CONHECENDO O INIMIGO. Tributário. Direito PROF. GUILHERME PEDROZO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONHECENDO O INIMIGO. Tributário. Direito PROF. GUILHERME PEDROZO"

Transcrição

1 CONHECENDO O INIMIGO Direito Tributário PROF. GUILHERME PEDROZO

2 Extinção do Crédito Tributário Na forma do artigo 156 do Código Tributário Nacional apresentam-se várias formas de extinção do crédito tributário. Lembrando que tais modalidades contemplam um rol taxativo, podendo ser alterados apenas mediante lei complementar. A primeira forma de extinção é o pagamento. Trata-se da forma mais aguardada de extinção do crédito tributário onde o contribuinte à fim de extinguir o tributo faz o pagamento através da entrega de dinheiro ao ente público competente. Importante referir ainda que diferentemente do direito civil, na forma do artigo 158 do CTN, o pagamento parcial de parcelas não poderá presumirse que as demais estão quitadas, assim como o pagamento, por exemplo, de IPTU do ano de 2017 não poderá presumir-se que os anteriores estão quitados. Acaso o pagamento do tributo devido não for feito no prazo legal os efeitos moratórios serão automáticos na forma do artigo 161 do CTN. Quanto ao prazo de pagamento, igualmente acaso não houver regra específica na legislação tributária do ente competente, o vencimento do crédito ocorre trinta dias depois da data em que se considera o sujeito passivo notificado do lançamento. Lembre-se que em Tributos Federais (âmbito federal), a correção monetária e os juros de mora estão reunidos em único índice, a taxa SELIC. Sendo assim, conforme orientação pacífica do STJ, não posso cumular SELIC com qualquer outro índice de correção monetária. Conforme o artigo 162 do CTN o pagamento poderá ser efetuado em moeda corrente, cheque ou vale postal. E nos casos previstos em lei, em estampilha, em papel selado, ou por processo mecânico. A segunda forma de extinção é o compensação. Ocorrerá o direito à compensar quando duas pessoas forem ao mesmo tempo, credor e devedor uma da outra. Agora não bastará para ocorrer a compensação ter crédito e débito, mas também faz-se necessário a existência de norma específica do ente competente que estipule as condições e garantias, observando o teor do artigo 170 do CTN. A segunda forma de extinção é o compensação. Ocorrerá o direito à compensar quando duas pessoas forem ao mesmo tempo, credor e devedor uma da outra. Agora não bastará para ocorrer a compensação ter crédito e débito, mas também faz-se necessário a existência de norma específica do ente competente que estipule as condições e garantias, observando o teor do artigo 170 do CTN.

3 Outrossim a presente modalidade de extinção somente poderá ser realizada mediante lei específica do ente competente, onde tal norma irá delimitar as condições para à realização da transação. Veja que o CTN não afirma a necessidade do litígio ser judicial ou administrativo, cabendo assim, ao ver do signatário, para tanto litígios administrativos quanto para judiciais. A quarta forma de extinção é a remissão. A remissão trata-se da dispensa gratuita da dívida tributária. Na forma do artigo 150, 6º da Constituição Federal a remissão somente poderá ser concedida mediante lei específica do ente competente. A remissão, diferente da anistia, poderá perdoar tributo e multa. Além disto, por tratar-se de forma de extinção do crédito tributário, somente poderá existir de créditos já constituídos (lançados). Por fim, teremos a remissão de forma individual ou geral, devendo utilizar-se dos parâmetros da moratória para realização. A quinta forma de extinção é a prescrição e a decadência. O prazo para que a Administração Tributária, por meio da autoridade competente, promova o lançamento é decadencial. O prazo para que se juíze a ação de execução fiscal é prescricional. Operada a decadência, tem-se por extinto o direito de lançar. Verificada a prescrição, tem-se impossibilitado o manejo da execução fiscal. Lembre-se que diferentemente do direito civil, aqui no Direito Tributário o pagamento de débito prescrito gera direito a sua repetição, na medida em que, muito embora exista o direito material, a pretensão estará extinta quando da ocorrência do pagamento. Ademais ressalta-se: o lançamento é exatamente o marco que separa, na linha do tempo, a prescrição da decadência. Mais importante ainda dizer que: o termo inicial do prazo decadencial não é exatamente a data da ocorrência do fato gerador, mas uma data em torno deste momento (via de regra, o primeiro exercício financeiro subsequente). Mas no caso do lançamento por homologação, contudo, o termo inicial pode coincidir com precisão com data do fato gerador. O prazo decadencial é de 5 anos. Outrossim a decadência tem algumas regras próprias que veremos abaixo. Regra Geral do Prazo Decadencial O direito de a Fazenda Pública constituir o crédito tributário extinguese após cinco anos, contados do primeiro dia do exercício seguinte àquele em que o lançamento poderia ter sido efetuado. Percebe-se nitidamente que a Administração Pública acaba tendo mais de cinco anos para exercer o direito de constituir o crédito. Mas na OAB = o prazo decadencial é 5 anos.

4 Regra da Antecipação da Contagem do Prazo Decadencial Uma vez iniciada a constituição do crédito tributário pela notificação, ao sujeito passivo, de qualquer medida preparatória indispensável ao lançamento, considera-se como fato que antecipa a contagem do prazo decadencial. É quando a Administração Pública adota medida preparatória para o lançamento. Como por exemplo o início de uma fiscalização ou até mesmo a notificação. Assim à partir da data em que o sujeito passivo toma ciência do termo, inicia-se a contagem do prazo decadencial. É importante dizer que: qualquer ato posterior cometido pela Administração Pública não inibirá a contagem do prazo decadencial já iniciado anteriormente. Regra da Anulação de Lançamento Vício Formal Decadência Contada da data em que se tornar definitiva a decisão que houver anulado, por vício formal, o lançamento anteriormente efetuado, apresentase como consequência a devolução do prazo para que se constitua o crédito. Lembre-se que é vício de forma e não de matéria. Regra do Lançamento por Homologação O término do prazo para a homologação, sem que esta tenha sido expressamente realizada, não apenas configura homologação tácita, mas também decadência do direito de constituir o crédito relativo a qualquer diferença. Aqui, no lançamento por homologação, a regra é: único caso em que o prazo decadencial é contado exatamente da data da ocorrência do fato gerador. Assim, se o contribuinte antecipou o pagamento dentro do prazo legal, mesmo que o valor recolhido tenha sido ínfimo, a homologação tácita ocorrerá em cinco anos, contados da data do fato gerador. Mas atenção nos casos de lançamento por homologação onde não houver lançamento ou ele for realizado com dolo, fraude ou simulação, o prazo decadencial passará para a regra geral (art. 173, I, do CTN, ou seja, 1º dia do exercício subsequente. Cuidado que a FGV ainda insiste em cobrar o prazo decadencial para a realização do lançamento das contribuições para financiamento da seguridade social. A lei própria fala em 10 anos, mas o STJ em 2007 e o STF em 2008 (súmula vinculante nº 8), decidiu que tal prazo é inconstitucional, sendo o mesmo igual aos demais (5 anos).

5 Já opera-se a prescrição quando a Fazenda Pública não propõe, no prazo legalmente estipulado, a ação de execução fiscal para obter a satisfação coativa do crédito tributário. Conforme o artigo 174 do CTN o prazo de prescrição é de cinco anos, iniciando sua contagem da data da constituição definitiva do crédito tributário. Mas cuidado que não será com a notificação que o crédito estará definitivamente constituído. Mas sim, não havendo pagamento ou impugnação (ou após o processo administrativo), e ultrapassado o prazo para pagamento do crédito tributário sem pagamento, é que começará a fluir o prazo prescricional. Lembre-se que a prescrição se interromperá quando: houver despacho do juiz ordenando citação em execução, qualquer protesto judicial ou ato judicial que constitua o devedor em mora e por qualquer ato inequívoco (mesmo que seja extrajudicial) que importe reconhecimento do débito pelo devedor. A sexta forma de extinção é a conversão de depósito em renda. Tal modalidade irá ocorrer quando da realização de depósito ou penhora de dinheiro em processo judicial e em caso de vitória (decisão favorável de mérito ao fisco) o dinheiro irá a fazenda pública. Tal ato é nominado de conversão de depósito em renda. A sétima forma de extinção é a consignação em pagamento. A presente forma irá ocorrer quando do ajuizamento de Ação de Consignação em Pagamento pelo contribuinte nas possibilidades ofertadas do artigo 164 do CTN. Lembrando que tal demanda judicial busca justamente à satisfação do crédito tributário não recebida pela fazenda pública. Assim julgando-se procedente à presente ação o dinheiro que fora depositado na forma do artigo 542, I, do CPC, será convertido em renda, vindo à extinguir o crédito tributário pela consignação. Da Responsabilidade Tributária Via de regra, todo tributo será satisfeito pela pessoa que realize o fato gerador, ou seja, aquele que tem vínculo direto com a realização da hipótese descrita em norma legal. Entretanto o artigo 121 do CTN afirma que serão igualmente sujeito passivo da relação tributária, além do contribuinte, o responsável. Mas afinal de contas quem é o responsável? É aquele que não tem vínculo direto com à realização (fato) da hipótese prevista na norma, entretanto a lei lhe atribuí responsabilidade para satisfazer o crédito tributário.

6 Outrossim, antes de iniciarmos os tipos de responsabilidade, é importante referir que o próprio CTN afirma e entrega possibilidade ao legislador ordinário estabelecer hipóteses específicas de responsabilidade tributária conforme leciona o artigo 128. Como a presente obra não tem o condão de exaurir qualquer matéria exposta, vamos trabalhar especificamente à responsabilidade por transferência (sucessão e terceiros), que está disciplinada entre os artigos 130 até 135 do CTN. O que disposto no artigo supra trata-se da responsabilidade dos adquirentes de bens imóveis. Portanto todos os tributos devidos, relativos ao bem imóvel (impostos, taxas e cont. de melhoria) serão transferidos ao adquirente do bem. Entretanto o adquirente apenas não poderá ser responsabilizado quando houver comprovação da negativa de débitos (possuir certidão negativa na data da compra) ou quando adquirir o bem em leilão judicial, visto que neste último caso, os valores das dívidas estarão subrogadas pelo preço pago em hasta pública. Logo se houver saldo pendente, mesmo com a realização da arrematação, o adquirente não poderá ser cobrado pelo saldo devido. Por fim, ainda sobre o referido artigo, cabe dizer que a mesma hipótese de responsabilidade será do adquirente de bem móvel, na forma do artigo 131, I, do CTN. Outrossim decidiu o STJ que as possibilidades de não pagamento dos débitos para o presente caso pelo adquirente, aplicam-se as mesmas regras expostas para o artigo 130 do CTN. Garantias e Privilégios do Crédito Tributário Na forma do artigo supra citado o crédito tributário poderá servir-se, via de regra, de quaisquer bens do devedor para a satisfação do crédito, inclusive aquelas gravados com cláusula de inalienabilidade ou impenhorabilidade. Entretanto os bens descritos no artigo 833 do CPC e na lei 8.009/90 (único bem imóvel família) serão impenhoráveis. Mas tenha cuidado visto que na própria lei 8.009/90 (art. 3º) temos uma exceção a impenhorabilidade por dívida fiscal, visto que quando o crédito tributário for oriundo do bem imóvel ele poderá ser penhorado para pagamento destes débitos (exemplo, IPTU, Taxa, Cont. de Melhoria). Ainda sobre as disposições legais sobre a garantia é importante referir o artigo 185 do CTN.

7 Reza o artigo acima que será presumida fraude toda vez que ocorrer alienação (venda) de bens com a finalidade de não pagar tributo. O lapso temporal para definição da referida fraude é a inscrição em dívida ativa. Ainda afirma o parágrafo único do referido artigo que apenas não será considerado fraude se o devedor conservar bens suficientes para à satisfação do crédito tributário. Sobre o artigo ainda é importante lecionar que não aplicamos para efeitos de Execução Fiscal a Súmula 375 do STJ, visto que aqui trata-se de norma especial. Já sobre preferências do crédito tributário, leciona o artigo 186 do CTN. Logo no entendimento do caput do artigo supra o crédito tributário tem preferência, via de regra, sobre qualquer outro, independente da natureza do crédito. Na forma do caput e da regra geral, o crédito tributário apenas perde na preferência para os créditos de natureza trabalhista e de acidente de trabalho. Entretanto conforme dispositivo do parágrafo único do referido artigo combinado com o artigo 83 da Lei /05, em processo de falência o crédito tributário será satisfeito em 4º lugar, desde que tenha ocorrido o fato gerador antes da falência (se for após a decretação da falência, será extraconcursal art. 188 do CTN). Assim, na prática, o crédito tributário no processo de falência perderá para: extraconcursal, trabalho (limitado em 150 SM) e acidente de trabalho, crédito com garantia real no limite do valor do bem gravado. Na forma do parágrafo único do artigo 187, existindo o concurso de preferência no processo de falência serão satisfeitos os créditos na seguinte ordem: União, Estados e Distrito Federal, por fim os Municípios.

CONHECENDO O INIMIGO. Tributário. Direito PROF. GUILHERME PEDROZO

CONHECENDO O INIMIGO. Tributário. Direito PROF. GUILHERME PEDROZO CONHECENDO O INIMIGO Direito Tributário PROF. GUILHERME PEDROZO Extinção do Crédito Tributário Na forma do artigo 156 do Código Tributário Nacional apresentam-se várias formas de extinção do crédito tributário.

Leia mais

Direito Tributário Extinção do crédito tributário e suas modalidades. (PGE.RN.2001.FCC.47) São causas. Código Tributário rio Nacional:

Direito Tributário Extinção do crédito tributário e suas modalidades. (PGE.RN.2001.FCC.47) São causas. Código Tributário rio Nacional: Direito Tributário Extinção do crédito tributário e suas modalidades. Sergio Karkache http://sergiokarkache.blogspot.com Hipóteses de Extinção 1)Pagamento 2)Compensação 3)Transação 4)Remissão 5)Prescrição

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 30/11/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 30/11/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 30/11/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 25 Responsabilidade Tributária RESPONSABILIDADES Sucessão Pessoal

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Tributário. Crédito Tributário Promotor de Justiça

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Tributário. Crédito Tributário Promotor de Justiça CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Crédito Tributário Promotor de Justiça 1) CESPE Promotor de Justiça - MPE RR (2012) Após apurar o ICMS devido em razão das notas fiscais de entrada e saída de mercadoria,

Leia mais

SUSPENSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO

SUSPENSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Instituições de Direito Profª Doutora Ideli Raimundo Di Tizio p 20 SUSPENSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO O crédito tributário lançado ou em processo de lançamento pode ter a sua exigibilidade suspensa regularmente,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 05/12/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 05/12/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 05/12/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 26 Prescrição e Decadência DECADÊNCIA Prazo para formalizar

Leia mais

Aula Crédito Tributário

Aula Crédito Tributário Aula Crédito Tributário 1) Determinado contribuinte tomou conhecimento de uma Ação de Execução Fiscal proposta em seu desfavor, mas ainda não foi citado no feito. A propositura da ação se deu em 06/01/2015.

Leia mais

Resumos de leitura obrigatória AULA 30-03/06/2019 (...) CASOS PRÁTICOS

Resumos de leitura obrigatória AULA 30-03/06/2019 (...) CASOS PRÁTICOS Resumos de leitura obrigatória AULA 30-03/06/2019 (...) CASOS PRÁTICOS Art. 34, CTN. Contribuinte do imposto é o proprietário do imóvel, o titular do seu domínio útil, ou o seu possuidor a qualquer título.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Tatiana Scaranello 28/11/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Tatiana Scaranello 28/11/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Tatiana Scaranello 28/11/2017 E-mail: tributario@legale.com.br tatiana.saranello@gmail.com AULA 24 DECADÊNCIA - Decadência é

Leia mais

PRÁTICA JURÍDICA TRIBUTÁRIA. Denis Domingues Hermida

PRÁTICA JURÍDICA TRIBUTÁRIA. Denis Domingues Hermida PRÁTICA JURÍDICA TRIBUTÁRIA Denis Domingues Hermida - Locadora Carro Bom Ltda. foi autuada pela Receita Federal por ter deixado de recolher a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS)

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 28/08/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 28/08/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 07 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 28/08/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 26 PRESCRIÇÃO CONTITUIÇÃO DEFINITIVA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO Responsabilidade Tributária Art. 138 A responsabilidade é excluída pela denúncia espontânea da infração, acompanhada, se for o caso, do pagamento do tributo

Leia mais

Prescrição e Decadência

Prescrição e Decadência Prescrição e Decadência RUBENS KINDLMANN Conceito É um fenômeno que acarreta a perda do direito subjetivo do Fisco em constituir o crédito tributário pelo lançamento, em decorrência do decurso do prazo

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 03/05/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 03/05/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 03/05/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 50 MANDADO DE SEGURANÇA Requisitos Art. 202 e 203 CTN. H.I

Leia mais

Direito Tributário Lançamento e Extinção do Crédito Tributário

Direito Tributário Lançamento e Extinção do Crédito Tributário CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Lançamento e Extinção do Crédito Tributário Analista Judiciário TRF Período: 2007-2016 1) FCC - AJ TRF3/TRF 3/Judiciária/Execução de Mandados/2007 O lançamento tributário

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 23/11/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 23/11/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 23/11/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 23 CRÉDITO TRIBUTÁRIO E SUAS FORMAS DE LANÇAMENTO Continuação

Leia mais

Direito Tributário. Suspensão do Crédito Tributário. Professora Giuliane Torres.

Direito Tributário. Suspensão do Crédito Tributário. Professora Giuliane Torres. Direito Tributário Suspensão do Crédito Tributário Professora Giuliane Torres www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Tributário SUSPENSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Art. 151. Suspendem a exigibilidade do crédito

Leia mais

Crédito Tributário e suas formas de lançamento. Rubens Kindlmann

Crédito Tributário e suas formas de lançamento. Rubens Kindlmann Crédito Tributário e suas formas de lançamento Rubens Kindlmann Modalidades de Extinção do Crédito Tributário Art. 156, CTN Pagamento Compensação Transação Remissão Prescrição e Decadência Conversão do

Leia mais

Direito Tributário. Professora Giuliane Torres.

Direito Tributário. Professora Giuliane Torres. Direito Tributário Extinção do Crédito Tributário Pagamento, Compensação, Transação, Remissão, Prescrição e Decadência / Conversão do Depósito em Renda / Pagamento Antecipado e Homologação / Consignação

Leia mais

Resumos de leitura obrigatória AULA 22-06/05/2019. Teses Tributárias - ICMS NA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

Resumos de leitura obrigatória AULA 22-06/05/2019. Teses Tributárias - ICMS NA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA Resumos de leitura obrigatória AULA 22-06/05/2019 Teses Tributárias - ICMS NA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA O ICMS-ST é o regime pelo qual a responsabilidade pelo recolhimento do imposto devido é transferida

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Crédito Tributário Suspensão da Exigibilidade. Prof.ª Luciana Batista

DIREITO TRIBUTÁRIO. Crédito Tributário Suspensão da Exigibilidade. Prof.ª Luciana Batista DIREITO TRIBUTÁRIO Crédito Tributário Suspensão da Exigibilidade Prof.ª Luciana Batista Suspensão da exigibilidade (art.151 do CTN): o Fisco não poderá exigir o crédito tributário. Rol taxativo (art. 141

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ TRADIÇÃO, EXPERIÊNCIA E OUSADIA DE QUEM É PIONEIRO Curso: DIREITO Disciplina: DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO II Professora: ILZA MARIA DA SILVA FACUNDES Turma: 8ºDIV

Leia mais

HIPÓTESES DE EXTINÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO

HIPÓTESES DE EXTINÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO HIPÓTESES DE EXTINÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...5 Fundamento legal... 5 2. PAGAMENTO...9 3. IMPUTAÇÃO EM PAGAMENTO E REPETIÇÃO DO INDÉBITO... 13 Imputação em pagamento... 13 Repetição

Leia mais

CIRCULAR N 14/2005 CÓDIGO TRIBUTÁRIO NACIONAL ALTERÇÃO AJUSTE À LEI DE FALÊNCIA PENHORA ON-LINE

CIRCULAR N 14/2005 CÓDIGO TRIBUTÁRIO NACIONAL ALTERÇÃO AJUSTE À LEI DE FALÊNCIA PENHORA ON-LINE São Paulo, 16 de Fevereiro de 2.005 DE: PARA: ASSESSORIA JURÍDICA ASSOCIADOS CIRCULAR N 14/2005 CÓDIGO TRIBUTÁRIO NACIONAL ALTERÇÃO AJUSTE À LEI DE FALÊNCIA PENHORA ON-LINE Anexamos, para conhecimento,

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Art. 142 Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim

Leia mais

MBA EM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PROF. ALESSANDRO SPILBORGHS GARANTIAS E PRIVILÉGIOS DO CRÉDITO E SEU IMPACTO NO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

MBA EM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PROF. ALESSANDRO SPILBORGHS GARANTIAS E PRIVILÉGIOS DO CRÉDITO E SEU IMPACTO NO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO MBA EM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PROF. ALESSANDRO SPILBORGHS GARANTIAS E PRIVILÉGIOS DO CRÉDITO E SEU IMPACTO NO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO contatos @alessandrospilborghs @alespilborghs alessandro spilborghs

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

PROJETO DE LEI Nº, O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: PROJETO DE LEI Nº, 2007 Dispõe sobre o parcelamento, isenção de multas e renegociação de débitos da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social COFINS de responsabilidade das sociedades de advogados

Leia mais

Prescrição e Decadência

Prescrição e Decadência Prescrição e Decadência RUBENS KINDLMANN Prescrição e Decadência FG LANÇAMENTO COBRANÇA 5 ANOS 5 ANOS DECADÊNCIA PRESCRIÇÃO Decadência Liminar que não impede que o Fisco lance para prevenir a decadência

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 07/11/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 07/11/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 07/11/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 18 Responsabilidade Tributária Sujeitos da Relação SUJEITO

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br A decadência e o inciso I do art. 173 do CTN José Hable* Indaga-se: como se interpreta o inciso I art. 173 do CTN, que trata da decadência tributária? 1. Introdução Quando se vai

Leia mais

um dos temas mais e :

um dos temas mais e : um dos temas mais e : decorre do! e tem marcantes! Muitas incertezas! Confusões! decadência e prescrição - tratadas como se sinônimas fossem. foi nítida a evolução e modernização: - da ; - dos de fiscalização

Leia mais

PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO

PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Art. 150, 4º Se a lei não fixar prazo a homologação, será ele de cinco anos, a contar da ocorrência do fato gerador; expirado esse prazo sem que a Fazenda

Leia mais

SUSPENSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO

SUSPENSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO SUSPENSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO A suspensão da exigibilidade do crédito tributário tem como característica ser transitória ou temporária. É a dilatação ou prorrogação do prazo de pagamento. É importante

Leia mais

Decadência. Pré-aula 07. Professor Ramiru Louzada

Decadência. Pré-aula 07. Professor Ramiru Louzada Decadência Pré-aula 07 Professor Ramiru Louzada Hipótese de Incidência Fato Gerador Obrigação Tributária Lançamento Art. 142. Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário

Leia mais

INFORMATIVOS ESTRATÉGICOS Prof. Lucas Evangelinos - DIREITO TRIBUTÁRIO - DIREITO TRIBUTÁRIO

INFORMATIVOS ESTRATÉGICOS Prof. Lucas Evangelinos - DIREITO TRIBUTÁRIO - DIREITO TRIBUTÁRIO DIREITO TRIBUTÁRIO 1. Tema: Parcelamento de ofício da dívida tributária e prescrição. Termo inicial do prazo prescricional do crédito de IPTU. RECURSO ESPECIAL (REsp) O parcelamento de ofício da dívida

Leia mais

ARRECADAÇÃO E GESTÃO TRIBUTÁRIA MUNICIPAL

ARRECADAÇÃO E GESTÃO TRIBUTÁRIA MUNICIPAL ARRECADAÇÃO E GESTÃO TRIBUTÁRIA MUNICIPAL Armando Moutinho Perin Recife, 9 e 10 de dezembro de 2015 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA Código Tributário Nacional, CTN, arts. 6º e 7º: - criação de tributos (indelegável);

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Decadência e Prescrição Como Forma de Extinção da Obrigação Tributária Bruna Maggi de Sousa* INTRODUÇÃO A certeza e a segurança do direito não se compadecem com a permanência, no

Leia mais

Garantias e Privilégios do CréditoTributário. Rubens Kindlmann

Garantias e Privilégios do CréditoTributário. Rubens Kindlmann Garantias e Privilégios do CréditoTributário Rubens Kindlmann Garantias e Privilégios Por garantias devemos entender os meios jurídicos assecuratórios que cercam o direito subjetivo do estado de receber

Leia mais

Decadência R UBE N S K I N DL M ANN

Decadência R UBE N S K I N DL M ANN Decadência RUBENS KINDLMANN Conceito É um fenômeno que acarreta a perda do direito subjetivo do Fisco em constituir o crédito tributário pelo lançamento, em decorrência do decurso do prazo legal para efetivá-lo.

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO II. SUSPENSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO ART. 151 a 155, CTN

DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO II. SUSPENSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO ART. 151 a 155, CTN DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO II SUSPENSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO ART. 151 a 155, CTN HIPÓTESES DE SUSPENSÃO, EXTINÇÃO E EXCLUSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO ART. 151 a 182, CTN. notifica do HIPÓTESES DE SUSPENSÃO

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO AÇÃO ANULATÓRIA L C.T. D.A C.D.A E.F Ação Anulatória Art. 38 A discussão judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública só é admissível em execução, na forma desta

Leia mais

Sumário Capítulo 1 Direito tributário Capítulo 2 Espécies de tributo Capítulo 3 Empréstimos compulsórios e contribuições especiais

Sumário Capítulo 1 Direito tributário Capítulo 2 Espécies de tributo Capítulo 3 Empréstimos compulsórios e contribuições especiais Sumário Capítulo 1 Direito tributário... 1 1.1. Direito... 1 1.2. Direito público e direito privado... 1 1.3. Direito tributário... 2 1.4. Direito tributário e os demais ramos do Direito... 4 1.5. Estado...

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 27/11/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 27/11/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 07 Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 27/11/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 25 PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA Perda do direito da fazenda pública

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO GUIA PARA SALA DE AULA MÓDULO 4 HIPÓTESE DE INCIDÊNCIA

DIREITO TRIBUTÁRIO GUIA PARA SALA DE AULA MÓDULO 4 HIPÓTESE DE INCIDÊNCIA Roteiro de aula 1. Quando se considera ocorrido o fato gerador sujeito à condição suspensiva? 2. O que é o lançamento? 1. Qual a sua natureza? 2. É possível o surgimento do crédito tributário sem o lançamento

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO GUIA PARA SALA DE AULA MÓDULO 5

DIREITO TRIBUTÁRIO GUIA PARA SALA DE AULA MÓDULO 5 Roteiro de Aula 1. Quem paga indevidamente um tributo possui direito a devolução com juros? 2. Qual o prazo para ajuizamento da ação de repetição do indébito? 3. Qual o prazo para ação anulatória da decisão

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Art. 151 Suspendem a exigibilidade do crédito tributário: I - moratória; II - o depósito do seu montante integral;

Leia mais

Sumário CAPÍTULO 3 EMPRÉSTIMOS COMPULSÓRIOS E CONTRIBUIÇÕES ESPECIAIS

Sumário CAPÍTULO 3 EMPRÉSTIMOS COMPULSÓRIOS E CONTRIBUIÇÕES ESPECIAIS Sumário CAPÍTULO 1 DIREITO TRIBUTÁRIO 1. Direito 2. Direito público e direito privado 3. Direito tributário 4. Direito tributário e os demais ramos do Direito 5. Estado 6. Receitas do Estado 7. Definição

Leia mais

Nulidade Relativo Absoluto Legitimidade Parte e interessado Qualquer interessado - MP. Não convalesce decadencial Confirmação Sim Não

Nulidade Relativo Absoluto Legitimidade Parte e interessado Qualquer interessado - MP. Não convalesce decadencial Confirmação Sim Não Direito das obrigações Aula IV - 10/03/17 Novação Conceito Natureza Efeitos Novação consiste na extinção da obrigação primitiva, constituindo uma nova obrigação. Eu posso anular uma obrigação primitiva

Leia mais

PORTARIA Nº 489/2016

PORTARIA Nº 489/2016 PORTARIA Nº 489/2016 O CONSELHO REGIONAL DE REPRESENTANTES COMERCIAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO CORE-SP, no uso da sua competência Regimental de que trata a alínea h, do art. 17, do Regimento Interno, por

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO II: LANÇAMENTO E CRÉDITO TRIBUTÁRIO

DIREITO TRIBUTÁRIO II: LANÇAMENTO E CRÉDITO TRIBUTÁRIO DIREITO TRIBUTÁRIO II: LANÇAMENTO E CRÉDITO TRIBUTÁRIO Prof. Thiago Gomes 1. CO N TEXTUA LIZA ÇÃ O DO UTO R, PA PA I TIN HA A LG UM A S CA SA S EM SEU N O M E. NUN CA PAG O U IPTU E AG O RA ELE M O RREU.

Leia mais

Relação jurídica tributária

Relação jurídica tributária Relação jurídica tributária Planejamento Tributário Empresarial Crédito tributário: Lançamento tributário (ofício ou direto; declaração ou misto e por homologação); Presunção da dívida ativa; Suspensão

Leia mais

Questão 01 FGV/Fiscal de Tributos-Niterói/2015

Questão 01 FGV/Fiscal de Tributos-Niterói/2015 Questão 01 FGV/Fiscal de Tributos-Niterói/2015 Um contribuinte do Município, inconformado com a imposição de um auto de infração do ISS, decide discutir em juízo a incidência ou não do tributo, ingressa

Leia mais

AULA A decadência tributária está arrolada no CTN como causa de extinção do crédito tributário:

AULA A decadência tributária está arrolada no CTN como causa de extinção do crédito tributário: Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Tributário / Aula 25 Professor: Mauro Luís Rocha Lopes Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 25 1 CONTEÚDO DA AULA: Extinção do crédito tributário:

Leia mais

Ação de Repetição do indébito

Ação de Repetição do indébito Ação de Repetição do indébito RUBENS KINDLMANN O que é? A Ação de Repetição do indébito está prevista no art. 165 do CTN e é cabível toda vez que o sujeito passivo tiver realizado um pagamento indevido

Leia mais

Aula 13. Extinção do Crédito Tributário

Aula 13. Extinção do Crédito Tributário Aula 13 Extinção do Crédito Tributário 1 + Considerações Gerais Extinção da obrigação e do crédito O.T. persiste até ser extinta O.T. e C.T. são um único fenômeno Logo, a extinção do C.T. Implica extinção

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO PROFESSOR FLÁVIO

DIREITO TRIBUTÁRIO PROFESSOR FLÁVIO FACULDADE CEARENSE CURSO: DIREITO DIREITO TRIBUTÁRIO PROFESSOR FLÁVIO 1 ASSUNTOS AULA 8 Extinção do Crédito Tributário Exclusão do Crédito Tributário 2 MODALIDADES DE EXTINÇÃO DO CRÉDITO 156 CTN PAGAMENTO

Leia mais

1.1. Legitimidade Ativa Execução Fiscal contra a Fazenda Pública Aplicação Subsidiária do Código de Processo Civil...

1.1. Legitimidade Ativa Execução Fiscal contra a Fazenda Pública Aplicação Subsidiária do Código de Processo Civil... sumário Parte i execução Fiscal Art. 1 o... 3 1.1. Legitimidade Ativa... 3 1.2. Execução Fiscal contra a Fazenda Pública... 6 1.3. Aplicação Subsidiária do Código de Processo Civil... 7 Art. 2 o... 8 2.1.

Leia mais

Sumário. Apresentação da coleção Capítulo 2. Introdução... 15

Sumário. Apresentação da coleção Capítulo 2. Introdução... 15 Apresentação da coleção... 13 Capítulo 1 Introdução... 15 Capítulo 2 Sistema Tributário Nacional... 17 2.1. Poder de Tributar... 17 2.1.1. Poder de tributar e competência tributária... 18 2.1.2. Modalidades

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 22/03/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 22/03/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 22/03/2018 E-mail: tributario@legale.com.br PROCESSO TRIBUTÁRIO Serão abordadas as Ação Declaratória e Ação

Leia mais

Direito Tributário I. Aula 14 Suspensão da Exigibilidade do Crédito Tributário. Prof. Dr. Érico Hack

Direito Tributário I. Aula 14 Suspensão da Exigibilidade do Crédito Tributário. Prof. Dr. Érico Hack Direito Tributário I Aula 14 Suspensão da Exigibilidade do Crédito Tributário Prof. Dr. Érico Hack Momentos do Crédito Tributário Fato gerador = obrigação tributária Lançamento = formaliza a obrigação

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Art. 142 Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim

Leia mais

Contabilidade e Legislação Tributária Aula 11 Crédito Tributário e Lançamento

Contabilidade e Legislação Tributária Aula 11 Crédito Tributário e Lançamento Contabilidade e Legislação Tributária Aula 11 Crédito Tributário e Lançamento Prof. Gustavo Gonçalves Vettori + 1. Crédito tributário e lançamento 1 OT vs. CT Art. 139, CTN: O crédito tributário decorre

Leia mais

Princípio da Legalidade

Princípio da Legalidade Princípio da Legalidade RUBENS KINDLMANN Princípio da Legalidade Art. 150, CF. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

Leia mais

MANUAL DE DIREITO TRIBUTÁRIO

MANUAL DE DIREITO TRIBUTÁRIO MARCELO ALEXANDRINO Auditor Fiscal da Receita Federal desde 1997, exerce suas atribuições na Divisão de Tributação da Superintendência da Receita Federal, no Rio Grande do Sul. Professor de Direito Tributário

Leia mais

Lançamento Tributário. Pré Aula Prof. Ramiru Louzada

Lançamento Tributário. Pré Aula Prof. Ramiru Louzada Lançamento Tributário Pré Aula Prof. Ramiru Louzada Lançamento Tributário Art. 123, CTN. Salvo disposições de lei em contrário, as convenções particulares, relativas à responsabilidade pelo pagamento de

Leia mais

SumáriO Direito tributário...2 O Direito tributário e as demais Ciências Jurídicas...5 O Direito tributário e os Limites ao poder de tributar...

SumáriO Direito tributário...2 O Direito tributário e as demais Ciências Jurídicas...5 O Direito tributário e os Limites ao poder de tributar... sumário Direito Tributário...2 Conceito...2 Polos...2 Receitas Públicas...2 Natureza...3 Exemplos de receitas derivadas...3 Exemplos de receitas originárias...4 O Direito Tributário e o Direito Público...4

Leia mais

Causas de Extinção do CréditoTributário. Rubens Kindlmann

Causas de Extinção do CréditoTributário. Rubens Kindlmann Causas de Extinção do CréditoTributário Rubens Kindlmann Modalidades de Extinção do Crédito Tributário Art. 156, CTN Pagamento Compensação Transação Remissão Prescrição e Decadência Conversão do depósito

Leia mais

REALIZAÇÃO DO ATIVO PAGAMENTO DO PASSIVO

REALIZAÇÃO DO ATIVO PAGAMENTO DO PASSIVO REALIZAÇÃO DO ATIVO PAGAMENTO DO PASSIVO Armindo de Castro Júnior E-mail: armindocastro@uol.com.br Homepage: www.armindo.com.br Facebook: Armindo Castro Cel.: (65) 99352-9229 DEFINIÇÃO DO ATIVO INTEGRAÇÃO:

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARREIRAS Estado da Bahia

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARREIRAS Estado da Bahia LEI Nº 1.257/17, DE 08 DE AGOSTO DE 2017. Dispõe sobre a transação e o parcelamento de débitos fiscais no mutirão da conciliação do ano de 2017 e dá outras providências. O PREFEITO DE BARREIRAS, ESTADO

Leia mais

Conhecimentos Bancários

Conhecimentos Bancários Conhecimentos Bancários Alienação Fiduciária Professor Lucas Silva www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimentos Bancários ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA O bem, móvel ou imóvel ficará em poder do devedor (fiduciante),

Leia mais

Direito Tributário. Aula 14. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Tributário. Aula 14. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Tributário Aula 14 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

Sumário. Os autores... 5 Lista de abreviaturas e siglas Apresentação Parte I

Sumário. Os autores... 5 Lista de abreviaturas e siglas Apresentação Parte I Sumário Os autores... 5 Lista de abreviaturas e siglas... 15 Apresentação... 17 Parte I Questões preliminares Capítulo I Formação do título executivo... 21 Marilei Fortuna Godoi Introdução... 21 1. Aspectos

Leia mais

E S T A D O D O M A T O G R O S S O Prefeitura Municipal de Jaciara

E S T A D O D O M A T O G R O S S O Prefeitura Municipal de Jaciara INSTRUÇÃO NORMATIVA STB SISTEMA DE TRIBUTOS / DIVIDA ATIVA Nº. 002/2010 Versão: 01 Aprovação em: 23/12/2010 Ato de aprovação: Decreto n.º 2895/2010 Unidade Responsável: Secretaria Municipal de Finanças/

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO AULA 6 CRÉDITO TRIBUTÁRIO QUESTÕES COMENTADAS. 1) (FCC PGM-Joao Pessoa-PB - Procurador Municipal)

DIREITO TRIBUTÁRIO AULA 6 CRÉDITO TRIBUTÁRIO QUESTÕES COMENTADAS. 1) (FCC PGM-Joao Pessoa-PB - Procurador Municipal) ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DE PERNAMBUCO DIREITO TRIBUTÁRIO AULA 6 CRÉDITO TRIBUTÁRIO QUESTÕES COMENTADAS 1) (FCC - 2012 - PGM-Joao Pessoa-PB - Procurador Municipal) Uma vez notificado o sujeito passivo

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 06/03/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 06/03/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 06/03/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 33 TRIBUTOS EM ESPÉCIE Continuação aula 30... IMPOSTOS - Desde

Leia mais

A Extinção, Suspensão E Isenção Do Pagamento De Tributos E As Cobranças Indevidas Do Fisco

A Extinção, Suspensão E Isenção Do Pagamento De Tributos E As Cobranças Indevidas Do Fisco BuscaLegis.ccj.ufsc.br A Extinção, Suspensão E Isenção Do Pagamento De Tributos E As Cobranças Indevidas Do Fisco Adriano Martins Pinheiro Bacharelando em Direito Articulista e colaborador de diversos

Leia mais

Prefeitura Municipal de Sidrolândia ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

Prefeitura Municipal de Sidrolândia ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL LEI COMPLEMENTAR N 32/2007. S Ú M U L A Institui e Autoriza o programa de Reabilitação Fiscal Municipal REFIM de débitos tributários e não tributários e dá outras providências O Prefeito Municipal de Sidrolândia,

Leia mais

TÓPICO 7 CRÉDITO TRIBUTÁRIO

TÓPICO 7 CRÉDITO TRIBUTÁRIO TÓPICO 7 CRÉDITO TRIBUTÁRIO A definição jurídica de crédito tributário se encontra transcrita nos artigos 140, 141 e 113, CTN, que nos informa que: crédito tributário é o vínculo jurídico, oriundo do lançamento

Leia mais

DECADÊNCIA NO DIREITO TRIBUTÁRIO

DECADÊNCIA NO DIREITO TRIBUTÁRIO DECADÊNCIA NO DIREITO TRIBUTÁRIO Noções de decadência e prescrição Decadência e prescrição são conceitos do direito positivo Distinção no plano normativo das figuras preclusivas nos âmbitos civil (art.

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO EXTINÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO EXTINÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO EXTINÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Tema: Obrigação Tributária Profª Ana Paula Rodrigues paula_frodrigues@hotmail.com Professora Ana Paula Rodrigues professoraanapaularodrigues

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 13

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 13 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 13 CAPÍTULO I A PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL... 15 1. Breve reconstrução histórica... 15 1.1. Do Procurador dos Feitos da Coroa, da Fazenda e do Fisco ao Procurador

Leia mais

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Altera e acrescenta dispositivos à Lei n o 5.172, de 25 de outubro de 1966 - Código Tributário Nacional. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1 o A Lei n o 5.172, de 25 de outubro

Leia mais

JOSÉ ALEXANDRE ZAPATEIRO Advogado militante na área de Direito Tributário Consultor jurídico empresarial Mestrando em Direito Tributário

JOSÉ ALEXANDRE ZAPATEIRO Advogado militante na área de Direito Tributário Consultor jurídico empresarial Mestrando em Direito Tributário JOSÉ ALEXANDRE ZAPATEIRO Advogado militante na área de Direito Tributário Consultor jurídico empresarial Mestrando em Direito Tributário TEORIA E PRÁTICA DE DIREITO TRIBUTÁRIO E EXECUÇÃO FISCAL Atualizada

Leia mais

f ÅâÄtwÉ W Üx àé gü uâàöü `öüv t cxä áátü TRIBUTÁRIO 01

f ÅâÄtwÉ W Üx àé gü uâàöü `öüv t cxä áátü TRIBUTÁRIO 01 TRIBUTÁRIO 01 QUESTÕES DE CONCURSO 01 - (TTN/94 ESAF) Está prevista no capítulo do Sistema Tributário da Constituição a a) taxa de condomínio b) tarifa pública c) multa de trânsito d) contribuição previdenciária

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ TRADIÇÃO, EXPERIÊNCIA E OUSADIA DE QUEM É PIONEIRO Curso: DIREITO Disciplina: DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO II Professora: ILZA MARIA DA SILVA FACUNDES Turma: 8ºDIV

Leia mais

1) do termo final do período de apuração;

1) do termo final do período de apuração; RESOLUÇÃO NO 2.554, DE 17 DE AGOSTO DE 1994 (MG de 18 e ret. em 25) REVOGADA PELA RESOLUÇÃO Nº 2.880/97 Trata da atualização monetária dos créditos tributários do Estado, da cobrança de juros de mora,

Leia mais

Dispõe sobre o Sistema de Parcelamento de Dívidas de Santana de Parnaíba.

Dispõe sobre o Sistema de Parcelamento de Dívidas de Santana de Parnaíba. 1/6 LEI Nº 3631, DE 21 DE JUNHO DE 2017 Dispõe sobre o Sistema de Parcelamento de Dívidas de Santana de Parnaíba. ELVIS LEONARDO CEZAR, Prefeito do Município de Santana de Parnaíba, Estado de São Paulo,

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 7 PREFÁCIO... 9 RECOMENDAÇÃO DE USO DA OBRA... 11

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 7 PREFÁCIO... 9 RECOMENDAÇÃO DE USO DA OBRA... 11 SUMÁRIO 13 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 7 PREFÁCIO... 9 RECOMENDAÇÃO DE USO DA OBRA... 11 INTRODUÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL... 21 1. A Execução Fiscal como instrumento arrecadatório... 21 2. Caráter social da execução

Leia mais

Obrigação Tributária e Sujeitos. Professor Ramiru Louzada

Obrigação Tributária e Sujeitos. Professor Ramiru Louzada Obrigação Tributária e Sujeitos Professor Ramiru Louzada Critérios da Regra Matriz: Material Espacial Temporal Pessoal Quantitativo Antecedente/Descritor Consequente/Prescritor Antecedente: elementos da

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Prescrição do crédito na execução fiscal: ausência de despacho citatório Walter Gomes D Angelo * O débito numa execução fiscal possui natureza tributária, originada pelo inadimplemento

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fl. 12 Fls. 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta Interna nº 29 - Data 29 de dezembro de 2014 Origem DELEGACIA ESPECIAL DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS (DEINF -

Leia mais

SUMÁRIO Conceito de certidão da dívida ativa Requisitos da certidão da dívida ativa Il- DA CERTIDÃO DA DÍVIDA ATIVA

SUMÁRIO Conceito de certidão da dívida ativa Requisitos da certidão da dívida ativa Il- DA CERTIDÃO DA DÍVIDA ATIVA SUMÁRIO I - EVOlUÇÃO HISTÓRICA E GENERALIDADES DA DÍVIDA ATIVA DA FAZENDA PÚBLICA 1. Introdução.................... 19 2. A dívida ativa da Fazenda Pública................ 25 3. Espécies de dívida ativa

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Extinção do Crédito Tributário Prescrição Parte IV Interrupção da prescrição. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Extinção do Crédito Tributário Prescrição Parte IV Interrupção da prescrição. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Extinção do Crédito Tributário Parte IV Interrupção da prescrição Prof. Marcello Leal 1 Interrupção da CTN, Art. 174. A ação para a cobrança do crédito tributário prescreve em cinco

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Processo administrativo previdenciário Parte 1 Prof. Bruno Valente Previsão legal: Art. 103 a 104 da Lei 8.213/91 Art. 345 a 349 do Decreto nº 3.048/99 Estes institutos se aplicam

Leia mais

sumário 1 Histórico, 1 1 Introdução, 1 2 Histórico, 1 2 O Direito, 7 1 Etimologia, 7 2 Denominação, 7 3 Conceito, 7

sumário 1 Histórico, 1 1 Introdução, 1 2 Histórico, 1 2 O Direito, 7 1 Etimologia, 7 2 Denominação, 7 3 Conceito, 7 STJ00088638 sumário Nota do autor, xxi 1 Histórico, 1 1 Introdução, 1 2 Histórico, 1 Verificação de aprendizagem, 6 2 O Direito, 7 1 Etimologia, 7 2 Denominação, 7 3 Conceito, 7 Verificação de aprendizagem,

Leia mais

CRÉDITO TRIBUTÁRIO. Unidade 7

CRÉDITO TRIBUTÁRIO. Unidade 7 CRÉDITO TRIBUTÁRIO Unidade 7 Crédito Tributário Conceito Art. 139 do CTN: O crédito tributário decorre da obrigação principal etem amesma natureza desta. Hipótese de Incidência (abstrato) Fato Gerador

Leia mais

Direito Tributário. Aula 18. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Tributário. Aula 18. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Tributário Aula 18 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio AULA 24 05/06/17 PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Tanto a prescrição quanto a decadência, visa interromper

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO Definição... 21

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO Definição... 21 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 11 Capítulo I Direito Tributário... 13 1. Definição... 13 2. Relação com outros ramos do direito... 13 3. Fontes do direito tributário... 14 4. Legislação tributária... 20 Capítulo

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Data: 3/06/2013 ESTUDO DIRIGIDO UNIDADE IV Rubrica do Professor: Curso: DIREITO Disciplina: DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO II Professora: ILZA MARIA DA SILVA FACUNDES

Leia mais