GABRIELLA NERCOLINI KARINE MARA PEDRON NÍVEL DE ANSIEDADE AO TRATAMENTO ODONTOLÓGICO: ESTUDO COM ADULTOS EM SITUAÇÃO CLÍNICA.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GABRIELLA NERCOLINI KARINE MARA PEDRON NÍVEL DE ANSIEDADE AO TRATAMENTO ODONTOLÓGICO: ESTUDO COM ADULTOS EM SITUAÇÃO CLÍNICA."

Transcrição

1 UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE ODONTOLOGIA GABRIELLA NERCOLINI KARINE MARA PEDRON NÍVEL DE ANSIEDADE AO TRATAMENTO ODONTOLÓGICO: ESTUDO COM ADULTOS EM SITUAÇÃO CLÍNICA. Itajaí (SC), 2011

2 1 GABRIELLA NERCOLINI KARINE MARA PEDRON NÍVEL DE ANSIEDADE AO TRATAMENTO ODONTOLÓGICO: ESTUDO COM ADULTOS EM SITUAÇÃO CLÍNICA. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para obtenção do título de cirurgião-dentista pelo Curso de Odontologia da Universidade do Vale do Itajaí. Orientadora: Profª. Elisabete RabaldoBottan. Itajaí (SC), 2011.

3 2 GABRIELLA NERCOLINI KARINE MARA PEDRON NÍVEL DE ANSIEDADE AO TRATAMENTO ODONTOLÓGICO: ESTUDO COM ADULTOS EM SITUAÇÃO CLÍNICA. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para obtenção do título de cirurgião-dentista, Curso de Odontologia da Universidade do Vale do Itajaí, aos XX dias do mês de setembro do ano de dois mil e onze, é considerado aprovado. 1. Profª MSc Elisabete RabaldoBottan (Presidente) Curso de Odontologia da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) 2 Profª Dra. Silvana Marchiori de Araújo Curso de Odontologia da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) 3. Prof. MSc José Agostinho Blatt Curso de Odontologia da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

4 3 DEDICATÓRIA A Deus, pela nossa existência e por tudo o que nos rodeia, sobretudo pela prerrogativa que nos foi concedida de estarmos apresentando o conhecimento que adquirimos através do estudo, da observação e da experiência conscientemente realizada. Aos nossos pais, pelo sonho que realizamos agora, por todo amor, carinho, estímulo e compreensão que mesmo distantes acompanharam e torceram juntos para que este dia chegasse. Acreditamos que esta é a hora para dizermos o quanto nós os amamos e é com muito orgulho que dizemos: meu Pai e minha Mãe, obrigada. A vocês dedicamos esta conquista com a mais profunda gratidão. Amamos muito vocês. Aos nossos irmãos, neste momento sabemos que não basta somente agradecermos. Vocês são presença constante em todos os momentos de nossas vidas. As alegrias de hoje também são suas, pois o seu carinho e amor fazem parte desta vitória. Amamos vocês. Aos nossos avós, o nosso profundo respeito, por compartilharem nossos ideais e alimentarem nossos sonhos, pela maneira especial que contribuíram para nosso crescimento e amadurecimento. Nosso carinho é especial por vocês. Muito obrigada, amamos vocês. Aos nossos noivos, companheiros de todos momentos, em vocês encontramos força e incentivo para continuar, ainda que sofrendo com suas ausências, quando o dever dos estudos nos chamavam, e ainda assim souberam respeitar e valorizar nossos esforços. As alegrias de hoje também são suas, pois seu amor foi muito importante nessa vitória. Amamos vocês

5 4 AGRADECIMENTOS À Professora Elisabete RabaldoBottan. Sabemos que a vitória não foi só nossa, porque ao nosso lado caminhava alguém que acreditou, compartilhou nossos ideais, nos compreendeu, incentivou. Hoje, podemos perceber o quanto foi importante cada sorriso, cada beijo, cada abraço que nos foram oferecidos sem esperar nada em troca. Nosso agradecimento verdadeiro a você que não poupou esforços para que o sorriso que hoje trazemos no rosto fosse possível. Aos Professores da Banca Avaliadora, Professora Silvana e Professor José Agostinho Blatt, obrigada por gentilmente nos cederem parte de seus preciosos tempos, avaliando e trazendo importantes colaborações para a melhoria deste trabalho. Aos nossos amigos, Hoje, vibramos juntos, não porque vencemos sozinhos, mas porque juntos conquistamos mais um desafio em nossas vidas. Muito obrigada. Aos funcionários A cada um de vocês, toda a nossa gratidão pela participação em nossa vida acadêmica. Muito obrigada. Expressamos o reconhecimento e gratidão aos que, de um jeito ou de outro, contribuíram para que este trabalho pudesse ser realizado.

6 5 NÍVEL DE ANSIEDADE AO TRATAMENTO ODONTOLÓGICO: ESTUDO COM ADULTOS EM SITUAÇÃO CLÍNICA. Acadêmicas: Gabriella NERCOLINI; Karine Mara PEDRON Orientadora: Profa. Elisabete Rabaldo BOTTAN Defesa: setembro de 2011 Resumo O temor ao tratamento odontológico gera um problema cíclico e influencia no limiar da percepção dolorosa. Consequentemente, a ansiedade e a fuga ao tratamento odontológico se exacerbam, influenciando na qualidade de vida das pessoas. Com o objetivo de conhecer o perfil do paciente em atendimento odontológico quanto ao grau de ansiedade dentária, foi conduzida uma pesquisa descritiva do tipo transversal. A população-alvo foi constituída por pacientes que se encontravam em sala de espera de uma clínica odontológica particular, de Florianópolis (Santa Catarina). A coleta de dados foi efetuada através da aplicação de um questionário constituído por duas partes. A primeira parte caracterizava o paciente quanto ao gênero, idade, grau de escolaridade. A segunda parte constava de uma adaptação da Dental Anxiety Scale. A análise dos dados foi do tipo descritivo, através da distribuição de frequência relativa. Foram avaliados 94 pacientes; a maioria era do gênero feminino e com idade igual ou superior a 51 anos. A pontuação média do grupo avaliado quanto à ansiedade foi 6,2, classificando-o num nível de baixa ansiedade. A frequência de mulheres portadoras de ansiedade foi maior, quando comparada àquela dos homens. Os sujeitos mais velhos apresentaram graus mais elevados de ansiedade quando comparados aos mais jovens. Concluiu-se que o perfil de ansiedade ao tratamento odontológico no grupo investigado é similar ao relatado pela maioria dos estudos em diferentes contextos sócio-culturais. Palavras-chave: Ansiedade ao Tratamento Odontológico; Relações Dentista-Paciente; Saúde Bucal.

7 6 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO REVISÃO DE LITERATURA MATERIAS E MÉTODOS RESULTADOS DISCUSSÃO CONCLUSÃO REFERÊNCIAS APÊNDICE... 47

8 7 1 INTRODUÇÃO As reações ansiosas são uma forma fundamental de resposta do ser humano a determinadas circunstâncias que ameacem a integridade física ou a própria sobrevivência. Ansiedade e medo estão intimamente relacionados, diferindo apenas em intensidade. Quando estes sentimentos ocorrem relacionados ao tratamento odontológico recebem o nome de ansiedade ou fobia odontológica. Ir ao dentista, conforme uma investigação conduzida por Malamed, em 1996, (apud ROCHA et al., 2000), foi identificado como sendo o segundo temor mais freqüente na população em geral. O temor ao tratamento odontológico gera um problema cíclico, além do que influencia no limiar da percepção dolorosa. Consequentemente, a ansiedade e a fuga ao tratamento odontológico se exacerbam, influenciando na qualidade de vida destas pessoas. (EITNER et al., 2006; ACHARYA, 2008b; FACCO, ZANETTI; MANANI, 2008; CROFTS-BARNES et al., 2010; OLIVEIRA et al., 2010; HUMPHRIS; KING, 2011) A reversão deste quadro requer intervenções de diferentes enfoques, entre as quais estão as comportamentais, através tranquilização verbal, e os métodos farmacológicos, mediante uso de sedação consciente. Neste sentido, o papel do dentista é fundamental, pois, o tipo de comunicação interpessoal (paciente/profissional) que se estabelece por ocasião da consulta poderá trazer inúmeros benefícios para a saúde bucal. Daí a importância de que, ao longo da formação profissional, os acadêmicos possam conhecer detalhadamente o fenômeno de ansiedade ao tratamento odontológico bem como as estratégias que minimizem os impactos deste fenômeno. Frente à importância da temática e à necessidade de se buscar respostas a estes e outros questionamentos, optamos pela realização de um estudo para investigar a ansiedade ao tratamento odontológico junto a pacientes em situação clínica.

9 8 2 REVISÃO DA LITERATURA Conforme Moraes (2003), os pacientes temem o desconhecido e os procedimentos a que serão submetidos durante o tratamento odontológico. Esse temor poderá ser ameno ou intenso, conforme forem suas antigas experiências. A redução deste temor está vinculada ao modo como o cirurgiãodentista trata seu paciente; ele deve ouvir e compreender. O fato de ser atendido de forma mais calma e humana, já torna o paciente mais cooperativo. Se o próprio cirurgião-dentista concorre para minimizar o medo de seus pacientes frente aos procedimentos clínicos, a valorização da sua imagem vai ser fortalecida, solidificando a sua credibilidade profissional, além de aumentar a confiança entre profissional e paciente. Quando os pacientes medrosos faltam às consultas, especialmente sem avisar, há vários tipos de perdas, tanto nos consultórios privados como nos públicos. Neste sentido, novos recursos, de preferência naturais, que contribuam para a solução desta problemática, são bem vindos. Vários e novos recursos terapêuticos estão sendo experimentados e aplicados para solucionarem o medo depois que este se encontra instalado. Entre eles, estão: as técnicas de relaxamento, a hipnose, as terapias de grupo educativas e a terapia com Florais de Bach. A odontologia não poderá ficar restrita sempre aos parâmetros técnicos ou alopáticos, pois a terapia medicamentosa, com substâncias ansiolíticas, não melhora muito o quadro dos pacientes fóbicos, além do que, pode ter efeitos desagradáveis, como xerostomia. Faria e Medeiros (2004) identificaram a relação entre o grau de ansiedade e as seguintes variáveis: gênero, faixa etária e grau de escolaridade, em indivíduos residentes na região de abrangência da UNIVALI. A populaçãoalvo foi constituída por pacientes em atendimento nas clínicas dos diferentes cursos da área da saúde da UNIVALI (Campus I), pacientes das Unidades de Saúde de Itajaí e de Balnéario Camboriú, professores, acadêmicos e funcionários do Campus I. Os sujeitos da pesquisa foram distribuídos nas seguintes faixas etárias: de 18 a 34 anos; e de 50 ou mais anos. Também, foram classificados segundo o nível de escolaridade. Para a determinação do

10 9 grau de ansiedade adotaram uma modificação da escala Dental AnxietyScale (DAS). A maioria (49,3%) se classificou no nível baixo de ansiedade ao tratamento odontológico. Com relação ao sexo, as mulheres foram mais ansiosas que os homens. Em relação à faixa etária, os indivíduos mais jovens eram mais ansiosos do que os mais velhos. Os resultados apontaram que 81,2% dos sujeitos afirmam ter consultado o dentista nos últimos dois anos. A consulta preventiva foi a mais freqüente em indivíduos mais jovens, independente do sexo e grau de escolaridade. Os autores concluíram que o percentual de sujeitos ansiosos ao tratamento odontológico obtido na investigação foi alto. Gênero, idade e nível de escolaridade, na população pesquisada, foram fatores que exerceram influência no nível de ansiedade. Sujeitos do sexo feminino, mais jovens e de baixo nível de escolaridade são os que mais evidenciam ansiedade ao tratamento odontológico. Para Maniglia-Ferreira et al. (2004), a ocorrência da ansiedade odontológica, independentemente dos aspectos sociais e do comportamento de evitar o tratamento odontológico, apresenta características universais sendo que os indivíduos ansiosos são sensivelmente influenciados pelo sentimento de medo. Os pesquisadores avaliaram a ansiedade ao tratamento odontológico por meio da Escala de Ansiedade Dental (DAS) proposta por Corah e modificado por Rosa e Ferreira. Este estudo transversal foi desenvolvido com a população que busca o tratamento odontológico na Clínica Integrada de Odontologia da Universidade de Fortaleza. Foram aplicados questionários a 300 pacientes, sendo 150 homens e 150 mulheres escolhidos aleatoriamente. Na população estudada, 18% foram considerados ansiosos; não foram encontradas correlações entre aspectos sociais e nível de ansiedade, nem quanto à escolaridade; pacientes ansiosos evitavam frequentemente o tratamento odontológico, independentemente do seu nível social ou escolaridade. Marquez-Rodriguez et al. (2004) afirmaram que medo e ansiedade são sentidos por muitos pacientes, sendo um motivo para não irem ao dentista de forma regular. A ansiedade e os medos dentais devem ser considerados como padrões multidimensionais e comportamentos que resultam numa relação negativa para com o tratamento odontológico. Os fatores mais relacionados com o aumento da ansiedade e do medo são: a conduta de medo apreendida

11 10 do modelo familiar; o sexo feminino parece sentir mais medo e ansiedade; as crianças e jovens são mais ansiosos e medrosos; experiências desagradáveis prévias, especialmente durante a infância; fatores socioeconômicos; tempo de espera prolongado antes da consulta; número excessivo de pacientes na sala de espera, transparecendo ao paciente que o tratamento é realizado com pressa; sessões de tratamentos de longa duração. O conceito universalmente mais aceito de ansiedade se refere a um complexo padrão de condutas associadas a uma ativação fisiológica que ocorre em resposta a estímulos internos e externos que podem aparecer antes e depois dos procedimentos odontológicos. O medo pode ser definido como uma perturbação angustiosa do ânimo perante uma situação perigosa real ou imaginária. A ansiedade se apresenta de maneira antecipada ao tratamento. Os medos têm um caráter contemporâneo ao tratamento, têm uma relação imediata com o tratamento odontológico. A ansiedade e os medos dentais afetam negativamente a viabilidade do tratamento odontológico e repercutem de forma desfavorável na saúde dental da população. A ansiedade ante o tratamento odontológico cria seu próprio ciclo vicioso, em que a evasão do tratamento dental gera um mal estado de saúde bucal, reduzindo a autoestima dos indivíduos e impedindo a obtenção de uma qualidade de vida adequada. Nesse estudo foi analisado o medo ao tratamento odontológico em uma amostra de 399 sujeitos, com idades entre 10 e 80 anos, de ambos os sexos, que procuram a consulta odontológica na Unidade de Saúde Pública de Lepe (Huelva), durante os meses de março a maio de Foi utilizado para coleta de dados um questionário composto por 20 itens abordando atividades e experiências relacionadas com a consulta odontológica. Os itens geradores de medo mais destacadas foram: possibilidade de receber transmissão de infecções pelos instrumentos (57%) e rompimento ou corte dos lábios com algum instrumento (48,2%). Outro aspecto que suscita temor nos pacientes, só que em menor medida, é o tratamento humano inadequado, ou seja, a possibilidade de ser atendido por um dentista que está de mau humor, mal educado ou que seja brusco. As atividades vividas durante o tratamento que provocavam mais medo foram atuações terapêuticas que geram ou possibilitam dano físico ao indivíduo, quais sejam: ver, ouvir ou sentir o motor de alta rotação, a agulha e o sangue.

12 11 Pacini e D el Rey (2005) verificaram a prevalência de fobia ao tratamento odontológico, ao longo da vida das pessoas com, bem como o impacto deste transtorno na saúde bucal. O estudo foi realizado com residentes do bairro de Moema na cidade de São Paulo, de ambos os sexos e maiores de 15 anos. Para todos os entrevistados, independente se preenchiam os critérios para fobia ou não, foi perguntado há quanto tempo eles não iam ao dentista. A pesquisa foi realizada no período de janeiro a março de Foram entrevistados 756 moradores, com idades entre 15 e 76 anos. Vinte e um entrevistados foram classificados cmo portadores de fobia ao tratamento odontológico, específica do tipo sangue-injeção-ferimentos ao longo da vida. Onze entrevistados com fobia relataram que seu medo de ir ao dentista era devido à possível dor causada pela broca odontológica; quatro disseram ter medo da anestesia; seis relataram que o medo da broca e da anestesia juntamente os impedia de ir ao dentista. Em relação à idade do início da fobia ao tratamento odontológico, a idade média foi de 12 anos. Neste grupo, a maior prevalência foi entre as mulheres (76,2%). Em relação às raças, as pessoas negras (42,8%) apresentaram uma maior prevalência em comparação às outras raças. Pessoas casadas (52,3%) com idade entre 25 e 34 anos com ensino fundamental completo e com atividades exclusivamente domésticas também apresentaram maior prevalência no quadro fóbico. Um achado importante deste estudo foi em relação ao tempo que as pessoas com fobia dental demoraram, em média, para realizarem as consultas odontológicas, ou seja, 19 anos. As pessoas não fóbicas demoram, em média, 3 anos para as consultas. É papel da odontologia e da psiquiatria um melhor reconhecimento deste distúrbio, para minimizar os prejuízos que este tipo de fobia impõe à saúde bucal das pessoas acometidas. Lima-Alvarez e Casanova-Rivero (2006) relataram que o comportamento dos indivíduos afeta a saúde oral de modo positivo, ou negativo. Na odontologia, o medo e a ansiedade são praticamente são indistinguíveis. Na literatura, porém, predomina o termo ansiedade dental. A ansiedade dental descreve apreensão mais profunda que interfere com o tratamento rotineiro e requer uma atenção especial. Estima-se que entre 10 e 15% da população tem ou sente ansiedade quando tem que ir ao dentista, o que pode induzir a cancelar ou adiar a consulta, o que pode acarretar efeitos negativos à saúde.

13 12 Estudos mostram que 31,5% dos japoneses preferem atrasar as consultas com os dentistas devido ao medo que provoca o tratamento dental. Alguns autores não têm encontrado diferenças significativas quanto ao sexo, na definição de níveis de ansiedade. Outros indicam alto grau de ansiedade em mulheres, quando comparadas com os homens. A causa destas diferenças pode ser atribuída à alta porcentagem de mulheres que responde aos inquéritos e, também, aos aspectos de aceitação social, que definem que as mulheres expressam de forma mais aberta seus sentimentos. As crianças têm maior sensação de medo que os adultos. O temor e a ansiedade frente ao tratamento odontológico são problemas freqüentes nas crianças e adolescentes. Os adultos entre 40 e 50 anos mostram mais temor que os de outros grupos de idade e à medida que aumenta a idade os pacientes se mostram mais temerosos já que podem ter vivenciado maior número de tratamentos odontológicos. As barreiras à consulta odontológica estão relacionadas às experiências passadas e antecedentes psicossociais do paciente. O medo depende, em grande parte, da preparação e experiência do profissional, porém, também, pode estar condicionado por influências familiares e sociais. Melhorar a relação paciente-profissional e oferecer atenção, competência, serenidade, responsabilidade e fidelidade frente aos pacientes são aspectos importantes na redução dos impactos ocasionados pela ansiedade. O profissional tem enorme responsabilidade na prevenção da ansiedade. O objetivo do estudo de Chaves et al. (2006) foi estimar a prevalência de ansiedade ao tratamento odontológico entre pacientes da Clínica Integrada da Faculdade de Odontologia de Araraquara, UNESP. A amostra foi composta por 60 pacientes tomados de forma não-probabilística. Como instrumento de medida, foi utilizado um formulário com questões para avaliação da ansiedade segundo a escala proposta por Corah, traduzida para o português. Os dados foram descritos em forma de distribuição de frequências e as associações entre nível de ansiedade e sexo, idade, renda e educação foram analisadas pelo testedequi-quadrado (χ2). A prevalência de ansiedade foi observada em 95% dos pacientes; a maioria (53,3%) apresentou nível moderado, 25% ansiedade baixa e 16,7% exacerbada. Pelo teste do qui-quadrado, foi identificada associação significativa entre ansiedade e sexo (p = 0,001) e não-significativa para idade (p = 0,754), renda (p = 0,307) e nível de instrução (p = 0,711). O

14 13 período de retorno ao tratamento odontológico a cada 6 meses foi observado em apenas 2 pacientes (3,3%), enquanto 40% dos pacientes procuraram por atendimento apenas em situações de dor. Entre os procedimentos que mais incomodaram os pacientes estão os que envolvem o motor de alta rotação e o cirurgião, correspondendo a 21,7% em cada situação. Vinte por cento da amostra não se sentiam incomodados com qualquer procedimento odontológico, enquanto 10% referiram desconforto diante de qualquer procedimento a ser realizado. Os autores concluíram que a prevalência de ansiedade ao tratamento odontológico foi de 95% com predomínio do gênero feminino e que, entre pacientes ansiosos, o retorno ao consultório ocorreu por motivo de dor. Cogo et al. (2006) demonstraram o controle da ansiedade através de meios farmacológicos, por via oral, apresentando as características individuais dessas drogas. O Diazepam foi introduzido no mercado farmacêutico, em 1963, e é considerado o fármaco padrão do grupo, sendo ainda o ansiolítico mais empregado em procedimentos ambulatoriais. Sua metabolízação é hepática e sua eliminação é através dos rins. A dosagem usual para adultos varia de 5mg a 10 mg, geralmente, administrada uma hora antes do procedimento. Para crianças, a dosagem varia de 0,2 a 0,5mg/kg. Assim como outros ansiolíticos, o Diazepam pode produzir efeito paradoxal, em pequena quantidade. O lorazepam tem sido empregado como pré-medicação anestésica, nas dosagens que variam de 2 a 3mg em adultos e de 0,5 e 2mg em idosos e crianças. Por não produzir efeitos paradoxais, o lorazepam é considerado, por alguns autores, como o ideal para a sedação de pacientes idosos. Além do efeito sedativo, a administração de lorazepam 2mg, também, pode induzir amnésia anterógrada, definida como o esquecimento de fatos ocorridos a partir de um fato tomado como referência, o que é um benefício para muitos profissionais da Odontologia. O Alprazolam é um derivado dos benzodiazepínicos, sendo comumente empregado no tratamento da ansiedade generalizada e na síndrome do pânico. A dosagem é de 0,5 e 0,75mg, nos adultos, e 0,25 e 0,5mg, em idosos. A sedação consciente de pacientes odontológicos por meio do Alprazolam ainda não foi suficientemente testada; casos encontrados na literatura apresentam-se até certo ponto conflitantes. O Midazolan passou a ser utilizado na sedação pré-cirúrgica, suas doses

15 14 empregadas em odontologia variam de 7,5 a 15mg, em adultos, e 0,2 a 6,0 mg em crianças. O midazolam administrado por via oral, na dosagem de 0,5mg/kg, dez minutos antes do procedimento cirúrgico, também, produz amnésia anterógrada, em crianças. O Triazolam é um benzodiazepínico de curta duração, comparado ao lorazepam, é usado como medicação pré-anestésica, mas com o início mais rápido e menor tempo de recuperação. Os efeitos colaterais mais encontrados são sonolência, tontura, vertigem e problemas de coordenação motora. Com base nesta revisão, os autores concluíram que: o diazepam é indicado quando se deseja uma sedação pós-operatória mais prolongada; o midazolam é a droga de escolha para a sedação de pacientes adultos e pediátricos por produzir rápido início de ação e induzir a amnésia anterógrada; e o lorazepam é a droga mais indicada para a sedação de idosos por produzir menos efeitos paradoxais. De acordo com Eitner et al. (2006), a ansiedade ao tratamento dental pode levar à criação de estratégias de fuga da consulta odontológica. O objetivo deste trabalho foi investigar a prevalência e o relato de padrões de doenças orais de ansiedade ao tratamento odontológico, em militares jovens e adultos. Foram escolhidos aleatoriamente trezentos e setenta e quatro militares que foram submetidos aos exames de condição dental e periodontal. Foram determinados parâmetros psicológicos baseados em um protocolo que integra a Escala de Ansiedade Dental (DAS) e a Escala de Ansiedade Gatchell (GaFS= GatchellFearScale). Trinta e dois indivíduos (8,6%) apresentaram escores de DAS 13 e 14 (ansiosos) enquanto que 4,6% apresentaram escores maiores ou iguais a 15 (altamente ansiosos/fóbicos). Os mais altos valores de DAS foram encontrados entre os militares (262) com idade de 19 a 29 anos. Pacientes ansiosos apresentaram significativamente mais lesões cariosas (p<0,001). Os valores dos índices periodontais mostraram não haver diferenças significativas entre os grupos. A ansiedade resulta em uma anulação comportamental a qual somente pode ser descoberta após exames e está associada com alta morbidade decorrente de lesões cariosas e necessidade de reabilitação oral. Como a ansiedade tem influência direta na saúde oral, ela deve ser detectada e tratada mediante integração do tratamento dental com abordagem terapêutica cognitiva-comportamental.

16 15 Kanegane et al. (2006) verificaram a frequência de ansiedade e medo em um grupo de pacientes, que receberam tratamento de rotina, na Disciplina de Clínica Integrada da FOUSP, no período de novembro de 2002 a maio de Foi aplicado um questionário com perguntas sobre: frequência de visitas ao dentista antes de ser atendido pela Disciplina; motivo para as visitas; existência de algum evento causador de medo ao tratamento odontológico; situação de tratamento que mais provocava ansiedade. A ansiedade ao tratamento odontológico foi medida através da escala Modified Dental AnxietyScale (MDAS)e o medo através da GatchelFearScale (GFS). Foram entrevistados 111 pacientes, sendo 72 mulheres, com idade média de 47,3 anos, e 39 homens com idade média de 50,1 anos. A ansiedade foi encontrada em 12,6% dos pacientes. A prevalência da ansiedade encontrada foi menor que a observada em pacientes que procuravam por atendimento de urgência. Isto reforça a ideia de que pacientes ansiosos demoram mais para ir ao dentista, procurando atendimento somente nos casos de necessidade. Embora estudos demonstrem que mulheres se apresentam com mais ansiedade que os homens, neste estudo não houve diferença. A idade do paciente não influiu no nível de ansiedade e/ou medo. As situações que mais provocaram ansiedade para os pacientes em atendimento de rotina foram ser anestesiado, esperar ser atendido, exodontia e raspagem periodontal. Os autores concluíram destacando que pacientes portadores de ansiedade ou medo necessitam de uma conduta diferenciada, por parte do profissional, de modo a minimizar sua exposição aos estímulos desencadeadores destas alterações e transformar o tratamento em uma experiência positiva, desta forma contribuindo para a melhoria da saúde bucal destes indivíduos. Petry et al. (2006) afirmaram que, devido à ansiedade ao tratamento odontológico, muitas vezes, os pacientes evitam consultar o cirurgião-dentista até o momento em que sentem dor ou desconforto. Assim, a ansiedade pode levar a uma saúde bucal deficiente, perda dos dentes e também ao sentimento de vergonha e inferioridade. Neste artigo foram apresentados os resultados da mensuração dos níveis de ansiedade frente ao tratamento odontológico, em um grupo de pacientes idosos atendidos na disciplina de Odontogeriatria da Faculdade de Odontologia da UFRGS, visando. Foram entrevistados 60 idosos que aguardavam atendimento clínico. O instrumento de coleta de dados foi um

17 16 questionário abordando aspectos sobre sexo, idade, escolaridade, estado civil, local de moradia, regularidade e frequência das consultas, existência de algum cirurgião-dentista na família. Após foi aplicada a Escala de Ansiedade Odontológica (DAS); esta escala mede o nível de ansiedade do indivíduo no momento da entrevista. Foi concluído que, de modo geral, os pacientes entrevistados não foram considerados ansiosos embora se tenha encontrado um pequeno percentual de pessoas altamente ansiosas. Armfield, Stewart e Spencer (2007) realizaram uma pesquisa com base na hipótese de que num ciclo vicioso de medo odontológico existem possibilidades de o medo manter esse ciclo. Nesta pesquisa, a relação entre medo odontológico, estado de saúde oral e o uso de serviços odontológicos foram explorados. O estudo foi feito por entrevista telefônica realizado em Uma amostra aleatória de australianos com idades entre 16 ou mais anos foi selecionada a partir de 13 amostras em todos os estados e territórios australianos. Os dados foram ponderados pelas amostras e prioridade e sexo para obter estimativas da população. Pessoas com maior medo odontológico que visitaram o dentista menos vezes indicaram um maior tempo de espera antes de visitar um dentista. Maior medo odontológico foi associada a maior necessidade de tratamento odontológico, o aumento do impacto social dos problemas de saúde oral e pior autopercepção de saúde bucal. Todas as relações assumidas por um ciclo vicioso de medo odontológico foram significativas. Ao todo, 29,2% das pessoas que estavam com muito medo de ir ao dentista tinham atrasado sua consulta, pobre saúde oral e tratamento dos sintomas orientado em comparação com 11,6% de pessoas sem medo odontológico. Os resultados são consistentes com a hipótese de um ciclo vicioso de medo odontológico em que as pessoas com alto medo são mais propensas a atrasar o tratamento estendendo problemas e sintomas dentários gerando um agravamento do existente medo odontológico. No entender de Camparis e Cardoso Júnior (2007), as condições psicológicas de cada pessoa podem produzir a percepção da dor ou aumentar a estimulação dolorosa. Quando os impulsos atingem o sistema límbico, a dor é influenciada a nível emocional; inicialmente as emoções manifestadas podem ser de medo ou ira, o que representa o instinto de luta ou fuga do indivíduo. A dor pode ser acompanhada de uma sensação de desamparo, que cria um

18 17 quadro psicológico no qual o indivíduo necessita, além dos cuidados técnicos, de uma atenção profissional e familiar que vise o restabelecimento de seu equilíbrio emocional. A tensão é outro fator que influencia na percepção da dor e pode ser definida como uma resposta do indivíduo a mudanças ambientais. O stress é uma resposta do organismo frente a desafios e situações ameaçadoras ou potencialmente ameaçadoras. Se o paciente está calmo e confiante, a experiência é minimizada; se tiver irritado ou agitado, a experiência de dor é aumentada. A ansiedade nem sempre é reconhecida, por isso a compreensão que o indivíduo tem sobre uma situação produtora de dor já ocorrida e o controle que ele tem sobre essa situação são fatores que podem contribuir para aumenta ou diminuir a ansiedade. Durante o tratamento, o profissional deve dar ao seu paciente certo grau de previsibilidade de seu problema de saúde e de sua dor presente ou iminente. A falta de informações contribui para a formação de medos exagerados, que aumentam mais a ansiedade do paciente, levando a um aumento da sensibilidade ao estímulo doloroso. Gonçalves e França (2007) explicaram que ter medo ou ansiedade diante de determinadas situações, dentro de certos limites, é considerado normal. O medo geralmente ocorre diante de objeto ou situação específica ou na eminência de perigo imediato. A ansiedade pode ser caracterizada por uma sensação desagradável de tensão e apreensão. Frente a estes quadros, no consultório odontológico, o paciente pode apresentar xerostomia, taquicardia, sudorese e agitação, dificultando o procedimento para anestesia local, daí a importância do ansiolítico. Os pesquisadores estudaram o efeito de um ansiolítico em cirurgias orais menores. Foram avaliadas 34 cirurgias para implantes osseointegrados ou enxertos ósseos, em 19 indivíduos. Os pacientes foram divididos em dois grupos experimentais, aleatoriamente, sem terem conhecimento sobre qual medicação fariam uso. Para um grupo foi administrada a medicação (Ansiodorom) uma hora antes da cirurgia, por via sublingual; para o outro grupo foi administrado um placebo. Os resultados indicaram que a medicação homeopática Ansiodoron foi capaz de reduzir significativamente a ansiedade no grupo que recebeu este tratamento, quando comparado com o grupo placebo.

19 18 Conforme Possobon et al. (2007), a submissão ao tratamento odontológico tem sido relatada por muitos pacientes como uma condição geradora de estresse e de ansiedade. A sensação de ter parte de seu corpo físico invadida leva o paciente a perceber a situação como ameaçadora. O objetivo deste estudo é evidenciar a importância da aquisição de conhecimentos sobre aspectos psicológicos de interesse do profissional da Odontologia. A principal função do cirurgião-dentista é manter uma boa condição de saúde bucal de seu paciente, entretanto para que o profissional possa implementar estratégias que minimizem o estresse comumente gerado pelo tratamento e pelo ambiente do consultório, é necessário que aprenda a identificar comportamentos indicadores de ansiedade e seja capaz de estabelecer uma adequada relação com o paciente. Segundo os autores, pacientes ansiosos tendem a superestimar a dor que sentiram e a recordar-se das experiências desagradáveis com mais ansiedade do que provavelmente ocorrem. O medo de dentista pode ter contribuído, significativamente, para que os indivíduos considerem suas experiências odontológicas traumáticas e dolorosas. As experiências traumáticas vivenciadas nas primeiras consultas podem levar o indivíduo a tornar-se temeroso em relação a tratamentos subsequentes. Assim a capacitação do estudante de Odontologia para avaliar as reações do paciente e para empregar estratégias psicológicas que minimizem a ansiedade e aumentem a frequência de emissão de comportamentos colaborativos deveria ser considerada tão importante quanto a sua preparação técnica. Santos, Campos e Martins (2007) avaliaram a ansiedade e o comportamento de indivíduos adultos frente às visitas realizadas ao dentista. A amostra foi composta por 984 indivíduos, entre 14 e 93 anos, moradores da cidade de Araraquara (SP) escolhidos aleatoriamente. A idade média do grupo foi de 32 anos. As variáveis estudadas foram gênero, idade, nível de escolaridade, presença de sentimentos de medo e/ou ansiedade, frequência de consultas ao dentista e procedimento odontológico. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Em relação à questão relacionada ao gênero como fator de medo, notou-se que não houve diferença significante entre o sexo masculino e feminino. Quanto ao nível de escolaridade foi observado que a maioria possuía nível médio. Não houve relação direta entre o nível de

20 19 ansiedade e o grau de escolaridade e o gênero. A maioria (74%) afirmou não ter medo de dentista. Dentre os que afirmaram ter medo de dentista, a principal causa referida foi experiências anteriores desagradáveis; outras justificativas foram: o medo pelo barulho produzido pelo motorzinho da alta rotação, medo da agulha para anestesia. Quanto à frequência com que os participantes visitavam o dentista, 30,59% afirmaram que uma vez ao ano, 40,65% a cada 6 meses, 26,73% só quando tinham dor, 0,81% nunca foram e 1,22 uma vez ao mês. A ansiedade ou a fobia podem não somente levar a uma saúde bucal deficiente e perda dos dentes, mas também ao sentimento de vergonha e inferioridade. O tratamento endodôntico e a raspagem e polimento radicular foram considerados como os procedimentos que mais provocam ansiedade. Desta forma, os cirurgiões-dentistas necessitam encontrar formas de reduzir as exposições aos estímulos que desencadeiam a ansiedade e transformar o tratamento em uma experiência positiva. Portanto, uma maior ênfase deve ser dada às manifestações de ansiedade e medo odontológico por parte dos cirurgiões-dentistas no momento de avaliar a maneira como relatar os procedimentos a serem realizados, pois os indivíduos são relutantes e admitem seus medos, descuidando e fugindo assim da prevenção em saúde bucal. Acharya (2008a), com o objetivo de identificar os possíveis fatores e crenças que causam efeito sobre o nível e ansiedade dental, desenvolveu um estudo transversal com 482 pacientes, que estavam sob atendimento numa clínica odontológica, numa universidade da Índia. Os instrumentos de coleta de dados foram uma versão modificada da escala de avaliação da ansiedade dental, a MDAS (Modified Dental AnxietyScale), e da escala Dental BeliefsScale MDBS. Também, foram coletadas informações sobre gênero, idade, grau de instrução, profissão e experiências pregressas em relação ao tratamento odontológico. A análise dos dados demonstrou que há uma relação estatisticamente significativa entre os escores da MDAS e MDBS. Quanto à variável faixa etária, foi detectada uma relação inversa entre idade e escores da ansiedade dental. Indivíduos com baixo nível de escolaridade apresentam índices mais elevados de ansiedade. Os sujeitos que informaram mais experiências desagradáveis com o tratamento odontológico foram os que apresentaram escores altos de ansiedade e negativas crenças relacionadas à consulta odontológica.

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade?

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Texto divulgado na forma de um caderno, editorado, para a comunidade, profissionais de saúde e mídia SBMFC - 2006 Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Não? Então, convidamos você a conhecer

Leia mais

PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009. Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros

PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009. Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros 1 of 5 11/26/2010 2:57 PM Comunicação Social 26 de novembro de 2010 PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009 Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros O número de domicílios

Leia mais

ACIDENTE E INCIDENTE INVESTIGAÇÃO

ACIDENTE E INCIDENTE INVESTIGAÇÃO ACIDENTE E INCIDENTE INVESTIGAÇÃO OBJETIVOS Para definir as razões para a investigação de acidentes e incidentes. Para explicar o processo de forma eficaz a investigação de acidentes e incidentes. Para

Leia mais

CONDIÇÃO BUCAL DO IDOSO E NUTRIÇÃO: REFLEXÕES DA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA.

CONDIÇÃO BUCAL DO IDOSO E NUTRIÇÃO: REFLEXÕES DA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA. CONDIÇÃO BUCAL DO IDOSO E NUTRIÇÃO: REFLEXÕES DA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA. William Alves de Melo Júnior- UFCG-williamgeronto@gmail.com Ana Lígia Soares Amorim - UFCG - ligiamorim@globomail.com Augusto

Leia mais

PROTEÇÃO DA SAÚDE MENTAL EM SITUAÇÕES DE DESASTRES E EMERGÊNCIAS (1)

PROTEÇÃO DA SAÚDE MENTAL EM SITUAÇÕES DE DESASTRES E EMERGÊNCIAS (1) Curso Lideres 2004 Salvador Bahia Brasil 29 de novembro a 10 de dezembro de 2004. PROTEÇÃO DA SAÚDE MENTAL EM SITUAÇÕES DE DESASTRES E EMERGÊNCIAS (1) Capítulo 1: Antecedentes e considerações gerais Considerando-se

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Uso Racional de Medicamentos. Erros de medicação. Conscientização.

PALAVRAS-CHAVE: Uso Racional de Medicamentos. Erros de medicação. Conscientização. 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

SORRISO BONITO E SAUDÁVEL PARA TODA A VIDA!

SORRISO BONITO E SAUDÁVEL PARA TODA A VIDA! SORRISO BONITO E SAUDÁVEL PARA TODA A VIDA! INTRODUÇÃO Um sorriso bonito, saudável e harmônico faz toda a diferença! Na autoestima traz diversos benefícios, pois quem sorri abertamente acredita em si mesmo

Leia mais

TÍTULO: AUTORES: INSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA 1-INTRODUÇÃO (1) (1).

TÍTULO: AUTORES: INSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA 1-INTRODUÇÃO (1) (1). TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E INCLUSÃO SOCIAL DE INDIVÍDUOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS ASSISTIDOS PELA APAE DE VIÇOSA, MG. AUTORES: André

Leia mais

Homeopatia. Copyrights - Movimento Nacional de Valorização e Divulgação da Homeopatia mnvdh@terra.com.br 2

Homeopatia. Copyrights - Movimento Nacional de Valorização e Divulgação da Homeopatia mnvdh@terra.com.br 2 Homeopatia A Homeopatia é um sistema terapêutico baseado no princípio dos semelhantes (princípio parecido com o das vacinas) que cuida e trata de vários tipos de organismos (homem, animais e plantas) usando

Leia mais

5.1 Nome da iniciativa ou Projeto. Academia Popular da Pessoa idosa. 5.2 Caracterização da Situação Anterior

5.1 Nome da iniciativa ou Projeto. Academia Popular da Pessoa idosa. 5.2 Caracterização da Situação Anterior 5.1 Nome da iniciativa ou Projeto Academia Popular da Pessoa idosa 5.2 Caracterização da Situação Anterior O envelhecimento é uma realidade da maioria das sociedades. No Brasil, estima-se que exista, atualmente,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS ALCIDES DE SOUZA JUNIOR, JÉSSICA AMARAL DOS SANTOS, LUIS EDUARDO SILVA OLIVEIRA, PRISCILA SPERIGONE DA SILVA, TAÍS SANTOS DOS ANJOS ACADÊMICOS DO PRIMEIRO ANO DE

Leia mais

Cefaleia crónica diária

Cefaleia crónica diária Cefaleia crónica diária Cefaleia crónica diária O que é a cefaleia crónica diária? Comecei a ter dores de cabeça que apareciam a meio da tarde. Conseguia continuar a trabalhar mas tinha dificuldade em

Leia mais

Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais Aspectos Gerais

Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais Aspectos Gerais Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais Aspectos Gerais Plano de Aula Introdução à avaliação econômica de projetos sociais Avaliação de impacto Retorno econômico Marco Lógico O Curso Trabalho

Leia mais

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil.

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. 1 Autora :Rosângela Azevedo- PIBID, UEPB. E-mail: rosangelauepb@gmail.com ²Orientador: Dr. Valmir pereira. UEPB E-mail: provalmir@mail.com Desde

Leia mais

Vou embora ou fico? É melhor ir embora Estratégias de Evitamento

Vou embora ou fico? É melhor ir embora Estratégias de Evitamento Vou embora ou fico? É melhor ir embora Estratégias de Evitamento A única coisa a ter medo, é do próprio medo The only thing you have to fear is fear itself (Franklin D. Roosevelt) Alguma vez deixou de

Leia mais

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul.

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul. Pesquisa A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul. Introdução Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e políticas capazes de ampliar a inserção da mulher no mercado de trabalho.

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Saúde da mulher em idade fértil e de crianças com até 5 anos de idade dados da PNDS 2006

Saúde da mulher em idade fértil e de crianças com até 5 anos de idade dados da PNDS 2006 Saúde da mulher em idade fértil e de crianças com até 5 anos de idade dados da PNDS 2006 José Cechin Superintendente Executivo Francine Leite Carina Burri Martins Esse texto compara as morbidades referidas

Leia mais

DIMENSÕES DO TRABAHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE: O ENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÕES DE TRABALHO PRECOCE

DIMENSÕES DO TRABAHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE: O ENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÕES DE TRABALHO PRECOCE Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 18 a 22 de outubro, 2010 337 DIMENSÕES DO TRABAHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE: O ENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM

Leia mais

Equipe: Ronaldo Laranjeira Helena Sakiyama Maria de Fátima Rato Padin Sandro Mitsuhiro Clarice Sandi Madruga

Equipe: Ronaldo Laranjeira Helena Sakiyama Maria de Fátima Rato Padin Sandro Mitsuhiro Clarice Sandi Madruga Equipe: Ronaldo Laranjeira Helena Sakiyama Maria de Fátima Rato Padin Sandro Mitsuhiro Clarice Sandi Madruga 1. Por que este estudo é relevante? Segundo o relatório sobre a Carga Global das Doenças (Global

Leia mais

Quando o entardecer chega... o envelhecimento ainda surpreende muitos. Programa de Preparação para a Aposentadoria

Quando o entardecer chega... o envelhecimento ainda surpreende muitos. Programa de Preparação para a Aposentadoria Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Quando o entardecer chega... o envelhecimento ainda surpreende muitos Programa de Preparação para

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Experiência: VIGILÂNCIA À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Experiência: VIGILÂNCIA À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 1 Experiência: VIGILÂNCIA À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Nome fantasia: Projeto de volta prá casa Instituições: Núcleo de Epidemiologia do Serviço de Saúde Comunitária da Gerência de saúde Comunitária

Leia mais

A-3 Modelos de formulários para pesquisa com os trabalhadores sobre a exposição a sangue ou outros materiais biológicos no ambiente de trabalho

A-3 Modelos de formulários para pesquisa com os trabalhadores sobre a exposição a sangue ou outros materiais biológicos no ambiente de trabalho A-3 Modelos de formulários para pesquisa com os trabalhadores sobre a exposição a sangue ou outros materiais biológicos no ambiente de trabalho Esta pesquisa ajuda a avaliar os aspectos relativos à notificação

Leia mais

Estudo epidemiológico realizado de 4 em 4 anos, em colaboração com a Organização Mundial de Saúde.

Estudo epidemiológico realizado de 4 em 4 anos, em colaboração com a Organização Mundial de Saúde. Mafalda Ferreira, Margarida Gaspar de Matos, Celeste Simões & Equipa Aventura Social Estudo epidemiológico realizado de 4 em 4 anos, em colaboração com a Organização Mundial de Saúde. Objectivo: Conhecer

Leia mais

APARELHO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL: ESTUDO DOS FATORES DE ATRASO E DE ADIAMENTO DA ADAPTAÇÃO... 272

APARELHO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL: ESTUDO DOS FATORES DE ATRASO E DE ADIAMENTO DA ADAPTAÇÃO... 272 APARELHO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL: ESTUDO DOS FATORES DE ATRASO E DE ADIAMENTO DA ADAPTAÇÃO.... 272 APARELHO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL: ESTUDO DOS FATORES DE ATRASO E DE ADIAMENTO DA ADAPTAÇÃO.

Leia mais

SEJA BEM-VINDO! AGORA VOCÊ É UM DENTISTA DO BEM

SEJA BEM-VINDO! AGORA VOCÊ É UM DENTISTA DO BEM SEJA BEM-VINDO! AGORA VOCÊ É UM DENTISTA DO BEM Caro dentista, agora você faz parte da Turma do Bem! É com grande satisfação que preparamos esse manual com informações sobre o Projeto DENTISTA DO BEM.

Leia mais

AS TEORIAS MOTIVACIONAIS DE MASLOW E HERZBERG

AS TEORIAS MOTIVACIONAIS DE MASLOW E HERZBERG AS TEORIAS MOTIVACIONAIS DE MASLOW E HERZBERG 1. Introdução 2. Maslow e a Hierarquia das necessidades 3. Teoria dos dois Fatores de Herzberg 1. Introdução Sabemos que considerar as atitudes e valores dos

Leia mais

Como desenvolver a resiliência no ambiente de Recursos Humanos

Como desenvolver a resiliência no ambiente de Recursos Humanos Como desenvolver a resiliência no ambiente de Recursos Humanos Edna Bedani Edna Bedani Mestre em Administração, Pós Graduada em Administração, com especialização em Gestão Estratégica de RH, graduada em

Leia mais

Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação-Porto\Portugal. Uma perspectiva comportamental em Adolescentes Obesos: Brasil x Portugal

Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação-Porto\Portugal. Uma perspectiva comportamental em Adolescentes Obesos: Brasil x Portugal Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação-Porto\Portugal Discente: Genaina Bibiano Vieira Disciplina: Desenvolvimento Humano Uma perspectiva comportamental em Adolescentes Obesos: Brasil x Portugal

Leia mais

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: MEDICINA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO AUTOR(ES): THAIS

Leia mais

A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NA CIRURGIA BARIÁTRICA

A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NA CIRURGIA BARIÁTRICA A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NA CIRURGIA BARIÁTRICA 2012 Nara Saade de Andrade Psicóloga graduada pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais Charlisson Mendes Gonçalves Mestrando em Psicologia pela

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

MEDIDAS DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DE CÁRIE EM ESCOLARES ADOLESCENTES DO CASTELO BRANCO

MEDIDAS DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DE CÁRIE EM ESCOLARES ADOLESCENTES DO CASTELO BRANCO MEDIDAS DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DE CÁRIE EM ESCOLARES ADOLESCENTES DO CASTELO BRANCO DIAS, Larissa Nadine Silva 1 FARIAS, Luciana Lombardi Pedrosa de 2 LIMA, Maria Germana Galvão Correia 3 RESUMO A adolescência

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas.

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SANTOS, Silvana Salviano silvanasalviano@hotmail.com UNEMAT Campus de Juara JESUS, Lori Hack de lorihj@hotmail.com UNEMAT

Leia mais

A PERCEPÇÃO DE JOVENS E IDOSOS ACERCA DO CÂNCER

A PERCEPÇÃO DE JOVENS E IDOSOS ACERCA DO CÂNCER A PERCEPÇÃO DE JOVENS E IDOSOS ACERCA DO CÂNCER Levi Ramos Baracho; Jordano da Silva Lourenço, Kay Francis Leal Vieira Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ INTRODUÇÃO O câncer ainda é tido como

Leia mais

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS INTRODUÇÃO Como vai a qualidade de vida dos colaboradores da sua empresa? Existem investimentos para melhorar o clima organizacional e o bem-estar dos seus funcionários? Ações que promovem a qualidade

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

Conceito de pesquisa

Conceito de pesquisa Conceito de pesquisa A pesquisa e uma atividade voltada para a solução de problemas, através do emprego de procedimentos científicos. Seus elementos são: 1. Problema ou dúvida 2. Metodo científico 3. Resposta

Leia mais

ANÁLISE PSICOLÓGICA DO PERFIL DE CRIANÇAS E PAIS BRASILEIROS NO JAPÃO. Juliana F. de Barros - Psicóloga

ANÁLISE PSICOLÓGICA DO PERFIL DE CRIANÇAS E PAIS BRASILEIROS NO JAPÃO. Juliana F. de Barros - Psicóloga ANÁLISE PSICOLÓGICA DO PERFIL DE CRIANÇAS E PAIS BRASILEIROS NO JAPÃO Juliana F. de Barros - Psicóloga A minha vinda para o Japão em 2014: Projeto coordenado pela Prof.ª Mary Yoko Okamoto chamado: Programa

Leia mais

Cuidando da Minha Criança com Aids

Cuidando da Minha Criança com Aids Cuidando da Minha Criança com Aids O que é aids/hiv? A aids atinge também as crianças? Como a criança se infecta com o vírus da aids? Que tipo de alimentação devo dar ao meu bebê? Devo amamentar meu bebê

Leia mais

TEORIAS DE CONTÉUDO DA MOTIVAÇÃO:

TEORIAS DE CONTÉUDO DA MOTIVAÇÃO: Fichamento / /2011 MOTIVAÇÃO Carga horária 2 HORAS CONCEITO: É o desejo de exercer um alto nível de esforço direcionado a objetivos organizacionais, condicionados pela habilidade do esforço em satisfazer

Leia mais

MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

MULHER NO MERCADO DE TRABALHO MULHER NO MERCADO DE TRABALHO Tâmara Freitas Barros A mulher continua a ser discriminada no mercado de trabalho. Foi o que 53,2% dos moradores da Grande Vitória afirmaram em recente pesquisa da Futura,

Leia mais

Oito em cada dez brasileiros não sabem como controlar as próprias despesas, mostra estudo do SPC Brasil

Oito em cada dez brasileiros não sabem como controlar as próprias despesas, mostra estudo do SPC Brasil Oito em cada dez brasileiros não sabem como controlar as próprias despesas, mostra estudo do SPC Brasil Mais de um terço dos brasileiros desconhecem o valor das contas que vencem no próximo mês. Falta

Leia mais

Avaliação. Formulação de Caso BETANIA MARQUES DUTRA. MSc. Psicologia. Esp. Neusopsicologia. Esp.Psicopedagogia. Terapeuta Cognitivo-Comportamental

Avaliação. Formulação de Caso BETANIA MARQUES DUTRA. MSc. Psicologia. Esp. Neusopsicologia. Esp.Psicopedagogia. Terapeuta Cognitivo-Comportamental Avaliação & Formulação de Caso BETANIA MARQUES DUTRA MSc. Psicologia Esp. Neusopsicologia Esp.Psicopedagogia Terapeuta Cognitivo-Comportamental Coordenadora do Curso de TCC Aplicada a crianças e adolescentes

Leia mais

Trabalho apresentado no III Congresso Ibero-americano de Psicogerontologia, sendo de total responsabilidade de seu(s) autor(es).

Trabalho apresentado no III Congresso Ibero-americano de Psicogerontologia, sendo de total responsabilidade de seu(s) autor(es). A QUALIDADE DE VIDA SOB A ÓTICA DAS DINÂMICAS DE MORADIA: A IDADE ENQUANTO UM FATOR DE ACÚMULO DE ATIVOS E CAPITAL PESSOAL DIFERENCIADO PARA O IDOSO TRADUZIDO NAS CONDIÇÕES DE MORADIA E MOBILIDADE SOCIAL

Leia mais

2.1 Os projetos que demonstrarem resultados (quádrupla meta) serão compartilhados na Convenção Nacional.

2.1 Os projetos que demonstrarem resultados (quádrupla meta) serão compartilhados na Convenção Nacional. O Prêmio Inova+Saúde é uma iniciativa da SEGUROS UNIMED que visa reconhecer as estratégias de melhoria e da qualidade e segurança dos cuidados com a saúde dos pacientes e ao mesmo tempo contribua com a

Leia mais

Quando o medo transborda

Quando o medo transborda Quando o medo transborda (Síndrome do Pânico) Texto traduzido e adaptado por Lucas Machado Mantovani, mediante prévia autorização do National Institute of Mental Health, responsável pelo conteúdo original

Leia mais

29/5/2012 DIPOSICIONAL SITUACIONAL OTIMISMO DISPOSICIONAL INTRODUÇÃO REVISÃO DE LITERATURA MÉTODOS FONTE DE DADOS PROJETO INSTRUMENTOS RESULTADOS

29/5/2012 DIPOSICIONAL SITUACIONAL OTIMISMO DISPOSICIONAL INTRODUÇÃO REVISÃO DE LITERATURA MÉTODOS FONTE DE DADOS PROJETO INSTRUMENTOS RESULTADOS INTRODUÇÃO REVISÃO DE LITERATURA MÉTODOS FONTE DE DADOS PROJETO INSTRUMENTOS RESULTADOS CARACTERÍSTICAS DA AMOSTRA DIFERENÇAS NAS PONTUAÇÕES DE OTIMISMO CORRELATOS DE OTIMISMO PREDITORES DE QVRS DISCUSSÃO

Leia mais

Maconha. Alessandro Alves. Conhecendo a planta

Maconha. Alessandro Alves. Conhecendo a planta Maconha Alessandro Alves Entenda bem. A maconha é a droga ilícita mais utilizada no mundo. Está entre as plantas mais antigas cultivadas pelo homem. Na China seus grãos são utilizados como alimento e no

Leia mais

Como saber que meu filho é dependente químico e o que fazer. A importância de todos os familiares no processo de recuperação.

Como saber que meu filho é dependente químico e o que fazer. A importância de todos os familiares no processo de recuperação. Como saber que meu filho é dependente químico e o que fazer A importância de todos os familiares no processo de recuperação. Introdução Criar um filho é uma tarefa extremamente complexa. Além de amor,

Leia mais

Falta de tempo, filhos, casa e trabalho, múltiplas tarefas. Este é o cenário vivenciado por muitas das mulheres brasileiras atualmente.

Falta de tempo, filhos, casa e trabalho, múltiplas tarefas. Este é o cenário vivenciado por muitas das mulheres brasileiras atualmente. O Que Você Procura? página inicial Fale Conosco Sobre Nós /beleza /saúde /amenidades /dicas Dia da Mulher: Saúde e tempo para uma vida melhor Curtir Falta de tempo, filhos, casa e trabalho, múltiplas tarefas.

Leia mais

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão Identificação da Ação Proposta Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas Área Temática:

Leia mais

Áudio. GUIA DO PROFESSOR Síndrome de Down - Parte I

Áudio. GUIA DO PROFESSOR Síndrome de Down - Parte I Síndrome de Down - Parte I Conteúdos: Tempo: Síndrome de Down 5 minutos Objetivos: Auxiliar o aluno na compreensão do que é síndrome de Down Descrição: Produções Relacionadas: Neste programa de Biologia

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

UMA PESQUISA SOBRE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NO IFC-CÂMPUS CAMBORIÚ

UMA PESQUISA SOBRE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NO IFC-CÂMPUS CAMBORIÚ UMA PESQUISA SOBRE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NO IFC-CÂMPUS CAMBORIÚ Autores: Jaqueline Lima PALOMBO (Bolsista PIBIC-EM/CNPq); Nadia Rocha VERIGUINE (Orientadora); Ângelo Augusto FROZZA (Co-orientador). Introdução

Leia mais

TEXTO 7: DELINEAMENTOS PRÉ-EXPERIMENTAIS 1

TEXTO 7: DELINEAMENTOS PRÉ-EXPERIMENTAIS 1 1 Laboratório de Psicologia Experimental Departamento de Psicologia UFSJ Disciplina: Método de Pesquisa Quantitativa Professora: Marina Bandeira TEXTO 7: DELINEAMENTOS PRÉ-EXPERIMENTAIS 1 Autores: Selltiz

Leia mais

Ordem dos Advogados do Brasil. Exame da Ordem

Ordem dos Advogados do Brasil. Exame da Ordem Ordem dos Advogados do Brasil Exame da Ordem Agosto/ 2010 Sumário METODOLOGIA DESTAQUES RESULTADOS 1. OPINIÃO SOBRE O EXAME DA ORDEM 2. OPINIÃO SOBRE POSSIVEIS PROBLEMAS COM O EXAME DA ORDEM 3. OPINIÃO

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

Curso de Capacitação em Bullying

Curso de Capacitação em Bullying Curso de Capacitação em Bullying Segundo pesquisa do Instituto Cidadania e da Fundação Perseu Abramo, a violência é o tema que mais preocupa os brasileiros entre 15 e 24 anos (55% do total), à frente de

Leia mais

REVELAÇÃO DIAGNÓSTICA. Eliana Galano Psicóloga Ambulatório de Pediatria CEADIPE - CRT-DST/AIDS - SP

REVELAÇÃO DIAGNÓSTICA. Eliana Galano Psicóloga Ambulatório de Pediatria CEADIPE - CRT-DST/AIDS - SP REVELAÇÃO DIAGNÓSTICA Eliana Galano Psicóloga Ambulatório de Pediatria CEADIPE - CRT-DST/AIDS - SP Cenário Eficácia dos esquemas terapêuticos Aumento do número de crianças que atingem a idade escolar e

Leia mais

Compreendendo o controle aversivo

Compreendendo o controle aversivo Compreendendo o controle aversivo setembro 2012 Maura Alves Nunes Gongora [Universidade Estadual de Londrina] Justificativa: Controle aversivo constitui um amplo domínio do corpo teórico-conceitual da

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

MODELO PROJETO: PRÊMIO POR INOVAÇÃO E QUALIDADE

MODELO PROJETO: PRÊMIO POR INOVAÇÃO E QUALIDADE MODELO PROJETO: PRÊMIO POR INOVAÇÃO E QUALIDADE 1 Identificação Título Feira da Mata sorrindo para o futuro Área temática Estudos Epidemiológicos / Comunicação, Promoção e Educação em Saúde Lotação Feira

Leia mais

INSTITUTO DOS ADVOGADOS BRASILEIROS III Curso do IAB Formação de Agentes Multiplicadores em Prevenção às Drogas

INSTITUTO DOS ADVOGADOS BRASILEIROS III Curso do IAB Formação de Agentes Multiplicadores em Prevenção às Drogas INSTITUTO DOS ADVOGADOS BRASILEIROS III Curso do IAB Formação de Agentes Multiplicadores em Prevenção às Drogas Módulo IV O AFETO NA PRÁTICA TERAPÊUTICA E NA FORMAÇÃO DO MULTIPLICADOR Regina Lucia Brandão

Leia mais

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO ENSINO REGULAR

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO ENSINO REGULAR EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO ENSINO REGULAR Autoras: Natália Aparecida DAL ZOT, Rafaela Alice HORN, Neusa MARTINI Identificação autores: Acadêmica do Curso de Matemática-Licenciatura

Leia mais

ABUSO DO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS, UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA. Senhor Presidente,

ABUSO DO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS, UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA. Senhor Presidente, Discurso proferido pelo deputado GERALDO RESENDE (PMDB/MS), em sessão no dia 04/05/2011. ABUSO DO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS, UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados,

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com PMBoK Organização do Projeto Os projetos e o gerenciamento

Leia mais

Avaliação das campanhas antitabagismo na mídia de massa

Avaliação das campanhas antitabagismo na mídia de massa Avaliação das campanhas antitabagismo na mídia de massa Marc Boulay, PhD Center for Communication Programs Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 2008 Johns Hopkins Bloomberg School of Public

Leia mais

Como a palavra mesmo sugere, osteointegração é fazer parte de, ou harmônico com os tecidos biológicos.

Como a palavra mesmo sugere, osteointegração é fazer parte de, ou harmônico com os tecidos biológicos. PRINCIPAIS PERGUNTAS SOBRE IMPLANTES DENTÁRIOS. O que são implantes osseointegrados? É uma nova geração de implantes, introduzidos a partir da década de 60, mas que só agora atingem um grau de aceitabilidade

Leia mais

Maus -tratos. ACÇÃO DE FORMAÇÃO ANO de 2010 FÁBIA SOUZA

Maus -tratos. ACÇÃO DE FORMAÇÃO ANO de 2010 FÁBIA SOUZA ACÇÃO DE FORMAÇÃO ANO de 2010 FÁBIA SOUZA Os maus-tratos a crianças têm uma longa história, possivelmente do tamanho da humanidade. (Martins, 2002:23). Maus - tratos Maus - tratos Maus-tratos Martínez

Leia mais

Afinal de contas, o que é ansiedade? Mas ser ansioso não é normal? Ansiedade é uma doença?

Afinal de contas, o que é ansiedade? Mas ser ansioso não é normal? Ansiedade é uma doença? Afinal de contas, o que é ansiedade? Mas ser ansioso não é normal? Ansiedade é uma doença? Ansiedade = falta de confiança na vida No senso comum, ansiedade é igual a aflição, angústia, nervosismo, perturbação

Leia mais

CAPÍTULO 12 BIOLOGIA SOCIAL DA DOENÇA FALCIFORME

CAPÍTULO 12 BIOLOGIA SOCIAL DA DOENÇA FALCIFORME CAPÍTULO 12 343 BIOLOGIA SOCIAL DA DOENÇA FALCIFORME INTRODUÇÃO A biologia social agrupa uma série de situações vivenciadas pelo falcêmico no âmbito social que inclui qualidade de vida e relacionamento.

Leia mais

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho Pesquisa Semesp A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho 2008 Ensino superior é um forte alavancador da carreira profissional A terceira Pesquisa Semesp sobre a formação acadêmica dos profissionais

Leia mais

Hábitos de Navegação na Internet: será que nossos alunos e educadores navegam com segurança na Internet no Estado da Paraíba?

Hábitos de Navegação na Internet: será que nossos alunos e educadores navegam com segurança na Internet no Estado da Paraíba? RELATÓRIO DA PESQUISA ONLINE NO ESTADO DA PARAÍBA: Hábitos de Navegação na Internet: será que nossos alunos e educadores navegam com segurança na Internet no Estado da Paraíba? REALIZAÇÃO: SaferNet Brasil

Leia mais

COMPORTAMENTO SEGURO

COMPORTAMENTO SEGURO COMPORTAMENTO SEGURO A experiência demonstra que não é suficiente trabalhar somente com estratégias para se conseguir um ambiente de trabalho seguro. O ideal é que se estabeleça a combinação de estratégias

Leia mais

24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano

24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano 24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano Mariana Tavares Colégio Camões, Rio Tinto João Pedro da Ponte Departamento de Educação e Centro de Investigação em Educação Faculdade de Ciências

Leia mais

6 A coleta de dados: métodos e técnicas utilizadas na pesquisa

6 A coleta de dados: métodos e técnicas utilizadas na pesquisa A coleta de dados: métodos e técnicas utilizadas na pesquisa 110 6 A coleta de dados: métodos e técnicas utilizadas na pesquisa 6.1. Introdução Neste capítulo pretende-se apresentar os métodos e as técnicas

Leia mais

ALGUMAS RESPOSTAS A PERGUNTAS FREQUENTES

ALGUMAS RESPOSTAS A PERGUNTAS FREQUENTES ALGUMAS RESPOSTAS A PERGUNTAS FREQUENTES O que é a semestralidade? É o valor que deve ser pago por cada aluno durante os 6 (seis) meses de cada período letivo. Este valor depende da faixa de créditos (isto

Leia mais

Este caderno é parte integrante da Revista APM Edição n 561 -Outubro de 2005

Este caderno é parte integrante da Revista APM Edição n 561 -Outubro de 2005 Este caderno é parte integrante da Revista APM Edição n 561 -Outubro de 2005 Cartilha Informativa sobre Drogas (Publicação em fascículos nas edições 557, 558, 559, 560, 561, 562, 563 e 564 da Revista A

Leia mais

ÁREA TÉCNICA DE SAÚDE BUCAL

ÁREA TÉCNICA DE SAÚDE BUCAL Prefeitura do Município de São Paulo Secretaria Municipal da Saúde Coordenação de Desenvolvimento da Gestão Descentralizada ÁREA TÉCNICA DE SAÚDE BUCAL DIAGNÓSTICO PRECOCE E PREVENÇÃO DO CÂNCER BUCAL RELATÓRIO

Leia mais

Líderes do Grupo de Auto-ajuda como ajudantes da comunidade: uma avaliação do impacto.

Líderes do Grupo de Auto-ajuda como ajudantes da comunidade: uma avaliação do impacto. Líderes do Grupo de Auto-ajuda como ajudantes da comunidade: uma avaliação do impacto. Meissen, G.; Warren, M.; Nansel. T. Goodman, S. Universidade do Estado de Kansas Introdução Os grupos de auto-ajuda

Leia mais

DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES

DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES Karem Nacostielle EUFRÁSIO Campus Jataí karemnacostielle@gmail.com Sílvio Ribeiro DA SILVA

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

Case 5 Diagnóstico sobre a percepção das mulheres na empresa no tema Conciliação entre Trabalho e Família. Líder em soluções de TI para governo

Case 5 Diagnóstico sobre a percepção das mulheres na empresa no tema Conciliação entre Trabalho e Família. Líder em soluções de TI para governo Case 5 Diagnóstico sobre a percepção das mulheres na empresa no tema Conciliação entre Trabalho e Família Líder em soluções de TI para governo MOTIVAÇÃO A ação constou do Plano de Ação da 5ª Edição do

Leia mais

Os efeitos do controle farmacológico no comportamento futuro de pacientes menores de três anos no consultório odontológico

Os efeitos do controle farmacológico no comportamento futuro de pacientes menores de três anos no consultório odontológico Os efeitos do controle farmacológico no comportamento futuro de pacientes menores de três anos no consultório odontológico Denise Espíndola ANTUNES; Luciane Ribeiro de Rezende Sucasas da COSTA; Cristiana

Leia mais

OS CUIDADOS PALIATIVOS EM PORTUGAL. Resultados Quantitativos

OS CUIDADOS PALIATIVOS EM PORTUGAL. Resultados Quantitativos OS CUIDADOS PALIATIVOS EM PORTUGAL Resultados Quantitativos Outubro 2008 1 METODOLOGIA FICHA TÉCNICA Total da Amostra: 606 Entrevistas telefónicas, realizadas por CATI (computer assisted telephone interview).

Leia mais

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO FALANDO SOBRE NEXO EPIDEMIOLOGICO Um dos objetivos do CPNEWS é tratar de assuntos da área de Segurança e Medicina do Trabalho de forma simples de tal forma que seja possível a qualquer pessoa compreender

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

RELATÓRIO DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

RELATÓRIO DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ Ana Paula Sampaio Valera Damaris Lima de Oliveira.. RELATÓRIO DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO Santo André Novembro/2011 CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ODONTOLOGIA LIGA DE ODONTOLOGIA ONCOLÓGICA - LOO EDITAL 01/2015 LOO UFU

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ODONTOLOGIA LIGA DE ODONTOLOGIA ONCOLÓGICA - LOO EDITAL 01/2015 LOO UFU UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ODONTOLOGIA LIGA DE ODONTOLOGIA ONCOLÓGICA - LOO EDITAL 01/2015 LOO UFU A Liga de Odontologia Oncológica da Universidade Federal de Uberlândia faz saber

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009 Gestão da Qualidade Políticas Manutenção (corretiva, preventiva, preditiva). Elementos chaves da Qualidade Total satisfação do cliente Priorizar a qualidade Melhoria contínua Participação e comprometimento

Leia mais

Trabalho voluntário na Casa Ronald McDonald

Trabalho voluntário na Casa Ronald McDonald Trabalho voluntário na Casa Ronald McDonald Em junho deste ano, comecei um trabalho voluntário na instituição Casa Ronald McDonald, que tem como missão apoiar e humanizar o tratamento de crianças e adolescentes

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS INEP

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS INEP MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS INEP Alunos apontam melhorias na graduação Aumenta grau de formação dos professores e estudantes mostram que cursos possibilitam

Leia mais

O QUE É E COMO FUNCIONA O CREDIT SCORING PARTE I

O QUE É E COMO FUNCIONA O CREDIT SCORING PARTE I O QUE É E COMO FUNCIONA O CREDIT SCORING PARTE I! A utilização de escores na avaliação de crédito! Como montar um plano de amostragem para o credit scoring?! Como escolher as variáveis no modelo de credit

Leia mais