Fevereiro Fórum de Crescimento Inclusivo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fevereiro Fórum de Crescimento Inclusivo"

Transcrição

1 Fórum de Crescimento Inclusivo 01 a 14/fevereiro O Sistema OCB participou do Fórum de Crescimento Inclusivo em Dili, Timor Leste, realizado pelo Ministério da Economia e Desenvolvimento (MED) e pelo PNUD. O evento contou com participação de representantes do movimento cooperativista de cinco diferentes países: Timor Leste, Malásia, Filipinas, Indonésia e Brasil, além de representantes de diversas agências da ONU e de cooperação internacional. Ano Internacional das Cooperativas 03/fevereiro O Sistema OCB acompanhou a 3ª reunião do Grupo de Trabalho que define ações conjuntas para o Ano Internacional das Cooperativas. Realizada no MAPA, a reunião contou também com a participação dos Ministérios do Trabalho (MTE) e do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Secretaria Geral da Presidência da República, do Banco do Brasil, da Unisol e da Unicafes. Reunião Semanal Entidades Agropecuárias Comitiva Chilena 06/fevereiro A Gerência de Relações Institucionais da OCB participou da reunião de debate da agenda semanal de trabalhos das entidades parceiras ligadas ao Ramo Agropecuário. Entre os assuntos em destaque, a discussão de estratégias para a deliberação do novo Código Florestal (PL 1.876/1999) na Câmara Federal e da Medida Provisória 552/11, que dispõe sobre as alíquotas da contribuição para o PIS/PASEP e para a COFINS de produtos alimentícios. 06/fevereiro O Sistema OCB apresentou o sistema cooperativo brasileiro a funcionários do governo do Chile e dirigentes agricultores, integrantes do Instituto Nacional de Desarollo Agropecuario (Indap), entidade vinculada ao Ministério da Agricultura chileno, que tem por finalidade apoiar o desenvolvimento de pequenos produtores agrícolas por meio de ações de fomento produtivo.

2 Ramo Crédito 07/fevereiro O Sistema OCB e a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) receberam o secretário-executivo do Banco Central do Brasil, Luiz Edson Feltrim, durante café da manhã na instituição para debater o aprimoramento dos mecanismos de governança e os novos desafios do cooperativismo de crédito para Audiência Pública Tecnologia de Rochagem 07/fevereiro A Gerência de Relações Institucionais acompanhou audiência pública realizada pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado Federal, que discutiu os benefícios ambientais decorrentes da utilização de pó de rocha como fertilizante e corretivo do solo. Rio+20 13/fevereiro O Sistema OCB participou de reunião do GT Rio +20 que discutiu o posicionamento do Ministério da Agricultura para a Conferência e definiu os cases que poderão ser apresentados durante o evento. Também estavam presentes representantes da Embrapa e de entidades de representação do setor agropecuário. Reunião Semanal Entidades Agropecuárias 31/janeiro A Gerência de Relações Institucionais da OCB participou da reunião de debate da agenda semanal de trabalhos das entidades parceiras ligadas ao Ramo Agropecuário. Entre os assuntos em destaque, a discussão de estratégias para a deliberação do novo Código Florestal (PL 1.876/1999) e da PEC 215/2000 que inclui dentre as competências exclusivas do Congresso Nacional a aprovação de demarcação das terras tradicionalmente ocupadas pelos índios.

3 Reunião Semanal Confederações Patronais 14/fevereiro A Gerência de Relações Institucionais da OCB participou de reunião semanal das Confederações Nacionais para discutir temas em voga no Congresso Nacional. A pautaa da semana teve como destaque o PL 1.876/1999, novo Código Florestal, e o novo Código Comercial, ambos em tramitação na Câmara dos Deputados. Ramo Mineral 14/fevereiro A Comissão Especial sobre Exploração de Recursos das Terras Indígenas da Câmara dos Deputados se reuniu para votar requerimentos que solicitam a realização de audiências públicas e seminários. Para assistir ao vídeo completo, clique aqui. Novo Código Florestal 15/fevereiro O Sistema OCB acompanhou seminário da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) que discutiu os avanços e retrocessos do texto do novo Código Florestal, aprovado no Senado Federal. A reunião contou com a exposição de especialistas do setor, que afirmaram haver 95% de consenso entre as propostas das duas Casas, mas apontaram os pontos que ainda devem ser ajustados pelos deputado na votação em Plenário. Ramo Agropecuário 15/fevereiro Em reunião com o deputado Alceu Moreira (RS), a Gerência de Relações Institucionais e a Gerência de Mercados da OCB apresentaram o projeto que está sendo desenvolvido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (APEX) para o fomento das exportações do leite. Na ocasião, o parlamentar se colocou à disposição para colaborar com o que for necessário para o sucesso do projeto.

4 Reunião Semanal Entidades Agropecuárias 27/fevereiro A Gerência de Relações Institucionais da OCB participou da reunião de debate da agenda semanal de trabalhos das entidades parceiras ligadas ao Ramo Agropecuário. A reunião, além de debater as estratégias para a deliberação do novo Código Florestal (PL 1.876/1999), contou com a exposição de representantes da Embrapa e do Ministério da Agricultura (MAPA) a respeito das propostas para regulamentação do acesso aos recursos genéticos. Ramo Saúde A Superintendência e as Gerências de Relações Institucionais e do Ramo Saúde da OCB estiveram reunidas com os deputados Lelo Coimbra (ES) e Dr. Ubiali (SP), integrantes da Diretoria da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), para debater encaminhamentos do Ramo Saúde junto ao Poder Executivo. PL 1.572/2011 Código Comercial O Sistema OCB encaminhou aos parlamentares da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) ofício solicitando que os mesmos intercedam junto a seuss partidos para serem integrantes da Comissão Especial que analisará o PL 1.572/2011, relativo ao novo Código Comercial. PL 1.922/2007 Previdência Complementar dos Servidores Públicos Federais A Gerência de Relações Institucionais e a Gerência do Ramo Crédito da OCB participaram de reunião com o deputado Luiz Noé (RS) para debater uma possível emenda do Ramo Crédito ao PL 1.992/2007. Também estavam presentes representantes da Federalcred, Noama Raimundo Alencar e França, além do presidente do Sicoob Central DF, José Alves de Sena.

5 PL 1.922/2007 Previdência Complementar dos Servidores Públicos Federais O Sistema OCB participou de reunião com o gabinete do deputado Rogério Carvalho (PE), relator do PL 1.992/2007, para debater uma possível emenda do Ramo Crédito ao texto. Também estavam presentes representantes da Federalcred, Noama Raimundo Alencar e França, além do presidente do Sicoob Central DF, José Alves de Sena PL 1.922/2007 Previdência Complementar dos Servidores Públicos Federais A Gerência de Relações Institucionais e a Gerência do Ramo Crédito da OCB acompanharam reunião da liderança do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na Câmara dos Deputados, oportunidade em que foram apresentados os dados sobre o cooperativismo de crédito aos parlamentares, e debatida a emenda de autoria do Sistema OCB ao PL 1.992/2007. Em evento que reuniu cerca de 400 pessoas, dentre autoridades, parlamentares integrantes da Frencoop e lideranças cooperativistas, a OCB lançou publicação que traz as principais proposições do sistema cooperativista no Congresso Nacional. A Agenda Legislativa do Cooperativismo, Edição 2012, reúne 57 matérias em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Em pronunciamento realizado na abertura do Lançamento da Agenda Legislativa do Cooperativismo, Edição 2012, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, ressaltou o número de proposições de interesse do setor cooperativista em tramitação no Congresso, chamando a atenção para três temas prioritários: o adequado tratamento ao ato cooperativo, a regulamentação das cooperativas de trabalho e o novo Código Florestal.

6 Durante o Lançamento da Agenda Legislativa do Cooperativismo, Edição 2012, o Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, enfatizou que a comemoração do Ano 2012 levará a população a resgatar e fortalecer o espírito da solidariedade. Temos que solidificar as instituições e os movimentos que resgatam o melhor do homem. Para isso, reforço aqui o compromisso do ministério em promover ações e projetos que fortaleçam as cooperativas brasileiras, em especial, as agropecuárias, comentou o Ministro. O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, prestigiou o evento de lançamento da Agenda Legislativa, Edição 2012 e, na ocasião, defendeu que o setor cooperativista contribui de forma relevante para o processo de inclusão financeira no país. O Senador Waldemir Moka, presidente da Frencoop, recebeu das mãos de Márcio Lopes de Freitas a Agenda Legislativa do Cooperativismo, Edição Ao falar sobre o Ano Internacional das Cooperativas, o parlamentar destacou sua presença na cerimônia de lançamento do Ano Internacional, que ocorreu em outubro do ano passado, na sede da ONU, em Nova York (EUA). A noite de lançamento da Agenda Legislativa do Cooperativismo 2012 foi marcada também pela emoção. Marcel Micheletto, filho do deputado federal Moacir Micheletto, recebeu das mãos do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, um troféu em homenagem ao parlamentar, falecido no último dia 30 de janeiro.

7 Novo Código Florestal A Gerência de Relações Institucionais da OCB acompanhou o Seminário: Código Florestal o que diz a ciência e os nossos legisladores ainda precisam saber, realizado pela Frente Parlamentar Ambientalista. Audiência Pública Exploração de Recursos Minerais O Sistema OCB acompanhou audiência pública realizada pela Comissão Especial sobre Exploração de Recursos das Terras Indígenas. O evento teve como expositor o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Cláudio Scliar. Para assistir ao vídeo completo, clique aqui. PL 8.035/ Plano Nacional de Educação A Comissão Especial sobre o Plano Nacional de Educação (PL 8.035/2010) definiu que o relatório final do projeto, com as metas do setor para os próximos dez anos, será apresentado até 20 de março. A expectativa do relator, deputado Angelo Vanhoni (PR), é de que o texto seja votado até o final do mês e que a aprovação do PNE significará um salto de qualidade no ensino brasileiro. Reuniões Semanais Confederações Patronais A Gerência de Relações Institucionais da OCB participou de reunião semanal das Confederações Nacionais para discutir temas em voga no Congresso Nacional. A pauta da semana teve como destaque o Fator Previdenciário, que está sendo discutido no âmbito da Câmara de Negociação de Desenvolvimento Econômico e Social, além do novo Código Comercial.

8 Câmara de Negociação de Desenvolvimento Econômico e Social Os integrantes do Grupo de Trabalho da Câmara de Negociação de Desenvolvimento Econômico e Social debateram a questão do Fator Previdenciário e decidiram que trabalharão para criar um mecanismo intermediário que seja adequado tanto aos trabalhadores como às empresas. Para enriquecer a discussão, o grupo deve realizar uma audiência pública, ainda sem data marcada, com a presença do Ministro da Previdência. O tema continuará na pauta do GT durante as próximas reuniões. Frencoop - Cooperativismo na Região Norte A OCB acompanhou diretores da Federação dos Sindicatos e Organizações das Cooperativas da Região Norte (Fecoop/Norte) em audiência com a deputada Rebecca Garcia (AM), coordenadora da Região Norte da Frencoop. Durante a reunião, foram discutidas as principais metas para o desenvolvimento das cooperativas na região, como o acesso às juntas comerciais e a aprovação e regulamentação das leis estaduais de apoio ao cooperativismo. PL 2330/2011 Lei Geral da Copa O substitutivo ao projeto de Lei Geral da Copa (PL 2.330/11), relatado pelo deputado Vicente Cândido (SP), foi deliberado pela Comissão Especial, mas deverá ser votado novamente já que a comissão deixou de encerrar os seus trabalhos no momento em que a Ordem do Dia do Plenário da Câmara foi aberta, como determina o Regimento Interno da Casa. Frente Parlamentar Mista de Educação 29/fevereiro A Frente Parlamentar Mista de Educação realizou reunião para debater os avanços e as perspectivas do ensino profissional brasileiro e contou com a presença do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Moreira Pacheco.

Fórum Contábil e de Recursos Humanos

Fórum Contábil e de Recursos Humanos Fórum Contábil e de Recursos Humanos Fabíola Nader Motta Gerente de Relações Institucionais da OCB Porto Alegre 11 de abril 2017 RAMO DE ATIVIDADE COOPERATIVAS ASSOCIADOS EMPREGADOS AGROPECUÁRIO 1.555

Leia mais

Março Reunião com as Confederações 1/3

Março Reunião com as Confederações 1/3 Reunião com as Confederações 1/3 A Assessoria Parlamentar da OCB participou de reunião com o senador José Pimentel (CE), coordenador político da Região Nordeste da Frencoop, na qual foi realizada uma apresentação

Leia mais

COMISSÕES SENADO FEDERAL

COMISSÕES SENADO FEDERAL Período: 03 de maio a 07 de maio de 2010 COMISSÕES SENADO FEDERAL Comissão de Assuntos Econômicos Senado Federal RAMO CRÉDITO Dia: 04/05 Horário: 10h Local: Anexo II, Ala Alexandre Costa, Sala 19 (Item

Leia mais

Sistema OCB. Você participa. Todos crescem.

Sistema OCB. Você participa. Todos crescem. Sistema OCB. Você participa. Todos crescem. COOPERATIVISMO NO MUNDO COOPERATIVISMO NO MUNDO HOJE 1 a cada 7 PESSOAS no mundo são associadas a COOPERATIVAS Se as 300 maiores cooperativas do mundo fossem

Leia mais

Representatividade político/institucional: eficácia e resultado

Representatividade político/institucional: eficácia e resultado TEMA: Cenários e Desafios para as Cooperativas do DF Representatividade político/institucional: eficácia e resultado Márcio Lopes de Freitas Presidente do Sistema OCB Brasília, 23 de novembro de 2012 Sistema

Leia mais

Dezembro PLP 32/2007 Cooperativas de Produção. Dia 1/12

Dezembro PLP 32/2007 Cooperativas de Produção. Dia 1/12 Dezembro 2009 PLP 32/2007 Cooperativas de Produção Dia 1/12 PL 3.711/2008 Cooperativas de Saúde Encaminhamento do parecer da OCB ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 32/2007 ao relator da matéria na Comissão

Leia mais

Julho Íntegra do discurso disponível. Discurso - Dia Internacional do Cooperativismo

Julho Íntegra do discurso disponível. Discurso - Dia Internacional do Cooperativismo Dia 1/7 O deputado Luiz Couto (PB), integrante da Frencoop, proferiu discurso no Plenário da Câmara dos Deputados para avisar o Plenário sobre a realização de sessão solene conjunta no dia 5 de julho de

Leia mais

Fabíola Nader Motta Gerente de Relações Institucionais da OCB. Outubro de 2013 Brasília/DF

Fabíola Nader Motta Gerente de Relações Institucionais da OCB. Outubro de 2013 Brasília/DF Frente Parlamentar como instrumento de sensibilização: A atuação da Frencoop no Congresso Fabíola Nader Motta Gerente de Relações Institucionais da OCB Outubro de 2013 Brasília/DF Apresentação Esta apresentação

Leia mais

SENADO FEDERAL - Comissões. Comissão de Assuntos Sociais Senado Federal

SENADO FEDERAL - Comissões. Comissão de Assuntos Sociais Senado Federal Período: 14 de março a 18 de março de 2011 SENADO FEDERAL - Comissões Comissão de Assuntos Sociais Senado Federal Dia: 16/03 Horário: 9h Local: Plenário nº 9, Ala Senador Alexandre Costa. (Item 3) PROJETO

Leia mais

SENADO FEDERAL Comissões. Comissão de Agricultura e Reforma Agrária Senado Federal

SENADO FEDERAL Comissões. Comissão de Agricultura e Reforma Agrária Senado Federal RAMO AGROPECUÁRIO Período: 10 de março a 14 de março de 2014 SENADO FEDERAL Comissões Comissão de Agricultura e Reforma Agrária Federal Dia: 13/03 Horário: 8h30 Local: Plenário 15 (Item 2) PROJETO DE LEI

Leia mais

Atividades do DECONCIC Período de 08 de janeiro a 12 de abril de 2015

Atividades do DECONCIC Período de 08 de janeiro a 12 de abril de 2015 Atividades do DECONCIC Período de 08 de janeiro a 12 de abril de 2015 08 de janeiro Cerimônia de transmissão do cargo de Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo A solenidade realizada

Leia mais

SENADO FEDERAL Plenário. Plenário

SENADO FEDERAL Plenário. Plenário Período: 04 de abril a 08 de abril de 2011 SENADO FEDERAL Plenário Plenário RAMO AGROPECUÁRIO (Item 14) REQUERIMENTO Nº 270/11 - do Sr. Adrian - Solicitando que, sobre o Projeto de Lei da Câmara nº 1,

Leia mais

Clipping Sindiminério

Clipping Sindiminério Clipping Sindiminério Mineradores de MT participam de audiência com o ministro Edison Lobão Jornal Expressão http://www.expressaonoticias.com.br/?pg=noticia&idn=8329 Dia 08/10/3013 Mineradores de Mato

Leia mais

Junho Íntegra do Discurso Disponível. Relatório Disponível. Íntegra do Discurso Disponível. Íntegra da Entrevista Disponível.

Junho Íntegra do Discurso Disponível. Relatório Disponível. Íntegra do Discurso Disponível. Íntegra da Entrevista Disponível. Discurso - Anistia de Dívidas de Cooperativas junto ao PRONAF Dia 1/6 O deputado Flávio Bezerra (CE) proferiu discurso no Plenário da Câmara dos Deputados em defesa da concessão de anistia de parte das

Leia mais

SENADO FEDERAL Comissões. Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle Senado Federal

SENADO FEDERAL Comissões. Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle Senado Federal RAMO AGROPECUÁRIO MEIO AMBIENTE Período: 26 de agosto a 30 de agosto de 2013 SENADO FEDERAL Comissões Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle Senado Federal Dia: 27/08

Leia mais

Agenda Legislativa Semana 29 de Abril a 3 de Maio de 2013.

Agenda Legislativa Semana 29 de Abril a 3 de Maio de 2013. ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS 1 Agenda Legislativa Semana 29 de Abril a 3 de Maio de 2013. I. 29/04 Segunda Feira 9h00 Seminário A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização

Leia mais

ASSESSORIA PARLAMENTAR - ASP

ASSESSORIA PARLAMENTAR - ASP ASSESSORIA PARLAMENTAR - ASP Conforme Deliberação nº 09, de 20.05.2010, que aprova a missão, as finalidades, as atribuições e a estrutura organizacional da Assessoria Parlamentar ASP, fica disposto: A

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Comissões Parlamentares e Comissões Parlamentares de Inquérito Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Deliberações (art. 47, CF/88): Salvo disposição constitucional em

Leia mais

PRINCIPAIS PROJETOS DE LEI DE INTERESSE SOBRE ENTIDADES DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR FECHADAS

PRINCIPAIS PROJETOS DE LEI DE INTERESSE SOBRE ENTIDADES DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR FECHADAS PRINCIPAIS PROJETOS DE LEI DE INTERESSE SOBRE ENTIDADES DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR FECHADAS Atualizado até 07/08/2019 RESUMO AUTOR(A) SITUAÇÃO PLP (Projeto de 31/10/2017. Projeto de lei apresentado em

Leia mais

Objetivos. PROATIVIDADE x REATIVIDADE

Objetivos. PROATIVIDADE x REATIVIDADE Objetivos Harmonizar as atividades dos parlamentares no Congresso Nacional (Câmara e Senado); Interlocução com o Executivo e Judiciário; Organizar o relacionamento das entidades representativas do setor

Leia mais

Segunda-feira, 01/07/2019

Segunda-feira, 01/07/2019 Segunda-feira, 01/07/2019 COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS CAE Ciclo de Debates Auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Goiás Às 13h CICLO DE DEBATES Assunto / Finalidade: Debater o Projeto de

Leia mais

Maio Relatório Disponível. Reunião de Pauta da CNA. Dia 3/5

Maio Relatório Disponível. Reunião de Pauta da CNA. Dia 3/5 Reunião de Pauta da CNA Dia 3/5 Reunião de pauta na Confederação Nacional da Agricultura (CNA), para discutir temas relevantes da semana no Congresso Nacional. PLS 348/2007 - Carne Suína Dia 4/5 A Comissão

Leia mais

ESTATUTO DA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS- SNA

ESTATUTO DA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS- SNA ESTATUTO DA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS- SNA Art.1 - A FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS- SNA, constituída de acordo com o Ato

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS

CÂMARA DOS DEPUTADOS CÂMARA DOS DEPUTADOS PAUTA PREVISTA PARA: 6 A 10 DE NOVEMBRO DE 2017 (Sujeita a alterações) SECRETARIA-GERAL DA MESA Coordenação de Apoio ao Plenário Telefones: (0xx61) 3216-1144 / 1145 / 1146 06/11/2017

Leia mais

EMBRAPA NO PARLAMENTO

EMBRAPA NO PARLAMENTO EMBRAPA NO PARLAMENTO CONGRESSO NACIONAL - PARTICIPAÇÃO DA EMBRAPA EM AUDIÊNCIAS PÚBLICAS E FRENTES PARLAMENTARES - 1 SEMESTRE 2011 Março 2011 LANÇAMENTO DA FRENTE PARLAMENTAR DA AGRICULTURA FAMILIAR Dia

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Processo Legislativo Profª. Liz Rodrigues - Fase constitutiva: inclui a discussão, votação, aprovação e sanção (ou veto) do PL. Começa com a apresentação do PL à Casa Iniciadora,

Leia mais

COMISSÕES SENADO FEDERAL. Comissão de Agricultura e Reforma Agrária Senado Federal. Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania Senado Federal

COMISSÕES SENADO FEDERAL. Comissão de Agricultura e Reforma Agrária Senado Federal. Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania Senado Federal Período: 12 de julho a 16 de julho de 2010 COMISSÕES SENADO FEDERAL RAMO AGROPECUÁRIO Comissão de Agricultura e Reforma Agrária Senado Federal Dia: 13/07 Horário: 09:30h Local: Anexo II, Ala Alexandre

Leia mais

Cooperativismo e Eleições 2014 Resultados do 2º turno

Cooperativismo e Eleições 2014 Resultados do 2º turno Cooperativismo e Eleições 2014 Resultados do 2º turno Apresentação Dando continuidade ao estudo realizado após o fim do 1º turno, o Sistema OCB apresenta esta análise com a intenção de subsidiar as lideranças

Leia mais

INFORME NACIONAL NOV-03 PLENÁRIA NACIONAL DA FASUBRA REUNIÃO COM FORGEPE. Brasília, 23 de novembro de 2018.

INFORME NACIONAL NOV-03 PLENÁRIA NACIONAL DA FASUBRA REUNIÃO COM FORGEPE. Brasília, 23 de novembro de 2018. NOV-03 Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil Fundada em 19 de dezembro de 1978 Brasília, 23 de novembro de 2018. INFORME

Leia mais

Relatório de atividades

Relatório de atividades Principais atividades 2015 Relatório de atividades 11 de setembro a 10 de novembro de 2017 11 de setembro Reunião Plenária Deconcic Foi destacada a importância do diálogo mantido com o governo paulista

Leia mais

Relatório Mensal DEZEMBRO /2018 E JANEIRO/2019

Relatório Mensal DEZEMBRO /2018 E JANEIRO/2019 Relatório Mensal DEZEMBRO /2018 E JANEIRO/2019 Destaques Reunião na Sefaz Showtec 2019 Na manhã do dia 15 de janeiro, cooperativas do ramo agropecuário se reuniram na sede da OCB/MS para tratar das novas

Leia mais

Relatório de atividades

Relatório de atividades Principais atividades 2015 Relatório de atividades 08 de maio a 09 de junho de 2017 09 de maio Parcerias Público-Privadas na Construção Civil Sinduscon/SP No seminário foi proposto aperfeiçoamento para

Leia mais

Previsão de pauta das Comissões no Congresso Nacional. Agenda da Semana 10 a 14 de Novembro de 2014 RESULTADO

Previsão de pauta das Comissões no Congresso Nacional. Agenda da Semana 10 a 14 de Novembro de 2014 RESULTADO Previsão de pauta das Comissões no Congresso Nacional Agenda da Semana 10 a 14 de Novembro de 2014 RESULTADO COMISSÕES CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA Dia: 11 de Novembro

Leia mais

Relatório de Atividades Ano 2012 Secretaria Executiva Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina

Relatório de Atividades Ano 2012 Secretaria Executiva Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina Relatório de Atividades Ano 2012 Secretaria Executiva Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina Elaboração: Edilaine Dick Dezembro, 2012 Sumário 1. Contato com empresas e ONGs.... 3 2. Organização das reuniões

Leia mais

Estatuto da Frente Parlamentar do Cooperativismo

Estatuto da Frente Parlamentar do Cooperativismo Estatuto da Frente Parlamentar do Cooperativismo CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, NATUREZA, DURAÇÃO, SEDE E FINALIDADE Art. 1º. A Frente Parlamentar do Cooperativismo, Frencoop, é uma entidade civil, de interesse

Leia mais

PODER LEGISLATIVO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARANÁ

PODER LEGISLATIVO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARANÁ RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO BLOCO PARLAMENTAR AGROPECUÁRIO Relatório apresentado nos termos do artigo 30, 4º do Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. PERÍODO: JULHO DE 2016 -

Leia mais

PAUTA LEGISLATIVA SEMANAL

PAUTA LEGISLATIVA SEMANAL PAUTA LEGISLATIVA SEMANAL CONGRESSO NACIONAL Plenário da Câmara 16/06 19h Sessão conjunta O Congresso Nacional se reúne amanhã, às 19 horas, para analisar seis vetos presidenciais a projetos de lei. SENADO

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Legislação Prof. Cláudio Alves Esta Resolução reza acerca da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização - CMO. A CMO tem por competência emitir

Leia mais

RESULTADO: não deliberado. Sessão marcada para segunda (27/11) como pauta única.

RESULTADO: não deliberado. Sessão marcada para segunda (27/11) como pauta única. AGENDA LEGISLATIVA 2017 (Resultado da semana de 20 a 24 de novembro) CÂMARA DOS DEPUTADOS 1. PLENÁRIO DA CAMARA DOS DEPUTADOS 1.1 ORDEM DO DIA 21/11/2017 8. MP 793/2017 - institui o Programa de Regularização

Leia mais

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

RELAÇÕES INTERNACIONAIS RELAÇÕES INTERNACIONAIS 2 AÇÕES E CONQUISTAS 2016 1. Representação e Defesa de Interesses Lançamento da Rede Agropecuária de Comércio Exterior (InterAgro) em agosto de 2016, foi realizado o lançamento

Leia mais

I. 25/03 SEGUNDA-FEIRA

I. 25/03 SEGUNDA-FEIRA ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS 1 AGENDA CONGRESSO NACIONAL SEMANA 25 A 29 DE MARÇO DE 2013. I. 25/03 SEGUNDA-FEIRA 9h00 - Comissão/Direitos Humanos A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa

Leia mais

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL. A Hora e Vez do Gás Natural Desafios e Oportunidades do novo Marco Legal Projeto de Lei nº 6.407/2013

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL. A Hora e Vez do Gás Natural Desafios e Oportunidades do novo Marco Legal Projeto de Lei nº 6.407/2013 APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL A Hora e Vez do Gás Natural Desafios e Oportunidades do novo Marco Legal Projeto de Lei nº 6.407/2013 - dispõe sobre medidas para fomentar a Indústria de Gás Natural e altera

Leia mais

[RELAÇÃO DE TRABALHO] Deputado propõe o retorno do trabalho escravo no País

[RELAÇÃO DE TRABALHO] Deputado propõe o retorno do trabalho escravo no País Nesta semana o presidente da Comissão de Trabalho da Câmara, deputado Nelson Marquezelli (PTB/SP), divulgou uma proposta para revisão da relação entre capital e trabalho. As idéias defendidas por Marquezelli

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissões. Comissão de Defesa do Consumidor Câmara dos Deputados

CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissões. Comissão de Defesa do Consumidor Câmara dos Deputados Período: 27 de junho a 01 de julho de 2011 CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissões Comissão de Defesa do Consumidor dos Deputados Dia: 29/06 Horário: 10h Local: Plenário 08 TODOS OS S (Item 2) REQUERIMENTO Nº 42/2011

Leia mais

Vice-Presidência Legislativa

Vice-Presidência Legislativa Vice-Presidência Legislativa Missão institucional: Planejar e coordenar o processo de articulação política e parlamentar das relações da AMB com o Poder Legislativo nas esferas federal, estadual, distrital

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissões. Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania Câmara dos Deputados

CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissões. Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania Câmara dos Deputados RAMO ARGOPECUÁRIO Período: 04 a 08 de julho de 2011 CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissões Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania dos Deputados Dia: 05/07 Horário: 14h30 Local: Plenário 01 (Item 27)

Leia mais

Assuntos Legislativos - REGIMENTO -

Assuntos Legislativos - REGIMENTO - Assuntos Legislativos Elaboração da Agenda Legislativa da Indústria 2019 - REGIMENTO - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES DA AGENDA Art. 1º A Agenda Legislativa da Indústria, elaborada anualmente, identifica as

Leia mais

REIVINDICAÇÕES DOS SERVIDORES DO INCRA E MDA RECEBEM AMPLO APOIO DE LIDERANÇAS POL Sex, 10 de Agosto de :57

REIVINDICAÇÕES DOS SERVIDORES DO INCRA E MDA RECEBEM AMPLO APOIO DE LIDERANÇAS POL Sex, 10 de Agosto de :57 REIVINDICAÇÕES DOS SERVIDORES DO INCRA E MDA RECEBEM AMPLO APOIO DE LIDERANÇAS POL A campanha dos servidores do Incra e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para fortalecer os órgãos e prestar

Leia mais

MP 808/2017 I Reforma Trabalhista

MP 808/2017 I Reforma Trabalhista MP 808/207 I Reforma Trabalhista Ementa: Altera a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de º de maio de 943. Autor: Poder Executivo Tramitação (CN): aguarda instalação

Leia mais

Cenário Político e Cooperativismo. Dr. Eudes de Freitas Aquino Presidente da Unimed do Brasil

Cenário Político e Cooperativismo. Dr. Eudes de Freitas Aquino Presidente da Unimed do Brasil Cenário Político e Cooperativismo Dr. Eudes de Freitas Aquino Presidente da Unimed do Brasil Fórum Político Nacional Unimed Brasília/DF 24. Fev. 2015 IDENTIDADE Uma cooperativa é uma associação autónoma

Leia mais

Informe Legislativo Municipal

Informe Legislativo Municipal Informe Legislativo Municipal MATÉRIAS SELECIONADAS DOS DIÁRIOS OFICIAIS DOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO DO ESTADO DO RIO E JANEIRO PROJETOS DE LEI APRESENTADOS NESTA SEMANA: Interesse Geral da Indústria

Leia mais

Atividades do Deconcic

Atividades do Deconcic Principais atividades 2015 Atividades do Deconcic Período: 09 de maio a 10 de junho de 2016 09 de maio Reunião Plenária da Diretoria do DECONCIC Na reunião foram abordados os encontros com as Secretarias

Leia mais

Socialistas,

Socialistas, Prezad@s Companheir@s Socialistas, A Executiva Nacional LGBT do PSB apresenta aos LGBT Socialistas e demais militantes filiados ao PSB o seu Planejamento estratégico para o ano de 2013. Este documento

Leia mais

Relatório de atividades

Relatório de atividades Principais atividades 2015 Relatório de atividades 14 de agosto a 06 de setembro de 2017 14 de agosto Reunião Plenária do Deconcic O Deconcic realizou sua Reunião Plenária de Diretoria, onde discutiu alternativas

Leia mais

SENADO FEDERAL - Plenário. Plenário Senado Federal

SENADO FEDERAL - Plenário. Plenário Senado Federal Período: 16 de novembro a 19 de novembro de 2010 SENADO FEDERAL - Plenário RAMO AGROPECUÁRIO Plenário Senado Federal PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 202/05 da Sra. Lúcia Vânia que "Altera a Lei nº 8.629, de

Leia mais

Relatório de Atividades da Secretaria Executiva Outubro de 2010 a novembro de 2011

Relatório de Atividades da Secretaria Executiva Outubro de 2010 a novembro de 2011 Relatório de Atividades da Secretaria Executiva Outubro de 2010 a novembro de 2011 1 - Encaminhamentos prioritários do Encontro Nacional de Itu Após o Encontro Nacional de Itu foram realizadas as seguintes

Leia mais

TEL: FILIADA A CUT/ CNTSS

TEL: FILIADA A CUT/ CNTSS www.fenas.org.br fenas@fenas.org.br TEL: 21-25244263 FILIADA A CUT/ CNTSS RESULTADO DA MOBILIZAÇÃO EM BRASÍLIA, NOS DIAS 16 17 e 18 de junho de 2015 EM DEFESA DOS PROJETOS DE LEIS PL, PARA O/A ASSISTENTE

Leia mais

FIEG Entidade prestigia comemoração dos 82 anos da Acia

FIEG Entidade prestigia comemoração dos 82 anos da Acia FIEG Entidade prestigia comemoração dos 82 anos da Acia presidente da Federação das O Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Pedro Alves e o vice-presidente, Wilson de Oliveira, participaram da solenidade

Leia mais

CÂMARA FEDERAL 1 - COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA

CÂMARA FEDERAL 1 - COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA CÂMARA FEDERAL 1 - COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA - Dia 20 de maio de 2008 14:00 horas Plenário 01. 17 - SUBSTITUTIVO DO SENADO AO PROJETO DE LEI Nº 4.715/94 - que "transforma o Conselho

Leia mais

O PL 8035/ 2010 (PNE): trajetória histórica e situação atual.

O PL 8035/ 2010 (PNE): trajetória histórica e situação atual. O PL 8035/ 2010 (PNE): trajetória histórica e situação atual. Célia Maria Vilela Tavares Dirigente Municipal de Educação de Cariacica/ ES Presidenta Undime Região Sudeste Linha do tempo da mobilização

Leia mais

Previsão de pauta das Comissões no Congresso Nacional. Agenda da Semana 06 a 10 de Maio de 2013 RESULTADO

Previsão de pauta das Comissões no Congresso Nacional. Agenda da Semana 06 a 10 de Maio de 2013 RESULTADO Previsão de pauta das Comissões no Congresso Nacional Agenda da Semana 06 a 10 de Maio de 2013 RESULTADO COMISSÕES CAMÂRA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Dia: 08 de Maio de 2013 Horário:

Leia mais

MP 814/2017, PL 9463/2018 e PL da CP 33

MP 814/2017, PL 9463/2018 e PL da CP 33 MP 814/2017, PL 9463/2018 e PL da CP 33 21 de março de 2018 MP 814/2017 setor elétrico Tema: Conhecida por alterar a Lei 10.848/2004, revogando o artigo que exclui a Eletrobras e suas subsidiárias do Programa

Leia mais

I Seminário de Representantes

I Seminário de Representantes I Seminário de Representantes do Sistema Confea/Crea PLS 58/2008 - controle das obras públicas inacabadas altera os Artigos nº 27 e 34 da Lei nº 5.194, de 24/12/1966. (Cada artigo lista, respectivamente,

Leia mais

AGENDA LEGISLATIVA SEMANA DE 16 A 20 DE SETEMBRO DE 2013.

AGENDA LEGISLATIVA SEMANA DE 16 A 20 DE SETEMBRO DE 2013. ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS 1 AGENDA LEGISLATIVA SEMANA DE 16 A 20 DE SETEMBRO DE 2013. I. 16/09 Segunda-Feira 10h00 - Comissão/Direitos Humanos - Os direitos, conquistas, desafios e perspectivas

Leia mais

Clipping de notícias. Recife, 27 de março de 2017.

Clipping de notícias. Recife, 27 de março de 2017. Clipping de notícias Recife, 27 de março de 2017. Recife, 27 de março de 2017. Recife, 27 de março de 2017. Recife, 25 de março de 2017. Recife, 25 de março de 2017. Recife, 27 de março de 2017.

Leia mais

Representando a Federação

Representando a Federação FIEG Entidade presente na 68ª Convenção Nacional da ABIP Representando a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), o vice-presidente da entidade, empresário Wilson de Oliveira, participou da

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS 1 AGENDA CONGRESSO NACIONAL SEMANA 4 A 8 DE MARÇO DE 2013.

ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS 1 AGENDA CONGRESSO NACIONAL SEMANA 4 A 8 DE MARÇO DE 2013. ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS 1 AGENDA CONGRESSO NACIONAL SEMANA 4 A 8 DE MARÇO DE 2013. I. 04/03 SEGUNDA-FEIRA 14h00 - Plenário Sessão não-deliberativa. Local: Plenário do Senado 14h00 - Plenário

Leia mais

Relatório de participação da Direção da UFPR Litoral nos recentes movimentos em defesa da política de expansão universitária federal brasileira

Relatório de participação da Direção da UFPR Litoral nos recentes movimentos em defesa da política de expansão universitária federal brasileira Relatório de participação da Direção da UFPR Litoral nos recentes movimentos em defesa da política de expansão universitária federal brasileira Nesse relatório apresentamos à comunidade acadêmica os recentes

Leia mais

Formulário Anexo I. MARCOS PAULO DIAS RODRIGUES, , Analista Administrativo, Assessor-

Formulário Anexo I. MARCOS PAULO DIAS RODRIGUES, , Analista Administrativo, Assessor- Formulário Anexo I 1. Nome do(s) Autor(es), Matrícula e Cargo: MARCOS PAULO DIAS RODRIGUES, 1489660, Analista Administrativo, Assessor- Chefe da Assessoria Parlamentar 2. Lotação: ASPAR/ANVISA 3. Telefone

Leia mais

RESULTADO Segunda-feira, 01/07/2019

RESULTADO Segunda-feira, 01/07/2019 RESULTADO Segunda-feira, 01/07/2019 COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS CAE Ciclo de Debates Auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Goiás Às 13h CICLO DE DEBATES Assunto / Finalidade: Debater o Projeto

Leia mais

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO 55ª Legislatura 1ª Sessão Legislativa Ordinária RESULTADO DA REUNIÃO ORDINÁRIA EM 14/10/2015

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO 55ª Legislatura 1ª Sessão Legislativa Ordinária RESULTADO DA REUNIÃO ORDINÁRIA EM 14/10/2015 CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE EDUCAÇÃO 55ª Legislatura 1ª Sessão Legislativa Ordinária RESULTADO DA REUNIÃO ORDINÁRIA EM 14/10/2015 LOCAL: Anexo II, Plenário 10 HORÁRIO: 10h REUNIÃO DELIBERATIVA: A

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Prof. Alexandre Demidoff Comissões permanentes e comissões temporárias Art. 58. O Congresso Nacional e suas Casas terão comissões permanentes e temporárias, constituídas

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS

CÂMARA DOS DEPUTADOS CÂMARA DOS DEPUTADOS PAUTA PREVISTA PARA: 24, 25 e 26 DE SETEMBRO DE 2013 (Sujeita a alterações) SECRETARIA-GERAL DA MESA Coordenação de Apoio ao Plenário Telefones: (0xx61) 3216-1144 / 1145 / 1146 23/9/2013

Leia mais

RELATÓRIO DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA FENACRIA

RELATÓRIO DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA FENACRIA RELATÓRIO DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA FENACRIA Curitiba, 23 de outubro de 2015 REUNIÃO DA FRENTE PARLAMENTAR DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL PRÓ- CRIANÇA E ADOLESCENTE Data: 23 de outubro de 2015 Horário: 10hs. Local:

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA SÉRIE LEGISLAÇÕES

APRESENTAÇÃO DA SÉRIE LEGISLAÇÕES APRESENTAÇÃO DA SÉRIE LEGISLAÇÕES Esta série se compõe por sete dossiês, tratando da Lei Agrícola, das legislações trabalhista, fundiária, sindical, agrária e de reforma agrária. São compilações de leis

Leia mais

Atividades do Deconcic

Atividades do Deconcic Principais atividades 2015 Atividades do Deconcic Período: 15 de fevereiro a 11 de março de 2016 15 de fevereiro Reunião Plenária O Departamento da Indústria da Construção Deconcic apresentou o andamento

Leia mais

Atividades do Deconcic

Atividades do Deconcic Principais atividades 2015 Atividades do Deconcic Período: 18 de janeiro a 12 de fevereiro de 2016 Principais Relatório de atividades Atividades 2015 18 de janeiro Reunião Plenária da Diretoria do DECONCIC

Leia mais

MARCO REGULATÓRIO DA ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO NO BRASIL Os coordenadores das câmaras especializadas de Engenharia de Segurança do

MARCO REGULATÓRIO DA ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO NO BRASIL Os coordenadores das câmaras especializadas de Engenharia de Segurança do MARCO REGULATÓRIO DA ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO NO BRASIL Os coordenadores das câmaras especializadas de Engenharia de Segurança do trabalho, dos CREAs, em conjunto com lideranças da ANEST e SOBES,

Leia mais

EMBRAPA ASSESSORIA PARLAMENTAR PARTICIPAÇÃO DA EMBRAPA EM AUDIÊNCIAS PÚBLICAS E FRENTES PARLAMENTARES NO CONGRESSO NACIONAL 2 SEMESTRE DE 2011

EMBRAPA ASSESSORIA PARLAMENTAR PARTICIPAÇÃO DA EMBRAPA EM AUDIÊNCIAS PÚBLICAS E FRENTES PARLAMENTARES NO CONGRESSO NACIONAL 2 SEMESTRE DE 2011 1 EMBRAPA ASSESSORIA PARLAMENTAR PARTICIPAÇÃO DA EMBRAPA EM AUDIÊNCIAS PÚBLICAS E FRENTES PARLAMENTARES NO CONGRESSO NACIONAL 2 SEMESTRE DE 2011 AGOSTO/2011 LANÇAMENTO DA FRENTE PARLAMENTAR DA SEGURANÇA

Leia mais

Os Desafios do Cooperativismo na Economia. Dr. Eudes de Freitas Aquino Presidente da Unimed do Brasil

Os Desafios do Cooperativismo na Economia. Dr. Eudes de Freitas Aquino Presidente da Unimed do Brasil Os Desafios do Cooperativismo na Economia Dr. Eudes de Freitas Aquino Presidente da Unimed do Brasil Cooperativismo no Mundo O Modelo cooperativista já alcança mais de no mundo é associada a uma cooperativa

Leia mais

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO Publicado em: 19/06/2019 Edição: 117 Seção: 1 Página: 2 Órgão: Atos do Poder Executivo MEDIDA PROVISÓRIA Nº 886, DE 18 DE JUNHO DE 2019 Altera a Lei nº 13.844, de 18 junho de 2019,

Leia mais

A Caminho da Insensatez?

A Caminho da Insensatez? A Caminho da Insensatez? Mário Luiz Menel da Cunha 21 de agosto de 2018 1. Dificuldades do Setor Elétrico Brasileiro Curto prazo Longo prazo 2. Soluções propostas pelo executivo Curto prazo Longo prazo

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA SÉRIE CONGRESSO NACIONAL

APRESENTAÇÃO DA SÉRIE CONGRESSO NACIONAL APRESENTAÇÃO DA SÉRIE CONGRESSO NACIONAL A série Congresso Nacional é composta por três subséries: Câmara dos Deputados, Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar e Senado. Com exceção da subsérie

Leia mais

E foi assim que trabalhei ao longo de todo o mandato: com convicção, lealdade aos meus ideais e muito afinco!

E foi assim que trabalhei ao longo de todo o mandato: com convicção, lealdade aos meus ideais e muito afinco! Prezados Amigos, Findado o meu mandato, tenho a tranquilidade de dizer a todos que me confiaram a honra de representá-los na Câmara dos Deputados que cumpri o meu dever. Conseguimos aprovar proposições

Leia mais

Visão do Setor Industrial Brasileiro sobre o Acordo de Paris

Visão do Setor Industrial Brasileiro sobre o Acordo de Paris Visão do Setor Industrial Brasileiro sobre o Acordo de Paris Shelley de Souza Carneiro Gerente Executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade Confederação Nacional da Indústria - CNI Sumário O que é a CNI?

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS Deputado Federal Vanderlei Siraque PT/SP

CÂMARA DOS DEPUTADOS Deputado Federal Vanderlei Siraque PT/SP Estatuto da Frente Parlamentar em Defesa da Competitividade da Cadeia Produtiva do Setor Químico, Petroquímico e Plástico do Brasil. Art.1º - A Frente Parlamentar em Defesa da Competitividade da Cadeia

Leia mais

Programa Agronomia no Campo: um relato da experiência na comunicação rural em Nova Xavantina-MT

Programa Agronomia no Campo: um relato da experiência na comunicação rural em Nova Xavantina-MT Programa Agronomia no Campo: um relato da experiência na comunicação rural em Nova Xavantina-MT ALMEIDA, Rafael Pereira 1, RAMOS, Rafaela Ferreira 2, LOPES, Jardel Alexandre³. Palavras-chave: Agricultura

Leia mais

ABAD - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ATACADISTAS E DISTRIBUIDORES DE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS

ABAD - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ATACADISTAS E DISTRIBUIDORES DE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS ABAD - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ATACADISTAS E DISTRIBUIDORES DE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS ATA DA REUNIÃO DO COMITÊ AGENDA POLÍTICA REALIZADA EM 27 DE ABRIL DE 2015 Coordenador: Alessandro Dessimoni Vicente

Leia mais

A CAPILARIDADE DAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO ESTÁ PROMOVENDO A DEMOCRATIZAÇÃO AO ACESSO DE CRÉDITO PARA MILHARES DE PESSOAS.

A CAPILARIDADE DAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO ESTÁ PROMOVENDO A DEMOCRATIZAÇÃO AO ACESSO DE CRÉDITO PARA MILHARES DE PESSOAS. PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE DO SISTEMA OCEPAR, JOÃO PAULO KOSLOVSKI, POR OCASIÃO DA HOMENAGEM EM COMEMORAÇÃO AO ANO INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO, NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO PARANÁ. (25.06.12) A RESOLUÇÃO

Leia mais

14 DE JUNHO É DIA DE GREVE GERAL: ADESÃO A CADA DIA É MAIOR!

14 DE JUNHO É DIA DE GREVE GERAL: ADESÃO A CADA DIA É MAIOR! Brasília, 28 de maio de 2019. 30 DE MAIO - II DIA DE LUTA PELA EDUCAÇÃO É NA LUTA QUE A GENTE SE ENCONTRA! As Entidades Nacionais do setor da Educação se reuniram na sede da FASUBRA para fazer uma avaliação

Leia mais

Art. 1º. Este Regimento disciplina as regras gerais para a realização e participação no 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC).

Art. 1º. Este Regimento disciplina as regras gerais para a realização e participação no 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC). Regimento Interno Art. 1º. Este Regimento disciplina as regras gerais para a realização e participação no Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC). 01. CAPÍTULO I Dos objetivos Art. 2º. O CBC tem como

Leia mais

55ameaças. aos seus direitos em tramitação no Congresso Nacional

55ameaças. aos seus direitos em tramitação no Congresso Nacional 55ameaças aos seus direitos em tramitação no Congresso Nacional A assessoria do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) realizou um levantamento das principais matérias tramitando no

Leia mais

DEFESA DE INTERESSES DA INDÚSTRIA 2015 CONGRESSO NACIONAL

DEFESA DE INTERESSES DA INDÚSTRIA 2015 CONGRESSO NACIONAL DEFESA DE INTERESSES DA INDÚSTRIA 2015 CONGRESSO NACIONAL Câmara dos Deputados Nº DE SESSÕES DELIBERATIVAS REALIZADAS (FEVEREIRO A ABRIL) TOTAL DE MATÉRIAS APRECIADAS MICHEL TEMER (PMDB/SP) 43 MARCO MAIA

Leia mais

VI Encontro de Seguro-Garantia debate alterações na lei de licitações

VI Encontro de Seguro-Garantia debate alterações na lei de licitações Presidente da comissão de Crédito e Garantia da FenSeg apresentou os pontos dos Projetos de Lei que estão em discussão no Congresso Nacional As controvérsias sobre a real necessidade de algumas exigências

Leia mais

COMISSÃO ESPECIAL DE MINERAÇÃO DA CNI

COMISSÃO ESPECIAL DE MINERAÇÃO DA CNI 5ª reunião ordinária da Comissão Especial de Mineração da CNI. Data: 03/9/2009 Atualização das ações da CNI: Área jurídica atualização sobre ações judiciais e apresentação de parecer da Superintendência

Leia mais

Participação do PIB de Minas Gerais no total nacional (%)

Participação do PIB de Minas Gerais no total nacional (%) Indústria Mineira - Caracterização Indústria Mineira Caracterização Participação do PIB de Minas Gerais no total nacional (%) Não há nenhuma transformação estrutural relevante na economia mineira que a

Leia mais

PL 4238/12 - PISO SALARIAL DE VIGILANTES

PL 4238/12 - PISO SALARIAL DE VIGILANTES PL 4238/12 - PISO SALARIAL DE VIGILANTES CRIAÇÃO: 11/02/2015 CONSTITUIÇÃO: 18/03/2015 INSTALAÇÃO: 19/03/2015 ENCERRAMENTO: MESA DA COMISSÃO PRESIDENTE ANDRE MOURA (PSC/SE) 1º VICE-PRESIDENTE LAERCIO OLIVEIRA

Leia mais

III CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONAE 2018 REGIMENTO CAPÍTULO I DA REALIZAÇÃO E CARÁTER DA CONFERÊNCIA

III CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONAE 2018 REGIMENTO CAPÍTULO I DA REALIZAÇÃO E CARÁTER DA CONFERÊNCIA III CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONAE 2018 REGIMENTO CAPÍTULO I DA REALIZAÇÃO E CARÁTER DA CONFERÊNCIA Art. 1º. O Colegiado de Educação da AMERIOS, através da Comissão Central Organizadora (CCO),

Leia mais

PLC 77/2015. Resumo Geral

PLC 77/2015. Resumo Geral PLC 77/2015 Resumo Geral Por unanimidade, o Plenário aprovou nesta quarta-feira (9) o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 77/2015, que promove uma série de ações para o incentivo à pesquisa, à inovação e ao

Leia mais