Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!"

Transcrição

1 Circular n 25/ CNJ do CNB Aos Presidentes dos Conselhos Metropolitanos Coordenadores de Comissão de Jovens dos Metropolitanos c/c Diretoria do Conselho Nacional do Brasil Assunto: 29º Encontro Nacional da Juventude Brasília, 23 de dezembro de A Caridade é simples: Adorar a Deus e Servir ao Próximo Papa Francisco Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Queridos confrades e consocias é com imensa alegria e simplicidade que a Comissão Nacional de Jovens convida as Lideranças Vicentinas Jovens dos Conselhos Metropolitanos para participar do 29º ENJ - Encontro Nacional da Juventude da SSVP Como Vicentinos, somos chamados a mudar as estruturas dos mais necessitados, para isso é preciso tecer com eles novas histórias, novos rumos. Assim, inspirados no Ano Temático 2015, o Tema do Encontro Nacional será Juventude Vicentina, tecendo a caridade. Lema: Não fiquem atrás, sejam os protagonistas das mudanças (Papa Francisco). Inspiração Bíblica: Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração. (Eclesiastes 11, 9ª) Os principais objetivos do Encontro Nacional são: Aprofundar os conhecimentos em Mudança de Estruturas, identificando formas simples e efetivas de aplicação; Avaliar possíveis alterações no Manual das Comissões de Jovens e detalhar com clareza o papel das CJs de cada Conselho da SSVP. Definir em conjunto um modelo (passo a passo) de Recrutamento simples, aplicável, dinâmico e atual para apoio das CJs do Brasil. Estabelecer uma META principal para a Juventude Vicentina Brasileira alcançar até Set/2017. Serão disponibilizadas duas vagas por CM para o ENJ 2015, conforme combinado com os Presidentes na Plenária serão: 1 vaga para o Coordenador da Comissão de Jovens do CM e 1 vaga para uma liderança jovem destaque que necessariamente não precisa ocupar encargo na SSVP.

2 O ENJ 2015 será composto de duas etapas: Etapa a Distância (EAD) -> 01 de fevereiro até 30 de março de 2015; Etapa Presencial (EP) -> 10 a 12 de abril de 2015 Belo Horizonte/MG. ETAPA A DISTÂNCIA - A finalidade da realização desta etapa é iniciar com antecedência as discussões dos temas propostos, na busca de atingir maior profundidade nos debates e êxito nos objetivos do encontro, já que apenas dois dias de etapa presencial são poucos para tantos assuntos importantes. Após a confirmação da inscrição, o jovem irá receber em seu um login e uma senha para acesso o fórum de discussões da EAD do ENJ que estará disponível na página da SSVP da Internet, endereço: /ead-enj. Será pré-requisito para participação da Etapa presencial o cumprimento das seguintes ações do Cronograma da EAD: De 01/02 até 20/02 Postar respostas do Instrumento nº 1 no fórum/site; De 21/02 até 10/03 Postar respostas do Instrumento nº 2 no fórum/site; De 11/03 até 31/03 Postar respostas do Instrumento nº 3 no fórum/site; OBS: Os Instrumentos de Preparação encontram-se anexos. No fórum de discussões, no site, todos visualizarão as respostas dos demais participantes, poderão trocar ideias, sugerir ações, tirar dúvidas, ou seja, interagir. Sugerimos que a elaboração das respostas dos Instrumentos de Preparação seja realizada com contribuições de toda a Comissão de Jovens e de outras lideranças da região. ETAPA PRESENCIAL Por motivos de economia financeira e para viabilizar a realização da EAD foi alterado o local e a data da EP, que será: Data: 10 a 12 de abril de Horário: 20h (sexta 10/04) até 14h (domingo 12/04) Valor: R$ 100,00 (cem reais) Local: Centro de Formação Vicentino - Rua Desembargador Onofre Mendes Júnior, nº 21, Bairro São João Batista Venda Nova Belo Horizonte/MG CEP: (31 km do Aeroporto de Confins e 6,3 Km do Aeroporto de Pampulha) As Inscrições deverão ser realizadas até o dia 20/01/2015, às 23h59, por meio de envio da ficha de inscrição em anexo, por , para o coordenador regional da juventude de vinculação do Conselho Metropolitano.

3 O valor da inscrição poderá ser pago na data do encontro ou ser depositado na conta do Conselho Nacional do Brasil, BANCO BRADESCO S/A AG: C/CORRENTE ; BANCO SANTANDER S/A AG: 3201 C/CORRENTE: ou BANCO DO BRASIL S/A AG: C/CORRENTE e enviado comprovante para o do coordenador regional e também para o para envio de recibo. Será disponibilizado traslado até o local do encontro para isso é imprescindível que o jovem inscrito envie até o dia 10/03/2014 para o os dados da passagem aérea ou de ônibus, de chegada e de partida (Data, Horários, Companhia Aérea ou Terrestre, Nº do Voo). Caso as informações sejam enviadas posteriormente não será assegurado traslado para o participante. Solicitamos que adquiram suas passagens para chegar até sexta-feira (dia 10/04) e retornar no domingo (dia 12/04) após as 17 horas. O local estará disponível para receber os participantes a partir das 12 horas, na sexta-feira. Permanecemos à disposição para eventuais esclarecimentos nos s: ou Esperamos que este encontro possa trazer novas perspectivas, ideias e projetos para a Juventude Vicentina Brasileira e que os resultados venham em forma de promoção humana aos mais necessitados. Pedindo as bênçãos de Deus para cada participante, despedimo-nos. Fraternalmente, Csc. Érika Ázara Lopes Lima Pela Comissão Nacional de Jovens do CNB da SSVP Csc. Emília Fernandes Figueiró Jerônimo Presidente do Conselho Nacional do Brasil da SSVP

4 Motivação: Instrumento de preparação nº 1 PAPEL DAS COMISSÕES DE JOVENS E ATUALIZAÇÃO DO MANUAL DAS COMISSÕES DE JOVENS Muitos jovens ao assumir a função de Coordenador de uma Comissão de Jovens têm dificuldade em delimitar qual é o seu papel. Lideranças se confundem ao explicar a função de cada CJ. É comum vermos a troca de papeis. Sendo assim, com a finalidade de auxiliar as comissões a executarem com fidelidade sua missão e todos trabalharmos em sintonia pelo bem de nossos assistidos, queremos propor algumas questões para refletirmos sobre o papel de cada CJ e com isso reavaliarmos os artigos do Manual das Comissões de Jovens. Iluminações: Conhecerei a verdade e a verdade vos libertará (Jo 8, 32) Sonho com uma opção missionária capaz de transformar tudo, para que os costumes, os estilos, os horários, a linguagem e toda estrutura se tornem um canal proporcionado mais à evangelização do mundo atual que à autopreservação. (Papa Francisco - EG, 27) Questões: 1) Em sua opinião, qual objetivo principal (geral) das Comissões de Jovens? 2) Em sua opinião, quais os objetivos secundários (específicos) das C. de Jovens? 3) Em sua opinião, o que pode ser aperfeiçoado, extinto ou acrescido aos itens do Manual de Orientação das Comissões de Jovens: Procedimentos relacionados às comissões de Jovens (Pag. 11 a 19); Comissão Nacional de Jovens (Pág. 24 e 25); Comissão de Jovens dos Conselhos Metropolitanos (Pág. 27 e 28); Comissão de Jovens dos Conselhos Centrais (Pág. 29 e 30); Comissão de Jovens dos Conselhos Particulares (Pág. 31 e 32); Orientações Complementares e Práticas (Pág. 33 e 34); Anexo 1 Histórico (Pág. 35 a 40); 4) O que fazer para que as Comissões de Jovens atuem com fidelidade o seu papel? 5) Como podemos contribuir para o crescimento quantitativo e qualitativo das Comissões de Jovens? 6) Outras contribuições relativas ao tema.

5 Instrumento de preparação nº 2 BOAS PRÁTICAS DE MUDANÇA DE ESTRUTURAS Motivação: Em 2007 a Família Vicentina já iniciou as discussões sobre a temática MUDANÇA DE ESTRUTURAS, desde então a SSVP vem estudando e trabalhando o assunto. A diretoria atual do Conselho Nacional do Brasil escolheu o tema como FOCO de seu trabalho, pois entende que através de sua aplicação, nossos Pobres poderão ser mais bem atendidos. Sabemos que a maioria dos vicentinos tem dificuldades com o conceito e não sabem como aplica-lo no seu dia-a-dia, por isso queremos promover esse debate para juntos elencarmos formas simples e efetivas de aplicação da Mudança de Estruturas e assim, trazer mais dignidade aos nossos Mestres e Senhores. Iluminações: O espirito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a Boa- Nova aos pobres, para sarar os contritos de coração, para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor (Lc 4, 18-19) Cada cristão e cada comunidade são chamados a ser instrumento de Deus a serviço da libertação e promoção dos pobres, para que possam integrar-se plenamente na sociedade; isto supõe estar docilmente atentos, para ouvir o clamor do pobre e socorrê-lo (Papa Francisco - EG, 187) Questões: 1) Em sua opinião, o que é Mudança de Estruturas? 2) Cite todos os exemplos que você entende ser casos de Mudança de Estruturas. 3) O que pode ser feito para maior divulgação do tema? 4) Como a juventude pode contribuir para disseminação do tema? 5) O que pode ser feito para que os vicentinos, sobretudo os jovens, apliquem o tema Mudança de Estruturas? 6) Quais as dificuldades e os benefícios de aplicação do tema? 7) Outras contribuições relativas ao tema.

6 Instrumento de preparação nº 3 FORMAS EFETIVAS DE RECRUTAMENTO Motivação: Tudo aquilo que não está em constante renovação, algum dia estará fadado ao fim. Ou se renova, se preenche de novo, ou algum dia deixará de existir. Com a SSVP, não poderia ser diferente. Ou recrutamos, ou em futuro não muito distante o número daqueles vicentinos encantados com o serviço do pobre irá diminuir gradualmente. Portanto, recrutar, é questão de sobrevivência do nosso carisma, e consequentemente, sobrevivência do serviço aos Pobres, que como Vicente disse:...sempre os terão. No entanto, o recrutamento de novos membros para a SSVP, acontece de forma muito lenta e pontual. Há aqueles que dedicam grande esforço para o recrutamento, mas por falta de uma estrutura adequada, de técnicas corretas, ou de envolvimento dos membros tem resultados insuficientes. Há ainda, aqueles que por falta de um norte, nem sequer tentam. Precisamos então, juntos apontar pistas que auxiliarão as Comissões em seu trabalho. Iluminações: Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe (Lc 10, 2) Vós jovens, não sois apenas o futuro da igreja e da humanidade, como uma espécie de fuga do presente. Pelo contrário, vós sois o presente jovem da igreja e da humanidade. Sois seu rosto jovem. (...) Sem o rosto jovem, a igreja se apresentaria desfigurada Papa Bento XVI, aos jovens 10 de Maio de 2007 Estádio do Pacaembu, São Paulo/SP Vocês puderam fazer a bela experiência de encontrar Jesus e de encontra-lo juntos, sentindo a alegria da fé. Mas a experiência desse encontro não pode ficar trancafiada na vida de vocês ou no pequeno grupo [...]. Seria como cortar o Oxigênio de uma chama que arde Papa Francisco, aos jovens, 28 de julho 2013, Homilia de encerramento da JMJ Rio. Questões: 1) Como os jovens podem colaborar com o recrutamento de novos jovens? Quem deve ser envolvido no processo do recrutamento? 2) Nossas conferências e conselhos estão preparados para recrutar e acolher novos membros? O que precisa avançar? 3) Quais os ambientes que podemos e devemos recrutar? 5) Como recrutar? Dê exemplos de boas práticas realizadas por você, ou que tenha ouvido falar, e que tenham sido bem sucedidas? 6) O que é fundamental em um recrutamento para que ele seja efetivo e cumpra de fato seu papel de trazer novos membros, sobretudo jovens para a SSVP? 7) Outras contribuições relativas ao tema.

7 FICHA DE INSCRIÇÃO Encontro Nacional da Juventude Vicentina da SSVP Tema: Juventude Vicentina tecendo a Caridade Lema: Não fiquem atrás, sejam os protagonistas das mudanças (Papa Francisco) Inspiração Bíblica: Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração. (Eclesiastes 11, 9ª) Nome Completo: Endereço: Cidade: Estado: Tels./Operadoras: (s): Facebook: Twitter: Data de Nascimento: Data de Proclamação: Nº Camiseta (P, M, G, GG, XGG): ( ) Normal ( ) Baby Look Conferência: C.Part: C.Central: C.Met: Cargo Atual na SSVP: Tem alguma Restrição Alimentar? Qual? Toma algum medicamento uso contínuo? Qual? ATENÇÃO = Enviar a ficha de inscrição preenchida até o dia 20/01/2015 para o do Coordenador Regional da Comissão Nacional de Jovens de vinculação do seu CM: ou

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Circular nº 033/2015 CNJ do CNB Brasília, 07 de novembro de 2015. Aos Confrades e Consócias do Brasil c/c Coordenadores das Comissões de Jovens dos Conselhos Metropolitanos Presidentes dos Conselhos Metropolitanos

Leia mais

COMISSÃO NACIONAL DE JOVENS SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO. Assunto: Patrocínios e Camisetas II Fórum Nacional da Juventude Vicentina

COMISSÃO NACIONAL DE JOVENS SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO. Assunto: Patrocínios e Camisetas II Fórum Nacional da Juventude Vicentina Circular n 12/2015 - CNJ do CNB Aos Presidentes dos Conselhos Metropolitanos c/c Coordenadores de Comissão de Jovens dos Metropolitanos c/c Diretoria do Conselho Nacional do Brasil Assunto: Patrocínios

Leia mais

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Circular nº 22/2014 CNJ do CNB Brasília, 02 de novembro de 2014. Aos Confrades e Consócias de todo Brasil c/c Presidentes dos Conselhos Metropolitanos Coordenadores das CJs e CCAs dos Conselhos Metropolitanos

Leia mais

COMISSÃO NACIONAL DE JOVENS da SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO

COMISSÃO NACIONAL DE JOVENS da SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Circular n 17/2015 - CNJ do CNB Aos Confrades e Consócias do Brasil c/c Presidentes e Coordenadores das Comissões de Jovens dos Conselhos Metropolitanos c/c Diretoria do Conselho Nacional do Brasil Assunto:

Leia mais

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO REGULAMENTO DESAFIO CONFERÊNCIAS JOVENS

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO REGULAMENTO DESAFIO CONFERÊNCIAS JOVENS REGULAMENTO DESAFIO CONFERÊNCIAS JOVENS 1. Qual é o Desafio? O Desafio CONFERÊNCIAS JOVENS consiste em fundar ou reativar cinco ou mais conferências formadas em sua maioria por Jovens no âmbito de um Conselho

Leia mais

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA O Desafio Criativos da Escola é um concurso promovido pelo Instituto Alana com sede na Rua Fradique Coutinho, 50, 11 o. andar, Bairro Pinheiros São Paulo/SP, CEP

Leia mais

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Circular 019/Ecafo/2015 Rio de Janeiro, 12 de maio de 2015 Aos Vices Presidentes Regionais, Presidentes de Unidades Vicentinas, Coordenadores de ECAFO, CJ, CCA. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!

Leia mais

Projeto Universitários Lassalistas em Missão

Projeto Universitários Lassalistas em Missão Projeto Universitários Lassalistas em Missão Apresentação O projeto Universitários Lassalistas em Missão surge como proposta aos Centro Universitários e Faculdades Lassalistas para oferecer aos acadêmicos

Leia mais

Apresentação. (Solicitação do saudoso Santo Padre o Beato João Paulo II)

Apresentação. (Solicitação do saudoso Santo Padre o Beato João Paulo II) Apresentação A Renovação Carismática Católica do Estado do Piauí, movimento eclesial da Igreja Católica, tem por objetivo proporcionar às pessoas uma experiência concreta com Jesus Cristo, através do Batismo

Leia mais

COMISSÃO NACIONAL DE JOVENS SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO REGULAMENTO. 2º Fórum Nacional da Juventude Vicentina da SSVP

COMISSÃO NACIONAL DE JOVENS SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO REGULAMENTO. 2º Fórum Nacional da Juventude Vicentina da SSVP REGULAMENTO 2º Fórum Nacional da Juventude Vicentina da SSVP SUMÁRIO 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES... 2 2. OBJETIVOS... 2 3. TEMA / LEMA / INSPIRAÇÃO BÍBLICA... 2 4. DATA e LOCAL... 2 5. PÚBLICO ALVO...

Leia mais

Valorizando ideias e experiências participativas que promovam o direito humano à educação REGULAMENTO

Valorizando ideias e experiências participativas que promovam o direito humano à educação REGULAMENTO REGULAMENTO 1. O RECONHECIMENTO PÚBLICO DE OLHO NOS PLANOS 1.1. O Reconhecimento Público é uma ação da iniciativa De Olho nos Planos, composta pelos seguintes parceiros: Ação Educativa, UNICEF, Campanha

Leia mais

CURSO PARA CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA E COORDENADORES DE GRUPOS JOVENS

CURSO PARA CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA E COORDENADORES DE GRUPOS JOVENS CURSO PARA CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA E COORDENADORES DE GRUPOS JOVENS Apresentação A JUVENTUDE MERECE ATENÇÃO ESPECIAL A Igreja Católica no Brasil diz que é preciso: Evangelizar, a partir de Jesus Cristo,

Leia mais

DIA DE ORAÇÃO PELA JMJ RIO2013

DIA DE ORAÇÃO PELA JMJ RIO2013 ROTEIRO PARA O DIA DE ORAÇÃO PELA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE RIO2013 Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude - CNBB CANTO DE ENTRADA (Canto a escolha) (Este momento de oração pode ser associado

Leia mais

Sal da TERRA e luz do MUNDO

Sal da TERRA e luz do MUNDO Sal da TERRA e luz do MUNDO Sal da terra e luz do mundo - jovens - 1 Apresentação pessoal e CMV Centro Missionário Providência Canto: vós sois o sal da terra e luz do mundo... MOTIVAÇÃO: Há pouco tempo

Leia mais

INSTITUTO MÍDIA ÉTNICA EDITAL 001/2015 Chamada para participação de projeto Curso Jovem Empreendedor Cultural

INSTITUTO MÍDIA ÉTNICA EDITAL 001/2015 Chamada para participação de projeto Curso Jovem Empreendedor Cultural INSTITUTO MÍDIA ÉTNICA EDITAL 001/2015 Chamada para participação de projeto Curso Jovem Empreendedor Cultural O IME Instituto Mídia Étnica tem o prazer de lançar o Projeto Jovem Empreendedor Cultural,

Leia mais

Instruções para inscrição de trabalhos no 15 ENAST

Instruções para inscrição de trabalhos no 15 ENAST Instruções para inscrição de trabalhos no 15 ENAST 1. Endereço para envio Para a inscrição de trabalhos no 15 ENAST, será necessário enviar um e-mail para o endereço eletrônico: enast2012trabalhos@gmail.com

Leia mais

SÉRIES INDICADAS 8.º e 9.º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

SÉRIES INDICADAS 8.º e 9.º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio. SÉRIES INDICADAS 8.º e 9.º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio. RESUMO Nós, jovens brasileiros, é uma continuidade do conhecido Este jovem brasileiro, sucesso do portal por 6 edições consecutivas.

Leia mais

A Bíblia seja colocada em lugar de destaque, ao lado de uma vela acesa.

A Bíblia seja colocada em lugar de destaque, ao lado de uma vela acesa. Encontro com a Palavra Agosto/2011 Mês de setembro, mês da Bíblia 1 encontro Nosso Deus se revela Leitura Bíblica: Gn. 12, 1-4 A Bíblia seja colocada em lugar de destaque, ao lado de uma vela acesa. Boas

Leia mais

Processo de seleção do representante brasileiro para o 6º Internacional Scout Gathering

Processo de seleção do representante brasileiro para o 6º Internacional Scout Gathering Processo de seleção do representante brasileiro para o 6º Internacional Scout Gathering Introdução Por ocasião da escolha dos Emirados de Sharjah como capital da cultura islâmica em 2014, e patrocínio

Leia mais

Dinâmica e Regras de Participação

Dinâmica e Regras de Participação Dinâmica e Regras de Participação 1. Objetivo O Programa Avançado de Planejamento Financeiro Pessoal promovido pelo IBCPF visa proporcionar aos participantes a experiência de desenvolver, na prática, um

Leia mais

CELEBRAÇÃO PARA O DIA DO CATEQUISTA 2014

CELEBRAÇÃO PARA O DIA DO CATEQUISTA 2014 CELEBRAÇÃO PARA O DIA DO CATEQUISTA 2014 NO CAMINHO DO DISCIPULADO MISSIONÁRIO, A EXPERIÊNCIA DO ENCONCONTRO: TU ÉS O MESSIAS, O FILHO DO DEUS VIVO INTRODUÇÃO Queridos/as Catequistas! Com nossos cumprimentos

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO Nº 01/2015. Edital de seleção de membros - Associação Atlética Acadêmica do Direito da Universidade Federal de Viçosa AAAD UFV

EDITAL DE SELEÇÃO Nº 01/2015. Edital de seleção de membros - Associação Atlética Acadêmica do Direito da Universidade Federal de Viçosa AAAD UFV EDITAL DE SELEÇÃO Nº 01/2015 Edital de seleção de membros - Associação Atlética Acadêmica do Direito da Universidade Federal de Viçosa AAAD A AAAD torna públicas as normas do processo de seleção de membros.

Leia mais

Caro(a) aluno(a), Estaremos juntos nesta caminhada. Coordenação NEO

Caro(a) aluno(a), Estaremos juntos nesta caminhada. Coordenação NEO Caro(a) aluno(a), seja bem-vindo às Disciplinas Online da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Bom Despacho e Faculdade de Educação de Bom Despacho. Em pleno século 21, na era digital, não poderíamos

Leia mais

SCOUTWEB 2010. Informativo da Rede Nacional de Jovens da UEB n 1_2010 [1]

SCOUTWEB 2010. Informativo da Rede Nacional de Jovens da UEB n 1_2010 [1] SCOUTWEB 2010 Informativo da Rede Nacional de Jovens da UEB n 1_2010 [1] Olá Rede, Sempre Alerta! Agora vocês tem um periódico nacional dos Jovens Líderes, um documento para para alegrar seus dias e deixa-los

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O FUNCIONAMENTO DO EAD I-UMA SOBRE O EAD

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O FUNCIONAMENTO DO EAD I-UMA SOBRE O EAD PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O FUNCIONAMENTO DO EAD I-UMA SOBRE O EAD 1. O que é EAD? EAD é a sigla para Ensino a Distância, ou Educação a Distância, uma modalidade de ensino que acontece a partir da união

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DA IGREJA METODISTA 1ª REGIÃO ECLESIÁSTICA SEDE REGIONAL

ASSOCIAÇÃO DA IGREJA METODISTA 1ª REGIÃO ECLESIÁSTICA SEDE REGIONAL Rio de Janeiro, 29 de fevereiro de 2008. CGE/011/08 Aos/Às Pastores e Pastoras Estimados/as irmãos e irmãs Jesus Cristo é o Senhor! Encaminho esta carta através do seu pastor/a, visto não possuirmos ainda

Leia mais

Igreja "em saída" missionária

Igreja em saída missionária Mês das Missões O mês de outubro é, para a Igreja, o período no qual são intensificadas as iniciativas de animação e cooperação em prol das Missões em todo o mundo. O objetivo é sensibilizar, despertar

Leia mais

DIRECTÓRIO GERAL DA CATEQUESE - SDCIA/ISCRA -2 Oração inicial Cântico - O Espírito do Senhor está sobre mim; Ele me enviou para anunciar aos pobres o Evangelho do Reino! Textos - Mc.16,15; Mt.28,19-20;

Leia mais

PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes

PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes pág. 1 PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes MISSÃO Somos uma rede nacional escoteira de

Leia mais

Caros Passageiros e Pais SEJAM BEM VINDOS À AEROTUR DISNEY 2011! A Viagem já começou no momento em que você fez a sua inscrição e nós temos certeza de que todos vivem momentos de muitos sonhos, expectativas

Leia mais

Boletim 2. 21 e 22 de novembro de 2015 Salvador/BA

Boletim 2. 21 e 22 de novembro de 2015 Salvador/BA Boletim 2 21 e 22 de novembro de 2015 Salvador/BA 1 - INTRODUÇÃO Olá Rede! É com um enorme prazer que o Núcleo Nacional lança o Boletim 2, com algumas informações importantes para o andamento do nosso

Leia mais

ROGRAM SOU NOVO AQUI! COMO FAÇO PARTE DE UM GRUPO DE RELACIONAMENTO? CONTRIBUIÇÃO NOSSA PROGRAMAÇÃO

ROGRAM SOU NOVO AQUI! COMO FAÇO PARTE DE UM GRUPO DE RELACIONAMENTO? CONTRIBUIÇÃO NOSSA PROGRAMAÇÃO A Igreja Batista Central de Fortaleza é uma comunidade comprometida em amar a Deus, amar uns aos outros e proclamar Jesus. Somos uma Rede de Relacionamentos que se reúne em grupos de casa em casa, e também

Leia mais

Quero estar preparado para Te abrir a porta, Senhor. Quero estar preparado para Te abrir a porta, Senhor. Mostra-me o Teu amor, dá-me a Tua salvação.

Quero estar preparado para Te abrir a porta, Senhor. Quero estar preparado para Te abrir a porta, Senhor. Mostra-me o Teu amor, dá-me a Tua salvação. I Domingo do Advento I Domingo do Advento Quero estar preparado para Te abrir a porta, Senhor. Mostra-me o Teu amor, dá-me a Tua salvação. Podes contar comigo. Estou atento para Te escutar e para que tenhas

Leia mais

Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário. Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406

Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário. Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Roteiro 1- Introdução 2- Fundamento Bíblico 3- Conclusão 1. Introdução Voce entende por que é importante

Leia mais

EDITAL N 2012.11.29.01 EDITAL PÚBLICO PARA A SELEÇÃO DE MONITOR DE TELECENTRO

EDITAL N 2012.11.29.01 EDITAL PÚBLICO PARA A SELEÇÃO DE MONITOR DE TELECENTRO INSTITUTO PARA O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E SOCIAL - IDEAR PROGRAMA NACIONAL DE APOIO A TELECENTROS COMUNITÁRIOS - TELECENTROS.BR REDE NACIONAL DE FORMAÇÃO PARA INCLUSÃO DIGITAL - POLO REGIONAL NORDESTE

Leia mais

MONTEIRO, Eduardo...[et al.]. Ensino Religioso Ensino Médio. A Vida é Mais educação e valores. Belo Horizonte: PAX Editora, 2010. p. 158.

MONTEIRO, Eduardo...[et al.]. Ensino Religioso Ensino Médio. A Vida é Mais educação e valores. Belo Horizonte: PAX Editora, 2010. p. 158. SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: / / 03 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA.º ANO/EM PROFESSOR(A): VALOR: MÉDIA: RESULTADO: %

Leia mais

Processo de seleção e preparação dos representantes brasileiros para a Interamerican Leadership Training.

Processo de seleção e preparação dos representantes brasileiros para a Interamerican Leadership Training. Processo de seleção e preparação dos representantes brasileiros para a Interamerican Leadership Training. Introdução Durante a XXV Conferência Interamericana Escoteira, realizada entre os dias 19 e 21

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROEX NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA NUEC

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROEX NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA NUEC UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROEX NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA NUEC Rua Almirante Teffé, 637 2º andar Centro CEP 24.030-085 Telefone: (21) 2629-2478 / 2629-2479 e-mail: nuecproex.uff@gmail.com

Leia mais

Celebração do Dia Nacional do Catequista 30 de agosto de 2015

Celebração do Dia Nacional do Catequista 30 de agosto de 2015 Celebração do Dia Nacional do Catequista 30 de agosto de 2015 Introdução: Educar na fé, para a paz, a justiça e a caridade Este ano a Igreja no Brasil está envolvida em dois projetos interligados: a lembrança

Leia mais

Juventude e Relações Humanas

Juventude e Relações Humanas SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: / / 03 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA.º ANO/EM PROFESSOR(A): VALOR: 0,0 MÉDIA: 6,0 RESULTADO:

Leia mais

Curso Presencial de Formação Continuada de Professores de Inglês como Língua Adicional. Modalidade Presencial e a Distância

Curso Presencial de Formação Continuada de Professores de Inglês como Língua Adicional. Modalidade Presencial e a Distância Ministério da Educação Rede Nacional de Formação Continuada de Professores Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul Centro de Formação Continuada de Professores

Leia mais

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0 Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0 Adriano Lima Belo Horizonte 2011 SUMÁRIO Apresentação... 3 Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA ESP-MG... 3 Programação do curso no AVA-ESPMG

Leia mais

PROVÍNCIA MARISTA DO BRASIL NORTE

PROVÍNCIA MARISTA DO BRASIL NORTE PROVÍNCIA MARISTA DO BRASIL NORTE Espiritualidade Apostólica Marista Ir. José Milson de Mélo Souza Ano de Deus Pai LADAINHA DE SÃO MARCELINO CHAMPAGNAT (Ir. José Milson) V. Senhor, tende piedade de nós.

Leia mais

PROGRAMA TALENTOS DA EDUCAÇÃO 2015

PROGRAMA TALENTOS DA EDUCAÇÃO 2015 PROGRAMA TALENTOS DA EDUCAÇÃO 2015 O programa Talentos da Educação é uma iniciativa da Fundação Lemann para apoiar pessoas talentosas e comprometidas com a melhoria da educação no Brasil. A proposta é

Leia mais

GOSTARIAMOS DE APRESENTAR A VOCÊ:

GOSTARIAMOS DE APRESENTAR A VOCÊ: GOSTARIAMOS DE APRESENTAR A VOCÊ: O PROJETO MISSIONÁRIO EU AMO MISSÕES E VOCÊ? O projeto Missionário Eu Amo Missões e Você? Nasceu no ano de 2014 quando decidimos realizar a primeira viagem ao Sertão Nordestino,

Leia mais

Sumário 1. CARO EDUCADOR ORIENTADOR 3 PARCEIROS VOLUNTÁRIOS 3. TRIBOS NAS TRILHAS DA CIDADANIA 4

Sumário 1. CARO EDUCADOR ORIENTADOR 3 PARCEIROS VOLUNTÁRIOS 3. TRIBOS NAS TRILHAS DA CIDADANIA 4 Guia do Educador CARO EDUCADOR ORIENTADOR Sumário 1. CARO EDUCADOR ORIENTADOR 3 2. PARCEIROS VOLUNTÁRIOS 3 3. TRIBOS NAS TRILHAS DA CIDADANIA 4 Objetivo GERAL 5 METODOLOGIA 5 A QUEM SE DESTINA? 6 O QUE

Leia mais

SESI Empreendedorismo Social

SESI Empreendedorismo Social SESI Empreendedorismo Social 9ª Edição 2014 Transforme sua ideia de hoje na prática do amanhã REGULAMENTO O SESI/PR torna público o regulamento para participação no Programa SESI Empreendedorismo Social

Leia mais

Paróquia Jesus, Maria e José Grupo de Oração Fonte de Misericórdia RCC/ Beberibe

Paróquia Jesus, Maria e José Grupo de Oração Fonte de Misericórdia RCC/ Beberibe Paróquia Jesus, Maria e José Grupo de Oração Fonte de Misericórdia RCC/ Beberibe Jovens sois forte a palavra de Deus permanece em vós. 1 Jo 2,14 O EVENTO: EMANUEL EMANUEL é o cumprimento da palavra que

Leia mais

Tema: Juventude Missionária: a identidade do Verbo Divino Lema: : Como o Pai me enviou também eu vos envio (Jo 20, 21)

Tema: Juventude Missionária: a identidade do Verbo Divino Lema: : Como o Pai me enviou também eu vos envio (Jo 20, 21) Edital Tema: Juventude Missionária: a identidade do Verbo Divino Lema: : Como o Pai me enviou também eu vos envio (Jo 20, 21) A gincana paroquial da juventude verbita é um evento católico com o intuito

Leia mais

SUGESTÃO PARA A REALIZAÇÃO DA ASSEMBLEIA PAROQUIAL ORAÇÃO INICIAL

SUGESTÃO PARA A REALIZAÇÃO DA ASSEMBLEIA PAROQUIAL ORAÇÃO INICIAL SUGESTÃO PARA A REALIZAÇÃO DA ASSEMBLEIA PAROQUIAL ORAÇÃO INICIAL 1 Ivocação ao Espirito Santo (oração ou canto) 2- Súplica inicial. (Em 2 coros: H- homens; M- mulheres) H - Procuramos para a Igreja/ cristãos

Leia mais

Como ter sucesso na educação a distância

Como ter sucesso na educação a distância Metodologia Diferenciada Ambiente de Aprendizagem Moderno Inovação Continuada e Empreendedorismo Como ter sucesso na educação a distância 1 Regulamento 2 1 Como ter sucesso na educação a distância Para

Leia mais

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações?

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? SESI Empreendedorismo Social Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? REGULAMENTO SESI Empreendedorismo Social A inovação social é o ponto de partida para um novo modelo que atende

Leia mais

SECRETARIADO FRATERNO NACIONAL DA JUFRA DO BRASIL

SECRETARIADO FRATERNO NACIONAL DA JUFRA DO BRASIL SECRETARIADO FRATERNO NACIONAL DA JUFRA DO BRASIL R. Homem de Melo, 80 Cambeba, Fortaleza - CE CEP: 60.841-605 Saudações de paz e Bem irmãos e irmãs da Juventude Franciscana do Brasil. Espero por meio

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS PARA OS POLOS DE APUCARANA E PARANAGUÁ - 64/2013 CIPEAD/PROGRAD/SEPT

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS PARA OS POLOS DE APUCARANA E PARANAGUÁ - 64/2013 CIPEAD/PROGRAD/SEPT EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS PARA OS POLOS DE APUCARANA E PARANAGUÁ - 64/2013 CIPEAD/PROGRAD/SEPT CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO 2013 A Universidade

Leia mais

1. Objetivo. 2. Público-alvo

1. Objetivo. 2. Público-alvo 1. Objetivo Contribuir para um futuro melhor para todos a partir do investimento em desenvolvimento de jovens com potencial para liderança, atuantes em comunidades e/ou entidades sem fins lucrativos, em

Leia mais

Edital para contratação de tutores do curso Controle Social das Contas Públicas Módulo Avançado

Edital para contratação de tutores do curso Controle Social das Contas Públicas Módulo Avançado Edital para contratação de tutores do curso Controle Social das Contas Públicas Módulo Avançado A Fundação Demócrito Rocha - FDR, por meio da Universidade Aberta do Nordeste (UANE), torna público o presente

Leia mais

SAG SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO 2013

SAG SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO 2013 INFORMAÇÕES AOS COMITÊS E FRANQUEADOS Este material tem o objetivo de fornecer aos comitês regionais e setoriais do PGQP, e a seus franqueados, informações atualizadas sobre o SAG 2013 e orientações para

Leia mais

Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil LUZES DOS DOCUMENTOS

Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil LUZES DOS DOCUMENTOS Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil LUZES DOS DOCUMENTOS Ficha 1 1 Formação Integral (I) A com juventude para todo trabalho de evangelização A, como fundante (falando- se em, com atenção também

Leia mais

PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes

PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes pág. 1 VISÃO GERAL Objetivo 1 - No âmbito da seção escoteira, apoiar a correta aplicação do método escoteiro, em especial as práticas democráticas previstas

Leia mais

EDITAL DO II FESTIVAL DE MÚSICA TEMA - ENUR 20 ANOS

EDITAL DO II FESTIVAL DE MÚSICA TEMA - ENUR 20 ANOS EDITAL DO II FESTIVAL DE MÚSICA TEMA - ENUR 20 ANOS ENUR 20 Anos Estamos a pouco tempo do XV Encontro Nacional Universidades Renovadas. Luquinhas do Brasil inteiro, de diversas gerações, estão mobilizados

Leia mais

20ª Hora Santa Missionária

20ª Hora Santa Missionária 20ª Hora Santa Missionária Tema: Missão é Servir Lema: Quem quiser ser o primeiro seja servo de todos Preparação do ambiente: cartaz do Mês missionário, Bíblia e fitas nas cores dos continentes, cruz e

Leia mais

COMISSÃO DE PESQUISA FACULDADE REDENTOR EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

COMISSÃO DE PESQUISA FACULDADE REDENTOR EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Iniciação Científica COMISSÃO DE PESQUISA FACULDADE REDENTOR EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Pelo presente edital ficam estabelecidos os critérios e as vagas relativas ao processo

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL - ABEM Informativo Eletrônico n. 63

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL - ABEM Informativo Eletrônico n. 63 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL - ABEM Informativo Eletrônico n. 63 Fevereiro de 2011 Caros(as) Sócios(as) Neste primeiro informativo de 2011, saudamos a todos(as), com o sincero desejo que tenham

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA 15/2015 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO NO CURSO BÁSICO DE PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 2010 EAD

EDITAL DE ABERTURA 15/2015 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO NO CURSO BÁSICO DE PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 2010 EAD EDITAL DE ABERTURA 15/2015 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO NO CURSO BÁSICO DE PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 2010 EAD 1. DA REALIZAÇÃO A Escola de Governo (EG), através da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos

Leia mais

COLÉGIO AGOSTINIANO SÃO JOSÉ PASTORAL EDUCATIVA REUNIÃO DE PAIS E CATEQUISTAS 09 DE FEVEREIRO DE 2010

COLÉGIO AGOSTINIANO SÃO JOSÉ PASTORAL EDUCATIVA REUNIÃO DE PAIS E CATEQUISTAS 09 DE FEVEREIRO DE 2010 COLÉGIO AGOSTINIANO SÃO JOSÉ PASTORAL EDUCATIVA REUNIÃO DE PAIS E CATEQUISTAS 09 DE FEVEREIRO DE 2010 ORAÇÃO DE ABERTURA CANTO (REPOUSAR EM TI) Música de Tânia Pelegrino baseada na obra Confissões, de

Leia mais

Regulamento dos Cursos do Programa ESMP-VIRTUAL

Regulamento dos Cursos do Programa ESMP-VIRTUAL Regulamento dos Cursos do Programa ESMP-VIRTUAL A DIRETORA DA ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS no exercício de suas atribuições legais, com fundamento no art. 65, inciso II da Lei

Leia mais

NORMAS REGULADORAS DO PROCESSO SELETIVO Edital Nº 17/2014-SEDIS

NORMAS REGULADORAS DO PROCESSO SELETIVO Edital Nº 17/2014-SEDIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTOS DOS CONSELHOS ESCOLARES PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Leia mais

CRIANÇAS E ADOLESCENTES MISSIONÁRIOS NA CARIDADE

CRIANÇAS E ADOLESCENTES MISSIONÁRIOS NA CARIDADE Vicente de Paulo dizia: "Que coisa boa, sem igual, praticar a Caridade. Praticá-la é o mesmo que praticar todas as virtudes juntas. É como trabalhar junto com Jesus e cooperar com ele na salvação e no

Leia mais

2015 Tecendo a Caridade CALENDÁRIO 2015 JANEIRO

2015 Tecendo a Caridade CALENDÁRIO 2015 JANEIRO CALENDÁRIO 2015 JANEIRO 08 19:00 Adoração Capela Imaculada Conceição 13 19:30 Reunião Ordinária do C.C. Nossa Senhora das Graças na Sede 17 15:00 Reunião com Orientadores ECAFO e Com. Jovens na Sede CCNS/Graças

Leia mais

UMA ESCOLA SABATINA MISSIONÁRIA

UMA ESCOLA SABATINA MISSIONÁRIA UMA ESCOLA SABATINA MISSIONÁRIA Uma das principais funções da Escola Sabatina é levar os membros a cumprirem a missão. Desde o início, havia uma clara certeza de sua função missionária: Há, na Escola Sabatina,

Leia mais

JOVENS COM UMA MISSÃO JOCUM ARACAJU PROJETO INTERCESSÃO INTERCESSORES E GRUPOS DE INTERCESSÃO

JOVENS COM UMA MISSÃO JOCUM ARACAJU PROJETO INTERCESSÃO INTERCESSORES E GRUPOS DE INTERCESSÃO JOVENS COM UMA MISSÃO JOCUM ARACAJU PROJETO INTERCESSÃO INTERCESSORES E GRUPOS DE INTERCESSÃO Miss. Gustavo Lima Silva (Beréu) & Wanessa S. B. Santos Silva (Brasil) Recife, 2010. SUMÁRIO INTRODUÇÃO...

Leia mais

Catecumenato Uma Experiência de Fé

Catecumenato Uma Experiência de Fé Catecumenato Uma Experiência de Fé APRESENTAÇÃO PARA A 45ª ASSEMBLÉIA DA CNBB (Regional Nordeste 2) www.catecumenato.com O que é Catecumenato? Catecumenato foi um método catequético da igreja dos primeiros

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDATICO PARA DIVERSIDADE Modalidade a Distancia EDITAL EAD/UFRGS 2012 INSCRIÇÃO DE PARTICIPANTES

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDATICO PARA DIVERSIDADE Modalidade a Distancia EDITAL EAD/UFRGS 2012 INSCRIÇÃO DE PARTICIPANTES Ministério da Educação Universidade Aberta do Brasil Universidade Federal do Rio Grande do Sul Secretaria de Educação a Distancia Faculdade de Educação CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDATICO

Leia mais

ATRAINDO E MANTENDO A MULTIDÃO

ATRAINDO E MANTENDO A MULTIDÃO ATRAINDO E MANTENDO A MULTIDÃO ANOTAÇÕES Como Planejar Um Culto Sensível Aos Não-crentes INTRODUÇÃO Uma das características do ministério de Jesus é que ele atraía muitas pessoas A Bíblia diz que "Numerosas

Leia mais

REGULAMENTO PRÊMIO MINIEMPRESA 2014

REGULAMENTO PRÊMIO MINIEMPRESA 2014 REGULAMENTO PRÊMIO MINIEMPRESA 2014 O Prêmio Miniempresa é uma competição nacional entre as Miniempresas do Brasil, organizada pela Associação Junior Achievement do Brasil. O objetivo é incentivar nos

Leia mais

Programa de Incentivo à Leitura Infantil Revista EBD Aprender+ 1º Tri 2016: O Ministério de Jesus

Programa de Incentivo à Leitura Infantil Revista EBD Aprender+ 1º Tri 2016: O Ministério de Jesus O PIL KIDS foi desenvolvido para ajudar na fixação das lições das revistas EBD infantil da Editora Betel de forma lúdica e contém várias atividades semanais elaboradas dentro de uma perspectiva e linguagem

Leia mais

EQUIPAS DE JOVENS DE NOSSA SENHORA O PAPEL DO CASAL ASSISTENTE

EQUIPAS DE JOVENS DE NOSSA SENHORA O PAPEL DO CASAL ASSISTENTE EQUIPAS DE JOVENS DE NOSSA SENHORA O PAPEL DO CASAL ASSISTENTE A experiência de um casal cristão que acompanha a equipa traz aos seus membros uma riqueza complementar à que caracteriza a presença do padre.

Leia mais

Igreja sempre missionária

Igreja sempre missionária Igreja sempre missionária O mês de outubro é dedicado às missões. Jesus disse ao enviar os apóstolos para anunciar o ano da graça: Eis que vos envio como cordeiros em meio a lobos vorazes (Mt. 10,16).

Leia mais

Missionários do Coração Imaculado

Missionários do Coração Imaculado Missionários do Coração Imaculado Confraria Angélica XI Encontro Missionário 22, 23 e 24 de novembro de 2013. A Obra Missionária Associação fundada por Raymundo Lopes, atendendo pedido de Nossa Senhora

Leia mais

SINEPE-ES em Ação REGULAMENTO

SINEPE-ES em Ação REGULAMENTO SINEPE-ES em Ação REGULAMENTO 1. Objetivos da Diplomação e Premiação A diplomação SINEPE-ES em Ação é uma iniciativa do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Estado do Espírito Santo SINEPE/ES,

Leia mais

A grande refeição é aquela que fazemos em torno da Mesa da Eucaristia.

A grande refeição é aquela que fazemos em torno da Mesa da Eucaristia. EUCARISTIA GESTO DO AMOR DE DEUS Fazer memória é recordar fatos passados que animam o tempo presente em rumo a um futuro melhor. O povo de Deus sempre procurou recordar os grandes fatos do passado para

Leia mais

Elementos da Vida da Pequena Comunidade

Elementos da Vida da Pequena Comunidade Raquel Oliveira Matos - Brasil A Igreja, em sua natureza mais profunda, é comunhão. Nosso Deus, que é Comunidade de amor, nos pede entrarmos nessa sintonia com Ele e com os irmãos. É essa a identidade

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES

PERGUNTAS FREQUENTES PERGUNTAS FREQUENTES O que é a Jornada Mundial da Juventude (JMJ)? É o maior encontro mundial de jovens católicos com o papa. A jornada começou com o Papa João Paulo II, em 1984, no Vaticano. Desde então

Leia mais

Divulgação nos Boletins da Arquidiocese

Divulgação nos Boletins da Arquidiocese Divulgação nos Boletins da Arquidiocese Convidamos todas as paróquias, pastorais e lideranças a enviarem comunicados sobre festas, encontros, palestras e demais eventos, para divulgarmos em nosso Boletim

Leia mais

Plano Pedagógico do Catecismo 6

Plano Pedagógico do Catecismo 6 Plano Pedagógico do Catecismo 6 Cat Objetivos Experiência Humana Palavra Expressão de Fé Compromisso PLANIFICAÇÃO de ATIVIDADES BLOCO I JESUS, O FILHO DE DEUS QUE VEIO AO NOSSO ENCONTRO 1 Ligar a temática

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO 2. OBJETIVO E FOCO TEMÁTICO INSCRIÇÕES 14º DIA DO VOLUNTARIADO 2015.

1. APRESENTAÇÃO 2. OBJETIVO E FOCO TEMÁTICO INSCRIÇÕES 14º DIA DO VOLUNTARIADO 2015. REV.: 03 Pág.: 1 de 6 A Manaus Ambiental torna público que estão abertas as inscrições para a seleção de Instituições e Projetos Sociais para o 14º Dia do Voluntariado. A empresa realizará o processo de

Leia mais

Regulamento do 20º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal

Regulamento do 20º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal Regulamento do 20º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal A Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap) torna público o regulamento do 20º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROEX NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA NUEC

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROEX NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA NUEC UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROEX NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA NUEC Rua Almirante Teffé, 637 2º andar Centro CEP 24.030-085 Telefone: (21) 2629-2478 / 2629-2479 e-mail: nuecproex.uff@gmail.com

Leia mais

SOU NOVO AQUI! COMO FAÇO PARTE DE UM PEQUENO GRUPO? CONTRIBUIÇÃO NOSSA PROGRAMAÇÃO ROGRAM

SOU NOVO AQUI! COMO FAÇO PARTE DE UM PEQUENO GRUPO? CONTRIBUIÇÃO NOSSA PROGRAMAÇÃO ROGRAM A Igreja Batista Central de Fortaleza é uma comunidade comprometida em amar a Deus, amar uns aos outros e proclamar Jesus. Vivemos relacionamentos em pequenos grupos, de casa em casa, e também nos grandes

Leia mais

NOVENA DE NATAL 2015. O Natal e a nossa realidade. A jovem concebeu e dará à luz um filho, e o chamará pelo nome de Emanuel.

NOVENA DE NATAL 2015. O Natal e a nossa realidade. A jovem concebeu e dará à luz um filho, e o chamará pelo nome de Emanuel. NOVENA DE NATAL 2015 O Natal e a nossa realidade A jovem concebeu e dará à luz um filho, e o chamará pelo nome de Emanuel. (Is 7,14) APRESENTAÇÃO O Natal se aproxima. Enquanto renovamos a esperança de

Leia mais

PROJETO PARA ESCOTEIROS SEMANA MISSIONÁRIA BELO HORIZONTE

PROJETO PARA ESCOTEIROS SEMANA MISSIONÁRIA BELO HORIZONTE PROJETO PARA ESCOTEIROS SEMANA MISSIONÁRIA BELO HORIZONTE APRESENTAÇÃO A Semana Missionária - forma especial da Igreja no Brasil viver o programa "Dias nas Dioceses" - será realizada uma semana antes (de

Leia mais

EDITAL 02/2014 - SELEÇÃO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA

EDITAL 02/2014 - SELEÇÃO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA - PPGECIM e-mail: ppgecim@furb.br Rua Antônio da Veiga 140 Fones:

Leia mais

Aos servidores públicos atuantes nas áreas do secretariado e assessoramento e/ou aos demais interessados

Aos servidores públicos atuantes nas áreas do secretariado e assessoramento e/ou aos demais interessados EDITAL Nº 67/2013 CHAMAMENTO PARA INSCRIÇÃO CURSO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EAD GESTÃO DE ROTINAS PARA PROFISSIONAS DE SECRETARIADO E ASSESSORES NA GESTÃO PÚBLICA - EAD 1. APRESENTAÇÃO DO CURSO Atualmente

Leia mais

EDITAL Nº. 20/2008-PROEC/UNEMAT

EDITAL Nº. 20/2008-PROEC/UNEMAT EDITAL Nº. 20/2008-PROEC/UNEMAT II SEREX-CO: Seminário de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste: Universidade, Desenvolvimento e Inclusão Social II Fórum de Extensão da UNEMAT I Simpósio de Ensino-Pesquisa-Extensão:

Leia mais

O que é o Voluntariado? O que é ser Voluntário? Quais são os meus direitos como voluntário? Quais são os meus deveres enquanto voluntário?

O que é o Voluntariado? O que é ser Voluntário? Quais são os meus direitos como voluntário? Quais são os meus deveres enquanto voluntário? Perguntas frequentes sobre o voluntariado e sobre todos os pontos importantes sobre o Festival, de forma a ficares esclarecido com todas as tuas dúvidas. O que é o Voluntariado? Voluntariado é um conjunto

Leia mais

EDITAL PPGEP/UFRGS 003/2014

EDITAL PPGEP/UFRGS 003/2014 EDITAL PPGEP/UFRGS 003/2014 O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO torna público que receberá inscrições de candidatos ao processo seletivo para o nível de Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional

Leia mais

Casas de Paz Uma estratégia para levar famílias a experimentar a paz que só Jesus pode oferecer.

Casas de Paz Uma estratégia para levar famílias a experimentar a paz que só Jesus pode oferecer. Casas de Paz Uma estratégia para levar famílias a experimentar a paz que só Jesus pode oferecer. 1) Introdução. Pouco antes da sua morte Jesus declarou aos seus discípulos: Deixo com vocês a paz. É a minha

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O PARFOR

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O PARFOR PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O PARFOR 1. Como são os cursos ofertados pela plataforma freire e quais os benefícios para os professores que forem selecionados? O professor sem formação poderá estudar nos

Leia mais

Fundamentos, conceitos e paradigmas da evangelização

Fundamentos, conceitos e paradigmas da evangelização Curso: Teologia Prof. Nicanor Lopes Fundamentos, conceitos e paradigmas da evangelização OBJETIVOS DA AULA Oferecer aos estudantes a construção de um conhecimento consistente e crítico sobre Evangelização,

Leia mais

MANUAL DO ALUNO EAD 1

MANUAL DO ALUNO EAD 1 MANUAL DO ALUNO EAD 1 2 1. CADASTRAMENTO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Após navegar até o PORTAL DA SOLDASOFT (www.soldasoft.com.br), vá até o AMBIENTE DE APRENDIZAGEM (www.soldasoft.com.br/cursos).

Leia mais