Interações medicamentosas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Interações medicamentosas"

Transcrição

1 Interações medicamentosas

2 O que é uma interação medicamentosa? Caracteriza-se pela interferência de um medicamento, alimento ou droga na absorção, ação ou eliminação de outro medicamento.

3 Segundo a Anvisa, interação medicamentosa é uma resposta farmacológica ou clínica à administração de uma combinação de medicamentos diferente dos efeitos de dois agentes dados individualmente. O resultado final pode aumentar ou diminuir os efeitos de um ou dos dois princípios ativos, ou pode promover o aparecimento de um novo efeito que não ocorreu com um dos princípios ativos sozinho. As interações medicamentosas podem ocorrer entre princípio ativo-princípio ativo, princípio ativoalimentos, princípio ativo-exames laboratoriais e princípio ativo-substâncias químicas.

4 É importante lembrar que nem todas as interações medicamentosas são ruins. Quando dois medicamentos são administrados concomitantemente para um paciente, de forma calculada e consciente, eles podem agir de forma independente entre si, ou podem propiciar aumento ou diminuição de efeito terapêutico ou de efeito tóxico de um ou de outro. Há interações benéficas e úteis, como na prescrição alguns anti-hipertensivos e diuréticos, em que estes aumentam o efeito daqueles ou reduzem seus efeitos adversos.

5 Exemplo:

6 Algumas dicas para evitar as interações medicamentosas: PROFISSIONAL Certificar-se de todos os medicamentos que o paciente utiliza. Conhecer as principais interações medicamentosas e manter-se atualizado. Lavar os dispositivos de infusão com soluções neutras. Elaborar um guia de incompatibilidades medicamentosas com os agentes mais utilizados no serviço e manter em local de fácil acesso. PACIENTE Informar corretamente todas as medicações que está em uso. Tirar todas as dúvidas com o prescritor sobre as possíveis interações medicamentosas. Não fazer uso de automedicação. Desenvolver o hábito de leitura da bula.

7 Vias de Administração dos medicamentos

8 Via de administração é o caminho pelo qual uma droga é colocada em contato com o organismo. A agência americana FDA reconhece 111 vias de administração de medicamentos.

9 Fatores que auxiliam na escolha da via de administração dos medicamentos Tipo de ação desejada. Rapidez de ação desejada. Natureza do medicamento. Fatores referentes ao paciente

10 As principais vias de administração dos medicamentos são: Via Oral Via Sublingual Via Nasal Via Ocular Via Retal Via Vaginal Via Otológica Via Tópica

11 Via Oral: Caracterizada por ingestão pela boca. Esta via é considerada a mais conveniente para administrarse um medicamento, devido ao fato de que a deglutição é um ato natural, realizado todos os dias nas refeições. Os medicamentos administrados por via oral são engolidos da mesma forma que os alimentos. Os medicamentos administrados por via oral, são absorvidos principalmente no estômago e intestino.

12 Vantagens Autoadministração; Econômica; Fácil administração; Indolor; Possibilidade de remover o medicamento; Efeitos locais e sistêmicos.

13 Desvantagens: Absorção variável; Ação dos sucos digestivos; Interação com alimentos; Não pode ser utilizada por pacientes pouco colaboradores (inconscientes); Sabor; Possibilidade de irritação da mucosa gástrica; Efeito de 1ª passagem.

14 Observações: A administração de medicamento por via oral não é indicada em pacientes que apresentam náuseas, vômitos, que tenham dificuldade de engolir ou desacordados.

15 Cuidados gerais de enfermagem ao administrar medicamentos por via oral: Observar os 9 Certos ; Posicionar o cliente com a cabeceira elevada, em uma posição favorável à deglutição; Não permitir que a medicação permaneça na mesa de cabeceira para ser administrada posteriormente, evitando que outro cliente a tome por engano e garantindo que a medicação seja tomada; Oferecer água até a completa deglutição do medicamento; Permanecer ao lado do cliente até que o medicamento seja deglutido.

16 Via sublingual: Nesta via de administração, os medicamentos são colocados embaixo da língua. Os medicamentos sublinguais são absorvidos rapidamente pela mucosa sublingual. Nesta forma de administração, o medicamento (em comprimidos ou gotas) deve ser colocado embaixo da língua e deve permanecer ali até a sua absorção total.

17 Via sublingual: VANTAGENS: Propicia uma rápida absorção de pequenas doses de alguns fármacos, devido à vasta vascularização sanguínea e à pouca espessura da mucosa sublingual. DESVANTAGENS: Não pode ser utilizado por pacientes inconscientes; Irritação da mucosa; Sabor pode ser desagradável.

18 Cuidados gerais de enfermagem na administração de medicamentos por via sublingual: Observar os 9 certos ; Posicionar o paciente adequadamente; Orientar o paciente a não deglutir o medicamento; Orientar o paciente a não ingerir água ou alimentos durante a absorção do medicamento; Orientar o paciente a evitar conversar durante a absorção do medicamento.

19 Via gástrica Esta via pode ser usada em caso de pacientes inconscientes ou impossibilitados de deglutir. É a introdução direta de medicação no trato gastrointestinal através de uma sonda. Tipos: Sonda nasogástrica ou orogástrica Gastrostomia Jejunostomia

20 Via gástrica VANTAGENS Pode ser utilizada por pacientes pouco colaborativos. DESVANTAGENS Nesta via NÃO podem ser administradas medicações oleosas, de cobertura entérica ou comprimidos de liberação gradual. Os comprimidos de revestimento entérico e os de liberação gradual têm seus efeitos destruídos. Necessita de pessoal competente para administração.

21 Cuidados gerais de enfermagem na administração de medicamentos por via gástrica Observar os 9 certos ; Colocar o paciente na posição adequada; Verificar o posicionamento da sonda; Dissolver o comprimido na quantidade de líquido recomendada; Após a administração da medicação, lavar a sonda com água.

22 Via retal: É a via na qual a introdução de medicamentos é realizada através do ânus, sob a forma de supositório, pomada, creme ou clister medicamentoso.

23 Via Retal VANTAGENS Pode ser administrada em pacientes pouco colaborativos; Pode ser utilizada em pacientes com dificuldades de deglutir; Pode ser utilizada por pacientes com náuseas ou vômitos. DESVANTAGENS Desconforto da administração; Possibilidade de efeitos irritativos para a mucosa; Absorção incerta.

24 Cuidados gerais de enfermagem na administração de medicamentos por via retal Observar os 9 certos ; Promover a privacidade; Posicionar o paciente adequadamente; Realizar higiene íntima se necessário; Explicar ao paciente que deve aguardar o máximo de tempo possível para ir ao banheiro.

25 Via Nasal Consiste na administração de um medicamento na mucosa nasal com o fim de obter efeitos locais ou sistémicos. O efeito tópico é obtido, por exemplo, com vasoconstritores nasais com ação descongestionante da mucosa nasal. O efeito sistémico processa-se pela grande capacidade de absorção da mucosa nasal.

26 Via Nasal VANTAGENS Alguns permitem a aplicação do produto com o paciente em diferentes posições; Ação mais rápida. DESVANTAGENS Absorção incerta; Pode causar irritação local; O uso desta via, em alguns casos exige a colaboração do doente.

27 Cuidados gerais de enfermagem ao administrar medicamentos por via nasal: Observar os 9 certos ; Realizar higiene nasal se necessário; Posicionar o paciente adequadamente.

28 Via Auricular Destina-se à aplicação no canal auditivo externo de medicamentos com efeito local (ex. analgésicos, antissépticos).

29 Via Auricular VANTAGENS Diminui a ocorrência de efeitos adversos; Ação local. DESVANTAGENS Pode causar irritação local; Dificulta a autoadministração.

30 Cuidados gerais de enfermagem ao administrar medicamentos por via auricular: Observar os 9 certos ; Realizar higiene auricular se necessário; Posicionar o paciente adequadamente.

31 Via Ocular Consiste na administração de medicamentos na região ocular. Os medicamentos de uso oftálmico podem ser usados para fins diagnósticos ou terapêuticos.

32 Via Ocular VANTAGENS Diminui a ocorrência de efeitos adversos; Ação local. DESVANTAGENS Pode causar irritação local; Dificulta a autoadministração.

33 Cuidados gerais de enfermagem ao administrar medicamentos por via ocular: Observar os 9 certos ; Realizar higiene ocular se necessário; Posicionar o paciente adequadamente; Observar sinais de irritação.

34 Via Tópica: A administração de um medicamento por via tópica visa a obtenção de uma ação local sobre o tecido ou órgão afetado, de modo a que os princípios ativos passem em quantidade diminuta para a circulação sanguínea, evitando-se os efeitos sistêmicos. Existem formas diferentes de apresentação de medicamentos concebidos para a administração cutânea, a maioria sob a forma de creme, pomada, gel, etc.

35 Via Vaginal Esta via de administração consiste na aplicação de medicamentos no canal vaginal. São utilizados para tratamento vaginal local. Indução do parto, etc.

36 Via vaginal VANTAGENS Ação local; Menor possibilidade de efeitos adversos. DESVANTAGENS Desconforto pela posição.

37 Cuidados gerais de enfermagem ao administrar medicamentos por via vaginal: Observar os 9 certos ; Promover privacidade à paciente; Realizar higiene íntima se necessário; Posicionar a paciente adequadamente.

38 Vias Parenterais INJETÁVEIS

39 VIA PARENTERAL- INJETÁVEIS É a administração de medicamentos através das vias: Endovenosa (EV), intramuscular (IM, subcutânea (SC) Intradérmica (ID). Utilizando seringas, agulhas, cateteres e medicamentos esterilizados. INDICADO: para obter ação rápida do medicamento, para pacientes inconscientes, impossibilitados de deglutir, e ineficiência da medicação no suco gástrico.

40 Vantagens das vias parenterais O fármaco atinge mais rapidamente o local de ação, produzindo uma resposta rápida, que pode ser necessária em situações de emergência. A dose pode ser administrada com maior precisão. Podem-se ser administrados grandes volumes de medicamentos por via intravenosa. A administração parenteral pode ser utilizada quando a via enteral é impossível.

41 Vantagens das Vias parenterais A disponibilidade é mais rápida e mais previsível. A dose eficaz pode ser escolhida de forma mais precisa. No tratamento de emergências, esse tipo de administração é muito valioso.

42 Desvantagens da Via Parenteral A absorção mais rápida do fármaco pode resultar em um aumento dos efeitos adversos. É necessária uma formulação estéril, bem como uma técnica asséptica da administração. Pode ocorrer irritação no local da injeção.

43 Desvantagens das vias parenterais A administração parenteral não é apropriada para substâncias insolúveis. Dolorosa Rejeita por alguns pacientes. Necessita de profissional capacitado Os custos dos materiais.

44 INJETÁVEIS- VIA PARENTERAL Características: As drogas são administradas em forma líquida, em veículo aquoso ou oleoso, cristalino ou em suspensão. São drogas e materiais estéreis e descartáveis. A infusão deve ser lenta para evitar lesão nos capilares dando origem a microembolias.

45 Vias parenterais: Injetáveis

46 Dispositivos utilizados para administração de medicamentos por vias parenterais:

47 Seringa e Agulha

48 Via intradérmica- ID Definição: É a aplicação de drogas na derme. Indicação: Geralmente utilizadas para reações de hipersensibilidade e vacina BCG. Volume: máximo utilizado é de 0,5 ml (0,1 a 0,5 ml). Ângulo: 10º a 15º Locais de Aplicação: Face interna do antebraço. Inserção inferior do deltóide direito. (BCG)

49 INJEÇÃO INTRADÉRMICA - ID Na aplicação ID, a substância injetada deve formar uma pequena pápula na pele, aspecto conhecido como casca de laranja. Não se deve friccionar o local após a administração.

50 INJEÇÃO SUBCUTÂNEA- SC Definição: Também chamada hipodérmica, indicada para drogas que não necessitam ser tão rapidamente absorvidas. Esta via só pode ser usada para administrar substâncias que não são irritantes para os tecidos. A absorção costuma ser constante e suficientemente lenta para produzir um efeito persistente. Algumas vacinas como: SCR, drogas como insulina e a heparina e outros hormônios tem indicação específica por esta via. Volume: até 1,5 ml

51 INJEÇÃO SUBCUTÂNEA- SC Locais de Aplicação: Distante das articulações, nervos e grandes vasos sanguíneos, Parte posterior do braço, Face lateral externa e anterior da coxa, Região abdominal (exceto região periumbilical), Glúteo.

52 INJEÇÃO SUBCUTÂNEA- SC

53 INJEÇÃO SUBCUTÂNEA- SC Atenção: Utilizando a agulha 25 ou 30x6, a angulação será de 45 para indivíduos normais, 60 para obesos e 30 para excessivamente magros. Fazer rodízio nos locais de aplicação para evitar endurecimento dos tecidos.

54 INJEÇÃO INTRAMUSCULAR - IM Definição: É a deposição de medicamento dentro do tecido muscular. Depois da via endovenosa essa é a via de mais rápida absorção. Também a de mais fácil acesso, por isso é muito utilizada.

55 Via intramuscular - IM Na via intramuscular, deposita-se a medicação profundamente no tecido muscular, que por ser bastante vascularizado pode absorvê-la rapidamente. A via de administração intramuscular fornece uma ação sistêmica rápida e absorção de doses relativamente grandes (até 5 ml em locais adequados).

56 INJEÇÃO INTRAMUSCULAR - IM Locais de Aplicação: Região deltoidiana (4 dedos abaixo do acromio) Região ventrolútea (VG) ou de Hochstetter músculo glúteo médio. Região da face ântero-lateral da coxa (FALC) músculo vasto lateral. Região dorsoglútea (DG) músculo grande glúteo (quadrante superior externo).

57 Locais de indicados para aplicação de injeção IM

58 Atenção: INJEÇÃO INTRAMUSCULAR - IM Ao administrar injeção IM, Considerar as condições musculares e o volume a ser injetado ao escolher o local de administração. Para escolher a agulha considera-se o grupo etário, condição física do paciente e solubilidade da droga.

59 INJEÇÃO INTRAMUSCULAR - IM DG (Dorsoglútea) ângulo de 90.

60 INJEÇÃO INTRAMUSCULAR - IM Região VG (Ventro-glútea) agulha dirigida ligeiramente à crista ilíaca.

61 INJEÇÃO INTRAMUSCULAR - IM Regiões D (Deltóide) ângulo de 90.

62 INJEÇÃO INTRAMUSCULAR - IM Região FALC (Face antero lateral da coxa) A região FALC (face ântero lateral da coxa) é usada também para RN e para crianças menores de 2 anos.

63 Atenção: INJEÇÃO INTRAMUSCULAR - IM O uso do músculo deltóide é contraindicado em pacientes com complicações vasculares do MS, parestesia ou paralisia do braço, pós mastectomia. A aplicação em Z consiste em puxar a pele e o tecido subcutâneo para um lado 2 cm e manter assim até o final da aplicação.

64 INJEÇÃO ENDOVENOSA - EV Definição: É a introdução de medicamentos diretamente na veia. FINALIDADES: Efeito imediato. Quando há contra indicação pela via oral (medicamentos sofrem ação do suco digestivo), SC,IM (quando os medicamentos são irritante dos tecidos).

65 INJEÇÃO ENDOVENOSA - EV FINALIDADES: Necessidade de administração de grandes volume.(desidratação, choque, hemorragias, cirurgias. Efetuar nutrição parenteral. Terapia com sangue e hemoderivados.

66 Locais de Aplicação: Veias superficiais. INJEÇÃO ENDOVENOSA - EV Veias superficiais de grande calibre da dobra do cotovelo: cefálica, basílica e mediana. Veia do dorso da mão e antebraço. Veias profundas: Cateteres por punção ou flebotomia (por médicos).

67 Possíveis veias a serem puncionadas

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS Interações medicamentosas é evento clínico em que os efeitos de um fármaco são alterados pela presença de outro fármaco, alimento ou bebida. Medicamentos são administrados, concomitantemente,

Leia mais

AVALIAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS - GABARITO. 1. Acerca dos cuidados na administração de medicamentos, julgue o próximo item.

AVALIAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS - GABARITO. 1. Acerca dos cuidados na administração de medicamentos, julgue o próximo item. AVALIAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS - GABARITO 1. Acerca dos cuidados na administração de medicamentos, julgue o próximo item. O preparo do medicamento deve ser realizado apenas quando houver certeza

Leia mais

Preparo de Medicamentos

Preparo de Medicamentos Preparo de Medicamentos A equipe de enfermagem é um dos pilares para a diferenciação do atendimento prestado aos usuários dos serviços de saúde, e para tanto se faz necessário à busca contínua pela excelência

Leia mais

Farmacologia. Vias de Administração e Formas Farmacêuticas. Vias de Administração. Enteral (oral) tubo digestivo. Parenteral - Injetaveis

Farmacologia. Vias de Administração e Formas Farmacêuticas. Vias de Administração. Enteral (oral) tubo digestivo. Parenteral - Injetaveis Farmacologia e Enteral (oral) tubo digestivo Parenteral - Injetaveis Prof. Herval de Lacerda Bonfante Departamento de Farmacologia Oral V (vantagens) - mais conveniente, econômica e segura D (desvantagens)

Leia mais

Aula Prática. Enfª Marília M. Varela

Aula Prática. Enfª Marília M. Varela Aula Prática Enfª Marília M. Varela O A administração de medicamentos deve ser feita com eficiência, segurança e responsabilidade, para que sejam alcançados os objetivos terapêuticos implementados, mostrando

Leia mais

AVALIAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS II gabarito

AVALIAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS II gabarito AVALIAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS II gabarito 1.Considerando o papel do técnico de enfermagem na administração de medicamentos, julgue os itens a seguir. Deve-se proceder à lavagem das mãos antes

Leia mais

Farmacologia. Vias de Administração e Formas Farmacêuticas. Vias de Administração. Oral. Enteral (oral) tubo digestivo. Parenteral Injetaveis

Farmacologia. Vias de Administração e Formas Farmacêuticas. Vias de Administração. Oral. Enteral (oral) tubo digestivo. Parenteral Injetaveis Farmacologia e Prof. Herval de Lacerda Bonfante Departamento de Farmacologia Enteral (oral) tubo digestivo Parenteral Injetaveis Vantagens (V) Enteral X Parenteral Desvantagens (D) Forma Farmacêutica Situação

Leia mais

Seminário de Farmacologia Absorção. Diellen Oliveira Gustavo Alcebíades Patrícia Matheos Raissa Batista

Seminário de Farmacologia Absorção. Diellen Oliveira Gustavo Alcebíades Patrícia Matheos Raissa Batista Seminário de Farmacologia Absorção Diellen Oliveira Gustavo Alcebíades Patrícia Matheos Raissa Batista Dose da droga administrada ABSORÇÃO Concentração da droga na circulação sistêmica AÇÃO DA DROGA Droga

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Preparo e Administração de Medicação Via Intramuscular EDUCAÇÃO PERMANENTE

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Preparo e Administração de Medicação Via Intramuscular EDUCAÇÃO PERMANENTE 1 de 5 1- Situação de Revisão: Situação Data Alteração 0.0 20/01/2010 Validação 2 - Referência: 01 CCIH Higienização das Mãos 032 DE-EP Cuidados de Enfermagem no Preparo de Medicamentos 3 - Em que consiste?

Leia mais

Farmacologia. Vias de Administração. Vias de Administração e Formas Farmacêuticas. Oral. Enteral (oral) tubo digestivo. Parenteral Injetáveis

Farmacologia. Vias de Administração. Vias de Administração e Formas Farmacêuticas. Oral. Enteral (oral) tubo digestivo. Parenteral Injetáveis Farmacologia e Prof. Herval de Lacerda Bonfante Departamento de Farmacologia Enteral (oral) tubo digestivo Parenteral Injetáveis Enteral X Parenteral Vantagens (V) Desvantagens (D) Forma Farmacêutica Situação

Leia mais

Farmacologia. Farmacologia. Estuda os aspectos bioquímicos e fisiológicos dos. efeitos dos fármacos. É dividida em duas áreas principais:

Farmacologia. Farmacologia. Estuda os aspectos bioquímicos e fisiológicos dos. efeitos dos fármacos. É dividida em duas áreas principais: Farmacologia Farmacologia Estuda os aspectos bioquímicos e fisiológicos dos efeitos dos fármacos Prof. Carlos Cezar I. S. Ovalle É dividida em duas áreas principais: Farmacocinética Farmacodinâmica 1 Farmacocinética

Leia mais

Turma Fisioterapia - 2º Termo. Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa

Turma Fisioterapia - 2º Termo. Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa Turma Fisioterapia - 2º Termo Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa Administração Absorção Fármaco na circulação sistêmica A absorção, a distribuição, o metabolismo e a excreção de um fármaco envolvem

Leia mais

Administração de medicamentos via parenteral. Profª Leticia Pedroso

Administração de medicamentos via parenteral. Profª Leticia Pedroso Administração de medicamentos via parenteral Profª Leticia Pedroso INJETÁVEIS- VIA PARENTERAL É a administração de medicamentos através das vias: Endovenosa (EV), intramuscular (IM, subcutânea (SC) e Intradérmica

Leia mais

Ação dos medicamentos. Enfª Karin Bienemann Aula 04

Ação dos medicamentos. Enfª Karin Bienemann Aula 04 Ação dos medicamentos Enfª Karin Bienemann Aula 04 O A administração de medicamentos deve ser feita com: O Eficiência, O Segurança O Responsabilidade O Objetivos terapêuticos: mostrando uma evolução

Leia mais

19/01/2011. Bases Farmacológicas. Agenda. Agenda. Curso de Formação Jan, Marcio Toledo FARMACOLOGIA MEDICAMENTOS FARMACOCINÉTICA FARMACODINÂMICA

19/01/2011. Bases Farmacológicas. Agenda. Agenda. Curso de Formação Jan, Marcio Toledo FARMACOLOGIA MEDICAMENTOS FARMACOCINÉTICA FARMACODINÂMICA Bases Farmacológicas Marcio Toledo Curso de Formação Jan, 2011 Agenda FARMACOLOGIA MEDICAMENTOS FARMACOCINÉTICA FARMACODINÂMICA 2 Agenda FARMACOLOGIA MEDICAMENTOS FARMACOCINÉTICA FARMACODINÂMICA 3 1 Farmacologia

Leia mais

Farmacologia. Vias de Administração e Formas Farmacêuticas. Vias de Administração. Oral. Enteral (oral) tubo digestivo. Parenteral Injetáveis

Farmacologia. Vias de Administração e Formas Farmacêuticas. Vias de Administração. Oral. Enteral (oral) tubo digestivo. Parenteral Injetáveis Farmacologia e Prof. Herval de Lacerda Bonfante Departamento de Farmacologia Enteral (oral) tubo digestivo Parenteral Injetáveis Vantagens (V) Enteral X Parenteral Desvantagens (D) Forma Farmacêutica Situação

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO APLICAÇÃO DE INJETÁVEIS: VACINAS E OUTROS MEDICAMENTOS. Prof. Mestre Farm. Rodrigo Cesar A. Caixeta.

CURSO DE ATUALIZAÇÃO APLICAÇÃO DE INJETÁVEIS: VACINAS E OUTROS MEDICAMENTOS. Prof. Mestre Farm. Rodrigo Cesar A. Caixeta. CURSO DE ATUALIZAÇÃO APLICAÇÃO DE INJETÁVEIS: VACINAS E OUTROS MEDICAMENTOS Prof. Mestre Farm. Rodrigo Cesar A. Caixeta Caldas Novas-GO Rodrigo Cesar A. Caixeta rodrigofarmaciaufg@gmail.com Farmacêutico

Leia mais

Administração de Medicamentos: Via Intramuscular

Administração de Medicamentos: Via Intramuscular Administração de Medicamentos: Via Intramuscular Silvia Regina Secoli Objetivos da aula Ao final da aula, o aluno deverá ser capaz de conhecer o conceito, princípios e técnicas da administração de medicamentos

Leia mais

Formas de Apresentação dos Medicamentos

Formas de Apresentação dos Medicamentos Formas de Apresentação dos Medicamentos POR QUE EXISTEM AS DIFERENTES FORMAS FARMACÊUTICAS? Para facilitar a administração. Garantir a precisão da dose. Proteger a substância durante o percurso pelo organismo.

Leia mais

atendente de FARMÁCIA Prof. Dr. Luis Antonio Cezar Junior Farmacêutico Bioquímico

atendente de FARMÁCIA Prof. Dr. Luis Antonio Cezar Junior Farmacêutico Bioquímico atendente de FARMÁCIA Prof. Dr. Luis Antonio Cezar Junior Farmacêutico Bioquímico atendente de FARMÁCIA VIAS DE ADMINISTRAÇÃO E FORMAS FARMACÊUTICAS VIAS DE ADMINISTRAÇÃO Introdução o que são VIAS DE ADMINISTRAÇÃO?

Leia mais

Roteiro. Procedimento: Administração de medicamentos por via intramuscular.

Roteiro. Procedimento: Administração de medicamentos por via intramuscular. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM GERAL E ESPECIALIZADA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM 2017 Roteiro Unidade: Terapêutica medicamentosa.

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA INTRAMUSCULAR POP 03

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA INTRAMUSCULAR POP 03 Procedimento Operacional Padrão Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA INTRAMUSCULAR POP 03 1. OBJETIVO Estabelecer e enfatizar cuidados com a administração de medicamentos por via

Leia mais

FARMACOCINÉTICA. Prof. Glesley Vito Lima Lemos

FARMACOCINÉTICA. Prof. Glesley Vito Lima Lemos FARMACOCINÉTICA Prof. Glesley Vito Lima Lemos (glesleyvito@hotmail.com) RESPOSTA TERAPÊUTICA Fase Farmacêutica MEDICAMENTO Liberação do princípio ativo da formulação Interação Fármaco Sítio alvo Fase Farmacodinâmica

Leia mais

Drogas que atuam no sistema cardiovascular, respiratório e urinário

Drogas que atuam no sistema cardiovascular, respiratório e urinário Drogas que atuam no sistema cardiovascular, respiratório e urinário Drogas que atuam no sistema cardiovascular As principais classes terapêuticas: 1. Antihipertensivos 2. Antiarrítmicos 3. Antianginosos

Leia mais

AULA 2 A FORMAÇÃO FARMACÊUTICA

AULA 2 A FORMAÇÃO FARMACÊUTICA FACULDADE CATÓLICA RAINHA DO SERTÃO CURSO DE FARMÁCIA DISCIPLINA: INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS PROFESSOR: MÁRCIO BATISTA AULA 2 A FORMAÇÃO FARMACÊUTICA A FORMAÇÃO FARMACÊUTICA A RESOLUÇÃO CNE/CES

Leia mais

Biofarmácia. Farmacotécnica

Biofarmácia. Farmacotécnica Biofarmácia Prof. Luis Antonio Paludetti Agradecimentos especiais aos Professores Robson M. Gama e André Rolim Babii pela criação de parte das transparências desta apresentação 1/26 Farmacotécnica Disciplina

Leia mais

André Montillo

André Montillo André Montillo www.montillo.com.br Farmacologia Definição: É a ciência que estuda os efeitos das substâncias químicas sobre a função dos sistemas biológicos. O sucesso terapêutico do tratamento de doenças

Leia mais

INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM - ADMINISTRAR MEDICAMENTOS POR VIA INTRAMUSCULAR PROCEDIMENTO. Objectivo: Administrar medicamento no tecido muscular.

INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM - ADMINISTRAR MEDICAMENTOS POR VIA INTRAMUSCULAR PROCEDIMENTO. Objectivo: Administrar medicamento no tecido muscular. INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM - ADMINISTRAR MEDICAMENTOS POR VIA INTRAMUSCULAR PROCEDIMENTO Objectivo: Administrar medicamento no tecido muscular. Considerações Prévias/Avaliação Inicial: Prescrição de toda

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS

ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS A administração de medicamentos é um dos deveres de maior responsabilidade da equipe de enfermagem. Requer conhecimento da farmacologia e terapêutica médica no que diz respeito

Leia mais

Solução anti-séptica

Solução anti-séptica PROTOCOLO DE DEMONSTRAÇÃO E TREINO PROTOCOLO: ADMINISTRAÇÃO DE TERAPÊUTICA POR: VIA ENDOVENOSA (EV) OBJECTIVO Que os alunos observem e manipulem o material indicado na realização de uma injecção endovenosa,

Leia mais

FARMACOCINÉTICA. Prof.ª Leticia Pedroso

FARMACOCINÉTICA. Prof.ª Leticia Pedroso FARMACOCINÉTICA Prof.ª Leticia Pedroso Farmacocinética É o estudo que destina o fármaco no organism. Vai desde a administração até a sua eliminação. Abrange: Absorção Distribuição Biotransformação Excreção.

Leia mais

Classificação dos Antineoplásicos. Profº. Enfº. Diógenes Trevizan

Classificação dos Antineoplásicos. Profº. Enfº. Diógenes Trevizan Classificação dos Antineoplásicos Profº. Enfº. Diógenes Trevizan Existem aproximadamente 35 antineoplásicos em uso clínico no nosso meio. São drogas aplicáveis nas mais diversas vias, porém as veias e

Leia mais

FACULDADE FARMACOLOGIA GERAL. Professor Marcus Vinícius Dias de Oliveira

FACULDADE FARMACOLOGIA GERAL. Professor Marcus Vinícius Dias de Oliveira FACULDADE FARMACOLOGIA GERAL Professor Marcus Vinícius Dias de Oliveira FARMACOLOGIA Estuda as substâncias que interagem com sistemas vivos por meio de processos químicos, ligando-se a moléculas reguladoras

Leia mais

Administração de Medicamentos

Administração de Medicamentos Administração de Medicamentos Ac. Enf. UFG: Layz Alves F. Souza Goiânia, julho de 2010 Capaz de produzir alterações somáticas e funcionais; Tem uma dosagem correta capaz de produzir o efeito terapêutico:

Leia mais

Roteiro. Objetivos: Administrar os medicamentos por via oral com segurança ao paciente.

Roteiro. Objetivos: Administrar os medicamentos por via oral com segurança ao paciente. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM GERAL E ESPECIALIZADA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM 2017 Roteiro Unidade: Terapêutica medicamentosa.

Leia mais

O QUE É A FARMACOCINÉTICA?

O QUE É A FARMACOCINÉTICA? FARMACOCINÉTICA O QUE É A FARMACOCINÉTICA? É a área da farmacologia que estuda o destino dos fármacos no organismo, que vai desde a administração até a sua eliminação. A FARMACOCINÉTICA ABRANGE 4 PROCESSOS:

Leia mais

HABILIDADE PSICOMOTORA NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTO POR VIA INTRAMUSCULAR: CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM

HABILIDADE PSICOMOTORA NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTO POR VIA INTRAMUSCULAR: CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM HABILIDADE PSICOMOTORA NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTO POR VIA INTRAMUSCULAR: CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM Francisco José Sousa Silva 1 ; José Evangelista Viana de Lima 1 ; Joice Imaculada Brito

Leia mais

Técnicas de administração de medicamentos

Técnicas de administração de medicamentos Técnicas de administração de medicamentos Profª Ana Cássia Equipamentos de proteção individual e materiais Luva de procedimento Máscara Bandeja ou cuba Algodão Álcool Seringa, agulha Scalpou jelco Garrote

Leia mais

CUIDADOS COM CATETERES E SONDAS

CUIDADOS COM CATETERES E SONDAS FACULDADE UNIGRAN CAPITAL TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA PRINCÍPIOS E TÉCNICAS DA ENFERMAGEM CUIDADOS COM CATETERES E SONDAS ACESSO VENOSO PERIFÉRICO Definido como acesso ao sistema venoso sistêmico por punção

Leia mais

PREPARO E ADMINISTRAÇÃO POR VIA SUBLINGUAL E BUCAL

PREPARO E ADMINISTRAÇÃO POR VIA SUBLINGUAL E BUCAL Revisão: PÁG: 1 CONCEITO Consiste na administração de medicamentos por meio da mucosa da boca produzindo efeitos locais ou sistêmicos quando deglutido junto com a saliva, evitando efeitos lesivos dos sucos

Leia mais

As profissões regulamentadas por lei de que trata o parágrafo único, do art. 3º do Regulamento do PROASA são as seguintes:

As profissões regulamentadas por lei de que trata o parágrafo único, do art. 3º do Regulamento do PROASA são as seguintes: Cartilha O PROASA consiste em disponibilizar aos beneficiários dos planos médico-hospitalares, serviços de Nutricionista e Terapia Ocupacional para atendimento em consultório, bem como, profissionais da

Leia mais

Curso Técnicas de Administração de Medicamentos Injetáveis

Curso Técnicas de Administração de Medicamentos Injetáveis Curso Técnicas de Administração de Medicamentos Injetáveis MÓDULO IV Atenção: O material deste módulo está disponível apenas como parâmetro de estudos para este Programa de Educação Continuada. É proibida

Leia mais

Roteiro da aula. Definição de farmacocinética. Processos farmacocinéticos. Aplicações da farmacocinética

Roteiro da aula. Definição de farmacocinética. Processos farmacocinéticos. Aplicações da farmacocinética Absorção AULA 1 1 Roteiro da aula Definição de farmacocinética Processos farmacocinéticos Aplicações da farmacocinética Fatores que alteram os processos farmacocinéticos Ambientais, etários e genéticos

Leia mais

Serviços Farmacêuticos

Serviços Farmacêuticos Serviços Farmacêuticos Seminário Atualização em Técnicas de Aplicação de Injetáveis Jeferson Danchura 41-988.237.636 j@danchura.com.br Desenvolvimento e execução: Apoio Científico Educação em Diabetes

Leia mais

Cuidados de Enfermagem na Administração de Medicamentos

Cuidados de Enfermagem na Administração de Medicamentos Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Enfermagem Unidade do Cuidado de Enfermagem IV: Adulto e Família- A Cuidados de Enfermagem na Administração de Medicamentos Profa. Dra. Franciele Roberta Cordeiro

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA SUBCUTÂNEA POP 04

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA SUBCUTÂNEA POP 04 Procedimento Operacional Padrão Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA SUBCUTÂNEA POP 04 1. OBJETIVO Estabelecer e enfatizar cuidados com a administração de medicamentos por via subcutânea.

Leia mais

Promover o acesso da via endovenosa para administração de medicamentos e soluções parenterais.

Promover o acesso da via endovenosa para administração de medicamentos e soluções parenterais. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Título: Punção Venosa Periférica em Recémnascidos Responsável pela prescrição do POP Responsável pela execução do POP 1. Definição POP N 14 Área de Aplicação: Neonatologia

Leia mais

Uso Correto da Medicação. Oral e Insulina Parte 4. Denise Reis Franco Médica. Alessandra Gonçalves de Souza Nutricionista

Uso Correto da Medicação. Oral e Insulina Parte 4. Denise Reis Franco Médica. Alessandra Gonçalves de Souza Nutricionista Uso Correto da Medicação Denise Reis Franco Médica Alessandra Gonçalves de Souza Nutricionista Eliana M Wendland Doutora em Epidemiologia Oral e Insulina Parte 4 Perfil de ação das insulinas disponíveis

Leia mais

Administração de Medicamentos. Professora Daniele Domingues dani.dominguess@gmail.com

Administração de Medicamentos. Professora Daniele Domingues dani.dominguess@gmail.com Professora Daniele Domingues dani.dominguess@gmail.com FATORES QUE DETERMINAM A ESCOLHA VIA Tipo de ação desejada Rapidez de ação desejada Natureza do medicamento CLASSIFICAÇÃO Enterais Parenterais Tópica

Leia mais

Oi, Ficou curioso? Então conheça nosso universo.

Oi, Ficou curioso? Então conheça nosso universo. Oi, Somos do curso de Farmácia da Universidade Franciscana, e esse ebook é um produto exclusivo criado pra você. Nele, você pode ter um gostinho de como é uma das primeiras aulas do seu futuro curso. Ficou

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO. Mylicon simeticona. Gotas. APRESENTAÇÃO Suspensão oral (75 mg/ml) em frasco gotejador contendo 15 ml.

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO. Mylicon simeticona. Gotas. APRESENTAÇÃO Suspensão oral (75 mg/ml) em frasco gotejador contendo 15 ml. IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Mylicon simeticona Gotas APRESENTAÇÃO Suspensão oral (75 mg/ml) em frasco gotejador contendo 15 ml. USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO COMPOSIÇÃO Cada ml (11 a 12 gotas) contém

Leia mais

Aula 01. Conceitos Básicos de Farmacologia

Aula 01. Conceitos Básicos de Farmacologia Aula 01 Conceitos Básicos de Farmacologia Vocês sabem definir Farmacologia? Podemos definir a Farmacologia como ciência que estuda a ação das substancias químicas, estruturalmente definidas e denominadas

Leia mais

ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS. MEDICAÇÃO INTRAMUSCULAR Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS. MEDICAÇÃO INTRAMUSCULAR Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS MEDICAÇÃO INTRAMUSCULAR Parte 1 Profª. Tatiane da Silva Campos Administrar por via intramuscular (IM) - medicamentos que naõ podem ser absorvidos diretamente pela

Leia mais

Apresentação da disciplina; orientação quanto ao uso do laboratório.

Apresentação da disciplina; orientação quanto ao uso do laboratório. CURSO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO ENFERMAGEM GERAL E ESPECIALIZADA CRONOGRAMA DA DISCIPLINA - 2019 BACHARELADO EM ENFERMAGEM (X) BACHARELADO E LICENCIATURA EM ENFERMAGEM

Leia mais

Higiene: Lavagem das mãos; Desinfecção da bancada, onde os medicamentos serão preparados; Anti-sepsia do local de aplicação do medicamento; Uso de

Higiene: Lavagem das mãos; Desinfecção da bancada, onde os medicamentos serão preparados; Anti-sepsia do local de aplicação do medicamento; Uso de Administração de Medicamentos em Pediatria Josie Motta e Motta Regras gerais A prescrição deve ser escrita e assinada. Somente em caso de emergência, a enfermagem pode atender prescrição verbal, que deverá

Leia mais

Administração de medicamentos em ruminantes: algumas considerações

Administração de medicamentos em ruminantes: algumas considerações Administração de medicamentos em ruminantes: algumas considerações Rubens Alves Pereira Farmacêutico Industrial Mestre em Biotecnologia Doutorando em Veterinária Objetivo Abordar alguns aspectos muitas

Leia mais

Anafilaxia. Pérsio Roxo Júnior. Divisão de Imunologia e Alergia Departamento de Puericultura e Pediatria

Anafilaxia. Pérsio Roxo Júnior. Divisão de Imunologia e Alergia Departamento de Puericultura e Pediatria Anafilaxia Pérsio Roxo Júnior Divisão de Imunologia e Alergia Departamento de Puericultura e Pediatria 1 Definição Reação de hipersensibilidade grave, de início súbito e que pode levar à morte Síndrome

Leia mais

Promover uma via de acesso para administrar drogas intravenosas.

Promover uma via de acesso para administrar drogas intravenosas. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Título: Punção Venosa Periférica em Adultos Responsável pela prescrição do POP Responsável pela execução do POP 1. Definição POP N 66 Área de Aplicação: Obstetrícia Setor:

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão (POP) Assistência de Enfermagem Título. Preparo e Administração de Medicação por Via Retal

Procedimento Operacional Padrão (POP) Assistência de Enfermagem Título. Preparo e Administração de Medicação por Via Retal Elaborado por: Lícia Mara Brito Shiroma Procedimento Operacional Padrão (POP) Assistência de Enfermagem Título Preparo e Administração de Medicação por Via Retal POP NEPEN/DE/HU Versão: 01 Próxima revisão:

Leia mais

Indicações: terapêutica indicada conforme patologia apresentada pelo paciente

Indicações: terapêutica indicada conforme patologia apresentada pelo paciente Revisão: 16/01/2013 PÁG: 1 CONCEITO Consiste na administração de medicamentos (comprimidos, comprimidos de cobertura entérica, cápsulas, xaropes, elixires, óleos, líquidos, suspensão, pó e grânulos) por

Leia mais

MYLICON (simeticona) Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda. Suspensão. 75 mg/ml

MYLICON (simeticona) Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda. Suspensão. 75 mg/ml MYLICON (simeticona) Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda. Suspensão 75 mg/ml IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Mylicon simeticona Gotas APRESENTAÇÕES Suspensão oral (75 mg/ml) em frascos gotejadores contendo 15

Leia mais

MODELO DE TEXTO DE BULA DE NALDECON DIA Comprimidos

MODELO DE TEXTO DE BULA DE NALDECON DIA Comprimidos MODELO DE TEXTO DE BULA DE NALDECON DIA Comprimidos NALDECON DIA Paracetamol - Cloridrato de fenilefrina Sem anti-histamínico Não causa sonolência MÚLTIPLA AÇÃO Dores em geral Febre Congestão nasal FORMA

Leia mais

Resultados da Validação do Mapeamento. Administrar medicamentos vasoativos, se adequado.

Resultados da Validação do Mapeamento. Administrar medicamentos vasoativos, se adequado. Intervenções de Enfermagem da Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC) para o diagnóstico de Volume de líquidos deficiente em pacientes vitimas de trauma Quadro 1- Reestruturação dos níveis de

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão (POP) Assistência de Enfermagem Título. Realização de Punção Venosa Periférica com Cateter sobre Agulha

Procedimento Operacional Padrão (POP) Assistência de Enfermagem Título. Realização de Punção Venosa Periférica com Cateter sobre Agulha Procedimento Operacional Padrão (POP) POP NEPEN/DE/HU Assistência de Enfermagem Título Realização de Punção Venosa Periférica com Cateter sobre Agulha Versão: 01 Próxima revisão: 2017 Elaborado por: Vanessa

Leia mais

Conceitos importantes. Farmacocinética

Conceitos importantes. Farmacocinética Conceitos importantes Farmacocinética Fatores Farmacocinéticos que Afetam o Efeito de Fármacos 1) Absorção 2) Distribuição 3) Eliminação Metabolização e Excreção Etapas entre a administração oral de um

Leia mais

Vacinação Segura. Secretaria Estadual de Saúde Superintendência de Vigilância em Saúde Gerência de Imunização e Rede de Frio

Vacinação Segura. Secretaria Estadual de Saúde Superintendência de Vigilância em Saúde Gerência de Imunização e Rede de Frio Secretaria Estadual de Saúde Superintendência de Vigilância em Saúde Gerência de Imunização e Rede de Frio Vacinação Segura Renata Silva Rocha Moraes Janeth Felicíssima Machado Diniz Coordenação de Normatização

Leia mais

Cada ampola contém mg de undecanoato de testosterona em solução oleosa injetável de 4 ml (250 mg de undecanoato de testosterona/ml).

Cada ampola contém mg de undecanoato de testosterona em solução oleosa injetável de 4 ml (250 mg de undecanoato de testosterona/ml). Nebido SCHERING Atualizado em 09/12/2014 Nebido Undecanoato de testosterona Composição do Nebido Cada ampola contém 1.000 mg de undecanoato de testosterona em solução oleosa injetável de 4 ml (250 mg de

Leia mais

Dolamin clonixinato de lisina 125 mg. Forma farmacêutica e apresentação Comprimidos revestidos - Embalagem com 16 comprimidos USO ADULTO VIA ORAL

Dolamin clonixinato de lisina 125 mg. Forma farmacêutica e apresentação Comprimidos revestidos - Embalagem com 16 comprimidos USO ADULTO VIA ORAL Dolamin clonixinato de lisina 125 mg Forma farmacêutica e apresentação Comprimidos revestidos - Embalagem com 16 comprimidos USO ADULTO VIA ORAL Composição Cada comprimido revestido contém: clonixinato

Leia mais

MYLICON (simeticona) Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda. Suspensão. 75 mg/ml

MYLICON (simeticona) Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda. Suspensão. 75 mg/ml MYLICON (simeticona) Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda. Suspensão 75 mg/ml IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Mylicon simeticona Gotas APRESENTAÇÕES Suspensão oral (75 mg/ml) em frascos gotejadores contendo 10,

Leia mais

TÉCNICO DE ENFERMAGEM

TÉCNICO DE ENFERMAGEM DATA / /. Telefone: ( ) ( ) NOME COMPLETO: GABARITO PROCESSO 001-2018 Instruções de preenchimento do gabarito Você recebeu um cartão de resposta, contendo 20 questões objetivas. Leia atentamente as questões

Leia mais

02/03/2012. Rodrigo Borges, M.Sc. Absorção Distribuição Metabolização ou biotransformação Excreção

02/03/2012. Rodrigo Borges, M.Sc. Absorção Distribuição Metabolização ou biotransformação Excreção Rodrigo Borges, M.Sc 2012 Movimento dos fármacos no organismo O que o organismo faz sobre a droga É o estudo da velocidade com que os fármacos atingem o sítio de ação e são eliminados do organismo, bem

Leia mais

Roteiro da aula. Definição da farmacologia. Divisão da farmacologia. Conceitos básicos. Vida de um fármaco

Roteiro da aula. Definição da farmacologia. Divisão da farmacologia. Conceitos básicos. Vida de um fármaco 1 Roteiro da aula Definição da farmacologia Divisão da farmacologia Conceitos básicos Vida de um fármaco Formas de apresentação e vias de administração de fármacos 2 3 APROFUNDANDO MAIS ESTE CONCEITO...

Leia mais

TIAPLEX. Instituto Terapêutico Delta Ltda Pomada 50 mg/g

TIAPLEX. Instituto Terapêutico Delta Ltda Pomada 50 mg/g TIAPLEX Instituto Terapêutico Delta Ltda Pomada 50 mg/g tiabendazol Tiaplex FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Pomada dermatológica 50 mg/g: embalagem contendo uma bisnaga com 20 g. USO TÓPICO USO ADULTO

Leia mais

Gotas. APRESENTAÇÕES Suspensão oral (75 mg/ml) em frascos gotejadores contendo 15 ml.

Gotas. APRESENTAÇÕES Suspensão oral (75 mg/ml) em frascos gotejadores contendo 15 ml. BULA RDC 47/09 BULA DO PACIENTE IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Mylicon simeticona Gotas APRESENTAÇÕES Suspensão oral (75 mg/ml) em frascos gotejadores contendo 15 ml. USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO COMPOSIÇÃO

Leia mais

CÁLCULO DE MEDICAÇÃO. Enfª Fabiana Chagas

CÁLCULO DE MEDICAÇÃO. Enfª Fabiana Chagas CÁLCULO DE MEDICAÇÃO Enfª Fabiana Chagas E-mail: Fabiana.chagas@hu.usp.br Administração de medicamentos em Pediatria - Etapas interpretação e transcrição da PM; requisição e checagem da medicação dispensada;

Leia mais

Procedimentos de enfermagem Segue a lista de procedimentos básicos desenvolvidos:

Procedimentos de enfermagem Segue a lista de procedimentos básicos desenvolvidos: Procedimentos de enfermagem Segue a lista de procedimentos básicos desenvolvidos: *Os valores serão reajustados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). ATIVIDADES VALOR ADMINISTRATIVAS 01.

Leia mais

Enfª: Cilene Bisagni, Claudia Elizabeth de Almeida e Andreia Paz Enfº: Rogério Marques de Sousa

Enfª: Cilene Bisagni, Claudia Elizabeth de Almeida e Andreia Paz Enfº: Rogério Marques de Sousa Revisão: 30/12/2012 PÁG: 1 CONCEITO Consiste na administração de medicamentos por via retal, produzindo efeitos locais ou sistêmicos. FINALIDADE Administração retal de medicamentos (supositórios), conforme

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE ESCOLA DE ENFERMAGEM SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA II. Administração de Medicamentos via endovenosa Parte II

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE ESCOLA DE ENFERMAGEM SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA II. Administração de Medicamentos via endovenosa Parte II UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE ESCOLA DE ENFERMAGEM SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA II Administração de Medicamentos via endovenosa Parte II Profª Bárbara Tarouco da Silva Rio Grande 2012/1 semestre Complicações

Leia mais

MYLICON (simeticona) Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda. suspensão oral. 75 mg/ml

MYLICON (simeticona) Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda. suspensão oral. 75 mg/ml MYLICON (simeticona) Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda. suspensão oral 75 mg/ml 1 IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Mylicon simeticona Gotas APRESENTAÇÃO Suspensão oral (75 mg/ml) em frasco gotejador contendo

Leia mais

ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO. Calendário Vacinal Parte 6. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO. Calendário Vacinal Parte 6. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO Parte 6 Profª. Tatiane da Silva Campos DTP ou tríplice bacteriana Vacina adsorvida difteria, tétano e coqueluxe (pertussis) apresentada sob a forma líquida, em frasco multidose. combinação

Leia mais

Protocolo para controle glicêmico de paciente não crítico com diagnóstico prévio ou não de diabetes mellitus

Protocolo para controle glicêmico de paciente não crítico com diagnóstico prévio ou não de diabetes mellitus Protocolo para controle glicêmico de paciente não crítico com diagnóstico prévio ou não de diabetes mellitus A) PACIENTES SEM DIAGNÓSTICO DE DIABETES MELLITUS PRÉVIO B) PACIENTES COM DIABETES MELLITUS

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MANOEL GUEDES Escola Técnica Dr. Gualter Nunes Habilitação Profissional de Técnico em Enfermagem

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MANOEL GUEDES Escola Técnica Dr. Gualter Nunes Habilitação Profissional de Técnico em Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS EM PEDIATRIA É uma das ações da equipe de enfermagem que trabalha em pediatria, requerendo conhecimento sobre cálculo da dose, ação farmacológica, dose terapêutica, efeitos

Leia mais

Ártico. (sulfato de glicosamina + sulfato sódico de condroitina) Bula para paciente. Pó para solução oral. 1,5 g + 1,2 g

Ártico. (sulfato de glicosamina + sulfato sódico de condroitina) Bula para paciente. Pó para solução oral. 1,5 g + 1,2 g Ártico (sulfato de glicosamina + sulfato sódico de condroitina) Bula para paciente Pó para solução oral 1,5 g + 1,2 g Ártico (sulfato de glicosamina + sulfato sódico de condroitina) Pó para solução oral

Leia mais

SIILIF* Takeda Pharma Ltda. Comprimido revestido. 50mg. 100mg

SIILIF* Takeda Pharma Ltda. Comprimido revestido. 50mg. 100mg SIILIF* Takeda Pharma Ltda. Comprimido revestido 50mg 100mg BULA PARA PACIENTE RDC 47/2009 APRESENTAÇÕES Comprimido revestido de 50 mg em embalagem com 30 unidades Comprimido revestido de 100 mg em embalagens

Leia mais

1 OBJETIVO: Administrar medicamentos que irritam o tecido muscular. Obter efeito sistêmico mais rápido.

1 OBJETIVO: Administrar medicamentos que irritam o tecido muscular. Obter efeito sistêmico mais rápido. 1 de 7 SUMÁRIO 1 OBJETIVO: Administrar medicamentos que irritam o tecido muscular. Obter efeito sistêmico mais rápido. 2 APLICAÇÃO: Aos pacientes internados, ambulatoriais e de pronto atendimento com prescrição

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE DIETA ENTERAL POP 10

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE DIETA ENTERAL POP 10 Procedimento Operacional Padrão Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE DIETA ENTERAL POP 10 1. OBJETIVO Oferecer aporte nutricional para melhora clínica do paciente. 2. CAMPO DE APLICAÇÃO Aplica-se aos

Leia mais

ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO. Calendário Vacinal Parte 5. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO. Calendário Vacinal Parte 5. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO Calendário Vacinal Parte 5 Profª. Tatiane da Silva Campos Pentavalente: Vacina adsorvida difteria, tétano, coqueluxe (pertussis), hepatite B (recombinante) e Haemophilus influenzae

Leia mais

TOPCOID (polissulfato de mucopolissacarídeo)

TOPCOID (polissulfato de mucopolissacarídeo) TOPCOID (polissulfato de mucopolissacarídeo) União Química Farmacêutica Nacional S.A 5 mg/g TOPCOID polissulfato de mucopolissacarídeo IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO 5 mg/g:

Leia mais

Imunoglucan Glucana (β-1,3-d-glicopiranose)

Imunoglucan Glucana (β-1,3-d-glicopiranose) Imunoglucan Glucana (β-1,3-d-glicopiranose) INFAN- INDÚSTRIA QUÍMICA FARMACÊUTICA NACIONAL S/A Frasco Ampola (5mL) MODELO DE BULA PARA O PACIENTE APRESENTAÇÃO Suspensão injetável 2mg/mL - Frasco-ampola

Leia mais

Trimeb. (maleato de trimebutina)

Trimeb. (maleato de trimebutina) Trimeb (maleato de trimebutina) Bula para paciente Cápsula mole 200 mg Página 1 Trimeb (maleato de trimebutina) MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA Cápsula mole FORMA FARMACÊUTICA

Leia mais

tudo sobre MEDICAMENTOS Identificando Medicamentos Campanha de valorização dos medicamentos genéricos Volume 3

tudo sobre MEDICAMENTOS Identificando Medicamentos Campanha de valorização dos medicamentos genéricos Volume 3 tudo sobre MEDICAMENTOS Campanha de valorização dos medicamentos genéricos Volume 3 Identificando Medicamentos 1. É referência, genérico ou similar? Entender o que é cada uma dessas categorias é mais simples

Leia mais

Substância activa: Um mililitro de solução vaginal contém 1 mg de Cloridrato de benzidamina.

Substância activa: Um mililitro de solução vaginal contém 1 mg de Cloridrato de benzidamina. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Rosalgin 1 mg/ml solução vaginal 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Substância activa: Um mililitro de solução vaginal contém 1 mg

Leia mais

Cateter Venoso Central:

Cateter Venoso Central: Cateter Venoso Central: Indicações O cateter venoso central é indicado para: Determinação das pressões venosas centrais do lado direito, (PVC); Choque; Parada cardiopulmonar; Colocação de emergência de

Leia mais

PREVENÇÃO DE INFECÇÃO PRIMÁRIA DE CORRENTE SANGUÍNEA - IPCS

PREVENÇÃO DE INFECÇÃO PRIMÁRIA DE CORRENTE SANGUÍNEA - IPCS 1 de 6 Histórico de Revisão / Versões Data Versão/Revisões Descrição Autor 1.00 Proposta inicial EB, MS RESUMO As infecções primarias de corrente sanguínea (IPCS) estão entre as mais comumente relacionadas

Leia mais

Glicolive. Aché Laboratórios Farmacêuticos Pó para solução oral 1500 mg

Glicolive. Aché Laboratórios Farmacêuticos Pó para solução oral 1500 mg Glicolive Aché Laboratórios Farmacêuticos Pó para solução oral 1500 mg MODELO DE BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Glicolive sulfato de glicosamina

Leia mais

NEOSORO. (cloridrato de nafazolina)

NEOSORO. (cloridrato de nafazolina) NEOSORO (cloridrato de nafazolina) Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Solução gotas 0,5mg/mL I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: NEOSORO cloridrato de nafazolina MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE

Leia mais

MEDICAMENTOS QUE ATUAM NO SISTEMA CIRCULATÓRIO

MEDICAMENTOS QUE ATUAM NO SISTEMA CIRCULATÓRIO MEDICAMENTOS QUE ATUAM NO SISTEMA CIRCULATÓRIO SISTEMA CIRCULATORIO - CORAÇÃO, - VASOS SANGUINEOS - SANGUE 1 DROGAS DO SISTEMA CARDIOVASCULAR - ANTIARRÍTMICOS - VASODILATADORES - CARDIOTÔNICOS - ANTI-HIPERTENSIVOS

Leia mais