Prefeitura Municipal de Barra Mansa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prefeitura Municipal de Barra Mansa"

Transcrição

1 Prefeitura Municipal de Barra Mansa Manual de Envio de RPS em Lote (Arquivo TXT Versão 3.0) Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados.

2 Página 2 de 29 Índice ÍNDICE INTRODUÇÃO ESPECIFICAÇÕES LAYOUT DO ARQUIVO INSTRUÇÕES GERAIS REGISTRO TIPO 10 CABEÇALHO REGISTRO TIPO 20 DETALHE REGISTRO TIPO 21 DETALHE DO INTERMEDIÁRIO DO SERVIÇO REGISTRO TIPO 30 DETALHE (EXCLUSIVO PARA CUPONS) REGISTRO TIPO 40 DECLARAÇÃO DE NOTAS CONVENCIONAIS RECEBIDAS REGISTRO TIPO 90 RODAPÉ ERROS, ALERTAS E PROCEDIMENTOS RELAÇÃO DE ERROS RELAÇÃO DE ALERTAS RELAÇÃO DE PROCEDIMENTOS ARQUIVO DE RETORNO ACESSO AO SISTEMA ARQUIVO DE EXEMPLO CRIANDO UM LINK PARA A NFS-E EMITIDA MAIS INFORMAÇÕES... 29

3 Página 3 de Introdução Visando facilitar a substituição do Recibo Provisório de Serviços - RPS por NFS-e (conversão em lote) e a Declaração de Notas Convencionais Recebidas, o Sistema de Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas, permite que sejam transferidas informações dos contribuintes para a Prefeitura em arquivos no formato texto. Tais arquivos devem atender a um lay-out pré-definido, apresentado neste documento.

4 Página 4 de Especificações 2.1. O arquivo tem o formato texto (Text Encoding = ISO ), podendo ser gerado com qualquer nome, a critério do contribuinte, devendo possuir no máximo 10 MB (10240 Kbytes) de tamanho O arquivo conterá os RPS emitidos em determinado período O arquivo deverá conter os RPS emitidos por um único prestador, ou seja, uma única inscrição municipal. Caso o prestador de serviços possua mais de uma inscrição municipal, deverá gerar 1 arquivo para cada uma de suas inscrições O arquivo deverá conter as Notas Convencionais recebidas por um único contribuinte, ou seja, uma única inscrição municipal. Caso o contribuinte possua mais de uma inscrição municipal, deverá gerar 1 arquivo para cada uma de suas inscrições No caso de pessoa jurídica tomadora ou intermediária de serviços, inscrita no cadastro municipal, prevalecerá, para fins de emissão da NFS-e, o endereço (bem como e telefone) constante do referido cadastro àquele indicado no RPS No caso de pessoa física tomadora ou intermediária de serviços, cadastrada no Portal da NFS-e, prevalecerá, para fins de emissão da NFS-e, o endereço (bem como e telefone) constante do referido cadastro àquele indicado no RPS Prevalece o RPS convertido on-line por NFS-e, ainda que posteriormente tal RPS seja enviado por arquivo É permitido o reenvio do arquivo sempre que necessário, sendo que: a) em caso de RPS reenviado com dados alterados: será emitida nova NFS-e com o conseqüente cancelamento da anterior; b) em caso de RPS reenviado sem alteração de dados: o novo registro será ignorado. c) para cancelar um RPS enviado anteriormente, deve-se alterar apenas o campo SITUAÇÃO DO RPS para o valor 2 (Cancelado). ATENÇÃO! Caso algum outro campo seja alterado, o sistema irá cancelar a NFS-e anteriormente vinculada ao RPS enviado e irá gerar uma nova NFS-e cancelada (com os novos dados do RPS) Após o envio, o arquivo é validado, sendo que: a) em caso de erro, nada será gravado (o lote inteiro será rejeitado) e aparecerá um relatório apontando todas as ocorrências; b) em caso de alerta, aparecerá um relatório apontando todas as ocorrências. Neste caso, após a análise das mensagens pelo contribuinte, o arquivo poderá ser gravado; c) em caso de sucesso, o contribuinte poderá ou não gravá-lo (a seu critério). Caso o contribuinte decida utilizar o sistema de NFS-e apenas para validar o arquivo, basta não gravá-lo.

5 Página 5 de 29 Obs: Os erros e alertas possíveis de serem gerados encontram-se neste documento na seção Erros, Alertas e Procedimentos deste documento Tipos de RPS que podem ser enviados no arquivo: RPS = Recibo Provisório de Serviços RPS-M = Recibo Provisório de Serviços provenientes de Nota Fiscal Conjugada (Mista Comércio/Serviços) RPS-C = Recibo Provisório de Serviços simplificado (Cupons). Este tipo é especifico para prestadores de serviços que emitem Cupons onde a única informação do tomador, possível de ser preenchida, é o CPF/CNPJ.

6 Página 6 de Layout do Arquivo 3.1. Instruções Gerais Tipos e disposição de cada registro no arquivo: Registro Tipo 10 (Obrigatório): Uma linha de cabeçalho. Primeira linha do arquivo; Registro Tipo 20 (Opcional): Zero ou mais linhas de detalhe. Cada linha correspondente a um RPS. Tipo de registro exclusivo para documentos do tipo RPS e RPS-M (Misto); Registro Tipo 21 (Opcional): Zero ou mais linhas de detalhe. Cada linha correspondente ao Intermediário do Serviço correspondente ao registro 20 imediatamente acima. Tipo de registro exclusivo para documentos do tipo RPS e RPS-M (Misto); Registro Tipo 30 (Opcional): Zero ou mais linhas de detalhe. Cada linha correspondente a um RPS-C. Tipo de registro exclusivo para RPS-C (Cupons); Registro Tipo 40 (Opcional): Zero ou mais linhas de detalhe. Cada linha correspondente a uma Nota Fiscal Convencional Recebida; Registro Tipo 90 (Obrigatório): Uma linha de rodapé. Última linha do arquivo. Observações Gerais: a) Todos os campos numéricos deverão ser preenchidos alinhados pela direita e sem formatação (sem ponto e sem vírgula). Se necessário, preencher com zeros à esquerda até completar seu tamanho máximo. Campo opcional: caso o conteúdo do campo não seja fornecido, este deverá ser preenchido com zeros até completar seu tamanho máximo. b) Todos os campos alfanuméricos deverão ser preenchidos alinhados pela esquerda. Se necessário, preencher com espaços em branco à direita até completar seu tamanho máximo, com exceção do campo de Discriminação dos Serviços da linha de detalhe. Campo opcional: caso o conteúdo do campo não seja fornecido, este deverá ser preenchido com espaços em branco até completar seu tamanho máximo. c) A obrigatoriedade dos campos será definida da seguinte forma por este manual: S Campo sempre obrigatório. N Campo opcional, nunca obrigatório. S (PJ) Campo obrigatório somente no caso de Pessoa Jurídica.

7 Página 7 de Registro Tipo 10 Cabeçalho Ordem Campo Inicial Final Tamanho Formato Preenchimento Obrigatório S / N / S(PJ) Conteúdo 1 Tipo de registro Numérico S 2 Versão do Arquivo Numérico S Deve ser preenchido com valor 10, indicando linha de cabeçalho. Indica a versão do lay-out a ser utilizada. Deve ser preenchido com o número da versão atual. A versão atual é a Identificação CPF ou CNPJ do Contribuinte Numérico S Este campo indica o tipo de dados fornecido no campo CPF/CNPJ do Contribuinte 1 - CPF. 2 - CNPJ. 4 CPF ou CNPJ do Contribuinte Numérico S CNPJ do contribuinte com 14 posições ou CPF do contribuinte com 11 posições. Sem formatação (ponto, traço, barra,...). 5 Inscrição Municipal do Contribuinte Numérico S Inscrição municipal do prestador (com 15 posições) a que se refere o arquivo. 6 Data de Início do Período Transferido no Arquivo AAAAMMDD S O arquivo de transferência deverá conter todos os RPS referentes a um período. Informe neste campo a Data INICIAL desse período no formato AAAAMMDD. 7 Data de Fim do Período Transferido no Arquivo AAAAMMDD S O arquivo de transferência deverá conter todos os RPS referentes a um período. Informe neste campo a Data FINAL desse período no formato AAAAMMDD. 8 Caractere de Fim de Linha ASC(13) + ASC(10) S Caractere de Fim de Linha (Chr(13) + Chr(10)).

8 Página 8 de Registro Tipo 20 Ordem Campo Inicial Final Tamanho Formato Preenchimento Obrigatório S / N / S(PJ) 1 Tipo do registro Numérico S 2 Tipo do RPS Numérico S Conteúdo Deve ser preenchido com valor 20, indicando linha de detalhe. Informe o Tipo do RPS emitido com 01 posição. Tipos Válidos: 0 Recibo Provisório de Serviços (RPS); 1 Recibo Provisório de Serviços proveniente de Nota Fiscal Conjugada/ Mista (RPS-M). 3 Série do RPS Texto N Informe a Série do RPS com 05 posições. 4 Número do RPS Numérico S Informe o Número do RPS com 15 posições. 5 Data de Emissão do RPS AAAAMMDD S 6 Status do RPS Numérico S 7 8 Identificação de CPF ou CNPJ do Tomador de Serviços CPF ou CNPJ do Tomador de Serviços Numérico S Numérico S Informe a Data de emissão do RPS no formato AAAAMMDD. Status do RPS: 1 Normal; 2 Cancelado. Este campo indica o tipo de dados fornecido no campo CPF/CNPJ do Tomador. Informe um dos seguintes valores: 1 CPF; 2 CNPJ; 3 Não Informado. CNPJ do Tomador com 14 posições ou CPF do Tomador com 11 posições. Sem formatação (ponto, traço, barra,...). Inscrição Municipal do Tomador, com 15 posições Inscrição Municipal do Tomador Inscrição Estadual do Tomador Texto N Numérico N ATENÇÃO!!! Este campo só deverá ser preenchido para tomadores estabelecidos neste município. Quando este campo for preenchido, seu conteúdo será considerado como prioritário com relação ao campo de CPF/CNPJ do Tomador, sendo utilizado para identificar o Tomador e recuperar seus dados da base de dados da Prefeitura. Inscrição Estadual do Tomador, com 15 posições. 11 Nome/Razão Social do Tomador Texto S(PJ) Razão Social do Tomador. 12 Tipo do Endereço do Tomador (Rua, Texto S(PJ) Tipo do Endereço do Tomador. Av,...) 13 Endereço do Tomador Texto S(PJ) Endereço do Tomador. 14 Número do Endereço do Texto N Número do Endereço do Tomador. Tomador 15 Complemento do Endereço do Texto N Complemento do Endereço do Tomador. Tomador 16 Bairro do Tomador Texto S(PJ) Bairro do Tomador 17 Cidade do Tomador Texto S(PJ) Cidade do Tomador. 18 UF do Tomador Texto S(PJ) UF do Tomador. 19 CEP do Tomador Numérico S(PJ) CEP do Tomador.

9 Página 9 de 29 Ordem Campo Inicial Final Tamanho Formato Preenchimento Obrigatório S / N / S(PJ) Conteúdo 20 Telefone de Contato do Texto N Telefone de Contato do Tomador. Tomador 21 do Tomador Texto N do Tomador Tipo de Tributação de Serviços Cidade de Prestação do Serviço UF de Prestação do Serviço Regime Especial de Tributação Opção Pelo Simples Numérico S Tributação de Serviços da Nota: 01 - Tributação no Município; 02 - Tributação Fora do Município; 03 - Operação Isenta; 04 - Operação Imune; 05 - Operação Suspensa por Decisão Judicial; 06 - Operação Suspensa por Decisão Administrativa; Texto S Cidade onde o Serviço foi prestado Texto S UF onde o Serviço foi prestado Numérico S Numérico S 27 Incentivo Cultural Numérico S Código do Serviço Federal Código do Serviço Municipal Texto N Texto S 30 Alíquota Numérico S 31 Valor dos Serviços Numérico S 32 Valor das Deduções Numérico N Regime Especial de Tributação da Nota: 00 Nenhum; Opção pelo Simples Nacional: 0 - Não-Optante pelo Simples Nacional; 1 - Optante pelo Simples Nacional (Recolhimento pelo DAS). 3 - Optante pelo Simples Nacional (Microempreendedor Individual - MEI) Utilização de Incentivo Cultural: 0 Não; 1 Sim. Código do Serviço da lista Federal (LC 116). O campo deve ser preenchido com Código do Serviço da lista Municipal. O campo deve ser preenchido sem formatação "17.03" será "1703" Valor da Alíquota, incluindo duas casas decimais (sem ponto decimal e sem %) com 5 posições 105,00% ,75% Valor dos Serviços da nota fiscal, incluindo os centavos (sem ponto decimal e sem R$), com 15 posições. Caso a situação da nota seja igual a 2 (Cancelada), as 15 posições poderão estar preenchidas com zeros. Valor das Deduções da nota fiscal, incluindo os centavos (sem ponto decimal e sem R$), com 15 posições.

10 Página 10 de 29 Ordem Campo Inicial Final Tamanho Formato Preenchimento Obrigatório S / N / S(PJ) Conteúdo 33 Valor do Desconto Condicionado Numérico N Valor dos Descontos Condicionados da nota fiscal, incluindo os centavos (sem ponto decimal e sem R$), com 15 posições. O Desconto Condicionado não altera a base de cálculo. 34 Valor do Desconto Incondicionado Numérico N Valor dos Descontos Incondicionados da nota fiscal, incluindo os centavos (sem ponto decimal e sem R$), com 15 posições. O Desconto incondicionado altera a base de cálculo. 35 Valor COFINS Numérico N 36 Valor CSLL Numérico N 37 Valor INSS Numérico N 38 Valor IRPJ Numérico N 39 Valor PIS/PASEP Numérico N Valor da retenção de COFINS da nota fiscal, incluindo os centavos (sem ponto decimal e sem R$), com 15 posições. Valor da retenção de CSLL da nota fiscal, incluindo os centavos (sem ponto decimal e sem R$), com 15 posições. Valor da retenção de INSS da nota fiscal, incluindo os centavos (sem ponto decimal e sem R$), com 15 posições. Valor da retenção de IRPJ da nota fiscal, incluindo os centavos (sem ponto decimal e sem R$), com 15 posições. Valor da retenção de PIS/PASEP da nota fiscal, incluindo os centavos (sem ponto decimal e sem R$), com 15 posições. 40 Valor de Outras Retenções Federais Numérico N Valor de outras retenções federais da nota fiscal, incluindo os centavos (sem ponto decimal e sem R$), com 15 posições.

11 Página 11 de 29 Ordem Campo Inicial Final Tamanho Formato Preenchimento Obrigatório S / N / S(PJ) Conteúdo 41 Valor do ISS Numérico N 42 ISS Retido Numérico S Valor do ISS da nota fiscal, incluindo os centavos (sem ponto decimal e sem R$), com 15 posições. Retenção do ISS: 0 - Nota Fiscal sem ISS Retido; 1 - ISS Retido. 43 Data de Competência AAAAMMDD S Utilize a data de emissão do RPS em caso de ISS não retido e a data para pagamento em caso de ISS retido. 44 Código da Obra Texto N Anotação de Responsabilidade Técnica Série do RPS Substituido Texto N Texto N Código da Obra para serviços de construção civil. Anotação de Responsabilidade Técnica para serviços de construção civil. Série do RPS susbstituido caso seja um RPS substituto 47 Número do RPS Substituido Numérico N Número do RPS susbstituido caso seja um RPS substituto 48 Reservado Texto N Preencher com brancos Descritivo dos serviços. Texto contínuo. O conjunto de caracteres correspondentes ao código ASC 13 e ASC 10 (Chr(13) + Chr(10)) deverá ser substituído pelo caracter (pipe ou barra vertical. ASC 124). Digitado na NF Lavagem de carro 49 Discriminação dos Serviços (N-1) N (N 4000) (*) Texto S com lavagem de motor Preenchimento do arquivo: Lavagem de carro com lavagem de motor Não devem ser colocados espaços neste campo para completar seu tamanho máximo, devendo o campo ser preenchido apenas com conteúdo a ser processado / armazenado. (*) Este campo é impresso num retângulo com 95 caracteres de largura e 24 linhas de altura (22 linhas se houverem tributos federais). Caso seja ultrapassado o limite de linhas, o conteúdo será truncado durante a impressão da Nota. 50 Caractere de Fim de Linha N N 2 ASC(13)+AS C(10) S Caractere de Fim de Linha (Chr(13) + Chr(10)).

12 Página 12 de Registro Tipo 21 do Intermediário do Serviço Ordem Campo Inicial Final Tamanho Formato Preenchimento Obrigatório S / N / S(PJ) 1 Tipo de Registro Numérico S Identificação de CPF ou CNPJ do Intermediário CPF ou CNPJ do Intermediário Inscrição Municipal do Intermediário Inscrição Estadual do Intermediário Razão Social do Intermediário Tipo do Endereço do Intermediário (Rua, Av,...) Endereço do Intermediário Número do endereço do Intermediário Complemento do Endereço do Intermediário Bairro do Intermediário Cidade do Intermediário UF do Intermediário CEP do Intermediário Telefone de Contato do Intermediário do Intermediário Numérico S Numérico S Numérico N Numérico N Texto S Conteúdo Preenchido com valor 21, indicando linha de detalhe do Intermediário do Serviço. Este campo indica o tipo de dados fornecido no campo CPF/CNPJ do Intermediário de Serviços 1 - CPF; 2 CNPJ. CNPJ do Intermediário de Serviços com 14 posições ou CPF do Intermediário de Serviços com 11 posições. Sem formatação (ponto, traço, barra,...). Inscrição Municipal do Intermediário de Serviços, com 15 posições. Inscrição Estadual do Intermediário de Serviços com 15 posições. Nome ou Razão Social do Intermediário de Serviços Texto N Tipo do Endereço do Intermediário Texto N Endereço do Intermediário Texto N Número do Endereço do Intermediário Texto N Complemento do Endereço do Intermediário Texto N Bairro do Intermediário Texto N Cidade do Intermediário Texto N UF do Intermediário Numérico N CEP do Intermediário Texto N Telefone de Contato do Intermediário Texto N do Intermediário. 17 Reservado Texto N Preencher com brancos 18 Caracter de Fim Linha ASC(13)+ ASC(10) S Caractere de Fim de Linha (Chr(13) + Chr(10)).

13 Página 13 de Registro Tipo 30 (Exclusivo para Cupons) Ordem 1 Campo Tipo do Registro Inicial Final Tamanho Formato Preenchimento Obrigatório (S/N) Numérico S 2 Tipo do RPS Numérico S Conteúdo Deve ser preenchido com valor 30, indicando linha de detalhe. Informe o Tipo do RPS emitido com 01 posição. Tipo Válido: 2 Recibo Provisório de Cupons (RPS-C); 3 Série do RPS Texto S Informe a Série do RPS com 05 posições. 4 5 Número do RPS Data de Emissão do RPS Numérico S Informe o Número do RPS com 15 posições AAAAMMDD S 6 Status do RPS Numérico S Identificação de CPF ou CNPJ do Tomador CPF ou CNPJ do Tomador Opção Pelo Simples Código do Serviço Federal Código do Serviço Municipal Numérico S Numérico S Numérico S Texto N Texto S 12 Alíquota Numérico S 13 Valor dos Serviços Numérico S Informe a Data de emissão do RPS no formato AAAAMMDD. Status do RPS: 1- Normal; 2- Cancelado. Este campo indica o tipo de dados fornecido no campo CPF/CNPJ do Tomador 1 CPF; 2 CNPJ; 3 Não Informado. CNPJ do Tomador com 14 posições ou CPF do Tomador com 11 posições. Sem formatação (ponto, traço, barra,...). Opção pelo Simples Nacional: 0 - Não-Optante pelo Simples Nacional; 1 - Optante pelo Simples Nacional (Recolhimento pelo DAS). 3 - Optante pelo Simples Nacional (Microempreendedor Individual - MEI) Código do Serviço da lista Federal (LC 116). O campo deve ser preenchido com Código do Serviço da lista Municipal. O campo deve ser preenchido sem formatação "17.03" será "1703" " " será "170301" Valor da Alíquota, incluindo duas casas decimais (sem ponto decimal e sem %) com 5 posições 105,00% ,75% Valor dos Serviços da nota fiscal, incluindo os centavos (sem ponto decimal e sem R$), com 15 posições. Caso a situação da nota seja igual a 2 (Cancelada), as 15 posições poderão estar preenchidas com zeros.

14 Página 14 de 29 Ordem Campo Inicial Final Tamanho Formato Preenchimento Obrigatório (S/N) Conteúdo 14 Valor das Deduções Numérico S Valor das Deduções da nota fiscal, incluindo os centavos (sem ponto decimal e sem R$), com 15 posições. 15 Reservado Texto N Preencher com brancos 16 Valor do ISS Numérico N 17 ISS Retido Numérico S Valor do ISS da nota fiscal, incluindo os centavos (sem ponto decimal e sem R$), com 15 posições. Retenção de ISS: 0 - Nota Fiscal sem ISS Retido; 1 - ISS Retido. 18 Data de Competência AAAAMMDD S Utilize a data de emissão do RPS em caso de ISS não retido e a data para pagamento em caso de ISS retido Série do RPS Substituido Número do RPS Substituido Texto N Numérico N Série do RPS susbstituido caso seja um RPS substituto Número do RPS susbstituido caso seja um RPS substituto 21 Reservado Texto N Preencher com brancos Descritivo dos serviços. Texto contínuo. O conjunto de caracteres correspondentes ao código ASC 13 e ASC 10 (Chr(13) + Chr(10)) deverá ser substituído pelo caracter (pipe ou barra vertical. ASC 124). Digitado na NF Lavagem de carro 22 Discriminação dos Serviços (N-1) N (N 4000) (*) Texto S com lavagem de motor Preenchimento do arquivo: Lavagem de carro com lavagem de motor Não devem ser colocados espaços neste campo para completar seu tamanho máximo, devendo o campo ser preenchido apenas com conteúdo a ser processado / armazenado. (*) Este campo é impresso num retângulo com 95 caracteres de largura e 24 linhas de altura (22 linhas se houverem tributos federais). Caso seja ultrapassado o limite de linhas, o conteúdo será truncado durante a impressão da Nota. 23 Caractere de Fim de Linha N N 2 ASC(13)+AS C(10) S Caractere de Fim de Linha (Chr(13) + Chr(10)).

15 Página 15 de Registro Tipo 40 Declaração de Notas Convencionais Recebidas Ordem Campo Inicial Final Tamanho Formato Preenchimento Obrigatório (S/N) 1 Tipo de Registro Numérico S Tipo da Nota Convencional Série da Nota Convencional Número da Nota Convencional Data de Emissão da Nota Convencional Status da Nota Convencional Identificação de CPF ou CNPJ do Prestador CPF ou CNPJ do Prestador Numérico S Texto S Numérico S AAAAMMDD S Numérico S Numérico S Numérico S Conteúdo Deve ser preenchido com valor 40, indicando linha de Declaração de Notas Convencionais Recebida. Tipo da Nota Convencional: 1 - Nota Fiscal 2 - Recibo 3 - Fatura 4 - Nota de Simples Remessa 5 - Nota de Devolução Informe a Série da Nota Convencional com 05 posições. Informe o Número da Nota Convencional com 15 posições. Informe a Data de emissão da Nota Convencional no formato AAAAMMDD. Status da Nota Fiscal: 1 - Normal; 2 - Cancelada. Este campo indica o tipo de dados fornecido no campo CPF/CNPJ do Prestador. Informe um dos seguintes valores: 1 CPF; 2 CNPJ; 3 Não Informado. CNPJ do Prestador com 14 posições ou CPF do Prestador com 11 posições. Sem formatação (ponto, traço, barra,...). 9 Inscrição Municipal do Numérico N Inscrição Municipal do Prestador, com 15 posições. Prestador 10 Inscrição Estadual do Numérico N Inscrição Estadual do Prestador, com 15 posições. Prestador 11 Nome ou Razão Social do Texto S Nome ou Razão Social do Prestador de Serviços. Prestador 12 Tipo do Endereço do Prestador Texto S Tipo do Endereço do Prestador. (Rua, Av,...) 13 Endereço do Prestador Texto S Endereço do Prestador. 14 Número do Endereço do Texto N Número do Endereço do Prestador. Prestador 15 Complemento do Endereço do Texto N Complemento do Endereço do Prestador. Prestador 16 Bairro do Prestador Texto S Bairro do Prestador 17 Cidade do Prestador Texto S Cidade do Prestador. 18 UF do Prestador Texto S UF do Prestador. 19 CEP do Prestador Numérico S CEP do Prestador. 20 Telefone de Contato do Texto N Telefone de Contato do Prestador. Prestador 21 do Prestador Texto N do Prestador.

16 Página 16 de 29 Ordem Campo Inicial Final Tamanho Formato Preenchimento Obrigatório (S/N) Conteúdo Tributação de Serviços da Nota: 01 - Tributação no Município; 22 Tipo de Tributação de Serviços Numérico S 02 - Tributação Fora do Município; 03 - Operação Isenta; 04 - Operação Imune; 05 - Operação Suspensa por Decisão Judicial; 06 - Operação Suspensa por Procedimento Administrativo; 23 Reservado Texto N Preencher com brancos Opção pelo Simples Nacional: 24 Opção Pelo Simples Numérico S 0 - Não-Optante pelo Simples Nacional; 1 - Optante pelo Simples Nacional (Recolhimento pelo DAS). 3 - Optante pelo Simples Nacional (Microempreendedor Individual - MEI) 25 Código do Serviço Federal Texto N Código do Serviço da lista Federal (LC 116). O campo deve ser preenchido com Código do Serviço Municipal Texto S Código do Serviço da lista Municipal. O campo deve ser preenchido sem formatação "17.03" será "1703" 27 Alíquota Numérico S Valor da Alíquota, incluindo duas casas decimais (sem ponto decimal e sem %) com 5 posições 105,00% ,75% Valor dos Serviços da nota fiscal, incluindo os centavos (sem ponto decimal e sem R$), com 15 posições. 28 Valor dos Serviços Numérico S Caso a situação da nota seja igual a 2 (Cancelada), as 15 posições poderão estar preenchidas com zeros. 29 Valor das Deduções Numérico N Valor das Deduções da nota fiscal, incluindo os centavos (sem ponto decimal e sem R$), com 15 posições. 30 Reservado Texto N Preencher com brancos 31 Valor do ISS Numérico N 32 ISS Retido Numérico S Valor do ISS da nota fiscal, incluindo os centavos (sem ponto decimal e sem R$), com 15 posições. Retenção de ISS: 0 - Nota Fiscal sem ISS Retido; 1 - ISS Retido. 33 Data de Competência AAAAMMDD S Utilize a data de emissão da NFS em caso de ISS não retido e a data para pagamento em caso de ISS retido.

17 Página 17 de 29 Ordem Campo Inicial Final Tamanho Formato Preenchimento Obrigatório (S/N) Conteúdo 34 Código da Obra Texto N Código da Obra para serviços de construção civil. 35 Reservado Texto N Preencher com brancos Descritivo dos serviços. Texto contínuo. O conjunto de caracteres correspondentes ao código ASC 13 e ASC 10 (Chr(13) + Chr(10)) deverá ser substituído pelo caracter (pipe ou barra vertical. ASC 124). Digitado na NF Lavagem de carro 36 Discriminação dos Serviços (N-1) N (N 4000) (*) Texto N com lavagem de motor Preenchimento do arquivo: Lavagem de carro com lavagem de motor Não devem ser colocados espaços neste campo para completar seu tamanho máximo, devendo o campo ser preenchido apenas com conteúdo a ser processado / armazenado. (*) Este campo é impresso num retângulo com 95 caracteres de largura e 24 linhas de altura (22 linhas se houverem tributos federais). Caso seja ultrapassado o limite de linhas, o conteúdo será truncado durante a impressão da Nota. 37 Caractere de Fim de Linha N N 2 ASC(13)+AS C(10) S

18 Página 18 de Registro Tipo 90 Rodapé Ordem Campo Inicial Final Tamanho Formato Preenchimento Obrigatório S / N / S(PJ) 1 Tipo de registro Numérico S Número de linhas de detalhe do arquivo Valor total dos serviços contido no arquivo Valor total das deduções contidas no arquivo Valor total dos descontos condicionados contidos no arquivo Valor total dos descontos incondicionados contidos no arquivo Caractere de Fim de Linha Numérico S Numérico S Numérico S Numérico S Numérico S ASCII(13) + ASCII(10) S Conteúdo Deve ser preenchido com valor 90, indicando linha de rodapé. Número de linhas de detalhe (Tipo de registro 20 + Tipo de registro 21 + Tipo de registro 30 + Tipo de registro 40) contidas no arquivo. Informe a soma dos valores dos serviços das linhas de detalhe (Tipo de registro 20 + Tipo de registro 30 + Tipo de registro 40) contidas no arquivo. Informe a soma dos valores das deduções das linhas de detalhe (Tipo de registro 20 + Tipo de registro 30 + Tipo de registro 40) contidas no arquivo. Informa a soma dos valores dos descontos condicionados das linhas de detalhe (Tipo de registro 20 + Tipo de registro 30 + Tipo de registro 40) contidas no arquivo. Informa a soma dos valores dos descontos incondicionados das linhas de detalhe (Tipo de registro 20 + Tipo de registro 30 + Tipo de registro 40) contidas no arquivo. Caractere de Fim de Linha (Chr(13) + Chr(10)).

19 Página 19 de Erros, Alertas e Procedimentos. As tabelas a seguir, relacionam os erros, alertas e procedimentos adotados pelo Sistema de Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas na substituição do Recibo Provisório de Serviços - RPS por NFS-e Relação de Erros ETAPA CÓD. MENSAGEM SOLUÇÃO Cabeçalho 101 Tipo de Registro Incorreto. Utilizar o tipo especificado: 10. Cabeçalho Cabeçalho Cabeçalho Cabeçalho 102 Versão do Arquivo Incorreta ou Arquivo Inválido. Informar a versão correta 103 Data Inicial inválida. Preencher o campo com uma data válida. 104 A Data Inicial de emissão das Notas Fiscais enviadas não pode ser inferior a <Datas Mínima> Preencher o campo com uma data maior ou igual que a data indicada na mensagem de erro. 105 Data Final inválida. Preencher o campo com uma data válida. Cabeçalho Cabeçalho Cabeçalho Cabeçalho Cabeçalho 110 A Data Final de emissão das Notas Fiscais enviadas não pode ser inferior a <Datas Mínima> A Data Final de emissão das Notas Fiscais enviadas não pode ser Superior a <data atual>. A Data Final de emissão das Notas Fiscais enviadas deverá ser superior a Data Inicial. Inscrição do Prestador de Serviços não encontrada na base de dados do município. Inscrição do Prestador especificada no Arquivo não confere com o Prestador selecionado. 201 Tipo de Registro incorreto. Preencher o campo com uma data maior ou igual que a data indicada na mensagem de erro. Preencher o campo com uma data menor ou igual que a data indicada na mensagem de erro. Preencher o campo Data Final com uma data maior ou igual que a indicada no campo Data Inicial. Preencher o campo com o número de inscrição correto. Utilizar um arquivo com a inscrição do Prestador ou Selecionar o Prestador correto. Utilizar um dos tipos especificados: 20, 21, 30 ou Arquivo sem linhas de detalhe Número de Erros do Arquivo excedeu o máximo permitido (<número máximo de erros permitido parametrizado no sistema>). Campo Tipo do RPS (<tipo informado no registro>) inválido. Campo Tipo do RPS (<tipo informado no registro>) inválido para o Tipo de Registro de RPS-C Campo <Tributação/Status> da Nota Fiscal (<campo informada no registro>) inválido. Data de Emissão da Nota Fiscal não está compreendida entre <data inicio de emissão do lote> e <data fim de emissão do lote> conforme especificado no cabeçalho do arquivo. 209 O código do Serviço não permite retenção de ISS Campo ISS Retido (<tipo informado no registro>) inválido. O campo CPF/CNPJ do Tomador deverá ser preenchido com zeros quando o campo Indicador do CPF/CNPJ do Tomador for igual a 3 (CPF nãoinformado). Campo Indicador de CPF/CNPJ do Tomador (<valor informado no registro>) inválido. Incluir os registros de detalhe (tipo 20 e/ou 30 e/ou 40) no arquivo. Verifique se os terminadores de linha estão preenchidos corretamente (conjunto de caracteres chr(13) seguido do chr(10)) em todos os registros. Corrigir os erros apresentados. Utilizar um dos tipos especificados: 0 (RPS), 1 (RPS-M) OU 2 (RPS-C). Utilizar o tipo 2 (RPS-C) Utilizar um dos tipos corretos, de acordo com as especificações do campo correspondente. Utilizar no cabeçalho do arquivo datas de Emissão da Nota Fiscal compreendidas entre a data inicio de emissão do lote e a data fim de emissão do lote. Alterar o campo "ISS Retido" para: 0 (Nota Fiscal sem ISS Retido). Utilizar um dos tipos especificados: 1 para ISS Retido ou 0 para Nota Fiscal sem ISS Retido. Preencher o campo CPF/CNPJ do Tomador com zeros. Utilizar um dos tipos especificados: 1 para CPF, 2 para CNPJ ou 3 para CPF não-informado.

20 Página 20 de 29 ETAPA CÓD. MENSAGEM SOLUÇÃO Cidade/UF informados (<cidade/uf informados no Preencher os campos Cidade/UF com os dados corretos. 214 registro>) não foram encontrados na base de dados. Em caso de cidades do exterior (fora do país), deixar campos Cidade/UF em branco. 215 RPS em duplicidade no arquivo enviado. Remover do arquivo o registro excedente da nota fiscal "O campo Indicador de CPF/CNPJ do Tomador <cpf_cnpj> não condiz com o CPF/CNPJ preenchido." RPS já foi convertido individualmente em NFS-e através do site e não será processado novamente. O campo Inscrição Municipal do tomador só deverá ser preenchido para tomadores estabelecidos no município. CNPJ do Tomador (<CNPJ enviado>) possui mais de uma inscrição municipal, sendo obrigatório o preenchimento do campo Inscrição Municipal do Tomador. O regime especial de tributação informado não confere com o especificado no perfil do prestador. O regime especial de tributação deverá ser selecionado através do perfil. A opção pela tributação informada não confere com a especificada no perfil do prestador. A opção pelo simples nacional ou tributação normal deverá ser alterada através do perfil. Altere o campo indicador de CPF/CNPJ ou verifique o preenchimento do campo CPF/CNPJ. Remover do arquivo o registro da nota já incluída em Guia de Recolhimento ou cancelar a Guia de Recolhimento. Para tomadores estabelecidos fora deste município, deve-se preencher este campo com zeros. O CNPJ informado possui mais de uma inscrição municipal. A informação da inscrição municipal é obrigatória neste caso. Corrija o regime especial informado no arquivo ou selecione o regime especial correto no perfil do contribuinte Corrija a tributação no arquivo ou selecione a tributação correta no perfil do contribuinte 223 NFS-e XXX já foi substituída pela NFS-e XXX ou Não é possível substituir a NFS-e XXX, pois ele foi retida e já teve sua guia quitada pelo tomador ou A NFS-e XXX não pode ser substituída pois está vinculada à guia XXX emitida pelo tomador Corrija as informações referentes à substituição s 224 O RPS informado, a ser substituido, não existe Corrija as informações referentes à substituição s 225 Serviço (XXXX) não encontrado. Informe um código de serviço válido s 226 Campo Opção pelo Simples (X) inválido. s 227 Campo Regime Especial (XX) inválido. s O campo Indicador de CPF/CNPJ do Tomador (<tipo informado no registro>) não condiz com o CPF/CNPJ preenchido. O tomador de serviços informado é o próprio prestador. CNPJ do Tomador de Serviços inválido (dígitos verificadores não conferem). O Valor dos serviços deverá ser superior ou igual a R$ 0,00 (zero) O Valor das deduções deverá ser inferior ao valor dos serviços O Valor das deduções deverá ser superior ou igual a R$ 0,00 (zero) Código do Serviço <codigo enviado> da NFS-e inexistente Código do Serviço <codigo enviado> da NFS-e não permite dedução na base de cálculo Código do Serviço <codigo enviado> da NFS-e não permite tributação fora do município Utilize um código válido (verifique os códigos válidos na especificação do campo) Utilize um código válido (verifique os códigos válidos na especificação do campo) Preencha o campo CPF/CNPJ com um valor compativel com o campo Indicador utilizado: 1 para CPF, 2 para CNPJ ou 3 para CPF não-informado. Esta mensagem acusa a emissão de uma NFS-e do prestador para o próprio prestador (o tomador possui mesmo CPF/CNPJ e mesma inscrição municipal que o prestador). Caso o prestador possua autorização (regime especial) esta mensagem é apenas um alerta. Os dígitos verificadores do CNPJ informado (dois últimos algarismos) não conferem. Acerte o CNPJ do tomador e reenvie o arquivo. Não é permitido envio de RPS com valor de serviços inferior a zero (negativos). Não é permitido valores de dedução superior ao valor de serviços. Não são permitidos valores de dedução inferior a zero (negativos). Consulte a legislação vigente para saber o código do Serviço que deverá ser informado neste campo. Consulte a legislação vigente para saber se o código do Serviço informado permite dedução da base de cálculo Consulte a legislação vigente para saber se o código do Serviço informado permite a tributação fora do município (Campo Situação do RPS = F )

21 Página 21 de 29 ETAPA CÓD. MENSAGEM SOLUÇÃO Código do Serviço <codigo enviado> não 310 informado 311 Apenas empresas tomadoras de serviços inscritas no município ou Órgãos Públicos podem efetuar retenção de ISS (CPF/CNPJ = <CPF/CNPJ do Tomador>) Informe o código do Serviço relativo ao RPS informado O CPF/CNPJ ou a Inscrição Municipal informada do Tomador não foi encontrada na base de dados do município e também não é um Órgão Público, não sendo permitida a retenção. Acerte o CPF/CNPJ ou altere o campo ISS Retido para 0 (Sem retenção de ISS) 312 A data da emissão do RPS não foi preenchida A data informada deverá estar no formato AAAA/MM/DD, ou corretamente seja, ano (4 dígitos) seguido de mês (2 dígitos) e dia (2 dígitos). 313 A data da emissão do RPS não poderá ser Não é permitido o envio de RPS com data de emissão superior superior a data de hoje a data atual. 314 A data da emissão do RPS não poderá ser inferior Não é permitido o envio de RPS com data de emissão inferior a a <Datas Mínima> <Datas Mínima>. 315 Número do RPS não informado O número do RPS é obrigatório e deve ser informado. 316 Retenções de Tributos Federais só podem ser efetuados por Tomadores pessoa jurídica (CNPJ). Preencher os campos de retenções federais com zeros. 317 Campo Endereço não preenchido (obrigatório para O preenchimento do endereço (logradouro) é obrigatório para tomador com CNPJ) tomadores Pessoas Jurídicas (com CNPJ). 318 Campo Cidade/UF não preenchido (obrigatório O preenchimento da Cidade e da UF do endereço do tomador é para tomador com CNPJ) obrigatório para tomadores Pessoas Jurídicas (com CNPJ). 319 Inscrição Municipal do Tomador de Serviços não Preencher o campo com a inscrição correta (ou preencher o cadastrada na base de dados da Prefeitura. campo com zeros). 320 Inscrição Municipal do Tomador de Serviços A inscrição municipal do tomador fornecida, consta como consta como cancelada. cancelada na base de dados da Prefeitura. 321 Somente RPS cuja Tributação seja No Município (01) ou Fora Apenas Notas com tributação no município ou fora do Município (02) podem sofrer retenção de ISS (campo ISS do município podem sofrer retenção de ISS. Retido deverá ser igual a 0) O campo discriminação dos serviços não foi preenchido. O Tomador informado é obrigado a efetuar a retenção de ISS. Tomador não autorizado a efetuar a retenção de ISS. 325 O código do Serviço requer retenção de ISS O código do Serviço não permite retenção de ISS. O valor da aliquota informada para o código do Serviço prestada (<código do Serviço >) deve ser igual a (<valor da alíquota do Serviço >). O valor da aliquota informada para o o código do Serviço prestado (<código do Serviço >) deve ser superior (ou igual) a <valor da alíquota mínima do Serviço > ou inferior (ou igual) a <valor da alíquota máxima do Serviço >. Retenção de ISS não permitida, pois o tomador de serviços informado é o próprio prestador. Esta NFS-e deverá ter o ISS Retido pelo Tomador dos Serviços. Esta NFS-e não deverá ter o ISS Retido pelo Tomador dos Serviços. O campo Discriminação dos Serviços possui mais de caracteres. A Inscrição Municipal do Prestador de Serviços consta como <Status>. Emissão de NFS-e não autorizada. Prestador de Serviços não está autorizado a emitir Notas Fiscais Eletrônicas A tributação dos serviços especificada exige a indicação de outro município como cidade de prestação O preenchimento da discriminação dos serviços é obrigatório por lei, devendo ser preenchido adequadamente. Alterar o campo "ISS Retido" para: 1 (Nota Fiscal com ISS Retido). Alterar o campo "ISS Retido" para: 0 (Nota Fiscal sem ISS Retido). Alterar o campo "ISS Retido" para: 1 (Nota Fiscal com ISS Retido). Alterar o campo "ISS Retido" para: 0 (Nota Fiscal sem ISS Retido). Altere o valor da alíquota conforme especificado. Altere o valor da alíquota conforme especificado. Alterar o campo "ISS Retido" para: 0 (Nota Fiscal sem ISS Retido). Selecione ISS Retido = 1 (SIM). Selecione ISS Retido = 0 (NAO). Reduza a quantidade de caracteres do campo Descrição dos Serviços. Verifique a situação do Prestador de Serviços. É necessário ter autorização da prefeitura para iniciar a emissão de Notas Fiscais Eletrônicas. Seleciona uma cidade diferente para a prestação de serviços. 336 A NFS-e informada não foi encontrada Verifique o número da NFS-e informada. 337 O prestador informado não foi encontrado Verifique o prestador informado. 338 A NFS-e substituta deve pertencer ao mesmo contribuinte. Verifique o contribuite. 339 A Opção pelo Simples Nacional informada na configuração do perfil é diferente da informada no cadastro municipal. 341 Diversas: Erro informando o motivo da não permissão de substituição de uma NFS-e. Para atualizar o cadastro municipal é necessário comparecer à Prefeitura. A NFS-e não poderá ser substituida devido ao motivo especificado na mensagem.

22 Página 22 de 29 ETAPA CÓD. MENSAGEM SOLUÇÃO 342 Código do Serviço da NFS-e não é um serviço Verifique se o código de serviço foi digitado corretamente, emitente de NFS-e. 343 Código do Serviço da NFS-e não permite desconto Altere o código de serviço ou preencha o desconto condicionado. condicionado com 0 (zero). 344 Código do Serviço da NFS-e não permite desconto Altere o código de serviço ou preencha o desconto incondicionado incondicionado com 0 (zero). 345 Código do Serviço da NFS-e não aceita Altere o código de serviço ou não preencha as informações de informações de construção civil. construção civil. 346 Código do Serviço da NFS-e não aceita Altere o código de serviço ou não preencha as informações de informações de intermediário de serviço intermediário de serviço. 347 Notas emitidas por optantes do MEI não podem Preencha a opção de retenção com o valor 0 (não). sofrer retenção. 348 Notas emitidas por prestadores que recolhem ISS Preencha a opção de retenção com o valor 0 (não). Fixo não podem sofrer retenção. 349 Notas emitidas para autônomos, não podem ser Preencha a opção de retenção com o valor 0 (não). retidas. 350 O RPS X já foi substituído pela NFS-e Y. O RPS não pode ser convertido mais de uma vez. Remova este RPS do arquivo XML. 351 O valor da soma das deduções e descontos Verifique o valor das deduções e descontos. deverá ser inferior ao valor dos serviços. 352 O valor do desconto condicionado deverá ser Preencha o campo desconto condicionado com um valor maior superior ou igual a R$ 0,00 (zero) ou iguao a R$0,00 (zero) 353 O valor do desconto incondicionado deverá ser Preencha o campo desconto incondicionado com um valor superior ou igual a R$ 0,00 (zero) maior ou iguao a R$0,00 (zero) 354 A soma das retenções de tributos federais deverá ser inferior ou igual ao valor dos serviços Verifique o valor da soma dos tribuitos federais. 358 Contribuintes com regime especial de tributação "Microempresário Individual" (MEI) não deve emitir NFS-e com tributação "Fora do Município Altere a Opção de Tributação ou Não utilize o MEI como Regime Especial Contribuintes com regime especial de tributação "Microempresário Individual" (MEI) devem ser optantes do Simples Nacional. A opção de regime especial de tributação 'Sociedade de profissionais' é incompatível com a indicação de opção pelo Simples Nacional. Altere a Opção pelo Simples Nacional ou Não utilize o MEI como Regime Especial. Contribuintes com regime especial de tributação "Sociedade de profissionais" devem preencher o campo "Opção Pelo Simples" com "0" (Não-Optante pelo Simples Nacional)". Altere a opção do Regime Especial. 362 Não é permitido a emissão de notas com Regime Especial de Estimativa. 363 Não é permitido a emissão de notas com Regime Altere a opção do Regime Especial. Especial de Cooperativa. 364 A data da nova competência não deve ser inferior Altere a data da competência. à competência de criação da NFS-e. 365 A NFS-e informada não consta como retida. A NFS-e deverá ser retida. 366 A NFS-e informada consta na guia XXX A NFS-e informada já foi incluida na guia XXX e não pode ser alterada. 367 O status atual desta nota não permite alteração A NFS-e não pode ser alterada. 368 A NFS-e informada não está apta para a A competência da NFS-e não pode ser alterada. troca de competência 369 A data para nova competência não deve Utilize uma competência válida. ser superior à competência atual. 378 Tomador que seja Órgão Público deve reter o ISS. Selecione ISS Retido = SIM. Preencha o ISS Retido com valor 1 (ISS Retido) 381 Código do Serviço Federal Inválido Preencha o Código do Serviço Federal com um código válido. 382 Item de serviço não pertence à atividade informado Preencha o Código do Serviço Federal correspondente a na NFS-e atividade. 383 Tomador com natureza Condomínio obriga que o ISS não seja Retido. Selecione ISS Retido = NAO. Preencha o ISS Retido com valor 0 (ISS Não Retido) 384 Notas emitidas por optantes do MEI, não podem sofrer retenção. Preencha o ISS Retido com valor 0 (ISS Não Retido) 385 Notas emitidas para autônomos, não podem ser retidas. Preencha o ISS Retido com valor 0 (ISS Não Retido) 388 Contribuinte não autorizado a emitir nota isenta. Altere o Tipo de Tributação de Serviços. 389 Contribuinte não autorizado a emitir nota imune. Altere o Tipo de Tributação de Serviços. 390 Contribuinte não autorizado a emitir nota com suspensão judicial. Altere o Tipo de Tributação de Serviços. 391 Contribuinte não autorizado a emitir nota com suspensão administrativa. Altere o Tipo de Tributação de Serviços. 420 A data da competência da NFS não foi preenchida corretamente Preencha a data de competencia da NFS corretamente 421 Não existe catrim definido no Banco de Dados para a competência informada Preencha a data de competencia da NFS corretamente

23 Página 23 de 29 ETAPA CÓD. MENSAGEM SOLUÇÃO 422 A data da emissão da NFS não foi preenchida corretamente Preencha a data de emissão da NFS corretamente 423 A data da emissão da NFS não poderá ser superior a data de hoje Preencha a data de emissão da NFS corretamente 424 A data da competência não poderá ser inferior a Preencha as datas de emissão e competencia da NFS data de emissão da NFS corretamente 425 Número da NFS não informado Preencha o número da NFS 426 A data da competência não poderá ser superior a dia/mês/ano. (dia/mês/ano = 1 mês após a data da Altere a data de competência. declaração) 430 Tipo de NFS não existente Preencha o campo com um dos tipos de NFS listado neste manual. Rodapé 901 Tipo de Registro Incorreto. Utilizar o tipo especificado: 90. Rodapé Rodapé Rodapé Rodapé Rodapé Rodapé Número de Linhas de detalhe (<número de linhas de detalhe informadas no rodapé>) não confere com o número de notas enviadas (<número de linhas de detalhe presentes no arquivo>). Valor Total de Serviços (<valor informado no rodapé>) não confere com o enviado (<somatório do valor dos serviços presentes no arquivo>). Valor Total de Dedução (<valor informado no rodapé>) não confere com o enviado (<somatório do valor das deduções presentes no arquivo>). Registro Tipo 90 (Rodapé) não foi encontrado no final do arquivo. Valor Total de Desconto Condicionado (<valor informado no rodapé>) não confere com o enviado (<somatório do valor de Desconto Condicionado presentes no arquivo>). Valor Total de Desconto Incondicionado (<valor informado no rodapé>) não confere com o enviado (<somatório do valor de Desconto Condicionado presentes no arquivo>). Preencher o campo com o número de linhas de detalhe correto. Preencher o campo com o valor total de serviços correto. Preencher o campo com o valor total de dedução correto. Incluir no arquivo um registro tipo 90 (rodapé). Verifique se os terminadores de linha estão preenchidos corretamente (conjunto de caracteres chr(13) seguido do chr(10)) em todos os registros. Preencher o campo com o valor total Descontos Condicionados correto. Preencher o campo com o valor total Descontos Incondicionados correto Relação de Alertas ETAPA CÓD. MENSAGEM INTERPRETAÇÃO 208 Alíquota informada (<alíquota informada no registro>) difere da alíquota vigente (<Alíquota cadastrada para o serviço>) para o código do Serviço informado. O sistema irá adotar a alíquota vigente. O sistema irá adotar a alíquota vigente. 211 A inscrição municipal do tomador não foi encontrada na base de dados. O sistema irá interpretar como se o Tomador não tivesse inscrição municipal. 216 Nota fiscal já foi emitida individualmente através do site e não será processada novamente. O sistema irá ignorar este registro. 217 NFS-e referente ao RPS <número do RPS> reenviado será cancelada e uma nova NFS-e será emitida. 221 O CNPJ informado possui inscrição municipal, porém foi informado endereço de fora do município. 223 A substituição da NFS-e XXX será analisada pela Prefeitura 301 O tomador de serviços informado é o próprio prestador. Um mesmo RPS (com mesma numeração) já foi enviado anteriormente, em outro lote, e possui dados diferentes do reenviado neste arquivo. Neste caso o sistema irá cancelar a NFS-e anteriormente vinculada ao RPS enviado e criar uma nova NFS-e. Para apenas cancelar um RPS e evitar este alerta, deve-se alterar apenas o campo situação do RPS para C mantendo todos os demais campos com os valores que foram enviados anteriormente. O sistema irá considerar o tomador conforme todos os dados informados no arquivo (endereço de fora do município). A substituição será analisada pela prefeitura. Esta mensagem acusa a emissão de uma NFS-e do prestador para o próprio prestador (o tomador possui mesmo CPF/CNPJ

24 Página 24 de 29 ETAPA CÓD. MENSAGEM INTERPRETAÇÃO 302 Dígitos verificadores do CPF do Tomador de Serviços não conferem. Não haverá geração de crédito. 307 Código do Serviço <codigo enviado> da NFS-e não está cadastrada para o prestador de serviço 316 do tomador de serviços inválido. não será enviado. Diversas: Alerta informando o motivo da solicitação 941 manual de substituição de NFS-e. e mesma inscrição municipal que o prestador). Caso o prestador possua autorização (regime especial) esta mensagem é apenas um alerta. O cálculo dos dígitos verificadores de CPF (dois últimos dígitos do CPF), não está correto. A NFS-e não gerará crédito Verifique se o código do Serviço informado está correto. Se estiver, proceda a atualização cadastral junto à Prefeitura assim que possível pois o código informado não está cadastrado para a sua inscrição municipal. O do tomador de serviços não é válido. Este campo será ignorado e não haverá envio de . Esta NFS-e necessita de aprovação de um fiscal para ser substituida/cancelada. Aguarde a resposta do fiscal Relação de Procedimentos No. Caso Procedimento adotado 1 CNPJ encontra-se cadastrado na base de contribuintes municipal O sistema irá ignorar todos os demais dados deste tomador (nome, endereço, etc...) 2 CPF/CNPJ encontra-se cadastrado no sistema de NFS-e e exigiu que todas as NFS-e utilizem os dados informados por ele O sistema irá ignorar todos os demais dados deste tomador (nome, endereço, etc...) 3 (Tomador informa o CEP) Cidade/UF não informada ou não encontrada na base de dados O sistema buscará a cidade através do CEP. Caso exista uma cidade associada ao CEP informado, o sistema adotará esta cidade como sendo a cidade do Tomador. 4 CPF/CNPJ do Tomador não informado. Não haverá geração de crédito para o Tomador.

NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Envio de RPS/DSR-e em Lote (Arquivo TXT Versão 3)

NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Envio de RPS/DSR-e em Lote (Arquivo TXT Versão 3) Manual de Envio de RPS/DSR-e em Lote (Arquivo TXT Versão 3) Página 2 de 33 Índice 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ESPECIFICAÇÕES... 4 3. LAYOUT DO ARQUIVO... 6 3.1. INSTRUÇÕES GERAIS... 6 3.2. REGISTRO TIPO 10 CABEÇALHO...

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Envio de RPS, Declaração de Notas Recebidas e Declaração de Materiais (REMAS) em Lote (Arquivo TXT Versão 3.1) Página 2 de 38 Índice ÍNDICE... 2 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ESPECIFICAÇÕES... 4 3. LAYOUT

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Exportação de NFS-e

NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Exportação de NFS-e Manual de Exportação de NFS-e Página 2 de 20 Índice ÍNDICE... 2 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ESPECIFICAÇÕES... 4 2.1. FORMATO DO ARQUIVO... 4 2.2. CONTEÚDO DO ARQUIVO... 4 2.3. TIPOS DE ARQUIVOS... 4 3. FORMATOS

Leia mais

SISTEMA DE NF-e Arquivo de Envio de RPS em Lote - Instruções e Layout

SISTEMA DE NF-e Arquivo de Envio de RPS em Lote - Instruções e Layout SISTEMA DE NF-e Arquivo de Envio de em Lote - Instruções e Layout Versão 2.3 Envio de em Lote Instruções e Layout Versão do Manual: 2.3 pág. 2 ÍNDICE Manual de Envio de em Lote Instruções e Layout 1. INTRODUÇÃO...

Leia mais

SISTEMA DE NFS-e. Manual de Exportação de NFS-e Instruções e Layout. Versão: 2.1

SISTEMA DE NFS-e. Manual de Exportação de NFS-e Instruções e Layout. Versão: 2.1 SISTEMA DE NFS-e Instruções e Layout Versão: 2.1 Para baixar a versão mais atualizada deste documento, acesse o link: http://nfse.manaus.am.gov.br 10/10/2007 Página 1 de 12 Índice 1 Introdução... 3 2 Especificações...

Leia mais

Prefeitura Municipal de Barra Mansa

Prefeitura Municipal de Barra Mansa Prefeitura Municipal de Barra Mansa Manual de Envio de RPS em Lote (Arquivo XML / ABRASF Versão 1.0) Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br

Leia mais

Nota Fiscal Eletrônica de Serviços

Nota Fiscal Eletrônica de Serviços Nota Fiscal Eletrônica de Serviços Arquivo de Envio de RPS em Lote - Instruções e Layout - Versão 1.0 Manual de Envio de RPS em Lote Instruções e Layout 1. Recibo Provisório de Serviços RPS O RPS é o documento

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Envio de RPS em Lote (Arquivo XML / ABRASF Versão 1.0)

NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Envio de RPS em Lote (Arquivo XML / ABRASF Versão 1.0) Manual de Envio de RPS em Lote (Arquivo XML / ABRASF Versão 1.0) Página 2 de 15 Índice ÍNDICE... 2 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1. MANUAL COM O LAYOUT DO MODELO NACIONAL... 3 1.2. EXEMPLO... 3 2. ENVIANDO UM ARQUIVO

Leia mais

SISTEMA DA NOTA FISCAL PAULISTANA

SISTEMA DA NOTA FISCAL PAULISTANA SISTEMA DA NOTA FISCAL PAULISTANA Manual de Exportação de NFTS Instruções e Layout Versão 2.0 Para baixar a versão mais atualizada deste documento, acesse o endereço: http://www.nfpaulistana.prefeitura.sp.gov.br/informacoes_gerais.asp

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Exportação de NFS-e Página 2 de 16 Índice ÍNDICE... 2 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ESPECIFICAÇÕES... 4 2.1. FORMATO DO ARQUIVO... 4 2.2. CONTEÚDO DO ARQUIVO... 4 2.3. TIPOS DE ARQUIVOS... 4 3. FORMATOS

Leia mais

Data Versão Descrição Autor <23/08/2012> 2.0.0 Lista de Erros e Alertas 2.0 Gustavo Arguelho

Data Versão Descrição Autor <23/08/2012> 2.0.0 Lista de Erros e Alertas 2.0 Gustavo Arguelho 1. Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor 2.0.0 Lista de Erros e Alertas 2.0 Gustavo Arguelho ELOTECH INFORMÁTICA E SISTEMAS LTDA Página 1 de 5 LISTA DE ERROS E ALERTAS GERADOS PELO

Leia mais

RPS Recibo Provisório de Serviços Formato para envio do arquivo com os dados

RPS Recibo Provisório de Serviços Formato para envio do arquivo com os dados Manual de envio das remessas de RPS para UPLOAD, V1.00 P a g e 1 NFWeb RPS Recibo Provisório de Serviços Formato para envio do arquivo com os dados Conteúdo do arquivo com os dados do RPS Um ou mais RPS

Leia mais

Número. Preenchimento

Número. Preenchimento Num. de casas Identificador Observação Referência Nome do campo Descrição Formato Obrigatório decimais do Mínimo Máximo Definição do registro 10 1 TipoReg Tipo de registro Numérico Sim 2 0 Fixo 2 2 Preencher

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ. NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) WEB SERVICE APRESENTAÇÃO 2 SERVIÇOS DISPONÍVEIS 3

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ. NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) WEB SERVICE APRESENTAÇÃO 2 SERVIÇOS DISPONÍVEIS 3 ÍNDICE APRESENTAÇÃO 2 SERVIÇOS DISPONÍVEIS 3 Enviar Lote de RPS Síncrono 3 Geração de NFS-e 3 Cancelamento de NFS-e 3 Substituição de NFS-e 4 Consulta de NFS-e por RPS 4 Consulta de NFS-e Serviços Prestados

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAÇARI NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) WEB SERVICE APRESENTAÇÃO 2 SERVIÇOS DISPONÍVEIS 3

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAÇARI NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) WEB SERVICE APRESENTAÇÃO 2 SERVIÇOS DISPONÍVEIS 3 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAÇARI NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ÍNDICE APRESENTAÇÃO 2 SERVIÇOS DISPONÍVEIS 3 Enviar Lote de RPS Síncrono 3 Geração de NFS-e 3 Cancelamento de NFS-e 3 Substituição de NFS-e Consulta

Leia mais

Manual de Integração Web Service

Manual de Integração Web Service Manual de Integração Web Service Prefeitura de São Simão/MG 1. INTRODUÇÃO Este manual tem como objetivo apresentar as especificações e critérios técnicos necessários para utilização do Web Service disponibilizado

Leia mais

Manual de Integração Web Service. Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás/GO

Manual de Integração Web Service. Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás/GO Manual de Integração Web Service Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás/GO 1. INTRODUÇÃO Este manual tem como objetivo apresentar as especificações e critérios técnicos necessários para utilização

Leia mais

Manual de Integração Web Service. Prefeitura de Ituiutaba/MG

Manual de Integração Web Service. Prefeitura de Ituiutaba/MG Manual de Integração Web Service Prefeitura de Ituiutaba/MG 1. INTRODUÇÃO Este manual tem como objetivo apresentar as especificações e critérios técnicos necessários para utilização do Web Service disponibilizado

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE GERENCIAMENTO DO ISS SIGISS. Manual de Envio de Notas Fiscais Eletrônicas em lote Instruções e Layout

SISTEMA INTEGRADO DE GERENCIAMENTO DO ISS SIGISS. Manual de Envio de Notas Fiscais Eletrônicas em lote Instruções e Layout SISTEMA INTEGRADO DE GERENCIAMENTO DO ISS SIGISS Manual de Envio de Notas Fiscais Eletrônicas em lote Instruções e Layout Versão 2.0 São Paulo, 08 de junho de 2015. Índice 1. Introdução... 2 2. Especificação...

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE OSASCO MANUAL PARA CONVERSÃO DE RECIBOS PROVISÓRIOS DE SERVIÇO EM NF-E

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE OSASCO MANUAL PARA CONVERSÃO DE RECIBOS PROVISÓRIOS DE SERVIÇO EM NF-E PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE OSASCO MANUAL PARA CONVERSÃO DE RECIBOS PROVISÓRIOS DE SERVIÇO EM NF-E (Modelo IV) 1 Introdução Este manual apresenta e detalha os procedimentos para a realização do processo

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PESSOA FÍSICA

MANUAL DO USUÁRIO PESSOA FÍSICA MANUAL DO USUÁRIO PESSOA FÍSICA 1 Índice DSF - Desenvolvimento de Sistemas Fiscais Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução total ou parcial deste documento sem o pagamento de direitos autorais,

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Envio de RPS em Lote (Arquivo TXT) Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br Página 2 de 31 1. Índice 1. ÍNDICE...

Leia mais

As principais alterações entre as versões 1.0 e 2.0 da NFS-e foram: Não obrigatória. Para informar o responsável pela retenção.

As principais alterações entre as versões 1.0 e 2.0 da NFS-e foram: Não obrigatória. Para informar o responsável pela retenção. As principais alterações entre as versões 1.0 e 2.0 da NFS-e foram: 1) Campos incluídos Campo País Prestador Tomador Prestação do serviço Data de competência no RPS Tipo Num (4) Não obrigatório Não obrigatória

Leia mais

NFSE - Nota Fiscal de Serviços Eletrônica 1

NFSE - Nota Fiscal de Serviços Eletrônica 1 1 DSF - Desenvolvimento de Sistemas Fiscais Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução total ou parcial deste documento sem o pagamento de direitos autorais, contanto que as cópias sejam feitas

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Envio de RPS em Lote (Arquivo TXT - Versão 3.0) Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br Página 2 de 35 Índice

Leia mais

Guia para Envio de Lotes RPS

Guia para Envio de Lotes RPS Guia para Envio de Lotes RPS RPS(Recibo Provisório de Serviços) são enviados à Prefeitura e convertidos em Notas Fiscais Eletrônicas Software Requerido Gerando arquivo.txt no Gestor Escolar Em Tesouraria

Leia mais

NFSE - Nota Fiscal de Serviços Eletrônica 1

NFSE - Nota Fiscal de Serviços Eletrônica 1 1 DSF - Desenvolvimento de Sistemas Fiscais Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução total ou parcial deste documento sem o pagamento de direitos autorais, contanto que as cópias sejam feitas

Leia mais

MANUAL FUNCIONAL SOBRE NFS-e MUNICÍPIO DE PASSO FUNDO/RS

MANUAL FUNCIONAL SOBRE NFS-e MUNICÍPIO DE PASSO FUNDO/RS MANUAL FUNCIONAL SOBRE NFS-e MUNICÍPIO DE PASSO FUNDO/RS SUMÁRIO SUMÁRIO...2 1. APRESENTAÇÃO...4 1 2. ACESSO AO APLICATIVO...5 3. GERAÇÃO DE NFS-e...6 3.1. Preenchimento dos dados para emissão da NFS-e...6

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE GERENCIAMENTO DO ISS SIGISS

SISTEMA INTEGRADO DE GERENCIAMENTO DO ISS SIGISS SISTEMA INTEGRADO DE GERENCIAMENTO DO ISS SIGISS Manual de Envio de Notas Fiscais Eletrônicas em lote Instruções e Layout Versão 1.0 São Paulo, 30 de julho de 2008. Índice 1. Introdução...2 2. Especificação...2

Leia mais

Indice. O que é NFSe?... 5

Indice. O que é NFSe?... 5 DSF - Desenvolvimento de Sistemas Fiscais Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução total ou parcial deste documento sem o pagamento de direitos autorais, contanto que as cópias sejam feitas

Leia mais

Nota Salvador - NFS-e Acesso ao Sistema - Pessoa Física

Nota Salvador - NFS-e Acesso ao Sistema - Pessoa Física Nota Salvador - NFS-e Acesso ao Sistema - Pessoa Física Versão 1.0 Nota Salvador NFS-e Versão do Manual: 1.0 pág. 2 Manual do Sistema Nota Salvador NFS-e Acesso ao Sistema para Pessoa Física ÍNDICE 1.

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO... 3 2. CONCEITO... 3 3. BENEFÍCIOS... 3 4. ACESSO AO SISTEMA... 4 5. MANUTENÇÃO... 6

1. APRESENTAÇÃO... 3 2. CONCEITO... 3 3. BENEFÍCIOS... 3 4. ACESSO AO SISTEMA... 4 5. MANUTENÇÃO... 6 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. CONCEITO... 3 3. BENEFÍCIOS... 3 4. ACESSO AO SISTEMA... 4 4.1 ACESSANDO O SISTEMA DA NFS-E PELA PRIMEIRA VEZ... 4 4.2 ACESSANDO A ÁREA EXCLUSIVA DE PRESTADOR... 5 5. MANUTENÇÃO...

Leia mais

https://top.solucaopublica.com.br/mantena/

https://top.solucaopublica.com.br/mantena/ 1) Acesso ao sistema NFS-e na WEB A comunidade terá acesso ao NFS-e através do Site da Prefeitura Municipal de Mantena. Para acessar o sistema da NFS-e, o contribuinte deverá acessar o site: https://top.solucaopublica.com.br/mantena/

Leia mais

Copyright 2004/2014 - VLC

Copyright 2004/2014 - VLC Escrituração Fiscal Manual do Usuário Versão 7.2 Copyright 2004/2014 - VLC As informações contidas neste manual são de propriedade da VLC Soluções Empresariais Ltda., e não poderão ser usadas, reproduzidas

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) S Manual de Utilização do Web Service (Modelo Nacional Versão 1.0) Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br Página 2 de

Leia mais

VERSÃO 1.0.1 (09/2010)

VERSÃO 1.0.1 (09/2010) VERSÃO 1.0.1 (09/2010) 1. APRESENTAÇÃO... 4 2. CONCEITO... 4 3. BENEFÍCIOS... 4 4. ACESSO AO SISTEMA... 5 4.1 ACESSANDO O SISTEMA DA NFS-E PELA PRIMEIRA VEZ... 5 4.2 ACESSANDO A ÁREA EXCLUSIVA DE PRESTADOR...

Leia mais

Manual de Utilização. Sistema. Recibo Provisório de Serviço

Manual de Utilização. Sistema. Recibo Provisório de Serviço Manual de Utilização Sistema Recibo Provisório de Serviço Versão 1.0 17/08/2011 Sumário Introdução... 5 1. Primeiro Acesso... 7 2. Funções do e-rps... 8 2.1 Menu Superior... 8 2.1.1 Arquivo......8 2.1.2

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) S Manual de Utilização do Web Service (Modelo Nacional - Versão 1.1) Página 2 de 14 Índice 1. INTRODUÇÃO... 3 2. SERVIÇOS DISPONÍVEIS... 4 2.1. SERVIÇOS DO MODELO NACIONAL... 4 2.1.1. Recepção e Processamento

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) S Manual de Utilização do Web Service (Modelo Nacional - Versão 1.0) Página 2 de 16 Índice ÍNDICE... 2 1. INTRODUÇÃO... 3 2. SERVIÇOS DISPONÍVEIS... 4 2.1. SERVIÇOS DO MODELO NACIONAL... 4 2.1.1. Recepção

Leia mais

MUNICÍPIO DE ESTEIO SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA - NFS-E MANUAL DE ACESSO E UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO ON-LINE

MUNICÍPIO DE ESTEIO SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA - NFS-E MANUAL DE ACESSO E UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO ON-LINE MUNICÍPIO DE ESTEIO SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA - NFS-E MANUAL DE ACESSO E UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO ON-LINE Versão 1.0.5 Março/2014 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO... 6 2.

Leia mais

DECRETO Nº 160/12, DE 15 DE AGOSTO DE 2012

DECRETO Nº 160/12, DE 15 DE AGOSTO DE 2012 DECRETO Nº 160/12, DE 15 DE AGOSTO DE 2012 INSTITUI a nota fiscal de serviços eletrônica - NFS-E, e dá outras providências O PREFEITO MUNICIPAL DE NÃO-ME-TOQUE - RS, Sr. Antônio Vicente Piva, no uso das

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA NFS-e. Prefeitura Municipal de Tupãssi

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA NFS-e. Prefeitura Municipal de Tupãssi NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA NFS-e Prefeitura Municipal de Tupãssi PERGUNTAS E RESPOSTAS O QUE É A NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA NFS-e? R NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) é um documento

Leia mais

Nota Fiscal Eletrônica do Tomador de Serviços NFTS

Nota Fiscal Eletrônica do Tomador de Serviços NFTS Nota Fiscal Eletrônica do Tomador de Serviços NFTS Versão 1.0 Nota Salvador NFS-e Versão do Manual: 1.0 pág. 2 Manual do Sistema da Nota Fiscal Eletrônica do Tomador de Serviços NFTS ÍNDICE 1. Acessando

Leia mais

Help de NFSe. 2011 E&L Produções de Software LTDA. Contador

Help de NFSe. 2011 E&L Produções de Software LTDA. Contador Contador 2 1 Credenciamento Se for prestador do município, substituto ou empresas de outros municípios clique na opção credenciar Para acessar a tela de credenciamento do contador, clique na opção Contador

Leia mais

Eletrônica Município do Rio de Janeiro NFS-e - Nota Carioca. www.notacarioca.rio.gov.br

Eletrônica Município do Rio de Janeiro NFS-e - Nota Carioca. www.notacarioca.rio.gov.br Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Município do Rio de Janeiro NFS-e - Nota Carioca www.notacarioca.rio.gov.br Objetivo Apresentar na prática os procedimentos para acesso e manuseio do sistema da Nota

Leia mais

LAYOUT DE IMPORTAÇÃO DE NOTAS FISCAIS DE SERVIÇOS ISSQN

LAYOUT DE IMPORTAÇÃO DE NOTAS FISCAIS DE SERVIÇOS ISSQN LAYOUT DE IMPORTAÇÃO DE NOTAS FISCAIS DE SERVIÇOS ISSQN Manual de Utilização Arquivo TXT Página 1 de 8 1. FORMATOS E PADRÕES UTILIZADOS Abaixo segue algumas formatações de dados que devem ser seguidas

Leia mais

Prefeitura Municipal de Belém Secretaria Municipal de Finanças

Prefeitura Municipal de Belém Secretaria Municipal de Finanças INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 004/2009 GABS/SEFIN Disciplina a emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) e dá outras providências. O Secretário de Finanças do Município de Belém, no uso das atribuições

Leia mais

Manual de integração

Manual de integração Manual de integração Manual de Integração Consist e.iss 1 Introdução Este manual específica o funcionamento e a interface dos serviços disponibilizado pelo e.iss, acessados via WebService. Esses serviços

Leia mais

Nota Fiscal de Serviços eletrônica NFS-e. Introdução. Apresentação

Nota Fiscal de Serviços eletrônica NFS-e. Introdução. Apresentação Nota Fiscal de Serviços eletrônica NFS-e Manual do Usuário Prestador Introdução Este manual tem como objetivo apresentar a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) que será utilizado pelos contribuintes

Leia mais

DECRETO Nº 160/12, DE 15 DE AGOSTO DE 2012

DECRETO Nº 160/12, DE 15 DE AGOSTO DE 2012 DECRETO Nº 160/12, DE 15 DE AGOSTO DE 2012 INSTITUI a nota fiscal de serviços eletrônica - NFS-E, e dá outras providências O PREFEITO MUNICIPAL DE NÃO-ME-TOQUE - RS, Sr. Antônio Vicente Piva, no uso das

Leia mais

Help de NFSe. Credenciamento

Help de NFSe. Credenciamento Prestador 2 1 Help de NFSe Credenciamento Se for prestador do município, substituto ou empresas de outros municípios clique na opção credenciar Para acessar a tela de credenciamento do contador, clique

Leia mais

NFTS (NOTA FISCAL ELETRÔNICA DO TOMADOR/INTERMEDIÁRIO DE SERVIÇOS)

NFTS (NOTA FISCAL ELETRÔNICA DO TOMADOR/INTERMEDIÁRIO DE SERVIÇOS) NFTS (NOTA FISCAL ELETRÔNICA DO TOMADOR/INTERMEDIÁRIO DE SERVIÇOS) A Nota Fiscal Eletrônica do Tomador/Intermediário de Serviços NFTS foi instituída pela Lei Nº 15.406, de 8 de julho de 2011, e se destina

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE GERENCIAMENTO DO ISS SIG-ISS

SISTEMA INTEGRADO DE GERENCIAMENTO DO ISS SIG-ISS SISTEMA INTEGRADO DE GERENCIAMENTO DO ISS SIG-ISS Manual de Importação de Notas Fiscais Eletrônicas Emitidas Instruções e Layout Versão 1.1 São Paulo, 10 de janeiro de 2013. Índice 1. Introdução... 2 2.

Leia mais

Serviço de Informações Municipais Nota Fiscal de Serviços Eletrônica - NFS-e. Manual de Operação Versão 2.0

Serviço de Informações Municipais Nota Fiscal de Serviços Eletrônica - NFS-e. Manual de Operação Versão 2.0 Manual de Operação Versão 2.0 Índice de Operações 1. Apresentação...2 2. Solicitação de Uso da NFS-e...3 3. Consultar Andamento da Solicitação de Uso...5 4. Emitindo a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica...5

Leia mais

Prefeitura Municipal de Barra Mansa

Prefeitura Municipal de Barra Mansa Prefeitura Municipal de Barra Mansa Sistema de Prefeitura Eletrônica (SPE) Manual de Declaração de Serviços Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados.

Leia mais

Abaixo seguem algumas formatações de dados que devem ser seguidas para geração correta na estrutura dos arquivos.

Abaixo seguem algumas formatações de dados que devem ser seguidas para geração correta na estrutura dos arquivos. Versão.0 Formatos e Padrões Utilizados Abaixo seguem algumas formatações de dados que devem ser seguidas para geração correta na estrutura dos arquivos. Formato Observação Data (date) Formato: AAAA-MM-DD

Leia mais

EMISSAO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA MUNICÍPIO DE CAMPINAS

EMISSAO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA MUNICÍPIO DE CAMPINAS EMISSAO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA MUNICÍPIO DE CAMPINAS Para emissão de nota fiscal de serviço eletrônica (NFSE), a empresa deverá utilizar o internet explorer versão 6.0 ou superior. Deverá também desabilitar

Leia mais

DECRETO EXECUTIVO nº. 014/2012 D E C R E T A:

DECRETO EXECUTIVO nº. 014/2012 D E C R E T A: DECRETO EXECUTIVO nº. 014/2012 INSTITUI A NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA NFS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE UBAPORANGA, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o disposto

Leia mais

Poder Executivo do Município de Londrina Secretaria Municipal de Fazenda Administração Tributária

Poder Executivo do Município de Londrina Secretaria Municipal de Fazenda Administração Tributária Poder Executivo do Município de Londrina Secretaria Municipal de Fazenda Administração Tributária ATENÇÃO DESENVOLVEDORES: Nos próximos dias estaremos editando a versão 1.01 do Web Service/Manual de Integração,

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE OSASCO MANUAL PARA CONVERSÃO DE RECIBOS PROVISÓRIOS DE SERVIÇO EM NF-E

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE OSASCO MANUAL PARA CONVERSÃO DE RECIBOS PROVISÓRIOS DE SERVIÇO EM NF-E PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE OSASCO MANUAL PARA CONVERSÃO DE RECIBOS PROVISÓRIOS DE SERVIÇO EM NF-E (Modelo II) 1 Introdução Este manual apresenta e detalha os procedimentos para a realização do processo

Leia mais

Copyright 2004/2015 - VLC

Copyright 2004/2015 - VLC Nota Fiscal Eletrônica de Serviços Manual do Usuário Versão 8.1 Atualizado em 29/10/2015 Copyright 2004/2015 - VLC As informações contidas neste manual são de propriedade da VLC Soluções Empresariais Ltda.,

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA (NFS-e) Acesso ao Sistema - Pessoa Física

NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA (NFS-e) Acesso ao Sistema - Pessoa Física Acesso ao Sistema - Pessoa Física Página 2 de 37 Índice ÍNDICE... 2 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS... 4 1.1. DEFINIÇÃO... 4 1.2. OBRIGATORIEDADE DE EMISSÃO DA NFS-E... 4 1.3. CONTRIBUINTES IMPEDIDOS DA EMISSÃO

Leia mais

Manual da Nota Fiscal Eletrônica

Manual da Nota Fiscal Eletrônica Manual da Nota Fiscal Eletrônica Memory Informática Tabela de Conteúdos Meu Usuário Meu Perfil --------------------------------------------------------- 4 Minha Empresa Configurar Minha Empresa -------------------------------------

Leia mais

Copyright 2004/2015 - VLC

Copyright 2004/2015 - VLC Nota Fiscal Eletrônica de Serviços Manual do Usuário Versão 8.1 Atualizado em 26/08/2015 Copyright 2004/2015 - VLC As informações contidas neste manual são de propriedade da VLC Soluções Empresariais Ltda.,

Leia mais

DECRETO N.º 3.937, DE 27 DE MARÇO DE 2012.* (JOM DE 30/03 E 04/04/2012)

DECRETO N.º 3.937, DE 27 DE MARÇO DE 2012.* (JOM DE 30/03 E 04/04/2012) DECRETO N.º 3.937, DE 27 DE MARÇO DE 2012.* (JOM DE 30/03 E 04/04/2012) Institui a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços, NFS e e o Recibo Provisório de Serviço RPS e dá outras providências. A PREFEITA MUNICIPAL

Leia mais

Versão 2.2 (04/2012)

Versão 2.2 (04/2012) Sumário INTRODUÇÃO... 4 CONCEITO... 4 BENEFÍCIOS... 4 REQUISITOS TÉCNICOS... 4 PANORAMA DO SISTEMA... 5 COMO OBTER AUTORIZAÇÃO PARA UTILIZAR A NFS-E... 6 SENHA DE ACESSO... 10 ALTERANDO A SENHA DE ACESSO...

Leia mais

ÍNDICE. 1.1 Em Login do Administrador o usuário do sistema vai digitar seu Nome de Usuário e a senha, que foi criado anteriormente.

ÍNDICE. 1.1 Em Login do Administrador o usuário do sistema vai digitar seu Nome de Usuário e a senha, que foi criado anteriormente. ÍNDICE Descrição 1.0 Acessos ao Sistema 1.1 Login do Administrador 1.2 Login do Fiscal 1.3 Login do Contribuinte 2.0 Menu Principal 2.1 Gerar NFS-e 2.1.1 Gerar NFS-e 2.2 Cadastros 2.2.1 Cadastro de Atividades

Leia mais

SOLICITAR USUÁRIO E SENHA DE ACESSO GERAÇÃO DE GUIAS PARA RECOLHIMENTO DO ISS ATRIBUIR UM CONTADOR A UMA EMPRESA

SOLICITAR USUÁRIO E SENHA DE ACESSO GERAÇÃO DE GUIAS PARA RECOLHIMENTO DO ISS ATRIBUIR UM CONTADOR A UMA EMPRESA 1 Manual prático Pág. 2 Pág. 4 Pág. 9 Pág. 11 SOLICITAR USUÁRIO E SENHA DE ACESSO EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA DECLARAÇÃO DE NOTA FISCAL RECEBIDA GERAÇÃO DE GUIAS PARA RECOLHIMENTO DO ISS IMPOSTO

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Exportação de NFS-e (Versão 3.0) Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br Página 2 de 21 Índice Índice... 2

Leia mais

I quando o prestador de serviços estabelecido no Município do Rio de Janeiro executar serviço;

I quando o prestador de serviços estabelecido no Município do Rio de Janeiro executar serviço; DECRETO N.º 32.250 DE 11 DE MAIO DE 2010. [Publicado no D.O. Rio de 12.05.2010.] [Alterado pelo Decreto nº 32.549, de 20.07.2010, publicado no D.O. Rio de 21.07.2010.] [Alterado pelo Decreto nº 32.601,

Leia mais

Importação de notas fiscais

Importação de notas fiscais Importação de notas fiscais O e.iss permite a importação de notas fiscais por meio de arquivos. Deve ser usada quando as notas já foram digitadas em outro sistema. Entretanto o sistema gerador do arquivo

Leia mais

L e i a u t e d e I mp o r t a ç ã o Ar q u i v o T e x t o

L e i a u t e d e I mp o r t a ç ã o Ar q u i v o T e x t o Modelo: Notas de Serviço - SP - Serviços Tomados Descrição do Campo Inicial Posições Tamanho Observações Número do Livro 1 2 Manter Fixo o número 56 Tipo do Documento/Espécie do Documento 3 5 O código

Leia mais

E&L Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Manual do Ambiente do Prestador de Serviços do Município

E&L Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Manual do Ambiente do Prestador de Serviços do Município E&L Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Manual do Ambiente do Prestador de Serviços do Município Após receber a confirmação de aceite do Credenciamento via e-mail já é possível efetuar o login no sistema

Leia mais

NOTA FISCAL ELETRÔNICA DE SERVIÇOS MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

NOTA FISCAL ELETRÔNICA DE SERVIÇOS MUNICÍPIO DE SÃO PAULO NOTA FISCAL ELETRÔNICA DE SERVIÇOS MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Cortesia: FARO CONTÁBIL (www.farocontabil.com.br) Matéria publicada originalmente no Diário do Comércio Data: 01/08/2006 01 - CONCEITOS? 1.01.

Leia mais

Versão 2.3 (01/2013)

Versão 2.3 (01/2013) Versão 2.3 (01/2013) Sumário INTRODUÇÃO... 4 CONCEITO... 4 BENEFÍCIOS... 4 REQUISITOS TÉCNICOS... 4 INFORMAÇÃO AO USUÁRIO... 4 PANORAMA DO SISTEMA... 5 COMO OBTER AUTORIZAÇÃO PARA UTILIZAR A NFS-E... 6

Leia mais

Manual do Sistema ISS.net Online

Manual do Sistema ISS.net Online Manual do Sistema Sistema de Gestão de ISSQN Índice 3 Índice Analítico Parte I Introdução 4 Parte II Página Inicial 4 1 Nota Eletrônica... 5 Verificar a autenticidade... de Nota Eletrônica 5 Consultar

Leia mais

Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica

Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica Introdução A emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica traz ao cliente TTransp a possibilidade de documentar eletronicamente as operações de serviço prestadas

Leia mais

Nota Salvador - NFS-e Manual de Exportação de NFS-e

Nota Salvador - NFS-e Manual de Exportação de NFS-e Nota Salvador - NFS-e Manual de Exportação de NFS-e Versão 1.1 Manual de Exportação de NFS-e Instruções e Layout ÍNDICE 1. Introdução... 3 2. Especificações... 3 3. Formatos e Layout Disponíveis... 3 4.

Leia mais

NFE Nota Fiscal eletrônica. Versão 2.0 (07/2012)

NFE Nota Fiscal eletrônica. Versão 2.0 (07/2012) NFE Nota Fiscal eletrônica Versão 2.0 (07/2012) Sumário INTRODUÇÃO... 2 COMO OBTER AUTORIZAÇÃO PARA EMISSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA... 3 2º VIA DE SOLICITAÇÃO/AUTORIZAÇÃO DE IMPRESSÃO DE DOCUMENTOS FISCAIS...

Leia mais

Nota Fiscal Eletrônica de Serviço NFS-e

Nota Fiscal Eletrônica de Serviço NFS-e Nota Fiscal Eletrônica de Serviço NFS-e 1. Solicitar a senha Clicar na opção Solicitar Senha. Digitar o CNPJ da empresa, razão social e cadastrar uma senha, digitar novamente a senha para confirmar. Abaixo

Leia mais

DECRETO Nº. 024, de 11 de Maio de 2010.

DECRETO Nº. 024, de 11 de Maio de 2010. DECRETO Nº. 024, de 11 de Maio de 2010. REGULAMENTA O PARÁGRAFO ÚNICO DO ARTIGO 2º DA LEI Nº 891, DE 11 DE MAIO DE 2010, QUE INSTITUI A NOTA FISCAL ELETRÔNICA DE SERVIÇOS E DISPÕE SOBRE A GERAÇÃO E UTILIZAÇÃO

Leia mais

Pág. 5 - GERAÇÃO DE GUIAS PARA RECOLHIMENTO DO ISS

Pág. 5 - GERAÇÃO DE GUIAS PARA RECOLHIMENTO DO ISS Manual prático Pág. 2 - EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA Pág. 5 - GERAÇÃO DE GUIAS PARA RECOLHIMENTO DO ISS Pág. 8 - ATRIBUIR UM CONTADOR A UMA EMPRESA Pág. 9 - VERIFICAR REGISTRO DE RPS Pág. 11 - TRANSMISSÃO

Leia mais

WEBSERVICES. Versão Schema XML 1

WEBSERVICES. Versão Schema XML 1 WEBSERVICES Versão Schema XML 1 1.Introdução 2. Interfaces Disponíveis 3.Arquitetura de Comunicação 4.Serviços e Métodos 5.Anexos 1 Introdução Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é o documento emitido

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PINHEIRO PRETO DECRETO Nº 4.042, DE 22 DE JULHO DE 2014.

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PINHEIRO PRETO DECRETO Nº 4.042, DE 22 DE JULHO DE 2014. DECRETO Nº 4.042, DE 22 DE JULHO DE 2014. Regulamenta a Lei nº 1.775, de 10 de junho de 2014, dispondo sobre o modelo, requisitos, emissão e cancelamento da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica NFS-e, institui

Leia mais

Sistema Integrado de Gerenciamento do ISS SIG-ISS Manual de integração do WebService para NFS-e

Sistema Integrado de Gerenciamento do ISS SIG-ISS Manual de integração do WebService para NFS-e Sistema Integrado de Gerenciamento do ISS SIG-ISS Manual de integração do WebService para NFS-e Versão 2.0 São Paulo, 30 de Outubro de 2013. 1. Introdução Este manual tem como objetivo apresentar as especificações

Leia mais

Sistema Integrado de Gerenciamento do ISS SIG-ISS Manual de integração do WebService para NFS-e

Sistema Integrado de Gerenciamento do ISS SIG-ISS Manual de integração do WebService para NFS-e Sistema Integrado de Gerenciamento do ISS SIG-ISS Manual de integração do WebService para NFS-e São Paulo, 05de Agosto de 2014. 1. Introdução Este manual tem como objetivo apresentar as especificações

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Cancelamento de Nota Fiscal Paulistana quando o ISS já foi recolhido

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Cancelamento de Nota Fiscal Paulistana quando o ISS já foi recolhido Cancelamento de Nota Fiscal Paulistana quando o ISS já foi recolhido 28/03/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 3 4. Conclusão...

Leia mais

Passos básicos para utilização de Nota Fiscal Eletrônica (NF-E)

Passos básicos para utilização de Nota Fiscal Eletrônica (NF-E) Conteúdo Solicitação de Autorização...2 Numeração da NF-E...3 Emissão de NF-E...3 Pesquisa de NF-E emitida...5 Cancelamento de NF-E emitida...5 Carta de Correção...6 Envio de Arquivo de RPS...6 Número

Leia mais

Manual Regime Especial 1

Manual Regime Especial 1 DSF - Desenvolvimento de Sistemas Fiscais Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução total ou parcial deste documento sem o pagamento de direitos autorais, contanto que as cópias sejam feitas

Leia mais

Manual de Integração Com Web Service

Manual de Integração Com Web Service Leiaute WebServices-NFSe - XML DOC-IN 1.0 1 / 22 Manual de Integração Com Web Service Leiaute WebServices-NFSe - XML DOC-IN 1.0 2 / 22 INTRODUÇÃO Este manual tem como objetivo apresentar as especificações

Leia mais

DECRETO Nº 4.252 DE 13 DE MARÇO DE 2014

DECRETO Nº 4.252 DE 13 DE MARÇO DE 2014 DECRETO Nº 4.252 DE 13 DE MARÇO DE 2014 (Dispõe sobre a instituição e obrigatoriedade da nota fiscal eletrônica de serviços, da declaração eletrônica de prestadores e tomadores de serviços, com pertinência

Leia mais

Prefeitura Municipal De Campo Novo

Prefeitura Municipal De Campo Novo Prefeitura Municipal De Campo Novo Manual Contribuinte Nota Fiscal Eletrônica Fly-eNota 1 Fly-Enota Abaixo observamos a tela inicial ao Contribuinte/Contador da emissão de Nota Fiscal Eletrônica. Após

Leia mais

Poder Executivo do MUNICÍPIO de Londrina Secretaria Municipal de Fazenda ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA

Poder Executivo do MUNICÍPIO de Londrina Secretaria Municipal de Fazenda ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA Poder Executivo do MUNICÍPIO de Londrina Secretaria Municipal de Fazenda ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA Módulo Emissor de NFS-e Lista de e do Web Service VersÃo 1.02 ReviSÃo 2014.07.18 Londrina, 2014. Revisões

Leia mais

NOVAS REGRAS DA NFS-e

NOVAS REGRAS DA NFS-e NOVAS REGRAS DA NFS-e Março/2012 2008 Decreto nº 8.596 de 27/11/2008. Portaria 064/2008 de 26/11/2008. Portaria 065/2008 de 26/11/2008. 2009 Decreto nº 8.683 de 26/03/2009. Portaria 022/2009 de 01/04/2009.

Leia mais