonçalves Rita Ferreira Ano lectivo 2004/2005 Andreia Alves Nuno Gonçalves Rita Ferreira Este trabalho vai falar de: Doenças sexualmente transmissíveis. Meios contraceptivos. Como usar alguns dos métodos m de contracepção. As

Leia mais

Reabilitação Pós câncer de mama Assistência às mulheres mastectomizadas

Reabilitação Pós câncer de mama Assistência às mulheres mastectomizadas Reabilitação Pós câncer de mama Assistência às mulheres mastectomizadas Profª Drª Fabiana Flores Sperandio O que é câncer de mama? É uma doença que surge quando células da mama sofrem uma mutação e se

Leia mais

Guião Terceira Sessão Infeções Sexualmente Transmissíveis

Guião Terceira Sessão Infeções Sexualmente Transmissíveis Guião Terceira Sessão Infeções Sexualmente Transmissíveis SLIDE 1 Introdução do trabalho: Bom dia, estamos aqui para falar a cerca das infeções sexualmente transmissíveis, os problemas associados e o modo

Leia mais