CASE AVALIAÇÃO DO PERFIL DE CONSUMO DE ÁGUA EM CONDOMÍNIOS COM COBRANÇA INDIVIDUALIZADA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CASE AVALIAÇÃO DO PERFIL DE CONSUMO DE ÁGUA EM CONDOMÍNIOS COM COBRANÇA INDIVIDUALIZADA"

Transcrição

1 CASE AVALIAÇÃO DO PERFIL DE CONSUMO DE ÁGUA EM CONDOMÍNIOS COM COBRANÇA INDIVIDUALIZADA CATEGORIA FABRICANTES EM CONJUNTO COM EMPRESAS INSTALADORAS AGOSTO, 2013

2 2 APRESENTAÇÃO O atual aquecimento no campo da medição individual do consumo de água indica a sua crescente aceitação junto aos condomínios que estão adquirindo a consciência do benefício de controlar e responsabilizar-se pelo pagamento de seu próprio consumo e, assim, garantir maior economia, como reflexo da motivação pelos conceitos da sustentabilidade e da cidadania. O objetivo deste estudo foi o de verificar a variação de consumo de água, no período de janeiro a junho de 2013, entre as unidades de cinco condomínios com hidrômetros individuais instalados, viabilizando ao morador pagar somente pelo que efetivamente consumiu, estimulando a economia de um recurso natural necessário à sustentabilidade. ENG. MARCO AURELIO DE TOLEDO ARRUDA CREA METRAGEN MEDIÇÃO INDIVIDUAL DE ÁGUA E GÁS ADRIANO JOAQUIM DE SOUZA SAPPEL DO BRASIL

3 3 ÍNDICE 1 METRAGEN - MEDIÇÃO INDIVIDUAL DE ÁGUA E GÁS HISTÓRICO DA EMPRESA PROBLEMAS E OPORTUNIDADES SAPPEL DO BRASIL Histórico da Empresa Radiofrequência (RF) Portátil (Walk By - Drive By) Descrição Técnica do Dispositivo de Radiofrequência (RF) CASE CARACTERÍSTICAS DOS CONDOMÍNIOS RELATÓRIO DO PROBLEMA APRESENTADO PLANO DE AÇÃO - FINALIDADES, METAS E ESTRATÉGIAS INDICADORES DE DESEMPENHO RESULTADOS DA IMPLEMENTAÇÃO CONSIDERAÇÕES FINAIS CONCLUSÕES... 22

4 4 1 METRAGEN - MEDIÇÃO INDIVIDUAL DE ÁGUA E GÁS 1.1 HISTÓRICO DA EMPRESA Fundada em Novembro de 1989, a empresa exerceu suas atividades empresariais no setor da Construção de Edifícios até Focada na Sustentabilidade e no Uso Racional da Água a Metragen, sempre atenta às transformações e aos anseios da sociedade, especializou-se na prestação de serviços no segmento da medição individualizada, proporcionando aos seus clientes a justiça social e a cidadania, que a cobrança individualizada do consumo oferece aos Condomínios. Atualmente, a Metragen é uma das mais conceituadas empresas de individualização do consumo, marca presente no setor, reconhecida pela qualidade de sua tecnologia, instalações, gestão e foco no atendimento aos condôminos, sendo detentora de, aproximadamente, pontos instalados no Estado de São Paulo, atendendo a mais de 300 condomínios por meio de corpo técnico especializado e em permanente aprimoramento. Registrada no Crea-SP sob número , é empresa fundadora da PerÁgua (Associação Brasileira das Empresas de Individualização da Medição de Consumo de Água e Gás). Missão: Oferecer serviços de medição individualizada de água ao segmento de condomínios e construtoras, buscando a redução do consumo de água para a preservação dos recursos hídricos naturais e a sustentabilidade do planeta. Visão: Ser reconhecida como uma das mais conceituadas empresas do setor, valorizando a marca Metragen, por meio da qualidade de nossos serviços.

5 5 Valores e Ética: Pautamos nossas atitudes pelo mais alto respeito profissional e humano aos nossos clientes, colaboradores e a todas as empresas envolvidas na cadeia de negócios do setor. Atitude: Responsabilidade, comprometimento, transparência, honestidade. Qualidade: Nossa busca é incessante pela melhoria dos padrões de qualidade de nossos serviços com a capacitação contínua de nossos colaboradores e aperfeiçoamento de nossa tecnologia. 1.2 PROBLEMAS E OPORTUNIDADES Denomina-se medição individualizada a setorização do consumo de água com a instalação de pelo menos um medidor de água (hidrômetro) na unidade habitacional, que viabiliza a medição do volume de água consumido. Os conceitos da medição individual do consumo de água eram pouco conhecidos até o biênio À época, os condomínios rateavam a conta da concessionária entre as unidades residenciais, inclusa na quota condominial. Esse procedimento de cobrança igualava os consumos das unidades, independentemente ao número de moradores e de seus hábitos de consumo. O advento da medição individualizada, cuja difusão iniciou-se em 2001, corrigiu essa distorção. Timidamente, os condomínios foram aderindo à nova forma de cobrança, atraídos pela oportunidade de pagar e controlar o seu próprio consumo de água minimizando o desperdício. Relativamente às oportunidades, a Metragen investiu na divulgação dos conceitos da cobrança individualizada junto a condomínios, administradoras e construtoras.

6 6 As vantagens desse sistema de cobrança, como: Redução do consumo em relação à cobrança coletiva; justiça social e cidadania; detecção de vazamentos; valorização do imóvel; redução das taxas condominiais; reduções na conta de energia elétrica e na inadimplência passaram a ser, após alguns anos, de ampla aceitação e reconhecimento pelos condomínios como excelente benefício inserido nos valores da sustentabilidade. Inicialmente, implantando os sistemas cabeados de leitura remota, em 2005, a empresa estabeleceu parceria com a Sappel do Brasil, fabricante de hidrômetros e detentora de avançada tecnologia de leitura remota via rádio, incorporando as mais modernas ferramentas de medição que, aliadas ao desenvolvimento de um software especializado, permitem a gestão remota segura e eficaz dos processos inerentes à medição do consumo constantemente aperfeiçoados. 1.3 SAPPEL DO BRASIL Histórico da Empresa Fundada em 1906 na França, a Sappel tem percorrido caminhos de sucesso durante esses quase 107 anos de existência, primando pela qualidade em medição de água por intermédio de uma extensa linha de hidrômetros de diversas tecnologias (taquimétrica e volumétrica, por exemplo), além das inúmeras vazões disponíveis (DN 15 a 600) para as mais variadas aplicações. Além do know-how secular em hidrometria (a empresa possui 21 patentes registradas desde 1982), a Sappel produz, igualmente, medidores diversos para líquidos industriais de qualquer natureza e viscosidade, bem como a aplicação de tecnologia direcionada para medição remota.

7 7 Fazendo jus à concepção de uma empresa preocupada com a inovação tecnológica de seus produtos, a Sappel desenvolve diversos sistemas para medição remota de fluidos (água, gás e energia elétrica) e é pioneira no desenvolvimento de sistemas de medição remota pelo uso de radiofrequência (RF sem fio). Com a experiência de mais de 15 anos em telemetria, a empresa vende mais de quatro milhões de pontos de RF por ano no mundo, e já concretizou mais de 300 mil pontos de medição no Brasil nos últimos cinco anos. Integrando, hoje, o conceituado grupo alemão (Diehl Metering), a Sappel segue construindo sua história com fábricas espalhadas pelo mundo como Polônia, França e Brasil, entre outros, buscando o aprimoramento constante de seus produtos em tecnologia e certificação (INMETRO 1, ISO 2 -CE 3, ANATEL 4 ) e a qualidade em oferecer a melhor solução em telemetria para seus parceiros e clientes Radiofrequência (RF) Portátil (Walk By - Drive By) A solução que utiliza radiofrequência portátil emprega o dispositivo IZAR CP que, acoplado ao hidrômetro, capta os dados de consumo. O leiturista coleta essas informações via protocolo Bluetooth, com uma antena portátil e um coletor móvel. Os dados são descarregados nos computadores da Metragen e analisados por software de gestão especializado (FIGURA 1). 1 Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. 2 International Organization for Standardization (Organização Internacional para Padronização). 3 Council of Europe (Parlamento e Conselho Europeu). 4 Agência Nacional de Telecomunicações.

8 8 FIGURA 1. Fluxo de informação Descrição Técnica do Dispositivo de Radiofrequência (RF) Os dispositivos IZAR CP (FIGURA 1, QUADRO 1) são elementos que transformam medidores convencionais em sofisticados equipamentos para leitura remota automática via radiofrequência, com a finalidade de gerar extrema praticidade à automatização de serviços de aquisição/ monitoramento/faturamento do consumo de água, energia elétrica e gás. As informações da medição de consumo atual e acumulado são enviadas a cada oito segundos, assim como a emissão de sete status (alarmes) para monitoramento do sistema de medição. Operando na frequência de 434MHz, os dispositivos IZAR CP são compatíveis com todos os medidores de fabricação Sappel e todos os medidores, de outros fabricantes, equipados com saída pulsada (contato seco ou NPN 5 ). 5 Entrada NPN: Indica que o produto possui o chaveamento de sinal de entrada por intermédio de meio transistorizado que, na prática, reflete em excelente meio de conversão de pulsos mecânicos para um sinal digital. Desta forma, evita um dos gargalos mais latentes no universo de totalização de pulsos: o efeito boucing (trepidação e mau contato gerado entre as lâminas de um dispositivo de contato seco, como um reed-switch), que pode ocasionar imprecisão em todo o sistema de medição remota.

9 9 FIGURA 2. Dispositivo Izar CP. QUADRO 1. Características do Dispositivo Izar CP.

10 10 Destacam-se alguns alarmes principais relativamente ao recebimento de dados por parte dos dispositivos IZAR CP: Índice principal de medição (consumo atual, consumo negativo, vazão instantânea). Índice secundário de medição acumulado da semana, mês ou ano segundo data de aniversário acumulado. Tempo de vida restante da bateria. Vazamento. Medidor parado. Fraude mecânica. Fraude magnética (aproximação de imã objetivando paralisar a marcação do consumo). Fluxo inverso. Sobrevazão. Subvazão. O consumo é calculado pela diferença entre duas leituras consecutivas.

11 11 2 CASE 2.1 CARACTERÍSTICAS DOS CONDOMÍNIOS Para o estudo deste Case Avaliação do Perfil de Consumo de Água em Condomínios com Cobrança Individualizada foram escolhidos, aleatoriamente, cinco condomínios de nosso banco de dados com as seguintes características principais (QUADRO 2): Edifícios projetados para receber os equipamentos necessários à medição individual. Cobrança individualizada implantada há pelo menos dois anos e já consolidada entre os condôminos, cujo amadurecimento do processo de gestão mantém os índices individuais de consumo em patamares constantes. Diversos padrões de empreendimento. QUADRO 2. Características dos condomínios.

12 RELATÓRIO DO PROBLEMA APRESENTADO Anteriormente à implantação do sistema de medição individualizada em um condomínio, a cobrança da conta de água era medida coletivamente por meio de somente um hidrômetro da concessionária e inserida na taxa condominial, rateada entre as unidades habitacionais, tal qual uma despesa condominial ordinária (manutenção dos elevadores, mão de obra, segurança, limpeza, por exemplo). As variáveis que interferem no consumo de água são o número de moradores nas unidades habitacionais, bem como a frequência de uso dos aparelhos sanitários e o período de sua utilização, mas que são desconsideradas no método de cobrança coletiva. Observou-se, então, um cenário caracterizado pelas distorções entre o consumo real e a cobrança coletiva rateada igualitariamente, inexistindo, por conseguinte, incentivo à redução de consumo. 2.3 PLANO DE AÇÃO - FINALIDADES, METAS E ESTRATÉGIAS Para elaboração do Projeto de Implantação da medição individualizada de água, solicitado pelo condomínio, a Metragen realizou vistoria técnica nas unidades habitacionais e apresentou as diretrizes para a implantação dos equipamentos (hidrômetros e dispositivos de radio) em função das características hidráulicas do edifício, considerando para cada unidade habitacional: total de hidrômetros, de aparelhos sanitários discriminados e total estimado de moradores. Esses parâmetros determinaram o correto dimensionamento da vazão dos hidrômetros a serem instalados.

13 13 Anteriormente ao início das instalações foram enviados aos condôminos os seguintes comunicados: Cronograma de instalação, detalhando a data de instalação em cada unidade. Explicações resumidas sobre os procedimentos técnicos de instalação. Orientações gerais sobre o uso responsável da água. Estes comunicados informavam aos moradores os aspectos gerais das instalações, familiarizando-os com a nova forma de cobrança do consumo e suas particularidades. Terminada a implantação do sistema iniciou-se o processo de leitura mensal, para apuração do consumo individual. Nesta fase, a relação da empresa com os condôminos era estreita, considerando-se: 1. Envio do boletim mensal por para cada unidade com as informações sobre o período de consumo considerado; leituras atual e anterior; consumo do período; data da próxima leitura; histórico do consumo; valor a pagar e descrição do cálculo do valor a pagar. Estes dados permitiam, ao condômino, a auditoria de seus índices. 2. Realização de um plantão de dúvidas nas dependências do condomínio quando das demonstrações práticas do funcionamento do sistema via radio. 3. Palestra sobre uso racional da água. Estes procedimentos esclarecem aos condôminos sobre todo o processo da medição individualizada, incentivando-os a auditar os seus índices para cientificaremse da sua correção. Duas outras ferramentas completam o pacote de nossos serviços de informações aos condôminos:

14 14 E-book, com informações gerais sobre todo o processo da cobrança individualizada, disponibilizado no site da Metragen. Curso de orientação aos zeladores e gestores dos condomínios, para o esclarecimento de todos os aspectos desta modalidade de medição, preparando-os como agentes multiplicadores dos conceitos do uso racional da água, em seu local de trabalho, criando mais um canal de apoio e orientação aos moradores. 3. INDICADORES DE DESEMPENHO Inicialmente, os dados foram analisados descritivamente. Para as variáveis categóricas foram apresentadas frequências absolutas e relativas e para as variáveis numéricas, medidas-resumo (média, quartis, mínimo, máximo e desvio padrão). A comparação de médias entre dois grupos foi realizada utilizando-se o teste t de Student para amostras independentes. Estes testes apresentam, como um dos pressupostos, a normalidade nos dados 6 que foi verificada com o teste de Kolmogorov-Smirnov. Para o caso de violação da normalidade ou de grupos formados por menos de dez casos foi utilizado, alternativamente, o teste não-paramétrico de Mann-Whitney. Foi adotado o índice de significância de 5% para todos os testes estatísticos As análises foram realizadas utilizando-se o software estatístico SPSS 7, versão 6 De acordo com o teorema do Limite Central, para as amostras suficientemente grandes (n 30), a média das variáveis tende a apresentar distribuição normal desta forma, para a comparação de duas médias com mais de 30 casos por grupo não foi necessário realizar o teste de normalidade. 7 Statistical Package for the Social Sciences (Pacote Estatístico para as Ciências Sociais).

15 15 4. RESULTADOS DA IMPLEMENTAÇÃO A TABELA 1 refere-se às médias de consumo de cada apartamento, do período de Janeiro a Junho de 2013, de acordo com o método de individualização de hidrômetro implantado nos cinco condomínios, objetos deste Case. TABELA 1. Média de consumo do período de janeiro a junho, segundo os condomínios. Castel Maggiore Change Inovart Condomínio Terra da Mata Villa del Sol Janeiro Total consumido Média consumida 409,176 24, ,507 17, ,502 19, ,422 20, ,729 16,635 Fevereiro Total consumido Média consumida 280,230 16, ,999 14, ,921 17, , ,866 13,793 Março Total consumido Média consumida 407,685 23, ,454 18, ,173 20, ,732 24, ,796 17,116 Abril Total consumido Média consumida 387,381 22, ,034 15, ,142 19, ,683 24, ,636 14,467 Maio Total consumido Média consumida 362,940 21, ,683 15, , ,300 25, ,162 13,825 Junho Total consumido Média consumida 431,334 25, ,653 17, ,884 19, ,869 27, ,871 14,352

16 16 De acordo com a TABELA 2 e GRÁFICO 1, as porcentagens de apartamentos que consomem acima e abaixo da média são similares, inexistindo diferença de significância estatística. TABELA 2. Distribuição dos apartamentos por tipo de consumo, segundo os condomínios. Abaixo da média Consumo Acima da média Total n % n % n % Condomínio Castel Maggiore Change Inovart Terra da Mata Villa del Sol ,0 41,2 46,2 51,5 54,5 54, ,0 58,8 53,8 48,5 45,5 45, GRÁFICO 1. Distribuição dos apartamentos por tipo de consumo, segundo condomínios.

17 17 Este fato pode ser corroborado pelo GRÁFICO 2, em que a distribuição de consumo apresenta-se simétrica em relação à média, evidenciando a ausência de pequeno número de apartamentos que consomem muito acima da média. Consumo Castel Maggiore Change Inovart Condomínio Terra da Mata Villa del Sol Média GRÁFICO 2. Consumo por condomínio.

18 18 Observou-se que, na individualização de hidrômetros, os apartamentos que consumiram abaixo da média apresentaram metade do consumo daqueles que consomem acima da média, configurando um resultado de significância estatística (TABELA 3 e GRÁFICO 3). TABELA 3. Distribuição dos apartamentos por tipo de consumo, segundo condomínios. Consumo Média Fator 1 Mínimo Máximo n Total 19,3 52,4 483 Abaixo da média Acima da média 12,4 26,8 1,0 2,2 15,3 23,5 52, Castel Maggiore 22,3 0,8 34,9 17 Abaixo da média 14,3 1,0 0,8 21,3 7 Acima da média 27,9 1,9 22,7 34,9 10 Change 16,4 3,2 31,5 52 Abaixo da média 10,3 1,0 3,2 16,2 24 Acima da média 21,6 2,1 16,5 31,5 28 Inovart Abaixo da média 19,5 12,0 1,0 52,4 19, Acima da média 27,5 2,3 19,6 52,4 97 Terra da Mata Abaixo da média 23,7 16,2 1,0 50,7 23, Acima da média 32,6 2,0 23,7 50,7 51 Villa del Sol Abaixo da média 15,0 9,5 1,0 36,6 14, Acima da média 21,7 2,3 15,3 36, Quociente entre consumo médio dos apartamentos que consomem acima da média e abaixo da média.

19 19 GRÁFICO 3. Média de consumo por tipo de apartamento, segundo os condomínios.

20 20 A TABELA 4 refere-se ao consumo de água não utilizada pelo condômino e que seria contabilizado no rateio do sistema de cobrança coletiva. Observa-se que os apartamentos que obtiveram um consumo abaixo da média apresentaram índice de, ao menos, 45,8% inferior à esta média, sendo que no Condomínio Inovart este percentual atingiu, aproximadamente, 62,9%. TABELA 4. Apartamentos em que foi observado um consumo inferior à média. Consumo Média Fator 1 Mínimo Máximo n Castel Maggiore Consumo médio 22,3 0,8 34,9 17 Consumo nos apartamentos que consomem abaixo da média 14,3 0,8 21,3 7 Consumo não utilizado que pagaria se não houvesse individualização 8,0 55,7% 1,1 21,6 7 Change Consumo médio 16,4 3,2 31,5 52 Consumo nos apartamentos que consomem abaixo da média 10,3 3,2 16,2 24 Consumo não utilizado que pagaria se não houvesse individualização 6,1 59,3% 0,2 13,2 24 Inovart Consumo médio 19,5 52,4 200 Consumo nos apartamentos que consomem abaixo da média Consumo não utilizado que pagaria se não houvesse individualização 12,0 7,5 62,9% 0,1 19,4 19, Terra da Mata Consumo médio 23,7 50,7 112 Consumo nos apartamentos que consomem abaixo da média Consumo não utilizado que pagaria se não houvesse individualização 16,2 7,5 45,8% 0,1 23,5 23, Villa del Sol Consumo médio 15,0 36,6 102 Consumo nos apartamentos que consomem abaixo da média Consumo não utilizado que pagaria se não houvesse individualização 9,5 5,5 57,7% 0,3 14,8 15, Fator - Porcentagem excedente em relação ao consumo médio dos apartamentos que consomem abaixo da média.

21 21 CONSIDERAÇÕES FINAIS A análise dos resultados obtidos revelou o seguinte perfil de consumo, comum aos cinco condomínios: As unidades em que foi observado consumo superior à média eram em quantidade semelhante às unidades de consumo inferior à média. Em geral, as unidades que apresentaram índices de consumo inferiores à média demonstraram a metade do consumo daquelas que obtiveram índices de consumo superiores à média; ou seja, quem consumiu pouco, pagaria pelos que consumiram muito se o método fosse a cobrança coletiva, em que se paga por algo que não foi efetivamente utilizado. Caso o consumo não fosse individualizado, as unidades com consumo menor que a média responderiam pelo pagamento de, ao menos, 44,4% a mais em relação ao seu consumo efetivamente realizado. O consumo abaixo da média apresentou percentual de, ao menos, 45,8% inferior à média.

22 22 CONCLUSÕES A cobrança de forma individualizada mostrou-se bastante significativa e vantajosa, principalmente considerando a economia de um ano de consumo e a simultânea preservação de um importante recurso natural, necessário à sustentabilidade. A crescente escassez da água, como insumo primordial à vida, exige cuidados permanentes quanto à sua utilização de forma responsável. Por conseguinte, a medição individual do consumo nos condomínios é ferramenta fundamental para a preservação da água no uso doméstico e comercial, pois permite o próprio gerenciamento do consumo, de forma racional e econômica.

Sistema de Telemetria para Hidrômetros e Medidores Aquisição de Dados Móvel e Fixa por Radio Freqüência

Sistema de Telemetria para Hidrômetros e Medidores Aquisição de Dados Móvel e Fixa por Radio Freqüência Sistema de Telemetria para Hidrômetros e Medidores Aquisição de Dados Móvel e Fixa por Radio Freqüência O princípio de transmissão de dados de telemetria por rádio freqüência proporciona praticidade, agilidade,

Leia mais

MEDIÇÃO INDIVIDUALIZADA

MEDIÇÃO INDIVIDUALIZADA A MEDIÇÃO INDIVIDUALIZADA COMO UM INSTRUMENTO PARA A DETECÇÃO DE PERDAS Empresa Baiana de Águas e Saneamento S. A. Diretoria Financeira e Comercial - DF O QUE É A MEDIÇÃO INDIVIDUALIZADA? Solução que visa

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2015

PROJETO DE LEI Nº, DE 2015 CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI Nº, DE 2015 (Do Sr. ADAIL CARNEIRO) Dispõe sobre a individualização de instalação de hidrômetro nas edificações verticais residenciais e nas de uso misto e nos condomínios

Leia mais

Fabio Rodrigues Gerente Técnico Techem do Brasil Medição Individualizada de água e gás. Brasil 19 a 21 de outubro de 2009

Fabio Rodrigues Gerente Técnico Techem do Brasil Medição Individualizada de água e gás. Brasil 19 a 21 de outubro de 2009 Fabio Rodrigues Gerente Técnico Techem do Brasil Medição Individualizada de água e gás Brasil 19 a 21 de outubro de 2009 Hotel Transamérica São Paulo BRASIL AGENDA REALIDADE BRASILEIRA MEDIÇÃO INDIVIDUALIZADA

Leia mais

ABNT NBR 16001:2004 Os Desafios e Oportunidades da Inovação

ABNT NBR 16001:2004 Os Desafios e Oportunidades da Inovação ABNT NBR 16001:2004 Os Desafios e Oportunidades da Inovação A Dinâmica da Terra é uma empresa onde o maior patrimônio é representado pelo seu capital intelectual. Campo de atuação: Elaboração de estudos,

Leia mais

Paraná - Rio Grande do Sul

Paraná - Rio Grande do Sul COMPROMETIMENTO E SATISFAÇÃO DO CLIENTE Paraná - Rio Grande do Sul Missão Oferecer as melhores soluções em serviços e produtos, visando se adequar aos altos padrões de satisfação de nossos clientes e parceiros

Leia mais

Questionário para Instituidoras

Questionário para Instituidoras Parte 1 - Identificação da Instituidora Base: Quando não houver orientação em contrário, a data-base é 31 de Dezembro, 2007. Dados Gerais Nome da instituidora: CNPJ: Endereço da sede: Cidade: Estado: Site:

Leia mais

SOFTWARES DA ELIPSE SÃO UTILIZADOS NOS PROCESSOS DE REDUÇÃO DE PERDAS DE ÁGUA E EFICIENTIZAÇÃO ENERGÉTICA DA ÁGUAS GUARIROBA

SOFTWARES DA ELIPSE SÃO UTILIZADOS NOS PROCESSOS DE REDUÇÃO DE PERDAS DE ÁGUA E EFICIENTIZAÇÃO ENERGÉTICA DA ÁGUAS GUARIROBA SOFTWARES DA ELIPSE SÃO UTILIZADOS NOS PROCESSOS DE REDUÇÃO DE PERDAS DE ÁGUA E EFICIENTIZAÇÃO ENERGÉTICA DA ÁGUAS GUARIROBA Soluções E3 e Elipse Mobile são utilizadas pela concessionária Águas Guariroba

Leia mais

ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE CONTROLE DE CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA

ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE CONTROLE DE CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE CONTROLE DE CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA Programa Nº 03/2012 SENAI-SP. Projeto desenvolvido pelo CFP 5.12 Escola SENAI Celso Charuri. 2ª edição, revisão e

Leia mais

INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA GESTÃO DA ÁGUA E ESGOTO

INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA GESTÃO DA ÁGUA E ESGOTO INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA GESTÃO DA ÁGUA E ESGOTO Paulo Mailson Vieira da Mota Graduando em Sistemas de Informação e Técnico em Informática, Analista de TI do SAAE de Iguatu-CE. Endereço

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Elias S. Assayag eassayag@internext.com.br Universidade do Amazonas, Departamento de Hidráulica e Saneamento da Faculdade

Leia mais

Avaliação do Ciclo de Vida do Produto - ACV -

Avaliação do Ciclo de Vida do Produto - ACV - 1er. Taller Internacional de Gestión de Cadenas Productivas y de Suministros 1ra. Convención Internacional lde la Ciencia i y la Técnica de la Industria, CUBAINDUSTRIAS 2014 Avaliação do Ciclo de Vida

Leia mais

22/06/2015. Cronograma finalização da disciplina GA I. Instrumentos de Gestão Ambiental. ambiental. Auditoria Ambiental

22/06/2015. Cronograma finalização da disciplina GA I. Instrumentos de Gestão Ambiental. ambiental. Auditoria Ambiental Cronograma finalização da disciplina GA I Instrumentos de Gestão Ambiental São ferramentas que auxiliam o gestor no seu plano de gestão ambiental Política e Legislação Ambiental Licenciamento Ambiental

Leia mais

Desenvolvimento Econômico e Inovação

Desenvolvimento Econômico e Inovação Desenvolvimento Econômico e Inovação Case Prático: Altus Sistemas de Informática S.A Rosana Casais 09/2008 Conceitos Inovação tecnológica: transformação de competências tecnológicas em resultados econômicos;

Leia mais

Regulamento do projeto "50 Telhados"

Regulamento do projeto 50 Telhados Regulamento do projeto "50 Telhados" Iniciativa Novembro de 2013 Sumário 1. Contextualização... 3 2. Missão do projeto 50 Telhados... 3 3. Objetivo... 3 4. Benefícios para empresas/clientes/cidades participantes...

Leia mais

Política de Sustentabilidade Link Server.

Política de Sustentabilidade Link Server. Página 1 de 15 Hortolândia, 24 de Janeiro de 2014. Política de Sustentabilidade Link Server. Resumo Conceitua os objetivos da Política de Sustentabilidade da Link Server. Estabelece as premissas, a governança

Leia mais

A consolidação do modelo

A consolidação do modelo C A P Í T U L O 2 A consolidação do modelo Nos últimos anos, o balanço social modelo Ibase tornou-se a principal ferramenta por meio da qual as empresas são estimuladas a conhecer, sistematizar e apresentar

Leia mais

Reunião de Abertura do Monitoramento 2015. Superintendência Central de Planejamento e Programação Orçamentária - SCPPO

Reunião de Abertura do Monitoramento 2015. Superintendência Central de Planejamento e Programação Orçamentária - SCPPO Reunião de Abertura do Monitoramento 2015 Superintendência Central de Planejamento e Programação Orçamentária - SCPPO Roteiro da Apresentação 1. Contextualização; 2. Monitoramento; 3. Processo de monitoramento;

Leia mais

Regulamento do projeto "50 Telhados"

Regulamento do projeto 50 Telhados Regulamento do projeto "50 Telhados" Iniciativa Fevereiro de 2014 Sumário 1. Contextualização... 3 2. Missão do projeto 50 Telhados... 3 3. Objetivo... 3 3.1. Pequenas cidades... 3 4. Benefícios para empresas/clientes/cidades

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Ricardo Teixeira Sales Engineer ITRON BRAZIL

Ricardo Teixeira Sales Engineer ITRON BRAZIL Ricardo Teixeira Sales Engineer ITRON BRAZIL 28 a 30 de Setembro de 2010 Centro de Convenções Frei Caneca São Paulo BRASIL AMR AMI nas distribuidoras de água Objetivos da Medição Criação dos dados Melhora

Leia mais

Identificação do Órgão/Unidade:Tribunal Superior Eleitoral/STI/COINF/SEPD Service Desk

Identificação do Órgão/Unidade:Tribunal Superior Eleitoral/STI/COINF/SEPD Service Desk Identificação do Órgão/Unidade:Tribunal Superior Eleitoral/STI/COINF/SEPD Service Desk E-mail para contato: supervisao@tse.gov.br Nome trabalho/projeto: Suporte em TI baseado em sistema de gestão da qualidade

Leia mais

Diversificação dos Canais de Atendimento: Satisfação do usuário-cliente e redução de custos

Diversificação dos Canais de Atendimento: Satisfação do usuário-cliente e redução de custos Categoria Inovação 2015 Diversificação dos Canais de Atendimento: Satisfação do usuário-cliente e redução de custos Nomes e e-mails dos Autores: Bemivaldo Alves Pinheiro bemivaldoalves@odebrecht.com.br

Leia mais

Seleção Dimensionamento de Hidrômetros

Seleção Dimensionamento de Hidrômetros Seleção Dimensionamento de Hidrômetros 4 O hidrômetro é um equipamento destinado a indicar e totalizar continuamente o volume de água que o atravessa. Normalmente a preocupação na operação da micromedição

Leia mais

Roteiro para Elaboração dos Planos de Gestão de Logística Sustentáveis PLS. Departamento de Logística e Serviços Gerais

Roteiro para Elaboração dos Planos de Gestão de Logística Sustentáveis PLS. Departamento de Logística e Serviços Gerais Roteiro para Elaboração dos Planos de Gestão de Logística Sustentáveis PLS Departamento de Logística e Serviços Gerais ÍNDICE PREPARAÇÃO... 3 A) IDENTIFICAÇÃO DA COMISSÃO GESTORA... 4 B) INSTITUIR POR

Leia mais

Política de Responsabilidade Sócio Ambiental (PRSA) w w w. b a n c o g u a n a b a r a. c o m. b r

Política de Responsabilidade Sócio Ambiental (PRSA) w w w. b a n c o g u a n a b a r a. c o m. b r Sócio Ambiental (PRSA) w w w. b a n c o g u a n a b a r a. c o m. b r ÍNDICE: 1. SOBRE A DOCUMENTAÇÃO... 3 1.1. CONTROLE DE VERSÃO... 3 1.2. OBJETIVO... 4 1.3. ESCOPO... 4 2. RESPONSABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL...

Leia mais

Tribunal de Contas da União. Controle Externo

Tribunal de Contas da União. Controle Externo Tribunal de Contas da União Controle Externo 1224 Controle Externo Objetivo Assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos federais em benefício da sociedade e auxiliar o Congresso Nacional

Leia mais

EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS

EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS Jorge Luis Nicolas Audy * A Universidade vem sendo desafiada pela Sociedade em termos de uma maior aproximação e alinhamento com as demandas geradas pelo

Leia mais

ANEXO 2 Estrutura Modalidade 1 ELIS PMEs PRÊMIO ECO - 2015

ANEXO 2 Estrutura Modalidade 1 ELIS PMEs PRÊMIO ECO - 2015 ANEXO 2 Estrutura Modalidade 1 ELIS PMEs PRÊMIO ECO - 2015 Critérios Descrições Pesos 1. Perfil da Organização Breve apresentação da empresa, seus principais produtos e atividades, sua estrutura operacional

Leia mais

SELO CASA AZUL CAIXA. Mara Luísa Alvim Motta Gerente Executiva Gerência Nacional de Meio Ambiente

SELO CASA AZUL CAIXA. Mara Luísa Alvim Motta Gerente Executiva Gerência Nacional de Meio Ambiente Mara Luísa Alvim Motta Gerente Executiva Gerência Nacional de Meio Ambiente Cases empresariais- SBCS10 São Paulo, 9/NOV/2010 A sustentabilidade Demanda mudanças de hábitos, atitudes conscientes e corajosas

Leia mais

COMPETÊNCIA, CONSCIENTIZAÇÃO E TREINAMENTO

COMPETÊNCIA, CONSCIENTIZAÇÃO E TREINAMENTO COMPETÊNCIA, CONSCIENTIZAÇÃO E TREINAMENTO OBJETIVO DA SEÇÃO Esta seção apresenta a Competência, Conscientização e do Sistema da Qualidade da TELEDATA que atende ao item 6.2.2 Norma ISO 9001:2008. DIRETRIZES

Leia mais

Sitec Power Soluções em Energia ENERGIA REATIVA E FATOR DE POTÊNCIA

Sitec Power Soluções em Energia ENERGIA REATIVA E FATOR DE POTÊNCIA ENERGIA REATIVA E FATOR DE POTÊNCIA O QUE É ENERGIA ATIVA E REATIVA? Sim, mas apesar de necessária, a utilização de Energia Reativa deve ser a menor possível. O excesso de Energia Reativa exige condutores

Leia mais

Apresentação CEI. Perspectivas no mercado de energia fotovoltaica

Apresentação CEI. Perspectivas no mercado de energia fotovoltaica Apresentação CEI Perspectivas no mercado de energia fotovoltaica A CEI é produtora independente de energia em MG, com 9 usinas em operação, 15 empreendimentos hidrelétricos em desenvolvimento (130MW) e

Leia mais

www.acquasolution.com 1 Apresentação

www.acquasolution.com 1 Apresentação www.acquasolution.com 1 Apresentação A COR DO PLANETA DEPENDE DE VOCÊ www.acquasolution.com 2 Direitos de Utilização Copyright Todos os textos, fotos, ilustrações e outros elementos contidos nesta apresentação

Leia mais

ANÁLISE DOS INCENTIVOS FISCAIS À INOVAÇÃO NO BRASIL

ANÁLISE DOS INCENTIVOS FISCAIS À INOVAÇÃO NO BRASIL UM OLHAR DA INVENTTA: ANÁLISE DOS INCENTIVOS FISCAIS À INOVAÇÃO NO BRASIL Manuela Soares No dia 09 de dezembro, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MTCI) publicou o Relatório anual de análise

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) A CONCERT Technologies S.A. prioriza a segurança de seus Colaboradores, Fornecedores,

Leia mais

A ESCOLHA CERTA EM COMUNICAÇÕES WIRELESS

A ESCOLHA CERTA EM COMUNICAÇÕES WIRELESS A ESCOLHA CERTA EM COMUNICAÇÕES WIRELESS Descrição As necessidades de telemedição (ou telemetria) e telecomando têm sido cada vez mais utilizadas nas mais variadas aplicações, principalmente onde o volume

Leia mais

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 Está em andamento o processo de revisão da Norma ISO 9001: 2015, que ao ser concluído resultará na mudança mais significativa já efetuada. A chamada família ISO 9000

Leia mais

VISÃO Crescer sustentavelmente e ser referência nacional em serviços imobiliários de qualidade.

VISÃO Crescer sustentavelmente e ser referência nacional em serviços imobiliários de qualidade. MISSÃO Oferecer serviços imobiliários de qualidade, gerando valor para os clientes, colaboradores, sociedade e acionistas. VISÃO Crescer sustentavelmente e ser referência nacional em serviços imobiliários

Leia mais

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000)

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) Ao longo do tempo as organizações sempre buscaram, ainda que empiricamente, caminhos para sua sobrevivência, manutenção e crescimento no mercado competitivo.

Leia mais

INDICADORES E METAS A EXPERIÊNCIA DO CRER

INDICADORES E METAS A EXPERIÊNCIA DO CRER INDICADORES E METAS A EXPERIÊNCIA DO CRER Claudemiro Euzébio Dourado Superintendente Administrativo Financeiro AGENDA I. CRER Institucional Histórico CRER em números Ferramentas de Gestão II. INDICADORES

Leia mais

Hospedagem Sustentável: Gestão Ambiental em meios de hospedagem para o município de São Roque. Darlyne de Aquino Silva

Hospedagem Sustentável: Gestão Ambiental em meios de hospedagem para o município de São Roque. Darlyne de Aquino Silva Hospedagem Sustentável: Gestão Ambiental em meios de hospedagem para o município de São Roque Darlyne de Aquino Silva Instituto Federal de Educação Ciência e tecnologia de São Paulo. São Roque, SP 2011

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

10º Prêmio MASTERINSTAL REGULAMENTO

10º Prêmio MASTERINSTAL REGULAMENTO 10º Prêmio MASTERINSTAL REGULAMENTO 1. DO PRÊMIO Há uma década, o Prêmio MASTERINSTAL vem contribuindo para ampliar a visibilidade e o posicionamento da atividade no mercado nacional. O conjunto das melhores

Leia mais

Desindustrialização e Produtividade na Indústria de Transformação

Desindustrialização e Produtividade na Indústria de Transformação Desindustrialização e Produtividade na Indústria de Transformação O processo de desindustrialização pelo qual passa o país deve-se a inúmeros motivos, desde os mais comentados, como a sobrevalorização

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE 1. OBJETIVO E ABRANGÊNCIA Esta Política tem como objetivos: Apresentar de forma transparente os princípios e as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e direcionam

Leia mais

Como vai a Governança de TI no Brasil? Resultados de pesquisa com 652 profissionais

Como vai a Governança de TI no Brasil? Resultados de pesquisa com 652 profissionais Fórum de Governança Tecnologia e Inovação LabGTI/UFLA Como vai a Governança de TI no Brasil? Resultados de pesquisa com 652 profissionais Pamela A. Santos pam.santos91@gmail.com Paulo H. S. Bermejo bermejo@dcc.ufla.br

Leia mais

O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social

O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social II Fórum de Informação em Saúde IV Encontro da Rede BiblioSUS O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social Maria de Fátima Ramos Brandão Outubro/2007 1 Apresentação O Projeto Casa Brasil Modelos

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

Com tecnologias Open Source, Itaipu alcança benefícios que potencializam o programa de sustentabilidade da empresa

Com tecnologias Open Source, Itaipu alcança benefícios que potencializam o programa de sustentabilidade da empresa Com tecnologias Open Source, Itaipu alcança benefícios que potencializam o programa de sustentabilidade da empresa Perfil A construção da Itaipu Binacional considerado um trabalho de Hércules pela revista

Leia mais

CONSULTORIA E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA

CONSULTORIA E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA CONSULTORIA E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA Quem Somos A Vital T.I surgiu com apenas um propósito: atender com dedicação nossos clientes. Para nós, cada cliente é especial e procuramos entender toda a dinâmica

Leia mais

PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL

PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL JANEIRO 2013 RESUMO EXECUTIVO A ACCENT é uma empresa especializada em soluções tradução e localização de software, publicações técnicas, conteúdo de sites e material institucional e educativo. ESTRUTURA

Leia mais

CDHU Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano CBCS Conselho Brasileiro da Construção Sustentável

CDHU Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano CBCS Conselho Brasileiro da Construção Sustentável CDHU Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano CBCS Conselho Brasileiro da Construção Sustentável Seminário i Eficiência Energética e HIS no Estado de São Paulo Sistemas Prediais e a Medição Individualizada

Leia mais

Micro-Química Produtos para Laboratórios Ltda.

Micro-Química Produtos para Laboratórios Ltda. Micro-Química Produtos para Laboratórios Ltda. Resumo Com a globalização e os avanços tecnológicos, as empresas estão operando num ambiente altamente competitivo e dinâmico. As organizações que quiserem

Leia mais

Principais dificuldades

Principais dificuldades Principais dificuldades A maior dificuldade apontada pelas organizações contábeis pesquisadas foi receber informações dos clientes com qualidade e prazo. Apenas 16% delas indicaram problemas com a aderência

Leia mais

AGENDA - A Ouvidoria nas Empresas - Sistema de controle Exceller Ouvidoria - Resolução Bacen 3.477 - Principais pontos

AGENDA - A Ouvidoria nas Empresas - Sistema de controle Exceller Ouvidoria - Resolução Bacen 3.477 - Principais pontos AGENDA - A Ouvidoria nas Empresas - Sistema de controle Exceller Ouvidoria - Resolução Bacen 3.477 - Principais pontos mediação, ouvidoria e gestão de relacionamentos A Ouvidoria nas Empresas Ferramenta

Leia mais

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações?

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? SESI Empreendedorismo Social Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? REGULAMENTO SESI Empreendedorismo Social A inovação social é o ponto de partida para um novo modelo que atende

Leia mais

Inovação, ação inovadora e financiamento à inovação. IEL/ES junho de 2009 INOVA FINDES

Inovação, ação inovadora e financiamento à inovação. IEL/ES junho de 2009 INOVA FINDES Inovação, ação inovadora e financiamento à inovação IEL/ES junho de 2009 INOVA FINDES Inovação introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo ou social que resulte em novos produtos, processos

Leia mais

PROTÓTIPO DE MEDIÇÃO INDIVIDUALIZADA E A DISTÂNCIA, DO CONSUMO DE ÁGUA, GÁS E ELETRICIDADE EM CONJUNTO HABITACIONAL DE INTERESSE SOCIAL

PROTÓTIPO DE MEDIÇÃO INDIVIDUALIZADA E A DISTÂNCIA, DO CONSUMO DE ÁGUA, GÁS E ELETRICIDADE EM CONJUNTO HABITACIONAL DE INTERESSE SOCIAL PROTÓTIPO DE MEDIÇÃO INDIVIDUALIZADA E A DISTÂNCIA, DO CONSUMO DE ÁGUA, GÁS E ELETRICIDADE EM CONJUNTO HABITACIONAL DE INTERESSE SOCIAL COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO HABITACIONAL E URBANO DO ESTADO DE SÃO

Leia mais

A REGULAMENTAÇÃO DA EAD E O REFLEXO NA OFERTA DE CURSOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A REGULAMENTAÇÃO DA EAD E O REFLEXO NA OFERTA DE CURSOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A REGULAMENTAÇÃO DA EAD E O REFLEXO NA OFERTA DE CURSOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autor(a): Alessandra Barbara Santos de Almeida Coautor(es): Alessandra Barbara Santos de Almeida, Gliner Dias Alencar,

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 2/11 Sumário 1. Conceito... 3 2. Objetivo... 3 3. Áreas de aplicação... 3 4. Diretrizes... 4 4.1 Princípios... 4 4.2 Estratégia de e Responsabilidade

Leia mais

Certificações ISO 9001 por Setor Econômico no Brasil

Certificações ISO 9001 por Setor Econômico no Brasil Certificações ISO 9001 por Setor Econômico no Brasil 9000 8000 8690 7000 6000 5000 4000 3000 4709 3948 2000 1000 29 4 0 Indústria Comércio e Serviços Agropecuária Código Nace Inválido TOTAL Fonte: Comitê

Leia mais

Quais são as organizações envolvidas no SASSMAQ?

Quais são as organizações envolvidas no SASSMAQ? PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES AVALIAÇÃO SASSMAQ (P.COM.26.00) O SASSMAQ é um Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade, elaborado pela Comissão de Transportes da ABIQUIM, dirigido

Leia mais

Apresentação Free Track

Apresentação Free Track Apresentação Free Track A Free Track é um resultado da união de um grupo de empresários que atua no segmento de rastreamento automotivo, sede própria com laboratório de desenvolvimento localizado na maior

Leia mais

RELATÓRIO FORMADORES DE OPINIÃO E ASSOCIADOS

RELATÓRIO FORMADORES DE OPINIÃO E ASSOCIADOS RELATÓRIO FORMADORES DE OPINIÃO E ASSOCIADOS RESULTADOS PESQUISA COM COMITÊS Definição e significado do PGQP para os comitês: Definições voltadas para ao Programa Significado do PGQP Qualificação das organizações

Leia mais

Cadastro das Principais

Cadastro das Principais 46 Cenário Econômico Cadastro das Principais Corretoras de Seguros Primeiras conclusões Francisco Galiza O estudo ESECS (Estudo Socioeconômico das Corretoras de Seguros), divulgado pela Fenacor em 2013,

Leia mais

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br Corporativo Transformar dados em informações claras e objetivas que possibilitem às empresas tomarem decisões em direção ao sucesso. Com essa filosofia a Star Soft Indústria de Software e Soluções vem

Leia mais

Iniciantes Home Broker

Iniciantes Home Broker Iniciantes Home Broker Para permitir que cada vez mais pessoas possam participar do mercado acionário e, ao mesmo tempo, tornar ainda mais ágil e simples a atividade de compra e venda de ações, foi criado

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO. 1.1. Objetivo Geral

1. APRESENTAÇÃO. 1.1. Objetivo Geral PRÁTICA 1) TÍTULO FEEDBACK DE INTERAÇÕES CLIENTES E GESTORES REDES SOCIAIS 2) DESCRIÇÃO DA PRÁTICA - limite de 8 (oito) páginas: 1. APRESENTAÇÃO O Serviço de Monitoramento em Redes Sociais da Infraero,

Leia mais

CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL

CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL ÍNDICE 1. Introdução... 2. Definição do programa de gestão de saúde populacional... 3. Princípios do programa... 4. Recursos do programa... 5. Estrutura

Leia mais

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira Aula 2 Gestão de Fluxo de Caixa Introdução Ao estudarmos este capítulo, teremos que nos transportar aos conceitos de contabilidade geral sobre as principais contas contábeis, tais como: contas do ativo

Leia mais

Projeto Você pede, eu registro.

Projeto Você pede, eu registro. Projeto Você pede, eu registro. 1) IDENTIFICAÇÃO 1.1) Título do Projeto: Você pede eu registro. 1.2) Equipe responsável pela coordenação do projeto: Pedro Paulo Braga Bolzani Subsecretario de TI Antonio

Leia mais

Campanha Anual e Campanha Capital de Captação de Recursos*

Campanha Anual e Campanha Capital de Captação de Recursos* Campanha Anual e Campanha Capital de Captação de Recursos* O IDIS Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social é uma organização da sociedade civil de interesse público que visa promover e estruturar

Leia mais

TÍTULO: LABORATÓRIO DE CALIBRAÇÃO DE HIDRÔMETROS DA EMPRESA DE SANEAMENTO DE CAMPINAS - UNIDADE MÓVEL

TÍTULO: LABORATÓRIO DE CALIBRAÇÃO DE HIDRÔMETROS DA EMPRESA DE SANEAMENTO DE CAMPINAS - UNIDADE MÓVEL TÍTULO: LABORATÓRIO DE CALIBRAÇÃO DE HIDRÔMETROS DA EMPRESA DE SANEAMENTO DE CAMPINAS - UNIDADE MÓVEL Autor: Maurício André Garcia: Cargo atual: Coordenador Técnico de Micromedição e Uso Racional Formação:

Leia mais

Softwares da Elipse são utilizados nos processos de redução de perdas de água e eficientização energética da Águas Guariroba

Softwares da Elipse são utilizados nos processos de redução de perdas de água e eficientização energética da Águas Guariroba Softwares da Elipse são utilizados nos processos de redução de perdas de água e eficientização energética da Águas Guariroba Soluções E3 e Elipse Mobile são utilizadas pela concessionária Águas Guariroba

Leia mais

1) MANUAL DO INTEGRADOR Este documento, destinado aos instaladores do sistema, com informações de configuração.

1) MANUAL DO INTEGRADOR Este documento, destinado aos instaladores do sistema, com informações de configuração. O software de tarifação é uma solução destinada a rateio de custos de insumos em sistemas prediais, tais como shopping centers. O manual do sistema é dividido em dois volumes: 1) MANUAL DO INTEGRADOR Este

Leia mais

GESTOR DA CARTEIRA DE INVESTIMENTO

GESTOR DA CARTEIRA DE INVESTIMENTO O QUE É? No Brasil um fundo de investimento possui a sua organização jurídica na forma de um condomínio de investidores, portanto o fundo de investimento possui um registro na Receita Federal (CNPJ) pois

Leia mais

Programa Consumo Responsável. Julho 2015

Programa Consumo Responsável. Julho 2015 Programa Consumo Responsável Julho 2015 PORTO ALEGRE - BRASIL População (2014): 1.472.482 habitantes PIB Brasil (2014): R$ 5,52 trilhões PIB Brasil (2012) per capita: R$ 22,6 mil PIB Rio Grande do Sul

Leia mais

Projeto de Monitoração e Melhoria Contínua com Six-Sigma, IoT e Big Data

Projeto de Monitoração e Melhoria Contínua com Six-Sigma, IoT e Big Data Projeto de Monitoração e Melhoria Contínua com Six-Sigma, IoT e Big Data Contexto As pressões do mercado por excelência em qualidade e baixo custo obrigam as empresas a adotarem sistemas de produção automatizados

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS CONHECER A ELABORAÇÃO, CARACTERÍSTICAS E FUNCIONALIDADES UM PLANO DE NEGÓCIOS.

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS Junho, 2006 Anglo American Brasil 1. Responsabilidade Social na Anglo American Brasil e objetivos deste Manual Já em 1917, o Sr. Ernest Oppenheimer, fundador

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA 1 Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA Diretor Acadêmico: Edison de Mello Gestor do Projeto: Prof. Marco Antonio da Costa 2 1. APRESENTAÇÃO Prepare seus alunos para explorarem o desconhecido, para

Leia mais

Convenção de Condomínio para prédios verdes

Convenção de Condomínio para prédios verdes Convenção de Condomínio para prédios verdes Por Mariana Borges Altmayer A tendência mundial da sustentabilidade na construção civil tem levado cada vez mais as empresas deste mercado a desenvolver empreendimentos

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE ÁGUA EM PRÉDIOS POPULARES COM MEDIÇÃO INDIVIDUALIZADA NA CIDADE DO SALVADOR, BAHIA.

AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE ÁGUA EM PRÉDIOS POPULARES COM MEDIÇÃO INDIVIDUALIZADA NA CIDADE DO SALVADOR, BAHIA. AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE ÁGUA EM PRÉDIOS POPULARES COM MEDIÇÃO INDIVIDUALIZADA NA CIDADE DO SALVADOR, BAHIA. AUTORES: Engº MSc SÉRGIO RICARDO DOS S. SILVA Engº MSc EDUARDO COHIM SISTEMAS PREDIAIS SUSTENTÁVEIS

Leia mais

Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Guarulhos Departamento de Relações Comunitárias PROGRAMA DE USO RACIONAL DA ÁGUA MOBILIZAÇÃO COMUNITÁRIA

Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Guarulhos Departamento de Relações Comunitárias PROGRAMA DE USO RACIONAL DA ÁGUA MOBILIZAÇÃO COMUNITÁRIA Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Guarulhos Departamento de Relações Comunitárias PROGRAMA DE USO RACIONAL DA ÁGUA MOBILIZAÇÃO COMUNITÁRIA AUTOR: Tatiana Rodrigues Moura. Chefe de Seção de Expediente

Leia mais

Métodos de Diagnóstico do Projeto de Melhorias de Processos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Embrapa Soja (Via Internet)

Métodos de Diagnóstico do Projeto de Melhorias de Processos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Embrapa Soja (Via Internet) Métodos de Diagnóstico do Projeto de Melhorias de Processos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Embrapa Soja (Via Internet) FAVARIN, A. M. 1, GALERANI, G. S. M. 2, 1 Universidade Estadual de

Leia mais

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras 1. DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, das áreas onde atuamos e

Leia mais

S ] Striai S indu o SS proce estão para g engenharia e S de S integrada [ Soluçõe nevesdobrasil.com.br

S ] Striai S indu o SS proce estão para g engenharia e S de S integrada [ Soluçõe nevesdobrasil.com.br [ Soluções integradas de Engenharia e Gestão para Processos Industriais ] [ apresentação ] A NEVES DO BRASIL Fundada em 2008 com sua unidade matriz em Americana (SP) a Neves do Brasil busca fornecer soluções

Leia mais

COLIVRE Cooperativa de Tecnologias Livres www.colivre.coop.br contato@colivre.coop.br Telefone: (71) 3011-2199 CNPJ: 07.970.

COLIVRE Cooperativa de Tecnologias Livres www.colivre.coop.br contato@colivre.coop.br Telefone: (71) 3011-2199 CNPJ: 07.970. Razões para usar Noosfero como plataforma de rede social da USP COLIVRE Cooperativa de Tecnologias Livres www.colivre.coop.br contato@colivre.coop.br Telefone: (71) 3011-2199 CNPJ: 07.970.746/0001-77 Contato:

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16 PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16 Índice 1. Orçamento Empresarial...3 2. Conceitos gerais e elementos...3 3. Sistema de orçamentos...4 4. Horizonte de planejamento e frequência

Leia mais

Gestão da Qualidade por Processos

Gestão da Qualidade por Processos Gestão da Qualidade por Processos Disciplina: Gestão da Qualidade 2º Bimestre Prof. Me. Patrício Vasconcelos adm.patricio@yahoo.com.br Gestão da Qualidade por Processos Nas empresas, as decisões devem

Leia mais

Princípios de Finanças

Princípios de Finanças Princípios de Finanças Apostila 03 O objetivo da Empresa e as Finanças Professora: Djessica Karoline Matte 1 SUMÁRIO O objetivo da Empresa e as Finanças... 3 1. A relação dos objetivos da Empresa e as

Leia mais

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira.

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira. Dados da empresa PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado Razão Social: Capacita Empreendimentos Educacionais Nome Fantasia: SOS Educação Profissional

Leia mais

Empreendimentos Imobiliários Sustentáveis

Empreendimentos Imobiliários Sustentáveis Empreendimentos Imobiliários Sustentáveis Viabilidade, Projeto e Execução Análise de Investimento em Empreendimentos Imobiliários Sustentáveis São Paulo, 19 de agosto de 2008 Luiz Henrique Ceotto Tishman

Leia mais