Marcelle Machado de Souza

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Marcelle Machado de Souza"

Transcrição

1 Marcelle Machado de Souza SORRIA VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO: a consolidação de uma sociedade de controle sobre o direito fundamental à privacidade e sobre as formas de interação espontânea e participação democrática nos espaços públicos e privados DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DEPARTAMENTO DE DIREITO Programa de Pós-Graduação em Direito Rio de Janeiro, abril de 2008.

2 Marcelle Machado de Souza SORRIA VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO: a consolidação de uma sociedade de controle sobre o direito fundamental à privacidade e sobre as formas de interação espontânea e participação democrática nos espaços públicos e privados Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada ao Programa de Pósgraduação em Ciências Jurídicas da PUC-Rio e Escola Superior Dom Hélder Câmara como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Ciências Jurídicas. Orientador: Prof. José Ribas Vieira Rio de Janeiro Abril de 2008

3 Marcelle Machado de Souza SORRIA VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO: a consolidação de uma sociedade de controle sobre o direito fundamental à privacidade e sobre as formas de interação espontânea e participação democrática nos espaços públicos e privados Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Direito do Departamento de Direito da PUC-Rio. Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo assinada. Prof. José Ribas Vieira Orientador Departamento de Direito PUC-Rio Prof. João Ricardo W. Dornelles Departamento de Direito PUC-Rio Profª. Vera Malaguti de Souza Weglinski Batista UCAM Prof. Nizar Messari Vice-Decano de Pós-Graduação do Centro de Ciências Sociais PUC-Rio Rio de Janeiro, 02 de abril de 2008.

4 Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem autorização do autor, do orientador e da universidade. Marcelle Machado de Souza Graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora UFJF. Especialista em Direito Empresarial pela Universidade Federal de Juiz de Fora UFJF, em Convênio com a Escola Superior de Advocacia de Minas Gerais. Especialista em Justiça Constitucional: teoria e prática pela Universidad Castilla-La Mancha Toledo/España). Professora de Teoria Geral do Estado e Direito Constitucional. Souza, Marcelle Machado Ficha Catalográfica SORRIA VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO: a consolidação de uma sociedade de controle sobre o direito fundamental à privacidade e sobre as formas de interação espontânea e participação democrática nos espaços públicos e privados / Marcelle Machado de Souza; orientador: José Ribas Vieira. Rio de Janeiro: PUC, Departamento de Direito, f. ; 30 cm Dissertação (Mestrado) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Direito. Inclui bibliografia 1. Direito Teses. 2. Violência. 3. Sociedade de controle. 4. Videovigilância. 5. Segurança pública. 6. Espaço público. 7. Privacidade. 7. Projeto Olho Vivo BH I. Vieira, José Ribas. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Departamento de Direito. III. Título. CDD: 340

5 Agradecimentos A Deus, porque Tu fazes grandes planos e coisas maravilhosas. Tu vês tudo o que as pessoas fazem e tratas cada uma de acordo com o seu modo de agir e de viver. (Bíblia Sagrada, Jeremias 32:19). Aos meus pais, José Mário de Souza e Maria José Machado de Souza, pelos olhares vigilantes e cuidadosos, pelo carinho, zelo e amor desde sempre. Amo vocês! Ao meu querido professor e orientador José Ribas Vieira, pela profunda atenção e dedicação com as quais me acompanhou durante todos estes meses. A você professor, toda a minha admiração e o meu muito obrigada! Sua generosidade e sua capacidade vão muito além do mundo acadêmico! Aos professores José Adércio Sampaio e Bethânia Assy, pela colaboração com textos, indicações bibliográficas, questionamentos e reflexões que foram essenciais para a construção desta pesquisa. À Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Puc Rio e à Escola Superior Dom Hélder Câmara, por serem instituições que me fizeram acreditar ainda mais, por meio de seus professores, que a Ciência do Direito carece, neste século XXI, de um estudo interdisciplinar; que o Direito terá muito mais a contribuir para a sociedade contemporânea se aliado à Filosofia, às Ciências Sociais e aos demais ramos do conhecimento. À Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, pela cordialidade, pelos esclarecimentos e pelas informações dispensadas sobre o Projeto Olho Vivo BH. A você, minha cara amiga Daniela Mello, por estar ao meu lado nesta ao mesmo tempo dura e doce caminhada da vida, por partilhar comigo o dia-a-dia de uma vida profissional e nossas discussões jurídicas! Às minhas divertidas e batalhadoras amigas Eliane Coelho Mendonça e Raquel de Souza Lima pelas incansáveis leituras, críticas e comentários que fazem de todos os meus textos! A vocês, minhas companheiríssimas desde os idos da Faculdade, obrigada por estarem sempre na torcida organizada pelas minhas publicações! Ao Maurício Trigueiro e a Vânia Amorim, pela amizade e confiança que sempre me dedicaram nesta árdua tarefa do ensino da Teoria Geral do Estado e do Direito Constitucional.

6 A você, Margarida Coutinho, pela paciência com que dedica seus fins de domingo para corrigir as mazelas dos meus abstracts e por ter sido sempre testemunha ocular da minha caminhada. Thank you for all, baby face! Anne Torres, Virgínia Figueiredo e Graziela Reis, obrigada pelos telefonemas, pelo apoio e pelo incondicional amor que me dedicaram nestes últimos (ufa!) apertados meses de minha vida! Aos meus tios, Vera Lúcia Machado Baeta e Francisco Saint Yves Baeta, os primeiros que me receberam de braços abertos neste grande e adorável centro urbano que é Belo Horizonte, todo o meu amor e o meu muito obrigada! Ao Lucas Machado de Souza, não só pelo noticiário da sociedade big brother que sempre me enviou, mas pela preciosa ajuda na formatação destas mais de cem páginas! Mais do que um irmão, você é um grande amigo! A vocês, amigos, primos e colegas de trabalho, que me emprestaram seus livros, me ajudaram com as impressões e correções de inúmeros textos, que tiveram paciência com a confecção de meus horários e com as minhas indisponibilidades, que me enviaram reportagens, sites na internet, blogs, recortes de jornal, comentários e notícias sobre esses inúmeros e incansáveis olhos que não param de nos vigiar, o meu mais sincero agradecimento! Aos meus colegas de mestrado, pelos bons tempos em que nos divertimos juntos!

7 Resumo Souza, Marcelle Machado; Vieira, José Ribas. SORRIA VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO: a consolidação de uma sociedade de controle sobre o direito fundamental à privacidade e sobre as formas de interação espontânea e participação democrática nos espaços públicos e privados. Rio de Janeiro, p. Dissertação de Mestrado Departamento de Direito, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Sorria você está sendo filmado foi desenvolvido em uma perspectiva interdisciplinar, valendo-se de fundamentos jurídicos, sociológicos e filosóficos com o intuito de demonstrar, em uma análise global e também local (através do estudo sobre a implantação do Projeto Olho Vivo BH ), que em decorrência da crescente violência que assola a sociedade contemporânea, transformando-a em uma sociedade de risco, o monitoramento através de câmeras em espaços públicos e privados vem sendo largamente utilizado como instrumento para a garantia da segurança. A implantação, no entanto, de uma política de videovigilância tanto pelas autoridades públicas como também pelos particulares, lançando seus olhares sobre os indivíduos, não leva em conta os riscos inerentes a tal sistema como, por exemplo, a consolidação de uma sociedade de controle permanente sobre o comportamento dos cidadãos, privando-os do exercício da privacidade, da liberdade e da espontaneidade na interação democrática nesses espaços. A atual era do medo é, ainda, responsável pela alteração do modo de viver das pessoas nos centros urbanos, pois os indivíduos passam a viver em espaços vigiados e segregados ou passam a transitar nas ruas e praças públicas permanentemente monitoradas por câmeras. Assim sendo, a cidade de muros, enquadrada no que poderia ser conceituado como o panoptismo moderno ou até mesmo no atento olhar de uma gama de Big Brothers sobre os indivíduos, sob o fundamento da busca pela segurança, reproduz a desigualdade, o isolamento e a fragmentação, corroendo a cidadania e o exercício do direito fundamental à privacidade.

8 Palavras-chave Violência; sociedade de controle; videovigilância; segurança pública; espaço público; privacidade.

9 Abstract Souza, Marcelle Machado; Vieira, José Ribas (Advisor). SMILE YOU ARE BEING WATCHED: the consolidation of a society of control over the fundamental right of privacy and over the spontaneous ways of interaction and democratic participation in public and private spaces. Rio de Janeiro, p. MSc. Dissertation - Departamento de Direito, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Smile you are being watched was developed under an interdisciplinary perspective, making use of philosofical, sociological and judicial grounds, in order to demonstrate, through a global and also a local analysis (taking into account the study about the implantation of Projeto Olho Vivo BH ), that, as a consequence of the ever rising violence, which permeates our present-day society, changing it into a risky society, the video-camera surveillance, in either public or private spaces, has been widely used as a necessary tool to ensure safety. However, the use of a videomonitoring policy either by the public authorities, or the private, casting their looks over the individuals, do not take into account the common risks of such a system as, for example, the consolidation of a society in permanent control of its citizens behavior, depriving them the use of privacy, freedom and spontaneity in the democratic interaction of these spaces. The present age of fear is still responsible for the alteration in the way of people s living in urban centers, since the individuals start living in monitored and segregated areas or they start walking on streets and squares which are permanently watched by video-cameras. This time, the city of walls, pictured through the concept of the modern panoptism, or even under the keen eyes of a score of Big Brothers, in order to justify a search for safety, reproduces the inequality, the isolation and the fragmentation, corroding the idea of citizenship and the free exercise of the fundamental right to privacy. Keywords Violence; society of control; videosurveillance; public security; public space; privacy.

10 Sumário 1. Introdução Sociedade de risco / Sociedade de controle Sociedade de risco: violência / insegurança Sociedade de controle: a videovigilância Enclaves fortificados / Bolhas de segurança Espaço Público / Espaço Privado Privacidade Marcos doutrinários e jurisprudenciais sobre a intimidade e a vida privada Os termos intimidade, vida privada, privacidade e a busca por seu significado e conceituação Nova abordagem sobre a privacidade sob o olhar de SOLOVE Privacidade e práticas sociais A privacidade sob o olhar de WHITMAN Um olhar atual sobre a privacidade Privacidade versus Segurança Projeto Olho Vivo BH : monitoramento e controle permanente nas ruas de Belo Horizonte MG O processo legislativo Resultados e análise do Projeto Olho Vivo BH Conclusão Referências bibliográficas 127

11 Lista de Ilustrações Figura 01: Ciclo do atendimento do "OLHO VIVO" 103 Tabela 02: Crimes violentos na área de monitoramento do OLHO VIVO 107 Quadro 03: Resultado da Instalação das câmeras de segurança 109 Quadro 04: Problemas anteriores à instalação das câmeras 109 Quadro 05: Índice de redução da criminalidade 109 Quadro 06: Benefícios com a instalação das câmeras 110 Quadro 07: Criminalidade após a instalação das câmeras 110 Quadro 08: Avaliação sobre a instalação das câmeras 110

12 Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara. Livro dos Conselhos (Ensaio sobre a Cegueira José Saramago)

13 1 Introdução Na era atual da alta modernidade (GIDDENS,1991) ou como enfatiza BAUMAN (2001) a era da modernidade líquida 1, a sociedade se vê perplexa diante do medo da violência que assola a todos, principalmente nos grandes centros urbanos. Diante de uma realidade cada vez mais violenta e, por conseguinte, uma incessante busca pela segurança pública aliada aos novos instrumentos disponibilizados pela Era da Tecnologia (ROSA, 2006), a forma de uso e ocupação dos espaços públicos vem sofrendo uma considerável alteração de paradigma, assim como a alteração também é sentida no tocante ao direito à privacidade, sempre passível de restrições nesta busca pela segurança. Desse modo, as políticas de prevenção e repressão à violência adotadas tanto pelo Poder Público como também pelos próprios indivíduos instituíram como uma de suas medidas o monitoramento através de câmeras a videovigilância, a filmagem permanente das pessoas nas ruas, avenidas, parques, praças, supermercados, elevadores, lojas de departamentos, empresas, consultórios, escritórios, entre outros, no intuito de coibir a prática de atividades ilícitas. O medo de se tornarem vítimas da violência fez, ainda, com que os indivíduos construíssem para si o que o presente trabalho aborda como enclaves fortificados e bolhas de segurança, vivendo cada vez mais em condomínios fechados, shopping centers, clubes fechados de recreação, carros blindados e outros, alheios a uma convivência social mais dinâmica e de interação entre todos. No primeiro caso há um risco real de invasão à privacidade daqueles que se encontram permanentemente controlados pelas câmeras de vigilância e no segundo, um esvaziamento dos espaços públicos de interação democrática entre os 1 A sociedade que entra no século XXI não é menos moderna que a que entrou no século XX; o máximo que se pode dizer é que ela é moderna de um modo diferente. O que a faz tão moderna como era mais ou menos há um século é o que distingue a modernidade de todas as outras formas históricas de convívio humano: a compulsiva e obsessiva, contínua e irrefreável e sempre incompleta modernização; a opressiva e inerradicável, insaciável sede de destruição criativa (ou de criatividade destrutiva, se for o caso: de limpar o lugar em nome de um novo e aperfeiçoado projeto; de desmantelar, cortar, defasar, reunir ou reduzir, tudo isso em nome da produtividade ou da competitividade). (BAUMAN, 2001:36)

14 13 cidadãos. Mascarada pela busca da segurança, a sociedade contemporânea põe em risco a sua própria privacidade e o projeto de construção e consolidação de uma democracia através da espontaneidade da interação nos espaços públicos. Frente a tais fatos e considerando que o Direito é um produto da atividade humana que se expressa por determinadas formas normativas que regulam o desenvolvimento da convivência social, que o Direito tem um caráter onipresente em quase todas as esferas do viver social (PEREZ LUÑO, 2005:20), o presente trabalho parte de uma metodologia que vai da experiência social para a construção da experiência do Direito, adotando um caráter exploratório sobre o cotidiano da sociedade contemporânea, buscando um retrato desta sociedade também por um viés filosófico e sociológico, com enfoque especial para os grandes centros urbanos brasileiros, principalmente para a cidade de Belo Horizonte MG, em seu combate e prevenção à violência através da videovigilância em espaços públicos e privados, preocupando-se com a essência do que é viver e conviver com a violência que assola este início de século XXI, com a essência da realidade social. E, a partir daí, busca fundamentos teóricos para caracterizar a própria violência e as conseqüências na ocupação dos espaços públicos, na interação democrática entre os cidadãos e na proteção ao direito fundamental à privacidade. É com essa preocupação que este trabalho busca demonstrar, em seu Capítulo 02, que em decorrência da crescente violência que assola a sociedade contemporânea, transformando-a cada vez mais em uma sociedade de risco, a vigilância através de câmeras em espaços públicos e privados vem sendo largamente utilizada como importante instrumento de prevenção e combate à violência. No entanto, a implantação de uma vigilância permanente por câmeras não considera a fundo os riscos inerentes a tal sistema como, por exemplo, a consolidação de uma sociedade de controle permanente sobre o comportamento dos cidadãos, privando-os da liberdade, privacidade e espontaneidade em espaços públicos e privados. Surgem riscos permanentes como o do controle do homem sobre o próprio homem, como o do homem vigiado todo o tempo, como o daquele que não vê, mas é permanentemente visto pelas câmeras, como a sociedade panóptica contemporânea (FOUCAULT, 2006). No capítulo 03, a discussão está focada no fato de que a atual era do medo e da violência vem mudando a forma de viver das pessoas nos grandes centros urbanos e a forma de aproveitamento de um espaço público urbano moderno e

15 14 democrático. A construção de fronteiras fixas e espaços de acesso restrito e controlado como um instrumento de combate e prevenção à violência deprecia o ideal do que seria uma cidade aberta capaz de promover a interação entre as pessoas; elimina a rua como aspecto central da vida pública moderna. Os moradores das cidades passam a construir hierarquias, privilégios, espaços exclusivos e rituais de segregação em seus condomínios fechados, em suas casas construídas com cercas e muros, em seus shopping centers e espaços privados de lazer gerando, assim, o seu próprio afastamento da esfera política. A cidade de muros, portanto, reproduz desigualdade, isolamento e fragmentação, corrói a cidadania e se opõe a quaisquer possibilidades democráticas, reforçando, assim, a existência de uma sociedade com menos vida associativa, menos atuação cívica, menos solidariedade e conseqüente vulnerabilidade e exposição aos desmandos de uma violência gratuita. Já o capítulo 04 aborda o direito à privacidade, seu marco teórico e a construção do seu conceito fundada nas doutrinas nacional e estrangeira. Focaliza, principalmente, a construção de um olhar sobre a privacidade na sociedade contemporânea, a adequação de uma visão sobre a privacidade inserida em uma sociedade de controle que seja capaz de melhor proteger este direito fundamental; a dualidade entre o público e o privado; os riscos de uma videovigilância permanente sobre a privacidade e, por fim, a dualidade entre esta e a busca pela segurança pública. Partindo do global para o local, o capítulo 05 perfaz uma análise de caso sobre o Projeto Olho Vivo BH implantado na cidade de Belo Horizonte MG. É a violência nesse grande centro urbano que gera a adoção de uma série de políticas de combate e prevenção à essa, entre elas este projeto de permanente vigilância por câmeras nas principais ruas e bairros da cidade. O estudo contempla o processo legislativo de elaboração da lei que rege o mencionado projeto, sua justificativa e seus objetivos e, ainda, os resultados por ele alcançados, aplicando a linha de raciocínio e as conclusões geradas nos capítulos anteriores sobre a análise local do Projeto Olho Vivo BH. É importante ressaltar que para o desenvolvimento do estudo sobre o mencionado projeto foram realizadas visitas, pesquisas e entrevistas periódicas junto à Polícia Militar do Estado de Minas Gerais em seu Comando do Policiamento da Capital (Belo Horizonte MG) e no Centro de Monitoramento do Projeto Olho Vivo BH.

16 15 E, ao final, o capítulo 06 desenvolve a conclusão do presente trabalho buscando teorizar toda a vivência e realidade social abordadas no texto, todo o retrato da sociedade contemporânea no aspecto da sociedade de risco e da sociedade de controle, focalizando os riscos que possivelmente uma videovigilância pode trazer para a ocupação espontânea e criativa dos espaços públicos, para a construção de um Estado Democrático de Direito e para a efetivação do direito fundamental à privacidade. É válido ressaltar, ainda, que as idéias desenvolvidas pela autora no presente trabalho, principalmente o enfoque sobre a sociedade de risco, a sociedade de controle e as conseqüências de uma videovigilância permanente sobre os indivíduos, já foram objeto de discussão e apresentação do artigo Sorria você está sendo filmado videovigilância e sociedade de controle no XVI Congresso Nacional do CONPEDI Conselho Nacional de Pesquisa e Pós- Graduação em Direito, cujo tema foi Pensar Globalmente: Agir Localmente, realizado em novembro de 2007 na cidade de Belo Horizonte MG, com a sua conseqüente publicação nos Anais do XVI Congresso Nacional do CONPEDI.

17 2 Sociedade de risco / Sociedade de controle 2.1 Sociedade de risco: violência / insegurança Vislumbrando o processo histórico brasileiro em meados da década de 80, século XX, tem-se que o processo de redemocratização e a volta ao exercício de um Poder Civil gerou grandes expectativas no tocante à efetividade da proteção aos direitos humanos e ao verdadeiro exercício de uma cidadania plena a todos os brasileiros. Prevaleceu, nesse momento, a ilusão de que o fim do regime militar, somado à reconstrução de instituições políticas e, ainda, a vitalidade dos movimentos sociais seriam fatores capazes de controlar e extinguir as incivilidades, o arbítrio e o autoritarismo com os quais a sociedade brasileira já há muito estava acostumada a conviver. A ordem constitucional democrática brasileira, no entanto, não assegurou cidadania tampouco a plenitude das práticas democráticas para grande parte da população brasileira, permitindo, ao contrário, que prevalecesse a violência física, a discriminação, a corrupção, o crescimento da criminalidade e das brutalidades policiais, os maus-tratos, a tortura e um sistema penal que acaba por centrar sua atuação na significativa maioria dos casos contra uma população pobre e miserável 1. É exatamente nessas duas últimas décadas do século XX que o discurso sobre o medo da violência 2 e do crime passa a fazer parte da vida social e política trazendo conseqüências como a legitimação das transformações das relações 1 Neste aspecto, consoante o disposto por ZALUAR (2006:210), [...] o processo de redemocratização coincidiu com a dramática transformação na organização transnacional do crime, que afetou principalmente as regiões metropolitanas e, nelas, os bairros populares e as favelas. A entrada dos cartéis colombianos e das máfias ligadas ao narcotráfico, principalmente o da cocaína, trouxe para o país as mais modernas armas de fogo, que foram distribuídas entre os jovens traficantes e aviões [...]. Além disso, segundo a mesma autora, as pessoas consequentemente ficaram [...] mais isoladas dentro de suas casas e de suas famílias devido à falta de previsibilidade e segurança, causada não só pela crise econômica e a inflação, mas também pela desconfiança, o medo e a violência. (ZALUAR, 2006:219) 2 O medo segundo MALAGUTI BATISTA (2003,20), [...] corrói a alma e a difusão deste tornase [...] mecanismo indutor e justificador de políticas autoritárias de controle social (MALAGUTI BATISTA, 2003,51)

18 17 sociais para com os espaços públicos e estruturação de padrões de segregação espacial. 3 O medo da sociedade contemporânea, segundo SOARES (2003), não é ilusório. Diferentes razões levam a um quadro nacional de insegurança extremamente grave, como por exemplo, (a) a magnitude das taxas de criminalidade e a intensidade da violência envolvida; (b) a exclusão de setores significativos da sociedade brasileira, que permanecem sem acesso aos benefícios mais elementares proporcionados pelo Estado Democrático de Direito, como liberdade de expressão e organização, e o direito trivial de ir e vir. (c) a degradação institucional a que se tem vinculado o crescimento da criminalidade: o crime se organiza, isto é, penetra cada vez mais nas instituições públicas, corrompendo-as, e as práticas policiais continuam marcadas pelos estigmas de classe, cor e sexo. (SOARES, 2003) Tais padrões de violência, crime e pânico generalizado podem ser vistos claramente neste início do século XXI, principalmente nos grandes centros urbanos, como os ataques do PCC que vitimaram São Paulo, em maio de , o brutal assassinato do menino João Hélio Fernandes na cidade do Rio de Janeiro, em fevereiro de e o terror espalhado pelas brigas de gangue pelas ruas da Savassi 6, em Belo Horizonte MG, também no início de 2007, citando poucos dos muitos exemplos reais que são, a cada dia, divulgados pelos meios de comunicação. Além disso, é importante ressaltar que a violência na sociedade contemporânea, não só nas grandes capitais brasileiras, mas em todo o mundo, se apresenta como uma realidade presente, passando a atuar como um conceito central no que tange ao entendimento de relações sócio-políticas, da vida social e cultural 7. A violência deixa de ser, como em meados da década de 70 do século 3 Ainda sobre o medo, ALVES (2007) dispõe que na era da globalização, também o medo foi difundido no seio das nações, de um modo geral, passando a participar do espetáculo diário, nos jornais e na televisão, seja nas ruas de Bagdá, nos trens de Madrid, nas escolas de Beslan ou nas favelas do Rio de Janeiro. Todos os homens temem e muitos são os motivos dos medos de hoje. Embora o medo primordial seja o medo da morte, também tememos a violência, as guerras, as doenças, o terror, o outro, o conhecido e o desconhecido. 4 DAMIANI (2006) 5 FOLHA DE SÃO PAULO. Criança morre depois de ser arrastada por carro durante assalto. 08 de fevereiro de Disponível em: Acesso em: 31 mai FURTADO (2007) 7 [...] assaltante já se tornou um nome comum e popular para o medo ambiente que assola nossos contemporâneos; e assim a presença ubíqua dos assaltantes tornou-se crível e o temor de ser assaltado, amplamente compartilhado. (BAUMAN, 2001:109)

19 18 XX, um conjunto de códigos esperados, utilizados para o alcance de uma finalidade específica. Não há mais a ligação entre ação violenta e consecução de objetivos determinados uma vez que, já na década de 90, a violência passa a se expressar sem objetivos aparentes 8. Dessa forma, a violência se generaliza sem balizamentos conhecidos, expande-se por muitos espaços da sociedade sem uma causa determinada ou aparente. E, assim, pode-se dizer que a violência hoje penetra de forma latente os meios de comunicação em massa, os espaços públicos e privados, os bairros periféricos das grandes cidades, as instituições educacionais, os transportes (DORNELLES, 1999: 42) 9, toda a vida cotidiana das sociedades contemporâneas, trazendo uma era de insegurança e de medo. Assim, segundo ZALUAR (2006, 214), [...] o crime nas ruas, especialmente o crime violento, é hoje uma das preocupações centrais das populações metropolitanas brasileiras. A generalização de imagens da cidade como um ambiente violento e os sentimentos de medo e insegurança daí decorrentes têm implicações relevantes para as novas imagens da cidade, não mais associadas à utopia liberal da liberdade e da segurança, no Rio de Janeiro ou em Nova York, nem às velhas virtudes cívicas, como civilidade, segurança, trato e confiança. As cidades têm hoje suas imagens tomadas pela deterioração da qualidade de vida urbana [...] Como resposta a tamanha e desmesurada violência, a sociedade atual não tem outra solução que não clamar pela segurança e pela paz 10, o que tem como forte exemplo o movimento Conquiste a Paz 11 lançado em ato público na Praça 8 Em qualquer pesquisa de opinião pública realizada atualmente no país, o quesito segurança recebe a maior votação, o que mostra que a população brasileira está não só preocupada, mas angustiada com o problema que, se antes ficava restrito aos becos das favelas e aglomerados e à periferia menos assistida pelo poder público, hoje já bate à porta de quem vive até mesmo em pequenos municípios e no meio rural, independentemente de classe social ou poder aquisitivo. A criminalidade e a violência - muitas vezes, gratuita estão tornando a vida uma mercadoria que se leiloa ao bel-prazer da bandidagem. (ESTADO DE MINAS. Conquiste a Paz. Belo Horizonte, n , p. 1, 03 jun ) 9 DORNELLES (1999) 10 Afirmações mais desesperadas, pedindo por socorro, exigindo medidas imediatas para terminar com a situação de insegurança, encontram-se na seção de cartas dos leitores de jornais, em geral pessoas da classe média que vivem atrás das grades de suas casas e condomínios ou dos vidros fechados de seus carros, mas não escapam das balas perdidas nem dos assaltos à mão armada. (ZALUAR, 2006:216) 11 Conquiste a Paz. Atitude, já! Executivos da indústria e do comércio de mãos dados com educadores, religiosos, artistas, esportistas, intelectuais, profissionais liberais e trabalhadores. Enfim, toda a sociedade estará representada hoje, na Praça do Papa, no ato público que marca o lançamento da campanha Conquiste a Paz, promovida pelos Associados Minas Estado de Minas, TV Alterosa, Rádio Guarani, Portal UAI, Diário da Tarde, Aqui, Teatro Alterosa e Alterosa Cinevídeo. É o marco de uma atitude arrojada contra os níveis intoleráveis da violência e da corrupção. O movimento, sem data para terminar, parte de mudanças na cobertura da

20 19 do Papa, em Belo Horizonte MG, pelos Associados Minas, em data de 17 de junho de 2007, com a seguinte preocupação: No dia-a-dia do país, a questão da segurança pública ocupa amplo espaço na cartilha que trata da qualidade de vida da população. No espectro social desenhado hoje, a violência que traz no seu bojo a banalização da vida assusta até mesmo os mais experientes policiais, levando a todos inconformismo, revolta e clamor de justiça. Diariamente, a mídia registra crimes de todas as estirpes, atos bruscos e fatos em que se sobressaem a agressão ao direito de ir e vir e às pessoas de viverem em paz. 12 (ESTADO DE MINAS) O exemplo não é o único. Em Brasília, no primeiro semestre de 2007, a ONG Rio de Paz, fundada no início do ano de 2007, logo após os ataques do crime organizado que assolaram a cidade do Rio de Janeiro deixando 19 mortos 13, realizou um protesto silencioso pendurando 15 milhões de lenços na Esplanada dos Ministérios. No gramado em frente ao Congresso Nacional, cada pedaço de pano branco simbolizava a morte de uma pessoa assassinada no Brasil, nos primeiros quatro meses do ano. Além desse, a ONG Rio de Paz já realizou outros protestos de grande repercussão, colocando 700 cruzes na praia de Copacabana, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, mil corpos no calçadão e, ainda, 1,3 mil rosas enterradas na areia dessa mesma praia. 14 Assim, no limiar entre o século XX e o XXI, o medo não se reduz a uma mera conseqüência deplorável da radicalização da ordem econômica, mas pode sim ser visto como um projeto estético, que entra pelos olhos, pelos ouvidos e pelo coração. (MALAGUTI BATISTA, 2003:75) E é esse medo, que atinge a sociedade contemporânea e que a consolida como uma sociedade de risco, que faz com que esta, conhecida como a sociedade da tecnologia, a sociedade da informação 15, acabe lançando mão de todo um criminalidade e vai dar suporte à população na reivindicação de programas concretos de combate ao crime, para devolver às praças e ruas sua destinação cidadã e para que Minas volte a respirar sem medo (...) (ESTADO DE MINAS. Conquiste a Paz. Belo Horizonte, 17 jun Caderno Gerais. p. 25.) 12 ESTADO DE MINAS. Conquiste a Paz. Belo Horizonte, n , p. 1, 17 jun De acordo com SALLES (2007), (...) a segurança pública no Rio de Janeiro voltou a ser discutida nacionalmente na virada do ano, quando dezenove pessoas morreram e dezesseis ônibus foram incendiados em ataques atribuídos a traficantes. Também foram alvejadas cabines da Polícia Militar e delegacias de Polícia. (...) 14 MARIZ, Renata. Protesto silencioso pela paz ONG pendura 15 mil lenços na Esplanada dos Ministérios. Estado de Minas, Belo Horizonte, 31 mai Nacional. p Segundo GIDDENS (1991:11), [...] no final do século XX, muita gente argumenta que estamos no limiar de uma nova era, a qual as ciências sociais devem responder e que está nos levando para além da modernidade. Uma estonteante variedade de termos tem sido sugerida para esta transição,

Centro de Altos Estudos de Segurança (CAES) da Polícia Militar do Estado de São Paulo DOUTORADO DA PM. Frei David Santos, OFM - out de 2012

Centro de Altos Estudos de Segurança (CAES) da Polícia Militar do Estado de São Paulo DOUTORADO DA PM. Frei David Santos, OFM - out de 2012 Centro de Altos Estudos de Segurança (CAES) da Polícia Militar do Estado de São Paulo DOUTORADO DA PM Frei David Santos, OFM - out de 2012 Dados disponibilizados pelo Sistema de Informações sobre Mortalidade

Leia mais

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 PROGRAMA ÉTICA E CIDADANIA construindo valores na escola e na sociedade Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 Ulisses F. Araújo 2 A construção de um ambiente ético que ultrapasse

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Introdução USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Paula Priscila Gomes do Nascimento Pina EEEFM José Soares de Carvalho EEEFM Agenor Clemente dos Santos paulapgnascimento@yahoo.com.br

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO LINHA DE PESQUISA: POLÍTICAS PÚBLICAS DE CULTURA JUSTIFICATIVA O campo de pesquisa em Políticas Públicas de

Leia mais

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Celso João Ferretti: o processo de desintegração da educação atingiu em menor escala as escolas técnicas.

Leia mais

O que é Administração

O que é Administração O que é Administração Bem vindo ao curso de administração de empresas. Pretendemos mostrar a você no período que passaremos juntos, alguns conceitos aplicados à administração. Nossa matéria será puramente

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

coleção Conversas #6 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #6 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. coleção Conversas #6 Eu Posso com a s fazer próprias justiça mãos? Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora AfroReggae nasceu com o desejo

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CENÁRIO EMPRESARIAL ¹ JACKSON SANTOS ²

RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CENÁRIO EMPRESARIAL ¹ JACKSON SANTOS ² RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CENÁRIO EMPRESARIAL ¹ JACKSON SANTOS ² A Responsabilidade Social tem sido considerada, entre muitos autores, como tema de relevância crescente na formulação de estratégias empresarias

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Ituran: compromisso com a qualidade de vida

Ituran: compromisso com a qualidade de vida Ituran: compromisso com a qualidade de vida INTRODUÇÃO: O mercado de rastreadores veiculares começou a crescer verdadeiramente no início dessa década. Curiosamente, é nesse mesmo momento que aumenta definitivamente

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Criminalidade. Luciano Nakabashi Juliano Condi

Criminalidade. Luciano Nakabashi Juliano Condi A Associação Comercial de (ACIRP) em parceria com a FUNDACE realiza uma pesquisa de qualidade de vida na cidade de desde 2009. Essa é uma pesquisa muito importante para se que se tenha uma base confiável

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

VOLUNTARIADO E CIDADANIA

VOLUNTARIADO E CIDADANIA VOLUNTARIADO E CIDADANIA Voluntariado e cidadania Por Maria José Ritta Presidente da Comissão Nacional do Ano Internacional do Voluntário (2001) Existe em Portugal um número crescente de mulheres e de

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ROSINALDO PANTOJA DE FREITAS rpfpantoja@hotmail.com DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO RESUMO: Este artigo aborda o Projeto político pedagógico e também

Leia mais

7º ano - Criação e percepção - de si, do outro e do mundo

7º ano - Criação e percepção - de si, do outro e do mundo RELATÓRIO DE ARTES 1º Semestre/2015 Turma: 7º ano Professora: Mirna Rolim Coordenação pedagógica: Maria Aparecida de Lima Leme 7º ano - Criação e percepção - de si, do outro e do mundo Sinto que o 7º ano

Leia mais

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!!

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!! Apresentação Este manual é uma orientação para os participantes de cursos no ambiente Moodle do INSTITUTO PRISMA. Tem como objetivo orientar sobre as ações básicas de acesso e utilização do ambiente virtual

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo.

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Sonhos Pessoas Para a grande maioria das pessoas, LIBERDADE é poder fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Trecho da música: Ilegal,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 38 Discurso na cerimónia do V Encontro

Leia mais

Mobilidade Urbana Urbana

Mobilidade Urbana Urbana Mobilidade Urbana Urbana A Home Agent realizou uma pesquisa durante os meses de outubro e novembro, com moradores da Grande São Paulo sobre suas percepções e opiniões em relação à mobilidade na cidade

Leia mais

2 - Sabemos que a educação à distância vem ocupando um importante espaço no mundo educacional. Como podemos identificar o Brasil nesse contexto?

2 - Sabemos que a educação à distância vem ocupando um importante espaço no mundo educacional. Como podemos identificar o Brasil nesse contexto? A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E O FUTURO Arnaldo Niskier 1 - Qual a relação existente entre as transformações do mundo educacional e profissional e a educação à distância? A educação à distância pressupõe uma

Leia mais

Faculdade de Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Educação RESUMO EXPANDIDO DO PROJETO DE PESQUISA

Faculdade de Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Educação RESUMO EXPANDIDO DO PROJETO DE PESQUISA RESUMO EXPANDIDO DO PROJETO DE PESQUISA TÍTULO: TRABALHO DOCENTE NO ESTADO DE SÃO PAULO: ANÁLISE DA JORNADA DE TRABALHO E SALÁRIOS DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA PAULISTA RESUMO O cenário atual do trabalho

Leia mais

Direito Humano à Alimentação Adequada: um tema fora de pauta no Parlamento?

Direito Humano à Alimentação Adequada: um tema fora de pauta no Parlamento? ANA LÚCIA ALVES Direito Humano à Alimentação Adequada: um tema fora de pauta no Parlamento? Projeto de pesquisa apresentado ao Programa de Pós-Graduação do Cefor como parte das exigências do curso de Especialização

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação Objetivo da Aula Tecnologia e as Organizações, importância dos sistemas de informação e níveis de atuação dos sistemas de informação Organizações & Tecnologia TECNOLOGIA A razão e a capacidade do homem

Leia mais

Condições de vida das pessoas com deficiência no Brasil

Condições de vida das pessoas com deficiência no Brasil Condições de vida das pessoas com deficiência no Brasil Relatório de Pesquisa de Opinião Pública Nacional Metodologia Pesquisa de opinião pública tipo quantitativa Universo: Cadastro de pessoas do IBDD

Leia mais

Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é:

Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é: Atividade extra Fascículo 3 Sociologia Unidade 5 Questão 1 Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é: a. Isolamento virtual b. Isolamento físico c.

Leia mais

Situação Financeira Saúde Física

Situação Financeira Saúde Física Um dia um amigo me fez uma séria de perguntas, que me fez refletir muito, e a partir daquele dia minha vida vem melhorando a cada dia, mês e ano. Acreditando que todos temos um poder interno de vitória,

Leia mais

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pós-graduação à distância e Mercado de Trabalho Sandra Rodrigues

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pós-graduação à distância e Mercado de Trabalho Sandra Rodrigues Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pós-graduação à distância e Mercado de Trabalho Sandra Rodrigues Resumo: O trabalho intenta investigar o cenário de pós-graduação à distância na área das Ciências

Leia mais

Sumário. (11) 3177-7700 www.systax.com.br

Sumário. (11) 3177-7700 www.systax.com.br Sumário Introdução... 3 Amostra... 4 Tamanho do cadastro de materiais... 5 NCM utilizadas... 6 Dúvidas quanto à classificação fiscal... 7 Como as empresas resolvem as dúvidas com os códigos de NCM... 8

Leia mais

FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013

FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013 FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013 Recentemente, escrevi uma crônica cujo texto apresentava algumas possíveis causas para que o processo de formação

Leia mais

Tecnologia para garantir qualidade e eficiência

Tecnologia para garantir qualidade e eficiência Tecnologia para garantir qualidade e eficiência 20 Fenacon em Serviços Julho/Agosto 2010 É cada vez maior o número de empresas que adotam a virtualização de documentos. Além de economia em tempo e papel,

Leia mais

Serviços de Saúde do Trabalho

Serviços de Saúde do Trabalho 1 CONVENÇÃO N. 161 Serviços de Saúde do Trabalho I Aprovada na 71ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1985), entrou em vigor no plano internacional em 17.2.88. II Dados referentes

Leia mais

Ano 3 / N 16. 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas.

Ano 3 / N 16. 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas. Ano 3 / N 16 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas. Artigo MÃO DE OBRA: HÁ COMO MELHORAR? Uma das principais reclamações dos lojistas, é a qualidade da mão de obra,

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

RIO DE JANEIRO 2015. Anteprojeto de lei de proteção de dados pessoais/ Contribuição do ITS para o debate público

RIO DE JANEIRO 2015. Anteprojeto de lei de proteção de dados pessoais/ Contribuição do ITS para o debate público RIO DE JANEIRO 2015 Anteprojeto de lei de proteção de dados pessoais/ Contribuição do ITS para o debate público APL DE DADOS Resumo Esta é uma contribuição do ITS ao debate público sobre o anteprojeto

Leia mais

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização Juliana Ferreira Universidade Estadual Paulista UNESP- Araraquara E-mail: juliana.ferreiraae@gmail.com Silvio Henrique

Leia mais

A INICIATIVA QUE VAI LEVAR SEGURANÇA, CONHECIMENTO E BEM-ESTAR À SUA CIDADE

A INICIATIVA QUE VAI LEVAR SEGURANÇA, CONHECIMENTO E BEM-ESTAR À SUA CIDADE A INICIATIVA QUE VAI LEVAR SEGURANÇA, CONHECIMENTO E BEM-ESTAR À SUA CIDADE APRESENTAÇÃO SEGURANÇA UM DIREITO DE TODOS Conviver em segurança é um direito de todos e é dever do poder público garanti-lo.

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Fácil e comum é se ouvir uma empresa levantar a bandeira do fluxo de informação com seus diversos públicos, inclusive o interno. A este, a maioria das empresas enaltece com orgulho um setor específico,

Leia mais

Projeto Incubadora no SecondLife

Projeto Incubadora no SecondLife Projeto Incubadora no SecondLife Motivação do Projeto Ilhas de produção de conteúdo de qualidade no Second Life Um dos problemas encontrados atualmente na Internet é a enorme quantidade de conteúdos de

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Hábitos de Navegação na Internet: será que nossos alunos e educadores navegam com segurança na Internet no Estado da Paraíba?

Hábitos de Navegação na Internet: será que nossos alunos e educadores navegam com segurança na Internet no Estado da Paraíba? RELATÓRIO DA PESQUISA ONLINE NO ESTADO DA PARAÍBA: Hábitos de Navegação na Internet: será que nossos alunos e educadores navegam com segurança na Internet no Estado da Paraíba? REALIZAÇÃO: SaferNet Brasil

Leia mais

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO)

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Parte: 1 Prof. Cristóvão Cunha Objetivos de aprendizagem

Leia mais

Manual de Mídia. Escrevendo notícias. Volume 1. Equipe Regional de Imagem e Comunicação - RS. www.escoteirosrs.org.br

Manual de Mídia. Escrevendo notícias. Volume 1. Equipe Regional de Imagem e Comunicação - RS. www.escoteirosrs.org.br Manual de Mídia Volume 1 Escrevendo notícias Equipe Regional de Imagem e Comunicação - RS www.escoteirosrs.org.br MANUAL DE MÍDIA Volume 1 ESCREVENDO NOTÍCIAS 1ª Edição 2013 ELABORAÇÃO DE TEXTOS Rodrigo

Leia mais

Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos

Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos O pedagogo David Bomfin, 50 anos, deixou, há algum tempo, de

Leia mais

Teoria Geral da Administração II

Teoria Geral da Administração II Teoria Geral da Administração II Livro Básico: Idalberto Chiavenato. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7a. Edição, Editora Campus. Material disponível no site: www..justocantins.com.br 1. EMENTA

Leia mais

MBA MARKETING DE SERVIÇOS. Turma 19. Curso em Ambiente Virtual

MBA MARKETING DE SERVIÇOS. Turma 19. Curso em Ambiente Virtual MBA MARKETING DE SERVIÇOS Turma 19 Curso em Ambiente Virtual São Paulo, 1 de Setembro de 2011 1. Apresentação O MBA em Marketing de Serviços, coordenado pelos Professores Marcos Cortez Campomar e Geraldo

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Curso de Engenharia de Produção NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Curso de Engenharia de Produção NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Viçosa, Minas Gerais 2014 1 INTRODUÇÃO As atividades complementares, inseridas no projeto pedagógico, têm por finalidade proporcionar

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

DISCURSO SOBRE LEVANTAMENTO DA PASTORAL DO MIGRANTE FEITO NO ESTADO DO AMAZONAS REVELANDO QUE OS MIGRANTES PROCURAM O ESTADO DO AMAZONAS EM BUSCA DE

DISCURSO SOBRE LEVANTAMENTO DA PASTORAL DO MIGRANTE FEITO NO ESTADO DO AMAZONAS REVELANDO QUE OS MIGRANTES PROCURAM O ESTADO DO AMAZONAS EM BUSCA DE DISCURSO SOBRE LEVANTAMENTO DA PASTORAL DO MIGRANTE FEITO NO ESTADO DO AMAZONAS REVELANDO QUE OS MIGRANTES PROCURAM O ESTADO DO AMAZONAS EM BUSCA DE MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA DEPUTADO MARCELO SERAFIM

Leia mais

coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - t t o y ç r n s s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - t t o y ç r n s s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. Vocês acham possam a coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - cer d o t t o a r que ga cr ia n y ç a s s? Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora

Leia mais

O advento das mídias sociais digitais e o mercado de trabalho para o profissional de relações públicas

O advento das mídias sociais digitais e o mercado de trabalho para o profissional de relações públicas O advento das mídias sociais digitais e o mercado de trabalho para o profissional de relações públicas Julie Caroline de Alcântara Universidade do Sagrado Coração, Bauru/SP E-mail: juliealcantara.31@gmail.com

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Jogos. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti

Jogos. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti Jogos Redes Sociais e Econômicas Prof. André Vignatti Teoria dos Jogos Neste curso, queremos olhar para redes a partir de duas perspectivas: 1) uma estrutura subjacente dos links de conexão 2) o comportamentos

Leia mais

RELACIONAMENTO JURÍDICO DO ESTADO BRASILEIRO COM INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS, NO QUE CONCERNE À EDUCAÇÃO

RELACIONAMENTO JURÍDICO DO ESTADO BRASILEIRO COM INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS, NO QUE CONCERNE À EDUCAÇÃO RELACIONAMENTO JURÍDICO DO ESTADO BRASILEIRO COM INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS, NO QUE CONCERNE À EDUCAÇÃO GEORGE DE CERQUEIRA LEITE ZARUR Consultor Legislativo da Área XV Educação, Desporto, Bens Culturais,

Leia mais

ser alcançada através de diferentes tecnologias, sendo as principais listadas abaixo: DSL (Digital Subscriber Line) Transmissão de dados no mesmo

ser alcançada através de diferentes tecnologias, sendo as principais listadas abaixo: DSL (Digital Subscriber Line) Transmissão de dados no mesmo 1 Introdução Em 2009, o Brasil criou o Plano Nacional de Banda Larga, visando reverter o cenário de defasagem perante os principais países do mundo no setor de telecomunicações. Segundo Ministério das

Leia mais

Avanços na transparência

Avanços na transparência Avanços na transparência A Capes está avançando não apenas na questão dos indicadores, como vimos nas semanas anteriores, mas também na transparência do sistema. Este assunto será explicado aqui, com ênfase

Leia mais

1.3. Planejamento: concepções

1.3. Planejamento: concepções 1.3. Planejamento: concepções Marcelo Soares Pereira da Silva - UFU O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência

Leia mais

Hiperconexão. Micro-Revoluções. Não-dualismo

Hiperconexão. Micro-Revoluções. Não-dualismo ESTUDO SONHO BRASILEIRO APRESENTA 3 DRIVERS DE COMO JOVENS ESTÃO PENSANDO E AGINDO DE FORMA DIFERENTE E EMERGENTE: A HIPERCONEXÃO, O NÃO-DUALISMO E AS MICRO-REVOLUÇÕES. -- Hiperconexão 85% dos jovens brasileiros

Leia mais

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000)

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) Ao longo do tempo as organizações sempre buscaram, ainda que empiricamente, caminhos para sua sobrevivência, manutenção e crescimento no mercado competitivo.

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

SEMANA 3 A CONTRIBUIÇAO DOS ESTUDOS DE GÊNERO

SEMANA 3 A CONTRIBUIÇAO DOS ESTUDOS DE GÊNERO SEMANA 3 A CONTRIBUIÇAO DOS ESTUDOS DE GÊNERO Autor (unidade 1 e 2): Prof. Dr. Emerson Izidoro dos Santos Colaboração: Paula Teixeira Araujo, Bernardo Gonzalez Cepeda Alvarez, Lívia Sousa Anjos Objetivos:

Leia mais

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS.

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS. CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS DAURIMAR PINHEIRO LEÃO (depoimento) 2014 CEME-ESEF-UFRGS FICHA TÉCNICA Projeto:

Leia mais

LANXESS AG. Rainier van Roessel Membro da Diretoria. Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã. Painel 1 Discurso de Abertura

LANXESS AG. Rainier van Roessel Membro da Diretoria. Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã. Painel 1 Discurso de Abertura LANXESS AG Rainier van Roessel Membro da Diretoria Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã Painel 1 Discurso de Abertura LANXESS Rubber Day São Paulo (Favor verificar em relação à apresentação) 23

Leia mais

CONCEITO E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO DIREITO ECONÔMICO CONCEITO DE DIREITO ECONÔMICO SUJEITO - OBJETO

CONCEITO E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO DIREITO ECONÔMICO CONCEITO DE DIREITO ECONÔMICO SUJEITO - OBJETO CONCEITO E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO DIREITO ECONÔMICO CONCEITO DE DIREITO ECONÔMICO SUJEITO - OBJETO CONCEITO DIREITO ECONÔMICO É O RAMO DO DIREITO QUE TEM POR OBJETO A JURIDICIZAÇÃO, OU SEJA, O TRATAMENTO

Leia mais

Um produto para jogar um conteúdo matemático e estudar um jogo social

Um produto para jogar um conteúdo matemático e estudar um jogo social Um produto para jogar um conteúdo matemático e estudar um jogo social 1 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 OBJETIVOS... 4 3 DESENVOLVIMENTO... 5 4 CONCLUSÃO... 11 5 REFERÊNCIA... 11 TABELA DE FIGURAS Figura

Leia mais

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL MOHAMED HABIB* & GIOVANNA FAGUNDES** * Professor Titular, IB, UNICAMP ** Aluna

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

Patrocínio Institucional Parceria Apoio

Patrocínio Institucional Parceria Apoio Patrocínio Institucional Parceria Apoio InfoReggae - Edição 71 A Gestão Social no Brasil 13 de Fevereiro de 2015 O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura

Leia mais

medida. nova íntegra 1. O com remuneradas terem Isso é bom

medida. nova íntegra 1. O com remuneradas terem Isso é bom Entrevista esclarece dúvidas sobre acúmulo de bolsas e atividadess remuneradas Publicada por Assessoria de Imprensa da Capes Quinta, 22 de Julho de 2010 19:16 No dia 16 de julho de 2010, foi publicada

Leia mais

Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você

Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você A fim de criar, controlar, gerenciar sua reputação online e construir a carreira que você deseja, alguns ações são necessárias. A primeira

Leia mais

Módulo 1. Introdução. 1.1 O que é EAD?

Módulo 1. Introdução. 1.1 O que é EAD? Módulo 1. Introdução Cada vez mais o mundo social e do trabalho necessitam de sujeitos capazes de fazer a diferença através de suas ações e atitudes. A utilização do ambiente virtual, como meio de interação

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

Família. Escola. Trabalho e vida econômica. Vida Comunitária e Religião

Família. Escola. Trabalho e vida econômica. Vida Comunitária e Religião Família Qual era a profissão dos seus pais? Como eles conciliavam trabalho e família? Como era a vida de vocês: muito apertada, mais ou menos, ou viviam com folga? Fale mais sobre isso. Seus pais estudaram

Leia mais

II TEXTO ORIENTADOR 1. APRESENTAÇÃO

II TEXTO ORIENTADOR 1. APRESENTAÇÃO II TEXTO ORIENTADOR 1. APRESENTAÇÃO A III Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência acontece em um momento histórico dos Movimentos Sociais, uma vez que atingiu o quarto ano de ratificação

Leia mais

OS PROCESSOS DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL EM UM DESENHO CONTEMPORÂNEO

OS PROCESSOS DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL EM UM DESENHO CONTEMPORÂNEO OS PROCESSOS DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL EM UM DESENHO CONTEMPORÂNEO Karen Ramos Camargo 1 Resumo O presente artigo visa suscitar a discussão acerca dos processos de trabalho do Serviço Social, relacionados

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS Junho, 2006 Anglo American Brasil 1. Responsabilidade Social na Anglo American Brasil e objetivos deste Manual Já em 1917, o Sr. Ernest Oppenheimer, fundador

Leia mais

Porque evitar o "NÃO" e a linguagem negativa. M. H. Lorentz

Porque evitar o NÃO e a linguagem negativa. M. H. Lorentz Porque evitar o "NÃO" e a linguagem negativa. M. H. Lorentz A linguagem tem por objetivo a comunicação entre os seres humanos, portanto quanto mais precisa for a linguagem, melhor será o resultado de nossa

Leia mais

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund*

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1 Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1. Suporte para lideranças Discuta que ajuda os líderes podem necessitar para efetuar o seu papel efetivamente. Os seguintes podem fornecer lhe algumas idéias:

Leia mais

como a arte pode mudar a vida?

como a arte pode mudar a vida? como a arte pode mudar a vida? LONGE DAQUI, AQUI MESMO 1 / 2 Longe daqui, aqui mesmo 1 Em um caderno, crie um diário para você. Pode usar a escrita, desenhos, recortes de revista ou jornais e qualquer

Leia mais

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é:

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: a capacidade individual ou social para manter uma orientação constante, imutável, qualquer que seja a complexidade de uma situação

Leia mais

Shusterman insere cultura pop na academia

Shusterman insere cultura pop na academia São Paulo, quinta, 21 de maio de 1998 Shusterman insere cultura pop na academia PATRICIA DECIA da Reportagem Local O filósofo americano leva a cultura pop à academia. Em "Vivendo a Arte - O Pensamento

Leia mais

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Moysés Kuhlmann :A educação da criança pequena também deve ser pensada na perspectiva de

Leia mais

Richard Uchôa C. Vasconcelos. CEO LEO Brasil

Richard Uchôa C. Vasconcelos. CEO LEO Brasil Richard Uchôa C. Vasconcelos CEO LEO Brasil O tema hoje é engajamento, vamos falar de dez maneiras de engajar o público em treinamentos a distância. Como vocês podem ver, toda a minha apresentação está

Leia mais

MARKETING E A NATUREZA HUMANA

MARKETING E A NATUREZA HUMANA MARKETING E A NATUREZA HUMANA Prof. Franklin Marcolino de Souza, M.Sc. Slide 07 Introdução O que é preciso para que algo faça sucesso? Dito de outra forma: o que é preciso para que algo (uma idéia, uma

Leia mais

A importância da Senha. Mas por que as senhas existem?

A importância da Senha. Mas por que as senhas existem? 1 A importância da Senha Atualmente a quantidade de sistemas (Bancos, E-mail, Intranet, Rede Local etc) que precisamos utilizar no dia-a-dia é extremamente grande e ao mesmo tempo acaba sendo um tanto

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Regina Luzia Corio de Buriasco * UEL reginaburiasco@sercomtel.com.br Magna Natália Marin Pires* UEL magna@onda.com.br Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino*

Leia mais

Unidade II FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL. Prof. José Junior

Unidade II FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL. Prof. José Junior Unidade II FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL Prof. José Junior O surgimento do Serviço Social O serviço social surgiu da divisão social e técnica do trabalho, afirmando-se

Leia mais

Alunos de 6º ao 9 anos do Ensino Fundamental

Alunos de 6º ao 9 anos do Ensino Fundamental Alunos de 6º ao 9 anos do Ensino Fundamental Resumo Este projeto propõe a discussão da Década de Ações para a Segurança no Trânsito e a relação dessa com o cotidiano dos alunos, considerando como a prática

Leia mais

contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas, e a PEC 63, que resgata o ATS.

contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas, e a PEC 63, que resgata o ATS. Neste ano histórico em que completa 60 anos de vitoriosa trajetória associativa, a Amagis é agraciada ao ser escolhida para sediar, novamente, onze anos depois, outro importante encontro integrativo como

Leia mais

A árvore das árvores

A árvore das árvores A árvore das árvores Resumo O documentário apresenta os múltiplos usos do carvalho para as sociedades, desde tempos remotos até os dias de hoje; além de retratar lendas e histórias sobre essas árvores

Leia mais

O passo a passo da participação popular Metodologia e diretrizes

O passo a passo da participação popular Metodologia e diretrizes O passo a passo da participação popular Metodologia e diretrizes Com o objetivo de garantir a presença da população na construção e no planejamento de políticas públicas, o Governo de Minas Gerais instituiu

Leia mais

OBSERVADOR POLÍTICO. observadorpolitico.org.br. 15 razões por trás do sucesso de UMA. que está ajudando a promover e. www.medialogue.com.

OBSERVADOR POLÍTICO. observadorpolitico.org.br. 15 razões por trás do sucesso de UMA. que está ajudando a promover e. www.medialogue.com. observadorpolitico.org.br www.medialogue.com.br MÍDIAS SOCIAIS E POLÍTICA 15 razões por trás do sucesso de UMA PLATAFORMA COLABORATIvA que está ajudando a promover e reinventar O DEBATE POLÍTICO NO BRASIL

Leia mais